quinta-feira, 29 de março de 2012

DO NADA ( QUEM ? ) PARA O TUDO ( FULANO DE TAL ).


ANA MARIA BRAGA.
COMO UMA SIMPLES PESSOA DO POVO SE TRANSFORMA
EM GENTE EXTRAORDINÁRIA PARA O POVO.


     A busca - muitas vezes alucinada - do ser humano por sucesso, fama e poder, transforma-nos em competidores (às vezes) desleais, beirando (quase) a irracionalidade, pois - se racionais fossemos - veríamos que nem todos nós estamos aptos para pleitear tais objetivos, já que - no caso de muitos - nos falta o principal para se chegar ao topo, no Olimpo das celebridades: talento. Por essas e outras é que temos de assistir diáriamente o triste (e patético) espetáculo de (ridículos) "artistas" (?) - ou não seriam aspirantes a palhaços? - querendo "chupar cana e assoviar ao mesmo tempo", transformando suas utópicas vocações artísticas em picadeiro de circo mambembe, sem lona, no qual se ouve - não o riso habitual - o choro de quem, estúpidamente, se dá ao trabalho de ir assistir a apresentação de quem tem a cara-de-pau de não saber empregar bem o seu precioso (?) tempo. Talento, infelizmente, não é para qualquer um e quem não o tem, deve urgentemente procurar aceitar a realidade dos fatos, admitir que é uma Pessoa comum e arranjar um emprego como Gente, do povo. Já dizia o célebre dramaturgo William Shakespeare há muitos séculos atrás (1564-1616) - e olhe que esta frase está cada vez mais atual - "ser ou não ser, eis a questão". Eu completaria com outra não tão antiga assim, mas repetida sábiamente por nossos avós e bisavós: "cada macaco no seu galho". E esta é outra questão. Já que os macacos não estão conseguindo enxergar o próprio galho (muito menos o rabo) e querem pular para outros que também não aguentam o peso de sua completa imbecilidade, mediocridade e (não seria diferente) falta de neurônios para distinguir, saber separar o possível do ridículo, fazendo-nos despencar do alto dos seus fantasiosos - e fracassados - ideais. Parafraseando o próprio mestre Shakespeare, ideais que não passam de "sonhos de uma noite de verão".
     Gente e Pessoa... Sim, meu caro leitor, existe  dois tipos de seres humanos: Gente e Pessoas... (?) ... Tal afirmação pode, à primeira vista, provocar espanto, indignação e (até mesmo) o sentimento de humilhação, tornando-se preconceituosa, grosseira e politicamente incorreta, mas, ao mesmo tempo, trata-se de uma infeliz constatação da realidade, já que - se formos observar nossa própria incompetência e principalmente o que acontece ao nosso redor, na vida e no "mundo" (ou não seria mundinho?) de quem nos cerca - o que pode ser extraordinário em alguns (Gente), pode ser o excesso de mediocridade no outro (Pessoa). Como é que não sabemos pintar e pegamos o pincel? Se nem o chuveiro suporta nossos (deploráveis) dó-ré-mi-fá-sol-lá-si e insistimos em cantar? Em público? Se não somos "letrados" e queremos colocar nossas idéias, textos e composições no "branco do papel" (virgem), no qual a única coisa que ficará evidente será o "pretume" da nossa total prostituição artística, cultural e literária? Ora! "Cada macaco no seu galho" mesmo. Algumas pessoas não tem noção do que é necessário para deixar o mesmismo para trás. E, querendo ou não, aceitando-se ou não, a lei da vida é duramente selvagem para quem não tem competência. A fama abraça Pessoas que vão se tornar Gente por conta do seu valor; por SER o que é e nunca por TER o que tem de sobra: falta de desconfiômetro. Sendo assim, quantos de nós - equivocadamente - não imagina que a própria vida seria melhor, mais produtiva, mais eficiente e (consequentemente) rentável se (pasmem!) os outros a tornasse melhor?... Se formos olhar pelo ângulo que Gente nasceu para brilhar e Pessoas para aplaudir - e, infelizmente ou felizmente, não me cabe questionar as leis da vida - é assim "que a banda toca". Esta idéia do outro servir de escada para nossa ascensão social, profissional e até mesmo financeira, fáz sentido. Uns brilhando e outros aplaudindo...
     Tudo é uma questão de ponto de vista da lente que usamos para captar as imagens da vida, focadas ou desfocadas, dependendo do nosso (real) talento e capacidade para enxergarmos as (boas e possíveis) oportunidades. Dizem que todos nós nascemos para sermos gênios e não medíocres. (Brilhar muito e aplaudir de menos!). Mas, sendo assim, por que não lutar para aprender a ser alguém, fazer algo de relevante, estudar, literalmente falando, o melhor caminho para atingirmos a genialidade? Como disse a psicóloga e escritora Rosely Sayão, "educar significa colocar na vida, investir pesadamente em valores, socialização, virtudes e aprender a sobreviver ao fracasso". O ser humano, desde os primórdios da civilização - desde "Lucy", fóssil australopitecus descoberto em 1974 e que ganhou este nome por causa da música "Lucy in the Sky with Diamonds", dos Beatles - quer, óbviamente, andar para a frente, deixar suas marcas (especialmente o nome) na história, fazer acontecer para SER. Deixar seu legado de obras relevantes para admiração de várias gerações. Isto é TER a (saudável) ambição de se tornar Gente, ao contrário daqueles que buscam (únicamente) o TER, tornando-se apenas Pessoas medíocres, que tem - geralmente algo de valor material para eles mesmos, não para a humanidade, muito menos para a posteridade lembrar que existiram - e nunca serão nada.
     Gente ou Pessoas... SER ou TER. Tudo se encaixa perfeitamente na mesma ordem - ou desordem social - e aí está a questão de todos os problemas (ou soluções) da vida... (?)... Gente que é o diferencial e Pessoas que (sic!) aceitam - passiva e ordináriamente - ser apenas referencial, conformando-se com o papel de coadjuvantes que a vida lhes deu, representando no teatro da mediocridade o personagem "sem nome" (quem?) que vive nos bastidores da vida a se perguntar: "quem sou eu, afinal?". Para se entender a diferença entre Gente e Pessoa - não que o livro trate disto, mas quem é inteligente vai captar a mensagem - eu recomendo a leitura de "Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes", best-seller de Stephen Covery, e - quem sabe? -  até mesmo uma rápida passagem pelas diversas interpretações sobre a vida através da psicologia de Abraham Maslow (1908-1970), criador da "pirâmide de necessidades". Já que temos tanta necessidade (quase uma obsessão) para sermos alguém importante e não ninguém mais do que "desinportante" (?), Gente que cria, fáz e acontece, a indicação é pertinente.
     "Quem sou eu, afinal?" deve ter sido a pergunta que - assim como todos nós - Ana Maria Braga Maffeis se fez várias vezes até se tornar Ana Maria Braga, uma das grandes "marcas" (nomes) da vida artística e cultural brasileira. Ana nasceu em São Joaquim da Barra (SP) em 01.04.1949. Ao contrário do que se possa imaginar, o sucesso não veio do nada, ela não "caiu de pára-quedas" na TV Globo apresentando o programa "Mais Você", ao lado daquela figuraça verde-amarela batizada como louro. O louro José. Foi um caminho árduo, difícil, trilhado na base da obstinação e perseverança, que começou na redação da revista Claudia, depois apresentando o Rede Tupi de Notícias (Rede Tupi) até, finalmente, tempos depois do início de uma batalha incansável, dos altos e baixos da vida, decepções e realizações, determinação e FOCO, chegar até o programa "Note e Anote", na Record. Junto com os dois filhos, Mariana e Pedro José, Ana Maria enfrentou uma vida cheia de mazelas, caminhos de pedras retiradas dignamente uma após outra, além da maior (e pior) delas: a guerra (vencida) contra o câncer. Chorou no início, mas depois gargalhou, com a vitória através da força, coragem e fé em Deus, acreditando sem pestanejar na intercessão da Virgem Maria, de quem é devota. Ana provou que quando a Pessoa quer se tornar Gente, trabalhar naquilo que se tem competência é o melhor caminho a se tomar. Dizem que todos nós nascemos para buscar a felicidade. E não se pode ser feliz se não atingirmos nossos objetivos, hoje ou amanhã, realizarmos nossos sonhos - exorcizando vários pesadelos que teremos - mesmo que demoremos "séculos" (na linguagem dos infelizes e incapazes, que costumam dizer "ainda não vi nada", tentando tirar desta forma o foco de nossa lente) para chegarmos lá e dormir serenos e vitoriosos nos braços de Morfeu, o deus de todos os nossos sonhos. Possíveis e inimagináveis.
     Ana Maria Braga é Gente (do povo) e Pessoa (do mundo) que nos emociona quando se emociona; que nos fáz rir com sua gargalhada ímpar, contagiante: que nos fáz repetir com suas mensagens. Ana Maria não é uma artista completa. Falta-lhe outros "dons" para tal. Mas nos completa como a artista que pode ser. Ana Maria veio para brilhar, mas ela também quer aplaudir quem merece ser aplaudido. Ela teve a saudável ambição de QUERER SER para hoje TER a nossa admiração. Parabéns, Ana Maria Braga Maffeis, que é Pessoa. Parabéns, Ana Maria Braga, que é Gente.
     Au-revoir para todos que me criticam ou aplaudem. Na próxima quinta-feira, se Deus quizer, aqui estarei. Eu aqui e vocês daí. C'est la vie!

                                                                                                                                                                          RENÉ SANFERR, 29.03.2012

a ESFINGE
"Quem quer alcançar reconhecimento por seu trabalho, deve entender que o mesmo está no alto de uma grande escada. Aprender a ter paciência para galgar os degraus sem pressa, dia após dia com passos seguros e firmes, segurando-se no corrimão da humildade e com a sabedoria de quem sabe aonde quer chegar".


                                                                                                                                                                          RENÉ SANFERR, 18.02.2011


de SANFERRPRESS para todos os leitores e colaboradores (patrocínios, doações):


     Parabéns, Salvador, por mais este aniversário.
     Parabéns, Bahia, pela aprovação do projeto "AntiBaixaria" na música. E estamos apenas - quem viver, verá! - no primeiro degrau de uma escada que levará até a demolição total deste pedestal de baixaria, porcarias e merdas que, infelizmente, ouvimos atualmente na maioria das músicas (?) baianas.( Eu disse maioria e não todas, vejam bem!) Pessoas que querem se tornar Gente de qualquer jeito. E o que é pior: sem talento.
     E, tristemente, o Brasil está ficando mais pobre de Gente que um dia foram Pessoas, mas que sabiam "aonde tinham o nariz": no talento, cultura e inteligência.
     Pessoas do povo que foram - e continuarão sendo - Gente por toda a eternidade: Chico Anísio, Ademilde Fonseca e Millôr Fernandes, o autodidata mais "mestre e doutor" que muitos diplomados por aí, também criador de um excelente blog na internet.
     Deus os receba na Santa Glória de braços abertos.


                                                                                                                                                                          RENÉ SANFERR, 29.03.2012




"Felicidade maior não pode haver do que rever alguém por quem temos bem-querer". - SANFERR, 12.02.2012


"Por mais que tentem apagar, a sua luz é tão intensa que brilha até no escuro, ofuscando o candeeiro do invejoso que procura desesperadamente se iluminar e não consegue. E só Deus sabe onde está o interruptor para apagar esta luz". - SANFERR, 21.10.1989


"Quem diz que o outro é imodesto, é porque não tem nada para mostrar e assim provar sua modéstia". - SANFERR, 16.05.2002


"Não deixe de dar valor a quem merece por inveja, não simpatizar e desejar simplesmente perseguir. Outro vai chegar para lhe mostrar que invejar, não gostar e perseguir, só serviu para lhe mostrar sua própria falta de valor moral, dando, enfim, o valor a quem você deixou de dar". - SANFERR, 01.01.1989


"Não faça o papel ridículo de mostrar inveja e ridicularizar o que o competente escreve. Mostre que é competente para escrever e não ser ridicularizado por sua inveja". - SANFERR, 14.03.2011


"A maior inveja não é a do TER, pois isto todos podem TER. Mas sim a inveja do SER, já que nem todos são e jamais serão". - SANFERR, 14.05.2010


"O escritor é imortal por suas palavras. Quem não sabe escrever é mortal por falta de palavras". - SANFERR, 19.06.1986


"Na Semana Santa, medite até que ponto vai o seu amor ao Deus que louva, homenageia e diz amar no fundo do coração. E se Êle estiver na saída da igreja, faminto, maltrapilho, lhe pedindo esmola? Você O reconhecerá, ajudará? Ou estará mais preocupado em não olhar, desviar seu caminho e correr para casa para se fartar de vatapá? Ora, meu amigo falso e hipócrita! Tape os olhos para o que não lhe convêm  vêr e Deus vai tapar os olhos para você". - SANFERR, 03.04.1990


"Não seja preconceituoso com a mulher bonita. Certamente a mulher bonita vai ser preconceituosa com você". - SANFERR, 20.07.1989


"A Mulher é objeto de desejo e sonho de consumo da humanidade. Senão para SER, mas para TER". - SANFERR, 21.10.1988


"Mesmo você dizendo que não merece, Deus afirma que merece muito mais, por que Êle reconhece que seu coração aquece o d'Êle". - SANFERR, 01.03.1985


"Quem pensa que é, nunca o será, se hoje não provar que já é". - SANFERR, 29.12.2010


"Não carregue apenas a sua cruz. Ajude o irmão a suportar o peso da dele". - SANFERR, 18.04.2004


"Quem escreve bem, um dia terá tudo publicado e admirado. E quem fala mal, é um pobre coitado que jamais será admirado e muito menos lembrado pelo que diz". - SANFERR, 06.07.2001


"Acorde cedo para a labuta de empregar bem o seu dia, senão mais tarde verá que o peso do seu trabalho não teve importância nenhuma na balança da vida, você não passou de um mero carregador, não o feitor e criador". - SANFERR, 09.12.1999


"A crítica foi feita para quem merece ser criticado, não para quem é incapacitado até para ser criticado". - SANFERR, 27.09.2011


"Ridículo é quem não fáz nada de criativo para deixar de ser apenas mais outro ridículo". - SANFERR, 16.04.1987


"Enquanto você finge que o outro não existe, o mundo aplaude a existência dele pelo que fáz, não reconhecendo a sua existência, já que não fáz nada para ser aplaudido". - SANFERR, 14.04.2011


"Não discrimine, humilhe e muito menos agrida o homossexual dizendo que é digno de pena, se você não é machão o suficiente para colocar a ponta do nariz aonde muitos deles arrastam a sola dos sapatos e, mesmo podendo lhe discriminar, humilhar e agredir com a verdade, não o fazem por pena do homem que você não é". -SANFERR, 19.02.1991


"Quem lhe abraça e chama de amigo hoje, amanhã poderá lhe detratar e taxar de inimigo". - SANFERR, 16.05.2010


"Só tem uma dor mais presente que a de cotovelo para se falar. A dor da falta de cabeça para se pensar". - SANFERR, 08.08.2010


"Não se olhe muito no espelho achando que é alguma coisa, se o reflexo só mostra o pouco do nada que você consegue refletir". - SANFERR, 20.08.1990


"Muitos alisam por anos o banco da ciência, esquecendo-se de pensar apenas por um minuto no banco falido dos neurônios e da inteligência". - SANFERR, 13.09.2001


"Ninguém sabe tudo. Mas sempre tem alguém que sabe tudo o que ninguém não sabe". - SANFERR, 19.09.1980


"O invejoso que detrata e fala mal do outro, não fáz diferença no meio do povo, na vida de ninguém. Nunca foi, é ou será alguém, para o outro perder tempo em falar mal ou bem, pois é um nada e o nada nunca se destaca dos outros, já que o povo só perde tempo em falar daquele que na vida fáz a diferença, provando quem é quem e que nele tudo do bem se acha". - SANFERR, 13.04.2011


"Não perca tempo em perseguir alguém com inveja da inteligência, se a própria inteligência cansou de lhe perseguir e não encontrar, sem sentir inveja da sua incompetência". - SANFERR, 26.04.1999


"Tudo que você se orgulha por ter hoje, pode perder amanhã. Menos a inteligência e o talento, que, além de não se perder, sente orgulho de você". - SANFERR, 09.09.2004


"Não se sinta orgulhoso por ter o carro do ano. Deveria, sim, ter orgulho se daqui há alguns anos olhar para trás e vê a estrada que foi capaz de construir". - SANFERR, 19.03.2008


"Ser homem não é usar a força da mão para assinar este documento de identidade". - SANFERR, 31.05.1983


"A mulata é produto de exportação. Mas bem que poderia ser importada para o meu coração". - SANFERR, 21.04.1980


"Vitorioso é quem chama o derrotado para erguerem a taça juntos". - SANFERR, 01.04.2000


"Tem pessoas que falam como os sábios e agem como os idiotas". - SANFERR, 17.05.2003


"Uma mulher fascinante encanta com o silêncio de um olhar penetrante". - SANFERR, 09.10.2000


"Não tenha medo da magia praticada por pessoas incapazes e ignorantes que não sabem nada. Senão seriam pessoas capazes e inteligentes para não praticar o que fazem". - SANFERR, 26.10.2009


"Não existe pessoa muito esperta. Existem pessoas que não são inteligentes o suficiente para perceber a esperteza do outro". - SANFERR, 18.02.1986


"Quem esquece de viver a própria vida para doar-se à família, é muito mais do que pai e mãe". - SANFERR, 18.01.1993


"Nada é tão igual e ridículo como pessoas sem idéias, reunidas para decidir qualquer coisa, criando o círculo vicioso do mesmismo". - SANFERR, 13.09.1983


"Ignore o convite maldoso, pois a faca está preparada para ser enterrada em seu coração bondoso". - SANFERR, 30.07.2011


"A idade não trá maturidade.Mas, certamente, a maturidade tem a melhor idade". - SANFERR, 21.12.2008


"A terapia do amor começa com o beijo. E termina no divã do analista". - SANFERR, 17.09.1999


"Nas voltas que a vida dá, amigos tornam-se inimigos e inimigos tornam-se mais inimigos ainda. Respeitando e odiando na medida certa". - SANFERR, 31.12.1999


"O tempo passa depressa. Mas tem pessoas que não tem pressa de passar". - SANFERR, 02.08.1990


"A mulher vive desejando o que não tem, esquecendo que tudo que os outros desejam ela tem". - SANFERR, 13.07.2008


"Um dia de alegria, umas horas de prazer e a vida inteira se queixando que não conhece a felicidade. Ninguém entende a noiva". - SANFERR, 11.11.2000


"Não viva de elogios e muito menos de críticas. Viva sabendo o que tem competência para fazer". - SANFERR, 07.12.2010


"Afaste-se rápido de três tipos de pessoas: o falso amigo, quem diz pode confiar em mim e, o pior de todos, aquele que afirma que você é o único amor. O punhal está na mão de todos eles". - SANFERR, 06.06.2010


"O homem talentoso tem voz por toda a vida e não existe prisão que lhe roube isto. Já quem não possui esses dons, não tem voz alguma e vive eternamente preso no mesmismo, gritando preso entre as quatro paredes da ignorância, fazendo eco para o futuro de nada". - SANFERR, 02.10.1983


"As rosas do jardim da nossa casa hoje estão murchas depois da sua partida e os espinhos, revoltados com sua ausência e descaso, ferem por falta do seu amor e carinho". - SANFERR, 07.05.2004


"A mediocridade, a falsidade e a traição são as principais alegorias à frente de um bloco bastante animado e prestigiado". - SANFERR, 04.02.2010


"O caminho pode ser reto, mas você teima em seguir pelos atalhos". - SANFERR, 03.12.2009


"Uma conversa que não acaba nunca, é papo de quem quer provar ao outro que seu ponto de vista é o certo". - SANFERR, 23.06.1985


"Ouvir e não escutar é o típico comportamento de quem se acha o dono da verdade". - SANFERR, 20.02.1987


"Queira ser um pobre inteligente, ao invés de um rico intransigente, bossal e inconsequente". - SANFERR, 14.02.2000


"Pessoas elegantes, cultas e refinadas, não tem conta bancária. Tem berço". - SANFERR, 04.01.1984


"Não deixe o orgulho tomar as rédeas de sua vida. Ele pode se tornar o cavaleiro e você a montaria". - SANFERR, 10.11.2001


"Nós temos condições de dividir o mesmo espaço, se colocarmos um muro entre nossas divergências". - SANFERR, 09.06.2010


"Ao contrário do que dizem, o sexo não mata de prazer. Mas de cansaço. Um cansaço prazeroso". - SANFERR, 31.12.2009


"O casamento decola num céu de brigadeiro e aterrisa sob forte turbulência". - SANFERR, 31.05.2010


"Não carregue peso nos braços. Carregue inteligência na cabeça". - SANFERR, 04.04.2004


"O valor e a classificação de uma pessoa se mede com a companhia que ela tem ao lado. Tanto que se pode ser medido como desvalorizado e desclassificado, ou valorizado como altamente classificado". - SANFERR, 17.12.1999


"Não termine a vida contando tostões, se você pode terminar juntando milhões... de boas ações, de obras imortais, como um verdadeiro alguém". - SANFERR, 06.04.1998


"Jamais diga não a quem lhe ama de verdade, dizendo sim para quem não lhe ama nem de mentira". - SANFERR, 01.12.2009


"Porque esconder a verdade do amor que sente pelo outro, se ela adora aparecer por mais que a mentira faça tudo para a esconder?". - SANFERR, 17.03.2010


"A elegância do SER não tem nada a ver com o TER". - SANFERR, 03.09.1986


"Não é por que você é pobre de dinheiro que precisa se comportar como pobre de espirito". - SANFERR, 10.07.1982


"Ninguém pode ser considerado nada, se tem alguém que o acha tudo". - SANFERR, 20.05.1984


"A mulher não veio ao mundo para ser gado, mas sim o vaqueiro". - SANFERR, 31.12.1987


"Qual será a diferença entre o ignorante com duas pernas e o burro com quatro patas? Ah! Deve ser por que um ri demais e o outro pensa de menos". - SANFERR, 29.07.1982


"Mantenha dois passoas à frente de quem não tem condições de caminhar ao seu lado. Senão, no próximo passo, você poderá ser derrubado pela ânsia do incapacitado que com você quer ser comparado". - SANFERR, 09.12.2010


"Não chore se fez a escolha errada. Sorria se vai tentar fazer a certa". - SANFERR, 01.10.2010


"Ouça o que não deve de que não deveria ouvir, faça o que não deveria fazer a quem não lhe fez nada e amanhã a sua consciência vai provar que você não deveria ter feito o que fez, por ter ouvido errado e pensar ter agido certo". - SANFERR, 06.08.2010


                                                                                                                                                                             RENÉ SANFERR, 29.03.2012


                                                                                                                                                                              
 ATENÇÃO

 AGRADEÇO AS CONTRIBUIÇÕES E PEÇO QUE CONTINUEM FAZENDO DOAÇÕES AO BLOG.
                  ASSIM COMO O JORNALISTA FUNCIONÁRIO DE JORNAL, O BLOGUEIRO-COLUNISTA, EM TODAS AS PARTES DO MUNDO,
                     EM VÁRIOS SITES E BLOGS, VIVE DO QUE ESCREVE, O SEU TRABALHO VIRTUAL É O SEU GANHA-PÃO.
   SEM NENHUM VÍNCULO EMPREGATÍCIO.
 DEPOSITE NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL.

CONTA O1:
Caixa Econômica Federal                                   -               Av. Estados Unidos, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    0063                                                            Conta: 023-00012630-9


CONTA 02:
Caixa Econômica Federal                                   -               Relógio de São Pedro, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    1416                                                             Conta: 013-00099159-3


CONTATOS:

e-mail: rsanferr@globomail.com
fone  : (71) 82659332
home-page: HTTP://SANFERRPRESS.BLOGSPOT.COM
novo blog  :  HTTP://SANFERRARTSCRIPT.BLOGSPOT.COM





                                                                      P    A     T     R     O     C     Í     N     I     O                                                   


quinta-feira, 22 de março de 2012

SORRIR E CHORAR É PARA TODOS






REINALDO GIANECCHINI.
COMO UMA TSUNAMI, A VIDA PODE NOS TRAZER A DOENÇA.
E COMO UM TERREMOTO, A FÉ A FÁZ DESAPARECER NAS
FOSSAS ABISSAIS DA SUPERAÇÃO.


     Não tem rico e pobre, desta ou daquela etnia, jovem ou idoso, famoso ou anônimo, cristão ou (infelizmente) não cristão,  para quem a vida - e com ela tudo de bom e ruim que possa nos acontecer - não seja surpreendentemente (e drásticamente) cheia de altos e baixos como uma grande onda na qual, como surfistas, ora estamos por cima ou por baixo, alegres ou tristes, com ou sem amor, saudáveis ou doentes. Sem dar tempo para sequer pensarmos no que fazer ( ou como reagir ) no próximo maremoto (e sensação) de estabilidade ou instabilidade. Tanto física, moral, emocional e muitas vezes financeiramente falando. O que nos leva a meditar sobre a realidade do que é considerado verdadeiramente estável ou instável na vida de cada um de nós, já que em pleno séc. XXI o que pode ser seguro agora, daqui há pouco poderá não ser mais, e vice-versa... Da mesma forma acontece com a saúde, tanto física como psíquica, numa época em que a falta de esportes (ou o modo errado de praticá-los), a má alimentação (e reeducar o organismo com alimentos leves, saudáveis, é tão bom, além de emagrecer, sentimo-nos leves) e o estresse são fatores primordiais de alto risco para ninguém se sentir bem. Principalmente se não tiver certeza absoluta - se é que se pode ter! - do que se passa com o nosso corpo, aparentemente bonito e saudável, forte, gordo (para quem pensa que estar cheinho é sinal de saúde!), mas acometido (disfarçadamente) por certos males que, às vezes, ficam mascarados e demoram anos para se manifestar. O que nos leva a crêr que, realmente, estas duas palavras - estável ou instável - não são nada confiáveis.
     A vida nos surpreende mesmo. Nos leva num determinado momento a sorrir, sentindo-nos auto-suficientes, poderosos e inatingíveis (?) quando pensamos que as coisas estão dando certo, no auge do pseudo sucesso social, profissional e econômico, sem falar no essecial, que é o físico e mental, para no instante seguinte o choro chegar sem aviso prévio, batendo à nossa porta sem ser, lógicamente, esperado ou muito menos convidado a fazer parte de nossa realidade. Sorrir e chorar, eis aí os dois lados da moeda da vida de cada um de nós, que vivemos (ou não seria sobrevivemos?) numa eterna e perigosa onda, prestes a se transformar em tsunami.
     Acredito que, assim como eu, todos já se sentiram encharcados - não apenas pelo choro provocado pelas emoções inusitadas, mas pelo mar de intempéries - à bordo da nau da vida, ao bel prazer da tempestade ou (queira Deus) da calmaria no "maré me leva, maré me tráz", no vai e vem das fortes contradições - e consequentemente as reações - que somos obrigados a viver (e ter) em determinadas fases desta nossa imprevista, indecifrável e inconstante vida. Vida esta que nunca - para todos - é um mar "de rosas", tranquilo, transparente, onde possamos nos sentir (aparentemente) seguros. E mergulhando-se neste mar, pode-se ter o azar de afundar (na decepção, tristeza e desespero) ou, na melhor das hipóetes - já que neste caso só existem duas possibilidades - ter a sorte de voltar e novamente respirar (com esperança, coragem e saúde) para uma segunda chance, uma pós-vida. (E muitos tem esta chance, outros não). A vida pode ser, sim, comparada ao mar. (Aliás, não é da água que toda vida humana vem?). Quando, inesperadamente nos sentimos fortes e seguros (ou não), a vida nos tráz ondas - verdadeiras tsunamis - gigantescas e traiçoeiras, nas quais podemos nos afogar por imprudência ao mergulharmos sem pensar nos perigos dos vários abismos submarinos, indo tão fundo que seria até impossível sonhar em voltar desta tragédia anunciada. Ou não!
     Dizem que a vida é madrasta e eu não duvido. Talvez seja porisso que ela nos leva a navegar num mar desconhecido, com ondas (momentos) de traições, decepções e, dependendo da nossa força, desespero. As traições do corpo - e esta é a pior, pois nos pega desprevenidos, quando a saúde incompreensívelmente nos abandona - que podem (ou não) nos fazer chegar ao (inescurpuloso e muitas vezes fatídico) desespero, dos mais diferentes tipos, em várias situações. E este mal não atinge apenas as pessoas comuns, ditas "normais", mas também inúmeras personalidades, as quais não fogem à regra e sofrem - ou sofreram - mergulhados (também) no mesmo mar de traições, decepções e desesperos. E não foram poucos os famosos que nos deram (e continuam dando) exemplos que navegaram por esse mesmo mar revolto - a traição do corpo, falta de saúde - como, por exemplo, Ana Maria Braga, Luís Inácio "Lula" da Silva, Claúdia Jimenez, Janete Clair, Ted Kennedy, Marcos Paulo, Dilma Rousseff, José Alencar, Lance Armstrong, Hugo Chávez, Hebe Camargo, Jacqueline Bouvier Kennedy Onassis, Christina Applegate... E, neste caso específico, a traição do corpo tem um nome que assusta e fáz muitos mergulhar em depressão: câncer. Como disse o poeta João Cabral de Mello Neto, falecido em 1999, "o câncer é aquele ônibus que ninguém quer, mas com que se conta; não se corre atrás dele, mas quando ele passa, se toma"...
     A vida, o mar e o câncer. Já observaram como todos três tem profundezas insondáveis?
     Uma das celebridades brasileira que há pouco tempo mergulhou no mar da traição (do corpo), da decepção ("Porque eu?", todos se perguntam) e do (talvez, nem todos) desespero, quando se viu naufragando no diagnóstico desta terrível doença - um mal que não tem cara, ao contrário, se mascara o quanto pode - é Reinaldo Cisotto Gianecchini Jr., o famoso modelo e ator, nascido em 12.11.1972, na cidade de Birigui (SP). A beleza (do modelo) e o talento (do ator) não o tornou diferente das outras pessoas sem notoriedade, que assim como Gianecchini se vêem arrastadas por esta tsunami que pode (ou não), dependendo da fé, da força de cada uma para se superar, tornar-se um verdadeiro náufrago corporal e até mesmo psico-social. Formado em Direito (PUC, SP) em 1997, apesar de não ter prestado o exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Reinaldo decidiu trocar os tribunais para defender várias vidas no palco como ator, nas peças "Cacilda" (estréia), "Boca de Ouro", "O Princípe de Copacabana", "A Peça Sobre o Bebê", "Vossa Excelência, o Candidato", "Doce Deleite", até  a atual "Cruel", de August Strindberg, com direção de Elias Andreatto, a qual ficou oito meses fora de cena - por conta da doença de Gianecchini (Linfoma não Hodgkin), descoberto em 01.08 do ano passado - voltando aos palcos de São Paulo na semana passada. Careca (por conta do tratamento), Gianecchini deu - e não por ele ser uma celebridade, todos saberem da doença e torcer à favor, rezar, mas por fé e coragem, o que pode acontecer a qualquer um que tenha de passar por estas provas, já que o câncer não é preconceituoso e abraça pobres e anônimos, quem hoje sorrir e não sabe que ele (o câncer) já está lhe abraçando, pronto para dar o bote e fazer chorar  - a "volta por cima", emergindo das fossas abissais da dor e angústia para a esperança, superando-se a cada etapa do tratamento com a vitoriosa certeza que lutando, nadando contra a correnteza da doença, pode-se respirar o ar puro da vida na praia dos invencíveis. (A doença chega sem avisar para todos e não diga "comigo isto não acontece", pois o que poderá acontecer será você não ter a sorte de se curar, depois de, corajosa e dignamente, lutar). Gianecchini é um vencedor na arte, na vida, literalmente falando, pois, além do talento e persistência, mostrou-se competente numa carreira onde figuram trabalhos como (na TV), "Laços de Família", "As Filhas da Mãe", "Esperança", "Da Cor do Pecado", "Sete Pecados", "Belíssima", "Passione" e (no cinema) deu o "ar da graça" em produções como "Avassaladoras", "Primo Basílio", "Entre Lençóis", "Divã", e outros... Além do maior prêmio que poderia ter recebido - a cura - outros troféus foram conquistados ao longo da vida. O que não é para qualquer um.
     A doença, principalmente o câncer (para quem o tem, está nadando nesta onda terrível), é um inimigo silencioso e traiçoeiro, que gosta, indistintamente de amigos e inimigos, atacando-os quando menos se espera. Portanto, "o pau que dá em Chico, dá em Francisco"... E a vida nos torna - principalmente quando o sucesso, fama e dinheiro nos arrebata de uma hora para outra, transformando os "ilustríssimos senhores ninguém" em "excelentíssimos senhores alguém" - cegos, intempestivos, como a tempestade que chega sem avisar, levando-nos a pular nas profundezas deste agitado mar de falsas ilusões, encantados pelo fascinante canto da sereia batizada como orgia. E o que é a vida, senão uma eterna e decadente fantasia que cega nossos olhos mundanos, rouba-nos a razão da alma, fazendo-nos à deriva ficar sem saber onde iremos aportar? Mas, repentinamente, a vida nos dá uma segunda chance. (A todos nós!). E chega a calmaria e a bonança depois da tempestade que com dias nebulosos nos encharcou de má sorte. E, junto com elas, a vida - arrependida por nos ter tratado tão mal - fáz o céu se abrir, clarear e nos salvar, levando-nos numa tábua de salvação para descansar merecidamente, sãos e salvos, na ilha da maturidade, deitados à sombra das palmeiras, na praia da sabedoria. Esta é a vida. Primeiro tenta nos afogar nos problemas, num mar de sofrimentos, com ondas de incertezas e medos, mais altas e poderosas que a nossa própria fé (quando se tem, e, infelizmente, muitos só conhecem esta palavra no infortúnio). depois nos fáz emergir nas soluções para repousar serenamente sob à brisa que sopra novamente a nosso favor.
    Esta é a nossa vida, minha e sua. De todos nós, mergulhadores, azarados náufragos ou sobreviventes. Da vida e do mar das traições, decepções e desesperos.
    Au-revoir para todos que me criticam ou aplaudem. Na próxima quinta-feira, se Deus quizer, aqui estarei. Eu aqui e vocês daí. C'est la vie!

                                                                                                                                                                                       RENÉ SANFERR, 22.03.2012

a ESFINGE:
     "Ouça o que não deve de quem não deveria ouvir, faça o que não deveria fazer a quem não lhe fez nada, e amanhã a sua consciência vai provar que você não devia ter feito o que fez, por ter ouvido errado e pensar ter agido certo".

                                                                                                                                                                                       RENÉ SANFERR, 06.08.2010

"Emagrecer no corpo é chiquérrimo, elegantérrimo e ótimo para a saúde. Mas na cabeça é paupérrimo, péssimo para a saúde mental". - SANFERR, 06.08.1987

"O amor destrói o preconceito. Mas jamais o preconceito irá destruir o amor". - SANFERR, 22.09.1987

"Seja verdadeiro mesmo que desagrade e se torne antipático. Nunca mentiroso para agradar e ser simpático". - SANFERR, 09.12.2009

"Não julgue e condene antes de conhecer. Conheça primeiro, veja se pode julgar depois e não condene jamais". - SANFERR, 23.04.2001

"Não jogue pedra em quem você não conhece, pois, certamente, vai quebrar a cabeça da pessoa errada". - SANFERR, 18.09.2002

"Não existe preconceito no amor. A não ser quando se quer ser infeliz". - SANFERR, 24.07.2002

"O gay inteligente ganha da mulher burra, por que é sabido o suficiente para não ser idiota ao ponto de pensar apenas com uma cabeça". - SANFERR, 09.10.1985

"Todos querem ir morar no céu, mas, quando se fala na mudança, todos querem adiar". - SANFERR, 06.08.1999

"Entre ser falsamente querido ou admirávelmente reconhecido, o que você prefere? Falsidade ou admiração?". - SANFERR, 07.09.2011

"Casa muito frequentada por gente que não presta, vai ficar com fama de não prestar para ser frequentada".- SANFERR, 01.10.2001

"Aquele que evita falar no antigo amor, é por que não consegue evitar de pensar nele". - SANFERR, 17.10.2000

"Se você é gente no coração, não se misture com quem se comporta como gentinha nas ações". - SANFERR, 20.02.1989

"Quem prova do que é capaz, provoca a ira de quem é incapaz". - SANFERR, 01.01.2012

"Certos vizinhos são tão mascarados que, disfarçados, vivem para olhar os erros alheios, esquecendo-se que, às claras, são tão descarados que esquecem de esconder os seus". - SANFERR, 09.12.1987

"Não critique quem quer chegar em algum lugar. Critique-se por não ter competência e capacidade para chegar em lugar nenhum". - SANFERR, 09;09;2011

"Não desça do salto. A não ser que não seja mulher suficiente para olhar o mundo de cima". - SANFERR, 09.12.2004

"A doença chega sem avisar para todos e não diga "comigo isto não acontece", pois o que poderá acontecer será você não ter a sorte de se curar, depois de, corajosa e dignamente, lutar". - SANFERR, 09.05.1988

"Se você se acha incapaz de errar, não tente acertar se achando capaz de apontar os erros alheios". - SANFERR, 19.12.2001

"Está se gastando tanto papel para imprimir o diploma dos incompetentes, que daí há pouco vai faltar para os competentes imprimir o que sabem". - SANFERR, 07.02.1989

"Quem sabe, discretamente prova. E quem não sabe, invejosamente reprova". - SANFERR, 20.08.2007

"Nada pode ser mais gratificante do que ser grato". - SANFERR, 13.02.2012

"A Inveja é inimiga mortal do Talento. E toda vez que o vê, chama-o de mentiroso. Sem se dar conta que a única verdade neste desentendimento, é o talento dela para inventar mentiras contra seu inimigo". - SANFERR, 06.12.2010

"O que é necessário para se tornar talentoso? Nada. O talentoso não se torna. Ele nasce". - SANFERR, 06.11.1985

"Não coloque defeitos nos filhos dos outros, se em casa você já os tem totalmente defeituosos". - SANFERR, 03.12.2007

"O mundo não aplaude e não dá valor a ninguém. O mundo só valoriza e aplaude quem se torna alguém". - SANFERR, 01.09.2009

"Se o ambiente não está à sua altura, não se diminua. Tente transformá-lo ao ponto de conseguir lhe alcançar". - SANFERR, 04.02.2012

"Se você foi burro o suficiente para errar uma vez e teve a sorte de não ser castigado, seja inteligente para não errar de novo, pois a sorte não irá lhe esconder do castigo outra vez". - SANFERR, 09.08.2010

"Pensar que pobreza e passar privações é falta do amor de Deus, o que pensar da Sagrada Família?" - SANFERR, 12.11.2009

"Sou capaz de me curvar mil vezes a um amigo pobre e sincero, do que bajular uma única vez o rico e falso". - SANFERR, 09.03.2012

"Deus dá e não tira. Mas nós, inconscientemente, podemos tirar tudo que Ele nos deu". - SANFERR, 21.10.1988

"Não desista do sonho da sua vida ou então a sua vida vai se tornar um pesadelo". - SANFERR, 05.12.2010

"Levante a voz para difamar, desmoralizar e prejudicar seu inimigo e daqui há pouco seu próprio amigo vai lhe prejudicar, desmoralizando e difamando, gritando tudo que sabe sobre a sua falsidade e falta de idoneidade". - SANFERR, 20.03.1989

"O Sucesso é filho legítimo, fruto da união do Talento com a Persistência. Já o fracasso nasceu bastardo e filho único da Incompetência". - SANFERR, 08.08.2008

"Hoje todos trabalham. O difícil vai ser conseguir amanhã um bom emprego destes dias duramente trabalhados". - SANFERR, 21.02.1988

"O homem sonha em parar de trabalhar. O intelectual trabalha sonhando". - SANFERR, 21.09.1998

"Por que será que aqueles que não valem nada, gostam de criticar, zombar e falar mal de quem vale tudo?" - SANFERR, 21.07.2010

"Os medíocres riem muito das outras pessoas, por que se for comparar sua capacidade com a delas, irão chorar bastante". - SANFERR, 19.07.2004

"Todos se dizem bons, mas na hora de provar o seu bom caráter, provam que não são bons com quem não é bom com eles". - SANFERR, 19.12.1989

"O Amor só fica hospedado enquanto tudo são rosas. Mas depois, quando as rosas murcham e sobram apenas os espinhos, o Amor diz que não quer se ferir, vai embora, deixando o espaço vago para a Mágoa e o Ressentimento morar. Até que um dia estes também vão embora, chega a Saudade e não consegue se hospedar sózinha na casa do coração, convidando para lhe fazer companhia o Arrependimento. Este demora a chegar, mas quando se muda é para sempre ficar". - SANFERR, 30.05.2010

"Quem diz que o outro está mais sujo do que pau de galinheiro, esquece de avisar que não se misture com ele próprio, que está mais enlameado do que os porcos no chiqueiro". - SANFERR, 20.05.1999

"A maldade dos inimigos não vai lhe atingir, pois a bondade de Deus, Seu Ùnico e Verdadeiro Amigo, não vai deixar ninguém lhe perseguir". - SANFERR, 09.09.2010

"Não sinta falta de ninguém. Deixe sentirem falta do alguém que você é". - SANFERR, 09.03.2009

"O pior palhaço é o burro que vive gargalhando, quando só tem motivos para chorar, já que a inteligência vive lhe desprezando". - SANFERR, 07.02.1980

"O sábio olha em torno de si e quando resolve isolar-se, é por que prefere olhar para si mesmo do que ver o que não merece ser visto". - SANFERR, 29.12.1982

"Não se envergonhe por não ter tido a chance de estudar. Vergonha deve ter quem estudou e, depois de formado, ter todas as chances de provar que não aprendeu nada do que estudou". - SANFERR, 17.01.2006

"Abandone urgentemente tudo o que não vale a pena, senão quem será digno de pena será você próprio por não ter se afastado apressadamente do que nada vale, a não ser para se ter pena". - SANFERR, 09.07.2010

"Se Missa e Culto salvasse quem não quer ser salvo, certos padres e pastores já estariam no Paraíso com lugar garantido". - SANFERR, 09.05.2010

"Não tenha vergonha de dizer "eu te amo". Tenha vergonha de dizer "eu não sei te amar". - SANFERR, 03.12.1983

"Os iguais não se atraem. Eles se reconhecem, se entendem e se merecem". - SANFERR, 02.02.1984

"Quem ontem lhe criticou, hoje não suporta ouvir as críticas favoráveis que fazem a você". - SANFERR, 14.05.2011

"Não deixe quem ama para trás. Coloque-o sempre à frente de todos os seus pensamentos, acima de todas as realizações e no pedestal da eterna saudade". - SANFERR, 21.10.2009

"O homem precisa um do outro. Desde que ele demonstre esta necessidade sendo humilde para aceitar a mão estendida e não deixando o orgulho e a arrogância virar as costas para a oportunidade". - SANFERR, 01.01.2010

"Na peleja do dia a dia, no querer e não puder, no suor que escorre do rosto, no sofrimento do corpo, na angústia e na tristeza da alma, é que se dá conta do preço que está se pagando pela traição feita a um amigo que nos ama no fundo do coração". - SANFERR, 21.12.2000

"Quem critica uma pessoa que mostra ser superior a cada dia, prova que é bastante inferior a cada instante". - SANFERR, 21.04.2010

"Não julgue uma pessoa arrogante por que ela não é ignorante como você. Julgue-se arrogante por não aceitar sua ignorância". - SANFERR, 07.09.1984

"Se lhe chamam de loira burra, leve fama com proveito e continue descolorindo os cabelos". - SANFERR, 17.08.1984

"Busque a perfeição da alma e esqueça as imperfeições do corpo". - SANFERR, 23.02.1997

"Pessoa vadia vive dia a dia falando da vida de quem não devia, esquecendo-se de tomar cuidado com o que irá ouvir e não queria". - SANFERR, 07.01.2004

"Todos tem o direito de ir. Mas poucos o previlégio de voltar". - SANFERR, 31.05.2010

"O ideal na vida é se plantar hoje para colher amanhã, escrever coisas que farão você ser lembrado por várias gerações e ter uma família que lhe acolha de braços abertos quando todas as portas estiverem fechadas. O resto são sobras de uma existência que você guardará ou não na memória,. como lembranças boas ou más de uma vida que valeu ou não por ter sido vivida". - SANFERR, 21.03.1988

"A mentira às vezes pode salvar, como a verdade pode matar". - SANFERR, 08.01.2010

"Para poucas pessoas escrever é fácil, enquanto para muitas dificíl é entender o que foi escrito". - SANFERR, 17.12.1988

"Seja honesto o máximo que puder e nunca irá ouvir o que não quer". - SANFERR, 17.10.2004

"Quando se ama uma pessoa de verdade, não adianta fugir da realidade e mentir para si mesmo". - SANFERR, 21.04.1983

"O sucesso pode subir a cabeça, quando o famoso não tem cabeça para suportar o sucesso". - SANFERR, 17.09.1997

"A solidão é melhor companheira do que a companhia de certas pessoas". - SANFERR, 17.09.1989

"Arrependa-se das más palavras ditas e das boas que deixaram de dizer". - SANFERR, 06.12.1989

"Acusar sem provas tem o mesmo valor que o cego dizer que assistiu o crime". - SANFERR, 10.04.1985

"Se formos julgar o ser humano pelo seu passado sujo, o mundo seria uma grande lavanderia. Todos podem errar, mas podem também mudar". - SANFERR, 10.09.2004

"Não diga ao outro o que fazer, se você também não sabe por onde começar". - SANFERR, 18.01.1989

"Duvidar da palavra, abusar da paciência e fazer da ausência castigo para quem lhe ama de verdade, é incongruência. Desconfie, sim, do que diz quem não lhe ama e só quer aproveitar-se, usar sua bela aparência e lhe arrastar para a cama". - SANFERR, 01.02.2010

"Não pode existir pior dor do que a dor que não existe por um amor que nunca existiu". - SANFERR, 18.01.1984

"Eu não me acho. Eu sou o que Deus quis que eu fosse". - SANFERR, 09.09.2010

"Do que adianta demonstrar falsos pudores, se em determinadas situações eles vão fugir do nosso controle?" - SANFERR, 17.05.2010

"Dê a mão a quem precisa, mas não abra seu coração para quem duvida de sua real intenção". - SANFERR, 17.02.2012

"Guerreiro e vitorioso é quem passa a vida nadando contra a correnteza, tentam lhe afogar, mas consegue chegar a praia são e salvo, vencendo a guerra da vida". - SANFERR, 04.01.2012

"Ame muito e sofra pouco. Ao contrário de certas pessoas, que sofrem demais por amar de menos". - SANFERR, 20.08.1983

"A pessoa elegante é magérrima no corpo e obesa na educação". - SANFERR, 07.12.1979

"A amizade pode acabar, mas o amor jamais morrerá". - SANFERR, 19.05.2005

"Seja feliz com um verdadeiro amor num barraco, do que infeliz com um falso num palácio". - SANFERR, 08.10.2009

"Quem magoa um amor verdadeiro, não tem alma. Tem espirito de porco". - SANFERR, 27.12.1981

"A maior prova de amor que se pode dar, é manter-se afastado, aceitando com dignidade a decisão da outra pessoa, mesmo que ela prove que a relação já deu o que tinha de dar". - SANFERR, 09.02.1983

"Se você está com saudade, não permita que a imaturidade diga a razão o que deve fazer. Deixe a emoção falar mais alto e prove com maturidade que a paixão quer afastar a saudade de seu coração". - SANFERR, 03.05.2010






 RENÉ SANFERR, 22.03.2012



 ATENÇÃO

 AGRADEÇO AS CONTRIBUIÇÕES E PEÇO QUE CONTINUEM FAZENDO DOAÇÕES AO BLOG.
                  ASSIM COMO O JORNALISTA FUNCIONÁRIO DE JORNAL, O BLOGUEIRO-COLUNISTA, EM TODAS AS PARTES DO MUNDO,
                     EM VÁRIOS SITES E BLOGS, VIVE DO QUE ESCREVE, O SEU TRABALHO VIRTUAL É O SEU GANHA-PÃO.
   SEM NENHUM VÍNCULO EMPREGATÍCIO.
 DEPOSITE NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL.

CONTA O1:
Caixa Econômica Federal                                   -               Av. Estados Unidos, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    0063                                                            Conta: 023-00012630-9


CONTA 02:
Caixa Econômica Federal                                   -               Relógio de São Pedro, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    1416                                                             Conta: 013-00099159-3


CONTATOS:

e-mail: rsanferr@globomail.com
fone  : (71) 82659332
home-page: HTTP://SANFERRPRESS.BLOGSPOT.COM
novo blog  :  HTTP://SANFERRARTSCRIPT.BLOGSPOT.COM





                                                                      P    A     T     R     O     C     Í     N     I     O