quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

CLASSE, GLAMOUR, SAVOIR-FAIRE, TEU NOME É ...


                                                        CARMEM MAYRINK VEIGA.


     Nove entre dez mulheres - de todas as épocas e lugares - gostariam de ser como ela, ter a vida que ela teve, viver como ela viveu; gostariam de ter tido a oportunidade de passar mil vezes na mesma fila, a qual ela só precisou de uma vez para ser quem foi, é e sempre será. Numa (triste e ridícula) era na qual a sociedade (alta, mediana e baixa, econômicamente falando) valoriza, além da medida e do bom senso, a total vulgaridade, esta Mulher - e não simplesmente mais uma mulher - dona de um porte, classe e cultura sem igual chamada Carmem Terezinha Solbiati, nasceu em Pirajuí (SP) em 24.04.1929, filha de dona Maria de Lurdes de Lacerda Guimarães e Enéas Solbiati, tornando-se aos depois a famosa e inimitável Carmem Terezinha Solbiati Mayrink Veiga no dia 25.06.1956 quando se casou com Antonio Alfredo Mayrink Veiga, dono da empresa Casa Mayrink Veiga. Pronto. Bastou este matrimônio - que abalou toda a alta sociedade da corte brasileira naquele ano - acontecer para o belo, rico e harmonioso (em todos os sentidos falando) casal tornar-se o mais chique da América do Sul, respeitado, reverenciado - e, por que não? - adorado, bajulado, por marcas (nomes) como Truman Capote, Diana Vreelanda e Anna Winton, da exclusivérrima revista Vogue, além de várias outras celebridades, locomotivas (termo bastante usado pelos colunistas nos "anos dourados", no auge do glamour do high-society) do jet-set internacional, cabeças coroadas - a exemplo da casa real britânica - e até mesmo chefes-de-Estado.
     "Ser chique não é apenas ter dinheiro. É ter um estilo, personalidade e comportamento", diz um de meus vários pensamentos. E não é verdade, chérrie? Muitos por aí não possuem um níquel furado e tem berço, são eternamente chiques e (espiritualmente) vips. Todas as portas se abrem, ao contrário de alguns new-riches que são "podres de ricos" (expressão mais chula, deselegante e desgastada), e paupérrimos no jeito de ser, portando-se... deixa pra lá!.
     Carmem Mayrink Veiga, durante décadas, foi sinônimo de tudo de bom, charmoso e refinado - social e culturalmente falando - que o Brasil tinha (e, graças a Deus, ainda tem) para mostrar ao mundo; até mesmo nas seletas cerimônias oficiais do governo federal seu nome era o primeiro da lista, servindo de exemplo para inúmeras mulheres de presidentes da sua época (não menos elegantes) como, por exemplo, Maria Tereza Goulart, Dulce Figueiredo e outras, as quais faziam questão - mesmo mulher tendo inveja da outra - de tê-la por perto, naturalmente ouvindo seus conselhos de A a Z. Aliás, não foi à toa que, em 1997, a editora Globo lançou o livro 'A B C de Carmem" (imperdível!), um verdadeiro fenômeno de vendas. Com a publicação deste clássico dos clássicos para os "bem nascidos", desta Bíblia da elegância, muitos diamantes brutos do high-society foram lapidados e, diga-se de passagem, até hoje muitas por aí precisam urgentemente dos sábios conselhos de Carmem Mayrink Veiga, para, com seus preciosos ensinamentos, aprender a ser mesmo uma colunável (por mais que apareçam nas colunas), uma verdadeira dama da sociedade (no sentido literal da palavra) e não envergonhar seus maridos no "entrar e no sair". Mulheres que se acham o que não são por TER e não SER uma cópia - por pior que seja xerocada - de uma Carmem da vida. Algumas consultoras de moda e etiqueta (?) - claro que toda regra tem excessão, e podemos incluir aqui marcas como Constanza Pascolato, Glória Kalil e Regina Martelli - deveriam, se for possível, conviver alguns segundos com "madame Mayrink Veiga". Ou, então, ler o livro dela, um verdadeiro guia de etiqueta, do bem receber e principalmente do SER o que muitos que tem caraminguás, não são. E jamais serão. (Dinheiro pode-se ganhar, que o diga a emergente e pitoresca personagem Griselda, da novela "Fina Estampa", TV Globo). Mas, savoir-faire... Tá difícil! Não sou que digo. É a história da alta sociedade brasileira, dos requintados salões do grand-monde, dos colunistas de ontem e hoje, que diz. Colunistas do nível de Hildegard de Angel (Perla Sigaud) e Mônica Bergamo, além dos saudosos Ibrahim Sued e Tavares de Miranda, papas dos colunistas tupiniquins.
     O high-society brasileiro é um capítulo à parte na história de nossa história. Mas a marca CMV (Carmem Mayrink Veiga) sempre será um divisor de águas, encabeçando um elenco estelar de damas - de ontem e hoje - socialites, dondocas, peruas ou locomotivas, como queiram, batizadas como Claude Amaral Peixoto, Vera Simão, Odile Marinho Rubirosa, Silvia Maluf, Narcisa Tamborindeguy, Alicinha Cavalcanti, Madeleine Saad, Lilibeth Monteiro de Carvalho, Thereza Collor, Gizela Amaral, Lilly de Carvalho Marinho, Tereza Sousa Campos, Bebel Sued, Rosana Beni, Helena Mottin, Marta Rocha, Adalgisa Colombo Teruskin, Regina Rique, Glória Severiano Ribeiro, Gigi Monteiro, Yara Baumgart, Vera Loyolla, Patsy Scarpa, Claudia Matarazzo, Lúcia Flexa de Lima, Helenita Araújo, Lucila Lins, Ana Sillos, Renée (versão feminina de minha xará) Behar, Claudine Boussardon, as baianas Margarida Luz, Regina Simões de Mello Leitão, Ana Maria Calmon de Sá, Juca Lisboa, Aurora Mendonça, Vera Luedy, Irene Irujo e várias outras vips (das vips), as quais chegaram a esta seletíssima classe não por ter (apenas) dinheiro, mas por terem classe, estilo, charme, cultura e bom gosto.
     Carmem é uma rainha. E foi assim retratada, em 1959, no famoso quadro assinado por Cândido Portinari. Seu olhar magnetiza, o sorriso cativa e o cheiro enlouquece, conforme todos que tem a honra de privar de sua intimidade. Carmem é uma deusa. Distante, inatingível. Carmem é um mito. (Reclusa, vive mais em casa do que frequentando os agitos do high-society. É mais fácil ver o Papa e a rainha da Inglaterra do que ela nas ruas).  Mesmo quando perdeu os anéis - no triste (e inesquecível) episódio da crise deflagrada em 1990 com o plano Collor - e suas contas bancárias foram bloqueadas, ao mesmo tempo que a empresa britânica Ferranti, de um de seus sócios, fechou as portas. Tempos inglórios, difíceis, para quem estava acostumada a transportar os ilustres convidados de suas recepções memoráveis, principescas, à bordo de supersônicos (Concorde, lembram?) que ela e Tony fretavam, sem falar nas temporadas de caça na Inglaterra e Austria, além dos mais de 400 vestidos de alta costura, criados exclusivamente para ela pelos mais renomados nomes (marcas) das "linhas e agulhas" internacionais. Um mundo distante de todos nós, assalariados, que não conhece o sabor da água mineral Perrier, o borbulhar de um autêntico Moet-Chandon, ou muito menos tivemos o previlégio de ser retratado por "deuses" da arte como Andy Warhol, Romero Brito, Pablo Picasso e Di Cavalcanti. Um mundo que nem no mais belo dos sonhos podemos imaginar as cores, o sabor e o cheiro que tem tais coisas; onde o trivial feijão com arroz (adorooo!!), mas caviar, trufas suíças e crêppe-suzete. Chique dos chiques!
     O mundo (quase) inatingível da alta sociedade é discriminado e muitos tem um certo preconceito com as pessoas que fazem parte deste universo. Acham-nas falsas, esnobes, que não se preocupam com a realidade além das mansões e dos condomínios de alto luxo, com quem não é prestigiado pelos colunistas, etc. E muitos o são, realmente. Mas, como em todas as esferas da sociedade - até mesmo no meio da classe que acorda às cinco da matina, não conhece nada de nada da vida - tem pessoas boas e más, gente normal com defeitos e qualidades. O diferencial está apenas no brilho dos holofotes que o próprio povo joga sobre eles, dando-lhes uma notoriedade que muitos não merecem. Endeusam quem tem dinheiro, sem que eles façam nada de excepcional para merecer este Olimpo. Carmem Mayrink Veiga veio para provar que dinheiro não é tudo. Tudo é ser Carmem Mayrink Veiga. Que pode perder tudo, menos o estilo, a classe e o glamour de quem perdeu os anéis, mas jamais a pose e dignidade, o orgulho de ser diferente dos demais, a majestade de uma autêntica rainha. De berço.
     Au-revoir para todos que me criticam ou aplaudem. Na próxima quinta-feira, se Deus quizer, aqui estarei. Eu aqui e vocês daí. C'est la vie!
  
                                                                                                                                                                         R. SANFERR, 09.02.2012

a ESFINGE:
     "Se o homem acha que pode se sentir superior e mais importante que os demais, ele deve ter consciência que nunca será pelo que TEM, mas sim pelo que FÁZ. Os bens materiais acabam e são destruídos, ao passo que a sua criação é eterna, ficando para sempre na memória das pessoas, amigos e inimigos, querendo ou não".

                                                                                                                                                                         R. SANFERR, 21.04.1986

     Dando prosseguimento, publico hoje mais pensamentos de minha autoria. Lembro que todos estão devidamente registrados.

"Por que o diplomado e o autodidata não se unem se, acima da guerra de egos e talentos, o mais importante é a competência e qualificação dos dois?" - SANFERR, 01.01.2012

"Quem desdenha de um bom trabalho apresentado, é por que não teve competência de apresentar um melhor no passado e o futuro vai provar que é um profissional desqualificado". - SANFERR, 08.09.2011

"O Brasil é um país rico com cinco herdeiros: a mulata, o samba, o carnaval, o futebol e a alegria do seu povo". - SANFERR, 06.10.1988

"A amizade é um dos mais belos sentimentos que o ser humano tem nas mãos e, geralmente, não sabe valorizar, deixando a traição atrapalhar esta relação que pode abrir as portas da total felicidade entre duas pessoas". - SANFERR, 17.07.2010

"Seja corajoso o bastante para lutar e desistir de, como bom ator, abraçar, beijar e enganar, àquela que, iludida e conformada com seu falso amor e bem querer, finge que é amada só porque você precisa ter a segurança de uma falsa família e casa". - SANFERR, 04.12.1989

"Não mate e nem enterre um grande e verdadeiro amor no seu coração por conta da traição, pois, um dia, a traição é esquecida, a sepultura é aberta e o coração volta a pulsar de tanto amar". - SANFERR, 19.09.1987

"Ser chique não é apenas ter dinheiro. É ter um estilo, personalidade e comportamento". - SANFERR, 20.05.1987

"Tem pessoas falsas, mas tão falsas, que fingem um personagem para sua vida, simpático, agradável e politicamente correto, o qual não condiz com a sua verdadeira política de disfarçar a maldade e o veneno escondidos atrás da falsa imagem". - SANFERR, 17.02.1989

"Nada melhor do que uma pessoa simples e humilde para fazermos uma boa e verdadeira amizade, onde a humildade se fáz presente nos momentos mais simples". - SANFERR, 09.12.2009

"O que é ser chato? É ter personalidade forte, ter opinião própria, não rir quando todos gargalham, não xingar quando todos detratam, não chorar quando todos berram? É não dizer amém quando o certo seria dizer Deus me livre? Se chato é ser verdadeiro, autêntico e transparente, indo na contramão da falta de personalidade e caráter, eu prefiro ser chato". - SANFERR, 08.12.2001

"O rei que pensa que está sentado no trono do saber, sente-se incomodado e ameaçado com o súdito que mostra saber mais que ele". - SANFERR, 12.08.1989

"Mulher feia e inteligente, adora falar mal da bela e burra. Quem ganha?" - SANFERR, 06.08.2000

"Aprenda tudo que puder na escola e saia de lá orgulhoso e preparado para ensinar. Não envergonhado pelo que não conseguiu aprender e mostrar". - SANFERR, 06.09.2000

"O tempo é a melhor resposta para todas as perguntas. O pior é que ele demora a pensar, avaliar e se pronunciar". - SANFERR, O5.02.2012

"Se o homem acha que pode se sentir superior e mais importante que os demais, ele deve ter consciência que nunca será pelo que TEM, mas sim pelo que FÁZ. Os bens materiais acabam e são destruídos, ao passo que a sua criação é eterna, ficando para sempre na memória das pessoas, amigos e inimigos, querendo ou não". - SANFERR, 21.04.1996

"Prefira manter-se isolado da mediocridade mantendo distância da ignorância, do que cercar-se do mesmismo e incompetência". - SANFERR, 04.04.1983

"Personalidade é quem sabe o que quer e não tem medo de se mostrar". - SANFERR, 21.04.2010

"Eu vi o que queria ver aonde não tinha nada para ver". - SANFERR, 09.12.1985

"Sonhei com um dia melhor na minha vida, estudei nas melhores escolas, fiz os melhores cursos, mas na hora que a vida me exigiu qualificação e competência, percebi que não estava devidamente capacitado, além dos títulos e diplomas não ter me premiado com talento". - SANFERR, 01.01.2010

"Nada mais perigoso do que um gay despeitado e assustado com o talento do outro". - SANFERR, 17.09.2001

"Fora o preconceito da sociedade e o desespero das mulheres, o único capaz de compreender a cabeça de um homem... é outro homem". - SANFERR, 06.03.1989

"A solidão é uma sábia conselheira, pois, afastado das péssimas companhias, abraços e sorrisos mais falsos que a hipocrisia das palavras ditas com doçura, podemos observar e avaliar quem são os nossos verdadeiros amigos". - SANFERR, 18.08.2010

"O ser humano é falso até na sua falsa modéstia". - SANFERR, 06.11.2010

"Acredite no que quizer e você conseguirá ser". - SANFERR, 09.08.1987

"A auto-estima de um homem é colocada à prova e nas alturas quando ele sabe que seu trabalho é admirado, reconhecido e valorizado, tendo, sem falsa modéstia, certeza absoluta de sua competência e capacidade". - SANFERR, 18.12.2011

"Não se julgue melhor e superior a ninguém achando que é ou vale alguma coisa, se nem no espelho você consegue enxergar este valor. Muito menos na balança da importância consegue se pesar". - SANFERR, 27.09.2004

"Busquei rosas e só encontrei espinhos. Ofereci amizade e me deram falsidade, além de terem me envenenado e caluniado aos olhos do meu bem amado. Amizade assim até o diabo teria detestado". - SANFERR, 01.02.1988

"As palavras perdem-se no tempo e ao vento. Mas, quando são escritas, perpetuam-se e tem o poder de mudar a direção do vento". - SANFERR, 11.05.2010

"Se estiver à beira de um precipicio, não recuse a mão estendida de quem você pensa ser seu inimigo. O falso amigo pode estender a dele e lhe empurrar no abismo". - SANFERR, 26.06.2010

"A saudade dói como brasa em ferida aberta, mas a felicidade de saber que seu amor está bem, é um bálsamo que alivia tanta dor". - SANFERR, 07.05.2010

"O talento pode demorar a ser reconhecido, mas quando é verdadeiro jamais será esquecido". - SANFERR, 27.04.1999

"Ninguém é santo ou diabo, para ser totalmente bondoso ou maldoso. Os bons e maus momentos da vida é que nos fáz exercitar esses dois lados das ações, humanamente possíveis e aceitáveis". - SANFERR, 30.01.2010

                                                                                                                                                                         R. SANFERR, 09.02.2012





CONTATOS:


e-mail: rsanferr@hotmail.com
           rsanferr@globomail.com
fone(71) 8265.9332
home-pageHTTP://SANFERRPRESS.BLOGSPOT.COM
novo blog:   HTTP://SANFERRARTSCRIPT.BLOGSPOT.COM
                                                         
DOAÇÃO PARA O BLOG
BANCOCAIXA ECONÔMICA FEDERAL (CEF)
AGÊNCIA: 1416 - Relógio de São Pedro (Salvador - Bahia)
CONTA POUPANÇA: 01300099159-3

                                                      P    A     T     R     O     C     Í     N     I     O                                                   



                                             

11 comentários:

  1. Os pensamentos de SANFERR estão causando sensação e polêmica, com as pessoas comentando a veracidade das observações acerca da vida, do dia a dia, do amor e da amizade, entre outros temas. Para quem o conhece de perto, sabe que SANFERR é um observador nato das várias situações e momentos da vida. TONINHO, SP.

    ResponderExcluir
  2. Longe vão-se os tempos que tínhamos prazer em folhear os jornais, já que naquela época não existia internet, para admirar tantas mulheres belas, elegantérrimas, nas festas da alta sociedade. Mulheres como Carmem Mayrink Veiga que brilhava todos os dias nas notícias espalhadas pelos colunistas. Solange.

    ResponderExcluir
  3. LEMBRO QUE MINHA MÃE ERA FASCINADA PELA CARMEM E TAMBÉM TERESA SOUSA CAMPOS. LIA TODOS OS DIAS A COLUNA DE IBRAHIM SUED. BONS TEMPOS AQUELES QUE AINDA PODÍAMOS SONHAR. ALESSANDRA MIRRON.

    ResponderExcluir
  4. Até hj Carmem é lembrada e querida pelas maiores publicações de moda e personalidades aqui na Europa. Uma mulher assim, que mesmo nos dias atuais, quando parece que classe, elegância e cultura não tem mais valor, ainda é lembrada, merece todo o nosso respeito. AURORA, NICE (FRANCE).

    ResponderExcluir
  5. Então, minha gente? Existe alguma dúvida do talento e competência de SANFERR? Sem faculdade de Comunicação (Jornalismo) ele tá dando um show de colunismo. Transita em todas as áreas, fala de todas as personalidades com uma capacidade e competência sem igual. Maria Lúcia.

    ResponderExcluir
  6. E pensar que tem umas por aí que se dizem mulheres, quando temos uma Carmem Mayrinq Veiga da vida... Rarará! A minha cara!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! DB.

    ResponderExcluir
  7. Falar sobre Carmem Mayrink Veiga, Teresa de Sousa Campos, Maria Teresa Goulart, é voltar a um passado belíssimo, glorioso, onde fazia gosto comprar O CRUZEIRO e MANCHETE, grandes revistas da época, para ver tantas mulheres bonitas, cultas e charmosas. Hoje as revistas não tem mais àquela linha de antigamente, quando todos nós tínhamos prazer em saber o que acontecia com estas socialites. O mundo mudou, realmente, e o chic não é mais chic. Estamos mais populares, democráticos, mas em contrapartida perdemos o glamour.
    "Wallace".

    ResponderExcluir
  8. O que é ser elegante, chic e culto?É ter dinheiro e não ter capacidade para entrar e sair dos lugares com glamour, dignidade e cheia de charme? Carmem Mayrink Veiga é uma destas mulheres que fazem frente a qualquer outra, mesmo estando, financeiramente, numa posição não tão confortável assim. Ela sabe como se portar, é um diamante que já veio pronto, devidamente lapidado, sem precisar de nada para brilhar mais do que já brilha. Enquanto ter dinheiro não abre absolutamente porta alguma do high-society nacional, Carmem é sinônimo de bom gosto e presença obrigatória nos maiores eventos da alta sociedade. Mesmo não comparecendo, como ela tem feito últimamente. Tê-la em uma lista de convidados, não é para qualquer um. Uma grande dama, uma mulher de A a z, QUE DÁ ORGULHO A NAÇÃO. Francisco.

    ResponderExcluir
  9. Carmem Mayrink Veiga é A MULHER.
    Rogério, São Paulo.

    ResponderExcluir
  10. ela e inimitavel nunca foi uma ridicula novorich nunca preçisou fazer festa para o cao deestimaçao como tantas ai uma vera loyola da vida perua ridicula velha efeia uma arvore de natal que carmem sempre evitou pois seria constrangedor aela ser fotografada do lado daquela padeira ridicula

    ResponderExcluir
  11. sua filha disse que elas esta presa auma cadeirade rodas quase nao sai decasa nem afestas badaladas que pena paris hilton deveria conheçe la para ver se parade envergonhar afamilia hilton com tantos escandalos

    ResponderExcluir