quinta-feira, 31 de outubro de 2013

LA VERDAD DE LA MANA.


YOANI SÁNCHEZ.
ESTE NOME NÃO VEIO PARA PASSAR, POR QUE É UMA MARCA
QUE SABE O QUE PENSAR, MOSTRAR E FALAR,
PARA NA HISTÓRIA TER O SEU LUGAR.



     Não é de hoje que a internet, no que há de melhor e mais nobre (cultural e intelectualmente falando) nela para se tornar uma formadora de opinião - através de sites e blogs de qualidade, com conteúdo -  e não um meio de divulgação de assuntos irrelevantes sobre a vida de pessoas anônimas e nem um pouco importantes, que se iludem pensando que são celebridades (Facebook, Twitter, Orkut), se tornou uma válvula de escape para a política mundial. Bem antigamente, ainda no século passado, eram apenas os jornais; num passado mais recente, as notícias chegavam através do rádio e televisão. E agora - com o advento (e o avanço) da tecnológica emancipação modernista do século XXI - tudo se tornou globalizado, em questão de segundos, pelo poder da internet. Hoje "respira-se" o mundo virtual (praticamente) o dia todo; quando não pelos sites e blogs, através dos já citados popularíssimos Facebook, Twitter, Orkut, e sabe-se "Deus o que mais"... Todo mundo - em todo mundo - está "antenado", conectado. Naqueles tempos remotos - para se expôr idéias, mostrar (e provar) nosso ponto de vista - quem quizesse chamar a atenção tinha de publicar um texto no jornal ou publicar um livro, o qual, na maioria das vezes, custava o "olho da cara". Tanto para quem publicava e, principalmente, para quem comprava. E hoje basta digitar no computador e postar na rede. (Não é à toa que o mundo está "de olho" nos grandes talentos que estão "se mostrando" na net). A repercussão é imediata, com elogios ou críticas, mas jamais será ignorado. Fácilimo. Tão simples que - em países como a China, por exemplo (eles não perdem tempo, estão sempre anos-luz adiante, à frente dos ocidentais), o blog se tornou uma ferramenta (poderosa) de novas "vozes", novas "cabeças pensantes", novos "formadores de opinião". E na China, para quem não sabe, tem um número grande de blogueiros. Lá - ao contrário, infelizmente, do Brasil, aonde o povo se preocupa mais em encher a cara com um copo na mão - a população tem como meta principal encher a cabeça de cultura e informação. Lá não se "pagodeia" a inteligência e muito menos se "atocha" a cultura.
     O povo, de fato - lá na China - tem voz e vez. E, politicamente corretos, os chineses estão assustando (e intmidando, com o que postam) os líderes, colocando-os "de olho", atentos ao que se publica no país, na mídia virtual. Hu Yong, um especialista em blogosfera da Universidade de Pequim, disse, em meados de 2010, que "pela primeira vez a China tem uma estória pública para discutir tudo o que afeta os cidadãos chineses"... E completou: "... sobre a mídia tradicional (jornais), apenas as pessoas da elite tinham voz, mas a internet mudou isto"... E como está mudando! (Eu, aqui no Brasil, já estou sendo comentado, admirado - e criticado também - em várias partes do mundo). Grandes textos, escritos por grandes pensadores, estão sendo postados independentemente na net e incomodando, chamando a atenção e "passando para trás" o que se publica nos jornais. Em todo mundo.
     A internet - no que há de melhor nos sites e blogs com relevância cultural, artística e política - se transformou em vitrine para a ascensão (de "grão em grão a galinha enche o papo", devagar e sempre) daqueles que buscavam uma oportunidade para serem conhecidos no mundo inteiro. (Claro que - como no meu caso, que não quero aparecer - não o rosto do blogueiro, mas o seu trabalho, o texto, as suas idéias, notícias e propostas). Gérald Thomas, um famoso - e polêmico demais, amado demais por uns e odiado por outros mais ainda - diretor teatral, depois de dez anos com um blog (uma carreira, digna da Academia Brasileira de Letras, por conta do alto nível dos seus artigos, já que ele - como poucos - tem o dom da palavra escrita) teve todos os seus textos impressos num livro. (E aí? Quem fala mal dele, critica e inventa estórias sobre a sua pseudo-extravagância, inacessibilidade e maluquice? Tem o que publicado, lido no mundo inteiro? Nem uma linha sequer, de tão incompetentes e incapacitados que são). O blog hoje se transformou em passaporte para o mundo conhecer o nosso trabalho. E se for de qualidade, então, como o de Yoani Sánchez, uma das maiores (e bem criticada) blogueiras de Cuba... Ela, através dos textos memoráveis (e pertinentes) que escreve, agride o governo dos Irmãos Castro de maneira corajosa, implacável. Tanto que - se (eu disse SE) algum dia a ilha mudar o seu jeito de fazer política, "abrir as portas" para a democracia - Yoani poderá ser uma (quem sabe?) presidente(a). Ministra de Estado disso ou daquilo. Cultura e Educação, por exemplo. O futuro a Deus pertence. Mas, plantando para depois colher, ela está. Sabe o terreno que o seu talento está à semear. Mesmo sendo Cuba um país - se é que se pode chamar uma ditadura de nação - com pouco acesso a internet, o povo de lá tem Yoani como a "voz deles" presa na garganta.
     Cubana de Havana (04.09.1975), blogueira desde 2007, Yoani não pode acessar seu blog de casa. Uma das 100 pessoas mais influentes (demorou a ser reconhecida, mas chegou lá!) do mundo, segundo a revista Time. Então? Vale ou não vale a pena expandir novos horizontes - quem tem talento - através do blog?... O fim do mundo é logo ali!...
     É através do blog - e com toda dificuldade para o manter - que a blogueira "tira a máscara" do governo cubano, relata ao mundo as atrocidades políticas, econômicas e sociais cometidas pelos dois malucos que estão se perpetuando no poder, ano após ano. Os irmãos Raul e Fidel querem ver o diabo na frente, mas não querem ouvir o nome de Yoani Sánchez. O "Geração Y" dela e o portal "Desde Cuba" - com vários outros blogs independentes - são a "espada" sobre a cabeça dos monstros do comunismo da América Latina. Em Cuba, a "doença" (incurável) dos dois Hitler pós-modernos, disfarçados de socialistas, não atinge apenas os sites e blogs sobre política. (Pasmem!). Criticam até mesmo os informativos-classificados... (?) ... Raul e Fidel Castro - em sua demência intelecto, política e culturalmente falando - só "permitem" (absurdo dos absurdos!) o acesso de 3% dos 12 milhões de habitantes da ilha à internet.
     Como blogueira antenada e conectada com as mazelas sofridas pelo povo cubano, Yoani Sánchez (com a voz nos erros do presente e de olho nos acertos do futuro) tornou-se - para quem consegue acessar seu blog e ler seus textos - uma irônica interação entre a política, o pensamento neoliberal e a justiça social. Ela significa - mesmo que virtualmente - um certo poder entre as subjetividades mercantilizadas e a pseudo justiça social, econômica e intelectual. O povo de Cuba está "aprendendo" a pensar com o blog de Yoani e, porisso, ela é tão odiada e perseguida pelo regime (truculento, perverso e demoníaco) dos Castro. E pensar que - quando esteve aqui no Brasil - em Recife, Salvador e outras cidades, foi tão criticada e hostilizada; ela, uma das maiores blogueiras de Cuba. Hoje (já) uma das maiores personalidades mundiais, por tudo que sabe e tem escrito. Teve pessoas - anônimas, sem fazer nada de relevante para se tornarem importantes, no "alto" de sua mediocridade, falta de valor e importância - que saíram com seus carros para a seguir em seus deslocamentos nestas cidades com o intuito de lhe ofender, agredir. Precisou a polícia intervir. Idiota foi ela que, digamos assim, "desceu do seu pedestal" para se misturar, "dar pérolas aos porcos", falar para quem não tem capacidade para entender e muito menso competência para algo dizer.
     O Facebook, Twiiter e Orkut são, óbviamente, ferramentas importantes da internet. (Não resta a menor dúvida). Mas nada que se compare aos sites e blogs. Se você quer ser importante - e IMPORTANTE não é ter a cara conhecida e estampada em todos os lugares, mas, sim, ter o trabalho que fáz comentado em todos os lugares - mostrar-se ao mundo através do que sabe fazer, mostrar-se como uma pessoa de valor, que sabe o que diz e tem o que realmente mostrar, para que postar fotografias suas e de outras pessoas que não são importantes, não fazem nada de relevante? (E não me tenham como antipático por falar a verdade!). Mostre na internet que é bom - aliás, excelente, melhor do que todos - no que fáz. Dependendo do que postar, o mundo vai lhe notar e valorizar. O mundo vai elogiar a sua genialidade ou criticar a sua mediocridade. Mas, se não tiver o que falar e publicar, na falta de talento... cale-se. O blog é para quem tem "bala na agulha". A "bala" do conhecimento, cultura e muita competência. E Yoani Sánchez já provou que tem tudo isto. E ela - de posse do "canhão" de sua competência para pensar e as palavras saber usar - "atira" na ditadura que quer com o povo acabar. Não é à toa quer inventam muitas estórias para lhe desacreditar, desmoralizar e difamar: "Yoani fez isso", "Yoani disse aquilo"... E este é o preço (altíssimo) que se paga quando se tem um dom especial, quando se fáz um trabalho genial, e não se é (apenas) mais um empregado comum e normal. Quando se é notado, admirado e valorizado pelo que se mostra fazer e se prova saber. Yoani - da mesma forma que muitos outros blogueiros pelo mundo inteiro - são vítimas destas estórias por estar fazendo a história.
     Yoani é vítima da calúnia e perseguição. A mentira contra ela vem à tona e a inveja entra em cena para os medíocres lhe desacreditar, ridicularizar e achincalhar. No caso dela, "a voz do governo não é a voz de Deus". Parafraseando o ditado popular. Um dos mais errados que se fala por aí, já que "se a voz do povo" fosse "a voz de Deus", o povo não teria abraçado Jesus no domingo de Ramos e o crucificado na Sexta-Feira Santa.
     O blog está se tornando porta aberta para (futuros) políticos, artistas, intelectuais; "cabeças pensantes" e "vozes atuantes" que vão mudar o mundo. A internet, reitero, está se transformando em passaporte para quem tem o que mostrar, escrever e falar. (E não baboseiras da vida particular postar para ao mundo todo mostrar e, ao invés do mundo todo admirar, se envergonhar por você só ter besteira para postar). Grandes (e promissoras) "carreiras" estão (já) sendo vistas. E da internet para o mundo é apenas um pulo. Mais rápido que a luz e o som, os blogueiros estão se tornando conhecidos no mundo inteiro. E - no mundo inteiro - o blogueiro vive de doações. (Não se paga pelo jornal ou revista?). Blogueiros estão "fazendo o seu pé de meia". Aqui no Brasil - ao contrário da Europa, EUA e Ásia - ainda estamos "engatinhando", mas, logo, logo, estaremos "caminhando", por que o blog é o emprego e blogueiro é a profissão do futuro. 
     Yoani Sánchez não tem um blog - nada contra, cada um posta na internet o que tem talento, capacidade e competência para publicar - sobre como pintar unhas e o que se deve vestir. O blog dela é escrito para quem gosta de ter em mãos um bom texto para ser lido. E não ler é o "grande mal", a "praga" da atualidade. Da mesma forma que não ler - e fazer X no vestibular, sem colocar a resposta com suas próprias palavras - está formando burros em ASNEROLOGIA. É por essas e outras que os estudantes (os burros, não os inteligentes, óbviamente!) tem medo da prova de redação.
     Ao contrário do que as pessoas pensam sobre a vida de uma personalidade, Yoani tem uma vida bastante comum, simples. No meio de pessoas comuns que - ao contrário dela - não fazem nada de relevante para serem importantes; têem uma vida, emprego, e convivem ao lado de pessoas tão comuns e sem nenhuma importância assim como elas. Infelizmente, esta é a verdade - sempre dura e cruel - que rege a orquestra que é o mundo. Para completar esta triste realidade, tem pessoas que nasceram para ser NADA no mundo - sem valor, sem produzir algo relevante que justifique a sua marca (nome) ser admirada, comentada e para sempre lembrada - enquanto outras "apareceram" no mundo para ser TUDO. E esta é a grande diferença entre Yoani Sánchez e sua vida simples no meio de vizinhos comuns. A personalidade mundial que não é, entre eles, uma celebridade local. Mas, o mundo conhece o seu trabalho, admira o que ela escreve, as suas idéias e pensamentos.
     O mundo lhe julga pelo trabalho que você fáz e não pelo emprego que você tem. Mas um trabalho reconhecido, elogiado, admirado, apenas poucos conseguem. E o seu trabalho diz tudo sobre você. Se é um gênio que pode fazer tudo o que o medíocre é capáz de fazer, ou um medíocre que não pode fazer nada que o gênio é capáz de fazer. E, claro, os gênios fazem (e farão) parte da história; enquanto os medíocres jamais farão parte dela...
     Yoani Sánchez está fazendo, escrevendo e participando da história do seu país e do mundo. Mesmo não vivendo sob à luz dos holofotes, morando num bairro simples, usando o transporte público. (Coincidência ou não, ela, em Cuba, e o Papa Francisco, enquanto Cardeal Bergoglio, em Buenos Aires, tem muito em comum). Yoani é o tipo de pessoa que não chama a atenção aonda mora, mas chama a atenção pelo que escreve pelo mundo afora. Atrás daquela figura comum, daquela pessoa (apenas aparentemente) igual as outras, se esconde uma personalidade marcante com pensamentos marcantes. (Que agridem, incomodam, por falar a VERDADE). Ela é elogiada por ter coragem de escrever o que pensa. E admirada por lutar cntra tudo e todos, no meio intelectual, cultural, artístico, social e polítco. Yoani não é uma estrela - de sucesso efêmero, instantãneo - como o que se vê hoje em dia por aí. Ela é uma verdadeira constelação. De talento, competência e cultura. Uma constelação que está anos-luz de distância daqueles que costumam lhe criticar e caluniar. Porisso, no firmamento intelecto-cultural, ela vai ter sempre o seu lugar. Um lugar que NUNCA vão puder lhe tomar.
     Au-revoir para todos que me criticam ou aplaudem. Na proxima quinta-feira, se Deus quizer, aqui estarei. Eu aqui e você daí. C'est la vie!

                                                                                                                                                               RENÉ SANFERR, 31.10.2013

a ESFINGE:
(UMA CITAÇÃO É APENAS A OBSERVAÇÃO DO PENSADOR
SOBRE FATOS, PESSOAS E ACONTECIMENTOS.
E, NA MAIORIA DAS VEZES, O AUTOR NÃO COMPARTILHA DA MESMA OPINIÃO
SOBRE O QUE FOI POR ELE OBSERVADO, ESCRITO E PUBLICADO)
"É melhor ser blogueiro conhecido no mundo inteiro, do que estar empregado, não passar de um simples e desconhecido funcionário e, por seu trabalho, o patrão não lhe pagar um salário direito. Por que, por aquilo que você fáz, ele não tem o menor respeito".

                                                                                                                                                              RENÉ SANFERR, 27.09.2012


"SINAL VERDE,
 sinal vermelho".


.....na Bahia, os grandes times que representam o povo baiano, no Campeonato Brasileiro, estão com toda disposição. Um - o ESPORTE CLUBE BAHIA (que vergonha, meu time!) - de não cair para a Segunda Divisão POR FALTA DE COMPETÊNCIA (ou não seria outros interesses, escusos?) DOS SEUS JOGADORES. E o outro - o ESPORTE CLUBE VITORINHA, sem nenhuma estrelinha na camisa envergonhadazinha - de (novamente) NÃO PASSAR PELA HUMILHAÇÃO DE NO PRIMEIRO LUGAR NÃO FICAR. Mas - como disposição (no caso do futebol) é a disposição na tabela de classificação - a consolação para a merdinha do VITORINHA (no Brasileirão, coitado, quando será que ele vai encher o pinico para no alto do primeiro lugar passar a "cheirar"?) é SONHAR em ficar entre os quatro melhores da Primeira Divisão. Será que - na apoteose, ou seja, na última rodada - este sonho vai se tornar realidade? Ou será mais um ano de decepção?... Pelo sim ou pelo não - como "dou a César o que é de César", sou justo - o VITORINHA à sua torcida não vai causar decepção. Já o "nosso" Bahia!! (Acorda, Baêa!!). O time tricolor tem de perder o marasmo e provar que AINDA tem vergonha na cara e dar conta do recado. Para não ser rebaixado. (SINAL VERMELHO).

.....or rios da região de Santa Adélia (SP), principalmente o São Domingos, nunca tiveram suas águas tão doces. E caramelizadas! É para fazer a alegria da molecada. Pensando bem, É ou SERIA?... Se a criançada, lógico, pudesse nadar nas águas que, de tão doces, ficaram enjoativas até para os peixes. Milhares morreram embriagados com a matéria-prima da cana. Que não foi, claro, por causa da cachaça. E sim o açucar. Brincadeira à parte, a usina - apesar de ter sido um acidente - deve ser responsabilizada por este desastre ecológico. Peixe morrer "embrigado" não pode. Muito menos "caramelizado". (SINAL VERMELHO).

.....500 crianças, com menos de 07 anos, já recebendo indenização por acidentes de tráfego? O Código de Trânsito Brasileiro proíbe o uso de menores desta idade em motocicletas. E é o que vemos bastante por aí, especialmente nas cidades do interior. Os pais são os culpados. (SINAL VERMELHO).


..... enquanto o BRASIL não mudar o seu jeito (nada) INTELECTUAL de ser, vamos continuar a passar vergonha no ensino. (O resultado do ENEN está vindo aí para comprovar isto). É notório que o brasileiro não gosta de ler. Principalmente agora, com tanta música emburrecedora, de péssima qualidade, que só fáz o bumbum remexer, esquecendo das letras, as quais fazem os neurônios funcionar. Para completar este - triste e fatídico - cenário anti-cultural, temos o famigerado vestibular-loteria, a prova dos X. Quem sabe, estudou, marca DE CARA no certo; e quem não sabe, fáz o unidunitê, e, às vezes, acerta. E, para nos envergonhar, lá vai o burro estudar e depois se "diplomar". Como dizem por aí, todo governo quer o povo burro para não saber votar. Eu só posso acreditar que este "tal" vestibular-ignorante não vão mudar para o vestibular-inteligente. E o que vem a ser o vestibular-inteligente? Simples. A "velha" prova de antigamente. Perguntas e espaço para o vestibulando responder com suas próprias palavras, sem ASSINALAR X em lugar nenhum. Duvido que a "tal" sorte (o unidunitê) tivesse chance de passar. Seria mais demorado para corrigir as provas, óbviamente. Mas o resultado seria mais coerente. (SINAL VERDE).


..... MARIA BETÂNIA, uma das grandes marcas (nomes) da MPB de todos os tempos, pouco (ou quase nunca) "dá o ar da graça" em programas de televisão. (Tomara que ela mude de opinião, porque a sua presença e o que ela diz, alavanca qualquer audiência). É o jeito seletivo dela ser. Tida como difícil e inacessível, metida, pelos detratores de plantão, Betânia, ao contrário, sabe que não é necessário estar sempre exposta na mídia para ser quem é. Ela é, foi e sempre será. Sem precisar em todo canto se mostrar. Coisa de grandes artistas, eternos, imortais. À ela, uma das minhas citações cai como uma luva: "Tem GENTE que as pessoas só precisam saber que existe, que está em algum lugar, sem precisar se mostrar e muito menos se misturar com estas pessoas que com ela não podem se igualar"... MARIA BETÂNIA é inatingível, intocável, como, por exemplo, os escritores da Academia Brasileira de Letras. Imortais. Inatingíveis e intocáveis também. Todo mundo sabe que eles existem. Mas, por acaso, ficam se mostrando, aparecendo por aí em qualquer lugar, a qualquer hora? Não precisam de exposição. O trabalho deles responde - e aparece - por eles. BETÂNIA não é metida. Ela é entendida do seu espaço na vida. (SINAL VERDE)

..... eu não disse no artigo da semana passada - sobre a atriz (maravilhosa e talentosa, uma GRANDE MULHER, como eu gosto!)  DANIELLE WINITS - que tem homem (?) que não sabe o que quer? Se outro homem ou uma mulher? Na novela "AMOR À VIDA" (TV Globo), de WALCYR CARRASCO, Eron (Marcelo Antony), está representando (muito bem!) muitos homens por aí, que gostam de ficar por cima da mulher numa hora e na hora por baixo de outro macho. E o pior de tudo é que - nesta comédia de erros - a "boba da corte" é mesmo Amarilis (Danielle Winits) que GOSTA, ACEITA e APROVA ser rebaixada como "mulherzinha" ao se misturar com um homem que gosta de para outro ser (também) a mulherzinha. Niko (Thiago Fragoso) está "por cima". Já usou - e abusou! - de Eron e agora a sem moral da Amarilis que use o que ele está jogando no lixo. Mas, até o final da novela, tudo pode acontecer. Até o "milagre" da mulherzinha se transformar numa GRANDE MULHER (decente, digna, com vergonha na cara, moral) que "abra o olho" para o homem (que não é homem) com quem está "ficando". Amar uma bela mulher como ela é fácil. Difícil é se respeitar. O que duvido que Eron faça. (SINAL VERMELHO)

..... está na midia um vídeo com várias celebridades - dentre elas GILBERTO GIL, ERASMO e ROBERTO CARLOS - não censurando (voltaram atrás no pensamento, o que é bastante salutar, pois o bom é pensar hoje uma coisa e amanhã outra) a publicação de LIVROS com biografias não autorizadas. É uma faca de dois gumes. O povo tem o direito de saber detalhes da vida do biografado, mas, por outro lado, tem passagens sobre a pessoa que a própria tem de dizer se quer ou não que seja publicada para o leitor ler no livro. (SINAL VERDE)

..... o OUTUBRO ROSA vai dar lugar ao NOVEMBRO AZUL. Maravilha!! (A não ser que o preconceito continue a levar muitos homens para a fila da morte). Fazer exames - como o PSA (de sangue) e o toque (retal) - é normal para quem não quer ser surpreendido pelo câncer. É primordial. O CA não tem cara. Não anuncia a sua chegada e ele adora pegar as pessoas desavisadas. E só dá "o ar da graça" quando não tem mais jeito. Quando é descoberto - como qualquer outro tipo de câncer - no início, tem cura. Mas, depois, é chorar por não ter ido antes ao urologista para ele o dedo enfiar para examinar. (SINAL VERDE)

..... o ENEN (EXAME NACIONAL do ENSINO MÉDIO) este ano - já não era sem tempo e deve dificultar ainda mais - botou "pra quebrar" nas questões das provas aplicadas no último fim de semana. Ouviu-se queixas em todo o país, principalmente da prova de redação. O que não é nenhuma novidade, já que somos um povo que não temos o hábito de ler. Quando as provas forem corrigidas é que saberemos os absurdos que os futuros universitários escreveram. (SINAL VERDE)


                                                                                                                                                                       RENÉ SANFERR, 31.10.2013


EU MOSTRO A VIDA COMO ELA É.
E NÃO COMO VOCÊ OLHA E ELA NÃO É.


"Não existe massacre e nem humilhação, quando se fala a VERDADE como uma obrigação para chamar a atenção". - SANFERR, 16.07.2013

"Se você é uma merda, um NADA e um NINGUÉM, nunca vai ser capáz de fazer nada para deixar de ser uma merda e ser ALGUÉM". - SANFERR, 04.06.2010

"É da merda que você é e fáz, que a vida vai lhe mostrar a pior merda que você ainda pode se tornar, principalmente quando com outra merda se juntar". - SANFERR, 28.10.2010

"A internet não é para baboseiras da sua vida particular você postar para ao mundo todo mostrar. E, ao invés do mundo todo admirar, se envergonhar por você só ter besteira para postar". - SANFERR, 04.12.2011

"Não se pode falar mal da moral de ninguém, se sempre vai ter alguém para da sua moral não falar bem". - SANFERR, 09.O3.1997

"Quando os olhos não conseguir mais enxergar, pode acreditar que o coração vai conseguir lembrar". - SANFERR, 17.01.1992

"Quando a viúva alegre coloca outro homem na cama, enterra a triste lembrança que tinha do marido na lama". - SANFERR, 14.05.2013

"Durante a semana em casa com a mulher que lhe aguenta e nos fins-de-semana com a puta que lhe sustenta". - SANFERR, 22.09.2013

"Ter um nome que é uma marca é bem melhor que ter um nome que não é nada". - SANFERR, 11.7.2013

"É na falsidade de belas palavras que se encontra a realidade da pessoa falsamente simpática". - SANFERR, 04.03.2012

"É nas palavras que dos lábios soam aparentemente más, que, geralmente, ecoam os bons pensamentos que, se apurarmos os nossos ouvidos, vão fazer sentido". - SANFERR, 10.07.2013

"O inteligente joga o que não lhe serve mais no lixo para o burro pegar no lixo o que vai lhe servir" - SANFERR, 03.08.1984

"O mundo lhe julga pelo trabalho que você fáz e não pelo emprego que você tem". - SANFERR, 07.02.1980

"A GRANDE MULHER e dama abre a cabeça para o mundo mostrando a sua opinião e o seu lugar. E a mulherzinha e vagabunda abre as pernas para todo mundo na porta de um bar, que é o seu lugar, com um copo na mão". - SANFERR, 28.10.2013

"Descobrimos se temos pouco valor e nenhuma importância se nos unirmos com pessoas sem nenhum valor e pouca relevância". - SANFERR, 02.06.2010

"A mulher quando é casada e uma dama, vai para a cama com o seu homem por obrigação. Esta é a GRANDE MULHER. E a outra, quando é safada e uma piranha, mesmo se for casada, vai para a cama com todos os homens por descaração para botar o nome do seu na lama. Esta é a mulherzinha que muitos por aí tem como vizinha". - SANFERR, 20.03.2013

"O dia de hoje é abençoado por que estamos ao lado de quem gostamos. E o de ontem foi amaldiçoado porque ficamos ao lado do diabo que vivia nos infernizando".  SANFERR, 13.02.2012

"Se hoje Deus lhe abençoou, é porque Êle lhe afastou do diabo que ontem lhe abraçou e bem longe do demônio lhe colocou". - SANFERR, 03.11.2011

"Se hoje você é alguém e tem o seu valor, é por que se afastou de quem nunca terá valor e não é ninguém". - SANFERR, 24.09.2013

"Nêgo na porta de dente arreganhado, deve estar esfomeado e é até um pecado não lhe dá um trocado para ele matar a fome num belo prato".
                 (EXTRAÍDO DA OBRA "NÊGO FULÊRO, ASSIM ERA APELIDADO JOÃO DEODATO, CASADO COM MARIA NIGRNHA, A SAFADAZINHA", DE MINHA
                                                                                  AUTORIA, ESCRITO EM 1983)

"Quem é bom em alguma coisa, não se mistura com quem é ruim em todas as coisas". - SANFERR, 10.09.2013

"Se não puder estar bem acompanhado, prefira ficar desacompanhado. Por que, pior do que estar solitário, é estar ao lado de qualquer um, apenas para mostrar que está acompanhado". - SANFERR, 18.04.2013

"É olhando para quem está ao seu lado que você descobre se, tendo uma pessoa está bem acompanhado, ou sózinho, com você próprio, é um solitário resolvido e muito bem acompanhado". - SANFERR, 20.07.2001

"Da internet para o mundo é apenas um pulo". - SANFERR, 10.01.2011

"Se aculturar é sempre melhor do que se embriagar". - SANFERR, 20.02.1987

"O bom blogueiro não precisa de emprego para fazer um bom trabalho, pois o seu salário é pago por quem gosta de ler um bom texto". - SANFERR, 05.08.2013

"Quem tem um trabalho para ao mundo todo mostrar, procura na internet publicar para todo mundo comentar e achar no mundo o seu lugar". - SANFERR, 18.01.2012

"Você tem que confiar no que pode ser e não acreditar no que as pessoas dizem que você é capáz de fazer". - SANFERR, 23.12.2002

"O blog é escrito para quem gosta de ter em mãos um bom texto para ser lido". - SANFERR, 16.06.2012

"Jornalista conta a história. E o cronista fáz a história". - SANFERR, 02.02.212

"É melhor ser blogueiro conhecido no mundo inteiro, do que estar empregado, não passar de um simples e desconhecido funcionário e, por seu trabalho, o patrão não lhe pagar um salário direito. Porque, por aquilo que você fáz, ele não tem o menor respeito". - SANFERR, 27.09.2012

"Hoje, depois do tempo passado, é que percebemos que aquele tempo presente, no passado não deveriamos ter valorizado". - SANFERR, 20.02.2012

"Se hoje somos felizes é porque não esquecemos de ontem quando passamos dias infelizes". - SANFERR, 03.10.2013

"O blogueiro que fáz um trabalho direito logo se torna conhecido e comentado no mundo inteiro". - SANFERR, 01.05.2013

"Fazer o bem a quem nos fez o mal vai nos fazer muito bem". - SANFERR, 26.10.2013

"Se você mora no meio de uma vizinhança baixa, tenha esperança, pois está chegando a hora de você ir embora deste meio e se afastar destas pessoas desclassificadas". - SANFERR, 07.11.2009

"Não dê atenção e muito menos pare para ouvir quem não tem capacidade para entender o que você diz e nem competência para dizer algo que você possa entender". - SANFERR, 21.10.2013

"Se não achou quem esteja à sua altura e seja do seu nível para você se juntar, não desça tanto ao ponto de se rebaixar, para se misturar com quem não é do seu nível e nem está à sua altura". - SANFERR, 22.10.2012

"Quando você está num lugar cheio de merda, procure bem longe delas ficar, sózinho em sua vida privada. Senão, ao se misturar com tanta merda, também em outra merda você vai se transformar". - SANFERR, 07.09.2013

"Não existe marido mais bobo e otário do que aquele que para a galinha velha fáz compra de mercado e ainda oferece ração para o frango novo que lhe chama de corno". - SANFERR, 21.10.2012

"Tem mulher velha que, quando fica viúva e recebe um dinheiro, decide ser puta e transformar a sua casa num puteiro com rapaz novo que à sua frente aparecer primeiro. Sem nem desconfiar que, ás suas costas, de puta velha ele vai lhe chamar, e com ela só vai ficar até com ele o último centavo ela gastar". - SANFERR, 17.09.2013

"Tem homem que gosta de dar seu preço quando outro lhe paga para na cama ele fazer o papel de mulher direito". - SANFERR, 20.05.2010

"Quanto mais pela frente o homem mostra para a mulher que é machão, pelas costas, em outra cama ele prova para outro homem que é bem viadão". - SANFERR, 20.05.2010

"Homem quando procura a mulher por trás, é por que, nas costas dela, ele gosta de dar a outro homem o que tem atrás. Nem que saiba para ganhar um dinheiro a mais". - SANFERR, 23.05.2010

                                                                                                           RENÉ SANFERR, 31.10.2013
 ATENÇÃO
 AGRADEÇO AS CONTRIBUIÇÕES E PEÇO QUE CONTINUEM FAZENDO DOAÇÕES AO BLOG.
                  ASSIM COMO O JORNALISTA FUNCIONÁRIO DE JORNAL, O BLOGUEIRO-COLUNISTA, EM TODAS AS PARTES DO MUNDO,
                     EM VÁRIOS SITES E BLOGS, VIVE DO QUE ESCREVE, O SEU TRABALHO VIRTUAL É O SEU GANHA-PÃO.
   SEM NENHUM VÍNCULO EMPREGATÍCIO.
 DEPOSITE NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL.
CONTA O1:
Caixa Econômica Federal                                   -               Av. Estados Unidos, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    0063                                                            Conta: 023-00012630-9
CONTA 02:
Caixa Econômica Federal                                   -               Relógio de São Pedro, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    1416                                                             Conta: 013-00099159-3
CONTATOS:
e-mail: rsanferr@globomail.com
fone  : (71) 82659332
home-page: HTTP://SANFERRPRESS.BLOGSPOT.COM
novo blog  :  HTTP://SANFERRARTSCRIPT.BLOGSPOT.COM




  P    A     T     R     O     C     Í     N     I    O

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

FERRO NELA QUE A BELA GOSTA DE BONECA COM CARA DE FERA


DANIELLE WINITS.
A MULHER QUE NASCEU PARA SER ENDEUSADA,
NÃO VIVE COMO UMA MULHERZINHA
PELO HOMEM USADA E HUMILHADA.




     Se o amor e a paixão são considerados pela sociedade (sempre falsa e hipócrita nos seus conceitos de moralismo) perecíveis - em se tratando de uma relação considerada "normal", ou seja, homem e mulher - o que dizer, então, do modernismo trazido pelo século XXI que é o relacionamento entre pessoas do mesmo sexo? Principalmente quando, para "conflituar" ainda mais esta relação, aparece um terceiro personagem neste triângulo nada convencional? Woody Allen, o famoso cineasta americano, disse que "no amor eterno, o único que dura é o amor não correspondido"... (?)... Estamos vivendo a era (ou não seria o - segundo os conservadores de plantão - final dos tempos?) da ideologia pós-feminista e pós-liberal. Eu complementaria com (também) o pós-machista e o pós-homossexual. (Se é que me entendem!). Antigamente, dizia-se que "lugar de mulher é na cozinha" durante o dia e à noite "na cama para servir aos desejos e caprichos" do seu senhor, do "seu" coronel. Hoje - inusitadamente - o "lugar de mulher é entre dois gays" para atrapalhar a relação deles; por raiva ou despeito, por excesso de amor ou falta de vergonha na cara. (Verdade ou mentira?). O certo é que - neste triângulo amoroso dos tempos modernos - alguém tem de "meter a colher" nesta briga que, afinal (e no final) de contas, não é de marido e muito menos de mulher. Mas, sim, de pessoas, de seres humanos. E quem pode mexer nesta colher? Quem tem competência para meter a mão nesta "massa", neste "bolo solado"? Sigmund Freud (1856 - 1939), o gênio da mente humana, ou Charles Bukowski (1920 - 1994), o poeta das putas?...
     Só mesmo sendo um gênio para explicar ou um poeta para (talvez) "romancear" - com provas ou palavras - o que leva uma mulher (felizmente não todas, pois a maioria conhece "o seu lugar") a deixar de ser GRANDE e se tornar uma mulherzinha (não é no sentido pejorativo, vejam bem!, mas me refiro a um estado de espírito, se é que me entendem!) abdicando da previlegiada posição que lhe foi dada na história da humanidade desde que o mundo foi criado, desde Eva. Enfim, o que leva uma mulher ao fundo do poço, a sarjeta moral e social, deixando-se (vergonhosamente) ser iludida, enganada e feita de palhaça por um homem que ela sabe que teve antecedentes - ou ainda se mostra simpático à causa, por mais que ele diga e finja que não - com a homossexualidade? (Não existe ex-viado; existe viado fingindo que é macho para enganar os otários). O que leva uma mulher a se permitir participar deste jogo aonde somente ela vai perder? E "perder feio" a sua honra, moral, caráter e dignidade? Sem falar na auto-estima, a qual - desde que ela não se colocou no seu devido lugar e se meteu neste triângulo com dois homens gays - ela já provou que não tem, nunca teve e jamais terá.
     A mulher quando quer ser GRANDE tem na sociedade o seu lugar de destaque. Não se mistura com homem (?) que gosta de outro homem para ser destacada como, simplesmente, a "ofendida", a "humilhada".
     Mas, infelizmente, últimamente só as GRANDES MULHERES, por que as mulherzinhas - tão baixas como desclassificadas, àquelas que se dizem "moças de família", mas se comportam como a puta mais ralé dos poemas de Bukowiski - só conhecem o destaque da baixaria e vulgaridade. Querem exemplo do que são "mulherzinhas"? Vão aos shows dos "novos ritmos" na Bahia!... Vão encontrar todas lá "pagodeando" e "atochando" nas coreografias que metem vergonha a Messalina. (Verdade ou mentira?). A MULHER - eu disse MULHER e não mulherzinha - é para ser por todos nós respeitada, idolatrada, admirada, cortejada e endeusada; e não por todos os homens criticada, menosprezada, ridicularizada e rebaixada. A MULHER é para ser amada. (E como eu as amo! As GRANDES!)... Ao contrário da mulherzinha que gosta de ser tratada como palhaça, de tanto que é enganada por pensar que é amada. Principalmente quando o homem que ela tem ao lado - e que ela jura (toda orgulhosa, porisso é palhaça) que é macho, já que, à sua frente e também na sua cama, ele se mostra assim - não passa de um viado disfarçado de macho. Ao contrário do que elas pensam, viado também (se quizer, sentir desejo e atração) vai para a cama com a mulher e "dá conta do recado". Principalmente se o tipo dele for másculo, acima de qualquer suspeita...
     Uma GRANDE MULHER sabe o que quer. E o que ela precisa - e necessita - é de um homem de verdade. Ela quer HOMEM que se doe para ela; e não homem (?) que se venda para outro para "levar dinheiro para casa" e lhe dar boa vida. (Homem que é HOMEM pega na enxada e não no pau da enxada!). Mas, a mulherzinha que se vende barato no mercado como um pedaço de carne mal-passado, para não ficar encalhada e sózinha, se junta com o primeiro abacaxi bichado. Literalmente falando. (Se é que me entendem!).
     A MULHER tem de ter amor próprio, caráter e dignidade. O que - longe dela, que não se cansa de ser humilhada e rebaixada - não está tendo o personagem (Amarilis, da novela global "AMOR À VIDA") da nossa homenageada de hoje. Mas, como a talentosa atriz que é, Danielle Winits está transmitindo com emoção toda a baixeza, falta de caráter e dignidade, toda falta de amor próprio e auto-estima que o personagem não tem. Amarilis na ficção - e muitas na realidade - se vale do belo corpo, dos seios fartos, da boca sensual e dos atributos sexuais que toda mulher tem para desfazer um casal, mesmo que para isto seja humilhada a todo momento pelo homem com quem está se relacionando. Como fáz Eron - no caso, o bissexual casado com o homossexual - na novela de Walcyr Carrasco.
     Danielle Winits - ela tem que ler isto como um elogio - é o tipo (físico) de mulher que foi feita para destruir lares, romances e corações. Bela, exuberante, apareceu no meio artístico em 1993, na minissérie Sex Appeal. Teatro, cinema e televisão. Danielle fez por merecer a fama que tem hoje, resultado de muito empenho e talento, provados em trabalhos como Cara e Coroa, A Próxima Vítima (TV), Se Eu Fosse Você (cinema) e Band-Aid (teatro).
     Temos - aos "montes" - muitas Amarilis por aí. Desavergonhadas (por não se dar ao respeito e brigar com um gay pelo amor de um homem) e achincalhadas (nas costas, por este mesmo homem, que, por ela não se dar ao respeito, a chama de palhaça)... E para justificar esta humilhação pública diante de todos (parentes, vizinhos, amigos), este comportamento de extremo desprezo a sua própria dignidade - nada pós-feminista e muito menos pós-liberal - de estar (ou querer ficar) com um homem que gosta de homem, ela, a mulher (parece "reza" encomendada) costuma sempre dizer: "Ele andava com gay, hoje não anda mais". (Quem já conhece bem o caminho, otária, não esquece o atalho para a estrada). "Ele só saía com os gays por causa do dinheiro, pra se dar bem"... (?)... "Se dar bem!"... E desde quando para o homem que realmente é HOMEM deitar na mesma cama, beijar e abraçar outro homem é "se dar bem?"... (Por mais desempregado, passando fome, sem nenhuma perspectiva de melhoria de vida que ele esteja vivenciando?). Desde quando o homem - sendo HOMEM como ele diz - se "dá bem" fazendo o papel de passivo, ou seja, de mulher para outro homem? Ou será que a sua companheira - a incauta, boba, otária ou desavisada - ACREDITA mesmo que o "seu" companheiro (e de todos que pagar a ele direito) foi para a cama (ou ainda vai, às suas costas) com outro homem para ganhar cem reais como macho? E se - para ganhar mais uns trocaods, mais uns duzentos reais - ele decidir na cama ser o viado?... Ou ele é homossexual assumido ou para a mulher um macho fingido. Esta é a mulherzinha; típica, tradicional e sem nenhuma moral.
     A GRANDE MULHER (decente, digna e consciente do seu lugar de destaque na sociedade) jamais iria cair numa cilada desta. Ser feita de palhaça, por que - em homem que não é HOMEM - ela não acha a menor graça. O homem tem de saber o que quer; se outro homem ou uma mulher. E não venham com a desculpa do dinheiro, não, para encobrir o seu defeito de fabricação; porque, todo mundo já sabe, que esta desculpa é uma verdadeira descaração de homem que por outro homem sente tesão. (Verdade ou mentira?).
     Ainda não se pode prever o que a mente previlegiada (e fantasiosa) de Walcyr Carrasco vai decidir para resolver este inusitada (nem tanto) triângulo amoroso. De uma forma ou de outra, para a mulher (Amarilis) não vai ter vitória. Seja lá qual for o seu destino. Se perder Eron para Niko ela vai provar que, realmente, é mesmo uma mulherzinha  e não teve capacidade moral (como MULHER) PARA DISPUTAR E CONQUISTAR O HOMEM QUE GOSTA DE MULHER E ADORA SER VIADO DISFARÇADO DE MACHO. E se ficar com Eron vai provar que, realmente, não é, nunca foi e jamais será uma GRANDE MULHER. Porque, quem é MULHER de verdade - previlegiada na sua essência e natureza de fêmea desde que o mundo é mundo - não vai se humilhar, perder sua moral e dignidade para viver ao lado de um homem (?) que viveu, morou junto e fez amor com outro homem. Fez amor (sexo) com outro homem! Esta frase forte - e realidade - deve ter o peso e a dor de uma guilhotina sobre a mulher. A não ser que ela seja mais burra e otária do que se pensa para PENSAR que homem que mora (ou morou) na mesma casa e dorme (ou dormiu) na mesma cama com outro homem, como marido e mulher, um casal, não façam (ou tenham feito) sexo. Isto não existe. Os dois são irmãos, pai e filho? Acorda, mulher!! Se correr o bicho pega e se "ficar" - literalmente falando, se é que me entende! - a "bicha" come!... Nenhum gay assumido (que todos sabem que é) vai "dar boa vida" a gay introvertido (que todos, pela sua aparência máscula, acham que não é). Gay introvertido, que se rebaixa e humilha, se sujeita a se vender barato em troca de uns míseros trocados.
     A sociedade moderna está diferente. (Século XXI). Hoje "casal" não é somente homem X mulher. Sendo assim, é incompreensível que a mulherzinha - não a MULHER que não desce, não se rebaixa a "disputar" homem com outro - queira declarar guerra ao homossexual, o qual não rouba o homem que ela ACHA que é dela. O homem é que procura o gay por este ou àquele motivo, por saber que vai ter (no caso de Eron) um futuro promissor ao lado dele. E por que? Simples. Porque - sendo um gay enrustido disfarçado de macho num corpo viril, másculo - se cansou de viver uma mentira e quer sair do casulo, do "armário", para ser feliz; deixando de ser infeliz (apenas) para dar satisfação à família, amigos e sociedade.
     Se a vida de um casal dito "normal" (antigamente) já é um folhetim rodriguenao (alusão ao dramaturgo Nélson Rodrigues) recheado de traições conjugais e lágrimas, por que o homem não pode seguir o seu caminho ao lado de outro? (Homossexualismo está na moda!). Competir com um outro pelo homem que a mulher acha que é dela, só vai lhe trazer angústia, vergonha, desonra e (diante de todos) perda total de sua auto-estima e dignidade. Como é que esta mulher vai se sentir sabendo - toda vez que olhar para o homem ao seu lado, que ela abraça, beija e fáz sexo - que ele COM OUTRO fáz sexo, beija e abraça? Claro que esta mulher vai se sentir uma mulherzinha, a pior das criaturas, a mais indigna e ultrajada que possa existir na face da terra. A mais humilhada - mesmo que ele finja que a ame e ela acredite que está sendo amada, a palhaça da estória - na cama quando FOR POR UM GAY usada. Usada e - depois, como um lixo, na lixeira do desprezo - abandonada como boba, otária e palhaça.
    As Amarilis (da vida e da ficção) tem de "se olhar no espelho" e - antes só do que mal acompanhada, e bem usada - se amar. Ou, então - para sempre, por toda a vida - o homem (?) que ela vai ter ao seu lado só irá lhe desprezar, humilhar e (diante de todos, amigos, vizinhos e parentes) achincalhar. Porque - ela não duvide, não ponha "a mão no fogo", senão, hoje, amanhã ou depois vai se queimar - à "antiga vida", a velha opção sexual, ele vai voltar. A não ser que ela queira ser uma das putas ralé de Bukowiski.
     Au-revoir para todos que me criticam ou aplaudem. Na próxima quinta-feira, se Deus quizer, aqui estarei. Eu aqui e vocês daí. C'est la vie!

                                                                                                          RENÉ SANFERR, 24.10.2013

a ESFINGE:
(UMA CITAÇÃO É APENAS A OBSERVAÇÃO DO PENSADOR
SOBRE FATOS, PESSOAS E ACONTECIMENTOS.
E, NA MAIORIA DAS VEZES, O AUTOR NÃO COMPARTILHA DA MESMA OPINIÃO
SOBRE O QUE FOI POR ELE OBSERVADO, ESCRITO E PUBLICADO)
"A MULHER é para ser por todos nós respeitada, idolatrada, admirada, cortejada e endeusada. E não por todos os homens criticada, menosprezada, ridicularizada e rebaixada".

                                                                                                   RENÉ SANFERR, 16.08.2013



"SINAL VERDE,
 sinal vermelho"


..... o ESPORTE CLUBE BAHIA está com os salários dos seus jogadores atrasados? Porque, então, eles estão desmotivados? Quando se fáz - no caso deles, jogar - o que gosta, DINHEIRO é consequência e não prioridade. Deixem o dinheiro para quem só tem o emprego para ganhar dinheiro. Quem tem talento, trabalha para ganhar dinheiro a qualquer momento. Sem colocar em primeiro lugar, SONHAR com o fim do mês chegar. (SINAL VERDE)

..... 25?! Para matar apenas hum?! AMARILDO era tão forte assim? Ou os PMs estavam treinando nele a própria fraqueza de caráter? A covardia? (SINAL VERMELHO)

..... sábias palavras do Papa Francisco: "Atrás do caixão vai um caminhão de mudança?". Isto quer dizer que ninguém leva nada para baixo (o túmulo).Muito menos para o alto (o Céu). O importante não é "se achar" por ter bens materiais. O relevante é SER e não TER. (SINAL VERDE)

..... amanhã e depois - 25 e 26, no Teatro OI Casa Grande (Leblon), Rio de Janeiro - o que tem de melhor e grandioso - e que deixa todos os baianos orgulhosos - está de volta aos palcos num verdadeiro espetáculo de boa música, à altura da MPB, as duas, a baiana e a brasileira. SIMONE é uma marca que ultrapassa qualquer nome que "suja" - pelo Brasil todo - o que a "boa terra" (Bahia) fáz em termos de música. Ela é "baiana de sangue" e "carioca da gema". Tem os ingredientes dos dois berços da canção de extrema qualidade. Depois, a talentosa segue em turnê pelo Brasil. (SINAL VERDE)

..... RAPADURA na merenda escolar do interior de SÃO PAULO?! Ótimo! Genial!! (E prova do saber labial, claro!). Que tal mandar servir no cardápio escolar do nordeste pizza? Só assim vamos saber como é que o ensina fica, ora bolas! Digo, notas! (SINAL VERDE)

..... MARIA JÚLIA COUTINHO é a marca (nome) que está abrilhantando ainda mais as manhãs globais. Garota do tempo? Qual nada! Ela vai ficar "marcada" em todos os tempos! Exuberante, belíssima, mais uma GRANDE MULHER que sabe da vida o que quer. (SINAL VERDE).


                                                                                                               RENÉ SANFERR, 24.10.2013


"EU MOSTRO A VIDA COMO ELA É.
E NÃO COMO VOCÊ OLHA E ELA NÃO É".



"O sentido da palavra mulherzinha só é pejorativo para a mulher que não sabe quem ela própria é e o que da vida quer". - SANFERR, 11.06.1990

"O bom escritor vai ter um futuro promissor, porque, hoje, amanhã ou depois, todo mundo será seu leitor e, ao que ele escreve, dar valor". - SANFERR, 29.11.2001

"As relações estão totalmente falsificadas porque não se usa mais a verdade do coração. E, sim, a mentira justificada pelas próprias razões". - SANFERR, 20.07.2010

"Deixe o dinheiro para quem só tem o emprego para ganhar o dinheiro. Quem tem talento, trabalha para ganhar dinheiro a qualquer momento. Sem colocar em primeiro lugar SONHAR com o fim do mês chegar". - SANFERR, 01.10.2008

"Quanto mais o que de outra pessoa você achar para falar para todo mundo, aí mesmo é que esta pessoa vai achar e ter no mundo o seu lugar, já que todo mundo vai achar o que dela falar e como lenda a imortalizar". - SANFERR, 30.04.2013

"O homem que se vende barato só para dizer que está empregado em troca de um mísero salário, não passa de um incapacitado que não está qualificado para cobrar caro para fazer um bom trabalho". - SANFERR, 01.06.2013

"Tem homem que só prova que é o melhor quando fala e mostra que sabe tudo de futebol". - SANFERR, 16.02.1983

"Não acorde para carregar peso e ser desvalorizado. Desperte para realizar o seu dessejo e ser admirado". - SANFERR, 09.10.2010

"Poucos ganham o mundo através de palavras que chamam a atenção de todo mundo. E muitos nunca vão ganhar a atenção de quem fáz parte do seu próprio mundo, nem que façam uma volta ao mundo, justamente por não ter o que falar e mostrar para todo mundo". - SANFERR, 20.09.1991

"Estar ao lado de quem não se conhece o passado direito, é arriscar depois no futuro para trás olhar e se desesperar por não ter conhecido antes os seus defeitos". - SANFERR, 31.05.2010

"Antes o inimigo no presente lhe dar um aviso, do que o amigo lhe apresentar o inimigo que, no futuro, vai lhe causar muito prejuízo, mudar e destruir o seu destino". - SANFERR, 27.04.2005

"Não acredite em homem que diz que vai se separar para com você ficar. O que ele quer é com você namorar, abraçar e com os beijos dele lhe enganar. E, além de usar e abusar, depois lhe abandonar, sem se importar se você vai morrer de tanto chorar". - SANFERR, 11.01.1992

"Só damos adeus para os vivos com quem não queremos mais conviver. Os mortos nos dão até logo, já que estão com Deus com quem querem viver". - SANFERR, 29.09.2013

"Morto está o vivo que não acredita que o morto vivo em algum lugar vai estar". - SANFERR, 29.09.2013

"Quando uma pessoa abandona a outra e não quer dela nunca mais saber, coitada da outra pessoa quando a encontra e com ela quer viver, já que não tem como saber o quanto esta pessoa vai lhe fazer sofrer". - SANFERR, 05.08.2010

"É no corpo mais forte que se esconde o mal que vai lhe levar à morte". - SANFERR, 21.08.1982

"Quando um diz que o outro está mentindo, é porque a VERDADE de você ele está encobrindo". - SANFERR, 16.07.2012

"Tem mulher que se dá para viado, sem nem desconfiar que o macho com quem ela se deita, na verdade com outro também se deleita". - SANFERR, 23.04.2010

"Mulher sem auto-estima é áquela que em casa fica por baixo de homem que, na rua, gosta de macho por cima". - SANFERR, 16.05.2010

"Tem mulher que desce tão baixo ao colocar certo tipo de homem ao lado, que, quando ele não mais lhe quizer, por já ter usado e abusado, ela não consegue mais se abaixar nem para juntar os próprios cacos". - SANFERR, 10.11.2011

"Chore para lavar a alma e ria para o espirito alegrar". - SANFERR, 29.09.2013

"Para estar com Deus, a morte é o nosso passaporte e nesta viagem todos nós vamos embarcar. Mas apenas poucos vão ter a sorte de no Céu desembarcar". - SANFERR, 29.09.2013



                                                                                                          RENÉ SANFERR, 24.10.2013
     ATENÇÃO
 AGRADEÇO AS CONTRIBUIÇÕES E PEÇO QUE CONTINUEM FAZENDO DOAÇÕES AO BLOG.
                  ASSIM COMO O JORNALISTA FUNCIONÁRIO DE JORNAL, O BLOGUEIRO-COLUNISTA, EM TODAS AS PARTES DO MUNDO,
                     EM VÁRIOS SITES E BLOGS, VIVE DO QUE ESCREVE, O SEU TRABALHO VIRTUAL É O SEU GANHA-PÃO.
   SEM NENHUM VÍNCULO EMPREGATÍCIO.
 DEPOSITE NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL.
CONTA O1:
Caixa Econômica Federal                                   -               Av. Estados Unidos, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    0063                                                            Conta: 023-00012630-9
CONTA 02:
Caixa Econômica Federal                                   -               Relógio de São Pedro, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    1416                                                             Conta: 013-00099159-3
CONTATOS:
e-mail: rsanferr@globomail.com
fone  : (71) 82659332
home-page: HTTP://SANFERRPRESS.BLOGSPOT.COM
novo blog  :  HTTP://SANFERRARTSCRIPT.BLOGSPOT.COM




  P    A     T     R     O     C     Í     N     I    O

     

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

CATOLICISMO X PROTESTANTISMO. DEUS CRIOU UM E ATURA O OUTRO.


MARTINHO LUTERO.
QUANDO O DIABO NA TERRA DECLAROU
GUERRA CONTRA DEUS NO CÉU.



     Maria é a Filha predileta de Deus, é a Bendita entre todas as mulheres, é a Mãe d'O Seu Filho Jesus, O Cristo, que foi concebida e O concebeu sem pecado original. Temos de respeitar todas as religiões, mas daí a aceitar calados que os protestantes (alguns ignorantes, não todos, vejam bem, pois os cultos, que estudaram, sabem de tudo isto) não vão por aí, pelas portas, à "evangelizar" (?) e aproveitando-se para criticar, achincalhar e menosprezar a Virgem (antes, durante e depois do parto) Maria, já é demais. (Comigo não cola, deixo a elegância, imparcialidade religiosa e "parto" pra briga; desmerecer a minha, a Sua, a nossa Mãe!)... Podem, se quizer me achincalhar também, mas, defendo a Mãe de Deus e pouco me importa o que achem ou deixem de achar sobre mim... Nenhum cristão católico vai permitir tal massacre moral impiedoso e brutal por parte destes energúmenos e bossais, que podem entender de tudo - principalmente da vida alheia quando saem, Bíblia debaixo do braço, de porta em porta, julgando e condenando este ou àquele - menos das Escrituras Sagradas. O cristão que aceitar esta desmoralização pública de Maria calado, sem revidar com - como vou fazer aqui - provas contextuais, está sendo omisso, compactuando com estes "lobos em pele de cordeiros". Tão falsos em sua fé, como o fanatismo da hipópcrita religiosidade que dizem ter. Também! Oriundos de "quem" e "de onde"... Martinho Lutero, ou Martin Luther, sacerdote católico agostiniano, nascido em 10.11.1483 e morto em 18.02.1546, é o grande culpado e responsável por tudo isto desde que "causou" a Reforma Protestante.
     Depois de Lutero ter se rebelado contra a Santa Madre Igreja, a católica, Maria virou o ponto central de muitas discussões, teológicas ou não; ao ponto de se duvidar de certas "verdades" históricas sobre Ela. E, segundo o relativismo - tão em moda hoje em dia - não existe uma verdade, mas sim verdades. Se formos olhar por este ângulo - do relativismo - vamos ver que não se pode afirmar nada como tendo uma validez eterna e universal. (Mas, mesmo com Maria, Àquela que é a Mãe de Deus?). Ciência, Teologia e Filosofia. Não precisamos - nós, leigos, e não padres e pastores que estudaram, se aprofundaram no assunto - termos uma experiência pedagógica em mariolatria para ter um conhecimento clarividente da VERDADE sobre a Mãe de Deus. Os fundamentos filosóficos-antropológicos do conhecimento nos leva a crê na Verdade (e não verdades) sobre Maria, esposa Virgem de José e Mãe, sem pecado original e carnal - se é que me entendem! - d'O Filho de Deus. E Êle - O Filho d'O Homem - deu-se a Maria e (também) viveu d'Êla enquanto Homem, já que recebia de Maria o alimento para a formação d'O Seu Corpo humano no seio virginal d'Êla.
     Devemos, sim, reitero, respeitar todas as religiões; lembrando que a Igreja Católica é imortal por que é o Corpo Místico de Cristro e Templo do Espirito Santo. Foi fundada - ao contrário das demais, todas elas - pelo próprio Jesus. Está em Mateus, 16-18. (Só não vê e não lê, quem não quer a verdade saber). Portanto - por mais que tenhamos de aceitar e respeitar toda e qualquer religião - na Cristandade, quer queiram ou não, a verdadeira é a Igreja Católica. Se não for, Cristo - nas palavras d'Êle escritas por São Mateus, no Santo Evangelho - estava mentindo?... E, sendo a Igreja Católica o "Caminho, a Verdade e a Vida", estamos certos em venerar, louvar - e não adorar, católicos ignorantes - Maria. João Maria Vianney, o Santo Cura d'Arns, disse: "Deus podia haver criado um mundo mais belo, mas não podia dar vida a uma criatura mais bela que Maria"... E  pensar - aliás, o erro deles é não pensar em Maria e "pensar" que agradam Deus "desmerecendo" a Mãe d'Êle - que os protestantes, filhos do Protesto e da Reforma de Lutero, duvidam da virgindade de Maria. E que Ela teve outros filhos. (Absurdo dos absurdos!). Segundo o costume dos hebreus, chamam-se irmãos todos os parentes. A expressão "irmão de Jesus" pode designar qualquer pessoa próxima d'Êle. Helvidius, um monge que teve dificuldade em viver o celibato, ensinava - outro demente, seria de Martinho Lutero parente? - que Maria, após o nascimento de Jesus, teria dado à luz outros filhos. E os protestantes - doidos (sendo eles os malucos de pensar assim!) para "botar defeito" na Filha perfeita e predileta de Deus - se baseiam nisto. (Os burros que não sabem a diferença do O pro fundo do copo, não os que "sabem aonde tem o nariz", os cultos). Só que eles - estes pobres e infelizes protestantes - não sabem (porisso eu os chamo de ignorantes) que, em 02.02.1546, na festa da Apresentação de Jesus no Templo, Lutero (ele mesmo, o Louco) disse: "Virgem antes da concepção e na gravidez... Ela permanece antes e depois da gravidez"... (?) ... Zwinglio, outro reformador, em janeiro de 1528, declarou em Berna: "Declaro à piedosa igreja de Zurique e a todos os cristãos que reconheço Maria como sempre Virgem e Santa". Isto é história; e não "estória". (O protestante pode pesquizar e verá que a VERDADE não tem como contestar). Estão vendo por que - já que a verdade é sempre dura, cruel - os chamo de malucos? Principalmente Lutero que, aqui na terra, quis, teve a ousadia e audácia de "afrontar" Deus lá no Céu... E ainda tem pessoas que seguem estas religiões erradas, abençoadas pela força da falsa fé!...
     Calvino, o reformador de Genebra, disse: "Helvidius mostra-se muito ignorante ao dizer que Maria teve muitos filhos, quando ele fáz, em alguns lugares, menção aos irmãos de Cristo"... A língua grega usa de uma palavra especial para designar os PRIMOS (vejam bem, PRIMOS e não IRMÃOS!). A palavra "irmão" tem o sentido restrito que dão as nossas línguas atuais. No Evangelho de São Lucas lemos: "E Maria dá ao mundo Seu Filho primogênito" (Lc , 2-7). A Sagrada Escritura designa filho primogênito - especialmente no Antigo Testamento - como filho nascido antes de qualquer outro. Não assinala (em nenhum momento) que outros filhos tenham nascido após o primeiro... (Entenderam? Ou preciso desenhar?)... Segundo o teólogo - homem estudado, pensador - Max Thurian "... para Calvino e os outros reformadores, como para toda a tradição, Maria não teve SENÃO um único filho, O Filho de Deus"...
     Por tantas contradições históricas, teológicas e dogmáticas, é que, na Igreja da Antioquia do século III, através de Teodoro de Mopsuéstia, não quis dar a Maria o título de Mãe de Deus. (Absurdo dos absurdos!). Nestório, Patriarca de Constantinopla, discípulo de Teodoro, foi condenado em 431 por suas "falações" (calúnias) - como fazem os protestantes de hoje - blasfemas contra Maria. O termo theotokos - consagrando a maternidade divina de Maria - surgiu no Egito do século III, lembrando a máxima de São João: "... e O Verbo se fez carne" (Jo 1,24).
     Martinho Lutero, como se pode observar, foi um homem de cultura, mas instável; politicamente, diria-se que ele trocava de idéias como hoje os políticos trocam de partido. E sobre a Assunção da Virgem? O que pensar que ele - o Doido - pensava?... Óbviamente - depois do Protesto e da Reforma - mais maluco ele ficou e esta hereditariedade atravessou os séculos e atingiu (débil e mortalmente) a capacidade de pensar dos seus seguidores, os quais dizem que a Mãe de Deus não está no céu de corpo e alma. (E quem estará, afinal de contas, a mãe pecadora deles?). Ora! Se Elias - segundo a narração de seu discípulo e sucessor Eliseu -  foi elevado ao céu numa carruagem de fogo abaixo do Jordão (II Rs 2, 1-18)... A Mãe de Jesus ia morrer e seu corpo apodrecer na terra como de uma pessoa qualquer? É muita falta de fé e excesso de ignorância deste povo protestante - não todos, vejam bem! - que não entendem nadica de nada e se "arvoram" (ridicularmente) crentes, donos da verdade. (Se houvesse remédios para burrice, as farmácias iam enriquecer com comprimidos para lhes vender). Elias escapou das garras da morte; seu corpo não conheceu a corrupção. Ele, um profeta. Maria, a Filha Bendita (de Deus) entre todas as mulheres, ia conhecer?...
     O Papa Pio XIII, em 1950, no dia de Todos os Santos, proclamou URBI et ORBI (não é xingamento, não, burros de plantão na cerca de ignorância), o dogma da Assunção. Se ela morreu (ou não morreu) por segundos, minutos, horas, dias... é uma questão teológica. O certo é que está lá no Céu, ao lado d'O Seu Filho Jesus, de corpo e alma. Se Elias foi, por que não Ela? Já dizia o Papa Adriano I: "Maria sofreu morte temporária". O padre Théodore Abou Qurra, no ano 820, diz que Maria teve um sono extático. E depois "acordou". Para ser elevada a glória celeste de corpo e alma. (Qual protestante, que gosta de a classificar como uma mulher como outra qualquer, teve, tem ou terá este previlgégio?). E é assim que nós, humanos e pobres mortais, a encontraremos - se tivermos este previlégio - depois da nossa morte. Previlégio este que será (apenas) concedido àquele que (querendo agradar a Deus) acreditar que Êle não deixaria a sua "Ave, cheia de graça" morta num túmulo qualquer à espera do dia do Juízo Final.
     Pobres e ignorantes protestantes! (Não todos, reitero!). Fazem "de tudo" para adorar a Deus e esquecem de "admirar" a Sua obra mais que perfeita que foi Maria. Vão para os Templos bendizer o Senhor e desmerecer a Mãe d'Êle. (Será que gostariam que elogiassemos eles e criticássemos suas mães?). Enfim, o que podemos pensar da Reforma Protestante promovida por Lutero? O que de benéfico ela trouxe para os cristãos, além da divisão da fé, das crenças? Acreditar naquilo que a Deus desagrada, que é a mortalidade (corrupção) corporal da Mãe d'O Seu Filho? Então, sendo assim, por que as palavras de saudação do Anjo Gabriel: "Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus" (Lc 1,30). Pelo visto, a Reforma de Lutero não trouxe nada de benéfico ao plano d'O Criador para a humanidade. Pode parecer decepcionante - tal afirmação - para àqueles que seguem a doutrina protestante, mas a verdade (sempre dura e cruel, mas é a verdade) é que esta Reforma (desde que ocorreu, até os dias de hoje) tem sido como uma "lepra da alma" no propósito de Deus para a criatura humana. Lutero, ao fazê-la, deu um sentido totalmente errado a este propósito divino. Martinho Lutero trouxe a "doença" para a Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo e este "mal" se enraizou na sociedade cristã até os dias de hoje. E muitos estão contaminados; e, pior do que o mal da lepra física, é mesmo o mal da lepra da alma. E esta, consequentemente, tráz malefícios para o corpo, pois, como diz Nosso Senhor, "o pecador se torna escravo do pecado" (Jo 8,34). E - no caso da "lepra da alma" trazido ao mundo por Martinho Lutero (abram, literalmente, os olhos do coração, protestantes!) esta doença não termina com o falecimento do adoentado. Ao contrário, ao abrir os olhos na eternidade, verá que tudo que (errôneamente) acreditavam na terra, não tinha o menor fundamento; já que Maria, tão desacreditada, achincalhada e menosprezada como uma mulher qualquer, está lá no céu de corpo e alma.
     "A Virgem Imaculada, preservada imune de toda a mancha da culpa original, terminado o curso da vida terrena, foi elevada ao Céu em corpo e alma e exaltada por Deus como Rainha, para assim se conformar mais plenamente com seu Filho, Senhor dos senhores e vencedor do pecado e da morte" (Lumen Gentium, n. 59). O Protestantismo trava, há anos, uma guerra nada santa com o Catolicismo, usando como "armas" (?) tudo àquilo que é desagradável aos olhos de Deus. E como vão querer agradá-lo se estão  O desafiando, falando mal e não acreditando na Sua obra mais do que perfeita que foi, é e sempre será Maria?... A Virgem é o maior e mais belo êxito da criação divina. E, porisso, esta guerra já está ganha pelos católicos que reconhecem, consideram e louvam (não adorar!) Maria. Ela que reflete os desejos de Deus para a humanidade. Ela que não é uma doença da fé, como querem nos fazer acreditar os protestantes ignorantes (não todos, vejam bem); mas, sim, o remédio para salvar a nossa alma de toda a "lepra" que o erro de Martinho Lutero colocou em muitos de nós.
     Au-revoir para todos que me criticam ou aplaudem. Na próxima quinta-feira, se Deus quizer, aqui estarei. Eu aqui e vocês daí. C'est la vie!


                                                                                                                                                                            RENÉ SANFERR, 17.10.2013

NO ARTIGO DA SEMANA PASSADA, ONDE SE LÊ ... "mestres da intelectualidade nacional", LEIA-SE
"... mestres da intelectualidade mundial".
(FOI UM ERRO DE DIGITAÇÃO. DESCULPEM-ME)

                                                                                                                                                                            RENÉ SANFERR, 17.10.2013

a ESFINGE:
(UMA CITAÇÃO É APENAS A OBSERVAÇÃO DO PENSADOR
SOBRE FATOS, PESSOAS E ACONTECIMENTOS.
E, NA MAIORIA DAS VEZES, O AUTOR NÃO COMPARTILHA DA MESMA OPINIÃO
SOBRE O QUE FOI POR ELE OBSERVADO, ESCRITO E PUBLICADO)
"Disfarçado de lobo em pele de cordeiro, o diabo é capáz até nas Sagradas Escrituras falar. Tudo isso para homens sem fé ludibriar e, batendo de porta em porta pelo mundo inteiro, novas ovelhas para o seu rebanho conquistar".

                                                                                                                                                                  RENÉ SANFERR, 04.12.1993



"SINAL VERDE,
 sinal vermelho".


.....  com relação as críticas que tenho recebido sobre as minhas citações (pensamentos, frases) - são milhares delas, muitas já publicadas aqui no blog e, se Deus assim o permitir, milhares serão publicadas, já que Êle me deu este dom desde a minha adolescência lá em Camamu, na Fazenda Três Pancadas (Igrapiúna) e em Ituberá, onde me formei, em 1981, no Colégio Santo André (estão vendo como sou de "carne e osso" e não um robô?) - eu só posso perguntar: VOCÊS GOSTAM DE OUVIR A VERDADE OU SE ENGANAR OUVINDO A MENTIRA sobre a vida, situações, pessoas e comportamentos?... Duvido que TODOS VOCÊS não tenham se identificado - mesmo não gostando, achando grosseiro (muitos, realmente, são) e outros engraçados - com várias destas citaçôes. É a realidade. A VERDADE nua e crua. Sem retoques,maquiagem. E - como a VERDADE é sempre dura, cruel - sinto muito se estão se chocando, ofendendo com ela. (SINAL VERDE).

..... JORGE AMADO era - e ainda é - tido por muitos como um escritor "boca suja", de palavras baixas, vulgares e escandalosas, mas, qual outro, na Bahia, teve tanta importância para a literatura mundial como ele? Quem chegou mais perto foi DIAS GOMES, mas, mesmo assim, não alcançou a fama internacional que o mestre dos capoeiristas, dos boêmios, dos capitães de areia, das putas, dos coronéis da zona do cacau... (SINAL VERDE).

..... NIKO, AMARILIS e ERON, novela "AMOR À VIDA" (TV Globo). Um triângulo amoroso moderno? Dependendo do ponto de vista, talvez. Mas, considerando a posição desprevilegiada da mulher (Amarilis) na relação dos três, a desmoralização, a vergonha e a humilhação dela... A que ponto pode chegar uma mulher! Se rebaixar, se humilhar, mendigando a presença (apenas isto) física, carnal - no popular, umas "ficadas" - com um homem (que não é homem) que ela sabe que dorme, é apaixonado e vive com outro homem. Se vender barato, "correr atrás", como a pior (e mais ralé) das vagabundas, por uns beijos, abraços e amassos. (Eron fazendo tudo isso e pensando no viado dele!). Fazer sexo - a maior degradação para uma mulher - com um homem que, sabidamente, gosta de homem. E isto não é coisa de novela, não; o que tem de mulherzinhas (existe outro termo para estas baixas e desclassificadas?) sem moral alguma, que, para não ficar sózinha, ter um cara ao lado, se sujeita a pegar as sobras, o lixo deixado por outro homem que jogou o seu "atual" bofe na lixeira... É muita falta de vergonha na cara, de dignidade. A pior das humilhações. Estar com um gay disfarçado de macho que é usado por outro viado. Freud explica. E, na novela, quem vai explicar é Walcyr Carrasco. Nos últimos capítulos. (SINAL VERMELHO).

..... um acidente de trânsito ocorrido em Salvador (Bahia) chocou a sociedade na última semana. Dois irmãos, numa motocicleta, morreram depois que SUPOSTAMENTE uma médica os atingiu, numa movimentada avenida da capital baiana. Triste, chocante e emocionante ver a dor daquela mãe tendo seus dois filhos sepultados na mesma hora. O caso está em todos os meios de comunicação, na imprensa escrita e falada, internet. As redes sociais falaram muito sobre o assunto. Agora, uma pergunta que não quer calar:  a médica jogou o carro PROPOSITALMENTE ou tudo não passou de mais um acidente de trânsito? Já estão ANTECIPADAMENTE "tomando" a doutora para Cristo, crucificando-a, aparecendo pessoas "daqui e dali" para pregar o "último cravo" na cruz dela. Até um motoqueiro que "não sei quando" (vejam bem!) passou pela mesma situação, numa outra avenida, com a mesma médica. Por que, então, na época ele não a denunciou? (O motoqueiro, ao que tudo indica, era amigo de uma das vítimas do trágico acidente, ou conhecido, visto que estava na passeata "clamando" por Justiça). Segundo a polícia, a testemunha-chave era o motorista de um carro que vinha logo atrás na hora do acidente. Ora! Carros, motos, bicicletas, caminhões, enfim, o que não falta no tráfego de uma grande cidade são veículos. E se - eu disse SE - estas pessoas, levadas pela emoção, raiva da médica, revolta, estiverem, em nome da Justiça, levantando um falso testemunho contra a médica? Podem estar sendo "induzidos" pelo sentimento de vontade de fazer justiça. Cansados da "tal" impunidade e estão "pegando" a doutora para Cristo. Tem pessoas que são capazes, sim, de inventar, caluniar, dizer que viram (e não provar) só para a outra - que estão com raiva - incriminar. Mas, daí a dizer uma coisa que pode não ter acontecido? SE A MÉDICA FOR MESMO CULPADA, CADEIA NELA. Mas, e se não for? TIVER SIDO UMA TRÁGICA CASUALIDADE?... Será que uma profissional como ela, estabilizada, vida feita, nome limpo, iria fazer isto? ESTRAGAR A PRÓPRIA VIDA?! Matar?! Só se ela for louca, psicopata. Tem algum antecedente contra ela a este respeito? Daqui à pouco vão dizer que ela era esposa de Judas Iscariote, causou a tsunami do Japão, o terremoto do Haiti. Pelo amor de Deus! Cuidado com o que dizem. Tanto para a médica (SE PROVOCOU O ACIDENTE) como para quem a está acusando (JUSTAMENTE, INJUSTAMENTE?, só eles, e Deus, pode saber) o pensamento de minha autoria pode dar (um pouco) de sabedoria: "A EMOÇÃO DO MOMENTO NÃO PODE ATRAPALHAR O SEU PENSAMENTO, O QUAL, POR FALTA DE DISCERNIMENTO, PODE LHE CAUSAR DEPOIS ARREPENDIMENTO POR CAUSAR A OUTRA PESSOA SOFRIMENTO. Deus, que tudo vê e sabe, está de "olho". E Êle é justo. Futuramente - se estas testemunhas estiverem caluniando a médica, mentindo - vão passar por situações piores, e se perguntar: O que foi que eu fiz? Caluniar, difamar, é crime também. Repito: SE A MÉDICA FOR CULPADA, CADEIA NELA. A morte de EMANUEL e EMANUELLE não pode ficar impune. Mas... E se as pessoas - as "tais" testemunhas fajutas e mentirosas -  estiverem inventando "estórias" para condenar a médica? O ser humano - em nome da Justiça, querendo acabar com a impunidade (?) - pode, sim, mentir. (SINAL VERMELHO)

..... TELMA GUEDES e DUCA RACHID, autoras da novela holywoodiana "JÓIA RARA" (TV Globo), não precisam mais criar falar (diálogos) para o ator CARMO DALLA VECHIA. O Talentoso "fala" o que MANFREDI sente com o olhar. É impressionante a capacidade de expressão do ator. (SINAL VERDE).

..... PEC da MÚSICA, VALE CULTURA, foram os temas principais do discurso da Ministra da Cultura, MARTA SUPLICY, na solenidade de promulgação da Emenda Constitucional 75/2013, em Brasília, no plenário do Senado Federal. Tomara que funcione o Vale Cultura, não dando espaço para nenhum tipo de futuro "VALE VULGARIDADE e BAIXARIA", o qual está na última moda nos "xôs" de baixaria (e promiscuidade, daquele tipo mais baixa) na Bahia. Também! Vão lá e observem o tipo de público que frequenta. Gente decente, de nível, por lá nem se apresenta. Aliás, o Vale Cultura deve fazer sérias restrições ao que está sendo produzido, musicalizado e tocado na Bahia. Uma verdadeira porcaria! (SINAL VERDE).

..... e o VITORINHA, hein? Ainda não vai ser este ano que vai deixar de ser uma merdinha e colocar na camisa uma estrelinha. Festejou, festejou e, no final, nada levou no Brasileirão; a não ser o prêmio de consolação por ter escapado da segunda divisão. Para chegar ao primeiro lugar, aos pés de Todos os Santos vai ter de se ajoelhar para do CRUZEIRO o título tomar. Ou, então, o mais certo e exato, vai ser, no final do Campeonato, aos pés do caboclo ir chorar por mais hum ano (será só mais um?) ter de esperar. Não preciso ser vidente, profeta, para esta previsão acertar. (SINAL VERMELHO).

..... ACORDA, BAÊA!! Se não tomar cuidado, meu time, no fim do ano a torcida rival - que como a sua nunca será igual - vai gritar "S'IMBORA, BAÊA!". É não dá lugar para se igualar com quem não pode nenhuma estrela no peito mostrar. Do jeito que está - que decepção ontem à noite, me tirar dos braços de Morfeu para assistir aquela tristeza no final do jogo - agora, nestes próximos jogos, é matar ou assasinar, ganhar, para na primeira divisão não deixar de brilhar. (SINAL VERMELHO).


                                                                                                                                                                           RENÉ SANFERR, 17.10.2013


EU MOSTRO A VIDA COMO ELA É.
E NÃO COMO VOCÊ OLHA E ELA NÃO É.



"Religião falsa que prega que ter dinheiro é de Deus uma graça, só lhe leva a desgraça e perder a sua alma". - SANFERR, 21.12.1985

"Os lábios que hoje beijam, ontem, por dinheiro, já beijou muito por onde peido". - SANFERR, 14.10.2010

"Prefira beijar a boca feia, mas que só costuma acariciar os lábios, do que a boca bonita que costuma alisar outros rabos". - SANFERR, 14.10.2010

"Tem mulher que muito se orgulha do macho (?) que tem ao lado, mas ia sentir muita vergonha, ao descobrir que ele gosta muito de ser enrabado". - SANFERR, 10.01.2011

"Disfarçado de lobo em pele de cordeiro, o diabo é capáz até nas Sagradas Escrituras falar. Tudo isso para homens sem fé ludibriar e, batendo de porta em porta pelo mundo inteiro, novas ovelhas para o seu rebanho conquistar". - SANFERR, 04.12.1993

"Se você fala que o político rouba, porque, então, você não apresenta a prova e o cassa? Quem mostra aqui que rouba - no mínimo a moral do político - é você que contra ele nada prova. E, porisso, aos olhos de Deus se tornou um mentiroso maldito". - SANFERR, 20.10.2002

"A verdade tem de ser sempre contada. Nem que para isso a sua vida seja sacrificada". - SANFERR, 13.01.2010

"Mulher que recebe homem na calada da noite em casa, não passa de uma safada, que não o recebeu durante o dia, com medo de ser desmascarada e de puta ser chamada". - SANFERR, 16.05.2013

"Não existe cura para a doença, quando a fé à ela não se junta". - SANFERR, 31.05.2000

"Se eu estiver com Deus que TUDO me ensinou e deu, para que vou querer estar com mais ninguém, que NADA me deu ou ensinou?". - SANFERR, 16.10.2013

"Não perca tempo em se preocupar por abandonar no passado quem no futuro com você não vai puder caminhar". - SANFERR, 06.06.2010

"Sempre vai ter uma mulher desesperada e encalhada para aproveitar e botar dentro de casa o homem que para você não significa mais nada, e de quem você não quer lembrar e nem ver a cara". - SANFERR, 21.07.2010

"A maior provação para uma pessoa burra é ter de conviver com uma pessoa culta e, numa conversação, passar pela humilhação de, como ela, não saber o que dizer". - SANFERR, 17.04.2013

"Tem GENTE que as pessoas só precisam saber que existe, que está em algum lugar, sem precisar se mostrar e muito menos se misturar com estas pessoas que com ela não pode se igualar". - SANFERR, 27.10.1990

"Gay culto não conversa com homem burro, por que, só de ouví-lo, para a sua inteligência vai ser um insulto". - SANFERR, 05.06.2013

"Esperar alguns anos para quem tem o que mostrar, não é nada, comparado a quem vai esperar muitos anos sem ter nada para provar". - SANFERR, 05.07.2007

"Um trabalho bem feito pode ser visto e admirado no mundo inteiro. Ao contrário de quem não é visto e nem lembrado por só ter um emprego". - SANFERR, 20.05.2013

"Defeito é não ter capacidade para fazer um trabalho de qualidade". - SANFERR, 01.05.1997

"Para condenar uma pessoa, a outra é capáz de tudo inventar por dela não gostar e querer prejudicar". - SANFERR, 14.10.2013

"A emoção do momento não pode prejudicar o seu pensamento, o qual, por falta de discernimento, pode lhe causar depois arrependimento por causar a outra pessoa sofrimento". - SANFERR, 01.02.2010

"Uma pessoa sem nenhuma importância não pode fazer parte do mundo de quem fáz um trabalho que tem para o mundo toda importância". - SANFERR, 03.10.2013

"Para ter todos os defeitos do mundo, basta que a pessoa não agrade à todo mundo". - SANFERR, 28.01.1990

"Tem homem que é muito macho para a mulher e para outro homem é muito mais viado". - SANFERR, 10.09.2013

"A desgraça que no passado foi sua companhia, hoje, no presente, dê graças por estar bem afastada e você nunca mais vai ver nem por um dia". - SANFERR, 23.12.2010

"A maior palhaçada da vida de um homem é nascer, viver e morrer sem uma obra importante fazer, para ser admirada enquanto ele viver e lembrada mesmo depois dele morrer". - SANFERR, 01.02.2012

"Com um copo de cachaça na mão o homem (homem!?) vive num mundo de ilusão. Vira um verdadeiro palhaço e para os outros fáz palhaçada, vivendo um falso momento de satisfação". - SANFERR, 23.06.2013

"Quem quer causar, o negócio é polemizar. Procurar antipatizar e não simpatizar, porque o bonzinho nunca causa burburinho. Mesmo que seja tudo de mentirinha apenas para marcar uma presencinha". - SANFERR, 21.03.2012

"É tanto vestibular interessado em burros aprovar para na universidade ingressar que, não vai demorar, a escola da cidade vai se muldar para no pasto os burros selecionar". - SANFERR, 18.11.2006

"Quem tem muito à dizer, geralmente é quem não gosta de aparecer. Quem fáz tudo para aparecer é justamente quem não tem e nem sabe o que dizer". - SANFERR, 17.08.2013

"Não tenho talento para sentar e ouvir conversa de pessoa burra, por que, no dia que eu me der este tempo, vou ser também uma pessoa burra e perder o pouco de conhecimento que o tempo quis me dar". - SANFERR, 27.09.2013

"Uns provam ter muito talento, outros mostram ter pouco conhecimento. Todos vão viver, mas só poucos vão aparecer". - SANFERR, 23.09.2013

"Eu preciso de você pra que, se você não tem nada de relevante para me dizer?". - SANFERR, 11.04.2011

"Escrever uma frase nem todo mundo sabe. O que todo mundo sabe é desfazer da frase que não soube escrever". - SANFERR, 07.06.2012

"Durante a semana trabalhar, no fim de semana se embriagar, e depois tudo recomeçar, até o dia que você notar que o mundo só vai lhe olhar, valorizar e respeitar, quando a cachaça abandonar, ler para se intelectualizar, um trabalho importante para todo mundo apresentar e deixar de, sentado na mesa de um bar, se desvalorizar". - SANFERR, 14.06.1999

"Mulher que toma o marido da outra lhe deixando descasada, aos olhos de Deus é uma amaldiçoada e dos homens uma descarada". - SANFERR, 21.07.2013

"Desgraçada é a cachaça que transforma o homem que tem tudo para ser TUDO em NADA". - SANFERR, 10.02.2010

"A doença ao seu corpo pode voltar se o irmão necessitado você não procurar ajudar quantas vezes ele precisar". - SANFERR, 01.05.1984

"Se você não quer se sentir uma porcaria, é só não se unir com a merda nem por um dia". - SANFERR, 04.10.2013

"A pessoa que ontem você pensou ser na sua vida uma graça, hoje se revelou como sendo na sua vida uma verdadeira desgraça. Se afaste hoje para sempre desta pessoa amaldiçoada e apague do livro da sua história o nome de quem para você na vida não significa mais nada, está morta e enterrada". - SANFERR, 31.05.2010

"Queira ver hoje o diabo na sua frente, mas não queira ver o demônio que ontem na sua vida se fez presente". - SANFERR, 11.10.2010

"À quem você ajudou com as duas mãos e o coração, com uma só mão e sem nenhum coração, lhe machucou com a ingratidão". - SANFERR, 29.11.2010

"Contar hoje a verdade sobre o que se passou, não é se vingar de quem, com a mentira, ontem lhe enganou". - SANFERR, 03.10.2013

"Há um lugar guardado para quem fáz um trabalho elogiado". - SANFERR,10.04.1987

"Tem pessoas que não precisam da companhia de ninguém. A não ser que elas escolham alguém para lhe fazer companhia". - SANFERR, 08.10.2013

"Como eu não quero ser político, nem pense que eu vou me preocupar se você vai gostar do que eu digo". - SANFERR, 20.09.2013

"Como pode passar pela sua cabeça querer em algum lugar chegar, se, com quem escolheu para se juntar, não tem cabeça para sequer pensar sonhar em algum lugar chegar?". - SANFERR, 11.02.1991

"Se relacionar apenas com boas amizades significa que você sabe selecionar pessoas de qualidade, afastando-se, mantendo distância e isolando-se da falsidade e vulgaridade de pessoas que não são uma boa amizade". - SANFERR, 24.09.2013

"Se você mora em um lugar, olha para os lados e só vê quem não presta, fique dentro de casa sem se misturar com o que não presta e mostrando-se inacessível. Espere a hora e o momento propício para sair para um lugar que presta, olhar para a frente e se relacionar apenas com quem presta e você quer estar". - SANFERR, 17.11.2007


                                                                                  RENÉ SANFERR, 17.10.2013
ATENÇÃO
 AGRADEÇO AS CONTRIBUIÇÕES E PEÇO QUE CONTINUEM FAZENDO DOAÇÕES AO BLOG.
                  ASSIM COMO O JORNALISTA FUNCIONÁRIO DE JORNAL, O BLOGUEIRO-COLUNISTA, EM TODAS AS PARTES DO MUNDO,
                     EM VÁRIOS SITES E BLOGS, VIVE DO QUE ESCREVE, O SEU TRABALHO VIRTUAL É O SEU GANHA-PÃO.
   SEM NENHUM VÍNCULO EMPREGATÍCIO.
 DEPOSITE NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL.
CONTA O1:
Caixa Econômica Federal                                   -               Av. Estados Unidos, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    0063                                                            Conta: 023-00012630-9
CONTA 02:
Caixa Econômica Federal                                   -               Relógio de São Pedro, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    1416                                                             Conta: 013-00099159-3
CONTATOS:
e-mail: rsanferr@globomail.com
fone  : (71) 82659332
home-page: HTTP://SANFERRPRESS.BLOGSPOT.COM
novo blog  :  HTTP://SANFERRARTSCRIPT.BLOGSPOT.COM




  P    A     T     R     O     C     Í     N     I    O