sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

THE QUEEN OF POP



 
MADONNA.
THE WORLD IS MUCH VAST AS THE VARIETY
OF RHYTHMS, MELODIES ANDA SONORITIES.


     Todos querem, sonham com ele, correm atrás desesperadamente - mesmo sem ter noção do que fazer e, o que é pior, se tem condições de fazer - transformando o impossível em possível, para conseguir (vejam o exemplo atualíssimo dos realitys-shows) o mínimo de sucesso, mas conseguir este sucesso não é fácil. Como é fácil acordar cedo e sair para um trabalho comum, normal, distante anos-luz dele. E mais difícil ainda é permanecer no auge do sucesso por décadas e décadas, comprovando competência e capacidade dia após dia. Além de talento, o extremamente necessário, imprescindível, precisa-se de vários outros itens básicos para esta empreitada dar certo, se conseguir "um lugar ao aol", de destaque no Olimpo dos notáveis: obstinação, sacrifícios, foco e muita força de vontade para guerrear diáriamente contra os inúmeros obstáculos que irão sirgir neste caminho. Um caminho que, diga-se de passagem, é íngreme, cheio de dificuldades, tanto materiais como (principalmente) emocionais. E sem estes itens, a maioria "dá com os burros n'água", afogando-se num mar de desilusão e decepção antes de descobrir a sua verdadeira vocação - se para pescador ou peixe - fascinadas que estão pelo espocar dos flashes, as capas de revistas e as festas tão nababescas como falsas. Em todos os sentidos falando. (Não é à toa que muitas celebridades vivem reclusas, distantes do oba-oba da fama; Greta Garbo, a mais inacessível, temperamental de todas elas em todos os tempos, agia desta forma e foi duramente criticada, mas eu, particularmente, acho que ela estava certíssima).
     Mas, mesmo com quem não tem a fama e vive correndo atrás dela e quem tem (alguns) querendo distância, uma pergunta não quer calar e se fáz necessária nos lábios daqueles que lutam, lutam e não chegam lá: o que será que faltou? Fator sorte ou o destino que simplesmente não sonhou o mesmo sonho, conspirou contra? Talvez a falta de empenho em transformar este sonho em realidade, a falta de determinação de quem não sabe colocar este sonho em primeiro lugar nas suas prioridades, no dia-a-dia dos vários pesadelos que acontece na vida dos simples mortais?
     A história dos famosos ou "quase" famosos está repleta, em todos os segmentos das artes, como dos esportes e até mesmo da política, de fortes candidatos a "futuras celebridades" - muitas chegaram a fazer algum barulho (literalmente falando, no caso destes grupinhos de rebolation, baticum, falta de talento e uma nota só), um sucessinho tão ridículo como inexpressivo, sem futuro a longo prazo, utópico, que os ilude o tempo necessário de fazer seu "pé de meia" e sumir anos depois, meteórico, tiveram seus quinze minutos de fama no imenso relógio da fama eterna) como disse anteriormente, afogaram-se muito antes de chegar à fonte e beber da água tão desejada, saciar a sede chamada sucesso. E sucesso por décadas e décadas. Isto - esta instabilidade entre ter e não ter sucesso - nos fáz parar e pensar que, talvez, aquela velha máxima que "o sol nasce para todos, mas só brilha para poucos", "uns são estrelas cadentes e a maioria decadentes"... Brilham, fazem um barulhinho rápido no seu mundinho medíocre e insignificante, no território do mesmismo e vulgaridade, aplaudidos por uma platéia que daqui a alguns anos não mais estarão ali, e muito menos se lembrarão que um dia estes famosos (?) de ocasião existiram. Platéia esta tão imediatista como extravagantemente consumista, que vive se alimentando e bebendo da "cantada" (e decantada) vulgaridade, a qual - futuramente - levará estes falsos famosos (?) ao túmulo do anonimato e ostracismo, "pagodeando" e "arrochando" sobre a famosa lápide do "aqui jáz o que foi sem jamais ter sido". (Quem viver verá que tenho razão, não estou urubuzando ninguém, verão a total destruição desta fama instantânea, o abandono e desolação que hoje - ridicularmente - chamam de música e dos que se dizem artistas). Infelizmente, como vivemos numa sociedade cada vez mais capitalistas, liberal e democrática (graças à Deus), além de permissiva (que Deus me perdoe!), temos de respeitar o gosto - ou a total falta do nobre bom gosto - convivendo com este velório interminável, onde as famosas carpideiras são os "famosos" que "choram ao pé do caboclo", fazem mandinga para continuar tendo sucesso, mas, sem talento, dado por Deus e não pelas oferendas nas encruzilhadas da vida ao diabo, não tem carreira que consiga se perpetuar... (?)... Se forem espertos, vão treinando desde já o famosésimo "Meu Mundo Caiu", na voz daquela - Maysa Matarazzo - que jamais iria ouvir ou muito menos aplaudir tanta barbaridade musical.
     Mas, como toda regra tem excessões (raríssimas, mas tem), tanto aqui na boa terra berço de artistas magistrais (Bahia), como em todo o Brasil e no resto do mundo, temos verdadeiros artistas. E artistas que vieram para ficar na nossa memória, os quais um dia nos deixarão, mas serão eternamente reverenciados (merecidamente) por suas obras inimagináveis, de altíssimo valor artístico. Artistas como Madonna Louise Veronica Ciccone, nascida em Baby City (Michigan, EUA) em 16.08.1958, a rainha do pop de todo o planeta e (quiçá) de todos os tempos. (Se o nosso bem produzido Festival de Verão Salvador a convidasse, tirando uns poucos merdinhas que se apresentam, o sucesso seria mais estrondoso, a nível de qualidade, do que já é). Esta, sim, uma verdadeira "assombração" na música universal, a qual, desde sempre alucinada (e obstinada) pelo sucesso, para mostrar seu talento, correu atrás, lavou pratos e copos para hoje dizer que sonhou e realizou. Veio e venceu com empenho, sacrifícios e foco. Madonna é o exemplo vivo que fazer sucesso não é fácil, mas é possível, vale a pena lutar, quando se tem o que mostrar, provando dia a dia que tem capacidade para chegar - e permanecer para sempre - no topo.
     Madonna ou "La Pietá" da música internacional?
     Pra quem já vendeu mais de 300 milhões de discos, é considerada a maior estrela de todos os tempos depois do Beatles e a segunda mais vendida nos EUA depois de Barbra Streisand, qualquer comparação é lógica. Sua histórica de vida é (quase) uma tragédia. A mãe morreu de câncer aos 30 anos, em 1963. Madonna, juntamente com seus seis irmãos, foi criada nos subúrbios de Detroit, Pontiac e Rochester Hills. Sua formação (?) escolar aconteceu - ou não terá sido ela que fez acontecer? - no St. Frederick's e St. Andrew's, depois indo para o West Midde School, onde era considerada uma boa (e bota boa nisso!) aluna. Não é à toa que levantava a saia durante as aulas para os meninos ver sua calcinha. Os anos passaram, a saia foi cada vez mais levantada - tanto que, em 1978, por necessidade financeira, posou nua a 25 dólares - e a aluna prodígio (em sacanagem) transformou-se na boa, literalmente falando, cantora, a pop-star Madonna. Suas canções são ouvidas até hoje. Pérolas (e diamantes) do valor de Like a Virgin, Papa Don't Preach, Like to Tell, Like a Player, Vogue, e bota mais jóias neste currículo. Os filmes também fizeram sucesso em todo planeta, a exemplo de "Procura-se Susan Desesperadamente" (1985), mesmo ano que se casou com o ator Sean Penn. União esta que - para variar - não demorou muito tempo. (Será que ele não aprovou a cor da calcinha dela?)...
     Por tudo isso, pode-se reafirmar que fazer sucesso não é mesmo nada fácil. Não são raros os exemplos de pseudos-artistas que,. sem saber aonde (e como) se colocar, vão correndo expressar sua "arte" (?) no lugar que eles próprios se acham mais capacitados, bem situados e à vontade: o vaso sanitário. Cabe aos demais fechar a porta para o mau cheiro não exalar e puxar a descarga para o "talento" do suposto artista (?) ir fazer sucesso em outro lugar. Ou seja, os esgotos da notoriedade momentânea, nos quais a "obra" vai desaparecer tão rápidamente como surgiu. E assim caminha a humanidade. Ou não será vulgaridade?
     Au-revoir para todos que me criticam ou aplaudem. Na próxima quinta-feira (hoje é uma excessão), se Deus quizer, aqui estarei. Eu aqui e vocês daí. C'est la vie!

                                                                                                                                                                                            R. SANFERR, 27.01.2012

a ESFINGE:
     "Não se deve perseguir ou muito menos deixar de dar oportunidade a quem cometeu um erro. Sem chances, mais erros serão cometidos e as prisões ficarão lotadas".

                                                                                                                                                                                             R. SANFERR, 16.03.1984

de SANFERRPRESS para todos os leitores e colaboradores (patrocínios, doações):
     Pela primeira vez, por motivo técnico, a coluna não foi publicada ontem. Mil desculpas à todos os leitores!
     Deplorável, degradante e revoltante o que aconteceu no último domingo (dia 22) no bairro do Pinheirinho, em São José dos Campos (SP). Como temos coragem de tratar bem os animais - e é justíssimo todo o bem que façamos aos nossos queridos bichinhos - se tratamos nossos irmãos, os ANIMAIS RACIONAIS, com total desrespeito, humilhação e constrangimento? Como bichos? Inadmissível! Ultrajante!
     Eu sempre falo que - além dos talentos bundantes - a boa terra (bahia) tem muitos bons artistas, com talento abundante, distante anos-luz das m... que os pseudos-"artistas" de uma nota só, de ocasião e sem noção, "criam" (?). Estamos na torcida para que a estatueta do OSCAR venha para a Bahia. Provaremos assim, mais uma vez, que temos os neurônios no devido lugar e não, ridicularmente, abaixo da cintura, nos quadris.


"Um dos grandes males da humanidade é a falta de fidelidade a Deus, de quem, para obter previlégios materiais, riqueza e sucesso, ajoelha-se nos templos orando, para em seguida professar a fé no demônio, traindo e profanando O Criador". - SANFERR, 20.05.2000

"É inaceitável a distância entre ricos e pobres, brancos e negros, heteros e gays... Devemos, sim, diminuir a força dos preconceitos". - SANFERR, 08.04.2009

"A história da humanidade é a prova cabedal que a traição e falsidade sempre fez história". - SANFERR, 06.09.2002.

"Não se julgue melhor. Ensine a ser o máximo". - SANFERR, 19. 08.2003

"O perfume é para ser usado discretamente como complemento ao odor natural da pessoa elegante. E não como um abre-alas carnavalesco, um festival de cheiros, tornando-a vulgarmente deselegante". - SANFERR, 17.04.2010

"O amor não tem idade. Mas o sendo de ridículo já pediu aposentadoria ao sem noção fáz tempo, cansado do velho correr atrás do novo". - SANFERR, 16.01.2012

"Frango novo com galinha velha, só quer encher o papo e depois fugir da panela". - SANFERR, 04.01.2012

"Certos amores são construídos nos alicerces do interesse, traição e oportunismo". - SANFERR, 17.09.1998

"Prove o que sabe. Não diga o que não sabe". - SANFERR, 17.09.1985

"Ah, inteligência! Por que tu é mais madrasta do que mãe? Fecha a cara para alguns e gargalha para outros?" . - SANFERR, 08.04.1982

"Só gostamos de trabalhar quando trabalhamos naquilo que gostamos". - SANFERR, 21.09.1999

"Por que geralmente as pessoas não sorri quando se olha no espelho? Por que só vê o que não quer". - SANFERR, 17.05.2005

"Talento é um bilhete de loteria premiado que somente pouquíssimos previlegiados tem a sorte de ganhar". - SANFERR, 06.12.2003

"O ego e a modéstia são inimigos mortais. Quando um chega, o outro sai". - SANFERR, 27.02.2002

"Vagabundo é quem passa o tempo inteiro ocupado e não cria nada de útil para marcar sua passagem pelo mundo". - SANFERR, 16.09.2001

"O trabalho é o único bem que o pobre tem para atestar sua dignidade". - SANFERR, 25.12.1981

"Nada como ter talento e incomodar, mesmo que os incomodados morram de raiva em silêncio. Por se ter talento, tem-se inteligência e sensibilidade para notar". - SANFERR, 20.11.2011

"Não se deve perseguir ou muito menos deixar de dar oportunidade a quem cometeu um erro. Sem chances, mais erros serão cometidos e as prisões ficarão lotadas". - SANFERR, 16.03.1984

"Está faltando cultura  e muitos com dificuldade cada vez mais de se expressar por ter preguiça e ler cada vez menos". - SANFERR, 19.09.1999

"Amigo verdadeiro é aquele que se fáz presente no desespero, quando você não tem nada e não quando você está decente e tem tudo". - SANFERR, 06.08.2011

"Ética é ser execrado, massacrado, e manter-se sempre elegante, decente e educado sem descer do salto". - SANFERR, 21.11.2007

"Homem que é homem não fica se afirmando à toda hora. Ele o é sempre". - 11.02.2008

"O estudo abre todas as portas. E talento escancara a principal delas: a da frente". - SANFERR, 17.05.2011

"O bom do sonho é sonhar. E realizar". SANFERR, 20.04.1982

"Áquela que ontem às claras e nas assembléias chamava de amigo, hoje disfarça e lhe taxa como bandido para seus inimigos no escuro da praça. Falsa e dissimulada, tem medo de cair em desgraça em todos que saíram de sua graça e foram expulsos da sua casa". - SANFERR, 24.07.2010

"Quem deve sabe que deve, mas pede ao credor que espere, pois devedor morto a nenhuma das partes serve. Antes tarde para o devedor saldar do que cedo para o credor se agoniar". - SANFERR, 03.10.1979

"O homem é bom na sua essência. O problema é que nem todas as essências são boas". - SANFERR, 02.10.1979

"Deus sabe o que fáz. E o ser humano mais ainda o que desfáz". - SANFERR, 04.02.2009

"Por mais que o coração diminua a distância, a localização geográfica atrapalha e muito". - SANFERR, 20.04.1989

"Cuidado com quem lhe tráz falsas notícias da vida alheia. Pode estar levando e aumentando todas as suas novidades". - SANFERR, 29.07.2010

"Por ser mais esclarecido que os demais, você é mais odiado que as pessoas normais". - SANFERR, 24.06.2010

"Não pode existir débito material se o seu credor está em divida com a sua honra e moral". - SANFERR, 19.08.2010

"Se criticar fosse boa coisa, o crítico gostaria de ser criticado". - SANFERR, 31.05.2010

"Aquele que acusa o outro injustamente, é por que tem cara-de-pau para não citar os próprios defeitos de sua moral". - SANFERR, 21.09.1984

"Como seria bom que o tempo parasse no tempo para que nós tivessemos tempo de mudar o tempo do calendário de nosso tempo". - SANFERR, 18.9.1982

"Muitos passaram pela história da humanidade sem ter tido a oportunidade de mostrar suas estórias". - SANFERR, 21.9.2004

"Um erro, dois erros, mas não cometa o exagero de acusar o outro por mais de dez erros. Errar é humano e denunciar erradamente desumano". - SANFERR, 07.08.2008

"Descanse bastante depois da batalha perdida, para adquirir sabedoria e ganhar forças para vencer a guerra". - SANFERR, 17.12.1987

"Os ignorantes e atraem e fazem do mesmismo convidado de honra na reunião da mediocridade para discutir o indiscutível". - SANFERR, 20.08.1999

"Amar é ter orgulho de quem nos ama. E não vergonha de quem nos acompanha". - SANFERR, 27.09.2011

"Burrice é continuar dando murro em ponta de faca ao lado de uma companhia que jamais terá a faca e o queijo para cortar e assim a vida melhorar". - SANFERR, 01.08.2001

"A mulher inteligente ensina o homem a ser gente. E não a lavar prato, passar dificuldades e viver no burralho". - SANFERR, 07.04.2000

"Toda profissão é digna e nobre. Mas, com uma crítica e o incentivo ao estudo, pode-se tomar novo rumo e conseguir uma melhor ocupação". - SANFERR, 01.05.1989

"Amigo verdadeiro é aquele que a distância e o tempo não fáz a amizade com o esquecimento". - SANFERR, 31.12.2011

"Se tudo que você disser for pérolas jogadas aos porcos, saia correndo deste chiqueiro antes que a sujeira dos animais manche a sua inteligência". - SANFERR, 17.04.2005

"Escolha seus amigos, não deixe que eles escolham você. Senão correrá o risco de fazer péssimas amizades". - SANFERR 16.06.2010

"Prefira ser amigo e sincero com apenas um, mas jamais falso como dezenas o são. A verdade pode ser filha única, como a traição tem vários irmãos". - SANFERR, 26.4.2010

"O ser humano é para ser respeitado, admirado e amado. Pena que o pobre das calçadas e sinaleiras não sejam considerados humanos". - SANFERR, 16.03.2009

"Seja verdadeiramente cristão na solidão dos seus belos pensamentos e orações. E não no alarde das ações dos falsos cristãos". - SANFERR, 16.3.2009

"O amigo verdadeiro, mas distante, não nos esquece e um dia procura. O falso, sempre presente, todos os dias fáz com que esqueçamos o outro". - SANFERR, 16.09.2001

"Um verdadeiro amigo pobre nos ama e quer abraçar. Ao contrário do falso e rico que quer nos humilhar". - SANFERR, 06.08.1983

"Não faça de sua vida um vale a pena ver de novo diário. Deixe de ser burro e otário, fazendo ela valer a pena ao lado de quem lhe transformará num alto dignatário". - SANFERR, 19.07.1989

"Um grande homem se distingue do pequeno pelas obras grandiosas que vai deixar e não por aquelas que o outro jamais realizará". - SANFERR, 04.06.2000

"Sabe qual é o grande erro do invejoso? Olhar-se no espelho e admirar dia após dia toda sua incompetência e insignificância". - SANFERR, 22.02.1988

"Não perca tempo desejando mal ao seu inimigo hoje, se o futuro só quer o bem dele". - SANFERR, 14.11.2010

"Mantenha distância de quem não tem nada a oferecer para aprimorar sua inteligência. Do contrário, seu futuro será com uma cangalha nas costas". - SANFERR, 21.10.1984

"A solidariedade não é um palco que necessita dos holofotes da notoriedade para brilhar e se fazer notar". - SANFERR, 20.07.1988

"A hipocrisia fáz estardalhaço da falsa simpatia, chama todos de amor, mas no fundo do coração só tem ironia e desamor". - SANFERR, 19.08.2008

"Não negue a mão para tirar o outro do buraco. Nas voltas que a vida dá, amanhã outra mão certamente vai lhe empurrar num precipício". - SANFERR, 13.12.2001

"O dinheiro que está hoje em suas mãos, amanhã vai estar sob os pés daquele que você humilhou, o qual não irá ver sua mão estendida pedindo esmola". - SANFERR, 06.05.2006

"O olhar de sua companheira pode não ser de uma parceira e amiga. Mas sim de uma feiticeira e inimiga". - SANFERR, 09.03.2007

"Não pense que fáz uma pessoa inteligente de boba, pois o trouxa que está sendo enganado é você". - SANFERR, 09.12.2011

"Tem insensatos que se entregam ao diabo para conseguir fama e riqueza, esquecendo-se de pensar com sensatez que na hora H não irão aceitar o alto preço que o maldito irá lhes cobrar". - SANFERR, 20.04.1986

"O destino do homem não está na palma de sua mão. Mas na mão que sabe construir um belo destino". - SANFERR, 29.09.2010

"A esposa é uma benção de Deus, uma graça na vida do homem. Mas a esposa que não empurra o homem para um bom futuro é praga, uma verdadeira desgraça". - SANFERR, 17.07.1989

"A sua vida pode estar cansativa, um tédio e repetitiva, sem perspectiva de melhorar. Dê um jeito nela levantando a cabeça, arregaçando as mangas e partindo para realizar o que seu coração mandar". - SANFERR, 27.11.2011

"O que você está querendo da vida, pode ser o que a vida não está querendo pra você. Faça um acordo com ela e mostre a força do seu desejar". - SANFERR, 01.02.1994

"O preço pode ser alto demais se o orgulho não deixar você barganhar". - SANFERR, 09.12.2004

"Você pode falar calado com um simples olhar". - SANFERR, 21.02.2009

"Não espere a oportunidade chegar. Simplesmente faça ela se apressar". - SANFERR, 04.09.2010

"Diga adeus ao passado de dificuldades e corra atrás de quem pode lhe propiciar um futuro com facilidades". - SANFERR, 04.01.2012

"O amor não vê a sabedoria da razão, mas sim o romantismo do coração". - SANFERR, 04.10.2009

"O homem tem o dever de tratar a mulher bem, senão a vida vai se achar no direito de lhe tratar mal". - SANFERR, 20.08.1993

"Não perca tempo odiando. Aproveite seu tempo perdoando e amando". - SANFERR, 17.07.1995

"O estado normal de uma pessoa não é o mesmo da outra". - SANFERR, 18.08.1997

"Muitos que falam em oração e perdão às multidões, esquecem de rezar quando estão só e odeiam no silêncio de sua falsidade". - SANFERR, 24.09.1999

"A mulher é uma herança incalculável na história da humanidade". - SANFERR, 06.09.2000

"Muitos menosprezam, discriminam e ridicularizam as prostitutas, esquecendo-se que dorme ao lado de uma". - SANFERR, 20.11.1984

"Muitos são trabalhadores durante o dia e vagabundos durante à noite. Sob à luz do sol proclamam um falso caráter, mas a lua testemunha os atos que atestam seu caráter verdadeiro". - SANFERR, 02.02.1991

"Quem mais fala em verdade, honestidade e dignidade, é àquele que mais mente, esconde a desonestidade atrás da falsa máscara de bom sujeito e comete as piores indignidades longe dos olhos de quem tem como um bom cidadão". - SANFERR, 21.07.1995

"Eu não preciso de falsas amizades e péssimas companhias. O que necessito, e muito, é da verdadeira amizade de Deus e que A companhia d'Ele nunca me falte". - SANFERR, 04.06.2010


                                                                                                                                                                   
                                                                                                                               R. SANFERR, 27.01.2012



 CONTATOS:

e-mail: rsanferr@hotmail.com
           rsanferr@globomail.com
fone(71) 8265.9332
home-pageHTTP://SANFERRPRESS.BLOGSPOT.COM
novo blog:   HTTP://SANFERRARTSCRIPT.BLOGSPOT.COM
                                                         
DOAÇÃO PARA O BLOG
BANCOCAIXA ECONÔMICA FEDERAL (CEF)
AGÊNCIA: 1416 - Relógio de São Pedro (Salvador - Bahia)
CONTA POUPANÇA: 01300099159-3

                                                      P    A     T     R     O     C     Í     N     I     O                                                   


quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

A FÉ, A PALAVRA E SUCESSO




                                                  LUIZ PAULO HORTA.
SEU ALIMENTO SE CHAMA CULTURA E A FÉ QUE TRANSFORMOU
SUA VIDA EM DIAS DE VITÓRIAS.


     Atípicamente, hoje começo o artigo por onde geralmente termino, ou seja, com um pensamento de minha autoria, dentre as centenas - bons ou ruins - que escrevi ao longo de minha vida. Diz o seguinte: "Se as pessoas lessem mais o que presta, ouvissem menos o que não presta, desta tragédia estariam livres: mediocridade, vulgaridade e irracionalidade". Resumindo, ler é o melhor remédio para todos os males, principalmente o mesmismo, a falta de criatividade e objetividade dos dias atuais. O livro, por pior que seja - se bem que todos são bons, aproveitáveis, menos os pornográficos, of course! - deve ser um item de primeiríssima necessidade em nossa casa. Hoje, na era internet, bons textos podem ser acessados nesta mídia poderosa. Numa casa pode faltar tudo (dependendo do momento, até o alimento), menos uma boa leitura, a qual, ao contrário da comida - que vai se parar em local adequado depois de consumida - alimentará o espírito por todo o sempre, sendo digerida eternamente sem se perder nos esgotos da falta de inteligência. Ler, ler, e ler sempre - assim como estudar - nunca é demais; mesmo bula de remédio, jornal velho ou panfleto de rua. A cada dia é um novo conhecimento. Esta é a palavra de ordem para quem quer SER alguém na vida, não dar valor somente ao TER e muito menos VER sua total falta de conhecimento escoar pelo ralo do desconhecimento. Como já disse o grande Fontoura Xavier, "Pobres... num só colchão podem caber uns três. Mas o maior império é pouco pra dois reis". Lógicamente, o homem das grandes frases não estava se referindo aos pobres de bens materiais. (Se é que me entendem!).
     Se o problema for escolher o que devemos ler e aprender, temos milhares de títulos ao nosso dispôr, para todos os gostos - e bolsos, óbviamente, já que, infelizmente, a cultura em nosso país é carésima - nas prateleiras das livrarias. E quem não pode comprar, simplesmente aluga (?) nas bibliotecas. Obras históricas, filosóficas, biografias, romances, obras de ficção ou não, enfim, produtos dos mais variados estilos, para quem quer se alimentar de (sábias) palavras, saciando a fome de cultura. Além dos títulos que me fogem à memória neste exato momento, posso recomendar, por exemplo, "O Apanhador no Campo de Centeio" (J. D. Salinger), "O Mundo Explicado por J. S. Spivel" (Reif Larsen), "Cavalos Roubados" (Per Petterson), "Esse Inferno vai Acabar" (crônicas de Humberto Werneck), "Churchill" (Paul Johnson), "Um Quarto para Ela" (Helen Garner), "Comer, Rezar e Amar" e "Comprometida" (Elisabeth Gilbert), "O Discurso do Rei" (Mark Logue e Peter Conrad), "Ágape" (pe. Marcelo Rossi), "Diário de uma Paixão", "Querido John", "O Milagre", "A Última Música" (Nicolas Sparks), "O Pequeno Princípe" (Antoine De Saint-Exupéry, clássico dos clássicos), "A Guerra Civil na França" e "O 18 de Brumário" (Karl Marx), "Quem Pensa Enriquece" (Napoleon Hill), "Nunca Desista de Seus Sonhos" (Augusto Cury), "A Revolução Brasileira" (Caio Prado Jr.), "Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil" (Leandro Narloch e Duda Teixeira), e por aí vai, sem precisar, óbviamente, mencionar os clássicos - e os bem classificados autores - brasileiros que todos nós conhecemos, admiramos e não cansamos de ler jamais. Autores de talento, os quais criam uma literatuda sem igual, ao contrário de outros criadores (?), em outra arte milenar - a música - que classificando suas "obras-primas" como (argh!) arrocha e pagode (não o autêntico, oriundo do verdadeiro e bom samba), nos dá vontade de vomitar depois de sentirmos o estômago embrulhado com tamanha ignorância, incompetência e vulgaridade artística. (Coisas de quem não sabe rimar com elegância e criatividade, confundindo o O com o fundo do copo).
     Mas, voltando ao assunto (boa) arte e literatuda, nós, brasileiros, temos autores - de ontem e de hoje - que nos enchem de orgulho por saberem o que fazem, onde tem o nariz e plena convicção das palavras que colocam no papel - o qual, graças à Deus, não é higiênico - comprovando um talento reverenciado mundialmente. Ler é saber, e quem tem o saber, tem poder.
     Autores como Luiz Paulo Horta, carioca, nascido em 14.08.1943. Fascinado pelas letras, ele abandonou o curso de Direito para seguir o Jornalismo. Começou no Correio da Manhã em 1963, passou pelo jornal do Brasil e trabalha até hoje em O Globo, onde é editor e crítico de música. Em 1986, fundou a seção de Música do MAM, no Rio de Janeiro. Durante dois anos (2000 e 2001) dirigiu cursos bíblicos no Centro Loyolla, da PUC (Pontíficia Universidade Católica), também no Rio. Sétimo ocupante da cadeira 23 na Academia Brasileira de Letras, sucessor de Zélia Gattai - a mesma cadeira que pertenceu a Machado de Assis - Luiz Paulo é autor de "Villas Lobos, Uma Introdução", "Música das Esferas", "Sete Noites com os Clássicos", "À Procura de um Canone", etc. Recebeu alguns prêmios, dentre os quais, Padre Ávila de Ética no Jornalismo e Medalha do Inconfidente, de Minas Gerais.
     Um homem assim, culto e talentoso, além da fé que possui provada com o estudos da Bíblia em sua casa, depois de passar por um período de extrema dificuldade, só podia nos presentear com o recente "A Bíblia: Um Diário de Leitura". Segundo palavras dele, "a Bíblia não é um texto teórico e sim um intenso diálogo". Ele é exemplo vivo que a leitura é um bem mais do que necessário para formar homens com futuro e não sem futuro, numa sociedade atual onde se alardeia o desprezível e fáz-se questão de não citar o intelígivel"... (?)...
     Nossos neurônios, assim como o corpo, precisam de alimento e a dieta indicada são palavras. E palavras que produzam nutrientes chamados conhecimento, cultura e sabedoria; não a porcaria que eles (os neurônios) ouvem e vomitam envergonhados com a nossa falta de discernimento para engolir o bom e o péssimo alimento. No Brasil, terra de grandes escritores, "marcas" (nomes) se atropelam dia após dias numa frequente e ininterrupta (boa) fase de criação. Provamos assim que - apesar do mesmismo, da (será?) falta de capacidade de algumas pessoas para se alimentar do bom, imprescindível - somos um país de intelectuais de sucesso em todas as artes, até mesmo na música. (Tirando, óbviamente, os descompreendidos e analfabetos que desonram e prostituem nossos ouvidos, envergonhando até mesmo os próprios pais quando o desconfiômetro falha e se acham no direito de "soltar a voz", literalmente falando, nos programas de rádio e televisão).
     Leitura e música, assim como dança e (boa) música, se completam, pois nada mais divino do que ler um livro ouvindo uma música de qualidade. Alguns destes intelectuais, como os imortais José Sarney e João Ubaldo Ribeiro, além do sociólogo Fernando Henrique Cardoso, serão homenageados nesta coluna. Através da Academia Brasileira de Letras, a maioria já conhece o blog e a coluna SANFERRPRESS.
     Desde Machado de Assis, passando por José de Alencar, Eça de Queiróz, Jorge Amado, Cora Coralina, Clarice Linspector, Dias Gomes, Ferreira Gullar, Augusto de Campos, Rachel de Queiróz, Guilherme de Almeida, Casemiro de Abreu, Olegário Mariano, Aloísio de Castro, Olavo Bilac, Guerra Junqueira, Hermes Fortes, Guimarães Passos, Guimarães Rosa, Félix Pacheco, Amadeu Amaral, Antonia Bastos, Castro Alves (o maior literato baiano de todos os tempos), e mais, mais, mais, temos personalidades que vieram para somar inteligência, provar talento, criar cultura e não desenorar o Brasil. Personalidades relevantíssimas na nossa vida cultural. Se a Inglaterra teve - e tem até hoje como referência - William Shakespeare, somos conterrâneos de Érico Veríssimo, Ariano Suassuna, Mário Prata, Maria Adelaide Amaral, João Cabral de Mello Neto, Bernardo Carvalho, Rui Barbosa, e todos os imortais de ontem, hoje e sempre. A turma que não atesta com um diploma o que sabe. Grande parte deles aprendeu com o básico do ensino e atesta no papel escrevendo sua competência, merecendo saciar-se no banquete na mesa dos deuses da criação artística.
     Au-revoir para todos que me criticam ou aplaudem. Na próxima quinta-feira, se Deus quizer, aqui estarei. Eu aqui e vocês daí. C'est la vie!

                                                                                                                                                                                 R. SANFERR, 19.01.2012

a ESFINGE:
     "Nada melhor para nosso ego do que admirar e ter orgulho do trabalho e talento de quem amamos".

                                                                                                                                                                                 R. SANFERR, 27.09.1984

     Dando continuidade - obrigado pela dezenas de e-mails recebidos elogiando ou criticando - publicarei mais pensamentos.
     Não custa relembrar que todos estão devidamente registrados.

"A mediocridade senta na porta para, triste e desolada, ver a vida passar sem perspectiva de um futuro bom; a inteligência abre a porta para dar passagem a oportunidade, enquanto o talento e a cultura, confortávelmente recostados na cadeira, esperam a chegada do futuro que irá lhes trazer muitos presentes em forma de dias de glória". - SANFERR, 19.09.1989

"O ser humano é infeliz e sofre por que não sabe transformar a triste e desbotada aquarela que é a sua vida numa tela grandiosa e valiosa, pintada com as cores da fantasia, numa moldura dourada construída pelo querer é poder". - SANFERR, 13.07.2002

"Deixe de ser um reles segurança, sem valor, sem importância e sem esperança de dias melhores, e busque algo à mais no futuro, assegurando-o com valor e importância". - SANFERR, 07.05.1986

"A mulher inteligente dá nó em pingo d'água e engana até serpente". - SANFERR, 18.08.2010

"Certos futebolistas nos dão muito orgulho quando usam os pés e envergonham mais ainda quando usam a língua". - SANFERR, 06.09.2003

"Antigamente as prostitutas rebolavam e eram pagas com jóias. Hoje são os prostitutos que requebram nas festas à troco de nada, vendendo-se na feira da indecência a preço de banana". - SANFERR, 16.09.2000

"Não tenha pressa. Nade na maré mansa e aguarde o maremoto chegar de repente na praia da sua vida". - SANFERR, 16.05.2011

"Escrever pensamentos não é para um maluco qualquer. É para doido que tem paciência de parar, observar e pensar sobre as loucuras da vida". - SANFERR, 19.12.2009

"Tem certos homens que já nascem desprezados pela sorte e esculhambados com a esculhambação que é a sua vida, batalhando e sofrendo por nada, no mesmismo do dia a dia que não irá lhe levar a ter nenhuma grande realização". - SANFERR, 21.06.1989

"Não desista de lutar por um grande amor atrás da felicidade, se na batalha diária você tem ao lado o que lhe trouxe a infelicidade". - SANFERR, 13.03.1985

"Continuar no erro por aparência é deficiência de caráter". - SANFERR, 13.10.2010

"Se o seu inimigo é mais competente que você, fazer o que? Dê o braço a torcer". - SANFERR, 02.08.1983

"Não deixe que o orgulho, a incompreensão e o mal entendido enterrem no seu coração a oportunidade de explicar o que não foi dito". - SANFERR, 07.09.1992

"Mande o orgulho embora, abra os braços para a felicidade e abrace o sonho que vai se transformar em realidade". - SANFERR, 06.02.2010

"Hoje em dia entrar na universidade é passar pela peneira furada da falta de qualidade do vestibular. Os buracos são tão largos como estreita é a capacidade de quem passa". - SANFERR, 21.07.2004

"Não se julgue infeliz, enquanto houver alguém lembrando da saudade que você deixou". - SANFERR, 26.05.1985

"Não julgue os atos alheios se não conseguir se colocar no lugar da outra pessoa". - SANFERR, 24.12.1986

"Nunca diga que era feliz e não sabia. Você deveria saber quando era feliz". - SANFERR, 08.08.2008

'A internet é a vitrine do talentoso. Logo chegarão os interessados para comprar". - SANFERR, 21.12.2011

"Quem é capaz de destruir a vida de alguém para se dar bem no amor, certamente vai destruir a vida do novo amor quando aparecer outro alguém". - SANFERR, 17.04.2000

"Felicidade é saber-se amado por quem nos dá orgulho de existir na nossa vida. Isso é tudo para desejar e ser desejado". - SANFERR, 03.01.2010

"O dia de hoje pode ser incompleto, se o de ontem o orgulho não deixou você completar". - SANFERR, 06.12.2010

"Não julgue a moral alheia, se ela ainda não lhe foi apresentada". - SANFERR, 17.08.1984

"A saudade é uma doce lembrança do passado que um dia foi presente em nossa vida". - SANFERR, 18.05.2003

"Nada melhor para nosso ego do que admirar e ter orgulho do trabalho e talento de quem amamos". - SANFERR, 27.09.1984

"Não perca tempo lutando com sua rival. Mostre que você é melhor que ela, o seu futuro será brilhante e o dela igual ao de sempre: nada". - SANFERR, 21.07.1986

"Eu amo o que faço. E vou me odiar se deixar de fazer". - SANFERR, 17.01.2012

"O meu diploma é o papel onde coloco o pouco que sei. Quem lê é que diz que é muito". - SANFERR, 06.09.2011

"Empresário não é esperto e muito menos inteligente. Dá primazia ao diploma e esquece da competência, do talento. Porisso tantos problemas com a concorrência". - SANFERR, 16.08.2009

"Não diga ao patrão que quer ganhar mais. Mostre o máximo que pode fazer". - SANFERR, 16.07.2008

"O bom e talentoso jornalista não se comprova com o diploma. Mas com a atitude que ele toma, o estilo ao escrever, atestando um jeito único e inimitável de ser". - SANFERR, 17.01.2007

"O desvio de caráter poderia ser apontado, criticado e julgado, se você soubesse o que é isso". - SANFERR, 16.06.2010

"Vergonha não ficou para muitos. Apenas alguns poucos desprevilegiados na sociedade". - SANFERR, 17.04.1982

"A capacidade e qualificação de alguns futebolistas parece que não tem força para subir além dos pés. Estaciona lá embaixo e a bola da cabeça não acerta um gol sequer na trave da linguagem". - SANFERR, 17.05.2011

"O sonho de todo vestibulando é galgar os degraus para o sucesso profissional e colocar um dia o diploma na parede. Mas, infelizmente, do jeito que o ensino superior está capegando, se torna pesadelo, caindo antes de alcançar o último degrau. Sem falar no prego não aguentar o peso da falta de capacidade do diploma para se segurar, fazendo o mesmo cair no buraco da ilusão". - SANFERR, 01.02.2009

"Se a raiva animal é tratada com a morte, o que poderá ser feito com a humana? O despeito manda cavar uma sepultura coletiva". - SANFERR, 17.08.2002

"É incoerente dizer que a mulher é o sexo frágil e o homem forte. Ela não foi criada da costela de Adão e ele não foi feito do barro? Então? Quem é o mais forte? O osso ou o barro?" - SANFERR, 13.12.1989

"Mude a sua vida antes que seja tarde demais e dela futuramente você tenha vergonha de a ter vivido". - SANFERR, 05.01.2012

"Continuar no erro é não desejar ter um pouco de sossego". - SANFERR, 16.06.2010

"Acordar pela manhã e encarar logo de cara o que ontem foi um sonho e hoje é um pesadelo, não tem quem aguente tanto desespero". - SANFERR, 03.04.1987

"Viver junto é alegria no início, angústia algum tempo depois e arrependimento quando se conhece a pessoa, olha para ela e não vê um futuro bom". - SANFERR, 16.09.1988

"Todos se dizem honestos, corretos e alguns realmente o são. Outros são honestíssimos com a total falta de correção na sua falta de caráter". - SANFERR, 13.06.1987

"O intelectual é como um ermitão, isolado do mundo numa montanha de livros, papéis e conhecimentos, que somente a sua imaginação sem limites pode vislumbrar". - SANFERR, 16.03.2011

"A fé remove montanhas, o amor constrói o impossível e uma paixão arranca o último tostão". - SANFERR, 30.10.2002

"Mulher, sinta-se uma gata. Mas não uma gata parideira".- SANFERR, 21.09.2008

"Pensar pe um dever de todos. E direito de poucos". - SANFERR, 31.12.2008

"O homem se acha o maior, o máximo, quando sai de mãos dadas com a mulher. O que ele não sabe é que outro, às suas costas, alisa outras partes dela". - SANFERR, 18.11.2010

"O ciúme é péssimo em quem sente. Mas o tapa em quem recebe é pior ainda". - SANFERR, 18.120.1981

"O máximo da elegância é transformar o pouco que se tem num figurino charmoso, elegante. E o máximo da deselegância é transformar o muito que se tem num figurino de palhaço". - SANFERR, 17.04.1988

"Se quando morremos levamos apenas a alma, por que dar mais valor ao corpo que irá apodrecer, virar pó?" - SANFERR, 04.11.1980

"O esporte preferido do medíocre é criticar e invejar àquilo que o talentoso possui: a taça que ele não foi capaz de conquistar". - SANFERR, 23.12.1986

"Prefira chorar por um bom filho sepultado, mas não pelo marginal vivo". - 15.01.2001

"Tenha o nome limpo não somente no serviço de proteção ao crédito dos homens. Mas na proteção e créditos do Senhor". - SANFERR, 21.12.1985

"Perdoar é necessário. E quem não sabe perdoar não é necessário aos olhos do Senhor". - SANFERR, 21.06.2010

"Uma cobra cascavel é menos letal do que a língua de uma pessoa falsa e traidora". - SANFERR, 29.07.2010

"Feche o coração para a mágoa e abra os olhos para o perdão". - SANFERR, 15.02.2001

"Quem ri muito da desgraça alheia, esquece de chorar por seus infortúnios". - SANFERR, 18.09.1991

"A mulher se perfuma para os homens. Mas se veste para as outras". - SANFERR, 18.08.1983

"Por um novo amor, o homem fica maluco, mete os pés pelas mãos e despreza quem lhe tirou do buraco das aflições e desespero. Depois, a doideira recomeça quando ele encontra mais um novo louco amor". - SANFERR, 16.12.2004

"Orgulho na medida certa dignifica o caráter do homem". - SANFERR, 19.01.1985

"Quem não quer mais nada com o outro, tranca-se em silêncio nas recordações e adormece na esperança de nunca mais vê-lo". - SANFERR, 08.09.2010

"O mundo não é dos gays. É de quem sabe ser gay". - SANFERR, 06.06.1996

"Charme e bom gosto não tem nada a ver com a conta bancária, mas sim  com o estilo charmoso e elegante de quem não tem esta conta". - SANFERR, 30.11.1999

"A primeira impressão é a que fica, mas engana. Ao contrário da convivência que sempre fala a verdade". - SANFERR, 15.01.2010

"Cantor ruim usa a força da beleza para superar a fraqueza das cordas vocais". - SANFERR, 19.02.2008

"Pessoa baixa, altamente desclassificada, sente-se no alto, honrada e classificada, quando por outra é notada e destacada". - SANFERR, 18.03.2000

"Sem dinheiro não se fáz nada. E sem amor se perde tudo". - SANFERR, 02.09.2001

"A idéia é universal. A maneira de produzir e divulgar esta idéia é que tem características próprias". - SANFERR, 22.03.1986

"O escritor é inteligente, mas não é um mago para advinhar o que o colega está escrevendo do outro lado do mundo e fazer diferente". - SANFERR, 16.01.2001

                                                                                                                                                                                    
R. SANFERR, 19.01.2012


 CONTATOS:

e-mail: rsanferr@hotmail.com
           rsanferr@globomail.com
fone(71) 8265.9332
home-pageHTTP://SANFERRPRESS.BLOGSPOT.COM
novo blog:   HTTP://SANFERRARTSCRIPT.BLOGSPOT.COM
                                                         
DOAÇÃO PARA O BLOG
BANCOCAIXA ECONÔMICA FEDERAL (CEF)
AGÊNCIA: 1416 - Relógio de São Pedro (Salvador - Bahia)
CONTA POUPANÇA: 01300099159-3

                                                      P    A     T     R     O     C     Í     N     I     O