quinta-feira, 26 de julho de 2012

ORGULHO DA BAHIA, EXEMPLO PARA AS BAIANAS.




MARTA ROCHA.
ESTA É (E SEMPRE SERÁ) A VERDADEIRA RAINHA
DA BELEZA UNIVERSAL.


     "Que me perdoe as feias, mas beleza é fundamental!..." - disse o mestre Vinícius de Moraes. Eu, modestamente, disse num de meus pensamentos: "O valor que o homem dá à mulher, não é o valor que ela merece ter"...(?)... No meu entender, feia ou bonita, famosa ou não, a Mulher é para ser homenageada, reverenciada, já que nela - mesmo nas mais feias (físicamente falando, não com os olhos da alma), simplórias, humildes, subservientes aos seus homens ou não, menos cultas e inteligentes (apesar de, particularmente, eu achar todas inteligentes, já que conseguem a proeza de fazer os homens caírem - ou, alguns, tropeçarem inadvertidamente - aos seus pés), menos cosmopolitas e mais rurais, sem a facilidade e "falsidade logística" (?) da parafernália dos cosméticos - encontramos o mais importante valor que Deus pôde dar ao ser humano: o poder da procriação. A Mulher é a mãe da humanidade, não resta dúvida, e tudo nasce no universo através da mulher e da fêmea, respectivamente na raça humana e animal. O útero é o centro - por que não? - do cosmos; e não o "buraco negro". (Se bem que, se levarmos em consideração, tudo nos trouxe - e também vai nos levar (a sepultura) - através de um buraco. (Negro ou não, se é que me entendem!)... A Mulher que sabe ser verdadeiramente coerente com o "M" de Mulher, jamais vai se mostrar (ou se deixar enxergar) como o "m" de mulherzinha. Mulher é sinônimo de glamour - as do "M" e não do "m" - charme, delicadeza, aroma, serenidade, cultura e inteligência, etc., etc., etc... Diz um ditado popular que "por trás de um grande homem, existe uma grande Mulher"... Concordo plenamente, já que todas - nem que saiba por esperteza (inteligência) - procuram "grandes homens"; se não de poder, mas de intelectualidade. (É ou não é?). E, sendo assim, elas se tornam, por tabela, também grandes, pois ajudam, com seu toque especial, fazer seu parceiro crescer ainda mais.
     Desde que "Lucy" - uma das primeiras mulheres da história da humanidade, já falei aqui num dos artigos anteriores - fóssil australopithecus descoberto em 1974, que ganhou este nome por conta da música "Lucy int the sky with Diamonds" (The Beatles) deixou de viver pendurada num galho para dormir no chão (lá nos primórdios dos tempos históricamente pré-qualquer coisa), mesmo correndo perigo por conta dos predadores irracionais (antigamente), hoje (na atualidade), a mulher corre os mesmos perigos, por conta dos predadores racionais, ou seja, o homem. Naqueles idos, elas tinham de aprender a lidar com o fogo; hoje precisam se defender do fogo deles. Nossos ancestrais, quando começaram a comer comidas cozidas e não mais (argh!) cruas, há aproximadamente 1,8 milhão de anos, o fogo serviu para mostrar a Lucy (e todas suas vizinhas) que precisavam durante o dia acender o fogo (para comer) e, à noite, apagar o fogo dos homo sapiens. (Brincadeiras à parte, mas foi assim mesmo que aconteceu). Hoje, muitos homo sapiens depois dos primeiros terem corrido atrás do fogo de Lucy, as mulheres ainda são o melhor termômetro para a raça masculina, sempre mastodôntica.. (?)... como se (e não?) animais pré-históricos fossem... O fato é que, ao longo da história da humanidade, desde Eva (a pecadora), passando por Lucy (a inocente, será?), chegando até Messalina (a depravada das depravadas) e, consequentemente, todas as suas - que não são poucas! - descendentes, a mulher com "M" e "m", continua sendo objeto de desejo (e dos sonhos) de (quase) todos os homens. Uns gostam de gordas, outros de magras; uns gostam de altas, outros de baixas; uns de loiras (nem todas burras), outros de morenas (nem todas inteligentes), mas, decididamente, a Mulher é um ser de extrema necessidade e primeiríssima qualidade em todas as épocas e lugares. A Mulher fez - e continua fazendo - a sua (própria) história de vida, por mais irrelevantes que algumas (infelizmente, é verdade) sejam. A mulher - como deusas (ou não) da beleza - tem o seu lugar de destaque na sociedade, desde sempre.
     A Mulher - todas elas, indistintamente - tem o poder de sedução, olhos de serpente pronta a "dar o bote" na hora certa na sua presa preferida - o homem - causando um estrago afetivo e emocional na vida daqueles que fazem tudo para deixarem-se seduzir por elas. E, quando, além de sedutora (bruxa ou feiticeira) a Mulher tráz o dom da beleza que embriaga os sentidos, cega os olhares mais cobiçadores, fazendo tremer de excitação e prazer?  E se esta Vênus de Milo, esta Pietá, esta Madona de carne e osso se chamar Maria Martha Hacker Rocha, conhecida popularmente como Marta Rocha, a mulher mais bela do Brasil em todos os tempos?
     A beleza de Marta é um desaforo para todas as outras, uma afronta as demais que não tiveram a sorte de nascer previlegiadas com o dom da beleza, inteligência, cultura e carisma. A deusa das deusas da beleza universal é baiana - não poderia ser diferente numa "boa" (e prodigiosa) terra onde, se a Mulher não for necessáriamente bonita, é especialmente charmosa, culta e criativa - conterrânea de outras damas de igual relevância no Estado, como, por exemplo, Consuelo Pondé de Senna, Luana de Noailles, Lucília Hortélio, Carmem Penido, Margarida Luz, Ana Maria Calmon de Sá, Aurora Mendonça, Ludmila Ornellas, Kátia Kruschewsky, Juca Lisboa, Nancy Lanat Cafalli, Vera Luedy, Berenice Vilalva, Analuzia Moscozo de Carvalho, Térsia Borges, e tantas outras que honram a terra de Teresa Batista, Gabriela, do acarajé e de duas grandes baías, a de Todos os Santos e de Camamu.
     Nascida em Salvador no dia 19.09.1936, filha de Álvaro e Hansa Rocha, Marta foi eleita miss Bahia e Brasil (em 1954), injustiçada no miss Universo. Talvez muitos não saibam, mas aquela "lorota" das 2 polegadas nunca existiu, ao menos para justificar o vice-campeonato universal de mulher boazuda. Tudo foi uma invenção, mentira, ou - mais educadamente falando - um jogo de marketing (a mentira dos meios de comunicação) do colunista João Martins, da revista O Cruzeiro, para confortar os brasileiros. (Vocês já viram como adoro uma rima?). Marta era considerada a preferida, liderava as pesquizas nos EUA e não ficaria bem ser desbancada de última hora para uma desenchabida qualquer. (Como aconteceu recentemente, quando Natália Guimarães perdeu o título para a horrorosa da japonesa). O povo - decepcionado, querendo agarrar-se a alguma desculpa - comprou a mentira de João Martins e recebeu Marta como se ela fosse a missa Universo, aclamando-a em todas as cidades do país, reduto das mulheres mais bonitas do planeta.
     Marta é um mito, uma lenda viva por sua beleza, charme e elegância, mesmo depois de passados 58 anos de sua coroação. Aliás, diga-se de passagem - que me perdoe as outras belíssimas misses baianas, como Vanessa Magalhães Victal (também injustiçada), Olívia Rebouça Cavalcanti e a própria Marta Vasconcelos - coroa que não quer se separar dela. "Daqui eu não saio, daqui miss nenhuma me tira!"... A vida de "miss" Rocha foi, até certa altura, um conto de fadas. (Mesmo hoje aparentemente no anonimato, isolada em casa e com a família, sem querer "frequentar", ver e ser vista, morando no interior do Rio, na cidade de Volta Redonda, ela não perdeu a majestade). Casou com o banqueiro português Álvaro Piano, com quem teve uma vida de sonhos e dois filhos: Álvaro Luís e Carlos Alberto Piano. Quis o destino - acontece até mesmo nas fábulas de princesas, que o diga a (também) belíssima Lady Di - que Álvaro morresse num acidente aéreo. (Antes de continuar, vou dizer aos invejosos e detratores, que gostam de criticar que só escrevo sobre "museus"; antes ser alguém "museu", do que não fazer parte da história, ser um "excelentíssimo senhor ninguém", por não ter uma estória importante para contar, e deixar, quando deste cais chamado vida zarpar. Ok?) Voltando ao que interessa e escrevendo para quem interessa... Em 1961, casou pela segunda vez com Ronaldo Xavier de Lima e teve sua única filha, Claúdia. Marta desceu do trono português para subir num brasileiro, montando seu palácio numa cinematográfica cobertura duplex na av. Atlântica, em Copacabana, no Rio de Janeiro, onde, durante décadas, foi reverenciada pelas marcas (nomes) mais significativas do high-society.  Mas o destino - falso, deu tanta beleza para tirar anos depois a realeza, despeitado? - novamente lhe "passou a perna" e Marta perdeu todo o dinheiro com a falência da Casa Piano. Em 2000 descobriu um câncer na mama, fez o tratamento e deu novamente a volta por cima.
     Assim como Getúlio Vargas, que saiu da vida política para entrar na história, Marta Rocha, a diva, ícone da beleza universal, saiu da vida social para entrar na história das Mulheres mais relevantes do Brasil. Marta é destas Mulheres que acende - mesmo hoje, com AINDA os olhos que encantam como serpente, AINDA com a cútis perfeita e de porcelana, AINDA com as pernas de uma "senhora" miss, literalmente falando - o fogo de qualquer homem. Todos eles continuam arrastando um "bonde chamado desejo" por esta estrela máxima, tende de se contentar (e olhar triste, decepcionado e envergonhado) para a coadjuvante que tem ao lado em casa, a qual, infelizmente, nada fáz na vida para dar orgulho ao homo sapiens que lhe tirou do alto da árvore do "encalhamento".
     Au-revoir para todos que me criticam ou aplaudem. Na próxima quinta-feira, se Deus quizer, aqui estarei. Eu aqui e vocês daí. C'est la vie!

                                                                                                                                                                           RENÉ SANFERR, 26.07.2012

a ESFINGE:
     "Uma mulher verdadeiramente bela e elegante, continuará eternamente bonita e elegante, mesmo distante do falso mundo das feias e deselegantes".

                                                                                                                                                                           RENÉ SANFERR, 07.09.1988

"Desça ao inferno para salvar um amigo das garras do inimigo". - SANFERR, 11.03.2010

"Bem lá no fundo, a verdadeira moral está afundando na lama da imoralidade, de quem no raso finge estar nadando na falsa moralidade". - SANFERR, 13.10.1994

"Não esculhambe quem tem tudo para ser homeageado, se a única homenagem que você pode receber é ser esculhambado por nada saber fazer". SANFERR, 12.07.2011

"Gay intelectual será um dia reverenciado, lembrado e com o nome de praça homenageado. E você, machão burro, será todos os dias na praça menosprezado e criticado culturalmente e intelectualmente". - SANFERRM 1.12.2001

"Se você não mora num lugar apresentável, faça tudo para não ser visitado". - SANFERR, 22.04.2010

"Se ainda não encontrou amizade de boa qualidade, não coloque anúncio na página  de compra e venda, de achados e perdidos, senão vai achar somente os mesmos bandidos ou, então, as de péssima confiabilidade". - SANFERR, 10.08.2007

"Se o meu fosse seu e o seu nosso, nós teríamos muito do TUDO e pouco do NADA". - SANFERR, 18.04.1982.

"Não dê uma boa festa no salão. Faça um festão doando seu bom coração". - SANFERR, 21.12.2009

"O homem pode ser criticado, taxado como idealista e sonhador, mas tem de vencer provando seu valor com honestidade e verdade, às custas dos seus trabalhos, criados com muito talento, dificuldades e amor". - SANFERR, 07.03.2012

"Não deseje o mal a quem lhe fez tanto mal. Deseje o bem que vai lhe fazer muito bem". - SANFERR, 10.04.2012

"Quem joga pedras nos erros dos outros, é porque juntou as pedras que jogaram nele". - SANFERR, 10.09.2002

"Adquira mil bens e nunca será homenageado por ninguém, será um perdedor, um nome sem valor, esquecido e no cemitério caído em desgraça. Use o saber que tem e sempre será homenageado como alguém, será um vencedor, um homem de valor, lembrado na estátua levantada na praça". - SANFERR, 02.11.2010

"Quem não tem talento e criatividade para lutar e vencer a guerra da vida como alguém com um nome de peso, vive contando pequenas vitórias diárias que só pesam no seu bolso para aparentar o que não é e nunca será, acostumando-se com a passividade demonstrada diante das pequenas batalhas aparentemente vencidas". - SANFERR, 09.01.2011

"Dê tudo que você quizer, mas não recebe o que não quer dar". - SANFERR, 16.10.2008

"Não vá pensar no presente naquilo que não é, se no passado você nunca foi e o futuro não vai lembrar daquilo que nunca será". - SANFERR, 10.08.1989

"A única jóia que vale muito, tem muito brilho e não pode ser roubada, é o coração de mãe, que não precis ser lapidada". - SANFERR, 14.05.1979

"Se afaste do inimigo, pois não existe desespero mais sofrido, do que nunca mais ouvir a voz de um verdadeiro amigo". - SANFERR, 09.08.1987

"Aquele que por você é caluniado, apedrejado e desprezado, por Deus será reverenciado, homenageado e, como filho querido, abraçado". - SANFERR, 19.07.2010

"Antes com a esmola o mendigo tendo, do que com o orgulho o pobre querendo". - SANFERR, 10.08.1980

"É uma honra para o burro que tem 100 reais, escutar o que o sábio que tem 10 tem para lhe ensinar". - SANFERR, 10.10.2004

"Não existe enterro mais feliz e animado, do que o do passado que nos fez tão infeliz". - SANFERR, 29.12.2010

"Perdoe dez vezes uma traição, mas não esqueça de dizer ao coração que, apesar do perdão, a razão mandou lhe avisar que a decepção novamente irá voltar, se outra vez a ingratidão você esquecer e perdoar". - SANFERR, 23.07.2010

"Se TUDO parece perdido, lembre que o NADA parece que ainda não foi achado". - SANFERR, 17.06.1985

"O valor que o homem dá à mulher, não é o valor que ela merece ter". - SANFERR, 11.09.2011

"Quem anda de nariz empinado, conhece muito bem seu valor incomensurável". - SANFERR, 07.07.1979

"Lute pelo amor de sua vida, antes que o outro decida guerrear por ele". - SANFERR, 22.02.1987

"Você pode transformar o pequeno conto que é a sua vida num grande romance se souber contar a estória". - SANFERR, 20.12.1999

"Enquanto uns são rápidos em disparar o gatilho, outros são ligeiros em detonar o explosivo". - SANFERR, 24.03.2004

"Mulher bonita é sinal verde na vida do homem, quando o vermelho das feias está aceso". - SANFERR, 09.05.2010

"Vergonha só existe, se você se deixar envergonhar por quem não tem vergonha para enxergar que tem muitos mais motivos para se envergonhar do que àquele que tenta envergonhar". - SANFERR, 20.04.2005

"A mulher só permite ser chamada de burra, se deixar o homem mostrar sua inteligência". - SANFERR, 19.12.2011

"Antes de criticar os erros dos filhos dos outros, lembre que seus filhos vários deles irão praticar". - SANFERR, 06.08.2001

"Gentinha é quem não tinha, passa a ter e, mesmo assim, não deixa de ser gentinha, por classificar os demais como gentinha". - SANFERR, 04.11.2000

"Todos nós somos pessoas decentes e dignas, até mostrarmos que agredimos indecentemente a dignidade de outras pessoas". - SANFERR, 04.04.2009

"O filho ideal, independe ser hetero ou homossexual, já que atualmente não se sabe o que é mais normal. Filho ideal tem de ser culto, inteligente e intelectual". - SANFERR, 28.02.2000

"Poucos tem um passado para lembrar, muitos o presente para se envergonhar e apenas alguns um futuro para acreditar que vai chegar". - SANFERR, 12.05.2011

"O homem não deve se acomodar no trabalho apenas para ganhar, senão no futuro vai se envergonhar por não ter trabalhado para criar e um nome deixar". - SANFERR, 10.12.1998

"Viado não precisa mostrar que é afetado, voz de afeminado, muito menos desmunhecado. Ele tem que mostrar que é muito macho para sustentar o homem falsificado". - SANFERR, 10.03.2010

"Quem dá tostões, é porque não teve competência para ganhar e doar milhões". - SANFERR, 09.05.1990

"O que certos machões dão em casa, eles recebem na rua". - SANFERR, 28.06.1984

"A mulher segura o bofe pelo estômago e o gay pelo desconfiômetro". - SANFERR, 28.06.1993

"Quem não entende um pensamento, é demente sem conhecimento". - SANFERR, 09.04.2005

"Na guerra dos dois sexos, esquecem que o terceiro está vencendo todas as batalhas, com novos soldados na linha de frente e de trás, principalmente, mostrando as armas e a cara". - SANFERR, 01.12.2001

"A diferença entre o ignorante e o inteligente é a distância cultural que o segundo mantêm das idéias deficientes". - SANFERR, 18.04.1987

"Alguém que se coloca num pedestal, olha de cima e não vê embaixo ninguém para com ele ser comparado como igual". - SANFERR, 18.09.2004

"O erro do outro que conta ao público, é o menor dos seus que esconde da platéia". - SANFERR, 19.08.2010

"É na queda que a mulher prova o quanto é forte para erguer seu homem". - SANFERR, 13.05.1987

"Sem grandes e guerreiras mulheres do lado, muitos que se acham homens fortes e batalhadores, já teriam se tornado pequenos há muito tempo sem vitórias nem nas pelejas diárias". - SANFERR, 10.01.2004

"Nunca diga que o outro é mau-caráter, se este outro, junto com todos os outros, ainda não conseguiram ver o seu bom caráter". - SANFERR, 18.07.2010

"Não existe fortuna que dê lapidação a quem sempre foi e nunca deixará de se comportar como coisa nenhuma quando não tinha posição". - SANFERR, 28.07.1989

"Quem humilha hoje por ter sido humilhado ontem, nem imagina que vai tornar a ser amanhã humilhado". - SANFERR, 02.08.2007

"Não critique o outro por ter sido e não ser mais. Ridicularize você por ser hoje menos do que nunca foi". - SANFERR, 13.12.2008

"A sorte fáz porco colocar ar refrigerado no chiqueiro e galo morar num poleiro com interfone e galinha na portaria". - SANFERR, 09.02.2009

"Certos novos ricos continuam mostrando ser cada vez mais os velhos pobres". - SANFERR, 17.08.2000

"Seja mendigo de orgulho, arrogante de caráter, mas nunca tenha orgulho de ser arrogante na sua falta de boa vontade com o mendigo". - SANFERR, 10.10.1985

"Seja TUDO para quem lhe trata como um NADA". - SANFERR, 10.01.1988

"O seu pior inimigo pode ser o seu melhor e mais querido amigo". - SANFERR, 04.06.2010

"Quem passeia por baixo, ainda vai dar a volta por cima". - SANFERR, 17.01.2011

"O mau-cheiro que, desumana e infelizmente, exala de muitos mendigos, feliz e surpreendentemente não é tão forte como o mau-cheiro que sai de alguns ricos". - SANFERR, 01.01.2002

"Vergonha não é cair do alto da escada. É não ter tido capacidade de subir tão alto". - SANFERR, 23.02.2004

"Antes alugar para viver bem, do que comprar para morar mal". - SANFERR, 20.03.2010

"Pague o débito com seu amigo, pois ele não foi seu inimigo na hora de ajudar a pagar seus débitos". - SANFERR, 10.12.2011

"Não é por você carregar peso, que o seu despeito vai fazer o outro carregar". - SANFERR, 06.09.1989

"Não queira que seu filho faça com as filhas dos outros, o que não quer que os filhos deles façam com a sua". - SANFERR, 17.07.2002

"Alguns sabem que não pode, mas quer pagar, e muitos que podem e sabem que não vão pagar". - SANFERR, 02.03.2011

"Não puder ao amigo pagar, é mais humilhante do que ter ido a ele pedir para emprestar". - SANFERR, 07.06.20OO

"A ingratidão é a última que joga pá de terra sobre a relação no túmulo da decepção". - SANFERR, 08.07.2010

"Pule do meu barco quando ele afundar, mas na praia não vá me esperar quando o iate chegar para me salvar". - SANFERR, 09.09.2010

"O homem que chama a mulher de deusa, ama mesmo é a cerveja e endeusa muito mais a pior pelada... de futebol". - SANFERR, 19.09.1983

"Não existe coisa pior do que passar pela vida e a vida não lembrar que passamos por ela". - SANFERR, 06.12.2000

"Na memória das pessoas, umas fazem parte da história, outras evaporam por não ter sabido uma estória fazer". - SANFERR, 14.08.1989

"Não critique o passado, pois o que é novo hoje, amanhã será velho e no futuro você vai gostar de ser lembrado". - SANFERR, 29.08.2001

"As jóias enfeitam a mulher, mas, muitas vezes, a falta de beleza as desarruma". - SANFERR, 18.05.1984

"O homem se arrasta aos pés de uma mulher, se ela não se arrastar aos pés dele". - SANFERR, 16.12.2004

"Os que se dizem sãos, são os mais doentes, pois enxergam a doideira do outro e não vê sua própria loucura". - SANFERR, 21.04.2010

"O trabalho foi criado para todos e a criação um presente dado à poucos". - SANFERR, 01.05.1979

"Antes ser um viado assumido, do que um homem indefinido". - SANFERR, 28.06.1985

"O idiota vive para ganhar o que irá hoje lhe alimentar, para amanhã defecar, sem vestígio nenhum deixar. E o sábio vive para criar, o que o idiota não foi capaz de pensar para se alimentar amanhã, deixando vestígios do que para fora foi capaz de sempre botar". - SANFERR, 08.07.1997

"O buraco que você espera que seu inimigo caia, é menos que o precipicio que vai lhe destruir". - SANFERR, 09.08.2010


                                                                                                                                                              
RENÉ SANFERR, 26.07.2012




ATENÇÃO
 AGRADEÇO AS CONTRIBUIÇÕES E PEÇO QUE CONTINUEM FAZENDO DOAÇÕES AO BLOG.
                  ASSIM COMO O JORNALISTA FUNCIONÁRIO DE JORNAL, O BLOGUEIRO-COLUNISTA, EM TODAS AS PARTES DO MUNDO,
                     EM VÁRIOS SITES E BLOGS, VIVE DO QUE ESCREVE, O SEU TRABALHO VIRTUAL É O SEU GANHA-PÃO.
   SEM NENHUM VÍNCULO EMPREGATÍCIO.
 DEPOSITE NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL.
CONTA O1:
Caixa Econômica Federal                                   -               Av. Estados Unidos, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    0063                                                            Conta: 023-00012630-9
CONTA 02:
Caixa Econômica Federal                                   -               Relógio de São Pedro, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    1416                                                             Conta: 013-00099159-3
CONTATOS:
e-mail: rsanferr@globomail.com
fone  : (71) 82659332
home-page: HTTP://SANFERRPRESS.BLOGSPOT.COM
novo blog  :  HTTP://SANFERRARTSCRIPT.BLOGSPOT.COM




                                                                      P    A     T     R     O     C     Í     N     I     O                                                   





quinta-feira, 19 de julho de 2012

ÁGUA MOLE (TALENTO) EM PEDRA DURA (CHANCE) TANTO BATE ATÉ QUE FURA.





                      MARCOS CARUSO.
                 HOJE, DEPOIS DE MUITA BATALHA E ESPERA, É O SUCESSO.
                            ONTEM, ERA APENAS O TALENTO, SEM A FAMA 
                                           E MUITA NECESSIDADE.



     A necessidade, realmente, é a mãe da criatividade, segundo - e todos nós sabemos disso, apesar da maioria não ter discrenimento intelecto-cultural para entender o real significado desta verdade máxima, senão a vida de muitos seria bem diferente - palavras do homenageado de hoje. Sem querer desmerecer quem quer que seja (longe de mim, cito apenas como incentivo e não no sentido pejorativo), se a criatividade brotasse na mente das pessoas como a necessidade "salta aos olhos", ninguém precisaria receber ordens e sim dar, tornando-se alguém... (?)... Utopia das utopias, neste mundo capitalista e consumista que vivemos. Mas aí - se isto fosse viável, e este é o paradoxo da vida desde que o homem se transformou num ser social - o mundo ficaria mais problemático do que já é, uma verdadeira torre de Babel onde todas as máximas linguagens (ego, auto-suficiência e, consequentemente, a arrogância) se fariam erguer entre as pessoas, causando sérios problemas por haver várias "cabeças" pensando ao mesmo tempo e criando. (Bem ou mal!). Enfim - felizmente ou infelizmente, vai-se saber (talvez nunca!) - somente alguns poucos previlegiados (e interessados em melhorar sua qualidade de vida) param para pensar - e repensar sua vida - quando tudo leva a crêr que não existe mais nenhuma perspectiva de melhorar o dia-a-dia, a não ser acostumar (e acomodar) com o mesmismo, o "maria vai com as outras", a (terrível) fatalidade que coloca a culpa no destino. E, por tabela, o "destino" que - muitos acreditam - não sorri para todos. Decididamente, a "arte" da criatividade não sorri para todos, muito menos fáz gargalhar. Por mais feia, absurda e dolorosa que a realidade se apresente, muitos acham mais fácil mostrar sua fraqueza, do que a (possível) fortaleza para criar, inventar, ser o diferencial quando tudo se apresenta (terrívelmente) igual.
     Mas, por outro lado, destas poucas pessoas que se aventurou a correr atrás da criatividade, muitos fizeram a vida gargalhar para eles. (Não se acostumaram ao dia-a-dia comum, casa, trabalho, família, como todos; queriam, foram e são, àqueles com algo a mais que todos os demais, num trabalho que fáz a diferença, para todos dele se admirar e ter orgulho). Hoje, depois de muitas dificuldades, peripécias, driblando o nada, pulando por cima do "coisa nenhuma", até alcançar o tudo e, juntamente com ele, a prosperidade - muitas vezes mais como nome e sófinanceira, pois as duas são importantes, of course! - alguns podem dizer que valeu a pena ter lutado e não fraquejado. (E lutar com uma realidade, por pior que ela seja, palpável, é uma coisa; completamente diferente de lutar com apenas um sonho). O que dizer, então, de alguém - ou, na época, quase um ninguém - que estava desempregado, com um filho para criar e soube (sem trocadilho) criar a possibilidade de um futuro glorioso, comprando uma máquina de escrever em prestações para nela escrever e fazer o futuro? (Futuro que, certamente, todos tem; mas, diferentemente dos demais, um futuro bem além do que se acha plausível, comum, normal, como uma notoriedade que veio para deixar sua marca para orgulho da família, dos amigos, de todo um país). E criar este futuro (pasmem!) em três dias e três noites? Toda uma vida, uma vida difícil, diga-se de passagem, mudar praticamente neste pouco espaço de tempo, simplesmente com a força da criatividade? Foi o que aconteceu com um cidadão - antes tão pequeno como homem (igual a maioria de todos nós) e como profissional - que tornou-se um gigante como ator, roteirista e dramaturgo. Tudo porque decidiu conjugar (adequadamente) o verbo criar, quando a necessidade - física e, principalmente, emocional - bateu à sua porta e ele estava cansado de lutar contra tudo e todos, "remar contra a maré" durante anos e anos. (E, pelo visto, aprendeu mesmo a lição, conjugando com competência e exatidão o verbo que fez sua vida mudar "da água pro vinho"). Seu nome é Marcos Caruso, agora um "senhor" - literalmente falando - homem das artes, de extrema criatividade, que a (extrema) necessidade o fez ser o que é hoje, no apogeu dos 60 anos inicialmente bem sofridos e agora bem vividos.
     A história dele é belíssima, impressionante, de extrema audácia, coragem, sacrifícios, abandono, solidão, determinação, foco e, especialmente, talento para reconhecer (e acreditar) no seu próprio talento. Talvez, se fosse diferente - se ele não acreditasse em si, na possibilidade de mudar de vida - Marcos hoje não estaria encantando o país com o engraçadíssimo personagem Leleco, da novela global "Avenida Brasil", do excelentíssimo (e excelente) "senhor novelista" João Emanuel Carneiro, outro que - contra tudo e todos, principalmente os invejosos - acreditou na força da criação. Marcos Caruso, no final dos anos 70, sofrendo na pele todas as necessidades e limitações que a falta de dinheiro nos impõe, sem dó e nem piedade, era um ator desempregado e num, digamos, insight ousadíssimo (imagine gastar o que não se tem confiando num sonho!), comprou em (interminável) prestações uma máquina de escrever portátil. Caruso - como até hoje  - confiava no que sabia fazer e que usando a criatividade, mais cedo ou mais tarde, as portas se abririam para ele, o mundo se renderia ao seu potencial artístico e cultural. Ele queria ser um grande autor de teatro. E conseguiu, mesmo que alguns anos depois de ter se trancado em casa para colocar "o preto no branco", todo seu talento para fora; tanto que hoje "Trair e Coçar é Só Começar" (este é dos meus, adora uma rima, e o que tem de pessoas copiando por aí!), é considerada umas das poucas peças nacionais - quiçá a única - a estar listada no Guiness Book como a mais representada nos palcos, mais de trinta anos depois. Só que para chegar lá, depois de a ter escrito em 79, Caruso teve de esperar até 1986 para vê-la montada nos palcos. Sete anos depois!... (Depois de anos de tempestade, chegou a bonança!). Esperou, acreditou e "chegou lá" como autor. O texto virou filme roteirizado por ele com a co-autoria de sua amiga e parceira (intelectual) Jandira Martini - tão bem escrevendo em casa, como interpretando nos palcos e estúdios - dirigida por Moacyr Góes. E (acreditem) o sonho do "maluco e visionário" - como queiram taxá-lo, mas o fato é que mesmo anos depois ele provou que maluco é quem não fáz a besteira (e também) a doideira de sonhar - foi batucado na máquina de escrever durante três dias e noites, deitado no chão da casa de poucos e modestíssimos móveis. Para quem não leu o texto ou nunca assistiu a estória de Olímpia (personagem central da peça), trata-se de uma comédia de costumes, um autêntico vaudeville, um jogo de equívocos engraçadíssimos provocados pela "empreguete" contra os patrões Eduardo e Inês. Um texto magistral, de um autor que é maioral em todos os gêneros e formatos.
     Em 1985, o bom ano (e o "boom" também) para Marcos Caruso, ainda com o texto de "Trair..." adormecido na gaveta, ele conseguiu montar "Sua Excelência, o Candidato". Em 1979 ele estava à perigo e em 1985 era o perigo dos palcos nacionais. "Trair e Coçar é Só Começar", ao longo das várias montagens, já foi interpretada por mais de 100 atores. Apesar de ser o divisor de águas em sua vida pessoal (dinheiro) e profissional (fama), passando de pobre a rico (especialmente de talento, experiência e competência), Caruso escreveu também - quem não se lembra? - a "História de Ana Raio e Zé Trovão", na antiga Rede Manchete, interpretada por Ingra Liberato e Almir Satter. Diferente, ousada, uma novela que marcou o início dos anos 90 numa emissora que, infelizmente, não vingou, estava marcada para o inglório (e injusto!) fim. No cinema, outra marca poderosa de Caruso foi o roteiro do filme "O Casamento de Romeu e Julieta", também co-roteirizado por Jandira. Depois de inúmeros personagens nas novelas, inclusive como Alex de "Pàginas da Vida", de Manoel Carlos, um de seus melhores personagens, competindo apenas com Patácio, de "Cordel Encantado". Hoje, quem não ri com as cenas do "vovô" Leleco, apaixonado por Muricy (Eliane Giardine), mas que fáz (e consegue) ciúmes nela com a exuberante e jovem Tessália (Débora Nascimento)?
     Marcos Caruso sempre disse que "ser ator dá mais prazer, a gente é aplaudido, o ego é massageado. Mas escrever é um trabalho mais solitário, que nos dá a possibilidade de criar sonhos"... Verdade máxima e só quem tem este dom (divino) sabe o prazer criativo que sentimos. Então? A necessidade não é uma excelente conselheira? Não fáz mudar vidas, quando a criatividade é convocada a entrar em cena?
     Au-revoir para todos que me criticam ou aplaudem. Na próxima quinta-feira, se Deus quizer, aqui estarei. Eu aqui e vocês daí. C'est la vie! 


                                                                                                                                                                   
                                                                                                               RENÉ SANFERR, 19.07.2012


a ESFINGE:
     "Quem não tem talento e criatividade para lutar e vencer a guerra da vida como alguém com um nome de peso, vive contando pequenas vitórias diárias que só pesam no seu bolso para aparentar o que não é e nunca será, acostumando-se com a passividade demonstrada diante das pequenas batalhas aparentemente vencidas".


                                                                                                                                                                   RENÉ SANFERR, 09.11.2011


de SANFERRPRESS para todos os leitores e colaboradores (patrocínios, doações):


     Amanhã é Dia do Amigo. Amigo verdadeiro e não amigo falso. Amigo de abraçar e não amigo (?) que apunhala. Amigo que acredita em você debaixo d'água e não amigo que desconfia até dormindo. Amigo que compreende seus defeitos e não se mistura com os demais para colocar mais. Amigo é para sempre, não por época: do interesse, da necessidade, da conveniência. De todos os amigos que você acha ter, pode ter certeza que apenas dois são os verdadeiros: Deus e quem lhe vê feio, por dentro e por fora, e mesmo assim te ama.
     Amigo que é amigo guardamos no coração para sempre e jamais vamos deixar de querer ter contato com ele. Este amigo se torna nosso irmão e tudo que é nosso, será dele.
                                                                                                                                                                                
                                                                                                            RENÉ SANFERR, 19.07.2012

"Você nasceu para ser o diferencial na multidão e não mais um igual junto aos que não podem ser diferentes". - SANFERR, 20.12.1989


"No dia que um doido fundar a religião da Santa Descaração, todas as outras igrejas vão esvaziar, pois os fiéis malucos vão a antiga fé renunciar". - SANFERR, 11.04.2000


"Não seja igual àquele que se acha diferente de você. Ele nunca foi e jamais vai conseguir ser igual a você". - SANFERR, 09.04.2008


"Nada como o tempo a se queimar na fogueira do tempo para apagar as marcas do tempo e transformar os velhos tempos em cinzas". - SANFERR, 03.01.2011


"Esqueça o passado que se fáz presente nas más recordações e lembre do futuro que vai se fazer presente nas boas recordações". - SANFERR, 09.12.2010


"O grande e falso amor do passado lhe apunhala e não é mais amor. Morreu no passado e porisso tornou-se pequeno ao descer no presente no túmulo do esquecimento". - SANFERR, 30.06.2012


"Com quem você hoje gasta e divide a cama, amanhã lhe detrata e coloca na lama". - SANFERR, 09.10.2010


"Se a informação da imprensa que sabe é mentirosa, como acreditar em quem não sabe informar nada?". - SANFERR, 02.03.2012


"Hoje cultua-se o direito à morte e não os direitos humanos". - SANFERR, 10.09.2000


"Caráter parece enredo de escola de samba. Muitos cantam a letra incansávelmente, mas apenas alguns entendem o seu real significado". - SANFERR, 20.08.1986


"O mal que deseja ao seu próximo, vai chegar para um ser muito ligado a você, do seu bem-querer, fazendo sofrer quem não merecia padecer". - SANFERR, 19.07.2010


"Não seja arrogante com os humildes. Ensine a humildade aos arrogantes". - SANFERR, 14.07.2012


"Quem tem bons amigos na praça, anda protegido dos inimigos em todos os caminhos da vida". - SANFERR, 19.10.2010


"Só se faça mais para quem humilhantemente lhe fáz de menos. E seja humildemente menos para quem lhe acha demais". - SANFERR, 14.07.2010


"Quando disserem que você não vale nada, prove que vale o mesmo que aquele que deu o seu valor". - SANFERR


"Cada pensamento sempre tem um novo entendimento, dependendo do dia, da hora e do momento". - SANFERR, 09.07.2004


"Quem diz que o outro é cara-de-pau, esqueceu de usar o óleo de peroba na limpeza de pele". - SANFERR, 18.08.2010


"Se honestidade fosse uma escala de zero a dez, o mais honesto seria tirar o oito, nove e dez desta escala desonesta". - SANFERR, 11.05.2007


"Na vida, até o mais certinho é o mais errado, pois, no mínimo, condena o outro pelo máximo de erros praticados, esquecendo de citar os seus disfarçados". - SANFERR, 10.12.2010


"Gay fraco e inteligente, uma porta sem fechadura e o homem forte e burro. Qual dos dois vai conseguir abrir esta porta?". - SANFERR, 08.08.1983


"Muitos homens são como cobra-de-duas-cabeças: não sabem para qual lado rastejar e em qual buraco se enfiar". - SANFERR, 10.05.2010


"Antes que os falsos amigos mostrem a verdadeira face da safadeza, apresente-lhes a cara da sua esperteza e desapareça da presença deles quando tiver da traição absoluta certeza". - SANFERR, 03.06.2010


"Será que se você não fosse quem é, alguém ia lhe valorizar pelo que é?". - SANFERR, 18.01.2002


"Entre o amor e o dinheiro, eu fico com o primeiro. O segundo é interesseiro e compra tudo, menos o amor, por mais que ele seja imperfeito". - SANFERR, 06.08.2011


"O homem na vida bem situado, casa com a mulher e toma como amante o viado, pois, assim, ele come dos dois pratos. Na casa de um ele diz que está gordo, na do outro que está magro e assim não é cobrado por quem acha que está sendo enganado". - SANFERR, 07.03.1987


"O único doce reciclável é o doce da cana, já que poucos vão procurar no lixo como aproveitar o bagaço chupado e rejeitado por muitos para continuar a chupar"". - SANFERR, 02.02.2012


"Não adianta correr das doenças, se o seu parceiro ou parceira adora a companhia delas fazendo novas parcerias". - SANFERR, 03.12.2002


"No trabalho, o eficiente é sempre antipático, pois, geralmente, é mais competente que o simpático". - SANFERR, 01.05.2006


"Não adianta ser simpático e não ter talento, pois, para provar talento, não precisa simpatia para agradar quem lhe acha antipático". - SANFERR, 01.12.1999


"O sucesso é irmão gêmeo do talento, mas preguiçoso. Enquanto o talento acorda cedo, o sucesso só dá o ar da graça bem mais tarde". - SANFERR, 09.01.2011


"Se você é talentoso, não precisa se preocupar com a língua dos outros, pois a do talento é universal. Deixe que as línguas, boas ou más, se preocupem com você". - SANFERR, 18.09.2001


"Dê dois passos para prejudicar alguém e este vai lhe transformar em ninguém com mil passos que vai andar para lhe derrubar". - SANFERR, 11.11.2007


"Nada mais digno do que perdoar um ato indigno e imperdoável". - SANFERR, 10.09.2010


"Quem diz que o outro fez, quer esconder o que fez no lugar dele para o culpar do que não fez". - SANFERR, 19.09.2010


"Quando os falsos amigos nos apunhalam com a ingratidão, nada melhor do que a solidão para vivermos longe da podridão". - SANFERR, 17.07.2010


"Na casa do homossexual, homem com fama de machão entra tarde e sai cedo para fazer tudo na cama que gosta, quer e acha que é direito, já que com a mulher o normal é ele encontrar, ao invés de carinho e aconchego, cobrança e lhe colocar defeito". - SANFERR, 20.03.2010


"Não puxe hoje o saco que ontem chutou. Tenha dignidade e se dê valor, pois o seu saco na paciência do outro, já furou". - SANFERR, 10.01.2012


"Se hoje os de dentro lhe nega aplauso e reconhecimento, devem amanhã ter dignidade para não tomar para si quando os de fora valorizar seu talento". - SANFERR, 18.12.2011


"Se como santo em casa você não soube fazer milagre, aceite ser adorado como deus fora dele por quem sabe". - SANFERR, 09.09.2011


"A inveja dos demais quer lhe calar, mas a competência fala mais alto, o talento berra nos ouvidos dos incompetentes e bossais que os quer matar". - SANFERR, 11.05.2003


"Perdoar a traição é normal. Mas esquecer é amoral". - SANFERR, 19.08.2010


"Falta de noção é se olhar no espelho e se enxergar como o espelho mostra que não se é". - SANFERR, 20.04.1984


"Falta de vergonha na cara é não saber e querer dar às caras". - SANFERR, 16.07.2007


"Não existe gay que não dê tudo que o bofe precisar, se na cama bom ele se mostrar, pois só assim as suas contas o gay irá pagar, para com a mocréia o usado ir gastar". - SANFERR, 11.05.2010


"Se o ambiente é um vespeiro, se esconda no formigueiro". - SANFERR, 18.09.2008


"Palhaçada não é fazer os outros rir. É querer ser engraçado e não conseguir". - SANFERR, 13.05.2010


"Indecente é pessoa imoral querer dar lição de moral e decência no seu igual". - SANFERR, 19.11.2010


"Não acredite em julgamentos, pois, na maioria das vezes é um amigo querendo ajudar, ou o inimigo querendo prejudicar". - SANFERR, 12.05.2005


"Se a sua genialidade incomoda e lhe dá orgulho, lembre-se que a imbecilidade deles os sufoca e envergonha". - SANFERR, 18.02.2001


"A verdade dita mentirosamente pelos lábios, muitas vezes não é a verdade sentida verdadeiramente no coração". - SANFERR, 16.05.1982


""O antipático desagrada por que não agrada na falsa simpatia". - SANFERR, 10.02.2001


"Quem vive entrando e saindo de sua casa, só quer uma coisa: entrar na sua vida". - SANFERR, 22.03.1997


"Se você é importante, ergue a taça para brindar com os demais. E se não for, carrega a taça na bandeja para os demais e importantes brindarem". - SANFERR, 21.05.1988


"Quando o sábio expõe uma idéia, não consegue enxergar a realidade, é maluco. E quando o idiota não consegue expôr nem um pensamento, é o que? Cego, surdo e mudo das idéias." -SANFERR, 10.04.2000


"As calúnias que levantam contra você, Deus as derruba com todo seu bem-querer". - SANFERR, 17.07.2010


"Se o injusto alardeia que você é bandido, por que, então, a Justiça ainda não lhe julgou e condenou? O injusto mente e a Justiça desmente". - SANFERR, 19.10.2010


"Não é na cachaça, no bar e com falsos amigos, que só querem lhe embriagar e tudo de você tirar, que você vai se valer na hora da desgraça. É no lar, com verdadeiros amigos, que só querem lhe ajudar e com você comemorar por abandonar essas companhias nefastas, que tanto lhe prejudica, trai e maltrata". - SANFERR, 13.11.2010


"As que se apresentam mais recatadas, são as que escondido se mostram mais safadas". - SANFERR, 14.05.1985


"Corno capenga de muleta e mulher safada com dinheiro na mão, tome cuidado, garanhão, quando ele sair e na cama dela for fazer serão. O ódio dele e o veneno dela é mais perigoso que do escorpião". - SANFERR, 03.08.2010


"Quem diz que não errou nem um pouco na vida, pode se preparar para os muitos erros que a vida vai ensinar". - SANFERR, 18.07.2010


"Quem se vangloria hoje da desgraça alheia, certamente amanhã não vai receber graça alguma para se vangloriar". - SANFERR, 24.03.2000


"Quem gosta de colocar o nome do outro na lama, certamente já enlameou o seu em outras camas". - SANFERR, 19.01.2002


"Na confissão com o homossexual na solidão de sua casa, é que o homem revela sua opção de vida, apesar de fora dela, sua pose de machão ter de ser mantida e ele precisar demonstrar para a mulher que continua sendo o tal". - SANFERR, 11.01.2010


"Em pleno séc. XXI, o prato mais disputado e caro no Restaurante das Relações Amorosas, é o bofe marinado, servido ao gosto da mulher e do viado, mesmo que não tenha sabor algum". - (extraído de um roteiro de minha autoria) - SANFERR, 18.02.2003


"Depois da cerveja na mesa, pra que descobrir na cama se a companhia é um samurai ou uma gueixa?". - SANFERR, 11.12.1994


"Não duvide da força dos cabelos de uma mulher na sua cara e do olhar dela sobre seu marido. Duvide dos seios dela". - SANFERR, 21.10.2008


"Quando pensamos que pudemos entender a vida, descobrimos que a vida não é para ser entendida, mas vivida". - SANFERR, 16.09.2003


"Seja feliz ao seu modo e não tenha vergonha de suas escolhas. Vergonha é não ser feliz". - SANFERR, 10.01.1980


"A maior prova de amor é desejar felicidade a quem deu as costas para sua infelicidade". - SANFERR, 17.08.1983


"O homem sem competência para conquistar uma dama, não pode de cara querer levar para a cama". - SANFERR, 15.12.2002


"Saiba o que diz hoje, para não se chatear com o que vai ouvir amanhã". - SANFERR, 13.05.1985


"O medo pode fazer parte de sua vida, se a coragem não for uma companheira inseparável". - SANFERR, 18.09.2004


"Filho não é poupança que você invista hoje para sacar amanhã". - SANFERR, 19.02.1999


"Quem está acima de você não precisa descer para lhe entender e compreender". - SANFERR, 18.11.2003


"Mulher que é mulher, sabe o que quer. E não o que os homens dela quer". - SANFERR, 02.02.1983


"Não existe caridade sem alrde e o alarde não existe sem a falsa generosidade". - SANFERR, 20.08.1988


"Diga o que pensa e não o que os outros querem ouvir." - SANFERR, 18.09.2000


"A falsa moralidade é contagiante, quando não se consegue curar a própria imoralidade". - SANFERR, 17.06.2001


"A beleza das coisas está no coração de quem vê as coisas feias como belas". - SANFERR, 16.08.1988


"O maluco nunca é das idéias, pois, se tivesse idéias, não seria maluco". - SANFERR, 06.02.1993


"Quando você sabe, é antipático. E quando não sabe, simpático". - SANFERR, 18.01.2001


"Seja um perfeccionista antipático e jamais um relapso simpático". - SANFERR, 06.02.1993


"Quem escreve muito prova o que tem a dizer. E quem fala demais comprova que não tem nada para fazer". - SANFERR, 17.02.1999


"Não seja falso com quem foi sincero o tempo todo". - SANFERR, 03.02.2008


"O doente do espirito agoniza no leito do desespero, depressão e egoísmo". - SANFERR, 13.09.2000


"Pode aproveitar na lama o bagaço da cana que me deram na cama". - SANFERR, 12.03.2010


"Vizinho decente não comenta a sua vida. Ridiculariza a vida indecente dele". - SANFERR, 03.01.2010


"Chic não é ter dinheiro. É ser sem o dinheiro". - SANFERR, 22.02.2001


"Tem pessoas que morrem antes do último suspiro". - SANFERR, 28.12.1992


"Saia da mediocridade e entre na genialidade. Se não for possível, afunde na imbecilidade". - SANFERR, 16.08.2010


"Uma pessoa não é bela pela cor dos olhos, mas por tudo que eles transmitem". - SANFERR, 13.03.1985


"Certos políticos devem saber que não são. Eles simplesmente estão". - SANFERR, 06.02.1986


"Uma pessoa não pode ser considerada péssimo amigo, se só encontrou amigos péssimos pelo caminho". - SANFERR, 12.09.2000


"Para elogiar uma pessoa e ser agradável, muitas vezes a pessoa envergonha e desagrada a si mesmo". - SANFERR, 20.04.1998


"Quem espera pouco da vida, pouco a vida vai dar. E quem espera muito, muito ela vai cobrar". - SANFERR, 21.10.1989


"Trabalhador dá a mulher e vagabundo tira da amante". - SANFERR, 18.06.2012


"Se a casa não lhe agrada e o ambiente lhe deixa infeliz, se desfaça e procure ser feliz se agradando em outro lugar". - SANFERR, 20.03.2010


"A pior decepção é a falta de consideração, ingratidão e a traição de quem você se doou como irmão". - SANFERR, 26.07.2010


"Antes um dia de intensa felicidade na pobreza, do que um ano de total infelicidade na riqueza". - SANFERR, 09.12.2009


"Como você pode querer dar lição de moral no outro, se no dia que essa matéria foi ensinada você estava aprontando fora da sala?". - SANFERR, 21.05.1989


"Acredite no talento, mas duvide da fama. A fama pode ser passageira, mas o talento é quem dirige". - SANFERR, 19.12.2004


"Não chore por quem vai, mas por quem não fáz nada para ir". - SANFERR, 10.10.2001


"Não queira ganhar hum milhão, se você se empenhou para ganhar apenas tostão". - SANFERR, 07.09.2000


"Se você for diferente, você não presta. E se prestar é porque é igual ao que não presta". - SANFERR, 09.01.2008


"Humildade é uma virtude quando a arrogância do outro não chega para lhe colocar defeito". - SANFERR, 21.04.2004


"Não inveje quem não fez nada de invejável para ser invejado". - SANFERR, 24.04.1996


"Humilhação não é coisa boa, a não ser para quem não é boa coisa". - SANFERR, 07.01.2011


"Dê a mão à palmatória, mas não coloque sua cabeça à prêmio"> - SANFERR, 17.08.1983


"A pessoa quando é cega e não quer enxergar a verdade, diz que o outro está mentindo por querer fazê-la acreditar". - SANFERR, 15.07.2012


"Quem estaciona no mesmismo do dia-a-dia, jamais vai acelerar numa grande rodovia ao encontro de melhores dias". - SANFERR, 08.12.2010


"Todos caminham iguais, até o ponto que algum adiante os passos, deixe de ser apenas mais um e se torne diferente". - SANFERR, 07.10.2010


"Não adianta torcer o nariz para o verdadeiro talento, se ele não tá nem aí para a inveja do seu falso reconhecimento". - SANFERR, 10.05.2005


"Só tem uma coisa que àquele que sabe menos, pode falar de quem sabe mais: rapaz, esse cara é demais. E eu de menos". - SANFERR, 29.11.2005


"Não se ache melhor do que seu inquilino, se não tem competência para sequer alugar dele metade da inteligência". - SANFERR, 27.04.2010


"Tudo poderia ser diferente, se fizessemos do NADA a grande diferença". - SANFERR, 17.05.2010


"Quem come do que todos gostam, mesmo estragado, está sujeito a provocar um mal indesejado". - SANFERR, 17.01.2003


"A elegância não tem classe social. Tem estilo em todas as classes". - SANFERR, 10.04.1998


"Falta de noção é pegar na direção do carro comprado em inúmeras prestações, como se estivesse no comando de um avião". - SANFERR, 19.08.1996


"Ridículo é o ridículo dizer ao menos ridículo que está sendo mais ridículo que ele". - SANFERR, 20.03.2004


"Não existe relação homossexual que se sustente sem uma cama sustentável que aguente uma noite de paixão fenomenal". - SANFERR, 12.01.2010


"Ninguém dá nada, se alguém não mostrar tudo que tem para dar". - SANFERR, 03.03.2010


"O gay pode fazer vista grossa a relação de seu homem com uma mulher, se depois ele voltar cheio de paixão, prosa e amor pra dar, compensando com muita disposição tudo que na cama sabe praticar". - SANFERR, 18.01.2010


"Quem gosta de um prato variado, engana a mulher dizendo que aprova o tempero dela e o viado garantindo que adora um prato bem temperado e suculento". - SANFERR, 18.04.2010


"Gay nenhum deita apenas para dormir o sono do justo ao lado do homem que afirma amar e  com quem só fáz gastar, sem justamente não receber em troca o que vai lhe realizar". - SANFERR, 18.03.2010


"Para certas pessoas, a Humildade é irmã gêmea da Mediocridade, inimigas mortais da Genialidade". - SANFERR, 18.09.2000


                                                                                                              RENÉ SANFERR, 19.07.2012











ATENÇÃO
 AGRADEÇO AS CONTRIBUIÇÕES E PEÇO QUE CONTINUEM FAZENDO DOAÇÕES AO BLOG.
                  ASSIM COMO O JORNALISTA FUNCIONÁRIO DE JORNAL, O BLOGUEIRO-COLUNISTA, EM TODAS AS PARTES DO MUNDO,
                     EM VÁRIOS SITES E BLOGS, VIVE DO QUE ESCREVE, O SEU TRABALHO VIRTUAL É O SEU GANHA-PÃO.
   SEM NENHUM VÍNCULO EMPREGATÍCIO.
 DEPOSITE NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL.
CONTA O1:
Caixa Econômica Federal                                   -               Av. Estados Unidos, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    0063                                                            Conta: 023-00012630-9
CONTA 02:
Caixa Econômica Federal                                   -               Relógio de São Pedro, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    1416                                                             Conta: 013-00099159-3
CONTATOS:
e-mail: rsanferr@globomail.com
fone  : (71) 82659332
home-page: HTTP://SANFERRPRESS.BLOGSPOT.COM
novo blog  :  HTTP://SANFERRARTSCRIPT.BLOGSPOT.COM




                                                                      P    A     T     R     O     C     Í     N     I     O