quinta-feira, 28 de março de 2013

CABEÇA RASPADA, MENTE PREVILEGIADA.


GILBERTO BRAGA.
A SUPERIORIDADE DE ALGUNS GAYS QUE COLOCAM CERTOS
DESPEITADOS HUMILHADOS E POR BAIXO.
 
 
"O mundo é dos gays!"..., dizem por aí. E - apesar desta máxima ser discutida (e discutível) desde a Grécia Antiga, quando era "anormal" um homem não ter um gay, além da mulher - particularmente, eu discordo. Mesmo os gays estarem (continuando) a fazer a história. O mundo não é dos gays, nem dos homens, nem das mulheres. É de todos. Todos aqueles que sabem fazer do mundo "o seu mundo". (Se é que me entendem!). O mundo é daqueles que não precisam PROVAR sua identidade sexual. (E não daqueles que pensam serem mais respeitados, por serem mal resolvidos, ao espalhar "eu sou macho")... Principalmente porque - de uma forma ou de outra, observem - tudo o que parece ser, nunca é como se pensa ser. (E eis aí um alerta para algumas mulheres que nem desconfiam do prato que estão comendo). Muitos - não todos, vejam bem! - "machos" pela frente são "machucados" por trás; basta querer (ou não) se assumir verdadeiramente e não mentirosamente. (A famosa propaganda enganosa). Não existe homem - nem todos, vejam bem! - que seja "muito" amigo de gay que com ele não tenha dormido, ao menos uma vez. Por prazer ou necessidade - seja ela qual for - mas homem não mora (ou ao menos frequenta a casa) com o gay apenas por simpatia, amizade. Gay não é burro - senão teria nascido homem - e não deixa o "bofe passar batido"... Eles podem até negar, mas, quem é inteligente, sabe que "existe alguma coisa no ar". (No ar, na cozinha, na cama e no sofá, óbviamente). Enfim, a sociedade grega "das antigas" está retornando com força total. Que me desculpem as mulheres, mas elas - querendo ou não - vão ter de se acostumar com esta mudança social, afetiva, emocional (gay adora ser psicoterapeuta do macho) e até histórica. Quem viver, verá. E quem conhece uma mulher melhor do que a própria mulher? E o homem melhor do que o próprio homem? E até a própria Bíblia - que muitos usam para falar mal, discriminar o gay, dizer que é pecado - fala sobre isto no Antigo Testamento. E, como todos nós sabemos - ao menos aqueles que lêem o Livro Sagrado - "as coisas passadas são passadas". O que aconteceu com a vinda de Jesus Cristo está registrado no Novo Testamento. Antes - o passado - era o Velho Testamento. E depois - o presente, com Jesus Cristo - é o Novo Testamento. Mas, deixando de lado as questões (e discussões) teologais de lado, acredito, particularmente, que para Deus o mais importante é o Amor. Seja ele qual for, de que forma for, com quem for... (?) ...
A falta de homem é quem dita a fome. (É ou não é, mulheres?). E, sendo assim, muitas desavisadas - ou fingindo ser cega - continuam comendo "lebre disfarçada de gato"... C'est la vie! Mas - e sempre tem o famoso "mas" - nos últimos tempos os pseudos homens (macho) ou machucados (como queiram), estão cedendo seu lugar MESMO aos gays. (Não todos, óbviamente! Pelo amor de Deus não vão me crucificar, pois, de Jesus Cristo eu não tenho nada!). Em todos os segmentos da sociedade o gay está tendo seu espaço, voz e autoridade diante da mediocridade de alguns - não todos, vejam bem! - homens (?), os quais se preocupam demais em DIZER-se homem, PROVAR-se macho, do que explorar a sua intelectualidade e (possível) genialidade... (?) ... Enfim, o fato é que a maioria dos homens "pensam mais em usar a cabeça que não pensa e esquecem de colocar para funcionar a cabeça que deveria pensar". O gay está presente - mas AINDA não dominou o mundo - e mostrando ao que veio na cultura, nos esportes, na política e (pasmem!) até mesmo na religião. (Cruzes!). Assumidos ou não. E o homem, o macho? Aquele que não fáz nada de, realmente, importante na vida, a não ser passar pela vida gritando que é homem?... Todos nós somos homens; gostando ou não de ir para a cama com a mulher. Tem dia do orgulho machista? Pois tem do gay, em junho. Tem passeata dos machos? (Nacionalmente, em quase todas as grandes cidades e pelo mundo afora). Pois tem a dos gays. Tem lei que protege o macho? Pois tem a que protege os gays do preconceito e da discriminação. (Vá chamar o outro de viado!)... E, para completar, os gays agora podem se casar - como qualquer casal (antigamente) "normal", homem e mulher - nos cartórios. Direitos e deveres iguais para todos.
Já vai longe o tempo que dizia-se (erradamente) que - vê se pode! - para ser homem tinha-se de plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro. Ora! Seguindo esta lógica (?) ridícula, vamos analisar a situação por parte: o gay pode plantar uma árvore, basta querer pegar no pau (ops!) da enxada para cavar a terra. Pode ter um filho, basta querer se deitar com uma mulher. Agora, vem a parte mais difícil que é escrever um livro. E, como todos sabem que escrever não é para qualquer um, tanto o gay como o hetero vão ter (muita) dificuldade de preencher este requisito, se não tiver o dom, o poder das palavras... Mas, felizmente, muitos gays estão comprovando ter este dom, tornando-se excelentes escritores, filosófos, pensadores, cronistas, dramaturgos, roteiristas, poetas, e por aí vai. E se o gay quizer deitar com a mulher e pegar no pau (ops!) da enxada, teremos uma verdadeira hecatombe com a falta de homem no pedaço, já que - uma grande parte - todos que criticam os gays, zombam, debocham, ridicularizam, não são capazes de escrever uma linha sequer, quanto mais um livro.
Ser hetero (gostar de mulher) ou ser gay ("alegre" em inglês, gostar do mesmo sexo), eis a questão. "Ser ou não ser?"... (Será que Shakespeare era?). Não importa. Ele - ao contrário de muitos homens - tinha cabeça. Não raspada - ao contrário de muitos gays de hoje em dia que querem provar que tem mais dentro das cabeças calvas, do que uma belíssima cabeleira - mas cheia de piolhos. Ou não seria neurônios andantes? Naqueles tempos era comum (cruzes!) ter piolhos na Inglaterra.
E - não para provar que "tem algo a mais" dentro da cachola, já que ele não precisa mais disso, já provou o que tinha de provar - justamente o homenageado de hoje tem uma cabeça raspada, uma mente mais do que previlegiada. Quem no Brasil nunca ouviu falar - o HOMEM dos homens! - de Gilberto Braga, o mago-criador de oito entre dez das melhores telenovelas de todos os tempos? Cabeça raspada, mente previlegiada e gay... Além de - para massacrar, derrubar, colocar sob os seus pés muitos heteros, àqueles que gostam de criticar e ridicularizar os gays - ser superior, intelecto e culturalmente falando a muitos machos.
Gilberto Tumscitz Braga, natural do Rio de Janeiro, nascido em 01.11.1946, sonhou no bairro de Vila Isabel em se tornar diplomata, foi em 1968 para Paris premiado com uma bolsa de estudos, mas logo viu que "não conseguiria nadar nesta praia". Voltou, ensinou francês e foi crítico de teatro no jornal O Globo. Em 1973 estreou como autor de televisão - a TV fica de olho em quem escreve bem - com Casos Especiais e, no ano seguinte, colaborou com Lauro César Muniz no texto da novela Corrida do Ouro. Depois, fez parceria com Janete Clair em "Bravo!". Na sua trajetória de sucesso (s), temos Senhora, Helena, A Escrava Isaura, Dona Xêpa, Dancing Days, Louco Amor, Vale Tudo, O Dono do Mundo, Insensato Coração, dentre tantos outros. Recentemente, Gilberto supervisionou o script de Lado a Lado, novela de Claúdia Lage e João Ximenes Braga.
Gay assumido - mas sem afetação, "bandeiras" e vulgaridade - Gilberto é casado com Edgar Moura Brasil e o casal é um dos mais requisitados para os grandes eventos sociais, artísticos e culturais do high-society carioca. Bem resolvido, cabeça previlegiada - mas não raspada como a do seu companheiro - Edgar assumiu "numa boa" sua relação com uma das mentes brasileiras mais brilhante do nosso tempo. Discretos, vivem uma relação à dois de fazer inveja a qualquer "casal normal"... Para os preconceituosos - ignorantes, invejosos e despeitados que "não tem competência para colocar a ponta do nariz aonde ele arrasta a sola dos sapatos" - de plantão, Gilberto não é homem. É viado. Mas - para o mundo inteligente, culto e com relevância - ele é "um senhor gay". Que coloca muito macho para ficar por baixo. Dependendo da situação, literalmente falando. Ele é um exemplo de um "gay de família", caseiro, pouco sai, bem situado sexualmente.
Depois de ler este artigo, uma pergunta vocês terão que se fazer: o que é mais importante? Ser um gay de valor ou ter orgulho (só porque gosta de mulher?) por ser um hetero desqualificado, desvalorizado?... De cabeça raspada ou não, o importante é o que temos (O SABER) dentro dela. Coisa que, infelizmente, não é para todos os machos. Verdade ou mentira?
Au-revoir para todos que me criticam ou aplaudem. Na próxima quinta-feira, se Deus quizer, aqui estarei. Eu aqui e vocês daí. C'est la vie!
 
RENÉ SANFERR, 28.03.2013
a ESFINGE:
"Não pode existir um homem, quando não existe um nome mais importante que o próprio homem".
RENÉ SANFERR, 30.08.1997
de SANFERRPRESS para todos os leitores e colaboradores (patrocínios, doações):
Feliz Páscoa à todos!
464 anos!! Salvador está com a aparência de uma jovem senhora. E vai melhorar.
Estamos vivenciando os dias Santos. Não dias - apenas - de feriado. Dias que temo a OBRIGAÇÃO de agradecer ao Criador por tudo de bom e ruim que nos acontece. E não o DEVER de beber e comer excessivamente, empanturrar o estômago numa orgia gastronômica (e, em muitos casos, faraônica!), esquecendo de carregar o espirito com a benção de Deus.
Aproveite a Semana Santa para PENSAR em Deus. Esqueça do álcool, da música indecente, inadequada. Ou, então, só vai se lembrar de pensar em Deus quando as consequências disto tudo chegar. Deus não é para ser lembrado por último, na porta dos hospitais, das delegacias, dos cemitérios. (Se é que me entendem!). É para ser lembrado primeiro, antes d'Êle se lembrar que existem estes lugares para nos consertar. Moral, espiritual e socialmente falando.
Judas não foi o único a trair Jesus por trinta moedas de prata. Nós também o traímos quando - nestes dias - deixamos de pensar n'Êle, no que Êle nos deu (a Sua vida) para nos salvar, e pensamos apenas no copo da cachaça. (Daí depois o hospital, a delegacia, o cemitério)... Todos fazem a mesma coisa, um imita o outro e o feriadão da Semana Santa transforma-se num parque de diversão comandado pelo diabo. O diabo da comilança, da bebedeira, da dança indecente, dos shows... Os hereges não respeitam, fazem seus espetáculos, respeitando apenas o bolso deles, seus interesses, sua ganância, satisfazendo inteiramente o diabo, o qual fica felicissimo ao saber que o homem não guarda mais o dia da Morte do Senhor. Meu Deus! Como o ser humano é egoísta, só pensa em si, lembrando apenas de Deus naqueles três locais: hospital, delegacia e cemitério. Ô raça que somos!!
Se morre um ente (nosso) querido, cancelamos tudo: a festa, a bebedeira - se bem que tem alguns sem noção que nem no velório desapega da cachaça - para chorar pelo irmão, tão errado e pecador como nós. Mas não se deixa a comilança, a bebedeira, a orgia (de toda ordem) para refeltir sobre o significado destes dias e reverenciar a morte do Único que se deixou matar por nós. Coisa que ninguém fáz.
São palavras duras? São. (E eu - já sabem - não sou de "dourar a píulula" para ser simpático, para agradar a quem quer que seja). Mas são verdadeiras. O riso pode se transformar em choro. E - somente com as lágrimas - é que, infelizmente, muitos se lembrarão do "ai, meu Deus!", "ai, meu Jesus!", "ai, Minha Nossa Senhora!". Falsos! Hipócritas! Cínicos! Ah, se Deus não fosse Deus!... Não existiríamos à muito tempo. Mas, perdão é perdão. Só que tudo tem um limite e Êle vai julgar.
É por estas e outras que vemos tantas desgraças - grandes e pequenas - acontecendo por aí. Lembram de tudo que não presta, não vale nada, antes de lembrar d'Aquele que se lembrou, se lembra e sempre lembrará de todos nós. E ainda queremos respeito. De que? Porque? Não respeitamos o Criador nos Seus dias e satisfazemos o Seu - e o nosso - pior inimigo. "A farra leva ao pecado. E a oração nos leva à salvação", diz um de meus pensamentos. Pense nisso. E depois - um dia, quando a terra cobrir seu corpo - verá que tudo não termina ali e, do outro lado,. Êle - o mesmo que desprezamos - vai estar a nossa espera para perguntar a todos nós porque esquecemos d'Ele e lembramos do diabo. O diabo do copo, da orgia, da música indecente, da comilança... A alma, o Espirito, vai agradecer àqueles que levaram as coisas de Deus mais a sério.
A vida passa. E a eternidade... o nome já diz tudo.
RENÉ SANFERR, 28.03.2013
"Não comemore com sua família e morte de Cristo. Junte todos e ore agradecendo a Jesus por nós Ele ter sofrido". - SANFERR, 17.03.2012
"O diabo aparece para beber e comemorar a morte de Jesus na cruz na Sexta-Feira Santa, transformando em traidor de Cristo e bandido todo aquele que ele engana e com o copo seduz". - SANFERR, 10.03.1991
"Marginal é todo aquele que se junta com o seu igual para desmoralizar quem, ao contrário deles, tem valor e eles nada podem provar contra a sua moral". - SANFERR, 10.08.2010
"O homem sente mais a dor pela morte de um ente querido, do que respeita o dia da morte do Cristo, ao se trancar com os seus dentro do lar para a morte do pecador chorar e a do Salvador com os outros no bar ir comemorar". - SANFERR, 12.03.2001
"Futuramente aquele que hoje diz que não é e é infeliz, vai dizer que sempre foi e está completamente feliz". - SANFERR, 28.09.1983
"Desgraçado é todo aquele que não pode ver um copo e quer ficar logo embriagado, sem enxergar que toda sua graça é quando está sóbrio". - SANFERR, 25.03.2002
"Prefiro não acreditar em falsas simpatias. Prefiro enxergar as verdadeiras antipatias". - SANFERR, 11.05.2010
"A benção de Deus é uma mina de riquezas. Mesmo que o ouro você não veja". - SANFERR, 19.09.2010
"É mais fácil jogar uma pedra do que pegar todas as outras que já foram jogadas". - SANFERR, 03.05.1997
"Quando os lobos furiosos se unem para atacar, é menos perigoso do que quando os homens invejosos se reúnem para outro derrubar". - SANFERR, 18.04.1989
"Se muitos se juntaram para matar Jesus, por que poucos não podem se juntar para contra você tramar?" . SANFERR, 27.05.2010
"Estou numa calmaria, sentindo o amor de Deus e o carinho de Maria". - SANFERR, 05.02.2013
"Quando Deus quer que em algum lugar você vá chegar, não tem homem que atrapalhe o seu caminhar para lá um dia estar". - SANFERR, 20.12.2011
"Toda pessoa que chama o outro de marginal, está querendo que ele se deite na cama que ela própria preparou para si com a sua fama". - SANFERR, 05.08.1981
"Aquele que hoje você considera um ninguém por não TER nada de material, amanhã você vai ter que considerar como alguém por SER tudo como intelectual e um ser especial". - SANFERR, 27.05.1985
"Quem já sabe aonde está e não fáz nada para de lá sair, fáz tudo para derrubar e destruir quem mais adiante quer chegar". - SANFERR, 18.09.2011
"A vingança só vai acabar com quem não fáz nada para deixar de querer se vingar". - SANFERR, 09.08.2010
"Não quero olhar para trás para ver o que deixei lá atrás. Quero olhar para a frente para ver o que vou encontrar lá na frente". - SANFERR, 06.02.2013
"O olhar fala a verdade. A língua diz a mentira". - SANFERR, 29.01.1983
"Simplesmente agradeça a Deus por tudo. E humildemente pelo nada. Assim Ele vai lhe ouvir, abençoar e lhe encher de graças". - SANFERR, 16.03.2013
"É dormindo que sonhamos com a pessoa que, quando estamos acordados, dizemos que foi um pesadelo na nossa vida". - SANFERR, 10.07.1979
"Todos podem ser contra o seu amor. Mas, se você quer ser feliz, esqueça os outros e volte para quem sempre amou". - SANFERR, 27.10.1983
"Sempre há o que conversar entre o casal que as intrigas dos outros os dois fez separar". - SANFERR, 08.09.1988
"Hoje eu sou feliz por ter encontrado o amor que eu sempre quis. E vou fazer tudo para ao meu lado ele também ser feliz". - SANFERR, 02.01.2010
"A raiva é boa conselheira para quem quer inventar do outro estórias sem pé e nem cabeça". - SANFERR, 20.12.1989
"Mulher, olhe de frente para àquele que você afirma que é macho. Se não quizer se decepcionar ao descobrir que, às suas costas, ele gosta de se apresentar como viado para outro macho, em troca de dar a ele uma volta de carro e um trocado". - SANFERR, 05.03.2013
"Homem morando com gay, o que eu sei é que tem alguma coisa a mais no ar. No ar, na cozinha, na cama e até no sofá. E não adianta a mãe do bofe tentar nos enganar, porque todo mundo sabe que o casal forma um belo par". - SANFERR, 10.06.1982
"Judas vendeu Jesus por trinta moedas de prata. E hoje continuamos O traindo comemorando a Sua morte no bar com vários copos de cachaça". - SANFERR, 16.03.1992
"O homem pode ter todos os defeitos de personalidade, mas quando ele tem o amor como qualidade, o melhor a fazer é esquecer o desvio dele de caráter, pois o amor destrói com toda a maldade". - SANFERR, 07.12.1998
"Uma sincera amizade tem de ir embora quando a falsidade do outro bate à nossa porta". - SANFERR, 01.06.1986
"Se o nosso coração é grande, vamos mostrar aos pequenos que só nos deu traição, o tamanho do nosso perdão". - SANFERR, 18.07.2010
"Amado ou odiado, o importante é ser considerado importante para ser lembrado, nem que saiba para ser odiado ou amado". - SANFERR, 04.06.2010
"Um grande amor do passado se transforma em pecado quando novamente no futuro é encontrado". - SANFERR, 21.08.1982
"Não se pode naturalmente esconder os fatos que ocorreram simplesmente para não parecer falso e fofoqueiro". - SANFERR, 24.03.2013
"O mal dos homens é que pensam mais em usar a cabeça que não pensa e esquecem de colocar para funcionar a cabeça que deveria pensar". - SANFERR, 30.05.2010
"O homem deve ter orgulho do que fáz usando a cabeça que tem no alto do corpo. E o macho vergonha do que só é capáz de fazer com a que tem embaixo". - SANFERR, 06.04.2010
"Não existe inteligência se não existir competência para usar a inteligência". - SANFERR, 22.12.2006
"Se a vizinhança é muita falsa, pra que dar o ar de sua graça? Não se misture e não saia de casa." - SANFERR, 22.09.2008
"Quem só sabe malhar o corpo é porque não sabe colocar a mente para funcionar". - SANFERR, 03.09.1997
"A falta de homem é quem dita na mulher o tamanho da sua fome". - SANFERR, 03.08.1999
"Quem erra muito quer disfarçar seu erro acusando quem erra pouco". - SANFERR, 17.07.2010
"Mas difícil do que fazer um filho é escrever um livro". - SANFERR, 09.03.2013
"Homem que é homem pensa em pé. E macho que é macho só consegue agir deitado". - SANFERR, 26.08.2010
"A verdade que o olho encara é bem diferente da mentira que a boca fala". - SANFERR, 15.05.2010
"Se eu sou muito bom, porque você não tenta ser o melhorzinho?". - SANFERR, 18.01.2013
"O ídolo de barro que adoramos no passado, era tão falso que do pedestal caiu e se destroçou em mil pedaços". - SANFERR, 27.02.1987
"Não queira se calar se muito você tem a falar de quem se aproveita da sua ausência para querer lhe difamar". - SANFERR, 23.09.2010
"Considere a amizade até o momento que ela vai lhe desconsiderar, se unindo aos seus inimigos e lhe trair com toda falsidade". - SANFERR, 20.07.2010
"Respeite o momento dos outros. Mas não aceite que desrespeitem o seu em todos os momentos". - SANFERR, 02.12.2001
"O seu melhor e verdadeiro amigo é Cristo, que tudo lhe dar sem você sequer ter pedido. O ser humano é fingido e de ninguém é verdadeiramente amigo. A não ser quando o pedido dele por você é atendido". - SANFERR, 01.06.2010
"Não confie em quem bebe no seu copo e diz que você é uma graça. Quando você sair, com seu inimigo dirá que você é uma desgraça em troca de um copo de cachaça". - SANFERR, 07.04.2010
"Se a Jesus o homem ofereceu vinagre, para mim nada que um faça ao outro é mais novidade". - SANFERR, 20.09.1996
"Todo anjinho tem o seu lado demoniozinho que fica escondido atrás do anjinho, esperando a hora de se mostrar pela frente como um verdadeiro diabinho". - SANFERR, 21.10.1999
"Toda pessoa falsa é uma graça de tão simpática. E toda pessoa verdadeira é uma desgraça de tão antipática". - SANFERR, 05.07.2012
"Pessoa burra quando vê o texto genial de um intelectual, a inveja a fáz dizer que não tem nada a ver. Só que ela precisa saber que a inveja esqueceu de lhe dizer que não tem nada a ver, é o que ela não consegue ler, por ser tão burra ao ponto de nada puder compreender". - SANFERR, 17.02.1987
"Que moral pode ter aonde mora um casal que em outro local participa da troca de casal?". - SANFERR, 19.01.2013
"Deixe o ódio se esconder para sempre dentro de você e faça o amor novamente aparecer". - SANFERR, 29.04.1998
"A dignidade de um homem só é perdida quando sua sinceridade não é mais encontrada e a falsidade é achada". SANFERR, 31.12.2000
"Não me leve na brincadeira, por que eu não sou de brincar quando a coisa precisar ser feita, dita e é séria". - SANFERR, 17.05.2010
"Homem que oferece ao patrão a mulher e a filha em troca de carro, é um safado e não merece perdão". SANFERR, 21.01.2013
"Só dizem que você não presta, se para eles não fizer uma oferta". - SANFERR, 07.07.2012
"Não me interessa o que você quer fazer de bom para todos. O interessante é o que eu posso fazer de bom para os outros". - SANFERR, 16.01.2013
"Se o outro não presta, porque você não fáz algo que preste para o outro saber o que é que presta?". - SANFERR, 17.09.2003
"Seja dissimulado se precisar conviver com o falsos, para por eles não ser pelas costas apunhalado". - SNFERR, 09.07.2005
"Se cuspiram no rosto de Cristo, por que na sua cara não vão lhe chamar de fingido?". - SANFERR, 01.06.1990
"Se você acha a minha personalidade forte, é porque ainda está à procura de seu caráter fraco". - SANFERR, 23.03.2013
"Aquela que se diz sua amiga, vai e declarar a sua pior inimiga, se desconfiar que você já sabe que ela é uma bandida e nunca foi sua amiga". - SANFERR, 03.02.2010
"Se você sabe um pouco de tudo, pra que vai ouvir quem não sabe nada de nada?". - SANFERR, 09.06;1987
"A farra leva ao pecado. E a oração nos leva à salvação". - SANFERR, 23.12.1980
"Se você não lembra de Deus para rezar, certamente vai lembrar do diabo para com você farrear, de comida e bebida se fartar, na Semana Maior que para você pode se transformar na pior". - SANFERR, 07.03.1991
"Deixe Deus por último na sua vida e, na sua ida para junto d'Ele, Ele vai lhe deixar também por último". - SANFERR, 28.04.1983
"Com o irmão eu só tenho na vida a obrigação da doação. E não a obrigação da minha vida dar satisfação". - SANFERR, 08.01.2010
"Antes morar num buraco alugao do que num pardieiro comprado". - SANFERR, 04.01.2010
"O tempo passa depressa. Só não passa para nos colocar novamente ao lado de quem nos interessa". - SANFERR, 20.10.2009
"Não pode existir um homem quando não existe um nome mais importante que o próprio homem". - SANFERR, 30.08.1997
"Como o homem nunca é sincero, para sempre a sua vida vai ser um mistério". - SANFERR, 09.01.2010
"Gosta-se muito de pregar Jesus na cruz. Mas fáz-se pouco para de lá O tirar". - SANFERR, 02.04.2010
"Toda a sua honestidade, mas falta de competência, infelizmente não vai adiantar de nada diante de muitos desonestos, mas competentes, que temos por aí". - SANFERR, 09.08.1980
"A comilança da Sexta-Feira Santa nada mais é do que uma casa mostrar para a outra qual a mesa mais farta da vizinhança". - SANFERR, 10.03.2003
"A mentira é aceitável e a verdade inafiançável". - SANFERR, 10.02.1998
"Ninguém é falso quando mostra o seu pior lado". - SANFERR, 10.08.1981
"Ajude colaborando e não apoiando". - SANFERR, 26.10.2007
"Se lhe deram uma punhalada pelas costas com a traição, mostre o seu coração e diga pela frente que nele o ódio você não guarda". - SANFERR, 24.01.2013
"É um falando mal do outro e todos achando certo o fato de estarem sendo falsos e errados". - SANFERR, 16.04.2005
"Que amor pode haver no ser humano se no domingo de Ramos o próprio Jesus aclamou e na Sexta-Feira Santa o crucificou?". - SANFERR, 30.03.2010
"Não fale da falta de humildade do outro. Grite a sua vontade de fazer caridade para todos". - SANFERR, 27.03.2012
"Tudo que você tem guardado pode ser roubado. Mas tudo que você quer que seja doado, nunca mais de você será tomado". - SANFERR, 16.07.1994
"Doar não é dar o que sobra. Mas dividir o que temos de sobra". - SANFERR, 23.12.2009
"Por uma mulher, o homem é capáz de vestir uma saia. E, por vários homens, algumas são capazes de tirar até o que tem debaixo da saia". - SANFERR, 25.01.1982
"Dê tudo que você puder. Mesmo a quem não lhe der aquilo que você quer". - SANFERR, 07.12.1984
"Nada como estar ao lado de todos àqueles que queremos ficar". - SANFERR, 02.11.2009
"Doe o coração. Mesmo recebendo do outro a traição". - SANFERR, 15.05.2010
"Se você sempre foi um mão aberta, mas um dia você a fecha, nunca mais você presta". - SANFERR, 07.07.2012
"Nada mais falso para o homem do que acusar sem provar o fato". - SANFERR, 10.07.2010
"A sinceridade sempre. Mesmo que você seja visto como falso e antipático. E nunca a falsidade. Para sempre você ser querido e simpático". - SANFERR, 24.03.2013
"Gostar e deitar com mulher não é e credenciar como HOMEM, mas sim como macho. E como falta homem de verdade, tem muito macho de mentira, e estes tem de bocado, coitada da mulher que só fica com o pior pedaço deste bolo estragado". - SANFERR, 23.09.1982
"Homem é homem, mesmo querendo ser ele macho ou viado. A única diferença é que um pensa em cima e o outro só funciona embaixo". - SANFERR, 29.05.1984
"O mundo não é do gay, nem do homem e nem da mulher. O mundo é daquele que, independente do que é, sabe do mundo o que quer". - SANFERR, 16.05.2010
"Muitos machos dizem que não gostam de viado. Mas observem como não são nada machos, quando ficam no campo se pegando trás de uma bola, como viados disfarçados". - SANFERR, 20.01.2004
 
RENÉ SANFERR, 28.03.2013

quinta-feira, 21 de março de 2013

O PAPA É POP.

CARDEAL JORGE MÁRIO BERGOGLIO,
O SANTO PADRE FRANCISCO.



     "Quanto mais um nome se fala, mas a pessoa se exalta", diz um de meus pensamentos, aliás, bastante pertinente nestes dias quando a caça às lebres está sendo praticada na internet... E a cultura (infame) da calúnia, da difamação e desmoralização se transformando numa indústria. Pensamentos, raciocínios, citações... E o mundo girando em torno de pessoas más, ruins, que sentem prazer em caluniar, difamar e destruir. Em todos os segmentos da sociedade, atingindo - o mundo não comenta outra coisa nos últimos dias - até uma das (senão as três, cada uma à seu tempo) personalidades mais importantes do mundo, que são: o presidente dos EUA, o Papa e a rainha da Inglaterra. Por motivos (óbvios?) que todos são capazes (ou não) de entender. Barack Obama por ser o primeiro presidente americano negro e pobre, o Papa por ser o chefe da religião fundada pelo próprio Jesus Cristo (palavras da Bíblia em Mateus 16, vs 18-19) e a rainha Elisabeth por conta da sua fleuma (victoriana) e conservadorismo diante de tantos escândalos envolvendo os integrantes da família real. Sendo assim, está mais do que provado que basta ter uma certa - no caso destes três muita - representatitivade, importância e poder (seja ele qual for) que os demais, àqueles que não são, nunca foram e  (possívelmente) nunca serão alguém importante por não fazerem nada de relevante na sociedade, começam a inventar estórias e espalhar com a intenção explicíta de denegrir a imagem, a reputação do outro. E - como todas as difamações e calúnias - sem nenhuma base de sustentação, a não ser o prazer (momentâneo, já que o tempo, irmão da VERDADE, se encarrega de desmentir, desacreditar quem fala)  da desmoralização. A desmoralização meteórica, rápida, como uma tsunami (devastadora, mas não duradoura) que não vai longe por falta de credibilidade com a falta de provas...
     A indústria do diz-que-diz - apesar de mentirosa - toma proporções inimagináveis. E risíveis, ridículas, que começa e termina na boca de quem não sabe nada e, por conseguinte, não é nada com raiva de quem é tudo... (Se é que me entendem!). E praga de inimigo invejoso e despeitado não pega.
     A Santa Madre Igreja - a Católica Apostólica Romana, fundada pelo próprio Jesus enquanto esteve aqui na terra de "corpo e alma" - merece respeito por sua história e, principalmente, por ser a única (motivo de inveja de tantas outras) religião que tem um chefe-de-Estado, o Papa. (Não foi à toa que na última terça-feira, na Missa de entronização do seu pontificado, mais de 138 delegações estrangeiras e 30 autoridades presidenciais, cabeças coroadas, estavam na Basílica de São Pedro para o reverenciar). Inveja esta que se transforma em raiva inicialmente e posteriormente um ódio eterno que ultrapassa os séculos, passando sobre as décadas. A importância da Igreja de Deus incomoda muitos por aí. E não é pra menos. O Papa é pop.
     Óbviamente - e não podemos desmerecê-las - que as outras religiões (protestantes, oriundas do protesto de Martinho Lutero ao rasgar a bula papal) e não, como dizem por aí, evangélicas, tem seu valor, já que - bem ou mal - falam do Criador. Ora! Evangélica é toda Igreja que segue o Evangelho. Temos de respeitar as demais religiões, mas a verdade tem de ser dita, não escondida. A Igreja Católica é milenar, soberana e eterna. (Quer queiram ou não!). "E as portas do inferno não prevalecerão contra ela"... As demais foram - depois da Batista Luterana - fundadas mais de mil anos depois da Paixão, Morte e Ressureição de Nosso Senhor Jesus Cristo. Religiões, crenças e credos. temos aos montes com o único objetivo de encher os bolsos de seus fundadores. (Em cada porta, em cada esquina). Mas, a fé... E novamente a VERDADE tem de ser dita. Nestas "tais" religiões, crenças e credos - muitas tão interesseiras, mercenárias como ignorantes - a fé começa e termina (o Alfa e o Ômega delas) no dinheiro. "Não estudou, não tem talento para fazer algo de valor, um templo edificou, uma religião fundou e à todos enganou para criar o seu próprio meio de enriquecimento", diz um de meus pensamentos. No "venha a nós". O "vosso reino" fica ao Deus dará. Literalmente falando... Para algumas delas, devemos entregar o que temos e, como recompensa, o nosso lugar no céu está garantido. E o pior é que tem idiotas, imbecis, que acreditam piamente nesta mentira como a maior verdade... (?)... E estes "representantes (?)" de Deus na terra - lobos em pele de pastores - se dizem honestos, dignos, acima do bem e do mal, aptos e a criticar, julgar e condenar (como se eles tivessem moral para isso) àqueles que são VERDADEIRAMENTE os bispos da Igreja de Deus, fundada pelas palavras de Jesus quando ainda se encontrava aqui entre nós na sua forma humana... Mas, como eu sempre digo, c'est la vie!
     "A religião hoje para muitos virou profissão. E o modo de viver a vida defendendo o seu próprio pão. Nem que saiba metendo a mão no bolso e roubando o próprio irmão", diz outro de meus pensamentos. (Verdade ou mentira?). Palhaço é quem confia neles e enche o bolso deles. Hipócritas! Fingidos! Falsos profetas! "Falar sobre a Bíblia com uma boca maldita é com Deus ficar em dívida"... Cometem os piores pecadores, as piores atrocidades e baixarias, e querem, se acham no direito de "dar lição de moral". (A quem?). E isto não é julgamento; são fatos que vemos acontecer desde sempre. Desde que Igreja virou sinônimo de empresa, trabalho e "ganha pão". (Deles). Isto é o típico comportamento de Satanás, da besta do Apocalipse, do falso Profeta, daquele que tentou Jesus no deserto oferecendo-lhe glória e poder!... Para eles, tudo: carros, casas, dinheiro e para os "pobres e idiotas fiéis" que os ajuda a acumular enormes fortunas, nada...
    E como a cultura da calúnia, da difamação e desmoralização é a matéria-prima que move a sua "indústria de fé", muitos estão por aí a espalhar - principalmente na internet, nas redes sociais - mentiras, criando estórias "sem pé e nem cabeça" sobre pessoas, homens de bem, os quais (visivelmente) são protegidos e foram escolhidos por Deus. Como o Cardeal Bergoglio, da Argentina, eleito no último Conclave Papa Francisco. Ele não pediu para ser o sucessor de Pedro. Deus o escolheu. Tanto que não era um dos favoritos, chegou a Roma desapercebido, nem visto, procurado e muito menos comentado, elogiado ou criticado. Mas Deus queria ele. Já o tinha escolhido para ser alguém na Sua Igreja. Jorge Mário estava na Argentina apenas "esquentando" a futura cadeira que se sentaria. Deus prepara as pessoas para no futuro elas fazer o que Ele destinou para elas. "Nada como um dia após o outro". "O que é do homem o bicho não come"... E por aí vai vários ditados populares que - agora, com o Papa Francisco - só fazem confirmar o que dizem.
     De Cardeal ele transformou-se Papa, chefe da maior - e única - religião fundada pelo próprio Jesus aqui na terra. A não ser que - com todo respeito às demais religiões, reitero - queiram desmentir, chamar o texto bíblico de mentiroso. Desacreditar, desmoralizar, difamar e caluniar a Bíblia... (?)...
     O Papa Francisco já deu provas que vai ser o divisor de águas na Igreja, que é o diferencial. (E que diferencial em tempos onde o mesmismo torna tudo e TODOS igual). Ele só quer dar a mão, abraçar e beijar o outro. (Não o beijo de Judas, mas o beijo de Jesus). Mesmo sendo ele um importante chefe-de-Estado, com direito a toda pompa e circunstância que a liturgia do cargo pede." Saiu da Argentina em odor de humildade e sentou no trono de Pedro cheirando a simplicidade", diz o mais novo de meus pensamentos. De hoje, agora, recém-nascido. Fresquissimo.
     De onde menos se espera, daí é que sai...
     Ser um dos escolhidos de Deus dói, incomoda. E a inveja é uma doença incurável! Também! Qual outra religião - novamente sem querer desmerecer todas as outras - tem feriados mundiais e dias santificados?... Qual outra teve o seu pastor convivendo lado a lado com Jesus?...
     Francisco AINDA está começando a escrever a sua biografia papal. Mas a sua história como Jorge Mário já foi escrita como professor de Literatura, Filosofia, Psicologia e Teologia. Quer mais? Até o dia que Deus quizer - esperamos que ao término do seu pontificado com a morte num dia AINDA bem distante - muitas outras estórias ele vai escrever na sua história.
     Au-revoir para todos que me criticam ou aplaudem. Na próxima quinta-feira, se Deus quizer, aqui estarei. Eu aqui e vocês daí. C'est la vie!

                                                                                                                                                                                                                                        RENÉ SANFERR, 21.03.2013

a ESFINGE:
     "Àquele que hoje você considera um ninguém por não TER nada de material, amanhã você vai ter que considerar como alguém por SER tudo como intelectual e um ser especial".

                                                                                                                RENÉ SANFERR, 27.05.1985

de SANFERRPRESS para todos os leitores e colaboradores (patrocínios, doações):

     43 anos de carreira e "Saigon" - nada brasileiro - para um autêntico homem que representou com dignidade e talento a cultura negra brasileira. O Brasil está cada vez mais pobre de cabeças pensantes e perdeu desta vez uma "cantante"...
     Emílio Santiago não morreu. Sua marca (nome) vai ser lembrada para sempre. Como todos os homens que tem o que mostrar, dizer.


                                                                                                                                                                RENÉ SANFERR, 21.03.2013


"Só é caluniado quem tem algo para ser mostrado e é lembrado. Não quem não é lembrado por não ter nada para ser mostrado e criticado". - SANFERR, 09.02.2011

"Jorge Mário saiu da Argentina em odor de humildade e sentou no trono de Pedro como Francisco cheirando a simplicidade". - SANFERR, 21.03.2013

"Poucos roubam para comer. E muitos para enriquecer". - SANFERR, 15.12.2007

"Quando a desgraça é descoberta à tempo, foi Deus que deu esta graça. E quando ele fica guardada sem ser descoberta, é o diabo que quer lhe ver depois em desgraça". - SANFERR, 03.10.1995

"Uma mente previlegiada e uma cabeça raspada. Uma mente sem nada e uma cabeça bem penteada". - SANFERR, 15.03.2013

"Mostre a cabeça que você tem. E não o que não tem na cabeça". - SANFERR, 17.03.2013

"Muitos correm atrás para ganhar tempo. E poucos correm à frente do seu tempo". - SANFERR, 31.12.2012

"Todos tem a sua hora de cair no buraco. Mas poucos vão ter um momento para sair dele e voltar para voar mais alto". - SANFERR, 21.06.2010

"Saber conversar não é falar. É saber ter uma opinião para dar". - SANFERR, 10.02.2010

"Macho quando se reúne para conversar só tem um assunto: se gabar do sexo inventado e não do praticado, já que, como sexualmente incapacitado, ele não se assume". - SANFERR, 11.02.1988

"Nada como mudar a aparência para diante dos demais fazer a diferença sem precisar mudar  na alma a sua essência". - SANFERR, 14.03.2013

"O escritor é um poço de sabedoria. E o trabalhador cava um poço todo dia em busca da aposentadoria". - SANFERR, 01.05.1997

"Se todos são inexpressivamente iguais e só fazem o pior, mostre-se expressivamente diferente e faça o melhor". - SANFERR, 13.09.2004

"A desgraça que hoje vai cair sobre o seu inimigo e fará você gargalhar, amanhã vai se tornar amiga, ficar ao lado do seu ente querido e fazer você chorar". - SANFERR, 24.07.1993

"Quanto mais um nome se fala, mas a pessoa se exalta". - SANFERR, 11.11.2011

"Estamos vivendo os dias da caça às lebres sendo praticada na internet". - SANFERR, 20.02.2013

"Eu só vou aonde Deus quer que eu vá. E mais ninguém, só Êle, vai puder me parar". - SANFERR, 17.08.2012

"Prefira a solidão com seus pensamentos preciosos, do que estar acompanhado com quem tem pensamentos maldosos". - SANFERR, 07.08.1987

"Esquecer de rezar é não lembrar de para Deus um pouco se doar". - SANFERR, 01.01.2013

"A religião hoje para muitos virou profissão e o modo de viver a vida defendendo o seu próprio pão. Nem que saiba metendo a mão no bolso e roubando o próprio irmão". - SANFERR,

"Falar sobre a Bíblia com uma boca maldita é com Deus ficar em dívida". - SANFERR, 18.09.2012

"Não estudou, não tem talento para fazer algo de valor, um templo edificou, uma religião fundou e à todos enganou para criar o seu próprio meio de enriquecimento". - SANFERR, 09.12.2006

"O que não aconteceu ontem, pode acontecer hoje ou vir à acontecer amanhã". - SANFERR, 07.09.1995

"Só tenha trabalho de mudar o seu visual, se tiver também o que mostrar com o trabalho mental". - SANFERR, 15.03.2013

"Se você pensa que sabe tudo, tudo é o que você não sabe e pense em saber ao menos um pouco". - SANFERR, 29.04.1999

"É comungando no copo da cachaça que muitos transformam a Sexta-Feira Maior no dia da sua pior desgraça". - SANFERR, 07.03.2009

"Todos sabem como comer. Mas apenas poucos como se alimentar". - SANFERR, 31.10.1981

"A raiva que você sente pelo outro é a única praga que pega muito em você e nele pouco". - SANFERR, 07.02.2012

"Aquele que Deus protege, você não persegue mesmo se pudesse". - SANFERR, 21.06.2010

"O meu Deus é o mesmo seu Deus. Principalmente quando sabemos dividir um com o outro tudo que ele nos deu". - SANFERR, 27.03.2010

"O feriadão da Semana Santa não é para a devassidão, mas sim para a oração". - SANFERR, 14.03.2010

"A rosa mais cheirosa para Deus é sempre àquela que para o homem é a mais espinhosa". - SANFERR, 23.05.1985

"Todos vão ter o seu instante de má sorte e se sentir crucificado. Mas apenas poucos vão ter a sorte da cruz sair ressuscitado e glorificado". - SANFERR, 31.01.2000

"O que para o homem é derrota, para Deus é vitória. Se não fosse assim, o Seu Filho crucificado pela maldade humana não seria ressuscitado por Sua bondade e por Êle elevado à glória". - SANFERR, 20.04.1997

"O menos provável para o povo é sempre o mais aceitável para Deus". - SANFERR, 14.03.2013

"Nunca diga que com você a desgraça nunca vai acontecer, por que nunca é a única palavra que no seu vocabulário não tem poder". - SANFERR, 20.02.1999

"Todos caminham para um lugar querendo logo chegar. Mas apenas poucos sabem que atalho tomar, para antes deles todos lá chegar e ficar sentado a lhes esperar". - SANFERR, 17.03.2011

"A língua maldosa do povo não consegue denegrir a imagem daquele que todos querem atingir, quando Deus o protege com a Sua mão poderosa". - SANFERR, 15.08.2010

"Dê um tempo a um grande amor se descobrir que o tempo não està à seu favor". - SANFERR, 23.05.1988

"Os grandes homens com importância se formaram com os grandes professores da infância". - SANFERR, 06.07.1984

"Por mais que você tenha tudo de ruim que o mundo lhe deu, lembre que tem tudo de bom que é o amor de Deus" - SANFERR, 07.06.1994

"Prefira estar derrubado na pobreza e no fundo do poço abençoado por Deus, do que deitado na riqueza e em pleno gôzo abraçado pelo diabo". - SANFERR, 20.01.1992

"Ontem por Deus eu fui testado com tanto amigo falso e hoje por Êle fui aprovado por ser um amigo amado". - SANFERR, 23.12.2010

"Aceite o espinho dado por Deus e rejeite a rosa ofertada pelo diabo". - SANFERR, 16.01.2013

"Aquele que aparentemente menos tem perante os homens, é quem espiritualmente mais tem diante de Deus". - SANFERR, 06.02.2013

"Se a cruz de Jesus foi pesada, não vai ser a sua que vai ser leve". - SANFERR, 20.03.1982

"Esqueça da cruz que Cristo carregou por você sem se queixar comemorando a Sua morte na porta de um bar, e a vida depois vai lhe lembrar quando a dor chegar e sofrido a sua própria cruz você ter que segurar sem saber como rezar para a suportar". - SANFERR, 19.03.2013

"O bem que você tem na mão de material pode perder de uma hora para outra. Como também não pode receber de uma hora para outra na cabeça o que não tem por não ser um intelectual". - SANFERR, 06.08.1994

"É na escola da cachaça que, infelizmente, muitos vão aprender todas as letras da palavra desgraça". - SANFERR, 07.03.1989

"Se o seu único lazer no fim-de-semana é beber, é  porque durante a semana não teve o prazer de aprender a gostar de ler e escrever". - SANFERR, 23.10.2010

"O homem que sabe escrever, um dia o mundo vai querer conhecer. E os homens que só sabem beber, todo mundo para sempre vai querer esquecer". - SANFERR, 13.08.1985

"Infeliz é o homem que confia que na mesa de um bar todos são seus amigos. E feliz é o homem que desconfia que entre eles estão os seus piores inimigos". - SANFERR, 14.03.2010

"Trabalhar é coisa boa quando se tem uma coisa boa para se produzir e mostrar. E não ser um à toa capáz apenas de trabalhar naquilo que qualquer um pode se empregar". - SANFERR, 21.03.2013

"Quem não gostar de mim, não tô nem aí, vá se lenhar e chorar por não ter como meu talento acabar". - SANFERR, 21.08.2012



                  Sem arrogância - já que tudo, ou o pouco, que sei me é mandado por Deus - mas também sem nenhuma falsa modéstia... estão contando quantos pensamentos (citações) já tenho publicado? Escrevo desde a minha adolescência, invejosos de plantão.
                  E criar, escrever - quer queiram ou não - não é para qualquer um.
                  Um dia - como todos - não estarei mais aqui. Mas todos saberão que estive por que tive o que para a posteridade deixar.
                  E quem não gostar de mim, não tô nem aí, vá se lenhar e chorar por não ter como meu talento acabar.
                  OBS.: Em resposta a uns e outros ignorantes e dementes intelecto-culturais que temos o desprazer de cruzar por aí.


                                                                                                                    RENÉ SANFERR, 21.03.2013
                                                                  ATENÇÃO
 AGRADEÇO AS CONTRIBUIÇÕES E PEÇO QUE CONTINUEM FAZENDO DOAÇÕES AO BLOG.
                  ASSIM COMO O JORNALISTA FUNCIONÁRIO DE JORNAL, O BLOGUEIRO-COLUNISTA, EM TODAS AS PARTES DO MUNDO,
                     EM VÁRIOS SITES E BLOGS, VIVE DO QUE ESCREVE, O SEU TRABALHO VIRTUAL É O SEU GANHA-PÃO.
   SEM NENHUM VÍNCULO EMPREGATÍCIO.
 DEPOSITE NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL.
CONTA O1:
Caixa Econômica Federal                                   -               Av. Estados Unidos, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    0063                                                            Conta: 023-00012630-9
CONTA 02:
Caixa Econômica Federal                                   -               Relógio de São Pedro, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    1416                                                             Conta: 013-00099159-3
CONTATOS:
e-mail: rsanferr@globomail.com
fone  : (71) 82659332
home-page: HTTP://SANFERRPRESS.BLOGSPOT.COM
novo blog  :  HTTP://SANFERRARTSCRIPT.BLOGSPOT.COM




                                                                      P    A     T     R     O     C     Í     N     I     O                                                   



quinta-feira, 14 de março de 2013

A SUPERIORIDADE DOS NEGROS...



MARTINHO DA VILA.
... EM FORMA DE ARTE PRIVADA E CANTADA.


     Música, música e para sempre música. A boa música. A eterna música, seja ela qual for. Menos, óbviamente, a ruim. Aquela que representa a latrina que foi aberta nos últimos tempos para deixar levar para todos os esgotos do país, a novíssima Música para Puta Baixa, infelizmente a nossa MPB (Música Popular Baiana). E esta, brevemte - e infelizmente - veremos não tocar, mas cheirar mal a quilômetros de distância, de norte a sul, do Oiapoque ao Chuí. E esta também é considerada (pasmem!) música. (Para os gostos ruins). Mas, felizmente, temos música de excelente qualidade. Desde os clássicos até os populares. Se bem que - nos últimos tempos - popular tem um novo significado: vulgar. Popular antigamente era a música cantada de boca em boca. E hoje é a música (?) tocada para se dançar com a bunca, quando as periguetes (ô nomezinho baixo, palavra mais chula) mostram toda sua sapiência artística e conhecimento do que é "música boa" (?), dançando nas portas e nos puteiros, dando "xô" de coreografia galinácea. Se é que me entendem!...
     Aquele que é fã, admirador e obcecado por uma (boa) música ouve desde as óperas - pessoa burra, inculta, chama de música "de velório", sem nem desconfiar que morta é ela (a pessoa) por não ter cultura para saber do que se trata - como " O Anel do Nibelungos" (Wagner), "Fidélio" (Beethoven), "Carmem" (Bizet), "Aída" (Verdi), "A Flauta Mágica" (Mozart), "Tosca" (Puccini), "O Elixir do Amor" (Donizetti), "O Guarani" (Carlos Gomes), passando pelos mestres do "cancioneiro popular" - e mundial - como Beach Boys, Ramones, Eric Clapton, Sex Pistols, The Beatles, Abba, Jenny Lind, Bob Dylan, John Coltrane, etc e mais "tais"... A música - como podemos observar com estes gênios internacionais - é unanimidade mundial. Velhos e novos, ricos e pobres, cultos e ignorantes, todos apreciam uma das maravilhas do universo. (Quiçá a melhor!). The Beatles dispensa apresentações e muito menos comentários desnecessários. Bob Dylan deu um sentido novo a arte de compor música, enquanto John Coltrane usou o dom artístico para se livrar de um vício e Jenny Lind - o rouxinol sueco - foi sucesso (adoro a rima!) estrondoso nos EUA, entre 1850 e 1851, quando se apresentou naquele país em turnê.
     A música - não poderia ser diferente na terra de Chiquinha Gonzaga, Pixiguinha, dona Ivone Lara, Dorival Caymmi, Roberto Mendes, Nélson Rufino, Noel Rosa - é bem defendida por aqui. Até o cinema - e sem ela ele não poderia existir - já nos presenteou com excelentes musicais. No momento - sem muito tempo para pesquizar - eu consigo me recordar (adoro a rima!) de um clássico de 1972, intitulado "Quando o Carnaval Chegar", de Cacá Diegues, com roteiro de Hugo Carvana e Chico Buarque. Nele - o Olimpo do Olimpo - deuses e deusas a integrar o elenco, a exemplo (adoro a rima!) de Nara Leão, Maria Bethânia (minha deusa das deusas!) e o próprio Chico Buarque.
     A música nos tráz lembranças - quer queiramos ou não - de bons e maus momentos. Quem nunca se recordou de alguém, de um instante de amor, de um lugar, ao ouvir tocar (sou ou não sou o rei da rima?) "aquela música"?... Quem nunca se emocionou ao ponto de chorar com as canções de Erasmo e Roberto Carlos na voz do "rei"?... Quem não gosta - e não tem em casa - lps (antigos) ou CDs (novos) de Lulu Santos, Ana Carolina, Zélia Duncan, Djavan, Marina, Mari Monte, Daniela Mercury, Caetano Veloso, Milton Nascimento, Elza Soares, Luis Melodia, Jorge Ben Jor, Nana Caymmi, Raul Seixas, Fafá de Belém, Rita Lee, etc. e mais "tais"?... O Brasil é rico - aliás, milionário - de bons artistas. (Só se torna "pobre" quando o povão - nem todos, vejam bem! - de mau gosto, abre o canil, digo, o fundo de seus carros, para a cachorrada, digo, as periguetes de portas e esquinas, exibirem todo seu rebolado infeliz e vulgar ao dançar com ou sem coleiras). Se é que me entendem!... Mas, felizmente - como tudo que não presta - logo, logo, esta latrina vai ser tampada, a porta do canil fechada e a "presepada musical" irá pelo esgoto abaixo... É só o tempo necessário de aparecer pra todo o Brasil nos programas, feder bastante e logo desaparecer...
     Do pop ao rock, do pagode (o autêntico, o carioca) ao samba - o melhor ritmo brasileiro de todos os tempos - o nosso  país é riquissimo de bons artistas, reitero. Principalmente nestes (bons) novos ritmos; o sertanejo, por exemplo. Artistas como Zezé de Camargo e Luciano, Leonardo, Rick e Renner, Hugo Pena e Gabriel, entre outros. A Bahia - minha (nossa!) amada "boa terra" -d- tem artistas novos que engrandecem a MPB, a baiana e brasileira. A excelente música de Alexandre Leão e Juliana Ribeiro.
     Ah! E quando falamos de MPB (Música Popular Brasileira), lembramos logo do samba. (Adoro requebrar num bom samba, de raiz, de roda, no meio dos bambas). O samba que é pai - ou, até mesmo, avô, tio, irmão - do pagode. O samba que nos representa tão bem aonde se apresenta. Em qualquer parte do mundo. O samba de terreiro, autêntico e verdadeiro. (Adoro a rima!). O samba de Arlindo Cruz, Zeca Pagodinho, Beth Carvalho (espero que esteja bem depois da cirurgia), Alcione, Mariene de Castro, Jovelina Pérola Negra, e ele, o mestre dos mestres, o lindo, maravilhoso, excepcional, o pai de todos os meus ídolos do samba... Martinho da Vila.  (Ah! Se eu não fosse um blogueiro-colunista que não quer aparecer, ainda iria lhe procurar para juntos sambar!)... (Adoro a rima!). Brincadeira à parte, Martinho José Ferreira (será meu parente?), nascido em Duas Barras (RJ), em 12.02.1938, antes de ser o que é (e dos melhores) foi auxiliar de Químico Industrial (Senai). Em 1970 iniciou sua carreira profissional como cantor. Apareceu para o mundo no III Festival da Record (1967), interpretando "Menina Moça", repetindo o feito no ano seguinte com "Casa de Bamba". Seus maiores sucessos são: Quem é do Mar não Enjoa, Iaiá do Cais Dourado, Tá Delícia Tá Gostoso, Tom Maior. Mas Martinho da Vila não é só da música. Ele é intelectual e dos bons. É autor de mais de dez livros. Hoje é pai de oito filhos e avô de sete netos.
     Lulu Santos (sábio) disse certa vez que "cada cantor tem que saber qual é o seu aquário". (Eu duvido, pois, se fosse assim, muitas merdas novas - que cantam (?) um ritmo novo na Bahia - já teria pensado que a latrina é um aquário e se afundado ali)... Mas, c'est la vie!
     "A boa música se ouve na sala e a ruim sentado na privada, torcendo para que ela lá caia", diz um de meus pensamentos. Eu costumo ouvir Martinho da Vila no silêncio sacrossanto do meu quarto, enquanto lá fora - o mal dos bairros populares (e populosos) nada inteligentes e charmosos, com raríssimas excessões! - o povão "arrasta o popozão até o chão" (adoro a rima!) na mediocridade que "arrocha" os nossos neurônios. Este é o diferencial entre o bom e mau gosto.
     Au-revoir para todos que me criticam ou aplaudem. Na próxima quinta-feira, se Deus quizer, aqui estarei. Eu aqui e vocês daí. C'est la vie!

                                                                                                                                                                        RENÉ SANFERR, 14.03.2013

a ESFINGE:
     "A história abraça o homem que fáz alguma coisa importante na vida e deixa um nome. E rejeita, afasta, àquele que nada de importante deixa. Nem que saiba uma estória irrelevante para que a vida dele não se esqueça".

                                                                                                                                                                        RENÉ SANFERR, 19.12.2012


de SANFERRPRESS para todos os leitores e colaboradores (patrocínios, doações):

     Na história da humanidade, é notório que todos os grandes intelectuais, pensadores e gênios foram rejeitados e perseguidos, difamados e detratados por aqueles que não aceitam a sua própria condição de inferioridade intelecto-cultural, querendo, à todo custo, derrubar, desestabilizar e desacreditar (como se eles pudessem) - ridicularizando - o trabalho que os gênios, dia após dia, costumam apresentar. Na Bahia, por exemplo, tem uma página aqui na internet que está "pichando" a imagem do competentíssimo prefeito ACM Neto como "Netinho"... Um absurdo da falta de mau gosto!
     As "cabeças pensantes" jamais devem ser comparadas com as mentes ignorantes, diz um de meus pensamentos. E, sendo assim - ontem, hoje e sempre - os reles e infames inimigos da cultura, difamadores, precisam ser colocados no seu devido lugar para se situar e se enxergar. (Conte comigo, ACM Neto).
     Amigos leitores, "gente boa", honesta e correta, digna, me perdoem pelas palavras deselegantes que irão ler.
     Eu nunca quis acreditar que ao provar todo o talento que Deus me deu - e na hora que Êle quizer poderá tomar, mas, como eu sei que Êle não quer, para meu trabalho eu continuar a mostrar e na cara dos difamadores esfregar - neste blog, eu causaria tanta raiva, ódio, naqueles que sabem que posso chegar aonde eles (incompetentes, sem talento, sem capacidade e competência literária) não podem nem sonhar em estar. (uanto mais lá ficar). É um blog simples, sem muitas fotografias (apenas a do homenageado), desenhos ou figuras, propaganda para impressionar ao se olhar e nada de importante ter para informar. Ao contrário, o blog é para quem gosta de ler, se informar, se "aculturar". (Se é que me entendem!). É apenas texto artigo) e mais nada, imitando uma coluna de jornal ou revista. (E das boas!). Sem falsa modéstia, eu sei.
     Reles inimigos, difamadores, que gostam de (tentar) desaacreditar àquilo que não tem capacidade para SEQUER ler, entender e questionar... Vocês são patéticos, risíveis e dignos de pena na sua falta de competência cultural, intelectual. Eu escrevo desde sempre e não agora. A prova são os pensamentos (olhem as datas) e as obras do blog SANFERRARTSCRIPT, todos devidamente registrados no orgão competente, na cidade do Rio de Janeiro. E, para se registrar lá, não é qualquer porcaria de nenhum merdinha, não.
     Este blog apareceu - incentivado por um amigo - como forma de meu trabalho ao mundo mostrar. Agora, uma pergunta não quer calar: e vocês? Que trabalho ao mundo já puderam mostrar?... O que criaram (ou fazem) de importante para se sentirem importantes, valorizados, capacitados e qualificados?... Se é que estas palavras se encaixam no perfil de vocês. A não ser que frequentar porta de bar "pé sujo", jogando conversa fora com pessoas tão insignificantes e medíocres como vocês, seja algo importante, relevante... (?)... Na ignorância intelecto-cultural de vocês - difamadores, invejosos, mentirosos e ridículos - tornam-se "por excelência" dignos de pena por nunca terem conseguido chegar SEQUER aos pés do que crio, do que escrevo, do meu estilo único, ímpar e inconfundível. E nunca vão chegar. (A não ser que morram e passem na fila do talento). Nem unindo a ignorância de vocês o talento vão conseguir destruir, patéticos!
     Não quero aparecer, mostrar minha cara, para fazer sucesso. Se quizesse, o Brasil e o mundo veria  minha fotografia aqui no blog. Já consegui provar ao mundo o que quero: minha competência em forma de um trabalho que, semanalmente, apresento aqui na internet. Ao contrário de vocês que não tem este poder, este dom. A não ser - e aí, sim, o valor de vocês o mundo vai conhecer - que vão roubar ou matar para nas manchetes dos jornais o nome de você aparecer e na história da cadeia suas digitais deixar.
     Vão ler, estudar para adquirir conhecimento para entender sobre o que tentam (sem conseguir) criticar, zombar. Quem sabe, um dia - talvez! - não sejam capazes de ao menos uma frase criar. Não precisa ser muito, basta apenas uma linha das inúmeras que escrevo. Quem não tem neurônios ativos, vai queimá-los se passar a usá-los. Não percam tempo em PENSAR - vocês não tem competência para ousar tanto - em derrubar aquele que nunca, nem de longe, vão conseguir se comparar. Se a inteligência fosse o forte de vocês - detratatores, maldosos, sem caráter, difamadores e caluniadores - iriam se olhar no espelho (correndo o risco de até ele de vocês se envergonhar) e enxergar o que são. Ou seja, NINGUÉM, NADA, uma merda de incompetência. O único dom que lhes foi dado - e um dom amaldiçoado - é ir (como vão de bom grado) para o bar ou ficar nas portas, para com seus iguais se juntar, se embriagar e procurar esquecer que sóbrios de vocês mesmos irão se envergonhar.
     Obrigado a vocês, revoltados com o talento que Deus me deu e recalcados pelo mundial reconhecimento que meu blog está tendo. Meu jeito de escrever - segundo os eruditos, cultos, as "cabeças pensantes" (e importantes, até mesmo entre o povão) que me acompanha, lê meus textos - é único, inconfundível. Mesmo que eu não assine o que escrevo, saberão de imediato a autoria.
     As palavras são duras. Mas a VERDADE é dura, cruel.
     À boa gente, pessoas dignas, honradas e decentes, de caráter, eu peço que me perdoem por assim me expressar. Depois de alguns e-mails, SMS e comentários, eu tinha - já devia ter feito isto a mais tempo, fiquei incentivado com o que estão fazendo com o prefeito ACM Neto na internet -  de me manifestar. E eu vou desafiar àqueles que gostam de desacreditar um trabalho altamente competente que estou toda semana a publicar: sentem-se ao meu lado (não tremam!), vamos escrever (criar) alguma coisa. E aí, sim, vocês verão que são (NADA) e quem eu sou (TUDO). criativa e intelectualmente falando como profissional, vejam bem. Já que, como humanos, somos iguais.
     Ô raça incapacitada, desqualificada e despeitada! Com a falta de cultura, inteligência e talento, não tem nenhum credenciamento para julgar o que provo na cara deles a todo momento.
     Reitero meu pedido de desculpas à todas as pessoas de bem. Mas, qual de vocês - em algum momento na vida - não teve vontade (mas faltou coragem) de dizer a VERDADE para quem precisa ouvir?... E ler? Isto é, se conseguirem entender.
     Deus abençõe à todos. E dê vergonha na cara para quem a perdeu depois de um copo de cachaça.

                                                                        ........................

     O mundo (Deus quer assim) está mudando e àquele que não  - assim como o santo pobrezinho de Assis - era visto, agora vai ser o mais visto.
     Sêde bem vindo, Jorge Mário homem. E Francisco, o Santo Padre.
     O Cardeal saiu Jorge Mário Bergoglio desconhecido, nem cogitado, lembrado para o cargo, segundo suas próprias palavras "do fim do mundo", e agora vai chefiar a Santa Madre Igreja.
     De onde menos se espera... Deus mostra que sai.
                                                                 


                                                                                                                                                                RENÉ SANFERR, 14.03.2013

"Se você acha que eu não tenho talento e nenhum conhecimento, me enfrente e ao meu lado tome assento, para junto e na sua frente, eu lhe mostrar qual dos dois tem mais talento e esfregar na sua cara todo meu conhecimento". - SANFERR, 09.05.2012

"Se apenas um pode mostrar ao mundo que é o melhor da rua pelo que fáz, o que poderá fazer todos os outros se não podem provar para o mundo que se acham os melhores apenas na sua rua?". - SANFERR, 07.10.2011

"Palhaça é a mulher que acredita que o homem com quem hoje ela está na praça, deixou de gostar e andar com gay, já que ela sabe que ontem com um ele chegou a morar, dividindo a mesma cama e a casa". - SANFERR, 18.07.2010

"Pode me xingar à vontade, pois a sua língua maldita não me atinge em nada. O que me atinge é a Vontade de Deus que com Suas mãos benditas quer me abraçar". - SANFERR, 15.08.2010

"O muito para muitos é o pouco para poucos"- SANFERR, 19.01.2013

"Macho desqualificado no seu emprego e viado valorizado por seu trabalho, qual dos dois é mais importante e necessário?". - SANFERR, 09.08.2012

"Quem é amigo do outro por causa do dinheiro, não é um homem direito e nem merece respeito". - SANFERR, 12.09.1987

"Muitos machos profissionalmente desvalorizados juntos, não é páreo para um único viado altamente qualificado e diante dele são rebaixados e humilhados por não ter valor no mercado de trabalho". - SANFERR, 09.09.2012

"Nada mais vergonhoso do que tentar difamar o outro e, ao invés de conseguir derrubar e desmoralizar, o tornar cada vez mais falado na boca do povo que vai ficar curioso e assim o nome dele se tornar cada vez mais famoso". - SANFERR, 07.12.2010

"O pouco que você tem hoje agradeça ao muito que lhe deram ontem". - SANFERR, 13.02.1985

"O que você pensa ser uma grande vitória na vida por conseguir o que qualquer um pode ter, pode ser visto como uma grande derrota diante da grande vitória de outros por conseguir o que poucos podem ser". - SANFERR, 27.11.2012

"O poder que eu não tenho com os braços e que atinge apenas poucos, como uns e outros tem, eu tenho o saber na cabeça que atinge todos e uns e outros não tem". - SANFERR, 20.03.1998

"Invente um marketing que só vai lhe ajudar como profissional, já que a mentira é a verdade no mundo empresarial". - SANFERR, 18.08.1985.

"Quem não mostra à todos a sua própria opinião, é um vacilão, fraco e sem personalidade. E por ele o mundo não vai ter respeito e admiração nem por caridade". - SANFERR, 07.05.2011

"Quando todos percebem que apenas um vai chegar sózinho aonde todos eles juntos nunca chegarão, certamente todos se juntarão para dificultar seu caminho". - SANFERR, 16.12.2012

"Tem alguns homens que se dizem machos que nem rastejando chegam aos pés de certos homens que eles chamam de viados". - SANFERR, 21.01.2001

"Eu escrevo com prazer o que muitos não tem coragem de dizer". - SANFERR, 29.01.2013

"É na mão da Justiça que a língua que fala demais vai ter de usar os olhos para enxergar o que o corpo vai pagar por falar contra o outro tanta injustiça em forma de mentira e nada provar". - SANFERR, 09.08.2010

"Vá se lenhar quem gosta de mim criticar e não tem nada de bom, assim como eu, para fazer e mostrar, merecendo o reconhecimento de quem gosta de ler e tudo saber". - SANFERR, 21.05.2012

"As cabeças pensantes jamais devem ser comparadas com as mentes ignorantes". - SANFERR, 02.10.1995

"A boa música se ouve na sala e a ruim sentado na privada, torcendo para que ela lá caia". - SANFERR, 30.11.2010

"Quer se aculturar? Fique em casa para ler, aprender e as boas mensagens captar. Não nas portas e esquinas a observar a vida alheia para falar". - SANFERR, 16.04.2010

"O desprezado de hoje pode ser o bajulado de amanhã". - SANFERR, 12.09.1985

"Como num passe de mágica, pode-se dormir desvalorizado e sem graça, e acordar valorizado, em estado de graça". - SANFERR, 13.03.2013

"Se você é filho adolescente de um corno e viado que para o chefe dá o rabo em troca de um carro e algum trocado, certamente vai se transformar num filho revoltado ao entender que tudo que tem foi dado com o prazer do pai safado que na rua dá o rabo e em casa tira onda de macho". - SANFERR, 20.01.1999

"Por mais coisas que venham lhe contar, não é possível deixar de amar o homem que toda noite vem com você se deitar e entre carícias provar também de você gostar". - SANFERR, 17.05.2010

"Se falam que um homem é criminoso, porque, então, a Justiça não o acusa e prende como um bandido perigoso?". - SANFERR, 04.07.1984

"Tem pessoas que são tão ridículas, burras e idiotas, que perdem tempo em tentar incriminar a outra, da qual nunca vão ter nenhuma prova para a acusar". - SANFERR, 28.04.1992

"Falta de vergonha na cara é ficar com o nome na boca, mesmo para falar até mal, daquele que não olha na nossa cara". - SANFERR, 27.01.2010

"Aquele que diz que é contra a mentira, vez ou outra também é contra a verdade". - SANFERR, 01.04.2002

"O homem inteligente, se não quizer, não precisa buscar companhia. Se quizer, basta olhar no espelho e achar a sua própria companhia". - SANFERR, 20.02.2010

"Mantenha-se sempre acima da mediocridade e para sempre ao lado da genialidade". - SANFERR, 01.10.1998

"Se o outro é bom, você não tem que gostar ou deixar de gostar. Apenas aplaudir, admirar e invejar". - SANFERR, 09.03.2011

"Só é polêmico o gênio que prova ter muito conhecimento". - SANFERR, 10.02.2005

"Todo mundo tem seu valor. A não ser que não se dê valor". - SANFERR, 04.03.2013

"Safado é o homem que para  qualquer um se vende barato". - SANFERR, 29.07.1997

"Se o seu inimigo é ladrão, porque você não prova que é amigo da Justiça e o acusa para colocar na prisão?". - SANFERR, 26.01.1980

"Humildade não é baixar a cabeça para o arrogante pisar nela. Isto é insanidade e do sensato este comportamento não se espera". - SANFERR, 09.02.1984

"O homem competente pode subir a escada a qualquer momento. E o incompetente não consegue subir em nenhum momento". - SANFERR, 02.12.1999

"Se você fala tanto em humildade, porque, então, não doa um pouco do que tem para deixar a arrogância do ter e praticar a caridade do ser?". - SANFERR, 23.12.1984

"Homem humilhado por ser taxado como incapacitado diante do viado qualificado, é uma bomba prestes a explodir por ele saber que, com o viado nunca será comparado como um homem capacitado". - SANFERR, 12.09.2005

|"Se acostume com tudo de bom e de ruim, porque quando acontecer o ruim você não vai sentir falta do bom". - SANFERR, 29.11.1985

"Macho que é macho não se esconde com medo de ser avistado pelo viado, já que tem receio de na frente da mulher ser desmascarado por conta do seu passado". - SANFERR, 19.08.2012

"Se o que não presta está reunido na rua, você que se preza fique em casa na sua". - SANFERR, 13.01.2008

"Nada mais bonito do que as pernas de uma mulher quando ela quer mostrar. E nada mais lindo do que a cabeça quando ela tem o que mostrar". - SANFERR, 09.01.2013

"Se mentira for pecado o inferno vai ficar lotado". - SANFERR, 21.06.1983

"Viver a vida é fazer da sua vida um exemplo de vida com o que você fáz na sua vida". - SANFERR, 17.04.2010

"Não diga que todo mundo sabe, já que aquilo que todos sabem, é o que alguém inventou. Mas a mentira não se sustentou, já que ninguém nada do outro provou". - SANFERR, 21.12.2002

"O tempo se encarrega de provar se é verdade ou mentira o que os maldosos estão a comentar". - SANFERR, 03.07.1996

"Se o seu inimigo você não consegue olhar para o desafiar, procure não olhar e o enxergar, senão é você que ele vai enxergar para desafiar". - SANFERR, 10.02.2013

"Eu gosto de ser elogiado por quem presta para alguma coisa. E não criticado por quem não presta para coisa alguma". - SANFERR, 16.04.2012

"Não tenho papas e muito menos bispo na língua para eu querer agradar e ser bem visto". - SANFERR, 22.03.2010

"Se o meu blog é notícia no país de norte a sul, você não pode fazer nada para ele deixar de ser novidade em canto nenhum". - SANFERR, 06.12.2012

"Tem vizinho que você gosta de graça. E outro que você precisar virar a cara para não olhar para a desgraça" - SANFERR, 08.09.2008

"Se você sabe, mas não prova, o certo é que se cale para depois como errado na barra da Justiça ficar com a sobra". - SANFERR, 01.05.1986

"Se o outro você quer escandalizar, o tiro vai sair pela culatra, já que, agindo assim, você vai ajudar a ele se popularizar". - SANFERR, 07.10.1998

"Daqui a mil anos alguém vai vasculhar o passado, meu trabalho será encontrado e meu nome reverenciado ou criticado. Mas para sempre lembrado". - SANFERR, 20.12.2012

"Eu não quero aparecer como uma celebridade pelo que escrevo. Já consegui que o texto que escrevo tenha alcançado a notoriedade que mereço". - SANFERR, 16.09.2012

"Como não responder e atacar com a verdade a quem quer com a mentira nos ofender e desmoralizar?". - SANFERR, 09.06.2005

"À um certo sujeito, todo o meu desprezo por ele não prestar e só quer me usar para alguma vantagem querer tirar". - SANFERR, 31.05.2005

"Maturidade é você ter consciência e divulgar a sua capacidade. E infantilidade é esperar que os outros tenham consciência para lhe ajudar". - SANFERR, 03.11.2012

"Eu admiro as pessoas simples. Mas não as simples metidas a sofisticadas". - SANFERR, 20.08.1980

"A mulher que se preza não se humilha pegando o homem que o gay despreza e diz que para ele não presta". - SANFERR, 27.02.1999

"Quanto mais do outro você falar, inventar e caluniar, mas o outro você vai ajudar a ele provar que tudo que você diz não é para se acreditar". - SANFERR, 11.02.1986

"Aquele que acusa o outro é quem fez e quer esconder a sua culpa diante de todos". - SANFERR, 17.08.2010

"Se o intelectual é vagabundo, porque você que trabalha muito, não fáz nada de importante para ganhar o respeito, admiração e reconhecimento do mundo?". - SANFERR, 09.10.2002

"Não adianta você me odiar, mas a verdade eu não vou deixar de falar, já que a mentira eu não vou usar para de mim você gostar". - SANFERR, 06.03.2012

"Com a intenção para desvalorizar alguém, você é quem vai ficar desmoralizado se nada provar e como um ninguém se sentir desacreditado e a maldição de se ver ridicularizado ter de suportar". - SANFERR, 10.04.1999

"Tem privadas que saem de dentro das casas e se instalam nas portas e esquinas para juntas feder quando abrem a boca de suas latrinas". - SANFERR, 17.03.2007

"Se você não se olha no espelho e não vê nada, é porque tudo nunca vai conseguir enxergar". - SANFERR, 07.11.1984

"A nossa verdade acima de tudo. Mesmo que a mentira dos outros para destruir a nossa verdade esteja por trás de tudo". - SANFERR, 05.05.2010

"Enquanto poucos com o seu trabalho de valor é reconhecido e seu nome cresce, outros com seu emprego desconhecido se tornam cada vez mais desvalorizados e seu nome não aparece". - SANFERR, 01.05.1997

"Pode espernear, pode bradar, mas o meu talento de mim você não vai conseguir tomar, pois o seu único talento é para como um ralé se sentar numa porta qualquer e mentir, caluniar e nada provar". - SANFERR, 18.01.2012

"Quando provamos ser o melhor do pedaço e mostramos não gostar de dividir espaço, os piores e despeitados vão inventar e nos acusar para nos sujar no pedaço". - SANFERR, 03.12.2006

"O que a língua afirma, mas a Justiça não confirma, é invenção de uma boca maldita". - SANFERR, 01.09.2003

"Se você não fáz nada para ser TUDO, não perca tempo em inventar tudo sobre o outro que, ao contrário de você, fáz tudo para deixar de ser NADA". - SANFERR, 07.08.2011

"Quem não gosta de ver a VERDADE, não vai gostar de ler meus pensamentos que mostram a realidade". - SANFERR, 17.02.2012

"Não odeie quem é melhor que você. Ame quem é pior do que você". - SANFERR, 07.07.2010



"Pessoa baixa e sem nível, aceita tudo já que está perdido. Menos ficar por baixo da outra que tem nível e fáz ela se sentir sem altura para chegar ao seu umbigo". - SANFERR, 30.11.1986

"Nem pense que vai ser alguma coisa e alguém, se não mostrar e provar que sabe fazer alguma coisa para deixar de ser ninguém". - SANFERR, 11.04.1994

"Não pense que vai ser falando da vida dos outros que você na vida vai deixar de ser falado pelo outro". - SANFERR, 08.05.1985

"Tem pessoas que não se dão valor e gostam de frequentar e afundar em ambiente com cara e fedor de privada cheia de cocô". - SANFERR, 18.02.2013

"Muitos se acham isto e àquilo, mas se olhar para o condomínio que habitam, o que são e com quem estão, verão que não passam de um lixo". - SANFERR, 23.03.2010

"Não queira ser o balde de lixo que pega os restos que não presta. Jogue o que não presta no balde de lixo que pega os seus restos". - SANFERR, 08.09.1986

"O emprego medíocre que um tem, não pode ser comparado ao trabalho genial que o outro apresenta". - SANFERR, 01.05.1980

"Se você não fáz nada de valor, não se ofenda com a verdade que mostra que você não tem valor. Também não se iluda com a mentira que mostra que você fáz ter valor aquilo que não tem valor". - SANFERR, 26.05.1987

"Pessoa sem talento e que não tem jeito, é um sem noção e descarado que sobe ao palco para fazer sucesso na base do remelexo e do requebrado". - SANFERR, 21.09.2008

"No banco da competência que muito viado se senta e é valorizado, muito macho desvalorizado por sua incompetência nem se apresenta para esfregar o banco com um pano molhado". - SANFERR, 06.12.2011

"Não se lembre dos meus pecados se você esqueceu dos seus passos errados". - SANFERR, 23.09.1996

"Se você é um leão, não se misture com o cão, pois, ao invés de rugir, você vai latir". - SANFERR, 04.03.2013

"Barzinho frequentado por pessoas desclassificadas e sem moral, é caminho certo para se encontrar coisas erradas e beber ao lado do pior marginal". - SANFERR, 07.02.1987

"Tem pessoas que são enganadas por serem burras e ter a inteligência limitada". - SANFERR, 07.12.1991

"Você descobre se o ambiente não presta quando os vizinhos se reúnem numa festa". - SANFERR, 16.10.2007

"Vagabundo é quem fica na porta sem ter o que fazer para falar da vida de todo mundo e não entra para a vida enriquecer ao pegar um livro para ler". - SANFERR, 10.07.1988

"É na beberragem que muitos mostram toda sua marginalidade e o que na verdade são". - SANFERR, 21.05.2003

"A mulher casada que na casa do amigo abaixa a calça para mostrar a calcinha vermelha e rendada, é uma safada que para ele quer se mostrar e dar". - SANFERR, 09.03.2010

"Se você é um incapáz que não pode controlar a sua língua, eu posso ser capáz de saber como administrar a minha cabeça". - SANFERR, 27.01.1997

"Pode falar de mim o que quizer, pois a sua palavra vai ser ouvida apenas como um boato, já que você não passa de um coitado e zé mané, sem voz ativa e desacreditado". - SANFERR, 09.08.2005

"A união fáz a força bruta. Mas nunca vai vencer a força da cultura". - SANFERR, 15.03.2000

"Da mentira do outro vive à falar, quem não tem uma verdade para contar e a sua própria mentira abafar" - SANFERR, 08.12.1990



                                                                                                                                                             RENÉ SANFERR, 14.03.2013
                                                                          ATENÇÃO
 AGRADEÇO AS CONTRIBUIÇÕES E PEÇO QUE CONTINUEM FAZENDO DOAÇÕES AO BLOG.
                  ASSIM COMO O JORNALISTA FUNCIONÁRIO DE JORNAL, O BLOGUEIRO-COLUNISTA, EM TODAS AS PARTES DO MUNDO,
                     EM VÁRIOS SITES E BLOGS, VIVE DO QUE ESCREVE, O SEU TRABALHO VIRTUAL É O SEU GANHA-PÃO.
   SEM NENHUM VÍNCULO EMPREGATÍCIO.
 DEPOSITE NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL.
CONTA O1:
Caixa Econômica Federal                                   -               Av. Estados Unidos, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    0063                                                            Conta: 023-00012630-9
CONTA 02:
Caixa Econômica Federal                                   -               Relógio de São Pedro, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    1416                                                             Conta: 013-00099159-3
CONTATOS:
e-mail: rsanferr@globomail.com
fone  : (71) 82659332
home-page: HTTP://SANFERRPRESS.BLOGSPOT.COM
novo blog  :  HTTP://SANFERRARTSCRIPT.BLOGSPOT.COM




                                                                      P    A     T     R     O     C     Í     N     I     O