quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

WELCOME, ENGLAND ROSE!


ELTON JOHN.
RECADO AO MESTRE DO TECLADO.


     A "verdadeira" rosa da Inglaterra pode ficar despetalada ao pisar a terra da magia que é a Bahia. A (boa) terra que muitos nos orgulha com tudo que tem de bom, inclusive - deveria ser mostrado á ele - várias roseiras perfumadas da excelente arte musical que se fáz por aqui, e foram batizadas como Maria Bethãnia, Gal Costa, Gilberto Gil, Caetano Veloso, os quais, certamente, não são flores estranhas (e raras) no florido jardim de Elton John. Como naturalmente, o súdito de Sua Majestade, herdeiro da coroa musical de todo o mundo, tem de ser apresentado aos princípes e princesas da MPB (Música Popular Baiana) como Daniela Mercury, Ivete Sangalo, Margarete Menezes, Saulo e Tuca Fernandes, Luís Caldas, Sarajane, Roberto Mendes, e tantos outros. (Nomes que para Elton John não deve marcar muito, mas, para nós, baianos, significam muito!). A boa musicalidade do mestre chega a terra de Dorival Caymmi numa época que as pessoas estão, realmente, precisando entender o que é canção - popular ou não - e baticum. Mas que ele não se engane com todo o oba-oba que farâo á sua chegada, passagem e, pior ainda, na partida. Mr. John, a mesma Bahia que vai lhe aplaudir - merecidamente - é, infelizmente, a mesma Bahia de um povo extremamente (apesar de disfarçadamente) preconceituoso. E por aqui critica-se - e muito! - a homossexualidade; ou seja, a sua opção sexual é motivo de discriminação pelas mesmas pessoas que vão lhe sorrir "pela frente" e apontar o dedo "pelas costas". Gay aqui não é respeitado, a não ser "mr. Elton John" que vai ser (hipócritamente) bajulado. Os mesmos homens - e mulheres também, não se enganem! - que irão lhe apertar as mãos e abrir o mais largo (e falso) dos sorrisos, são as mesmas pessoas que costumam (num sentido não tão figurado assim) "apedrejar" os homossexuais. Quando não costumam assasinar, se não fisicamente - a maioria não tem coragem de chegar a tanto - mas pode ter certeza, mr. John, que moralmente. Aqui a homofobia é uma forma de expressão social e cultural, infelizmente. Portanto, as cores do arco-íris que representam a liberdade sexual (?) por aqui andam meio desbotadas. E com isto o senhor não vai concordar!...
     Cuidado também, mr. John, com o que vão lhe oferecer para comer, desgustar. Temos uma culinária - principalmente feita na base de frutos do mar - riquíssima, deliciosa, mas, se formos olhar pelo ângulo das "eternas misturas religiosas" (?), um tanto quanto perigosas. O nosso acarajé, abará e moquecas são um must da cozinha internacional, que só aqui se consegue preparar com todo o sabor. Mas, por outro lado, cuidado com o que vão lhe oferecer no camarim e nas horas de suas refeições. Pode ser a tal "comida batizada", a qual pode não ter a menor graça para nos mais desavisados que, em tudo por aqui, pode, inadvertidamente, achar muita graça. Certas comidas - e pratos - podem fazer bem mal (físico e espiritual) por terem sido preparadas com segundas, terceiras ou mil intenções, e não fazer o menor sucesso no repertório das "bocas santas". (Se é que me entende!).  Coma tudo, prove, delicie-se com nossos quitutes típicos. São ótimos. Mas, excelente mesmo, vai ser o senhor procurar antes saber quem preparou, a procedência santa ou demoníaca. Somos um povo hospitaleiro que reza para Deus - e acende uma vela para o diabo - o ano inteiro. (Não todos, vejam bem, mesmo se associando a fé católica a outras seitas).  E nem as mais de 300 igrejas católicas que temos aqui na capital, podem exorcizaar o que de pior no cardápio se pode encontrar. E estas mesmas comidas que são servidas - deliciosas e inocentes quando preparadas por mãos santas, abençoadas - como pratos típicos local, podem ser encontrada em qualquer esquina, encruzilhada e matagal para, aos desafetos, os invejosos fazer todo o mal. E como a "rosa musical" da Inglaterra é do bem - e não vai querer se arriscar a ter sua imagem associada as forças (?) do mal, se fáz necessário dizer que os feitiços por aqui são (deliciosamente) comestíveis, mastigáveis. (E nada agradáveis!).
     Somos um povo de todas as raças - e cores! - mas extremamente (e vergonhosamente) preconceituoso com as pessoas negras... (?)...  Mr. John, o negro, o pobre e - como já falei anteriormente - o gay por aqui não tem vez. Imagine! Um povo formado com um pé nos ancestrais africanos e cheio de "pé atrás" com os negros. Não são raros, incomuns, os casos por aqui de agressões (e até assasinatos) única e exclusivamente por conta de cor da pele. Imagine! A terra dos belíssimos e - musicalmente falando - empolgantes afoxés. (Os afoxés de quem é e quem não é do camdomblé). A terra dos blocos afros que - no carnaval, a festa mais popular do mundo, onde gregos e troianos, pobres e ricos, negros e brancos se misturam - nos contam a história dos nossos bisavós de cor. E, mesmo negro, somos um povo que temos muito preconceito de cor!... Pobre, gay e negro. Somos diáriamente massacrados e eventualmente assasinados.
     A Bahia, que tanto nos orgulha com tudo de bom que temos competência e capacidade para mostrar oao mundo nos palcos, nos livros, na pintura, na escultura, enfim, em todas as áreas artísticas e culturais, é a mesma Bahia que pode (também) nos envergonhar com o que de pior, mr. John, se fáz aqui na sua arte. A música baiana - claro que toda regra tem excessão, e temos o best of the best dela, representado pelos nomes que citei no início do artigo, e tantos outros mais - está atravessando uma fase que classificar de medíocre é bondade, generosidade. Tem uns e outros por aí que estão levando a (boa) musicalidade baiana a tapar os ouvidos para não escutar o que estão criando para lhe envergonhar. É, mr. John, para na latrina se jogar e a descarga puxar. Me perdoe - o senhor com toda sua elegãncia e fleuma da corte da rainha Elisabeth II - a expressão chula, vulgar ( mas não tem outra ) que vou usar para classificar o que se toca e ouve por aqui: merda. Não tem letra, não tem música, a não ser o ritmo certo para a baixaria e vulgaridade dar "o tom".
     Mr. John, muita coisa da nossa (boa) terra irá lhe encantar. (E não é uma terra para não se gostar, ao contrário - mesmo com tantos defeitos de criação, já que nada é perfeito - é para se amar). Porque somos, sim, um povo de todos os encantos e cantos. Os cenários, as praias, a indumentária, tudo nos leva a sair da terra do Senhor do Bonfim querendo ter uma nova chance para outra visita a baía de Todos os Santos reprogramar. O senhor - se não se locomover de helicóptero - vai perceber toda esta mistura de baianidade com baixaria e vulgaridade em cada rua, praça ou avenida. Em torno mesmo do local aonde vai acontecer o seu tão esperado - lá, graças à Deus (e não aos santos) -  o seu público será formado por uma platéia que sabe e gosta do que é boa música - espetáculo, temos figuras dos orixás do camdomblé em forma de estátuas enormes no meio do dique do Tororó. Coomo figuras folclóricas - e, de certa forma, aaté históricas - são de altíssimo valor artístico e cultural. Mas não leve para - como irão lhe falar, contar "estórias" sobre os mais diversos cultos e seitas - o lado religioso. Não é por termos de respeitar a religiosidade (?) dos demais, que como eles vamos nos tornar iguais. Enfim, mr. Elton John, seja bem vindo a Bahia. A boa terra. A terra da magia, de todos os sons, cantos e encantos, rosa da Inglaterra. Para nós, o senhor é a rosa musical que veio da Inglaterra para florir ainda mais o nosso jardim cultural. A Bahia, seja dos ritos religiosos ou dos feitiços - dos quais se deve manter bem distante, desconfiado e assustado - lhe receberá de braços abertos. Não temos o Cristo (Rio de Janeiro) Redentor, mas somos a terra do (mesmo) São Salvador.
     Bem vindo, rosa da Inglaterra!
     Au-revoir para todos que me criticam ou aplaudem. Na próxima semana (não mudei o dia, é apenas temporário), se Deus quizer, aqui estarei. Eu aqui e vocês daí. C'est la vie!

RENÉ SANFERR, 19.02.2014

a ESFINGE:
(UMA CITAÇÃO É APENAS A OBSERVAÇÃO DO PENSADOR
SOBRE FATOS, PESSOAS E ACONTECIMENTOS.
E, NA MAIORIA DAS VEZES, O AUTOR NÃO COMPARTILHA DA MESMA OPINIÃO
SOBRE O QUE FOI POR ELE OBSERVADO, ESCRITO E PUBLICADO).
"Tem gays que se orgulham porque sabem o que fazer. E tem homens que se envergonham porque nem sabem o que dizer".

RENÉ SANFERR, 21.09.1989



"SINAL VERDE,
 sinal vermelho".


..... SANTIAGO ANDRADE não era uma celebridade. Mas tinha personalidade. Tanto que dava ao seu trabalho mais importância do que a própria vida. Ou vão me dizer que ficar no meio de toda àquela confuzão - pedradas, balas de efeito IMORAL (?), pauladas, bombas de gás lacrimogênio, etc - impassível, como se nada de tão perigoso estivesse ocorrendo em torno de si, filmando, é coisa de quem preza a própria vida? É óbvio que - e Deus queira que ele seja o último - todo o perigo estava correndo. Como é óbvio também que tem MUITAS FORÇAS PODE ROSAS orquestrando, dirigindo de longe, a ação de vandalismo que acontece nas ruas. Para se descobrir quem fáz parte desta força, é só pensar: a quem estes  baderneiros querem incomodar? E, dependendo da resposta, é só olhar quem está do outro lado da moeda. Ou seja, os inimigos dos que se sentirão incomodados. Estes dois jovens que foram presos são a ponta do iceberg, os carrapatos que estão cobrindo os pêlos dos cachorros grandes. Pensem. Ano de eleição... É só juntar dois mais dois. Ou - se é que me entendem! - três mais dez. (SINAL VERMELHO).

..... e não é só no BRASIL que manifestar virou sinônimo de MATAR. Cruzes!! Literalmente falando. Na UCRÂNIA (KIEV), o saldo de ontem - a contabilidade fúnebre agora é por dia - foram 14 mortos no confronto entre a polícia e os manifestantes. (SINAL VERMELHO).

..... em discurso ontem no plenário, o senador CYRO MIRANDA (PSDB-GO), exigiu explicações do GOVERNO FEDERAL sobre a gestão de erros e mais erros da PETROBRÁS no governo do PT (Partido dos Trabalhadores). (SINAL VERMELHO).

RENÉ SANFERR, 19.02.2014



EU MOSTRO A VIDA COMO ELA É.
E NÃO COMO VOCÊ OLHA E ELA NÃO É.


"Quem não tem cultura, não está à altura de lamber a bunda de quem tem cultura"
          (EXTRAÍDO DO ROMANCE "NÊGO FULÊRO...", de minha autoria, 1983)

"A mulher tem de ter e se dar valor. Porque, senão, a única coisa que ela vai ter para dar é calor". - SANFERR, 09.02.2005

"Homem ridicularizado é aquele que vive de copo na mão embriagado". - SANFERR, 02.12.1998

"Se você não fáz um trabalho por todo mundo bem comentado, você é um empregado bem incapacitado". - SANFERR, 01.05.1999

"Ninguém pode ser um bom profissional se não mostrar que pode fazer um trabalho especial". - SANFERR, 01.08.2004

"Se ainda não encontrou a amizade sincera, é porque se juntou com a companhia que não presta". - SANFERR, 20.O7.2010

"Pai corno dentro de casa e na rua presepeiro, o filho da puta só pode ser um adolescente que se sente humilhado o ano inteiro". - SANFERR, 04.01.2014

"Mulher casada de shortinho é uma puta safada que quer se mostrar pro vizinho". - SANFERR, 07.02.2014

"Mulher gorda, feia e dentuça na porta de casa tomando cachaça, não passa de puta safada se oferecendo de graça para quem passa e quizer participar da cervejada". - SANFERR, 16.02.2014

"O mais belo é o homem com intelecto". - SANFERR, 02.12.2011

"Um livro de ponto nunca vai fazer você sair do lugar, se tornar relevante e o mundo todo lhe admirar. Se fosse assim, todo mundo seria importante e teria seu nome no mundo todo admirado. O que fáz você ser comentado por todo mundo, chegar em algum lugar e se tornar relevante, é o livro do conto". - SANFERR, 27.03.2010

"Quem foi que nunca viu burro despeitado não falar mal do intelectual que com ele não quer o menor contato?" - SANFERR, 28.11.2012

"Nunca se deve acreditar numa língua que tem TUDO para falar e NADA em mãos para alguém acusar". - SANFERR, 16.11.2010

"Olhe para o seu lado e, aonde você mora, decida quem pode ficar ao seu lado agora". SANFERR, 20.04.2008

"Quem mostrar os fatos com riqueza de detalhes, este é quem fala a verdade. Ao contrário de quem fala a mentira, que não tem nenhum detalhe para desmentir os fatos e provar". - SANFERR, 29.11.2013

"O seu sucesso está traçado e, mais cedo ou mais tarde, pode ser esperado quando você é um profissional dedicado". - SANFERR, 08.06.2013

"Não adianta você mostrar estar tecnológicamente informatizado, se não tiver competência para provar que é intelectualmente informado". - SANFERR, 21.07.2006

"Tem pessoas que nunca na vida vão ser NADA que presta porque TUDO que fazem na vida não presta". - SANFERR, 03.12.2013

"Tem pessoas que fazem do seu trabalho um atalho para o sucesso. E outras que fazem do seu trabalho um caminho para o sucesso sem atalho". - SANFERR, 17.02.2014

"Mostrar que você é o melhor entre os piores que moram ao seu lado é fácil. Basta você provar a todos eles que não podem chegar aos seus pés para fazer o seu trabalho". - SANFERR, 15.02.2014

"Há o emprego que qualquer um pode ter e o trabalho que nem todos podem fazer". - SANFERR, 29.12.1987

"O corno sempre diz que aquele que fala da mulher dele é o mentiroso". - SANFERR, 17.02.2010

"Quando uma pessoa é burra, medíocre e não tem competência para fazer nada de relevante, começa a invejar e inventar coisas sobre a outra pessoa que é inteligente, genial e tem competência para fazer tudo que é importante". - SANFERR, 10.09.2010

"Nada mais anormal para uma pessoa comum e normal do que o comportamento incomum de gente intelectual". - SANFERR, 30.10.2005


RENÉ SANFERR, 19.02.2014
ATENÇÃO
 AGRADEÇO AS CONTRIBUIÇÕES E PEÇO QUE CONTINUEM FAZENDO DOAÇÕES AO BLOG.
                  ASSIM COMO O JORNALISTA FUNCIONÁRIO DE JORNAL, O BLOGUEIRO-COLUNISTA, EM TODAS AS PARTES DO MUNDO,
                     EM VÁRIOS SITES E BLOGS, VIVE DO QUE ESCREVE, O SEU TRABALHO VIRTUAL É O SEU GANHA-PÃO.
   SEM NENHUM VÍNCULO EMPREGATÍCIO.
 DEPOSITE NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL.
CONTA O1:
Caixa Econômica Federal                                   -               Av. Estados Unidos, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    0063                                                            Conta: 023-00012630-9
CONTA 02:
Caixa Econômica Federal                                   -               Relógio de São Pedro, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    1416                                                             Conta: 013-00099159-3
CONTATOS:
e-mail: rsanferr@globomail.com
fone  : (71) 82659332
home-page: HTTP://SANFERRPRESS.BLOGSPOT.COM
novo blog  :  HTTP://SANFERRARTSCRIPT.BLOGSPOT.COM

  P    A     T     R     O     C     Í     N     I    O

8 comentários:

  1. elton é uma pintura da música mundial.

    ResponderExcluir
  2. Como sempre, Sanferr falou a verdade. Muitos, aposto, não vão gostar por ele ser tão realista assim com as coisas da Bahia. BEIJAJÃO DA NATHY

    ResponderExcluir
  3. O artista que tava faltando se apresentar no nosso país.
    elisa

    ResponderExcluir
  4. Oba, Oba, Oba!!! Música boa no pedaço. Gerusa

    ResponderExcluir
  5. Já não era sem tempo um astro como Elton aqui em nossa tribo brasileira. Marcos.

    ResponderExcluir
  6. A verdade tem de ser dita. Mesmo que algumas pessoas não gostem. E o povo é homofóbico, sim, não gosta dos negros e nem de pobre. E na Bahia, estive lá e vi, macumba se vê mesmo em todo lugar. E as gostosas comidas daquela terra tem um forte tempero das seitas e cultos.TONINHO.

    ResponderExcluir
  7. Adoooooroooooooooooooo!! Rarará. Gente, que bafão!! Fazia tempos que não postava o ar da minha palavra... Rarará!! DB. Da Bahia pro mundo.

    ResponderExcluir
  8. Cresci ouvindo as canções deste grande artista da música pop mundial César Rios, de SP.

    ResponderExcluir