quarta-feira, 5 de março de 2014

A COPA TALVEZ NÃO SEJA NOSSA. MAS O FUTEBOL SEMPRE SERÁ.

ACESSOS
BALANCETE MENSAL
(MÊS 41 - PERÍODO)
01.02.2014 a 01.03.2014
home-page:
HTTP://SANFERRPRESS.BLOGSPOT.COM
(534.198)
(NÚMERO OFICIAL ACESSOS AO BLOG)
Parabéns, SANFERRPRESS!!





UM BLOG MUITO BONITO, MAS SEM UM BOM TEXTO E NENHUM CONTEÚDO,
VAI SERVIR APENAS PARA SER VISTO E LOGO ESQUECIDO.
SIMPLESMENTE PORQUE TODO MUNDO NÃO VAI ENCONTRAR NELE
NADA DE BOM PARA SER SEMPRE LIDO.




ZICO.
VOCÊ MOSTRA QUE É GRANDE QUANDO PROVA QUE FÁZ 
UM TRABALHO GRANDE E IMPORTANTE.



     Acabou o evento de todos os anos e vamos nos preparar para o evento do século. Foi - para voltar no próximo ano - o carnaval e vem aí - para voltar quando? - a Copa do Mundo. E o Governo (segundo está sendo amplamente divulgado) promete fazer um verdadeiro carnaval (?) para a abertura e no encerramento da maior festa do esporte mundial. Vamos esperar para ver no que vai dar. O certo é qie - ao contrário do que aconteceu com o Mundial quando foi relizado no Brasil - não teremos mais os grandes astros "dos pés" da bola de ontem. O rei Pelé e os "principes da Sua Corte",  que ontem estiveram com ele, e hoje (e amanhã) orão fazer parte de novas cortes do futebol. Gente como Ronaldo, Júnior, Tostão, Carlos Alberto, Neymar, Robinho, Daniel Alves, Toninho Cerezzo, Bobô, Feijão (porque não?, só precisa de oportunidade), Marcelo Lomba, Neto Baiano, Pato (últimamente nadando fora da lagoa), e tantos outros. Pois é. O rei - apesar de não estar mais nos campos reinando - nunca será deposto. Já que (para ocupar o seu posto) está difícil encontrar outro; mas - nesta listinha feita por mim, a qual, com tantos principes que temos na arte da "bola no pé", pode se transformar numa listona - tudo nos leva a crêr que candidatos nunca vai faltar. (Candidato forte é Neymar!). Últimamente o rapaz tem ficado à desejar, não tendo nos campos - mesmo com um gol aqui e a rede do outro time balançando acolá - mostradp todo o talento que suas pernas e pés talentoso podem provar. Certamente - para o Mundial de junho próximo - ele vai melhorar e nos dará o prazer de (nos estádios ou diante da televisão) seu nome gritar: "Neymar! Neymar!"...
     Possibilidades "futeboloísticas e futurísticas" que só o tempo responderá. O certo que temos para falar - e elogiar - é um principe do futebol carioca, brasileiro e mundial, que tanto fez dele o Brasil se orgulhar: Artur Antunes Coimbra é a sua marca. O "nome" é Zico. O "galinho de Quintino". (E em todos os times que ele atuou nunca foi para o campo cacarejar, principalmente o Flamengo). Aliás, o Flamengo não foi a sua casa. Foi - e certamente, no coração, ainda é - a sua pátria. Todos nós sabemos que o futebol brasileiro está em meio a uma tempestade; raios e trovões se aproximam por aí. (Deus queira que depois da Copa!). E Zico - com toda sua sabedoria e experiência - falou isso, em 2010, ao ser demitido naquela época do cargo de Diretor-Executivo de Futebol do Flamengo, pela presudente Patrícia Amorim. A crise não era somente na casa rubro-negra carioca, mas os ventos estavam soprando mal nas sedes de vários clubes pelo país afora. Talvez (muitos!) não entendam agora a frase que vou dizer: "As leis e as salsichas, é melhor não saber como são feitas". Frase emblemática -e, num primeiro momento, ao ouví-la, surreal - dita pelo chanceler alemão Otto Von Bismarck (1815 - 1898)... Pois é. As leis do futebol - tanto aqui no Brasil como lá fora no exterior - é como a salsicha... Melhor não procurar descobrir - e muito menos entender - o PORQUE, PARA QUE e COMO SÃO FEITAS.
     A Copa do Mundo bate à nossa porta. E uma pergunta se fáz necessária e não quer calar: será que a nossa Seleção canarinho vai entrar e cantar de galo na última partida, no grand-finale? Vai-se saber. Sabe-se, sim - todos nós, torcedores brasileiros - o que se pode fazer. Sabe o que? Esquecer o bolso, a conta bancária. E lembrar da camisa, o amor da torcida.  Zico e uns poucos - e sempre mais alguns, antigamente - relacionados naquela listinha do início do artigo, sabiam o que qer amor pelo time, paixão pela Seleção.
     A Imperatriz Leopoldinense, através de Cahê Rodrigues, carnavalesco de primeira, resgatou na avenida o quanto Zico nos campos brilhou e ele apareceu no último carro, no alto da coroa que é símbolo da Escola. Jogadores (parceiros ou rivais nos campos) participaram do desfile, homenageando um homem do esporte que DEVE servir de exemplo para muitos jogadores (?) de hoje que não jogam com os pés; mas pensando em jogar dinheiro nos bolsos, quando deveriam jogar a bola na rede para fazer o gol. Aliás, o mesmo gol que antigamente era sinônimo de talento, amor a camisa. E hoje, infelizmente, é "a cara" do enriquecimento, paixão pela conta bancária. Nada contra, óbviamente, pensar no caraminguá; mas, que tal, pensar (também) um pouquinho no amor ao esporte que lhes dá o pão, a manteiga e a faca?...
     O carnaval deste ano, além de Zico, homenageou outro grande brasileiro dos esportes: Airton Senna. É a arte musical rendendo aplausos para a arte esportiva. Desportiva... Artística... Enfim, tudo é arte. Talento é arte. Na cabeça, na mão (ao volante), ou nos pés. O palco da "arte futebol" é o gramado dos campos. E Zico - como tantos outros - jamais o maculou. Ao contrário, em todos que pisou, todo gramado dos seus pés (e jogadas geniais) se orgulhou.
     A ordem para a Seleção Brasileira, em 2014, é atacar, atropelar, aniquilar, matar todos os seus rivais em campo. Competentemente, sem receio de errar; o que queremos é gol de jogadores que pela camisa amarela tem amor. O jogador que é escalado para um mundial não deve olhar o rival respeitosamente, e lhe dar a chance de sair vencedor; tem de encarar talentosamente  e, só assim, vai sair do campo sem ser o perdedor. Como diz o prosaico ditado popular "farinha pouca, meu pirão primeiro", primeiro é o gol para balançar a rede. Ficando para depois, então, o respeitoso aperto de mão. Um gesto educado, elegante, mas que - ao menos no campo, numa Seleção - não dá (nunca!) em bom resultado. Zico sabia - e, claro, deve saber - o que estou dizendo; tem de entrar no estádio encarando o time oposto como um rival, um inimigo que devemos vencer. E esquecer - nos 90 minutos da partida - que, do outro lado, temos amigos em comum, àqueles que devemos abraçar e respeitar. Abraçar e respeitar, sim; quando estivermos a nossa vitória - juntos (talvez!) com eles, nossos amigos - depois do jogo cansados de comemorar. A Seleção Brasileira tem de resgatar - do fundo do baú aonde estamos ficando nas últimas Copas - o seu orgulho, a sua honra e dignidade. E como o (bom) profissional mostra e prova o seu orgulho, honra e dignidade diante do concorrente? Com muito talento e competência, colocando-o debaixo dos pés, humilhando-o. Profissionalmente, é claro. Exibindo todo seu valor. Dentro do campo - no time rival - não tem parceiros de baladas, amigos de outras temporadas; tem inimigos que vão (literalmente) nos passar a perna, dar uma rasteira para nos derrubar. Então, a ordem MESMO é entrar no estádio para - apenas no jogo - os matar. Depois, se o jogador for religioso, vai a igreja e passa o dia inteiro a rezar para Deus o perdoar por ter desejado o time rival aniquilar. 
     Zico, Pelé e Zagallo foram assim. "Amigos, amigos, gols à parte". Ou, então, se não for assim, o jogador vai entrar em campo para jogar uma partida de Copa do Mundo como (respeitosamente!) uma "pelada" de comadres, mariquinhas. (Se é que me entendem!) Faltam, apartir de hoje, 100 dias para o início do espetáculo. Ainda dá tempo de repensar a maneira de jogar bola. É ganhar ou ganhar. Ou, então, nem na última partida vamos chegar. Que pena - não é saudosismo, nostalgia - que não podemos ter NUNCA MAIS uma Seleção com Pelé, Zico, Rivaldo, Júnior, Carlos Alberto e Tostão. Mas (quem sabe?) os principes que vão entrar em campo na Copa de 2014 não possam provar que podem chegar - literalmente falando - nos pés do rei (e seus súditos) de ontem? Vamos pagar pra ver?
     Au-revoir para todos que me criticam ou aplaudem. Na próxima semana (não mudei o dia, é temporário), aqui estarei. Eu aqui e vocês daí. C'est la vie!


RENÉ SANFERR, 05.03.2014

a ESFINGE:
(UMA C ITAÇÃO É APENAS A OBSERVAÇÃO DO PENSADOR
SOBRE FATOS, PESSOAS E ACONTECIMENTOS.
E, NA MAIORIA DAS VEZES, O AUTOR NÃO COMPARTILHA DA MESMA OPINIÃO
SOBRE O QUE FOI POR ELE OBSERVADO, ESCRITO E PUBLICADO)
"Futebol é para se levar a sério quando poucos parar de pensar com os pés e muitos começar a jogar com o cérebro".

RENÉ SANFERR, 03.11.1982


HOJE, NO BLOG SANFERRARTSCRIPT, LEIA 
A SINOPSE
PARA NOVELA DE TELEVISÃO
"CABARET".



"SINAL VERDE,
 sinal vermelho"


..... de hoje a 100 dias. Haja coração!! E hoje - para dar o ponta-pé inicial na contagem do relógio - teremos BRASIL X ÁFRICA DO SUL. (SINAL VERDE)

..... FÁTIMA BERNARDES, como comentarista carnavalesca, foi um espetáculo à parte. Apenas uma dica: no próximo... solte a franga, criatura!! (SINAL VERDE)

..... PAULA FERNANDES de Cleópatra!? Linda! No carnaval da Bahia... (SINAL VERDE)

..... enquanto o BRASIL pulava - pois é, coisas de um mundo tão grande criado por Deus para ser de PAZ - a UCRÃNIA chorava. Sem comentários. (SINAL VERMELHO).

..... quem já ouviu aquele ditado "quem nunca comeu melado, quando come se lambuza"? Pois é. Frase adequada para quem não sabe nem que faca tem de ser usada, e - apenas por ter a camisa comprada em dez prestações - nos camarotes só fez burrada e presepada para a graça de gente que sempre esteve acostumada a usar o garfo e a faca na hora adequada. Já que lá dentro tem de tudo, porque - no próximo carnaval - não entregar na portaria um be-a-bá de BOAS MANEIRAS como estudo? Ou, então, na parede  prender uma tabuleta: "APRENDA A TER ETIQUETA". (SINAL VERMELHO)

..... enquanto isso, na rua, na "turma da pipoca", que é entendida e sábia no assunto, o negócio é meter a mão: num belo (adorooo!!!) prato de feijão. É para se cair duro no próximo minuto. (SINAL VERMELHO)


RENÉ SANFERR, 05.03.2014

EU MOSTRO A VIDA COMO ELA É.
E NÃO COMO VOCÊ OLHA E ELA NÃO É.


"Não se preocupe com o que de você vão falar. Se preocupe se de você nada vão comentar". - SANFERR, 21.06.2011

"Você só pode saber quem é você quando se conhecer e souber o que tem capacidade para fazer". - SANFERR, 23.11.1993

"Se você não tem capacidade para escrever uma linha, não queira criticar o texto de que tem competência e escreve todo dia". - SANFERR, 20.01.2014

"Eu não sou metido quando falo. Eu sou entendido no que faço". - SANFERR, 04.01.1987

"Olhe para o que você é e fáz hoje e verá o que amanhã poderá ser por saber fazer". - SANFERR, 04.03.2014

"Se tudo que você fáz não é admirado, é porque em tudo que é para ser feito você não está capacitado". - SANFERR, 04.01.2012

"Tem homens que são tão desvalorizados e baixos, culturalmente falando, que diante de certos gays, por não estar á sua altura e não ser intelectualizado, são diáriamente humilhados". - SANFERR, 18.01.2011

"O homem culto mostra tudo que sabe ao mundo. E o homem burro prova tudo que não sabe só ao falar para quem está junto". - SANFERR, 04.03.2014


RENÉ SANFERR, 05.03.2014
ATENÇÃO
 AGRADEÇO AS CONTRIBUIÇÕES E PEÇO QUE CONTINUEM FAZENDO DOAÇÕES AO BLOG.
                  ASSIM COMO O JORNALISTA FUNCIONÁRIO DE JORNAL, O BLOGUEIRO-COLUNISTA, EM TODAS AS PARTES DO MUNDO,
                     EM VÁRIOS SITES E BLOGS, VIVE DO QUE ESCREVE, O SEU TRABALHO VIRTUAL É O SEU GANHA-PÃO.
   SEM NENHUM VÍNCULO EMPREGATÍCIO.
 DEPOSITE NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL.
CONTA O1:
Caixa Econômica Federal                                   -               Av. Estados Unidos, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    0063                                                            Conta: 023-00012630-9
CONTA 02:
Caixa Econômica Federal                                   -               Relógio de São Pedro, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    1416                                                             Conta: 013-00099159-3
CONTATOS:
e-mail: rsanferr@globomail.com
fone  : (71) 82659332
home-page: HTTP://SANFERRPRESS.BLOGSPOT.COM
novo blog  :  HTTP://SANFERRARTSCRIPT.BLOGSPOT.COM

  P    A     T     R     O     C     Í     N     I    O

Nenhum comentário:

Postar um comentário