quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

ACM VOLTA MAIS JOVEM E SEM ESTÓRIAS.



  ACM NETO.
     A HISTÓRIA DE ACM (AVÔ) VAI SER RECONTADA NA POLÍTICA
             POR ACM (NETO) COM TODA COMPETÊNCIA, DETERMINAÇÃO E  CORAGEM.


     A política - em qualquer parte do mundo - e a história (principalmente a estória de vários políticos) sempre tiveram uma relação de amor e ódio. E isto é um fato conhecido (e reconhecido) por todos àqueles que se interessam por política e seus pátrios (e podres) poderes. Sempre deram ao político o poder máximo (ou não, a depender do que se entende, ou não se entende por poder) e aos historiadores a responsabilidade de serem guardiões da política... Difícil de entender? Nem tanto, se levarmos em consideração que a história (injustamente) e seus autores (historiadores) deu - e continua dando - às vezes, um tanto quanto irresponsávelmente, uma nova (?) visão dos fatos, como, por exemplo, na estória - que fáz parte da estóriia do Brasil - sobre o golpe de Estado que levou o presidente João Goulart a ser deposto. Sabemos - inclusive Jango foi homenageado recentemente nesta coluna - que ele foi afastado da presidência, exilado e morreu em outras terras. A história ama a política ou (será?) a política ama (ou odeia?) a estória que a história quer contar sobre ela?... (Vai-se saber!)... No mundo inteiro - ontem, hoje e sempre - a política já nos deu várias estórias e contribuições (boas ou más) para a história. Recentemente, na Itália - e olhem que, segundo o poeta Gonçalves de Magalhães (ah! como é bom ler, estudar e pesquizar), já dizia no séc. XIX que a Itália é o país das maravilhas - o povo (fazendo a história, triste e imoral, mas a história) foi às ruas "escandalizar" um dos políticos mais influentes - ao menos era - dos últimos tempos, o sr. Berlusconi. E por que? Porque (pasmem!) o "mestre da política" da terra da pizza - como ACM foi mestre por aqui, na terra do delicioso acarajé - não soube fazer a sua história ao criar uma estória (escandalosa) ruim para o seu governo. Depois de alguém ter lhe atirado no rosto uma miniatura da catedral de Milão, quebrando seu nariz e vários dentes - história ou estória? - Berlusconi viu-se "perseguido" por uma turba ensandecida que se revoltou com o seu (indecente, indigno e indecoroso) comportamento vulgar e baixo dado à suas preferências sexuais, aos (incontroláveis?) desejos carnais. (Se tal comportamento não é admissível numa pessoa comum, quanto mais com gente importante). Desejos carnais (antes) inconfesssáveis, impublicáveis, até que tudo veio à tona.
     Os políticos e a história são a "mola mestra" dos comentários, do diz-que-diz medíocre, leviano e popular. (E vulgar!). E nem semore a "voz do povo é a voz de Deus". (Aliás, este é um dos ditados mais incoerentes, já que - se fosse assim - o povo não teria pedido "a cabeça" de Jesus na Sexta-Feira Santa). Muitos políticos escrevem uma (boa e honesta) estória de vida na sua história política - como o homenageado de hoje e também o seu avô o fez - e, por conta dos comentários maledicentes, das preferências erradas do povo, das perseguições de outros políticos tão invejosos como incompetentes, são consideerados pelas história um péssimo exemplo. Enfim, a história nos revela que a estória (da maioria) dos políticos não é boa... Por que este preconceito? Toda regra tem excessão.
     Políticos lá, estórias cá e os escândalos - preeconceituosos, verdadeiros ou mentirosos - no meio. O político que nunca teve a sua história maculada por um escândalo que "atire a primeira pedra". (Ou corra dela se tiver um telhado de vidro). Escândalos de todos os tipos e para todos os gostos. Escândalos que - nas estórias que fazem a história - nunca irão faltar. Por aqui - no auge das conveersas, do tititi das esquinas - temos (ainda?) o famigerado mensalão. E pensar que o eleitor foi quem elegeu os astros e estrelas desta novela (escandalosamente) corrupta e ganha um ridículo mensalinho. O mensalão (a meu ver) já se tornou - desde que se iniciou - uma "estória da carochinha que nem graça tinha"... Mas, c'est la vie! O político fáz e a história conta. Aqui no Brasil, o que mais se conta - literalmente falando - são os caraminguás que se acha nas contas bancárias de uns e outros, as famosas "doações". (Aliás, se caísse aqui no Brasil - como é comum nos EUA e Europa - o que cai nas contas dos políticos como doações na conta dos blogueiros e donos de sites, eu já teria uma bela e milionária estória para contar)... Estórias - escabrosas, vulgares e corruptas - não cansam de surrgir no meio político. Fala-se hoje no mensalão, ontem falou-se dos grampos no Senado praticado pelo (então) senador ACM, como também já se falou - à boca pequena - do caso de JK com a belíssima socialite Maria Lúcia Pedroso. E - num passado não tão distante assim - o mais risível (e nada democrático) foi um projeto da deputada estadual carioca Alice Tamborindeguy sobre a retirada das bundas dos cartões-postais com fotos da cidade maravilhosa... (?)... Pois é. Ela achava um escândalo a bunda das cariocas nos cartões. Como será que esta parlamentar vai ser lembrada, imortalizada pela história?
     Ao contrário, o homenageado de hoje - até o momento - está criando uma boa história na política. (Sem estórias!). Sua marca - ACM - já foi imortalizada na política brasileira, símbolo de competência e honradez, além de muita coragem e determinação. Mesmo o ACM de hoje sendo o neto. A Bahia espera - e o Brasil está de olho - que Antonio Carlos Peixoto de Magalhães Neto seja na política a "reencarnação" (?) do seu avô, o cacique temido e respeitado por grandes e pequenos. Nascido em Salvador no dia 26.01.1979, advogado, vai assumir no próximo dia 01 de janeiro a cadeira de prefeito da terceira maior capital brasileira. Filho de um experiente empresário - ACM Jr. é um dos diretores da TV Bahia, afiliada da Rede Globo - tem-se mostrado, como deputado federal (o oitavo mais votado do Brasil em 2010), bastante experiente, ousado e determinado, com uma maturidade democrática reconhecida e respeitada até por seus inimigos políticos e desafetos pessoais.
     Às vezes polêmico - mas sempre coerente com seus pensamentos e ideologias - autor de debates acalorados na tribuna da Câmara, ACM Neto nunca deu um tom, digamos, "morno", sem sal, aos seus discursos. A história certamente vai se lembrar dele como o "pequeno grande homem", já que, em Brasília, microfone na boca e caneta na mão - além de atrevimento, no bom sentido, nas palavras, como seu avô - ACM Neto liberou recursos federais para a Bahia; como líder do DEM lutou contra a volta da CPMF; é o único (aliás, era) deputado federal mais influente da Câmara, teve participação decisiva na aprovação do projeto da Ficha Limpa. Agora como prefeito sua carreira política vai fazer "a prova dos nove". Eu, particularmente, não duvido nem um pouco que ele irá causar uma reviravolta geral logo nos primeiros dias do seu governo. Assim como o avô, está plantando uma boa estória para depois ser lembrado - pela história - como o prefeito que depois virou governador, depois Ministro, depois senador... E não vamos esperar quatro anos para avaliar o que foi seu governo. Desde já - por sua trajetória de vida e história política - sabemos que vai ser um excelente prefeito. Não sou profeta. Sei apenas reconhecer quando um profissional - e ACM, assim como seu avô e o saudoso Luís Eduardo, seu tio - é bom, gosta do que fáz e, sendo assim, fáz o que fáz maravilhosamente bem. E a profissão dos Magalhães é a política. Eles a tem em seu sangue, no DNA.
     Neto disse, quando reeleito em 2010, que devia seu sucesso nas urnas primeiro ao trabalho e depois a força do saudoso senador ACM. E é esta força, esse "pulso forte" que os soteropolitanos sentirão na pele no governo do "baixinho bom de briga". E não de estórias... Se bem que o bom político, a pessoa pública, vive de "estórias". Inventadas. Ou seja - no linguajar dos sábios - marketing.
     Au-revoir para todos que me criticam ou aplaudem. Na próxima quinta-feira, se Deus quizer, aqui estarei. Eu aqui e vocês daí. C'est la vie!

                                                                                                                RENÉ SANFERR, 27.12.2012

a ESFINGE:
     "Um grande homem não se mede por sua estatura, mas a altura do que ele pode fazer de grande".

                                                                                                               RENÉ SANFERR, 23.09.1989

de SANFERRPRESS para todos os leitores e colaboradores (patrocínios, doações):

     O céu gargalhava, enquanto a cidade de Santo Amaro, na Bahia, chorava com a perda - perda? - de sua filha mais ilustre, já que a mãe, o ventre que gerou Caetano Veloso e Maria Betânia, é muito mais importante que eles. E quem teve uma mãe como ela foi, não se deve sentir perdido, orfão, com a sua partida para a casa d'O Pai, O qual, de última hora, mais preecisamente às 8:30 do dia 25, se lembrou de chamar uma convidada muito especial para o Seu banquete de comemoração por mais um aniversário. E a sua chegada ao céu foi só alegria! Principalmente para seu Zeca, Nicinha, e tantos outros que foram antes dela.
     A saudade é imensa, dói demais, só que os Telles Veloso - e todas as outras famílias que se encontram na mesma situação - tem de se sentir honrados pelo Pai ter escolhido a data do Seu aniversário para receber na glória do céu o abraço de uma filha tão querida. Santo Amaro chorava olhando um tesouro que a terra iria abrigar, enquanto se esquecia de olhar para o céu e observar o quanto estava iluminado - como ela queria que fosse a sua hora de ir - festejando, com risadas, sorrisos e gargalhadas, um tesouro que vai abrigar por toda a eternidade: uma boa alma.
     Então, apesar dos pezares, Feliz Ano Novo para todos, já que a vida - já disseram - não se acaba, se transforma. Para melhor.
     Como, acredito, não vai se transformar a união dos filhos de d. Canô, agora que ela não está por perto - fisicamente - para mandar, orientar e aconselhar. Ela não gostaria de ver que algo mudou por que não está mais presente de "corpo"; mas agora apenas "de alma".
     A história de d. Canô - para sua família, o povo de Santo Amaro e toda a Bahia - se resume nas poucas palavras de um de meus pensamentos: "Viver só vale a pena quando, ao morrer, deixamos uma obra que vale a pena".
     Mais um ano dos blogs. Obrigado a todos que lêem, colaboram, criticam, comentam. Se Deus quizer - e Êle vai querer - no próximo ano aqui estarei. C'est la vie!

                                                                                                             RENÉ SANFERR, 27.12.2012

"Enquanto muitos mortos são amados, muitos vivos,pelos mortos de espirito, são odiados". -SANFERR, 02.11.1984

"Quem lhe orientou para ficar de olho no que eu tenho e depois cobrar, me alertou para eu ficar de olho no que você comigo realmente quer e na hora certa me afastar". - SANFERR, 10.12.2009

"Homem que gosta de chamar o gay de descarado, ainda não reparou que tem um filho como forte candidato a viado". - SANFERR, 15.11.2012

"Já que você diz que não encontra um emprego à sua altura, acostume-se com seu trabalho de gentinha". - SANFERR, 01.05.1987

"Se você é um infeliz que não sabe o que diz, aprenda com quem sabe o que fala e porisso é feliz". - SANFERR, 19.03.2001

"Se o inteligente dá ordem e o burro obedece, uma boa relação entre os dois se estabelece. Mas, se o burro ordenar e o inteligente acatar, é sinal que o mundo vai se acabar". - SANFERR, 24.01.2007

"Nada mais cômodo do que sentar e dar ordens. Este é um sábio que sabe o que fáz. E nada mais incômodo do que dar ordens e sentar. Este é um sabido que nada fáz". - SANFERR, 01.05.1984

"Não se julgue perfeito e moralista, dono da verdade e exemplo de vida para quem quer que seja, já que de perfeito você não tem nada. E não serve de exemplo para ninguém, pois a única coisa que quem se acha perfeito e moralista tem, é a mentira de ser um falso moralista". - SANFERR, 01.02.2000

"Nunca vai se saber se o pior é um asno tocando ou um burro dançando". - SANFERR, 17.01.2012

"Enquanto uns choram de alegria, outros choram de tristeza por não ter alegria". - SANFERR, 24.12.2012

"Viver só vale a pena quando, ao morrer, deixamos uma obra que vale a pena". - SANFERR, 20.02.2011

"Poucos vão deixar uma marca na história. E muitos só deixarão um nome esquecido e sem estória". - SANFERR, 03.06.2012

"Pode se matar de trabalhar se, ao contrário de mim, você não fáz nada para um imortal trabalho criar e deixar". - SANFERR, 01.05.2012

"Quando se é muito simpático, sempre se é muito falso". - SANFERR, 07.09.1987

"Que mulher é tão abestalhada que acredita que o homem que dorme com outro não fáz nada?". - SANFERR, 21.02.2010

"Não existe mulher mais bonita do que a morena brasileira. Feia ela fica quando pinta o cabelo e começa a falar asneiras". - SANFERR, 08.03.1994

"Quem hoje procura saber demais o que o outro foi fazer, só vai ficar sabendo o que de menos amanhã e sempre esta pessoa precisa saber". - SANFERR, 23.12.2012

"Viva como um princípe no palácio solitário, mas não como um sapo no brejo acompanhado". - SANFERR, 17.08.1991

"Amigo é como uma pedra rara. Difícil de achar, mas fácil dos outros invejar e querer para si tomar". - SANFERR, 20.07.2010

"Quando uma pessoa não lhe der muita atenção, é por que de você ela não quer chamar a atenção". - SANFERR, 19.09.2012

"A família é uma benção de Deus. Infelizmente alguns é que a tornam uma maldição". - SANFERR, 23.05.1989

"Em comunidade, podemos sobressair com a genialidade ou assumir de vez a mediocridade, provando asssim uma possível ou impossível criatividade". - SANFERR, 29.01.1989

"Fala-se muito em sinceridade, mas o que se ouve mais é a falsidade de quem vive falando em sinceridade". - SANFERR, 13.07.1985

"Se eu lhe dou orgulho, porque você não deixa o orgulho de lado e vem se orgulhar junto de mim?". - SANFERR, 23.09.1984

"Não se pode acreditar num único dia do ano naquilo que desacreditamos durante todo o resto do ano". - SANFERR, 24.12.1989

"Se AMAR de verdade fosse um livro, difícil seria encontrar o autor e muito menos o significado para AMAR escrito em suas páginas". - SANFERR, 31.05.2000

"Quando a mulher gosta de ser lata de lixo, ela gosta de pegar, guardar e cheirar o lixo que por outra foi esquecido e por ela agora está sendo mexido". - SANFERR, 27.04.1983

"A mentira é como uma mulher feia, mas simpática e agradável. E a verdade é uma mulher bonita, mas antipática e desagradável". - SANFERR, 14.01.2012

"A alegria que eu sinto quando chega o Natal, gostaria que fosse a tristeza indo embora da vida dos outros". - SANFERR, 19.12.2012

"Ninguém pode saber hoje se é importante, pois somente o que fazemos no presente é o que vai fazer alguém dizer amanhã se formos importantes ou não". - SANFERR, 21.06.2011

"Todo gênio é chamado de insuportável, por que o suportável é ser medíocre e não gênio". - SANFERR, 26.02.1997

"O que mostramos ao outro, não é o que o espelho vê em nós de verdade, apesar da mentira que o outro enxerga". - SANFERR, 01.04.1999

"Se você não luta pelo seu objetivo, você é um fraco sem condições de lutar contra o derrotismo, que é o seu pior inimigo?". - SANFERR, 13.05.2012

"Falsa amiga quando fica na sua casa de entra e sai na vida do casal procurando se infiltrar, pode ter certeza que a única coisa que esta sua verdadeira inimiga quer é com vocês fazer o jogo de leva e tráz, para um dos dois conseguir envenenar e com suas mentiras o casal separar". - SANFERR, 20.06.2010

"Hoje eu vejo que ontem cometi um grande erro por ter ouvido as pessoas erradas". - SANFERR, 23.11.2010

"Nada mais constrangedor do que uma mulher casada por um gay deeclarar o seu amor e se dizer mal amada". - SANFERR, 13.01.2010

"Uma mulher mal casada e por um gay bem apaixonada, quando se vê por ele rejeitada, vai se sentir humilhada e fazer ao gay todo o mal para se sentir bem vingada". - SANFERR, 23.07.2010

"A infelicidade que você vive hoje foi causada por quem não suportava ver a felicidade que você vivia ontem". - SANFERR, 23.12.2012

"Quando não se quer dar o braço à torcer e do outro tudo se quer saber, cuidado a quem vai perguntar. Esta pessoa só mentiras vai lhe contar para de você se aproveitar, já que as verdades você não tem como saber". - SANFERR, 14.07.2010

"Quem fáz o jogo de leva e tráz, sempre ganha a partida mentindo demais". - SANFERR, 17.08.2010

"As pessoas preferem escutar a mentira sobre o que não são, do que ouvir a verdade sobre o que realmente são". - SANFERR, 12.05.2003

"Se eu pudesse dividir toda a felicidade que estou sentindo, certamente iria diminuir a infelicidade que você está sentindo". - SANFERR, 14.12.2012

"Se todos fossem felizes com o que tem no coração, não seriam infelizes com o que não tem nas mãos". - SANFERR, 17.09.1994

"É charmoso um pobre que fáz do pouco a sua elegância e temeroso o rico que fáz do seu muito a sua deselegância". - SANFERR, 29.12.1999

"O máximo de felicidade pode habitar no meio de pessoas simples sob o teto do máximo da simplicidade". - SANFERR, 09.12.2009

"Um grande homem não se mede por sua estatura, mas a altura daquilo que ele pode fazer de grande". - SANFERR, 23.09.1989

"Pode me invejar bem e falar mal de mim, pois aonde Deus quer que eu vá, você lá não vai conseguir chegar". - SANFERR, 07.06.2012

"Podem até me matar, mas o meu talento nunca vão roubar". - SANFERR, 21.03.1989

"Olha-se para alguém e vê-se que não é ninguém. Escuta-se um ninguém e percebe-se que nunca será alguém". - SANFERR, 23.05.2012

"Quem não é competente, só tem competência para ser tão incompetente como quem está ao seu lado e não tem competência". - SANFERR, 29.03.1986

"Tem homem que sente tanta vergonha da mulher que tem ao lado que chega a se orgulhar quando dizem que ela não causa tanta vergonha assim". - SANFERR, 23.12.2012

"Quando o casal é medíocre e burro, não pode achar ou esperar que os filhos sejam inteligentes e muito menos gênios, já que deles são a cópia e não diferentes". - SANFERR, 16.04.1998

"O muito que você pode receber com seu emprego por apenas merecimento, não chega aos pés do muito de muito que recebo com meu trabalho, já que não tem dinheiro que compre talento e conhecimento, muito menos admiração e reconhecimento". - SANFERR, 01.12.2012

"O choro lava a alma dos justos, mas não lava a falta de vergonha na cara dos injustos". - SANFERR, 26.10.1993

"A Bahia, que sempre nos deu orgulho por ser o berço da genialidade, últimamente está sendo a nossa vergonha por conta de músicas que nascem no berço da mediocridade, batizadas pela vulgaridade". - SANFERR, 10.02.2012

"Se eu falo a verdade, não vai ter mentira que vá me fazer calar". - SANFERR, 01.10.2011

"A humildade está de verdade no coração e não na falsidade das ações de oportunidade". - SANFERR, 20.12.1994

"Adoro ver um pobre rico de criatividade e odeio ver um rico pobre de genialidade". - SANFERR, 23.09.2012

"O que eu não escrevo nunca será lido. E o que eu digo logo será esquecido". - SANFERR, 10.08.2003

"O diabo engana fazendo você TER e Deus fáz você SER sem precisar enganar". - SANFERR, 14.09.2012

"No Natal como você querr agradar O aniversariante que não vê, se não consegue perdoar e abraçar áquele que constante vê?". - SANFERR, 10.01.1993

"Agradeça hoje mais do que peça e amanhã vai agradecer pelo que não pediu". - SANFERR, 10.01.1993

"Os amigos de hoje vem e vão. Mas, os de ontem, para sempre serão lembrados como verdadeiros irmãos". - SANFERR, 20.07.2007

"Caminhe para pensar. Não se cansar, parar e não pensar". - SANFERR, 16.11.2012

"Já que as palavras tem poder, por que os burros não se tornam inteligentes quando falam?". - SANFERR, 27.06.1994

"Escolha alguém com quem você quer estar e conversar. Mas, se não puder escolher, prefira ficar sózinho e com ninguém falar". - SANFERR, 29.09.2012

"As pessoas perdoam no Natal e magoam o resto do ano". - SANFERR, 24.12.2004

"Não adianta ter uma grande família reunida, se no amor ela se torna pequena e desunida". - SANFERR, 23.12.1992

"Não adianta mostrar o que não se é no Natal, se durante o ano todo consegue provar o que se é". - SANFERR, 21.12.1987

"Não seja burra para perder tempo em odiar quem é inteligente para não perder tempo de você nem se lembrar". - SANFERR, 22.12.2012

"O mundo nunca vai ser melhor, se quem mora nele o fáz cada vez mais pior". - SANFERR, 16.05.2010

"Se não quer fazer uma besteira, procure não escutar quem só diz asneira". - SANFERR, 15.05.2010

"O Natal para quem FALA sobre Jesus é com o copo na mão. E o Natal para quem VIVE com Jesus Cristo é ajudando o irmão sofrido". - SANFERR, 233.12.1986

"Não dê um presente caro e material. Prefira presentear com seu amor raro e filial". - SANFERR, 19.12.2012


                                                                                                                RENÉ SANFERR, 27.12.2012


ATENÇÃO
 AGRADEÇO AS CONTRIBUIÇÕES E PEÇO QUE CONTINUEM FAZENDO DOAÇÕES AO BLOG.
                  ASSIM COMO O JORNALISTA FUNCIONÁRIO DE JORNAL, O BLOGUEIRO-COLUNISTA, EM TODAS AS PARTES DO MUNDO,
                     EM VÁRIOS SITES E BLOGS, VIVE DO QUE ESCREVE, O SEU TRABALHO VIRTUAL É O SEU GANHA-PÃO.
   SEM NENHUM VÍNCULO EMPREGATÍCIO.
 DEPOSITE NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL.
CONTA O1:
Caixa Econômica Federal                                   -               Av. Estados Unidos, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    0063                                                            Conta: 023-00012630-9
CONTA 02:
Caixa Econômica Federal                                   -               Relógio de São Pedro, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    1416                                                             Conta: 013-00099159-3
CONTATOS:
e-mail: rsanferr@globomail.com
fone  : (71) 82659332
home-page: HTTP://SANFERRPRESS.BLOGSPOT.COM
novo blog  :  HTTP://SANFERRARTSCRIPT.BLOGSPOT.COM




                                                                      P    A     T     R     O     C     Í     N     I     O                                                   





Um comentário:

  1. Já estamos, sim, esperando um grande governo, sendo ele neto de quem é. Salvador tá precisando de um homem corajoso assim. Chega de lixo, calçadas esburacadas, praças tomadas pelos pobres que a prefeitura não coloca num lugar decente, crimes e mais crimes nos assustando dia a dia. Feliz 2012 para todo mundo. Bjs, Bjs, Vi.

    ResponderExcluir