quinta-feira, 19 de julho de 2012

ÁGUA MOLE (TALENTO) EM PEDRA DURA (CHANCE) TANTO BATE ATÉ QUE FURA.





                      MARCOS CARUSO.
                 HOJE, DEPOIS DE MUITA BATALHA E ESPERA, É O SUCESSO.
                            ONTEM, ERA APENAS O TALENTO, SEM A FAMA 
                                           E MUITA NECESSIDADE.



     A necessidade, realmente, é a mãe da criatividade, segundo - e todos nós sabemos disso, apesar da maioria não ter discrenimento intelecto-cultural para entender o real significado desta verdade máxima, senão a vida de muitos seria bem diferente - palavras do homenageado de hoje. Sem querer desmerecer quem quer que seja (longe de mim, cito apenas como incentivo e não no sentido pejorativo), se a criatividade brotasse na mente das pessoas como a necessidade "salta aos olhos", ninguém precisaria receber ordens e sim dar, tornando-se alguém... (?)... Utopia das utopias, neste mundo capitalista e consumista que vivemos. Mas aí - se isto fosse viável, e este é o paradoxo da vida desde que o homem se transformou num ser social - o mundo ficaria mais problemático do que já é, uma verdadeira torre de Babel onde todas as máximas linguagens (ego, auto-suficiência e, consequentemente, a arrogância) se fariam erguer entre as pessoas, causando sérios problemas por haver várias "cabeças" pensando ao mesmo tempo e criando. (Bem ou mal!). Enfim - felizmente ou infelizmente, vai-se saber (talvez nunca!) - somente alguns poucos previlegiados (e interessados em melhorar sua qualidade de vida) param para pensar - e repensar sua vida - quando tudo leva a crêr que não existe mais nenhuma perspectiva de melhorar o dia-a-dia, a não ser acostumar (e acomodar) com o mesmismo, o "maria vai com as outras", a (terrível) fatalidade que coloca a culpa no destino. E, por tabela, o "destino" que - muitos acreditam - não sorri para todos. Decididamente, a "arte" da criatividade não sorri para todos, muito menos fáz gargalhar. Por mais feia, absurda e dolorosa que a realidade se apresente, muitos acham mais fácil mostrar sua fraqueza, do que a (possível) fortaleza para criar, inventar, ser o diferencial quando tudo se apresenta (terrívelmente) igual.
     Mas, por outro lado, destas poucas pessoas que se aventurou a correr atrás da criatividade, muitos fizeram a vida gargalhar para eles. (Não se acostumaram ao dia-a-dia comum, casa, trabalho, família, como todos; queriam, foram e são, àqueles com algo a mais que todos os demais, num trabalho que fáz a diferença, para todos dele se admirar e ter orgulho). Hoje, depois de muitas dificuldades, peripécias, driblando o nada, pulando por cima do "coisa nenhuma", até alcançar o tudo e, juntamente com ele, a prosperidade - muitas vezes mais como nome e sófinanceira, pois as duas são importantes, of course! - alguns podem dizer que valeu a pena ter lutado e não fraquejado. (E lutar com uma realidade, por pior que ela seja, palpável, é uma coisa; completamente diferente de lutar com apenas um sonho). O que dizer, então, de alguém - ou, na época, quase um ninguém - que estava desempregado, com um filho para criar e soube (sem trocadilho) criar a possibilidade de um futuro glorioso, comprando uma máquina de escrever em prestações para nela escrever e fazer o futuro? (Futuro que, certamente, todos tem; mas, diferentemente dos demais, um futuro bem além do que se acha plausível, comum, normal, como uma notoriedade que veio para deixar sua marca para orgulho da família, dos amigos, de todo um país). E criar este futuro (pasmem!) em três dias e três noites? Toda uma vida, uma vida difícil, diga-se de passagem, mudar praticamente neste pouco espaço de tempo, simplesmente com a força da criatividade? Foi o que aconteceu com um cidadão - antes tão pequeno como homem (igual a maioria de todos nós) e como profissional - que tornou-se um gigante como ator, roteirista e dramaturgo. Tudo porque decidiu conjugar (adequadamente) o verbo criar, quando a necessidade - física e, principalmente, emocional - bateu à sua porta e ele estava cansado de lutar contra tudo e todos, "remar contra a maré" durante anos e anos. (E, pelo visto, aprendeu mesmo a lição, conjugando com competência e exatidão o verbo que fez sua vida mudar "da água pro vinho"). Seu nome é Marcos Caruso, agora um "senhor" - literalmente falando - homem das artes, de extrema criatividade, que a (extrema) necessidade o fez ser o que é hoje, no apogeu dos 60 anos inicialmente bem sofridos e agora bem vividos.
     A história dele é belíssima, impressionante, de extrema audácia, coragem, sacrifícios, abandono, solidão, determinação, foco e, especialmente, talento para reconhecer (e acreditar) no seu próprio talento. Talvez, se fosse diferente - se ele não acreditasse em si, na possibilidade de mudar de vida - Marcos hoje não estaria encantando o país com o engraçadíssimo personagem Leleco, da novela global "Avenida Brasil", do excelentíssimo (e excelente) "senhor novelista" João Emanuel Carneiro, outro que - contra tudo e todos, principalmente os invejosos - acreditou na força da criação. Marcos Caruso, no final dos anos 70, sofrendo na pele todas as necessidades e limitações que a falta de dinheiro nos impõe, sem dó e nem piedade, era um ator desempregado e num, digamos, insight ousadíssimo (imagine gastar o que não se tem confiando num sonho!), comprou em (interminável) prestações uma máquina de escrever portátil. Caruso - como até hoje  - confiava no que sabia fazer e que usando a criatividade, mais cedo ou mais tarde, as portas se abririam para ele, o mundo se renderia ao seu potencial artístico e cultural. Ele queria ser um grande autor de teatro. E conseguiu, mesmo que alguns anos depois de ter se trancado em casa para colocar "o preto no branco", todo seu talento para fora; tanto que hoje "Trair e Coçar é Só Começar" (este é dos meus, adora uma rima, e o que tem de pessoas copiando por aí!), é considerada umas das poucas peças nacionais - quiçá a única - a estar listada no Guiness Book como a mais representada nos palcos, mais de trinta anos depois. Só que para chegar lá, depois de a ter escrito em 79, Caruso teve de esperar até 1986 para vê-la montada nos palcos. Sete anos depois!... (Depois de anos de tempestade, chegou a bonança!). Esperou, acreditou e "chegou lá" como autor. O texto virou filme roteirizado por ele com a co-autoria de sua amiga e parceira (intelectual) Jandira Martini - tão bem escrevendo em casa, como interpretando nos palcos e estúdios - dirigida por Moacyr Góes. E (acreditem) o sonho do "maluco e visionário" - como queiram taxá-lo, mas o fato é que mesmo anos depois ele provou que maluco é quem não fáz a besteira (e também) a doideira de sonhar - foi batucado na máquina de escrever durante três dias e noites, deitado no chão da casa de poucos e modestíssimos móveis. Para quem não leu o texto ou nunca assistiu a estória de Olímpia (personagem central da peça), trata-se de uma comédia de costumes, um autêntico vaudeville, um jogo de equívocos engraçadíssimos provocados pela "empreguete" contra os patrões Eduardo e Inês. Um texto magistral, de um autor que é maioral em todos os gêneros e formatos.
     Em 1985, o bom ano (e o "boom" também) para Marcos Caruso, ainda com o texto de "Trair..." adormecido na gaveta, ele conseguiu montar "Sua Excelência, o Candidato". Em 1979 ele estava à perigo e em 1985 era o perigo dos palcos nacionais. "Trair e Coçar é Só Começar", ao longo das várias montagens, já foi interpretada por mais de 100 atores. Apesar de ser o divisor de águas em sua vida pessoal (dinheiro) e profissional (fama), passando de pobre a rico (especialmente de talento, experiência e competência), Caruso escreveu também - quem não se lembra? - a "História de Ana Raio e Zé Trovão", na antiga Rede Manchete, interpretada por Ingra Liberato e Almir Satter. Diferente, ousada, uma novela que marcou o início dos anos 90 numa emissora que, infelizmente, não vingou, estava marcada para o inglório (e injusto!) fim. No cinema, outra marca poderosa de Caruso foi o roteiro do filme "O Casamento de Romeu e Julieta", também co-roteirizado por Jandira. Depois de inúmeros personagens nas novelas, inclusive como Alex de "Pàginas da Vida", de Manoel Carlos, um de seus melhores personagens, competindo apenas com Patácio, de "Cordel Encantado". Hoje, quem não ri com as cenas do "vovô" Leleco, apaixonado por Muricy (Eliane Giardine), mas que fáz (e consegue) ciúmes nela com a exuberante e jovem Tessália (Débora Nascimento)?
     Marcos Caruso sempre disse que "ser ator dá mais prazer, a gente é aplaudido, o ego é massageado. Mas escrever é um trabalho mais solitário, que nos dá a possibilidade de criar sonhos"... Verdade máxima e só quem tem este dom (divino) sabe o prazer criativo que sentimos. Então? A necessidade não é uma excelente conselheira? Não fáz mudar vidas, quando a criatividade é convocada a entrar em cena?
     Au-revoir para todos que me criticam ou aplaudem. Na próxima quinta-feira, se Deus quizer, aqui estarei. Eu aqui e vocês daí. C'est la vie! 


                                                                                                                                                                   
                                                                                                               RENÉ SANFERR, 19.07.2012


a ESFINGE:
     "Quem não tem talento e criatividade para lutar e vencer a guerra da vida como alguém com um nome de peso, vive contando pequenas vitórias diárias que só pesam no seu bolso para aparentar o que não é e nunca será, acostumando-se com a passividade demonstrada diante das pequenas batalhas aparentemente vencidas".


                                                                                                                                                                   RENÉ SANFERR, 09.11.2011


de SANFERRPRESS para todos os leitores e colaboradores (patrocínios, doações):


     Amanhã é Dia do Amigo. Amigo verdadeiro e não amigo falso. Amigo de abraçar e não amigo (?) que apunhala. Amigo que acredita em você debaixo d'água e não amigo que desconfia até dormindo. Amigo que compreende seus defeitos e não se mistura com os demais para colocar mais. Amigo é para sempre, não por época: do interesse, da necessidade, da conveniência. De todos os amigos que você acha ter, pode ter certeza que apenas dois são os verdadeiros: Deus e quem lhe vê feio, por dentro e por fora, e mesmo assim te ama.
     Amigo que é amigo guardamos no coração para sempre e jamais vamos deixar de querer ter contato com ele. Este amigo se torna nosso irmão e tudo que é nosso, será dele.
                                                                                                                                                                                
                                                                                                            RENÉ SANFERR, 19.07.2012

"Você nasceu para ser o diferencial na multidão e não mais um igual junto aos que não podem ser diferentes". - SANFERR, 20.12.1989


"No dia que um doido fundar a religião da Santa Descaração, todas as outras igrejas vão esvaziar, pois os fiéis malucos vão a antiga fé renunciar". - SANFERR, 11.04.2000


"Não seja igual àquele que se acha diferente de você. Ele nunca foi e jamais vai conseguir ser igual a você". - SANFERR, 09.04.2008


"Nada como o tempo a se queimar na fogueira do tempo para apagar as marcas do tempo e transformar os velhos tempos em cinzas". - SANFERR, 03.01.2011


"Esqueça o passado que se fáz presente nas más recordações e lembre do futuro que vai se fazer presente nas boas recordações". - SANFERR, 09.12.2010


"O grande e falso amor do passado lhe apunhala e não é mais amor. Morreu no passado e porisso tornou-se pequeno ao descer no presente no túmulo do esquecimento". - SANFERR, 30.06.2012


"Com quem você hoje gasta e divide a cama, amanhã lhe detrata e coloca na lama". - SANFERR, 09.10.2010


"Se a informação da imprensa que sabe é mentirosa, como acreditar em quem não sabe informar nada?". - SANFERR, 02.03.2012


"Hoje cultua-se o direito à morte e não os direitos humanos". - SANFERR, 10.09.2000


"Caráter parece enredo de escola de samba. Muitos cantam a letra incansávelmente, mas apenas alguns entendem o seu real significado". - SANFERR, 20.08.1986


"O mal que deseja ao seu próximo, vai chegar para um ser muito ligado a você, do seu bem-querer, fazendo sofrer quem não merecia padecer". - SANFERR, 19.07.2010


"Não seja arrogante com os humildes. Ensine a humildade aos arrogantes". - SANFERR, 14.07.2012


"Quem tem bons amigos na praça, anda protegido dos inimigos em todos os caminhos da vida". - SANFERR, 19.10.2010


"Só se faça mais para quem humilhantemente lhe fáz de menos. E seja humildemente menos para quem lhe acha demais". - SANFERR, 14.07.2010


"Quando disserem que você não vale nada, prove que vale o mesmo que aquele que deu o seu valor". - SANFERR


"Cada pensamento sempre tem um novo entendimento, dependendo do dia, da hora e do momento". - SANFERR, 09.07.2004


"Quem diz que o outro é cara-de-pau, esqueceu de usar o óleo de peroba na limpeza de pele". - SANFERR, 18.08.2010


"Se honestidade fosse uma escala de zero a dez, o mais honesto seria tirar o oito, nove e dez desta escala desonesta". - SANFERR, 11.05.2007


"Na vida, até o mais certinho é o mais errado, pois, no mínimo, condena o outro pelo máximo de erros praticados, esquecendo de citar os seus disfarçados". - SANFERR, 10.12.2010


"Gay fraco e inteligente, uma porta sem fechadura e o homem forte e burro. Qual dos dois vai conseguir abrir esta porta?". - SANFERR, 08.08.1983


"Muitos homens são como cobra-de-duas-cabeças: não sabem para qual lado rastejar e em qual buraco se enfiar". - SANFERR, 10.05.2010


"Antes que os falsos amigos mostrem a verdadeira face da safadeza, apresente-lhes a cara da sua esperteza e desapareça da presença deles quando tiver da traição absoluta certeza". - SANFERR, 03.06.2010


"Será que se você não fosse quem é, alguém ia lhe valorizar pelo que é?". - SANFERR, 18.01.2002


"Entre o amor e o dinheiro, eu fico com o primeiro. O segundo é interesseiro e compra tudo, menos o amor, por mais que ele seja imperfeito". - SANFERR, 06.08.2011


"O homem na vida bem situado, casa com a mulher e toma como amante o viado, pois, assim, ele come dos dois pratos. Na casa de um ele diz que está gordo, na do outro que está magro e assim não é cobrado por quem acha que está sendo enganado". - SANFERR, 07.03.1987


"O único doce reciclável é o doce da cana, já que poucos vão procurar no lixo como aproveitar o bagaço chupado e rejeitado por muitos para continuar a chupar"". - SANFERR, 02.02.2012


"Não adianta correr das doenças, se o seu parceiro ou parceira adora a companhia delas fazendo novas parcerias". - SANFERR, 03.12.2002


"No trabalho, o eficiente é sempre antipático, pois, geralmente, é mais competente que o simpático". - SANFERR, 01.05.2006


"Não adianta ser simpático e não ter talento, pois, para provar talento, não precisa simpatia para agradar quem lhe acha antipático". - SANFERR, 01.12.1999


"O sucesso é irmão gêmeo do talento, mas preguiçoso. Enquanto o talento acorda cedo, o sucesso só dá o ar da graça bem mais tarde". - SANFERR, 09.01.2011


"Se você é talentoso, não precisa se preocupar com a língua dos outros, pois a do talento é universal. Deixe que as línguas, boas ou más, se preocupem com você". - SANFERR, 18.09.2001


"Dê dois passos para prejudicar alguém e este vai lhe transformar em ninguém com mil passos que vai andar para lhe derrubar". - SANFERR, 11.11.2007


"Nada mais digno do que perdoar um ato indigno e imperdoável". - SANFERR, 10.09.2010


"Quem diz que o outro fez, quer esconder o que fez no lugar dele para o culpar do que não fez". - SANFERR, 19.09.2010


"Quando os falsos amigos nos apunhalam com a ingratidão, nada melhor do que a solidão para vivermos longe da podridão". - SANFERR, 17.07.2010


"Na casa do homossexual, homem com fama de machão entra tarde e sai cedo para fazer tudo na cama que gosta, quer e acha que é direito, já que com a mulher o normal é ele encontrar, ao invés de carinho e aconchego, cobrança e lhe colocar defeito". - SANFERR, 20.03.2010


"Não puxe hoje o saco que ontem chutou. Tenha dignidade e se dê valor, pois o seu saco na paciência do outro, já furou". - SANFERR, 10.01.2012


"Se hoje os de dentro lhe nega aplauso e reconhecimento, devem amanhã ter dignidade para não tomar para si quando os de fora valorizar seu talento". - SANFERR, 18.12.2011


"Se como santo em casa você não soube fazer milagre, aceite ser adorado como deus fora dele por quem sabe". - SANFERR, 09.09.2011


"A inveja dos demais quer lhe calar, mas a competência fala mais alto, o talento berra nos ouvidos dos incompetentes e bossais que os quer matar". - SANFERR, 11.05.2003


"Perdoar a traição é normal. Mas esquecer é amoral". - SANFERR, 19.08.2010


"Falta de noção é se olhar no espelho e se enxergar como o espelho mostra que não se é". - SANFERR, 20.04.1984


"Falta de vergonha na cara é não saber e querer dar às caras". - SANFERR, 16.07.2007


"Não existe gay que não dê tudo que o bofe precisar, se na cama bom ele se mostrar, pois só assim as suas contas o gay irá pagar, para com a mocréia o usado ir gastar". - SANFERR, 11.05.2010


"Se o ambiente é um vespeiro, se esconda no formigueiro". - SANFERR, 18.09.2008


"Palhaçada não é fazer os outros rir. É querer ser engraçado e não conseguir". - SANFERR, 13.05.2010


"Indecente é pessoa imoral querer dar lição de moral e decência no seu igual". - SANFERR, 19.11.2010


"Não acredite em julgamentos, pois, na maioria das vezes é um amigo querendo ajudar, ou o inimigo querendo prejudicar". - SANFERR, 12.05.2005


"Se a sua genialidade incomoda e lhe dá orgulho, lembre-se que a imbecilidade deles os sufoca e envergonha". - SANFERR, 18.02.2001


"A verdade dita mentirosamente pelos lábios, muitas vezes não é a verdade sentida verdadeiramente no coração". - SANFERR, 16.05.1982


""O antipático desagrada por que não agrada na falsa simpatia". - SANFERR, 10.02.2001


"Quem vive entrando e saindo de sua casa, só quer uma coisa: entrar na sua vida". - SANFERR, 22.03.1997


"Se você é importante, ergue a taça para brindar com os demais. E se não for, carrega a taça na bandeja para os demais e importantes brindarem". - SANFERR, 21.05.1988


"Quando o sábio expõe uma idéia, não consegue enxergar a realidade, é maluco. E quando o idiota não consegue expôr nem um pensamento, é o que? Cego, surdo e mudo das idéias." -SANFERR, 10.04.2000


"As calúnias que levantam contra você, Deus as derruba com todo seu bem-querer". - SANFERR, 17.07.2010


"Se o injusto alardeia que você é bandido, por que, então, a Justiça ainda não lhe julgou e condenou? O injusto mente e a Justiça desmente". - SANFERR, 19.10.2010


"Não é na cachaça, no bar e com falsos amigos, que só querem lhe embriagar e tudo de você tirar, que você vai se valer na hora da desgraça. É no lar, com verdadeiros amigos, que só querem lhe ajudar e com você comemorar por abandonar essas companhias nefastas, que tanto lhe prejudica, trai e maltrata". - SANFERR, 13.11.2010


"As que se apresentam mais recatadas, são as que escondido se mostram mais safadas". - SANFERR, 14.05.1985


"Corno capenga de muleta e mulher safada com dinheiro na mão, tome cuidado, garanhão, quando ele sair e na cama dela for fazer serão. O ódio dele e o veneno dela é mais perigoso que do escorpião". - SANFERR, 03.08.2010


"Quem diz que não errou nem um pouco na vida, pode se preparar para os muitos erros que a vida vai ensinar". - SANFERR, 18.07.2010


"Quem se vangloria hoje da desgraça alheia, certamente amanhã não vai receber graça alguma para se vangloriar". - SANFERR, 24.03.2000


"Quem gosta de colocar o nome do outro na lama, certamente já enlameou o seu em outras camas". - SANFERR, 19.01.2002


"Na confissão com o homossexual na solidão de sua casa, é que o homem revela sua opção de vida, apesar de fora dela, sua pose de machão ter de ser mantida e ele precisar demonstrar para a mulher que continua sendo o tal". - SANFERR, 11.01.2010


"Em pleno séc. XXI, o prato mais disputado e caro no Restaurante das Relações Amorosas, é o bofe marinado, servido ao gosto da mulher e do viado, mesmo que não tenha sabor algum". - (extraído de um roteiro de minha autoria) - SANFERR, 18.02.2003


"Depois da cerveja na mesa, pra que descobrir na cama se a companhia é um samurai ou uma gueixa?". - SANFERR, 11.12.1994


"Não duvide da força dos cabelos de uma mulher na sua cara e do olhar dela sobre seu marido. Duvide dos seios dela". - SANFERR, 21.10.2008


"Quando pensamos que pudemos entender a vida, descobrimos que a vida não é para ser entendida, mas vivida". - SANFERR, 16.09.2003


"Seja feliz ao seu modo e não tenha vergonha de suas escolhas. Vergonha é não ser feliz". - SANFERR, 10.01.1980


"A maior prova de amor é desejar felicidade a quem deu as costas para sua infelicidade". - SANFERR, 17.08.1983


"O homem sem competência para conquistar uma dama, não pode de cara querer levar para a cama". - SANFERR, 15.12.2002


"Saiba o que diz hoje, para não se chatear com o que vai ouvir amanhã". - SANFERR, 13.05.1985


"O medo pode fazer parte de sua vida, se a coragem não for uma companheira inseparável". - SANFERR, 18.09.2004


"Filho não é poupança que você invista hoje para sacar amanhã". - SANFERR, 19.02.1999


"Quem está acima de você não precisa descer para lhe entender e compreender". - SANFERR, 18.11.2003


"Mulher que é mulher, sabe o que quer. E não o que os homens dela quer". - SANFERR, 02.02.1983


"Não existe caridade sem alrde e o alarde não existe sem a falsa generosidade". - SANFERR, 20.08.1988


"Diga o que pensa e não o que os outros querem ouvir." - SANFERR, 18.09.2000


"A falsa moralidade é contagiante, quando não se consegue curar a própria imoralidade". - SANFERR, 17.06.2001


"A beleza das coisas está no coração de quem vê as coisas feias como belas". - SANFERR, 16.08.1988


"O maluco nunca é das idéias, pois, se tivesse idéias, não seria maluco". - SANFERR, 06.02.1993


"Quando você sabe, é antipático. E quando não sabe, simpático". - SANFERR, 18.01.2001


"Seja um perfeccionista antipático e jamais um relapso simpático". - SANFERR, 06.02.1993


"Quem escreve muito prova o que tem a dizer. E quem fala demais comprova que não tem nada para fazer". - SANFERR, 17.02.1999


"Não seja falso com quem foi sincero o tempo todo". - SANFERR, 03.02.2008


"O doente do espirito agoniza no leito do desespero, depressão e egoísmo". - SANFERR, 13.09.2000


"Pode aproveitar na lama o bagaço da cana que me deram na cama". - SANFERR, 12.03.2010


"Vizinho decente não comenta a sua vida. Ridiculariza a vida indecente dele". - SANFERR, 03.01.2010


"Chic não é ter dinheiro. É ser sem o dinheiro". - SANFERR, 22.02.2001


"Tem pessoas que morrem antes do último suspiro". - SANFERR, 28.12.1992


"Saia da mediocridade e entre na genialidade. Se não for possível, afunde na imbecilidade". - SANFERR, 16.08.2010


"Uma pessoa não é bela pela cor dos olhos, mas por tudo que eles transmitem". - SANFERR, 13.03.1985


"Certos políticos devem saber que não são. Eles simplesmente estão". - SANFERR, 06.02.1986


"Uma pessoa não pode ser considerada péssimo amigo, se só encontrou amigos péssimos pelo caminho". - SANFERR, 12.09.2000


"Para elogiar uma pessoa e ser agradável, muitas vezes a pessoa envergonha e desagrada a si mesmo". - SANFERR, 20.04.1998


"Quem espera pouco da vida, pouco a vida vai dar. E quem espera muito, muito ela vai cobrar". - SANFERR, 21.10.1989


"Trabalhador dá a mulher e vagabundo tira da amante". - SANFERR, 18.06.2012


"Se a casa não lhe agrada e o ambiente lhe deixa infeliz, se desfaça e procure ser feliz se agradando em outro lugar". - SANFERR, 20.03.2010


"A pior decepção é a falta de consideração, ingratidão e a traição de quem você se doou como irmão". - SANFERR, 26.07.2010


"Antes um dia de intensa felicidade na pobreza, do que um ano de total infelicidade na riqueza". - SANFERR, 09.12.2009


"Como você pode querer dar lição de moral no outro, se no dia que essa matéria foi ensinada você estava aprontando fora da sala?". - SANFERR, 21.05.1989


"Acredite no talento, mas duvide da fama. A fama pode ser passageira, mas o talento é quem dirige". - SANFERR, 19.12.2004


"Não chore por quem vai, mas por quem não fáz nada para ir". - SANFERR, 10.10.2001


"Não queira ganhar hum milhão, se você se empenhou para ganhar apenas tostão". - SANFERR, 07.09.2000


"Se você for diferente, você não presta. E se prestar é porque é igual ao que não presta". - SANFERR, 09.01.2008


"Humildade é uma virtude quando a arrogância do outro não chega para lhe colocar defeito". - SANFERR, 21.04.2004


"Não inveje quem não fez nada de invejável para ser invejado". - SANFERR, 24.04.1996


"Humilhação não é coisa boa, a não ser para quem não é boa coisa". - SANFERR, 07.01.2011


"Dê a mão à palmatória, mas não coloque sua cabeça à prêmio"> - SANFERR, 17.08.1983


"A pessoa quando é cega e não quer enxergar a verdade, diz que o outro está mentindo por querer fazê-la acreditar". - SANFERR, 15.07.2012


"Quem estaciona no mesmismo do dia-a-dia, jamais vai acelerar numa grande rodovia ao encontro de melhores dias". - SANFERR, 08.12.2010


"Todos caminham iguais, até o ponto que algum adiante os passos, deixe de ser apenas mais um e se torne diferente". - SANFERR, 07.10.2010


"Não adianta torcer o nariz para o verdadeiro talento, se ele não tá nem aí para a inveja do seu falso reconhecimento". - SANFERR, 10.05.2005


"Só tem uma coisa que àquele que sabe menos, pode falar de quem sabe mais: rapaz, esse cara é demais. E eu de menos". - SANFERR, 29.11.2005


"Não se ache melhor do que seu inquilino, se não tem competência para sequer alugar dele metade da inteligência". - SANFERR, 27.04.2010


"Tudo poderia ser diferente, se fizessemos do NADA a grande diferença". - SANFERR, 17.05.2010


"Quem come do que todos gostam, mesmo estragado, está sujeito a provocar um mal indesejado". - SANFERR, 17.01.2003


"A elegância não tem classe social. Tem estilo em todas as classes". - SANFERR, 10.04.1998


"Falta de noção é pegar na direção do carro comprado em inúmeras prestações, como se estivesse no comando de um avião". - SANFERR, 19.08.1996


"Ridículo é o ridículo dizer ao menos ridículo que está sendo mais ridículo que ele". - SANFERR, 20.03.2004


"Não existe relação homossexual que se sustente sem uma cama sustentável que aguente uma noite de paixão fenomenal". - SANFERR, 12.01.2010


"Ninguém dá nada, se alguém não mostrar tudo que tem para dar". - SANFERR, 03.03.2010


"O gay pode fazer vista grossa a relação de seu homem com uma mulher, se depois ele voltar cheio de paixão, prosa e amor pra dar, compensando com muita disposição tudo que na cama sabe praticar". - SANFERR, 18.01.2010


"Quem gosta de um prato variado, engana a mulher dizendo que aprova o tempero dela e o viado garantindo que adora um prato bem temperado e suculento". - SANFERR, 18.04.2010


"Gay nenhum deita apenas para dormir o sono do justo ao lado do homem que afirma amar e  com quem só fáz gastar, sem justamente não receber em troca o que vai lhe realizar". - SANFERR, 18.03.2010


"Para certas pessoas, a Humildade é irmã gêmea da Mediocridade, inimigas mortais da Genialidade". - SANFERR, 18.09.2000


                                                                                                              RENÉ SANFERR, 19.07.2012











ATENÇÃO
 AGRADEÇO AS CONTRIBUIÇÕES E PEÇO QUE CONTINUEM FAZENDO DOAÇÕES AO BLOG.
                  ASSIM COMO O JORNALISTA FUNCIONÁRIO DE JORNAL, O BLOGUEIRO-COLUNISTA, EM TODAS AS PARTES DO MUNDO,
                     EM VÁRIOS SITES E BLOGS, VIVE DO QUE ESCREVE, O SEU TRABALHO VIRTUAL É O SEU GANHA-PÃO.
   SEM NENHUM VÍNCULO EMPREGATÍCIO.
 DEPOSITE NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL.
CONTA O1:
Caixa Econômica Federal                                   -               Av. Estados Unidos, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    0063                                                            Conta: 023-00012630-9
CONTA 02:
Caixa Econômica Federal                                   -               Relógio de São Pedro, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    1416                                                             Conta: 013-00099159-3
CONTATOS:
e-mail: rsanferr@globomail.com
fone  : (71) 82659332
home-page: HTTP://SANFERRPRESS.BLOGSPOT.COM
novo blog  :  HTTP://SANFERRARTSCRIPT.BLOGSPOT.COM




                                                                      P    A     T     R     O     C     Í     N     I     O                                                   






3 comentários:

  1. Um dos atores mais completos do cenário artístico brasileiro. No ar na novela das 9, Marcos Caruso está completamente à vontade como o autêntico carioca, apesar de não ser a sua praia, literalmente falando. É também um bom autor, reconhecido no métier pelos excelentes textos que sempre nos apresenta. Elisa.

    ResponderExcluir
  2. Avenida Brasil é uma das melhores novelas dos últimos anos e todo o país para para assistir, principalmente nas cenas do engraçado Leleco com Tessália. Acho que o ator está bem à vontade no papel. Bjs, Bjs, Vi.

    ResponderExcluir
  3. Marcos Caruso é reverenciado aqui em São Paulo como um de seus grandes orgulhos. Tanto como ator, como autor. Suas peças são bem valorizadas no mercado. Parabéns ao ator pelo Leleco da novela. TONINHO, SP.

    ResponderExcluir