quinta-feira, 26 de setembro de 2013

VIVER PARA TUDO SER. JAMAIS MORRER SEM NADA SER.

NÉLIDA PIÑON.
QUEM TEM O DOM DE ESCREVER, CEDO OU TARDE,
TEM O PODER DE TUDO FAZER E TAMBÉM ACONTECER.
AO CONTRÁRIO DE QUEM NÃO SABE,
QUE PRECISA ESPERAR TUDO ACONTECER PARA TAMBÉM SER.





     "Os escritores são invejados, e muitos odiados, por causa do seu poder ilimitado, incontrolável e inimitável", diz um dos milhares de pensamentos de minha autoria. Invejados por serem semi-deuses da criação; poder ilimitado por não conhecerem limites para a sua imaginação, já que são senhores absolutos do possível e do impossível, do coerente e do incoerente, do que é real e do que é irreal. Numa comparação nem um pouco literária, o escritor  tira "leite das pedras". Incontrolável porque ninguém  o segura quando quer dizer o que acha que deve ser dito e inimitável, pois, cada qual tem o seu estilo. (Verdade ou mentira?). O escritor é como um semi-deus; ele cria e "dá vida" a personagens, como já disse, coerentes e incoerentes, reais ou fantasiosos, de épocas passadas ou contemporâneas.
     Enfim, à imagem e semelhança do Criador-mór (Deus), o escritor é autor de universos inimitáveis. E - como em tudo na vida - existem escritores clássicos e os populares. Mas nenhum deles é levado pelo instinto humano da mediocridade, e sim pelo suspiro, digamos assim, dos deuses da genialidade. Ao nível dos livros mais populares que já li - ou, neste caso, não seria ver, olhar? - posso citar "Boris Kossoy: Fotógrafo" (216 páginas, ed. Cosac Nally). Popular é modo de falar, pois a encadernação é sofisticadíssima. Com texto de apresentação do crítico Jorge Coli, lançado em meados de 2010 - só agora o recebi como presente - o livro é um revival dos momentos do fotógrafo, o qual, para quem não sabe, foi considerado um dos mestres da fotografia mundial do século passado. Boris Kossoy era paulista, filho de imigrantes judeus.
     Continuando a "viajar" pelo universo - e, neste caso (o meu) a garimpar nos sebos da cidade, já que (adoro!) vivo "de olho", aqui e acolá, sempre que tenho tempo - do livro popular, vou citar (para quem gosta de conciliar música e literatura) o excelente "Quase Tudo", da Banda paulista Ecos Flasos, lançado no início de 2011. A banda não é tão conhecida assim, mas tem qualidade musical, é original. O livro de 96 páginas - que achei no sebo - acompanha o álbum Quase Tudo e reúne e-mails, letras e comentários dos integrantes sobre as 15 faixas do cd. A obra foi lançada pela Ateliê Editorial e Monstro Discos. Diferente da homenageada de hoje, tanto o livro como o cd da Banda Ecos Falsos não tem um palavreado à altura da cultura dos imortais da ABL (Academia Brasileira de Letras), mas a leitura é agradável e o som é bom. (Por que a mídia não tornou esta banda conhecida?)...
     E o que se deve classificar como literatura clássica? Além dos imortais - os semi-deuses - da ABL, que tal "viajarmos" pelos textos estrangeiros e "sabermos" (vocês que não gostam de ler e, porisso, nada sabem fazer de culto) da existência de Paul Bowles (1910 - 1999) ou Marcel Proust (1871 - 1922)?... No Brasil, dentre tantos outros, posso recomendar como uma verdadeira aula de bom gosto literário, o livro "Aconselho-te, Crueldade" - crueldade é termos de ver e ouvir a mediocridade das portas e esquinas, aonde os "menos inteligentes" nos incomodam - do poeta e escritor mineiro Fernando Florence, lançado (160 páginas) pela Nankin Editorial e Funalfa, com uma série de contos sobre as contradições e perplexidades diante da velhice e da morte. E a literatura clássica - e este posicionamento é histórico, clássico - é tida (por muitos) como elitizada. (Claro! Quem não gosta da literatura clássica, gosta de uma leitura baixa e vulgarizada). Alguns chegam ao cúmulo do absurdo de (também) classificar a literatura clássica como antipática... (?)... Mas - a verdade é sempre dura, cruel - quer queiram ou não, a realidade é que existe, sim, os escritores (apesar de nenhum querer ser elitista) acima dos demais, superiores. Os já citados semi-deuses.
     E Nélida Piñon é uma deles. Nascida Nélida Cuiñas Piñon no Rio de Janeiro, em 03 de maio de 1937, estreou - do jeito que eu gosto - falando de Deus (pecado, perdão) com o livro "Guia-mapa de Gabriel Arcanjo". Falar sobre suas obras é desnecessário. Todos as conhece. Já foram traduzidas para vários idiomas. O talento desta pequena GRANDE MULHER é imenso, incontrolável e inimitável. Não tem fronteiras e - basta ela querer sentar para escrever, colocar os neurônios para funcionar - em todos os lugares do mundo ele chega. O "famoso" talento que torna pequenos em grandes, desconhecidos em conhecidos, iguais em diferentes, inferiores em superiores, criticados em admirados, desprezíveis em bajulados. O talento que fáz o universo lhe ver e olhar diferente das pessoas comuns, dos simples operários braçais, pois o talento lhe coloca no pedestal de operário intelectual.
     Nélida Piñon - mesmo, por modéstia, ela não aceitando esta real constatação - é um ser superior. Não - como muitos que vemos por aí - que se ACHAM (sem estudar e não ser) "doutor" e querem ser assim denominados por ter dinheiro. Nélida é doutora honoris-causa - e bota causa nisso!, mesmo que ainda não tenham lhe dado o título - por seus escritos. Geniais e imortais. E não tem dinheiro, não tem título de "falso doutor", não tem faculdade (mesmo o estudo sendo uma necessidade para quem não é um escritor autodidata, como eu) que compre isso. Dinheiro qualquer um pode conseguir. E depois - se não tomar cuidado - pode (também) perder. Talento não se consegue, mesmo que se lute, se batalhe ou trabalhe a vida inteira. Por acaso, alguém já ouviu dizer "ah! fulano conseguiu ter talento"... Se ouve dizer, sim, "ah! sicrano conseguiu enriquecer, enricar"... "Beltrano conseguiu um bom emprego, um carro, uma casa"... Emprego, carro e casa que nunca, jamais (never, jamet) irá transformar - não sou eu, pelo amor de Deus!, que penso assim, é o mundo que age assim, detratores de plantão - NINGUÉM em ALGUÉM, lhe dar uma marca (nome), importância na sociedade ou relevância no mundo em que vive. (Ou dá?). "A imortalidade só é atingida por quem nasceu, viveu e morreu abençoado e previlegiado pela graça que Deus deu da genialidade, e não a insignificância da reles mediocridade", diz outro dos meus milhares de pensamentos, os quais - como eu sempre digo - retratam a realidade da vida e não o que eu realmente penso. Enfim, o escritor tem o talento que o torna diferente, superior e inesquecível; mesmo que admiravelmente - se é que me entendem! - criticado...
     O talento se nasce (ou não) com ele. (E para quem Deus o deu, até para quem já morreu, o dono dele já o vendeu). Talento que nunca vai se perder, que ninguém jamais vai conseguir roubar, ao contrário do dinheiro - o vil metal que dá uma falsa aparência de superioridade àquele que verdadeiramente não a tem - que, de uma hora para outra, se pode perder. Pode parecer dura, antipática e maluca (já que as pessoas "endeusam", idolatram o TER e não o SER) esta opinião, mas é a realidade de uma VERDADE que as pessoas não quer ver e aceitar. Infelizmente - e não deveria ser assim - o mundo fáz, sim, a diferença entre pessoas e GENTE, entre seres humanos inferiores e os superiores. (Intelecto-culturalmente falando). Particularmente, eu acho esta diferença - que existe e só não vê quem não quer - entre ignorantes e "letrados" um dos mais graves erros da humanidade. Não seria bom se todos tivessem o mesmo QI intelectual?...
     O que vemos, desde sempre, é uma diferença entre pobreza social e miserabilidade intelecto-cultural. (Se é que me entendem!)... E este conflito vai continuar e nunca acabará. Mas, o que é miserabilidade intelecto-cultural? É o que estamos vendo acontecer. É o povo ter acesso ao que não presta, não educa e, por outro lado, não ser educado para conhecer a obra daqueles que fazem o que presta. Por exemplo, a obra de um escritor e pensador como o iraniano Shahriar Mandanipour. Ao invés de ficar nos bares e esquinas se desvalorizando cada vez mais, o povo deveria ficar em casa para ler e ir se intelectualizando ainda mais. A crítica de Shahriar - coisa de gênio, de um "deus" mesmo das palavras, de um ser altamente superior aos demais - sempre escrita com humor (adoro!) e criatividade, é contra a censura no romance "Quando o Irã censura uma História de Amor". O livro é necessário na leitura de quem quer ter cultura. (E não baboseiras!). Shahriar acompanhou a Revolução Islâmica de 1979, lutou na guerra Irã - Iraque (1980- 88) e "decidiu" se tornar escritor. Decidiu, não, ele já era e não sabia um grande observador da vida e das pessoas e, porisso, teve talento para ser um grande pensador. O talento que pode um dia com a sua força fazer (isto é uma metáfora) o rato acuado ter competência para caçar o gato despótico...
     O talento - como o de Nélida Piñon - de um escritor e pensador pode atrair ou subtrair) as raízes da metaficção em nossa própria cultura. O talento - e porisso os escritores e pensadores são considerados importantes, imortais e melhor que todos os demais - não morre jamais. Quem o tem, de um jeito ou de outro, cedo ou tarde - eu não canso de mencionar Cora Coralina, a poetisa, que "aparecer", fez sucesso, depois dos 70 anos (antes tarde do que nunca) - encontra sua janela para o mundo. E nos dias atuais - eu mesmo posso me citar como exemplo de "aparição" para o mundo, mesmo eu estando decidido a meu rosto NUNCA em nenhum lugar mostrar - a internet não é só uma janela; é uma porta escancarada para o mundo.
     Só que, como tudo na vida, temos os dois lados da moeda. O enorme talento de um escritor pode (também) sofrer boicotes, ter dificuldades para ser mostrado, publicado. Jonathan Franzen, um dos escritores mais badalados (imaginem a dificuldade para quem está começando) dos EUA sofreu sérios problemas para editar o romance "Freedom" (Liberdade).
     O Brasil - a exemplo de Nélida Piñon - é um celeiro de grandes talentos literários femininos. De ontem e de hoje. (E a mulher, quando quer ser intelectual, é difícil o homem ser igual). Nisia Floresta - que defendia os direitos das mulheres - pode não ter sido uma Nélida na sua época; mas foi uma revolucionária na educação feminina num colégio do Rio de Janeiro. E, assim como tantas outras "doutoras" da palavra, temos de "tirar o chapéu" para Maria Clara Machado, Ana Maria Machado, Glória Perez, Raquel de Queiróz, Zélia Gattai, Thelma Guedes, Duca Rachid, Maria Adelaide Amaral, Elisa Lucinda, Myriam Fraga, Mabel Velloso, que descobriram - e continuam descobrindo - que é muito melhor sentar para escrever, do que se "enfiar" na cozinha para fazer comida para quem não sabe o quanto é bom se "alimentar" de sabedoria e cultura.
     Franz Fanon já disse que "... se a cultura é a manifestação da consciência, não hesitarei em afirmar que a consciência racional é a forma mais elaborada de cultura"...
     O clássico ou o popular, o que importa é da literatura se gostar. Seja lendo Machado de Assis, Bernardo Guimarães, Castro Alves ou José de Alencar. Ou, então - coisas do modernismo, da atualidade, para quem se "chateia" com um texto aprimorado e altamente qualificado - "devorando" as releituras destes autores no melhor estilo mashup novels, mania nos EUA. A receita é simples, mas ousada: fazer novas versões dos textos inserindo neles elementos fantásticos. E não deixa de ser uma boa forma de atrair novos leitores, pessoas que dizem que não gostam de ler, tem preguiça. Pessoas que são ricas (?) da total falta de informação. Aqui no Brasil, a editora Lua de Papel (do grupo LeYa Brasil) já publicou clássicos em forma de mashup novels. Autores como José de Alencar e Machado de Assis. Os imortais dos imortais!... E, como tudo que é diferente, inovador, as mashup novels tem causado polêmica no meio literário. Uns acham artificial, outros aprovam as inclusões inusitadas. Enfim, as mahup novels não ameaça o texto original, maculando o trabalho (árduo e difícil que é criar, escrever) do autor.
     A falta de leitura e, consequentemente, de cultura entre as pessoas, é a grande praga da socieadade atual. Também! Estamos vivendo a era - triste, infeliz e, aparentemente, irreversível - de se ganhar dinheiro e não "faturar" conhecimento. Burro, idiota, é aquele que não vê que, com conhecimento e cultura, se ganha dinheiro. pode não ser de imediato - e pouco - como o salário de um trabalhador. Mas que vai chegar - e muito! - para quem é criador, disto não tenha a menor dúvida. Um exemplo constrangedor do que é ignorância intelectual foi vivido pela romancista canadense Nancy Huston ao ouvir de uma das detentas do presídio Fleury-Merógis, no subúrbio de Paris: "Para que inventar estórias quando a realidade já é tão extraordinária?"...
     Extraordinário não é viver sem ler. É viver para saber extraordináriamente escrever. (Mesmo que, algumas vezes, o escritor e pensador seja criticado e julgado pelos ignorantes que confundem o que ele escreve com o que ele pensa, a sua verdadeira personalidade, o que é um erro imperdoável!). Voltando ao início do artigo, a verdade é que existem seres humanos superiores, como Nélida Piñon, e seres humanos  intelectualmente inferiores, como a presa parisiense. Não por ser detenta. Mas por nunca ter estado atenta a leitura, a criação de algo grandioso para lhe colocar "nas alturas", admirada, reverenciada.
     Nélida Piñon - e tantos outros autores e pensadores - fazem parte de um seleto grupo abençoado e previlegiado por Deus, para, aqui na terra, serem os seus co-autores na criação da história da civilização. O resto da humanidade apenas são meros expectadores, leitores. São personagens.
     Au-revoir para todos que me criticam ou aplaudem. Na próxima quinta-feira, se Deus quizer, aqui estarei. Eu aqui e vocês daí. C'est la vie!

                                                                                                                                                            RENÉ SANFERR, 26.09.2013

a ESFINGE:
(UMA CITAÇÃO É APENAS A OBSERVAÇÃO DO PENSADOR 
SOBRE FATOS, PESSOAS E ACONTECIMENTOS.
E, NA MAIORIA DAS VEZES, O AUTOR NÃO COMPARTILHA DA MESMA OPINIÃO
SOBRE O QUE FOI POR ELE OBSERVADO, ESCRITO E PUBLICADO)
"O escritor e pensador não deve ser confundido com suas palavras, com o que escreve, já que ele, do mundo, da vida e das pessoas, mesmo sendo um criador, também é um ser humano, expectador e observador".

                                                                                                                                                             RENÉ SANFERR, 27.03.2001


"SINAL VERDE,
 sinal vermelho".



..... agradeço de público as manifestações de carinho e apreço recebidas através de e-mails, SMS e telefonemas. Deus abençõe à todos. (SINAL VERDE).

..... 32 partidos políticos. É muito cacique para pouco índio. Coisas do Brasil que - de tudo - vê (e como vê!) e já viu. (SINAL VERMELHO).

..... QUÊNIA. Mais de - segundo as agências de notícias internacionais - 200 mortos. Aonde o ser humano vai parar com tanto ódio no coração? O que estas vítimas indefesas fizeram para estes covardes assasinos? Porque esta barbárie? Perguntas que só serão - um dia - respondidas quando, da face da terra, algumas organizações criminosas forem banidas. (E os EUA pode se juntar as grandes nações para este mal exterminar). (SINAL VERMELHO).

..... na ASSEMBLÉIA GERAL da ONU, em New York City (EUA), a presidente(a) DILMA "la" ROUSSEFF falou duro para o governo do país anfitrião. (E não no escuro, mas às claras, do jeito que eu gosto, "na cara"). Será que o recado foi entendido ou BARACK OBAMA vai se fingir de desentendido?... O certo é que não fáz sentido uma nação como os Estados Unidos se portar com outra como bandido. Se violar carta alheia é crime, espionar o país alheio é o que? Saber dos problemas para pensar em ajudar? (SINAL VERMELHO).

..... na mesma ASSEMBLÉIA, o tailleur - como já era de se esperar e só doido iria disso duvidar - mostrou mais poder do que o terno. As mulheres - além de DILMA - mostraram que a maquiagem está ganhando mais espaço que o cavanhaque. (SINAL VERDE).

..... CDs e DVDs - produzidos aqui no Brasil - estão livres de impostos. Ótimo! Falta agora o governo pensar na leitura, nos livros, e criar mecanismos para o povo ter mais acesso (e menos custo) a cultura das palavras escritas. (SINAL VERDE).

..... FILHO INDO AO TRIBUNAL PARA COLOCAR A MÃE ATRÁS DAS GRADES!!!... Filme de Hollywood?!... Não! Realidade brasileira. (E das mais escabrosas!). Quem é este cidadão chamado CARLOS EDUARDO MAGALHÃES?  (O que se pode pensar desta criatura infeliz e nefasta não é bom nem se escrever!)... Não há justificativa para um filho ser a principal testemunha de acusação... CONTRA A PRÓPRIA MÃE!! Excomungado? Maluco? Ou o que?!... A própria mãe! Se ela for, realmente, culpada, a mandante do crime que ceifou a vida do seu pai, que ele - o filho desnaturado - deixe a Justiça descobrir, acusar e condenar. E se ela não tivesse gerado este desgraçado? Ele estaria aqui, existiria, para a denunciar? O que ele quer fazer depois disso? Abrir o ventre da mãe para ver de onde ele saiu, como o outro maluco da Roma antiga? A que ponto estamos chegando. Sabe o que isto está cheirando? A interesse financeiro. Ele ficar com tudo para ele. Desacreditar, desmoralizar e prejudicar a mãe para ela NADA HERDAR. (SINAL VERMELHO).

..... o ESPORTE CLUBE BAHIA foi para a Colômbia. E o problema do time baiano não é a falta de posse de bola nos pés para o gol acertar. É a falta de vergonha para mostrar que sabe jogar e puder ganhar sem a torcida - uma das maiores do país - envergonhar. Hoje à noite, na Colombia, é matar ou assasinar. Pode até não ganhar; mas vamos talento, competência e capacidade mostrar. O time tem tudo para continuar ganhando. Basta apenas o elenco provar que tem talento e esquecer de continuar vacilando. VAMBORA, BAÊA!! Mostre a quem gosta de falar mal, que quem pode ficar mal é quem não tem duas estrelas para na cara dos rivais (que não tem nenhuma estrelinha, se é que me entendem) esfregar; (SINAL VERDE)

..... GARIBALDI ALVES, ministro da Previdência, disse que aposentadoria especial - antes do tempo - não é regra, é excessão. Se virar regra, a Previdência sucumbe. E o governo? Como não "sucumbe" com os gastos excessivos? Com o número excessivo de deputados e senadores? Se diminuisse, o que a nação iria economizar... (SINAL VERMELHO).

..... a pressão militar e o fim das armas químicas no mundo, foram os temas principais do presidente BARACK OBAMA (EUA) na Assermbléia Geral da ONU na última terça-feira (dia 24). Pressão militar de Obama contra BASHAR al-ASSAD. No que isto vai dar? O que o mundo sabe é que alguém um "chega pra lá" em al-ASSAD precisa dar. Ou, então, ao mundo todo ele vai conseguir enganar e o fim do mundo antecipar. (SINAL VERDE).

..... o SENADO aprovou a profissão de vaqueiro. Já era tempo para um homem sofrido que, para "tocar a vida" e a boiada, enfrenta o bom e o mal tempo. De gibão de couro ele agora vai trabalhar com gosto. (SINAL VERDE)

..... "JÓIA RARA" (TV Globo, 18 horas) 1: MANFREDI, personagem de CARMO DALLA VECHIA, vai ser o novo vilão da telinha global? (Não se sabe ainda - a trama de THELMA GUEDES e DUCA RACHID mal começou - se à altura de FÉLIX (MATEUS SOLANO, "AMOR À VIDA", 21 hs.). O certo é que - mesmo não justificando a sua falta de caráter - MANFREDI tem motivos para ser revoltado, amargo, já que ele é tratado como capacho pelo próprio pai. (SINAL VERDE)

..... "JÓIA RARA" 2: uma produção esmeradíssima. Digna dos melhores filmes hollywoodianos da década de 30. Sem mais comentários. Precisa? (SINAL VERDE).

                                                                                                                                                                         RENÉ SANFERR, 26.09.2013


EU MOSTRO A VIDA COMO ELA É.
E NÃO COMO VOCÊ OLHA E ELA NÃO É.



"Como faculdade dá conhecimento, mas não ensina talento, escritor não precisa de diploma para mostrar sua capacidade". - SANFERR, 17.01.1990

"O clássico ou o popular, o que importa é da literatura se gostar". - SANFERR, 28.04.1989

"Extraordinário não é viver sem ler. É viver para saber extraordináriamente escrever". - SANFERR, 09.08.1987

"Os escritores são invejados, e muitos odiados, por causa do seu poder ilimitado, incontrolável e inimitável". - SANFERR, 29.03.1999

"O escritor é um operário solitário por que fáz uma obra isolado". - SANFERR, 19.01.1992

"Quem não tem capacidade para pensar, tem que rastejar aos pés de quem tem competência para falar e diante da inteligência a cabeça baixar". - SANFERR, 22.11.2012

"O autodidata com a palavra dá na cara do diplomado que com ele não pode ser comparado". SANFERR, 04.02.2013

"O bom escritor, por menos que se esforce, sempre será admirado. Enquanto que o bom trabalhador, por mais que se esforce, nunca será reverenciado". - SANFERR, 16.05.2004

"O escritor não é levado pelo instinto humano da mediocridade, e sim pelo suspiro dos deuses da genialidade". - SANFERR, 27.03.2010

"Todo patrimônio é um sonho que pode se transformar em pesadelo se você não souber administrar direito". - SANFERR, 21.11.1986

"Quem hoje dorme empregado, amanhã pode acordar desempregado e, entre a noite e o dia, a arrogância que tinha se transformar na humildade do dia-a-dia". - SANFERR, 08.04.1984

"Com as voltas que a vida dá e como dinheiro gosta de mãos mudar, ninguém pode orgulhosamente se gabar com o que tem hoje para mostrar. Da noite para o dia, inesperadamente, pode perder todo o dinheiro que tinha e de alguém amanhã precisar". - SANFERR, 25.09.2013

"Tudo você pode na vida perder. Menos o conhecimento que você pôde receber de como viver". - SANFERR, 21.09.2013

"Coração é um orgão surpreendente. Se não fosse, de ódio ou de amor, não mataria de repente". - SANFERR, 07.12.1989

"No mundo que o medíocre vive, o gênio não sobrevive". - SANFERR, 22.06.2010

"Gente diferente pensa em trabalhar para algo importante criar e pessoas iguais pensam em trabalhar em algo irrelevante apenas para ganhar". - SANFERR, 01.05.2010

"Se eu sou osso duro de roer, você é a carne mole para, quando eu quizer, comer". - SANFERR, 12.02.2013

"Não adianta merda você contratar, já que a única coisa que a porcaria como obra vai puder mostrar, é o seu pinico melar". - SANFERR, 01.05.1995

"Antes de criticar uma pessoa, procure no espelho a sua cara olhar e ver se aos pés desta pessoa pode chegar". - SANFERR, 11.06.1990

"A mulher, quando quer ser intelectual, é difícil o homem ser igual". - SANFERR, 08.03.2003

"A Academia de Letras é para os altamente intelectualizados. E a academia da cerveja é para os ridicularmente incapacitados". - SANFERR, 08.06.1994

"Uma pessoa orgulhosa magoada no coração por alguém, é mentirosa quando diz que nunca vai ter noção do que é sentir mágoa de ninguém". - SANFERR, 10.02.1989

"Uma pessoa não deve ser acusada por ser uma pessoa amarga, pois a doçura que tinha esta pessoa, por outra foi roubada". - SANFERR, 17.03.1988

"Não pode existir professor de Redação se ele não tiver talento para ser autor de um texto, já que o professor não pode ensinar direito sobre àquilo que ele não tem noção".  SANFERR, 16.10.1984

"Existe uma grande diferença entre pobreza social e miserabilidade intelecto-cultural". - SANFERR, 18.01.1996

"O talento - e porisso os escritores e pensadores são considerados importantes, imortais e melhor que todos os demais - não morre jamais". - SANFERR, 21.12.2010

"Tenha todos os defeitos na sua personalidade. Só não inclua a falsa modéstia na lista das suas poucas qualidades". - SANFERR, 29.04.1984

"Quando apenas um é melhor do que todos, todos tem de amargar o desgosto por este um não querer se misturar com os outros". - SANFERR, 08.12.2007

"Se uma pessoa lhe ameaçar, procure tudo que ela disser gravar, a outras pessoas mostrar e cópias espalhar para um dia, diante da Justiça, tudo provar e a pessoa na cadeia colocar". - SANFERR, 17.07.2010

"Comemorar com cachaça em porta de bar, só vai comprovar que você gosta de se vulgarizar por festejar a sua desgraça ao se misturar com quem é nada". - SANFERR, 10.10.1997

"Você descobre que é uma merda, um NADA e NINGUÉM quando, cedo ou tarde, o mundo lhe mostra que o que você fáz é NADA, a pessoa que escolheu para viver ao seu lado é uma MERDA e, por conta disso, vai continuar no mundo sendo NINGUÉM, pois, nem cedo e nem tarde, o mundo vai descobrir em você nada para se tornar ALGUÉM". - SANFERR, 06.12.2010

"Prefira nada comemorar se, entre mil convidados, você acchar apenas um que não é do seu agrado e com o qual nada você quer festejar". - SANFERR, 28.08.2005

"Se puder se afastar do que não presta, dê um tempo até achar e se aproximar do que para você vai prestar". - SANFERR, 02.06.2010

"Muitos conceitos da sociedade tem mais erros e defeitos do que qualidades". - SANFERR, 04.02.2010

"Homosssexual intelectual dá na cara de qualquer mulher burra, já que com ele ela não se compara para ser considerada igual". - SANFERR, 18.02.1996

"O que tem de burro hoje se formando, vai ser amanhã o que veremos de diploma o inteligente envergonhando". - SANFERR, 10.12.2010

"Viver para TUDO ser. Mas jamais morrer sem NADA ser". - SANFERR, 01.05.2010

"Só burro é que pode achar que a pessoa que nos fáz o mal é quem está longe e por fora de tudo. O inteligente vai logo pensar que a pessoa que nos fáz o mal é quem está perto e por dentro de tudo". - SANFERR, 02.12.2010

"Para acusar quem quer do seu convívio afastar, tem gente que é capáz de tudo inventar para lhe caluniar e prejudicar, contanto que faça você acreditar que o seu melhor amigo é o seu pior inimigo". - SANFERR, 30.11.2010

"Quando não se confia num verdadeiro amigo e se acredita no falso, o verdadeiro nunca vai puder ser falso, já que nunca mais vai querer da gente saber". - SANFERR, 29.11.2010

"De quem ontem queríamos estar bem perto, hoje desejamos que fique bem longe". - SANFERR, 20.12.2010

"Como as pessoas mudam num ano, podemos começar as amando e dando a nossa vida por elas e terminar as desprezando e querendo ficar o resto da vida bem longe delas". - SANFERR, 20.12.2010

"A pessoa que hoje por nós é a mais desprezada foi ontem por nós a mais amada". - SANFERR, 04.06.2010

"Profissional visto pelos colegas como o mais simpático, geralmente é o menos capacitado. E aquele tido como o mais antipático é visto pelo chefe como o mais qualificado e porisso, ao contrário do simpático, será bem mais valorizado". - SANFERR, 01.05.2007

"Faça um trabalho para ser valorizado. E não ser desvalorizado por ser apenas mais um empregado". - SANFERR, 08.08.1988

"Quando o profissional é um pobre coitado, não pode se candidatar a nenhum bom cargo e muito menos apresentar um bom trabalho". - SANFERR, 23.07.1985

"Quem recebeu uma graça de Deus e ao outro, como agradecimento, nada deu, mais à frente vai voltar a passar pelo mesmo sofrimento, já que o recado de Deus não entendeu". - SANFERR, 29.07.2013

"Tem homens que nasceram para serem admirados pelo que são capazes de escrever e outros para serem ridicularizados pelo que está escrito não saber entender". - SANFERR, 07.09.2013

"Ler um pensamento é aprender a viver com quem tem conhecimento para sobre a realidade da vida escrever". - SANFERR, 10.09.2011

"Desejo realizado é quando por quem não gostamos não somos lembrados e temos de dar graças à Deus pelo silêncio que nos deu, já que só gostamos de ser lembrados pelas pessoas que amamos e desejamos". - SANFERR, 10.02.1999

"Quando o ambiente não está à sua altura, não adianta se rebaixar, por que à sua altura o ambiente nunca vai estar". - SANFERR, 12.03.2013

"Filha burra é pior do que filha puta, por que a puta nunca foi burra".  - SANFERR, 02.12.1987


                                                                                                                RENÉ SANFERR, 26.09.2013
     
ATENÇÃO
 AGRADEÇO AS CONTRIBUIÇÕES E PEÇO QUE CONTINUEM FAZENDO DOAÇÕES AO BLOG.
                  ASSIM COMO O JORNALISTA FUNCIONÁRIO DE JORNAL, O BLOGUEIRO-COLUNISTA, EM TODAS AS PARTES DO MUNDO,
                     EM VÁRIOS SITES E BLOGS, VIVE DO QUE ESCREVE, O SEU TRABALHO VIRTUAL É O SEU GANHA-PÃO.
   SEM NENHUM VÍNCULO EMPREGATÍCIO.
 DEPOSITE NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL.
CONTA O1:
Caixa Econômica Federal                                   -               Av. Estados Unidos, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    0063                                                            Conta: 023-00012630-9
CONTA 02:
Caixa Econômica Federal                                   -               Relógio de São Pedro, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    1416                                                             Conta: 013-00099159-3
CONTATOS:
e-mail: rsanferr@globomail.com
fone  : (71) 82659332
home-page: HTTP://SANFERRPRESS.BLOGSPOT.COM
novo blog  :  HTTP://SANFERRARTSCRIPT.BLOGSPOT.COM




  P    A     T     R     O     C     Í     N     I    O


22 comentários:

  1. SANFERR PASSOU E-MAIL PARA MIM E ACREDITO QUE PARA TODOS RENOVANDO O PEDIDO DE QUEM É COMENTARISTA DO SEU BLOG FAZER O COMENTÁRIO NO DIA QUE O ARTIGO É PUBLICADO PARA SAIR QUENTE, SEGUNDO ELE. AINDA NÃO LI. ANTIGAMENTE ELE ME MANDAVA O TEXTO ANTES PARA EU DAR MINHA OPINIÃO. MAS SEI QUE DEVE ESTAR MARAVILHOSO COMO SEMPRE. Toninho, de São Paulo.

    ResponderExcluir
  2. Apesar de uma pequena falha no terceiro paragrafo, deve ter sido erro de publicação, lógicamente, o texto está maravilhoso. Como sempre. "Wallace".

    ResponderExcluir
  3. Quem não gosta de ler, não sabe o quanto se aprende com o mundo fantástico criado pelos autores. KK, de Ilhéus.

    ResponderExcluir
  4. Não sou muito de ler, não, mas se Sanferr fala é porque a autora é das boas. "A", da ilha.

    ResponderExcluir
  5. Já vi que SANFERR consertou a postagem. Obrigado. "Wallace".

    ResponderExcluir
  6. Faço faculdade e gosto de ler e muito. É preciso. "Alê".

    ResponderExcluir
  7. A cultura de nosso querido colunista e amigo não é nenhuma novidade para quem o conhece. Sanferr vive, come, dorme, conversa e sonha com cultura. Porisso é um imenso prazer conversar com ele. Aprendemos cada coisa. PP, da Nova DD.

    ResponderExcluir
  8. qUANTO TEMPO sem publicar um comentário. Mas tô aqui de novo e outra vez. Chico.

    ResponderExcluir
  9. Sou uma devoradora de livros. Não fico sem ler. Maria Eduarda, de Porto Alegre.

    ResponderExcluir
  10. Sou daqueles que gosto de ler na hora de dormir. Abraços. Saulo.

    ResponderExcluir
  11. Só pra dizer que to ligada no blog e vou ler depois. Ariane, hj de Palmas.

    ResponderExcluir
  12. Nélida é uma criatura excepcional e uma excelente escritora. Lya, do Rio.

    ResponderExcluir
  13. ADORO UMA BOA LEITURA. É A MINHA VÁLVULA DE ESCAPE. JR.

    ResponderExcluir
  14. Como moro aqui em Nova Iorque, as vezes preciso mandar buscar no Brasil os últimos lançamentos. Mas, a priori, gosto dos nossos autores brasileiros. Tem muito mais sentimento. CinderelaGold, do Brooklyn para o mundo através do maravilhoso blog SANFERRPRESS.

    ResponderExcluir
  15. Que cara é esse, gente? Que cultura é essa? Já leio esse blog fáz tempo e a cada semana é uma surpresa nova. O cara se supera a cada texto que escreve. Não duvidem se futuramente ele estiver sendo considerado o melhor texto entre todos os colunistas da internet. Comentários favoráveis é o que não me canso de ouvir aqui em BH. E meus colegas médicos estão lendo também. Larissa.

    ResponderExcluir
  16. Se a outra da novela é a inteligência pura, ESSE CARA É A CULTURA NUA E CRUA. Augusto de Ilhéus.

    ResponderExcluir
  17. Muitos tem criticado Sanferr quando ele esculhamba com estes novos ritmos musicais aí da Bahia. Mesmo não sendo daí, moro em Fortaleza, me sinto constrangido com tal tipo de música. Com relação ao tema de hj, quem não gosta de ler é porque burro vai continuar sendo. Márcio, do Ceará.

    ResponderExcluir
  18. Sou da leitura, sim, e assumo que também sou da paz. Estou morrendo de raiva destes marginais que mataram tanta gente lá no shopping do Quênia. Pena que não tava lá pra atirar contra eles também. "Beijajão da Nathy".

    ResponderExcluir
  19. A escritora Nélida Pinon é uma das grandes lideranças literárias deste país que anda últimamente tão necessitado de cultura. Estamos, como disse, com toda propriedade Sanferr no texto de hoje, vivendo a triste era da miserabilidade intelectual e cultural. Uma lástima. Francisco, editor-Chefe.

    ResponderExcluir
  20. Ainda não li, mas escrito por meu querido amigo, só pode ser coisa boa. Melhor do que a semana passada. Concordo com a leitora Larissa. Sanferr se mostra melhor a cada semana. Uma verdadeira aula de colunismo. Bjs, Bjs, Vi.

    ResponderExcluir
  21. A literatura brasileira é uma das melhores do mundo. E aqui na Europa, especialmente aqui em Portugal, todos gostam demais dos autores brasileiros. Sanferr está, aos poucos, atraindo cada vez mais um número imenso de leitores. Muita gente está falando sobre o blog SANFERRPRESS.
    Fabrício, Lisboa

    ResponderExcluir
  22. SOU JANETE, BRASILEIRA, MORO AQUI NO CANADÁ FÁZ TEMPO E ADOREI ESTE BLOG. COISA DE GÊNIO. UM COLUNISTA COMO POUCOS. E OS PENSAMENTOS? DUVIDO QUE TENHA ALGUÉM QUE NÃO TENHA SE IDENTIFICADO COM UM DELES. É A REALIDADE DA VIDA NUA E CRUA.
    JANETE, de TORONTO.

    ResponderExcluir