quinta-feira, 29 de março de 2012

DO NADA ( QUEM ? ) PARA O TUDO ( FULANO DE TAL ).


ANA MARIA BRAGA.
COMO UMA SIMPLES PESSOA DO POVO SE TRANSFORMA
EM GENTE EXTRAORDINÁRIA PARA O POVO.


     A busca - muitas vezes alucinada - do ser humano por sucesso, fama e poder, transforma-nos em competidores (às vezes) desleais, beirando (quase) a irracionalidade, pois - se racionais fossemos - veríamos que nem todos nós estamos aptos para pleitear tais objetivos, já que - no caso de muitos - nos falta o principal para se chegar ao topo, no Olimpo das celebridades: talento. Por essas e outras é que temos de assistir diáriamente o triste (e patético) espetáculo de (ridículos) "artistas" (?) - ou não seriam aspirantes a palhaços? - querendo "chupar cana e assoviar ao mesmo tempo", transformando suas utópicas vocações artísticas em picadeiro de circo mambembe, sem lona, no qual se ouve - não o riso habitual - o choro de quem, estúpidamente, se dá ao trabalho de ir assistir a apresentação de quem tem a cara-de-pau de não saber empregar bem o seu precioso (?) tempo. Talento, infelizmente, não é para qualquer um e quem não o tem, deve urgentemente procurar aceitar a realidade dos fatos, admitir que é uma Pessoa comum e arranjar um emprego como Gente, do povo. Já dizia o célebre dramaturgo William Shakespeare há muitos séculos atrás (1564-1616) - e olhe que esta frase está cada vez mais atual - "ser ou não ser, eis a questão". Eu completaria com outra não tão antiga assim, mas repetida sábiamente por nossos avós e bisavós: "cada macaco no seu galho". E esta é outra questão. Já que os macacos não estão conseguindo enxergar o próprio galho (muito menos o rabo) e querem pular para outros que também não aguentam o peso de sua completa imbecilidade, mediocridade e (não seria diferente) falta de neurônios para distinguir, saber separar o possível do ridículo, fazendo-nos despencar do alto dos seus fantasiosos - e fracassados - ideais. Parafraseando o próprio mestre Shakespeare, ideais que não passam de "sonhos de uma noite de verão".
     Gente e Pessoa... Sim, meu caro leitor, existe  dois tipos de seres humanos: Gente e Pessoas... (?) ... Tal afirmação pode, à primeira vista, provocar espanto, indignação e (até mesmo) o sentimento de humilhação, tornando-se preconceituosa, grosseira e politicamente incorreta, mas, ao mesmo tempo, trata-se de uma infeliz constatação da realidade, já que - se formos observar nossa própria incompetência e principalmente o que acontece ao nosso redor, na vida e no "mundo" (ou não seria mundinho?) de quem nos cerca - o que pode ser extraordinário em alguns (Gente), pode ser o excesso de mediocridade no outro (Pessoa). Como é que não sabemos pintar e pegamos o pincel? Se nem o chuveiro suporta nossos (deploráveis) dó-ré-mi-fá-sol-lá-si e insistimos em cantar? Em público? Se não somos "letrados" e queremos colocar nossas idéias, textos e composições no "branco do papel" (virgem), no qual a única coisa que ficará evidente será o "pretume" da nossa total prostituição artística, cultural e literária? Ora! "Cada macaco no seu galho" mesmo. Algumas pessoas não tem noção do que é necessário para deixar o mesmismo para trás. E, querendo ou não, aceitando-se ou não, a lei da vida é duramente selvagem para quem não tem competência. A fama abraça Pessoas que vão se tornar Gente por conta do seu valor; por SER o que é e nunca por TER o que tem de sobra: falta de desconfiômetro. Sendo assim, quantos de nós - equivocadamente - não imagina que a própria vida seria melhor, mais produtiva, mais eficiente e (consequentemente) rentável se (pasmem!) os outros a tornasse melhor?... Se formos olhar pelo ângulo que Gente nasceu para brilhar e Pessoas para aplaudir - e, infelizmente ou felizmente, não me cabe questionar as leis da vida - é assim "que a banda toca". Esta idéia do outro servir de escada para nossa ascensão social, profissional e até mesmo financeira, fáz sentido. Uns brilhando e outros aplaudindo...
     Tudo é uma questão de ponto de vista da lente que usamos para captar as imagens da vida, focadas ou desfocadas, dependendo do nosso (real) talento e capacidade para enxergarmos as (boas e possíveis) oportunidades. Dizem que todos nós nascemos para sermos gênios e não medíocres. (Brilhar muito e aplaudir de menos!). Mas, sendo assim, por que não lutar para aprender a ser alguém, fazer algo de relevante, estudar, literalmente falando, o melhor caminho para atingirmos a genialidade? Como disse a psicóloga e escritora Rosely Sayão, "educar significa colocar na vida, investir pesadamente em valores, socialização, virtudes e aprender a sobreviver ao fracasso". O ser humano, desde os primórdios da civilização - desde "Lucy", fóssil australopitecus descoberto em 1974 e que ganhou este nome por causa da música "Lucy in the Sky with Diamonds", dos Beatles - quer, óbviamente, andar para a frente, deixar suas marcas (especialmente o nome) na história, fazer acontecer para SER. Deixar seu legado de obras relevantes para admiração de várias gerações. Isto é TER a (saudável) ambição de se tornar Gente, ao contrário daqueles que buscam (únicamente) o TER, tornando-se apenas Pessoas medíocres, que tem - geralmente algo de valor material para eles mesmos, não para a humanidade, muito menos para a posteridade lembrar que existiram - e nunca serão nada.
     Gente ou Pessoas... SER ou TER. Tudo se encaixa perfeitamente na mesma ordem - ou desordem social - e aí está a questão de todos os problemas (ou soluções) da vida... (?)... Gente que é o diferencial e Pessoas que (sic!) aceitam - passiva e ordináriamente - ser apenas referencial, conformando-se com o papel de coadjuvantes que a vida lhes deu, representando no teatro da mediocridade o personagem "sem nome" (quem?) que vive nos bastidores da vida a se perguntar: "quem sou eu, afinal?". Para se entender a diferença entre Gente e Pessoa - não que o livro trate disto, mas quem é inteligente vai captar a mensagem - eu recomendo a leitura de "Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes", best-seller de Stephen Covery, e - quem sabe? -  até mesmo uma rápida passagem pelas diversas interpretações sobre a vida através da psicologia de Abraham Maslow (1908-1970), criador da "pirâmide de necessidades". Já que temos tanta necessidade (quase uma obsessão) para sermos alguém importante e não ninguém mais do que "desinportante" (?), Gente que cria, fáz e acontece, a indicação é pertinente.
     "Quem sou eu, afinal?" deve ter sido a pergunta que - assim como todos nós - Ana Maria Braga Maffeis se fez várias vezes até se tornar Ana Maria Braga, uma das grandes "marcas" (nomes) da vida artística e cultural brasileira. Ana nasceu em São Joaquim da Barra (SP) em 01.04.1949. Ao contrário do que se possa imaginar, o sucesso não veio do nada, ela não "caiu de pára-quedas" na TV Globo apresentando o programa "Mais Você", ao lado daquela figuraça verde-amarela batizada como louro. O louro José. Foi um caminho árduo, difícil, trilhado na base da obstinação e perseverança, que começou na redação da revista Claudia, depois apresentando o Rede Tupi de Notícias (Rede Tupi) até, finalmente, tempos depois do início de uma batalha incansável, dos altos e baixos da vida, decepções e realizações, determinação e FOCO, chegar até o programa "Note e Anote", na Record. Junto com os dois filhos, Mariana e Pedro José, Ana Maria enfrentou uma vida cheia de mazelas, caminhos de pedras retiradas dignamente uma após outra, além da maior (e pior) delas: a guerra (vencida) contra o câncer. Chorou no início, mas depois gargalhou, com a vitória através da força, coragem e fé em Deus, acreditando sem pestanejar na intercessão da Virgem Maria, de quem é devota. Ana provou que quando a Pessoa quer se tornar Gente, trabalhar naquilo que se tem competência é o melhor caminho a se tomar. Dizem que todos nós nascemos para buscar a felicidade. E não se pode ser feliz se não atingirmos nossos objetivos, hoje ou amanhã, realizarmos nossos sonhos - exorcizando vários pesadelos que teremos - mesmo que demoremos "séculos" (na linguagem dos infelizes e incapazes, que costumam dizer "ainda não vi nada", tentando tirar desta forma o foco de nossa lente) para chegarmos lá e dormir serenos e vitoriosos nos braços de Morfeu, o deus de todos os nossos sonhos. Possíveis e inimagináveis.
     Ana Maria Braga é Gente (do povo) e Pessoa (do mundo) que nos emociona quando se emociona; que nos fáz rir com sua gargalhada ímpar, contagiante: que nos fáz repetir com suas mensagens. Ana Maria não é uma artista completa. Falta-lhe outros "dons" para tal. Mas nos completa como a artista que pode ser. Ana Maria veio para brilhar, mas ela também quer aplaudir quem merece ser aplaudido. Ela teve a saudável ambição de QUERER SER para hoje TER a nossa admiração. Parabéns, Ana Maria Braga Maffeis, que é Pessoa. Parabéns, Ana Maria Braga, que é Gente.
     Au-revoir para todos que me criticam ou aplaudem. Na próxima quinta-feira, se Deus quizer, aqui estarei. Eu aqui e vocês daí. C'est la vie!

                                                                                                                                                                          RENÉ SANFERR, 29.03.2012

a ESFINGE
"Quem quer alcançar reconhecimento por seu trabalho, deve entender que o mesmo está no alto de uma grande escada. Aprender a ter paciência para galgar os degraus sem pressa, dia após dia com passos seguros e firmes, segurando-se no corrimão da humildade e com a sabedoria de quem sabe aonde quer chegar".


                                                                                                                                                                          RENÉ SANFERR, 18.02.2011


de SANFERRPRESS para todos os leitores e colaboradores (patrocínios, doações):


     Parabéns, Salvador, por mais este aniversário.
     Parabéns, Bahia, pela aprovação do projeto "AntiBaixaria" na música. E estamos apenas - quem viver, verá! - no primeiro degrau de uma escada que levará até a demolição total deste pedestal de baixaria, porcarias e merdas que, infelizmente, ouvimos atualmente na maioria das músicas (?) baianas.( Eu disse maioria e não todas, vejam bem!) Pessoas que querem se tornar Gente de qualquer jeito. E o que é pior: sem talento.
     E, tristemente, o Brasil está ficando mais pobre de Gente que um dia foram Pessoas, mas que sabiam "aonde tinham o nariz": no talento, cultura e inteligência.
     Pessoas do povo que foram - e continuarão sendo - Gente por toda a eternidade: Chico Anísio, Ademilde Fonseca e Millôr Fernandes, o autodidata mais "mestre e doutor" que muitos diplomados por aí, também criador de um excelente blog na internet.
     Deus os receba na Santa Glória de braços abertos.


                                                                                                                                                                          RENÉ SANFERR, 29.03.2012




"Felicidade maior não pode haver do que rever alguém por quem temos bem-querer". - SANFERR, 12.02.2012


"Por mais que tentem apagar, a sua luz é tão intensa que brilha até no escuro, ofuscando o candeeiro do invejoso que procura desesperadamente se iluminar e não consegue. E só Deus sabe onde está o interruptor para apagar esta luz". - SANFERR, 21.10.1989


"Quem diz que o outro é imodesto, é porque não tem nada para mostrar e assim provar sua modéstia". - SANFERR, 16.05.2002


"Não deixe de dar valor a quem merece por inveja, não simpatizar e desejar simplesmente perseguir. Outro vai chegar para lhe mostrar que invejar, não gostar e perseguir, só serviu para lhe mostrar sua própria falta de valor moral, dando, enfim, o valor a quem você deixou de dar". - SANFERR, 01.01.1989


"Não faça o papel ridículo de mostrar inveja e ridicularizar o que o competente escreve. Mostre que é competente para escrever e não ser ridicularizado por sua inveja". - SANFERR, 14.03.2011


"A maior inveja não é a do TER, pois isto todos podem TER. Mas sim a inveja do SER, já que nem todos são e jamais serão". - SANFERR, 14.05.2010


"O escritor é imortal por suas palavras. Quem não sabe escrever é mortal por falta de palavras". - SANFERR, 19.06.1986


"Na Semana Santa, medite até que ponto vai o seu amor ao Deus que louva, homenageia e diz amar no fundo do coração. E se Êle estiver na saída da igreja, faminto, maltrapilho, lhe pedindo esmola? Você O reconhecerá, ajudará? Ou estará mais preocupado em não olhar, desviar seu caminho e correr para casa para se fartar de vatapá? Ora, meu amigo falso e hipócrita! Tape os olhos para o que não lhe convêm  vêr e Deus vai tapar os olhos para você". - SANFERR, 03.04.1990


"Não seja preconceituoso com a mulher bonita. Certamente a mulher bonita vai ser preconceituosa com você". - SANFERR, 20.07.1989


"A Mulher é objeto de desejo e sonho de consumo da humanidade. Senão para SER, mas para TER". - SANFERR, 21.10.1988


"Mesmo você dizendo que não merece, Deus afirma que merece muito mais, por que Êle reconhece que seu coração aquece o d'Êle". - SANFERR, 01.03.1985


"Quem pensa que é, nunca o será, se hoje não provar que já é". - SANFERR, 29.12.2010


"Não carregue apenas a sua cruz. Ajude o irmão a suportar o peso da dele". - SANFERR, 18.04.2004


"Quem escreve bem, um dia terá tudo publicado e admirado. E quem fala mal, é um pobre coitado que jamais será admirado e muito menos lembrado pelo que diz". - SANFERR, 06.07.2001


"Acorde cedo para a labuta de empregar bem o seu dia, senão mais tarde verá que o peso do seu trabalho não teve importância nenhuma na balança da vida, você não passou de um mero carregador, não o feitor e criador". - SANFERR, 09.12.1999


"A crítica foi feita para quem merece ser criticado, não para quem é incapacitado até para ser criticado". - SANFERR, 27.09.2011


"Ridículo é quem não fáz nada de criativo para deixar de ser apenas mais outro ridículo". - SANFERR, 16.04.1987


"Enquanto você finge que o outro não existe, o mundo aplaude a existência dele pelo que fáz, não reconhecendo a sua existência, já que não fáz nada para ser aplaudido". - SANFERR, 14.04.2011


"Não discrimine, humilhe e muito menos agrida o homossexual dizendo que é digno de pena, se você não é machão o suficiente para colocar a ponta do nariz aonde muitos deles arrastam a sola dos sapatos e, mesmo podendo lhe discriminar, humilhar e agredir com a verdade, não o fazem por pena do homem que você não é". -SANFERR, 19.02.1991


"Quem lhe abraça e chama de amigo hoje, amanhã poderá lhe detratar e taxar de inimigo". - SANFERR, 16.05.2010


"Só tem uma dor mais presente que a de cotovelo para se falar. A dor da falta de cabeça para se pensar". - SANFERR, 08.08.2010


"Não se olhe muito no espelho achando que é alguma coisa, se o reflexo só mostra o pouco do nada que você consegue refletir". - SANFERR, 20.08.1990


"Muitos alisam por anos o banco da ciência, esquecendo-se de pensar apenas por um minuto no banco falido dos neurônios e da inteligência". - SANFERR, 13.09.2001


"Ninguém sabe tudo. Mas sempre tem alguém que sabe tudo o que ninguém não sabe". - SANFERR, 19.09.1980


"O invejoso que detrata e fala mal do outro, não fáz diferença no meio do povo, na vida de ninguém. Nunca foi, é ou será alguém, para o outro perder tempo em falar mal ou bem, pois é um nada e o nada nunca se destaca dos outros, já que o povo só perde tempo em falar daquele que na vida fáz a diferença, provando quem é quem e que nele tudo do bem se acha". - SANFERR, 13.04.2011


"Não perca tempo em perseguir alguém com inveja da inteligência, se a própria inteligência cansou de lhe perseguir e não encontrar, sem sentir inveja da sua incompetência". - SANFERR, 26.04.1999


"Tudo que você se orgulha por ter hoje, pode perder amanhã. Menos a inteligência e o talento, que, além de não se perder, sente orgulho de você". - SANFERR, 09.09.2004


"Não se sinta orgulhoso por ter o carro do ano. Deveria, sim, ter orgulho se daqui há alguns anos olhar para trás e vê a estrada que foi capaz de construir". - SANFERR, 19.03.2008


"Ser homem não é usar a força da mão para assinar este documento de identidade". - SANFERR, 31.05.1983


"A mulata é produto de exportação. Mas bem que poderia ser importada para o meu coração". - SANFERR, 21.04.1980


"Vitorioso é quem chama o derrotado para erguerem a taça juntos". - SANFERR, 01.04.2000


"Tem pessoas que falam como os sábios e agem como os idiotas". - SANFERR, 17.05.2003


"Uma mulher fascinante encanta com o silêncio de um olhar penetrante". - SANFERR, 09.10.2000


"Não tenha medo da magia praticada por pessoas incapazes e ignorantes que não sabem nada. Senão seriam pessoas capazes e inteligentes para não praticar o que fazem". - SANFERR, 26.10.2009


"Não existe pessoa muito esperta. Existem pessoas que não são inteligentes o suficiente para perceber a esperteza do outro". - SANFERR, 18.02.1986


"Quem esquece de viver a própria vida para doar-se à família, é muito mais do que pai e mãe". - SANFERR, 18.01.1993


"Nada é tão igual e ridículo como pessoas sem idéias, reunidas para decidir qualquer coisa, criando o círculo vicioso do mesmismo". - SANFERR, 13.09.1983


"Ignore o convite maldoso, pois a faca está preparada para ser enterrada em seu coração bondoso". - SANFERR, 30.07.2011


"A idade não trá maturidade.Mas, certamente, a maturidade tem a melhor idade". - SANFERR, 21.12.2008


"A terapia do amor começa com o beijo. E termina no divã do analista". - SANFERR, 17.09.1999


"Nas voltas que a vida dá, amigos tornam-se inimigos e inimigos tornam-se mais inimigos ainda. Respeitando e odiando na medida certa". - SANFERR, 31.12.1999


"O tempo passa depressa. Mas tem pessoas que não tem pressa de passar". - SANFERR, 02.08.1990


"A mulher vive desejando o que não tem, esquecendo que tudo que os outros desejam ela tem". - SANFERR, 13.07.2008


"Um dia de alegria, umas horas de prazer e a vida inteira se queixando que não conhece a felicidade. Ninguém entende a noiva". - SANFERR, 11.11.2000


"Não viva de elogios e muito menos de críticas. Viva sabendo o que tem competência para fazer". - SANFERR, 07.12.2010


"Afaste-se rápido de três tipos de pessoas: o falso amigo, quem diz pode confiar em mim e, o pior de todos, aquele que afirma que você é o único amor. O punhal está na mão de todos eles". - SANFERR, 06.06.2010


"O homem talentoso tem voz por toda a vida e não existe prisão que lhe roube isto. Já quem não possui esses dons, não tem voz alguma e vive eternamente preso no mesmismo, gritando preso entre as quatro paredes da ignorância, fazendo eco para o futuro de nada". - SANFERR, 02.10.1983


"As rosas do jardim da nossa casa hoje estão murchas depois da sua partida e os espinhos, revoltados com sua ausência e descaso, ferem por falta do seu amor e carinho". - SANFERR, 07.05.2004


"A mediocridade, a falsidade e a traição são as principais alegorias à frente de um bloco bastante animado e prestigiado". - SANFERR, 04.02.2010


"O caminho pode ser reto, mas você teima em seguir pelos atalhos". - SANFERR, 03.12.2009


"Uma conversa que não acaba nunca, é papo de quem quer provar ao outro que seu ponto de vista é o certo". - SANFERR, 23.06.1985


"Ouvir e não escutar é o típico comportamento de quem se acha o dono da verdade". - SANFERR, 20.02.1987


"Queira ser um pobre inteligente, ao invés de um rico intransigente, bossal e inconsequente". - SANFERR, 14.02.2000


"Pessoas elegantes, cultas e refinadas, não tem conta bancária. Tem berço". - SANFERR, 04.01.1984


"Não deixe o orgulho tomar as rédeas de sua vida. Ele pode se tornar o cavaleiro e você a montaria". - SANFERR, 10.11.2001


"Nós temos condições de dividir o mesmo espaço, se colocarmos um muro entre nossas divergências". - SANFERR, 09.06.2010


"Ao contrário do que dizem, o sexo não mata de prazer. Mas de cansaço. Um cansaço prazeroso". - SANFERR, 31.12.2009


"O casamento decola num céu de brigadeiro e aterrisa sob forte turbulência". - SANFERR, 31.05.2010


"Não carregue peso nos braços. Carregue inteligência na cabeça". - SANFERR, 04.04.2004


"O valor e a classificação de uma pessoa se mede com a companhia que ela tem ao lado. Tanto que se pode ser medido como desvalorizado e desclassificado, ou valorizado como altamente classificado". - SANFERR, 17.12.1999


"Não termine a vida contando tostões, se você pode terminar juntando milhões... de boas ações, de obras imortais, como um verdadeiro alguém". - SANFERR, 06.04.1998


"Jamais diga não a quem lhe ama de verdade, dizendo sim para quem não lhe ama nem de mentira". - SANFERR, 01.12.2009


"Porque esconder a verdade do amor que sente pelo outro, se ela adora aparecer por mais que a mentira faça tudo para a esconder?". - SANFERR, 17.03.2010


"A elegância do SER não tem nada a ver com o TER". - SANFERR, 03.09.1986


"Não é por que você é pobre de dinheiro que precisa se comportar como pobre de espirito". - SANFERR, 10.07.1982


"Ninguém pode ser considerado nada, se tem alguém que o acha tudo". - SANFERR, 20.05.1984


"A mulher não veio ao mundo para ser gado, mas sim o vaqueiro". - SANFERR, 31.12.1987


"Qual será a diferença entre o ignorante com duas pernas e o burro com quatro patas? Ah! Deve ser por que um ri demais e o outro pensa de menos". - SANFERR, 29.07.1982


"Mantenha dois passoas à frente de quem não tem condições de caminhar ao seu lado. Senão, no próximo passo, você poderá ser derrubado pela ânsia do incapacitado que com você quer ser comparado". - SANFERR, 09.12.2010


"Não chore se fez a escolha errada. Sorria se vai tentar fazer a certa". - SANFERR, 01.10.2010


"Ouça o que não deve de que não deveria ouvir, faça o que não deveria fazer a quem não lhe fez nada e amanhã a sua consciência vai provar que você não deveria ter feito o que fez, por ter ouvido errado e pensar ter agido certo". - SANFERR, 06.08.2010


                                                                                                                                                                             RENÉ SANFERR, 29.03.2012


                                                                                                                                                                              
 ATENÇÃO

 AGRADEÇO AS CONTRIBUIÇÕES E PEÇO QUE CONTINUEM FAZENDO DOAÇÕES AO BLOG.
                  ASSIM COMO O JORNALISTA FUNCIONÁRIO DE JORNAL, O BLOGUEIRO-COLUNISTA, EM TODAS AS PARTES DO MUNDO,
                     EM VÁRIOS SITES E BLOGS, VIVE DO QUE ESCREVE, O SEU TRABALHO VIRTUAL É O SEU GANHA-PÃO.
   SEM NENHUM VÍNCULO EMPREGATÍCIO.
 DEPOSITE NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL.

CONTA O1:
Caixa Econômica Federal                                   -               Av. Estados Unidos, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    0063                                                            Conta: 023-00012630-9


CONTA 02:
Caixa Econômica Federal                                   -               Relógio de São Pedro, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    1416                                                             Conta: 013-00099159-3


CONTATOS:

e-mail: rsanferr@globomail.com
fone  : (71) 82659332
home-page: HTTP://SANFERRPRESS.BLOGSPOT.COM
novo blog  :  HTTP://SANFERRARTSCRIPT.BLOGSPOT.COM





                                                                      P    A     T     R     O     C     Í     N     I     O                                                   


18 comentários:

  1. Ana Maria Braga é uma grande estrela da televisão e nós, aqui da terra da garoa, sentimos muito orgulho dela. Parabéns pelo próximo dia 01. Cesar Rios.

    ResponderExcluir
  2. Hj a coluna tá que tá, do jeito que... Deus gosta. Como sempre trazendo pra gente uma grande celebridade, como a estrela Ana Maria Braga, a melhor apresentadora da tv nacional. Alessandra.

    ResponderExcluir
  3. O programa da Ana é divertidissimo e todas as vezes que estou em casa no horário gosto de assistir, porque ela tem um carisma muito grande e sabe como lidar com o telespectador. Parabéns, Ana, pelo próximo dia 01. Aninha.

    ResponderExcluir
  4. Uma mulher linda, excepcional, talentosa e guerreira. Merece ter tudo de bom no próximo domingo. Márcio, do Ceará.

    ResponderExcluir
  5. A TV BRASILEIRA NÃO SERIA O QUE É SEM UMA GRANDE APRESENTADORA COMO ANA MARIA BRAGA. PARECE ÍNTIMA DA GENTE, NORMAL, SEM AFETAÇÕES, REPRESENTAÇÃO. Junior Correia.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns é pouco pra gente, que somos fãs, desejar a esta grande estrela da tv brasileira. Tudo de bom, Ana Maria Braga e que a alegria nunca saia do seu semblante. Ariane, hj de São Paulo.

    ResponderExcluir
  7. Lindaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!! Maravilhosaaaaaaaaaaaaaaaaa!! Poderosa!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Gostosa... pro bofe do marido, é claro, por que moir só gosta de admirar mulher bonita e talentosa, né, fofas? Rarará!! Fui. Porque tenho que trampar. Só tava esperando a coluna ser postada. Djean B., a boaaaaaaaaaaaaa!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Ana sabe o que diz e na hora certa com sabedoria, competência, num tom que não agride ninguém, mesmo quando certas pessoas e os atos que praticam são notícias e mereciam ser agredidas verbalmente. No bom sentido, é claro,. Tomar um belo puxão de orelhas. Nem sempre assisto o programa, mas, quando dá, me divirto bastante com ela e o Louro José. TONINHO, de São Paulo.

    ResponderExcluir
  9. Soube uma vez que Ana Maria tava aqui na área, em Itacaré, aqui perto de Ilhéus, chamei a patroa e fomos correndo pra lá, mas não vimos. Não sei se foi verdade ou invenção do povo. Tomara que um dia ela venha pra essas bandas. Ana Maria Braga é meu sonho de consumo. Com todo respeito. KK, de Ilhéus, na Bahia.

    ResponderExcluir
  10. Ana Maria Braga é uma coroa e tanto. Ah se eu fosse Gente como ela, só pra chegar perto, dar um alô. Mas sou Pessoa, povo, sem nome, posição, aonde ela pisa nem meu sonho vai. "A", da ilha de Itaparica.

    ResponderExcluir
  11. O trabalho de informação que o programa MAIS VOCÊ presta à sociedade brasileira é muito importante. Não são apenas as brincadeiras e tiradas geniais do Louro José que dão consistência ao programa. Ana sabe lidar como poucas apresentadoras sabem com o trágico, o lúdico, o entretenimento, enfim, é uma grande artista com todos os truques na manga para nos propiciar um grandioso espetáculo. PP, da Nova DD.

    ResponderExcluir
  12. Não deixo de assistir o programa da Ana sempre que posso. Além de ficar bem informada, me divirto com ela e o Louro José, além de gostar bastante do jeito dela, simples, popular, sem caras e bocas. Uma grande apresentadora, uma excepcional mulher. Tudo de bom. Cornostibia.

    ResponderExcluir
  13. Quando SANFERR me disse que ia postar artigo sobre a Ana FIQUEI AGUARDANDO ANSIOSO a publicação. Até que enfim chegou o dia. Espero que todos gostem do texto, pois está maravilhoso, como ela merece. A comparação de Sanferr é perfeita. Chico.

    ResponderExcluir
  14. Gostaria de pedir desculpas pelo desabafo da semana passada. Sanferr me disse que faltou pouco pra ele deletar, excluir meu comentário. Me perdoem. Não quis ofender ninguém. Bom, Ana Maria Braga não merece nenhum tipo de comentário. Ela merece ser endeusada, isso sim, como a grande estrela da tv brasileira, ao nível das apresentadoras, na atualidade. Bjs, Bjs, Vi.

    ResponderExcluir
  15. O trabalho da apresentadora Ana Maria Braga é digno, realmente, de aplausos. Tanto do público, como de nós, empresários. O programa Mais Você, mesmo eu não tendo tempo de assistir, é um grande sucesso de público e todo empresário gostaria de patrocinar, pois tem retorno garantido. Washigton.

    ResponderExcluir
  16. Ana é o grande presente artístico que São Paulo deu ao Brasil. Temos muitos expoentes, mas como ela, ninguém. Ana é unica, ímpar, uma mulher encantadora, belíssima, fascinante, que sabe com conquistar o telespectador assim que a câmera abre em close nela. Um segundo basta para ela dominar a cena e mostrar todo o talento que Deus lhe deu. Um abraço, Saulo.

    ResponderExcluir
  17. Falar o que da Ana? Tudo já está sendo dito, apesar que ela merece isto e muito mais. De qualquer forma, Ana Maria Braga é mesmo o diferencial das apresentadoras brasileiras. Única, singular, um mixto de Hebe com Lolita, Adriane com Luciana Gimenez, enfim, ela é todas em uma só. Maravilhosa! Uma grande star da televisão tupiniquim em todos os tempos. Parabéns a esta mulher que tanto nos orgulha. Maria Lúcia.

    ResponderExcluir
  18. Acompanho a trajetória da Ana desde os tempos da Record e só posso dizer que ela fica melhor a cada dia. Mesmo quando passou por todo aquele sofrimento, a provação que Deus lhe mandou em forma de doença para testar a verdadeira fé que ela tem e demonstra, nós gostamos de assistí-la; seu programa é muito divertido, pertinente, que sabe a hora certa de fazer rir e chorar. Sanferr a definiu muito bem quando tratou hj o artigo de Gente e Pessoas. Ana é tudo isso, Gente e Pessoa, e muito mais. Um forte abraço. Solange.

    ResponderExcluir