quinta-feira, 29 de novembro de 2012

A HISTÓRIA DO SENHOR POLÊMICA E AS ESTÓRIAS DO PRESIDENTE OUSADIA.






JOÃO GOULART.
                  PRECISOU SER SACRIFICADO, DESTITUÍDO DO CARGO, PARA TER SEU
            NOME (ETERNAMENTE) MARCADO COMO UM GRANDE HOMEM.



     Um dos melhores livros (adoro ler, estudar e pesquizar, pois só assim saberei o que escrever e falar) que li sobre política nos últimnos tempos, é a história - e as várias estórias - de um grande homem e cidadão brasileiro; não apenas mais um homem importante que marcou seu nome na vida pública. Mas, sem exagero, O HOMEM. Estou falando do livro de Jorge Ferreira - "João Goulart, Uma Biografia" - uma verdadeira aula sobre a recente vida política do nosso país. Em 734 páginas, Ferreira nos mostra um retrato bem diferente daquele que estavámos acostumados a admirar (ou não!) de um homem que não veio para "brincar de ser político" por um, dois ou três mandatos, fazer da vida pública "trampolim" para a riqueza, "passaporte" para a fama e o poder. Enquanto alguns políticos transformam sua trajetória (inexpressiva) numa simples folha de um (duvidoso) currículo, o homenageado de hoje, com tudo que significou (e sempre significará) para o Brasil, precisou ter a sua história RESUMIDA em (pasmem!) quase oitocentas páginas. Resumidamente.
     João Goulart não poderá (jamais) ser lembrado pela história como o presidente deposto no golpe militar de 64. Ele tem de ser devidamente reverenciado como importantíssimo para as mudanças que começaram a fazer do Brasil o que é hoje. E, por tudo que fez, foi respeitado pelo mundo, por grandes estadistas, como, por exemplo, o presidente John Kennedy, naquela época, o "ousado" dos EUA. Jango estava na China, em viagem oficial àquele país comunista, como vice-presidente, quando Jânio Quadros renunciou.
     João "Jango" Goulart era amigo pessoal do ex-presidente Getúlio Vargas, sinal que não tinha nada de elitista. Ao contrário, foi criticado como populista, orientado pelo pensamento comunista, justamente porque procurou inserir a classe trabalhista no centro das decisões políticas, além de defender a reforma agrária. Visionário, idealista - sempre criticado - Jango queria (como muitos) um Brasil melhor para todos. (O que, verdadeiramente, ainda não conseguimos, a não ser uma "maquiagem" nas mazelas do passado). Tudo começou bem antes de 7 de setembro de 1961 - dia da posse dele como presidente do Brasil - já que as idéias de uma nação justa, respeitada internacionalmente, povoavam a mente do gaúcho João Marques Belchior Goulart, bem lá atrás. "Um homem não se fáz quando ele pode fazer, mas quando ele quer fazer", diz um de meus pensamentos. Isto mostra - e prova - que tem muitos políticos por aí que tem vontade de fazer, mas não tem chance, poder. São - como Jango em vários momentos de sua vida - incompreendidos, perseguidos, e até mesmo, boicotados. Para sonhar com o Brasil que ele queria, Jango adubou a "planta do querer" desde que se elegeu deputado federal, ministro do Trabalho e duas vezes vice-presidente da República.
     Todas as chances de "sonhar e realizar" ele as teve. Se não conseguiu - há controvérsias com relação a isto nos fatos históricos - foi por que não lhe deram oportunidade, mais tempo. (Eu, particularmente, acho que conseguiu, sim, pois hoje o "espelho onde ele se olhou" deixou reflexos - e imagens reais, vivas - até os dias atuais). Grandes políticos deixaram sua marca na recente história da política brasileira, como, por exemplo, Leonel Brizola, ACM, Tancredo Neves, Ulisses Guimarães, Castelo Branco, Teotônio Vilela, Lula, FHC, Getúlio Vargas, Miguel Arraes, JK, Jânio Quadros, entre tantos outros, mas Jango foi - quer queiram ou não - o diferencial numa época conturbada, na qual o Brasil sofreu para deixar  de ser igual. (Se é que me entendem!).  Jango foi deposto em 64. Não vivi àquela época, portanto - para escrever sobre ela - tive de ler e pesquizar muito. Procurar compreender os fatos e dar minha opinião pessoal, já que - como não sou jornalista para ser imparcial - como colunista tenho direito ao meu ponto de vista. E, acima de tudo como cidadão brasileiro, acredito que a nação era uma ANTES e outra DEPOIS de Jango. Tudo nele era fadado a dar certo; se alguma coisa não deu, foi pura (e infame) perseguição.
     A estória de João "Jango" Goulart foi de um homem obstinado e um político destemido, realmente ousado. Como a (eterna) vontade de voltar ao país, depois de 12 anos de exílio. A sempre elegante, classuda e charmosa Maria Tereza, estava ao seu lado quando avistou a ponte General Justo, entre Paso de Los Libres e Uruguaiana, na fronteira com a Argentina. Jango, melancólicamente, olhou para a companheira, dizendo com os olhos marejados de lágrimas: "Qualquer dia desses, gorda, a gente entra correndo no Brasil e ninguém percebe". Era 5 de dezembro de 1976. Mas, a eterna vontade seria realmente eterna. Jango levaria para o além este desejo, já que naquela noite, em sua fazenda de Mercedes, na Argentina, a mulher assustada acordou com seu ronco forte e quando ela tentou acudir o marido, não teve tempo. João Goulart morreu fulminado por um ataque cardíaco. Ironia do destino, no dia seguinte o corpo de Jango cruzou finalmente a ponte que ele queria atravessar com as próprias pernas. Veio deitado, mas em berço esplêndido, onde sua marca (nome) e memória repousam para todo o sempre.
     Jango nasceu em 01.03.1918 e viveu até os 10 anos no campo, onde gostava de tomar banho no rio Uruguai. Apelidado de Janguinho por sua mãe, dona Tinoca, anos depois Janguinho foi mudado para Jango. Com 14 anos era zagueiro  juvenil do Internacional, mas uma infecção no joelho encerrou outro de seus sonhos, ficando coxo para o resto da vida. Quando morreu - absurdo dos absurdos! - o Inter quis fazer um minuto de silêncio antes da final do Brasileiro contra o Corinthians, mas os militares não deixaram. Proibiram o  minuto de silêncio, mas o relógio do tempo continua batendo todas as horas seu nome nos ponteiros da história do Brasil.
     Seu pai, Vicente, era amigo íntimo de Getúlio Vargas e, aos 17 anos, num churrasco para o político famoso oferecido por seu pai, João o homenageou com um discurso cheio de elogios. Conta a história que Vargas perguntou: "Quem é este guri?". Para logo em seguida completar, ou profetizar: "Vais ser político? Pois devias. Tu falas bem". E a amizade do pai estendeu-se também para o filho, tanto que depois de afastado do poder, já advogado  e após a morte do pai, Jango mandava para Vargas, via áerea, jornais para o seu refúgio de Itu, no interior de São Borja. E, enquanto isto, na capital, Jango criava o PTB. Deputado estadual em 1946, secretário de Justiça, quatro anos depois Vargas voltou à presidência e Jango elegeu-se deputado federal. Não demorou e Getúlio o nomeou ministro do Trabalho. Com a morte de Getúlio, em 1954, Jango foi eleito vice-presidente de JK e depois de Jânio Quadros. Mas, Jânio renunciou e - estando Jango fora, na China - os miliatres vetaram a sua posse, mas foram obrigados a recuar depois da resistência civil liderada pelo governador gaúcho Leonel Brizola. A saída, então, foi o parlamentarismo. Jango teve de dividir o poder com Tancredo Neves. Mas, em 1962, um plebiscito optou pela volta do presidencialismo. E, em 1964, Jango viveria dias turbulentos, quando, em 13 de março, participou do comício da Central do Brasil assistido por 200 mil pessoas. Logo após, em 31 de março, Jango foi deposto.
     Assim como Getúlio Vargas que "deixou a vida para entrar na história", Jango foi deposto. Mas ganhou (eternamente) o posto de político corajoso, ousado e destemido. Tanto que disse ao general Ladário Pereira Telles, no III Exército, o qual queria resistir:" Não quero derramamento de sangue". Anos depois, no exílio,  angustiado, triste e sentindo-se desprezado, "esquecido", Jango disse uma de suas mais belas frases ao piloto Maneco: "Prefiro viver dez anos a menos, a deixar de fazer o que gosto". Refreia-se ao cigarro, o qual usava como terapia (?) para atravessar a fase de depressão. Mas uma frase com vários sentidos...
     Se um homem como João "Jango" Goulart viveu (e chegou a morrer) seus últimos dias depressivo, como terminará, então, os dias de homens que nascem, vivem e vão morrer sem ter feito nada de importante na vida?
     Au-revoir para todos que me criticam ou aplaudem. Na próxima quinta-feira, se Deus quizer, aqui estarei. Eu aqui e vocês daí. C'est la vie!


                                                                                                                                                            RENÉ SANFERR, 29.11.2012

a ESFINGE:
     "Se um homem é, comprovado e reconhecidamente, pelo que ele mostra saber e fazer, melhor que todos os demais, todos os outros que são iguais e piores que ele, cosntrangedora e humilhantemente, procuram inventar e mostrar que ele é o pior, para, ao menos assim, se acharem os melhores".

                                                                                                                                                             RENÉ SANFERR, 29.09.1998


"Quer saber se o outro tem bem mais valor que você? É só você falar bem mal, sem dele querer esquecer". - SANFERR, 04.08.2010

"Pobre gosta de engordar para mostrar que não passa fome. E rico adora emagrecer para provar que fáz regime". - SANFERR, 10.08.1996

"Se a sua pessoa morrer no esquecimento, faça de tudo para seu nome viver na lembrança". - SANFERR, 17.04.1987

"Quando alguém vive na sua boca e na boca do povo sem ser uma celebridade, é a prova que o que ela fáz tem a marca da genialidade, ao contrário de você que não fáz nada para deixar de ser ninguém e sair da mediocridade". - SANFERR, 27.06.2012

"Se a sua boca diz que de alguém nem se lembra, mas a cabeça lembra, é porque o coração não quer esquecer o rosto de alguém que também lembra de você". - SANFERR, 03.02.2010

"Se conversando com certas pessoas você só vai enriquecer a sua ignorância, prefira ficar só não escutando estas pessoas, as quais só vão empobrecer a sua inteligência". - SANFERR, 18.11.2012

"Por mais viva que uma pessoa medíocre esteja, ela sempre vai se comportar como morta diante do gênio". - SANFERR, 25.09.1985

"No jogo da vida, se você não souber falar e se expressar, não tem chance para jogar e ganhar". - SANFERR, 20.09.2012

"Eu só escrevo sobre o que gosto e acredito. Mesmo que desacreditem por não gostar". - SANFERR, 27.11.2012

"A cada trabalho, eu provo a meus inimigos que eles não se dêem ao trabalho de criticar o meu trabalho". - SANFERR, 10.06.2012

"Quando você é capáz de apresentar um trabalho incomum, é porque o trabalho comum não se sentiu capáz de ser apresentado a você". - SANFERR, 07.06.2011

"Não queira brigar com o mundo. Deixe o mundo brigar com você. Aí, sim, você vai aprender a se defender". - SANFERR, 11.02.2011

"Ser importante não é somente quem é famoso. Quando as pessoas falam o que você fáz ou deixa de fazer, aonde você vai ou deixa de ir, o que disse ou deixou de dizer, e, ainda por cima, lhe critica, isto indica que você já é importante e nem se deu conta da sua fama". - SANFERR, 04.05.2012

"Você pode pensar como Jesus Cristo, mas, se for um ilustre desconhecido, ninguém lhe dará ouvido". - SANFERR, 17.05.2000

"Não pode existir na cabeça do homem sabedoria, se a barriga do gênio estiver vazia". - SANFERR, 08.02.1987

"Mudam a forma de se escrever à toda hora. Só não podem mudar em hora nenhuma é a maneira de se pensar". - SANFERR, 25.11.2012

"Nada na vida é por acaso. Nem a hora que eu cago para quem diz que na vida eu nada faço". - SANFERR, 18.04.2010

"O escritor veio ao mundo pensando em como ganhar para viver sem trabalhar. E o trabalhador pensando em morrer de trabalhar para ganhar". - SANFERR, 23.07.2011

"Nada mais nobre do que o professor. Plebeu é o aluno sem educação". - SANFERR, 15.10.2010

"Já que você não quer estar aqui no meu lugar, por que eu vou me preocupar com o que você diz de lá querendo me julgar?". - SANFERR, 17.08.2002

"Ninguém pode saber se está ceiando como Natal ou como na Quinta-Feira Santa". - SANFERR, 24.12.2009

"Se dinheiro fosse inteligente, ele não cairia nas mãos de pessoas burras". - SANFERR, 10.01.1989

"Se você vive sem dificuldades, é a prova que já chegou ao limite da sua capacidade". - SANFERR, 09.12.2000

"É colocando o preto no branco hoje que o homem escreve um amanhã colorido". - SANFERR, 21.09.1999

"Adoro ler, estudar e pesquizar, pois só assim saberei o que escrever e falar". - SANFERR, 23.11.2012

"Não sou rico, mas me sinto milionário, pois, ao contrário de muitos ricos, tenho estilo para viver e fazer bem o que faço". - SANFERR, 06.12.2011

"Não adianta você usar uma griffe sofisticada e cara, se a sua marca for bem vulgar e barata". - SANFERR, 08.03.1997

"Se dinheiro fosse muito importante, muitos ricos seriam tudo de relevante". - SANFERR, 03.04.2012

"O seu rosto é o reflexo da vida que você tem, quando não consegue se espelhar naquilo que você é". - SANFERR, 17.06.2007

"Por mais que as coisas demorem a acontecer, nunca desista da vida que você quer ter. Ou, então, a vida vai desistir da vida que quer lhe dar e você fáz por merecer". - SANFERR, 10.09.2012

"A dor é para ser vivida e não esquecida, pois, se você a esquecer, ela reaparece com mais poder que antes e será bem lembrada". - SANFERR, 09.06.1987

"Se ontem você me achava NADA  e não me deu nada, hoje que sou TUDO vou lhe achar um NADA para nada lhe dar". - SANFERR, 25.10.2012

"Não se canse de esperar, pois, uma hora, seja lá o que for, vai ter de chegar". - SANFERR, 15.08.2011

"As possibilidades que a vida nos dá são muitas. As possibilidades que podemos oferecer na vida é que são poucas". - SANFERR, 10.04.2012

"Eu só sei, só gosto e só quero viver para escrever. Por que não sei, não gosto e não quero viver sem nada fazer". - SANFERR, 24.11.2012

"Não se orgulhe ao dizer que não precisa de ninguém, pois você sempre vai precisar de alguém". - SANFERR, 19.07.2008

"O ontem, o hoje e o amanhã será o de sempre para muitos, enquanto o de sempre para poucos será o amanhã que não foi ontem e não é amanhã o de hoje". - SANFERR, 21.04.2010

"Se conhece quem vai ser pelo que ele prova saber fazer". - SANFERR, 11.10.2011

"Todos são seus amigos quando você mostra as facilidades. E inimigos quando você prova estar em dificuldades". - SANFERR, 21.05.2010

"O espelho reflete a verdade da mentira que você pensa ser imagem da verdade". - SANFERR, 21.05.1989

"Amigo que é amigo não quer saber para falar. Ele quer saber para calado ajudar". - SANFERR, 09.09.2011

"Não dê valor a uma pessoa pelo dinheiro que ela tem. Muitas tem pouco dinheiro e muito valor". - SANFERR, 09.02.2010

"Não se afaste hoje daquele que não tem o que voc~e gosta, o dinheiro, já que amanhã ele vai se afastar quando perceber que você só está se aproximando por ter o que ele menos gosta". - SANFERR, 08.03.2011

"Se você ora pedindo graças para quem você gosta e logo a seguir amaldiçoa quem você não gosta, observe como quem você ama cairá logo em desgraça e quem você não gosta aos poucos vai se enchendo de graças". - SANFERR, 19.11.2010

"Todos sonham, mas quando surge o pesadelo da realidade para atrapalhar o querer, apenas poucos tem coragem de acordar, lutar e em algum lugar chegar". - SANFERR, 18.02.2006

"Eu escorreguei no mal que alguém me desejou, mas como Deus sempre me amou, Ele me segurou e na frente deste ninguém me levantou". - SANFERR, 17.10.2011

"Não seja ridículo e nem perca tempo em me fazer o mal, pois Deus, que é meu amigo, tem muito tempo para me fazer o bem". - SANFERR, 10.10.2010

"Pode esperar deitado o mal conseguir me atingir, pois quem é amado por Deus, sempre é levantado para no bem ser glorificado". - SANFERR, 18.10.2012

"Por tanto gostar, eu vou me desapegar de quem finge de mim gostar e para sempre me afastar, sem nem os nomes querer mais escutar". - SANFERR, 03.07.2012

"Quando alguém lhe perguntar você fáz o que, trabalha em que, não é preocupação com você. É pensando no que depois de você vai puder obter". - SANFERR, 21.07.1997

"Tem gente que se mistura no meio do povo, das pessoas, porque, assim misturadas, certas pessoas que não são gente, se dão conta que toda gente é uma pessoa, mas nem toda pessoa é gente". - SANFERR, 11.02.1994

"Quem você pensa que é amigo, pode estar dizendo a quem você pensa que é seu inimigo, que você não passa de inimigo daquele que acha que você é amigo". - SANFERR, 20.07.1998

"Porque quem não fáz nada para SER, se julga importante apenas por TER, quando este falso TER nunca os fará verdadeiramente ser?". - SANFERR, 01.08.2001

"É no prato sujo que comeram no passado, que hoje você se farta, se lambuzando e com a língua raspando as sobras". - SANFERR, 01.02.1986

"O genial cria um marketing. E o medíocre inventa uma mentira". - SANFERR, 10.12.2010

"Se fulano é passado, porque, então, hoje você o fáz presente na lembrança que vai durar até o futuro?". - SANFERR, 06.09.1989

"Quem conta as falsas amizades em todos os dedos das mãos, é porque não sobrou nenum para se apontar como irmão". - SANFERR, 08.07.2010

"Enquanto quem tudo sabe fazer de valor quer aparecer de menos, quer aparecer até demais quem nada sabe fazer de valor para merecer aparecer". - SANFERR, 18.01.2012

"Tem pessoas que para agradar e serem simpáticas ao outro, são desagradáveis e antipáticas consigo mesmas". - SANFERR, 20.09.1989

"Se para mim é fácil dizer sim, para você deve ser difícil para mim dizer não". - SANFERR, 23.09.1987

"Quando um não fala com todos, todos falam deste um". - SANFERR, 06.01.2011

"Quanto mais você odiar alguém, está esquecendo de se amar para deixar de ser ninguém e fazer algo para ser alguém". - SANFERR, 07.02.2011

"Acredite numa cara fechada para um sorriso, mas duvide de uma boca escanchelada para uma gargalhada, porque junto vem sempre na mão uma punhalada". - SANFERR, 08.01.2009

"Se você tem inveja daquele que TUDO cria para ser e acontecer, faça também alguém lhe invejar inventando algo para acontecer e deixar de NADA ser". - SANFERR, 24.12.2007

"Se você só é capáz de trabalhar como todos, não ouse criticar quem é capáz de criar como poucos". - SANFERR, 10.08.1996

"Se ontem você passou por dificuldades, ajude quem hoje por ela está passando, pois amanhã você pode novamente ter dificuldades". - SANFERR, 15.05.2010

"Quando não se dá o minímo de atenção, só se pode receber quando se é realmente o máximo". - SANFERR, 27.03.2009

"O dinheiro só vale quando ele vale para ajudar o nosso irmão que precisa de um vale". - SANFERR, 18.10.2012

"Se eu sei fazer, foi Deus quem me ensinou. E da mesma forma que Êle me ensinou a fazer, eu também posso desaprender. Basta Êle querer". - SANFERR, 01.02.2012

"Mesmo que você não procure, não esconda quem você gosta no coração, senão quando quizer achar, não vai encontrar". - SANFERR, 10.08.2006


                                                                                                              RENÉ SANFERR, 29.11.2012




ATENÇÃO
 AGRADEÇO AS CONTRIBUIÇÕES E PEÇO QUE CONTINUEM FAZENDO DOAÇÕES AO BLOG.
                  ASSIM COMO O JORNALISTA FUNCIONÁRIO DE JORNAL, O BLOGUEIRO-COLUNISTA, EM TODAS AS PARTES DO MUNDO,
                     EM VÁRIOS SITES E BLOGS, VIVE DO QUE ESCREVE, O SEU TRABALHO VIRTUAL É O SEU GANHA-PÃO.
   SEM NENHUM VÍNCULO EMPREGATÍCIO.
 DEPOSITE NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL.
CONTA O1:
Caixa Econômica Federal                                   -               Av. Estados Unidos, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    0063                                                            Conta: 023-00012630-9
CONTA 02:
Caixa Econômica Federal                                   -               Relógio de São Pedro, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    1416                                                             Conta: 013-00099159-3
CONTATOS:
e-mail: rsanferr@globomail.com
fone  : (71) 82659332
home-page: HTTP://SANFERRPRESS.BLOGSPOT.COM
novo blog  :  HTTP://SANFERRARTSCRIPT.BLOGSPOT.COM




                                                                      P    A     T     R     O     C     Í     N     I     O                                                   




quinta-feira, 22 de novembro de 2012

SONHOU EM SER ALGUÉM E COM SUA IMPORTÂNCIA FOI MUITO MAIS ALÉM.





      ELBA RAMALHO.
               O TALENTO DE UMA PARAIBANA QUE NÃO SE DEIXOU ABATER E VEIO
             PARA VENCER, DORMINDO NA PRAIA, PARA DESPERTAR NO BERÇO
                ESPLÊNDIDO DO SUCESSO.


     Por que todos sonham, desejam ser alguma coisa, "alguém na vida", fazer sucesso, ser gente importante, deixar o anonimato para a notoriedade? (E, contrariamente, porque quem não fáz nada para SER, se julga importante apenas por TER, quando este falso TER nunca os fará verdadeiramente SER?). Por outro lado - observem o comportamento deles - os "falsos humildes", àqueles que pregam (hipócritamente) a virtude do "somos todos iguais, irmãos, temos o mesmo valor diante de Deus" - e quem  é cristão sabe e acredita que é assim - adoram ser bajulados, adulados, o famoso "beija mão'; e não venham me dizer que não é assim, pois todos - por mais medíocre e insignificante (na sua inutilidade intelecto-cultural) que sejam - queem ser importantes com suas ridículas pretensões (mesmo sem nenhuma aptidão para sobressair em nada de nada), sociais, culturais e intelectuais. Sem hipocrisia, "querer tapar o sol com a peneira", é assim que a humanidade pensa e age desde o princípio dos tempos. Nem que saiba - se não tiver talento e competência para criar algo diferente, grandioso, alçar vôos mais altos - acahar-se importante (na sua loucura) por ter uma casa e um carro comprado em mil prestações, um emprego que não lhe dá notoriedade nenhuma ou, então, casado com uma mulher bonita, mas tão "mariazinha ninguém" como a mais simples das feias. Enfim, todos - mesmo não sendo ninguém, nem fazendo NADA para ser, realmente, alguém - se acham o que não são e só o cairão em si (se pudessem ver) quando morrer e não deixar uma marca (nome) de valor para a posteridade. Todos querem ter seus sonhados quinze minutos de fama profetizados por Andy Warhol, deixar de ser "zé mané" para ser "o grande José". Nem que saiba no seu mundinho restrito, particular, entre seus familiares, amigos e vizinhos, esquecendo-se que para ser alguém importante, deixar seu nome na história, precisa ter talento e competência. Seja lá aonde for, fazendo o que for. Só não vá matar (como Hitler) e roubar (como Ronald Biggs). Mas, assim mesmo - erradamente, of course - eles estão com suas marcas (malditas) impressas no livro da história da humanidade. (Se é que me entendem!)...(?)...
     A homenageada de hoje - mesmo quando ainda achava impossível chegar aonde chegou - queria chegar em algum lugar, fazer algo diferente, não (apenas) viver a glória do mesmismo (como todo mundo) do doutorado; nobre, mas comum. Ela queria algo, digamos, de maior repercussão. Mas nem todos que sonham ser importante, "alguém na vida", fazer sucesso, merecem ter estes momentos de fama e glória. (principalmente porque esquecem do tal talento e competência). O que tem acontecido - e não é preconceito, implicância minha, mas um fato - com algumas celebridades instantãneas que surgem do NADA da criatividade para o TUDO da mediocridade, os quais se dizem cantores, bandas musicais. (Realmente são uma banda, já que faltou o outro lado). Especialmente na Bahia. A nossa querida e amada "boa terra". Infelizmente, nos últimos anos, a terra de Dorival Caymmi tem sido envergonhada nacionalmente - apesar de alguns programas os colocarem como atração-presepada no espetáculo da falta de talento - com tais "artistas" (?) e suas "letras"(?) indecorosas, de duplo sentido, utilizadas em dois ritmos específicos muito tocados nas privadas da vida. (Aliás, Caymmi deve estar se revirando no túmulo com estas composições deprimentes, deplorávceis e depreciativas à boa música dos verdadeiros e competentes compositores baianos). "Uma vergonha", como diria Bóris Casoy, já que estes desavergonhados artistas (?) - porque não foram ser médicos, advogados, engenheiros? - são tão ignorantes (em todos os sentidos, basta ouví-los falar nas rádios e TVs) que usam uma nota só, já que desconhecem as outras seis, nos seus "xôs" (passa fora) de vulgaridade, mediocridade e vergonhosa falta de talento. O tum-tum (irritante) repetido do teclado eletrônico tocado nestes dois ritmos (vocês já sabem quais são) é a prova cabedal da demência artística destes uns e outros que podem ser tudo (de ruim), menos (bons) cantores. A voz (?) de gralha rouca e engasgada não deixa dúvidas. É uma afronta artística para o antes "Estado disfarçado de gravadora" e - por conta destes desarranjos musicais - últimamente transformado num grande pinico cheio de merdas... Um Estado reconhecido internacionalmente por "aqui não se nasce, estréia-se", berço de mestres como Luís Caldas, Saulo Fernandes, Claúdia Leite, Miriam Tereza, Chocolate da Bahia, Daniela Firpo, Carlinhos Cor das Águas, Marinês, Tuca Fernandes, Sarajane, Ivete Sangalo, Raimundo Sodré, Roberto Mendes, Maria Betânia, Simone, Mariene de Castro, Jota Veloso, Gilberto Gil, Virgínia Rodrigues, Edil Pacheco, Batatinha, Nélson Rufino, Gal Costa, Gerônimo, Caetano Veloso, Margarete Menezes - dentre tantos outros doutores da música popular baiana - os quais devem estar (mesmo sem demonstrar públicamente) se lamentando à beira do caixão no velório da MPB (a nossa, baiana). A educação - mesmo que muitas vezes ela seja sinônimo de hipocrisia - e a simpatia (para não "bater de frente" com o público, os fãs, ser desagradável) destes expoentes da música popular baiana os impede de falar a verdade sobre o que realmente acham destes dois (atuais) ritmos. (Mas como eu não moro no Vaticano para ter "papa" na língua)...
     A músia baiana tem - e sempre terá - talentos verdadeiros querendo fazer sucesso, ser alguém importante. Com talento e competência, serão sempre bem-vindos. Mas o que vemos acontecer nos últimos anos com estas pseudos-músicas que afrontam à família, a moral e ons bons costumes, agredindo nossos ouvidos com refrões dignos de bordéis altamente desclassificados nos arredores de Sodoma e Gomorra, é a decadência total. Tais ritmos são (dançados e cantados) como fundo musical para a coreografia de verdadeiras p... (periguetes, se é que me entendem!), capazes de "corar de vergonha" a própria Messalina no pior dos bregas. Aliás, o termo brega é elogio para estes sem noção artística, amorais e caras-de-pau, desavergonhados culturais, já que o (bom) ritmo brega fez - e sempre fará - sucesso (merecidamente) na voz de gênios como José Augusto, Reginaldo Rossi, Sandro Becker, Sidnei Magal, Benito de Paula, Vando, etc e mais "tais". Felizmente, estes dois ritmos - se passarem para a banda (literalmente falando) podre da história - serão futuramente (ou execradas) como "a grande vergonha" defecada pela música baiana nos esgotos da falta de voz, ritmo, melodia e menos letra.
     Mas, assim como na Bahia (verdadeiramente artística) antiga, temos um Estado vizinho que exportou para o resto do país uma verdadeira deusa da canção. Esta não arrocha nossa cultura musical, pagodeando sobre nossa inteligência artística. Uma deusa que orgulha a Paraíba, sua terra. Uma deusa que precisou dormir na areia das praias do Rio de Janeiro, passando fome - mesmo sendo uma chef na arte da canção - em meio ao rico cardápio servido no restaurante das grandes estrelas da MPB. O sonho dela não se tornou um pesadelo quando ela resolveu abrir a boca e cantar.
     Hoje Elba Maria Nunes Ramalho pode olhar para trás e ver que abandonou a fartura da mesa de seus pais em Campina Grande para passar fome e dormir ao relento na cidade maravilhosa, valeu a pena.
     A história de Elba Ramalho, cantora e boa atriz, é a biografia de uma guerreira que desdenhou o título de doutora para futuramente transformar-se em "mestra-doutora" do cancioneiro popular. Desde que sua família deixou a cidade de Conceição (onde ela nasceu em 17.09.1951) para vencer na vida numa cidade maior, a menina e depois adolescente Elba mostrava que veio ao mundo para deixar sua marca. Em 1978, ao receber o prêmio de melhor atriz com a peça O Meu Amor, onde atuou ao lado de Marieta Severo, Elba já tinha seu nome (e trabalho) reverenciado por quem era, realmente, importante. Pessoas que la sonhava conhecer - e fazer parte do mesmo mundo - desde que começou, em 1968, tocando bateria em sua terra natal para um grupo de conterrâneos que não acreditavam que ela chegaria aonde chegou. Opinião esta que mudou anos depois quando ela gravou seu primeiro álbum: Ave de prata. Obras-primas inesquecíveis vão ser ouvidas eternamente na sua belíssima voz e competente interpretação, como, por exemplo, Capim do Vale, Coração Brasileiro, Fogo na Mistura, Leão do Norte, O Grande Encontro, Flor da Paraíba, etc. Como atriz, Elba nos deu Viva São João, Opera de Malandro, Trem Fantasma, Morte e Vida Severina, A República dos Assasinos.
     Elba sofreu na pele por ter desobedecido o pai e não se formar. (Mas foi tudo passageiro, apenas poucos anos, como prova de sua determinação, o que ela mostrou ter em meio a muitas dificuldades, inclusive de ordem financeira, até se tornar quem é hoje). Ela não quis - como os cantores (?) destes novos ritmos baianos - ser cantora famosa para ficar rica, fugir do destino inglório de nordestino sem nome, sem eira e nem beira, sem estudo, fadado a uma vida de trabalhador braçal; de ter que "comer o pão que o diabo amassou", suando bicas para ter o salário mínimo no final do mês de sua máxima dificuldade para sobreviver... Elba tem talento de berço e provou isto, trabalho após trabalho, ano após anos, esperando uma chance para ser reconhecida, sem desistir, sabendo usar todas as sete notas musicais. Usando uma orquestra completa e não o tum-tum (ridículo e incompetente) do teclado eletrônico.
     Au-revoir para todos que me criticam ou aplaudem. Na próxima quinta-feira, se Deus quizer, aqui estarei. Eu aqui e vocês daí. C'est la vie!

                                                                                                                                                                               RENÉ SANFERR, 22.11.2012
a ESFINGE:
     "Todos sonham, mas quando surge o pesadelo da realidade para atrapalhar o querer, apenas poucos tem coragem de acordar, lutar e em algum lugar chegar".

                                                                                                                                                                               RENÉ SANFERR, 18.02.2006


de SANFERRPRESS para todos os leitores e colaboradores (patrocínios, doações):

     Por estar corrigindo os pensamentos - escritos desde a minha adolescência - hoje não os publicarei. Semana que vem, se Deus quizer, aqui estarão.
     Hoje é o dia Nacional de Ação de Graças.
     Pedir é do ser humano. Mas AGRADECER por tudo - até as dificuldades - é humanamente grandioso. Deus nos ama. E ainda mais quando não o abandonamos por estarmos sofrendo, duvidando de sua paternal proteção.

                                                                                                                                                                                RENÉ SANFERR, 22.11.2012


ATENÇÃO
 AGRADEÇO AS CONTRIBUIÇÕES E PEÇO QUE CONTINUEM FAZENDO DOAÇÕES AO BLOG.
                  ASSIM COMO O JORNALISTA FUNCIONÁRIO DE JORNAL, O BLOGUEIRO-COLUNISTA, EM TODAS AS PARTES DO MUNDO,
                     EM VÁRIOS SITES E BLOGS, VIVE DO QUE ESCREVE, O SEU TRABALHO VIRTUAL É O SEU GANHA-PÃO.
   SEM NENHUM VÍNCULO EMPREGATÍCIO.
 DEPOSITE NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL.
CONTA O1:
Caixa Econômica Federal                                   -               Av. Estados Unidos, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    0063                                                            Conta: 023-00012630-9
CONTA 02:
Caixa Econômica Federal                                   -               Relógio de São Pedro, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    1416                                                             Conta: 013-00099159-3
CONTATOS:
e-mail: rsanferr@globomail.com
fone  : (71) 82659332
home-page: HTTP://SANFERRPRESS.BLOGSPOT.COM
novo blog  :  HTTP://SANFERRARTSCRIPT.BLOGSPOT.COM




                                                                      P    A     T     R     O     C     Í     N     I     O                                                   





quinta-feira, 15 de novembro de 2012

DO POVÃO E DA POBREZA, PARA A FAMA E A NOBREZA!


 
                                                 
                                         CONDESSA LUANA DE NOAILLES.
ESQUECIDA HOJE PELA MÍDIA, MAS LEMBRADA ETERNAMENTE COMO
       A NEGRA QUE OUSOU REALIZAR O QUE MUITOS "BRANCOS" NÃO
                                                    OUSAM SONHAR.


     O poeta pernambucano Solano Trindade, no texto "Negros", disse: "... só os negros oprimidos/escravizados/em luta pela liberdade/são meus irmãos/para estes tenho um poema grande como o Nilo"...(?)...
     Não haveria necessidade de mês (nem dia, hora ou semana) da Consciência Negra, se nós - negros e não negros, mesmo no Brasil tudo começar e terminar "na cozinha", como dizem - tivessemos, sim, consciência que o ser humano é muito mais do que simplesmente a cor da pele. (Se bem que o próprio negro é que se deprecia, coloca-se pra baixo, quando processa quem o chama de negro, alisa o cabelo para ficar igual ao "branco", despreza o seu igual para se casar com o louro quando consegue uma "vida melhor", e por aí vai). Não é a cor da pele que define quem "quando não suja na entrada, suja na saída", já que isto independe de raça. Muito menos deveríamos ainda acreditar que "fulano saiu da cozinha para a sala". Ora! O que tem de pessoas por aí - negros, brancos, rosas, azuis ou roxas - que não sabem (ainda não se olharam no espelho) na vida se o seu lugar é na cozinha ou na sala. (Se é que me entendem!). Enfim, em pleno séc. XXI, ainda - querendo ou não - se pensa (e fala-se muito!) em preconceito e racismo. Ainda bem - isto, sim, que é relevante, preocupante - que não se pensou em racismo cultural, por que aí que as senzalas da burrice deveriam ser inventadas e abertas aos escravos da mediocridade, chicoteados pelos capitães do mesmismo... Ainda somos - o Brasil, ao contrário da Europa - um povo que sobrevive das consequências de várias estórias. E não da história. Dizemos que saímos da escravidão (quando?), tivemos a Abolição da Escravatura (aonde?) e hoje somos um povo livre (do que mesmo?), para viver com dign15/11/2012idade e cabeça erguida... (?)...  Conversa mole pra boi dormir! Conversa fiada! Estória da carochinha que nem graça tinha! Hipocrisia pura. E foi - pensando na hipocrisia, no racismo e no preconceito - que cheguei até a homenageada de hoje. Ela - por sua estória (e história) de vida - é a personificação de tudo isto.
     Hipócritamente - e históricamente - negro só é bem aceito, bem visto, quando coloca um anel no dedo, consegue o título de doutor, ou se torna jogador, esportista, escritor, ator ou cantor. (Verdade ou mentira?). E o racismo? Nunca vai deixar de existir. E com ele, consequentemente, o maldito preconceito. Sempre existirão observações nefastas do tipo "é gente boa (?), mas é preto"; "eu sabia que ia dar nisso, coisa de preto"; "branco correndo é esportista, negro é ladrão"; "branco é sempre a vítima e preto é sempre o acusado"... (Verdade ou mentira?). E por aí vai. Resumindo esta (eterna) ópera dos horrores, a nossa pseudo-sociedade moderna e culta, na verdade é hipócrita, racista e preconceituosa. Atura-se alguns negros (de nome e posição), mas rejeita-se os demais (sem nome e sem posição), não os aceitando "nem cobertos de ouro" com 100% de sinceridade... Se para o "branco" (?) hoje em dia - e sempre foi assim, infelizmente sempre será - o importante é ter um nome, "ser gente", para o negro é necessário nome, sobrenome e apelido. (Especialmente um que não seja jocoso, pejorativo). As "sinhazinhas" das salas - segundo esta mentalidade arcaica e revoltante - não podem (jamais) serem confundidas com as "mariazinhas" das cozinhas. Mas - sempre tem um "mas" - algumas conseguem passar da cozinha para a sala, sendo homenageadas, reverenciadas e paparicadas pelos hipócritas, racistas e preconceituosos. Como se a situação que ocupam de prestígio na sociedade "apagasse", fizesse desaparecer (momentâneamente) aos olhos dos falsos a negritude (eterna) da pele. Não são raros os exemplos assim. E um deles tem nome, apelido e sobrenome. Nome de mulher negra, apelido de menina sonhadora e sobrenome de condessa.
     Nasceu a menina Raimunda pobre e negra. Tornou-se Luana em busca de fama e conseguiu tornar-se francesa com a entrada na nobreza. Estória da carochinha que nem graça tinha? Realidade. Sem nenhuma fantasia, mesmo sendo uma estória com todos os ingredientes dos contos de fadas. Um conto que começou em Salvador, na Bahia - uma das cidades mais negras do país, terra de Castro Alves e do "Navio Negreiro" - no dia 23.11.1949, mais precisamente no Curuzu, reduto dos afro-descendentes, batizada como Raimunda Nonata do Sacramento. Um nome comum, de gente pobre, que nem por sonho seus pais poderiam imaginar que um dia seria nobre. Apesar do tipo diferente, altivo e requintado, de uma autêntica princesa, criada subindo e descendo as ladeiras da Liberdade e do Pelourinho, sofrendo o preconceito mórbido, as críticas (sarcásticas e depreciativas) de um povo sem perspectiva, sem chance (sequer) de sonhar com a glória, a fama e o poder. Desde cedo, Raimunda - agora conhecida como Luana - fazia das ruas a sua passarela, chamando a atenção por onde passava, despertando despeito e comentários maldosos, abrindo caminho para o que seria nas décadas de 70/80: uma modelo de sucesso, descoberta pela Rhodia aos 16 anos. Na insignificância da platéia que não sabia (e não queria) aplaudir - muito ao contrário, ria-se do seu andar, do seu porte refinado, sofisticado, das roupas diferentes (?),  - Luana tapou a boca dos medíocres (na época com situação financeira melhor que a dela, mas sempre, eternamente, medíocres), encantando a elegante, culta e seletiva platéia de Paco Rabanne, chamando a atenção da Itália e da França. (E estes que a criticavam, chamaram a atenção de quem mesmo?).  Não demorou muito e foi contratada pela agência de Catherine Harley, dando um "show baiano" (esta sempre nos orgulhou) nos charmosos desfiles de Yves-Saint Laurent e Cristhian Dior. A "maluca", a "nêga metida", sonhadora e cheia de "não me toques", esfregou na cara de seus conterrâneos (os vizinhos que a criticavam) que eles não eram malucos de tocar nela nem em sonho, porque agora ela estava metida no meio dos grandes. Grandes estilistas, grandes modelos, celebridades, socialites e "cabeças coroadas". Ela se tornou a Gisele Budchen daquela época.
     Na década de 70, as chances de "subir na vida" (principalmente para os negros, como ainda o é hoje) eram bem mais difícieis. E Luana - além do preconceito pela cor - sofreu o preconceito (críticas, perseguições) por "ousar" sonhar em "ser gente". (E, vamos falar a verdade sem hipocrisia, "dar nome aos bois", quando o povo percebe que tem alguém no meio deles com tudo para se tornar "gente grande" e não ser "arraia miúda" como eles, sai de baixo que "lá vem pedrada", às vezes literalmente falando, criando de um tudo que se possa imaginar para querer derrubar). É uma verdade cruel, dura, mas é assim mesmo que "a banda toca" nas classes menos favorecidas social, intelectual e econômicamente falando. A inveja rola solta, o despeito entra em campo para jogar contra e o ódio dos menos previlegiados grita na arquibancada da mediocridade. (È verdade ou mentira?).
     E Raimunda sofreu este preconceito até mesmo ao se intitular Luana. Percebia-se aonde ela chegaria e as candinhas - quando ela passava toda altiva, graciosa e cheia de pose - apontavam-na, criticavam-na, ridicularizavam-na, pois Luana era a própria imagem da classe, da elegância (diferente de todas elas), enfim, a realeza em pessoa, o espelho de superioridade diante da inferioridade gritante e humilhante  delas. Percebia-se que aquela mulata chegaria aonde as brancas (e muitas negras também) despeitadas não chegariam jamais. Que Luana era o diferencial, um erro (geográfico e social) caído por acaso naquele bairro de pessoas simples e humildes - muitos honrados pelo suor do trabalho e outros desonrados pelo trabalho da língua maldosa, maledicente - que tinha tudo no máximo dos seus RG e CPF, mas o mínimo num nome importante, de valor. Luana - da boca dos medíocres - deve ter ouvido muitos "quem é você?"... E ela - anos depois de muita batalha, foco e determinação - mostrou quem era. Além de ser a modelo famosa que foi, casou com o conde francês Gilles de Noailles, em 29.10.1977, tornando-se - aí, sim, de verdade - a nobre (como condessa) que seu porte (e jeito de ser) dizia que seria desde os tempos de reles plebéia.
     Tudo isto é passageiro, utópico (óbviamente!), mais uma das ilusões da vida. Mas serve para mostrar (e provar) a certas pessoas que - infelizmente é a realidade da vida - uns nascem para ser o que os outros não serão. Por não querer ou simplesmente não puder. Que não se deve criticar, zombar quem tem um sonho. Porque nem todos (sequer) tem o direito de sonhar, quando sabem que a sua vida - por falta de talento, cultura, estudo, disto ou daquilo, seja lá o que for - vai ser sempre um pesadelo. O pesadelo da falta de competência para ser uma (antes criticada) Raimunda Nonata e depois (consagrada) Luana de Noialles.
     O sol, realmente, nasce para todos. (Brancos, negros, rosas, azuis ou roxos). Mas só brilha para poucos. E os poucos que correm atrás do seu brilho intenso.
     Au-revoir para todos que me criticam ou aplaudem. Na próxima quinta-feira, se Deus quizer, aqui estarei. Eu aqui e vocês daí. C'est la vie!

                                                                                                                                                                         RENÉ SANFERR, 15.11.2012

a ESFINGE:
     "Tem gente que se mistura no meio do povo, das pessoas, porque, assim misturadas, certas pessoas que não são gente se dão conta que toda gente é uma pessoa, mas nem toda pessoa é gente".

                                                                                                                                                                         RENÉ SANFERR, 11.02.1994

de SANFERRPRESS para todos os leitores e colaboradores (patrocínios, doações):

     É como eu já disse anteriormente: para cada quatro talentos surgidos, seis estão indo embora. Desta vez no meio televisivo (Marcos Paulo) e no futebol (Alex Alves). O primeiro teve tempo de deixar sua marca (nome), mas o segundo a estava construindo.

                                                                                                                                                                         RENÉ SANFERR, 15.11.2012

"O autodidatismo é o amadorismo com diploma superior de profissionalismo". - SANFERR, 09.08.2012

"Tem pessoas que não trabalham. Elas quebram um galho". - SANFERR, 01.05.2001

"O emprego é para ser bem trabalhado, senão não vai ter sentido por não ser bem empregado". - SANFERR, 01.05.1989

"Tem pessoas que no seu trabalho são doutores, enquanto tem doutores que no seu trabalho são apenas pessoas". - SANFERR, 21.09.1985

"Nada mais prazeroso como conversar com uma pessoa de grandes pensamentos. E nada mais vergonhoso do que escutar uma pessoa de poucos conhecimentos". - SANFERR, 24.06.1988

"Se você não sabe falar e se expressar, aprenda ao menos a gargalhar, para só assim conseguir se expressar usando a boca sem envergonhar". - SANFERR, 17.06.2011

"Tem pessoas que tem muito dinheiro e os bolsos vazios". - SANFERR, 08.08.2008

"Enquanto o seu grito ignorante ensurdece, o meu silêncio inteligente engrandece". - SANFERR, 23.04.2006

"O meu sim, não é depois um não. Da mesma forma que o meu não, não é depois um sim". - SANFERR, 09.09.2010

"Se afaste e não queira saber para sempre de quem gosta demais, justamente por terem sempre se aproximado de você sabendo que lhe amam de menos". - SANFERR, 03.07.2012

"Se o passado te condena, absolva-se no presente para no futuro não ser novamente julgado". - SANFERR, 09.10.1987

"Escreva hoje para ser lido daqui à mil anos como história. E não para ser rasgado daqui à pouco por não ter uma estória". - SANFERR, 09.07.1990

"Se todos comentam, é porque você é bom. E se for ruim, poucos sequer criticam". - SANFERR, 06.12.2011

"A superioridade de quem anda numa rua direta, não pode ser confundida com a inferioridade de quem vive parado nas esquinas". - SANFERR, 12.09.2000

"Não faça de sua vida o mesmismo de um bloco de carnaval, no qual todos fazem tudo igual uns aos outros sem nenhum diferencial". - SANFERR, 18.02.2012

"Aquele que ontem não era, hoje é, porque desde sempre ele foi". - SANFERR, 06.11.2012

"Um dia sempre é diferente do outro, apesar das manhãs, tardes e noites serem todas iguais". - SANFERR, 19.04.2010

"Escrevo sobre o que vejo e vejo além daquilo que não escrevo". - SANFERR, 08.02.2010

"Quando a viúva quer ser descarada, pinta o cabelo de loiro e fica pra cima e pra baixo na rua dando pinta de safada". - SANFERR, 01.01.2012

"Família de putas velhas e novas, é prato cheio para as putarias familiares velhas com cara de novas". - SANFERR, 18.03.2012

"Quando o homem se envergonha da mulher que tem ao lado, é porque deveria ter tomado cuidado ao se juntar àquela que na sua vida iria causar um estrago". - SANFERR, 09.06.2001

"Não preciso de nada de você, a não ser que você não esqueça que para viver, precisa se espelhar no que eu lhe ensino para aprender a viver". - SANFERR, 08.03.2000

"Não cruze mais o meu caminho, por que eu vou procurar um atalho para você não cruzar mais os entroncamentos da minha estrada". - SANFERR, 01.08.2000

"Quem fala mal de alguém e nada tem para provar, é porque este alguém só o fáz incomodar por provar que tem tudo de bom para se falar". - SANFERR, 21.09.2011

"Se você não é gente boa (?), mostre que é uma boa pessoa". - SANFERR, 11.09.1994

"Eu queria ser como o Chico Pinheiro, ter a elegância do Renato Machado, a cabeça do Caetano Veloso e parecer com a Xuxa. Mas, como não chego aos pés de nenhum deles, me conformo com essa cara de bruxa". - SANFERR, 20.05.2012

"Sou mais um cidadão perdido no meio da multidão, mas conhecido na minha profissão por um trabalho que faço com paixão". - SANFERR, 10.07.2012

"Não transforme sua casa num poleiro com várias galinhas fazendo dela um puteiro". - SANFERR, 25.10.1987

"Já que não vamos mesmo encontrar uma verdadeira amizade, vamos ao menos não fazer da nossa uma amizade falsa". - SANFERR, 17.05.1985

"Nem espere que como autor eu lhe dê uma chance como ator na peça da minha vida, por você fingir bem o papel de meu amor". - SANFERR, 21.02.2004

"È mais fácil você mudar o universo de lugar, do que eu mudar o meu mundo para com você de novo estar em qualquer outro lugar". - SANFERR, 30.10.2012

"Não vivo por ver você viver. Vivo por saber viver como você não sabe viver". - SANFERR, 10.04.1989

"Não lembre de dar ao pobre os restos que você não precisa, pois amanhã ele pode ser rico e esquecer de lhe dar as sobras que você necessita". - SANFERR, 24.09.2005

"Não esqueça hoje o amigo que está na pior, porque amanhã você pode também estar na pior e ele lhe esquecer". - SANFERR, 18.11.1995

"Se você é um grande puxa-saco e interesseiro, nem se aproxime de mim, porque você não vai se interessar em puxar um saco pequeno". - SANFERR, 21.05.1990

"Se você é inteligente, não seja burro de voltar a ficar com quem foi burro para não estar com um inteligente como você". - SANFERR, 21.07.2010

"Quem prova saber fazer não é metido. Metido é quem não sabe fazer e quer mostrar". - SANFERR, 18.04.2006

"Quem não me ajudou quando eu estava precisando, não vai querer que eu ajude agora que está necessitando". - SANFERR, 10.03.2012

"Como eu não sou bom e nem ruim, eu não esqueço o que me fazem de ruim e de bom". - SANFERR, 10.12.2010

"À quem se lembrou de me dar a mão para ajudar, eu vou dar as duas para se apoiar quando mais precisar e ajudar de novo a se levantar". - SANFERR, 20.08.2011

"Quem ontem perdeu tempo em me caluniar e não conseguiu, hoje certamente não vai conseguir ter tempo de me enganar para de novo ao seu lado estar". - SANFERR, 27.09.2010

"Eu amo viver porque tenho orgulho do que sei fazer. E preferia  morrer se tivesse vergonha de nada saber fazer". - SANFERR, 12.05.2003

"Se você é igual à todos, como pode querer ser tratado diferente por todos?". - SANFERR, 15.08.1996

"Aquele que você dizia que não ia chegar à lugar nenhum, já está chegando ao lugar que você nunca vai conseguir chegar". - SANFERR, 18.07.2012

"Não morra de inveja do meu talento e de raiva de mim. Morra de raiva por eu não invejar a sua falta de talento". - SANFERR, 18.09.2012

"Ninguém é melhor do que ninguém. Mas bem que você poderia ser um pouco melhor do que alguém". - SANFERR, 20.07.1989

"Porque você não cresce como o outro, do qual inveja o genial trabalho apresentado, ao invés de se diminuir por ninguém invejar o emprego que tem, até se tornar um medíocre aposentado?". - SANFERR, 01.06.2002

"Se você não criou o trabalho, porque proíbe o outro de mostrar o seu próprio trabalho?". - SANFERR, 01.05.2011

"No jogo da vida, só se pode dizer que o outro é perdedor, quando o juiz da partida (Deus) apitar e ele não tiver mais chance e nem saída". - SANFERR, 09.05.2011

"Não se deixe envolver por ninguém, sem antes procurar saber o porque deste alguém querer lhe envolver". - SANFERR, 18.01.1988

"A moeda pode ter duas faces e valer muito. Mas a sua face não pode ter duas caras e valer pouco". - SANFERR, 31.05.2010

"Viva para fazer do seu nome uma marca valiosa e não morrer sendo marcado por ter vivido com um nome desvalorizado". - SANFERR, 06.04.2011

"Eu prefiro desagradar falando a verdade sem medo de errar, do que agradar falando uma mentira que não irá se sustentar". - SANFERR, 08.01.2010

"Todos são ótimos na mentira falsamente simpática, porque são péssimos na verdade verdadeiramente antipática". - SANFERR, 18.05.2010

"Mesmo que hoje o que se escreva não seja falado pelos despeitados, certamente amanhã será comentado pelos sábios". - SANFERR, 08.08.2012

"Se alguém leva a culpa, mas nada lhe acusa, é por que o culpado é quem acusou e nada provou". - SANFERR, 21.04.2004

"Quando se fáz o julgamento injusto daquele que não conhecemos a não ser de ouvir falar, é porque quem nos conhece à fundo já falou e nos condenou justamente". - SANFERR, 08.09.2004

"A sua opinião sobre mim não interessa, já que a sua opinião não interessa a ninguém". - SANFERR, 17.02.1987

"Eu não vim ao mundo como gado. Eu vim como vaqueiro". - SANFERR, 24.07.2007

"De cá eu fico a observar como quem é ignorante, burro até ao falar, pode ter o que me ensinar, a não ser enganar e o bolso dos idiotas esvaziar". - SANFERR, 10.09.2012

"Se você não tem provas para acusar e condenar, não abra a boca para inventar e caluniar". - SANFERR, 29.07.2010

"Antes de acusar o irmão por um erro, lembre de seu filho que vai pagar por todos os seus". - SANFERR, 12.12.1986

"Não se julgue melhor do que ninguém. Mesmo que alguém lhe julgue o melhor, justamente por não ser o pior". - SANFERR, 09.11.2012

"Não existe ex-amor e atual amigo. Mas, sim, o falso amigo do ex-verdadeiro amor". - SANFERR, 20.07.1984

"Se você espera uma pedrada daquele que está longe, cuidado com a punhalada daquele que está perto". - SANFERR, 10.08.2010

"Eu nunca dou o primeiro passo ao encontro de ninguém. Alguém é que tem de dar todos os passos ao meu encontro. Ou, então, haverá sempre o encontro dos desencontros". - SANFERR, 31.12.1996

"Saiba respeitar a sabedoria de quem mostra a ignorância de quem não sabe se respeitar". - SANFERR, 31.12.2000

"Não diga que o outro é uma pessoa má, se você não lhe dá chance de mostrar que é boa, justamente por mostrar que é má ao dela falar". - SANFERR, 25.09.2010

"Nem tudo que todos falam é realmente àquilo que dizem que apenas um fez". - SANFERR, 24.08.2010

"Por não simpatizar, o ser humano é capáz de inventar. aumentar e caluniar, para prejudicar e desmoralizar". - SANFERR, 20.08.2010

"Quem hoje deprecia, amanhã elogia". - SANFERR, 29.09.2010

"Nada mais ridículo do que um homem de pensamento verdadeiros, mal compreendido e perseguido por àqueles de idéias mentirosas". - SANFERR, 26.09.2010

"Se você, se achando inteligente, não conseguiu me alcançar, é porque eu não quis parar para um burro como você de novo ao meu lado ficar". - SANFERR, 20.12.1997

"Todos acreditam no que eu provo saber fazer e não no que você diz que eu fiz, sem nada conseguir provar". - SANFERR, 04.01.2012

"Se ontem você puxou meu tapete querendo me derrubar, hoje vários outros para mim estendem outros tapetes querendo me agradar". - SANFERR, 11.08.2011

"Eu dei muitas oportunidades em troca da única chance que você me recusou". - SANFERR, 03.05.2010

"Ás vezes a porta que se fecha hoje é para uma porteira ser aberta amanhã". - SANFERR, 05.12.2007

"O que é gente boa? É sorrir para agradar pela frente e xingar por odiar pelas costas?". - SANFERR, 12.04.2008

"Você já teve a sua chance. Agora eu vou me presentear com a oportunidade de não lhe dar mais nenhuma chance". - SANFERR, 08.06.2010

"Sou o que sou sem falsidade e não gosto de quem não sabe quem eu sou de verdade". - SANFERR, 12.05.2010

"Quando o caldo entorna, melhor tampar a panela e cair fora". - SANFERR, 26.10.1987

"Quando a gente sabe que o outro precisa, dá até o que ele não necessita para ter uma boa vida". - SANFERR, 15.05.2010

"Homem diz que não gosta de homem ao lado, mas adora a segurança de um homem atrás lhe protegendo". - SANFERR, 27.02.1995

"Àquela que lhe disse que nao querem você na festa, foi para os donos da festa dizer que você não vai porque os despreza". - SANFERR, 17.05.2010

"Não se importe se para a festa não foi convidado, se esta festa só está acontecendo porque para pagar os gastos você foi lembrado". - SANFERR, 15.05.2010

"A cada momento a vida dá aos burros um novo ensinamento. E somente quem é inteligente, aprende dela a cada instante a ter um novo pensamento". - SANFERR, 12.11.2012

"Eu admiro com orgulho a simplicidade ignorante do homem do campo, e com vergonha a ignorância arrogante do homem da cidade". - SANFERR, 12.11.2012

"Não tem uma nota de papel (dinheiro) que seja mais poderosa do que uma nota que se escreve no papel". - SANFERR, 16.10.2011

"Nunca se ache o máximo, se não provar com o mínimo que é mesmo o máximo". - SANFERR, 10.09.1998

"Deus derruba para provar a fé e levanta para mostrar a fé". - SANFERR, 18.04.2011

"Os amigos que poderíamos ter sido, com certeza não vai ser mais possível por você com meus inimigos ter me traído". - SANFERR, 09.08.2010

"Se não tiver alguém à sua altura para lhe orgulhar caminhando ao seu lado, não se rebaixe com qualquer um que vai lhe envergonhar até correndo atrás de você". - SANFERR, 01.02.2006

"Com as verdades que escrevo, aos poucos as portas estão se abrindo para mim. E com as mentiras que você inventa contra mim, as portas se fecham de vez para você". - SANFERR, 10.10.2012

"A sua mentira é invejosa e ignorante. E a minha verdade é sábia e orgulhosa". - SANFERR, 27.10.2010

"O não que eu disse ontem, nunca vai ser um sim que você vá ouvir amanhã". - SANFERR, 09.09.2010

"Não queira um ignorante atrás de você, se você pode estar ao lado de um sábio que tudo irá fazer você conhecer". - SANFERR, 03.03.2000

"Temos que respeitar o próximo, mesmo quando o respeito está distante dele". - SANFERR, 06.02.1987


                                                                                                                                                                         RENÉ SANFERR, 15.11.2012

ATENÇÃO
 AGRADEÇO AS CONTRIBUIÇÕES E PEÇO QUE CONTINUEM FAZENDO DOAÇÕES AO BLOG.
                  ASSIM COMO O JORNALISTA FUNCIONÁRIO DE JORNAL, O BLOGUEIRO-COLUNISTA, EM TODAS AS PARTES DO MUNDO,
                     EM VÁRIOS SITES E BLOGS, VIVE DO QUE ESCREVE, O SEU TRABALHO VIRTUAL É O SEU GANHA-PÃO.
   SEM NENHUM VÍNCULO EMPREGATÍCIO.
 DEPOSITE NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL.
CONTA O1:
Caixa Econômica Federal                                   -               Av. Estados Unidos, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    0063                                                            Conta: 023-00012630-9
CONTA 02:
Caixa Econômica Federal                                   -               Relógio de São Pedro, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    1416                                                             Conta: 013-00099159-3
CONTATOS:
e-mail: rsanferr@globomail.com
fone  : (71) 82659332
home-page: HTTP://SANFERRPRESS.BLOGSPOT.COM
novo blog  :  HTTP://SANFERRARTSCRIPT.BLOGSPOT.COM




                                                                      P    A     T     R     O     C     Í     N     I     O