quinta-feira, 25 de abril de 2013

A HERALD OF HIS TIME.



OSCAR WILDE.
GAY NA OPÇÃO SEXUAL, MAS CASADO COM MULHER.
E MAIS HOMEM QUE MUITOS NA SUA IMPORTÂNCIA SOCIAL E INTELECTUAL.



     O que difere o homossexual do homem (?) considerado normal? E o homem do homossexual? O preconceito. (Eis aí a questão que desde sempre vai ser o diferencial entre ser feliz fora do armário ou infeliz dentro dele). E não o simples fato de gostar de mulher. (Se quizer, o gay também pode, como tem muitos por aí, "enganando" as famílias, a sociedade, os amigos e "iludindo" as desavisadas desesperadas, se é que me entendem!). Ter filhos? (Tem muitos pais-gays por aí). Gostar de jogar bola? Reduto preferido daqueles que adoram muitos homens juntos? Ou qualquer outro tipo de modalidade esportiva reconhecidamente de machos?... (Tem muitos gays, assumidos ou não, que são mestres em todos os esportes). Homem X homossexual, homossexual X homem. Se não fosse o preconceito, esta eterna -e competitiva - polêmica entre o SER e o não SER não existiria, pois, de um jeito ou de outro, todos são homens. E o que tem de gay que - moral, cultural e socialmente falando - são mais homens que muitos machos por aí. Verdade ou mentira?
     O certo é o errado que estamos acostumados a fazer. E sabe o que? Rotular as pessoas. Da maneira mais infame, preconceituosa. Fulano é gay, sicrano é homem, beltrano é "gilette" (bissexual). Aquele gosta de homem, aquela é sapatona... (?)... E daí? O que fáz uma pessoa ser superior ou inferior a outra dependendo de quem leva para a cama? (Se não é você quem vai levar, para que se preocupar com o que o outro pode ou deixa de gostar?). O que fáz o homem ou o gay ser superior é o trabalho que ele tem para ao mundo mostrar e sua competência provar. Não com quem ele escolhe para na cama transar. É ou não é?
     O homem - não todos, vejam bem! - colocou (erradamente) na cabeça que PARA SER HOMEM algumas regras básicas ele tem de seguir à risca: 1. passar o tempo livre na porta do bar com um copo na mão "tomando parte da vida alheia" e falando asneiras. 2. na roda do jogo conversar sobre os defeitos alheios esquecendo dos seus. 3. se gabar que pegou "fulana de tal" quando ela nem para ele sequer olhou. 4. dizer que é bom de cama, quando na verdade nem sexo sabe fazer. 5 . "coçar o saco" para mostrar que o "falecido" ainda existe e não "morreu de vergonha" do seu dono. Gay fáz isso? Mulher fica "se pegando" para exibir a sua feminilidade?... Que pobreza de espirito! Falta de auto-confiança. Enfim, não se fáz mais homem como antigamente. Os verdadeiros defensores da raça são peças de museu. Raríssimos. (Mas, graças à Deus, ainda os temos). Antes o HOMEM da família era o orgulho; no tempo que bigode era uma assinatura e o nome uma firma reconhecida em cartório. E hoje? Hoje o homem - uma grande parte - da família é a vergonha. Beberrão, drogado,ignorante, atrasado, escandaloso, baixo, vulgar, mulherengo, brigão, machão, marginal... E por aí vai. Verdade ou mentira? Podem me detestar, mas como eu  escrevo só a VERDADE e o que acredito... vejo, observo, analiso... c'est la vie!
     O homem de hoje - não todos, vejam bem, por que AINDA temos muitos que são HOMENS mesmo - trabalha porque é obrigado, mas se pudesse ser sustentado por alguma mulher... Até mesmo por um gay... O mesmo gay que ele, para disfarçar, tem o hábito de ridicularizar. (Verdade ou mentira?). E, para completar - não todos os homens, reitero - ainda tem o preconceito contra este mesmo gay. Aquele que escolheu ter uma opção sexual diferente da sua. E - a pergunta não quer calar - porque este ódio? A homofobia gratuita que, no mínimo, leva a criticar, zombar? Será - e Freud, se vivo hoje fosse, poderia explicar - que tem alguma coisa para esconder? Dizem que "quem desdenha quer comprar". (É para se pensar). Sendo assim, é só - qualquer um de vocês - colocar o olho para o macho observar, a cabeça funcionar o suficiente para pensar e, finalmente, avaliar o que tanto estes "cabras machos bem arretados" (ou não seria pelas costas machucados?) tem para disfarçar.
     Já os homossexuais - nem todos - são motivo de orgulho. (Quando são cultos, inteligentes e talentosos). Verdadeiros exemplos - se fosse o caso de fazermos a comparação entre gays superiores e heteros desvalorizados, desqualificados profissionalmente e, o que é pior, desclassificados sócio-moralmente - de atitudes, comportamentos. Gays que colocam muitos "machos nas solas dos seus sapatos" não faltam na história da humanidade. Um dos mais famosos é o homenageado de hoje. Oscar Fingal O'Flahertie Wills Wilde foi o seu nome. Oscar Wilde É a sua marca.
     E poucos são os que se dizem homens que deixaram - ou vão deixar - uma marca na história. Nomes todos eles tem; mas valor para se transformar numa marca... A não ser a marca do copo na mão para levantar. Que situação humilhante! Se achar o gostosão, o tal, e - no fim das contas - olhar-se no espelho, ver o NADA que é; "passado para trás" por um homossexual.
     Oscar Wilde foi ontem polêmico e hoje é uma lenda. Ele não marcou sua passagem pelo mundo. Ele foi HOMEM suficiente para transformar a vida de muitos por aí, lutando numa época difícil, preconceituosa e conservadora - talvez mais falsa e hipócrita que os liberais (?) dias de hoje - para ter o direito de ser diferente. Gay, naquela época, era sinônimo de crime hediondo. Pederastia era palavrão, o fim dos tempos. (Hipocrisia pura! Às escondidas, praticava-se - como ainda hoje - o adultério). E por causa deste "crime hediondo" que a aristocracia vitoriana inglesa do século XIX levou Wilde a sentir na pele o sofrimento por escolher ser feliz "fora do armário" e não infeliz "dentro do casamento"... Controverso, polêmico - e qual gay culto não é polêmico, contestado? - o princípe da moda daqueles idos é considerado até hoje o nome mais importante da literatura depois de Shakespeare. E para comprovar isto, deixou obras memoráveis, como - dentre tantas outras - Intenções, O Retrato do Sr. W. H., A Alma do Homem Sob o Socialismo, O Leque de Lady Winderwere, Uma Mulher Sem Importância (será que no século passado Wilde previu a existência futura da mulherzinha, a periguete?), Um Marido Ideal, A Importância de Ser Prudente, A Esfinge, O Fantasma de Canterville, A Duquesa de Pádua...
     Colocando seus pensamentos sábios, suas estórias ficcionais (ou não) emocionantes no papel, ou - quem o conheceu - escutando suas palavras cheias de ideologias avançadas para a época, Oscar Wilde tornou-se um dos homens mais inteligentes de todos os tempos. E - assim como em qualquer parte do mundo, em qualquer época - ser inteligente, culto, incomodou. E insultou ainda mais por ele ser gay. E o mais "insultado" de todos foi o Marquês de Queenberry, pai de Lord Alfred Douglas. E todos - que apreciam uma boa leitura - sabem que Douglas foi o grande amor, a paixão proibida de Wilde.
     E este amor levou o escritor a prisão. Condenado a dois anos de trabalhos forçados, Wilde, um ano depois de ser libertado, escreveu a André Gide, simplificando em poucas palavras o que uma pessoa maldosa pode fazer ao perseguir a outra: "... não tenho recebido nada do meu editor em Londres, que me deve dinheiro e estou realmente na miséria... Já vês como a tragédia da minha vida a tornou ignóbil; o sofrimento é possível, talvez necesário; mas a pobreza, a miséria, isto que é terrível. Conspurca a alma do homem". E Wilde - mesmo homossexual assumido, foi, sim, um HOMEM. Casado com a rica herdeira Constance May Lloyd, mãe de seus dois filhos, Cyril e Vyvyan. Naquela época, o Marquês de Queenberry conseguiu derrubar o homem Oscar; mas, por todas as épocas e lugares, o mito Oscar Wilde será sempre lembrado. E ele? Quem é hoje o Marquês? Um NADA, ninguém. Um medíocre, insignificante, que morreu esquecido pela história, lembrado apenas por poucos, enquanto Wilde, ao simples mencionar (já pensou se naquela época tivesse internet e ele um blog?) do seu nome, é reverenciado e respeitado por sua marca. E isto acontece até os dias de hoje com todos àqueles que não tem valor - a não ser o de macho procriador - e são humilhados pela presença diante deles dos gays altamente qualificados e capacitados.
     Muitos homens - não todos - criticam certos homossexuais por que são menores, inferiores à eles. Sabem que nunca terão oportunidade (por não ter valor) na vida igual ao homossexual que tem talento, cultura e inteligência. A sentença de viver - e morrer - na mediocridade, diante de toda genialidade daquele que ele critica e menospreza, é humilhante demais para quem se acha o maioral, única e simplesmente (nada mais do que isto) por ter o orgão sexual masculino entre as pernas, dizer-se "macho". E um macho - homem? - que é, sempre foi e sempre será um NADA, ninguém. Assim como o Marquês de Quennberry deve ter se sentido na presença "incomodativa e ilustre" de Oscar Wilde. Mesmo com toda riqueza, título e poder que possuía.
     Oscar morreu Oscar Wilde em Paris, no Hotel d'Alsace, na Rue des Beaux-Arts, número 13, em 30.11.1900. E nasceu Oscar Fingal O'Flahertie Wills Wilde em Dublim, na casa número 21, de Westland Row, em 16.10.1854. Enfim, eis aí, então, o que difere o homossexual de valor do homem normal, comum e crítico. E tudo que o homossexual Oscar Wilde tem até hoje é a fama que muitos homens nunca tiveram. Ele é homenageado em livros e filmes. A sétima arte é fã dele. Cabeças coroadas se rendem aos seus textos magistrais. E o tal Marquês que o perseguiu, criticou, difamou, desmoralizou? Assim como muitos difamadores de hoje que terão o mesmo fim - ao contrário do gay culto que se torna imortal por seus textos - foi jogado numa cova e esquecido. Sua marca (nome) não fáz parte de nenhum lugar de destaque. (A não ser uma lápide qualquer, num túmulo qualquer, de mais um qualquer, num cemitério qualquer). Oscar Wilde foi lembrado nas telas de todo mundo em filmes inesquecíveis, a exemplo de "Salome's Last Dance" (A Última Dança de Salomé), "The Trials of Oscar Wilde" (Os Crimes de Oscar Wilde), "An Ideal Husband" (Um Marido Ideal)... O teatro ajoelha-se aos seus pés. E o Marquês? Como disse anteriormente, muitos estão passando por cima dele, pisando na sua cova sem nem saber quem é aquele homem ali enterrado. Um à toa, qualquer, sem eira e nem beira, sem valor e importância, insignificante para a posteridade, lógicamente, já que naquela época, era Marquês; realmente, um zé ninguém a mais no cemitério. Esta é a verdade - dura, cruel, que choca - de todos que não fazem nada para ser um dia o diferencial.
     "Salomé" - sua obra-prima - é eterna. Desde que foi escrita em francês no ano de 1891. Teve intérpretes do nível de Sarah Bernhardt. No Brasil - um dos países mais gay do mundo - o texto foi interpretado nas décadas de 70 e 90, respectivamente, por Helena Ignês e Cristiane Torloni.
      Então? Posso responder, finalmente, o que difere o homossexual do homem (?) considerado normal? Depois da história de vida de Oscar Wilde, é claro que talento, cultura e sabedoria. Intelectualidade para SER. E não vulgaridade (apenas) para TER... um copo de cachaça na mão. (Se é que me entendem!).
      Social, racial, intelectual e, principalmente, sexual, o preconceito - desde os primeiros tempos - fáz parte da detruição e não da construção da humanidade. "O homem zomba do que é diferente, já que não pode tirar onda por ser à todos igual", diz um de meus pensamentos. Se, ao invés de criticar, àquele que se diz homem só por de mulher gostar, deveria algo de importante criar para esta mesma mulher dele se orgulhar. O homem - apenas por ser homem - pode pegar qualquer mulher. Mas apenas o HOMEM de verdade vai ter a honra de se unir a uma GRANDE MULHER. 
      Olhe-se no espelho - ele não mente - e descubra qual seu papel no mundo, se é importante ou irrelevante. Se fáz algo de útil para ser admirado. Antes de usar na sua vida o preconceito, procure se fazer GENTE para todos ter da sua vida um bom conceito. "O homem sabe usar a calça que veste. Simplesmente. E o HOMEM sabe usar a cabeça que tem e merece". Assim como foi, é e sempre será Oscar Wilde, um arauto de seu tempo, como diz o título do artigo.
      Au-revoir para todos que me criticam ou aplaudem. Na próxima quinta-feira, se Deus quizer, aqui estarei. (A não ser que eu decida sair de férias). Eu aqui e vocês daí. C'est la vie!

                                                                                                                                                                            RENÉ SANFERR, 25.04.2013


a ESFINGE:
     "O escritor vive de sonhos com a cabeça nas nuvens, e ganha muito. Quem vive na realidade, com os pés no chão e ganha pouco é o trabalhador".

                                                                                                                                                                             RENÉ SANFERR, 20.10.2012


de SANFERRPRESS para todos os leitores e colaboradores (patrocínios, doações):
       
       Desculpem o atraso hoje da postagem. Problemas técnicos.
       Em breve vou (mesmo) sair de férias. Não sei por quanto tempo vou aguentar minha coluna não publicar, mas preciso descansar.


                                                                                                                                                                             RENÉ SANFERR, 25.04.2013


"O que pensamos hoje não foi o que pensamos ontem e nem vai ser o que pensaremos amanhã, pois a cada alvorecer é um novo viver e só deixaremos de pensar quando morrer". - SANFERR, 07.02.2008

"O pensamento de alguém pode se modificar. O que de ninguém pode se transformar é o conhecimento". - SANFERR, 06.02.2013

"Não se sinta empregado se o trabalho que fáz é esculhambado e porisso você é mal remunerado". - SANFERR, 01.05.1983

"Eu escrevo o pensamento sobre a verdade da vida como ela é. E não o falso conhecimento que as pessoas tem da vida como ela não é". - SANFERR, 26.03.1997

"Tem homem pequeno que se acha arrogantemente o máximo por ser homem, sem se dar conta que é ridicularmente o mínimo por não ser um GRANDE HOMEM". - SANFERR, 15.04.2012

"Tem pessoas sem noção que precisam escutar sobre si a verdade para chegar à razão". - SANFERR, 18.03.1985

"O maior orgulho de pessoas sem futuro na porta de um bar é o copo que no presente são capazes de levantar. E, nem por em outras coisas serem incapazes, mesmo assim não conseguem se enxergar". - SANFERR, 17.06.2003

"Tem pessoas que se acham o máximo, mas nada de valor nelas ninguém pode encontrar para comprovar que são ao menos o mínimo no trabalho que fazem e não ter como se valorizar". - SANFERR, 07.12.2005

"O alter-ego de um homem talentoso quer que ele fique sózinho para encontrar a resposta do enigma sobre a sua vida e assim dele próprio se sentir orgulhoso". - SANFERR, 09.05.2010

"A praga que você joga  hoje no outro, vai ser a paga que seu filho amanhã por você vai pagar". - SANFERR, 02.08.2010

"Do jeito que a maldade no mundo está, Deus precisava o inferno mostrar para algumas pessoas ver, acreditar, se assustar e deixar da maldade praticar". - SANFERR, 16.04.2013

"Não procure se juntar com os inimigos do seu verdadeiro amigo para o desmoralizar, pois, quando você com estes falsos amigos se decepcionar e à ele for procurar, não o vai encontrar nem para lhe acusar como o pior dos inimigos". - SANFERR, 14.04.2013

"Fazer um inocente chorar por uma falsa acusação pública, é a mesma coisa que assinar sua sentença de culpa para com uma desmoralização depois você pagar em público". - SANFERR, 18.08.2010

"Áquilo que eu vivi no passado hoje não me diz mais nada. Tudo é o que eu quero que diga àquilo que vou viver no futuro". - SANFERR, 30.12.2010

"Todo pensador tem um estilo à provar com sua autoria. E quem duvidar disso, tem o perito para comprovar o que o autor dizia". - SANFERR, 09.04.1984

"Eu sou o que sou e não o que você pensa que sou. Por que se eu fosse o que você pensa que sou, eu não seria quem sou". - SANFERR, 29.09.2007

"Não vivo de aplausos, porque sei quando mereço ser vaiado. E não morro quando sou vaiado, porque sei quando sou o máximo". - SANFERR, 08.01.2013

"Goste de mim quem quizer gostar. Mas eu não vou deixar de pensar, escrever e falar, apenas para ser popular e do que penso, escrevo e falo, vir a me envergonhar". - SANFERR, 09.01.2013

"Apague do livro da sua vida os personagens que ontem fizeram parte da sua história, mas que hoje na sua vida não fazem o menor sentido quando você por má sorte recordar da estória". - SANFERR, 17.07.2012

"Tem trabalho que lhe coloca lá em cima e emprego que lhe bota lá pra baixo". - SANFERR, 01.05.2010

"O trabalhador é um eterno batalhador do dia a dia e um eterno sofredor nas mãos do empregador, sonhando com o dia que vai acabar (?) sua agonia com a chegada da mísera aposentadoria". - SANFERR, 01.05.1985

"Quando afasto uma pessoa da minha história, apago também da minha memória". - SANFERR, 06.03.2012

"Falsa amizade é uma praga que só deseja a sua desgraça". - SANFERR, 08.09.2010

"Escolha com o trabalho que é capáz de fazer, se você nasceu para morrer ou para sobreviver". - SANFERR, 15.01.1987

"O que ontem foi TUDO para o seu mundo, hoje é NADA no meu mundo". - SANFERR, 16.07.2012

"O dia de ontem foi bom, mas passou. O de hoje está sendo ótimo, mas vai acabar. E o de amanhã vai ser excelente, porque ainda nem chegou e já estou a esperar". - SANNFERR, 22.04.2013

"A mulher só não manda no desmando do homem". - SANFERR, 03.09.2000

"Ande de ônibus, mas viaje e saia do lugar; e não de carro sem ter dinheiro para sair do lugar e viajar". - SANFERR, 09.06.1986

"Quando a felicidade se apresenta, é por que não queremos nos apresentar para a infelicidade". - SANFERR, 20.12.2009

"Se eu não escrever sobre o que é verdade, eu vou ter de escrever sobre o que é mentira. E isto nunca vou fazer para dar prazer a quem não gosta da verdade saber". - SANFERR, 12.05.2011

"Previlegiada é a pessoa que descobre quando as outras com ela são falsas e logo se afasta delas, as quais na sua vida foram uma desgraça". - SANFERR, 18.07.2010

"Para àquele que não tem valor e talento, só resta o sofrimento de trabalhar num emprego sem reconhecimento, dele o mundo não tomar conhecimento, morrer desvalorizado e para sempre seu nome viver no esquecimento". - SANFERR, 21.02.2005

"Quem tem alguma coisa a esconder na vida, fica quieto e não fáz nada para aparecer na mídia". - SANFERR, 09.09.2012

"O mais certo quando se vê o outro penar e não se fáz nada para esta dor amenizar, é pode esperar que a sua vez vai chegar". - SANFERR, 20.1.1986

"Aonde o preconceito está, de bem com a vida é que ninguém pode ficar". - SANFERR, 27.11.2002

"Mais vale a verdadeira sabedoria do homem do campo, do que a falsa inteligência do homem da cidade". - SANFERR, 10.10.1991

"Enquanto muitos acordam cedo para trabalhar e a dura realidade enfrentar para pouco ganhar, poucos acordam tarde porque vivem à sonhar e com a sua imaginação muito tem a faturar". - SANFERR, 19.04.2000

"O escritor vive de sonhos com a cabeça nas nuvens, e ganha muito. Quem vive na realidade, com os pés no chão e ganha pouco é o trabalhador".  - SANFERR, 20.10.2012

"Esqueça por quem ontem muito você sofreu. Lembre hoje que, ao menos para você, esta pessoa já morreu". - SANFERR, 09.02.2011

"Caia do alto. Mas não quebre o salto". - SANFERR, 06.02.1999

"Todos erram, mas se acham certos para criticar os erros dos outros, com medo dos seus serem descobertos e todos os criticar, julgar". - SANFERR, 24.07.1995

"Quando um homem ao outro quer prejudicar e derrubar, Deus lhe estende a Sua mão para lhe levantar e ajudar". - SANFERR, 09.11.2010

"Desejar a morte do inimigo é a mesma coisa que sonhar com o imposível". - SANFERR, 09.08.2010

"Não comemore o mal que chegou para seu desafeto, pois este mesmo mal pode estar de você bem perto. Chore por ele estar escondido e você ainda não o ter descoberto". - SANFERR, 19.01.1988

"Tem homens que são homens apenas porque nasceram homens. E outros porque se fizeram HOMENS". - SANFERR, 29.11.2006

"O homossexual, quando quer se dar valor e ter moral, como homem que é ele se veste e se comporta como igual, sem procurar ser diferente e se vestir como mulher". - SANNFERR, 08.07.1983

"A doença é o único mal que, dependendo do tempo, pode ter um bom final". - SANFERR, 13.02.1994

"Com rara excessão, ouvir jogador de futebol falando e se achando o melhor, é uma decepção". - SANFERR, 27.05.2010

"Se jogador de futebol ganha bem só usando as pernas para trabalhar, já que não tem nada na cabeça para a fazer funcionar, porque o médico que se mata de trabalhar, vive curando as pernas e o corpo todo e tem tudo na cabeça, não ganha melhor?". - SANFERR, 06.12.2011

"A verdade é deselegante e porisso todos não gostam dela. E a mentira é elegante e porisso todos adoram ela". - SANFERR, 07.08.2009

"Casa, carro e dinheiro não vão fazer você ser lembrado e valorizado. Mas um bom trabalho apresentado, para sempre vai fazer você ser valorizado e respeitado". - SANFERR, 10.06.2012

"Se o gay quer ser travesti, corajoso é ele que se sente orgulhoso por assim se vestir". - SANFERR, 04.07.2000

"Todos, felizmente, tem o direito de sonhar. Mas, infelizmente, poucos se sentem no dever de realizar". - SANFERR, 08.09.2012

"Homem casado e descarado que se fantasia o ano inteiro disfarçado de macho, no carnaval deixa de ser mascarado para assumir seu lado viado e como a mulher ser igual". - SANFERR, 14.02.2010

"O ciúme é um bem saudável, enquanto ele não se transforma num mal incurável". - SANFERR, 08.01.2010

"Quando se dá uma festa, todos comparecem. E quando a festa não acontece, ninguém dá nada". - SANFERR, 26.04.2010

"Só pode sonhar, quem sabe inventar. E quem não sabe inventar, não tem com o que sonhar. Apenas com a realidade se contentar". - SANFERR, 26.01.2010

"É de doação em doação que o blogueiro fáz do seu trabalho um emprego, defende o seu ganha-pão e foge do desespero do desemprego, firmando os seus pés no chão". - SANFERR, 09.12.2012

"Se você é um previlegiado que na cabeça tem muita inteligência e talento para ser trabalhado, não seja burro de cansar o corpo, se o pobre coitado pode ficar descansado e mesmo assim empregado. O cerébro dá conta do recado, já que ele é o seu patrão e não vai lhe deixar na mão". - SANFERR, 01.08.2012

"Quem um dia planta e sabe esperar, descansa, por que sabe que o dia da colheita vai chegar". - SANFERR, 09.04.2013

"Alguém diz mentirosamente que tem muita verdade sobre o outro para contar. E como tem pouco para provar, ninguém verdadeiramente nas suas mentiras vai acreditar". - SANFERR, 27.09.2010

"Quem com a língua quer o outro difamar, tem que ter em mãos as provas para acusar. Senão todos, se não ver com os olhos, não vão acreditar". - SANFERR, 09.08.2010

"Nada é mais destrutivo do que o ódio por um amor não correspondido". - SANFERR, 21.09.1988

"A GRANDE MULHER vai se tornar pequena e mulherzinha, se depreciar, menosprezar, ao se juntar com um homenzinho qualquer e se tornar baixa e vulgar". - SANFERR, 08.03.2001

"O que fáz o mundo ser o inferno que é, é a eterna ignorância que o homem tem de morrer fazendo o que o outro quer, e não a sabedoria de viver para fazer o que ele próprio quizer". - SANFERR, 24.09.2005

"O idiota de ontem hoje abriu os olhos e amanhã será esperto". - SANFERR, 08.06.2010

"Tudo o que se diz um dia pode ser esquecido. Mas tudo que se escreve para sempre será lido". - SANFERR, 09.12.1985

"Ao invés de criticar o outro por não gostar, àquele que se diz homem só por de mulher gostar, deveria algo de importante criar, para esta mesma mulher dele se orgulhar". - SANFERR, 21.10.1997

"O que acontece hoje é por que desde ontem estava marcado". - SANFERR, 09.07.1979

"O que fáz o homem ou o gay ser superior, é o trabalho que ele tem para ao mundo mostrar e sua competência provar. Não com quem ele escolhe para na cama transar". - SANFERR, 06.12.2010

"O homem sabe usar a calça que veste. Simplesmente. E o HOMEM sabe usar a cabeça que tem e merece". - SANFERR, 03.10.1994

"O homem zomba do que é diferente, já que não pode tirar onda por ser a todos igual". - SANFERR, 11.03.2005

"O que parece ser para sempre, de repente passa para de vez em quando e depois passa para nunca mais". - SANFERR, 06.06.2010

"Homem que é homem não vai trabalhar apenas para ganhar. Qualquer homenzinho pode o ganha-pão batalhar. Homem que é homem sai para trabalhar e usar a mão para algo de importante criar para ao mundo deixar". - SANFERR, 01.05.2000

"Antes de usar na sua vida o preconceito, procure se fazer GENTE para todos ter da sua vida um bom conceito. Justamente por não ser uma PESSOA cheia de defeitos, especialmente o preconceito". - SANFERR, 29.09.1990


                                                                                                                                                              RENÉ SANFERR, 25.04.2013


    ATENÇÃO
 AGRADEÇO AS CONTRIBUIÇÕES E PEÇO QUE CONTINUEM FAZENDO DOAÇÕES AO BLOG.
                  ASSIM COMO O JORNALISTA FUNCIONÁRIO DE JORNAL, O BLOGUEIRO-COLUNISTA, EM TODAS AS PARTES DO MUNDO,
                     EM VÁRIOS SITES E BLOGS, VIVE DO QUE ESCREVE, O SEU TRABALHO VIRTUAL É O SEU GANHA-PÃO.
   SEM NENHUM VÍNCULO EMPREGATÍCIO.
 DEPOSITE NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL.
CONTA O1:
Caixa Econômica Federal                                   -               Av. Estados Unidos, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    0063                                                            Conta: 023-00012630-9
CONTA 02:
Caixa Econômica Federal                                   -               Relógio de São Pedro, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    1416                                                             Conta: 013-00099159-3
CONTATOS:
e-mail: rsanferr@globomail.com
fone  : (71) 82659332
home-page: HTTP://SANFERRPRESS.BLOGSPOT.COM
novo blog  :  HTTP://SANFERRARTSCRIPT.BLOGSPOT.COM




                                                                      P    A     T     R     O     C     Í     N     I    O


   





quinta-feira, 18 de abril de 2013

MESMO SEM GRANDES FEITOS, ELA SABE TER SEUS MÉRITOS.



FÁTIMA MENDONÇA.
 VEIO DO POVO E DE UMA VIDA COMUM, PARA VIVER AO
LADO DE UM HOMEM OPERÁRIO QUE ESTÁ
POLÍTICO ELEITO E FEITO PELO POVO.



     Dizem que por trás de um grande homem existe uma grande mulher. E é verdade. Observem como todos - ou quase todos - que deixaram sua marca (nome) na história, tiveram a presença marcante de uma "cara metade" ao seu lado, orientando-os nos momentos mais difíceis de sua trajetória empresarial, política, artística e (porque não?) até mesmo religiosa. Ou vocês pensam que homens da Igreja, mesmo não tendo o previlégio de casar, não têem a orientação, o conselho de mãe, tia, irmã, avó, uma amiga?... Parece - e eu, particularmente, acredito piamente nisto, já que tenho dois diamantes preciosos na vida, duas GRANDES MULHERES, capazes de se anular na vida ( como sempre fizeram ) para dar vida, no sentido afetivo, econômico e emocional, à todos da família, inclusive vários sobrinhos - que Deus colocou o "sexo frágil" (que de frágil não tem nada) em nossos destinos para ser o leme de nossa nau, de nosso barco - muitas vezes desgovernado - navegando à deriva em rota de colisão com o perigo iminente na travessia do mar bravio de nossas vidas.
     A mulher é um bem necessário a todos nós. (Não canso de defender a tese que sem ela não seríamos quem somos). Sua importância - e participação vital em nossas vidas - começa desde lá atrás quando nos gera em seu ventre e termina quando se fáz não (somente) esposa, mas companheira na velhice.  A mulher esteve, está e sempre estará representando um papel crucial, imprescindível - e decisivo - no rumo que o destino quer dar as nossas vidas.
     À mãe nós pedimos conselho. À esposa pedimos compreensão. E a amante nós pedimos carinho. Três C: conselho, compreensão e carinho. Uma consoante no alfabeto que orienta decisivamente o que somos, o que pensamos ser e o que o mundo PENSA que pensamos ser. (Se é que me entendem!). Cada uma delas, à seu modo, tem o papel de moldar e, se quizer, transformar o que pensamos ser no que devemos ser...
     O que seria de Adão sem Eva? (Aliás, sem ela, nós não existiríamos). E o que teria sido do plano de Deus para a redenção da humanidade, se Êle - conhecendo desde sempre o poder da MULHER - não tivesse colocado Maria como co-Autora, ao lado de Seu Filho Jesus?... (Até o próprio Deus, quando Homem, teve a necessidade da presença de uma MULHER ao seu lado). E o que seria de Tristão sem Isolda? De Romeu sem Julieta? De Lampião sem Maria Bonita? De Marco Antonio sem Cleópatra?  (Independentemente dos "fins", eles precisaram de uma GRANDE MULHER para ter os "meios" de atingir seus objetivos. Verdade ou mentira?). Enfim - já que esta parceria nunca vai ter fim, mesmo atualmente capegando das pernas nos tortuosos caminhos da aflitiva relação entre os dois, cada vez mais deteriorada (verdade ou mentira?) - o fim, seja ele qual for, de um GRANDE HOMEM vai ser sempre ao lado de uma GRANDE MULHER. (E não mulherzinha!). Mesmo se ele for gay e esta MULHER for a sua GRANDE MÃE... (?)...
      Mas - e sempre tem um mas - o bem vem, digamos assim, "casado" com o mal. E qual o mal, o oposto de uma GRANDE MULHER? (Por mais que todas elas sejam necessárias, tem sempre algumas que destoam da classe, as "ovelhas negras"). A mulherzinha. (Que tristeza, vergonha e constrangimento para as demais). Aquela que - por seu comportamento e atitude deprimente, deplorável, deselegante, desagradável - envergonha todas as outras que sabem aonde é o seu lugar e o papel digno que exercem na história da humanidade. Mulherzinha - e hoje em dia temos aos montes, em cada esquina matracando a vida alheia, em cada porta de bar se depreciando com um copo na mão e dança vulgar, em cada motel de nonagésima categoria totalmente desclassificado com homens mais desclassificados ainda - é aquela que não são navios, mas sim as canoas; que não sabe olhar de cima para baixo, mas (os homens) de baixo para cima à se menosprezar, humilhar e escandalizar, correndo atrás dos "cuecas" achando que ficar sózinha é vergonha... Quando vergonha é se juntar com qualquer tipo à toa. A GRANDE MULHER se posiciona na vida e a mulherzinha é posicionada. (Se é que me entendem!). Da GRANDE MULHER o HOMEM - e não o protótipo mais do que fajuto de homenzinho - sente orgulho e da mulherzinha vergonha. A GRANDE MULHER tem o poder de dizer ao homem "sossegue". E a mulherzinha tem de saber ouvir o "coitada"...
     E uma GRANDE MULHER não é somente a famosa, rica, poderosa. (Não disse que tenho duas GRANDES MULHERES em minha vida? Então?). Não se espelhem únicamente em Ana Néri, Zilda Arns, Joana Angélica, Maria da Penha, Rute Cardoso, princesa Isabel, irmã Dulce). Saibam olhar - e admirar - as GRANDES MULHERES que podem ser encontradas na sua vizinhança, no seu trabalho, meio social, religioso, no meio do povão, nos lugares, enfim, onde menos se espera achar. Mulheres são essencialmente GRANDES MULHERES. (Até mesmo àquelas que não se comportam como tal). Nas ocupações e profissões  mais simples, corriqueiras e sem notoriedade, encontramos GRANDES MULHERES. Um exemplo? A atual primeira-Dama da Bahia. Veio do povo, sem uma marca (nome) de importância, representatividade, tradição, hierarquia social. E, sendo assim, quem já ouviu falar em Fátima Mendonça no restante do país? Mas - mesmo não tendo feito nada na sua vida de porte e repercussão como as GRANDES MULHERES para marcar sua passagem pela história - ele fáz um trabalho inimtável para deixar, ao menos, uma "marquinha" sobre sua passagem na história da Bahia. Dona Fátima, ou Tilda para o marido, a mãe de Eduardo, a "rainha do lar" do palácio de Ondina, aonde mora com o atual governador (Jacques Wagner) está escrevendo seu nome. O nome de uma funcionária pública comum que hoje tem o previlégio de estar ao lado de um homem poderoso e aconselhar o marido a tomar decisões poderosas.
     Fátima Mendonça não é famosa. Mas - no seu anonimato ao lado de uma personalidade - torna-se conhecida por ter voz e (será?) influência nas decisões mais importantes da Bahia. Ela é uma GRANDE MULHER por que conhece o lugar que a mulher tem - e deve ter - na sociedade. Ela é uma GRANDE MULHER por que sabe o que quer. Veio, como já disse, do povo, de um emprego público sem maior  relevância - socialmente e politicamente falando - sem notoriedade, para tornar-se a companheira e confidente de um GRANDE HOMEM. O homem que o destino quis que ela encontrasse num casual happy-hour. O homem que a pediu em casamento, mesmo ela já tendo um filho com outro homem. Eu me atrevo até a "rimar" que "Jacques Wagner não seria quem é, se não tivesse dona Fátima como mulher"... E ela - Tilda - como todas as GRANDES MULHERES, sabe reconhecer seu valor (e dar-se valor) ao lado de um GRANDE HOMEM.
     Médicas, domésticas, engenheiras, enfermeiras, psicológas, motoristas, taxistas, garis, camelôs, prostitutas, religiosas... Em cada lugar, em cada profissão e posição, às vezes literalmente falando - por menor que possa parecer - existem GRANDES MULHERES. E elas não querem - e não pode - ser comparadas com as mulherzinhas que não se dão valor, se depreciam, deixam-se usar pelos homens, enfim, envergonham uma classe que deve ser respeitada.
     Maria Amélia Santos, Arlete Magalhães, Isabel Souto, Tércia Borges, Yolanda Pires, Yêda Barradas Carneiro, e agora Fátima Mendonça. Grandes representantes do "primeiro-damismo" (?) na Bahia. Cada uma na sua época e com o seu tempo para agir (e interagir) no governo. O que há de diferente nela  -além da política, do estilo e de estar em lado opostos da moeda, digo, dos partidos? Nada. Todas foram - ou são - esposas de GRANDES HOMENS. E como por trás de um, tem sempre uma GRANDE MULHER...
     Au-revoir para todos que me criticam ou aplaudem. Na próxima quinta-feira, se Deus quizer, aqui estarei. Eu aqui e vocês daí. C1est la vie.


                                                                                                                                                                    RENÉ SANFERR, 18.04.2013

A ESFINGE:
     "Nunca se vai descobrir quem um homem é e o que da vida ele quer, se ele não fizer a escolha certa e achar para casar uma GRANDE MULHER".

                                                                                                                                                                    RENÉ SANFERR, 08.12.2000


de SANFERRPRESS para todos os leitores e colaboradores (patrocínios, doações):

     Eu não estou dizendo que o elenco celestial está cada vez mais estelar? A última a nos deixar é Cleyde Yáconis. Que perda! Que escola que ela deixou para as novas "stars" de hoje em dia que se acham o que ainda não são. Rosto bonito e talento é muito difícil de achar. Temos, mas poucos.


                                                                                                                                                                    RENÉ SANFERR, 18.04.2013


"Não tenha vergonha em dizer que é filho único. Tenha orgulho de dizer que é o primeiro, o do meio e o último". - SANFERR, 21.06.1994

"Se você é uma merda diplomada e desqualificada, prefira ser um pinico cheio qualificado e autodidata". - SANFERR, 06.12.2003

"Quem se acha um pinico cheio por aquilo que não é capáz de fazer, certamente por aquilo que é capáz de fazer é uma merda". - SANFERR, 08.06.2001

"Se olhe no espelho e consiga enxergar o que você é. E não aquilo que você quer imaginar que é sem ser". - SANFERR, 08.09.2012

"Tem homem que é mais homossexual que qualquer outro e para mostrar que não é igual, tenta provar que é normal ao lado da mulher, com medo de ser homossexual diante de todos". - SANFERR, 01.12.1987

"Um homem não tem do que se orgulhar apenas por ser homem, se o mundo nada dele tem para se orgulhar, já que ele não fáz nada de importante para se fazer melhor e provar que é mais que qualquer outro homem". - SANFERR, 17.09.2006

"Se a MULHER gostasse de HOMEM, ela não se rebaixaria como mulherzinha se unindo a qualquer homenzinho". - SANFERR, 07.12.1982

"Mulher conscientizada é aquela que pelo homem não se deixa ser usada, enganada e por outra trocada, fazendo papel de palhaça". - SANFERR, 07.10.2011

"Se fosse fácil para um homem certo abrir os olhos da mulher, ela veria que não é difícil negar aquilo que dela o homem errado mais quer". - SANFERR, 13.07.1989

"Existem poucos homens parceiros e muitas mulheres companheiras que à eles, para não ficar solteiras, se entregam em desespero". - SANFERR, 27.10.1995

"Quando uma mulher dar o que o homem quer, em seguida à outra ele vai dar o que ela mais quer". - SANFERR, 11.01.2006

"O amante quer a mulher para na cama se deitar e no tanque a sua roupa lavar. E o marido quer a mulher para casar, na cama lhe amar e pagar outra para a roupa dos dois lavar". - SANFERR, 08.03.2001

"Se a MULHER não se plantar, com certeza ela vai ser colhida como uma mulherzinha". - SANFERR, 08.09.1983

"A mulher é para se doar ao homem. Não para ao homem se dar". - SANFERR, 16.07.2002

"O bem sucedido se perde no seu frequente sucesso pessoal e se acha no seu escondido fracasso emocional". - SANFERR, 11.11.1990

"Ser um homem bem sucedido é bastante relativo, quando pensamos e nos espelhamos no que foi a vida de Cristo, o Único Homem que, realmente, foi bem sucedido". - SANFERR, 20.12.1991

"O dinheiro compra a companhia. E o amor o companheirismo". - SANFERR, 21.09.1982

"Rir de barriga cheia é fácil. E mais fácil ainda é chorar de barriga vazia". - SANFERR, 10.12.2010

"Corno que ri em porta de bar é por que não sabe que a puta da sua mulher ao vizinho está cansada de se dar". - SANFERR, 07.06.2008

"A GRANDE MULHER manda. E a mulherzinha obedece". SANFERR, 25.07.2006

"Nunca é tarde para um dia a sua vida recomeçar. Mesmo que na vida você não tenha aprendido um dia a começar". - SANFERR, 08.10.2001

"A GRANDE MULHER é para se admirar. E a mulherzinha é para se lamentar". - SANFERR, 08.03.2010

"Para ser respeitada e admirada, a mulher precisa se admirar e se respeitar". - SANFERR, 08.03.2010

"Tudo que você fáz é grande. A não ser que você não saiba o que é SER GRANDE". - SANFERR, 18.01.2012

"Se fáz uma boa colheita quando fazemos uma plantação bem feita". - SANFERR, 14.04.2013

"Quando você está com alguém, é porque esta pessoa está à sua altura. E quando você não está com ninguém, é porque ainda não encontrou uma pessoa à sua altura". - SANFERR, 02.07.2010

"Se deu errado é por que você não tinha que chorar depois desesperado por ter dado certo com um desclassificado".. - SANFERR, 09.06.1994

"Descobrir o mal à tempo é sorte para uns e  descobrir quando não tem mais tempo é azar para alguns". - SANFERR, 02.12.1995

"Cair é para quem estava por cima. Nunca vai cair é quem está por baixo". - SANFERR, 06.01.1988

"Saiba perdoar sem ver. Jamais se vingar para ver". - SANFERR, 10.06.2010

"Se você ri da desgraça do outro, pode esperar que todos vão rir daquilo que você não acha graça". - SANFERR, 19.02.2006

"Se existe castigo para o erro do outro, pode ficar preocupado, pois o castigo já está sendo preparado para o seu erro diante de todos". - SANFERR, 05.07.2007

"Existe pessoa rica na pobreza e gente pobre na riqueza". - SANFERR, 26.08.1999

"Seja elegante ao perder. Mas jamais deselegante ao vencer". - SANFERR, 09.11.1989

"Previlegiado é quem descobre que está adoentado e pode ser tratado à tempo tomando todos os cuidados. E azarado é quem está adoentado e nem desconfia que por dentro está acabado, sem ter chance de ser curado". - SANFERR, 07.07.1994

"Tem pessoas que não parece NADA e são TUDO. E tem outras que parecem TUDO e não são NADA". - SANFERR, 17.04.2000

"Se reconhece o valor de um homem pelo que de valor ele escreve". - SANFERR, 09.03.2013

"Se você é uma merda na vida, como pode querer ter uma vida privada, se tudo que fáz na vida é uma porcaria e fede mais que um pinico cheio de cocô?". - SANFERR, 27.08.2004

"Nunca se vai descobrir quem um homem é e o que da vida ele quer, se ele não fizer a escolha certa e achar para casar uma GRANDE MULHER". - SANFERR, 08.12.2000

"É tendo fé em Deus nos piores momentos que se vê quem foi que Êle escolheu como filho Seu". - SANFERR, 15.04.2013

"O feito pode ser do homem quando ele tem peito. Mas o mérito só é da mulher quando ela não usa o peito para conseguir o que quer". - SANFERR, 10.08.1997

"Tem mulher que olha para o seu belo carro e admira o seu lindo corpo. Tudo nela é falso, um engodo. Quando o seu lindo corpo pelo homem já tiver sido bem gasto, não vai achar mais nenhum para lhe presentear com um carro comum". - SANFERR, 15.08.2008

"O homem que tem talento cai de pé, pois sabe que vai conseguir se levantar. E aquele que não tem, cai sentado, porque já sabe aonde vai ficar e que dali nunca vai ser levantado". - SANFERR, 03.04.1997

"Tendo um bom emprego você ri com o que ganha. E fazendo um ótimo trabalho você gargalha com o que ganha com a fama". - SANFERR, 07.03.2013



                                                                                                                                                                       RENÉ SANFERR, 18.04.2013

    ATENÇÃO
 AGRADEÇO AS CONTRIBUIÇÕES E PEÇO QUE CONTINUEM FAZENDO DOAÇÕES AO BLOG.
                  ASSIM COMO O JORNALISTA FUNCIONÁRIO DE JORNAL, O BLOGUEIRO-COLUNISTA, EM TODAS AS PARTES DO MUNDO,
                     EM VÁRIOS SITES E BLOGS, VIVE DO QUE ESCREVE, O SEU TRABALHO VIRTUAL É O SEU GANHA-PÃO.
   SEM NENHUM VÍNCULO EMPREGATÍCIO.
 DEPOSITE NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL.
CONTA O1:
Caixa Econômica Federal                                   -               Av. Estados Unidos, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    0063                                                            Conta: 023-00012630-9
CONTA 02:
Caixa Econômica Federal                                   -               Relógio de São Pedro, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    1416                                                             Conta: 013-00099159-3
CONTATOS:
e-mail: rsanferr@globomail.com
fone  : (71) 82659332
home-page: HTTP://SANFERRPRESS.BLOGSPOT.COM
novo blog  :  HTTP://SANFERRARTSCRIPT.BLOGSPOT.COM




                                                                      P    A     T     R     O     C     Í     N     I    O








quinta-feira, 11 de abril de 2013

BONS SÃO OS OUTROS. ELE É ÓTIMO COMO POUCOS.




TONY RAMOS.
A ARTE PODE ESTAR ENTRE AS PESSOAS.
ESPECIALMENTE NAQUELAS QUE SÃO A PRÓPRIA ARTE.



     A indústria televisiva - e, consequentemente, a cinematográfica e teatral - brasileira, tem astros e estrelas que não são bons na arte de representar; são excelentes na arte de interpretar. (Representar é totalmente diferente de interpretar, e só quem não é um verdadeiro ator ou atriz não sabe disso). De vez em quando - assim como na música, principalmente na nova MPB (Música Popular Baiana), aonde aparece muita presepada e palhaçada - aparece também um ou outro que tenta nos ludibriar com um falso talento, mas, para estes, o tempo é o seu enfraquecimento artístico. Podem ir até a "esquina" - fazer um sucessozinho, aparecer em todos os programas de rádio e TV, dar entrevistas (uma catástrofe quando abrem a boca para,além de desafinar, falar, envergonhando a si próprio, aos seus e deixando o público numa tremenda "saia justa" de comiseração e dó), ficar rico à custa daqueles que fazem de seus ouvidos pinicos - mas jamais vão "dobrar o quarteirão da posteridade", quanto mais chegar na "rua da genialidade"... (Mudando um pouco um dos meus pensamentos, o qual publicarei logo a seguir). Talento fabricado com o tempo é desmascarado. (Verdade ou mentira?). A história das artes - seja ela qual for, nacional ou internacionalmente falando - comprova o que digo. Muitos, por "um aborto de sorte" - e, dizem por aí, que "a sorte é cega" - chegaram, deram seu nome (erradamente), mas "marcados" para sempre na história artística não ficaram, já que pela falta de talento foram desqualificados.
     Compôr, cantar, tocar, interpretar, esculpir, pintar, escrever, dirigir, produzir... "Todos podem conjugar o verbo realizar. Mas poucos sabem conjugar o verbo criar". Enfim, todas as profissões são (merecidamente) importantes; e disto nenhum maluco jamais poderá discordar. Mas, as artes - todas elas - são extremamente necessárias, pois, de uma forma ou de outra, qualquer profissão precisa delas. (E ela, a arte, de nenhuma). Na sala de cirurgia, ouve-se música; no tribunal, temos a estátua da Justiça; na parede do escritório, quadros... A arte pode não ter nenhuma cumplicidade, digamos assim - apesar de alguns discordar - com a medicina, advocacia, engenharia, etc e tal. Mas, qual destes profissionais liberais - médicos, advogados e engenheiros - não se acha "cúmplice" da boa música? (Mesmo, infelizmente, alguns até com a ruim). Não gosta de um espetáculo de teatro, ir ao cinema, admirar obras de arte numa exposição, um (bom) show de música?... A arte é ou não é abençoada por Deus?
     E - como "defensores profissionais" (liberais até certo ponto) da arte - temos os artistas. Bons ou ruins, talentosos ou oportunistas. Enfim, para sempre - ou apenas temporáriamente - os temos. "A arte pode existir até sem a vida. Mas a vida nunca vai sobreviver sem a arte". A arte profana ou religiosa, popular (mas não baixa, vulgar) ou clássica, a arte "maquiada" ou a arte de "cara lavada". (Se é que me entendem!)... Respiramos arte desde que nascemos e - segundo o que ouvimos falar e aprendemos - até para viver precisamos ser artistas. A vida não é uma arte?... Para muitos uma "arte vazia, mercenária". E para poucos uma "obra de arte". Poucos, sim, já que, últimamente, o povo está sem bom gosto. Hoje o que vemos por aí é qualquer um "pé de chinelo" - artísticamente falando - se dizendo artista, colocando um instrumento debaixo do braço para dizer-se músico, confundindo porcaria com arte. (Para a merda que fazem, "obra de arte" para eles é a privada com uma boa descarga). E nesta "confuzão artística", estão ultrajando a arte em nome do "se dar bem na vida". É notório que muitos estão fazendo da arte - especialmente na Bahia com a degradação artística mostrada ao mundo pelos novos ritmos musicais - trampolim para sair da miséria e mergular na riqueza. (Quem teve a má sorte, a infelicidade de assistir o excelente programa "De Frente com Gabi", no último domingo, no SBT - com um pseudo aprendiz desafinado, e descompreendido, de "marombeiro cantante", bom mesmo para ser modelo, de boca, literalmente, calada - sabe o que a pessoa é capáz de fazer para sair do "limbo social" e atingir seu lugar entre as estrelas, nos fazer cair no "inferno musical")... Pessoas que fazem qualquer coisa para sair do anonimato e se transformar, da noite para o dia, como num passe de mágica - e, no caso da Bahia (verdade ou mentira?), entregando-se aos "favores" do outro através da magia negra - em celebridades. Meteóricas, sem noção, sem vergonha na cara - podem dizer o mesmo de mim quando eu decidir (nunca) cantar, pintar ou esculpir - e, muito menos, qualquer tipo de talento artístico musical.
     Interpretar - teatro, cinema ou televisão - e enganar é muito mais difícil. Não tem como ludibriar o público no "enganation, enganation". Tem o texto, o diretor, etc e mais "tais". E, porisso, o Brasil é rico de bons e outros excelentes - se é que me entendem! - atores e atrizes. (Somos uma escola). E um deles - um dos maiores de todos os tempos - é o ator Tony Ramos. Exemplo vivo, um ícone (sem nenhum exagero) da arte da interpretação. A verdadeira e não a (falsa) arte duvidosa da representação. "A arte verdadeira é dada por Deus. E a quem Êle não deu, se entrega ao diabo que a arte mentirosa ele lhe prometeu", diz um de meus pensamentos mais antigos. (Antigo, mas cada vez mais atual). E a arte de Tony Ramos é mais do que verdadeira. Ela é, por si só, inteira. Enxuta. (Sem tirar e nem colocar). A arte que é mentirosa é aquela que não se interpreta bem, não se escreve bem, não se canta bem, não se pinta bem... Tudo nela é falso, não cai bem naquele que afirma que arte ele tem!...
     Tony Ramos fáz tudo bem, o palco é a sua vida e, consequentemente, a sua vida - principalmente a artística - foi sempre verdadeira. E porisso ele é ótimo como poucos. O cidadão Antonio de Carvalho Barbosa nasceu no dia 25.08.1948, na cidade de Arapongas, no Paraná. E o ator Tony Ramos estreou em 1964 na TV Tupi de São Paulo, no programa "Novos em Foco". De lá para cá, provou - trabalho após trabalho - que "bons são os outros". Ele - apesar de não gostar que se diga isto - é, realmente, ótimo. E como a TV Globo não dispensa ótimos talentos, foi na emissora carioca que o marido de Lidiane Barbosa (sua única companheira até os dias de hoje) mostrou o que é interpretar, vivendo personagens inesquecíveis em Espelho Mágico, Os Rebeldes, Nino O Italianinho, Antonio Maria, Hospital, Vitória Bonelli, Rosa dos Ventos, A Viagem, O Astro, Pai Herói, Chega Mais, Baila Comigo, Sol de Verão, Selva de Pedra, Felicidade, Torre de Babel. Praticamente, Tony esteve em todas as emissoras que produzem - ou produziam - novelas. Brilhou, e sempre vai brilhar, também no teatro e cinema.
     Não é exagero dizer que Tony Ramos é um arauto de seu tempo. E a arte ele encontrou - ou não terá sido ela que o encontrou? - pelo caminho. A arte de verdade, de berço, autodidata, de sangue. Como diz uma frase inglesa bastante conhecida por quem gosta de ler: "That art can be among people". Ou seja, "a arte pode estar entre as pessoas". (E se a vida, e viver, é uma arte...) Fazer o que?... Tony Ramos é um GRANDE ATOR. E o cidadão Antonio de Carvalho Barbosa é um GRANDE HOMEM. Não porque é famoso. Mesmo se não fosse, pelo que conhecemos dele, seria um GRANDE por sua essência, moral e atitudes. Pai de família exemplar, homem de apenas uma mulher, não precisa de várias - como tantos por aí - para mostrar aos outros o que não consegue provar a si mesmo. Claro! Ele não é um qualquer. Ele é O HOMEM.
     Au-revoir para todos que me criticam ou aplaudem. Na próxima quinta-feira, se Deus quizer, aqui estarei. Eu aqui e vocês daí. C'est la vie!

                                                                                                                                                                   RENÉ SANFERR, 11.04.2013

a ESFINGE:
     "A língua dos invejosos irrelevantes pode se calar, mas os olhos dos admiradores importantes estão bem abertos para enxergar, quando você tem um ótimo trabalho para apresentar".

                                                                                                                                                                   RENÉ SANFERR, 12.05.2012


de SANFERRPRESS para todos os leitores e colaboradores (patrocínios, doações):

     Peço à Deus que ilumine e abençõe todos os bispos reunidos em Aparecida para a Assembléia Geral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) em andamento. E agradeço à todos que estão acompanhando meus artigos sobre temas religiosos no blog.
     O mundo perdeu mais uma GRANDE MULHER e o Reino Unido uma visionária, mal compreendida, uma MULHER à frente do seu tempo. Mas, a história vingará Margaret Thatcher.

                                                                                                                                                                   RENÉ SANFERR, 11.04.2013



"Não se sente à mesa para um bom prato degustar, sem se preocupar com quem não tem um ovo para se alimentar". - SANFERR, 27.09.2012

"Se você tem prazer em comer bem, lembre que muitos tem o desprazer de mal ter o que comer". - SANFERR, 22.12.2009

"Quem é homem não acusa pelas costas sem provas. Vai à Justiça e acusa pela frente mostrando as provas". - SANFERR, 09.09.2010

"Aonde tem jogo tem dinheiro. E nem todos os envolvidos agem direito, por que pensam antes no seu bolso e depois no resultado do seu esforço". - SANFERR, 08.04.2013

"A língua dos invejosos irrelevantes pode se calar, mas os olhos dos admiradores importantes estão bem abertos para enxergar, quando você tem um ótimo trabalho para apresentar". - SANFERR, 12.05.2012

"Quem não tem talento, vai até a esquina, uns e outros que não tem noção e discernimento admira, mas a atenção de quem sabe o que é arte não conquista e nunca vai dobrar o quarteirão da genialidade, quanto mais chegar a rua da posteridade". - SANFERR, 03.12.2007

"O corpo é um milagre de Deus e não um corpo". - SANFERR, 31.05.1990

"O gesto brutal é sempre provocado por um desentendimento banal". - SANFERR, 06.08.2001

"Dinheiro é um mal que todos querem para o seu próprio bem". - SANFERR, 10.02.1986

"Se entre irmão com irmão tem competição, porque estranhar a pior ingratidão do amigo que pode se tornar inimigo do melhor amigo?". - SANFERR, 07.06.2010

"Não interessa se a personalidade está em fim de carreira. O que interessa é que ela teve uma carreira e é uma celebridade". - SANFERR, 27.01.2012

"Desmoralizado é o homem que vive alcoolizado fazendo besteira e dizendo asneira, junto com sua companheira que é outra cachaceira". - SANFERR, 30.07.2002

"Uma mulher se torna uma qualquer e desgraçada quando se junta com um pangaré que da vida nada quer, a não ser encher a cara de cachaça, transformando-a dentro e fora de casa numa desclassificada". - SANFERR, 01.01.2007

"A decepção para muitos machos burros é engolir a frustação por não serem como poucos viados cultos". - SANFERR, 10.04.2013

"A arte é para poucos, já que muitos não tem bom gosto". - SANFERR, 10.04.1997

"Escrever bem é orgulho para poucos previlegiados. E escrever mal é a vergonha para muitos universitários". - SANFERR, 09.03.2013

"Trabalhar para ganhar e ter todos vão. Mas aprender para SER e saber mandar poucos irão". - SANFERR, 01.12.1998

"Somente vai aprender e saber quem pega um livro para ler". - SANFERR, 04.05.2010

"Mentir é inventar uma verdade. E omitir é não contar a verdade". - SANFERR, 01.04.1990

"Para casar, o homem antes precisa a mulher amar. Mas, para depois a odiar, ele só precisa a ela se juntar". - SANFERR, 31.05.1985

"A ética ensina que a pessoa deve ser sempre respeitada. Mas a moral dá aula que a verdade deve ser sempre falada". - SANFERR, 26.02.2013

"Se um homem tem tudo para SER e dez não tem nada à fazer para SER, o que fáz você que não troca de lado para um dia ser um homem valorizado?". - SANFERR, 17.12.1987

"Sem a mulher o mundo não pode existir. E sem o homem, poucas é que vão resistir". - SANFERR, 08.03.2008

"Não suba ao palco para como um canastrão a platéia enganar. Suba ao palco para com a emoção interpretar e a platéia encantar". - SANFERR, 10.08.1992

"O que muitos demoram dias para pensar, poucos demoram apenas horas para criar". - SANFERR, 10.04.2013

"Quem ama Maria e diz que A adora, não entende nada de religião e nas coisas do céu não leva fé. Maria é para ser louvada e, depois de Deus, amada no fundo do coração". - SANFERR, 31.05.1981

"A morte chega para todos e não é surpresa. Surpresa para muitos vai ser depois que a morte chegar". - SANFERR, 02.11.1979

"Se eu sou antipático porque escrevo bem, espero que você nunca me ache simpático por escrever mal". - SANFERR, 04.03.2012

"Quem escreve um pequeno pensamento sobre a vida, é por que da vida tem um grande conhecimento". - SANFERR, 04.12.2009

"Quem passa a vida na janela à observar o tempo passar, é porque não teve coragem de abrir a porta para a vida mudar antes do seu tempo acabar". - SANFERR, 02.01.2010

"À aquele que diz que eu sou a melhor coisa que aconteceu na sua vida, eu digo que ele é a minha própria vida e tudo de bom que nela jamais aconteceu". - SANFERR, 02.01.2010

"A mentira que ouvimos ontem enganados, hoje não pensamos e amanhã nem lembraremos por que já estaremos da verdade conscientizados". - SANFERR, 26.12.1987

"Nem perca tempo em me fazer o mal espiritual, filho do diabo, por que  por Deus eu vou ser por todos os tempos um filho amado e com o bem celestial protegido". - SANFERR, 20.03.2010

"Todo intelectual é considerado maluco, mas o homem comum que se diz normal, nunca dele vai puder chegar junto, por que a ele não vai ser comparado como igual". - SANFERR, 23.09.1998

"Sentar no banco para criar uma merda, é melhor sentar no vaso para "obrar" a merda". - SANFERR, 10.07.1982

"Eu não escrevo para ganhar pouco dinheiro agora, já. Escrevo para ganhar muito dinheiro depois, lá. E para isto estou à plantar". - SANFERR, 08.04.2012

"Se você é burro e tem raiva de mim por que sou culto, vou lhe ajudar com todo amor não a ser culto, mas deixar de ser burro". - SANFERR, 03.03.2013

"Não me convide para qualquer lugar, pois o que menos gosto é de em qualquer lugar estar. A não ser que boas amizades lá eu vá encontrar". SANFERR, 05.12.2012

"Eu sou ótimo para criar e péssimo para cantar. Ah! Se alguns descompreendidos por aí pensassem assim, saberiam aonde é o seu lugar". - SANFERR, 09.02.2013

"Eu não precisei ir à faculdade para saber escrever e criar. Ao contrário de alguns que vão a universidade e saem de lá só para nos envergonhar". - SANFERR, 19.02.2010

"Eu não sou metido com aquilo que sei fazer. Sou entendido daquilo que não sei fazer". - SANFERR, 10.09.2012

"Para escrever, não é necessário um pedaço de papel incompetente na parede. É necessário uma folha de papel e muita competência". - SANFERR, 09.02.1982

"Trabalhar para hoje pouco ganhar, ou não trabalhar para hoje nada ganhar, o certo é que amanhã todos, trabalhando ou não, vão se aposentar e a mesma miséria de salário todos vão ganhar". - SANFERR, 01.05.1982

"Sem Deus todos podem andar e seguir por algum caminho. Mas com Deus todos sabem por onde andar e que caminho tomar". - SANFERR, 28.03.2013

"O emprego que você tem hoje, amanhã pode perder. Mas o trabalho que você fáz hoje, nunca vai se perder". - SANFERR, 01.05.1994

"O único lugar que você pode ir falando mal de mim, é até a esquina. E aonde eu posso ir fazendo um bom trabalho, é o lugar aonde nunca você vai estar e nem imagina". - SANFERR, 30.12.2012

"Burro é quem lê um pensamento e não pode entender. Inteligente é quem tem conhecimento para o escrever". - SANFERR, 05.04.2010

"A infantilidade de algumas crianças hoje, infelizmente pode ser comparada com a marginalidade de certos adolescentes e a criminalidade de vários adultos". - SANFERR, 04.09.2011

"Agora que meu talento para o mundo eu posso provar, nem tente me derrubar, pois somente Deus vai me fazer calar e o meu pensamento segurar". - SANFERR, 07.05.2011

"Ria às gargalhadas dos idiotas que choram de raiva por contra você não ter provas". - SANFERR, 20.08.1979

"O fuxico é o pior vilão em qualquer tipo de relação". - SANFERR, 10.05.2010

"Vamos encarar o mal que nos quer derrubar com um belo sorriso para o espantar". - SANFERR, 19.01.1987

"As mulheres são admiráveis. Pena que algumas não se valorizam e deixem-se ser pelos homens apenas aproveitáveis". - SANFERR, 19.01.1990

"A pior desgraça que pode nos acontecer é ter de conviver com uma amizade falsa e não saber". - SANFERR, 18.08.2010

"Eu estou no mundo para o que der e vier. Basta ser aquilo que Deus quer". - SANFERR, 06.02.2013

"Na rua da cachaça, por onde o diabo passa e acha graça, Deus não senta na praça, por que não gosta de ver ninguém beber para diante d'Êle cair em desgraça". - SANFERR, 07.01.2012

"Nada mais indigno do que um homem alcoolizado fazendo besteira e falando asneira, tornando-se assim ridículo e desmoralizado". - SANFERR, 02.04.2013

"A moral que o gay culto tem lendo, o homem burro só tem bebendo". - SANFERR, 11.08.2003

"Mulher de copo na mão em porta de bar, cornos na cabeça do homem ela quer colocar para o desmoralizar". - SANFERR, 27.03.1989

"Antes sentar para conversar com uma prostituta que diz ser de todos, do que parar para falar com uma puta que dizem que é só de um". - SANFERR, 26.09.1980

"O homem é tão miserável que nunca diz o que realmente pensa. Só diz justamente o que não pensa, para os outros é agradável e para si socialmente favorável". - SANFERR, 20.07.2012

"O que é um gosto para muitos homens, para certas mulheres aposto que é um desgosto". - SANFERR, 03.10.1996

"Não tem língua maldita que vá fazer eu parar de pensar e no papel colocar o que a minha cabeça criativa quer mostrar". - SANFERR, 21.03.2013

"O pensamento é escrito para o culto ler e comentar. E para o burro ler e alguma coisa depois dizer ter aprendido". - SANFERR, 04.03.2010

"O tamanho do ódio é sempre menor que o AMOR". - SANFERR, 02.12.1991

"Eu não preciso de amigo. De AMIZADE, sim, eu necessito. Se tiver coração e não gostar de traição, vai entender o que digo". - SANFERR, 07.01.1990

"O ser humano não prova o que verdadeiramente sente. Mas mostra mentirosamente o que não sente". - SANFERR, 07.12.2007

"Eu escrevo sobre quem fáz alguma coisa de valor e se torna celebridade. E não sobre àqueles que fazem o que não tem valor à favor da mediocridade". - SANFERR, 09.09.2012

"Do que adianta passar a vida feliz com o que sempre tem, se vai depois da morte ficar infeliz para sempre com o que nunca teve?". - SANFERR, 09.02.1985

"Tem macho que precisa da mulher e necessita do viado. E para a idiota diz que não gosta do babado". - SANFERR, 17.02.2012

"A mulher madura sabe o que quer. E a imatura só sabe o que o homem dela quer". - SANFERR, 08.03.2008

"Quem muito escancara os dentes para gargalhar, é um demente que fecha a mente e pouco sabe pensar". - SANFERR, 11.02.1992

"Se na rua só tem o que não presta, fique dentro de casa fazendo o que presta". - SANFERR, 26.06.2008

"Se os cães estão lá fora à latir, pra que sair, se guardado dentro de casa você está protegido e isolado pode tapar os ouvidos para não os ouvir?". - SANFERR, 09.06.2000

"Na casa aonde tem cachaça, a desgraça é uma convidada que não falha e nunca tarda". - SANFERR, 08.11.2005

"Se dentre todos os burros e incompetentes apenas um prova que é o mais inteligente, pode observar como todos contra este um vão se revoltar e, como asnos bastante competentes, alguma coisa inventar para dizer que ele mente". - SANFERR, 09.07.2010

"Mande se lenhar quem gosta de lhe criticar por o que você fáz invejar e com você não puder se comparar". - SANFERR, 31.03.2013

"Eu digo às claras o que muitos falam às escondidas". - SANFERR, 29.04.1982

"Pessoas sem Deus gostam de exibir para as outras o pouco que o diabo lhes deu, sem sentir que a Deus muito ofendeu". - SANFERR, 26.07.2001

"O prazer e o gosto que o jogo dá hoje, amnhã pode ser causa de desprazer e desgosto". - SANFERR, 08.04.2013

"Procure logo conhecer à Deus, antes que a morte inesperadamente se apresente e você descubra que tempo para Êle nunca se deu". - SANFERR, 02.11.1990

"Se ontem convivendo com pessoas erradas você estava no inferno, sem paz e sua vida era só desgraça por conta das amizades falsas, hoje procure não se misturar com quem não presta, escolha as pessoas certas para conviver em paz e viver em estado de graça". - SANFERR, 09.11.2010

"O diabo senta para bebericar com aquele que não se ajoelha para rezar". - SANFERR, 27.08.1992

"Não adianta ser um homem burro e viver por baixo do gay culto". - SANFERR, 03.03.1987

"Qual o orgulho que pode sentir o homem que nada fáz para dele sentirmos orgulho?". - SANFERR, 09.02.2001

"Ao contrário do que dizem uns e outros, a mulher e o homem não foram feitos, ao menos humanamente falando, um para o outro. Justamente por, diferentemente do que mandou o Senhor, viverem se desentendendo todos os dias e brigando quase o tempo todo, causando um ao outro muita dor". - SANFERR, 18.04.1984

"Hoje felizmente eu me esqueci de falsas amizades com as quais infelizmente ontem me envolvi e muito sofri". SANFERR, 07.12.2010

"O amor revela o coração. E a paixão esconde a razão". - SANFERR, 09.02.2010

"O pobre coitado pode não ser um miserável. Mas, certamente, o miserável é um pobre coitado". - SANFERR, 09.12.2011

"Aquele que diz que o outro não presta, e nada contra ele prova, é quem não vale o que o gato enterra". - SANFERR, 09.09.2010

"Ter uma profissão é muito bom. Mas ter uma ocupação é muito melhor". - SANFERR, 01.05.2010

"Tem gente que fáz algo de relevante e não se acha importante. E tem pessoas que não fazem nada, nem de relevante e nem irrelevante, e se acham importantes". - SANFERR, 29.12.2012

"O pouco prazer vem sem antes do muito sofrer". - SANFERR, 02.12.2006

"Mais vale você ter tempo para gastar todos os bens que conseguiu juntar na vida para ser feliz por um único dia, do que ser infeliz todos os dias de sua vida para juntar bens e não ter tempo de aproveitar". - SANFERR, 10.10.2010

"Não se arrependa de gastar para ser feliz. Se arrependa de juntar e ter sido sempre infeliz". - SANFERR, 12.05.1982

"Lembrar de dar o perdão por uma traição, é coisa do coração. Mas não esquecer e não querer mais ver quem nos fez a traição, é coisa da razão". - SANFERR, 10.08.2010

"Empregue a sua vida fazendo o que gosta e o que você gosta de fazer na vida vai se transformar no seu trabalho". - SANFERR, 09.03.2013

"Ser amigo não é pelo outro ser traído, continuar ao seu lado sem nada falar e fingindo tudo aceitar". - SANFERR, 06.06.2010

"Pessoa muito simpática e agradável na sua frente, geralmente às suas costas é bem desagradável e antipática, já que dela você não conhece a verdadeira cara". - SANFERR, 01.09.2010

"Ser um rapaz (alegre) e gay, não é pecado. Pecado é ser um homem (triste) enclausurado dentro de si por não ter coragem de sair do armário". - SANFERR, 23.09.1996

"O tempo passa e, para uns, no final é Deus quem abraça. Mas, para outros, é o diabo que afaga". - SANFERR, 02.11.1983

"Comemorar a morte do inimigo é burrice, pois, na verdade, todos nós temos mais inimigos do que amigos. Inteligência é pensar se vamos deixar apenas um amigo para por nós chorar". - SANFERR, 09.04.1979

"Depois de toda uma vida de ilusão, é que vamos descobrir com decepção que, àquilo que parecia ser uma chuva de graças, terminou como uma tsunami de desgraças, justamente por nossa vida ter sido uma farsa". - SANFERR, 02.11.1996

"Deus me deu o dom de com uma pequena frase dozer o que muitos com uma grande conversa não é capáz de falar". - SANFERR, 09.12.1982

"Por mais que tentem alguém derrubar, aqueles que não podem nada contra ninguém provar, só vão ficar nas portas e esquinas como idiotas a comentar e só a si próprio prejudicar, por tanto ódio dentro de si guardar". - SANFERR, 21.09.1979

"Não seja boa como qualquer uma. Seja melhor por ser a única". - SANFERR, 08.03.2010

"A arte pode existir até sem a vida. Mas a vida nunca  vai sobreviver sem a arte". - SANFERR, 16.12.2009

"A arte verdadeira é dada por Deus. E a quem Êle não deu, se entrega ao diabo que a arte mentirosa ele lhe prometeu". - SANFERR, 19.09.1988

"A maior corrupção da humanidade é, por menor que seja, a difamação por maldade". - SANFERR, 09.05.1984

"Não perca tempo em vaiar alguém, se você é um ninguém que não fáz nada de importante para alguém perder tempo em lhe elogiar". - SANFERR, 15.05.2000

"A melhor fantasia que o viado disfarçado de macho tem, é chegar logo o carnaval para, nem que saiba por um dia, ele mostrar seu lado homossexual e ser agarrado por vários machos". - SANFERR, 09.02.2013

"As crianças de hoje estão perdidas porque por muitos adultos não são compreendidas e queridas". - SANFERR, 16.12.2012

"Colunista não precisa aparecer. Ele precisa fazer o trabalho da personalidade acontecer". - SANFERR, 04.11.2012

"Todos são contra a corrupção. Mas alguns são à favor quando o padeiro no saco coloca a mais um pão. Isto também não é ser ladrão?". - SANFERR, 09.06.1994

"Tem mulher que se deita com um viado e sonha que beija um macho". - SANFERR, 05.06.2011

"Tem pensamentos que fazem rir e outros que dá vontade de chorar. Não queira rir e nem precisa chorar, se em nenhum deles você consegue se espelhar. Basta ler, entender e ter conhecimento para depois, sem rir e nem chorar, puder comentar". - SANFERR, 21.05.2012

"Filho de puta com o viado, corno e conformado, vive envergonhado e por ninguém merece ser de viadinho chamado, já que na sua casa ninguém se assunta e todos estão demoralizados". - SANFERR, 09.07.2000

"Homem ridicularizado é aquele que não se incomoda de na porta ficar alcoolizado e desmoralizado por estar drogado". - SANFERR, 06.07.1999

"Se corno fosse profissão, muitos não estariam desempregados". - SANFERR, 09.12.1983

"Muitos machos fazem papel de palhaços quando a mulher sua testa enche de galhos e o corno ri se achando o máximo". SANFERR, 17.09.1984

"O homem perde a razão e a moral, quando não se comporta e assunta, vivendo nas portas chamando a atenção como a mais imoral das putas". - SANFERR, 04.01.1993

"Por mais que a mulher seja culta, quando o asno do homem lhe sorri, ela se torna uma besta e burra". - SANFERR, 26.07.1983

"Ser homem e se achar macho, não é nenhuma novidade. Novidade é ser macho e não se achar o homem". - SANFERR, 12.12.2012

"Quando na rua tem um gay culto e talentoso, para não ficar ainda mais vergonhoso, os homens burros tem de parar de criticar e ficar na sua, sem nada falar, senão eles mesmos vão provar que diante do gay podem se humilhar". - SANFERR, 9.11.2006

"O homem culto e altamente qualificado vai chegar no lugar por todos imaginado. E o burro e totalmente desqualificado, para sempre vai ficar aonde todos sabem que ele já está estabilizado". - SANFERR, 12.03.2013

"Homem sem moral se junta com seu igual para falar mal daquele que como eles não quer ser igual e porisso não se junta a eles para lhes dar moral". - SANFERR, 21.10.1994

"Moral tem o viado que não se mistura com o macho sem moral, para não ficar desmoralizado por ter se juntado com um desclassificado". - SANFERR, 21.09.2008

"A verdade não é uma mentira que precisa ser escondida". - SANFERR, 23.03.2013

"Do jeito que estão à vontade, infelizmente as crianças de hoje amanhã só a maldade farão". - SANFERR, 12.10.1995

"Menino solto na rua hoje, adulto preso no presídio amanhã". - SANFERR, 12.01.2008

"Hoje na escola não se aprende mais a ler. O que os alunos querem saber é como a moral desaprender". - SANFERR, 09.04.2013

"O que um pai na rua embriagado e escandaloso pode em casa ensinar ao filho, se o menino não está orgulhoso por o ver desmoralizado?". - SANFERR, 04.12.1995

"O escritor é um trabalhador como outro qualquer. A única diferença é que ele trabalha em casa, na hora e fazendo o que quer". - SANFERR, 12.09.2000

"O ator sabe interpretar e o escritor escrever. O escritor pode mandar e o ator tem de fazer". - SANFERR, 07.06.1985

"Se hoje você pode e não quer ajudar, amanhã a estória pode virar, você precisar e ninguém querer lhe dar". - SANFERR, 24.05.1997

"Para fugir da miséria social, tem uns e outros músicos (?) despreparados que nos proporciona a miséria musical". - SANFERR, 10.02.2013

"Quem reza, por Deus, mesmo na infelicidade, é abençoado. E quem não reza, pelo diabo com a falsa felicidade é enganado". - SANFERR, 23.12.2010

"Eu não sou um gênio do pensamento. Sou um aprendiz do conhecimento". - SANFERR, 08.04.2013

"A Bahia não é terra da feitiçaria. É uma terra abençoada por Deus e defendida por Maria". - SANFERR, 08.12.2009

"Muitos se lembram de lavar o corpo. E outros se esquecem de limpar a língua". - SANFERR, 13.03.2013

"Talento fabricado com o tempo é desmascarado". - SANFERR, 06.12.2001

"Todos podem conjugar o verbo realizar. Mas poucos sabem conjugar o verbo criar". - SANFERR, 03.07.1998

"Podemos perdoar qualquer traição quando o verdadeiro amor tem lugar em nosso coração". - SANFERR, 02.05.2010


                                                                                                                                          RENÉ SANFERR, 11.04.2013

    ATENÇÃO
 AGRADEÇO AS CONTRIBUIÇÕES E PEÇO QUE CONTINUEM FAZENDO DOAÇÕES AO BLOG.
                  ASSIM COMO O JORNALISTA FUNCIONÁRIO DE JORNAL, O BLOGUEIRO-COLUNISTA, EM TODAS AS PARTES DO MUNDO,
                     EM VÁRIOS SITES E BLOGS, VIVE DO QUE ESCREVE, O SEU TRABALHO VIRTUAL É O SEU GANHA-PÃO.
   SEM NENHUM VÍNCULO EMPREGATÍCIO.
 DEPOSITE NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL.
CONTA O1:
Caixa Econômica Federal                                   -               Av. Estados Unidos, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    0063                                                            Conta: 023-00012630-9
CONTA 02:
Caixa Econômica Federal                                   -               Relógio de São Pedro, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    1416                                                             Conta: 013-00099159-3
CONTATOS:
e-mail: rsanferr@globomail.com
fone  : (71) 82659332
home-page: HTTP://SANFERRPRESS.BLOGSPOT.COM
novo blog  :  HTTP://SANFERRARTSCRIPT.BLOGSPOT.COM




                                                                      P    A     T     R     O     C     Í     N     I     O