quinta-feira, 25 de junho de 2015

AMIZADE, COMPANHEIRISMO E FIDELIDADE. OU SEJA, VERDADE. E NÃO DEMAGOGIA, FALSIDADE E HIPOCRISIA!


BLOG 
SANFERRPRESS.
O BLOG QUE USA A INTERNET
PARA FAZER O POVO PENSAR.
E NÃO BESTEIRAS PESSOAIS
QUE NÃO INTERESSA A NINGUÉM
E ALGUÉM QUER POSTAR.


O BLOGUEIRO É VISTO
NO MUNDO INTEIRO.
TEM OBRIGAÇÃO DE SABER
O QUE VAI PUBLICAR
OU ESCREVER
O TEMPO INTEIRO.


UM BLOG MUITO BONITO, MAS SEM UM BOM TEXTO E NENHUM CONTEÚDO,
VAI SERVIR APENAS PARA SER VISTO E LOGO ESQUECIDO.
SIMPLESMENTE PORQUE TODO MUNDO NÃO VAI ENCONTRAR NELE
NADA DE BOM PARA SER SEMPRE LIDO.

"POR INVEJAR, AS PESSOAS
CRIAM MITOS E LENDAS
QUE NUNCA IRÃO SE CONFIRMAR".

"FAÇAMOS DE NOSSAS IDÉIAS E OPINIÃO
A FORÇA QUE O POVO TEM DE TER
PARA MUDAR SUAS PRÓPRIAS IDÉIAS
E TRANSFORMAR UMA NAÇÃO".


OU O POLÍTICO FICA CONTRA ESTE GOVERNO
QUE ESTÁ CONTRA O POVO,
OU O POVO VAI FICAR CONTRA
O POLÍTICO QUE ESTÁ
À FAVOR DO GOVERNO.


ODEIO TER DE APARECER
PARA TODO MUNDO ME VER.
MAS AMO FAZER O MEU TRABALHO ACONTECER
PARA O MUNDO TODO LER.


OU VOCÊ FAZ UM TRABALHO PARA MORRER COMO
UM GRANDE HOMEM, O
OU VAI TER TRABALHO,
VIVENDO E MORRENDO,
COMO UM HOMEM PEQUENO,
SEM NOME E SOBRENOME.

Madona Diotalevi

JESUS e JOÃO BATISTA.
(EXEMPLO DE AMIZADE E RESPEITO!)
MAIS DO QUE PRIMOS,
ELES ERAM, VERDADEIRAMENTE, AMIGOS.
(MESMO NÃO TENDO MUITO CONTATO)


     Amizade é algo além, muito mais, do que um simples gostar, simpatizar; tem que ter, digamos assim, química e carisma. Tem de se doar por inteiro e não em parcelas como num boleto de prestações... (Se é que me entendem!)... Amizade é companheirismo e fidelidade, e não mentira e falsidade, do TUDO pela frente e o NADA pelas costas; amizade é para se selecionar, e não uma rifa de "dois tostões" na qual se é sorteado, escolhido; amizade é autenticidade e não um jogo dúbio de interesses, no qual se vive para somar e não dividir. Enfim, antes - para um bom entendedor - um amigo sincero e pobre, do que um falso e rico; antes o amigo que diz o que não queremos ouvir, mas fala sempre a verdade como ela é, do que o amigo que diz o que sempre queremos ouvir, mesmo sendo isto a mais pura e infame mentira. Do que adianta milhões de amigos diante dos olhos, se, no coração, não se pode ter apenas um?... (Vemos pessoas idiotas, se enganando, se iludindo - achando que, por estar cercada de várias pessoas, todas são amigos de verdade - e, depois, caindo na real, quando perceber que "acabou a cachaça", "acabou a grana emprestada", acabou os "comes e a orgia dentro de casa", vai acabar também a junção ao seu lado. Estes são os "amigos" que a maioria das pessoas se engana ao pensar que tem, verdadeiramente, amigos)...  Eu mesmo, por exemplo, conheço muita gente, mas, participar da minha intimidade, privar do meu convívio, eu dar acesso a minha casa e companhia, somente raríssimas e àquelas que permito participar de minha vida. Me "fecho em copas" - goste de mim quem quiser, nasci sózinho e, possivelmente, se não for num acidente coletivo, morrerei também sózinho, portanto escolho mesmo (e dane-se quem não gostar por eu nem falar, na cara olhar) quem comigo vai ter o privilégio de ficar - e, mesmo tratando todos com a devida consideração que todo ser humano tem de ter, não sorrio para quem não quero sorrir, e nem procuro conviver "socialmente" com quem não desejo ficar ao lado... Sou autêntico, verdadeiro, e quando gosto, gosto; mas, quando não quero, reitero, ao meu lado, nem enxergo se esta pessoa está á minha frente. Por tal razão, quando eu disser "você é meu amigo", pode ter certeza que o é mesmo; e quando eu "virar a cara", nem cumprimentar, é porque por você tenho o maior nojo e desprezo. (Aonde moro mesmo - e todos, mesmo sem nunca terem conversado comigo, já que não dou espaço à todo mundo - as já perceberam que uns eu respeito e os outros nem conheço, sei quem são). Esta é a minha verdade! Se fosse ao contrário - eu ficar nas portas e esquinas com a mediocridade, insignificância e despersonificação - eu estaria sendo (aí, sim!) falso e hipócrita.
     A fidelidade é muito maior do que a falsidade, de um convívio social totalmente desproporcional às regras de moral.
     Do que adianta estar "ao lado", "comer no mesmo prato" (quer me matar de raiva, me convide - se bem que não frequento qualquer lugar - para um almoço, festa, e venham com àquele prato, cheio de garfos, para "gregos e troianos" meter as mãos), se, logo à seguir, com outros vai falar bem mal daquele que acabou de sair, se afastar?... É preferível com pessoas assim não se misturar, manter-se distante, se isolar, e - na intimidade do seu próprio EU - só dar acesso, abrir as portas, para quem, realmente, merecer o seu respeito, admiração e consideração. "Não sabeis que sois templo de Deus e que o Espirito de Deus habita em vós?" (1 Cor 3, 16).
     Amizade não é para ser escolhida pela aparência, a riqueza, o carisma junto à todo mundo. Já que, na maioria das vezes , "todo mundo" faz parte deste grupo tão vil, baixo e nojento, onde a infidelidade se instala (e mora) como a cobra mais peçonhenta pronta à dar o bote quando menos se espera...
     Olhem o exemplo - sem falar no parentesco - de amizade que existia (apesar do pouco convívio entre os dois) entre Jesus e João Batista. (Aliás, as grandes amizades são àquelas que tem territorialidade no coração, e não na divisão de um espaço físico e geográfico, se é que me entendem!). Jesus - O Filho de carpinteiro, pobre e maltrapilho. João Batista - o filho de uma prima de Sua Santíssima Mãe (Maria), um maluco que andava quase nú e comendo, no deserto, gafanhotos, falando insanidades, maluquices, que não se podia compreender. E quem entendia, lógicamente, não aceitava. Como Herodes. Que ouviu de Batista o que não queria ouvir e, por tal razão, ordenou a sua morte. (Hoje, graças à Deus, não se chega a tal extremo físico, mas, por outro lado, coloca-se no exílio àqueles que falam a verdade que não gostamos). E assim, na maioria das vezes, a desgraça está instalada entre tantos e tantos que se dizem amigos... (Da onça!)... Até Jesus foi vítima destes falsos amigos que sorriam para Êle, estavam sempre com Êle, e diziam "amém" à tudo que O Filho de Deus - o pobre e maltrapilho homem das parábolas misteriosas, instigantes - fazia e dizia. (E olhe que há dois mil anos não havia os riscos morais dos dias de hoje). Em Mateus (10,16) lemos: "Eu vos envio como ovelhas para o meio de lobos"... Ovelhas no meio de lobos! E, mesmo hoje em dia, como temos ovelhas no meio de lobos. Lobos que vão atacar, à qualquer momento, sem você nem perceber de que lado, e como, eles vão lhe trucidar. Lobos que estão perto de você - e por você os subestimar, na força e no poder deles, não acreditar, desdenhar - fica mais fácil, de surpresa (quando você menos esperar), eles lhe atacar. Mas, a ovelha tem de ser esperta. E, antes que seja atacada, ela tem de armar uma cilada para, na hora H, deixar o lobo de patas amarradas, sem a força e o poder para lhe fazer nada de nada. O lobo é astucioso, ardiloso, inteligente; está "anos luz" à frente de sua fraca e inexpressiva inteligência. Já está sabendo como vai lhe prejudicar, muito antes de você o notar, ter noção do mal que, na sua vida, ele vai lhe causar.
     Nos dias de hoje - observem no emprego, no seu circulo social, na relação afetiva - a falsa amizade está diretamente ligada ao que "você pode dar ao outro", o que" o outro pode colher, obter de você". E assim - neste nefasto convívio de amigos mais falsos do que Judas Iscariotes o foi com Jesus - os homens convivem, diariamente, correndo na contramão da moral, prostituindo suas próprias ideologias, apenas para ser simpático, agradar o meio que vive, mesmo que, no seu íntimo, faça a si próprio a pergunta que jamais vai se calar em sua consciência: "Porque eu tenho de fazer isto, estar com estas pessoas, se ISTO e ESTAS PESSOAS estão me destruindo moralmente, me levando para o caminho errado?"... Isto é amizade? Isto é ser gente boa, sociável?... Não é preferível ser considerado antipático para os falsos - mantendo-se bem longe deles - e simpático para os sinceros, escolhendo à dedo com quem deve se juntar, se misturar, e formar, definitivamente, uma relação de verdade? E o que é uma relação de verdade? É a verdadeira amizade.
     Nos dias de hoje, Jesus e João Batista seriam, aos olhos da grande maioria, tratados como malucos. Claro! Nesta sociedade, capitalista e consumista, quem daria - aliás, ninguém dá - credibilidade, espaço e um abraço em dois esquisitos, arrastando sandálias?... Um comendo gafanhoto e O outro se alimentando "do pão do Céu" (palavras), sem um tostão sequer, vivendo da boa vontade de terceiros, sujos do pó das estradas dos pés à cabeça?... Hoje, Jesus e João seriam criticados, menosprezados, ridicularizados. (Os dois. Mais poderosos que todos os poderosos do universo!).  O povo os veria - como vêem muitos por aí, os profetas dos dias atuais - como pobres coitados! Sem ter, como dizem, onde "cair mortos"; mas, pobres (e infelizes) coitados são estes que se acham os donos do mundo e, como herança, sabe o que herdarão? A terra do mundo sobre seus corpos apodrecidos no sepulcro caiado. (Se é que me entendem!). Geralmente  - observem - os "pobres coitados" do mundo capitalista e consumista (sem bens materiais) são os "ricos de bençãos e graças" aos olhos d'O Senhor. Nada de ruim lhes acontece. E Deus sempre os protege como "ovelhas queridas" e perdidas em "meio dos lobos"... Parece que o Céu coloca uma blindagem em torno destas pessoas que - por mais que os homens ruins queiram destruí-las - Deus mostra, dia após dia, que elas são abençoadas e estão no agrado d'Êle. 
     A desgraça está, realmente, instalada onde se faz uso do copo de cachaça. (Não que beber - socialmente - seja pecado. Onde Jesus fez o primeiro milagre? Nas Bodas de Caná, com o vinho). Nos bares, e nas casas que mais parece um brega de tanta cachaçada e orgia, onde a cachaça está presente, a verdadeira amizade está ausente. Todos ali são falsos uns com os outros, hipócritas, defendendo apenas o que lhe interessa: se aproveitar-se do outro. Abra o olho. O "seu amigo" está ali enquanto tem bebida; acabou, "vou ali e volto já". Quando? Na próxima festa, na farra do outro fim-de-semana, quando a "amizade" - eterna enquanto dure a orgia - volta com força total. (Dá vontade de dar risada ver uma pessoa embriagada, falando, e fazendo coisas, como palhaça). E, na casa, mesa que não é farta, e de graça para o amigo se empanturrar, nunca mais ali ele vai voltar. E no trabalho? Você acredita, realmente, que tem amigos? (Quando? Onde?). Um vacilo qualquer e seu melhor companheiro, parceiro, vai lhe dedurar pro superior esperando "puxar seu tapete", conquistar seu cargo. E no namoro, casamento? Vá apresentar sua bela namorada ou esposa. Entre um copo e outro, um almoço e jantar, nas festas em sua própria casa, discreta e covardemente, traiçoeiramente, o seu "melhor amigo" vai querer, nas suas costas, a sua parceira cantar.
     O ser humano - em grau maior ou menor - é movido, no dia a dia, pela hipocrisia. (Quer queiram ou não, esta é a mais pura verdade, e só não a enxerga quem quer continuar cego pela mentira do ser agradável, sociável e simpático).  A demagogia é moeda corrente no meio profissional, social e, porque não, até religioso!... ( O que tem por aí - em todas as religiões - de religiosos" que são adeptos do "Deus lhe ajude, contanto que eu não tenha nenhum prejuizo")...  Nós, humanos, herdamos uma vivência dada ao utilitarismo. Fazemos a maior presepada para mostrarmos a nossa revolta, e indignação, com os erros alheios, mas, por outro lado, encobrimos os nossos próprios defeitos apenas para, no meio dos falsos, sermos aceitos. (È, reitero, por estas e outras, que eu conheço - se é que me entendem! - MUITOS e vejo POUCOS: amigos). João Batista não foi um ser (humano) movido pelo falso sentimentalismo do utilitarismo. Já naquela época - no décimo quinto ano do reinado de Tibério César - ele, o profeta das margens sagradas do Jordão, erguia sua voz para desagradar os poderosos e incomodar os falsos; e assim foi marginalizado, excluído da vida de quem andava em pecado - e amaldiçoados aos olhos d'O Senhor - unidos (juntos e misturados) pela infidelidade, a falsidade, hipocrisia e maus vícios. (Físicos e morais). O que, até nos dias de hoje, vemos em todos os cantos. Mas, ao contrário do que o povo pensava dele, João Batista não era um reles maltrapilho, maluco, comedor de gafanhotos; ele era um privilegiado, e abençoado, entre todos os poderosos e falsos!... Deus o amava, o protegia, e, de bençãos  celestes - que não tem nada à ver com bens, riqueza, ostentação - lhe enchia à cada dia. Andava pelo deserto e nenhum mal lhe acontecia; entrava nas tocas das serpentes de duas pernas - os homens - e nenhuma delas conseguia lhe picar, destruir. Era invencível. Falava, denunciava, o dedo para o erro de todos apontava, e nenhuma mão contra ele se levantava por que Deus o blindava, protegia. Coisa de "filho querido"!...  Criticavam-no, e Deus sempre o elevava. Nas menores coisas provava ao mundo que João estava certo em tudo que dizia. Não foi à toa que teve a honra de batizar O Filho de Deus.
     Amizade verdadeira - como a existente entre Jesus e João Batista - é algo que "vive através dos tempos". E quando esta amizade é algo inexplicável, sobrenatural, e tem Deus no meio dela, estamos longe dos malefícios demoníacos que os laços das falsas amizades quer nos prender. Todos nós - acredito eu - conhecemos o sorriso falso, um abraço hipócrita, quando nos sentimos aceitos, e queridos, apenas pelo que temos. Quando nos vêem como um cofre, cuja chave - a falsidade! - pode ser usada, à qualquer momento, para abrir este cofre e distribuir, à todos, bens materiais...  Ninguém gostaria de ser amigo do Jesus e João maltrapilhos, sujos e malucos, dizendo asneiras pelos desertos; todos querem ser amigos do Jesus, Filho de Deus, e do João Batista, o profeta por Deus escolhido. "Amigo que nada dá não pode prestar...", diz a ESFINGE  de hoje. (Verdade ou mentira?). Este é o atualíssimo pensamento deste maldito mundo capitalista e consumista de hoje. Agora, pergunto eu: que amizade é esta que parece um cofre cheio de benefícios a serem distribuídos?... Tinha benefícios, interesses, entre Jesus e João? Não! Somente amizade, consideração, respeito e fidelidade. E Jesus - ao contrário do que muitos por aí pensam - se revoltava, com facilidade, com àqueles que não tinham amizade com as coisas de Deus. O que Êle fez com os vendilhões do Templo? Os expulsou debaixo de chicotadas. (Jesus - quando se fazia necessário o respeito à Seu Pai - "rodava a baiana").  Claro! Estavam traindo a confiança de Deus, transformando o Templo em mercado, em comércio. João Batista, por sua vez, não media palavras e apontava os erros e defeitos de quem os tinha, doesse em quem doesse. E, assim, incomodou tanto que teve o fim que teve. Mas, obviamente, por que Deus viu que era chegada a hora, o seu tempo de ir para o Céu e assentar-se no trono de glória - que não teve aqui na Terra - como o mais poderoso entre todos os poderosos. E Herodes? O capitalista e consumista de sua época? Sabe Deus - somente Êle - o que lhe aconteceu depois de fechar os olhos e partir deste mundo sem puder carregar todos os seus bens materiais...
     Eu considero a trajetória de João Batista - primo de Jesus - a vida de Gregorio I, o papa considerado "o Magno". Cada um à seu modo foram instrumentos de Deus para o bem da humanidade. No fim do século VI, Roma desabava no caos e a civilização pecava, pecava... Apareceu o papa Gregório. E não foi a mesma coisa com "o Batista"? A civilização estava perdida. E a sua voz, clamando no deserto, se fez ouvir até os confins da Terra, mudando drasticamente o pensamento herege, até, de muitos que não acreditava, na vinda do Messias. Hoje temos, sim, no meio do povo - sem que ninguém se dê conta - vários Gregório e João. Enviados por Deus para, das formas mais inusitadas, transformar o mundo e o moldar conforme a vontade de Deus. E nem todos estão dentro das igrejas, como chefes religiosos. Muitos tem até uma vida profana, mundana...
     Enfim, a amizade sincera, leal, é o motor do mundo. Não a encontrou, não a tem, não procure onde não a pode encontrar, pois jamais a encontrará. Espere, e a sua hora hora vai chegar para, com boas amizades, se relacionar. O que é inadmissível é se misturar com falsas amizades apenas para mostrar quantidade. Lembre-se que temos - nas mãos - dez dedos; e, se formos medir os bons relacionamentos que temos com todos os dez, acreditem que muitos dedos irão ficar fora da contagem. Seja selecionador com suas companhias; e nunca interesseiro e aproveitador.
     Au-revoir para todos que me criticam ou aplaudem. Na próxima semana, se Deus quiser, aqui estarei. Eu aqui e vocês daí. C'est la vie!

RENÉ SANFERR, 25.06.2015


a ESFINGE:
(UMA CITAÇÃO É APENAS A OBSERVAÇÃO DO PENSADOR
SOBRE FATOS, PESSOAS E ACONTECIMENTOS.
E, NA MAIORIA DAS VEZES, O AUTOR NÃO COMPARTILHA DA MESMA OPINIÃO
SOBRE O QUE FOI POR ELE OBSERVADO, ESCRITO E PUBLICADO)
"Amigo que nada dá não pode prestar. É o que deve pensar quem procura amizade só pensando em levar vantagem"

RENÉ SANFERR, 20.07.2005


OPORTUNIDADE É O QUE PRECISA QUEM TEM TALENTO DE VERDADE
PARA MOSTRAR TODO SEU CONHECIMENTO E CAPACIDADE.


"SINAL VERDE,
 sinal vermelho"

..... todo BLOGUEIRO é um COMUNICADOR. E alguns, como no meu caso, COLUNISTA/JORNALISTA. Portanto, precisa ser pago pelo seu trabalho qualificado, já que não é um funcionário contratado. Continue colaborando. NÃO GOSTA do que lê, de cultura e informação? Então? Faça sua doação para este funcionário do qual você é o patrão. CAIXA ECONÔMICA FEDERAL. AG. 0063 - CONTA 02300012630-9. Se inclua na lista dos leitores-doadores. (SINAL VERDE)


..... é impressionante como a FALTA DE FÉ - e a hipocrisia religiosa! - ainda (sempre vai, infelizmente) "impera" entre uns e outros por aí que se dizem... cristãos!? Um pai perguntar, diante da trágica morte do filho, "será que DEUS EXISTE?". E, na maior cara-de-pau, manda o representante da Igreja (padre) celebrar a Santa Eucaristia, a Missa de corpo presente? Isto é ou não hipocrisia? Falta de fé naquilo que diz ter?... Tenho fé, mas... será que DEUS EXISTE?! Os santos, e por Deus abençoados, estão morrendo. Quanto mais nós, reles mortais, pecadores e mundanos. Só que Deus, na Sua infinita Misericórdia - e pena destes infiéis - perdoa a ignorância religiosa, a DEMAGOGIA cristã... (Se é que me entendem!)...


..... respondendo a um cidadão (que, lógicamente, não é meu leitor, senão saberia escrever): SIM, EXISTE MULHERES DECENTES, DIGNAS E HONRADAS. Aos montes. Como também - e não poucas! - existem as mulherzinhas que não se dão ao respeito e, sendo assim, pelo comportamento que tem, as roupas que usam, e com quem se misturam, são tudo. MENOS CASADAS com homens que são decentes, dignos e honrados. Já que, neste caso, eles são piores do que elas. (SINAL VERMELHO)


..... e viva o PAISSANDÚ, do Pará. Que espetáculo do povo paraense no estádio, no dia 23, á noite. Uma apoteose! (KKK). Os meninos estão de parabéns. Depois de muita LUTA, FOCO, DETERMINAÇÃO e DIAS DE MUITO TRABALHO, MARKETING, seguiram tudo à risca, O Pará inteiro entendeu - e abraçou - a idéia. "Para se ter voz, vez  e poder, basta focar naquilo que temos competência e capacidade para fazer, além de acreditar que toda, e qualquer montanha, vamos do lugar remover". (SINAL VERDE)


.... eleitor, não se deixe enganar. Quem não ouviu - ou não lé, não assiste os telejornais - o EX-presidente LULA dizer que "dá razão a oposição quando afirma que DILMA ROUSSEFF mentiu para a nação na campanha". Falta de amizade, solidariedade e companheirismo. (KKK) Dilma foi desacreditada, em público, pelo próprio CHEFE. (SINAL VERMELHO)


..... que tal a MANIFESTAÇÃO, a PASSEATA, o PROTESTO dos elegantes, bem vestidos? (E olhe que ser elegante, estar bem vestido, não é coisa de rico. EU SOU? Basta ter bom gosto, classe e charme). Já que muitos por aí gastam um dinheirão e continuam horrorosamente, constrangedoramente, humilhantemente mal trajados. Outro dia, num shopping, eu parei para observar pessoas pra lá e pra cá. Sacolas e mais sacolas. Prova que tem dinheiro pra gastar. Mas, e a aparência, o saber se trajar, a combinação? O savoir-faire? Nada! Uma desgraça total. Um festival de mau gosto, do mesmismo, da - se é que me entendem - "uniformização" do trivial, deselegante. Ninguém sai mais às ruas chamando a atenção, parando o trãnsito, desviando os olhares por sua "figura", "persona". Todos estão, nas roupas, no mesmo patamar. Que tal Constanza Pascolato dar aulas, nas praças, de como se vestir? Do jeito que está - vemos isto nos shoppings - todos estão gastando muito dinheiro para se apresentar como mendigos. Saudades de DENNER, CLODOVIL. CARMEM MAYRINK VEIGA, orai por nós! (SINAL VERMELHO)


..... pena que acabou o SÃO JOÃO. Mas, na próxima segunda, temos o primeiro PAPA da HISTÓRIA sendo homenageado: SÃO PEDRO. Vamos reverenciar!! (SINAL VERDE)

RENÉ SANFERR, 25.06.2015


EU MOSTRO A VIDA COMO ELA É.
E NÃO COMO VOCÊ OLHA E ELA NÃO É.

"Quando somos protegidos por Deus, tudo que fazemos, ou dizemos, com letra de ouro por Êle no Céu é escrito". - SANFERR, 24.06.2015

"Para se ter voz, vez e poder, basta focar naquilo que temos competência e capacidade para fazer, além de acreditar que toda, e qualquer montanha, vamos do lugar remover". - SANFERR, 24.06.2015

"... o ambiente não era propício, adequado, e gente com o nível e categoria intelecto-cultural como o de Ramon Salázar, é claro que, com as pessoas daquele lugar, nunca poderia se juntar. Mas - como toda regra tem excessao - qualquer pessoa, com o mínimo de noção, saberia que havia gente decente que merecia sua atenção, consideração e respeito. (Pouquissimas, mas havia àquelas que, ao se olhar direito, logo percebia-se que - assim como Salázar - eram o diferencial daquele lugar). No mais, era deixar o tempo passar, quando estivesse em casa se isolar para com a imundície daquele povo baixo e vulgar não se contaminar; não dizem por aí que "quem se mistura aos porcos farelos come"?... Pois, então?...
           - Você só vive em casa, Salázar. Nem na varanda nos dá a honra, o privilégio, de se mostrar!....
     Vejam bem: honra e privilégio!... Realmente, eram tão baixos e vulgar, que sabiam qual era o seu lugar e, gente como Salázar - de fino trato, culto e literato, o máximo entre os "mínimos" da área - com eles não tinha como se misturar. Seria a água e o azeite, a superioridade com a inferioridade; enfim, o TUDO e o NADA. Ramon olhou, sorriu-lhe - para a pessoa que lhe dissera tal verdade, e com sapiência - e, com um olhar blazé, à francesíssima, deu as costas e continuou o caminho. Sabia que - por se colocar no seu pedestal de cultura, intelectualidade - o povo (a maioria deles) o achava nojento, metido e antipático. E ele não estava, como dizem, "nem aí". (Achava graça de ser motivo de conversa em todos os cantos, como vinham lhe dizer!). Não dava a menor atenção para a opinião daquele povo. Lógico! Não precisava deles. (Sabia os amigos com quem poderia, a qualquer momento, precisar e contar). Tinha nojo, e horror, só de lhes olhar na cara!...  Sendo assim, quando acontecia estar em casa, ninguém sabia se ele estava, ou não estava. (Assistir televisão, um bom filme, ler um excelente livro, ouvir boa música, escrever, tinha, com ele, tudo à ver). Os homens, para ele, eram pior que a desgraça e, as mulheres, não tinham - e não tinham mesmo, com poucas excessoes, reitero - valor de nada. (As putas, em Salvador, na ladeira da Montanha, estavam bem mais classificadas). Mas, mesmo assim - se estivesse perdido numa ilha deserta - com nenhuma daquelas pessoas gostaria de dividir sua "solidão cultural e intelectual"... (?) ... Era preferível se jogar ao mar e ser devorado por um tubarão. Qualquer coisa, menos estar no meio da podridão fétida! Não se via, naquele lugar, um homem que ele quisesse olhar; eram tão medíocres e insignificantes, que um cachorro vira-lata ele antes, com mais facilidade, olhava. Lixo, escória, a pior das derrotas, eram as mulherzinhas. (Pouquissimas ali eram, de verdade, mulheres caseiras, de família, que honravam e dignificam seus lares, sua família). Todas da pior espécie, vadias e putas, como a puta-corneteira da Tônia, ou, então, arrombadas, pela frente e por trás, como as desgraças das filhas de Leuza e Marquinhos-caloteiro. Só achavam macho (e coisa que não prestava, lixos) por que, por baixo, tinham dois buracos. E - mesmo folgados, de tão arrombados - eram buracos!... A elefanta, a baleia - uma delas - de tão dentuça e desgraçadamente horrorosa, o homem só encarava quando, de quatro, ela ficava. E ele, mesmo assim, ainda tapava sua cara. Era a cara do demônio na porta do inferno tomando cachaça! Devia sonhar em, na loteria, ganhar um dia, para a máscara mal costurada que era a sua cara operar. Também! Não podia ser diferente. Marquinhos tinha a cara de um personagem de filme de terror e, além de rebolar como um viado desmunhecado ao andar, tinha se juntado com  Leuza-boca de chupeta (dos taxistas). Que, mais do que desgraçadamente horrorosa, se vestia como prostituta à caminho da feira..."
         (EXTRAÍDO DO ROMANCE "NÊGO FULÊRO...", de minha autoria, 1983)

"Não existe homem mais otário do que àquele que torna o seu inimigo cada vez mais criticado e, consequentemente, notado e comentado. É tão demente que faz divulgação do trabalho do outro, e nem sente". - SANFERR, 21.06.2015

"Quando não se tem as boas amizades pra que procurar ter as piores falsidades?" - SANFERR, 08.04.2005

"Deixe lá fora, e nem olhe, o que você não quer para olhar nem de longe". - SANFERR, 06.08.1990

"Se você não é lixo, pra que catar o que não presta, se misturar e sujar, como se fosse uma lata de lixo?" - SANFERR, 07.09.2010

"Não pode haver maior desprezo e humilhação do que você mostrar que, por certas pessoas, tem nojo e repulsa, sem querer nenhum tipo de aproximação". - SANFERR, 06.06.2015

"O homem que tem o poder de influenciar, até, no último instante, a História, disto ou daquilo, pode mudar". - SANFERR, 24.06.2015

"Você prova quem é quando mostra que, ao seu lado, não coloca uma pessoa qualquer". - SANFERR, 30.11.2011

"O escritor não "bate ponto". Senão ele seria um reles trabalhador. E nem sai de casa para trabalhar; ele traz o mundo todo para, dentro de sua casa, se instalar. O escritor é um operário das letras, privilegiado. Se ele fosse funcionário, mais um no mercado de trabalho, teria um simples salário e seria mal pago para "bater ponto" todo dia num emprego onde nunca seria valorizado. O escritor é um trabalhador superior, já que ele cria "um mundo" no qual o simples funcionário se torna seu leitor. O escritor é um operário intelectual e não um trabalhador braçal". - SANFERR, 20.09.2014


"Do jeito que o ensino está, não vamos duvidar se o dia chegar quando o diploma alguém questionar e perguntar onde esta pessoa conseguiu comprar ou roubar!" - SANFERR, 12.09.2014



RENÉ SANFERR, 25.06.2015
   O BLOG É O SEU JORNAL SEMANAL.
O TRABALHO DO JORNALISTA E COLUNISTA VIRTUAL
É SENTAR, ACESSAR E TER INFORMAÇÃO.
NO MUNDO INTEIRO,
O BLOGUEIRO VIVE DO CLICK
E DE DOAÇÃO.
 ATENÇÃO      
 AGRADEÇO AS CONTRIBUIÇÕES E PEÇO QUE CONTINUEM FAZENDO DOAÇÕES AO BLOG.
                  ASSIM COMO O JORNALISTA FUNCIONÁRIO DE JORNAL, O BLOGUEIRO-COLUNISTA, EM TODAS AS PARTES DO MUNDO,
                     EM VÁRIOS SITES E BLOGS, VIVE DO QUE ESCREVE, O SEU TRABALHO VIRTUAL É O SEU GANHA-PÃO.
   SEM NENHUM VÍNCULO EMPREGATÍCIO.
 DEPOSITE NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL.
CONTA O1:
Caixa Econômica Federal                                   -               Av. Estados Unidos, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    0063                                                            Conta: 023-00012630-9
CONTA 02:
Caixa Econômica Federal                                   -               Relógio de São Pedro, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    1416                                                             Conta: 013-00099159-3
CONTATOS:
e-mail: rsanferr@globomail.com
fone  : (71) 82347612
home-page: HTTP://SANFERRPRESS.BLOGSPOT.COM

sexta-feira, 19 de junho de 2015

BENDITAS (quase!) TODAS AS MULHERES!

BLOG 
SANFERRPRESS.
O BLOG QUE USA A INTERNET
PARA FAZER O POVO PENSAR.
E NÃO BESTEIRAS PESSOAIS
QUE NÃO INTERESSA A NINGUÉM
E ALGUÉM QUER POSTAR.


O BLOGUEIRO É VISTO
NO MUNDO INTEIRO.
TEM OBRIGAÇÃO DE SABER
O QUE VAI PUBLICAR
OU ESCREVER
O TEMPO INTEIRO.



UM BLOG MUITO BONITO, MAS SEM UM BOM TEXTO E NENHUM CONTEÚDO,
VAI SERVIR APENAS PARA SER VISTO E LOGO ESQUECIDO.
SIMPLESMENTE PORQUE TODO MUNDO NÃO VAI ENCONTRAR NELE
NADA DE BOM PARA SER SEMPRE LIDO.


"POR INVEJAR, AS PESSOAS
CRIAM MITOS E LENDAS
QUE NUNCA IRÃO SE CONFIRMAR"


OU O POLÍTICO FICA CONTRA ESTE GOVERNO
QUE ESTÁ CONTRA O POVO,
OU O POVO VAI FICAR CONTRA
O POLÍTICO QUE ESTÁ
À FAVOR DO GOVERNO.


ODEIO TER DE APARECER
PARA TODO MUNDO ME VER.
MAS AMO FAZER O MEU TRABALHO ACONTECER
PARA O MUNDO TODO LER.


OU VOCÊ FAZ UM TRABALHO PARA MORRER COMO
UM GRANDE HOMEM,
OU VAI TER TRABALHO,
VIVENDO E MORRENDO,
COMO UM HOMEM PEQUENO, 
SEM NOME E SOBRENOME.



SUSANA VIEIRA.
A GLÓRIA DE UMA BELA (E HONRADA, DECENTE, DIGNA)
SENHORA.
POR DENTRO E POR FORA.


     E viva a MULHER!!
     A GRANDE MULHER!!!! A mulher honrada, decente e digna. A MULHER-mãe, a MULHER (do marido!)- amante, a MULHER-de princípios, a MULHER-cristã, a MULHER-que se dá ao respeito, a MULHER-que tem dignidade, a MULHER-que não se entrega à qualquer um, principalmente. A MULHER que é descendente - e obediente - a Maria Santíssima. E não (jamais, never, nunca) a mulherzinha que envergonha a sociedade, a família, o esposo e os filhos por ter atitudes, e comportamento, da mulher mais vil, baixa e desclassificada, que só anda às voltas com um copo de cachaça, embriagada; ou, então, na farra, no meio da orgia, dançando como Salomé com uma bandeja de dejetos morais na mão, como Messalina que, no meio do salão, todos os homens roçam e passam a mão. E viva a MULHER!!!! A MULHER que é MULHER - e não mulherzinha! - é para ser, por todos nós, reverenciada, admirada, respeitada e homenageada. (A GRANDE MULHER - não por ser famosa, mas por suas atitudes - como a nossa homenageada de hoje). Sempre. A MULHER honrada, decente e digna (filha, esposa e mãe) que, seguindo os mesmos passos da maior espécime feminina que pisou neste mundo - Maria, Mãe de Jesus - pode-se comparar (se me permite os religiosos-teólogos), as palavras de Santo Tomás de Aquino, ao se referir a Rainha do Céu e da Terra: "Maria é àquela que esteve o mais próximo possível da Fonte da Graça".... (?)... Sendo assim, porque não concordarmos com as palavras do Santo e distinguir as MULHERES honradas, decentes e dignas daquelas que fazem questão de não o ser?... Apenas escandalizar, envergonhar?
     A MULHER honrada, decente e digna - que se dá ao respeito, se valoriza e, por seu comportamento íntegro, com moral ilibada de dona-de-casa que sabe qual é o seu lugar (e não uma qualquer, vadia e vagabunda que à todos gosta de se misturar, se entregar), correto, é valorizada - torna-se o ostensório de toda e qualquer família. (É fácil saber a MULHER que honra a sua casa como um templo, e a outra que transforma a sua casa num bordel, de beira de estrada, onde todos os homens entram para lhe apalpar!). Ela - a honrada, decente e digna - procura, na retidão de sua imaculada moralidade e no recinto do seu lar, banhando-se nas águas do pudor e decoro, ficar bem afastada daquelas outras que desmoralizam (e escandalizam) a sociedade, a família... Susana Vieira, a grande atriz - e também uma GRANDE MULHER - é tida (e vista) por muitos como um exemplo de mulher que veio ao mundo para POLEMIZAR. E jamais ESCANDALIZAR, se VULGARIZAR, ENVERGONHAR. À primeira vista, obviamente, ao vê-la (ou a escutar!), logo percebemos que ela não é nenhum exemplo de pureza e santidade; mas, depois do primeiro impacto do primeiro contundente momento, percebemos também que a pessoas Susana (e não a atriz) é, sim, uma MULHER honrada, decente e digna. Atos e atitudes todas elas (as mulheres) tem; agora, o grande diferencial que define o que é ser uma GRANDE MULHER, ou uma mulherzinha, é o que está escrito nas entrelinhas destas atitudes e atos...
     Seu nome verdadeiro é Sônia Maria Vieira Gonçalves, nasceu em São Paulo, a 23.08.1942. Na TV e no cinema, podemos destacar participações de grande repercussão, como, por exemplo, O Espigão, Escalada, Bambolê, A Próxima Vítima, Por Amor, A Sucessora, e por aí vai.
     Desbocada? Não! Coragem para dizer o que pensa, e o que sente, doa à quem doer. Escandalosa? Nunca o foi. E, sim, autêntica, verdadeira. Tanto que - como filha, esposa, mãe e avó - jamais envergonhou os seus familiares!... (Muito se falou dela, mas apenas especulações, mentiras dos inimigos invejosos, nada que ficasse comprovado!)... Namoradeira? Não! Uma MULHER apaixonada pelo amor. Enfim, Susana Vieira - como muitas por aí - é uma GRANDE MULHER. E não a mulherzinha baixa, vulgar e desclassificada que ( em qualquer idade, e condição sócio-profissional) fazemos questão de nem olhar na cara, sentimos nojo, repulsa e horror só de estar perto, por conta de sua falta de moral, dignidade. Todos nós conhecemos GRANDES MULHERES. E - infeliz e desgraçadamente - as outras que temos vontade de vomitar só quando as vemos passar, temos de respirar o mesmo ar, dividir o mesmo espaço. Eu conheço, de longe, o cheiro de uma desclassificada, sem honra e vergonha na cara. Por exemplo, a mulher que - para ter um teto e comida, que deve causar a maior indigestão com as ofensas e humilhações do homem que ela chama de marido - é menosprezada, rejeitada dentro de sua própria casa, quando o marido (?) a chama de velha feia, bafo de onça, nojenta, assanhada e desassuntada; quando ele a "joga" para fora da cama para dormir no chão, dizendo que tem nojo do contato com o corpo dela; quando ele a trata como vadia, a pior das vagabundas, ao falar (com o maior respeito e amor) com "a outra", diante dela; e, principalmente, quando ela mesma se derruba, se destrói - diante de todos, da família, dos amigos, da vizinhança - ao mostrar (e provar) que não tem a menor dignidade, moral, decência e honra, para se afastar, definitivamente, do seu carrasco. Do seu algoz moral, financeiro e sexual. (Se é que me entendem!). Esta é a pior mulherzinha que possa haver; a última das mulheres; a vergonha, a decepção, de toda e qualquer outra, a qual, por muito menos, não se deixaria ser pisada como tapete velho, sujo e fétido.
     GRANDES MULHERES - como Susana Vieira - deixariam isto acontecer? Ser tratada como lixo, a escória? Servir de palhaça, diante de todos, que sabe o quanto ela é humilhada? Não! Uma GRANDE MULHER prova - com seus atos e atitudes - que sabem se respeitar, se valorizar e ter um lugar na sociedade. (E não no bordel da sua própria desvalorização!). O lugar da MULHER que manda, e não é mandada; que se sustenta (casa, comida, etc) e não é sustentada por quem lhe trata como lixo; que dá a última palavra, e não ouve um rosário de ofensas e humilhações. A mulherzinha que se sujeita a passar por tudo isto, merece o que? O repúdio, o desprezo.Por ser digna de dó. Por - ao contrário de uma MULHER como Susana Vieira - não saber ter vez e voz. Por ser uma infeliz, pobre coitada, mal amada, desprezada, desvalorizada, ter seu nome (e tem esta coitada?) arrastado na lama, na sarjeta; e, humilhada, aceitar ser tratada como uma barata nojenta, de esgoto. Para estas - as desprezíveis mulherzinhas - só resta se lamentar, chorar; isto quando - para não "dar o braço à torcer" - finge que está tudo bem. Mesmo quando se arrasta pela rua puxando o fardo pesado de ser uma pobre desgraçada, da qual - as outras MULHERES decentes, honradas e dignas - tratam bem, mas com a distância que a moral e dignidade lhes manda ter com mulherzinhas deste péssimo (e triste) tipo...
     Vamos aplaudir, reverenciar a agradar com flores as MULHERES que - dentro de suas casas, com seus pais, esposos, filhos e netos - nos dão orgulho; e virar às costas para as mulherzinhas-vadias que, nas portas e esquinas, se depreciam, ridicularizam-se como a mais fiel discípula de Messalina. Sentir nojo, a mais profunda ojeriza, destas outras que envergonham, desrespeitam e esculhambam a espécime feminina. A Lei Maria da Penha foi a melhor coisa que aconteceu no universo feminino, já que não se deve bater na MULHER nem com uma flor. (Mesmo sendo ela a tal mulherzinha, a corneteira que coloca mais chifres no companheiro, do que a "rainha do gado").  Se esta indigna trai, faz coisas erradas, envergonha e denigre a imagem, a reputação do companheiro, não agrida, não mate. Jamais, nunca. Dê-lhe as costas e siga o seu caminho.
     Susana Vieira - a GRANDE MULHER, de atos e atitudes - jamais iria descer tão baixo. A sua trajetória de vida pessoal nos revela que ela é que toma as rédeas de todos os seus relacionamentos afetivos. Ela é que dá a última palavra.  Susana Vieira - a cada ato e atitude! -  - mostra que veio ao mundo para se beijar os pés dela e não ela lavar as cuecas de homens que são menores que ela. E assim deve ser toda GRANDE MULHER. Altiva, digna. E não um saco de lixo que - pode feder bastante, por seus atos e atitudes - todos (família, sociedade, amigos, filhos, netos) olham como um bicho peçonhento e nojento que se deve pisar.
     A MULHER é a maior criação humana de Deus. E a mulherzinha o maior exemplo que o diabo pode dar que tem poder sobre a mulher que não sabe se comportar!...
     Susana Vieira é a glória!!!!!!!!! A glória, o orgulho, como uma jovem senhora que, desde jovem, sabe se comportar, se assunta. A MULHER que nós, homens, temos de admirar, bater palmas, homenagear; e não a mulherzinha que o homem usa, abusa, despreza e joga no lixo. Susana é o exemplo de moral, ostensório de sua própria família. Espelho para todas que, assim como ela, querem marcar a sua existência com a bandeira da HONRA, DECÊNCIA e DIGNIDADE. Não é  - e nunca foi - uma pobre desgraçada que, embriagada, com um copo na mão de cachaça, fica nas portas e esquinas, como a mais baixa e vulgar das desclassificadas, uma puta que bebe para os machos não lhe ter respeito, passar a mão, dizer obscenidades. (Verdade ou mentira?).  Agora mesmo - nos feriados juninos, ao pé da (maravilhosa!) fogueira - é que o homem tem a prova de quem é  A MULHER difícil, de família, e a mulherzinha fácil, puta, que vai "forrozar" com o primeiro que lhe convidar para dançar!... (Verdade ou mentira?)...
     Au-revoir para todos que me criticam ou aplaudem. Na próxima semana, se Deus quizer, aqui estarei. Eu aqui e vocês daí. C'est la vie!

RENÉ SANFERR, 19.06.2015

a ESFINGE:
(UMA CITAÇÃO É APENAS A OBSERVAÇÃO DO PENSADOR
SOBRE FATOS, PESSOAS E ACONTECIMENTOS.
E, NA MAIORIA DAS VEZES, O AUTOR NÃO COMPARTILHA DA MESMA OPINIÃO
SOBRE O QUE FOI POR ELE OBSERVADO, ESCRITO E PUBLICADO)
"Tem a mulher que orgulha e a mulherzinha que envergonha. Da mesma forma que tem a mulherzinha que se comporta como prostituta, como a MULHER que tem vergonha, moral e se assunta"


RENÉ SANFERR, 21.09.1990


OPORTUNIDADE É O QUE PRECISA QUEM TEM TALENTO DE VERDADE
PARA MOSTRAR TODO SEU CONHECIMENTO E CAPACIDADE.


"SINAL VERDE,
 sinal vermelho".

..... todo BLOGUEIRO é um COMUNICADOR. E alguns, como no meu caso, COLUNISTA/JORNALISTA. Portanto, precisa ser pago pelo seu trabalho qualificado, já que não é um funcionário contratado. Continue colaborando. NÃO GOSTA do que lê, de cultura e informação? Então? Faça sua doação para este funcionário do qual você é o patrão. CAIXA ECONÔMICA FEDERAL. AG. 0063 - CONTA 02300012630-9. Se inclua na lista dos leitores-doadores. (SINAL VERDE)

..... tem um certo time baiano - ou não seria TIMINHO (tão descaradinho!), de tão humilhado e envergonhado desde que foi fundado pela Série A, JÁ QUE NUNCA um troféu conseguiu ter levantado - que (dizem quem o assiste jogar) se comporta como astros da novela "OS REIS dos GALHOS": cheios de cornos conformados (e ruborizados!) por viver de troféus (migalhas) "baratos" e - o mais importante, da Série A - não conseguir ter conquistado. Ô timinho amaldiçoado! Tanto que - quando faz um, dois gols - diz que o time rival foi goleado. Quem o terá fundado e batizado? O diabo? (SINAL VERMELHO)


.... que MA-RA-VI-LHA!! Chegou o São João! (Adorooooo!! Com o forró pé-de-serra!). Divirtam-se todos. Mas, cuidado com os exageros. E, principalmente, os fogos. Queira chegar inteiro ao próximo feriado junino. (SINAL VERDE)


..... depois de uma madrugada de insônia, e aproveitando para escrever - adoro fazer isto à noite! - no último dia 14(domingo) para 15 (segunda-feira, última), assisti o jornal (TV GLOBO) "HORA UM". (Não assisto sempre, já que só aciono o controle remoto da televisão ás 7:30 para o BOM DIA BRASIL). A última reportagem daquele dia (segunda, 15), me impressionou: houve um incêndio em uma casa e ficou tudo destruído. TUDO. NÃO SOBROU ABSOLUTAMENTE NADA. Nada!? Claro que Deus não ia deixar de aproveitar este fatídico para mostrar que Ele existe, deixar a Sua marca para "esfregar na cara" dos ateus, infíéis e quem zomba, não acredita, menospreza a existência d'Êle. Um calendário também foi queimado. MENOS A CAPA. E o que tinha - qual a gravura? - na capa? SANTO ANTONIO. (Acessem na internet a última matéria daquele dia do jornal!). E aí? Dizer o que?... Com todo respeito aos protestantes -sim, PROTESTANTES, pois CRISTÃOS e EVANGÉLICOS, somos todos nós que seguimos o Evangelho de N. Senhor Jesus Cristo - eu tenho absoluta certeza que foi um "CALA BOCA DOS CÉUS" para quem critica (como os citados protestantes, infiéis e ateus, principalmente os ignorantes, analfabetos, que vão pelas portas julgando e condenado todos, sem a menor capacidade moral e cultural para julgar a si próprio) o culto as imagens da Santa Madre Igreja, a católica romana. Nós, católicos verdadeiros - e não àqueles que dizem, e nem sabem o que é ser católico, vai ao altar comungar como quem vai a padaria comprar pão - sabemos que papel (gravuras), barro e gesso (imagens) não é para se louvar, muito menos adorar. Mas, ali - na gravura, na imagem - está a lembrança, a recordação de um santo que devotou sua vida, aqui na Terra, a'O Senhor. E, por conseguinte - em honra a tais santos - é que temos vários dias santificados, feriados nacionais e internacionais. E vocês, irmãos (em Cristo) protestantes que gostam de criticar a Igreja católica? Quantos feriados tem? Estão vendo como - quer queiram ou não - a Igreja CATÓLICA tem força, poder e respeito? Claro! Está em Mateus, 16: Cristo a fundou. (SINAL VERDE)


..... êta, lelê!! Vamos forrozar, meu povo. E, nos arraiá, as bunda olhar!... E outras coisas! Já observaram como - cantora sem voz, talento e desafinada - para "se mostrar" e, dizendo ela, "cantar", sobe nos palcos dos xôs (parecendo mais poleiros!) para conquistar a galera cantando, não com o útero, mas, em trajes sumários, mostrar o mesmo. Em público. Explicitado. E as dançarinas, coitadas? Tão burras que - para ver se tem neurônios dentro das belas cabeças - precisam balançar os cabelos como doidas varridas. Isto quando não - de costas!, ái é que os macho gosta! - exibem os derrières bundantes para o público. Claro! Já que lhes falta talento abundante. Enquanto o governo se preocupa com o rombo da Previdência, depois dos ma-ra-vi-lho-sos festejos juninos, o que mais vamos ver por aí são rombos no buraco da poupança!... (SINAL VERDE)


..... morreram JOSÉ MESSIAS e OLACYR de MORAES. O mestre do bom gosto, cultura e intelectualidade; e o gênio dos negócios. Dois personagens SANFERRIANOS. Ou seja, já foram homenageados aqui no blog. Deus os tenha! (SINAL VERDE)


.... e o WILLIAM BONNER falando, no JN, "MAJÚ" (Maria Júlia Coutinho, a moça do tempo, a boa e maravilhosa deusa de ébano). DE ARREPIAR!!




RENÉ SANFERR, 19.06.2015


EU MOSTRO A VIDA COMO ELA É.
E NÃO COMO VOCÊ OLHA E ELA NÃO É.

"É melhor temer o homem que sabe escrever e pode derrubar você, do que subestimar o mesmo homem por achar que, com as palavras dele, a você a ninguém vai incomodar". - SANFERR, 28.09.2002

"Mulher que frequenta salão de puta descarada, no qual só se ouve (e vê) palavras baixas de pessoas desclassificadas, deve ser a mais puta baixa que gosta de, neste antro de meretrizes, se juntar para ser vista e mal falada". - SANFERR, 20.09.1991



"Depois de comer e se fartar e, no lixo, o prato sujo jogar, é melhor nem para trás olhar e ver quem com os seus restos e migalhas vai se contentar, o prato pegar para as suas sobras raspar, matar a fome e se envergonhar de, no lixo, o seu prato sujo ter ido buscar". - SANFERR, 18.09.2002.


"É melhor se perder no deserto ao lado de serpentes, do que ter que dividir o mesmo espaço com certo tipo de gente. Pois é aí que as cobras vão lhe achar, picar, e você nem sente". - SANFERR, 06.12.2004


"Aos meus amigos para sempre vou ter a mesma cara. E, com inimigos, sempre eu nem vou olhar na cara". - SANFERR, 10.09.2010


"Tem família que você vê que tem moral e é decente. E tem casa, que se diz que é de família, mas se enxerga, de longe, o quanto todos são imorais e indecentes". - SANFERR, 06.04.1999


"Mulher velha e feia, com pose de mocinha, homem novo fecha o olho. E só quer comer a bundinha. Se ela der uma graninha". - SANFERR, 08.12.2001


"Você se rebaixar a um homem que diz que colocou outra no seu lugar, por um teto para morar e um prato de comida para se alimentar? Que mulher baixa, sem moral e vulgar! Honra, e dignidade, é que ninguém em você vai achar. E, como faminta e mendiga, vai lhe olhar". - SANFERR, 27.03.2014


"O povo do interior tem muito mais sabedoria do que a gente da capital que, só porque se diplomou em doutor, não tem essa esperteza nem por um dia". - SANFERR, 12.07.2006


"Ou você é um pobre coitado que tem muito trabalho por apenas estar empregado, sem nenhum valor no mercado, ou, então, você está bem colocado no mercado por apresentar um trabalho que é admirado e respeitado". - SANFERR, 01.05.2015


"Quem quiser me odiar pelo que eu tenho coragem de dizer, vai ter que se fuder. Até ser capaz de aprender o que eu sou capaz de escrever". - SANFERR, 03.06.2015


"Seja baixo-astral apenas quando estiver no meio de pessoas baixas e sem moral". - SANFERR, 17.12.2014


"Quando moramos no meio de pessoas que se comportam pior do que cachorros perdigueiros, remexendo seu próprio dejeto, no lixo, o mais certo que temos à fazer é ficar dentro de casa, sem a estas pessoas dar acesso, para não sentir o que deste lixo exala: o mau cheiro". - SANFERR, 20.05.2015


"Toda vizinhança tem gente que merece o nosso respeito. Como também tem àquelas pessoas, na vizinhança, que você nem deve olhar direito". - SANFERR, 08.03.2015

"Quem perder tempo em pensar que vai me descontrolar por me criticar, porque não ganha tempo tomando vergonha na cara para fazer um trabalho que o mundo todo passe a admirar, comentar? Nem pense que - por empregado estar - você é um funcionário admirável que faz um trabalho valorizado. Se fosse, é claro que a sua marca (seu nome) seria em todos os cantos comentado. Mas, como não passa de um burro de carga que tem de batalhar oito horas para ser mal pago, tem de se acostumar com um emprego que nenhum valor lhe dá". - SANFERR, 08.02.2014


"Enquanto o emprego braçal lhe deixa cansado, mal pago e desvalorizado, o trabalho intelectual lhe transforma num homem bem pago e valorizado". - SANFERR, 23.04.2014


"No mercado de trabalho tem emprego para quem só tem capacidade para carregar peso com os braços, como também tem espaço para quem tem competência para usar a cabeça e ter seu talento bem empregado e divulgado". - SANFERR, 01.09.2014


"Se o nome é o que faz o homem, o que faz o homem que não tem um nome?" - SANFERR, 10.09.2014


"Que pena que dá ao se ver um bando de homens esperando o tempo passar ao redor de uma mesa para jogar. Pobres coitados! Passaram a vida inteira à trabalhar e, ao se tornar aposentados, precisam jogar todas as cartas e pedras na mesa para a tristeza e mágoa disfarçar.. Para não se lembrar que o que lhes restou é vontade de chorar, pelo mundo não lhes valorizar, depois de tanto labutar. - SANFERR,  30.11.2000


"Tem casa que é um verdadeiro brega, já que só vemos putas e cornos entrar, para se embriagar e a orgia praticar, num ambiente só aparece gente que não presta". - SANFERR, 10.06.2003


"Em casa de putas, os cornos aos cachaceiros se junta porque o dono da casa não tem vergonha na cara e nem se assunta". - SANFERR, 12.03.2004


"Quando não queremos com certos tipos de pessoas nos juntar, mas temos de morar no mesmo lugar, a melhor coisa é dentro de casa se isolar, para deixar bem claro que o povo deste lugar em nada vai nos acrescentar, interessar". - SANFERR, 09.02.2008

RENÉ SANFERR, 19.06.2015
   O BLOG É O SEU JORNAL SEMANAL.
O TRABALHO DO JORNALISTA E COLUNISTA VIRTUAL
É SENTAR, ACESSAR E TER INFORMAÇÃO.
NO MUNDO INTEIRO,
O BLOGUEIRO VIVE DO CLICK
E DE DOAÇÃO.
 ATENÇÃO      
 AGRADEÇO AS CONTRIBUIÇÕES E PEÇO QUE CONTINUEM FAZENDO DOAÇÕES AO BLOG.
                  ASSIM COMO O JORNALISTA FUNCIONÁRIO DE JORNAL, O BLOGUEIRO-COLUNISTA, EM TODAS AS PARTES DO MUNDO,
                     EM VÁRIOS SITES E BLOGS, VIVE DO QUE ESCREVE, O SEU TRABALHO VIRTUAL É O SEU GANHA-PÃO.
   SEM NENHUM VÍNCULO EMPREGATÍCIO.
 DEPOSITE NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL.
CONTA O1:
Caixa Econômica Federal                                   -               Av. Estados Unidos, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    0063                                                            Conta: 023-00012630-9
CONTA 02:
Caixa Econômica Federal                                   -               Relógio de São Pedro, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    1416                                                             Conta: 013-00099159-3
CONTATOS:
e-mail: rsanferr@globomail.com
fone  : (71) 82347612
home-page: HTTP://SANFERRPRESS.BLOGSPOT.COM

quinta-feira, 11 de junho de 2015

QUEM É VOCÊ? DE QUE LADO DA CÂMERA, E DA NOTÍCIA, ESTÁ? QUAL A SUA IMPORTÂNCIA?

BLOG SANFERRPRESS.
O BLOG QUE USA A INTERNET
PARA FAZER O POVO PENSAR.
E NÃO BESTEIRAS PESSOAIS
QUE NÃO INTERESSA A NINGUÉM
E ALGUÉM QUER POSTAR.


UM BLOG MUITO BONITO, MAS SEM UM BOM TEXTO E NENHUM CONTEÚDO,
VAI SERVIR APENAS PARA SER VISTO E LOGO ESQUECIDO.
SIMPLESMENTE PORQUE TODO MUNDO NÃO VAI ENCONTRAR NELE
NADA DE BOM PARA SER SEMPRE LIDO.

O BLOGUEIRO É VISTO
NO MUNDO INTEIRO.
TEM OBRIGAÇÃO DE SABER
O QUE VAI PUBLICAR
OU ESCREVER
O TEMPO INTEIRO.

"POR INVEJAR, AS PESSOAS
CRIAM MITOS E LENDAS
QUE NUNCA IRÃO SE CONFIRMAR".


"FAÇAMOS DE NOSSAS IDÉIAS E OPINIÃO
A FORÇA QUE O POVO TEM DE TER 
PARA MUDAR SUAS PRÓPRIAS  IDÉIAS
E TRANSFORMAR UMA NAÇÃO".

OU O POLÍTICO FICA CONTRA ESTE GOVERNO
QUE ESTÁ CONTRA O POVO,
OU O POVO VAI FICAR CONTRA
O POLÍTICO QUE ESTÁ
À FAVOR DO GOVERNO.

ODEIO TER DE APARECER
PARA TODO MUNDO ME VER.
MAS AMO FAZER O MEU TRABALHO ACONTECER
PARA O MUNDO TODO LER.


OU VOCÊ FAZ UM TRABALHO PARA MORRER COMO
UM GRANDE HOMEM, 
OU VAI TER TRABALHO, 
VIVENDO E MORRENDO, COMO
UM HOMEM PEQUENO, 
SEM NOME E SOBRENOME.



MARK ZUCKERBERG.
(O CRIADOR DO FACEBOOK)
UM ROSTO BEM FOTOGRAFADO, FILMADO 
E UMA PESSOA BEM OU MAL COMENTADA?
OU UM NADA DE PESSOA QUE GOSTA DE COMENTAR
BEM OU MAL SOBRE UMA OUTRA PESSOA,
FILMAR E FOTOGRAFAR, 
FAZENDO DELA TUDO O QUE VOCÊ 
NÃO É, NUNCA FOI E JAMAIS SERÁ?... QUEM É VOCÊ?!


     Brasília, assim como a maioria das pessoas que - se é que me entendem (e pode parecer absurdo, incompreensível, à primeira vista, dizer isto!), as pessoas de um pouco ou quase nenhum entendimento político, já que este é o mal do eleitor brasileiro - não saber votar! - senão não estaríamos enfrentando um governo amoral e imoral, sem nenhuma honestidade em seus atos - querem parecer SER o que não SÃO, continua a mesma: com o egos em alta e, na realidade, os feitos em baixa. (E isto é o que difere quem é mesmo alguma coisa ou quem pensa ser alguma coisa, já que os políticos não SÃO; eles simplesmente ESTÃO... (?) ... Mark Zuckerberg, o criador do facebook, devia estar pensando nos políticos de Brasília e em Andy Warhol - o autor do famoso "quinze minutos de fama" para todo mundo - quando criou este mecanismo virtual, no qual pessoas completamente normais (e sem fazer nenhum trabalho especial que chame a atenção e lhe dê notoriedade) imaginam-se famosas e importantes, celebridades. Querendo (e postando!) na internet expôr suas fotos, particularidades, como se isto (esta exposição barata, de uma "fama" inexistente e ridícula) os fosse transformar em notoriedades admiradas em todo canto lugar, admiradas e respeitadas profissionalmente. Ora! Ou você é famoso ou vive colocando fama no outro; ou você é aplaudido ou aplaude; ou você está no centro das resenhas ou você está fazendo os comentários; ou você, mesmo bem ou mal, é lembrado ou é esquecido; ou você é filmado e fotografado (por câmeras anônimas, de anônimos inexpressivos e sem valor), em todo canto e lugar, ou filma e fotografa o outro, lhe dando mais relevância do que a você mesmo; ou você é visto, ou ninguém lhe enxerga. E, para completar o que faz a diferença entre quem é mesmo "alguma coisa" e quem não é "coisa alguma", ou você chama a atenção ou ninguém nota a sua presença. Enfim, ou você comenta sobre quem lhe incomoda (inveja, despeito, raiva por isto ou àquilo), ou quem lhe incomoda nem na sua cara olha, lhe tratando como merda, nada, um lixo, pior do que um cão perdigueiro no poste fazendo xixi... (A verdade é sempre dura e cruel!)... Chico Buarque, por exemplo - talvez tenha mudado de idéia - acha que a exposição o incomoda; o que não deve achar os senhores parlamentares, em Brasília - tanto na Câmara dos Deputados, como no Senado - que adoram se expôr. Em todos os sentidos falando. Será a famosa frase de Warhol que está criando uma nova síndrome?... (Tanto para os políticos , como para as pessoas anônimas e sem a menor importância?)... A síndrome do querer ser celebridade - tem gente que mata a própria mãe para ficar diante de uma câmera (TV ou celular), e já eu quero bem distância desta exibição visual - a qualquer custo? Expôr - postar e publicar - sua fotografia em todo lugar?... Em Brasília, nos corredores, se o politico vê uma câmera e não está sendo focalizado, certamente ele deve se achar parte do famoso baixo clero...
     O facebook, então - e tantas outras manifestações, digamos assim, do mundo virtual, como whatsapp, por exemplo - não é uma forma que Mark achou para o baixo clero se dar a importância que não tem?... (Dura e cruel constatação, mas é a maior verdade!)... Muitos deveriam - mas, infelizmente, a maioria gosta mesmo é de pagodear a cultura, arrochando a sua intelectualidade escassa! - ler "A Transitoriedade", de Sigmund Freud (1856 - 1939). Burros e incompetentes - que não tem cultura, e capacidade, para falar (ou muito menos escrever) alguma coisa útil e decente , na internet, ou em qualquer outro lugar - se embriagam demais e se intelectualizam de menos... O certo é que agora os "assuntos" da moda - e das pessoas que se acham o que nunca foram, não são e jamais serão - aparece em um vídeo macacado no You Tube, e recomendado no twitter, facebook, whatsapp... As redes sociais - se fossem usadas para a divulgação de coisas úteis, com conteúdo -  poderiam ser uma força poderosíssima na disseminação da cultura. (Por estas e outras - usar tantos a mídias virtuais para postar e comentar idiocrasias - os jovens de hoje estão cada vez mais incompetentes, incapacitados, e não se pode mais dialogar com eles!). O You Tube, por exemplo, foi usado pelo personagem John Brenam, interpretado pelo ator Russel Crowe, no filme "72 Horas" para aprender - isto é coisa da vida real também!, vê se pode tanta baboseira, inutilidade - a fazer uma chave-mestra para tirar a esposa da prisão... Tem gente que cria - pasmem! - blogs (apenas para "se aparecer", como ouví outro dia de um despeitado, invejoso e incapacitado, sem nenhum talento ou vocação para o tirar da existência medíocre e insignificante!) para ensinar como tricotar, pintar as unhas, se vestir. (Se bem que - mesmo sendo um país tropical, calorento - dá pena se vê tantas pessoas mal vestidas nas ruas. E - se vestir mal - não é uma questão de pouco dinheiro. Com pouco, se faz o muito. Quando somos charmosos, elegantes. E como isto humilha os que podem, mas não sabem se fazer notar por não saber se arrumar)... (?) ... 
     Tricotar e pintar unha!... Porque não postam, publicam, informação, história e cultura? Coisas, realmente, importantes? Como faço aqui, semanalmente, no blog que está fazendo história - e a cabeça de muitos por aí, importantes e anônimos - por eu ser um "formador de opinião", ter o que falar, fazer muitos se "aculturar"... E olhe que sou jornalista-colunista AUTODIDATA, com muito orgulho. Não precisei de diploma para - sem falsa modéstia, já que sei, tenho plena consciência do que posso e não posso fazer - escrever tão bem assim; Deus já me mandou pronto para o mundo... E, graças à Êle - somente à ÊLe, e não a nenhuma universidade -estou "dando na cara" de muitos diplomados por aí. De dez milhões de energúmenos que acessam a internet para ver (e aprender!) baboseiras - o You Tube está repleto destas merdas! - apenas 10% acessa os blogs e sites que tem valor de verdade. O que eu disse lá atrás? A maioria gosta é de pagodear a cultura, arrochando a intelectualidade. Pobres pessoas!  Sabem tudo o que não presta e nada do que presta. Mas, vamos, por isso, crucificar Mark Zuckerberg? Jamais! Vamos aplaudir. (Ironia minha!). E sabe por que? Ele fez um milagre. Transformou pessoas comuns, sem nenhuma qualificação para "aparecer" na sua ocupação (social ou profissional) diária, em verdadeiras celebridades com o uso do facebook. Fotos horríveis e comentários medíocres sobre pessoas que não tem voz e importância em canto algum. São NADA e vão morrer no "NADA de fazer algo relevante"... (Verdade ou mentira?)... E querem aparecer de qualquer jeito. Mas, como "quem tem muito a dizer não quer aparecer (assim como eu, que corro às léguas assim que vejo uma câmera), e quem não tem nada de importante para fazer, quer acontecer", entende-se muito bem a "onda" do facebook, whatsapp, e por aí vai...
     "Quem é você?", pergunta o título do artigo de hoje. Pois é. Já se olhou no espelho e se fez - "quem eu sou?" - esta pergunta crucial para a sua integridade psico-emocional?... Sabe como você vai saber se É ou NÃO É alguma coisa?... Respondendo a esta pergunta: você é a pessoas que todo mundo, em qualquer lugar, quer filmar e fotografar, ou, então, ao contrário, é a pessoa que, em nenhum lugar, não é filmada e fotografada por ninguém?... Respondeu? Eis aí o que o facebook, o whatsapp - e tantos outros mecanismos virtuais por aí - lhe transformou: em NADA, NINGUÉM, um ZERO à esquerda que sonha em ficar do lado direito?... (!)... Ridículo! Patético! Infeliz e pobre coitado!... Da mesma forma que alguns politicos, em Brasília, que gostam de aparecer demais e vão ter mandatos de menos!... Enfim, o facebook - e todas as redes sociais - estão dando espaço para quem quer ter espaço. Necessáriamente, isto não significa que todas as pessoas façam por merecer ter este espaço. E espaço merecido e conquistado é quando fazemos um trabalho que nos proporcione nome e status, já que o simples fato de estar (apenas) empregado não dá a ninguém (a não ser cansaço e o funcionário se sentir desvalorizado) noe e status... Este é o motivo de termos, na sociedade, pessoas notórias, personalidades. E quando a pessoa - por mais que se mate de trabalhar, o dia todo, de segunda a sexta, o ano todo - não consegue "espaço" por não fazer um trabalho que a torne notável, personalidade admirada, é óbvio que procure o facebook (ou coisa igual, como o You Tube, whatsapp) para "se aparecer". Ridicularmente expondo-se como o"ninguém que quer ser alguém"... (Sic!)... Achando assim, errôneamente, que tem importância; "dando-se de presente" os tais quinze minutos de fama citados, num passado não tão distante assim, por Warhol... Milhões e milhões de pessoas estão hoje, agora, neste exato momento, postando e recebendo mensagens, fotos e filmagens - nos meios virtuais - que não interessam a mais ninguém, a não ser o vicioso (e ridículo!) círculo de outras pessoas iguais à elas que se acham tudo. Sem se dar conta que não são nada... (A verdade é dura, cruel, ofende e incomoda. Mas é a verdade!)...
     Vejam o ridículo (e constrangedor!) da situação dos que "se acham e não são"... "Olhe aonde estou!", "Veja a viagem que fiz!", "Comi isto", "Tô mandando a minha foto com sicrano, beltrano", "Tô namorando com fulana de tal!"...
     Agora, a pergunta que não quer calar: quem é esta fulana de tal?... E quem é este sicrano da fotografia? Sei lá! Respondendo (também) a estas duas perguntas logo, logo - sem nem precisar se olhar no espelho - você vai se dar conta que o que faz (seu trabalho, ocupação profissional e social), e o que você representa (para o mundo), não tem o menor valor, a menor importância na vida de "todo mundo".
     Mark Zuckerberg talvez não tenha imaginado que - ao criar o facebook estava (também) colocando na cabeça de milhões de pessoas que o lugar delas não é como "notícia"; mas, sim, dando notícia sobre quem é relevante, faz um trabalho que mereça ser "a notícia". Por esta razão, ou você é um rosto bem fotografado, filmado (por câmeras de celulares) e postado, posteriormente, no facebook por outras pessoas que assim estão lhe dando fama e notoriedade, ou, então, você perde seu (precioso?) tempo, como um verdadeiro idiota, otário, filmando e fotografando o rosto de outras pessoas que, ao contrário de você, são, realmente, importantes. E mais: pior é quando se usa o facebook, as redes sociais, para postar fotos e filmagens achando que se vai destruir, derrubar uma pessoa, denegrir uma reputação. Doce ilusão! O "tiro sai pela culatra", paspalho! Quanto mais falamos mal de uma pessoa, mais ela se torna importante, já que a curiosidade do vox populi faz co que todos queiram saber quem é esta pessoa... O facebook, as redes sociais, é uma faca de dois gumes; nunca se pode prever as ações - e reações - provocadas depois de uma postagem, um comentário. O mal que você quer fazer ao outro pode servir como divulgação, propaganda gratuita do trabalho dele - já que, mesmo sem querer, você está lhe dando espaço por se lembrar dele - ou o bem que você pensa que está fazendo a si próprio (com uma exposição exagerada e descabida no facebook), pode servir para mundo todo (e todo mundo) lhe ver como você é: NADA. Quer ser notícia? Vê-se filmado, fotografado e comentado nas redes sociais?... Faça um trabalho relevante que torne uma pessoa importante. Um nome que lhe faça uma "notícia", entendeu?... Mas uma "notícia de futuro" e não "meteórica, passageira", como vemos, por aí, merdas e mais merdas, lixos, que fazem um "sucessozinho" e logo, logo, vão desaparecer para sempre nos ostracismo, no limbo, da sua própria incompetência, incapacidade e falta do verdadeiro talento...  Os programas de TV e rádio nos apresentam - diáriamente, incansavelmente - estes "lixos culturais" que se dizem famosos, mas, logo, irão ser descartados e jogados "de lado", já que não servem pra mais nada a não ser "pagodear" a cultura e "arrochar" a intelectualidade... (Se é que me entendem!)...
     Um exemplo do que é fazer um trabalho relevante para ser, realmente, importante - sem precisar da ilusão do facebook e, muito menos, do ridículo whatsapp, e outras redes sociais - é o livro "A Verdadeira Vida de Sebastian Knight" (ed. Alfaguara, 200 págs.), de Vladmir Nabokov (1899 - 1977). Sabe como ele escreveu este livro para merecer ter "um espaço", ser "a notícia", um rosto fotografado? Escrevendo apoiado num bidê, durante um mês, para inscrever a estória num concurso literário britânico. (E olhe que, naquela época, nem se sonhava em internet, redes sociais). Quer outro exemplo? Suze Rotolo, artista norte-americana, famosa por seu relacionamento de três anos com o cantor e compositor Bob Dylan. (Vejam bem: ela precisou ser muda de um famoso para ser famosa). Botolo inspirou algumas das primeiras canções de amor de Dylan, dentre elas, Boots of Spanish Leather e Tomorrow is a Long Time. Isto, sim, é ser famoso, ter notoriedade. (Não estas desgraças sem nenhuma cultura que atocham e pagodeiam a nossa vã (?) intelectualidade).  Ser fotografado (e filmado) como gente importante. Ao contrário de você. Que pode postar milhões de fotografias  na internet, exibir seu dia-a-dia em o menor pudor, anunciar "aos quatro ventos" com quem está se relacionando no facebook, que nunca, jamet, never, será uma pessoa que chame a atenção (bem ou mal!) das outras. E - da mesa forma que os politicos do baixo clero, em Brasília - pode até se iluminar um pouco; mas nunca terá os holofotes sobre si. Assim como o seguidor do facebook que tem seus "quinze (ridículos e inexistentes!) minutos de fama", o politico que, em Brasília, no Congresso Nacional, não fizer a sua história, vai se deitar no berço nada esplêndido da (falsa) fama. Pode postar o que quiser nas redes sociais. Mas, antes, vai ter que provar que é um homem importante de verdade ao falar, discursar, se "pronunciar"!...
     O facebook - enfim, todas as redes sociais, com os mais diferentes nomes - é, paradoxalmente, um doce e perigoso engano. Eu diria até mais: "ouro de tolo". E quem acredita que estar nelas (nas redes) é o máximo, "da hora", "na onda", vai nadar, nadar e morrer afogado na praia do  inexistencialismo do seu próprio EU. O facebook não vai lhe transformar em ALGUÉM se você não postar na internet algo de valor para mostrar (e provar) que deixou de ser NINGUÉM. Portanto, aproveite as "cartas que estão na mesa", "a faca e o queijo que está em sua mão". Faça uso do facebook para publicar alguma coisa que lhe faça diferente. E não besteiras (fotos, comentários) que deixem todo mundo - e o mundo todo - com relação a você totalmente indiferente. Quer queiram ou não, o mundo é feito de gente que chama a atenção e sobressai, pelo que faz, no meio da multidão. Você, se exibindo no facebook, vive de ilusão. Porque nada que postar, publicar, vai chamar a atenção da multidão. Viva para provar a sua criatividade; e não mostrar a sua (infinita) superficialidade. Você é um homem ou um animal irracional? Observem os animais. Conseguem mostrar aos outros como caçar entre si; mas eles, irracionais, não dizem "vamos caçar de um modo diferente". Apenas, repetem sempre a mesma coisa. E você, humano?... Sofre desta limitação? Vai, sim, retroceder ao tempo das cavernas se - limitado ao facebook, as comunicações online (são necessárias, mas não são tudo), não provar que é um ser que PENSA e tem o que DIZER. Faça como Leonardo da Vinci. Seja o criador de uma Mona Lisa. E não (somente) um observador de várias obras.
     Au-revoir para todos que me criticam ou aplaudem. Na próxima semana, se Deus quiser, aqui estarei. Eu aqui e vocês daí. C'est la vie!

RENÉ SANFERR, 11.06.2015


a ESFINGE:
(UMA CITAÇÃO É APENAS A OBSERVAÇÃO DO PENSADOR
SOBRE FATOS, PESSOAS E ACONTECIMENTOS.
E, NA MAIORIA DAS VEZES, O AUTOR NÃO COMPARTILHA DA MESMA OPINIÃO
SOBRE O QUE FOI POR ELE OBSERVADO, ESCRITO E PUBLICADO)
"O homem importante não se acha, e, muito menos, diz que é importante. Ele não precisa falar nada. E sabe porque? Porque ele sabe que faz um trabalho relevante. E não insignificante, medíocre. E todos os outros homens o reconhece como um homem diferente e importante por ter um nome".

RENÉ SANFERR, 26.02.2014


OPORTUNIDADE É O QUE PRECISA QUEM TEM TALENTO DE VERDADE
PARA MOSTRAR TODO SEU CONHECIMENTO E CAPACIDADE.


"SINAL VERDE, 
 sinal vermelho".


..... todo BLOGUEIRO é um COMUNICADOR. E alguns, como no meu caso, COLUNISTA/JORNALISTA. Portanto, precisa ser pago pelo seu trabalho qualificado, já que não é um funcionário contratado. Continue colaborando. NÃO GOSTA do que lê, de cultura e informação? Então? Faça sua doação para este funcionário do qual você é o patrão. CAIXA ECONÔMICA FEDERAL. AG. 0063 - CONTA 02300012630-9. Se inclua na lista dos leitores-doadores. (SINAL VERDE)

..... HUM MILHÃO de reais para o INSTITUTO LULA? Para um analfabeto e intelectualmente incapacitado "palestrar"? O que este cidadão - sim, porque AGORA ele é EX em tudo, menos na ignorância cultural - tem para provar ao falar? A sua diplomação, a sua lábia em ENGODO, EMBUSTE e MENTIRA? Deste jeito, vamos ao campo, aos matos, as roças e fazendas. Sabe pra que? Chamar os burros, asnos e jumentos para "palestrar" e, como relinchar, nos ensinar. (SINAL VERMELHO)

..... a BAHIA - que triste sina, logo aqui!? - vai estar (de hoje até sábado, dia 13) mais do que suja. A desgraça vai sair de "todos os cantos e lugares" para se instalar num certo hotel da capital, a qual vai - por três dias - deixar de ser SOTEROPOLITANA para ser SUJEIRAPOLITANA... (?)... Se todos os apartamentos - principalmente a SUÍTE (ex) PRESIDENCIAL  - puxar a descarga da latrina, o prédio deste hotel vai desabar, ruir e todo ele (com tudo que estiver dentro), vai escoar pelo ralo á cainho do esgoto, da fossa fétida. A terra de TODOS OS SANTOS vai virar, até sábado, na terra de TODOS OS LIXOS. Vão ser tantos que serão pagos para encher os salões do hotel que, depois, em algum lugar, o dinheiro no governo vai faltar. (SINAL VERMELHO)


..... não poderia nascer em outro Estado, senão nesta terra cheia de mentes criativas, geniais e que, no mundo, são o diferencial: a BAHIA. (Amo ser baiano, adoro CAMAMU, minha terra!). MARIA BETHÂNIA, ao longo de seus 50 anos de carreira, tem provado que é uma "baiana que faz jus ao lugar onde nasceu: a terra de gênios maravilhosos que fazem a diferença. Parabéns a esta mais famosa e ilustre santamarense! (SINAL VERDE)


..... vou continuar "batendo na mesma tecla", já que observo - e acredito que vocês também, em todo canto e lugar - diáriamente: as crianças e adolescentes não estão se formando culto-intelectualmente. Como? Se - depois da aula curricular, na escola - estão indo "fazer banca" com "professores" (do que?) que não sabem falar, escrever e nem se expressar? O Ministério da Educação tem de se manifestar contra estas "bancas" que vão, futuramente, provocar uma desgraça cultural nestes alunos. Atualmente, a desgraça pode se agravar, pois - não todos, vejam bem! - os tais "mestres" estão deixando os "alunos" se formarem em putaria, vendo, na internet, filmes pornôs. Enquanto deveriam estar estudando. É só perceber, e ouvir, as barbaridades (e promiscuidades) que saem falando das "aulas". Os pais que abram os olhos, senão as filhas vão formar, sim: mas um outro ser humano. Fica o alerta. (SINAL VERMELHO)


..... no próximo sábado (dia 13), a Igreja Católica celebra um de seus maiores santos: SANTO ANTONIO. O "santo escolhido e capacitado, como homem, enquanto viveu, na terra, para ser SANTO no Céu", já que Deus "não escolhe os capacitados (endinheirados), mas, sim, capacita os escolhidos (mendigos)". Mesmo, enquanto homem, na terra, SANTO ANTONIO tenha tido uma vida "cheia de privilégios" terrenos. Mas, para alcançar, na eternidade, os privilégios mais importantes ao lado de Deus, teve que se despir dos bens e, praticamente, tornar-se um paupérrimo, necessitado, vivendo de esmolas alheias. É difícil vê-se um homem rico, cheio de bens, ser escolhido por Deus. Estes tem tudo aqui, e riem, festejam; para, depois, na vida eterna, chorar e se arrepender. Para sempre. Por tudo que teve de bom na vida terreno, material. A vida é curta. Depois da morte, é longa, longa, longa, longa... infinita. O que você quer? Ter tudo aqui para acabar logo? Ou, junto de Deus, para sempre? (SINAL VERDE)


..... CAMAMU, no baixo sul da BAHIA - Tabuleiros de Valença -, a terceira maior BAÍA (mar) do Brasil (depois da Guanabara e de Todos os Santos), está - social e politicamente - jogada "às traças". Um horror! Também! O povo-eleitor é culpado. Estão cegos? Colocar qualquer lixo, merda que não presta pra dirigir a própria casa - quanto mais um municipio histórico como o nosso - no governo? Vocês, conterrâneos camamuenses, votam por simpatia ao candidato ou porque não sabem o que é politico ter capacidade e competência administrativa, social e politica?... Estão transformando a prefeitura no que? Numa privada cheia de merda que só cheira a cocô?...
 A cidade merece coisa melhor. E não o pior. Coloquem para governar quem AMA o municipio e não os seus próprios interesses. O cemitério, então, está uma vergonha. E as ruas adjacentes? Cadê a grana dos impostos do povo? Me deu vontade de vomitar. Fiquei triste, chocado e decepcionado ao ver minha cidade deste jeito. Por outro lado, felicissimo ao rever tantos rostos que, para mim, são mais do que importantes: são queridos, amigos. (SINAL VERMELHO)


..... é por estas e outras que os homossexuais são discriminados, marginalizados, quando muitos - infelizmente, uma minoria - não gosta de LEVANTAR BANDEIRAS. Por exemplo: o homem e a mulher HETEROS saem por aí gritando, fazendo passeatas e manifestações, 'EU SOU HOMEM, EU SOU MULHER"?... Apesar de minha opção sexual - MINHA e não PUBLICA, não gosto de me  expôr, escandalizar, já que só me trajo de paletó ou blazer, sou conservador, discreto, camisa social - estou INDIGNADO, REVOLTADO com a cara-de-pau, o cinismo de uns e outros na PARADA GAY de SÃO PAULO, domingo último, dia 07. DEUS é para ser respeitado e não achincalhado. (Se fosse eu arderiam nas chamas do inferno!). Ser gay não significa estar fora da FÉ, da Igreja (seja ela qual for, e padre, ou pastor, que discriminar o gay, não é digno de estar ali), ser marginalizado pela religião. Gay - que é de Deus, e não do demônio, de outros deuses e crenças - frequenta a igreja: católica ou protestante. E todos àqueles que tem DEUS como SENHOR está repudiando o que fizeram com os símbolos cristãos. NOTA ZERO. Estou enojado!! (SINAL VERMELHO)


..... é risível, patético, quem NÃO SABE NADA querer criticar QUEM SABE UM POUCO DE TUDO. (SINAL VERMELHO)


..... respondendo alguns e-mails: não estou escrevendo sobre o futebol, principalmente o baiano, da SEGUNDA DIVISÃO, por que não falo sobre coisas pequenas, menores e desimportantes, o baixo clero. Com uma excessão: o ESPORTE CLUBE BAHIA - o timão da terra de TODOS OS SANTOS, o único na terra do SENHOR DO BONFIM que tem MORAL, NOME e TÍTULOS para ser respeitado no cenário nacional. O resto é arraia miúda, que - após anos e anos de fundação, de estrada - não tem nenhum título nacional, nem uma estrelinha sequer para honrar a sua camisa. É a vergonha nacional (com relação ao brasileirão da PRIMEIRA DIVISÃO), o lixo, a escória do futebol brasileiro. Agora, meu BAÊA!!! Acorda! Deixe o salto alto e volte a jogar. Estou torcendo. Mesmo não perdendo meu tempo para assistir jogos da série dos times menores, coadjuvantes. (SINAL VERMELHO)


..... será que o governo de DILMA ROUSSEFF ainda não acordou e espantou o PESADELO que assusta o povo brasileiro? É muita falta de vergonha na cara: anunciar obras para enganar a nação, disfarçar novos meios de promover mais falcatruas, roubalheiras e corrupção. O que vai ter de grana (do povo) desviada nestas novas obras salomônicas anunciadas segunda, em Brasília. A Câmara dos Deputados e o Senado tem de se pronunciar. O povo está de olho neles. Na posição QUE VÃO TOMAR CONTRA O GOVERNO FEDERAL. DILMA, V. Excia. - e todo seu ministério - não engana mais ninguém. Estão fazendo papel de palhaços. Oficiais. O povo brasileiro não confia mais em nada que o PT falar. Mesmo se eles disserem ao povo que o partido não merece mais confiança. Nem isso. (SINAL VERMELHO)

RENÉ SANFERR, 11.06.2015


EU MOSTRO A VIDA COMO ELA É.
E NÃO COMO VOCÊ OLHA E ELA NÃO É.


"Esposo ou esposa não é família. É uma parceria que pode acabar um dia. Família é a que você nasceu e que, um dia, você vai entender porque, para você, Deus a escolheu" - SANFERR, 08.04.2010


"Minha família acima de tudo. O resto, para mim, é tudo de ruim que sobra no mundo". - SANFERR, 20.07.2014


"          - Eu não sabia que puta vadia, descarada e safada, agora anda fardada!...
            - Você num sabia, não, Ramon!? - e a outra, vizinha bem informada da vida alheia, estava doida para entrar em detalhes sobre o que Tônia fizera para conseguir tal irrelevante ocupação: se abrira as pernas ou se agachara para, em algum, dar uma chupada. Claro! Burra, ignorante e analfabeta, incapacitada culturalmente, só podia ter mesmo usado seus atributos de "cadela e prostituta diplomada" para conseguir, no concurso, ser classificada e chamada.
            - Daí à pouco, num vai demorar nadinha - continuou a fofoqueira - e quem vai tá também fardada, é a sapatona, roçona e gilete da filha. Descarada que só ela!... Observe como ela...
     Ramon cortou a conversa:
                  - E você acha que eu tô interessado, tenho tempo à perder com esta gentalha baixa e desclassificada? Nem nas fuças deles olho, tenho nojo, ojeriza só de saber que estou dividindo a mesma rua...
                   - Tudo bem. Eu sei que você num gosta de se rebaixar em dar atenção a esse tipo de gente, mas, observe como cada dia a filha deles, de Tônia e Tércio, aparece com um, e, depois, com outra. Dizem que o pai é viado incubado, Tônia puta-véia, passada e repassada por todo homem e rapaziada da área. Até o compadre come ela!... Viram os dois, outro dia, em pleno dia, entrando num motel, lá pras bandas da rodoviária - e falou no ouvido de Ramon o nome do "abelhudo". E a corna da mulher dele, além de tomar os catiripapos em casa e ficar calada, finge não saber de nada... Essa gente num presta; tudo safada, sem vergonha. E ele tira uma "onda"...
                    - É lixo. Merda que fede, não presta nem para se olhar, muito menos se misturar, senão você vai se sujar também. Sem nenhum valor e importância de nada. Presepeiro, baixo e corno alegre. Manso. Do tipo "cão que late demais e morde de menos"... Que moral um homem desse pode ter? Viado disfarçado de macho, por trás arrombado, corno conformado e cheio de galhos, pai de filho que se oferece - no caminho da escola - para qualquer um que tenha carro e possa lhe dar uns trocados, além da filha que um dia chupa buceta e, no outro, fica de quatro para ser lascada... É a pior família que tem na área. A escória.
        (EXTRAÍDO DO ROMANCE "NÊGO FULÊRO...", de minha autoria, 1983)

"Assim como, a cada instante, as pedras mudam de lugar, a vida do homem, para melhor ou pior, a qualquer instante pode mudar". - SANFERR, 02.02.1989


"Nunca diga eu sou vencedor na vida e fulano perdedor, pois o que hoje pode parecer certo, amanhã pode aparecer como incerto". - SANFERR, 21.10.2002


"No meio de pessoas baixas, vulgares e desclassificadas, a pessoa altamente culta, intelectualizada, e bem informada, geralmente é vítima de mentiradas, por ser bastante invejada por pessoas despeitadas e desqualificadas". SANFERR, 05.03.2015


"Não tenha receio se a vida uma peça lhe pregar e a pessoa certa ao seu lado não colocar. Você tem que ser auto-suficiente e se bastar. Você tenha medo se a vida uma desgraça em forma de pessoa no seu caminho colocar e fizer vocês dois se juntar". - SANFERR, 17.08.2010


"O que é ser u homem apaixonado, enamorado? É ser um palhaço de longe comandado e, de perto, hipnotizado. E se for motorizado, então, vai ser motorista que não anda fardado". - SANFERR, 11.06.1999


"Não adianta você ter o ego em alta se os seus feitos e méritos estão sempre em baixa". - SANFERR, 08.11.2010


"Politico não É. Ele apenas ESTÁ sendo o que o eleitor quer". - SANFERR, 14.11.1988


"Uma mente brilhante incomoda a quem tem uma cabeça vazia, á todo instante, todo dia". - SANFERR, 17.03.2014


"Entre ser um funcionário assalariado ou ter o seu trabalho valorizado, o que você quer ser? Um profissional qualificado e admirado, ou um operário mal pago e desprezado?" - SANFERR, 01.05.2000


"Antes de odiar alguém, se olhe no espelho e procure enxergar o que ele tem e você não tem". - SANFERR, 08.04.2015


"Tem tanto lixo por aí, juntos e misturados, ou casados, que, logo, logo, não vamos mais ter o dia dos namorados. Vamos ter é o dia dos lixos ensacados". - SANFERR, 12.06.1987


"Nunca se deixe ser conquistado. Prefira selecionar quem, por você, vai ter o privilégio de ser amado". - SANFERR, 09.12.2001


"Tem trabalhador que precisa ter ao lado uma equipe, muitas vezes bastante incompetente. E tem o escritor que não precisa ter, ao lado, nenhuma equipe, pois é um trabalhador bastante competente". - SANFERR, 23.07.2013


"Podem me crucificar, mas eu sempre da cruz vou me libertar, porque sempre tenho Deus, ao meu lado, para me salvar". - SANFERR, 23.09.2013


"Tem time de futebol que é tão maldito que, nem de uma lata de lixo, conseguiu pegar um troféu nacional para mostrar". - SANFERR, 05.12.2014


"Tem gente que, mesmo diplomada, só escreve merda. E tem outras que, de tão qualificadas para escrever somente o que presta, não precisam ser diplomadas. Basta ser autodidatas". - SANFERR, 08.06.2012


"Dê-se valor. Para que se unir a quem não tem valor?" - SANFERR, 12.06.2010


"É preferível o gay bem qualificado do que um macho mal capacitado". - SANFERR, 05.12.2010


"Se você não quer ser comparado ao lixo, prefira ficar sózinho e consigo mesmo muitissimo bem acompanhado, do que colocar ao seu lado quem não está à sua altura nem para lamber a sola do seu sapato". - SANFERR, 18.09.2011


"É melhor andar a pé e estar bem alimentado do que passar fome motorizado". - SANFERR, 29.12.1989


"OLhe de cima para quem não tem altura para lhe olhar de baixo". - SANFERR, 01.02.2014




RENÉ SANFERR, 11.06.2015







   O BLOG É O SEU JORNAL SEMANAL.
O TRABALHO DO JORNALISTA E COLUNISTA VIRTUAL
É SENTAR, ACESSAR E TER INFORMAÇÃO.
NO MUNDO INTEIRO,
O BLOGUEIRO VIVE DO CLICK
E DE DOAÇÃO.
 ATENÇÃO      
 AGRADEÇO AS CONTRIBUIÇÕES E PEÇO QUE CONTINUEM FAZENDO DOAÇÕES AO BLOG.
                  ASSIM COMO O JORNALISTA FUNCIONÁRIO DE JORNAL, O BLOGUEIRO-COLUNISTA, EM TODAS AS PARTES DO MUNDO,
                     EM VÁRIOS SITES E BLOGS, VIVE DO QUE ESCREVE, O SEU TRABALHO VIRTUAL É O SEU GANHA-PÃO.
   SEM NENHUM VÍNCULO EMPREGATÍCIO.
 DEPOSITE NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL.
CONTA O1:
Caixa Econômica Federal                                   -               Av. Estados Unidos, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    0063                                                            Conta: 023-00012630-9
CONTA 02:
Caixa Econômica Federal                                   -               Relógio de São Pedro, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    1416                                                             Conta: 013-00099159-3
CONTATOS:
e-mail: rsanferr@globomail.com
fone  : (71) 82347612
home-page: HTTP://SANFERRPRESS.BLOGSPOT.COM