quarta-feira, 7 de maio de 2014

UM TEXTO BEM FEITO, PERFEITO!


ACESSOS
BALANCETE MENSAL
(MÊS 43 - PERÍODO)
01.04.2014 a 01.05.2014
home-page:
HTTP://SANFERRPRESS.BLOGSPOT.COM
(199.121)
(NÚMERO OFICIAL ACESSOS AO BLOG)
Parabéns, SANFERRPRESS!!



UM BLOG MUITO BONITO, MAS SEM UM BOM TEXTO E NENHUM CONTEÚDO,
VAI SERVIR APENAS PARA SER VISTO E LOGO ESQUECIDO.
SIMPLESMENTE PORQUE TODO MUNDO NÃO VAI ENCONTRAR NELE
NADA DE BOM PARA SER SEMPRE LIDO.



BÁRBARA HELIODORA.
A DAMA DA CRÍTICA QUE ARRASA,
MAS A VERDADE FALA.
MESMO JÁ APOSENTADA, ELA NUNCA FICARÁ
CALADA.



     O olhar de um simples expectador não tem a experiência e o profissionalismo de um cronista, crítico ou colunista. O que pode parecer perfeito aos olhos do público - que, na sua maioria, não tem experiência nenhuma nos macetes técnicos e artísticos do espetáculo - para quem tem os olhos críticos pode aparecer mil defeitos. E, porisso, o que o crítico, cronista ou colunista escreve pode soar como duro, grosseiro, antipático, mentiroso (quem não gosta de ouvir a verdade), agressivo e cruel; que ele só escreve querendo acabar, destruir, derrubar o trabalho dos outros. Muito ao contrário. Quando se critica, se quer ajudar a construir, melhorar. Não vai ser elogiando - para agradar, ser simpático (nunca irei fazer isto, pois não preciso da simpatia ou antipatia de ninguém para escrever bem) - que vamos fazer o que não está bem feito se transformar num trabalho digno de respeito. E este dom (especialíssimo!) somente poucos (e gabaritados) tem; e não se consegue em escola, curso. Eu sempre digo e repito: existe faculdade para ensinar a ser escritor?... Não existe mesmo. E nunca existirá. (Ou você é, mesmo ainda inédito, ou não é). Nunca existirá curso para se conhecer os erros e defeitos de um espetaculo, uma obra de arte, um texto. Existe, sim, experiência. Observação e leitura. Muita leitura. (Uma perguntinha básica: eu, que nunca quis fazer faculdade, como é que, sem falsa modéstia, escrevo tão bem, entendo, nesta área - e provo aqui no blog - de tudo um pouco? Lendo bastante, ficando em casa, desde novo, "engolindo" tudo que me cai às mãos, até mesmo bula de remédio, jornal velho que embrulha peixe, se for necessário). E é esta leitura de livros excelentes - vez ou outra, mas não termino, cai as merdas nas minhas mãos - sobre teatro (textos de peças, críticas, biografias, etc), de arte (esculturas, pinturas, etc), e por aí vai. Se tem profissões que são achincalhadas, apedrejadas - e, várias são, como, por exemplo, o juiz de futebol - uma delas é a de crítico. Misericórdia! O que tem de pessoas por aí querendo colocar no pescoço dele uma corda...
     Hoje eu vou direto a ferida que incomoda - e dóis no ego! - muitos por aí: a senhora Bárbara Heliodora. Certamente, no íntimo, alguém - especialmente no eixo Rio-São Paulo, onde ela atuava, centro das grandes realizações artísticas deste nosso país tão "artístico" - já deve ter confiado aos seus botões, ou, então, ao amigo mais íntimo: "Se meus olhos fossem bala..." Amada por uns, odiada por outros. Mas, uma coisa dela não se pode duvidar, e muito menos discordar: o seu talento, capacidade e competência para julgar. E feliz daquele que tivesse a honra dela, um dia, o trabalho julgar. Ontem, hoje e sempre - mesmo já estando aposentada - a marca Barbara Heliodora veio para ficar. Impiedosa? Não! Realista. Ela não tinha necessidade de "detonar" o espetáculo de quem quer que fosse simplesmente pelo prazer de prejudicar. Se a peça teatral vai mal, como vamos dizer que está "uma belezura", "coisa linda!", "bem feita e maravilhosa!"?... Isto é um comentário do público - muitas vezes (nem todos, vejam bem) desinformado, desavisado - que não entende nada de nada sobre a feitura de uma peça, e acha que tudo está "uma maravilha". Literalmente, "um espetáculo".
     A grande dama (no palco) do Teatro brasileiro é Fernanda Montenegro. (Sem esquecermos, óbviamente, Henriete Morineau, Laura Cardoso, Natalia Thimberg, Jurema Pena, Tônia Carrero, Maria Della Costa, e tantas outras, que ainda por aqui atuando, ou já partiram). E a grande "senhora" (na platéia) da crítica sobre o teatro é, sem sombra de dúvidas, Bárbara Heliodora. Uma mulher que tem o DNA do teatro no sangue. Ela sabe o que é uma grande apresentação ou uma grande gozação cênica; ela conhece um grande ator ou um canastrão grande. Uma peça bem realizada ou uma palhaçada bem montada. O que pode ser apresentado no Teatro Municipal ou encenado no fundo do quintal. Certamente - se morasse na Bahia - ela, há muito tempo, já teria dado uma de Flávio Cavalcanti de saias e quebrado muitos CDs de merda que estão produzindo na terra do centenário Dorival Caymmi; e, por outro lado, criticado o mercado nacional por não ter dado espaço a um grande ator da boa terra como Harildo Déda... Um dos melhores atores baianos de todos os tempos...
     O terror dos artistas incompetentes - já que os talentosos, capacitados e competentes não precisam temer se sobre eles ela vier a escrever - nasceu em 29.08.1923, no Rio de Janeiro. Hoje - depois de anos orgulhando o país com textos memoráveis, inigualáveis e insuperáveis - resolveu se aposentar de trabalhar no jornal O Globo; mas "de sacar" tudo sobre teatro, ela vai saber até morrer.
     Uma coisa é você saber sobre o que vai falar, escrever. E outra é - no caso do teatro, música, artes plásticas e literatura - você ler, ver e não conseguir compreender, entender, para saber o que vai dizer. Reitero: e não tem escola - nem a de Teatro, senão todos os diplomados seriam críticos, colunistas e cronistas - que prepare a pessoa para escrever sobre o que teve capacidade de ver... aonde ninguém mais pôde.
     O teatro, a música, as artes plásticas, e a literatura, são expressões culturais que - somente quem é um intelectual de berço - pode ter sobre elas algum conceito verdadeiro. Para falar e criticar; para não destruir, mas ajudar a construir. Eu leio bastante, pesquizo. Quem lê os meus artigos e é da área artística, cultural, sabe que eu sei o que falo; e se, por outro lado, sou criticado por quem não entende nada deste mercado, eu só posso dar um recado... "Cada macaco no seu galho"... E, como escritor (apesar de inédito, poucas das minhas muitas obras já postei no blog SANFERRARTSCRIPT), posso "montar neste galho" e, escrevendo, dar opinião sobre o que está sendo mostrado. (E olha que não precisei, repito, de faculdade para fazer o que sei com criatividade). Ler, ler e ler... Só assim um pouco de tudo você vai saber. As próprias citações - tenho mais de 20 mil escritas desde a adolescência (estão contando, semanalmente, quantas estou postando?) - são uma prova do meu poder de criação. E poder de criação - colocar "o preto no branco" sobre o que acha que deve ser comentado, criticado ou elogiado - é o que todo cronista, crítico ou colunista tem de ter.
     Bárbara Heliodora pode não ser popular; com certeza o povão nunca ouviu falar dela, passa na rua e ninguém nota a sua presença. Mas, o poder das palavras escritas por ela!... A admiração e o respeito - e até mesmo o medo - que todos da área artística (e do meio cultural) tem pelo seu texto!... Trabalhar para criar é um emprego que nem todos estão capacitados para ocupar. Uma coisa, por exemplo, é você ser um simples, comum, funcionário de uma agência de publicidade, cargo que pode ser ocupado por qualquer um; e outra é você ser um especial e genial funcionário da área de criação deste mesma empres, ocupação que, óbviamente, não pode ser confiada para quem não tem o DNA da criatividade. Assim é o cronista, crítico e colunista. Ela fala e escreve com criatividade e genialidade sobre o que muitos fazem com mediocridade. E ai deste!... Pois - mesmo sem querer destruir o seu trabalho - a crítica tem nuances, jeito e cara de quem quer acabar com a carreira daquele que não tem um pingo de talento, capacidade e competência. Porisso - ter este pode de falar verdadeiramente sobre o que os menos qualificados no assunto não tem capacitação para falar sobre o que falou. Mas ele tem; é só observar as suas palavras, o texto coerente e seguro, a imparcialidade para criticar os amigos e elogiar os "não conhecidos"... (Se é que me entendem!)...
     Como dizemos antes do espetáculo, Bárbara Heliodora... "Muitas M para você"... A sua história se confunde com a história do teatro brasileiro. Para "coroar" a sua trajetória, só faltou interpretar um grande personagem na TV. Para o povão a conhecer. Mas, nem tudo é perfeito. Já basta a senhora saber escrever um texto direito.
     Au-revoir para todos que me criticam ou aplaudem. Na próxima semana (não mudei o dia, é temporário), se Deus quizer, aqui estarei. Eu aqui e vocês daí. C'est la vie!

RENÉ SANFERR, 07.05.2014

a ESFINGE:
(UMA CITAÇÃO É APENAS A OBSERVAÇÃO DO PENSADOR
SOBRE FATOS, PESSOAS E ACONTECIMENTOS.
E, NA MAIORIA DAS VEZES, O AUTOR NÃO COMPARTILHA DA MESMA OPINIÃO
SOBRE O QUE FOI POR ELE OBSERVADO, ESCRITO E PUBLICADO).
"Quando o seu trabalho é comentado de norte a sul do país, está mais do que provado que você é um profissional gabaritado e sabe o que diz".

                                                                                                                                                         RENÉ SANFERR, 05.05.2014


OPORTUNIDADE É O QUE PRECISA QUEM TEM TALENTO DE VERDADE
PARA MOSTRAR TODO SEU CONHECIMENTO E CAPACIDADE.


"SINAL VERDE,
 sinal vermelho".


..... um monstro invisível. Não, não é a idéia, a story-line para um filme hollywoodiano ou minissérie global, não. É o "monstro" da - novamente (e sempre) ela - Educação. Como é que o MEC não fiscaliza as escolas (?) e curso-banca (?) que estão proliferando pelos quatro cantos como erva-daninha? Professores que não sabem - autoridades, o mínimo do mínimo! - falar, se expressar verbalmente... estão nestes refugos educacionais (existe outro nome para classificar tais escolinhas?) à ensinar. O que? Quando? Para quem? Se não sabem nem para eles? Se eu já vi, estou vendo e, certamente, continuarei a ver - aqui, ali e acolá - todo mundo também deve estar vendo. Porque o MEC não olha? Estão criando plantinhas (as crianças) que se tornarão árvores (adultos) sem dar um fruto que preste. ou vão dar: fruta podre. (SINAL VERMELHO).

..... que charme, que elegância, que savoir-faire!  MARIA JÚLIA COUTINHO, a deusa de ébano das manhãs do telejornalismo global. Belíssima! E que dicção! Páreo duro, disputando voz a voz, com a charmosésima ANA PAULA ARAÚJO. Chico, meu filho, você vai ficar cego... com todas elas bem próximas. Se pela TV são o espetáculo que são, ao VIVO, então!... Sem esquecer de todas as outras. E, porque não - que preconceito besta! - Rodrigo Bocardi, Lacombe, e por aí vai... (SINAL VERDE)

..... uma boa forma de se defender contra quem quer lhe prejudicar, bote a pessoa para lhe telefonar. Grave tudo e depois - se algo vier a lhe acontecer - é claro que este marginal, bandido, criminoso, vai com a JUSTIÇA se entender. E, se não quizer passar o resto da vida com um processo nas costas, nada irá lhe fazer. Esta é a dica para quem está - segundo várias reportagens - chantageado, ameaçado. (SINAL VERMELHO)

..... "O PT MENTE DEMAIS", "O PT ROUBA DEMAIS", "NADA, ABSOLUTAMENTE NADA, FUNCIONA NESTE PAIS", e, para crucificar ainda mais o PT (Partido dos Trabalhadores) de Lula e Dilma, "DILMA, A SENHORA DEVIA SOFRER O IMPEACHMENT!", "O PRESIDENTE DA CÂMARA OBEDECE DE JOELHOS AS ORDENS DA PRESIDENTA", "ELA - Dilma - COMETEU UM CRIME", "MENTIROSA!". (Sobre Graça Foster)... Cruzes!! O homem, leia-se o senador MÁRIO COUTO (PSDB), estava ontem à tarde, na Sessão Plenária do Senado Federal, com a macaca. E, para completar: "LULA É MENTIROSO!", "O MAIS MENTIROSO DE TODOS", referindo-se a entrevista do ex-presidente LULA, a revista VEJA, concedida em Portugal. Várias vezes - quem estava assistindo através da TV Senado viu - o som foi cortado. Coitado de nós, "votantes errantes". (Se é que me entendem!). (SINAL VERMELHO)

..... FELIPÃO, o técnico da Seleção Brasileira, divulgou hoje o time que vai TENTAR vencer a Copa do Mundo. Esta escolha é a mesma coisa que o AUTOR e o Diretor de novela fáz ao escalar um elenco, convocar os artistas. Tem de ter - tanto lá, como cá - química. Na novela, perceber se o ator vai dar "o tom" do personagem; não vai, nas cenas mais difíceis, onde é exigida uma certa densidade dramatúrgica, RESVALAR para a caricatura, "canastrice"... Já no futebol, creio eu, será que o elenco de um jogo  - com determinado time - vai ter a mesma atuação que no jogo com o outro time? São, digamos assim, "elencos" diferentes, situações (jogos) únicos. E a Seleção Brasileira não pode, não deve - e, se Deus quizer, não vai - fazer besteira. Ao contrário do AUTOR - que sabe tudo o que vai acontecer em cada capítulo de novela e conhece o talento dos atores - o TÉCNICO de futebol nunca poderá saber como a ação do jogo vai se desenvolver e o que, na hora da emoção e da pressão em campo, o jogador vai fazer. Lá, no campo, não existe replay, gravando novamente. Jogo de futebol não tem ROTEIRO. (SINAL VERDE)

..... a TV GLOBO - atenção, cúpula dos escritórios da LOPES QUINTAS - deveria (sugestão) voltar com a CASA de CRIAÇÃO JANETE CLAIR. Alô, Marília Garcia! Bons tempos, àqueles dos anos 90!... E selecionar roteiros - este formato está faltando na grade - de CASOS ESPECIAIS de novos autores. Errar? Não teria como! O ROTEIRO já estaria pronto mesmo; era só ler e avaliar. Grandes novelistas - como GILBERTO BRAGA, descoberto por ZIEMBINSKY, na década de 70 - começaram com Especiais. O que tem de bons autores por aí com SINOPSES prontas de novelas, seriados, minisséries, programas. O negócio, CARLOS HENRIQUE SCHORODER, pe abrir a mente para novas possibilidades. Aposto que grandes novelas, minisséries, seriados, etc., iriam aparecer. Por que - quem está começando - quer dar o melhor de si para crescer profissionalmente. (SINAL VERDE)

..... outra SUGESTÃO: desta vez para o Ministério da Justiça. Não existe PENITENCIÁRIA de SEGURANÇA MÁXIMA em terra firme. Porque - ao invés de ser um paraíso para turistas - FERNANDO DE NORONHA, e outras ilhas bem afastadas do continente, não são transformadas em presídios. Fugir como? Nadando? Só se fosse pro tubarão se ofertando!... (SINAL VERDE)

..... "DANÇANDO NA SALA" (Mais Você, TV Globo). Adorei o cara - maravilhoso!! - da dança da minhoca. Pena que ele não tenha sido escolhido... para mostrar a minhoca dele no programa, ao VIVO, para todo Brasil. (SINAL VERDE)

..... também no MAIS VOCÊ (segunda, dia 05): o golpe da relação amorosa, namoro, através da INTERNET. Eu não digo que a net tem dois lados: o bom e o ruim? O bom são - nem todos, vejam bem - sites e blogs. (O meu, por exemplo). E ruim é a facilidade que as pessoas tem de "se entregar de bandeja" - achando que são celebridades - para o mundo inteiro, postando seus dados, onde mora, o que comeu, bebeu, vestiu, com quem esteve, com quem vai estar, as fotos... Cuidado, meus queridos! E, principalmente, usar a INTERNET, REDES SOCIAIS, para difamar, inventar estórias mentirosas sobre os inimigos, rivais, desmoralizar. Agora - segundo VANDERSON CASTILHO, autor de vários livros sobre crimes na internet - estes criminosos-difamadores, que querem acabar com a vida alheia... vão acabar com a sua própria. Sabe como? (Eu nem sabia que podia). Através do IP. Uma espécie de CPF do computador. Através dele a Polícia vai rastrear o seu computador, notebook, tablet, etc., e chegar até o seu endereço. Impressionante como a tecnologia, realmente, está se aperfeiçoando. Neste caso, para acabar, processar e encarcerar quem gosta de ficar nas redes sociais inventando mentiras - sem provas documentais, fotos, ter em mãos - para a pessoa que não gosta, o desafeto, arruinar. Isso para quem acha que ISTO É ARRUINAR. Porque, ao menos comigo, quanto mais de mim falar - bem ou mal - postar, é claro que vou gostar: vão me celebrizar, chamar a atenção para quem sou, o que faço, meus blogs. Agradeço, otários inimigos! E - verdadeiramente, de coração - agradeço aos leitores que postam comentários sobre meus blogs. Que admira meus textos. Pois é. A INTERNET tem mesmo duas caras: do mal e do bem. (SINAL VERDE)

..... respeitar (é um dever) TODAS AS RELIGIÕES que tem Deus como Senhor. (As que tem DEUS, eu disse!). Mas, respeitar não significa ACEITAR. E aceitar somente àquela que foi - pela própria boca de JESUS CRISTO, aqui na Terra - fundada por Êle. (Ver Mateus 16, 17-18). Só vai dizer que não é o burro que não ler este Evangelho. Presunção de nós, católicos? Não! São fatos históricos. Como fáz parte (tambem) da HISTÓRIA a REFORMA PROTESTANTE. O papado - não é mistura industrializada de papa de banana, não, energúmenos! Leia-se, "Papa", ou o que à ele tudo se refere - e MARTINHO LUTERO, o LOUCO. (Este título sou eu que estou dando. E não foi?). Dizem que sou metido à "sabe tudo", arrogante. Não sou. Sei o que é arrogância e humildade. Fui criado - e muito bem educado - para saber tais diferenças. Só que não sou burro, hipócrita, para não conhecer os meus limites, saber aonde posso chegar (e falar), e onde tenho de ficar (e me calar). A palavra HIPOCRISIA não consta do meu dicionário. Não sou - para escrever os artigos com temas religiosos, eu leio, estudo, pesquizo - TEOLOGO e SOCIÓLOGO. Agora, aguentar, suportar - não todos, vejam bem! - estes PROTESTANTES ignorantes que vão de porta em porta, falando sobre o que não estão qualificados, capacitados para falar, é dose. "Ide e pregai o Evangelho", certo. Mas sabendo o que vai falar. (Não sabem para eles!). Sei que, quando somos ungidos pelo Espirito Santo, temos a sabedoria dos mestres. Mas, observem - não é birra minha, não - tem certos protestantes por aí que não estão ungidos por nada. Já começam agredindo, achando-se estar na religião que salva. E religião nenhuma salva. O que salva é Jesus Cristo. Falam mal de Maria. A Mãe de Deus! E a sacana da mãe deles, uma pecadora igual a todos nós?... É mais digna do que Nossa Senhora? Vão ler, aprender para, depois, ir pelas portas querendo ensinar, burros e energúmenos. Tenho muitos amigos, parentes, protestantes. Mas, graças à Deus, não são "doentes", obcecados... por uma crença que DELA muitos nem sabem qual foi a origem. Não é a Igreja Católica que diz isto, não. é a HISTÓRIA. Pesquizem para saber quem foram CATARINA de BORA e MARTINHO LUTERO. E depois - se tiverem coragem de me enfrentar - venham TENTAR me catequizar. Eu tenho a minha fé: a SANTA MADRE IGREJA, a CATÓLICA APOSTOLICA ROMANA. E vou morrer nela. (SINAL VERMELHO)

..... com relação ao romance, escrito em 1983, "NÊGO FULÊRO..." - respondendo a alguns e-mails - é óbvio que não irei publicar aqui na internet (no blog SANFERRARTSCRIPT) todo o livro. (Você postaria?). Só quis "dar um aperitivo", mostrar um pouco da estória de RAMON SALÁZAR e JOÃO DEODATO. (Realidade ou ficção? Quem me conhece, sabe qual é a opção certa). Dos 10 capítulos do romance, publiquei - resumidos - os 04 primeiros. Acompanhem as minhas citações e, vez ou outra (hoje mesmo estou "dando uma colher de chá") vou publicar aqui frases dos personagens, pequenos trechos que selecionei do livro, o qual (no dia que for publicado), se Deus quizer - e Êle quer, porque, a cada dia, me dá mais poder intelectual, cultural - será um "estouro" no mercado. Tem todos os ingredientes (drama, principalmente comédia, escrevi situações baseadas em fatos reais, que farão o leitor morrer de rir) necessários para um sucesso editorial. (SINAL VERDE)

.....  a nova novela das sete "GERAÇÃO BRASIL" (TV Globo, dezenove horas), que estreou na última segunda-feira (dia 05), tem como espinha dorsal - a trama principal da sinopse, estória - o poder da tecnologia nos dias de hoje. (Se eu fosse o autor, com certeza, criaria um personagem marginal, bandido, que iria divulgar mentiras infames sobre outra pessoa, e depois ser encontrado, processado e preso, para mostrar ao telespectador como ISTO AGORA DÁ CADEIA). Como entretenimento, novela, nestes dois primeiros capítulos, tivemos uma pequena mostra do que vem por aí. Claro! Com DENISE SARRACENI "orquestrando" o texto e tendo RENATA SORRAH na "frente de combate", que estória não poderia dar certo? Gostei da agilidade dos cortes da EDIÇÃO, como um CLIPE. Parecia, nas primeiras cenas, que estavámos assistindo um filme da SESSÃO da TARDE produzido por WALT DISNEY para os jovens. Maravilhoso!! Agora, uma pequena observação: a organização das CENAS estavam um pouco tumultuadas, sem o telespectador entender aonde estavam, o que estavam fazendo. Mas, vai melhorar. Os autores são de primeira. (SINAL VERDE).


..... SILVIO SANTOS - e futuramente PATRICIA ABRAVANEL - atenção com a programação que leva a LOGOMARCA do SBT fora de SÃO PAULO. Estão - em algumas afiliadas - denegrindo, esculhambando, arrasando com a IMAGEM DA EMISSORA ao produzirem certos tipos de programas que são uma baixaria, vulgaridade e indecência. CUIDADO!! Cadê que a TV GLOBO produz tais porcarias? E, porisso, é líder de audiência: tem conteúdo. E não merda. É para o HOMEM do SORRISO - e eu sei que ele já "tá de olho", foi avisado - acabar com tais programas de extrema baixaria e vulgaridade. Fiquei sabendo, dei uma olhada e voltei correndo para a Globo e TV Senado. Ninguém merece tanta gente incompetente dizendo que fáz TELEVISÃO. "Assim como tem pessoas que fazem uma obra de arte, tem outras que fazem a obra (merda) sem arte alguma". (SINAL VERMELHO)

RENÉ SANFERR, 07.05.2014


EU MOSTRO A VIDA COMO ELA É.
E NÃO COMO VOCÊ OLHA E ELA NÃO É.



"Do que adianta o funcionario ser simpático se para o cargo ele não for nem um pouco qualificado? É melhor o funcionário antipático, mas que para o cargo ele seja muito capacitado". - SANFERR, 01.05.2007

"Pobre quer ficar gordérrimo para mostrar que não passa fome. E rico quer ficar magérrimo para provar o quanto é elegante". - SANFERR, 24.08.1993

"Ao nosso lado não podemos colocar quem vai se sentir por baixo. A não ser que, futuramente, possamos dizer que a pessoa melhorou um bocado". - SANFERR, 30.01.2014

"Se você não procurar se enxergar, o outro é que vai lhe mostrar qual é o seu lugar". - SANFERR, 05.05.2014

"Assim como tem pessoas que fazem uma obra de arte, tem outras que fazem a obra sem arte alguma". SANFERR, 03.12.2007

"Não preciso da simpatia ou antipatia de ninguém para escrever bem". - SANFERR, 16.10.2013

"Uma mulher sem vergonha na cara, é àquela que o marido a destrata, os filhos lhe arrasa, e ela ainda continua morando na mesma casa". - SANFERR, 27.04.2014

"É de me fazer rir, quem diz que não gosta de mim. E daí? Deles não estou à precisar, e não vou me matar por de mim não gostar. É de me fazer gargalhar, quem diz comigo não simpatizar. Se eu me preocupasse em querer agradar, certamente não faria tudo para dele me afastar". - SANFERR, 03.05.2014

"Um autor capacitado, mais cedo ou mais tarde, vai ter o seu livro publicado, por que o mercado está necessitado de escritor que tenha um enredo bom para ser contado". - SANFERR, 06.04.2000

"É melhor perdoar do que se vingar. Porque, pelo simples prazer de ter um momento para se vingar, você vai se arrepender por ter feito uma besteira. E, porisso, é melhor pensar antes de fazer alguma asneira. Já que vai, depois, ter o resto da vida para pagar e chorar por que antes não parou para pensar". - SANFERR, 08.03.1987

"Ramon Salázar logo percebeu que tinha em mãos uma boa estória para, futuramente, contar; e não deixaria, lógicamente, de fazer João Deodato pagar. Olhava para aquele homem (?), alto e forte, na cama de casal nú ao seu lado deitado, tranquilamente à sonhar com o novo golpe que em alguém ele iria dar; certamente, mesmo dormindo, João Deodato, o nêgo fulêro mais doido por dinheiro que Salázar já conhecera, sonhava em ganhar algum trocado. E Ramon, então, decidiu - naquela hora, ali mesmo - que Nêgo Fulêro da picada do seu próprio veneno tinha que um dia experimentar. Se bem que uma picada é o que ele mais gostava de receber. Era - pensava Salázar enquanto escutava o seu companheiro ressonar espalhado sobre os travesseiros - isso que a puta safada disfarçada atras da pose de casada da Marriete, Dodora, Neula, e todo o resto do povo de Santa Helena precisava saber. Que, ao invés - como todo mundo achava, e se enganava ao olhar para aquela frágil roseira disfarçada de tronco de jequitibá - de comer, Nêgo Fulêro gostava mais de dar ... (?) ... Bem distante daquele localidade perdida nos cofobós de Judas, até mesmo em Salvador ou em Pojuca, João Deodato era muito apreciado - não somente por ter um belo sorriso e ser com todos (falsamente) simpático - mas, principalmente, por ter um bonito rabo. Rabo respeitado de macho!... E ai de quem suspeitasse que aquele rabo por outro macho suspirasse!... Ali, em Santa Helena, ele - o dono do belo rabo - era o terror, o garanhão das pequenas; mesmo Salázar - e todos os outros machos que experimentavam aquele rabo - sabendo que o dono dele gostava de, como gatinha,rebolar e miar ... (?) ... João Deodato, forte e grandão, o terror das moças e mulheres - como ele mesmo se gabava - casadas... o belo rabo por aí afora dava. E o que tinha de viado - que pagando um trocado - nele já tinha se enfiado. Era isso. Eureka! Ramon tinha de detonar, acabar com a festa da boneca. Tinha de num livro contar que, por dinheiro, qualquer mísero trocado, João Deodato escancarava o rabo direito.
           (EXTRAÍDO DO ROMANCE "NÊGO FULÊRO...", de minha autoria, 1983)

"O pior coitado é o corno desavisado e alegre com a esposa puta ao lado serelepe". - SANFERR, 27.04.2006

"Na ralé baixa e desclassificada se enquadra quem não conhece o bom tom e, mesmo quando consegue um emprego que lhe dê dinheiro, não conhece, não gosta do que é bom e, porisso, continua não se comportando direito".
           (EXTRAÍDO DO ROMANCE "NÊGO FULÊRO...", de minha autoria, 1983)

"O emprego comum não vai fazer você chegar a lugar algum. Já o trabalho especial vai fazer você ser o empregado que fáz o diferencial". - SANFERR, 01.12.2005

"Tudo que eu sou capáz de escrever, eu gosto de mostrar, para provar que não estou a me gabar, e gosto de me enaltecer. Por que saber para TUDO escrever, não é se elogiar. Se elogiar é quem NADA sabe criar e quer, pelo que não sabe fazer, se enaltecer para disfarçar o burro que em tudo prova ser" - fala do PERSONAGEM RAMON SALÁZAR.
           (EXTRAÍDO DO ROMANCE "NÊGO FULÊRO...", de minha autoria, 1983)

"Uma coisa é você ser um funcionário no trabalho elogiado, como todos os outros podem ser. E outra e você ser um profissional qualificado para apresentar um trabalho que nem todos podem fazer, a não ser você". - SANFERR, 09.O8.1989

"O único lugar que o homem que vive em bar para a cachaça tomar vai chegar, é no outro bar se sentar para terminar de se embriagar e, assim, de bar em bar, passar toda a vida, até se aposentar, e morrer sem sair do mesmo lugar". - SANFERR, 16.10.2009

"A mediocridade se emprega para fazer o que o patrão quer por que não tem criatividade. E a genialidade trabalha fazendo o que quizer mostrando toda sua capacidade". - SANFERR, 23.06.2001

"Humildade é você ter capacidade para fingir que não tem capacidade". - SANFERR, 20.06.2010

"Homens que fazem reunião para com a cachaça se embriagar todos os dias, são homens que não tem condição de se reunir para criar nada e um dia progredir". - SANFERR, 10.10.2000

"Todo bom escritor é bem venenoso e perigoso. Perigoso por ser muito talentoso e venenoso por escrever sobre o que viu acontecer, e disto se sentir orgulhoso". - SANFERR, 10.01.2011

"Se um é culto e o outro burro, finja que é surdo com o burro e se faça de mudo com o culto". - SANFERR, 08.04.1998

"Não precisei de faculdade para fazer o que sei com criatividade". - SANFERR, 09.09.2012

"Se você for caluniado, deixe quem lhe difamou desmoralizado". - SANFERR, 17.11.2010

"O homem que sabe de tudo um pouco, vai ganhar moral em todo mundo. E o homem que bebe um pouco de tudo, vai perder a sua moral diante de todo mundo". - SANFERR, 07.01.2010

"Tércio fazia tanta presepada na rua e - corno que era - não observava que, enquanto trabalhava, Tônia machos dentro de casa colocava, para na sua cama o encher de galhada. A puta era tão baixa e desclassificada, que nem mesmo a garotada ela dispensava; e, quando casou, pela rua de noiva desfilou para à todas mostrar que um corno idiota encontrou. Tônia era tão baixa que - de shortinho, o filho viado envergonhava - e pivetada só ia para perto da sua sacada para olhar de baixo a sua rabada. E arriscar se a descarada lhe daria uma cantada... Tudo a vizinha notava, olhava e comentava. A falsa que com ela se juntava dizendo que de Tônia gostava, mas, pelas costas, a esculhambava. A mesma falsa da puta velha da motocicleta, pela localidade de Santa Helena falava que a mulher de Tércio não passava de uma prostituta casada. A velha que botava a bnda em qualquer motocicleta, era tão falsa - mas tão falsa, falsa! - que, com sua risada de serpente venenosa, dizia, na frente dela, que Tônia era bonita e charmosa ... (?) ... Mas, depois, na sua própria casa, ria-se com as palhaçadas do corno - o qual para os outros ela chamava de viado disfarçado de macho - do Tércio, enquanto corria a cachaçada com suas filhas putas e arrombadas... (?)... Tônia e Tércio eram na rua - e mais em nenhum lugar, porque eram um casal vulgar - personagens ilustres; mas, o que ele - o marido viado, corno e presepeiro, que para o chefe no trabalho dava o rabo - não sabia era que, se na sua casa tivesse lustre, era lá que Tônia ia ficar nua, para quem na rua para cima olhasse, mostrar o que tinha de mais ilustre".
             (EXTRAÍDO DO ROMANCE "NÊGO FULÊRO...", de minha autoria, 1983)

"Todo mundo para o outro é bom, quando, mentindo, fala tudo que o outro não tem de bom". - SANFERR, 09.12.2000

"Se você não tem competência para contar uma estória e escrever um livro de sucesso que vai ser conhecido no mundo todo, é claro que o seu sucesso vai conquistar ao conseguir se empregar e mostrar capacidade para escrever uma única estória, a sua, que nunca vai ser conhecida por todo mundo". - SANFERR, 26.04.2014

"Queira morrer amigo do escritor. E não viver como inimigo de autor. Senão, mesmo sem ter como provar, pelos seus podres que no livro ele colocou e lhe desmoralizou, você vai chorar". - SANFERR, 09.09.2010

"Eu lhe amo, Tônia. Mesmo que você seja uma safada e todos os outros homens, até meus amigos, lhe levem pra cama". - fala do PERSONAGEM Tércio.
             (EXTRAÍDO DO ROMANCE "NÊGO FULÊRO...", de minha autoria, 1983)

"O que a mulher mais quer é que o homem faça tudo que ela quizer e ele nunca saiba o corno que é". - SANFERR, 13.03.2014

"Corno alegre vive dando risada sem procurar saber o que fáz a esposa descarada todo dia em casa enquanto ele trabalha". - SANFERR, 20.08.2013

"... e foi assim que Tércio e Tônia conheceram Nêgo Fulêro. E este, por sua vez, o corno-viado presepeiro e sua puta safada, o nêgo mais safado da localidade comia quando vinha para a cidade, em troca de dinheiro. Se sobrasse - e o pivete aguentasse! - ate o viado do filho deles, João Deodato era capáz de dar um trato; ja que a cachorra gorda com pose de moça, na boca dela ele já derramara o mingau de leite moça".
              (EXTRAÍDO DO ROMANCE "NÊGO FULÊRO...", de minha autoria, 1983)

"Casa de puta velha que não se assunta e gosta de sentar o rabo velho e desgastado no assento de motocicleta, o maritraído - tão safado como pai e corno como marido - só serve para comprar comida e dar bebida de graça para os machos das putas safadas das filhas arrombadas que, depois da cachaçada, a homarada leva para passear na praia e comer de graça".
              (EXTRAÍDO DO ROMANCE "NÊGO FULÊRO...", de minha autoria, 1983)

"... e foi assim que Nêgo Fulêro achou uma trouxa para se juntar, comer e beijar ela de graça. Com a mesma boca que no rabo do viado ele dava uma linguada, a tonta da mulher ele ia fazer todo dia de palhaça e nas costas dela dar risada".
              (EXTRAÍDO DO ROMANCE "NÊGO FULÊRO...", de minha autoria, 1983)

"O único predicado de João (Nêgo Fulêro) Deodato era saber como dar o rabo; com toda àquela pose de macho para outro qualquer - fosse homem ou viado - apenas para dar uma volta de moto ou carro e receber um trocado". 
              (EXTRAÍDO DO ROMANCE "NÊGO FULÊRO...", de minha autoria, 1983)

"Quando os burros e ignorantes começam a conversar sem saber do que estão à falar, e melhor o culto se afastar e fita isolante nos ouvidos colocar". - SANFERR, 20.05.2005

"Não existe homem mais desgraçado do que aquele que, amaldiçoado, fala, fala, fala, mas nada contra o seu inimigo e rival consegue provar para o desmoralizar, já que este desgraçado e amaldiçoado, nasceu, simplesmente, para o homem talentoso, invejar". - SANFERR, 09.07.2000

"Quem é invejoso adora inventar e botar defeito no outro que o humilha por ser muito talentoso". - SANFERR, 07.05.2014


                                                                                                                                                                    RENÉ SANFERR, 07.05.2014

ATENÇÃO
 AGRADEÇO AS CONTRIBUIÇÕES E PEÇO QUE CONTINUEM FAZENDO DOAÇÕES AO BLOG.
                  ASSIM COMO O JORNALISTA FUNCIONÁRIO DE JORNAL, O BLOGUEIRO-COLUNISTA, EM TODAS AS PARTES DO MUNDO,
                     EM VÁRIOS SITES E BLOGS, VIVE DO QUE ESCREVE, O SEU TRABALHO VIRTUAL É O SEU GANHA-PÃO.
   SEM NENHUM VÍNCULO EMPREGATÍCIO.
 DEPOSITE NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL.
CONTA O1:
Caixa Econômica Federal                                   -               Av. Estados Unidos, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    0063                                                            Conta: 023-00012630-9
CONTA 02:
Caixa Econômica Federal                                   -               Relógio de São Pedro, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    1416                                                             Conta: 013-00099159-3
CONTATOS:
e-mail: rsanferr@globomail.com
fone  : (71) 82659332
home-page: HTTP://SANFERRPRESS.BLOGSPOT.COM
novo blog  :  HTTP://SANFERRARTSCRIPT.BLOGSPOT.COM

  P    A     T     R     O     C     Í     N     I    O

Nenhum comentário:

Postar um comentário