quinta-feira, 31 de maio de 2012

A NOTÍCIA NOS BASTIDORES DO HOMEM DA NOTÍCIA.






ALEXANDRE GARCIA.
POR ESCREVER E FALAR BEM, FOI PORTA-VOZ DO PODER MILITAR,
ABRINDO ESPAÇO PARA A DEMOCRACIA, DANDO VOZ AO POVO.


     Escrever e escrever bem não é para qualquer um. E este dom - da escrita - decide quem veio ao mundo para marcar (e marcar literalmente, deixando obras e nome) ou simplesmente passar, futuramente não mais constando dos arquivos da história. E quando se fáz a história, então!... Escrever - e falar com conhecimento de causa adquirido em anos de experiência convivendo com o poder (e, consequentemente, com as pessoas poderosas), mantendo a seriedade e, principalmente, imparcialidade - sobre um dos temas mais discutidos (e discutíveis) da atualidade, além de tradicionalmente polêmico, que é a (criticada, massacrada e odiada) política, não é nada fácil. E menos ainda quando transformam a política em odiosa por conta da politicagem praticada abertamente por uns e outros que não tem noção do que é moral, ética e civismo. Num país no qual alguns políticos - não todos vejam bem, pois, graças à Deus, temos muitos representantes do povo honestos, dignos, que honram a nação, os Estados e municipios - fazem por merecer a má fama que possuem por conta de vários escândalos, "deitando e rolando" (em berço esplêndido?) na cama cuidadosamente arrumada com lençóis de fios egípcios e travesseiros de pena de ganso, para sonhar com o próximo passo a ser dado em direção ao pesadelo (para o povo e cofres públicos) das tramóias e maracutaias. Se bem que não se pode ter um conceito de boa e má fama, pois, na maioria das vezes, o que mais se vê - especialmente no meio político - são pessoas mal intencionadas criando estórias, inventando palavras que não foram ditas para denegrir ( e isto acontece em qualquer classe social ) a imagem, desmoralizar o nome, perseguir o homem e tornar o colega parlamentar inelegível. Mas, ainda restam alguns anjos de luz neste verdadeiro inferno de Dante, como sempre vai haver militares no quartel de Abrantes. (Se é que me entendem!)... Na Argentina, existem gírias e expressões  populares que poderiam muito bem serem usadas do lado de cá da fronteira, já que os políticos daqui - como em qualquer parte do mundo - não ficam devendo nada aos de lá. Expressões como "andá a cantarie a Gardel" (de incredulidade utilizada ante a falta de veracidade do que alguém conta), "mucho gregre para decir gregório" (alude à tentativa de disfarçar uma realidade colocando subsídios que não mudam o verdadeiro conteúdo), ou, então, "la verdad de la milanesa" (a verdade ou o conteúdo oculto de alguma coisa). Mas, tirando as gírias tão comuns no país vizinho, o fato é que a classe política tupiniquim está mesmo desvalorizada e desacreditada. Muitos dirão que os dois e um pouco mais, taxando-os (sem salvar a pele de ninguém) como fanfurriña, que vem a ser covarde com pretensões de valente...(?)...
     É por essas e outras que poucos jornalistas - os mais ousados, atrevidos e destemidos - aventuram-se nesta difícil empreitada que é escrever sobre um assunto nada popular, perigoso e enganoso sob diversos aspectos, na opinião de renomados colunistas. Um destes raros (e este foi corajoso) que costuma "meter a colher em briga de marido e mulher" (político X eleitor) foi Carlos Castello Branco. Escrevendo a "Coluna do Castello" durante décadas no Jornal do Brasil, Castello Branco provou que nunca foi um fanfurriña. Ao contrário, ele enfrentava os políticos e militares dando notícias que eles queriam ou não saber, tornando-se assim o mais lido, respeitado (mesmo por quem o criticava) e (quase sempre) temido. Os homens do poder só saíam de casa depois de terem lido o que o influente colunista havia escrito. Castello fez escola (e a cabeça de muitos poderosos, na pior época da história política da nação) e seus artigos levaram-no a se tornar imortal da Academia Brasileira de Letras, abrindo espaço para outros, inclusive um nome que hoje fáz o seu papel (excelente discípulo, diga-se de passagem) no cenário político de Brasília. O ousado, atrevido e destemido (sem papas na língua) apesar de ser um santo padre nos assuntos litúrgicos do poder federal e que atende pelo nome de Alexandre Eggers Garcia, mais popularmente conhecido como Alexandre Garcia, o homem que - mesmo ele não querendo esta fama, certamente - "mata a cobra e mostra o pau". Ou melhor, baixa o pau em quem merecer. O comentarista preferido de oito (não seria mais politicamente correto dizer nove?) entre des poderosos da corte do "venha a nós". O "vosso reino"... apenas nas urnas, de quatro em quatro anos.
     Alexandre Garcia nasceu em Cachoeira do Sul, no Rio Grande do Sul, em 11 de novembro de 1940. Jornalista diplomado pela Faculdade de Comunicação Social, da PUC (Pontifícia Universidade Católica) do seu Estado, Alexandre é hoje um respeitado apresentador e comentarista político de telejornais, atuando diáriamente no Bom Dia Brasil e DFTv - Primeira Edição, ambos da TV Globo. Sem falar no programa "Espaço Aberto" da GloboNews, além de ocupar a bancada do Jornal Nacional aos sábados. Atuou por algum tempo na extinta TV Manchete e permaneceu por dez anos no Jornal do Brasil.
     Com toda esta trajetória de vida, podemos afirmar sem medo de errar - e nem teria como nestas alturas do campeonato - que Alexandre Garcia não é qualquer um. Escreve bem, fala melhor ainda, e é um dos poucos comentaristas brasileiros que não quer atuar em outra área, a não se o colunismo político, escrevendo artigos memoráveis para diversos jornais, além de vários programas de rádios. Sempre criticando, contestando os maus políticos e a politicagem dos demais - mas não esquecendo de ser justo quando tem de noticiar um fato louvável - com competência, naturalidade (sem a indignação teatral de outros colegas seus) e uma sabedoria desconcertante. Não foi à toa que, em 1990, lançou o excelente livro "Nos Bastidores da Notícia", uma verdadeira aula para quem deseja seguir o be-a-bá das letras, transformando as palavras em bandeira - verde e amarela - para que o Brasil se torne uma nação digna e honesta, consciente de suas obrigações democráticas com todos nós, brasileiros. Com o dom da oratória - é um prazer ouvir seus comentários pertinentes e sempre bem-humorados no jornal matutino da TV Globo - e um talento inimitável (com estilo próprio) para escrever, Alexandre teve seu valor reconhecido pela alta cúpula do governo federal e foi convidado para ser porta-voz da Presidência da República (entre 1979 e 80) na administração do último general a comandar o país, o polêmico (e fã dos cavalos, sem duplo sentido) João Baptista Figueiredo. O primeiro dos colunistas no último governo do regime militar. Coincidência ou não - vai-se saber os mistérios insondáveis da política - o certo é que, com a presença de um ferrenho defensor da imprensa livre, da liberdade de expressão, assessorando os poderosos generais, logo a seguir veio (será mesmo?) a democracia ampla, geral e irrestrita, dando legitimidade ao povo para pensar, escrever e falar sobre um dos maiores tabús das últimas décadas do século passado: a política.
     E falar e escrever sobre política foi, é e sempre será o ideal de vida, o sonho de consumo de Alexandre Garcia. (Um sonho que já virou realidade fáz tempo!). Com tanto talento assim demonstrado em artigo após artigo, comentário após comentário, Alexandre poderia -e só não o fáz se não quizer - iniciar-se em outro gênero literário. Ele é um grande escritor, não devendo nada a tantos outros, principalmente àqueles que escreveram sobre a recente história do país. (Quem sabe colocar as palavras em ordem com talento e competência, o "preto no branco", mais cedo ou mais tarde ganha reconhecimento, notoriedade e respeito literário). Como, por exemplo, a historiadora Anita Leocádia Prestes que lançou o livro "A Coluna Prestes". Saindo da política para a ficção - e por que não? -  que tal comparar o (talvez) futuro romancista Alexandre Garcia com William Faulkner (1897 - 1962)? No romande "Sartoris" (1929), Faulkner tratou da decadência de uma família sulista, os Sartoris, no Mississippi. E porque a comparação, dirão os - politicamente falando - menos informados, incultos? A estória daquela família americana do início do século passado é muito parecida com a decadente (?) classe política atual.
     Alexandre Garcia sabe o que diz em seus programas e o que escreve em seus artigos. Ele é um intelectual nato, de cultura ilimitada.(E também sabe onde tem o nariz, de cão perdigueiro para farejar os podres da corte!). Assim como Carlos Castello Branco, está fazendo escola. E eu atento as suas lições. Ele não é apenas mais um jornalista que escreve bem e fala melhor ainda sobre o que vê. Ele pensa sobre o que todos nós deveríamos ver e pensar.
     Au-revoir para todos que me criticam ou aplaudem. Na próxima quinta-feira, se Deus quizer, aqui estarei. Eu aqui e vocês daí. C'est la vie!


                                                                                                                                                                              RENÉ SANFERR, 31.05.2012

a ESFINGE:
     "Quando você fala bem de alguém, é um ridículo puxa-saco. E quando fala mal, é um maldito desgraçado. Portanto, o ideal é ficar calado".

                                                                                                                                                                              RENÉ SANFERR, 18.03.2000

"No mesmo mar de calúnia e perseguição que hoje você afoga o seu irmão, pode esperar que amanhã você será o próximo a se afogar neste mar de desgraça e destruição". - SANFERR, 29.07.2010

"Feche as portas para quem hoje lhe pede trabalho e não se queixe se amanhã vir a perder tudo e tiver trabalho para conseguir enprego, já que não mais será o mesmo que antes podia dar e negar trabalho, para quem precisava de um emprego". - SANFERR, 20.12.1982

"Quem dá as ordens hoje, amanhã poderá recebê-las". - SANFERR, 09.10.2002

"Não se orgulhe do salto alto, pois, nos caminhos da vida, ele pode quebrar e da sandália você precisar". - SANFERR, 20.01.1988

"Tenha certeza que amanhã o seu corpo irá pagar por tudo àquilo que hoje com sua língua você fáz outro corpo penar". - SANFERR, 22.06.2010

"Prefira alugar uma casa onde possa se sentir alguém, do que comprar uma onde viva como ninguém". - SANFERR, 24.03.2010

"Condomínio de pessoas sem nível e classe, está ao nível de quem não tem classe". - SANFERR, 23.11.2009

"A desgraça bate à sua porta, depois que você escancarou os problemas alheios, desgraçando a vida dos outros". - SANFERR, 27.07.2010

"Deus não gosta de ser em Sua casa aos domingos visitado, quando durante o resto da semana na rua o seu irmão por você é humilhado, ridicularizado e menosprezado". - SANFERR, 15.08.1999

"Não pense que é honesto e digno por não roubar e matar. Até o pior bandido será aos olhos do Senhor bendito, se a honra do próximo ele não matar e roubar". - SANFERR, 10.04.1999

"Muitos de falsa fé não se dão conta que é o diano que lhes dá demais e Deus só fica observando para depois, quando tiverem de menos, Ele ver atê aonde vai a verdadeira fé". - SANFERR, 10.12.1989

"Se não tem competência intelectual para comentar, tenha a capacidade moral de saber a hora certa de se calar, para não falar e envergonhar". - SANFERR, 26.05.2012

"Não morra de raiva e inveja. Viva com talento e competência". - SANFERR, 10.12.2010

"Para ser um bom escritor, não precisa diploma. Precisa ser diplomado na faculdade da vida". - SANFERR, 18.09.2007

"Sem Deus eu não existo na vida. E sem a minha família eu não resisto à vida". - SANFERR, 06.09.1989

"Não transforme o espetáculo que é a minha vida no seu circo dos horrores". - SANFERR, 18.09.2011

"Não se sinta melhor do que ninguém. Faça-se melhor para alguém". - SANFERR, 30.05.2012

"Estude hoje a melhor maneira de você ser estudado amanhã; pois quem escreve hoje, amanhã será lido". - SANFERR, 10.10.2002

"O meu dinheiro é seu, mas nunca você me disse que o seu é meu". - SANFERR, 03.01.2010

"Se você gosta dos amigos, vai gostar de estar aonde eles podem morar". - SANFERR, 03.11.2009

"Fale mal de mim e nem imagina o bem que vai me fazer, pois, com sua inveja e mentiras, o mundo finalmente vai me conhecer". - SANFERR, 16.04.2012

"A sua inveja não acaba com o meu talento. Mas o meu talento pode acabar com a sua inveja. Basta eu querer". - SANFERR, 08.02.2011

"Se não puder comprar uma grande e confortável casa, não compre a pequena e desconfortável. Alugue um palácio e vá morar confortável e bem. Na vida, o que vale não é ter casa, mas a boa vida que se tem. A casa não se leva para canto algum, ao contrário da boa vida que se leva para sempre lembrar que se viveu bem". - SANFERR, 23.03.2010

"Quem é bom, mostra tudo de bom que é capáz de criar de bom para provar que é mesmo bom". - SANFERR, 07.02.2012

"Da vida você não vai levar nada, a não ser os momentos que foi alguém e não toda uma vida sendo ninguém". - SANFERR, 12.05.2012

"Não seja palito para morar espremido numa caixa de fósforo". SANFERR, 19.03.2010

"Não se deve esquecer hoje o aniversário de um amigo, mesmo que este amigo tenha preferido se tornar desde ontem o seu  pior inimigo e com os seus ter se unido". - SANFERR, 12.05.2011

"Quando escrevo com tanta facilidade, é Deus que coloca as palavras na minha cabeça e as passo para o papel com a ajuda de Maria, sem a menor dificuldade". - SANFERR, 15.08.2000

"Quem dorme rico, pode acordar mendigo". - SANFERR, 10.10.2001

"Felizmente, todos nós temos o nosso valor. Mesmo quem, infelizmente, ainda não descobriu o valor que tem". - SANFERR, 06.07.1998

"Viva só e alegre, mas não leve para o túmulo a tristeza de ter vivido mal acompanhado". - SANFERR, 17.03.2003

"Quando ler algo que com você tem tudo a ver, reveja seu modo de viver e reescreva uma nova vida para melhor ser humano vir a ser". - SANFERR, 12.05.2012

"Nunca diga que seu inimigo vai lhe pagar. Quando você menos esperar, quem vai estar pagando é você sem se lembrar do que". - SANFERR, 18.06.2010

"Ajude. Mas não deixe que se aproveitem". - SANFERR, 18.09.2009

"Dê comida aos porcos, mas não entre no chiqueiro". - SANFERR, 18.03.2005

"Quem lhe convida para juntos irem morar, certamente de você quer se aproveitar, usar e abusar do que você pode gastar". - SANFERR, 19.03.2005

"Se você só tem competência para dar dois passos, não adianta invejar e tentar acompanhar quem tem inteligência para dar quatro". - SANFERR, 10.12.1998

"O impossível é sempre possível quando queremos torná-lo possível". - SANFERR, 16.02.2003

"Quem rouba a sua luz é um necessitado que precisa do seu brilho para sentir-se iluminado". - SANFERR, 26.04.2011

"Quem compra de você de dia, quer ao outro vender de madrugada". - SANFERR, 18.04.2012

"Geralmente, quem paga a festa não é o principal convidado, ficando esquecido e desprezado, enquanto outros são rápidamente lembrados para a festa que aquele que pagou não foi chamado". - SANFERR, 15.05.2010

"Amante que netra na calada da noite e sai quando o galo canta, é o que mais apronta na cama, deixando tudo revirado com suas proezas de safado e sacana, jurando durante o dia com sua cara de descarado que só curte mulher e só é amigo dos aboiolados". - SANFERR, 02.02.1983

"Muitos passam o tempo todo se cansando, suando a camisa para vencer o jogo da vida, enquanto outros ganham a partida sem se suar e cansar, nos minutos finais do segundo tempo". - SANFERR, 21.04.2001

"O pensamento, mais cedo ou mais tarde, vira livro. E o que você diz, logo, logo, vira fuxico". - SANFERR, 29.12.2010

"Diga adeus apenas uma vez. E não várias vezes dizendo adeus". - SANFERR, 01.06.2010

"No atual verão de algumas pessoas, vislumbra-se o futuro inverno". - SANFERR, 17.10.2004

"Talento e inteligência são irmãos, mas não gêmeos". - SANFERR, 10.09.1989

"Nunca se esqueça dos amigos, mesmo se eles esqueceram de você, por você nunca mais ter deles procurado saber". - SANFERR, 12.09.2000

"Se você só prestar na hora de dar, não preste também na hora de negar". - SANFERR, 07.12.2002

"A escola lhe dá conhecimento, mas esquece de diplomar com o talento". - SANFERR, 16.12.2002

"Se você hoje cospe no prato que ontem comeu, não espere um novo prato amanhã". - SANFERR, 19.10.2011

"Prefira ficar sózinho em casa escrevendo seu futuro, mas jamais acompanhado na rua com quem vai apagar até o seu passado". - SANFERR, 20.01.2012

"Morre o burro pra jumenta carregar no lombo a cangalha do asno". - SANFERR, 27.10.2011

"Na vida, você pode ser alguém que muito escreveu ou o ninguém que nada entendeu". - SANFERR, 04.07.2009

"Viajar é bom. Mas, melhor ainda, é levar a Inteligência como companheira e trazer a Cultura como parceira". - SANFERR, 10.102007

"Tudo que você aprende, encontra nos livros. Os livros só não ensinam como você aprender a entender". - SANFERR, 01.02.1987

"Quem procura apenas na hora que precisa, não precisa ser procurado em hora alguma". - SANFERR, 19.04.2011

"Feche as portas de sua casa para quem não merece entrar e abra para quem merece sair". - SANFERR, 18.08.2011

"Não volte a procurar quem só quer andar mal acompanhado". - SANFERR, 10.11.2010

"O homem orgulhoso esqueceu de dizer ao orgulho para se orgulhar dele". - SANFERR, 17.12.2009

"Quem sabe ler e escrever nunca está sózinho. Mas muito bem acompanhado pelo poder de escrever o que todos gostarão de ler". - SANFERR, 10.05.1987

"A vida deixa marca em todos. Mas nem todos deixa sua marca na vida". - SANFERR, 20.06.2010

"Se o amor fosse cego, ele não ia enxergar a beleza e o dinheiro". - SANFERR, 21.12.2001

"Mil dias não se fáz num dia. Mas um dia pode fazer os mil dias". - SANFERR, 15.05.2010

"Se você olha para o lado e se acha grande apenas pelo que tem, esqueceu de olhar para o alto e ver como a vida lhe olha de cima por ser tão pequeno por não ser ninguém". - SANFERR, 09.09.2003

"Se o palácio alugado for confortável, não viva desconfortável na sua casa". - SANFERR, 19.08.1999

"Escreva hoje o seu futuro e não o presente; o presente vai virar passado e o futuro vai chegar bem planejado". - SANFERR, 10.01.2011

"O aniversário de um amigo é a maior festa do mundo". - SANFERR, 12.05.2010

"Quem cria, espia o futuro. E quem espia, não cria nem o presente". - SANFERR, 06.10.1987

"Quando as cadelas abrem a porta de casa, os garanhões pensam que o canil virou curral e entram para pastar". - SANFERR, 10.10.2010

"Seja amigo até o ponto que der. Depois, peça o ponto e salte para pegar a condução da nova amizade". - SANFERR, 19.07.2010




                                                                                                                                                                    RENÉ SANFERR, 31.05.2012
ATENÇÃO

 AGRADEÇO AS CONTRIBUIÇÕES E PEÇO QUE CONTINUEM FAZENDO DOAÇÕES AO BLOG.
                  ASSIM COMO O JORNALISTA FUNCIONÁRIO DE JORNAL, O BLOGUEIRO-COLUNISTA, EM TODAS AS PARTES DO MUNDO,
                     EM VÁRIOS SITES E BLOGS, VIVE DO QUE ESCREVE, O SEU TRABALHO VIRTUAL É O SEU GANHA-PÃO.
   SEM NENHUM VÍNCULO EMPREGATÍCIO.
 DEPOSITE NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL.

CONTA O1:
Caixa Econômica Federal                                   -               Av. Estados Unidos, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    0063                                                            Conta: 023-00012630-9


CONTA 02:
Caixa Econômica Federal                                   -               Relógio de São Pedro, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    1416                                                             Conta: 013-00099159-3


CONTATOS:

e-mail: rsanferr@globomail.com
fone  : (71) 82659332
home-page: HTTP://SANFERRPRESS.BLOGSPOT.COM
novo blog  :  HTTP://SANFERRARTSCRIPT.BLOGSPOT.COM




                                                                      P    A     T     R     O     C     Í     N     I     O                                                   




quinta-feira, 24 de maio de 2012

CHAYENNE BREGA E CLAUDIA CHIQUE.


CLAUDIA ABREU.
A HORA, A VEZ E A VOZ DA ESTRELA.


     Desde que criei este blog e comecei a escrever a coluna, venho recebendo inúmeras críticas me acusando (injustamente) de ser preconceituoso. E me acusam de preconceito contra cantores (?) e ritmos (?) baianos. Logo eu, que sou baiano e admirador de tudo que a boa terra produz de bom na área musical? (De bom!). O que defendo veementemente é o verdadeiro pagode (samba) de Nélson Rufino, Chocolate da Bahia, Dudu Nobre, Alcione, Elza Soares, Martinho da Vila, Riachão, Bete Carvalho, Mariene de Castro, Arlindo Cruz, Batatinha, Claudete Macedo e tantos outros que sabem "onde tem o nariz" para enfiar e o cavaquinho para tocar, honrando o ritmo musical mais inteligente e contagiante do mundo. Afinal de contas, quem é do métier sabe que compôr e cantar samba não é pra qualquer um. (Apesar de uns e outros fazer). O que eu critico - também veementemente - é a falta de talento, competência e criatividade daqueles que não tem nada a ver com a música e se acham (aonde?) músicos. É a mesma coisa se amanhã eu acordar dizendo que vou cantar (vai ser temporal na certa!) ou, então, pintar um quadro, virar um artista plástico (as tintas vão sair correndo da aquarela), já que sou péssimo cantando e nem imagino o que seria se "atentasse" contra a arte de Portinari, René (meu xará) Magrite, Renoir, etc. Eles iriam se revirar no túmulo, ressuscitar e me trucidar. Cada macaco no seu galho.(E um galho que não quebre). Meu negócio é escrever, colocar as palavrass no papel, o "preto no branco" como colunista, pensador, contista, escritor, roteirista, poeta, letrista, novelista, dramaturgo, etc. e tal, e está de bom tamanho. (Aliás, haja tamanho com, sem falsa modéstia, tantas habilidades!). O macaco que não tem talento, vá pular em outras árvores.
     Todos, óbviamente - é um DIREITO assegurado - tem o DEVER (será) de se expressar. (Nem que seja fazendo careta de bicho, ou bicha - depende em que pau você monta - assustado). Mas, pelo amor de Deus, se não tiver condições de ser cantando, fazendo música (e não presepada, não é preconceito, é realidade) vá desafinar coaxando num brejo bem distante e requebrar num poleiro - ou chiqueiro - mais distante ainda. Ou, então, siga minha sugestão: que tal criar a "dança do surdo-mudo"? Dançam, rebolam, fazem a alegria das piriguetes e ninguém se contagia, morrendo depois de ouvir suas vozes de gralha rouca. Aposto que - seguindo minha orientação e recomendação clínica - o Ministério da Saúde irá agradecer (por ter menos despesas nos consultórios dos otorrinos no SUS), agradando a gregos, troianos e, principalmente, os baianos de bom gosto e audição apurada, refinada.
     Estamos vivendo a era do sucesso fácil, da mediocridade e do mesmismo, como material de primeiríssima necessidade - assistimos esta verdadeira e degradante olimpíada artística  anteontem no excelente programa jornalístico da TV Globo (Profissão Repórter) - e o talento produto dos elitizados, do high-society, dos guetos e comunidades intelectualizadas. Comunidades intelecctualizadas é ótimo. (E utópico!). Seríamos felizes (e sábios!) se tivessemos comunidades assim. Todos escrevendo, falando, compondo corretamente, sem os famosos "óia" no lugar de "olha" e "trabaiá" no lugar de "trabalhar"... Isto é admissível naqueles que não estudaram, óbviamente; mas não nos burros que frequentam as salas de aula (cada vez menos) inteligentes. Voltando ao sucesso fácil, o que se vê últimamente no mercado fonográfico - e não tem preconceito nenhum neste comentário - são pseudos aspirantes a candidatos a artistas (ufa, cansei!!) fazendo de um tudo, qualquer coisa para se tornar celebridade, ganhar rios de dinheiro. E para atingir este objetivo, produzem qualquer obra (?) que só serve para encher pinico. Enfim, o nada está virando tudo, o brega agora é chique, o burro está dizendo (?) coisas inteligentes... A prova é uma tal de Chayenne. (Quem? Oxenti, minino, Jociléia Imbuzeiro Migon. Nunca ouviu falá dela, não, cabra da pesti? Intonce tu num sabe o qui é cantora das boa, nordestina arretada, sim, sinhô, qui fáz o maior suxesso lá no sul, pras banda do Rio e de Sampaulo, num sabe?)...
     Chayenne, a famosa patroa-mór e vilã, terror das ex-ainda atuais empreguetes e futuras "famosetes" (nordestinas arretadas ou não), a maior representante na atualidade daqueles que fazem sucesso - e bota sucesso nisso! - fácil com talento mais do que duvidoso (e fabricado), sai da telinha todas as noites, cheia de charme, para dar na cara (quase que literalmente falando) de Joelma (Calypso) e "Inveja" Sangalo. Ela, como ninguém, sabe como teve de lutar - e rebolar - "dando" (e recebendo, óbviamente) no couro para entrar nesta dança de uma cadeira só com mil querendo sentar. (Na cadeira, hein!). Ou seja, a cadeira do talento e os mil aspirantes a candidatos a artistas.
     Quando os novelistas criaram na sinopse de "Cheias de Charme" (TV Globo, 19 hs.) personagens desprovidos de talento (Fabian, Chayenne) fazendo uma alusão a tantos cantores e bandas que "miam" (cantam?) por aí, mas extremamente carismáticos, e outro com muito talento à espera da primeira oportunidade (não desistam), como é o caso de Rosário, certamente sabiam que estavam colocando na berlinda um tema que fáz pensar neste atual momento do sucesso fácil: O TALENTO X o talento. O TALENTO nato que humilha o pseudo talento daqueles que suam sangue para mostrar com dificuldade o que o outro cria e fáz brincando, na maior facilidade, por que é talentoso por dons divinos. Talento não é fruto que se colhe em árvores, à altura das mãos de qualquer um "artista" de ocasião (?) e aventureiro. Já o talento fabricado dá em qualquer parte, época e pode ser usado por todos que querem ser o que não são. (Se é que me entendem!). Respectivamente, os personagens de Ricardo Tozzi, Claudia Abreu e Leandra Leal é a síntese do que vem ocorrendo neste momento louco que estamos vivendo como malucos que somos para aceitar a fama sem talento e o talento sem fama. Inversão de valores? A extravagante Chayenne, ou não seria a deslumbrante Jociléia? - vixi, minina, cum esse nome a curica (coitada da dita cuja) num ia nem na esquina cumprá rapadura - mesmo na fictícia estória global representa - e muito bem - a classe duvidosa  dos novos (e desprovidos de talento) artistas. (Se bem que Chayenne não é desprovida de nada, muito ao contrário; ela tem seu encanto, seu charme piauiense). Artistas que cantando são o apocalipse e falando o buraco negro. Profundamente desconhecido no total conhecimento de sua ignorância.
     Chayenne deve ter sido escrita para a atriz que lhe dá vida, formas e destemperos. (Ou não seria Chayenne!). Claudia Abreu nasceu no Rio de Janeiro em 12.10.1970, é casada com o cineasta José Henrique Fonseca, mãe de Maria, Felipa, José Joaquim e Pedro Henrique, formada em Filosofia pela PUC (Pontificia Universidade Católica), RJ. Começou a carreira no Tablado (teatro fundado em 1951 por Maria Clara Machado) e aos 15 anos fez teste na TV Globo, onde estreou num TeleTema. A primeira novela foi Hipertensão e o resultado foi tão bom que a emissora não lhe deu férias, escalando-a logo a seguir para O Outro. Chayenne é hoje a coroação de uma soberana na arte de representar, num reino onde figuram títulos como Fera Radical, Que Rei Sou Eu?, Barriga de Aluguel, Anos Rebeldes, Pátria Minha, Labirinto, Força de Um Desejo, Celebridade, Três Irmãs... No teatro, os domínios de seu reinado estendeu-se por Orlando, Viagem ao Centro da Terra, O Despertar da Primavera, Um Certo Hamlet, e Pluft, o Fantasminha. No cinema, ela sentou no trono para ser aplaudida em Absinto, Tieta do Agreste, O que é Isso, Companheiro?, Guerra de Canudos, Ed Mort, O Xangô de Baker Street, O Homem do Ano, Todo Mundo tem Problemas Sexuais...
     Claudia Abreu, óbviamente, tem uma carreira vitoriosa. Mas agora comprovou que merece receber a coroa que somente os vencedores carregam. Precisou uma destrambelhada, arrogante, mau-caráter e hilária cantora brega norddestina aparecer em seu caminho com o pitoresco nome de Chayenne, para que ela fosse reconhecida como uma grande atriz. Boa atriz e grande atriz não é a mesma coisa. Boas temos várias e grandes... somente as big mesmo.
     Au-revoir para todos que me criticam ou aplaudem. Na próxima quinta-feira, se Deus quizer, aqui estarei. Eu aqui e vocês daí. C'est la vie!

                                                                                                                                                                               RENÉ SANFERR, 24.05.2012

a ESFINGE:
     "Se todos pensassem no amor e não no valor duvidoso das regras e convenções sociais, todos seriam felizes fazendo suas próprias escolhas. E não infelizes por terem feito a escolha que todos esperam que se faça, para agradar não a si mesmo, mas a sociedade".

                                                                                                                                                                              RENÉ SANFERR, 27.12.2009

de SANFERRPRESS para todos os leitores e colaboradores (patrocínios, doações):

     É impressionante como o preconceito e a hipocrisia reinam absolutos na "dita" sociedade politicamente correta. (Aonde e para quem?). Falei da opção sexual dos gays - ser ou não ser? - em alguns pensamentos e o que recebi de SMS, e-mail e telefonemas... Ora! Estamos vivenciando uma nova era, estamos em pleno séc. XXI. O gay não é jurássico; é atualíssimo. O que é pior, degradante e politicamente incorreto? O gay assumido - mas, óbviamente, sem estardalhaço, vulgaridade e presepadas - ou o homem (?) que não o é na verdade, que engana, ilude as namoradas, noivas, esposas e até amantes (fiquem de olho, hein, por que vocês nunca sabem o que alguns andam aprontando) por anos, décadas, "cortando" dos dois lados, o antigo "gilete"?... E tem muitos - não todos os homens, graças à Deus - por aí. Profissionais liberais, autônomos, empresários, políticos, pobres, ricos, negros, brancos, altos, baixos, magros, gordos, feios, bonitos, burros, inteligentes, religiosos (e como tem, de todas as religiões, seitas e credos), enfim, em todas as esferas da falsa sociedade, que falam grosso em público e afinam o gogó na discrição das casas de massagens (saunas) masculinas. Quando não contratam os serviços, se encontram em outros lugares - e até em outras cidades, outros Estados - com os michês, os famosos garotos de programa. Depois de saciar toda sua imoralidade, voltam para suas casas, suas empresas, seus gabinetes, consultórios, escritórios, igrejas, qualquer trabalho que tenham, bonachões, posudos, donos de si, másculos (?), auto-afirmando-se àquilo que não são, nunca foram e jamais serão. E criticando, zombando os gays. Seus "pares", iguais. É muita cara-de-pau. E o pior é que todos acreditam neste teatro - eles são bons atores, tem postura, físico e voz de homem - neste circo dos horrores: a sociedade, a família, vizinhos, amigos, colegas de trabalho. Ah! Por que se tem filhos, é homem; se dorme com uma mulher, é macho. (Só Deus sabe!). E gay, por acaso, não tem também orgão sexual, não se excita, não tem orgasmo?
     Ah, ser-humano! Fonte, poço de falsidade, teu nome é hipocrisia, raça dissimulada!
     Seja o que você for, assuma-se, tenha dignidade E CORAGEM de peitar tudo - e todos - de cara limpa, sem maquiagem. (Literalmente falando!). Seja feliz, respeitando para ser respeitado na sua honestidade. Os tempos mudaram. O STF morstrou-se simpático á causa, a maior nação do mundo quer o casamento gay, na Europa já se casa, Deus perdoa os pecadores... (Se é que amar é pecado!)... Então? Não estou levantando nenhuma bandeira, longe de mim; muito menos incentivando. Mas, é preferível dois homens, duas mulheres que se amam de verdade, do que um homem e mulher se odiando, para manter as aparências.
     Ser feliz é o que interessa. E o preconceito... deixa ele lá pra trás, sem pressa de lhe alcançar.

                                                                                                                                                                                 RENÉ SANFERR, 24.05.2012


"O pensador escreve para fazer o leitor pensar. E não o leitor pensar que o pensador escreveu por que pensa assim". - SANFERR, 09.10.1998

"Todo dinheiro que você gastar com sua mulher será pouco. Para ele gastar com o amante". - SANFERR, 30.12.1983

"O homem segue a mulher aonde quer que ela vá. Menos aonde ela não quer que ele vá: no encontro com o amante. Enquanto o idiota sua a camisa de tanto trabalhar para a safada sustentar". - SANFERR, 14.08.2010

"Se o bicho-homem se olhasse no espelho, não criticava o animal-viado. Ia enxergar as galhas que enfeitam as suas cabeças". - SANFERR, 21.12.2007

"A porta que fecho para alguém nunca mais a pessoa vai conseguir abrir". - SANFERR, 22.08.1997

"Não se afaste de mim na tempestade, pensando que vou deixar se aproximar na bonança. Quem não pode comigo se molhar, não pode também se refrescar". - SANFERR, 29.01.2009

"Tem pessoas que sentem orgulho em dizer que vão trabalhar. Mal sabem elas que o trabalho sente vergonha do que fazem". - SANFERR, 17.12.1987

"Lugar ruim para mim é pior que cemitério: só tem restos e nunca mais retornarei para ver as sobras de quem um dia me fez tanto mal". - SANFERR, 22.07.2010

"A maior saudade é da infância, dos amigos, da escola. Esta saudade é a que mais dói". - SANFERR, 26.01.2012

"Me peça todos os favores e eu atenderei. Só não atenderei o que você mais quer: que eu faça o favor de ser burro e idiota". - SANFERR, 17.10.2009

"Quando jogo a chave do passado fora, é por que achei a do futuro, tranquei para sempre a velha porta e escancarei a nova". - SANFERR, 17.08.2010

"A maior humilhação para muitos homens é não estar à altura para chegar aos pés de certos gays, já que só tem altura para provar o quanto são pequenos". - SANFERR, 04.12.2004

"Não dê entrada para quem quer saber de suas saídas". - SANFERR, 07.04.2010

"Antes de criticar quem escreve bem, aprenda a falar um pouco melhor". - SANFERR, 14.12.2011

"O intelectual vai deixar uma obra escrita. E você? A obra pronta para ser despejada". - SANFERR, 20.03.1999

"Humildade devemos ter com quem quer nos exaltar e arrogância com quem quer nos rebaixar". - SANFERR, 27.09.2000

"Adoro estar com amigos, mesmo sabendo que eles são falsos comigo. É a vida para quem não sabe ter um bom amigo na vida". SANFERR, 12.02.2010

"Enquanto mil não tem competência para escrever uma frase, apenas um escreve as mil frases". - SANFERR, 17.04.2012

"Um bom blog é a vitrine para quem tem tudo de bom para mostrar e o mundo admirar". - SANFERR, 23.08.2011

"A Inveja do outro não vai derrubar a sua Inteligência, por que quem é Sábio sabe o que escreve, fáz e nunca cai. Ao contrário da Inveja e Burrice, que sempre fica por baixo olhando com o Despeito para quem está em cima". - SANFERR, 08.12.2002

"Não critique e se ache melhor daquele que aplica sabedoria, se você é pior aplicando até sua ignorância". - SANFERR, 21.03.2011

"Só durma na casa de quem você confia. Senão não vai conseguir dormir por não confiar com quem você está". - SANFERR, 10.12.2009

"Eu sou mortal e finito. Mas a minha obra é infinita e imortal". - SANFERR, 03.10.2011

"Nem todo politico é indigno. Indigno é o voto que elegeu os que não são dignos". - SANFERR, 15.09.2010

"Cuidado com quem você bebe. Ele pode estar comendo o prato que você não quer que ele prove". - SANFERR, 20.04.2012

"Se o ambiente não é adequado, mantenha-se bem afastado e isolado, aprofundado nos seus pensamentos, já que misturado, os pensamentos alheios não vão lhe trazer nenhum conhecimento". - SANFERR, 18.08.2009

"Infelizmente, na lápide de algumas pessoas vai ser escrito: aqui jáz aquele que trabalhou muito, mas pouco se esforçou para deixar de ser um vagabundo, por não ter deixado nada de útil para o mundo". - SANFERR, 07.07.1986

"Fique mil anos calado, sem ter com quem trocar idéias, mas não troque uma idéia sequer, por um único dia, com quem não está à altura de suas idéias". - SANFERR, 24.07.2008

"O que adianta estar conectado na rede, se o que você tem competência para mostrar, dizer ou fazer cabe no anzol e ainda sobra espaço?". - SANFERR, 12.05.2012

"As pessoas tem inveja, ódio, medo e respeito quando se deparam com quem mostra saber mais do que elas". - SANFERR, 20.12.2001

"Descarado não é aquele que você acha que é. É você que se olha no espelho e não consegue enxergar toda a vergonha da própria descaração". - SANFERR, 18.02.2004

"Por que será que pessoa sem valor se une com quem não vale nada? Deve ser para equilibrar a balança do mercado desvalorizado onde estão à venda". - SANFERR, 19.09.1998

"Dê de presente a quem não presta o que você usou, não presta mais e agora só vai prestar para se unir com quem não presta para fazer nada que presta na vida". - SANFERR, 23.12.2000

"Não aceite todos os convites, ou então vai virar arroz doce. Prefira ser o filé mignon, metido e inatingível". - SANFERR, 04.09.1988

"Não queira ser um bom jornalista audacioso, apenas um colunista excelente e talentoso. O jornalista precisa ser curioso para impressionar e o colunista não precisa ser jornalista para impressionar com sua capacidade". - SANFERR, 23.08.2011

"Nem tente chegar aos pés do homem que sabe, se na cabeça você é um burro que não sabe nem pensar". - SANFERR, 19.11.1997

"Não tenha medo de NADA, se você é, sempre foi e sempre será muito mais do que todos os nada". - SANFERR, 27.07.1999

"O bicho-homem é um animal, a mulher um ser quase normal e o gay um caso especial". - SANFERR, 23.07.1997

"Se você for sábio, dorme com o inimigo e acorda com um amigo". - SANFERR, 15.02.2010

"O maior presente que você pode me dar é a sua amizade. E a maior decepção a sua falsidade". - SANFERR, 14.02.2012

"O filho safado que acusa o outro de ser mestre na mentira, tem conhecimento no assunto, já que fez mestrado na escola dos descarados dos pais". - SANFERR, 02.05.2012

"A inveja que sente do inteligente por você ser burro, só vai prejudicar a pouca inteligência do muito burro que você é". - SANFERR, 29.04.1999

"Quem quer de você obter favores, fáz o favor de pela frente lhe suportar e pelas costas criticar". - SANFERR, 18.04.2012

"Ninguém pode advinhar o que você fáz com alguém, se este mesmo alguém às suas costas não for contar". - SANFERR, 16.05.2012

"Quem quer enganar e se aproveitar, jura que não está enganando e nem se aproveitando, mesmo se aproveitando de quem está lhe ajudando e não quer enxergar o que o outro é capaz de fazer para se aproveitar". - SANFERR, 09.05.2012

"A mentira é a verdade daqueles que vivem dizendo que a verdade é a mentira do outro". - SANFERR, 27.10.1999

"Os medíocres se unem para beber, por que são incapazes de se unir para criar, fazer e acontecer". - SANFERR, 20.08.1997

"O pai só tem certeza de uma coisa: que o filho é da mãe". - SANFERR, 04.03.1984

"A verdade é provada com o que está escrito pelo homem talentoso e a mentira comprovada com o que é dito pelo invejoso". SANFERR, 24.02.1983

"Quem desmoraliza o outro pela internet, ajuda-o a se tornar conhecido". - SANFERR, 10.05.2012

"Enquanto seus inimigos carregam peso nos braços se esforçando para TER, você carrega sabedoria na cabeça sem nenhum esforço, já sendo o que eles nunca vão ser". - SANFERR, 20.01.2006

"Namorada burra que ri muito e fala demais, certamente o namorado só atura quando ela está com a boca ocupada". - SANFERR, 04.10.2011

"Mãe cafetina, filha prostituta, pai corno e irmão cachaceiro, que bordel mais frequentado e animado". - SANFERR, 10.04.1999

"O erro do passado pode ser transformado em acerto e sucesso no futuro, se for bem administrado para o errado se transformar no acerto desejado". - SANFERR, 03.09.2002

"Se a cama é enorme, não tenha pressa em ocupar com ninguém. Durma sózinho até alguém chegar para torná-la pequena". - SANFERR, 19.12.1989

"Na vida, queira ser o escritor e não o leitor, pois, na maioria das vezes, você não vai gostar de ler o que a vida escreveu para você". - SANFERR, 21.03.1997

"Homem que abre as portas de casa para amante com pose de amigo da mulher, está fechando as portas da própria decência e dignidade, vendendo-se ao ridículo por um preço caríssimo e indigno". - SANFERR, 14.05.2012

"Guarde tudo que hoje é aparentemente desnecessário, pois certamente amanhã será extremamente necessário. Principalmente as pessoas". - SANFERR, 04.06.2010

"A árvore que frutificou um dia, sempre irá frutificar. Esteja sempre por perto para colher os frutos que ela vai dar". - SANFERR, 20.05.1988

"Apague de sua memória pessoas e lugares que não merecem ser lembrados, a não ser merecerem na fogueira do esquecimento serem queimados". - SANFERR, 23.09.2010

"Não trate sua serviçal mal, já que ela trata muito bem do serviço que você não quer ter como ofício". - SANFERR, 10.07.2000

"Corno satisfeito é aquele que bebe com o amante da mulher e ainda promete emprego para o sujeito". - SANFERR, 21.05.2012

"Baleia encalhada só pagando para ser rebocada". - SANFERR, 12.12.2004

"Convide o falso amigo para almoçar e não poderá imaginar que o verdadeiro inimigo vai sua boa vontade querer lesar depois do jantar, quando até a presença dele de alguma forma você terá de pagar". - SANFERR, 19.05.2012

"Olhe para o amanhã e se arrependa com antecedência da ajuda que você quer hoje dar". - SANFERR, 26.04.2012

"O homem pode ser talentoso e não prestar. Mas jamais vai prestar se não tiver talento". - SANFERR, 20.10.2001

"A vida pessoal não deve interferir na profissional. Se interferir não vai ter mais ninguém trabalhando". - SANFERR, 19.08.1997

"Faça tudo que quizer junto aos amigos. Só não faça tudo que eles não querem: traí-los.". - SANFERR, 19.05.1988

"Ninguém fáz nada sem ter um amigo ao lado". - SANFERR, 09.05.2010

"Na vida, temos duas famílias: a nossa e a do amor que nos escolheu e nós escolhemos". - SANFERR, 22.12.2009

"Não queira que o amigo se lembre de você, se você fáz tudo para dele se esquecer". - SANFERR, 21.08.1989

"O amor não morre, mas a ingratidão, a distância e a falta de atenção fáz ele ser sepultado ainda com vida. E para ser ressuscitado, só com o milagre da emoção que um coração apaixonado pode ter para esquecer a traição que a razão fáz questão de não esquecer". - SANFERR, 20.06.2002

"Por que será que todo gay é inteligente? Deve ser porque não quis ser homem. O gay enrola a mulher e engana o homem". - SANFERR, 18.12.1989

"Não coloque chifre em cabeça de cavalo. A não ser que o próprio cavalo diga que tem chifre". - SANFERR, 07.03.1999

"A ingratidão destrói a consideração". - SANFERR, 02.05.2012

"Se você pudesse ouvir a verdade que o outro pensa, nunca mais iria escutar as mentiras que ele lhe diz". - SANFERR, 18.05.2012

"Se quem tem talento vive sonhando e não vai chegar a lugar algum, imagine quem não tem. Vive tendo pesadelos por querer chegar ao lugar que não tem nem como sonhar". - SANFERR, 20.05.2012

"Não diga que o outro é mentiroso, se a única verdade que você pode falar são as suas mentiras". - SANFERR, 10.04.2012

"Diga ao parceiro que é uma pessoa doente e ele só irá esperar conseguir o que de você quer conquistar, para mandá-la se tratar em outro terreiro". - SANFERR, 10.05.2012

"Certas loiras burras que só fáz rir e falar, não percebe que o moreno inteligente que está ao seu lado fica calado e querendo chorar, por estar acompanhado por uma mulher que não tem nada para dela se orgulhar". - SANFERR, 02.05.2012

"Qual a diferença entre o inteligente pobre e o rico burro? É que o pobre pode se tornar rico e o rico pobre. Tudo por conta da inteligência ou burrice". - SANFERR, 13.12.2000

"Uma pessoa não pode ser falsa se fecha logo a cara e mostra que está revoltada. Falsa é aquela que, mesmo revoltada, se fáz de rogada e coloca um falso sorriso na cara de lata". - SANFERR, 19.09.2006

"Casa sem moral é aquela que a família abre as portas para a imoralidade entrar, beber, comer, dançar e, como se não bastasse, no sofá se aconchegar, além da passagem de volta pedir para pagar". - SANFERR, 18.04.2012

"Se faça importante e só assim lhe darão importância". - SANFERR, 19.08.1997

"Não se ache desejada, se ele só está desejando o que você pode dar". - SANFERR, 20.04.1985

"A chama do amor quando se apaga, é como palito de fósforo: nunca mais volta a acender". - SANFERR, 13.04.1986

"Não queira ser popular, se o preço que terá de pagar é ser baixo, sem valor e vulgar". - SANFERR, 18.09.1987

"Você prova a sua fortaleza, quando todos esperam que comprove sua fraqueza". - SANFERR, 15.11.2010

"Quem ouvir você dizer que o outro está na pior, vai dizer ao outro que se sentiu pior ainda por estar ao lado daquela que nunca vai ser melhor". - SANFERR, 21.05.2012

"Não pense que o outro não sabe de nada, se com quem você anda e fala está contando tudo que você diz". - SANFERR, 21.05.2012

"Fale mal agora de quem está ausente e aquele que está presente vai contar depois ao ausente, lhe criticando, por ainda de você ter ganho presentes". - SANFERR, 15.05.2012

"Quem diz que o outro não vale nada, é por que entende do negócio, é um comerciante exigente, e sabe que vale menos ainda". - SANFERR, 04.05.2012

"Se você não puder falar, se cale; se não sabe escrever, ao menos tente aprender. E, se não souber nem uma coisa e nem outra, se embriague para esquecer a triste figura que você consegue ser". - SANFERR, 07.06.2006

"Enquanto o pensador pensa demais, o falador pensa de menos e fala sem saber o que pensar". - SANFERR, 03.10.2010


             Agradeço os SMS, e-mails e telefonemas elogiando meus pensamentos. Lembro que pensamentos não é o que o escritor acha e pensa. São observações de fatos e pessoas.
             Muito obrigado.

                                                                                                                                                            RENÉ 
SANFERR, 24.05.2012

 ATENÇÃO

 AGRADEÇO AS CONTRIBUIÇÕES E PEÇO QUE CONTINUEM FAZENDO DOAÇÕES AO BLOG.
                  ASSIM COMO O JORNALISTA FUNCIONÁRIO DE JORNAL, O BLOGUEIRO-COLUNISTA, EM TODAS AS PARTES DO MUNDO,
                     EM VÁRIOS SITES E BLOGS, VIVE DO QUE ESCREVE, O SEU TRABALHO VIRTUAL É O SEU GANHA-PÃO.
   SEM NENHUM VÍNCULO EMPREGATÍCIO.
 DEPOSITE NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL.

CONTA O1:
Caixa Econômica Federal                                   -               Av. Estados Unidos, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    0063                                                            Conta: 023-00012630-9


CONTA 02:
Caixa Econômica Federal                                   -               Relógio de São Pedro, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    1416                                                             Conta: 013-00099159-3


CONTATOS:

e-mail: rsanferr@globomail.com
fone  : (71) 82659332
home-page: HTTP://SANFERRPRESS.BLOGSPOT.COM
novo blog  :  HTTP://SANFERRARTSCRIPT.BLOGSPOT.COM




                                                                      P    A     T     R     O     C     Í     N     I     O