quinta-feira, 2 de junho de 2011

A ETERNA SENSUAL E FOGOSA GABRIELA



                                                      ACESSOS
                                             BALANCETE MENSAL
                                              (MÊS 08 - PERÍODO)
                                             01.05.2011 a 01.06.2011
                                                     home-page:
                                 HTTP://SANFERRPRESS.BLOGSPOT.COM
                                                      (921.915)
                                   (NÚMERO OFICIAL ACESSOS AO BLOG)
                                          Parabéns, SANFERRPRESS!!






                                                 SÔNIA BRAGA,
     UMA JOVEM SENHORA COM A EXPERIÊNCIA DE UMA "SENHORA" ATRIZ.



     Na próxima quarta-feira, dia 08, uma das maiores atrizes brasileiras de fama internacional de todos os tempos desde Carmem Miranda (apesar desta ter nascido em Portugal), completará 61 anos de idade com uma vitalidade (e corpo) de uma balzaquiana no auge de todo seu glamour, esplendor, glória e, neste caso, sex appeal. Com uma trajetória de sucesso nas telas de cinema e televisão, principalmente nos EUA, para onde se mudou em 1985 e fez uma carreira vitoriosa mesmo sem jamais ter sido premiada com o Oscar - apesar de várias indicações a prêmios importantíssimos que lhe rendeu respeito e credibilidade no meio artístico da terra do tio Sam, além de excelentes amizades (e relacionamentos, of course!) - ela esteve lado a lado com as grandes estrelas do show business americano e mundial como, por exemplo, o galã Robert Redford e o guitarrista de jazz Pat Metheny, com quem chegou a se casar. Seu nome é Sônia Maria Campos Braga, ou, simplesmente, Sônia Braga, nossa eterna Gabriela.
     Nascida em 08 de junho de 1950, em Maringá, no Paraná, filha de Hélio Fernando Braga e Maria Braga, uma figurinista de renome na cidade, Sônia desde cedo mostrou que era diferente, nada convencional, com pensamentos e um comportamento à frente de seu tempo. Irmã de Hélio, Ana e Júlio, Soninha - como sempre foi chamada carinhosamente pelos mais íntimos - tinha sonhos e ambições típicos de qualquer jovem interiorana que sonha com a cidade grande e as oportunidades que a selva de pedra (coincidentemente o título de uma de suas futuras novelas) pode oferecer a quem deseja algo mais da vida, menos o trivial emprego qualquer, casamento, filhos e uma futura aposentadoria que só dará para as despesas básicas até a metade do mês, uma viagem (?) anual, talvez um carro popular na garagem de uma casa desconfortável e (eternamente) inacabada, além do prosaico -e pitoresco! - churrasquinho no fim-de-semana com parentes e amigos também comuns, que nada fizeram - em termos profissionais e sociais - ao longo da vida para serem lembrados pelas gerações futuras como personagens relevantes no livro clássico (e em alguns casos - dependendo da batalha travada - até mesmo épico) chamado "Esta é a sua Vida". Sônia queria tudo que é de direito a quem Deus deu talento e o querer dela foi tão forte, tão batalhado, que tornou-se realidade depois de anos de obstinação e coragem para lutar como uma tigresa - música composta para ela por Caetano Veloso - contra os famosos NÃO que todas as pessoas bem sucedidas recebem no início da carreira. Hoje, seis décadas depois, Sônia Braga pode olhar para trás e se ver registrada para sempre no cartório dos mitos nacionais de um país rico em pessoas inteligentes, capazes, mas totalmente desencorajadas para derrubar barreiras, pular fora do bloco do mesmismo, do "maria vai com as outras" e tornar-se ímpar, único, ser o diferencial entre pessoas e nomes, marcas. (Se é que me entendem!)...
     No anseio, na obsessão que tinha dentro de si para tornar-se futuramente importante, mais que um simples rosto na multidão dos anônimos, Sônia juntou tudo, todos os sonhos, expectativas, esperanças e, literalmente, os "panos de bunda" (perdoem-me a expressão deselegante, chula) e, com uma bagagem cheia (de ideais) focou seu destino no eixo São Paulo/Rio - onde as coisas acontecem para quem quer seguir a carreira artística - e para lá seguiu com mais coragem do que cara (dinheiro). Passou dificuldades, privações, mas o destino - disfarçado atrás do seu enorme talento - não demorou muito para dar o ar da graça e em 1968, aos 18 anos de idade, ela estreou na peça "Hair" (musical onde todos ficavam nús no palco, que delícia!), dando o pontapé inicial num jogo chamado vida artística, o qual iria modificar completamente a sua história dali por diante.
     A década de 70 foi marcante na vida de Sônia. Depois do filma "O Bandido da Luz Vermelha" (1968), vieram sucessos como "A Moreninha" (1970), "Mestiça, a Escrava Indomável" (1973) e "O Casal" (1975) transformando a jovem, bonita e sensual atriz paranaense numa das promessas do cinema nacional. Mas foi pouco tempo depois, pelas mãos do cineasta Bruno Barreto, que sõnia consolidaria para sempre seu nome como uma grande estrela, tornando-se celebridade (eterna e não instântanea) ao protagonizar "Dona Flor e Seus Dois Maridos", um dos maiores sucessos de público e crítica do cinema brasileiro em todos os tempos. A famosa cena filmada no Pelourinho ao lado de Mauro Mendonça e José Wilker (inteiramente despido, alisando sua nádega) se transformou num clássico.
     Sônia, talento e sucesso. Um trio que deu, continua dando e sempre dará - sem trocadilhos, please! - marcas homéricas na telona em todos os sentidos falando, principalmente no quesito talento abundante (a genialidade de Sônia) e bundante (sua enorme qualidade logo abaixo da linha do Equador, num corpo mapeado por curvas generosas)... Poucas atrizes nacionais, de ontem e de hoje, se deram tão bem, fizeram com que a câmera se apaixonasse. Interpretando grandes ou pequenos (?) personagens, aqui, no exterior, na lua, no "raio que o parta", Sônia La Braga transmite competência e realidade à sua performance. "Lope", "Cidade do Silêncio", "Sea of Dreams", "Che Guevara", "Baila Comigo", "The Band of the Sea", "Império", "Perfume", "Tieta do Agreste", "A Última Prostituta", "Moon Over Parador" (Luar Sobre Parador) filmado aqui em Salvador, Bahia, no finalzinho da década de 80, são exemplos que não existem personagens específicos para La Braga. Existem, sim, várias Sônias para todos (e qualquer) personagem, tanto que o  brilho de sua estrela aumentou ainda mais ao dar vida a personagens memoráveis em "Gabriela" (atuando ao lado de Marcelo Mastroianni), "O Beijo da Mulher Aranha", "Eu te Amo" e "A Dama do Lotação". Sônia Braga  cresce quando sua imagem é captada pela câmera e isto ficou provado também na telinha ao seduzir os noveleiros de plantão como a sofrida Júlia Matos (Dancing Days, 1978), novela de Gilberto Braga, na qual fazia a mãe de Marisa (Glória Pires), era perseguida e humilhada por Yolanda Pratini (Joana Foom) e fazia par romântico com o inseguro Cacá (Antonio Fagundes, nos áureos tempos das cuequinhas vermelhas, ops!). A novela foi um marco da teledramaturgia e quem não requebrou ao som da discoteca (lembram-se da cena memorável de Sônia com o falecido Paulette, do Dzi Croquettes?) com meia lurex e tudo? Para completar, seu vasto e riquíssimo currículo tráz outros sucessos da TV Globo, a exemplo de "Espelho Mágico" (uma novela dentro da outra), "Saramandaia", "Fogo Sobre Terra", "Selva de Pedra", e a inesquecível Ana Maria, personagem de "Vila Sésamo".
     Esta é uma mulher que não veio para passar, mas, sim, para ficar eternizada na memória de todos, admiradores ou não.
     Au-revoir para todos que me critiam ou aplaudem. Na próxima quinta-feira, se Deus quizer, aqui estarei. Eu aqui e vocês daí. C'est la vie!

                                                                                                                                                                                    SANFERR. 02.06.2011

a ESFINGE:
     "Nunca menospreze, humilhe o seu próximo dizendo: "Quem é você?", pois ele poderá responder à altura da sua mediocridade: "Eu sou tudo àquilo que você não é, nunca foi e jamais será"...

                                                                                                                                                                                  SANFERR. 16.08.2010


CONTATOS:
e-mail: rsanferr@hotmail.com
           rsanferr@globomail.com
fone(71) 8265.9332
home-pageHTTP://SANFERRPRESS.BLOGSPOT.COM
novo blog:   HTTP://SANFERRARTSCRIPT.BLOGSPOT.COM
                                                         
DOAÇÃO PARA O BLOG
BANCOCAIXA ECONÔMICA FEDERAL (CEF)
AGÊNCIA: 1416 - Relógio de São Pedro (Salvador - Bahia)
CONTA POUPANÇA: 01300099159-3

 



                                                        P    A     T     R     O     C     Í     N     I     O




     

22 comentários:

  1. Sônia Braga é a maior estrela brasileira de todos os tempos. Assim como ela, só Claudia Raia, Marilia Pera e outras poucas. Junior.

    ResponderExcluir
  2. Assisti todos os filmes de Sõnia e posso dizer que ela marcou, e ainda está marcando, toda uma geração. Pena que os autores de novela e os diretores não a convidem com mais frequência, pois a nova geração de noveleiros encontraria mais um bom motivo para ficar diante da telinha. PP, da NOva DD.

    ResponderExcluir
  3. Como Toninho está impossibilitado esses dias de usar o teclado do computador, por causa de um acidente na mão, sinto-me no dever de dar notícias dele a todos que o admiram. Ele está se recuperando, graças à Deus. Ainda ontem, antes de deixar SP, fui à casa dele e conversamos bastante. Com relação ao texto de hj, SANFERRPRESS dá demonstração que é mesmo um dos melhores colunistas de nossos dias. E na internet, uma mídia que, apesar de todo seu poder, ainda está longe do alcance de muitos brasileiros. Um abraço carinhoso. ARIANE, hj de Buenos Aires.

    ResponderExcluir
  4. Sônia Braga não foi da minha época, mas é gostosa pra caramba e uma... atriz. Parabéns, Sanferr, vc tá cada vez mais seletivo com suas personalidades. Só a nata da nata, os melhores do Brasil e do mundo. Talento é pra isso mesmo, né? "Alê".

    ResponderExcluir
  5. Dá-lhe, Sanferr!! Além da gostosa da SÔNIA Braga, vc e todo seu talento para descrever uma mulher que todas gostariam de ser. Quem disser ao contrário, tá mentindo. Um beijão pra todo mundo. Domênica.

    ResponderExcluir
  6. La Braga é uma estrela internacional que muito dá orgulho à nossa terra. Muitas por aqui teriam as mesmas condições lá fora, mas ela foi a única que teve coragem de enfrentar o fechado mercado cinematográfico americano. é digna de aplausos em todos os trabalhos que tem feito em sua carreira. Rogério, SP.

    ResponderExcluir
  7. Acredito que, assim como eu, todos ficam aguardando o momento do nosso amigo e colunista-mór da internet, SANFERR, publicar seu artigo às quintas-feira, para postar um comentário. O Brasil é rico de grandes estrelas, grandes atrizes, e Sônia Braga, Claudia Raia, Fernanda Montenegro, as Glórias (Menezes e Pires), Marília Pera, dentre várias outras, são, realmente, o nosso orgulho. Ler a coluna SANFERRPRESS às quintas-feira já se tornou o melhor programa do dia, da semana, pois é certeza absoluta que encontraremos um excelente texto sobre personalidades mesmo, de ontem, hoje e sempre. E não "umas e outras" que se acham, mas não fazem nada para merecer o destaque, além de um corpo bonito. Não é porque sou evangélica que não costumo estar à par do que acontece nos meios de comunicação. Para criticar, tenho que conhecer a causa, não é verdade? PastoraTT.

    ResponderExcluir
  8. SANFERR tem um método muito estiloso de escolher as personalidades para sua coluna. Como já postaram aqui, somente a nata da nata, apenas os bons aparecem em SANFERRPRESS. Sônia Braga é a maior estrela brasileira de renome internacional. Um abraço à todos. "Wallace".

    ResponderExcluir
  9. Há muitos anos atrás tive a oportunidade, como Jornalista iniciante, de conhecer a atriz Sõnia Braga e fiquei apaixonado pela beleza, sensualidade e profissionalismo. Ela merece todo o sucesso que alcançou, depois de um início muito difícil, sofrendo críticas, preconceito e o dedo apontando de muitos pseudos-moralistas. Um abraço à todos. Francisco.

    ResponderExcluir
  10. As pessoas, como leigas, tem a idéia errada que nós, jornalistas e, principalmente, os colunistas, vivemos de fantasia, irrealidades, distorcendo os fatos conforme nossa conveniência. Estranho pensarem assim, pois temos compromisso de mostrar a verdade e não mentiras. Claro que o marketing ajuda, uma publicidade aqui e acolá, mas tudo baseado na verdade. SANFERRPRESS tem se mostrado um grande Jornalista, mesmo sendo autodidata, sem ter jamais frequentado a Faculdade de Comunicação. Solange.

    ResponderExcluir
  11. Sõnia Braga é um luxo como atriz, como pessoa, como mulher. O que tem de gente por aí querendo ser igual a ela. Débora, Fortaleza.

    ResponderExcluir
  12. O mundo artístico nacional está muito bem representado lá fora com a nossa sensualíssima estrela maior, a querida e gostosa, Sônia Braga.
    Antonio.

    ResponderExcluir
  13. Já tive a oportunidade de conhecer Sõnia bem de perto quando viajamos no mesmo vôo e ela é mesmo uma mulher super interessante. O Brasil está muito bem representado lá nos EUA. Washington.

    ResponderExcluir
  14. Estive em Salvador há poucos dias e fui me encontrar com SANFERR. Almoçamos juntos, gostei de rever o meu amigo querido, saber que ele tá bem instalado, feliz, com a auto-estima lá em cima com a repercussão do blog e a colaboração recebida de leitores e admiradores de todo o Brasil, se preparando para o futuro. É uma outra pessoa, mais focando em seus objetivos, longe do oba-oba, das farras, mais caseiro. Tomei um excelente vinho com ele. Estou feliz por saber que ele está superbem. KK, Ilhéus.

    ResponderExcluir
  15. Estou feliz por ter um amigo como SANFERR e saber que podemos contar com ele. É super cuidadoso, generoso, liga várias vezes por dia, passa e-mail, procura saber como estamos. Ter ele ao nosso lado é melhor ainda, absorver sua cultura, seu conhecimento, contar com seu apoio, seu ombro amigo. Saulo, SP.

    ResponderExcluir
  16. Sanferr, quer queiram ou não, é um excelente jornalista. Quem falar mal do texto, dos artigos dele, que escreva melhor... se for capaz, se tiver talento, competência, conteúdo e o estilo sofisticado dele. Escrever já não é pra qualquer um, imagine escrever bem como SANFERR. É como dizia o papa dos colunistas brasileiros, os cães ladram e a caravana passa. Sei que SANFERR, modesto como é, vai se chatear com esse comentário, mas tem pessoas que precisam se espelhar. Se é que na casa delas tem espelhoe enxergam a própria falta de valor. Chico.

    ResponderExcluir
  17. Sônia Braga é uma grande atriz e disto ninguém tem dúvidas. Adoro o trabalho dela e a postura dela diante das críticas e dos comentários depreciativos. Maria Eduarda.

    ResponderExcluir
  18. Estou me sentindo melhor e gostaria de marcar minha presença.

    ResponderExcluir
  19. Sônia Braga é tudo de bom e muitas mulheres gostariam de ser como ela. Inclusive eu. Bjs, Bjs,Vi.

    ResponderExcluir
  20. Sofri um pequeno acidente de trabalho na mão e estou sem muito movimento, mas Sanferr merece que eu faça um esforço e publique meu comentário. Depois, já recuperado, voltarei normalmente. Um abraço à todos.

    ResponderExcluir
  21. Só agora à tarde tive tempo de acessar a coluna de SANFERR e ler o artigo desta semana. Como sempre, meu primo tá dando um banho de colunismo aqui na internet e outro banho de talento, competência e capacidade em cima dos medíocres que não tem como se comparar a ele. Já disse várias vezes e vou repetir: talento não é pra qualquer um e SANFERR tá provando a cada semana que não é comum, não tá pra brincadeira e tá provando que é um dos melhores colunistas do momento aqui na internet. Ele tem estilo próprio, um texto excelente, com conteúdo, que está à altura dos melhores jornais do mundo. Sei que ele vai me telefonar retado por que fiz esse tipo de comentário público, mas se é verdade!... Aos amigos, um abraço e continuem lendo SANFERRPRESS e os maravilhosos textos do blog SANFERRARTSCRIPT. Aos invejosos e despeitados, se MORDAM por não ter um décimo do talento nato dele. Quem é nasce, e quem não é renasce... na insignificância. Beijão.

    ResponderExcluir
  22. Como fã, fico aliviado e muito ogulhoso.
    Normalmente, leio muitas bobagens que são escritas de forma depreciativa sobre a nossa Sonia Braga.
    Tenho acompanhado a carreira dessa estrela maravilhosa e a sua conduta diante de todas essas asneiras que muitas pessoas infelizes e preconceituosas escrevem.
    Alem do telento, sensualidade, beleza e acredito, muita generosidade, simplicidade e dignidade, acho que as lentes realmente gostam desta mulher, é realmente um bicho de cinema.
    Parabéns!!!
    Beijossssssssss

    João Batista / Salvador BA.

    ResponderExcluir