quinta-feira, 25 de agosto de 2011

A DAMA DO PT ( PÁRA TUDO)


                                                      DILMA ROUSSEFF,
                                 UMA LUZ NO FIM DO TÚNEL? SÓ O TEMPO DIRÁ.

     "Pára tudo e vamos organizar essa casa, pt" (ponto de seguimento e não final) - teria dito S. Excia. a robusta (em todos os sentidos) presidente - ou presidenta, como queiram - do Brasil Dilma Rousseff ao chegar no palácio do Planalto em seu primeiro dia de trabalho há oito meses atrás. Ou, se não o disse, deveria ter dito já que, querendo ou não os partidos aliados deste primeiro governo feminino - sem ser, até o presente momento, tendenciosamente feminista - é o que está fazendo a "dama do PT" (e do poder total) desde que tomou posse, politicamente falando, do destino de todos nós, brasileiros. De amarelados pela fome, corrupção e falta de oportunidades, estamos nos tornando verdes, cheios de esperança no futuro e no real. Históricamente, somos um povo que não sabe votar e, vergonhosamente, também não procuramos nos aprofundar no assunto, estabelecer uma relação íntima com esse direito (e dever) cívico, já que entendemos (e muito!) mas é de samba, carnaval, praia, suor, cerveja e futebol. Na famosa "pelada" todos os homens são craques e no samba as mulheres estão dominadas (?) e dominando no ritmo esperançoso do "deixa a vida me levar" ou, então, "amanhã há de ser outro dia"... Mas parece que desta vez, milagrosamente, tudo nos leva a crêr que acertamos ao substituir o terno escuro (e bota escuro nisso!) da ditadura militar - e do "voto de coronel" (?) - pelo tailleur extraordináriamente liberal da democracia plena, geral e irrestrita. Apesar de, particularmente (e como colunista - e não jornalista, vejam bem! -  tenho a liberdade de me expressar assim) eu achar que na prova da urna os eleitores tenham feito o mesmo joguinho de unidunitê (fator sorte) que os jovens aspirantes a uma vaga nas universidades (muitas delas contestadas por organizações de classes) através do famigerado vestibular-loteria praticam riscando o X no gabarito (neste caso, o candidato) certo. E o resultado desta prova nada didática - mas essencialmente política, econômica e social - está aí: bom, a caminho do (quase) excelente.
     Desde que lancei esta coluna virtual em outubro do ano passado, coincidentemente na ante-véspera do primeiro turno das eleições, deixei bastante claro em alguns artigos sobre Serra, Dilma e Lula, que não havia votado no PT (Partido dos Trabalhadores) e não é agora por que o partido - e, graças ao blog, eu ter conquistado a admiração no meio político - está no poder que vou dizer o contrário. Reitero meu apreço ao trabalho competente de diversas personalidades do PSDB e do DEM, como José Serra, Geraldo Alckmim, FHC, Aécio Neves, Jutahy Junior, ACM Neto e tantos outros. Só que hoje - graças à Deus sou justo, dou " a César o que é de César" - admito que o governo Dilma Rousseff, como diz o ditado popular, está "saindo melhor que a encomenda". Estou satisfeito - decepcionado comigo mesmo por não ter participado da eleição dela - e, não posso negar, um tanto surprezo com a administração desta verdadeira dama, a qual soube, em pouco tempo, mostrar que veio com sua marca pessoal e não como caricatura, "maria vai com as outras" do governo anterior.
     Dilma pode não ser a "dama de ferro" (tão comentada e aguardada pelos meios empresariais, econômicos) - numa alusão a ex-Primeira Ministro Margarete Tchatcher, da Inglaterra, nos anos 80 - mas, certamente, é uma primeirissima dama com personalidade forte, coerente (e consciente) com seus atos e decisões. Ela não se deixa influenciar por conversinhas (e conselhos errados) de "pé de ouvido", pedidos absurdos de uma politicagem (?) indecorosa, amoral, ou, muito menos, as intrigas palacianas e "golpes" baixos ao gosto de cada um de seus subalternos, dependendo dos interesses pessoais na gorda fatia do bolo governamental. Assim como eu, também a maioria dos brasileiros - mesmo os não fanáticos, obcecados pelo PT - estão gostando da verdadeira mudança moral, ética (e constitucionalmente correta) que a presidente está promovendo nos gabinetes em todos os escalões do poder. "Mulher arretada!", dirão os nordestinos, conterrâneos suados (e eternamente desiludidos) com o sol da liberdade que nunca - até o presente momento - havia brilhado com tamanha intensidade numa região do país outrora esquecida, menosprezada e ridicularizada sócio-culturalmente.
     Falar sobre a biografia de Dilma Rousseff não é mais necessário, pois udo já foi revelado sobre seu passado, presente e (quiçá) o futuro desta dama que passou por várias atribulações, sofrimentos morais e físicos - torturada nos porões do cárcere da vergonha nacional - mas soube "dar a volta por cima", se superar, principalmente como ser-humano (sem mágoas, ressentimentos); tudo foi um erro do destino, um triste episódio de vida que lhe serviu como experiência. O passado negro está se transformando num futuro rosa, talvez não tão emblemático como o vermelho-sangue da bandeira petista. (Se é que me entendem!). A prova desta experiência de vida Dilma deu quando passou pela Secretaria da Fazenda de Porto Alegre (1986-89), ao presidir a Fundação de Economia e Estatística do Rio Grande do Sul (1991-93) e foi Secretária de Energia, Minas e Comunicações em dois governos. Por conta desse histórico, teve seu valor reconhecido nacionalmente e chegou ao Ministério de Minas e Enegia (2003-05), até alcançar o cobiçadissimo (e perigoso) cargo de Ministra-chefe da Casa Civil (2005) no governo Lula. O qual - aproveitando-se do talento e competência administrativa de sua primeira-dama (politicamente, of course!) - a indicou para sua sucessão, visando uma possível (será?) volta ao poder. O final desta fábula política à Deus pertence. E, lógicamente, a todos nós, eleitores, dependendo se o tailleur de Dilma for mais eficiente que o teno de Lula. Dizem por aí que o ex-presidente está (apenas) descansando, tirando férias, aguardando em berço esplêndido a hora que sua !criação mais do que perfeita" (Dilma) irá lhe devolver o (seu?) cargo... (?) ... O tempo - senhor absoluto da razão - irá nos responder. O certo é que Lula imaginou que continuaria com o poder absoluto, controlando dos bastidores o rumo do país, mas, ao que parece, "deu com os burros n'água", já que bateu de frente (ou não seria por trás) com uma administradora centrada e mulher (politicamente) arretada.
     Mesmo com toda a crise - nossa velha e desagradável conhecida - social, econômica e política, o Brasil está decolando à caminho de um céu de brigadeiro. Mas, em contrapartida, esse vôo tem sofrido turbulências graves num dos mais importantes "tetos": a educação. Por exemplo: enquanto não se repensar (e reformular geral) o tal vestibular-loteria (àquele dos que sabem, estão capacitados e também daqueles que "atiram no escuro", arriscam a sorte) as universidades continuarão sendo fábricas de distribuição de diplomas, em detrimento da qualidade dos universitários e do real objetivo delas que é prestigiar o talento, a competência e capacidade de quem realmente tem. Hoje em dia são milhões de universitários e (apenas) dezenas de verdadeiramente capacitados para cursar o nível superior. De quem é a culpa? Tudo começa bem lá atrás no ensino fundamental. Ou vão me dizer que alguém constrói uma casa sem um bom alicerce? Que chega-se com segurança ao último degrau da escada sem pisar nos primeiros? Como método de correção das provas, o vestibular-loteria é p´ratico, rápido. Mas é perigoso, enganador. Porque não voltar ao tempo (pré-histórico, mas eficiente, lógico) de respostas escritas de punho pelos vestibulandos, criando uma competente comissão de renomados mestres-doutores para corrigir tais provas? Não é à toa que os maiores índices de reprovação vem da redação. Ali, "na prova dos nove", no "quem sabe coloca o preto no branco". Diz o inciso XIII do artigo 5 da Constituição de 1988 que "é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer". Vejam bem: atendidas as qualificações. E - segundo as organizações de classes, institutos de pesquizas, etc. - o que menos está se vendo são universitários qualificados.( Dêem uma folha de papel em branco para eles colocarem suas idéias e cuidado com o infarto!). O slogan - excelente, diga-se de passagem - do governo Rousseff é "país rico é país sem pobreza"... (?) ... Concordo plenamente, desde que esta preocupação se estenda também - e principalmente - a pobreza intelecto-cultural, pois ninguém melhora de vida sem conhecimento, estudo. Mas não vai ser enchendo as universidades de professores mal remunerados e, consequentemente, desestimulados, de jovens despreparados (desde a base), sem uma boa formação educacional, que vamos atingir esse objetivo: tornar o Brasil uma nação livre de todas as misérias.
     A univerdisade pode, óbviamente (e deve) ser um sonho de consumo. Mas, antes de tudo, tem de ser um "sonho viável" - para quem tem condições de sonhá-lo - isto é, com conhecimento e não porque é afro-descendente, índio ou veio de escola pública. Se esta "escola pública" não deu uma boa formação, como, futuramente, teremos bons profissionais, se nem escrever direito eles sabem?  Sigamos o exemplo do ensino público chileno, um dos melhores da América Latina. Lá - segundo fui informado por fontes ligadas ao governo de lá -  estão lutando por uma escola gratuita, e cada vez melhor, que não seja privada, com fins lucrativos (e pouco educacional) para meia dúzia de professores-empresários. Comércio, comércio, comércio! Fundemos, inauguremos mais universidades para o nosso povo, mas não esqueçamos jamais de "separar o joio do trigo", "o alho dos bugalhos". A idéia de salas cheias e bolsos abarrotados (dos empresários) deve ser abolida do ensino superior brasileiro.
     Acredito que, aos poucos - sem pensar em futuros fins eleitoreiros - Dilma Rousseff irá mudar esse conceito (erradíssimo) de ensino no país. Ou, então, continuaremos a correr riscos, principalmente naquelas profissões onde a nossa vida está em jogo. Sendo mulher, ela é mais snsível às necessidades humanas. Outras passaram pela história deixando marcas indeléveis de sua capacidade - e são exemplos incentivadores para muitas deputadas e senadoras - como Clara Camarão (que combateu os holandeses invasores do nordeste no século XVII); Maria Quitéria e Anita Garibaldi (que lutou no Brasil e na Itália); Maria Curupaiti (lutou bravamente na guerra do Paraguai) e a Princesa Isabel, que assinou as leis do Ventre Livre e da Abolição da Escravatura. Isto sem falar em Brites de Albuquerque, a qual assumiu a direção da capitania de Pernambuco. Teria sido ela espelho para a nossa atual presidente?
     Au-revoir para todos que me criticam ou aplaudem. Na próxima quinta-feira, se Deus quizer, aqui estarei. Eu aqui e vocês daí. C'est la vie!

                                                                                                                                                                      SANFERR, 25.08.2011

a ESFINGE:
     "Meus ministros fazem tudo o que querem, menos o que eu não quero que eles façam".

                                RODRIGUES ALVES (1848-1919) advogado, intelectual e ex-presidente da República.
                                                                                                                                                                    


CONTATOS:
e-mail: rsanferr@hotmail.com
           rsanferr@globomail.com
fone(71) 8265.9332
home-pageHTTP://SANFERRPRESS.BLOGSPOT.COM
novo blog:   HTTP://SANFERRARTSCRIPT.BLOGSPOT.COM
                                                         
DOAÇÃO PARA O BLOG
BANCOCAIXA ECONÔMICA FEDERAL (CEF)
AGÊNCIA: 1416 - Relógio de São Pedro (Salvador - Bahia)
CONTA POUPANÇA: 01300099159-3




                                                        P    A     T     R     O     C     Í     N     I     O

23 comentários:

  1. Todos nós, brasileiros, estamos satisfeitos com o jeito feminino de Dilma governar. Feminiliade não quer dizer sentimentalismo e o que temos visto até agora é o braço forte de uma mulher corajosa, capaz e que sabe o que quer. Um abraço à todos. Cornostíbia, uma mineira feliz.

    ResponderExcluir
  2. Nós, os gaúchos, temos muito orgulho desta mineira de nascimento, mas conterrânea nossa de coração, adoção. Dilma é querida, respeitada por todos nós e conhecemos seu valor, competência. Mesmo quem não gosta, não votou, não simpatiza com ela, tem de reconhecer o talento dela. É demais. O Brasil está em boas mãos. Acreditem. Provas de que é capaz ela não precisa mais dar. Maria Eduarda, RS.

    ResponderExcluir
  3. Sanferr é isso aí, gente. Verdadeiro, transparente, sem puxar o saco de ninguém, assumindo de público que não votou na Presidenta. Poucos tem essa coragem, pois o que querem é ficar bem na foto, não é?

    ResponderExcluir
  4. Marcinho, meu mmamridão, tomou gosto, hein! Agora vive falando do blog, aguardando quinta-feira chegar para publicar seu comentário... Sem falar nos e-mails que troca com Sanferr, telefonemas. A conta daqui tá subindo. Demorou, mas agora ninguém o segura mais. Quanro a presidente, eu acho que vem mais coisa boa por aí pro nosso querido Brasil. Débora, de Fortaleza.

    ResponderExcluir
  5. Quem não gostar, não aprovar os atos, as decisões políticas de Dilma é por que compactua, é igual com quem pratica tantos erros. Ela está moralizando a nação, dando-nos dignidade e respeito diante do mundo. Maria Lúcia.

    ResponderExcluir
  6. Continuo dizendo: jornalista tem o dever de ser imparcial. Mas, por outro lado, o colunista é livre para expressar sua opinião sobre qualquer assunto. Coisa que SANFERR tem feito muito bem, com maestria. Solange, editora-chefe.

    ResponderExcluir
  7. Realmente, mesmo sendo universitário, concordo com Sanferr. O vestibular, de certa forma, tem facilitado o ingresso de muita gente despreparada, sem noções bases de ensino, que não merecem estar aqui. Basta ter a sorte de riscar o X no lugar certo. é só olhar pro nosso lado e encontraremos pessoas assim. Antonio.

    ResponderExcluir
  8. Acho que cada governo tem seu estilo, seu toque especial e esse de agora, então, por se tratar de um mulher, a primeira da história, vai deixar marcas profundas na história do Brasil. Acredito que boas. O começo já estamos vendo. "Urso".

    ResponderExcluir
  9. Não entendo nada desse troço de política. Vou lá, dou meu voto e PT, quer dizer, ponto mesmo. Rarará! Claro que votei no rosa. Podia ser diferente sendo eu quem sou? Só falta um gay chegar ao poder, né? A MULHER nós já temos. Djean Bruno.

    ResponderExcluir
  10. Tomei gosto, sim, meu amor. Também! Quem é que não lê esses artigos excelentes de Sanferr e não começa a admirar o trabalho dele? Ele é O CARA, quer queiram ou não. Quem não gostar, ao invés de criticar, faça o mesmo: mostre talento, competência, prove que também é bom naquilo que fáz. Márcio, de Fortaleza (Ceará).

    ResponderExcluir
  11. Como sempre, fico até sem jeito de falar sobre o trabalho de meu querido Sanferr. Ele não tem mais nada que provar pra ninguém. Agora é só deixar o barco rolar e tudo que acontecer será consequência do enorme talento desse colunista de primeira e ser humano sem igual. TONINHO.

    ResponderExcluir
  12. Péra aí, Sanferr! Qual é? Gosto demais de vc, meu maninho querido, amigo de longas datas, mas tu pegou pesado dizendo que as universidades colocam pra dentro muita gente incompetente, que só estão lá porque tiveram sorte no vestibular. Também não é assim, querido. Bjs, Bjs, Vi.

    ResponderExcluir
  13. O alerta que SANFERR fáz com relação ao atual sistema do vestibular é bastante pertinente. Temos um povo capaz, inteligente, mas, em contrapartida, somos deficitários de boas escolas públicas fundamentais para que o cidadão chegue até o vestibular sabendo onde tem o nariz. Como diz Sanferr, se é que me entendem... Francisco.

    ResponderExcluir
  14. Ainda está cedo para se fazer um julgamento profundo sobre o governo Rousseff, mas, pelo visto, se continuar nesse ritmo, com essa correção, iremos tem mesmo um céu de brigadeiro pela frente. PastoraTT.

    ResponderExcluir
  15. Hoje só vou marcar presença. Ainda não tive tempo de ler o artigo. Um grande abraço à todos. Saulo, de São Paulo.

    ResponderExcluir
  16. Discordo da leitora VI. Sanferr tem razão. Esse vestibular, dos X, dá vez a muitos que não sabem nada, arriscar a sorte e passar. Se fosse respondendo de próprio punho, sem o A B C D ou E para riscar, duvido que muitos estivessem lá dentro. PP, da Nova DD.

    ResponderExcluir
  17. Uma grande administradora de carreira e política nata, de berço, que não precisou ter vivido toda a vida no meio dos tubarões de Brasilia para conhecer muito bem o beabá do ofício. Assim como Sanferr no colunismo, Dilma Rousseff é autodidata na política. Das boas. Fui.

    ResponderExcluir
  18. Dizer o que sobre um governo que ainda está nos seus primeiros meses de vida? Qualquer comentário mais aprofundado é totalmente prematuro e irresponsável. Nós, da Justiça, acreditamos que a coisa vai rolar, como dizem. Vamos torcer. "Wallace".

    ResponderExcluir
  19. AS pessoas falam, dizem o que querem, inventam criam, caluniam, movidas pelo despeito, inveja, por ver que alguém que elas não simpatizam está provando ao mundo todo um valor e talento enorme como Sanferr aqui na coluna. É isso ai, ex-vizinho de condomínio e amigo querido, amado por todos nós aqui em casa. Quem sabe, sabe, nasceu para ser aplaudido e quem não sabe, tem de aplaudir. Gostando, com raiva ou não. Os bons se nota pelo que fazem. Essa é a diferença de quem tem talento e quem não tem. Domênica.

    ResponderExcluir
  20. Apoio a opinião do leitor PP, aí do Brasil. Universidade é lugar de quem sabe e não de pessoas que tentam a sorte riscando o X aleatóriamente, ao Deus dará. Minha avó já dizia que "quem não tem competência, não se estabelece". O que tem de pessoas com diploma por aí, nas mais diversas profissões, que não mereciam. AURORA, Nice (France).

    ResponderExcluir
  21. Se o povo lesse mais coisas boas como as crônicas escritas por SANFERR aqui no blog, garanto que no mínimo aprenderiam um pouco mais sobre uma boa redação. O que tem de universitários por aí metendo vergonha ao falar, ao escrever, totalmente sem capacidade. Hj em dia se entra mais fácil numa universidade do que se troca de roupa. Chico.

    ResponderExcluir
  22. Falar mal de políticos é fácil. Agora o difícil é assumir uma nação desgastada, cheia de problemas como o Brasil e conseguir, dia após dia, mudar essa imagem diante do mundo. A presidenta Dilma está conseguindo. Parabéns. Paulo Ricardo, Brasília.

    ResponderExcluir
  23. A política é igual em qualquer parte do mundo, seja aqui nos EUA ou aí no Brasil. é como mãe, só muda de endereço. Escândalos todos os governos tem. O que não pode ter é chefes-de-Estado que compactuem com isso. Dilma Rousseff está mostrando que é honesta, digna e boa de briga. Cinderela Gold, Brooklun, New York.

    ResponderExcluir