quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

OH, MY GOD! HE IS WONDERFUL!



DANIEL DAY-LEWIS.
UM ATOR QUE NÃO SURPREENDE MAIS POR SER O
ÓBVIO ENTRE OS ÓBVIOS DA INDÚSTRIA
CINEMATOGRÁFICA.


     Na noite do último domingo o mundo parou para assistir - como nos anos (e bota anos nisso!) anteriores - o óbvio e as surpresas da premiação do Oscar. O troféu mais desejado do cinema. (Desejado, invejado e muitas vezes criticado). E - porisso ser muito criticado - uma noite onde tudo pode acontecer; o óbvio não ser tão óbvio assim, ou ser até óbvio demais. E as surpresas não serem tão surpreendentes como deveriam... (?)... A própria história da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas confirma que sempre foi assim e, acredito, nunca será diferente. Em 2011, por exemplo, um bom filme - "Abutres" (Carancho), de Pablo Trapero - não conseguiu ficar entre os cinco finalistas, deixando a Argentina de fora da indicação para Melhor Filme Estrangeiro. Carancho - para quem não sabe - é o nome de uma ave de rapina. (Terá sido este o motivo da desclassificação?). Brincadeira à parte, o certo é que Pablo Trapero é um excelente cineasta e se tornou famoso aqui no Brasil por filmes como "Família Rodante" (2004) e "Leonera" (2008), catapultando a (razoável) atriz Martina Gusmann para o Olimpo (será?) das grandes estrelas. (Glória Pires, se tivesse nascido gringa, teria feito melhor que ela). Mas, assim como o país vizinho, o Brasil sabe fazer cinema. Mesmo que os red carpet daqui (nos festivais) não tenham o mesmo glamour que a noite gloriosa - e brilhosa (os olhos chegam a doer com tanto brilho nos vestidos e jóias emprestadas) - do Oscar.
     Vamos deixar os clássicos tupiniquis para uma outra oportunidade e lembrar agora dos filmes mais modernos que ainda estão na memória de todos... "De Pernas pro Ar" (Robert Stanford), "Léo e Bia" (Oswaldo Montenegro), "Tropa de Elite 1 e 2" (José Padilha), "Rio" (Carlos Saldanha), "O SuperOutro" (Edgar Navarro), "As Mães de Chico Xavier" (Glauber Filho Halder), "Bruna Surfistinha" (Marcus Baldini), e tantos outros que não desfilaram no tapete do Oscar, mas lotaram os cinemas daqui.
     O óbvio da premiação do Oscar - salvo raríssimas excessões - é que não temos mais uma marca à altura da premiação, como tivemos outrora Alfred Hitchcock e Eric Rohmer. Hitchcock é universal - quem nunca ouviu falar dele? - e Rohmer (mais elitizado) é cultural. Da vasta (e soberba, em todos os sentidos falando) obra de Hitchock (1899-1980), podemos recordar "Os Pássaros", "Trama Macabra", e tantos outros. Ele passou para a história como um cineasta competente e exigente. (Coisa de gênio!). Além de um homem divertido e charmoso. (Não deixou de ser antipático e odioso, para os despeitados e invejosos). Tão charmoso que Grace Kelly - sua estrela preferida - achava-o "uma graça". (E graciosa como ela foi!). Amanhã (sexta-feira) estréia o filme "Hitchcock", com Anthony Hopkins. Precisa dizer mais?... Já Rohmer - o grande público, o povão, não sabe quem ele foi - tinha um "charme diferente"... E porisso seus filmes são (também) eternos e vão sobreviver no tôpo dos melhores de todos os tempos. (Não comercial, mas cultural e intelectualmente falando). E seu charme era "diferente" por que - ao contrário do que "exige" a indústria cinematográfica - ele raramente dava entrevistas, não se deixava fotografar e recusava-se a participar do métier, principalmente dos festivais de cinema. Enfim, ele queria que seu trabalho - e não a sua figura, o seu rosto - aparecesse. Entre suas obras-primas destacam-se "Contos Morais", "Comédias e Provérbios", "Contos das Quatro Estações", "A Marquesa d'O", "Perceval le Galois", "A Inglesa e o Duque". E como não admirar também "Pauline na Praia" (1983), "Amor à Tarde" (1972) e "Os Amores de Astrée e Céladon" (2007)? Eric Rohmer - para o expectador comum, que vai ao cinema e vê o filme como um todo e  não dissecado em partes - foi considerado um cineasta mais literário do que cinematográfico. (E, talvez, seja isto que esteja faltando hoje em dia as produções dignas do Oscar). Rohmer, paradoxalmente, achava que o cinema não era feito para pensar - como não, se seus filmes eram excessivamente falados? - e sim para mostrar... (?)... Eu não disse no início do artigo que o óbvio não é tão óbvio assim?... Ontem, hoje e - não mudará jamais - sempre. Ao menos, tratando-se de produções - e premiações - cinematográficas.
     A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas tem excelentes (óbviamente!) diretores. Mas - sem querer desmerecer nenhum - falta-lhes a simplicidade cênica e ousadia de texto de brasileiros como Walter Salles e Bruno Barreto. (Mesmo o segundo já tendo um pé no métier de lá). Salles não fica atrás e segue pelo mesmo caminho. Como provou ao dirigir "Na Estrada", baseado no livro "On The Road", de Jack Kerouack (1922-1969). Um dos livros mais lidos do século XX. Se Salles tivesse nascido gringo, ele já teria "arrebatado" a estatueta. Uma frase dita na noite do último domingo por Ben Affleck, resume o que tem acontecido com os grandes nomes (marcas) do meio cinematográfico nos últimos tempos: "O importante não são as quedas, mas você ter força para se levantar"... Como, literalmente, se levantou a atriz Jennifer Lawrence - premiada como Melhor Atriz - do tombo que tomou ao subir ao palco para receber a estatueta. E aó começaram as "surpresas" da noite. Michelle Obama, a primeira dama, abrindo o envelope de Melhor Filme direto da Casa Branca com pose de estrela. E o próprio Affleck, provando ser tudo de bom com "Argo", depois da cantora Adelle interpretar a canção original do novo filme de James Bond. Uma boa apresentação para comemorar os cinquenta anos da série do espião mais encantador do cinema.
     Enfim, o óbvio dos óbvios estava mais do que óbvio!... (?)... (Ou vão dizer que não?). Tão certo como o sol aparecer de dia e a lua à noite. E o óbvio da festa do Oscar deste ano atendia por um pomposo nome: Daniel Day-Lewis. A famosa marca do ator inglês (com cidadania britânica e irlandesa) Daniel Michael Blake Day-Lewis, nascido em 29.04.1957, herdeiro do poeta Cecil Day-Lewis e Jill Bacon. Dizer o que do óbvio quando ele é óbvio? Afirmar que ele é, mais uma vez, o melhor. Não somente por ter ganho o Oscar três vezes - agora por "Lincoln" e antes por "Meu Pé Esquerdo" (1989) e "Sangue Negro" (2007) - mas por toda sua carreira. A noite tinha de ser de Daniel como o céu é do avião. E, assim como o avião, ele decolou à glória sob o comando de Steven Spielberg à bordo de uma poderosa aeronave batizada como "Lincoln".
     Daniel Day-Lewis é mesmo uma marca que vai ficar gravada na memória de cinéfilos de todo mundo para sempre. Nos anos 80 trabalhou no teatro e televisão. Um dos melhores intérpretes de Hamlet no Teatro Nacional de Londres. Foi casado com duas GRANDES MULHERES. A primeira - a atriz francesa Isabelle Adjani - lhe deu Gabriel Kane Day-Lewis. E a outra, em 19996, Rebecca - filha do dramaturgo Arthur Miller - lhe presenteou com mais dois herdeiros: Ronam Call Day-Lewis e Cashel Blake Day-Lewis. Se, futuramente, estes herdeeiros seguirem a vocação (e o talento) dos pais, mais uma vez teremos o óbvio dos óbvios acontecendo na vida artística hollywoodiana. E mundial.
     Daniel tem um currículo invejado e consta na sua ficha títulos inesquecíveis como Gandhy, A Insustentável Leveza do Ser, O Ùltimo dos Moicanos, Gangues de Nova Iorque, etc e mais "tais". Ele não é o tal, afinal de contas? Se Daniel tivesse nascido na época de Alfred Hitchcock, certamente o galã de Grace Kelly seria ele. (Ou duvidam disso?). Se Eric Rohmer o tivesse conhecido, "Amor à Tarde" seria feito pela manhã, à noite... Mas - olhe aí novamente o óbvio - Walter Salles e Bruno Barreto estão por aí. Ainda dá tempo para assistirmos uma dobradinha cinematográfica nas telas do mundo entre Brasil (na direção) e a Inglaterra (na interpretação) transformando as próprias noites do Oscar cada vez mais óbvias. E menos surpreendentes.
     Au-revoir para todos que me criticam ou aplaudem. Na próxima quinta-feira, se Deus quizer, aqui estarei. Eu aqui e vocês daí. C'est la vie!

                                                                                                                                                           RENÉ SANFERR, 28.02.2013

a ESFINGE:
     "Se você provar que é o melhor do que todos em alguma coisa, outros vão inventar para mostrar que você é o pior em todas as coisas".

                                                                                                                                                           RENÉ SANFERR, 18.10.2012

de SANFERRPRESS para todos os leitores e colaboradores (patrocínios, doações):

     "Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a Minha Igreja e o poder da morte nunca poderá vencê-la. Eu Lhe darei as chaves do Reino do Céu. E o que você ligar na terra será ligado no céu. E o que você desligar na terra será desligado no céu".
                                                                                              (Mateus 16, vs. 18-19)
     Isto foi dito a mais de 2000 anos pelos lábios do próprio Filho d'O Homem, Jesus Cristo. E a outra religião - a luterana - apareceu mais de 1000 anos depois. Então? Resta alguma dúvida - apesar de respeitarmos as outras religiões - que a Santa Madre Igreja, a Católica Apostólica Romana, é a verdadeira?... Existem muitas boas religiões. Ao menos acreditam em Deus. E outras - as empresas, indústrias da fé - acreditam no dinheiro. (Se é que me entendem!)... Hoje é um dia histórico para o mundo crente, cristão, para a humanidade que segue a Deus. Depois de sécculos, um Papa renunciou. E hoje ele segue para a reclusão, contemplação e oração. Como os "representantes de Deus" aqui na terra devem fazer. E outro Papa logo vai assumir a cátedra vazia de São Pedro.
     Quer queiram ou não nossos "irmãos" de outras crenças e religiões, o Vaticano - e o Papa - abala o mundo. Qual outro chefe religioso tem este poder? Todos - o mundo inteiro - confia no poder que o próprio Jesus lhe deu. E quando "Deus dá, ninguém pode roubar ou tomar", como diz um de meus pensamentos. "Podem criticar, inventar e caluniar, difamar, mas a Santa Madre Igreja nunca cairá porque Deus sempre a vai abençoar e segurar".
     Adeus, não, Santo Padre! Até  breve! Porque, certamente, a sua voz - mesmo sem o vermos - e os seus escritos vão continuar a Deus louvar.

                                                                                                                                                             RENÉ SANFERR, 28.02.2013

"Muitos universitários deveriam estar no primário". - SANFERR, 18.06.2009

"Não precisa dizer que eu me acho com todo garbo, por que eu sei que já me encontrei com o que faço". - SANFERR, 20.09.2012

"A minha auto-estima é um avião que voa alto e nunca vai pousar para por baixo ficar". - SANFERR, 06.12.2012

"Tem homem incompetente que não chega aos pés do homossexual. Como tem homossexual competente que não quer chegar nem ao lado do homem incompetente para com ele não ser considerado igual". - SANFERR, 28.06.2007

"Homem burro carrega peso nas costas e é mandado. E o gay inteligente carrega inteligência na cabeça e manda". - SANFERR, 21.10.1984

"A maior prova de incapacidade para o homem que se considera macho é quebrar todos os recordes de incompetência e diante do homem que ele chama de viado ficar humilhado por não ter competência para, como o viado, quebrar todos os recordes de capacidade". - SANFERR, 23.08.2001

"Prefira se calar e não usar o latim com quem ao invés de falar prefere latir". - SANFERR, 10.05.2005

"Não adianta você estar casada se pelo seu marido você não é amada, já que é a outra que por ele sempre será lembrada". - SANFERR, 21.09.2012

"Eu não sou o rei do pensamento. Sou um súdito do talento". - SANFERR, 20.09.2012

"Não desconfie da pessoa que mandam você desconfiar. Desconfie da pessoa que manda você da outra desconfiar e aí, sim, a verdade você vai encontrar". - SANFERR, 08.08.2010

"Se você não é capáz de dar a volta por cima, conforme-se em continuar por baixo e não sair do buraco". - SANFERR, 02.01.2011

"Trabalhar para TER alguma coisa todos podem. Mas esperar para SER alguma coisa é coisa para poucos". - SANFERR, 01.07.2012

"Se alguns homens que são burros pudessem escolher em ter a cultura e o talento de certos viados, aposto como gostariam de deixar de ser machos". - SANFERR, 28.06.1999

"Quando a mulher diz que quer casar, mas o homem só quer dela se aproveitar, só resta a ela colocar o rabo entre as pernas e proccurar outro que o seu sonho queira realizar". - SANFERR, 27.01.1994

"Tem homem desvalorizado e desqualificado que, para disfarçar e não ficar por baixo, diz que é macho. Mas, no fundo, se sente envergonhado por não ser como o viado qualificado e diante dele ser humilhado por não fazer nada para ser valorizado". - SANFERR, 21.05.1994

"Tem pessoas que vieram ao mundo para ver a vida passar. E outras que vieram para a vida homenagear por terem o que criar e mostrar, para a vida de todo mundo melhorar pela maneira dela pensar". - SANFERR, 19.08.2010

"Auto-estima não é arrogãncia. É auto-confiança sem petulância". - SANFERR, 30.09.2012

"A vitória na terra que vale para o homem é o enriquecimento. E para Deus é o sofrimento. Portanto, prefira ser pobre e sofrer, para depois não morrer e no inferno padecer". - SANFERR, 17.12.1997

"Some tudo aquilo que eu sou capáz de fazer para um dia TUDO ser. E diminua tudo aquilo que você não é capáz de todos os dias ser por NADA fazer". - SANFERR, 07.01.2011

"Homem que é macho não passa a vida sem fazer nada de últil à sorrir, enquanto o outro que ele chama de viado para a vida é útil por ter o que produzir". - SANFERR, 09.04.1999

"A GRANDE MULHER prefere o viado competente e qualificado. E a mulherzinha o macho incompetente e desqualificado". - SANFERR, 08.09.2008

"Ser famoso é ter um bom trabalho para mostrar e provar que tem um bom motivo para se sentir orgulhoso". - SANFERR, 08.01.2013

"Antes ter um nome de valor conhecido pelo trabalho que se fáz, do que ter um rosto visto e desvalorizado pelo trabalho que não se é capáz de fazer". - SANFERR, 08.01.2013

"Se você fáz alguém chorar hoje, vai ver seu filho prantear amanhã por ele pagar o que a sua língua falou para caluniar". - SANFERR, 17.08.2010

"Não perca tempo em falar mal  de mim por que meu trabalho responde por tudo que sou capáz de fazer de bom. E você poderia ganhar tempo falando bem de você se fosse capáz de um bom trabalho vir à fazer". - SANFERR, 24.02.2013

"Não sinta necessidade de ficar acompanhado se não for para estar bem acompanhado". - SANFERR, 08.02.2013

"Antes a solidão sábia do que a companhia ignorante". - SANFERR, 26.08.2012

"Prefira amar à distância do que gostar perto". - SANFERR, 07.09.2011

"O estudo é necessário para ser doutor. E o talento é necessário para ser escritor". - SANFERR, 28.01.1989

"Quem não quer estudar para aprender, não pode querer o outro ensinar a ler". - SANFERR, 11.10.2012

"Conversa de ignorantes em porta de bar, quem é inteligente bem distante deles quer ficar para não ter que escutar e com a burrice se contaminar". - SANFERR, 07.01.2013

"Se orgulhar por ser homem e não ser TUDO, é melhor ter um buraco para enfiar a cara e se envergonhar por ser NADA". - SANFERR, 27.11.2007

"Se as suas pernas só tem competência para dar dois passos, não queira dar dez e cair pelo cansaço derrrubado e pela incompetência criticado". - SANFERR, 21.04.1989

"Nunca se queixe por ter adoecido. Agradeça à Deus por estar vivo". SANFERR, 29.09.1981

"Não adianta tentar convencer que não lê o que escrevo por me achar convencido, se eu estou convencido que você lê. Senão não estaria preocupado em convencer que não me lê". - SANFERR, 27.10.2012

"Não precisa mostrar o rosto para ser famoso. Fique orgulhoso e satisfeito por mostrar seu cerébro talentoso". - SANFERR, 08.01.2013

"Se não puder ter os melhores amigos, prefira ser o seu único e verdadeiro amigo do que ter falsos amigos". - SANFERR, 08.09.1986

"Se o ambiente que você mora é baixo, não se misture e mantenha-se isolado dentro de sua casa sem dar espaço". - SANFERR, 10.08.2007

"Pobre ri no dia do casamento porque sabe que apartir do dia seguinte vai ser só choro e lamento". - SANFERR, 18.01.1992

"É olhando quem está ao seu redor que você vê como, igual ou diferente, deles pode se considerar melhor ou pior". - SANFERR, 27.06.1997

"Se você amaldiçoa alguém dizendo que vai pagar amanhã o mal que lhe fez, pode ter certeza que também vai ser amaldiçoado e pagar a outro alguém o mal que ontem a esta pessoa fez". - SANFERR, 20.03.1985

"Quando num lugar não se quer mais estar porque já deu o que tinha de dar e as falsas amigas de você só queriam se aproveitar, é melhor as malas arrumar, ir embora para nunca mais voltar e da memória apagar essas verdadeiras inimigas que só fizeram lhe prejudicar". - SANFERR, 01.06.2010

"A língua maldosa é a voz da cabeça invejosa". - SANFERR, 21.10.1995

"A doença que pode ser curável para o seu inimigo, pode ficar sua amiga e para você se tornar incurável". - SANFERR, 03.12.1988

"Desprezar uma pessoa é o típico comportamento de quem vive dela a se lembrar, senão nem se lembraria de desprezar". - SANFERR, 24.02.2001

"Seja o que você é. E não o que querem que você seja". - SANFERR, 07.01.2013

"Pela importância que nosso trabalho tem é que sabemos se estamos apenas empregados ou se somos importantes por fazermos um bom trabalho". - SANFERR, 17.02.1983

"Como uma professora que não é inteligente vai puder ensinar a criança que quer se tornar gente, se só ao falar ela dá provas que não é nada competente?". - SANFERR, 15.10.2012

"Eu não troco meu autodidatismo competente e profissional pelo profissionalismo (?) duvidoso e incompetente". - SANFERR, 26.11.2011

"O tipo de homem ralé que muita mulher para casar quer, nem todo tipo de viado ao seu lado quer". - SANFERR, 26.10.2005

"Não faça de sua morada uma casa desvalorizada por ser frequentada por pessoas desclassificadas". - SANFERR, 18.05.2012

"Não fique regozijado e pensando que está no alto se vive de salário. Amanhã pode perder tudo, como acontece com muito milionário, ficar por baixo e desesperado". - SANFERR, 01.06.2011

"Se você provar que é melhor do que todos em alguma coisa, outros vão inventar para mostrar que você é o pior em todas as coisas". - SANFERR, 18.10.2012

"Eu não tenho culpa se o que estou careca de saber você encontra uma dificuldade cabeluda para aprender". - SANFERR, 06.03.1984

"Quem bebe em bar desclassificado vai se tornar um bêbado sem classe e desvalorizado". - SANFERR, 07.12.1984

"Podem criticar, inventar e caluniar, difamar, mas a Santa Madre Igreja nunca cairá por Deus sempre a vai abençoar e segurar". - SANFERR, 20.02.2013

"O talento que Deus dá, ninguém pode roubar ou tomar, pois, só com seu dono, ele vai ficar e se eternizar". - SANFERR, 23.10.2004


                                                                                                                                               RENÉ SANFERR, 28.02.2013
ATENÇÃO
 AGRADEÇO AS CONTRIBUIÇÕES E PEÇO QUE CONTINUEM FAZENDO DOAÇÕES AO BLOG.
                  ASSIM COMO O JORNALISTA FUNCIONÁRIO DE JORNAL, O BLOGUEIRO-COLUNISTA, EM TODAS AS PARTES DO MUNDO,
                     EM VÁRIOS SITES E BLOGS, VIVE DO QUE ESCREVE, O SEU TRABALHO VIRTUAL É O SEU GANHA-PÃO.
   SEM NENHUM VÍNCULO EMPREGATÍCIO.
 DEPOSITE NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL.
CONTA O1:
Caixa Econômica Federal                                   -               Av. Estados Unidos, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    0063                                                            Conta: 023-00012630-9
CONTA 02:
Caixa Econômica Federal                                   -               Relógio de São Pedro, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    1416                                                             Conta: 013-00099159-3
CONTATOS:
e-mail: rsanferr@globomail.com
fone  : (71) 82659332
home-page: HTTP://SANFERRPRESS.BLOGSPOT.COM
novo blog  :  HTTP://SANFERRARTSCRIPT.BLOGSPOT.COM




                                                                      P    A     T     R     O     C     Í     N     I     O                                                   



quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

"FILHO DE PEIXE, PEIXINHO É".


BRUNO MAZZEO
APRENDENDO COM OS GRANDES OS PEQUENOS
         TAMBÉM SE TORNAM GRANDES.


     "Uma coisa é fazer graça, a outra é ter a graça", diz um de meus pensamentos. Ou, como diz o outro, "fazer graça no meio da desgraça é rir para não chorar da própria desgraça". E, tanto um como outro, se aplica ao atual - não seria antigo? - momento humorístico - ou não seria desgratício? - da população brasileira. E não são raros os momentos quando todos nós temos que "rir para não chorar". Ouvimos tanto esta frase nas ruas, entre amigos, no trabalho e até em nossas casas. Rir para não chorar da nossa falta de sorte. E fazer rir - ainda mais numa situação adversa - não é nada fácil. O humor, segundo os experts na arte de representar (atores, diretores, escritores) é muito mais difícil - para não dizer complexo, (quase) impossível - do que fazer chorar. (Impossível para alguns). Talvez seja por esta razão que temos muito mais atores dramáticos do que humoristas. Mas, em contrapartida, os poucos significam muito. Ronald Golias, Jô Soares, Tom Cavalcanti, dentre outros nomes, são mestres. Mestres-alunos do "doutor honoris causa" do humor, o professor Chico Anísio. Na fonte que ele bebeu, muitos se afogaram. (Se é que me entendem!). E na escola que ele lecionou, outros se formaram com louvor e honra ao mérito.
     Enfim, não dizem que "rir é o melhor remédio"?... Opinião controversa, pois, se assim fosse, os humoristas não adoeceriam. Mas, c'est la vie! Fáz parte do show da vida. Digo, do humor. (Ou não deveria ser assim?). O certo é que - já que temos que passar por muitos dissabores na vida - o melhor é enfrentar com um sorriso do que com uma cara de choro. Já que "o que não tem remédio, remediado está", como diz o ditado popular, "vamos encarar e disfarçar o mal que nos quer derrotar com belo sorriso para o espantar", diz outro de meus pensamentos. Ditados populares, pensamentos de minha autoria... E por aí vai as várias formas de se ver, pensar - e, especialmente, viver - a vida, os altos e baixos, os bons e maus momentos. Certamente - e está mais do que provado - o povo adora rir. (Até por ser povo!). E está certo. Já que "não podemos mudar o que não pode ser mudado"... Até a falta de cultura, inteligência e competência (observem!) é motivo para rir de si mesmo. É um paradoxo total. O negócio é levar a vida na brincadeira e vamos gargalhar. (Deixe para chorar diante do espelho quando ele mostrar a sua verdade  - e não a mentira que você conta para si próprio - e aí, sim, você vai entrar em desespero). Se não agirmos assim - levando a vida na brincadeira - o que não será do nosso dia-a-dia, a não ser uma tristeza só, já que motivos para chorar não nos faltará? As doenças, o filho pagando por nossa língua ferina, os preços, a falta de dinheiro, a esposa adúltera, o marido ausente, as traições, os falsos amigos, o querer ser àquilo que não temos talento e competência para ser... Motivos para chorar não vai faltar. Mas, graças à Deus - e ai de ti, ser humano, se não fosse assim - somos artistas. (Do teatro da vida!). Sabemos disfarçar os nossos sentimentos, dissimular a má sorte... É ou não é? Verdade ou mentira? A prova é que - todos condenam a mentira, dizem que não mentem e criticam (hipócritamente) quem mente - a vida do ser humano é uma eterna mentira. A falsa aparência, a falsidade, são irmãs-gêmeas da mentira. E então? Só isto não seria motivo para chorar? Ou vai ter algum louco que diga que pode rir desta triste realidade?... Enfim, para levar a vida na brincadeira, na gozação, precisamos mentir, esconder, dissimular.
     Mas - o outro lado da moeda - existe e está ligado diretamente  ao nosso EU. O bom humor. Saber tirar proveito das adversidades. Temos um exemplo recente de bom humor, alto astral, com a blogueira cubana Yoani Sánchez, em visita (se ela soubesse o que aconteceria por aqui, aposto que não teria vindo) ao país, mais precisamente na cidade de Feira de Santana, na Bahia. (Sem falar na própria capital baiana e em Recife). Esteve lá para assistir um documentário no qual era uma das pessoas entrevistadas e foi execrada. Humilde - poucos teriam esta grandeza sendo ela importante como é -  Yoani (apenas) sorriu com os xingamentos e grosserias do povo (não todos, vejam bem!). Levou ao pé da letra o ditado do próprio povo: "rir é o melhor remédio"... (?)... E não é humorista. É uma blogueira conhecida no mundo por seus textos e provocações inimitáveis.
     Temos bons humoristas e excelentes programas de televisão fazendo graça de graça. "A Praça é Nossa" (SBT) é um marco e seu criador, Manoel de Nóbrega, acaba de ser homenageado por seu centenário. Já não se encontra mais entre nós, mas seu filho Carlos Alberto o representa muito bem à frente da atração semanal. A "Escolinha do Professor Raimundo" encantou durante anos o país sob o comando do saudoso "doutor" Chico Anísiso. O mesmo Chico que, anos antes, havia nos presenteado com "Chico Anísio Show", "Chico Total", "Chico City"... E Jô Soares no "Viva o Gordo"? Aí, sim, a noite de segunda-feira era mesmo uma tela quente. E - seguindo os mestres - temos (e tivemos) GRANDES MULHERES humoristas como primeiras-dama do humor brasileiro. (Adoro as mulheres quando elas se colocam no seu lugar de direito e mostram que são GRANDES diante de tantos homens pequenos). Berta Loran e Dercy Gonçalves, são exemplos destas. Dercy - a boa suja mais limpa do humor - e tantas outras, também souberam (e continuam sabendo) ser as melhores. E na trilha deste formato de sucesso, hoje temos o "Zorra Total", sob direção de Mauricio Shermann, com marcas (nomes) do nível de Fabiana Karla, Katiuscia Canoro, e um grande - e estelar - elenco. A escola vai ser sempre a mesma, mudando (apenas) os alunos.
     E um destes pupilos é mesmo "filho de peixe". A sua marca - Bruno Mazzeo - vai ficar para sempre na história do humor nacional. Filho de Chico Anísio com a belíssima Alcione Mazzeo - presença assídua nos programas de humor dos anos 70/80 - Bruno (pasmem!) queria ser pop star. Cantar e tocar baixo. Chegou a ter uma banda de rock, mas não deu certo, não era a sua praia. Com o pai aprendeu a ser um artista completo: roteirista, produtor, autor, ator e diretor. Enquanto os outros batalhavam para ganhar a vida, ele lutava para vencer na vida, ser gente e não simplesmente uma pessoa; deixar seu trabalho marcado para sempre e não ser marcado por trabalhar sem um nome importante deixar. (Se é que me entendem!). E para ser este "alguém" a estrada de Bruno foi longa, com anos de batalha, foco e determinação. Ser (apenas) filho de Chico Anísio não era suficiente. Ele veio ao mundo para ser um nome e não viver à sombra de um nome. Ralou escrevendo textos para a "Escolinha", "Sai de Baixo", "A Diarista"... Escreveu esquetes pro Fantástico satirizando a vida cotidiana. Foi casado com a atriz Renata Castro Barbosa. Se parece demais com Chico. Até em ter coragem de dizer o que pensa, doa a quem doer, sem "dourar a pílula" para agradar, ser simpático.
     Bruno é admirador de várias marcas (nomes) do humor brasileiro, a exemplo de Marcelo Adnet, Leandro Hassum, Maria Clara Gueiros, Marcius Melhem, Heloísa Périssé, Ingrid Guimarães e tantos outros. Ele é um artista completo e isto ficou comprovado quando fez o espetáculo "Enfim, Nós", com a atriz Fernanda  Sousa, além de interpretar Che Guevara, Dom Pedro e Freud no humorístico "Cilada.com". Aliás, o mesmo "Cilada" que estourou nas telas de cinema de todo país, assim como "Muita Calma Nessa Hora", cujo roteiro também é dele. Sem falar em "E aí? Comeu?", com texto de Marcelo Rubens Paiva e "Jardim Perfumado", de Johnny Araújo. Ele não queria ser pop star? Conseguiu. É o que sempre digo: talento não é para quem quer, é para quem tem. E quem o tem, um dia vai deixar de ser ninguém e se tornar alguém.
     O talento pode viver sem a fama. Mas a fama não pode viver sem o talento, senão logo vai morrer e no ostracismo desaparecer, diz outro de meus pensamentos. E quem discordar, verá que o tempo - senhor absoluto da razão - dirá com sabedoria que a fama sem talento não se sustenta, não dura muito tempo, a não ser o momento de uma tsunami maluca, sem origem e sem destino.
     Au-revoir para todos que me criticam ou aplaudem. Na próxima quinta-feira, se Deus quizer, aqui estarei. Eu aqui e vocês daí. C'est la vie!

                                                                                                                                                                      RENÉ SANFERR, 21.02.2013

a ESFINGE:
     "Talento não é para quem quer, é para quem tem. E quem o tem, um dia vai deixar de ser ninguém e se tornar alguém".

                                                                                                                                                                      RENÉ SANFERR. 09.10.2002

de SANFERRPRESS para todos os leitores e colaboradores (patrocínios, doações):

     Não adianta. É ridículo, perda de tempo, querer "calar a boca" do talento e do poder de um bom texto com mentiras, calúnias, difamações. Foi o que aconteceu com a "visita"  (?) da blogueira cubana Yoani Sánchez à Bahia, principalmente em Feira de Santana. (Fiquei pasmo, perplexo, com a atitude dos feirenses). Tentaram colocar ela como mentirosa, desqualificar, desacreditar seu nome (e trabalho na internet), e o que aconteceu? Quem não a conhecia, sabia do seu blog, ficou conhecendo e curioso para saber o que de tão "mentiroso" (?) ela escreve. Querendo destruir seu trabalho, construíram mais estradas para ela ir mais longe. Idiotas! Babacas! Com o verdadeiro talento ninguém pode, tem força. Talento não é MESMO para qualquer um, não. Morram de inveja por não o ter e nunca fazer parte da história. Podem até "calar a sua voz" (Deus não o permita), mas os seus artigos - como de qualquer um que mostre valor - vão ser eternos, serão lidos por gerações e gerações.
     Ela foi recebida com honras, pompa e circunstância, no poder de Brasília, por autoridades. E vocês que xingaram, gritaram, chamaram ela de mentirosa, disso e daquilo, vão ser quando mesmo recebidos lá como personalidade?...
     Yoani Sánchez é uma blogueira renomada, quer queiram ou não. E vocês? Qual o nome que tem? Muito mal vão deixar um  na lápide lembrando que naquele túmulo "mora" (?) uma pessoa qualquer. A verdade dói, mas tem de ser dita. Não peço desculpas, pois vocês não pediram a uma visita que veio lhes honrar com a presença dela.
      Seja quem for, devemos receber bem nossas visitas. Amo o povo de Feira, mas, desta vez - não todos, vejam bem! - a cidade deu provas de uma total falta de educação, civilidade.

                                                                                                                                                                       RENÉ SANFERR, 21.02.2013

"Só existe concorrência para quem não é bom e não tem competência". - SANFERR, 07.04.2012

"O homem de talento não precisa pular cerca para não perder tempo. Com o tempo abrem para ele a porteira". - SANFERR, 10.06.2011

"Não adianta seu rosto na mídia aparecer se você não tiver nada a dizer". - SANFERR, 09.04.2006

"Ser locatário de um locador ignorante, é sinal que, ao contrário da alegria de conversas interessantes, vai-se ter a tristeza de bater papo com uma égua ou um asno". - SANFERR, 30.12.2009

"Eu sou um amigo eternamente grato ao que me fazem de bom. Mas não posso ser mais amigo de quem pensava me fazer eternamente de otário dando uma de bom. Porque posso ser tudo, menos falso". - SANFERR, 20.01.2008

"Se você não dá satisfação de sua vida a ninguém, não há motivo para alguém se achar com razão e ir da sua vida tomar satisfação". - SANFERR, 15.02.2013

"Como uma pessoa pode ser tão falsa ao ponto de, pela frente, chamar o outro de meu filho e, pelas costas, dizer que não devemos nos misturar com bandido". - SANFERR, 03.01.2010

"Não se deve deixar um amigo verdadeiro no perigo porque a amiga falsa diz que ele é um bandido e vai nos jogar no fundo de um abismo". - SANFERR, 02.01.2010

"Tudo que se possa fazer é pouco para salvar a quem queremos o bem e só queremos muito amar". - SANFERR, 02.01.2010

"Não faça de sua vida um espetáculo de mediocridade. Faça várias ensaios de genialidade". - SANFERR, 12.05.2012

"Não se arrisque a falar e muito menos denunciar aquilo que não pode provar. Senão vai ser você que vai ter de ir até a Justiça para contas acertar e pagar pelo que ousou inventar". - SANFERR, 19.08.2010

"Quanto mais se critica, mais o criticado fica na mídia". - SANFERR, 19.02.2013

"Quebre todos os recordes da paciência, mas nunca da intransigência". - SANFERR, 11.03.2010

"Se uma pessoa só lhe fez o bem, não acredite se uma ruim lhe diz que ela só fáz o mal". - SANFERR, 06.07.2010

"Eu não digo na cara de ninguém que posso fazer. Eu provo que posso fazer na cara de quem quizer". - SANFERR, 17.04.2012

"O que a sua língua fala o filho paga, pois o destino quer que depois a mesma coisa ele faça". - SANFERR, 03.09.2004

"Sardinha incompetente não cresce para se tornar um tubarão valente". - SANFERR, 06.07.2008

"Nada como ter seu trabalho reconhecido sem o seu rosto nunca terem visto". - SANFERR, 04.01.2013

"A única pessoa que vai sofrer com o ódio que você sente pela outra é você. E quer saber por que? Por que a outra pessoa nem está interessada em saber se você continua a viver". - SANFERR, 21.10.2010

"Quanto mais jogam o nome de uma PESSOA na lama, mais ela se torna GENTE e se afunda na fama". - SANFERR, 19.02.2013

"Se você sonhou que na vida é competente para juntar um tesouro, a vida enxergou que você não é nada inteligente e só lhe achou competente para o tesouro do outro invejar". - SANFERR, 01.05.2004

"Cada macaco no seu galho e cada corno com a sua galha". - SANFERR, 22.08.1985

"Mulher foi feita para acariciar e não maltratar". - SANFERR, 08.03.2008

"Nada pior do que estar ao lado de alguém e esta pessoa lhe fazer de ninguém por que não consegue esquecer outro alguém". - SANFERR, 30.12.1988

"Do que adianta ser homem se como homem não tiver um nome?". - SANFERR, 01.07.2000

"Já risquei o ONTEM da minha memória e agora vou escrever o AMANHÃ na minha história". - SANFERR, 10.02.2012

"Se considerar o bom no meio da mediocridade, é fácil e para qualquer um. Difícil e não é para qualquer um, é ser considerado o melhor no meio da intelectualidade". - SANFERR, 20.11.2012

"O impossível para você é o possível para mim, pois eu só conheço o possível dentro do que para você é impossível". - SANFERR, 26.02.2008

"Se você sabe se expressar apenas com uma frase, pra que escutar àquele que nada se pode aproveitar se ficar o tempo inteiro a falar?". - SANFERR, 05.09.2012

"Talento não é para quem quer, é para quem tem. E quem o tem, um dia vai deixar de ser ninguém e se tornar alguém". - SANFERR, 09.10.2002

"A felicidade não quer me largar, desde que nesta nova e segunda família eu vim me instalar". - SANFERR, 27.12.2009

"Se o máximo que você pode conseguir na vida é o mínimo que qualquer um pode ter, isto é para você saber que já conseguiu o máximo que a vida quer lhe oferecer por achar que você significa o mínimo". - SANFERR, 18.04.1988

"Quando a mediocridade se reúne nas portas para conversar, a genialidade se tranca em casa para não ter que escutar". - SANFERR, 19.08.2008

"O blogueiro talentoso sempre vai chamar a atenção de muitos pelo mundo inteiro dele orgulhoso". - SANFERR, 21.03.2012

"Se riqueza fosse sinal das bençãos de Deus, os pobres santos não seriam como santos aos céus elevados e abençoados". - SANFERR, 13.08.1982

"O estilo de cada um escrever é inconfundível e não tem como ser confundido mesmo por aquele que não sabe ler". - SANFERR, 07.05.2012

"O carro lhe leva para todos os lugares como PESSOA. Mas como GENTE nunca vai lhe tirar do mesmo lugar e levar para um outro". - SANFERR, 07.02.1983

"Não se canse de sempre adorar a Deus que sempre, sem se cansar, tudo lhe deu". - SANFERR, 07.08.2012

"Para muitos a religião é uma profissão rentável e para poucos uma vocação admirável". - SANFERR, 13.04.201O

"O desprezo é sinônimo de odiar, amar, respeitar e lembrar. Se não odiasse, não amasse e não respeitasse, não seria preciso desprezar-se". - SANFERR, 21.09.1984

"Na escola do talento, o aluno é professor e o professor é aluno". - SANFERR, 31.05.1985

"Se os outros só querem caluniar, vai chegar a hora que você vai ter de revidar e a verdade falar para não se deixar desmoralizar". - SANFERR, 21.04.2011

"Por amor, podemos nos calar. Mas, com o ódio contra nós, temos de falar o que sabemos de quem contra nós está". - SANFERR, 29.08.1986

"Deixe para chorar diante do espelho quando ele mostrar a sua verdade e aí, sim, você vai entrar em desespero". - SANFERR, 07.12.1997

"Você pode fazer o que quizer, mas só vai ser o que Deus quizer". - SANFERR, 10.12.1989

"O escritor é um mentiroso por Deus criado e abençoado. E você um mentiroso pelo diabo inventado e amaldiçoado". - SANFERR, 09.11.2005

"Se ler um pensamento e não compreender, pense em procurar a inteligência perdida para o entender". - SANFERR, 09.02.2001

"Nada como hoje estar longe para saber o que ontem você de mim gostava de dizer, contado por quem se diz nossa amiga, mas eu sei que é inimiga e, pros dois, tanto lá como cá, gosta de levar, trazer, inventar e aumentar". - SANFERR, 15.07.2010

"Muitos nascem para ter um nome. E poucos para ser um nome". - SANFERR, 17.01.2011

"Se você pensa que é o que não consegue provar que é, olhe-se no espelho que ele vai mostrar o que você é e pensa não ser". - SANFERR, 29.04.1997

"Mesmo que seja para discordar, criticar e falar mal, temos de comentar, senão o negócio não vai funcionar e a coisa não vai andar". - SANFERR, 08.07.2006

"O escritor é um criador de mentiras invejado e valorizado. E você um inventor de calúnias invejoso e desvalorizado". - SANFERR, 09.12.2012

"Por mais que você fale mal do homem de talento, o seu argumento nunca terá reconhecimento, pois o talento dele vai gritar bem mais alto que você". SANFERR, 23.12.2012

"Corno alegre gosta de chegar na rua fazeendo presepada, sem nem desconfiar que a puta da mulher gosta de passar o dia feliz em casa recebendo a rapaziada para a testa dele encher de galha". - SANFERR, 20.01.2013

"Nada melhor do que trocar várias vezes de casa, para não ficar olhando sempre para as mesmas caras". - SANFERR, 19.03.2010

"Se falar fosse sinal de saber pensar, papagaio saberia pensar antes de falar para imitar". - SANFERR, 06.12.1995

"Ter a atenção e admiração de quem nos conhece pelo que somos, é fácil. Difícil é chamar a atenção e ter a admiração de quem não nos conhece pelo que fazemos". - SANFERR, 20.12.2012

"Tem pessoas que vem ao mundo para agradecer a vida por existir e outras que a vida tem de agradecer por existirem". - SANFERR, 24.09.1987

"O talento pode sobreviver sem a fama. Mas a fama não pode viver sem o talento, senão logo vai morrer e no ostracismo desaparecer"


                                                                                                                                                     RENÉ SANFERR, 21.02.2013

ATENÇÃO
 AGRADEÇO AS CONTRIBUIÇÕES E PEÇO QUE CONTINUEM FAZENDO DOAÇÕES AO BLOG.
                  ASSIM COMO O JORNALISTA FUNCIONÁRIO DE JORNAL, O BLOGUEIRO-COLUNISTA, EM TODAS AS PARTES DO MUNDO,
                     EM VÁRIOS SITES E BLOGS, VIVE DO QUE ESCREVE, O SEU TRABALHO VIRTUAL É O SEU GANHA-PÃO.
   SEM NENHUM VÍNCULO EMPREGATÍCIO.
 DEPOSITE NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL.
CONTA O1:
Caixa Econômica Federal                                   -               Av. Estados Unidos, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    0063                                                            Conta: 023-00012630-9
CONTA 02:
Caixa Econômica Federal                                   -               Relógio de São Pedro, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    1416                                                             Conta: 013-00099159-3
CONTATOS:
e-mail: rsanferr@globomail.com
fone  : (71) 82659332
home-page: HTTP://SANFERRPRESS.BLOGSPOT.COM
novo blog  :  HTTP://SANFERRARTSCRIPT.BLOGSPOT.COM




                                                                      P    A     T     R     O     C     Í     N     I     O