quinta-feira, 27 de junho de 2013

DE ONDE MENOS SE ESPERA, DAI É QUE SAI.



PIRAJÁ DA SILVA.
O "GRANDE HOMEM" (E CIENTISTA!) NASCEU NUMA PEQUENA
CIDADE BAIANA. E GANHOU O MUNDO.




     O que fáz um homem ser melhor, estar acima, ser superior aos demais? (Principalmente quando surge do NADA para o TUDO de uma cidade pequena, desconhecida pela maioria das pessoas?). Dinheiro? Felicidade? Cultura ou inteligência? Decididamente, as duas últimas opções, pois com elas se consegue - ao longo do tempo - as duas primeiras. Só que, infelizmente, cultura e inteligência não é para todos. Sendo assim, é por estas e outras que costuma-se dizer que dinheiro não tráz felicidade. E o que tem por aí de homens morrendo de vergonha de si mesmo, sentindo-se a "última das criaturas" por não ser alguém, ser um NADA diante do TUDO que o outro mostra ser. (Verdade ou mentira?). E nada mais humilhante, vergonhoso e degradante para um homem do que saber que não fáz nada relevante na vida para se sentir - e ser considerado - importante. (Verdade ou mentira?). E quando o homem - ser humano, em geral - não é alguém, o mundo o trata como uma merda, um nada e um ninguém. A verdade - sempre dura e cruel - é esta e não tem outra. E o homem sabe quando ele é nada, ninguém, quando - entre todos de uma mesma cidade - apenas um (ou alguns) se torna referência, nome de ruas e escolas (ou outros orgãos públicos), a exemplo de Roberto Carlos em Cachoeiro do Itapemirim, João Gilberto em Juazeiro, Caetano e Maria Betânia em Santo Amaro, Elba Ramalho em Campina Grande, e por aí vai, centenas de GRANDES HOMENS e MULHERES que vieram ao mundo para fazer história. E não ler - e saber - o que outros fizeram na história.
     Enfim, o que fáz um homem ser melhor, estar acima, ser superior aos demais - apesar desta atitude não ser nada cristã; e não sou eu que penso assim, é o mundo que se comporta e rotula as pessoas assim - é todo o conhecimento que ele tráz dentro de si. O diferencial entre ser alguém e ser ninguém. Nas artes, política, literatura, empreendedorismo, esportes, sempre tem um Homem "mostrando ao que veio", expondo toda sua intelectualidade diante da mediocridade. (Pode ser duro, cruel, mas é assim "que a banda toca" desde que o mundo é mundo. Ou não?). O homem está - desde que aprendeu a ficar de pé, a andar e pensar - em busca da sua própria superação de genialidade. Infelizmente, poucos conseguem esta, digamos, "superioridade" sobre o bem e o mal. (Reitero: é o mundo que pensa assim, não eu). Os cientistas, por exemplo. Existe mente mais genial, brilhante? Além dos escritores e pensadores - que são indiscutívelmente verdadeiros semi-deuses da criação, coletiva ou individual - quem mais, que outro tipo de homem pode ser considerado superior aos demais?... Os cientistas são "eternos" descobridores de um melhor estilo de vida para os reles e pobres mortais. Assim como os médicos.
     O cientista - fazendo uma comparação bastante singular diante dos demais homens, nas mais diversas profissões - é como o infinito. (Eu, particularmente - mesmo, por um lado, discordando da maioria deles não acreditar em Deus - o vejo assim). E - qualquer um que tenha o mínimo de inteligência e cultura - sabe que o infinito é mais uma idéia do que um simples número na aritmética da vida. O infinito é (apenas) um conceito. Etéreo, ilusório; mas, muitas vezes, um tanto quanto fundamentado no que sabemos ou pensamos saber sobre a vida, o que tem e o que não tem fim. (Se é que me entendem!). O cientista - e o homenageado de hoje é um deles - é um ser infinito na sua essência. (Não tanto como o escritor, pensador, mas é)... Passa-se gerações, séculos e sempre a marca do seu trabalho, de suas descobertas vão estar presentes no nosso dia-a-dia. O infinito - seja ele do descobridor (o cientista) ou do pensador (o escritor) é algo que não podemos chegar nele; mas pensar sobre ele. (Continuam entendendo?). Vou simplificar: o infinito é a nossa criatividade. E quem é mais criativo (culto e inteligente) do que um cientista? Não foram eles - principalmente os cientistas-físicos - que afirmaram que átomos são formados de elétrons, prótons e nêutrons? Prótons e nêutrons são formados de quarks. E a matéria - o corpo, a mente de um homem inteligente, brilhante, superior aos demais - é feita especialmente de quarks e elétrons.
     O cientista e o homem comum - salvo raríssimas excessões, ou seja, nós, mortais, com uma cultura e inteligência mediana, razoável - não podem ser comparados como iguais. Que outro homem - a não ser um cientista como o físico Pierre Kaufmann, especialista em astrofísica solar, poderia dizer que a atividade do Sol está retardada e que o auge do ciclo atual do Sol acontecerá em 2016? E o que isto quer dizer? Que durante um ciclo solar surgem manchas na superfície do Sol. E em volta dessas manchas há gáz quentíssimo, ionizado - gás em que os átomos estão dissociados - e, consequentemente, acontece as explosões súbitas. Um homem comum poderia ter conhecimento para fazer tal descoberta?... Ou que tal se descobrir que o uso da equoterapia pode ser de grande valia na recuperação de vítimas de AVC (acidente vascular cerebral)? E a equoterapia - uso terapêutico de montaria em cavalos - foi comprovada pela mente brilhante da fisioterapeuta, da UniCamp, Fernanda Beinotti, como eficáz nestes casos. E (por que não?) falarmos sobre a ozonioterapia - técnica que usa gás ozônio contra infecções, inflamações e dor - que vem causando a maior polêmica entre o CFM (Conselho Federal da Medicina) e a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) desde 2010. E para não dizerem por aí que estou falando de várias descobertas científicas e esqueci "das flores", por que não citar a descoberta do sorvete de leite humano? Pois é. "Cabeça de cientista é bem inventiva e criativa", pois não?... E o povo londrino não fica atrás. Misturou-se o leite humano com favas de baunilha e cascas de limão. Matt O'Connor - dono da rede de sorveterias Icecreamits - caracterizou o sorvete como "orgânico e totalmente natural". (Resta saber quem vai ter coragem de saborear tal "invenção"). O'Connor, óbviamente, não é nenhum cientista - olhe aí uma rara excessão entre o homem comum e o gênio - nenhuma mente brilhante; mas que é um homem diferente, criativo, não resta a menor dúvida. A prova que um homem nada "superior" aos demais (também) pode mudar o rumo da história. Basta ser - como foi dito no início do artigo - inteligente e culto. E este é o perfil de um dos maiores cientistas do Brasil, nascido numa cidade pouco conhecida para a maioria das pessoas no interior da Bahia, que viveu como um homem comum, igual a todo mundo, andando nas ruas sem despertar maiores atenções; a não ser para quem já o conhecia, sabia o que ele fazia. O tipo de homem que ninguém "dava nada por ele", a não ser o meio acadêmico e científico que já conhecia o seu trabalho, o seu talento e capacidade.
     Seu nome é Manuel Augusto Pirajá da Silva, natural de Camamu, na Bahia, nascido em 1873. Quem?, perguntarão os desavisados. Pirajá da Silva foi um dos maiores cientistas baianos. A maior personalidade, o filho mais ilustre de Camamu - minha terra amada - a terceira maior baía do Brasil, depois da baía de Guanabara e de Todos os Santos. E quem poderia imaginar - inclusive até muitos jovens camamuenses - que uma pequena cidade do Baixo Sul, mais precisamente nosTabuleiros de Valença, seria o berço de uma das mentes mais brilhantes de todos os tempos? Pirajá da Silva por ser, digamos assim, "proviciano", teve de "matar um leão" a cada dia - ou não seria trabalho? - para mostrar (e provar) ao mundo que era um homem superior, que estava acima dos demais, que era melhor. E conseguiu quando o mundo teve de se render a sua inteligência e cultura, quando ele descobriu - "tapando a boca" invejosa de seus desafetos intelectuais que o criticavam, chamavam-no de "maluco", sonhador, visionário - em 1904 o Shistosoma Americanum. Estudou na Faculdade de Medicina, formando-se na turma de 1896, tornando-se professor (e dos bons) em 1902. Pirajá da Silva ampliou suas pesquisas e se especializou na Europa, mais precisamente em Hamburgo e Paris. Naturalista, médico e pesquizador - esquitossomose intestinal (1908) - brasileiro, responsável pela identificação do agente patogênico e do ciclo fisiopatológico da esquitossomose.
     Manuel Augusto "Pirajá da Silva" não foi somente um homem com um nome como os seus conterrâneos e contemporâneos. Ele foi uma marca que ultrapassou fronteiras e o tempo. Naquela época - ao vê-lo andar como um homem qualquer pelas ruas da capital baiana - quem não o conhecia, não imaginava que debaixo daquele porte altivo e (falsamente) soberbo, encontraria-se um homem à frente do seu tempo, um intelectual acima do bem e do mal. Pirajá da Silva tornou-se uma grande personalidade, o camamuense mais importante para a história baiana. Morreu na cidade de Salvador no ano de 1961, deixando seu nome (marca) escrito para sempre como o mais expressivo cientista da "boa terra".
     Assim como o físico solar Pierre Kaufmann, a fisioterapeuta Fernanda Beinotti e o "homem comum, do povo" Matt O'Connor, Pirajá da Silva soube fazer-se melhor, superior e acima dos demais por sua cultura e inteligência.
     E hoje Camamu - que comemora mais um aniversário de sua emancipação política neste 27 de junho - orgulha-se por ter sido o seu berço, a sua terra natal. Pirajá da Silva é o orgulho de todos nós, camamuenses.
     Au-revoir para todos que me criticam ou aplaudem. Na próxima quinta-feira, se Deus quizer (e eu "não sair" de férias), aqui estarei. Eu aqui e vocês daí. C'est la vie!

                                                                                                                                           
RENÉ SANFERR, 27.06.2013

a ESFINGE:
     "Um homem que passa pelo mundo e não fáz nada de útil para marcar a sua passagem pelo mundo, seria melhor que não tivesse vindo ao mundo, já que para o mundo foi um inútil por nada ter feito para melhorar o mundo e a vida de todo mundo".

                                                                                                                                     

RENÉ SANFERR, 19.04.1994


"SINAL VERDE,
 sinal vermelho".


..... semana passada eu disse que o BRASIL vencendo a ITÁLIA - como venceu - na partida em Salvador (Bahia), o título estava (quase) assegurado. Será que vamos ter este prazer agora, no próximo domingo? Ou a Espanha - que, por um grande milagre, poderá perder da Itália - mais uma vez, vai provar que é a melhor? (SINAL VERDE).

..... LUISLINDA VALOIS - para quem não sabe - é uma desembargadora baiana e das boas. Negra, pobre, teve que "matar um leão" a cada dia até chegar ao cargo que ocupa hoje. Mostrar aos seus detratores invejosos que uma GRANDE MULHER não tem cor, raça; tem talento, competência e cultura. (SINAL VERDE).

..... o casal OBAMA, Barack e Michelle (EUA) estão satisfeitos com a aprovação naquele país do casamento - com os mesmos direitos dos heterossexuais - gay. E agora? Com que cara ficam os preconceituosos de plantão que gostam de criticar os homossexuais e passar a mão, "alisar" a cabeça dos maridos e esposas adúlteros, tão (ou até mais) safados que os taxados como "viados"? (SINAL VERDE).

..... o SINJORBA (Sindicato dos Jornalistas da Bahia) - e eu, blogueiro-colunista, autodidata, não tenho nenhum "rabo preso" com eles - deve olhar (e ler, ouvir o que dizem, no caso da mídia falada) o trabalho de seus associados, que se dizem profissionais, na imprensa. É uma vergonha para a escrita e a oratória. (Se é que me entendem!). Não seria o caso de averiguar se alguns diplomas não foram comprados? E o que é pior: pessoas burras, desqualificadas e totalmente despreparadas com o português, de microfone na mão falando (?) verdadeiros absurdos que são um atentado para a língua portuguesa e a terra de Rui Barbosa. Aproveitei as "férias juninas" (sic) para acionar o controle remoto da tv e quase caí de costas. Será que o talento "bundante" - ou não seria "camante" (se é que me entendem!), o antigo teste do sofá - está valendo mais que o talento e a competência? O que deve ter de VERDADEIROS jornalistas e apresentadores baianos envergonhados com tais "coléguas". Certas - não todas, vejam bem - emissoras de TV da Bahia não deve ter Redação: tem é curral. Graças à Deus os jornais escritos são mais criteriosos. E tem "tempo" de revisar os textos. (SINAL VERMELHO).

..... patético - apesar da "boa vontade" dele - aquele oficial da PM (foi em Belo Horizonte?), no meio do povão em plena manifestação, pedindo ao megafone: "não se misturem com os bandidos"... (?)... Eu estou louco ou acabei de chegar de Marte?... A cena foi surreal. Nem Dias Gomes a escreveria. No meio dos protestos, a "moda" vai pegar. Uns se perguntarão aos outros: "ei, você aí, é manifestante pacífico ou bandido?". Se isto "pega" no carnaval... Vamos passar mais tempo preocupados em "perguntar" a quem está ao nosso lado o que é e pouco pular atrás do trio elétrico. É o que diz a (boa) frase popular: " quem está na chuva é para se molhar"... (SINAL VERMELHO).

.... não se engane o povo com certos líderes - não todos, vejam bem! - destes protestos. (Os quais, os protestos, sou à favor). Lembrem de alguns que ONTEM foram as ruas para criticar a política, o Governo, e HOJE... fazem parte da política, do Governo. Resumindo a ópera: para alguns, estão "criando" no presente o seu futuro... político. Hoje jogam pedras. E amanhã - quando atingirem seus objetivos - serão apedrejados. Oportunismo pouco é bobagem. As manifestações são válidas. Mas a intenção de "uns e outros" é nefasta. A mim não enganam. (SINAL VERMELHO).

..... os personagens EDITH (BARBARA PAZ) e FÉLIX (MATEUS SOLANO), da boa trama global das nove, "Amor à Vida, é o típico exemplo dos canalhas que vivem enganando as abestalhadas. A ficção imita a realidade e - em pleno século XXI, quando o relacionamento entre um homem e um gay está cada vez mais atual e normal - o que tem de mulheres por aí que deveriam abrir os olhos para o comportamento "anormal" de seus companheiros. Principalmente quando no "currículo" anterior deles casos com outras pessoas do mesmo sexo já se tornaram históricos. (SINAL VERDE).

.....e BH, Belô, como queiram, ontem à tarde - justamente e propositalmente na hora do jogo do Brasil contra o Uruguai - deu um show de antipatriotismo com a turma de arruaceiros, baderneiros e bandidos infiltrados nas manifestações para transformar em "vermelho e negro" a festa "verde e amarela" da torcida. Que coisa feia! Tentar estragar uma festa genuínamente brasileira como o futebol. Sendo assim, o que iremos assistir no próximo domingo no Maracanã? Fogos lá dentro e tiros cá fora? (SINAL VERMELHO).

..... na BAHIA, duas emissoras regionais dão exemplo de cidadania e solidariedade com quadros - nos programas - sobre desaparecidos. Muitos já foram encontrados. Por que esta idéia não se difunde por todo o Brasil nos mais diversos meios de comunicação? (SINAL VERDE).

.... o título de padroeira do Brasil, conferido a Nossa Senhora Aparecida, não foi dado pelo Governo, mas sim pelo Vaticano. Portanto - como quer um certo deputado ignorante, pastor de uma Igreja Protestante - não vai adiantar NADA de NADA o famigerado projeto-de-lei para retirar este título, o qual honra a terra (brasileira) e glorifica o céu. Quando será que nossos irmãos protestantes vão aceitar que a única religião importante - ao ponto de ter dias santificados e feriados nacionais, internacionais - é a Católica Apostólica Romana? Como o dia 12 de outubro? Dedicado inicialmente a Virgem Maria e depois as crianças? Inveja e despeito não é nada cristão. (SINAL VERMELHO).

.....  a senadora ANA AMÉLIA, Rio Grande do Sul, disse no programa "Inclusão" (TV Senado) que "a lei boa é aquela que é praticada". Frase de efeito e sábias palavras. É para se pensar. Ainda mais agora quando a temporada de "caça às bruxas" - políticos que "sujam" a política - vai começar. (SINAL VERDE).

..... o herói contra o aparthaid, NÉLSON MANDELA - um dos GRANDES HOMENS da história da humanidade - está vivendo seus "dias difíceis". Aquela mente previlegiada já deu ao mundo o que tinha de dar. Agora precisa  junto à Deus descansar e como um HOMEM de verdade a história dele se lembrar, o eternizar. (SINAL VERDE).

..... exemplo de profissionalismo e dignidade na Copa das Confederações é a seleção do Tahiti. Alguém duvida? Saber perder com altivez é para poucos. Um exemplo para "outras" seleções... que já foram, se acham e não são mais. (SINAL VERDE).

..... DILMA ROUSSEFF e o Papa FRANCISCO tem muito em comum. Como? No "sair do anonimato" e, de repente - do NADA, como dizem por aí - se tornaram conhecidos em todo mundo. Quem já tinha ouvido falar em DILMA antes de Lula? Não foi vereadora, deputada, prefeita, senadora ou Governadora. Enfim, não era NADA, não foi uma política de carreira. E o Papa? Conhecido (apenas) no meio da Igreja como Arcebispo de um país da América do Sul. Na realidade - para o mundo - sem expressividade, notoriedade. E, de repente - do NADA - tornou-se o chefe da Igreja Católica. Quando se nasce com um dom, destino, pode demorar anos, mas chega-se lá. A mediocridade pode ser eterna, mas a genialidade tem hora certa para ser descoberta. DILMA, depois dos cinquenta. E o Papa, um pouco mais tarde, já aos setenta. É a velha estória: "o que é do homem"... (SINAL VERDE).

.... OSCAR SCHIMDT continua dando provas - e NETINHO também - que a doença tem os seus "previlegiados" e os "azarados". Incongruência? Não, realidade. Na luta contra o câncer, ele está se saindo muito bem. Os previlegiados quando descobrem o mal à tempo, trata e cura. E os azarados nunca descobrem, pensam que estão bem e - quando desconfiam - a vida "já está por um fio", na casa do sem jeito, e não tem mais "doutor que dê jeito". Força a ele, NETINHO, e todos que se entregam ao tratamento à tempo; a cura é certa. (SINAL VERDE).

..... antigamente - e, diga-se de passagem, num "antigamente" bem recente - dizia-se que tranquilidade e conforto era andar de carro particular. Hoje esta não é mais a realidade. Acabou a tranquilidade, por que, ao se parar nos frequentes engarrafamentos, se é assaltado. (?). E o conforto é ilusão, utopia, já que fica-se horas no mesmo engarrafamento sem se sair do lugar. Resta, então, a motocicleta. Perigosa, mas o veículo que AINDA consegue uma boa locomoção. Ou, então, a bicicleta. Mas - como na mentalidade tacanha, burra de certas pessoas, ela é coisa de pobre - vamos "andar" como? Nos ares? Coisa de pouquissimos previlegiados que podem ter helicóptero. Só nos resta SONHAR com a tarifa zero no transporte público. Aí, sim, o que vai ter de "falso rico" (pobre que se acha o que não é por que tem quatro pneus sob os seus pés) voltando a "andar" de buzú e deixando o carro em casa, dando uma de "verdadeiro" pobre. Só assim o trânsito vai melhorar. (SINAL VERMELHO).

..... como as cidades estão totalmente esburacadas - e o que tem por aí de pseudas celebridadas em busca de notoriedade "eterna" - que tal batizarmos as crateras com o nome destas "supostas personalidades"?... No mínimo, daria-se NOME ao que elas fazem nas suas profissões: um buraco de vergonha. Na BAHIA, certamente, o que se veria de "buracos parvos" e "crateras arrochadas". (SINAL VERMELHO).

..... ô raça desgraçada são as pessoas invejosas com as talentosas dizendo que são mentirosas. Certas "personalidades" devem estar com a orelha pegando fogo com tanta maldade, mentiras inventadas pela mediocridade incapáz. Verdade ou mentira? Leiam as revistas, jornais, o que se diz por aí de "quem realmente fáz e tem o que mostrar, deixar para o mundo" e vão entender o que estou falando. (SINAL VERMELHO).


                                                                                                                                                         RENÉ SANFERR, 27.06.2013

"Quando o macho gosta de ser por outro sustentado, difícilmente com uma mulher que tenha de sustentar ele vai ficar muito tempo casado". - SANFERR, 02.04.1989

"Quando a mulher quer ser otária, ela se fáz de cega, surda e muda, garantindo que mais nunca o seu homem com outro a fez de abestalhada". - SANFERR, 10.01.2011

"Se o homem aprontou no passado, idiota é a mulher que acreditou no que ela lhe contou". - SANFERR, 11.04.2004

"Quando toda a vizinhança ontem presenciou um homem que morou e teve caso com outro macho, hoje, ao vê-lo morando com uma mulher e se dizendo casado, nele já perdeu toda a confiança, pois sabe que como macho ele não dá conta do recado e só quer a mulher como quebra-galho para enganar os otários". - SANFERR, 20.04.1996

"Confie na pessoa magoada e revoltada. E desconfie da pessoa magoada e simpática. Esta é a totalmente falsa". - SANFERR, 31.12.2001

"Se fáz uma boa colheita quando fazemos uma plantação bem feita". - SANFERR, 14.04.2013

"O homem só enxerga o NADA que ele é no jogo da vida por nada de relevante ter feito, quando ele vê o quanto é importante por fazer TUDO no jogo de dominó". - SANFERR, 02.02.2004

" Quando uma mulher deixa o marido em casa à faxinar e fica na casa do viado para se insinuar, corno é o homem que pensa que o gay com ela não está dando uma de macho". - SANFERR, 17.04.2010

"Velha descarada quando jovem foi bem safada". - SANFERR, 20.04.2012

"Quem não é capáz de pensar é incapáz até de falar" - SANFERR, 25.01.1999

"O homem que engrandece a sua terra e o seu povo, é muito generoso e dele todo o povo deve se sentir orgulhoso". - SANFERR, 27.06.2012

"Um GRANDE HOMEM vem ao mundo para muito trabalhar e sua marca na história deixar. E quem não é grande, torna-se pequeno por apenas se empregar, ganhar e pouco do NADA que é em TUDO querer mostrar, sem nem um nome para a história dele se lembrar". - SANFERR, 21.12.1997

"Quando a pessoa não é honesta, não adianta com ela você ser uma pessoa correta, já que ela nada vai entender e em cima de você sempre vai querer ser esperta e desonesta". - SANFERR, 23.06.2013

"Quando se mora numa vizinhança de merda, é melhor ficar distante da porcalhada e com a mão perto da descarga". - SANFERR, 21.04.2008

"Não existe ex-caso de homossexual que hoje, sendo macho da mulher, não a traia e, de vez em quando, não caia novamente no seu velho hábito de com outro homem vir a fazer tudo igual". - SANFERR, 27.01.2013

"Se a mulher é uma descarada que só vive para acordar e encher a cara, ela só presta para o homem que de madrugada coloca dentro de casa e, assim como ela, dorme e acorda movido a cachaça". - SANFERR, 09.11.1999

"MÃE é uma pessoa sagrada e filha que cuida dela sob efeito da cachaça, não passa de uma bandida e para a mãe é uma desgraça". - SANFERR, 27.11.2012

"Não adianta ser um inquilino honesto e cumprir com o seu dever, quando quem aluga a casa é desonesto, só quer receber e lembrar de beber, esquecendo de cumprir com o seu dever, do qual não quer nem saber". - SANFERR, 20.09.2011

"Pessoa esperta é aquela que fica só, mas não se mistura com uma merda". - SANFERR, 13.11.2002

"Corno sem solução, é aquele que bebe com o amigo que sai com a sua mulher e ainda o chama de irmão". - SANFERR, 17.06.2013

"Cabeça de cientista é bem inventiva e criativa". - SANFERR, 20.02.1988

"Mulher viúva que não se assunta passa o dia a beber para a noite o marido da outra em casa receber como a pior puta". - SANFERR, 10.06.2002

"Agora a puta pornográfica virou modelo para a lente fotográfica". - SANFERR, 17.03.1992

"A mulher foi feita para o homem amar e o homem foi feito para a mulher enganar". - SANFERR, 13.09.1994

"Se tudo o que o homem quizer a mulher não quizer dar, pode ter certezaque tudo que ele vai mais querer e desejar é o nome dela desmoralizar". - SANFERR, 08.03.2004

"Numa família safada, o corno do marido nunca vai se incomodar se a mulher descarada com todos da rua for muito dada e a sua fama de corno por todos for comentada". - SANFERR, 20.05.2013

"Dignidade é não estar ao lado de uma pessoa que só está conosco interessada ou por caridade, o que acontece quando entre o casal existe a diferença de idade". - SANFERR, 10.10.2000

"Prefira ser uma pessoa encalhada, do que estar casada ou acompanhada de uma pessoa qualquer e desvalorizada". - SANFERR, 07.12.1984

"Quando não nos achamos no dever de em tudo o outro ajudar, não devemos nos achar no direito de em nada ele criticar". - SANFERR, 27.12.,1993

"Você mostra a pessoa que é quando prova ter ao seu lado uma pessoa que alguma coisa é". - SANFERR, 13.08.1994

"Tem mulher que é tão burra que só sabe ser inteligente quando se diz esperta para abrir as pernas". - SANFERR, 18.01.1991

"Se a mulher inteligente quizer, ela deixa todo homem burro debaixo do seu pé". - SANFERR, 01.02.2012

"Homem que é homem deixa uma marca e não apenas um nome". - SANFERR, 09.02.2013

"Enquanto o corno do marido está trabalhando, tem mulher que com outro na sua cama está se deitando e tendo o maior gôzo". - SANFERR, 03.05.2013

"O brasileiro esqueceu da porta do bar para se embriagar e lembrou de ir para a rua protestar". - SANFERR, 20.06.2013

"Quando o homem tem um bom caráter, não fala do outro que é um mau-caráter, senão vai ser ele que vai provar que tem um péssimo caráter". - SANFERR, 06.09.2005

"Se todo mundo ontem viu sua mulher para cima e para baixo com outro homem e na casa dele ela só vivia enfiada, idiota é você de hoje dizer que pelo outro ela nada sentiu e que ele nela não deu uma pegada". - SANFERR, 08.01.2013

"Otário é o homem que se acha esperto por não saber viver só, bem e solitário". - SANFERR, 04.09.1978

"Não é nada inteligente quem coloca ao seu lado uma pessoa burra para ficar acompanhado e não se sentir solitário". - SANFERR, 19.04.2011

"Aquele que não se garante sózinho é um coitado que nunca vai aprender por si mesmo a ser amado e precisa estar acompanhado para se sentir valorizado". - SANFERR, 04.06.2010

"Felizmente pode-se olhar para alguém e não dizer infelizmente por ele não ser ninguém". - SANFERR, 06.02.2005

"Sempre tem um homem melhor do que todos pelo que sabe, quando tem vários que pior do que todos, por tudo àquilo que nada sabe". - SANFERR, 26.09.1989

"Quem gosta de aprontar com quem em sua casa paga certo para morar, tem de saber que o mais certo é saber esperar a hora certa das lágrimas que vai derramar no dia das contas ajustar, por gostar de com quem anda certo sacanear". - SANFERR, 27.06.2013

"Antes você se arrepender da hora que nasceu, do que atrapalhar a vida de quem nunca com você mexeu, já que não tem como saber o dia e a hora que tudo poderá lhe acontecer". - SANFERR, 22.06.2013

"É melhor não mexer com o outro que conosco age correto, por que não vai prestar quando este outro resolver deixar de ficar quieto". - SANFERR, 23.06.2013

"Quem fáz tudo errado tem de ter medo daquele que fáz tudo certo". - SANFERR, 10.07.2005


                                                                                                               RENÉ SANFERR, 27.06.2013

                                                                              ATENÇÃO

 AGRADEÇO AS CONTRIBUIÇÕES E PEÇO QUE CONTINUEM FAZENDO DOAÇÕES AO BLOG.
                  ASSIM COMO O JORNALISTA FUNCIONÁRIO DE JORNAL, O BLOGUEIRO-COLUNISTA, EM TODAS AS PARTES DO MUNDO,
                     EM VÁRIOS SITES E BLOGS, VIVE DO QUE ESCREVE, O SEU TRABALHO VIRTUAL É O SEU GANHA-PÃO.
   SEM NENHUM VÍNCULO EMPREGATÍCIO.
 DEPOSITE NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL.
CONTA O1:
Caixa Econômica Federal                                   -               Av. Estados Unidos, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    0063                                                            Conta: 023-00012630-9
CONTA 02:
Caixa Econômica Federal                                   -               Relógio de São Pedro, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    1416                                                             Conta: 013-00099159-3
CONTATOS:
e-mail: rsanferr@globomail.com
fone  : (71) 82659332
home-page: HTTP://SANFERRPRESS.BLOGSPOT.COM
novo blog  :  HTTP://SANFERRARTSCRIPT.BLOGSPOT.COM




  P    A     T     R     O     C     Í     N     I    O


quinta-feira, 20 de junho de 2013

SOCORRO!! O BRASIL VAI EXPLODIR.


DILMA ROUSSEFF.
POUCO ADIANTA IR PARA AS RUAS PROTESTAR
E POUCO DOS GRANDES PROBLEMAS DA NAÇÃO RESOLVER.
ADIANTA (E MUITO!) É IR PARA AS URNAS VOTAR.
AÍ, SIM, O PROTESTO SECRETO TEM O PODER DE TUDO MUDAR.



     O sub-título de hoje não significa que eu seja contra os protestos dos manifestantes em todos os cantos do país. Sou à favor. Como também sou a favor da verdade - sempre dura e cruel - a qual, neste caso, diz que somente nas urnas é que teremos autonomia (voz e poder), além de sabedoria (discernimento) para protestar e os rumos desta nação que não "dorme mais em berço esplêndido" mudar. O povo está cada vez mais politizado, consciente de seus direitos e deveres. E se intelectualizando também. (Não é à toa que estão aprendendo a escolher políticos e deixando de seguir partidos). As passeatas chamam a atenção, isto é inegável. Mas, e passeatas com truculência, violência gratuita? Resolve alguma coisa? É para parar e se pensar antes de algum tumulto, algum ato de vandalismo e arruaça "aprontar". Enfim, qual o único trunfo que temos nas mãos para mudar as desigualdades sociais, as injustiças de uma pseudo Justiça (?), desemprego, falta de segurança, saúde e educação? Óbviamente que apenas caminhar pelas ruas não é. O trunfo é colocar "NA RUA" o que não presta. Quem colocou o país nesta merda.
     Estamos todos orgulhoso de nós mesmos. Da ação corajosa de "botar a boca no trombone". Sejamos realistas. Do que adianta AÇÃO se não houver SOLUÇÃO?... De gritar e não sermos ouvidos? Ou, na melhor das hipóteses, recebermos como prêmio de consolação migalhas, esmolas-bolsas, um mísero "cala a boca"... (?)... O povo está revoltado com os rumos da política. A única solução para devolver aos políticos as migalhas que nos dão, é esperar a eleição. E o governo federal - leia-se Dilma Rousseff e o PT - que se cuide. Por enquanto, os protestos AINDA não atacaram (diretamente) o palácio do Planalto. Mas, se demorar muito...
     A presidente (a), sob diversos aspectos, está fazendo um bom governo. Vamos "dar a César o que é de César". (Mesmo, naturalmente, visando a reeleição). As pesquisas apontam ela como vitoriosa logo no primeiro turno. Se a eleição fosse hoje. Mas, como a eleição vai ser amanhã e até amanhã mais protestos ainda irão acontecer... O certo é que hoje Dilma está vivendo a experiência de sentir na pele que nem tudo são flores nos jardins do palácio do Planalto. Por lá - desde sempre - as rosas são cheias de espinhos. E com tantos protestos acontecendo no país, acreditamos que chegou a hora dela machucar as mãos. Mãos que foram tão machucadas no passado pelo próprio governo; na época, o militar. Hoje, à frente da nação, Dilma está vivendo seus dias de "prova de fogo". E o que se pode esperar desta GRANDE MULHER, a qual está provando ser uma GRANDE estadista? Atitude. Um pouco - talvez - de uma Margaret Tchatcher tupiniquim; capáz de tomar decisões não tão populares, mas sábias. (Ninguém fáz um bom governo querendo agradar gregos e troianos para ser simpático e transformar esta "falsa" simpatia em votos). E desta sua postura - ela sabe - vai resultar no que a urna sobre ela vai falar. E o que é pior: o que a história dela vai contar no futuro. (Dependendo dos rumos destes protestos nacionais, os dias do PT podem estar contados). Os tempos mudaram e diz o PT que para melhor. Mas, se fosse assim, por que, então, o povo brasileiro está se manifestando contra o Governo? E tudo - toda esta revolta e indignação popular (tardia) - leva o nome de democracia. Mas, diante dos últimos acontecimentos - a "salutar" passeata e a "problemática" arruaça - o que é democracia?
     Depois de todas estas cenas que estamos assistindo e que deixa a presidente(a), além da nação, numa tremenda saia justa - ela, politicamente falando e o Brasil, socialmente se envergonhando - só nos resta observar se a lama da minoria baderneira nela vai conseguir respingar. Democracia, ser ou não ter? Eis a questão. E, consequentemente, a falta de solução para o problemão que, infelizmente, se transformou a nação. Só que - como disse o prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) - talvez haja, sim, solução para a principal reivindicação da população: a redução das tarifas do transporte público. Só que para isto vai tirar o dinheiro de outras áreas. O que nos deixa bastante preocupados. Vai tirar de onde? Da Saúde, da Educação ou da Segurança Pública? Os três pontos principais de qualquer governo. Se isto acontecer, as passeatas, os protestos, servirá para uma (única) coisa: descobrir um santo para cobrir outro.
     O transporte público brasileiro - em todas as partes mesmo - é deficitário, imundo. (Eu mesmo, dependendo da roupa, nem me atrevo a sentar). Mas, pior do que "viajar" acompanhado das baratas em ônibus superlotados, fazendo um trajeto de minutos em horas, é adoecer e não ter atendimento médico, um bom estudo e ficar a mercê dos assaltantes nas ruas. E no próprio transporte, aonde se perde tudo; às vezes até a própria vida. Isto não é democracia. É demagogia.
     Fazendo uma comparação surreal, é uma tsunami de soluções erradas à caminho de uma (possível e futura) guerra civil. E a presidente(a) disse que "a voz das ruas tem de ser ouvida". Claro! Resposta digna de uma grande estadista. (Poderia ser diferente?). Ao ver o poder que emana do povo nas ruas - e estando as eleições tão próximas - político burro é que agiria diferente, se indispondo com a massa. Só que o povo não é burro. Sabe quando está sendo "acariciado" e quando está sendo "enganado" enquanto eleitorado. (Se é que me entendem!). No meio de tanta confusão e opinião - as mais diversas - a do ex-presidente FHC, na última terça-feira (dia do seu aniversário), em Brasília, foi curta, direta e sábia: "a presidenta que abra o olho"... (?)...
     O povo está cansado de ser enganado e nas urnas ir votar como palhaço. (Infelizmente, é esta a realidade). O povo decidiu que - de agora em diante - não vai mais votar em partidos; e sim em (bons) políticos. Sejam eles do PT, DEM, PSDB, qualquer outro. Políticos que não façam coligações "fantasiosas" para serem eleitos. O povo quer políticos de idéias para melhorar a vida do próprio povo; e não a sua própria. O ideal - mas sabemos ser isto impossível - seria diminuir o número de deputados, senadores, vereadores e, assim, diminuir os gastos públicos. O povo tem provado com estas manifestações que tem coragem de dizer o que tem de ser ouvido; e não o que "uns e outros" querem ouvir. Nem na época das "Diretas Já" se viu o povo tão focado em defender suas idéias. Disse uma anônima na televisão: "não tem que protestar quebrando. Tem que protestar falando"... Precisa dizer mais? E "viva a dempcracia", dizem todos. A mesma democracia do início do artigo que ninguém - diante da "bandidagem" que alguns estão fazendo no meio dos protestos - AINDA conhece o real significado. E, porisso, o Brasil está à beira de explodir. E vai ser o povo que riscará o fósforo deste barril de pólvora. Não vai ser apenas o PT que vai "pelos ares", não. São todos os partidos, de direita, de esquerda, de "cima do muro". Cabeças coroadas cairão nas esferas federais, estaduais e municipais. Cairãonas urnas, lugar certo (e eficáz) para se protestar.
     Au-revoir para todos que me criticam ou aplaudem. Na próxima quinta-feira, se Deus quizer (e eu não "sair" de férias), aqui estarei. Eu aqui e vocês daí. C'est la vie!

                                                                                                                                                                       RENÉ SANFERR, 20.06.2013

a ESFINGE:
     "A decisão de querer fazer pode estar nas mãos de poucos. Mas a opção de querer mudar com certeza está nas mãos de todos".

                                                                                                                                                                       RENÉ SANFERR, 17.06.2013



"SINAL VERDE,
 sinal vermelho"


.... não se viu - e nem se ouviu falar - nenhuma GRANDE MANIFESTAÇÃO pública à favor dos protestos que ocorrem em todo o país, na cidade de Salvador, na Bahia. Ou os trios elétricos devem estar também fazendo GREVE ou os homens da nossa querida "boa terra" - sempre presente nas manifestações em prol de um país melhor - estão mais preocupados em remexer os quadris no forró. Esquecem que a festa vai passar e o problemão da nação com certeza irá continuar. (SINAL VERMELHO).

..... podem continuar me IMITANDO, COPIANDO. Adorooooo!! É tão bom saber que estou fazendo escola. (SINAL VERDE).

..... a redução dos R$ 0,20 sobre a tarifa nos transportes públicos diante da pressão das ruas foi uma vitória. Vitória?... Ou derrotta para outras áreas?... Se preparem. (Quem viver, verá!). Depois deste "oba-oba", desta falsa vitória, veremos - com o tempo - que vamos ter de ir NOVAMENTE ÀS RUAS... para melhorar o que vai piorar depois do Governo, de "algum lugar", tirar estes vinte centavos. Presente de grego? Ou caixa de Pandora? (SINAL VERMELHO).

..... e a COMISSÃO de DIREITOS HUMANOS, hein? Que situação! Retroceder no tempo - da ignorância, desinformação - e dizer que a homossexualidade é doença... (?)... Ok, tudo bem. Digamos que fosse. Sendo assim, doença também - e contagiosa! - é o corno, a puta, os adúlteros. Sem falar na DOENÇA que muitos - inclusive quem criou esta "falsa" definição e seus asseclas - tem para satisfazer seus desejos sexuais inconfessos. Se o homossexual tem de se visto assim, vamos falar dos cornos e putas. (Que proliferam em todas as cidades do país, nas várias instituições, nas religiões...). É o "mal" que mais tem por aí. Em todas as esferas da sociedade. Principalmente entre àqueles que se "dizem" defensores (cristãos) da moral e dos bons constumes. Verdade ou mentira? (SINAL VERMELHO).

..... se na primeira versão de SARAMANDAIA, na década de 70, a atriz WILZA CARLA interpretou "dona Redonda" de cara lavada, agora, no remake da TV Globo da surrealista estória do genial escritor baiano DIAS GOMES, VERA HOLTZ precisou de maquiagem, truques cênicos e efeitos especiais. Lógico que naquela época não tínhamos a tecnologia de hoje. (SINAL VERDE).

..... a seleção BRASILEIRA passando pela seleção ITALIANA no próxima sábado - o que desejamos - na ARENA FONTE NOVA (Salvador, Bahia), aí, sim, já se pode PENSAR em SONHAR com o (talvez!) título da Copa das Confederações. Antes disso, é GOSTAR de FESTEJAR o que ainda não se tem para COMEMORAR. (SINAL VERMELHO).

..... um show de organização em todos os jogos da Copa das Confederações. Parabéns para a FIFA e para o Brasil. Em dias de "guerra civil" nas ruas, no campo a guerra é do esporte. (SINAL VERDE).

..... a grandiosa e belíssima igreja da Candelária, no centro do Rio de Janeiro - de onde partiu a passeata do povo que protesta (justamente) contra tudo (democrática e sábiamente) - deve ser considerada o símbolo do "novo Brasil", o MARCO ZERO entre a "velha" e a "nova" República. (SINAL VERDE).

..... e a cantora MARIA BETÂNIA comemorou na última terça (dia 18) mais um níver. Apesar dela estar de luto eterno (no coração) pela morte, em dezembro último, de d. Canô, parabéns a esta "mestra" da MPB: baiana e brasileira. (SINAL VERDE).

..... e o BRASIL parece que vai EXPLODIR mesmo: com a turma da baderna, do vandalismo, do "contra" a democracia e "à favor" da selvageria. Apesar de uma minoria, as imagens de depredação de prédios públicos, ROUBOS a lojas, bancas de revistas, tentativa de saquear caixas eletrônicos, correu o mundo. (SINAL VERMELHO).

.....o MINISTÉRIO da SAÚDE sempre fez uma excelente campanha contra todas as DSTs - especialmente a AIDS - incentivando o uso de camisinha... nos orgãos sexuais. E a língua? Esqueceram que 87,7% - segundo li numa pesquisa recentemente - da população sexualmente ativa pratica esta forma de expressão sexual? Pudor ou falta de informação? Não fáz muito tempo que um famoso ator de Hollywood disse que teve cancer - e se curou, por que foi descoberto a tempo - provocado por uma doença que contraiu, depois de ter "enfiado" a língua aonde não devia... de mulheres acima de qualquer suspeita. Belas por fora e doentes por dentro. (SINAL VERMELHO).


                                                                                                                                                                                 RENÉ SANFERR, 20.06.2013

"Quando somos inteligentes, não precisamos de mais ninguém na vida da gente, pois somos auto-suficientes". - SANFERR, 21.08.2005

"As pessoas estão aprendendo a escolher políticos e deixando de seguir partidos". - SANFERR, 18.06.2013

"A maior homenagem que um homem pode receber é ser admirado e imitado por tudo que é capáz de escrever". - SANFERR, 06.05.2013

"Se Deus está a me provar, é porque a minha fé Êle quer saborear". - SANFERR, 04.02.2013

"Deus só fáz você amanhã subir uma escada até o último degrau, se hoje você não cair logo no primeiro degrau". - SANFERR, 02.02.2013

"Se você é o melhor e ainda não encontrou alguém melhor do que você para não ficar só, o melhor é mesmo não se acompanhar do pior, só para não dizer que está ó". - SANFERR, 26.11.2011

"Quem de mim hoje vive a se aproveitar, amanhã alguém vai procurar para usar e não vai encontrar, porque nem todo mundo é como eu que não me importo de a todos querer ajudar". - SANFERR, 17.05.2010

"Se você não viu, não acredite no que o outro disse que viu". - SANFERR, 21.05.1997

"Um país só vai mudar para melhor, quando o povo deixar de votar no pior". - SANFERR, 16.06.2013

"Quem só fáz falar, de NADA a história vai lembrar. Mas quem TUDO sabe escrever, a história muito dele vai saber". - SANFERR, 18.07.2007

"O povo está cansado de ser enganado e nas urnas ir votar como palhaço". - SANFERR, 18.06.2013

"A única solução para devolver aos políticos as migalhas que nos dão, é esperar a eleição". - SANFERR, 19.06.2013

"Sonhar acordado hoje é amanhã dormir realizado". - SANFERR, 17.04.2013

"A pessoa que não sabe esperar para encontrar e se juntar com alguém melhor, com certeza, para não ficar só, vai pegar uma pessoa pior". - SANFERR, 15.05.1997

"A merda quando se encontra com outra merda, só dá num casamento de merda com um futuro de merda que nenhuma das duas merdas espera". - SANFERR, 27.07.2012

"Uma pessoa nunca deve se sentir abandonada por estar sem ninguém. É melhor estar sózinha do que ficar acompanhada por uma pessoa que nunca será alguém". - SANFERR, 26.04.1999

"A decisão de querer fazer pode estar nas mãos de poucos. Mas a opção de querer mudar com certeza está nas mãos de todos". - SANFERR, 17.06.2013

"Não adianta ir para as ruas protestar. Adianta é ir para as urnas votar". - SANFERR, 17.06.1985

"O mal do bom político é o péssimo partido". - SANFERR, 02.11.1987

"Quando você estiver desesperado e sem saber o que fazer, fique calado e não conte para ninguém, já que só vão querer tudo saber e nada resolver. Se entregue para Deus que Êle sabe o que é melhor para você". - SANFERR, 31.05.2010

"Se ontem eu estava cercado de demônios, hoje estou cercado de anjos aonde me encontro". - SANFERR, 06.05.2011

"Tudo que eu faço de bom é para esquecer tudo me fizeram de mal". - SANFERR, 24.02.2013

"O mau espelho para todo mundo é o preconceito gerado pelo conceito que todo mundo fáz de todo mundo". - SANFERR, 03.09.2003

"Nada mais belo do que a humildade vivenciada. E nada mais feio do que a humildade sem sinceridade apregoada". - SANFERR, 07.08.1980

"Na casa aonde mora a reputação, não se abre a porta para a prostituição". - SANFERR, 13.03.2013

"A estória que todos passam a contar, muitas vezes é criada pela mente invejosa e a língua venenosa de apenas um, o qual, de boca em boca, a fász circular para o seu desafeto desmoralizar". - SANFERR, 11.10.2005

"Não pense que vai ser falando da vida de todos, que você na vida vai deixar de ser falado pelos outros". - SANFERR, 31.10.2000

"Se ninguém é ninguém, não se preocupe com o que ninguém pensa de você que não é um ninguém". - SANFERR, 14.09.2012

"Quando o homem é inteligente, tem jogo que, se quizer, ele brinca só. Mas, quando ele é burro, só lhe resta chamar os outros asnos para brincar com ele jogando dominó". - SANFERR, 16.09.2005

"Tem mulher que lambe os beiços depois de um beijo, sem nem procurar saber aonde aquela língua esteve, porque, se soubesse, entraria em desespero depois de ter dado o beijo". - SANFERR, 20.08.1983

"Burrice é doença contagiosa e o homem inteligente deve ficar longe de todos que tem consigo esta praga perigosa". - SANFERR, 29.05.2013

"Tem pobres que são tão ricos em inteligência e ricos que se tornam pobres por sua incompetência". - SANFERR, 03.11.2009

"Tem homem que só vai chegar em algum lugar na vida se tiver um carro; por que, do contrário, com seus próprios pés, nunca vai chegar por ser incapacitado. Porisso que para não se sentir o mínimo do NADA e se achar o máximo de TUDO, ele precisa estar motorizado para não ser desvalorizado". - SANFERR, 19.01.2001

"O maior descarado é aquele que é corneado e fáz pouco caso do que lhe é contado, dizendo que é tudo mentira, já que ele é bem-amado e porisso invejado". - SANFERR, 14.04.2013

"Quando se é o melhor em alguma coisa, deve-se manter distância e não se misturar com quem é pior em todas as coisas". - SANFERR, 07.12.2012

"Quem tem um amigo na praça, encontra de graça tudo que precisa sem sair de casa". - SANFERR, 02.01.2010

"Gay afrescalhado, infelizmente, por ninguém nunca vai ser respeitado e como alguém nunca vai ser valorizado". - SANFERR, 28.06.1986

"Se você é burro para fazer as escolhas erradas, não pense que vai se tornar inteligente ao ser arrepender por não ter feito as escolhas certas". - SANFERR, 17.08.2006

"Ninguém nunca vai ser seu amigo se for amigo do seu inimigo". - SANFERR, 20.07.2010

"Sinto saudade da inocência da minha infância e da falta de maldade da minha mocidade". - SANFERR, 30.12.2010

"Todos dizem ter fé e acreditar. Mas poucos é que sabem aproveitar a crença que os fazem acreditar na fé". - SANFERR, 15.08.1990

"A fama podepersistir, teimar em querer aparecer e se fazer notar. Mas, com o tempo e sem talento, vai desaparecer no anonimato e esquecimento". SANFERR, 17.01.1988

"O julgamento nunca pode ser verdadeiro, quando se duvida do falso conhecimento daquele que fez o julgamento". - SANFERR, 06.07.2011

"Antes de abrir a boca para cantar, peça aos vizinhos para os ouvidos tapar". - SANFERR, 20.06.2012

"Não existe fundo do poço para quem é capáz de pular para fora do poço". - SANFERR, 27.11.2010

"Se aonde você mora nada e nem ninguém lhe interessa, procure tudo e quem lhe interessa aonde você não mora". - SANFERR, 16.05.2013

"Não existe um futuro de glória, sem se ter escrito no passado uma estória para se ler no final como vitória". - SANFERR, 10.12.2007

"O verdadeiro inimigo é o falso amigo". - SANFERR, 03.06.2010

"Quem é fraco vive para batalhar. E quem é forte morre sabendo lutar". - SANFERR, 31.12.2010

"Se você escreve a verdade em toda sua profundidade, para que se preocupar se gostam de ler apenas mentiras em toda sua superficialidade?". - SANFERR, 27.11.2012

"Ninguém se torna GENTE, se aquele que não é gente o elogia por ser seu igual e não o critica por ser diferente". - SANFERR, 14.02.2009

"Nem tente adubar cabeça de pensador. Neste terreno fértil, nada você vai conseguir plantar. Apenas colher o fruto que ele quizer dar". - SANFERR, 20.07.2011



                                                                                                                                                                RENÉ SANFERR, 20.06.2013
                                                        ATENÇÃO

 AGRADEÇO AS CONTRIBUIÇÕES E PEÇO QUE CONTINUEM FAZENDO DOAÇÕES AO BLOG.
                  ASSIM COMO O JORNALISTA FUNCIONÁRIO DE JORNAL, O BLOGUEIRO-COLUNISTA, EM TODAS AS PARTES DO MUNDO,
                     EM VÁRIOS SITES E BLOGS, VIVE DO QUE ESCREVE, O SEU TRABALHO VIRTUAL É O SEU GANHA-PÃO.
   SEM NENHUM VÍNCULO EMPREGATÍCIO.
 DEPOSITE NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL.
CONTA O1:
Caixa Econômica Federal                                   -               Av. Estados Unidos, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    0063                                                            Conta: 023-00012630-9
CONTA 02:
Caixa Econômica Federal                                   -               Relógio de São Pedro, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    1416                                                             Conta: 013-00099159-3
CONTATOS:
e-mail: rsanferr@globomail.com
fone  : (71) 82659332
home-page: HTTP://SANFERRPRESS.BLOGSPOT.COM
novo blog  :  HTTP://SANFERRARTSCRIPT.BLOGSPOT.COM




  P    A     T     R     O     C     Í     N     I    O


quinta-feira, 13 de junho de 2013

SONHAR ACORDADO HOJE É AMANHÃ DORMIR REALIZADO.


GIOVANA ANTONELLI.
QUANDO SE SABE O QUE É,
SE SABE O QUE QUER.



     "O bom sonho é aquele que se pode sonhar e ser capáz de acordar para realizar", diz um de meus pensamentos. E este - como todos meus pensamentos, que trata da realidade da vida como ela é, nua e crua, sem maquiagem, dourar a pílula (já que não é e nem nunca será meu estilo) para enganar ou agradar a gregos e troianos - é a mais pura verdade. (Alguém discorda?). Sonhar, querer desejar, todos podem quando se tem o que mostrar; mas o diferencial entre o sonhar e o realizar - entre umas pessoas (persistentes) e outras (desistentes) - está na vontade, na determinação, o FOCO para se atingir o objetivo almejado. "Ah" Eu quero isto, eu quero aquilo"... Conjuga-se muito o verbo QUERER e esquece-se do verbo REALIZAR... (?)... E é aí - entre um verbo e outro - que nasce e morre muitos sonhos. "Enterra-se vontades quando, no meio do caminho, se encontra as dificuladades", diz outro pensamento de minha autoria. E uma das maiores dificuldades é ver o tempo passar e nada acontecer. E na biografia de todos os vencedores, o tempo foi um dos maiores inimigos, mas todos eles souberam ter paciência para esperar a sua hora chegar, não desistiram. (Van Gogh é o maior exemplo de quem tinha o que mostrar e hoje suas telas são vendidas por milhões de dólares). Quem não conhece uma pessoa - entre os amigos, na família, no trabalho, na vizinhança - que sonhou muito e não realizou por que o "sonho demorou a se tornar realidade"?... Estes foram fracos e nunca chegaram a nenhum lugar, morreram com a decepção da própria falta de força de vontade para lutar. Se abateram logo, não "correram atrás" dos seus ideais. As dificuldades - além do tempo - são inúmeras, de toda ordem. "Querer é poder", sempre diz - a antes batalhadora e agora vitoriosa - Xuxa Meneghel. Mas, por outro lado, vamos "sonhar com os pés no chão", of course! "Sonhar sem estar deitado numa boa cama é ter um pesadelo ao acordar". E o que esta citação, escrita em 1980, quer dizer? Que não devemos, como diz o provérbio popular, "colocar o chapéu aonde a mão não alcança". Eu, sem falsa modéstia, por exemplo, sei que dou conta do recado escrevendo, criando, pensando; mas e se eu quizesse cantar, pintar, esculpir? Quizesse ser um médico, advogado, engenheiro, etc e "mais tais"? É óbvio que seria uma merda. Não é a minha área, e aí, sim, eu estaria sonhando para "acordar" no meio de um pesadelo. (Mas como eu só coloco o meu chapéu aonde a minha mão alcança...). Eu garanto o meu taco escrevendo e sei a sinuca da vida que quero jogar. Todos devem ser capazes de realizar seus sonhos ou vão nadar, nadar e morrer na praia. Como vai "morrer" o cego que sonhar em dirigir, pilotar; a gorda feia, mocréia, que sonhar em ser miss, manequim; o homem sem talento, cultura, inteligência que sonhar em ser poeta, pensador, escritor, dramaturgo, roteirista, contista. E - o pior de todos - aquele que não sabe mentir (nem que saiba de mentirinha) e sonhar em interpretar para ser ator ou (sic!) "representar" para ser político. E por aí vai...
Isto sim são sonhos. Irrealizáveis, impossíveis. Aliás, pesadelo. Verdade ou mentira?
     Enfim, o "sonho precisa ter uma base, um alicerce, aonde se fundamentar para se concretizar". Quer ser médico, advogado, enfermeiro, administrador, assistente social, nutricionista, engenheiro? Procure estudar e o sonho vai lhe fazer doutor. Quer ser um atleta, desportista, jogador de futebol? Treine (muito) todos os dias. Quer ser um modelo, manequim? Coma menos, cuide da pele (não tome sol), dos cabelos e se apresente sempre bem vestido, arrasando quarteirão, sendo diferente do mais comum dos cidadãos. Quer ser um intelectual? Leia, leia, leia... para falar e escrever bem. É assim que as coisas funcionam; quem planta o que quer vai colher o que quer. Claro que, para tudo isto, precisa-se de (muito) trabalho, paciência (olha o tempo aí, gente!), talento e sorte. (E uma boa dose de alfazema para espantar o mau olhado dos mal abençoados). Sonhar deitado - na cama ou no sofá - não leva ninguém a realização alguma. "Sonhar no início com todo entusiasmo e desistir depois do primeiro percalço é coisa de fracassado". E se você for um - fracassado - viva contentando-se com ter uma vidinha comum, simples e medíocre, apenas com um trabalho normal durante a semana, sair nos finais da mesma com a família (como toda as outras) para um programa medíocre, num carro econômico e fazendo contas para não extrapolar os gastos. Fazer churrasco aos domingos e feriados e não ter o que comer durante o resto do mês. (Verdade ou mentira?). A mediocridade, o mesmismo - fazer tudo igual a todo mundo - é o maior sintoma da doença (contagiosa) chamada FRACASSO. Olhe para você, para os outros ao seu redor que estão na mesma situação. Disfarçam por fora, mas o sentimento de derrota por não ser alguém diferente, especial, está no mais profundo do seu EU. Verdade ou mentira? E você vai se tornar um homem frustado por só ser valorizado no seu meio desvalorizado.
     E - ser na vida (apenas) mais uma - não foi o sonho da nossa homenageada de hoje. Ela queria SER para, consequentemente, TER. E não TER e, infelizmente, NADA ser. É o que está acontecendo - apesar do governo Rousseff ter muitos pontos válidos - acontecendo hoje com o povo enganado com a aquisição de carros, bens materiais e a falta de aquisição de bens culturais para SER gente. Estão "fabricando" agrados enganosos para conquistar votos (para eles) maravilhosos. O TER hoje em dia é sinônimo de votos naqueles que não querem o SER do povo. E assim- o governo do PT está plantando a sua própria realização nas urnas. Não tenho nada contra o partido e estou "careca" de dizer que acredito e voto em políticos; seja de qual partido for. Se o cara tiver boas idéias, pode ser do PT, DEM, PSDB, do diabo a quatro. Isto responde a alguns e-mails que recebo me perguntando por que escrevo sobre políticos de várias ideologias e partidos.
   Hoje  politizada, engajada, desde novinha, adolescente - quando despontou no programa de Angélica, na extinta TV Manchete - ela já sabia o que queria ser, aonde sonhava chegar. Ela não queria ter apenas um nome, como todos; ela queria ser uma marca e deixar esta marca na história para as gerações futuras, a posteridade, saber de sua passagem pelo mundo. E esta marca - Giovana Antonelli - nasceu em 18.03.1976 para nunca mais morrer no mundo das artes. Mas, para atingir seu objetivo de ser imortal, inesquecível - não tanto como Rebeca, of course! - ela precisou batalhar bastante. Hoje - descansando, fora do ar, depois de ter interpretado brilhantemente a delegada "Helô" na novela "Salve, Jorge" (TV Globo), de Glória Perez - Giovana olha para sua trajetória e orgulha-se de ter sonhado e (o que é mais importante) ter focado para ver seus sonhos realizados; não ter desistido diante do tempo, das dificuldades, das provações. Valeu a pena ter "corrido atrás" (e com talento) "na frente" de trabalhos como, por exemplo, Tropicaliente, Tocaia Grande, Xixa da Silva, Corpo Dourado, Força de Um Desejo, Laços de Família, O Clone, A Casa das 7 Mulheres, Da Cor do Pecado, Sete Pecados, Viver a Vida... A televisão e Giovana é uma cumplicidade que muito orgulha a arte. Ela - como as GRANDES ATRIZES - não interpreta (apenas) o papel; ela vive o personagem. E o cinema? A bela engrandeceu - ainda mais - a já enorme tela em títulos como Bossa Nova, Avassaladoras, A Cartomante, Caixa Dois, Chico Xavier, Budapeste e Maria, Mãe do Filho de Deus.
     Em 2003, no Paraná, tive a oportunidade de assistir a excelente peça "Dois na Gangorra", de William Gibson, com Giovana (Gittel Mosca) e Murilo Benício (Herry Ryan). Na época estavam casados. Deleite assistí-los em total sintonia (pessoal e artisticamente) no palco, num colosso de espetáculo. O teatro veio abaixo. Giovana é isto. Símbolo de "querer é poder". (Lógico que quando se tem "alguma coisa a mais" para querer). E quem não tem este poder? Chora pitangas. Fica no meio do caminho - da vida - a se lamentar. "Ah! Se eu tivesse sido isto, aquilo"... "Se eu tivesse tido mais coragem, ousadia"... "Se eu tivesse insistido mais"... Se, se, se... E estes SE se transforma na vidinha medíocre, insignificante e despersonificada que citei no início do artigo. Verdade ou mentira?
     É por estas e outras que hoje em dia temos muitas pessoas infelizes; não tiveram coragem de lutar por seus ideias, seus sonhos. Não tiveram coragem de "tirar leite das pedras". (Se é que me entendem!). Foram fracos, derrotistas, logo na primeira curva do caminho. Coisa que Elba Ramalho nunca foi quando - ao chegar ao Rio de Janeiro e a grana acabou - passou fome e dormiu na areia da praia. Ela, Raul Seixas e dezenas de outros. Paulo Coelho "comeu o pão que o diabo amassou" enquanto compositor, parceiro de Raul, até descobrir seu verdadeiro dom como escritor. Hoje dispensa comentários. Eles sonharam, focaram e realizaram. Com talento, claro!... E Paulo foi tão criticado, massacrado, chamado de "maluco" junto com o "outro maluco beleza"... A história dos vencedores - sempre é assim - começa com grandes derrotas. Verdade ou mentira? E são estas derrotas (do início) que define as vitórias (do final). (E quem não é diferente, especial, como todo mundo vai ser igual). Quem não quer passar por cima das derrotas, acostuma-se ao mesmismo, a mediocridade do "ser igual", "maria vai com as outras". E o que acontece? Passa pelo mundo sem tornar-se grande, fazer algo de notável. Segue o caminho mais fácil de todo mundo: emprego que não lhe realiza, casa e carro comprados em prestações até o fim de seus dias (tendo de escolher entre a exibição de encher o tanque do carro ou a necessidade de não puder encher o carro do supermercado), o casamento com uma pessoa que - infelizmente - um olha para o outro e cada qual se pergunta intimamente: "o que foi que eu fiz para merecer ter você?"... E por aí vai, segue a vida de frustação, decepção e desilusão. Os três "ãos" (sic!) que são o vale de lágrimas na vida de qualquer cidadão. Ou não?
     E cadê os sonhos? Ficaram para trás. As pessoas acostumam-se fácilmente ao básico e tem dificuldades em encarar o impossível. Acostumam-se a ser um copo e não uma taça. Sonhar - e ter capacidade para realizar - é viver. E só sabe viver quem cai e consegue se levantar do fundo do poço. Só tem uma queda da qual não tem quem se levante: a queda da morte. Aí, pronto. Já era, não tem mais jeito. "Morreu maria-preá", como dizem. Ana Maria Braga alerta diáriamente: "acorda, menino". E "acordar para a vida" é despertar para realizar o que você ficou à sonhar".
     Não é fácil ser diferente de todos, não ser comum, igual. O ser humano veio ao mundo para ser aplaudido e não aplaudir. Observem o espetáculo teatral, o qual é igual a vida: no palco (aplaudidos) poucos. Na platéia (aplaudindo) muitos. Sonhar - com seus méritos, talento, competência, inteligência, capacidade e força de vontade - é realizar, depois de muito lutar, é coisa de vencedor que sabe contra as adversidades da vida guerrear.
     Au-revoir para todos que me criticam ou aplaudem. Na próxima quinta-feira, se Deus quizer (e eu não resolver "sair" de férias), aqui estarei. Eu aqui e vocês daí. C'est la vie!

                                                                                                                                                                    RENÉ SANFERR, 13.06.2013

a ESFINGE:
     "Uma GRANDE MULHER não nasceu para ser lembrada como uma mulherzinha qualquer. O que ela quer é ser respeitada para sempre como o sexo forte que é".

                                                                                                                                                                    RENÉ SANFERR, 08.03.2013




"SINAL VERDE,
 sinal vermelho".


..... agradeço, de público, a atenção dispensada pelo Governo DILMA ROUSSEFF - especialmente a Casa Civil e Ministério da Educação, além de outros orgãos e departamentos de Estado - ao meu blog. É bom saber que os artigos postados por mim, semanalmente, estão sendo lidos (e compreendidos) pelo mais alto poder do país. (SINAL VERDE).

..... recebi e-mails, SMS, me criticando por causa das cotas de todas as partes do país. Digo e reafirmo: sou contra. (E sou afro-descendente, hein! Poderia "puxar brasa para a minha sardinha". Mas dou a "César o que é de César". Universidade não é lugar para branco, negro, mulato, pardo, azul, verde, rosa... É para quem sabe. E o pobre só vai saber - se não tiver o previlégio de ser um "abençoado" autodidata - quando o Governo melhorar o ensino público. A minha opinião é a minha opinião; não tem elogio ou crítica que a mude. (SINAL VERMELHO).

..... o que está acontecendo com a TV Globo para produzir tantos remakes? Chegou a vez de "Saramandaia". (Excelente, diga-se de passagem!). Falta de bons e novos AUTORES? E a Casa de Criação Janete Clair, na rua Corcovado, que MARÍLIA GARCIA dirigiu tão bem anos atrás e revelou tanta gente boa? O que tem de roteiristas por aí precisando mostrar seu trabalho... (SINAL VERMELHO).

.....absurdo dos absurdos! "Aonde vamos parar com a falta de estudo neste mundo já tão burro?", diz um de meus pensamentos, hoje postado e - como toda semana - sendo lidos em todo o Brasil e no exterior. (Uns me criticam, dizem que "pego pesado" com a realidade nua e crua da vida - mas é a verdade - e outros me elogiam, c'est la vie!). Como se não bastasse a péssima situação educacional do ensino público, a prefeitura de Juazeiro do Norte (Ceará), resolveu suspender as gratificações dos pobres professores. O que este "CIDADÃO BRASILEIRO" chamado prefeito quer? Formar novos asnos iguais... deixa pra lá!  (SINAL VERMELHO).

..... inadmissível as cenas de uma verdadeira guerra civil - selvageria pura! - que estamos vendo acontecer numa cidade como São Paulo por causa do falido TRANSPORTE PÚBLICO. Quando tudo isto vai acabar? Quando alguns passageiros no além forem protestar para ver se aqui na terra alguma coisa nas ruas vai mudar? (SINAL VERMELHO).

..... ALEXANDRE GARCIA arrasou ontem no programa jornalístico "Bom Dia, Brasil" (TV Globo), ao fazer o seu - sempre sábio - comentário sobre o ensino. Disse, com bastante propriedade (e realidade) que os professores são educadores preparados para médicos, advogados, engenheiros e futuros vereadores formar. E ganham pouco. Já os "excelentíssimos" vereadores - muitos dos quais (e sou eu que estou dizendo isto) analfabetos, ignorantes, que não sabem a diferença entre o fundo o copo e a letra O - ganham muito. E, na maioria dos casos - também sou eu que estou dizendo - são tão "inimigos da cultura" que a única formatura deles foi para... deixa pra lá! Verdade ou mentira? Obrigado, Alexandre, por ser - como muitos das televisões, rádios e a imprensa em geral, principalmente a TV Globo - leitor do meu blog. (SINAL VERMELHO).

..... palmas - e de ouro - para o criador do programa "MENINO de OURO", no SBT, todos os domingos. Dali vão surgir futuros ídolos, marcas do futebol brasileiro. É o que eu sempre digo: quem é bom já nasce feito. (SINAL VERDE).

..... a participação (especialíssima) do humorista SÉRGIO MALLANDRO no Domingão do Faustão, do último domingo, me fez lembrar de uma GRANDE MULHER: Maria Lina Jacobina Castro Neves, tia dele, e uma grande amiga minha de muitos anos, desde 1991, na casa da qual morei lá em Copacabana, no Rio, na travessa Santa Leocádia. Sabem destas pessoas que amamos do fundo do coração e vamos lembrar, ser gratos, pelo resto da vida? Ela foi uma segunda mãe para mim. Lina, paixão de minha vida, muito obrigado de público. (SINAL VERDE).

..... não adianta o Governo as cidades para a Copa das Confederações preparara, se o povo não se educar e as ruas vir à sujar, os monumentos pichar e, para completar, na Bahia os ônibus parar. Aí não vai dar. E depois de tudo o povo quer o Governo culpar? Sem tomar vergonha na cara para os visitantes nas nossas cidades saber recepcionar? (SINAL VERMELHO).

..... e a belíssima atriz (baiana), filha de minha ex-colega de trabalho Alba, INGRA LIBERATO? Por onde anda? Por que não dão mais espaço para ela nas produções globais depois que se separou do diretor JAYME MONJARDIM? Coincidência? (SINAL VERMELHO).

..... transformou-se num caos os benefícios (?) que o governo do PT - desde Lula - deu ao nosso povo. Como? Vá as ruas e veja no que o trânsito se transformou. A acessibilidade ao automóvel virou um transtorno para um povo (nós) que SE ACHA rico por ter quatro rodas sob seus pés. Trauma de país pobre de cultura. "Quem nunca comeu melado..." (SINAL VERMELHO).

..... o excelente programa SILVIO SANTOS não precisa apelar, já que tem o maior animador de auditório e apresentador da televisão brasileira. O quadro HOMEM, MULHER, ARMÁRIO, Silvio, é bastante constrangedor, apesar de ser uma brincadeira despretenciosa. (Mas, de certa forma, maldosa!). Por outro lado, parabéns pelos quadros "TABOADA" e "SOLETRAR". São o espelho que o povo, realmente, ainda não sabe falar o básico do básico. E muito menos matemática. (SINAL VERMELHO).

..... será que desta vez, na novela "Amor à Vida" (TV Globo), de Walcyr Carrasco, vai sair o primeiro beijo gay da telenovela? Thiago Fragoso X Marcelo Antony, Mateus Solano X Júlio Rocha - na pele dos seus personagens gays assumidos, ou bissexuais (tão em moda hoje em dia) enrustidos - podem quebrar este velho e ultrapassado tabu a qualquer momento. (SINAL VERDE).

..... e a RACHEL SHERAZADE, apresentadora do Jornal do SBT? Além de loira, linda... culta e inteligente. Seus comentários são sábios, fazendo-nos pensar. O SBT que se cuide. A Globo já deve estar de olho. (SINAL VERDE).

..... MARÍLIA GABRIELA, a "papisa" dos entrevistadores da TV brasileira, só está pecando com uns e outros convidados que leva ao programa, fazendo o telespectador muitas vezes trocar de canal. (SINAL VERMELHO).

..... Copa das Confederações 1: NOTA DEZ para a Fifa. Qual é, mané? Festa na Bahia sem o delicioso acarajé, é claro que não ia dar pé. Brincadeira à parte, as baianas de acarajé estão autorizadas a comercializar seus quitutes - cada um melhor do que o outro - na Arena Fonte Nova, em Salvador, Bahia. (SINAL VERDE).

..... Copa das Confederações 2: esta Copa é o ensaio-geral para a Copa do Mundo de 2014. Mas, será que vai dar tempo de mudar até lá o que EM ANOS não foram competentes para realizar? A melhoria do transporte público, por exemplo. Tem muitos passageiros vips nos coletivos: as baratas. O turista vai sair - no bom baianês - esculhambando. E o preço da passagem não está nada "barato". (SINAL VERMELHO).


                                                                                                                                                                 RENÉ SANFERR, 13.06.2013


"Quando um novo amor acontece, a gente logo do antigo esquece". - SANFERR, 09.12.2009

"Quem se apaixona de verdade, mesmo sabendo a mentira que o outro é, é quem ama mesmo de verdade". - SANFERR, 12.06.2008

"Bom é ter reencontrado a pessoa de quem ontem não devíamos ter nos afastado". - SANFERR, 10.03.2013

"Se você é o sol na minha vida, é por que quero ter você ao meu lado e deixado de querer ficar só, para ser por você iluminado, desejado e amado. E por Deus nós dois sermos abençoados". - SANFERR, 12.06.2013

"Casar não significa um ao lado do outro morar e todo dia se encontrar para tanto amar como brigar". - SANFERR, 20.05.2013

"Um velho amor não é para ser lembrado. É para ser enterrado e nunca mais ressuscitado". - SANFERR, 31.05.2010

"Namorado é ser apaixonado pela pessoa. E não estar interessado na pessoa". - SANFERR, 12.06.2011

"Quando um amor morre, não faça do seu coração um túmulo. Transforme-o em campo fértil para nascer uma nova paixão no futuro". - SANFERR, 09.04.2013

"Quem fala mal de quem não conhece intimamente, é uma pessoa maledicente que não fala bem nem dos seus que conhece profundamente". - SANFERR, 29.12.1984

"Nada mais perfeito do que ver um casal tratando um ao outro com todo o respeito". - SANFERR, 12.06.2008

"Se você não é um intelectual para na internet ter um bom público seguidor, conforme-se em ser igual a todos que na sua vida comum e normal não fáz nenhum admirador  justamente por não fazer nada que o transforme no melhor e no diferencial". - SANFERR,  23.09.2012

"O amor só é válido quando um dos dois não trata o outro como quebra-galho". - SANFERR, 12.06.1989

"Não existe macho que durma na mesma cama com outro macho, que os dois não tenham se pegado e transado". SANFERR. 09.07.1987

"Não se compare a ninguém, senão você vai deixar de ser alguém". - SANFERR, 30.11.1997

"Não tem nada à ver é a mulher querer o homem que com outro tem prazer e com ela só quer como homem aparecer". - SANFERR, 27.03.2010

"O sonho precisa ter uma base, um alicerce, para se fundamentar e concretizar". - SANFERR, 04.04.1988

"Sonhar no início com todo entusiasmo e desistir depois do primeiro percalço, é coisa de fracassado". - SANFERR, 09.12.2004

"Tem homem que só quer a mulher para transar, fama de macho conquistar e depois de a usar, para a mão de outro homem passar, outra procurar e tudo recomeçar". - SANFERR, 06.06.2006

"O bom publicitário não precisa de diploma para criar uma grande campanha e ser valorizado". - SANFERR, 11.11.2007

"Quando o casal é safado e imoral, cada qual segue para um lado com o seu quebra-galho, volta depois para a sua vida normal e diz que é liberal". - SANFERR, 19.01.2003

"Quando o viado metido à macho não domestica a cachorra da mulher que na academia dá para quem quer, para a vizinha ela diz que com o cachorro e corno nenhum prazer ela nunca tinha". - SANFERR, 27.05.2013

"Mulher safada do marido aceita as várias escapadas e homem descarado da mulher aceita os vários machos". - SANFERR, 26.11.2012

"Prefiro amar um pobre rico de lealdade, do que desejar um rico pobre de sinceridade". - SANFERR, 02.11.2009

"Tem pessoas sem futuro que se orgulham hoje do que podem TER, por que não querem se envergonhar desde já, no presente, do que sabem que amanhã não vão puder SER". - SANFERR, 17.05.2011

"Enterrar uma pessoa hoje no túmulo do esquecimento, é o que devemos fazer para amanhã não querer desenterrar do fundo do pensamento". - SANFERR, 01.06.2010

"Se hoje estou andando para a frente, é porque me afastei depressa de quem para trás estava caminhando e junto me levando". - SANFERR, 01.06.2013

"Tem pessoas que são verdadeiros demônios no verdadeiro inferno que transformamos a nossa vida". - SANFERR, 02.06.2010

"Quem naceu para ser NADA, não vai morrer sendo TUDO". - SANFERR, 07.06.2010

"Tem prato que se comeu e que devemos dar uma cusparada por termos engolido uma comida estragada". - SANFERR, 02.06.2010

"Peça ao santo para um principe arranjar e num palácio ir morar. E não para qualquer um mostrar, desesperada você se casar e com o sapo no brejo ir habitar". - SANFERR, 13.06.2006

"Se o branco é o símbolo da pureza da noiva, por que ela se casa usando esta cor, já que não é mais moça e sim uma rosa sem pétala?". - SANFERR, 29.05.1979

"O santo pode ser casamenteiro, mas nem sempre ele vai ser milagreiro para fazer o impossível se tornar possível o tempo inteiro". - SANFERR, 13.6.2005

"Namorar antigamente não era transar. Atualmente é transar e não namorar". - SANFERR, 20.11.1985

"Do jeito que o ensino está, ninguém vai mais estudar para se qualificar e diplomar. Vai estudar e quando provar não conseguir se qualificar, o diploma irá comprar para não se devalorizar". - SANFERR, 10.08.2004

"Quando não se fáz nada para deixar de ser apenas um qualquer na vida, um dia vai morrer como um qualquer, enterrado num túmulo qualquer, num cemitério qualquer e o nome na lápide ninguém vai saber de quem é". - SANFERR, 09.01.2011

"O passado pode ter sido lindo, mas, no presente, as recordações que temos dele se tornarem feias". - SANFERR, 07.09.1987

"Falso amigo pode se perder a qualquer hora. Mas a verdadeira amizade para sempre no coração mora". - SANFERR, 20.07.2011

"A língua sabe caluniar com facilidade. Mas a mão tem dificuldade de juntar a prova para a razão acusar com credibilidade". - SANFERR, 03.09.2010

"Uma GRANDE MULHER não nasceu para ser lembrada como uma mulherzinha qualquer. O que ela quer é ser respeitada para sempre como o sexo forte que é". - SANFERR, 08.03.2013

"Quem fala mal do outro pelas costas é mentiroso e mau-caráter. E quem fala pela frente tem muita personalidade e disto deve se sentir orgulhoso". - SANFERR, 07.06.1983

"Se você quis se empregar, foi para trabalhar e não para fofocar". - SANFERR, 01.05.1996

"Ninguém pode falar mal de alguém que não conhece bem". - SANFERR, 09.09.2007

"Sonhar e realizar, depois de muito lutar, é coisa de vencedor que sabre contra as adversidades da vida guerrear". - SANFERR, 31.12.2012

"Quem sabe aonde quer chegar, vai chegar. Quem não vai chegar, é quem já se acomodou aonde está". - SANFERR, 20.09.2011

"Eu não sou nem de direita e nem de esquerda. Eu só quero que minhas idéias sejam bem compreendidas e aceitas". - SANFERR, 14.05.2013

"Não julgue pela aparência. Julgue pela convivência". - SANFERR, 01.03.2009

"A maledicência de uma pessoa é tão perigosa que se torna venenosa quando quer matar entre outras pessoas a boa convivência". - SANFERR, 20.7.1999

"O homem é capáz de espalhar uma mentira e incapáz de alardear uma verdade". - SANFERR, 28.05.2008

"Quem muito sobre o outro quer de mal falar, é por que pouco de bom sobre si tem para contar". - SANFERR, 07.02.1989

"Se o máximo para você é o mínimo que consegue TER, esta é a resposta da vida para o que nela você vai coneguir SER como o máximo pelo mínimo que é capáz de fazer". - SANFERR, 31.05.2003

"Quem planta o que quer, vai colher o que quer". - SANFERR, 07.01.2008

"O pensamento é a VERDADE em forma de uma frase". - SANFERR, 05.06.2013

"Se dez se juntam para falar mentirosamente sobre o que apenas um não fez, este um não pode apenas se calar e deixar de falar sobre o que verdadeiramente estes dez fizeram". - SANFERR, 10.10.2004

"Se você não tem competência para trabalhar pouco e ganhar muito, é porque não teve inteligência para em nada empregar e a sua incompetência fáz você muito trabalhar e pouco ganhar". - SANFERR, 01.10.2012

"O que todo mundo fala como VERDADE, pode ser uma MENTIRA inventada por apenas um e comentada para todo mundo para ter credibilidade". - SANFERR, 09.08.2007

"Se eu chego chegando, é porque não estou nem aí para o que de mim estão pensando". SANFERR, 06.06.2013

"Se com dez palavras eu mostro quem sou, procure com mil fazer as as pessoas acreditarem no que você é". SANFERR, 27.09.1980

"Para que dar atenção a impressão que o outro tem de você, se dele não lhe interessa em nada a opinião?". - SANFERR, 09.01.2006

"Se a mulher soubesse quem o homem é, dele ela não queria ver nem o pé, quanto mais deixar ele ver aquilo que o homem mais quer". - SANFERR, 08.03.2005

"Quem não tem vergonha na cara é a pessoa que vê na cara da outra que ela não tem orgulho de com ela estar, mas quer por quer ficar. Chega a telefonar para chamar e tudo pagar, só para com ela se encontrar. Isto não é gostar. É a si própria se menosprezar, não se amar". - SANFERR, 08.02.2013

"Do que adianta estar ao lado de uma pessoa que está amando e ela apenas lhe usando, enquanto em outra pessoa ela está pensando?". - SANFERR, 10.02.2013

"Mentirosa é a pessoa que só consegue falar que a outra é mentirosa, mas contra ela não consegue apresentar provas que é uma pessoa mentirosa". - SANFERR, 16.09.1984

"Mostre quem você é fazendo o trabalho que quer". - SANFERR, 01.05.1984

"Quem diz EU SOU HUMILDE é aquele que não ESTÁ SENDO HUMILDE". - SANFERR, 25.05.1978

"Queira SER para, consequentemente, TER. E não TER e, infelizmente, NADA SER".  - SANFERR, 04.09.1988

"Se asamizades não são boa companhia, prefira ficar com a solidão, que, na sabedoria, é a sua melhor companhia". - SANFERR, 21.06.1982

"Escritor não é uma pessoa comum e qualquer que precise ter o emprego que o trabalhador comum quer". - SANFERR, 01.05.1987

"O bom sonho é aquele que se pode sonhar e ser capáz de acordar para realizar". - SANFERR, 21.12.2000

"Enterra-se vontade quando, no meio do caminho, se encontra as dificuldades". - SANFERR, 21.05.1992

"Sonhar sem estar deitado numa boa cama é ter um pesadelo ao acordar". - SANFERR, 29.08.1980

"As derrotas do início define as vitórias do final". - SANFERR, 07.12.1979

"As pessoas acostumam-se fácilmente ao básico e tem dificuldades em encarar o impossível". - SANFERR, 21.12.1980

"A minha palavra é a minha palavra e não volta atrás. Mesmo se tiver sido mal pronunciada". - SANFERR, 31.12.1980

"Eu não preciso estar ao lado de ninguém. A não ser quando eu decido ter ao meu lado alguém". - SANFERR, 06.03.2012

"Quem não é caloteiro, é devedor. E quem é devedor, está á um passo de se tornar caloteiro". - SANFERR, 15.12.2003

"Mulher velha, feia e que não se respeita, é aquela que no baile vai com o rapaz para dançar, sem saber que a maior desfeita que ela pode passar, é quando ele se safar e dela só fizer zombar, gargalhar e criticar". - SANFERR, 11.09.2012

"Não pode haver pior mulher do que àquela que deita na sua cama com um homem que na sua frente finge que é macho e diz que a ama, só para ter casa, comida, roupa lavada e cama. Mas, nas suas costas, com outro homem tem um caso com quem dorme junto e abraçado. Esta pobre coitada mulher que o melhor homem não quer, não passa de uma vagabunda-ralé que é a vergonha para toda e qualquer mulher". - SANFERR, 21.05.2013

"Pessoa descarada é aquela que por qualquer um quer ser amada por se achar rejeitada e desesperada". - SANFERR, 04.01.1983

"O que hoje parece não andar, amanhã vai voar, se você souber fazer a coisa se encaminhar". - SANFERR, 12.09.2005

"Assim como tem pai que é cego e pensa que o filho é macho, tem filho que é mais cego ainda e nem enxerga que o pai é viado". - SANFERR, 02.05.2013

"Estudar é raciocinar e interpretar. E não decorar para representar". - SANFERR, 16.08.2010

"Aonde vamos parar com a falta de estudo neste mundo já tão burro?". - SANFERR, 21.03.2010

"Antigamente o casal era homem e mulher. Atualmente o normal é com o igual se formar o casal que se quer". - SANFERR, 06.01.2010

"Diga para sempre adeus para quem nunca lhe mereceu e nunca mais queira ver quem você nem quer saber que um dia conheceu". - SANFERR, 04.06.2010

"Vagabunda e vulgar é a mulher que não sabe qual é o seu lugar e porisso fica em porta de bar pé-de-chinelo com os homens a se embriagar como a pior puta". - SANFERR, 09.03.1982

"Homem que vive muito preso ao celular, só a idiota da mulher que não vê que precisa dele se libertar, por ele viver a lhe cornear". - SANFERR, 08.;02.2013


                                                                                                               
   RENÉ SANFERR, 13.06.2013


                                                                           ATENÇÃO

 AGRADEÇO AS CONTRIBUIÇÕES E PEÇO QUE CONTINUEM FAZENDO DOAÇÕES AO BLOG.
                  ASSIM COMO O JORNALISTA FUNCIONÁRIO DE JORNAL, O BLOGUEIRO-COLUNISTA, EM TODAS AS PARTES DO MUNDO,
                     EM VÁRIOS SITES E BLOGS, VIVE DO QUE ESCREVE, O SEU TRABALHO VIRTUAL É O SEU GANHA-PÃO.
   SEM NENHUM VÍNCULO EMPREGATÍCIO.
 DEPOSITE NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL.
CONTA O1:
Caixa Econômica Federal                                   -               Av. Estados Unidos, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    0063                                                            Conta: 023-00012630-9
CONTA 02:
Caixa Econômica Federal                                   -               Relógio de São Pedro, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    1416                                                             Conta: 013-00099159-3
CONTATOS:
e-mail: rsanferr@globomail.com
fone  : (71) 82659332
home-page: HTTP://SANFERRPRESS.BLOGSPOT.COM
novo blog  :  HTTP://SANFERRARTSCRIPT.BLOGSPOT.COM




  P    A     T     R     O     C     Í     N     I    O