quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

DAS LETRAS A PRESIDÊNCIA.


JOSÉ SARNEY.
O NORDESTINO QUE COM A FORÇA DAS PALAVRAS
TRANSFORMOU O VELHO NUM NOVO PAÍS.



     O ano está chegando ao fim, sobrevivendo na UTI nos últimos instantes de uma lenta e dolorosa agonia que durou exatos doze meses, chegando a apoteose de bons e maus momentos. Estamos, todos nós, vivenciando momentos de reflexão e recordações de tudo que foi feito ou não, computando erros e acertos, lembrando - ou esquecendo, se possível! -  de pessoas que passaram ou ficaram para sempre em nossas vidas, marcando nossa biografia.
     Muitas personalidades foram homenageadas aqui na coluna e, espero em Deus, outras tantas virão por aí. Mas, para encerrar o ano de 2011, o primeiro da primeira mulher a sentar-se na cadeira presidencial do palácio do Planalto, nada como retratar um político. E não um politicozinho de ocasião, oportunista, mas O POLITICO. Uma das figuras mais emblemáticas da velha e da nova República: José Sarney. Um cidadão que - como tantos outros - tem sido ao longo de sua carreira como homem público, criticado, perseguido e (cruelmente) ridicularizado por programas humorísticos, os quais (temos esta impressão) perderam a noção do respeito aos cidadãos que prestaram - e continuam prestando - relevantes serviços à sociedade. No caso de Sarney, não apenas política, mas também culturalmente falando. Escritor do primeiro escalão do time de intelectuais do país, ex-presidente da República (e que República, pós-ditadura!) e atual presente do Congresso Nacional. Precisa mais? Não seria necessário se o mundo cão (e, diga-se de passagem, comandado pelo próprio "dito cujo", carcará, sanguinolento, é só observar as modas, danças, comportamento do povo, palavreado) - com ou sem pedigree político - que vivemos não tivesse a falta de decoro (não parlamentar, óbviamente!) de creditar péssimas qualificações a pessoas renomadas de valor, que possuem - ao contrário do que alardeiam zombeteiramente por aí - características morais suficientes para dignificar e honrar a nação com seus textos e méritos.
     Vivemos numa época que é crime hediondo e inafiançável SER ou TER algo a mais que os demais... (?)... Inconcebível! Se assim for, logo estas "pobres" (?) criaturas viram motivo de piadas de extremo mau gosto e os olhares invejosos, críticos e depreciativos que caem sobre elas, promovem os mais variados tipos de difamações, descrédito, retaliações e perseguições de toda ordem, tanto na esfera profissional, social e até mesmo econômica, dependendo do caso. A história da humanidade - ou não seria desumanidade? - tem vários destes casos absurdos, abomináveis. Temos a nítida impressão que cultura, inteligência e o talento de alguns (poucos) previlegiados são um insulto, uma agressão moral aos demais, os quais não tiveram a mesma sorte de serem agraciados por Deus com tais dons. Infelizmente no Brasil o intelectual é taxado de maluco, o político de corrupto - sem a menor preocupação em separar "o joio do trigo" - o artista de libertino, o rico de miserável, e por aí vai... Nestas classes "previlegiadas", para alguns detratores nada bem com a própria vida, não tem inocentes e nem decentes. Todos são "farinha do mesmo saco". Incompreensível! E inadmissível essa "caça às bruxas". Irracional este tipo de julgamento, de preconceito, já que tem muitas pessoas dignas, honradas e íntegras, decentes e ajuizadas em todos os setores da sociedade, nas mais adversas situações. Do pobre assalariado ao empresário milionário, do anônimo ao famoso, do imbecil ao culto... Tornou-se lugar comum perseguir, detratar e colocar na berlinda quem PODE e TEM. (Materialmente falando, of course!).
     Não é por que não temos e muito menos podemos, por não termos feito por merecer, mostrado nossa competência e valor, que vamos generalizar, apertar o gatilho e detonar quem está numa situação mais cômoda, acima de nós. Ridicularizar políticos, criticar ricos e poderosos, julgar o comportamento de artistas e intelectuais... Todos nós somos iguais, mas tem pessoas, que por seu trabalho, tem mais responsabilidades sociais, culturais e políticas. (Se é que me entendem!). Cada macaco no seu galho. Quem somos nós para ter o direito de tomar esta atitude desumana e cruel, se nenhum de nós fica em cima do muro, quando não tomba para um lado, tomba-se para o outro? Todos nós erramos, temos nossos pecados, pecadinhos ou pecadões.
     José Sarneu tem sido alvo preferido nos últimos tempos de comentários maledicentes e agressões morais. Um homem público - e históricamente uma figura lendária relevantíssima no cenário cultural e político brasileiro - que possui uma trajetória de vida honrada, invejável, acima de qualquer suspeita. Tanto o político José Sarney como o cidadão José Ribamar Ferreira Araújo da Costa Sarney, nascido em 24.04.1930 em Pinheiro (MA), possui uma biografia que é uma honra para o país que tanto ama e defende com "unhas e dentes". Formou-se em Direito em 1953, mesmo ano que ingressou na Academia Maranhense de Letras, ao lado de "marcas" consagradas como Bandeira Tribuzzi e Ferreira Goulart. Logo foi contagiado pela verve política e, em 1954, entrou para o PSD (Partido Social Democrático). Depois de uma trajetória de sucesso, governou o Maranhão entre 1966 a 71 e, com a morte de Tancredo Neves, assumiu a presidência da República, tornando-se em 1985 o trigésimo-primeiro presidente do Brasil, cargo que exerceu até 1990. Membro da Academia Brasileira de Letras desde 06.11.1980 quando foi recebido por Josué Montello, sucedendo José Américo de Almeida na cadeira 38, escreveu verdadeiras obras-primas da literatura nacional como, por exemplo, "Noite das Águas", "Marimbomdos de Fogo", "Falas do Bem Querer", "20 Anos de Democracia" (discursos), "A Duquesa Vale Uma Missa", dentre dezenas de outros textos memoráveis. Como se não bastasse, Portugal se rendeu ao seu talento e o elegeu membro da Academia das Ciências de Lisboa. Casado com d. Marly, é pai de Roseana, Fernando e Sarney Filho.
     José Sarney, quer queiram ou não seus detratores, sempre lutou pelo bem-estar do povo brasileiro. Num artigo publicado e assinado por ele em sua coluna semanal no jornal Folha de São Paulo (11.02.2011), ele disse o seguinte: "... Espero que o país cultive seus heróis, os que lhe deram glória e os que honraram a pátria. Nossos heróis devem ser lembrados. Seus descendentes devem ser ajudados pela nação. É uma obrigação com o passado". Sabem por que ele escreveu isto naquele conceituado - que leio e admiro bastante - jornal? Para, de acordo com o projeto 7377/2010, encaminhado pelo (então) presidente Lula, os jogadores das seleções campeãs do mundo de 1958, 62 e 70, tivessem direito a um prêmio de R$ 100 mil e uma pensão no valor de R$ 3.500. Então? É ou não é um homem íntegro, do bem, que se preocupa com o próximo, que deseja o melhor para todos nós?
     A pergunta se fáz necessária e não quer calar: por que o sr. José Sarney incomoda tanto? Por não compactuar com o mesmismo, a mediocridade da falta de ideais para o engrandecimento da nação? Por não ser um "maria vai com as outras", ter opinião própria e falar o que pensa, mesmo se tornando antipático, polêmico?
     O Brasil deve, e muito, ao político e escritor José Sarney. Honradamente, dia após dia, pedra sobre pedra, ele foi construindo sua história e juntamente com ela a história da nação, abrindo caminho para FHC, Lula e Dilma Rousseff.
     Au-revoir para todos que me criticam ou aplaudem. Na próxima quinta-feira, se Deus quizer, aqui estarei. Eu aqui e vocês daí. C'est la vie!

                                                                                                                                                                        SANFERR, 29.12.2011

a ESFINGE:
     "As simpatias do revéillon são a prova definitiva da falta de fé em Deus e uma crença enorme no diabo e tudo de oculto que ele representa".

                                                                                                                                                                        SANFERR, 31.12.2009

de SANFERRPRESS para todos os leitores e colaboradores (patrocínios, doações):

     Que em 2012 não chegue como mais um ano de esperança simplesmente, mas, ao contrário, de força e coragem para transformar esta esperança em realidades.
     Busquem Deus em todos os momentos de suas vidas dentro de vocês. Confiem, acreditem somente n'Ele. Em nada mais. Respeitem as seitas e crenças alheias, mas não percam tempo sendo "maria vai com as outras" e ofertando coisas materiais a falsos ídolos (marítimos e terrestres) que não existem, não podem resolver nenhum problema, a não ser sujar os mares e matas. Só Deus Pai, Filho e Espirito Santo é a Verdade. Por mais difícil que as coisas estejam, não vacilem na fé, nunca duvidem que Ele está esperando a hora certa para lhe cobrir de glória.
     Acreditem no futuro e façam dele a esperança de dignidade e bençãos Divinas, as quais já estão à caminho.

                                                                                                                                                                        SANFERR, 29.12.2011

    Mais uma vez, publico meus pensamentos à pedidos. Todos estão devidamente registrados.


"Tem homens que nasceram para ser nada e provam isto quando se unem com mulheres que nada são ou significam". - SANFERR, 01.07.1993

"Não estou nem um pouco preocupado com o que acham ou falam sobre mim. O importante é que sei quem sou e o que sou capaz de fazer". - SANFERR, 16.09.1987

"Por que o ppreconceito, se alguns homens levam para casa o sustento adquirido com alguns homossexuais?" - SANFERR, 25.03.1989

"Se o convite que você receber não for acrescentar nada de interessante, agradável e útil ao seu objetivo de vida, acrescente o não comparecimento e não compartilhe de companhias nada interessantes, ambiente nem um pouco agradável e conversas inúteis que não acrescentam nada. Fique só com tudo de interessante, agradável e útil que Deus lhe deu: você mesmo". - SANFERR, 20.01.2011

"O espelho foi inventado para todos usarem, se olhar e se enxergar. Pena que nem todos conseguem se ver como são, apenas se olhando e admirando com o pouco que tem para mostrar". - SANFERR, 16.03.2002

"Por que será que a fortuna só cai em mãos dos desafortunados pela vida?" - SANFERR, 04.08.1989

"Quem tem talento, possui um bilhete de loteria premiado e acumulado ao longo dos anos, prestes a qualquer momento ser pago, mudando a vida da água pro vinho". - SANFERR, 03.02.2001

"A vida é estranha, protecionista. Dá pouco para quem muito labutou durante toda a vida e muito para quem pouco trabalhou. Para os primeiros ela é madrasta e para os outros uma mãezona protetora". - SANFERR, 11.01.1987

"O revéillon nada mais é do que a passagem de ida sem volta dos sonhos e esperanças que ficaram parados na estação do ano anterior esperando o próximo trem chegar". - SANFERR, 30.12.2009

"O invejoso cava sua própria sepultura e nem desconfia que o invejado irá jogar terra sobre ela". - SANFERR, 02.08.1987

"Marido, fique de olho na esposa que lhe cobra atitudes, esforço na vida. Geralmente é ela quem está lhe devendo atitudes mais leais, quando não se esforça nem um pouco para lhe dar paz, fidelidade e amor verdadeiro". - SANFERR, 19.03.2011

"O intelectual vive recluso na solidão de seus pensamentos e criatividade, buscando as palavras certas que farão as multidões refletir, levando conhecimento, cultura e fantasia". - SANFERR, 18.02.1999

"Hipocrisia e simpatia são amigas inseparáveis. Uma não vive sem agradar a outra". - SANFERR, 06.06.2010

"Quem magoa, despreza ou agride é porque quer perdoar, beijar e amar". - SANFERR, 18.02.1980

"Enganar e trair um verdadeiro amor deveria ser crime hediondo e sem direito a fiança". - SANFERR, 10.08.1990

"Dizer adeus é uma dor suportável. O insuportável é manter essa palavra". - SANFERR, 16.10.2001

"Se você precisa sair para se divertir, é sinal que a sua casa é um tédio e sua família não tem graça nenhuma". - SANFERR, 06.05.2010

"A dor e o sofrimento chega para todos, mas a dignidade para suportar para poucos". - SANFERR, 26.12.2009

"Tem estudantes que colocam os livros debaixo do braço, quando deveriam colocar na cabeça". - SANFERR, 01.02.2002

"Trabalhe muito para SER e um pouco menos para TER". - SANFERR, 24.01.2000

"Tem pessoas que vão teatro assistir um drama, sem dar-se conta que a sua vida já é uma tragédia". - SANFERR, 17.11.2006

"Perdoe uma palavra maldita com uma ação bendita". - SANFERR, 10.02.2010

"Rico de sabedoria e pobre de generosidade, é um culto sem alma". - SANFERR, 14.8.1999

"Ame quem lhe dá a mão, mas não odeie quem lhe persegue. Este último precisa mais do seu abraço que o primeiro, já que é um infeliz". - SANFERR, 15.08.2002

"A maior desonra para um homem imbecil, medíocre e sem idéias, é ser humilhado pela superioridade do homossexual talentoso. culto e competente". - SANFERR, 12.12.1987

"Não procure criticar o outro se você não é crítico de si próprio". - SANFERR, 06.12.1987

"Como um idiota pode criticar e zombar o trabalho do gênio, se toda sua genialidade baseia-se na sua completa idiotice?" - SANFERR, 05.10.2007

"Tem homens que nasceram predestinados a ser grande, deixar seu nome na história. Enquanto outros amargarão eternamente no anonimato como pequeninos que são". - SANFERR, 11.09.1979

"Fale mal, difame uma pessoa pelas costas por não simpatizar e querer desmoralizar... Depois não se queixe das dores que irá sentir e no inferno que irá penar". - SANFERR, 03.06.2000

"Sabedoria é plantar e esperar que a árvore dê bons frutos. Burrice é cortar a árvore para ganhar dinheiro". - SANFERR, 22.03.2011

"Não se empanturre de comida, a qual vai acabar logo. Sacie sua fome de sabedoria, pois esta é eterna". - SANFERR, 24.04.1988

"Pegue os remos de sua vida e lute contra a correnteza". - SANFERR, 17.07.2010

"Um homem louco de raiva pelas mentiras contadas contra seu amor, deixa a razão de lado, segue a emoção e só depois vai se dar conta do erro". - SANFERR, 18.08.1987

"O sol nasce para todos, mas só brilha para poucos". - SANFERR, 04.11.1998

"A profundeza de um olhar é mais perigoso que as profundezas do mar". - SANFERR, 14.10.1996

"Tatear no escuro da paixão é não tomar cuidado com o que vai encontrar". - SANFERR, 07.05.2000

""Orientação sexual não é determinar a opção". - SANFERR, 17.07.1996

"Certas pessoas deveriam ter conhecimento da Bíblia; não ler e decorar". - SANFERR, 14.09.1984

"Se afaste rápido de quem se aproxima devagarinho, como quem não quer nada e querendo tudo". - SANFERR, 02.06.2010

"Ser pobre não é a imagem de Deus, é a cara dos problemas. E rico não passa pelo fundo da agulha, mas por todas as portas que se abrem para ele". - SANFERR, 18.06.1998

"Quem tem o trio do sucesso, talento, inteligência e competência, não precisa dar duro. Tudo lhe chegará às mãos na hora certa e na maior facilidade... Basta lutar". - SANFERR, 06.12.1989

"Estar entre amigos não significa estar entre pessoas verdadeiramente amigas". - SANFERR, 13.12.1990

"Todos deviam imitar a sinceridade inocente de uma criança; não a sinceridade maldosa e destrutiva do adulto". - SANFERR, 13.04.2000

"Assim como o inverno, frias são as intenções de uma mulher magoada por uma traição". - SANFERR, 20.09.1997

"Mulher que se expõe demais ao ridículo, só quer uma coisa: derrubar a imagem ridícula do marido". - SANFERR, 22.07.2010

"A Bahia é o berço do Brasil, mas últimamente esqueceram de arrumar a cama". - SANFERR, 10.10.2000

"Um profissional não deve desmerecer o trabalho do outro, principalmente quando este outro for bem mais competente". - SANFERR, 20.06.1995

"Elogiar as virtudes de um inimigo é um gesto que poucos nobres conseguem ter". - SANFERR, 17.09.1987

"O preconceito é grande, as críticas desanimam, mas o amor supera tudo e corre ao encontro da felicidade". - SANFERR, 01.01.2010

"Não dê atenção às críticas, agradeça os elogios, mas não fique deslumbrado e continue dando o melhor de si com humildade". - SANFERR, 13.11.2010

"A curiosidade matou o gato, mas lhe deixou bem vivo para querer saber os motivos desta morte". - SANFERR, 13.02.2000

"Quando o amor é grande, deixa o orgulho de lado, esquece a traição, diz adeus a saudade e estende a mão para o perdão". - SANFERR, 19.09.1999

"Um talento jamais poderá ser calado, nem aqui e nem em Marte, debaixo de sete palmos de terra, no meio do furacão, no fundo dos sete mares ou anos e anos aprisionado no cárcere. E sabe por que? Porque ele é soberano e resiste a todas as intempéries". - SANFERR, 16.10.1987

"A sorte é cega, mas escuta muito bem e a sabedoria veio lhe fazer uma visita". - SANFERR, 13.09.1995

"Nunca diga nunca, pois o seu nunca hoje será o meu jamais amanhã". - SANFERR, 13.04.2008

"Orgulho ferido é como areia movediça: quanto mais se mexe, mais se afunda nele". - SANFERR, 11.05.1985

"A oportunidade é uma amiga insistente que não se cansa de nos visitar. Mesmo quando não abrimos a porta para ela". - SANFERR, 19.02.1989

"Tem pessoas previlegiadas, imortais, que ficarão para sempre na terra através de suas obras." - SANFERR, 01.01.1985

"Acorde para a vida. Não durma para a morte antes da hora. Seja feliz". - SANFERR, 07.10.1989

"Dois cegos de ilusão e paixão, pouca sabedoria e nenhum futuro, caminham de mãos dadas para lugar nenhum". - SANFERR, 06.06.1983

"Acredite no que fáz, lute para realizar seus objetivos e no final da vida, quando olhar para trás, verá que conseguiu muito mais do que o banco da praça para chorar a mísera aposentadoria". - SANFERR, 08.08.2001

"Quando se casa, o homem só pensa em duas coisas: ser feliz e se dar bem. Geralmente não consegue nem uma coisa e nem outra, tornando-se infeliz por ter feito a escolha errada, terminando o casamento com mais problemas que quando entrou". - SANFERR, 05.05.2008

"A vida difícil pode ser transformada em fácil se o ser humano aprender que orgulho não leva ninguém a canto algum, não mata a fome e não enche o bolso". - SANFERR, 03.12.1989

"Quero ser grande diante de Deus pelas boas ações que pratico e não diante dos homens como àqueles que fazem esperando a simpatia, agradecimentos e aplausos". - SANFERR, 11.10.2009

"Ás vezes você erra ao escolher pessoas erradas para chamar erradamente de amigos, já que tais pessoas não são tão amigas assim e são tão erradas que só enxergam os seus erros". - SANFERR, 30.01.2010

"O homem é cego, burro e interesseiro. Não consegue enxergar o futuro e ver que poderia ser feliz se hoje fosse inteligente para acreditar numa relação que mais tarde lhe trará bons lucros". - SANFERR, 01.11.2003

"O oportunismo e imediatismo de hoje, pode ser o arrependimento nos dias de serenidade, fartura e felicidade amanhã". - SANFERR, 18.06.1987

"Quem acha que está fazendo uma boa escolha afastando-se do nada de hoje, certamente vai se arrepender do muito que irá perder por não ter firmado parceria e juntos um bom futuro empreender". - SANFERR, 24.08.1982

"Se a voz do povo é a voz de Deus (?), o que aconteceu naquela Sexta-Feira quando o povo ensandecido, traidor, gritava: crucifica-O, crucifica-O?" - SANFERR, 04.12.1981

"Amigo não é aquele que elogia suas virtudes. É quem reconhece seus defeitos, mas continua lhe amando do mesmo jeito". - SANFERR, 16.05.2010

"As simpatias do revéillon são a prova definitiva da falta de fé em Deus e uma crença enorme no diabo e tudo de oculto que ele representa". - SANFERR, 31.12.2009

"Tem certas mulheres que não tem vergonha, noção e desconfiômetro. São verdadeiras prostitutas na calada da noite e dão lição de moral durante o dias aos filhos, os quais aprenderam delas tudo que não presta". - SANFERR, 17.06.2003

"Sem um paladar refinado para saber o que é bom, o homem come o que não gosta, vomita o que não presta e diz que está feliz com o prato feito que encontra em casa todos os dias". - SANFERR, 06.10.2007

"Saiba hoje o que está fazendo, para amanhã não se arrepender e perguntar por que fez tanta coisa errada". - SANFERR, 17.03.2010

"Voltar atrás não é nada fácil. O pior é ficar para trás, sem ter a menor chance de ir para a frente". - SANFERR, 17.02.2007

"Se tem um sonho, o objetivo de crescer e ser alguém na vida, deixe as festas hoje e lute bastante para amanhã sua vida ser uma eterna comemoração". - SANFERR, 09.12.1989

"Desista de lutar se você age com a força bruta e seu inimigo com a inteligência". - SANFERR, 01.12.1989

"A esperança diz sábiamente que você aguarde, a prudência que saiba onde pisa e a tolerância que perdoe, antes que a vingança lhe torne impulsivo e cometa um desatino". - SANFERR, 04.10.1999

"Se caráter fosse dívida, muitos por aí estariam sem crédito". - SANFERR, 04.12.1998

"Não cobre verdades nos outros se o débito com suas mentiras você ainda não conseguiu pagar". - SANFERR, 13.08.2007

"Escrever é um dom para poucos e entender o que está escrito é um milagre para muitos". - SANFERR, 10.12.2010

"Muitos se vendem, prostituindo suas verdades e ideologias por um convite para estar aonde não gostaria, apenas para ser visto, agradar e ser simpático. Eu prefiro a antipatia da minha verdade e da minha personalidade". - SANFERR, 06.06.2011

"A beleza feminina abre portas rápidamente. Mas a ignorância fecha mais rápido ainda". - SANFERR, 03.10.1980

"Sorrir na rua de mãos dadas com a mulher por aparência e chorar em casa por viver ao lado dela, é sinal de que sua vida está toda errada". - SANFERR, 08.04.2002


                                                                                                                                                                                  
SANFERR, 29.12.2011  






 CONTATOS:

e-mail: rsanferr@hotmail.com
           rsanferr@globomail.com
fone(71) 8265.9332
home-pageHTTP://SANFERRPRESS.BLOGSPOT.COM
novo blog:   HTTP://SANFERRARTSCRIPT.BLOGSPOT.COM
                                                         
DOAÇÃO PARA O BLOG
BANCOCAIXA ECONÔMICA FEDERAL (CEF)
AGÊNCIA: 1416 - Relógio de São Pedro (Salvador - Bahia)
CONTA POUPANÇA: 01300099159-3

                                                      P    A     T     R     O     C     Í     N     I     O                                                   


quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

O INSUBSTITUÍVEL.

                                                                            

                                                                                 
                                          DOM GERALDO MAJELLA.
UMA APOSENTADORIA QUE DEIXOU ORFÃOS OS CRISTÃOS BAIANOS.


     Estamos eufóricos (e, naturalmente, mais sensíveis, emotivos), vivenciando a época mais bonita do ano, apesar de, ao longo dos anos, o consumismo ter nos afastado um pouco (muito, para a maioria das pessoas), do verdadeiro sentido do Natal. Enquanto para os homens de fé - e esperança! - o Natal significa confraternização, reflexão e caridade, outros tem nesta festa da cristandade a desculpa para o exibicionismo, tentar se redimir (como se isto fosse possível) num único dia dos erros (e pecados, pecadinhos e pecadões) cometidos ao longo do ano contra seu semelhante. Dar presentes que não significam nada - apenas para agradar e mostrar que pode - desejar votos de uma felicidade (utópica), a mesma que não pôde propiciar durante os outros onze meses, não é uma boa estratégia cristã. Gastar fortunas em bebidas e empanturrar-se numa verdadeira orgia gastronômica, muito menos. Estas demonstrações "festivas" estão anos-luz de distância do "amai-vos uns aos outros como Eu Vos amei" pediro - e de certa forma exigido - por Jesus Cristo, O aniversariante e menos homenageado nestas comemorações. Todos nós, pobres ou ricos, religiosos ou não, esquecemos do real significado dos símbolos do Natal. Vamos à igreja, louvamos e bendizemos ao Senhor, apenas como robôs (?) - uma encenação repetida incansávelmente todos os anos com direito a lágrimas de "crocodilo" e abraço do "amigo urso" (nem todos, vejam bem!) - repetindo máquinalmente tudo que todos fazem ano após ano, décadas após décadas, e por aí vai os "séculos dos séculos, amém!"... Se perguntar quais são estes símbolos - e o significado de cada um deles - muitos de nós (aposto) acertará apenas três e não conseguiremos (sequer) mencionar o mais importante deles, a coroa do advento. Os outros três, óbviamente, são Papai Noel, o presépio e os presentes. Me perdoem - os sábios da Santa Madre Igreja - a ignorância, mas vou (tentar) explicar o que significa cada um deles. Vejamos:
Papai Noel - ou São Nicolau, bispo de Mira, na Ásia Menor, no século IV. O "bom velhinho" tinha por hábito distribuir o pouco que tinha com os mais necessitados e as crianças. Naturalmente, por este grande gesto de generosidade e caridade cristã, o povo gostava muito dele. Tanto que, mesmo depois de sua morte, continuou-se a tradição, o que se vê até os dias atuais.
O presépio - inventado por São Francisco de Assis no ano de 1223, quando ele encontrou uma gruta nos arredores de Greccio. Viu ali a imitação da gruta de Belém e visualizou o nascimento d'O Menino Jesus, colocando diversos animais, figurantes, com direito até a manjedoura.
Os presentes - no Evangelho de Mateus, os reis magos, visitando o Menino Jesus, levaram-Lhe presentes: ouro, incenso e mirra. Mas, também na Antiguidade, trocava-se presentes, sobretudo nas festividades do sol, cultuado como deus pelos pagãos. Daí, então, os cristãos iniciarem a tradição da troca de presentes comemorando o nascimento de Jesus.
     E, finalmente, a coroa do Advento, feita com ramos verdes de pinheiro ou cipreste, enfeitada por laços de fita vermelha e quatro velas. O que é o Advento? Nas quatro semanas que antecedem o Natal, é costume da Igreja acender uma vela a cada domingo, aguardando a chegada do Messias (Jesus). Acreditamos, todos nós (de qualquer religião), que no Natal as trevas de nossos pecados se dissipam e as pessoas tornam-se mais carinhosas, amáveis, perdoando com mais facilidade. (Pena que o Natal não se estenda por todo o ano, não é mesmo?). Por muitos séculos, de Abraão a Maria, o povo não se cansou de esperar ansiosamente pela vinda de Jesus... "Todas as promessas de Deus encontraram n'Ele o seu sim" (2Cor, 1-20). Reflitamos sobre estas palavras - não da Igreja, desta ou daquela religião, mas de Deus - e esqueçamos as (falsas) mensagens nada edificantes que a mídia (movida pelo incentivo do consumismo) nos fás "engolir" dia após dia, semana após semana, com a ilusória idéia do TER e PODER, do egoísmo, do exibicionismo.
     Graças à Deus, na igreja Católica aqui da Bahia, mesmo estando "aposentado", digamos assim, temos a figura de um homem de fé inabalável, caridoso e generoso o suficiente para nos orientar a seguir o caminho certo dos valores cristãos. Diz-se (e é!) que o Natal é a festa da família, da paz e da confraternização. Mas, segundo as homílias de dom Geraldo Majella Agnello, é a festa da doação, do abraço fraterno no irmão necessitado, doente. É fácil e cômodo abraçarmos, acolhermos em nossa casa, em nossa ceia (farta, nababesca!) os parentes. Só que para o Natal ser mesmo Natal, ter o valor que lhe é devido, o ideal seria abraçarmos, perdoarmos e acolhermos - espiritual e materialmente falando - quem não tem nada (de nada) nesta noite Feliz (para alguns) e triste, infeliz, para os (vários) Cristos das ruas, dos hospitais, das penitenciárias, do submundo... da sarjeta! Seria sorrir para este Cristo prostrado à nossa porta e não batê-la na frente dele com desprezo, descaso, preconceito, por não ser "ninguém", estar sujo e fétido, cheio de chagas. (Cuidado, irmão! Nunca se sabe o dia de amanhã. O Natal alegre deste ano, pode não o ser no próximo para qualquer um de nós. Alertai-vos!). Por este Cristo não fazer parte do nosso meio social, profissional, por não ter uma boa conta bancária, por não ser nosso amigo... (?) ... (Aí está o famoso e execrável egoísmo, exibicionismo).
     Dom Geraldo Majella Agnello, me perdoe a ousadia, é O CARA. Nascido em 19.10.1933 em Juiz de Fora (MG), é cardeal e Arcebispo Emérito da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, antigo Primáz do Brasil. Infelizmente - deveria ser como o Papa, "saindo de cena" apenas com a morte - em 2008, aos 75 anos, pediu renúncia à Santa Sé alegando idade avançada. Ora, dom Geraldo! Esqueceu de Izabel que, mesmo em "idade avançada", deu continuidade à vida com outra vida? Sua palavra, orientações e decisões eclesiásticas estão fazendo falta numa terra onde a fé oscila, vacila de um lado ao outro, não sabe-se separar o "joio do trigo", com o tal sincretismo religioso. Não sou preconceituoso, mas, "cada macaco em seu galho". (Vê se tem demonstrações de "sincretismo" na porta das igrejas protestantes?). Do jeito que as coisas estão, pelo "andar da carruagem"...
     Sucedido em janeiro de 2011 por dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, dom Geraldo tornou-se, digamos, coadjuvante no controle das decisões de nossa Arquidiocese. Que pena! Com sua sapiência!... Homem culto, escreveu "Liturgia, Serviço Cultural do Povo de Deus" (tese de doutorado) e "Pastoral dos Sacramentos" (ed. Paulinas). Além de mestre, "doutor nas palavras", dom Geraldo também tem o dom da oratória, orientando seu "rebanho" todos os finais de tarde na Rádio Excélsior da Bahia na oração do Angelus. Ele estudou em Roma no Pontificio Ateneu Santo Anselmo, formando-se em Teologia, especializando-se em Liturgia, além de ter graduação em Filosofia pelo Seminário Central Ipiranga, em São Paulo, entre 1951 e 53. Como homem de Deus, devoto fervoroso de Maria Santíssima, dom Geraldo foi ordenado presbítero aos 23 anos, em São Paulo, exerceu o cargo de assistente da Juventude Estudantil Católica, docente no Seminário Cura d'Arns, no Seminário Filosófico de Aparecida e também no Seminário Teológico (SP). O extenso currículo inclui ainda outros títulos e cargos como, por exemplo, cônego Catedrático da Arquidiocese de São Paulo e diretor da Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção. Foi bispo de Toledo e Arcebispo de Londrina, no Paraná. Em 16.09.1991, aos 57 anos, foi designado Secretário da Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos na Cúria Romana. Óbviamente, algumas datas são inesquecíveis para dom Geraldo, como o dia que foi ordenado sacerdote, em 29.06.1957, a consagração como bispo por dom Paulo Evaristo Arns (06.08.1978), Arcebispo (04.10.1982) e, finalmente, proclamado Cardeal por João Paulo II em 21.02.2001. Em 13.01.1999, aos 65 anos, foi designado Arcebispo Metropolitano de São Salvador da Bahia (nossa querida boa terra) e Primáz do Brasil.
     Au-revoir para todos que me criticam ou aplaudem. Na próxima quinta-feira, se Deus quizer, aqui estarei. Eu aqui e vocês daí. C'est la vie!

                                                                                                                                                                                  SANFERR, 22.12.2011

a ESFINGE:
     "No Natal todos são cristãos, piedosos, sentam-se sobre a falsa moralidade para fazer alarde da caridade praticada, mas na hora que se deparam com o infortúnio alheio no resto do ano, diz que está sem tempo".

                                                                                                                                                                                   SANFERR, 16.07.1994

de SANFERRPRESS para todos os leitores e colaboradores (patrocínios, doações);

MENSAGEM ESPECIAL

     Enfim, chegou o Natal!!
     Não o Natal da mesa farta e das orgias gastronômicas, enquanto o Cristo-irmão padece a dor de estômago nas calçadas por não ter com o que saciar sua fome; não o Natal da bebedeira presente nas casas, das orgias (de todas as espécies!) nos bares, com total esquecimento de Jesus, O aniversariante, O qual somente será lembrado se esta "comemoração" não terminar bem. (Ai, Jesus! Ai, meu Deus! Ai, Minha Nossa Senhora!). Não o Natal das roupas novas, presentes (?) para quem não está aniversariando, enquanto O próprio aniversariante é esquecido de ser agradado; muito ao contrário, o desagrado parte de todos os lados, pois é o dia - observem bem - no qual a maioria dos sete pecados capitais são cometidos. Utopia! Irracionalidade humana!
     "Sêde Santo com O Pai O é" - e nada fazemos para melhorar nosso espirito; queremos, no Natal, demonstrar poder e status com coisas materiais (banquetes, presentes dados sem o menor afeto, sinceridade) e as coisas que Ele nos ensinou... ao Deus dará. Ou, melhor dizendo, daria. Se fossemos merecedores. Mas, como Ele é misericordioso e se compadece da nossa insignificância moral e espiritual...
     Achamos nesta época do ano - motivados pelo consumismo - que se PODE e TEM. Mas, PODE e TEM, o que? Amigos, irmãos em Cristo, acordem desta ilusão, pois não se PODE nem dispôr e muito menos TEMOS a própria vida nas mãos. Quem PODE e TEM é O aniversariante, Àquele que ofendemos, principalmente nestes dias, fazendo tudo que Ele não quer. "Amai-vos uns aos outros como Eu Vos amei"... Aonde? Quando? O que mais se tem é ódio, insulto, calúnia, desamor, críticas, julgamentos, egoísmo e exibicionismo. Egoísmo para doar apenas o superflúo, as sobras que não nos interessa e exibicionismo para demonstrar o falso "poder", nossos "talentos abundantes" em festas e danças imorais, despudoradas (nada a ver com o Natal), nas quais se bebe, se discute, se embriaga de tudo que está agradando a única criatura que Jesus não quer batendo palmas, dando-Lhe Parabéns: o inimigo. Observem o final, o resultado destas festas "natalícias" e reflitam: quem foi mesmo o rei, o homenageado? Tem um pensamento de minha autoria, datado de 20.12.1984, que diz o seguinte: "A extravagância material do Natal não condiz com a miséria afetiva do resto do ano".
     A ceia é bonita (e quem não gosta?), a comunhão com O aniversariante melhor ainda e o afeto, o carinho aos pobres necessitados uma dádiva Divina, um dom que somente poucos tem. Não para aparecer (Oh, como é bonzinho!), mas fazer bem, agradar O Senhor sem o espocar dos flashes. Façam isto de coração e bençãos receberão dos céus. Façam, promovam eventos que exaltem o vicios mundanos e não vai demorar muito as consequências surgirão em forma de problemas, dificuldades. (E já os temos de sobra!). Gosto, e muito, de festas, comemorações, mas na hora e no devido lugar. Natal é partilha, amor, doação, estar com a família, as pessoas queridas (apesar que nesta noite todos estão em suas casas, não é verdade?), orando, homenageando verdadeiramente O dono da festa. Deixem as orgias, a bebedeira sem controle e perniciosa, para a época certa, o carnaval, por exemplo, que, como o nome diz, "e a festa da carne, permitida por Deus e patrocinada pelo diabo" - como diz outro ditado meu (29.01.1982). Não que eu não goste ou seja contra o carnaval. Mas sei que o reinado nunca foi de Momo e vou, ao contrário de uns e outros por ai, despido de maldade e vestido (apenas) com a fantasia da diversão. (Se é que me entendem!).
     Muitos dirão: por que dizer isto nos dias que estamos vivenciando de alegria, paz? (Alegria de todos, menos d'O aniversariante cruelmente ultrajado e a total falta de paz, diga-se de passagem, segundo as estatísticas policiais e médicas depois da festa). Enfim, isto é dito para os incrédulos, de pouca fé, que acham que igreja (de qualquer religião) é lugar de "carolas", bobos e otários.
     Bom, mas seguindo as "regras" da humanidade (temos de entrar na dança), gostaria de agradecer aos amigos, leitores e comentaristas (pouquissimos, visto o número que, graças à Deus, admiram meus textos, segundo dados postados mensalmente e emails, SMS, telefonemas que recebo), à família, especialmente meus dois únicos e verdadeiros TESOUROS, Maria Amélia (mãe) e Daisy (tia-mãe).
     2011 foi um ano de bençãos para mim, já que dei continuidade ao blog, graças à Deus, e por conta dele, a maior benção que Deus me deu está sendo reconhecida: o dom de escrever. Agradeço as centenas de mensagens de Boas Festas, via SMS, telefonemas, e-mails, etc. Muitissimo obrigado!
     E, finalmente, obrigado, Senhor! Obrigado, Jesus, meu tudo, no pouco que sou. Com Vós, Senhor, tudo posso e tenho no nada mundano que possuo. E sem Vós nada faço.
     Obrigado, Maria Santíssima! Por Vossa providencial intercessão em todos os momentos de minha vida. Muitos obstáculos terei de enfrentar, em muitas pedras ainda irei tropeçar, mas não irei cair. Estarei sendo amparado por Vossa maternal misericórdia, segurando firme no Vosso manto protetor.
     Um Feliz Natal à todos, sem deixar de mencionar que a cultura barsileira ficou mais pobre com a perda de duas "marcas" inesquecíveis: Joãozinho Trinta e Sérgio Brito.
                                                                                                                                                                           SANFERR, 22.12.2011

Dando prosseguimento (à pedidos), mais um lote de meus pensamentos. Lembro que todos estão devidamente registrados.


"O futuro brilhante de uma pessoa se reconhece pelo trabalho que ela realiza". - SANFERR, 06.06.1984

"Dinheiro apreendido do tráfico de drogas e jogo do bicho pela Justiça, deveria ser doado a instituições de caridade e não ficar com o Governo". - SANFERR, 20.12.2011

"A consciência dita as regras, mas às vezes o caráter não aceita". - SANFERR, 18.11.1979

"Sair da vida de alguém, mas esquecer de avisar ao coração que acabou, é sofrer duas vezes". - SANFERR, 03.01.1982

"Usar quem nos ama para melhorar de vida, é desumano e cruel. Logo, logo, quando a máscara cair, o oportunismo dará lugar a necessidade, ao procurar e não encontrar". - SANFERR, 03.01.2010

"Fique esperto com quem lhe diz: se afaste de sicrano, não deixe saber mais nada de sua vida e você vai ver como tudo vai dar certo. Cuidado, idiota. Este é o seu falso amigo, está lhe prejudicando em tudo e jogando a culpa no sicrano, o qual não sabe de nada e não pode se defender". - SANFERR, 06.08.2010

"Mulher perigosa vigia seus passos, sabe tudo de você, é venenosa como falsa amiga e ardilosa como o diabo para tramar, caluniar e lhe denunciar. Depois, cínica como satanás, chora junto com você quando o infortúnio acontecer, dá conselhos e diz que está sofrendo com o seu padecer". - SANFERR, 18.09.2010

"Não adianta ter orgulho e cabeça erguida, quando o estômago ronca e o bolso está vazio para saciar esta fome que corrói o orgulho e fáz a cabeça delirar". - SANFERR, 17.05.1984

"Devagar e sempre, carregando com sabedoria as pedras do talento e da competência, o homem constrói um poderoso castelo cercado pelas muralhas da persistência. Aprisiona definitivamente a mediocridade na masmorra da incompetência e do alto da torre observa entediado, dia após dia, os detratores derrotados sem terem em mãos armas que o vença". - SANFERR, 12.06.1990

"Jesus, Maria e José. Eis aí a prova definitiva, e Divina, que a simplicidade é soberana". - SANFERR, 23.12.1980

"A vingança não vale a pena e quando você pensa que derrotou o inimigo, ele reaparece do nada, mais poderoso que antes, para provar que seu esforço foi inútil, em vão". - SANFERR, 05.06.2004

"Não alimente ódio comendo farinha seca e sem dinheiro no bolso, de uma pessoa que nem lembra que você existe, vive muito bem, feliz, na fartura, sem esses tipos de problemas que afligem o seu dia-a-dia". - SANFERR, 06.11.1990

"Desista de detratar uma pessoa, se cada vez que você fala mal, está remoendo o ódio que envenena sua alma e dando forças para o outro se tornar vítima de sua língua ferina". - SANFERR, 16.08.2010

"Esperto é quem deixa de lutar contra o inimigo, se torna amigo para desfrutar de tudo de bom que o desafeto possui, saindo da miséria espiritual e material, enterrando de vez as necessidades do corpo e a mágoa do coração". - SANFERR, 08.10.1990

"Quem doura a pílula é porque quer ser agradável, simpático e um grande mentiroso. Eu prefiro ser sincero e realista, mesmo que me achem antipático". - SANFERR, 18.07.2010

"Seja solidário na hora da dificuldade e prove que seu coração não é tão duro como as ofensas de seu inimigo". - SANFERR, 03.01.2001

"Um livro não é apenas para ser lido, mas compreendido e assumido como lição de vida. Boa ou ruim, dependendo de quem escreveu e quem está lendo". - SANFERR, 16.12.1983

"A felicidade não precisa de demonstrações extravagantes, fogos de artificio e gargalhadas. Ela se contenta com a discrição". - SANFERR, 27.06.2000

"Todos riem muito, mas não sabem permanecer na sabedoria do silêncio e produzir algo de útilo, aproveitável, que justifique a vida que Deus lhe deu". - SANFERR, 17.10.1980

"Seja superior, mostre que não guarda rancor e dê provas que só é movido pelo amor". - SANFERR, 11.08.2000

"Por onde você andar, no mato ou na metropóle, com ou sem dinheiro, bebendo cachça ou tomando champanhe, a face do amor deixado para trás lhe acompanhará". - SANFERR, 05.03.1988

"Dizem que a lente do fotógrafo capta a essência de sua alma. E o olho do invejoso a verdade exposta na sua imagem fotografada". - SANFERR, 11.05.1999

"O novo amor, aquele que embriaga e enche os olhos do homem, vai se tornar velho quando a ressaca passar e não tiver nada mais interessante para ser visto" - SANFERR, 27.08.2002

"Nada mais forte do que o espirito de Natal para assombrar antigas mágoas e ressentimentos". - SANFERR, 21.12.1989

"Não pode existir diferenças sociais, raciais e preconceitos. Muito menos desvio de conduta". - SANFERR, 15.05.1986

"Não durma abraçado com quem não gosta, sonhando com quem você ama  e deseja. Acorde deste pesadelo e transforme o sonho em realidade". - SANFERR, 18.12.1981

"Tome uma atitude pensada e repensada, mas jamais impulsiva e errada". - SANFERR, 29.05.1988

"Não sinta saudade se o orgulho é mais forte e quer manter distância". - SANFERR, 18.01.1979

"Os idosos são como vinho de boa safra: cada vez melhores". - SANFERR, 04.12.1997

"Idiota é quem carrega peso para sustentar mulher que carrega o peso de outro homem". - SANFERR, 23.03.2011

"Estar ao lado de alguém diáriamente e pensar eternamente em outra, é sinal que deve repensar sua vida, tomar coragem e procurar ser feliz verdadeiramente". - SANFERR, 01.01.1983

"Não inveje a boa vida de ninguém, pois as aparências enganam e nem tudo que reluz é ouro". - SANFERR, 11.05.1985

"Sexo à noite, discussão pela manhã e briga à tarde, não é casamento. É falta de vergonha na cara". - SANFERR, 21.11.2010

"Qual das duas mulheres tem mais dignidade? A prostituta ou a esposa adúltera?". - SANFERR, 16.12.2010

"Lágrimas nos olhos são passageiras; mas a mágoa no coração pode ser eterna". - SANFERR, 22.03.2010

"O grande amor de sua vida não se perdeu nos atalhos da vida. Certamente ele está lhe esperando no final da estrada". - SANFERR, 06.08.1983

"Não prove e nem dê satisfação de nada a quem quer que seja. Mostre do que você é capaz e a carapuça vai pegar em quem interessar possa". - SANFERR, 17.01.1984

"A vida pode ser madrasta, se você não for um bom filho". - SANFERR, 16.09.2010

"Não se sinta por baixo se existir alguém que pode lhe colocar pra cima". - SANFERR, 11.12.1982

"Não deixe um verdadeiro amor adormecer no coração. Ele pode ter sono profundo e demorar a despertar". - SANFERR, 11.03.1987

"Uma dívida não paga a quem caluniou e difamou, não é calote. É acerto de contas". - SANFERR, 03.08.2010

"Seja o que você é, não o que os ouutros querem que você seja ou muito menos o que pensam que você é". - SANFERR, 13.12.2002

"Lembre que você era feliz e não sabia. Hoje tem certeza absoluta que é infeliz e não fáz nada para mudar". - SANFERR, 18.03.2000

"O destino é um roteiro-final no qual ninguém consegue mudar uma cena sequer". - SANFERR, 07.08.2009

"Com Vós, Senhor, tudo posso e tenho no nada mundano que possuo; e sem Vós nada faço ou significo". - SANFERR, 16.08.1990

"A mágoa é filha da traição, a traição da falta de respeito e o respeito... Ah! Este só existe quando a traição não está por perto". - SANFERR, 13.05.2010

"Se for para ir às igrejas, louvar O Senhor e, ao chegar em casa, maldizer e criticar seu próximo, fique em casa e faça logo o que faria mais tarde". - SANFERR, 12.10.1989

"Mãe é o maior tesouro do mundo. E quem tem duas, como eu, é mil vezes abençoado por Deus". - SANFERR, 24.09.2011

"Quando morre a paixão, nasce o amor". - SANFERR, 24.09.2009

"Coloque uma placa de aluguel no seu coração. E não de venda". - SANFERR, 29.04.1985

"A mente vazia não pensa: conspira". - SANFERR, 27.07.2010

"Seja coerente nos seus julgamentos para não se arrepender de suas decisões". - SANFERR, 18.07.2001

"O amigo não parte. Ele viaja". - SANFERR, 23.07.2006

"Batize pela manhã e receba o pedido de ajuda à tarde". - SANFERR, 24.04.1994

"Ato solidário não significa o melhor para mim e o que sobrar para você". - SANFERR, 16.01.2010

"As vezes a boca fala o que o orgulho manda, sem ouvir os conselhos do coração". - SANFERR, 09.02.2010

"Perdoe. Dê o primeiro passo. Mas seja prudente para não tropeçar e cair nas mesmas armadilhas". - SANFERR, 25.03.2011

"A vida lhe dá inúmeras chances de recomeçar. Agora ela não tem culpa se você é cego". - SANFERR, 10.06.1981

"A paz está dentro de cada um de nós. Basta deixar ela sair para dar um passeio e abraçar todos os demais". - SANFERR, 07.11.2007

"O orgulho é arrogante e nada esperto". - SANFERR, 22.12.1989

"Faça de sua vida uma estrada reta e asfaltada; não um caminho sinuoso e esburacado". - SANFERR, 09.06.2010

"Suicidio é pegar a faca do orgulho e cravar na felicidade". - SANFERR, 24.09.1984

"Mostre que conheceu o verdadeiro significado do Natal. Chame seu inimigo, quem lhe caluniou e humilhou, dê um abraço e diga que gostaria de ser amigo dele". - SANFERR, 10.11.2000

"As dificuldades da vida começam quando se pensa muito nos problemas causados pelo casamento". - SANFERR, 07.09.2006

"Sorrir ou chorar é consequência do que dizemos ou fazemos a quem amamos". - SANFERR, 17.10.2001

"Use o talento a seu favor, construindo um castelo de admiração e credibilidade, pedra por pedra. Não irá demorar muito e você estará reinando neste castelo, no reino da fama, sendo reconhecido pelos relevantes serviços prestados". - SANFERR, 07.02.1988

"O editor vive de olho no bom escritor, o escritor no leitor e o leitor no bom projeto que os dois irão apresentar". - SANFERR, 05.10.2011

"Não tenha medo de bater asas em busca de um novo ninho. Mas cuidado para a asa não quebrar e quando voltar encontrar o ninho já ocupado". - SANFERR, 01.08.1980

"A sua casa, grannde ou pequena, feia ou bonita, é o cenário que lhe coube no espetáculo da vida". - SANFERR, 13.12.2009

"Abrace o irmão pobre e será beijado por Deus". - SANFERR, 18.12.2010

"Os meus e os seus de hoje são as sobras do nosso de ontem". - SANFERR, 07.04.1984

"A dor da morte é curada com o tempo, mas da saudade piora a cada dia". - SANFERR, 17.01.2009

"Dar sobras da mesa não é caridade. É fazer do outro lata de lixo". - SANFERR, 05.05.1985

"Todos os hipócritas admiram a pobreza... quando ela não olha na sua cara". - SANFERR, 16.03.1988

"Se a vida que você tem é a vida que você não quer, saia de cena, esconda-se nos bastidores e aguarde o novo espetáculo começar". - SANFERR, 30.05.2010

"Não despreze hoje o amigo que ontem se jogou na lama para lhe tirar da areia movediça". - SANFERR, 13.03.2004

"Estar de mal com a vida, é sorrir quando se quer chorar, é saudade que não quer passar e beijar um falso amor com quem não se quer estar". - SANFERR, 18.07.1990

"Olhe em torne de si, admire o que conquistou na vida e a morte vai mandar deixar para trás". - SANFERR, 17.01.1988

"Se a morte é descanso, por que não decretaram a sua aposentadoria?" - SANFERR, 02.11.2009

"Descubra seu verdadeiro talento e não passe pelo constrangimento de dizerem que você não tem talento para o que fáz" . - SANFERR, 04.09.1981

                                                             SANFERR,22.12.2011




 CONTATOS:

e-mail: rsanferr@hotmail.com
           rsanferr@globomail.com
fone(71) 8265.9332
home-pageHTTP://SANFERRPRESS.BLOGSPOT.COM
novo blog:   HTTP://SANFERRARTSCRIPT.BLOGSPOT.COM
                                                         
DOAÇÃO PARA O BLOG
BANCOCAIXA ECONÔMICA FEDERAL (CEF)
AGÊNCIA: 1416 - Relógio de São Pedro (Salvador - Bahia)
CONTA POUPANÇA: 01300099159-3



                                                      P    A     T     R     O     C     Í     N     I     O