quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

ACM VOLTA MAIS JOVEM E SEM ESTÓRIAS.



  ACM NETO.
     A HISTÓRIA DE ACM (AVÔ) VAI SER RECONTADA NA POLÍTICA
             POR ACM (NETO) COM TODA COMPETÊNCIA, DETERMINAÇÃO E  CORAGEM.


     A política - em qualquer parte do mundo - e a história (principalmente a estória de vários políticos) sempre tiveram uma relação de amor e ódio. E isto é um fato conhecido (e reconhecido) por todos àqueles que se interessam por política e seus pátrios (e podres) poderes. Sempre deram ao político o poder máximo (ou não, a depender do que se entende, ou não se entende por poder) e aos historiadores a responsabilidade de serem guardiões da política... Difícil de entender? Nem tanto, se levarmos em consideração que a história (injustamente) e seus autores (historiadores) deu - e continua dando - às vezes, um tanto quanto irresponsávelmente, uma nova (?) visão dos fatos, como, por exemplo, na estória - que fáz parte da estóriia do Brasil - sobre o golpe de Estado que levou o presidente João Goulart a ser deposto. Sabemos - inclusive Jango foi homenageado recentemente nesta coluna - que ele foi afastado da presidência, exilado e morreu em outras terras. A história ama a política ou (será?) a política ama (ou odeia?) a estória que a história quer contar sobre ela?... (Vai-se saber!)... No mundo inteiro - ontem, hoje e sempre - a política já nos deu várias estórias e contribuições (boas ou más) para a história. Recentemente, na Itália - e olhem que, segundo o poeta Gonçalves de Magalhães (ah! como é bom ler, estudar e pesquizar), já dizia no séc. XIX que a Itália é o país das maravilhas - o povo (fazendo a história, triste e imoral, mas a história) foi às ruas "escandalizar" um dos políticos mais influentes - ao menos era - dos últimos tempos, o sr. Berlusconi. E por que? Porque (pasmem!) o "mestre da política" da terra da pizza - como ACM foi mestre por aqui, na terra do delicioso acarajé - não soube fazer a sua história ao criar uma estória (escandalosa) ruim para o seu governo. Depois de alguém ter lhe atirado no rosto uma miniatura da catedral de Milão, quebrando seu nariz e vários dentes - história ou estória? - Berlusconi viu-se "perseguido" por uma turba ensandecida que se revoltou com o seu (indecente, indigno e indecoroso) comportamento vulgar e baixo dado à suas preferências sexuais, aos (incontroláveis?) desejos carnais. (Se tal comportamento não é admissível numa pessoa comum, quanto mais com gente importante). Desejos carnais (antes) inconfesssáveis, impublicáveis, até que tudo veio à tona.
     Os políticos e a história são a "mola mestra" dos comentários, do diz-que-diz medíocre, leviano e popular. (E vulgar!). E nem semore a "voz do povo é a voz de Deus". (Aliás, este é um dos ditados mais incoerentes, já que - se fosse assim - o povo não teria pedido "a cabeça" de Jesus na Sexta-Feira Santa). Muitos políticos escrevem uma (boa e honesta) estória de vida na sua história política - como o homenageado de hoje e também o seu avô o fez - e, por conta dos comentários maledicentes, das preferências erradas do povo, das perseguições de outros políticos tão invejosos como incompetentes, são consideerados pelas história um péssimo exemplo. Enfim, a história nos revela que a estória (da maioria) dos políticos não é boa... Por que este preconceito? Toda regra tem excessão.
     Políticos lá, estórias cá e os escândalos - preeconceituosos, verdadeiros ou mentirosos - no meio. O político que nunca teve a sua história maculada por um escândalo que "atire a primeira pedra". (Ou corra dela se tiver um telhado de vidro). Escândalos de todos os tipos e para todos os gostos. Escândalos que - nas estórias que fazem a história - nunca irão faltar. Por aqui - no auge das conveersas, do tititi das esquinas - temos (ainda?) o famigerado mensalão. E pensar que o eleitor foi quem elegeu os astros e estrelas desta novela (escandalosamente) corrupta e ganha um ridículo mensalinho. O mensalão (a meu ver) já se tornou - desde que se iniciou - uma "estória da carochinha que nem graça tinha"... Mas, c'est la vie! O político fáz e a história conta. Aqui no Brasil, o que mais se conta - literalmente falando - são os caraminguás que se acha nas contas bancárias de uns e outros, as famosas "doações". (Aliás, se caísse aqui no Brasil - como é comum nos EUA e Europa - o que cai nas contas dos políticos como doações na conta dos blogueiros e donos de sites, eu já teria uma bela e milionária estória para contar)... Estórias - escabrosas, vulgares e corruptas - não cansam de surrgir no meio político. Fala-se hoje no mensalão, ontem falou-se dos grampos no Senado praticado pelo (então) senador ACM, como também já se falou - à boca pequena - do caso de JK com a belíssima socialite Maria Lúcia Pedroso. E - num passado não tão distante assim - o mais risível (e nada democrático) foi um projeto da deputada estadual carioca Alice Tamborindeguy sobre a retirada das bundas dos cartões-postais com fotos da cidade maravilhosa... (?)... Pois é. Ela achava um escândalo a bunda das cariocas nos cartões. Como será que esta parlamentar vai ser lembrada, imortalizada pela história?
     Ao contrário, o homenageado de hoje - até o momento - está criando uma boa história na política. (Sem estórias!). Sua marca - ACM - já foi imortalizada na política brasileira, símbolo de competência e honradez, além de muita coragem e determinação. Mesmo o ACM de hoje sendo o neto. A Bahia espera - e o Brasil está de olho - que Antonio Carlos Peixoto de Magalhães Neto seja na política a "reencarnação" (?) do seu avô, o cacique temido e respeitado por grandes e pequenos. Nascido em Salvador no dia 26.01.1979, advogado, vai assumir no próximo dia 01 de janeiro a cadeira de prefeito da terceira maior capital brasileira. Filho de um experiente empresário - ACM Jr. é um dos diretores da TV Bahia, afiliada da Rede Globo - tem-se mostrado, como deputado federal (o oitavo mais votado do Brasil em 2010), bastante experiente, ousado e determinado, com uma maturidade democrática reconhecida e respeitada até por seus inimigos políticos e desafetos pessoais.
     Às vezes polêmico - mas sempre coerente com seus pensamentos e ideologias - autor de debates acalorados na tribuna da Câmara, ACM Neto nunca deu um tom, digamos, "morno", sem sal, aos seus discursos. A história certamente vai se lembrar dele como o "pequeno grande homem", já que, em Brasília, microfone na boca e caneta na mão - além de atrevimento, no bom sentido, nas palavras, como seu avô - ACM Neto liberou recursos federais para a Bahia; como líder do DEM lutou contra a volta da CPMF; é o único (aliás, era) deputado federal mais influente da Câmara, teve participação decisiva na aprovação do projeto da Ficha Limpa. Agora como prefeito sua carreira política vai fazer "a prova dos nove". Eu, particularmente, não duvido nem um pouco que ele irá causar uma reviravolta geral logo nos primeiros dias do seu governo. Assim como o avô, está plantando uma boa estória para depois ser lembrado - pela história - como o prefeito que depois virou governador, depois Ministro, depois senador... E não vamos esperar quatro anos para avaliar o que foi seu governo. Desde já - por sua trajetória de vida e história política - sabemos que vai ser um excelente prefeito. Não sou profeta. Sei apenas reconhecer quando um profissional - e ACM, assim como seu avô e o saudoso Luís Eduardo, seu tio - é bom, gosta do que fáz e, sendo assim, fáz o que fáz maravilhosamente bem. E a profissão dos Magalhães é a política. Eles a tem em seu sangue, no DNA.
     Neto disse, quando reeleito em 2010, que devia seu sucesso nas urnas primeiro ao trabalho e depois a força do saudoso senador ACM. E é esta força, esse "pulso forte" que os soteropolitanos sentirão na pele no governo do "baixinho bom de briga". E não de estórias... Se bem que o bom político, a pessoa pública, vive de "estórias". Inventadas. Ou seja - no linguajar dos sábios - marketing.
     Au-revoir para todos que me criticam ou aplaudem. Na próxima quinta-feira, se Deus quizer, aqui estarei. Eu aqui e vocês daí. C'est la vie!

                                                                                                                RENÉ SANFERR, 27.12.2012

a ESFINGE:
     "Um grande homem não se mede por sua estatura, mas a altura do que ele pode fazer de grande".

                                                                                                               RENÉ SANFERR, 23.09.1989

de SANFERRPRESS para todos os leitores e colaboradores (patrocínios, doações):

     O céu gargalhava, enquanto a cidade de Santo Amaro, na Bahia, chorava com a perda - perda? - de sua filha mais ilustre, já que a mãe, o ventre que gerou Caetano Veloso e Maria Betânia, é muito mais importante que eles. E quem teve uma mãe como ela foi, não se deve sentir perdido, orfão, com a sua partida para a casa d'O Pai, O qual, de última hora, mais preecisamente às 8:30 do dia 25, se lembrou de chamar uma convidada muito especial para o Seu banquete de comemoração por mais um aniversário. E a sua chegada ao céu foi só alegria! Principalmente para seu Zeca, Nicinha, e tantos outros que foram antes dela.
     A saudade é imensa, dói demais, só que os Telles Veloso - e todas as outras famílias que se encontram na mesma situação - tem de se sentir honrados pelo Pai ter escolhido a data do Seu aniversário para receber na glória do céu o abraço de uma filha tão querida. Santo Amaro chorava olhando um tesouro que a terra iria abrigar, enquanto se esquecia de olhar para o céu e observar o quanto estava iluminado - como ela queria que fosse a sua hora de ir - festejando, com risadas, sorrisos e gargalhadas, um tesouro que vai abrigar por toda a eternidade: uma boa alma.
     Então, apesar dos pezares, Feliz Ano Novo para todos, já que a vida - já disseram - não se acaba, se transforma. Para melhor.
     Como, acredito, não vai se transformar a união dos filhos de d. Canô, agora que ela não está por perto - fisicamente - para mandar, orientar e aconselhar. Ela não gostaria de ver que algo mudou por que não está mais presente de "corpo"; mas agora apenas "de alma".
     A história de d. Canô - para sua família, o povo de Santo Amaro e toda a Bahia - se resume nas poucas palavras de um de meus pensamentos: "Viver só vale a pena quando, ao morrer, deixamos uma obra que vale a pena".
     Mais um ano dos blogs. Obrigado a todos que lêem, colaboram, criticam, comentam. Se Deus quizer - e Êle vai querer - no próximo ano aqui estarei. C'est la vie!

                                                                                                             RENÉ SANFERR, 27.12.2012

"Enquanto muitos mortos são amados, muitos vivos,pelos mortos de espirito, são odiados". -SANFERR, 02.11.1984

"Quem lhe orientou para ficar de olho no que eu tenho e depois cobrar, me alertou para eu ficar de olho no que você comigo realmente quer e na hora certa me afastar". - SANFERR, 10.12.2009

"Homem que gosta de chamar o gay de descarado, ainda não reparou que tem um filho como forte candidato a viado". - SANFERR, 15.11.2012

"Já que você diz que não encontra um emprego à sua altura, acostume-se com seu trabalho de gentinha". - SANFERR, 01.05.1987

"Se você é um infeliz que não sabe o que diz, aprenda com quem sabe o que fala e porisso é feliz". - SANFERR, 19.03.2001

"Se o inteligente dá ordem e o burro obedece, uma boa relação entre os dois se estabelece. Mas, se o burro ordenar e o inteligente acatar, é sinal que o mundo vai se acabar". - SANFERR, 24.01.2007

"Nada mais cômodo do que sentar e dar ordens. Este é um sábio que sabe o que fáz. E nada mais incômodo do que dar ordens e sentar. Este é um sabido que nada fáz". - SANFERR, 01.05.1984

"Não se julgue perfeito e moralista, dono da verdade e exemplo de vida para quem quer que seja, já que de perfeito você não tem nada. E não serve de exemplo para ninguém, pois a única coisa que quem se acha perfeito e moralista tem, é a mentira de ser um falso moralista". - SANFERR, 01.02.2000

"Nunca vai se saber se o pior é um asno tocando ou um burro dançando". - SANFERR, 17.01.2012

"Enquanto uns choram de alegria, outros choram de tristeza por não ter alegria". - SANFERR, 24.12.2012

"Viver só vale a pena quando, ao morrer, deixamos uma obra que vale a pena". - SANFERR, 20.02.2011

"Poucos vão deixar uma marca na história. E muitos só deixarão um nome esquecido e sem estória". - SANFERR, 03.06.2012

"Pode se matar de trabalhar se, ao contrário de mim, você não fáz nada para um imortal trabalho criar e deixar". - SANFERR, 01.05.2012

"Quando se é muito simpático, sempre se é muito falso". - SANFERR, 07.09.1987

"Que mulher é tão abestalhada que acredita que o homem que dorme com outro não fáz nada?". - SANFERR, 21.02.2010

"Não existe mulher mais bonita do que a morena brasileira. Feia ela fica quando pinta o cabelo e começa a falar asneiras". - SANFERR, 08.03.1994

"Quem hoje procura saber demais o que o outro foi fazer, só vai ficar sabendo o que de menos amanhã e sempre esta pessoa precisa saber". - SANFERR, 23.12.2012

"Viva como um princípe no palácio solitário, mas não como um sapo no brejo acompanhado". - SANFERR, 17.08.1991

"Amigo é como uma pedra rara. Difícil de achar, mas fácil dos outros invejar e querer para si tomar". - SANFERR, 20.07.2010

"Quando uma pessoa não lhe der muita atenção, é por que de você ela não quer chamar a atenção". - SANFERR, 19.09.2012

"A família é uma benção de Deus. Infelizmente alguns é que a tornam uma maldição". - SANFERR, 23.05.1989

"Em comunidade, podemos sobressair com a genialidade ou assumir de vez a mediocridade, provando asssim uma possível ou impossível criatividade". - SANFERR, 29.01.1989

"Fala-se muito em sinceridade, mas o que se ouve mais é a falsidade de quem vive falando em sinceridade". - SANFERR, 13.07.1985

"Se eu lhe dou orgulho, porque você não deixa o orgulho de lado e vem se orgulhar junto de mim?". - SANFERR, 23.09.1984

"Não se pode acreditar num único dia do ano naquilo que desacreditamos durante todo o resto do ano". - SANFERR, 24.12.1989

"Se AMAR de verdade fosse um livro, difícil seria encontrar o autor e muito menos o significado para AMAR escrito em suas páginas". - SANFERR, 31.05.2000

"Quando a mulher gosta de ser lata de lixo, ela gosta de pegar, guardar e cheirar o lixo que por outra foi esquecido e por ela agora está sendo mexido". - SANFERR, 27.04.1983

"A mentira é como uma mulher feia, mas simpática e agradável. E a verdade é uma mulher bonita, mas antipática e desagradável". - SANFERR, 14.01.2012

"A alegria que eu sinto quando chega o Natal, gostaria que fosse a tristeza indo embora da vida dos outros". - SANFERR, 19.12.2012

"Ninguém pode saber hoje se é importante, pois somente o que fazemos no presente é o que vai fazer alguém dizer amanhã se formos importantes ou não". - SANFERR, 21.06.2011

"Todo gênio é chamado de insuportável, por que o suportável é ser medíocre e não gênio". - SANFERR, 26.02.1997

"O que mostramos ao outro, não é o que o espelho vê em nós de verdade, apesar da mentira que o outro enxerga". - SANFERR, 01.04.1999

"Se você não luta pelo seu objetivo, você é um fraco sem condições de lutar contra o derrotismo, que é o seu pior inimigo?". - SANFERR, 13.05.2012

"Falsa amiga quando fica na sua casa de entra e sai na vida do casal procurando se infiltrar, pode ter certeza que a única coisa que esta sua verdadeira inimiga quer é com vocês fazer o jogo de leva e tráz, para um dos dois conseguir envenenar e com suas mentiras o casal separar". - SANFERR, 20.06.2010

"Hoje eu vejo que ontem cometi um grande erro por ter ouvido as pessoas erradas". - SANFERR, 23.11.2010

"Nada mais constrangedor do que uma mulher casada por um gay deeclarar o seu amor e se dizer mal amada". - SANFERR, 13.01.2010

"Uma mulher mal casada e por um gay bem apaixonada, quando se vê por ele rejeitada, vai se sentir humilhada e fazer ao gay todo o mal para se sentir bem vingada". - SANFERR, 23.07.2010

"A infelicidade que você vive hoje foi causada por quem não suportava ver a felicidade que você vivia ontem". - SANFERR, 23.12.2012

"Quando não se quer dar o braço à torcer e do outro tudo se quer saber, cuidado a quem vai perguntar. Esta pessoa só mentiras vai lhe contar para de você se aproveitar, já que as verdades você não tem como saber". - SANFERR, 14.07.2010

"Quem fáz o jogo de leva e tráz, sempre ganha a partida mentindo demais". - SANFERR, 17.08.2010

"As pessoas preferem escutar a mentira sobre o que não são, do que ouvir a verdade sobre o que realmente são". - SANFERR, 12.05.2003

"Se eu pudesse dividir toda a felicidade que estou sentindo, certamente iria diminuir a infelicidade que você está sentindo". - SANFERR, 14.12.2012

"Se todos fossem felizes com o que tem no coração, não seriam infelizes com o que não tem nas mãos". - SANFERR, 17.09.1994

"É charmoso um pobre que fáz do pouco a sua elegância e temeroso o rico que fáz do seu muito a sua deselegância". - SANFERR, 29.12.1999

"O máximo de felicidade pode habitar no meio de pessoas simples sob o teto do máximo da simplicidade". - SANFERR, 09.12.2009

"Um grande homem não se mede por sua estatura, mas a altura daquilo que ele pode fazer de grande". - SANFERR, 23.09.1989

"Pode me invejar bem e falar mal de mim, pois aonde Deus quer que eu vá, você lá não vai conseguir chegar". - SANFERR, 07.06.2012

"Podem até me matar, mas o meu talento nunca vão roubar". - SANFERR, 21.03.1989

"Olha-se para alguém e vê-se que não é ninguém. Escuta-se um ninguém e percebe-se que nunca será alguém". - SANFERR, 23.05.2012

"Quem não é competente, só tem competência para ser tão incompetente como quem está ao seu lado e não tem competência". - SANFERR, 29.03.1986

"Tem homem que sente tanta vergonha da mulher que tem ao lado que chega a se orgulhar quando dizem que ela não causa tanta vergonha assim". - SANFERR, 23.12.2012

"Quando o casal é medíocre e burro, não pode achar ou esperar que os filhos sejam inteligentes e muito menos gênios, já que deles são a cópia e não diferentes". - SANFERR, 16.04.1998

"O muito que você pode receber com seu emprego por apenas merecimento, não chega aos pés do muito de muito que recebo com meu trabalho, já que não tem dinheiro que compre talento e conhecimento, muito menos admiração e reconhecimento". - SANFERR, 01.12.2012

"O choro lava a alma dos justos, mas não lava a falta de vergonha na cara dos injustos". - SANFERR, 26.10.1993

"A Bahia, que sempre nos deu orgulho por ser o berço da genialidade, últimamente está sendo a nossa vergonha por conta de músicas que nascem no berço da mediocridade, batizadas pela vulgaridade". - SANFERR, 10.02.2012

"Se eu falo a verdade, não vai ter mentira que vá me fazer calar". - SANFERR, 01.10.2011

"A humildade está de verdade no coração e não na falsidade das ações de oportunidade". - SANFERR, 20.12.1994

"Adoro ver um pobre rico de criatividade e odeio ver um rico pobre de genialidade". - SANFERR, 23.09.2012

"O que eu não escrevo nunca será lido. E o que eu digo logo será esquecido". - SANFERR, 10.08.2003

"O diabo engana fazendo você TER e Deus fáz você SER sem precisar enganar". - SANFERR, 14.09.2012

"No Natal como você querr agradar O aniversariante que não vê, se não consegue perdoar e abraçar áquele que constante vê?". - SANFERR, 10.01.1993

"Agradeça hoje mais do que peça e amanhã vai agradecer pelo que não pediu". - SANFERR, 10.01.1993

"Os amigos de hoje vem e vão. Mas, os de ontem, para sempre serão lembrados como verdadeiros irmãos". - SANFERR, 20.07.2007

"Caminhe para pensar. Não se cansar, parar e não pensar". - SANFERR, 16.11.2012

"Já que as palavras tem poder, por que os burros não se tornam inteligentes quando falam?". - SANFERR, 27.06.1994

"Escolha alguém com quem você quer estar e conversar. Mas, se não puder escolher, prefira ficar sózinho e com ninguém falar". - SANFERR, 29.09.2012

"As pessoas perdoam no Natal e magoam o resto do ano". - SANFERR, 24.12.2004

"Não adianta ter uma grande família reunida, se no amor ela se torna pequena e desunida". - SANFERR, 23.12.1992

"Não adianta mostrar o que não se é no Natal, se durante o ano todo consegue provar o que se é". - SANFERR, 21.12.1987

"Não seja burra para perder tempo em odiar quem é inteligente para não perder tempo de você nem se lembrar". - SANFERR, 22.12.2012

"O mundo nunca vai ser melhor, se quem mora nele o fáz cada vez mais pior". - SANFERR, 16.05.2010

"Se não quer fazer uma besteira, procure não escutar quem só diz asneira". - SANFERR, 15.05.2010

"O Natal para quem FALA sobre Jesus é com o copo na mão. E o Natal para quem VIVE com Jesus Cristo é ajudando o irmão sofrido". - SANFERR, 233.12.1986

"Não dê um presente caro e material. Prefira presentear com seu amor raro e filial". - SANFERR, 19.12.2012


                                                                                                                RENÉ SANFERR, 27.12.2012


ATENÇÃO
 AGRADEÇO AS CONTRIBUIÇÕES E PEÇO QUE CONTINUEM FAZENDO DOAÇÕES AO BLOG.
                  ASSIM COMO O JORNALISTA FUNCIONÁRIO DE JORNAL, O BLOGUEIRO-COLUNISTA, EM TODAS AS PARTES DO MUNDO,
                     EM VÁRIOS SITES E BLOGS, VIVE DO QUE ESCREVE, O SEU TRABALHO VIRTUAL É O SEU GANHA-PÃO.
   SEM NENHUM VÍNCULO EMPREGATÍCIO.
 DEPOSITE NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL.
CONTA O1:
Caixa Econômica Federal                                   -               Av. Estados Unidos, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    0063                                                            Conta: 023-00012630-9
CONTA 02:
Caixa Econômica Federal                                   -               Relógio de São Pedro, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    1416                                                             Conta: 013-00099159-3
CONTATOS:
e-mail: rsanferr@globomail.com
fone  : (71) 82659332
home-page: HTTP://SANFERRPRESS.BLOGSPOT.COM
novo blog  :  HTTP://SANFERRARTSCRIPT.BLOGSPOT.COM




                                                                      P    A     T     R     O     C     Í     N     I     O                                                   





quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

ENTÃO É NATAL, COM A (NOSSA) JESSYE NORMAN TUPINIQUIM.







SIMONE.
         YES,  MR. AND MRS., NÓS TEMOS BANANAS CANTANDO!
         MAS TAMBÉM TEMOS BONS ARTISTAS QUE SÃO ORGULHO
      PARA A BAHIA. UMA VERDADEIRA SALADA DE FRUTAS DOCE  E
      MUSICAL.


     Quando, em outubro de 2010, mais precisamente no dia quinze, uma sexta-feira inesquecível - recordo-me bem até hoje, pois nunca vi o ar refrigerado de um teatro ser desligado para o barulho não prejudicar a voz da cantora enquanto, na primeira parte, ela cantava temas de musicais famosos - tanto para mim como para centenas de pessoas que lotaram o Teatro Castro Alves, em Salvador, na Bahia, nunca poderíamos imaginar que numa única noite iríamos comparar o canto lírico (lá dentro) com o profano (cá fora) tão próximos um do outro. Lá dentro - no templo sagrado onde a genialidade descia do céu na voz da ameicana Jessye Norman e depois, ao sair, na mediocridade subida diretamente do inferno na voz (?) desafinada de gralhas que se dizem cantores... Cantores (?) que nos infernizam (e aterrorizam com a tortura psicológica que é ouví-los) com estes dois novos ritmos que vieram para perfurar nos tímpanos como tridentes do capeta. Naquela noite eu pude constatar  como a moderna MPB (Música Popular Baiana) está ficando - por causa destes ritmos baixos, vulgares e que só fáz envergonhar a boa terra de tantos mestres da canção - desmoralizada, desvalorizada, desclassificada e desqualificada. (Se bem que estamos vivendo a era da valorização do que não presta, não somente na música). A cada novo verão (e a cada novo e maledicente refrão), a cada novo carnaval (e a cada nova e indecente coreografia) as novas músicas - hits do extremo mau gosto, baixaria e desgradação humana para quem as cria, as ouve e as dança - "pagodeiam" sobre o nosso bom gosto, "arrochando" de forma criminosa sobre a nossa cultura musical, descendo, literalmente, ladeira do Pelô abaixo em direção aos esgotos da falta de percepção (e vergonha, este povo não se olha no espelho, não?) artística. E a culpa é destes incompetentes músicos (?) que se acham - e fazem os demais acharem - o que não são, nunca foram e jamais serão, já que - tais esgotos - os leva diretamente para as profundas fossas da anti-cultura. Lugar de direito (e merecimento) para quem não conhece ass sete notas musicaiss, fazendo do (repetido e desconcertante) TUM TUM TUM do teclado eletrônico a única nota musical que eles já ouviram falar na vida, de tão burros e ignorantes que são. (As únicas notas que conhecem bem são as de dinheiro, já que nestes "Xôs" o que eles mais sabem fazer é "lesar" o público em troca dos caraminguás que jorram como água nas bilheterias da contravenção artística... Se é que me entendem!). A péssima música que este povo produz serve apenas como fonte de renda para estes mercenários, criminosos artísticos. (Hoje, em cada bar "pé sujo", em cada lar sem a menor noção de musicalidade, "gato e cachorro" pega uma arma, digo, instrumento musical e se diz músico, artista). Ou vão me dizer que estes ritmos não estão sendo um incentivo, uma escola para estes dementes culturais, energúmenos, acharem que podem fazer àquilo que não tem talento para ser?... Que estão praticando um verdadeiro homicídio contra a música baiana, sempre tão rica e interessante, cometendo um crime inafiançável ao saírem por aí tocando (?) e cantando (?) o que não sabem cantar e tocar? Apenas assasinar - cruel e covardemente - a música da terra de Roberto Mendes.
     Ainda bem que o sucesso (zinho) destes dementes artísticos está fadado - já que as próximas gerações, acreditamos, nem saberão que existiram - únicamente ao enriquecimento (deles) e a miserabilidade cultural (nossa; e pt, saudações). Seus nomes inexpressivos (expressivos apenas na baixaria da anti-cultura) - não pode ter espaço eterno quem mata a arte defendida magistralmente por Geronimo - e seus deploráveis talentos (de fundo de quintal) de ocasião, suas famas meteóricas, ficarão esquecidas para sempre no esgoto da ignorância artística. No mais - no mais remoto dos casos - ficarão (será?) nos arquivos memoriais dos donos de bares sem nenhuma categoria, nos CDs guardados no fundo dos armários de pessoas que irão se envergonhar um dia por os ter tocado. Ou, então, vez ou outra, algum tresloucado se lembrará de tocar - para relembrar o quão ridículo foi um dia no passado - no som estrideente dos automóveis, os quais - por nunca terem tido nada de nada, e agora tem um pouco - se encaixam bem na seguinte frase: "Quem nunca comeu melado, quando come se lambuza"... (?) E, por conta deste péssimo gosto musical de hoje, ficarão lambuzados (e manchados) para sempre. Afinal de contas, muitas músicas se tornam o fundo musical de muitas vidas.
     Mesmo não prestando - a verdade tem de ser dita - de vez em quando estes artistas são convidados para se apresentar em terras "além mar". Já observaram como gringo - e alguns brasileiros também - gosta de brincar, se divertir ao som das palhaçadas e presepadas, às custas destes autênticos "bobos da corte" em "Xôs" galináceos, à altura das coreografias do poleiro onde se apresentam e chamam de palco?... E o pior é que - humilhantemente - eles nem se dão conta que estão (ridicularmente) sendo expostos como animais exóticos no circo dos horrores da degradação humana e notável inferioridade cultural. Aliás, diga-se de passagem, aonde estão acostumados a viver desde seempre. Basta observá-los quando - acintosa e desavergonhadamente - nos brindam com suas "pérolas" ao abrir a boca para dar entrevistas. (Sobre o que mesmo?). Enfim, gringo adora aplaudir (irônicamente) a rapaziada (do remelexo bundante) da terra da bananada... (?)... Yes, mr. and mrs., nós vamos assistir o "Xô" da presepada, of course!
     Jessye Norman - voltando a falar de quem tem talento, presta e vale alguma coisa - iria se benzer de mão esquerda se tivesse tido o desprazer de ser apresentada a esta "música dos deuses"... Deuses pagãos! Ainda bem que não teve tempo de ter sua inteligência "pagodeada" ou "arrochada" pela ignorância (profana) destas bestas do Apocalipse com suas trombetas (digo, microfones) anunciando o Juízo Final, a derrocada, o grand-finale (esperamos que não) da música baiana, amada, idolatrada (e magnificamente cantada) por Daniela Mercury, Daniela Firpo, Carlinhos Cor das Águas. A nossa (boa) terra e nossos (bons) artistas não merecem passar por isso. O berço de Maria Betânia está sendo maculado. Mas, felizmente, temos a saudável e musical salada de frutas, com vários ritmos - menos estes dois - degustada com talento, competência, capacidade, cultura e intelectualidade, por uma grande e excepcional cantora. Uma das boas vozes da boa terra. Para salvar o nome artístico musical da terra de Caetano Veloso do ridículo nacional e constrangimento internacional.
     Uma cantora que tem voz, timbre e harmonia para ser a "nossa" Jessye Norman. Uma artista completa, um dos ícones da MPB, uma deusa no Olimpo das grandes divas. E uma diva com nome (e sobrenome) que - quando se apresenta no TCA - lota a casa de gente grande e não gentinha. Gentinha não no sentido pejorativo - vejam bem! - da inferioridade social e financeira; mas "gentinha" por não saber (ou não querer) apreciar o que existe de melhor para os nossos sentidos auditivos. (Existe muita gente que estão, infelizmente, nesta triste situação financeira e social, mas são, ao contrário do que se pensa, "gente grande" na sua total amplitude de superioridade artística, cultural e intelectual. Mas, felizmente, como eu disse anteriormente, é gente grande aproveitando a boa música lá dentro e gentinha escutando o que não presta fora do teatro. Verdade ou mentira?
     O nome desta partner - em voz e talento - de miss Norman, é Simone Bittencourt de Oliveira, nascida em 25.12.1949 - "então é Natal!..." - intérprete de mais de 31 obras-primas da disccografia nacional, dentre as quais podemos destacar, "O que Será?", de Chico Buarque (para o filma Dona Flor e Seus Dois Maridos), além de Cigana, Atrevida, Amar, Corpo e Alma, Cristal, Sedução, Raio de Luz, Café com Leite, Fica Comigo Esta Noite, Seda Pura, e por aí vai. Influenciada por Roberto Carlos, Maysa, Dolores Duran, Angela Maria e Nora Ney - professores melhores ela não poderia escolher - Simone mostrou seu talento ao Brasil, em 1973, através da TV Bandeirantes. (Mesmo tendo sido aplaudida bem antes, no Olympia de Paris). Sétima filha de uma família de nove irmãos, Simone nasceu num lar previlegiado, de pessoas cultas. Ela teve berço musical. Basta dizer que sua mãe era pianista e o pai cantor (amador, mas entendido no assunto) autodidata de ópera. Ainda jovem, na adolescência, se mudou para São Paulo para ser jogadora de basquete na equipe nacional por causa de sua estatura. Mas - o destino escreve certo por linhas tortas - seria na música, anos depois, que ela deveria ser elevada às alturas... Anos de muita batalha, vitórias e derrotas, mas também determinação e, óbviamente, muito talento. Talento suficiente para deixar sua marca (nome) devidamente reverenciada como uma das maiores cantoras brasileiras de todos os tempos. O orgulho da Bahia, como Ivete Saangalo, Mariene de Castro e Virgínia Rodrigues também são.
     Simone não veio ao mundo para ser apenas mais uma mulher comum, sem ideais, objetivos, transformando-se numa grande mulher. (Adoro as grandes e excepcionais mulheres!). Simone não é do mesmismo, do "maria vai com as outras", da banalidade (e da total inutilidade) daquelas vidas que nada fazem, nada criam para ser o diferencial, tornando-se igual a quem vai morrer e ser logo esquecida no túmulo do ostracismo, do anonimato. Ela nasceu para ser imortal, deixar seu nome escrito no livro da História Artística do pais. Ela veio para brilhar. (Não foi à toa que nasceu no Natal). Simone, assim como Jessye Norman, é um espetáculo de voz. "Há um lugar para nós, em algum lugar há um lugar para nós", como diz esta belíssima frase da canção Somewhere, do musical West Side Story. O lugar de Simone é aqui, ali e acolá, aonde sua voz mandar ela ficar. É em todos os lugares, por que - para as deusas - o limite é não ter limites".
     Simone Bittencourt de Oliveira já foi "Grandes Nomes", da TV Globo, em 1980. Ela aqui e Jessye Norman lá. E "miss" Norman, juntamente com Odetta (Another Man Done Gone), Lena Horne (Stormy Weather), Ella Fitzgerald (Summertime) e - olha só a xará, meu povo tupiniquim - Nina Simone (My Baby Just Cares For Me), não pode se sentir em nada superior a "morena brasileira" de tantos acordes e ritmos. Ela também brilha em todas as constelações e línguas, tornando-se universal com o entendimento do talento... Simone  - porque não? - poderia muito bem estar relacionada no (antológico) livro "Triunfo da Música" (ed. Cia. das Letras, 432 págs.), de Tim Blanning, a Bíblia para quem é culto e admira a boa música tocada nos bons teatros e não a péssima tocada fora deles. Nele, o autor escreveu: "Cada vez que a morte da indústria musical é anunciada, a música dá a volta por cima e recomeça seu progresso inexorável".
     Lógico que Blanning não se referiu aos novos (e deploráveis, deprimentes) ritmos baianos, os quais estão, desde já, condenados à morte e não a imortalidade. Ao contrário de Simone, Betânia, Caetano, Roberto Mendes, Virgínia Rodrigues, Gerônimo, Edil Pacheco, Carlinhos Cor das Águas, Sarajane, Luís Caldas, Gil, e tantos outros que - ao contrário (pasmem!) de Mozart (ele mesmo, o próprio) não foram expulsos com um pontapé no traseiro do emprego pelo arcebispo de Salzburgo - continuam dando um chute na vulgaridade e falta de talento.
     Au-revoir para todos que me criticam ou aplaudem. Na próxima quinta-feira, se Deus quizer, aqui esstarei. Eu aqui e vocês daí. C'est la vie!

                                                                                                                RENÉ SANFERR, 20.12.2012

a ESFINGE:
     "Se você olha o que o outro fáz e sabe que ele vai chegar em algum lugar, veja o que você não fáz e saiba que não vai chegar em lugar nenhum".

                                                                                                               RENÉ SANFERR, 22.05.2005

de SANFERRPRESS para todos os leitores e colaboradores (patrocínios, doações):
     Então é Natal!... Mais um Natal. Só que este - assim como eu, particularmente, estou vivenciando - você pode fazer diferente do outro, do ano passado, já que - nem eu, nem você e nem ninguém - não sabemos se haverá um próximo. Assim como eu, lute pelos seus ideais, objetivos e sonhos, pois Deus dá oportunidaddes - e dons, sejam eles quais forem - a todos nós. Emprego é bom e todos querem; mas não se limite a ser apenas gado, queira ser o vaqueiro. (Se é que me entendem!)... Assim como eu, suba o primeiro degrau, estenda a mão para Deus e deixe que Êle o faça subir os demais, sem se preocupar - e se vai demorar ou não - aonde Êle quer que você chegue, o futuro que lhe espera no alto da escada. Confie n'Êle e subirá...
     Assim como eu - e não é demagogia, Deus sabe que penso assim - olhe para a nossa farta mesa da ceia da Grande Noite e lembre que, em algum lugar, talvez não muito longe de você, tem um irmão em Cristo - tão sofrido como Jesus sofreu - sem um pão para saciar sua fome. Assim como eu, tenha vontade de, no próximo Natal, sair por aí saciando a fome destes "parentes em Cristo"... E, principalmente, assim como eu, perdoe - não da "boca pra fora", mas do fundo do coração , àqueles que lhe magoaram, ofenderam, lhe apunhalaram pelas costas se dizendo amigos, mas sendo amigos - única e exclusivamente - do pouco que se tem. Assim como eu, tenha a sorte de ser amado (e idolatrado, salve, salve!) por uma família unida, temente a Deus, observadora de Suas Leis, católica apostólica romana, que fáz, da sua simplicidade, a grandiosidade de um lar (talvez) perfeito, buscando a cada dia a harmonia. Assim como eu, coloque para fora hoje o que sente, mas, amanhã - leiam meus pensamentos, observem as datas, as variações das observações feitas acerca de todos os assuntos - pense diferente, deixe para trás o que lhe causou tanto mal.
     "Fomos feitos para amar. E sem perdoar, o amar nunca existirá" - diz um destes meus milhares de pensamentos escritos ao longo da vida. Amar sempre. Nem que saiba à distância, sem ver. A maior saudade que sinto hoje em dia é da minha (feliz) infância e adolescência, meus velhos (e bons) amigos da minha querida e inesquecível Camamu, de Ituberá, da Fazenda Três Pancadas. Não os vejo, mas não os esqueço. 
     Um forte abraço à querida (e amada por toda Bahia) d. Canô e todos seus familiares. Força e fé em Deus. Como força também para todas as outras famílias anônimas que se encontram na mesma sittuação. Paz! Saúde! E sempre agradecendo à Deus. Até pelo sofrimento, dores e perdas. È aí que Êle fica feliz com a nossa fé. E não quando tudo está bem, é festa.
     Deus abençõe à todos. Feliz Natal e um 2013 bem diferente - segundo a Vontade d'Êle - para todos nós.

                                                                                                                 RENÉ SANFERR, 20.12.2012

"O pensamento é uma avaliação do pensador acerca dee alguma pessoa, situação ou assunto que ele toma conhecimento e passa para o papel usando seu talento como escritor". SANFERR, 28.07.2003
"Se alguém, maliciosamente, vier para lhe contar alguma coisa sobre mim, não me julgue e condene precipitadamente. Ao contrário, prudentemente, procure me ver, conhecer, saber e, só depois, corretamente, me julgue, absolva ou condene". - SANFERR, 27.07.2010
"Não procure ensinar a ninguém àquilo que você não pôde aprender de alguém". - SANFERR, 10.06.1984
"Amizade que trata o outro com falsidade, e não com a realidade, apenas para ser simpático e agradável, não ser visto como desagradável e antipático, para mim não é amizade". - SANFERR, 20.07.2012
"O que eu estou escrevendo está correndo o mundo nos comentários de gente importante. E o que você de mim vive comentando, está morrendo na esquina no meio de pessoas nada importantes". - SANFERR, 21.08.2012
"Observem como, hipócritamente, todos no Natal compram o perdão. Mas, rancorosamente, esquecem de no resto do ano o dar de coração". - SANFERR, 23.12.2002
"Àquele que mais fala dos erros alheios e quer dar lição de moral, deixou de escutar os outros falar dos seus e lhe desmoralizar". - SANFERR, 20.01.1997
"Não diga que o outro não vale nada, se ele prova a cada trabalho que o fáz SER, valer muito mais que você que só trabalha para TER". - SANFERR, 21.05.1986
"Se o mundo nos fáz diferentes em importância, Deus nos torna iguais em irmandade". -SANFERR, 20.05.1985
"Na bebedeira do Natal todos se juntam. Mas depois na choradeira do hospital, todos se afastam". - SANFERR, 23.12.1989
"Tudo àquilo que eu sempre quis mostrar de valor, é tudo isto que o mundo está mostrando gostar e valorizar". - SANFERR, 01.12.2012
"Você pode servir champanhe e caviar, mas sempre vai ter a turma do churrasco que vai para sair e falar". - SANFERR, 20.12.2012
"Aonde alguns gays podem entrar, muitos homens não podem sequer na porta chegar". - SANFERR, 23.07.1991
"O sucesso não chega do dia para à noite. Ele sai do anonimato da escuridão da noite devagarinho para a claridade da glória do dia". - SANFERR, 21.04.1982
"Não queira SER o que você não pode, se a única coisa que você pode é TER". - SANFERR, 22.09.1987
"Se você olha o que o outro fáz e sabe que ele vai chegar em algum lugar, veja o que você não fáz e saiba que não vai chegar em lugar nenhum". - SANFERR, 22.05.2005
"Por toda a traição que sofri ontem, hoje eu pago com todo o bem que desejo a estas pessoas do fundo do meu coração, esperando que elas não passem pela mesma dor de uma traição". - SANFERR, 15.07.2012
"Se o seu Natal é bom e abençoado, como você pode desejar que do seu inimigo seja ruim e amaldiçoado". - SANFERR, 10.12.2002
"Por mais que eu ame, não vou ficar frente à frente com quem pelas costas me deu uma punhalada. A melhor coira que tenho de fazer é ir embora, esquecer este amor, e, de longe, me preservar de alguma cilada". - SANFERR, 31.05.2010
"Eu não escrevo para magoar. Mas para mostrar às pessoas o que é a vida, fazer pensar sobre ela e tentar melhorar, para na vida as pessoas não mais errar". - SANFERR, 10.05.2011
"Ontem, de perto, me davam punhaladas. Hoje, de longer, tentam me atingir com flechadas". - SANFERR, 12.07.2010
"Áqueles a quem ontem eu me entreguei de corpo e alma, hoje contra mim se deixaram envenenar e a única coisa que por mim fazem é desejar o mal para meu corpo e xingar a minha alma". - SANFERR, 25.07.2010
"Enquanto um gay deixa sua marca em algum lugar, muitos homens não conseguem sequer deixar o seu nome". - SANFERR, 13.07.2012
"É diante da superioridade daquele que mostra um trabalho de peso, que àquele que apenas tem um emprego prova que não tem nenhum peso". - SANFERR, 01.05.1985
"Morrer todos irão. Mas apenas poucos um nome deixarão". - SANFERR, 02.11.1985
"Se quem prova saber tudo você diz que não vai chegar a lugar nenhum, você mesmo está se menosprezando, já que, por não saber nada, não vai conseguir chegar a lugar algum". - SANFERR, 01.12.2007
"Nem pense que Jesus vai gostar de sua queima de fogos do seu Natal falso e fingido, se durante o resto do ano você gosta de queimar o seu próximo fazendo-o de Cristo". - SANFERR, 24.12.2009
"Se você não quer chamar seu pobre e infeliz irmão necessitado para ceiar no Natal, vai ter de esquecer também Jesus, já que só chamou seus amigos felizes e endinheirados". - SANFERR, 23.12.1995
"A minha felicidade só pode ter sentido, se a infelicidade não estiver lhe atingindo". - SANFERR, 15.12.2012
'Relembrar o passado não é bom. Melhor é pensar no futuro". - SANFERR, 09.07.2010
"O hoje é a porta do passado que já deveríamos ter fechado e a porta do futuro que precisaremos abrir". - SANFERR, 19.03.2010
"Tudo que o escritor pensa e escreve é imortal. Mortal é o que ele fala sem pensar e ainda bem que não escreve". - SANFERR, 22.04.1984
"Não passe sua vida dando risada de quem vai morrer chorando por você nunca ter sido nada". - SANFERR, 30.11.1999
"Não chore sobre o caixão com falsidade para depois rir com o copo na mão com toda sinceridade". - SANFERR, 04.12.2012
"Tomara que tudo de bom que está acontecendo comigo, não seja tudo de ruim que esteja acontecendo com você. - SANFERR, 12.12.2012
"Se o muito para você é o dinheiro que consegue TER, pobre de você que um nome nunca poderá SER e com ele muito mais dinheiro TER". - SANFERR, 10.09.2011
"Amigos todos tem. Quando tudo está bem e junto com você eles também podem se dar bem". - SANFERR, 17.02.2010
"Enquanto o sol estiver brilhando, os falsos amigos vão continuar se aproximando. Mas, quando ele se esconder e a tempestadde cair, somente os verdadeiros continuarão chegando". - SANFERR, 23.06.2010
"Eu sei quem está ao meu lado e quem não está. Mas, enquanto ao lado dos falsos precisar ficar, para me defender, terei de me rebaixar e também os enganar, não lhes dando chance de me prejudicar". - SANFERR, 21.04.2010
"O pecado da mentira é o artificio mais usado por todos que afirmam não cometer tal pecado". - SANFERR, 01.04.2002
"Uns mentem que nem sentem, mas sabem o que sentem ao afirmar categóricamente que não mentem". - SANFERR, 27.04.1987
"Se eu lhe incomodo é por que você não tem estilo, classe, talento e competência para viver à meu modo". - SANFERR, 18.07.1989
"Se o que escrevo lhe causa inveja, pare de invejar e mostre que, assim como eu, você tem talento para criar". - SANFERR, 27.05.2011
"As portas que hoje estão começando a se abrir para mim, são as mesmas que ontem muitos acaharam que não se abririam". - SANFERR, 07.07.2012
"Como é bom saber que acham ótimo o que sei fazer". - SANFERR, 12.12.2012
"Não perca tempo em odiar, se só tem o tempo necessário para perdoar". - SANFERR, 20.01.2011
"Primeiro o sucesso lhe espia vergonhoso, depois olha audacioso e, por fim, lhe enxerga orgulhoso". - SANFERR, 24.11.2012
"Sucesso não é só aparecer em capa de revista. É ter talento visto e à vista". - SANFERR, 06.11.2012
"Muitos sonham com o talento para um dia melhorar de vida. Mas só conseguem ter é a falta de conhecimento e continuar a viver no sofrimento por não ter talento por todos os dias de sua vida". - SANFERR, 21.12.1997
"O trabalho comum não enriquece ninguém. A não ser que você seja alguém para enriquecer por fazer um trabalho incomum". - SANFERR, 01.05.2001
"Natal é isto: é chorar de saudade por viver a tristeza de não ter a alegria de não ver quem amamos". - SANFERR, 04.12.2000
"Fomos feitos para amar. E sem perdoar, o amar nunca existirá". - SANFERR, 25.06.2012
"Por falta de talento e, consequentemente, um futuro brilhante pela frente, tem pessoas que já sabem aonde estão, o que são e o futuro brilhante que diante de si nunca terão". - SANFERR, 06.05.2009
"Ser melhor do que os demais, não significa ter coisas a mais que os demais. Basta saber fazer bem ddemais o que os outros não são capazes de fazer nem de menos". - SANFERR, 12.05.1985
"Se politicamente correto é ser falso para ser simpático, eu sou politicamente incorreto por ser sincero e antipático". - SANFERR, 08.12.2012
"A desgraça que chega para o outro à galope, pode esperar o golpe que vai chegar para você voando". - SANFERR, 23.03.1999
"Se um homem é rico de talento, não vai demorar muito e ele também será rico de dinheiro, pois o dinheiro gosta de se doar a quem tem talento". - SANFERR, 29.09.2012
"Se você não quer ser incomodado, diga sempre que não tem o que tem para o abusado que tudo quer saber para ficar de sua vida bem informado". - SANFERR, 14.12.2012
"Tem homens que na vida só vão para a frente chutando a bola no baba dos dementes". - SANFERR, 23.02.2004
"Quem diz que hoje só tem amor por causa do dinheiro que o outro tem, esquece que amanhã o outro pode ter muito mais do que hoje". - SANFERR, 10.05.2010
"É olhando a importância de quem está ao seu lado, que você vai descobrir a importância que teve lá atrás ou vai ter lá na frente". - SANFERR, 21.10.1982
"Àquele que prova ser capáz de provocar uma tsunami, não quer "tirar onda", pois o que ele mostra já é um verdadeiro maremoto, ao contrário daquele que nada fáz para sequer ser considerado uma marola". - SANFERR, 04.05.2012
"Eu não tenho culpa de não ser como você, baixo e vulgar, e porisso de mim você não gostar. De pessoas como voce eu nunca vou também gostar, porque não é de meu feitio me misturar com quem gosta de se depreciar e vulgarizar". - SANFERR, 08.08.2002
"Mulher, não se deprecie deitando com um homem que nunca na vida vai se levantar, justamente por nada ser ou fazer para ser apreciado". - SANFERR, 02.02.1985
"Muitas mulheres, para não ficarem sózinhas, "à toa", preeferem se juntar com um homem à toa". - SANFERR, 16.12.2012
"Como O aniversarianete gosta de sinceridade, não faça do Natal uma festa de tanta falsidade". - SANFERR, 20.12.2000
"Quem tem vergonha na cara, não arrruma uma ceia farta, enquanto vê o outro nada arrumar e nada ter passando o Natal de cara". - SANFERR, 22.12.2009
"Não olho para a tristeza de outrora, se agora só vejo alegria na minha vida". - SANFERR, 10.09.2012
"Sei que ainda vou escorregar muito, mas cair jamais". - SANFERR, 07.06.2010
"O conhecimento que Deus me deu, Êle transformou em talento por ver meu esforço e merecimento". - SANFERR, 03.04.1989
"A felicidade que eu sinto hoje passou por cima da infelicidade que me causaram ontem". - SANFERR, 10.12.2012
"Não vou dizer o que tenho para quem só está querendo saber o que tenho e não tenho". - SANFERR, 14.12.2012
"Quando você vem com sua pergunta indiscreta, a minha cabeça que é muito mais esperta responde não para sua curiosidade nada discreta". - SANFERR, 14.12.2012
"Do que adianta você viajar se é um burro e não tem capacidade para captar nada do novo lugar?" - SANFERR, 09.12.1986
"As críticas que me fizeram ontem não chega aos pés dos elogios que estão fazzendo à minha cabeça hoje". - SANFERR, 10.09.2012
Se você tem a melhor família do mundo, pra que vai se casar e correr o risco de formar a pior família da terra?" - SANFERR, 29.01.1984
"Hoje eu leio o que escrevi no passado e só não me arrependo por que tudo que escrevo é com muito talento". - SANFERR, 06.03.2012
"O pior pobre é o pobre de conhecimento, por que sem conhecimento nunca vai ter talento e sem talento nunca será rico". - SANFERR, 23.02.2011
"Ninguém sobrevive ao sofrimento sem adquirir bastante conhecimento". - SANFERR, 27.10.2010
"Siga o seu caminho por uma estrada esburacada de ignorância, porque a minha rodovia é asfaltada de inteligência". - SANFERR, 20.03.1986
"Se felicidade matar,  então a vida está querendo me assasinar". - SANFERR, 30.11.2012
"Tudo àquilo que eu passei toda minha vida sempre correndo atrás, é tudo isto que a vida está me dando pela frente para sempre". - SANFERR, 10.12.2012
"Nada mais irrelevante do que lembrar de um passado que agora no presente eu vejo que não foi nada relevante". - SANFERR, 22.10.2012

                                                                                                            RENÉ SANFERR, 20.12.2012

ATENÇÃO
 AGRADEÇO AS CONTRIBUIÇÕES E PEÇO QUE CONTINUEM FAZENDO DOAÇÕES AO BLOG.
                  ASSIM COMO O JORNALISTA FUNCIONÁRIO DE JORNAL, O BLOGUEIRO-COLUNISTA, EM TODAS AS PARTES DO MUNDO,
                     EM VÁRIOS SITES E BLOGS, VIVE DO QUE ESCREVE, O SEU TRABALHO VIRTUAL É O SEU GANHA-PÃO.
   SEM NENHUM VÍNCULO EMPREGATÍCIO.
 DEPOSITE NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL.
CONTA O1:
Caixa Econômica Federal                                   -               Av. Estados Unidos, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    0063                                                            Conta: 023-00012630-9
CONTA 02:
Caixa Econômica Federal                                   -               Relógio de São Pedro, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    1416                                                             Conta: 013-00099159-3
CONTATOS:
e-mail: rsanferr@globomail.com
fone  : (71) 82659332
home-page: HTTP://SANFERRPRESS.BLOGSPOT.COM
novo blog  :  HTTP://SANFERRARTSCRIPT.BLOGSPOT.COM




                                                                      P    A     T     R     O     C     Í     N     I     O                                                   




quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

PENSAR PARA POUCOS, LER PARA TODOS E INVENTAR PARA ALGUNS...



VICTOR CIVITA.
             POR TANTO PENSAR ELE ACHOU UMA FORMA DE EDITAR AS IDÉIAS
                DE QUEM SOUBE PENSAR E CRIAR.



     Grandes empreendedores, grandes homens, grandes pensadores. (Isto antigamente, não hoje na era virtual, onde não se pensa mais; se acessa). O mundo, cada vez mais, está carente deles. Parece - ao menos é a impressão que temos - que a fábrica está falindo, "fechando as portas" e os poucos que nos resta - ou (será?) restava - estão indo pensar e empreender num mundo melhor que a terra: o céu. (Estamos ficando pobres das mentes geniais e ricos, cada vez mais, das cabeças "merdais"). Lá, ao menos - por serem iluminados, especiais, diferentes - não serão discriminados, ridicularizados e tratados como visionários, malucos (a única expressão "genial" cabível na mente dos medíocres para discriminar os gênios, os quais eles só tem competência para invejar), justamente por pensarem, viverem e agirem diferentemente da maioria que teima (e gosta) de viver na mendicância do mesmismo arrogante, burro e ineficiente, no "maria vai com as outras" - daqueles que vivem e fazem tudo igual à todos, parentes, amigos e vizinhos - sem o diferencial da genialidade solitária, apática e para os demais (incompetentes e invejosos) antipática... (?)... Os gênios estão morrendo? A "miserabilidade intelecto-cultural" está "tomando de assalto" o nosso planeta, contaminando os povos do Oriente ao Ocidente? As pessoas estão - absurda e incompreensívelmente - menos pensante e mais burrantes?... Espero - e acredito infinitamente - que não. Tudo bem que a época não está sendo das mais propícias para as novas gerações aprenderam o que é bom, já que - tantos os modismos, a cultura (ou a falta escandalosa dela) e as artes (principalmente a música com tantas merdas sufocando nos milenares túmulos da sapiência, mestres deste dom divino, envergonhando seus cadáveres com o que hoje chamam de "novos ritmos baianos"), o que vemos por aí, dia após dia, são pessoas (degradantemente, humilhantemente e constrangedoramente) sem saber a diferença entre o que é cult e o que é cocô no pinico...
     Enfim, não se fáz mais homens como os grandes empreendedores de antigamente. Ou vão me dizer que - salvo raríssimas, esporádicas excessões (e aparições) - hoje aparece do nada, com a maior facilidade, homens que possam se igualar, chegar aos pés de mestres do empreendedorismo como Francesco Matarazzo, Aloysio Faria, Horácio Lafer, Sebastião Camargo, José Ermírio de Moraes, Rolim, Amaro, Norberto Odebrecht, Jorge Gerdau Johanpeter, Delmiro Gouveia, Olavo Setúbal, José Mindlin, Luís Dumont Villares, dentre tantos outros que orgulham ( e não envergonham) a nação. Ou, então - para completar este casting estelar - empreendedores-comunicadores, a exemplo de Roberto Marinho, David Nasser, Flávio Cavalcanti, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, Sílvio Santos, Assis Chateaubriand, Júlio Mesquita, Chacrinha, Carlos Lacerda, Millôr Fernandes, Barbosa Lima Sobrinho, Heron Domingues, Roquette Pinto, Carlos Castelo Branco... Marcas (nomes) que pensando, criando e fazendo, transformam o Brasil num respeitável país de gente de "primeiro mundo", admirado em todas as partes do mundo. E, para completar este seleto elenco de cabeças pensantes, Victor Civita, o nosso homenageado de hoje. O criador e dono da pequena árvore de 12 folhas, símbolo do Grupo Abril, um conglomerado editorial  que emprega milhares de funcionários, pagos com... o que poucos previlegiados - como estes citados acima - são capazes de pensar e passar para o papel. Ou seja, escrever. Uma empresa como a editora Abril, que vive de idéias e palavras, fatura algo acima de US$ 2 bilhões por ano e possui o maior parque gráfico da América Latina.
     Victor nasceu em New York a 9 de fevereiro de 1907 e mudou-se para a Itália, terra natal de seus pais, aos dois anos, onde cresceu ajudando o pai na oficina de automóveis em Milão. (Que lugar mais improvável para se descobrir um genial homem da escrita!). Em 1939, com o início da Segunda Guerra Mundial, a família tomou novamente o caminho dos EUA. Tudo transcorreu normalmente, até que Victor - na época vice-presidente de uma indústria de embalagens - nas férias de 1949, visitando o irmão César, que ditava revistas na Argentina (tinha os direitos de reprodução de Walt Disney na América do Sul), resolveu vir ao Brasil. Dias depois, sem entender o porque, sua esposa recebeu um telegrama: "Vende tudo e muda no fim do semestre". E foi assim que, aos 42 anos, Victor Civita desembolsou US$ 500 mil, assinou contratos três vezes maiores e montou uma redação em São Paulo. Em 1950 lançou O Pato Donald no país. E, aproveitando a boa maré dos anos JK, criou a revista Quatro Rodas em 1960, naturalizando-se brasileiro neste mesmo ano. A revista deu tão certo que o fez inaugurar hotéis em recantos turísticos importantes. A revista Claudia nasceu logo no ano seguinte. Era o nome que Civita gostaria de ter batizado uma filha, mas como só teve dois filhos, virou revista. E Veja - a galinha dos ovos de ouro do Grupo - surgiu em 1968. Esta, sim, uma grande formadora de opinião até os dias atuais. Mas, nos cinco primeiros anos a revista parecia - em termos financeiros - um "cão viralata sarnento, magro e esfomeado", dando prejuízo que chegou a US$ 6,5 milhões.
     Victor Civita foi o homem - hoje chamamos de O CARA - que a maioria dos brasileiros deveriam se espelhar e não criticar, chamar de visionário, maluco... Ele sonhou e ousou o que muitos - que se acostumam ao mesmismo do empreguimismo, carrismo e casismo (tudo adquirido à perder de vista)  e nunca vão chegar a lugar algum, jamais serão grandes homens, muito menos empreendedores importantes, vivendo e morrendo na mediocridade da insignificância de suas vidas comuns - não tem 
coragem sequer de pensar. (E porisso foi um grande pensador-empreendedor). Acreditou (e apostou) nos seus objetivos, lutou por eles e venceu, não sem antes ter "lutado a boa luta"; não se acostumou simplesmente a ser mais um gringo vitorioso em terra de morenos. (Se é que me entendem!). Ele queria ser gente grande e o foi. Tomava suas decisões em menos de cinco minutos. A coleção Os Cientistas ele aprovou no caminho entre sua sala no sexto andar e o térreo, dentro do elevador. VC - como era chamado pelos funcionários - não era gentinha; de ver e fazer, repetindo o que qualquer um poderia fazer. Era, realmente, um grande homem, grande empreendedor e (quer queiram ou não) um grande pensador. (Ou vocês acham que criar tudo que ele inventou é para qualquer um, não uma grande cabeça pensante?). A 24 de agosto de 1990, aos 83 anos, um infarto fulminante fez a cabeça do gênio parar de pensar. Mas a sua marca (nome) foi se parar nos anais da história do Brasil como um dos maiores empreendedores e comunicadores de todos os tempos.
     Victor Civita pôde - teve a oportunidade - criar no Brasil o que muitos brasileiros não foram capazes de sonhar, disse e repito. Quem conhece a sua estória de cidadão e a sua trajetória como empresário, irão concordar comigo se eu disser que o livro "Até Mais, Vejo Você Amanhã" (vencedor do National Book Award de 1982), de William Maxwell - outro norte-americano, nascido em 1908 e falecido em 2000, também editor, diretor de um departamento da revista The New Yorker - poderia (se fosse o caso) ter servido de inspiração para um (futuro) slogan da revista Veja. Que tal "Até Mais, Veja vai ver Você Amanhã". Brincadeira e comparações fanatsiosas, quixotescas à parte, tanto VC como William Maxwell, tinham muito a ver com outors empreendedores (da palavra) de uma recente era intelectualmente criativa: Norbert Elias e Sebastién-Rich-Nicholas (Chamfort). O pensador Norbert nos dá uma intrigante e (será?) intrínseca idéia do que é um pensamento mordáz na vida das pessoas. E, por sua vez, Chamfort foi seu grande mestre, justamente por ter origem pobre, ter se tornando (um grande entre os grandes) um dramaturgo e escritor de sucesso, autor de vários pensamentos lançados anos depois, em 2010, pela editora Martins Fontes, com tradução de Regina Schopke e Mauro Baladi, com o sugestivo título de "Máximas e Pensamentos & Caracteres e Anedotas". Uma excepcional leitura para quem é dado a ler.
     À princípio, pode parecer incongruente comparar - e juntar no mesmo balaio - Victor Civita, William Maxwell, Norbert Elias e Chamfort. Mas, lendo, estudando e pesquizando - já disse que para se ter cultura, ser bem informado, temos de percorrer este tríplice caminho - a vida destes empreendedores (cada qual com seu estilo e métier próprio, escrevendo ou editando) e comunicadores, percebemos que todos eles tem muito em comum. Chamfort, por exemplo, era considerado contraditório e nunca se sentiu constrangido por ser assim. Numa de suas máximas (mínimas para quem não possui a grandiosidade intelecto-cultural para entender, "captar" a mensagem de um pensamento, tão genial como imortal), Chamfort nos diz que "o inglês respeita a lei e rejeita ou despreza a autoridade. O francês, ao contrário, respeita a autoridade e despreza a lei". Ele - ao mesmo tempo que cultuava o povo, no outro momento mostrava-se abertamente ter menosprezo pelo povão... (?)... Dizia num momento - "fala-se em estudar os interesses dos princípes; será que ninguém nunca fala em estudar os interesses do povo?" - e no outro - " o público não consegue elevar-se senão às idéias baixas". (Nossa! Já pensou Chamfort vivendo na Bahia e tendo de vivenciar os novos ritmos, o que ele não iria pensar e escrever? Seria de tremer tosos os túmulos dos mestres das sete notas musicais). Mais contraditório - incompreendido e criticado, apesar de ser (eternamente) lembrado, respeitado e copiado - Chamfort não poderia ser.
     E aí está a semelhança dele com Victor Civita: a determinação, a ousadia, a opinião própria acima de suas próprias simpatias e antipatias... (?)... Victor Civita - como empreendedor, não de escrever as palavras, mas PENSAR em editá-las - achava-se democrático emsuas decisões, mas soberano na palavra final. Por exemplo: para lançar a Bíblia nas bancas (ousadia das ousadias!) apresentou dois projetos e pediu que onze diretores da Abril votassem num pedaço de papel. (Democrático). Mas, na hora da apuração, levou um susto: 11 a zero para uma das idéias. Levantou-se e (dono das suas sábias e prosaicas decisões) disse: "Muito bem, a votação foi democrática, minha decisão também é. Tenho 51% das ações da empresa e acabo de decidir que vamos publicar o outro projeto". (Soberano). Mas assim - soberana e demcoráticamente (?) - vendeu quinze milhões de exemplares...
     Eis aí, digamos, "igualdades diferenciadas" (?) entre Victor Civita e Chamfort, passando pelo pensador e admirador ( do francês ) Norbert Elias. O primeiro PENSANDO em editar e os outros dois PENSANDO em criar. Grandes homens pensam, grandes empreendedores agem e grandes pensadores fazem os outros dois os seguir. Pois é. "Pensar fáz-nos andar em salto alto e não pensar nos fáz caminhar arrastando chinelo", diz um de meus pensamentos... Quem tem cultura pagodeia sobre quem não a tem e precisa arrochar os poucos neurônios para falar algo que não os envergonhará... (?)... Ou não é assim? (Reparem os ignorantes culturais discutindo sobre qualquer assunto). 
     Estamos em pleno século XXI e nenhum dos dois - Victor Civita e, principalmente, Chamfort - viveu a era da internet. Esta mesma mídia que está transformando os livros, jornais e revistas em produtos da "era jurássica", ultrapassada. Só que - muito raramente - a internet nos apresenta os modernos Victor Civita e Chamfort (editores e pensadores) à altura do seu alto poder de divulgação, comunicação. Raríssimos, mas tem. É só separar "os alhos dos bugalhos".
     Au-revoir para todos que me criticam ou aplaudem. Na próxima quinta-feira, se Deus quizer, aqui estarei. Eu aqui e vocês daí. C'est la vie!

                                                                                                                                                                         RENÉ SANFERR, 13.12.2012

a ESFINGE:
     "Àquilo que um dia está fadado ao sucesso, no início está marcado para o fracasso, já que tem um longo caminho a percorrer, até a credibilidade e confiança conseguir absorver".

                                                                                                                                                                         RENÉ SANFERR, 29.08.1982


de SANFERRPRESS para todos os leitores e colaboradores (patrocínios, doações):

     Em breve sairei de férias. Já deveria - depois de dois anos de blogs - mas ainda não tive coragem. Mas me aguardem, pois, se Deus quizer - e Êle quer - voltarei com força total e tudo que Êle me deu:talento, competência, coragem, determinação, foco, fé e força".

                                                                                                                                                                                                 RENÉ  SANFERR, 13.12.2012


"Dê o primeiro passo à frente para perdoar, mas dê também dois passos para trás para se resguardar se vierem lhe atacar, por que seu perdão não quizeram aceitar". _ SANFERR, 08.12.2012

"Não escolha para lhe batizar àquele que amanhã você vai com os inimigos dele se juntar para criticar, xingar e difamar". - SANFERR, 03.07.2012

"Procure uma pessoa que você gosta para abraçar, mas, se provando que de você ela não gosta e vem com palavras lhe atacar, deixe pra lá e viva sua vida sem dela não mais se aproximar". - SANFERR, 08.12.2012

"Se a minha verdade lhe humilha, eu sinto muito se você não se sente humilhado por viver enganado com a sua mentira". - SANFERR, 21.05.2011

"Perdoar é o ato sublime e generoso de alguém lhe prejudicar e você tornar, mais uma vez, a ajudar sem pensar no crime que é criticar, julgar e condenar". - SANFERR, 21.08.2010

"Mesmo sabendo a semente que plantamos, nunca iremos saber se a árvore vai nos dar frutos doces ou azedos". - SANFERR, 01.09.1981

"A festa da chegada de uma pessoa no céu não pode ser logo esquecida por nós aqui na terra com farras e bebidas, pois esta partida não foi de ninguém, mas de alguém que merece todo nosso respeito por esta perda tão sofrida". - SANFERR, 23.07.2006

"Todos são capazes de inventar, quando de apenas um todos passam a não gostar". - SANFERR, 23.07.2010

"Se a vizinhança não presta e não vale nada, mostre que você presta para viver bem afastada, provando seu valor sem nenhuma arrogãncia". - SANFERR, 01.06.2008

"Àquilo que um dia está fadado ao sucesso, no início está marcado para o fracasso, já que tem um longo caminho a percorer, até a credibilidade e confiança conseguir absorver". - SANFERR, 29.08.1982

"Não pode existir vergonha de TUDO, se você não sentir vergonha, já que todos, disto ou daquilo, também não sentem vergonha de NADA". - SANFERR, 21.05.1997

"Se a competência de algumas pessoas está na bunda, a incompetência deve ser encontrada na cabeça". - SANFERR, 09.09.1999

"Para para pensar no pensamento que acabou de ler. Mas, se a mensagem não for capáz de captar, é por que você não pode pensar, muito menos entender". - SANFERR, 19.02.2012

"O inteligente morre guerreando e o burro vive lutando". - SANFERR, 23.01.2001

"Se a sua inveja fosse bala, eu já estaria morto. Mas como a sua falta de talento não me abala, eu continuo vivo para você morrer de inveja por não ter meu talento". - SANFERR, 06.07.2012

"Quando se nasce para pé de chinelo, não adianta fazer o pé de meia, por que se vive e morre como um pé sujo". - SANFERR, 17.08.2005

"Se o que eu sei é muito para você e o que você sabe é pouco para mim, não se sinta humilhado. Peça para aprender o muito que sei fazer e só assim  se sentir capacitado para mesmo com seu pouco, diante de mim não ficar tão humilhado". - SANFERR, 20.02.2012

"Hoje eu vejo que àquilo que eu não via ontem, não vou querer ver amanhã". - SANFERR, 01.06.2010

"A inveja espia de baixo para cima o talento que a olha de cima para baixo". - SANFERR, 04.10.2002

"Se simplicidade tem algo a ver com mediocridade, prefira ser um sofisticado arrogante, mas com genialidade". - SANFERR, 22.01.2009

"Se você não escutou direito é porque o outro falou errado". SANFERR, 27.01.1984

"Nas fossas abissais da sua ignorância o submarino da minha cada vez mais profunda inteligência por pouco não afundou". - SANFERR, 21.03.1985

"Amigo que se diz do peito nunca conseguimos achar perto do coração". - SANFERR, 15.05.2010

"A melhor lembrança de um grande amor que você pode ter é esquecer a pior coisa que ele chegou a lhe fazer". - SANFERR, 06.06.2010

"Pessoas passam e são enterradas por suas traições. E outras chegam e são bem recepcionadas por sua devoção". - SANFERR, 23.04.2011

"Maluco é a palavra mais usada pelos ignorantes, burros e medíocres para chamar com ódio os sábios, inteligentes e gênios, simplesmente por os invejar e, como ele, não saber pensar, criar e falar, tornando-se assim doidos de raiva e mudos". - SANFERR, 26.07.2005

"Se hoje é um novo dia cheio de alegria, pra que ficar recordando a noite de ontem cheio de tristeza?". - SANFERR, 24.12.2010

"Quando o NADA sabe que nunca vai ter condição para subir a escada do talento, a sua única opção e alento é esperar que o TUDO, que tem condição de chegar ao tôpo, escorregue e caia no meio da escada, ficando no chão fazendo nada de nada". -SANFERR, 26.10.2007

"Tenha medo do que você sabe. Mas não do que o outro diz estar sabendo". - SANFERR, 25.05.2010

"Faça da felicidade de hoje borracha para apagar a infelicidade de ontem". - SANFERR, 07.09.2012

"O diploma do autodidata é o talento que não lhe falta". - SANFERR, 30.05.2008

"Tem gays que orgulham a família e homens que envergonham". - SANFERR, 02.03.2012

"Mulher casada, mas infeliz e safada, até o amigo gay quer seduzir e levar para a cama por se sentir sem amor e desesperada". - SANFERR, 20.01.2010

"Não existe apenas amizade entre um homem e uma mulher. Mesmo que ele viva com outro homem e se sinta mais mulher do que aquela que vive atrás dele e diz ser sua amiga". - SANFERR, 23.01.2010

"Todo o mal que me fizeram ontem será todo o bem que eu farei a mim mesmo hoje esquecendo do dia de ontem". - SANFERR, 25.06.2010

"Todo o prazer que se sente no coração ao fazer o bem ao outro, pode se transformar logo em decepção e desgosto ao se saber que os outros tem mais prazer ainda em pagar com o mal da traição". - SANFERR, 15.05.2010

"Não se deixe enganar pelo outro que vive ao seu lado a lhe trair e desconsiderar, dizendo para todos que de você só quer se aproveitar". - SANFERR, 15.05.2010

"Se hoje por consideração você se sente de mãos e pés amarrados, vai chegar o dia que as falsas amizades vão ferir seu coração já bastante traído, magoado e tudo que você sabe vai vir à tona como se o nó destes segredos fosse desatado". - SANFERR, 10.05.2010

"O homem inteligente não é falso, ele é sábio. Burro é o falso que não é sábio". - SANFERR, 08.05.2007

"Pra que deixar uma família onde sou idolatrado, para me aventurar a voltar a morar com quem e aonde poderei vir a ser destratado?". - 04.06.2010

"Faça o aniversário de quem hoje lhe pediu, mas sem esquecer que lhe disseram que esta pessoa é a mesma que ontem lhe traiu". - SANFERR, 15.05.2010

"Quando alguém vier lhe dizer que o outro não merece que você faça, é por que este mesmo alguém ouviu o outro dizer que depois que você foi idiota para fazer, ele vai ter o prazer de fazer você sofrer". - SANFERR, 09.05.2010

"Não se entregue demais para quem se doa de menos". - SANFERR, 08.09.1996

"Nunca se esqueça de todo o bem que fez a quem lhe fez tanto mal". - SANFERR, 09.09.2010

"Nada como hoje estar ao lado de anjos para exorcizar os demônios que ontem na sua vida estiveram". - SANFERR, 08.08.2000

"Ontem foi ruim, hoje está bom e amanhã será melhor para você que esqueceu as pessoas ruins que ontem chamou de amigas, hoje se tornaram inimigas e amanhã para sempre por você estarão esquecidas". - SANFERR, 01.11.2010

"O perdão por uma traição se dá. Mas a mágoa do coração nunca vai se tirar". - SANFERR, 09.05.2010

"Não pense que sua opinião sobre mim tem valor, por que não vou dar valor a quem não tem opinião". - SANFERR, 04.02.2009

"Basta dinheiro você receber para vários ex-inimigos e futuros amigos voltar a ver". - SANFERR, 13.12.2012

"Não espero aplaudos daquele por quem não quero ser aplaudido, mas, sim, ser aplaudido por àqueles que quero receber aplausos". - SANFERR, 19.05.2012

"Quem ao meu lado não está como amigo, é porque escolheu estar ao lado como amigo dos meus inimigos". - SANFERR, 02.07.2012

"A melhor coisa que eu fiz hoje foi me afastar das péssimas amizades (?) que ontem me fizeram as piores coisas". - SANFERR, 01.06.2010

"Todo o mal que você hoje me deseja, foi todo o bem que eu fiz para você ontem e amanhã de longe vou continuar a desejar". - SANFERR, 31.05.2010

"Eu escrevo com bastante coragem e sinceridade sobre tudo àquilo que todos pensam, mas não falam por falta de coragem e excesso de falsidade". - SANFERR, 08.05.2012

"Um grande amor no passado, uma pequena lembrança do que foi este amor no presente e no futuro um enorme esquecimento do que um dia foi este amor por nós vivenciado". - SANFERR, 06.06.2010

"A pior dor é ser pouco merecedor do carinho daquela pessoas que você por amor batizou e diante de Deus gente tornou". - SANFERR, 03.07.2012

"A comum e hospitaleira bebedeira na noite de Natal, pode durante o dia se transformar na corriqueira choradeira dentro do hospital". - SANFERR, 20.12.1986

"Se ainda não encontrou um amigo que preste e de qualidade, prefira se preservar do que achar vários que não prestam só pela quantidade". - SANFERR, 26.04.2006

"Quando somamos vários amigos que não valem nada, diminuimos o nosso valor com aqueles que valem tudo e conosco querem dividir o seu valor". - SANFERR, 27.02.2012

"Quando uma falsa amiga (?) lhe chamar de "meu filho" pela frente, pode desconfiar desta verdadeira inimiga que pelas costas lhe chama de marginal e bandido". - SANFERR, 25.04.2010

"De um recente passado maldito, no presente estou mais tranquilo, apenas com a lembrança de um grande amor naquela época vivido, mas que hoje já está morto, enterrado e esquecido". - SANFERR, 24.09.2010

"Até bem pouco tempo atrás eu parado não poderia imaginar que hoje estaria caminhando para chegar bem mais à frente". - SANFERR, 02.11.2012

"Se alguns dizem que sou ruim porque escrevo pensamentos que são o espelho da verdade, neste caso a mentira se tornou reflexo da verdade e todos falam para serem bons". - SANFERR, 10.07.2012

"Tem pessoas que, por conta do luxo, aparência e bem estar, se deixam pelo companheiro humilhar, esquecendo que o brio e a dignidade vem em primeiro lugar". - SANFERR, 02.12.2012

"O reconhecimento só lhe abraça depois de ter sido muito acarinhado pela determinação, foco, competência e beijado pelo talento". - SANFERR, 01.08.2012

"Se você sabe escrever, falar e se expressar, por que então vai se importar com quem só sabe criticar, justamente por não ter o prazer de saber como escrever, falar e se expressar lhe dá poder". - SANFERR, 23.06.2012

"Quem sabe fazer, não diz que sabe. Mostra que fazer é o que mais sabe". - SANFERR, 28.01.2012

"Se a sua cabeça é para enfeitar o resto do corpo, o que tem dentro da minha é para orgulhar". - SANFERR, 21.04.2004

"Tem pobre de berço e espirito que mora em edificio de rico com espaço gourmet e nem sabe como usar o beiço para lá comer". - SANFERR, 18.01.2009

"Rico de dinheiro, mas pobre de méritos e feitos, sempre se acha no direito de fazer comentários sobre àquele que, mesmo sem dinheiro, é bem mais rico que ele, o qual não tem mérito algum por nada ter feito". - SANFERR, 27.08.2012

"Não adianta você dizer que não me lê hoje, se o mundo está desde ontem e amanhã vai continuar me lendo e compreendendo, ao contrário de você que não gosta de ler porque não sabe entender". - SANFERR, 01.02.2012

"Se os classificaods dos jornais fossem tão eficientes assim, colocariam os desclassificados vendendo sua incompetência e comprando eficiência". - SANFERR, 03.12.1984

"Na festa do Seu aniversário, Jesus Cristo só é lembrado quando os convidados estão mal, sofridos e desesperados". - SANFERR, 20.12.1989

"Quem já sabe aonde está e daí não tem como sair, não gosta de quem saiu para chegar em outro lugar e lá para sempre se fixar". - SANFERR, 20.01.1996

"Se a sua vida tiver apenas 1000 dias, mas somente 01 para aproveitar com pessoas interessantes, pode desprezar os 999 ficando sózinho, mas sem se misturar com quem não tem nada de interessante para lhe mostrar". - SANFERR, 09.10.1988

"Como eu posso ser falso, se por você sou chamado de antipático, justamente por ser tão sincero e você não me achar simpático?". - SANFERR, 08.12.2012

"O meu maior erro como amigo foi confiar em amizades erradas". - SANFERR, 01.06.2010

"Quem dá dinheiro é bom, quem distribui falsos sorrisos é simpático e quem dá um abraço de urso é amigo do peito". - SANFERR, 03.07.2012

"Aquele que é mais safado gosta de chamar o outro de descarado, procurando enconbrir sua descaração com a safadeza que descobre do outro". - SANFERR, 09.09.1983

"Quanto mais se vive, menios se aprende a viver, pois o diploma da vida só se recebe no final do curso com a morte". - SANFERR, 02.11.1984

"Uma grande amizade não precisa de um grande tempo para se firmar; basta se gostar do amigo que com pouco tempo conseguimos conquistar". - SANFERR, 20.11.2009

"Se você não errou ontem, não julgue hoje quem está errando, pois amanhã você vai errar". - SANFERR, 03.10.2000

"Quem tem cultura pagodeia sobre quem não a tem e precisa arrochar os poucos neurônios para os fazer pensar e conseguir falar algo que não os envergonhará". - SANFERR, 19.06.2011

"Pensar fáz-nos andar em salto alto e não pensar nos fáz caminhar arrastando chinelo". - SANFERR, 20.08.1984

"Nem tente me encontrar em porta de bar, pois, ao contrário de você, eu não sou cachaceiro para todos os dias e noites irem me achar no mais baixo lugar, onde os biriteiros gostam de ficar para se depreciar e vulgarizar". - SANFERR, 08.04.1989

"Enquanto você diz que se orgulha de TUDO que fez, o outro fala que se envergonha por não ter feito NADA para lhe impedir de fazer". - SANFERR, 19.07.2004

"Se você é um pobre coitado que só tem competência para me dar o que a sua língua pode falar, eu sou um felizardo e competente que posso lhe emprestar o que minha cabeça tem para ensinar". - SANFERR, 21.10.2012

"Desclassificada diante de todos é a mulher desavergonhada que hoje vive com um homem que ontem a fez ficar desmoralizada depois dele ter vivido com vários outros". - SANFERR, 09.06.1987

"A pior vergonha e desgraça para um homem é estar ao lado de alguém que não é ninguém e nesta pessoa não achar graça, justamente por não lhe dar orgulho". - SANFERR, 09.08.1983

"O ideal é que meu trabalho se torne cada vez mais divulgado, mas o meu rosto no meio da multidão não seja reconhecido e  encontrado". - SANFERR, 12.04.2012


                                                                                                                                                                     RENÉ SANFERR, 13.12.2012

ATENÇÃO
 AGRADEÇO AS CONTRIBUIÇÕES E PEÇO QUE CONTINUEM FAZENDO DOAÇÕES AO BLOG.
                  ASSIM COMO O JORNALISTA FUNCIONÁRIO DE JORNAL, O BLOGUEIRO-COLUNISTA, EM TODAS AS PARTES DO MUNDO,
                     EM VÁRIOS SITES E BLOGS, VIVE DO QUE ESCREVE, O SEU TRABALHO VIRTUAL É O SEU GANHA-PÃO.
   SEM NENHUM VÍNCULO EMPREGATÍCIO.
 DEPOSITE NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL.
CONTA O1:
Caixa Econômica Federal                                   -               Av. Estados Unidos, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    0063                                                            Conta: 023-00012630-9
CONTA 02:
Caixa Econômica Federal                                   -               Relógio de São Pedro, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    1416                                                             Conta: 013-00099159-3
CONTATOS:
e-mail: rsanferr@globomail.com
fone  : (71) 82659332
home-page: HTTP://SANFERRPRESS.BLOGSPOT.COM
novo blog  :  HTTP://SANFERRARTSCRIPT.BLOGSPOT.COM




                                                                      P    A     T     R     O     C     Í     N     I     O