quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

A SUPERIORIDADE DE QUEM SABE PENSAR, ESCREVER E FALAR.


  


PEDRO BIAL
  O JORNALISTA QUE NASCEU ESCRITOR OU  O ESCRITOR QUE SE TORNOU JORNALISTA?

     "Ganha o mundo quem sabe escrever e conquista o seu próprio universo quem sabe ler e aprender com quem sabe escrever", diz um de meus pensamentos. E assim caminha a humanidade, uns escrevendo e outros lendo. Como todos sabem que escrever não é para qualquer um, só resta para a grande maioria ler e procurar entender e, se isto não for possível, sentar e falar sobre o que leu e não entendeu ao redor da mesa de dominó. Brincadeira à parte, o importante é (sempre!)  pensar, escrever e falar... Desde os primórdios da civilização - desde que o homem aprendeu a se expressar - é assim que nos manifestamos cultural, intelectual e socialmente falando: pensando, escrevendo e falando. (Uns bem e outros mal!). Na sua pseudo-intelectualidade, o homem PENSA que é inteligente. (Nem tanto como gostaríamos de provar ser). Escrever porque precisa se  DIZER inteligente. (Nem tanto como gostaríamos de provar ser). E  fala, óbviamente, porque precisa se MOSTRAR inteligente. (Nem tanto  como poderíamos vir a ser). Prestem atenção que sempre o SER  e nunca o TER. Enfim, a inteligência é o requisito primordial no ser-humano para ser um SER racional e não irracional. Ela significa o TER e o SER. (Enquanto o dinheiro - requisito essencial para muitos por aí - significa apenas o TER). Não é à toa que - com a inteligência - muitos que nasceram pobres, ao fim da vida conquistaram verdadeiras fortunas, passando a TER (DINHEIRO) por SER (inteligente). "Antes o pobre intelectual e que pensa, do que o rico bossal e que não pensa", diz outro de meus pensamentos, apesar que muitos não tem discernimento para entender, compreender e anunciar esta mensagem. Justamente por não acreditarem na força da inteligência, que a intelectualidade é a maior fortuna do ser-humano, pode ampliar os horizontes, e quem a tem pode - dependendo da sua força de vontade, foco e determinação - tornar-se o mais rico dos ricos com o que sua mente produz. (A história já nos deu inúmeros exemplos assim). Enfim, se todo ser-humano acreditar no poder de sua inteligência, no TER, já que o SER é poder e caminho certo para o TER. (E ai todos trabalhariam o cerébro -e  não apenas os braços- para conquistar uma grande fortuna ao fim da vida e não a mísera aposentadoria)... É acumulando riqueza intelectual que se obtém a fortuna material, já que - está mais do que provado - burro não pensa e, consequentemente, nunca vai ter justamente por nada saber ser.
     Pensar, escrever, falar. Pensar para poucos, escrever para alguns e falar - felizmente, ao menos isto - para todos. Só que, infelizmente, a ordem não é necessáriamente esta, tratando-se de algumas pessoas. Muitos falam sem pensar e, consequentemente, se pudessem escrever (e ler) o que falam, pensariam duas vezes antes de falar. (E haja pensamento para uma única "cabeça pensante"; imagine se o ser-humano possuísse duas, que estrago - para o bem ou para o mal - não faria). Pensar, escrever e falar. Pensar e escrever como - para se tornar um dos maiores escritores de todos os  tempos - J.M. Coetzee. Este pensou (bastante) e escreveu textos, artigos excepcionais sobre outras personalidades, ganhando - merecidamente - depois de muito tempo e "ralação literária", batalha, o Nobel de Literatura, tornando-se assim imortal, por saber, magistralmente, colocar "o preto no branco". (Além de muito dindim, ganhos com seu talento, nos bolsos). Ele é o exemplo entre o homem que sabe pensar e escrever dos demais, que sabem apenas falar. Coetzee - por conta do seu talento, competência e cultura - conseguiu TER muito dinheiro  por SER. E a prova é uma coletânea de artigos escritos e publicados no Brasil pela editora Cia. das Letras, com tradução de Sérgio Flaskman, sob o sugestivo título de "Mecanismos Internos".( Estes mecanismos que fazem o homem pensar, escrever e falar). Neste livro - para os entendidos uma verdadeira obra-prima à altura dos mestres de qualquer Academia de Letras - Coetzee escreveu textos sobre Italo Svevo (1861-1928), Robert Walser (1878-1956) e Robert Musil (1880-1942), dentre outros. Textos estes que são um verdadeiro atentado, uma afronta para aqueles que, infelizmente, não tem inteligência para pensar e escrever; apenas falar o que se ouviu dizer.
     No mesmo livro, jamais iremos perder tempo - como dizem por aí os imbecis que correm atrás do TER (dinheiro), esquecendo-se do SER (cultura) - e sim enriquecer a nossa (pobre) mediocridade ao ler artigos, grandes ou pequenos, escritos (também) sobre Beckett (1906-1989), W. G. Sebald (1944-2001), Faulkner (1897-1962) e Sandor  Marai (1900-1989). É lendo autores clássicos como J.M. Coetzee que o menos intelectualizado (por não SER) tem a chance de encontrar a genialidade e "achar" o caminho para o que mais desejam na vida: o TER. O que, óbviamente, não se fáz necessário com os sábios, os quais tem o dom de pensar, escrever e falar... E estes, mais cedo ou mais tarde, TERÃO porque SÃO.
     E um destes sábios - um dos melhores - atende pelo nome de Pedro Bialski, popularmente conhecido como Pedro Bial, produtor, diretor, escritor e jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 29.03.1958, paradoxalmente (coisas da televisão, que coloca um gênio para apresentar um programa não tão genial assim), a "âncora", o "porto-seguro" do Big Brother Brasil, atração (cheia de malucos) que invade nossos lares todos os anos apartir de janeiro, "tomando de assalto" os neurônios daqueles que sabem pensar, escrever e falar, até meados de março, abril. (O BBB - por conta dos seus participantes, alguns bizarros, outros pitorescos e uns outros hilários - é uma óbvia homenagem a falta de inteligência ). Três meses que o profissional Bial - jornalista formado pela PUC (RJ) - nos salva da total mediocridade com o seu "toque de genialidade" ao pensar, escrever e falar textos de altíssimo nível e conteúdo. Cultural e intelectual. (Talvez para, propositalmente, amenizar a falta de cultura e intelectualidade - salvo raríssimas excessões, como Jean Wyllys - dos brothers). O certo é que Pedro Bial - ao contrário do que se pensa - a não ser para quem não tem nada na cabeça, esqueceu de "alugar" o espaço para o cerébro, os neurônios - é a grande atração do BBB. Principalmente às terças-feira, dia de eliminação (menos um) quando nos presenteia com textos dignos de serem imortalizados pela Academia Brasileira de Letras. Ah, Pedro Bial! Você é O CARA, você é o tal!. Sua vida é uma rica biografia.
     Em 1981 entrou para a TV Globo e logo mostrou ao que veio no Jornal Hoje e Globo Repórter. Entre4 1988 e 1996 foi correspondente internacional, cobrindo grandes eventos que marcaram a nossa história. Agora, no ano passado, apresentou o programa "NA MORAL". (Na moral, brother, porque parou? Parou porque?). Foi casado com as atrizes Fernanda Torres e Giulia Gam. Pedro Bial pode não ser reconhecido internacionalmente como J.M.Coetzee. Mas não fica devendo nada a ele no quesito pensar e escrever. O famoso e necessário - tanto a Bial como a Coetzee, e todos nós - pensar, escrever e falar. Se berm que, na maioria das vezes - e infelizmente a maioria das pessoas - isto não seja tão necessário assim. E por que? Por uma simples, absurda e revoltante razão: na atual sociedade que vivemos, àqueles que sabem mais que os demais - pensar e escrever - tornam-se sinônimos de arrogância, falta de humildade. Ter cultura, inteligência e talento virou crime hediondo, inafiançável. O ideal, portanto - a que ponto chegamos - é ser burro, ignorante. E assim, simpáticamente, agradar a "gregos e troianos". Uma guerra - da burrice - que Tróia, posso apostar, não gostaria de ter assistido. Não vai demorar (duvidam:) e o gênio de hoje - para não ser apedrejado, julgado, condenado e, literalmente, "queimado" em praça pública - vai precisar se isolar, manter-se distante, afastado das pessoas...(?)... Eu - que nem penso em chegar aos pés de J.M.Coetzee e Pedro Bial - já sou tão criticado por pessoas medíocres, por conta dos meus textos, da minha opinião (sincera e não falsa) sobre os mais diversos temas... Enfim, o dom da palavra (boa ou ruim) todos tem; do pensamento (bons ou maus) uma grande maioria e o dom de esscrever, nem todos. Mas, se todos nós, seres humanos, tivessemos estes três dons, o mundo não seria mundo, não haveria diversidades, dos mais variados tipos, e todos se tornariam robôs de carne e osso.
     Entre àquele que produz um texto excepcional e o outro que (apenas) tem um emprego excepcional, qual dos dois vai ter depois uma vida excepcional, em todos os sentidos, materialmente dinheiro) e imortalidade (nome importante)? Ler, ler e ler. Acompanhado de estudar e pesquisar. Sempre.
     Au-revoir para todos que me criticam ou aplaudem. Na próxima quinta-feira, se Deus quizer, aqui estarei. Eu aqui e vocês daí. C'est la vie!

                                                                                                                                         RENÉ SANFERR, 24.01.2013

a ESFINGE:
     "Sinta-se honrado por ser o mais invejado e comentado por ser capacitado, do que humilhado por ser um incapacitado e nada fazer para sequer ser criticado, porque o criticado é lembrado por ser alguém e o incapacitado por ser um ninguém".

                                                                                                                                         RENÉ SANFERR, 19.01.2013

de SANFERRPRESS para todos os leitores e colaboradores (patrocínios, doações):

     Semana passada publiquei o pensamento que é a síntese do homem de talento - nato, verdadeiro, de construção sólida e não destes fabricados, mercenários e oportunistas - e a sua visão pessoal sobre a fama e a relação com ela: "A fama e a solidão são irmãs-gêmeas e brigam muito". Pois é. E foi assim que Walmor Chagas decidiu lidar com a fama; isolando-se na solidão de um sítio, onde o diz-que-diz, as "picuinhas" do meio não iriam lhe atingir. Grande ator e grande homem. Saiu da luz dos holofotes para siolar-se em contemplação sob à luz do sol e da lua. Ao contrário de muitos, ele não precisava aparecer para aparecer. Seu trabalho, seu nome - uma marca inconfundível - apareciam por ele. Vida de maluco? Não! De sábio, gênio. Maluco é quem não tem talento e aparece na mídia dizendo TER. E até hoje o público fica sabendo que TER, realmente, não é SER.
     Talento como Heloísa Millet. Grande bailarina. Uma grande mulher.

                                                                                                               RENÉ SANFERR, 24.01.2013

"Enquanto o máximo para determinadas pessoas é o TER, para outras o máximo é o SER, já que o SER é poder e caminho certo para o TER". - SANFERR, 16.04.1997

"O viado culto pelo mundo vai ser exaltado e o macho burro por todo mundo vai ser criticado". - SANFERR, 10.06.2012

"Pessoa que gosta de entrar na sua vida, procure sair da vida dela". - SANFERR, 16.06.2012

"Oh, Maria, Minha Mãe do céu! Com minha boca mortal eu te imploro e clamo, esperando ouvir lá do céu sua bela voz celestial dizer: meu filho, eu te amo". - SANFERR, 15.08.2012
      (Festividade da Excelsa e Gloriosa Padroeira de minha querida e amada Camamu, Estado da Bahia, Nossa Senhora da Assunção).

"Uma pessoa não pode ser mentirosa, se expõe para todas as outras orgulhosa à sua verdadeira pessoa". - SANFERR, 20.12.1983

"Prefira ser mal interpretado, julgado e condenado, mas o segredo de um amigo não deve nunca ser contado, para ele não ficar humilhado e desmoralizado". - SANFERR, 10.02.1988

"São as incoerências da vida que nos fáz viver e conviver com a nossa falta de coerência". - SANFERR, 16.09.2012

"Se for para fazer o bem, não se importe de ser chamado de ruim por falar a verdade a quem você quer o bem". - SANFERR, 14.07.2001

"O que pensamos hoje pode ser bem diferente do que falamos ontem". - SANFERR, 27.10.2012

"Não é porque dorme à noite com um viado que o homem de dia com a mulher não pode ser macho". - SANFERR, 21.01.2010

"Tem homem que para provar que é homem precisa estar por cima de outro homem e nele mandar, pois, quando está com a mulher se sente por baixo, já que nem ele mesmo acredita que é homem por aceitar por ela se deixar mandar". - SANFERR, 27.07.2010

"È escrevendo no papel meus pensamentos que eu coloco para fora e exorcizo todos os maus sentimentos". - SANFERR, 24.04.2010

"É cozinhando na casa do viado que a amiga mostra seus dotes culinários, pensando ela que está armando seu bofe e se esfregando o está conquistando, sonhando que ele vai lhe agarrar e provar que é macho". - SANFERR, 10.01.2010

"Pense bem no que vai me fazer hoje porque amanhã eu não vou esquecer". - SANFERR, 30.05.2010

"É no bolso que parece furado que o dindim está guardado". -SANFERR, 17.11.2012

"Mostre o que você é para aqueles que não tem como provar que são". - SANFERR, 19.01.2013

"Faça quantas besteiras quizer. Mas nunca uma asneira para consertar as besteiras". - SANFERR, 21.05.1994

"Tem homem que se diz macho, mas como homem é um fiasco". - SANFERR, 04.10.1997

"Uma separação é como mesa de banquete. Quem chega por último come os restos que encontra à disposição deixado por aquele que comeu primeiro". - SANFERR, 08.07.1979

"A mulher que na casa do homossexual o chama para ir para a cama e diz que vai fazer dele um novo homem, é porque o velho que tem na sua casa não o amo e com outros também o engana, sem se importar de jogar o nome do cego na lama". - SANFERR, 30.01.2010

"Tome vergonha na cara e olhe para a sua vida, porque eu nem na sua cara olho para ver se você fáz parte da vida". - SANFERR, 19.01.2013

"Deus demora de escutar, mas dá. E o diabo dá logo para depois tomar". - SANFERR, 02.10.1998

"Mostre hoje que é pobre para amanhã provar que é rico". - SANFERR, 27.08.2012

"Guarde o que você tem e mostre que não tem para não ser incomodado por ninguém". - SANFERR, 20.12.2012

"Pense bem antes de dar às costas para alguém, já que o mundo não pensa em olhar de frente para quem é ninguém". - SANFERR, 09.04.2000

"O amor que ontem era relevante, hoje nem uma lembrança importante sobrou". - SANFERR, 20.11.2011

"O homem que você hoje diz com prazer que é seu, ontem foi meu e me deu o prazer que com você hoje ele não deve ter". - SANFERR, 20.07.2010

"Tem homem que prova para a mulher que é macho, mas na cama com o viado gosta de ficar em cima e de lado e, se duvidar, até embaixo". - SANFERR, 02.02.2010

"O homem quando não presta, de noite dorme com o gay direito e de dia leva o que AINDA dele sobrou e presta para a outra lamber o beiço de qualquer jeito". - SANFERR, 03.02.2010

"Qualquer um pode mudar. Basta novas oportunidades encontrar e da maldade de certas pessoas se afastar". - SANFERR, 17.06.2010

"A mulher não pode se deixar enganar por um homem que só a quer para usar, mandar e escravizar". - SANFERR, 08.03.2004

"A verdade vestida e feia, mas jamais a mentira despida e bonita". - SANFERR, 18.02.2011

"A sabedoria é um crime inafiançável e a ignorância um delito perdoável". - SANFERR, 06.10.2011

"Tranquilize seu coração com o perdão depois de o ter atormentado por ter sofrido tantos maus-tratos por conta de uma traição". - SANFERR, 25.08.2010

"Porque o destino da mulher é amar e sofrer por um homem que sofre por outra que não o ama?". - SANFERR, 03.04.1980

"A mulher descobre que é forte quando encontra o ponto fraco do homem". - SANFERR, 19.09.2010

"Aquele que você acha particularmente chato e insuportável, pode ter certeza que nunca vai ser o socialmente suportável e falso". - SANFERR, 21.05.2001

"Não se importe de não ser querido por ser sincero, se você souber que merece ser amado e respeitado por não ser fingido". - SANFERR, 03.07.2012

"Todos falam em personaslidade, mas são tão falsos que não tem caráter para mostrar sua verdadeira personalidade". - SANFERR, 20.12.1996

"Amo as grandes mulheres, porque sou amado por duas grandes mulheres". - SANFERR, 24.12.2012

"Nunca aceite o NUNCA da vida enquanto a morte não aparecer e dizer MAIS NUNCA". - SANFERR, 07.01.1989

"Tem sorrisos verdadeiros e gargalhadas falsas". - SANFERR, 07.09.2000

"Depois de uma travessia num mar de falsas amizades, a calmaria surgiu no horizonte e me levou aonde eu queria: ao porto-seguro das verdadeiras". - SANFERR, 28.12.2010

"O viado não pode ser desconsiderado pelo homem que com ele em casa dorme abraçado e na rua engana as mulheres e os otários fingindo que é macho". - SANFERR, 24.04.2010

"Esqueça um passado bem sofrido se você está sendo agraciado com um presente bem vivido". - SANFERR, 30.12.2010

"Diante de Deus nós somos um grão de areia. Mas diante do diabo nós somos a areia de toda a praia". - SANFERR, 23.06.1978

"Eu pensava que conhecia a pessoa em quem acreditava. Só não sabia que esta pessoa pelas costas mentia e me apunhalava". - SANFERR, 03.06.2010

"Dê tudo que você puder a quem não tiver e nada puder lhe dar". - SANFERR, 20.12.2012

"Na igreja você canta ao Senhor que não vê. Mas, ao sair, na rua calunia e difama o irmão que vê". - SANFERR, 03.12.1993

"O travesseiro é um bom conselheiro para quem não gosta de ouvir conselho". - SANFERR, 20.01.1980

"Não desperte o diabo que está dormindo dentro de você. Acorde para Deus que nunca esteve dormindo para você". - SANFERR, 06.11.2012

"De todos os defeitos que você lembra que eu tenho, só esquece de um único, o maior e verdadeiro: o amor que eu sinto por você e que me fáz esquecer todos os seus defeitos". - SANFERR, 01.02.2010

"O que ontem foi uma paixão excepcionalmente doentia, hoje não passa de uma lembrança meramente casual e sadia". - SANFERR, 02.01.2011

"Todo o amor que eu sinto por você nem a morte vai me fazer esquecer". - SANFERR, 01.01.2010

"Nem tente passar para o segundo dia se você não viveu o primeiro como deveria". - SANFERR, 27.01.1998

"A indiferente recordação de hoje fez a diferença ontem como uma grande paixão". - SANFERR, 30.11.2010

"Se precisar, eu posso até ajudar, por que sei perdoar. Mas sem ver, sem falar e muito menos depois procurar saber se valeu a pena ajudar". - SANFERR, 20.07.2012

"Prefira angariar ao longo da vida verdadeiros inimigos, do que juntar até a morte falsos amigos". - SANFERR, 19.05.2010

"Nem tente afundar na lama àquele que tem um nome para emergir na fama. Senão quem vai se afundar na lama da vergonha é você e sujar também àqueles que estão com você e do seu nome não terem motivo para se orgulhar". - SANFERR, 21.08.2010

"Sonhando o escritor deixa sua marca imortal quando morrer, sem precisar viver see cansando para mostrar que, como trabalhador normal, viveu sua vida trabalhando". - SANFERR, 19.02.2011

"Se você não quer ser pequeno, prefira não ouvir a voz da mediocridaade. Prefira escutar apenas o silêncio da genialidade e se tornar grande". - SANFERR, 04.09.1982

"Ganha o mundo quem sabe escrever e conquista o seu próprio universo quem sabe ler e aprender com quem sabe escrever". - SANFERR, 03.11.1998

"Faça o outro rir do que você fáz, mas jamais do que você fez.". -SANFERR, 18.04.2002

"Quando não se gosta de alguém, se gosta de inventar e caluniar para o outro também não gostar, outras mentiras criar, transformando-o em ninguém, mesmo sem nada provar". - SANFERR, 09.09.1982

"Corno motorizado e alegre exibe o carro para os machos que com a sua mulher em outros pastos vivem deitados e felizes, lhe chamando de viado por ter comprado o carro com a ajuda do chefe, com quem ele anda todo enfiado". - SANFERR, 02.02.1989

"Quem fala do outro para você, fala de você para o outro". 19.01.2013

"Hoje eu tenho a família que Deus me deu e outra que me escolheu abençoada por Deus". - SANFERR, 01.01.2010

"Quando hoje olhamos para trás é que percebemos que ontem deveríamos ter olhado bem mais à frente e, só assim, não teríamos tanto nos decepcionados por vivermos enganados". - SANFERR, 04.10.2010

"O melhor que me aconteceu no presente foi do pior que me aconteceu no passado ter me afastado, e hoje do ontem eu estar bem distante e contra o mal vacinado'. - SANFERR, 04.07.2012

"Mesmo que você queira, não existe borracha para apagar um triste passado. Mas existe uma caneta para você escrever no presente o que quer fazer num alegre futuro". - SANFERR, 20.09.2012

"Ontem eu era uma pessoa triste e mal acompanhado. Hoje eu sou um homem alegre e realizado por estar, das más companhias, bem afastado".,- SANFERR, 04.01.2012

"Faça da sua nova realidade a sua velha verdade". - SANFERR, 01.01.2013

"Nem tente imitar àquele que não é imitável, senão você vai errar e ser ridicularizado por não estar capacitado para imitar àquele que por você é invejado". - SANFERR, 19.03.2012

"O amor aceita a separação e a paixão nunca vai aceitar esta decisão". - SANFERR, 29.03.1988

"O homem que acaba com a vida da mulher, está dando um fim à sua própria, pois, se ela não existisse, ele não teria nem começo, quanto mais o fim". - SANFERR, 08.07.1982

"Por mais que o travesti tente imitar, com a mulher ele nunca vai conseguir se igualar, justamente por não ter a dádiva de procriar". - SANFERR, 16.02.1997

"Só se bate em uma mulher quando ela quer apanhar com palavras de amor por tanto amar". - SANFERR, 06.09.2011

"É triste olhar para a nossa mesa farta sabendo que em alguma casa a tristeza sobra e tudo falta". - SANFERR, 24.12.2012

"Mostre sem humildade TUDO que você é somente para aquele que diz com arrogância que NADA você pode ser". - SANFERR, 13.09.1995

"Prefira mostrar o que você é com sinceridade do que mostrar o que não é com falsidade". - SANFERR, 26.01.1989

"Macho que é macho não vive dizendo que é macho para morrer provando que é macho". - SANFERR, 08.07.1995

"Nada mais divino do que uma mulher amamentando e diabólico do que um homem nela mamando". - SANFERR, 01.04.1985

"A sua língua nunca vai conseguir provar aquilo que seus olhos não conseguiram avistar, somente porque aos seus ouvidos a boca do maldoso veio contar". - SANFERR, 10.06.2010

"Quem não tem nada de útil para falar, usa a risada para disfarçar e assim os demais conquistar e não envergonhar". - SANFERR, 08.10.1995

"Homem que é homem nunca diz que come o viado e é um bom prato". - SANFERR, 20.05.2010

"Homem burro vive de quatro para a mulher inteligente que o chuta apenas com um pé". - SANFERR, 20.08.1987

"Tem pensamentos que são uma graça, outros lidam com os sentimentos e alguns outros são uma desgraça". - SANFERR, 05.06.1989

"Nunca vou dizer o que não acho e o que não faço, somente para ser simpático aos outros que querem que, como eles, eu seja falso e, por não fazer o que eles fazem, me acham antipático". - SANFERR, 17.04.2004

"Quando a mulher ama, ela se entrega de corpo e alma. Mas, quando o homem diz que ama, ele se entrega apenas com o corpo e nunca com a alma". - SANFERR,  18.09.2001

"Dissimulada é a pessoa que fáz tudo para com a mentira outra condenar e prejudicar. E como a mentira é a sua única arma, ela não fáz NADA para as outras deixar de enganar e não mais lutar contra àquela que quer derrubar". - SANFERR, 25.07.2010

"Uma grande MULHER é a única graça que pode existir na desgraça que é a vida de um homem pequeno". - SANFERR, 25.11.1982

"Não queira ajudar somente com palavras se não quer ajudar com mais nada". - SANFERR, 16.10.1992

"Rico não gosta de ajudar pobre porque acha que pobre só gosta de achar e explorar". - SANFERR, 06.01.2002

"Rico quando fáz um gesto de amor é porque algum favor a ele o outro precisa fazer". - SANFERR, 07.06.1984

"Quem procura aquilo que não guardou, vai achar o que o outro rejeitou". - SANFERR, 11.12.1983

"Não se orgulhe por hoje puder emprestar, se ontem você se humilhou para alguém lhe dar". - SANFERR, 29.09.1986

"A mulher mostra que sabe o que quer, quando prova ao homem que não quer o que ele a ela quer dar". - SANFERR, 12.04.1991

"Eu prefiro ser um antipático de caráter, do que um simpático sem personalidade". - SANFERR, 16.02.1994

"Para muitos a mulher é a rainha dos prazeres. E para poucos a graxeira cheia de afazeres". - SANFERR, 08.03.2001

"A mulher inteligente me orgulha e a que não é não me envergonha porque comigo ela muito aprende". - SANFERR, 03.10.1985

"Se estamos falando muita besteira é por que estamos cansados de ouvir muita asneira". - SANFERR, 20.06.1997

"Muitas coisas que falam sobre uma pessoa, muitas vezes não significa grande coisa". - SANFERR, 26.01.2011

"O diz-que-diz é criado pela inveja daqueles que não sabem o que diz". - SANFERR, 11.05.2001

"Se fingir de doido para viver em casa às custas do Governo é roubo". - SANFERR, 10.04.2012

"A antipatia e o ódio que você sente por alguém vai lhe transformar num ninguém odioso e antipático". - SANFERR, 07.11.1993

"Antes o pobre intelectual e que pensa, do que o rico bossal e que não pensa". - SANFERR, 09.12.1997

"Enquanto o máximo para certas pessoas é o TER, para outras o máximo é o SER, já que o SER é poder e caminho certo para o TER". - SANFERR, 16.04.1997

"Quem espera na vida do outro o mal acontecer, vai cansar de esperar na sua vida o bem aparecer". - SANFERR, 17.08.2010

"Pense bem em tudo que você tem feito, mesmo se voltar atrás e desfazer o mal, não tiver mais jeito". - SANFERR, 20.05.1981

"Quem diz que o outro vai lhe pagar se algum dia com ele se encontrar, nem pode imaginar o quanto a vida vai lhe cobrar por esta vingança não deixar passar e não souber perdoar". - SANFERR, 19.01.2013

"Muitos falam sem pensar e, consequentemente, se pudessem escrever (e ler) o que falam, pensariam duas vezes antes de falar". - SANFERR, 08.12.1995

"Todos andam para a frente. Poucos caminham um pouco mais à frente". - SANFERR, 19.02.1979

"O mesmo Deus que dá para um, tira do outro, se Êle achar que o outro precisa não ter para aprender a se dar". - SANFERR, 01.07.1992

"O homossexual não precisa ser vulgarmente afeminado para conquistar outro, aparentemente normal e masculinizado, disfarçado de macho". - SANFERR, 24.04.2010

"A homossexualidade é uma opção de vida desejada e a heterossexualidade uma obrigação na vida muitas vezes pelo homem não desejada". - SANFERR, 31.01.2010

"Se a mulher observar o homem na hora do orgasmo, descobrirá que a fêmea é ele e ela o macho". - SANFERR, 29.12.1991

"Agradeça a Deus pelo pouco que você teve como merecimento, lembrando que tem outro com muito mais sofrimento". - SANFERR, 19.08.2012

"A maior dor é quando descobrimos DEPOIS que ANTES não soubemos a hora certa de sentir a dor". - SANFERR, 30.05.1979

"Aquele que ontem era grande para a gente, hoje se tornou uma pequena e indiferente pessoa". - SANFERR, 13.09.1984

"O marketing é a arte de quem sabe mentir de verdade. E  a mentira é a falta de arte de quem não sabe mentir". - SANFERR, 18.02.1991

"Não desacredite da amizade por causa da maldade de quem não sabe o que é amizade". - SANFERR, 06.06.2010

"A simpatia inocenta o culpado e a antipatia inventa para acusar o inocente". - SANFERR, 29.07.1986

"Prefira morrer de estômago vazio de TUDO do que com o cerébro cheio de NADA". - SANFERR, 03.01.1989

'"Vergonha não é trabalhar e ganhar o mínimo. É a arrogância de querer receber o máximo quando se pode empregar apenas o mínimo". - SANFERR, 01.05.1984

"Diante do gay culto, inteligente e valorizado, muitos que se dizem machos é que tem de ser criticados por serem burros, ignorantes e desvalorizados". - SANFERR, 28.06.1999

"Se o máximo de TUDO que você conseguiu da vida foi ser motorizado, é sinal que este foi o mínimo que a vida enxergou em você, além de lhe ver como um pobre coitado". - SANFERR, 09.03.2000

"Devemos nos entregar de corpo, alma e coração aberto para um amigo querido, mesmo que na sua alma ele traga a marca da traição e no coração fechado o ódio que depois irá mostrar". - SANFERR, 02.02.2010

"Se bem pensar, gozar é melhor do que gostar. Gostar se finge e não gozar não se admite". - SANFERR, 08.01.2010

"Se todo mundo se olhasse no espelho e conseguisse se enxergar direito, não existiria preconceito". - SANFERR, 02.12.1987


                                                                                                                RENÉ SANFERR, 24.01.2013

ATENÇÃO
 AGRADEÇO AS CONTRIBUIÇÕES E PEÇO QUE CONTINUEM FAZENDO DOAÇÕES AO BLOG.
                  ASSIM COMO O JORNALISTA FUNCIONÁRIO DE JORNAL, O BLOGUEIRO-COLUNISTA, EM TODAS AS PARTES DO MUNDO,
                     EM VÁRIOS SITES E BLOGS, VIVE DO QUE ESCREVE, O SEU TRABALHO VIRTUAL É O SEU GANHA-PÃO.
   SEM NENHUM VÍNCULO EMPREGATÍCIO.
 DEPOSITE NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL.
CONTA O1:
Caixa Econômica Federal                                   -               Av. Estados Unidos, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    0063                                                            Conta: 023-00012630-9
CONTA 02:
Caixa Econômica Federal                                   -               Relógio de São Pedro, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    1416                                                             Conta: 013-00099159-3
CONTATOS:
e-mail: rsanferr@globomail.com
fone  : (71) 82659332
home-page: HTTP://SANFERRPRESS.BLOGSPOT.COM
novo blog  :  HTTP://SANFERRARTSCRIPT.BLOGSPOT.COM




                                                                      P    A     T     R     O     C     Í     N     I     O                                                   




                                                             

8 comentários:

  1. Bial é um grande jornalista e apresentador. Merecia coisa melhor do que apresentar o Big Brother.
    Débora, de Fortaleza.

    ResponderExcluir
  2. Assisto o programa apenas para ver e ouvir Pedro Bial que sabe mesmo o que diz. Fofo! Maria Lúcia.

    ResponderExcluir
  3. Um dos melhores jornalistas que conheço. Além de escrever bem, sabe falar como poucos. Uma maravilha de pessoa. Beijos e sucesso sempre, Bial. Solange.

    ResponderExcluir
  4. Comigo o BBB ia mudar de nome. Bicha Bonita e Besta. Ia ficar tão metida em todos os sentidos. Rarararáaaaaaaaaaaaaaaaaaa!! bjs, bjs, como diz a leitora Vi, e beijinho-beijinho, paupau.... Fui me aprontar pro carnaval que vou ser a rainha da bateria do bloco dos machos com cara de viado. Rararáaaaaaaaaaaaaaaaa!! Djean Bruno, da bahia pro mundoooooooooooooooooooooooooooooo!! Rimei também, gente. O bom não é só SANFERR não.

    ResponderExcluir
  5. Além dos artigos que são de excelente qualidade, com conteúdo, dêem uma olhada nos pensamentos. Duvido que alguém não se espelhe em alguns ou vários deles. Pode chocar, parecer deselegante, mas é a verdade da vida nua e crua. Bjs, Bjs, Vi.

    ResponderExcluir
  6. Admiro muito o texto de Sanferr, leio desde o início, mas acho, e já falei isto pra ele através de e-mail, que está extrapolando com alguns pensamentos que são um tanto quanto meio grosseiros. É a minha crítica e espero que ele deixe para futuramente, quem sabe, já que isto não vai demorar a acontecer, ele os publique num livro. Mas, aqui, na internet, eu não acho muito adequado. PastoraTT

    ResponderExcluir
  7. Já me inscrevi várias vezes e nunca fui escolhido. Porque, Bial? Rafa.

    ResponderExcluir
  8. Assisto de vez em quando o BBB e gosto muito dos comentários de Pedro Bial. São muito inteligentes, pertinentes e dá uma exata noção da realidade daquela pessoa que vai ser excluída do programa. Muito bom. KK, Ilhéus.

    ResponderExcluir