quarta-feira, 26 de março de 2014

O VALOR NÃO ESTÁ NA COR...


UM BLOG MUITO BONITO, MAS SEM UM BOM TEXTO E NENHUM CONTEÚDO
VAI SERVIR APENAS PARA SER VISTO E LOGO ESQUECIDO.
SIMPLESMENTE PORQUE TODO MUNDO NÃO VAI ENCONTRAR NELE
NADA DE BOM PARA SER SEMPRE LIDO.




NEUSA BORGES.
... MAS NA COR QUE MOSTRA O SEU VALOR.



     Para encerrar o mês dedicado à homenagear as mulheres - importantes ou não - nada melhor do que reverenciar uma GRANDE MULHER, a qual tem uma grande participação nas artes cênicas brasileiras. E uma mulher negra. O que, por si só, já nos dá uma idéia do quanto foi difícil para esta valente guerreira lutar para ter "um lugar ao sol" (e provar seu talento) no meio de tantas mulheres lindas e deslumbrantes. Brancas - da cor do papel - como a maioria das atrizes. (Como se a cor da pele fosse relevante, o diferencial, num país mestiço como o nosso). Mas, infelizmente, temos de abrir os olhos para a realidade, o dia-a-dia de nossa nação, nossa cultura - ou, neste caso específico, não seria contracultura? - e sermos coerentes com o preconceito que nós, afrodescendentes, sofremos diáriamente em todas as áreas. Históricamente, o negro é aquele cidadão que sempre está presente, mas todos fingem não ver, não notar; desde a escravidão - a qual, diga-se de passagem, ainda não acabou e, para mim, esta "liberdade negra social" é uma piada negra - até os dias de hoje, a cor da pele é quem define em que posição da casa o ser humano vai estar. Se na sala ou na cozinha. José de Alencar - um autor indianista, todos sabem disso, que (para defender os seus) discursou contra a Lei do Ventre Livre (1871), quando deputado - retratou muito bem a situação dos negros na peça teatral "O Demônio Familiar". Pedro, o escravo adolescente, filho de uma família comum naquela época (século XIX) e sonhava em se tornar palafreneiro... (?)... Para quem não sabe - não procura ler e se "aculturar", preferindo viver nas portas se especializando na vida alheia, ou se instruindo de coisas que não presta, como a "moderníssima" MPB baiana, que "pagodeia" a cultura e "atocha" a intelectualidade de qualquer um - isto, naqueles idos, significava abrir porta de carruagem fardado com libré de botões doirados. (O nosso chauffer de hoje, de muitas madames). Como a família dele era pobre, sem dinheiro para carruagens, o que fez o inteligente personagem criado pela mente genial de um dos maiores autores mundiais? (Ou vão me dizer que Alencar não é?). Ele arma um plano diabólico, de anunciar "aos quatro ventos" o namoro dos dois jovens amos com um rapaz e uma moça ricos, respectivamente. Pedro - analfabeto das letras, mas inteligente de esperteza - consegue manipular os amos, troca as cartas enviadas e sugere gestos ousados (mas aparentemente inocentes) que, depois, óbviamente, os vai comprometer.Só que seu plano falha e os amos sentem-se traídos por Pedro, já que o paternalizavam. Quando o rapaz, falando em nome da família, vai dar "o castigo" ao escravo sonhador - e maquiavélico - todos se surpreendem. Lhe dá a carta de alforria... (?)... Moral da peça: José de Alencar alertava contra o perigo de se ter negros dentro de casa, já que - segundo ele (vejam bem!) - eram demônios destruindo a moral das famílias. Enfim, naquela época, dar a liberdade para um escravo era um perigo iminente.
     Nesta peça - leiam - José de Alencar criou o negro como um estereótipo do que o ator de pele mais escura sempre (com raríssimas excessões) significou nas artes brasileiras: servil, imoral, sensual (a escrava servindo ao patrão), esperto, malandro. E é assim no cinema, nas novelas. E a peça de Alencar - apesar de tantas décadas (e bota tempo nisso!) - não é diferente do que acontece hoje em dia nos palcos, nas telas ou na telinha. Por exemplo...
     Quem se lembra de já ter visto Neusa Borges no papel de madame, sentando (em cena) no banco traseiro do automóvel, com o motorista lhe abrindo (uniformizado) a porta? (Cena típica do núcleo rico de novela, onde - errôneamente - os autores escrevem tais cenas somente para as atrizes brancas). O talento não tem cor; ou, melhor dizendo, talvez até tenha um colorido mais específico, pois, para mostrar e provar o seu valor, o artista tenha que matar cinco, dez leões por dia para subir ao palco ou se assistir numa telenovela. Qual a diferença entre Tônia Carrero e Fernanda Montenegro com o mesmo talento de Rute de Souza e Neusa Borges? Nenhum. A não ser que as duas primeiras sempre (infelizmente, até aparecer um novelista que mude isto) vão estar sentadas em cena sendo servidas pelas outras duas. Chega do mesmismo preconceituoso, emburrecedor. Estamos em pleno século XXI. Apesar de sua obra ser imortal, José de Alencar - abolicionista ou não? - polemizou na Corte, no ano de 1851. Hoje vivemos a era do abaixo o preconceito: contra o negro, o pobre, o gay.... Se Fernanda Montenegro pôde interpretar a cafetina Jacutinga na novela Renascer, por que Neusa Borges não poderá atuar como "madame" numa futura novela que algum autor inovador venha a escrever?
     O talento desta grande atriz já foi mostrado - e comprovado - em vários trabalhos. Sua história de vida (e artística) é um orgulho para todos nós, brasileiros; negros ou brancos, mulatos ou não. Ela nasceu em Florianopólis (o8.03.1941) e começou sua carreira como crooner de orquestra. Uma de suas atuações mais marcantes foi, sem dúvida, na novela Carmem (TV Manchete, 1987) como a Pomba-Gira. Dizem as más línguas que ela implora por papéis na Globo. E daí? Ela é ótima atriz. Tem que se mostrar mesmo. Se formos olhar para certos "participantes" de alguns programas da mesma emissora que estão ali e nem sabemos o "porque", completamente deslocados em falta de talento e competência, tomando o espaço de quem poderia estar lá... É o famoso protecionismo (Quem Indicou) contra o talento e profissionalismo. Mas, c'est la vie!...
     O poeta Augusto dos Anjos (1884 - 1914), em seus Versos Íntimos, escreveu que "a mão que afaga é a mesma que apedreja" e o beijo se torna "a véspera do escarro"... (?) ... Difícil de entender para quem cultura procura não ter. Muito menos ler. Mas, trocando em miúdos... Depois da Abolição da Escravatura que - ilusóriamente, com a Princesa Isabel libertando (?) o povo negro - afagou o ego dos afrodescendentes, hoje continuamos nos sentindo apedrejados nos mínimos desejos de liberdade e conquistas. O que nos resta, então, senão acreditar que o afago, o beijo de hoje, não irá se transformar na cusparada de amanhã?...  Exagero de minha parte? Não! Realidade. A sociedade é dura, com - ontem, hoje e, espero, não sempre - as pessoas que tem o tom negro na cútis. Beija-se, afaga-se e abraça-se Pelé, Louislinda Vallois, Glória Maria, Gilberto Gil, Margarete Menezes, Heraldo Pereira, Rute de Souza, Joaquim Barbosa, Milton Nascimento, Barack Obama, Oprah Winfrey, e tantos outros, por que são famosos, celebridades. E se eles não fossem? E se Emílio Santiago não tivesse sido quem foi? Ele estaria hoje sendo lembrado, famoso, fazendo parte de nossa história?...
     Deus é branco, mulato ou negro? Quem já o viu? Colocar Jesus e Maria como loiros, de olhos azuis, nas pinturas e gravuras, é não conhecer o tipo de pessoas daquela região onde eles viviam. Da mesma forma que é utopia - e ignorância! - os retratar como negros nas encenações. Cada um é o que é. E a cor da pele nada mais é do que um mero (e insignificante!) detalhe na pintura do caráter de uma pessoa.
     Au-revoir para todos que me criticam ou aplaudem. Na próxima semana (não mudei o dia, é temporário), se Deus quizer, aqui estarei. Eu aqui e vocês daí. C'est la vie!

                                                                                                                                                                  RENÉ SANFERR, 26.03.2014

a ESFINGE:
(UMA CITAÇÃO É APENAS A OBSERVAÇÃO DO PENSADOR
SOBRE FATOS, PESSOAS E ACONTECIMENTOS.
E, NA MAIORIA DAS VEZES, O AUTOR NÃO COMPARTILHA DA MESMA OPINIÃO
SOBRE O QUE FOI POR ELE OBSERVADO, ESCRITO E PUBLICADO).
"Para que o preconceito se muitos, que se dizem brancos, pelo que fazem se tornam incapazes e nem são vistos direito?"

                                                                                                                                                                  RENÉ SANFERR, 13.05.1990


NA QUARESMA
É PARA SE PENSAR E REFLETIR NO DEUS QUE INTERESSA.
E NÃO SEGUIR E REPETIR
O QUE FÁZ O DIABO QUE NÃO PRESTA.
"SE A VOZ DE MUITA GENTE NÃO FOSSE A VOZ DO DIABO,
DEUS NÃO TERIA OUVIDO MUITA GENTE
MANDAR QUE NA MÃO d'O SEU FILHO PRENDESSEM UM CRAVO".



"SINAL VERDE,
 sinal vermelho".


....."Para se ter um país melhor, precisamos de criança com Educação e Cultura", frase sábia de uma atriz jovem. (Mesmo tão criticada!). LUANA PIOVANI, ontem, no Vídeo Show. Belíssima!! Inteligentíssima!! (SINAL VERDE)

..... um alerta para os pensionistas e aposentados do INSS: cuidado com "certas" (muitas, não todas!) instituições financeiras que emprestam dinheiro CONSIGNADO... é UMA GRANA DO DIABO!! Fiquem atentos. Elas ficam com seus dados (documentos, conta bancária) e - ao assinar vários papéis, os quais, no corre-corre não se tem tempo de ler atentamente - depois, colocam mais DINHEIRO na sua conta DIZENDO ESTES EMBUSTEIROS  que você foi lá pedir dinheiro NOVAMENTE. Cuidado com o que assina! Eles usam estes documentos, seus dados, duas, três vezes... (SINAL VERMELHO).

..... até quando vamos ter de assistir reportagens sobre atos criminosos, nos tais TROTES nas universidades? Trote, até o ponto que sei, é de cavalo. Aliás, o que estes estudantes estão se tornando: em animais ao praticar - contra os outros - tais gestos irracionais. Segundo o Bom Dia Brasil (TV Globo), de ontem, na Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (SP), até mijar (?) no outro é normal. Coisa de animal!! (SINAL VERMELHO)

..... se fala tanto na falta de água... e os Oceanos cheios dela. Então, uma perguntinha básica: por que os cientistas não criam um mecanismo para TIRAR O SAL da água do mar e, através de aparelhos, fazer esta água purificada vir para tanques nas grandes cidades? Não já chegamos - dizem - a Lua? Não já inventamos a anestesia, o antibiótico? Antigamente, a DOR e a INFECÇÃO matava milhões. Amanhã, quem sabe?... E com criatividade... Não vamos falar sobre a falta d'água como coisa do passado? Não é fácil, claro! Mas, se é de gastar milhões de dólares para descobrir - que POVO TÃO INTELIGENTE e TÃO BURRO é esse, meu Deus? - se tem água em MARTE, porque não TRANSFORMAR a água da TERRA (que temos em abundância!) em água purificada para matar a sede dos terráqueos? Deixem os marcianos com a vida deles! Com ou sem água!!!!!!!!!!!!!!! (SINAL VERMELHO)

..... PATRÍCIA ABRAVANEL - na Escolinha do Professor SS - está sendo uma aluna aplicada. Claro! Ela quer ter os seus $$ duplicados. (SINAL VERDE)

..... "Meu Pedacinho de Chão" - pela estória e autor vai ser sucesso certo - novela de BENEDITO RUY BARBOSA, com direção de Luis Fernando Carvalho, no horário das seis, na TV Globo, vai nos fazer imaginar que estamos assistindo uma produção de Walt Disney. Cenários, figurinos e iluminação dignos das melhores fábulas infantis. Depois de Ernest, Manfredi e Guertrude (Jóia Rara), nada como novos personagens irreais, lúdicos. (SINAL VERDE)

....  falando em TV GLOBO, acho - minha opinião! - que não foi uma boa idéia colocar os filmes da Sessão da Tarde logo após o Vídeo Show. Por mais que digam que foi melhor, o povo fala nas ruas que foi pior. Se ainda fossem filmes inéditos! Você quer ver a novela depois do almoço no Vale a Pena Ver de Novo e desiste. Tem mil coisas para fazer e, quando voltar a ligar a TV, já está no início da noite. Foi uma mudança nada feliz. (SINAL VERMELHO)

..... as tardes globais poderiam ser melhores, aos sábados. Depois do Caldeirão do Huck e antes da novela das seis, criar um programa para XUXA apresentar no formato do antigo (e excelente) CASSINO do CHACRINHA. Com artistas no júri, calouros, dançarinas (os), cantores no palco, platéia, ao VIVO. Seria uma atração e tanto! Não gostam de números no Ibope? Com Xuxa apresentando, e este formato, haja números para se colocar no Ibope. Sugestão. (SINAL VERDE)

..... em ano de ELEIÇÃO porque não se aplicar o teste de Redação para os novos (e futuros) políticos? O trabalho deles não é criar projetos-de-Lei? Então? (SINAL VERDE)


                                                                                                                                                               RENÉ SANFERR, 26.03.2014

EU MOSTRO A VIDA COMO ELA É.
E NÃO COMO VOCÊ OLHA E ELA NÃO É.



"Quando se é um bom inquilino e locatário correto, não podemos arcar com os erros do proprietário que não age certo e pagar novamente o que já foi pago ao locador que age errado. Principalmente quando não somos devedor e temos guardados os recibos assinados de que tudo por nós foi pago". - SANFERR, 10.10.2000

"Nunca mande o outro nada para você resolver, senão de tudo da sua vida ele vai saber". - SANFERR, 10.06.2010

"Violação de correspondência, receber para a vida do outro saber e não entregar para em tudo ficar á par, é crime e dá prisão". - SANFERR, 25.03.2014

"Quem lê e entende o recado, não precisa escrever de volta perguntando o que se quis dizer". - SANFERR, 25.03.2014

"Quem não deve e não tem nada a esconder, vive á subir e descer, por que sabe que nada vai lhe acontecer por nada dever". - SANFERR, 17.09.2010

"No trabalho, tem o protecionismo e o profissionalismo. O funcionário apadrinhado e o profissional capacitado". - SANFERR, 01.05.2013

"Quando se é um intelectual capacitado e admirado, é mais do que certo que àquele que não fáz um trabalho qualificado e comentado, vai sempre fazer um comentário mal intencionado e errado sobre o outro com quem não pode ser comparado apenas para o ver desmoralizado". - SANFERR, 31.12.2010

"A cor da pele nada mais é do que um mero e insignificante detalhe na pintura do caráter de uma pessoa". - SANFERR, 04.12.1982

"Morar em casa cheia de coisa errada, nem de graça". - SANFERR, 23.10.2000

"O difícil é chegar lá. Mas, quando chegar, o homem só não se fáz se for besta para não mostrar do que é capáz". - SANFERR, 09.10.2010

"Talento de verdade é aquele que sente necessidade de mostrar toda sua capacidade e conhecimento". - SANFERR, 23.01.2014

"Quem dorme até tarde para os problemas resolver, só vai abrir os olhos quando tudo acontecer e for bem tarde". - SANFERR, 24.03.2013

"Se o vestibular não mudar, depois a universidade vai se envergonhar do diploma que para muitos vai dar". - SANFERR, 13.10.2010

"Se hoje o que faço é admirado é porque desde ontem me preparei para ser capacitado". - SANFERR, 09.10.2013

"Uma pessoa de grande talento e valor profissional é claro que vai ser o diferencial e aumentar o potencial no trabalho de gente de muito valor e talento". - SANFERR, 06.01.1993

"Dá oportunidade ao novo que tem capacidade é para empresário que não quer ser considerado velho e antiquado por não dar uma chance ao novo que é qualificado". - SANFERR, 27.05.2012

"O máximo para uns com a cultura é o mínimo para outros com a falta de leitura". - SANFERR, 04.01.2014

"A pessoa que não desagrada é sempre a mais falsa". - SANFERR, 09.08.2013

"Ter o talento reconhecido é o que consegue o homem que tem muito conhecimento". - SANFERR, 29.12.2011

"Se você não tem talento para ser escritor, ao menos mostre que quer ter conhecimento ao ser um leitor". - SANFERR, 06.12.1994

"Abrir a boca para falar todos sabem. O que nem todos sabem é a boca calar por não saber sobre o que vai falar". - SANFERR, 14.03.2014

"Homem burro sem assunto para falar é o homem que sabe tudo ao pegar o copo para se embriagar". - SANFERR, 15.03.2014

"A grande praga da humanbidade é o preconceito, o qual fáz da vida do ser humano um eterno desespero". - SANFERR, 17.02.2010

"Muitos gays capacitados colocam muitos machos desqualificados para ficar por baixo". - SANFERR, 11.01.2014

"Nem todos são criticados, já que nem todos são lembrados". - SANFERR, 27.05.2007

"Se você não sentar para assistir televisão para estar á par do que se passa no mundo, você só vai estar à par e dar informação ao sentar na porta para falar da vida de todo mundo". - SANFERR, 09.03.2014

"Homem sem futuro é o homem que não é culto". - SANFERR, 15.03.2014

"Quem não procura o que ler para se informar, nas portas vive á fofocar sobre tudo àquilo que não procurou se informar para saber o que vai falar". - SANFERR, 15.03.2014

"Tem homem com o comportamento de nigrinha que o seu sobrenome deveria ser baixaria". - SANFERR, 08.02.2014

"OU o homem morre sendo um nome no meio das personalidades ou morre sendo apenas um homem a mais no meio da mediocridade". - SANFERR, 07.06.1999

"Quem se ajoelha para o diabo com Deus não se aconselha". - SANFERR, 31.10.2001

"Mãe de filho hetero, mas burro e desvalorizado, preferia que ele fosse gay, mas culto e admirado". - SANFERR, 26.11.2010

"O papel serve para o intelectual mostrar o que sabe fazer e presta. Ou, então, para o ignorante mostrar o que pode fazer e limpar o que não presta". - SANFERR, 09.02.1989

"Se alguém dá provas que é muito bom no que fáz, a única coisa que você pode fazer é dar chance desta pessoa mostrar que pode ser muito melhor no que você pedir para ela fazer". - SANFERR, 08.02.1986

"Quem só sabe viver para beber é porque nada quis aprender para saber fazer a não ser o copo encher". - SANFERR, 21.09.2001

RENÉ SANFERR, 26.03.2014
ATENÇÃO
 AGRADEÇO AS CONTRIBUIÇÕES E PEÇO QUE CONTINUEM FAZENDO DOAÇÕES AO BLOG.
                  ASSIM COMO O JORNALISTA FUNCIONÁRIO DE JORNAL, O BLOGUEIRO-COLUNISTA, EM TODAS AS PARTES DO MUNDO,
                     EM VÁRIOS SITES E BLOGS, VIVE DO QUE ESCREVE, O SEU TRABALHO VIRTUAL É O SEU GANHA-PÃO.
   SEM NENHUM VÍNCULO EMPREGATÍCIO.
 DEPOSITE NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL.
CONTA O1:
Caixa Econômica Federal                                   -               Av. Estados Unidos, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    0063                                                            Conta: 023-00012630-9
CONTA 02:
Caixa Econômica Federal                                   -               Relógio de São Pedro, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    1416                                                             Conta: 013-00099159-3
CONTATOS:
e-mail: rsanferr@globomail.com
fone  : (71) 82659332
home-page: HTTP://SANFERRPRESS.BLOGSPOT.COM
novo blog  :  HTTP://SANFERRARTSCRIPT.BLOGSPOT.COM

  P    A     T     R     O     C     Í     N     I    O

quarta-feira, 19 de março de 2014

O NOME TORNA GRANDE O HOMEM.




UM BLOG MUITO BONITO, MAS SEM UM BOM TEXTO E NENHUM CONTEÚDO,
VAI SERVIR APENAS PARA SER VISTO E LOGO ESQUECIDO.
SIMPLESMENTE PORQUE TODO MUNDO NÃO VAI ENCONTRAR NELE
NADA DE BOM PARA SER SEMPRE LIDO.




PAULO GOULART.
UM HOMEM GRANDE, UM NOME PEQUENO 
E UMA MARCA ENORME.




     Como se mede a importância de um homem? (E pensar que muitos por aí, sem importância nenhuma, se acham grande coisa por ter o mínimo na vida que, para eles, é o máximo). "É pelo peso do nome que se descobre o valor de um homem", diz uma de minhas citações mais antigas, quando descobri que não adianta - ao contrário do que a maioria erradamente pensa - ter (APENAS) dinheiro para ser considerado importante. Observe à sua volta, na sua vizinhança, no seu trabalho: quantas pessoas de posses você conhece - que tem uma bela casa, fazenda, casa na praia, carro do ano, conta em Banco - mas não é NADA, NINGUÉM, fora dos domínios (pequeno, insignificante) dos limites de sua família, amigos e vizinhos? Não tem importância nenhuma, um nome conhecido aonde não é conhecido? Não fáz - e nunca fez - nada de importante para ser conhecido como um homem importante? Àquele homem que chega num lugar (bem distante) onde ele não é conhecido por bens materiais, e o povo diz: "É fulano de tal"... Àquele homem que se diz: "Fulano de tal é..." (Isto ou àquilo).
     Quando se apresenta uma pessoa notável, importante, se diz: "Fulano de tal" é isto ou àquilo. E nunca "Fulano de tal" tem isto ou àquilo ... (?) ... Então? Só por ter dinheiro o homem se torna nome de rua, praça, orgãos públicos, ou, até mesmo, cidades? Como, por exemplo, Castelo Branco, Barata Ribeiro, Joaquim Marcelino Borges (meu bisavô, em Camamu, minha terra) Pirajá da Silva, Amélia Rodrigues, Irmã Dulce, Castro Alves?... Este, o poeta baiano, morreu pobre. Mas, pelos seus textos e méritos sempre será lembrado. Mesmo se - eu disse SE, vejam bem! - nunca alguém tiver sabido de sua existência, vai saber que teve um Castro Alves ao chegar (ou passar) na cidade com seu nome. E quantos que tem dinheiro podem ter esta honraria? (Poucos, já que existem os "ricos notáveis"). E pensar que tem muitos por aí, totalmente desimportantes, medíocres e insignificantes, que são TUDO apenas onde moram e NADA longe da "sua área". Justamente por nada de importante fazer para ser um homem de valor, ter relevância, no mundo exterior; tem um emprego comum, uma casa e um carro e se acham a pessoa mais importante do mundo, sem saber, sem ter noção da realidade: que não são droga de nada. Vivem e vão morrer na mediocridade de sua vidinha simples e tão sem valor, importância, como eles. Como o nome que não tem, nunca tiveram e jamais terão. Os típicos "carregadores de andor". Ou seja, àqueles homens que nasceram (e vão morrer) para ver o outro - que fáz tudo de importante - serem carregados pela fama, a marca que deixam no "andor" de sua total capacidade e competência. (Se é que me entendem!). Tem homens que TUDO vão ser; e tem homenzinhos que NADA nunca serão. (Verdade ou mentira?). Pobre, o povão - a verdade é sempre dura, cruel e machuca - é que acredita que TER IMPORTÂNCIA é ter dinheiro. Claro! É até compreensível, razoável, que pense assim. Dá duro dia e noite, sua a camisa do corpo (não estou agredindo e ofendendo - pois também sou pobre, do povo - ninguém, estou "retratando" a realidade da vida, assim como faço quando escrevo minhas citações, frases, pensamentos) para depois de tanto batalhar, não ser lembrado, admirado e, muito menos, homenageado em canto algum... A única coisa que o pobre, povão, pode fazer para "se sentir" importante é se "exibir" com um carro comprado em mil prestações e sentar (ridicularmente!) no bar para encher a cara, mostrar que pode gastar. Você já viu um homem de valor, importante, olhar, no bar, para debaixo da mesa e conferir quantas garrafas de cerveja lá está? (Cena típica do núcleo pobre de qualquer novela!). Primeiro que o homem importante, de nome e valor, bebe, no máximo, dois ou três copos de chopp e uma taça de vinho no happy-hour. Esta cena constrangedora (e risível) é típica do pobre que "se acha" importante. Pobre de espírito e comportamento, postura, o que é pior! Como (também) tem muito rico por aí que não adianta ser endinheirado, já que nunca, como um homem de valor, vai ser lapidado. Enfim, pobre acha mesmo que ter dinheiro é que fáz o homem ser importante. Claro que - sempre toda regra tem excessão! - tem (ou existiram) os Mayrink Veiga, Guinle, Scarpa, Matarazzo da vida...
     Por outro lado - comprovando o que acabei de escrever - tem os "sem dinheiro" que se tornaram figuras importantes na História, como, por exemplo, Lula, Cora Coralina, Cosme de Farias, Zumbi dos Palmares, Raquel de Queiróz, Neguinho do Samba, Noel Rosa, e tantas outras personalidades. Enfim, dinheiro pode fazer você TER; mas jamais um homem importante SER. (Quer saber o que você é? Alguém - mesmo sem lhe conhecer - sabe quem é você? Pelo seu emprego, trabalho, pelas suas obras?). Homem importante é aquele que - mesmo por quem não o conhece, nunca o viu pessoalmente - é bem (ou até mesmo mal) falado por todos; que o nome chega antes da pessoa. Ou vão me dizer que Lampião, Adolph Hitler, ou (até mesmo) os políticos brasileiros do mensalão não são figuras importantes, históricas? Por serem tão mal falados, são (e sempre serão) conhecidos em todo o Brasil, em todo mundo. O povo  - novamente o "povão" - de tanto falar (mal ou bem) fáz de quem não merece uma celebridade; ás vezes até um mito, uma lenda. Não dizem por aí que" falem bem ou falem mal, mas falem de mim?" ...
     Como de tanto falarem - este pelo seu trabalho excepcional na TV, cinema e teatro - ficou famoso há muito tempo Paulo Afonso Miessa. Quem? Paulo Goulart, gente! (Olhem bem o que é o peso de um nome, uma marca!). Basta falar no nome - nem precisa conhecer a pessoa - que o mundo todo, e todo mundo, já sabe de quem se está falando. (Bem ou mal!). O cidadão Paulo Miessa nasceu "desimportante" em Ribeirão Preto (SP), no dia 09.01.1933 - eu iria escrever, segundo meu organograma, em janeiro do próximo ano, mas com o acontecido... - e morreu "importantíssimo" na cidade de São Paulo, no dia 13.03 último. Aos 81 anos, de câncer. E cadê os milionários que morrem todos os dias? Quem soube, a não ser aqueles dos domínios do seu "espaço" familiar, de amizade?... Paulo Goulart, o Grande - literalmente falando - foi pobre, não deixou dinheiro para seus herdeiros. Mas, a fama pelo trabalho que ele fez - durante anos de muita batalha, dificuldades, sucessos e fracassos - é o maior bem, o maior legado (de orgulho) para Nicete Bruno, e os filhos Paulo, Bárbara e Bete. Deixou um nome importante, uma marca de peso. Ele conseguiu SER na vida e TER em morte o que muitos homens de dinheiro não tem, nunca tiveram e jamais terão. Ou seja, a "nota de pesar" da presidência da República pelo seu falecimento, o ataúde fúnebre sendo carregado por guardas de honra, os noticiários falando sobre a sua "passagem"...
     Quando criança - bem menino mesmo - na minha cidade natal (Camamu, na Bahia), eu tive noção do que é um HOMEM POBRE ser IMPORTANTE por ter um NOME. Meu tio, dr. Francisco Xavier Borges. (Quem chegar na minha querida - morro de saudades! - Camamu, dá logo de cara com o busto dele, na principal praça, a qual também leva seu nome). O sepultamento dele, em 1969, foi uma, digamos assim, apoteose: escolas e o ginásio Pirajá da Silva perfilados, todo o povo (e das cidades vizinhas também) lotando ruas, banda marcial tocando a marcha fúnebre... E não deixou um níquel furado. E os ricos da cidade? Cadê o nome deles em escolas, praças, ruas, orgãos públicos?... Quem é camamuense - ou das cidades vizinhas - participou de tudo isto. Hoje ele é um mito na cidade.
     UM HOMEM IMPORTANTE - com raras excessões! - não mora em mansão, não tem carrão e, muito menos, tem na conta bancária um dinheirão.É o homem que dá valor ao trabalho que fáz, que marca a sua passagem, deixa uma estória para ser contada pela História. Não adianta você subir e descer, beber e comer, ostentar luxo e poder, ter um belo carro, se um NOME não conseguir ter. É este NOME que fáz a diferença entre o HOMEM que é tudo e o homem que é nada. (Quer queiram ou não, é assim - pelas suas obras, feitos e méritos - que se vai ter valor, importância, ou não!). Paulo Goulart teve, tem e vai - por todas as gerações futuras - continuar tendo um nome, sendo uma marca. Sem dinheiro, mas rico de valor e importância diante do povo brasileiro. O nome dele - e de todos àqueles que fazem um trabalho de valor para ser considerado eternamente um homem importante - será daqui a cem, mil anos, lembrado. E o seu - que só ganhou dinheiro e tem pose, mas não escreveu uma estória direito por não ter feito nada de importante para ser um homem de valor -  junto com o seu corpo sepultado e da memória de todos apagado. Dizem por aí - os ignorantes da vida, principalmente àqueles pobres coitados que só tem capacidade para beber e encher a cara, o máximo da "importãncia" para eles - que quem "vive de passado é museu". Claro! Porisso que a Europa - ao contrário do Brasil - é um continente do primeiro mundo. Vive do passado, dos GRANDES HOMENS que fizeram a sua História, e tem muitos museus. E você, que - por não ter nome - não tem passado, nem presente e jamais vai ter um futuro de destaque?... O que você é? NADA!!!
     Au-revoir para todos que me criticam ou aplaudem. Na próxima semana (não mudei o dia, é temporário), se Deus quizer, aqui estarei. Eu aqui e vocês daí. C'est la vie!

RENÉ SANFERR, 19.03.2014

a ESFINGE:
(UMA CITAÇÃO É APENAS A OBSERVAÇÃO DO PENSADOR
SOBRE FATOS, PESSOAS E ACONTECIMENTOS.
E, NA MAIORIA DAS VEZES, O AUTOR NÃO COMPARTILHA DA MESMA OPINIÃO
SOBRE O QUE FOI POR ELE OBSERVADO, ESCRITO E PUBLICADO).
"É pelo emprego que tem que você descobre se é alguém. E é pelo trabalho que pode fazer que você sabe se, um dia, vai deixar de ser ninguém".

RENÉ SANFERR, 01.08.1991

NA QUARESMA
É PARA SE PENSAR E REFLETIR NO DEUS QUE INTERESSA.
E NÃO SEGUIR E REPETIR
O QUE FÁZ O DIABO QUE NÃO PRESTA.
"SE A VOZ DE MUITA GENTE NÃO FOSSE A VOZ DO DIABO,
DEUS NÃO TERIA OUVIDO MUITA GENTE
MANDAR QUE NA MÃO d'O SEU FILHO PRENDESSEM UM CRAVO".



"SINAL VERDE,
 sinal vermelho".


..... não há necessidade de - acredito que este é o título que se dá a palhaçada - " INQUÉRITO ADMINISTRATIVO" para punir (?) "exemplarmente" (?) os PMs envolvidos no caso de CLAUDIA, a mulher carioca que foi baleada e arrastada pelas ruas. Estes monstros, estes assasinos, precisam sem expulsos da corporação. E porta-mala é lugar de se transportar uma pessoa baleada? Se fosse a mãe deles, certamente não seria levada na viatura assim. Por que, meu Deus? Fiquei chocado, horrorizado e indignado com a cena. Nem o melhor novelista ou roteirista seria capáz de passar para o papel tamanha barbárie, uma cena tão macabra, inconcebível. A dor dos familiares, dos filhos!! É de cortar o coração! Como se não bastasse ver a mãe baleada, ter de assistir aquele horror! É para se perder a cabeça. O correto - tomara que Deus não permita isto - pode se transformar em errado, e o filho, ou um parente, fazer o mesmo com estes ANIMAIS de duas pernas. É de enlouquecer  qualquer cristão. Que Polícia Militar é esta que não seleciona seus soldados? Virou (APENAS) cabide de emprego? E o Comandante tem coragem de ir á televisão tentar amenizar a situação? Devia, Excelentíssimo Sr. Sérgio Cabral, Governador do Rio, também ser banido para sempre. Imagine-se, Governador, na situação daquela mulher. Tome uma providência. Não só pela opinião pública. Mas pela sua consciência. Expulse esses carniceiros, criminosos. Deus, na Sua infinita Misericórdia, dê PAZ a esta família. E que nenhum destes filhos, futuramente, queira se vingar. (SINAL VERMELHO).

.....o país está cansado e, consequentemente, envergonhado de tantas notícias e reportagens sobre a má qualificação e capacitação dos UNIVERSITÁRIOS e FORMANDOS, até no básico que é escrever palavras corriqueiras. Também! Hoje em dia "gato e cachorro" está tendo acesso as salas de aula dos cursos superiores. Até entendo que as faculdades particulares queiram encher as salas. Claro! Quanto mais aluno tiver, mais ganha. Agora, e as universidades públicas? Qual a desculpa para estar "aprovando" tantos incapacitados, burros e ignorantes, que nem sabem, no mínimo, escrever decentemente o trivial? É notório - olhe ao seu redor, no trabalho, na vizinhança - pessoas totalmente despreparadas intelectualmente falando, que não sabem falar, se expressar, não entende nada de nada sequer (até) para conversar, dizendo: "estou cursando a faculdade disto e daquilo". O ensino brasileiro é a vergonha, a hecatombe, o apocalipse da Educação Mundial. E de quem é a culpa? Do Governo que não mudou ainda o formato do vestibular-loteria. Dos que sabem e riscam o X no lugar certo competentemente, e dos que nada sabem e, na base do unidunitê, arriscam a sorte e acertam, ingressando assim no curso superior; quando não tem capacidade para nem pela porta da universidade passar. (Os noticiários falam constantemente dos erros grosseiros desta turma). No dia que o vestibular mudar, esta farra vai acabar e só quem SABE ONDE TEM O NARIZ lá vai ficar. E como isto pode se dar? Fazendo as perguntas (questões) no vestibular e deixando espaço para o vestibulando responder com suas próprias palavras. Aí eu quero ver o burro a cerca pular. Isto é um ultraje para o ALUNO QUE É BOM e vai ter (merecidamente) no futuro o título de doutor. A prova de Redação é a que mais reprova, justamente por que nela o ignorante não pode riscar o X: tem de escrever. E é aí que "a porca torce o rabo". Então? Eis aí a prova cabedal que no ensino brasileiro o vestibular-loteria está fazendo todo mal. Faculdade é PARA QUEM SABE. E não para alunos burros, incompetentes, que tem vontade de lá estar. (Não todos, vejam bem!). (SINAL VERMELHO).

.....com os preços abusivos dos frutos do mar (peixe, etc) deixe de na SEMANA SANTA comprar. (Se bem que o que tem de pessoas por aí que tomam até empréstimos para exibir uma mesa farta para os amigos, esquecendo-se que, na DATA MAIOR da Igreja, o jejum, a simplicidade, é a palavra de ordem). Use o mesmo JEJUM para se fartar de FÉ e o AQUÉ ECONOMIZAR. (SINAL VERMELHO).

.....RENATO MACHADO - chiquérrimo, um cavalheiro, gentlemann, um GRANDE HOMEM - correspondente da Globo em Londres, está no lugar certo. Quem discorda? Um exemplo para muitos homenzinhos por aí, verdadeiros cafagestes no comportamento vulgar e baixo, na miserabilidade de sua falta de decoro, que se comportam, vergonhosamente, como verdadeiras "nigrinhas". RENATO MACHADO é o CARA. Charmoso, elegante, e talentoso. É disso que precisamos para HONRAR a classe dos homens. De um como ele. No BOM DIA BRASIL, existe este trio: ele, ALEXANDRE GARCIA e CHICO PINHEIRO. Todo dia ligo a TV assim que começa este telejornal global matutino para ouvir o que os mestres do talento e competência vão noticiar. E, no caso de Alexandre, "opiniar". (SINAL VERDE)

..... RIVALDO - desde 1996 na Espanha - anunciou a sua aposentadoria. É, o "canhoto" vai guardar as chuteiras. Que pena! Um GRANDE jogador. Um HOMEM grande. Tomara que RIVALDINHO, seu filho, siga o seu exemplo. Não dizem que "filho de peixe, peixinho é". (SINAL VERDE)

..... e ANITA, a cantoraa? Corajosa! Ir para o palcos dos MELHORES do ANO operada, é gostar de aparecer. Enquanto tem muitos talentosos - não estou dizendo que ela não é, vejam bem! - que não querem colocar a face na tela, ela quer botar o corpo todo. O importante é mostrar que tem talento. E não aparecer para os outros pensar que tem (?) talento. (SINAL VERDE).

..... MATEUS SOLANO mereceu. O GRANDE ATOR da década. Garanto que (até) WALCYR CARRASCO, o autor, se espantou com a atuação dele naquele cena (já classica) quando FÉLIX é desmascarado para toda a família. Memorável. (SINAL VERDE).

..... e WILLIAM BONNER? Isto que é exemplo (também) para muitos homens por aí. Em todos os sentidos falando. Como se já não bastasse o nome, ainda é tudo aquilo. Pediu para ter talento e abusou; pediu para ter beleza e Deus o agradou. Só que - apesar de ANA PAULA ARAÚJO não ter sido indicada, com aquele vozeirão - PATRÍCIA POETA deveria ter ganho. RENATA VASCONCELLOS, elegantérrima! Belíssima! (SINAL VERDE)

..... uma grande injustiça foi cometida este ano nos MELHORES do ANO do DOMINGÃO DO FAUSTÃO. E - quem observou os semblantes dos famosos, percebeu - chamou a atenção: o prêmio de MELHOR ATRIZ. PAOLA OLIVEIRA - como Paloma, de AMOR À VIDA - é uma excelente atriz. Mas - e sempre tem o famoso "mas" - neste ano, quem merecia era VANESSA GIÁCOMO. Gente, não é APENAS o texto escrito pelo novelista. Não é APENAS a marcação do diretor. É o olhar do ator em cada ENTRELINHA de cada frase. Nós, autores, temos esta sensibilidade para PERCEBER o que foi escrito e como o ator está interpretando, a sua  atuação em cada cena. Vanessa foi perfeita, deu uma sula de interpretação. Nada contra você, bela Paola, mas - acredito que até mesmo você - sei que concordam comigo. (SINAL VERMELHO).

.... vambora, BAÊA!! Hoje á noite é a chance que o time tem de mostrar e provar que tem talento de sobra para PENSAR em chegar em algum lugar. E aí? Vamos apostar que o técnico serviço vai mostrar? E os jogadores, ao invés de falar, vão jogar? Que é o trabalho deles? (SINAL VERDE).

.... enquanto isso - no núcleo POBRE dos sem estrelinhas - o merdinha do VITORINHA (Esporte Clube Vitória) diz que canta de galo... mas APENAS nos campeonatos regionais. Quando chegar o BRASILEIRÃO é que vamos ver se a "galinha" - cocorococóo!!! - vai se transformar num "galão". Ô timezinho que não se enxerga! Falta espelho nos vestiários para os jogadores tomar uma ducha de capacidade com os grandes times do Brasil?

.... que grande DIA é hoje para nós, católicos! SÃO JOSÉ, o Pai de Jesus, esposo casto de Maria, a Sempre Virgem Maria. Uma família especial, pobre e que soube o sinônimo da palavra FAMÍLIA: amor, companheirismo e fidelidade. Se todas fossem assim. (SINAL VERDE)

..... RENATO ARAGÃO, darling, força e coragem! Deus, ás vezes, brinca com a vida da gente para nós não brincarmos com a vida. (SINAL VERDE)




RENÉ SANFERR, 19.03.2014

EU MOSTRO A VIDA COMO ELA É.
E NÃO COMO VOCÊ OLHA E ELA NÃO É.


"Quem quer se aproveitar de uma pessoa doente, é só se aproximar com a desculpa que a quer visitar, e forçar ela dá o que está sobre o seu sofá, para a própria casa arrumar sem um centavo gastar". - SANFERR, 02.O1.2014

"Tem gente grande que fáz um trabalho que é reconhecido e tem pessoa pequena que tem um emprego desconhecido". - SANFERR, 09.08.2001

"Ser grande é mostrar ao pequeno que pode fazer algo grandioso, já que ele é pequeno por não ser talentoso". - SANFERR, 23.09.2012

"Sentar na porta para beber e olhar o tempo passar é coisa de quem não pode sentar para escrever e a sua estória um dia mudar por algo importante ter capacidade para fazer". - SANFERR, 10.09.2010

"Quando a puta da mulher não leva o corno do marido a sério, o mais certo é na rua ele fazer muita presepada, para disfarçar o excesso de galhada". - SANFERR, 12.01.2014

"O homem culto dá o recado chamando o outro de desinformado e o homem burro repete e ainda assina embaixo". - SANFERR, 29.10.2002

"Fazer bondade para mostrar à todos que pratica a caridade, como boa ação não tem a menor validade". - SANFERR, 15.08.1997

"Há a pessoa inesquecível e àquela que fáz um trabalho que jamais deve ser esquecido". - SANFERR, 13.11.2012

"Olhar para quem nada de importante sabe fazer é a mesma coisa que enxergar que esta pessoa nunca na vida um nome importante vai ter". - SANFERR, 14.03.2014

"Um texto bem escrito só pode ter sido criado por um literato em todos os assuntos entendido". - SANFERR, 09.05.2013

"Uma estória muito bem escrita e personagens bem desenhados é o ponto de partida para uma novela bem sucedida com o Ibope assegurado". - SANFERR, 23.02.2004

"O novo quer provar que é o melhor. E o velho já provou que não foi o pior". - SANFERR, 04.03.2014

"Oportunidade é o que precisa quem tem talento de verdade para mostrar todo seu conhecimento e capacidade". - SANFERR, 20.06.2002

"Se você é o centro das conversas até nas festas é a prova que, para todos, você é uma pessoa que muito interessa". - SANFERR, 07.09.2004

"Se escritor não fáz nada e é vagabundo, ele que inventa vários mundos e fáz tudo acontecer como criador, o que dizer, então, de quem é apenas um trabalhador, não inventa nada e só fáz obedecer o que manda o seu empregador?". - SANFERR, 20.07.1990

"Quem falar sobre o outro e nada conseguir provar, este é o mentiroso que, por ser invejoso, vive o outro à difamar sem nada ter para o acusar". - SANFERR, 08.11.2001

"Nada nos dá maior prazer do que saber e ver que o nosso maior inimigo nada contra nós pode fazer". - SANFERR, 16.08.2010

"Quem vive falando demais de uma pessoa está mostrando que a outra é bem capáz e, porisso, por ser incapáz de fazer o que a outra fáz, vive lhe invejando". - SANFERR, 16.03.2014

"Família desclassificada só é valorizada na hora da cachaçada". - SANFERR, 31.10.1991

"Quando uma pessoa lhe falar mal sobre outra, pergunte se ela tem como o que falou provar. E, se tiver provas para mostrar, diga a ela para deixar de falar e a outra pessoa acusar". - SANFERR, 

"O homossexual intelectual desafia diáriamente com sua competência a falta de inteligência do homem que se diz normal e que nunca vai ser intelectual". SANFERR, 05.08.2011

"A alegria da homarada é encher a cara na casa da puta que bota o marido para dormir e, na cozinha, bem acordada e embriagada, deixa a perna ser alisada". - SANFERR, 09.02.2014

"Em casa de puta nada presta, nem a música, já que tudo que se vê é uma merda". - SANFERR, 09.04.1992

"Tem gente que nasceu para no que fáz na vida ser protagonista. E tem pessoas que nasceram para se perder de vista por não fazer nada que preste na vida". - SANFERR, 09.03.2000

"Em bar que só tem homem que não presta, mulher só vai se sentar se for uma merda". - SANFERR, 27.01.2011

"Tem gente que se coloca à venda em porta de bar para quem um copo de bebida pagar". - SANFERR, 14.12.2013

"Não há melhor lugar para se mostrar ao homem que na vida ele nunca terá um lugar, do que a mesa do bar onde ele gosta de ficar e se misturar com outros homens que na vida nunca vão fazer nada a não ser se embriagar". - SANFERR, 27.05.1989

"Se você é o mais intelectualmente capacitado que tem na rua, fique na sua e não se junte com quem é culturalmente desinformado". - SANFERR, 14.03.2014

"Se o único lugar na vida que você pode chegar é na porta do bar para beber, pobre e coitado de você que, na vida, nunca em nenhum outro lugar vai puder chegar, por só saber beber". - SANFERR, 06.01.2010

"O sonho do brasileiro em fazer faculdade está se transformando um pesadelo, já que, para realizar este sonho, o povo tem a maior dificuldade". - SANFERR, 18.04.1989

"Alguém só consegue lhe colocar pra baixo, se você não conseguir fazer nada para ficar por cima". - SANFERR, 12.09.1997

"Em rua que só tem homem burro e sem futuro, gay culto prova que tem presente e vai ter futuro, por ser um homem culto". SANFERR, 13.05.2013

"O homem nunca vai ser um HOMEM, se ele não fizer nada de importante para valorizar o seu trabalho e ter um NOME". - SANFERR, 12.09.2011

"A História não vai tá nem aí para a sua estória de vida, se, na vida, você não fizer nada para ser parte da História". - SANFERR, 28.12.2011

"Se não tiver capacidade para falar, mostre que tem competência para saber se calar". - SANFERR, 15.03.2014

"Ouvir burros e ignorantes conversando é assistir uma aula de asneira com vários asnos lecionando". - SANFERR, 14.03.2014

"Se da sua cabeça só sai coisa boa e que presta, para que perder tempo com a coisa ruim que sai da boca de quem não presta?". - SANFERR, 29.11.2002

"É pelo peso do nome que se descobre o valor de um homem". - SANFERR, 01.02.2014

"O homem é lembrado e homenageado não por estar empregado. Mas, sim, pelo trabalho que por ele foi criado e apresentado". - SANFERR, 13.02.1014

"Não queira ser como qualquer um. Queira ser melhor do que qualquer um". - SANFERR, 31.10.1993

"Não existe maior palhaçada do que assistir e ouvir conversa de quem é ignorante e não entende nada de nada". - SANFERR, 15.03.2014

"Mulher puta quando se casa quer passar na cara de todos os caras que agora ela só é puta de apenas um cara". - SANFERR, 07.06.2013

"Recalcada é a pessoa que em nada se sente capacitada para esfregar na cara de quem para tudo está qualificada". - SANFERR, 06.07.2001

"Deus deu toda inteligência para o escritor saber o que pode ser escrito e toda competência para o leitor saber o que pode ser lido". - SANFERR, 26.09.2013

"Mostre sempre o que pode fazer. Mas não diga o que nunca vai puder ser". - SANFERR, 13.07.2010

"Mentiras você vai inventar em cima da pessoa que as verdades sobre você falar". - SANFERR, 17.04.2001

"Não coloque na boca o nome de Deus, se o que você tem nas mãos foi o diabo quem lhe deu". - SANFERR, 07.03.1994

"Mentira é tudo aquilo que é dito e não pode ser provado. E verdade é tudo aquilo que está escrito e pôde ser mostrado". - SANFERR, 18.01.2011

"Não podemos ser coerentes na vida, pensar sempre a mesma coisa, se a vida é tão incoerente e sempre fáz a gente pensar diferente sobre todas as coisas". - SANFERR, 10.12.1990

"O homem que sabe escrever um romance, pode não saber fazer mais nada, mas não é um homem ignorante". - SANFERR, 20.04.1986

"Humildade não é o culto dizer que não tem capacidade. Da mesma forma que arrogante é o burro que não se acha ignorante". - SANFERR, 14.03.2014

"Selecione a vizinhança com quem você quer se dar, para não mostrar que com todos e você muita semlhança há". - SANFERR, 20.08.2013

"Em rua de burro, culto fica mudo. Por que, se for dar sua opinião, do que ele falar não vão ter noção". - SANFERR, 15.03.2014

"Se eu for cantar, podem me internar. Mas, no assunto que eu falar, pode parar para escutar". - SANFERR, 23.03.1987

"Ter dinheiro e bens materiais todo mundo quer e corre atrás. Deixando para trás os bens espirituais". - SANFERR, 20.12.2000

"Pobre coitado do homem que, durante toda sua vida, nunca apresentar um trabalho que seja admirado. Pois, apenas por passar toda sua vida sendo um empregado, nunca será valorizado e, como um pobre coitado, será apenas pela aposentadoria reconhecido e premiado". - SANFERR, 17.02.1989

"O nome torna GRANDE o homem". - SANFERR, 17.06.1998

"Estar empregado e não apresentar um bom trabalho, só fáz de você um funcionário e não um profissional capacitado". - SANFERR, 06.08.2010

"Fazer o que se você não tem capacidade para mostrar a sua criatividade e vai morrer atestando sua mediocridade e não comprovando sua genialidade?". - SANFERR, 27.10.2013

"Se você vive para nada de importante fazer, você vai morrer sem nada de importante ser". - SANFERR, 16.05.2011

"Olhe para o seu lado e veja a competência que lhe faltou ontem e vai faltar amanhã por você não ter inteligência para provar seu valor". - SANFERR, 02.02.2014

"Se entregue nas mãos de Deus. Ele vai lhe carregar no colo". - SANFERR, 13.05.1981

"Você pode subir e descer, ter todo valor apenas na vizinhança, mas, se para o mundo não fizer um trabalho que tenha valor e importância, no mundo nunca vai crescer e algum valor ter". - SANFERR, 05.12.2005

"O escritor vive criando a VERDADE por ser talentoso. Mentiroso é quem vive inventando o que não é verdade por não ser talentoso, mas, sim, um grande invejoso de quem é escritor". - SANFERR, 29.06.2011

"Quem não se enxerga, só consegue vê o que não pode fazer. E quem consegue se enxergar, só vai se meter naquilo que pode fazer". - SANFERR, 29.11.2013

"Tem gays que se orgulham porque sabem o que fazer. E tem homens que se envergonham por que nem sabem o que dizer". - SANFERR, 21.09.1989

"Quem tem uma cabeça culta, intelectualizada, nunca vai ouvir o que sai da boca da pessoa que é burra e desinformada". - SANFERR, 13.09.2010

"Quando mãe e filha são putas, é porque o marido, filho e toda família, sempre gostou de mulheres vagabundas". - SANFERR, 16.02.2014

"Olhe a merda com quem você se juntou e depois não se pergunte por que com uma pessoa que presta você não se casou". - SANFERR, 20.02.2014

"Não tem nada a ver é quem pega um texto para ler e, por ser burro e nada culto, nunca o que foi escrito vai entender". - SANFERR, 27.05.2010

"É provando o que sabe fazer de melhor que você continua esfregando na cara de quem não pode fazer nada melhor para se comparar à você". - SANFERR, 02.03.2014


RENÉ SANFERR, 19.03.2014
ATENÇÃO
 AGRADEÇO AS CONTRIBUIÇÕES E PEÇO QUE CONTINUEM FAZENDO DOAÇÕES AO BLOG.
                  ASSIM COMO O JORNALISTA FUNCIONÁRIO DE JORNAL, O BLOGUEIRO-COLUNISTA, EM TODAS AS PARTES DO MUNDO,
                     EM VÁRIOS SITES E BLOGS, VIVE DO QUE ESCREVE, O SEU TRABALHO VIRTUAL É O SEU GANHA-PÃO.
   SEM NENHUM VÍNCULO EMPREGATÍCIO.
 DEPOSITE NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL.
CONTA O1:
Caixa Econômica Federal                                   -               Av. Estados Unidos, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    0063                                                            Conta: 023-00012630-9
CONTA 02:
Caixa Econômica Federal                                   -               Relógio de São Pedro, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    1416                                                             Conta: 013-00099159-3
CONTATOS:
e-mail: rsanferr@globomail.com
fone  : (71) 82659332
home-page: HTTP://SANFERRPRESS.BLOGSPOT.COM
novo blog  :  HTTP://SANFERRARTSCRIPT.BLOGSPOT.COM

  P    A     T     R     O     C     Í     N     I    O

quarta-feira, 12 de março de 2014

UMA MULHER NADA NORMAL E UM TEXTO EXCEPCIONAL





UM BLOG MUITO BONITO, MAS SEM UM BOM TEXTO E NENHUM CONTEÚDO,
VAI SERVIR APENAS PARA SER VISTO E LOGO ESQUECIDO.
SIMPLESMENTE PORQUE TODO MUNDO NÃO VAI ENCONTRAR NELE
NADA DE BOM PARA SER SEMPRE LIDO.


ADRIANA LISBOA.
VENCER NA VIDA É MORRER E O SEU NOME SOBREVIVER.
POR TUDO QUE TEVE CAPACIDADE PARA FAZER.




     "Se eu fechar os olhos agora" - e eu, simples e modesto trabalhador das letras e palavras, complementaria: "... posso sonhar e esperar". A primeira parte da frase é o título de um (famoso) livro de um dos maiores jornalistas do país, Edney Silvestre, o qual - quando correspondente da TV Globo, nos EUA - cobriu os atentados às torres do World Trade Center. E a segunda parte da frase - de minha autoria - pode sugerir o que todo escritor (dramatirgo, contista ou romancista) pensa - e fáz - quando senta para "colocar o preto no branco". Tarefa nada fácil, ingrata, massacrante. (E quem lê pensa que o autor tem o dom da mágica, de fazer surgir flores nas pedras). Talvez - eu disse talvez, vejam bem! - seja assim; mas que precisamos "suar os neurônios" (?) isto lá é verdade. Suar os neurônios!... Frase pequena, emblemática e, de certa forma, instigante e arrogante. (Ou não?). Enquanto a maioria - e muitos, por tabela, são leitores - estão por aí "suando a camisa". Para ganhar a vida comum e rotineira de todos os simples mortais. Não ganhar prêmio como Silvestre que - por "Se eu Fechar os Olhos Agora" - faturou o prêmio São Paulo de Autor Estreante, juntamente com um gordo cheque de 200 mil reais. E quem - respondam francamente - ganha tanto dinheiro assim suando a camisa diáriamente, ralando num emprego por anos à fio, aguardando (apenas) a premiação da aposentadoria? A qual, a bem da verdade, últimamente está mais para castigo e não condecoração pelos serviços prestados numa determinada área. Prêmios disto e daquilo, gordos cheques - mesmo, ás vezes, demorando toda uma vida - só aparece na "aposentadoria" (precoce ou tardia, mas chega) àqueles que suam os neurônios. Ou, então - se não tiver neurônios para pensar, trabalhar e criar - vai ter que, da vida, tirar flores das pedras mesmo e SONHAR, no máximo, com a casinha construída tijolo por tijolo, ou o carro popular comprado em mil prestações. À perder de vista e sem nenhuma perspectiva de futuro melhor, mais auspicioso, brilhante e condecorado.
     Autores - semi deuses da criação - ou leitores - súditos da criação alheia. Em qual dos dois lados você quer ficar para esperar o futuro (que a Deus pertence) chegar? Ou, para um bom entendedor, em qual dos dois (autor ou leitor) vai se classificar? Escrevendo ou lendo? Fazendo parte da história ou lendo apenas uma estória? Pode parecer arrogante, antipático, mas é o que sempre - e nenhuma pessoa, em sã consciência, pode contestar este fato, esta verdade sempre dura e cruel - digo: escrever não é para qualquer um. Não é, nunca foi e jamais será. E escrever um bom texto transforma o homem medíocre e comum num homem genial e raro. (A depender, lógicamente, se ele vai ser um grande romancista ou um, talvez, pichador de frases que chamam a atenção num minuto e são esquecidas logo depois, após serem lidas nos muros da cidade). Se bem que, Eduardo Galeano, renomado escritor uruguaio, já disse certa vez: "Existe uma tradição que vê o jornalismo como algo exercido nos porões da literatura. Creio que toda mensagem escrita seja parte da literatura, o que inclui as pichações"... (?) ... De certa forma, concordo.
     Como concordo também com a frase de mestre Jorge Amado (1912-2001), que sintetiza, em poucas palavras, o trabalho literário de nossa homenageada de hoje e o que disseram por aí, contra ou á favor, sobre suas obras: "Nenhum crítico ensina ninguém a fazer romance".
     Romance, conto ou poesia. Tudo é arte literária. E Adriana Lisboa "viaja na maionese" quando se senta - com toda genialidade e criatividade - para colocar o preto no branco. E ela, surpreendentemente, tira flores das pedras. O seu texto - poético e sintético (se é que me entendem!) - fáz nascer um oásis em pleno deserto. Oásis de palavras que nos levam a sonhar e esperar, "querendo ou não fechar os olhos", agora ou depois. Sonhar é o verbo que queremos conjugar ao ler um texto desta mulher que nos brindou com obras-primas como Azul Corvo, Rakushinha", Um Beijo de Colombina, e por aí vai. (Ou, melhor dizendo, ainda virão). Bons e excelentes textos. Textos de uma moça que nasceu no Rio de Janeiro e hoje mora nos EUA. Foi laureada com o prêmio José Saramago, Moinho Santista, entre outros. Está na estrada já fáz algum tempo e teve sua vida retratada no curta "Lisboa". 
     Lendo um texto com total despojamento clássico, na verdade um desdobramento temporal, como é o caso da escrita casual de miss Lisboa, ou os verdadeiros clássicos, é que nos fáz - como leitores - sentir como somos pequenoas diante da magnitude, da grandiosidade (e superioridade) de quem sabe pegar o branco e colocar nele o preto. Ou seja, botar no papel as suas idéias e experiências (reais ou ficcionais) de vida. "Sonhar e delirar" é a frase obrigatória num texto de um estreante como Edney Silvestre ou numa (não tão nova na literatura assim) escritora de talento como Adriana Lisboa. Óbviamente que as obras dela não são tão clássicas como as de J. M. Coetzee (Mecanismos Internos), William Faulkner (Sartoris), Per Petterson (Cavalos Roubados), J. D. Salinger (O Apanhador no Campo de Centeio), Justin Cronin (A Passagem), e por aí vai. Muitos eruditos das letras - devoradores de livros - dirão que não consideram este ou àquele citado aí acima como "clássico". Mas, para mim, clássico é tudo áquilo que não é popular e vulgar; e popular e vulgar, para mim, é tudo áquilo que fáz um sucesso meteórico e vai se finar no crepúsculo da mediocridade, no ostracismo da falta de genialidade.
     E - "se eu fechar os olhos agora" - certamente (como todos vocês que gostam de ler bons livros, clássicos ou não) verei no fim do túnel do mundo dos escritores, um lugar para "sonhar e esperar". Como Adriana Lisboa, lógicamente, deve ter sonhado e esperado a sua hora chegar. Para ela e todos os criadores (semi-deuses que "viajam na maionese")  vencer na vida é muito mais do que uma aposentadoria depois de 30 anos, um carro comprado em mil prestações ou uma casa  construída tijolo por tijolo. Isto é o sonho "máximo" daquele que só lhe foi permitido a realidade "mínima" da vida. O TER e nunca SER. Adriana Lisboa, Edney Silvestre, Jorge Amado, Eduardo Galeano, J. D. Salinger, Justin Cronin, Per Petterson, William Faulkner, J. M. Coetzee, e dezenas, centenas de outros - renomados ou não - poetas, contistas e romancistas, souberam (ou sabem) que vencer na vida é criar vidas; fazer parte da história e não ler uma estória. Ser alguém de sucesso é ser comentado, admirado ou (até) criticado pelas suas obras. e não elogiado por ter feito obras na vida, as quais - com muito ou pouco dinheiro - qualquer um pode fazer.
     Adriana Lisboa - e todos que colocam os neurônios para suar - sabe que vencer na vida é passar por ela, morrer e a sua marca (nome) sobreviver. Pela obra que soube escrever.
     Au-revoir para todos que me criticam ou aplaudem. Na próxima sema (não mudei o dia, é temporário), se Deus quizer, aqui estarei. Eu aqui e vocês daí. C'est la vie!

RENÉ SANFERR, 12.03.2014

a ESFINGE:
(UMA CITAÇÃO É APENAS A OBSERVAÇÃO DO PENSADOR
SOBRE FATOS, PESSOAS E ACONTECIMENTOS.
E, NA MAIORIA DAS VEZES, O AUTOR NÃO COMPARTILHA DA MESMA OPINIÃO
SOBRE O QUE FOI POR ELE OBSERVADO, ESCRITO E PUBLICADO).
"O escritor vive criando a VERDADE por ser talentoso. Mentiroso é quem vive inventando o que não é verdade por não ser talentoso, mas, sim, um grande invejoso de quem é escritor".

RENÉ SANFERR, 29.06.2011


NA QUARESMA
É PARA SE PENSAR E REFLETIR NO DEUS QUE INTERESSA.
E NÃO SEGUIR E REPETIR
O QUE FÁZ O DIABO QUE NÃO PRESTA.
"SE A VOZ DE MUITA GENTE NÃO FOSSE A VOZ DO DIABO,
DEUS NÃO TERIA OUVIDO MUITA GENTE
MANDAR QUE NA MÃO d'O SEU FILHO PRENDESSEM UM CRAVO".



"SINAL VERDE,
 sinal vermelho".


.....  porque a TV GLOBO não escala ANA MARIA MORETZSOHN (escrevi certo, darling?) para escrever uma sinopse para o horário das 21 hs.? Certamente, pela densidade que ela dá ao perfil dos personagens de MALHAÇÃO - e no horário das 17 hs., imaginem! - a estória seria aprovada para o horário noturno, nobre. Talento e competência para segurar o horário das grandes estórias ela tem de sobra. Cada capítulo seria um espetáculo. E os altos índices do Ibope iriam pra cima logo no início. (SINAL VERDE)

..... ALINE ROSAS e BELL MARQUES são dois artistas baianos que, com certeza, farão sucesso em carreira-solo. Tem bagagem e sabem (também) onde tem o nariz, artísticamente falando. A Bahia - com talentos natos, e não fabricados, como CERTOS - só tem a ganhar. (SINAL VERDE)

..... apesar de não ser da SEITA (e não é religião!) camdomblé, tenho de render homenagens - nunca é demais - a beleza do branco da paz dos Filhos de Gandhy no carnaval eclético de Salvador, na Bahia. (SINAL VERDE)

..... a novela JÓIA RARA, de Telma Guedes e Duca Rachid, além de uma estória (sinopse) envolvente, tem um conjunto de personagens com um perfil bem definido, harmonizado. (Claro! Não poderia ser diferente, tratando-se de duas escritoras talentosíssimas). Mas, um detalhe chama a atenção de todos nós, telespectadores: a DIREÇÃO DE ARTE e a CARACTERIZAÇÃO. É óbvio que todas as novelas da GLOBO tem uma produção cuidadosa, primam pela realidade nos mínimos detalhes, mas ontem, assistindo a sequência de cenas do baile de carnaval, observei até as unhas das atrizes. Coisa de época mesmo. E nas unhas! Coisa que o telespectador jamais iria notar. (SINAL VERDE)

..... NEY LATORRACA, no Vídeo Show, é pauta para toda semana e não (apenas) um programa. (SINAL VERDE)

.....um espetáculo da boa música baiana - a carnavalesca - nos foi dado no último domingo com BELL MARQUES no Domingão do Faustão. Roubou a cena de todo programa, quase - eu disse quase, vejam bem! - deixando como "coadjuvante ilustre" a belíssima BRUNA MARQUEZINE. Além de excelente cantor, fala bem, sem presepada e (falsa) encenação de pseudo candidato a ator-canastrão fingindo lágrimas que não se viu rolar. A sua música - verdadeira - tem letra, conteúdo e fáz sucesso por merecimento. E não o adocicado pieguismo do tipo "sou pobre, vim de comunidade, gosto de feijoada"... (Até Popó deixou esta frase pra lá!)... A maioria do povo que assiste FAUSTÃO é pobre, de bairro simples e come feijoada aos domingos. Só não fáz música-presepada para garantir o feijão da parentada. (SINAL VERDE)

..... matéria de abertura do programa MAIS VOCÊ (TV Globo) na última segunda-feira, anteontem: o preço da venda dos imóveis. Um absurdo pelo valor para morar tão mal!! É o que sempre digo: que sonho absurdo é este de sacrificar a própria vida, o bem estar, a diversão, os momentos felizes, se privar de tudo e juntar dinheiro para COMPRAR? E se a vida não der tempo? Se morrer antes? E aí? Do que adiantou tanto sacrifício, passar necessidade por um sonho que pode ou não se realizar? É melhor ALUGAR e o que sobrar curtir a vida. Nunca se sabe se vai ter o DIA de AMANHÃ. Se puder comprar, ótimo. Se não puder, ALUGUE e COMPRE os seus momentos felizes. E eles não tem preço. Vão e não voltam mais. Quem é dono de imóvel, não mora? E quem aluga também não mora? Então, idiota? Pra que juntar se nem sabe se vai ter o dia de amanhã para aproveitar? O único teto certo é o teto da sepultura. (SINAL VERMELHO)

..... SAULO FERNANDES, cantor baiano - observem! - é uma versão pós-moderna de CAETANO VELLOSO. Só falta filosofar!! (SINAL VERDE)

..... prefeito preso, administradores trapaceiros... e a cidade pode sumir do mapa. Matéria (ontem) do JH e JN, TV Globo. Que municipio, hein? E para completar o espanto... não é aqui no Brasil, não, como muitos devem estar pensando. É lá... no país da pena de morte... nos EUA!! Pode? Tanto pode que a cidade está ameaçada de morte. Me perdoem a indiscrição: vai ser implodida ou vão jogar uma bomba-atômica? (SINAL VERMELHO)

..... "O SÉCULO DO BRASIL E O SÉCULO DA MULHER", foi a frase dita por DILMA ROUSSEFF ontem na posse para o Segundo Mandato de MICHELLE BACHELET para o governo do Chile. E quem há de discordar quando temos por aí GRANDES MULHERES mostrando seu valor em todas as áreas? (SINAL VERDE)

..... 18.500 pessoas mortas no terremoto e tsunami que devastou há três anos o Japão. Ontem, durante hum minuto, o país parou para homenagear os mortos deste acidente natural que, infelizmente, ficará marcado para sempre na memória de todos. (SINAL VERMELHO)

..... o ano letivo já começou - e, mais uma vez , como em todos os anos - o MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO fáz vista grossa para um dos mais sérios problemas educacionais do país: os cursos clandestinos, as famosas "bancas". Fala-se muito da deficiência do ensino, principalmente o público, mas um item está passando despercebido. Estas pessoas - que se dizem professores autônomos, mas na verdade sem nenhuma qualificação comprovada - não sabem sequer falar direito, se expressar, escrever bem o que quer que seja, e estão... ENSINANDO!? Dando aulas suporte para tudo áquilo que os verdadeiros professores lecionam nas salas de aula. Se os pais não estão nem aí - já que, na maioria das vezes são tão ou mais intelectualmente incapacitados que os donos das "bancas" - não se preocupam com a instrução dos filhos, está na hora do Governo tomar uma providência. Sair por aí fazendo uma varredura nos bairros, cidades, criar (sei lá!) um 0800 DENÚNCIA para se apontar estas fábricas de burros e ignorantes que proliferam por aí como erva-daninha em todo Brasil. Só assim - depois deste passo fundamental - poderemos pensar nos outros problemas do ensino para, então, tornar nossos alunos em intelectuais. (SINAL VERMELHO)

                                                                                                                                                           RENÉ SANFERR, 12.03.2014

EU MOSTRO A VIDA COMO ELA É.
E NÃO COMO VOCÊ OLHA E ELA NÃO É.


"Um bom profissional só vai ficar fora do mercado se você for um empresário pouco capacitado para conhecer quem é muito qualificado". - SANFERR, 31.10.1997

"Escrever mil frases é para quem tem capacidade. E não para quem tem vontade". - SANFERR, 18.02.2012

"Não queira criticar um grande gesto desonesto, se você é capáz de praticar um pequeno gesto nada honesto". SANFERR, 08.03.1990

"Colocar o preto no branco é a mesma coisa que semear no campo. Sabemos o que hoje escrevemos e ficamos à espera do que futuramente colheremos". - SANFERR, 04.12.2013

"Não faça um juízo errado de quem você não conhece e foram lhe falar mal. Faça um juízo certo de quem você sabe que gosta de falar mal até de quem não conhece". - SANFERR, 04.08.1983

"Se você não viu acontecer, como vai saber se é verdade o que vieram lhe dizer? Se tudo que foram lhe falar é para na outra pessoa você desacreditar e com ódio dela ficar?" - SANFERR, 28.01.2014

"O comentário que chega aos nossos ouvidos é bem diferente da VERDADE que nossos olhos deveriam ter visto". - SANFERR, 28.01.2014

"Quem julga por ouvir falar, no seu julgamento vai errar e vai falar sobre um fato ou uma pessoa que não deveria julgar". - SANFERR. 02.12.1994

"Se vencer na vida é ter bens materiais, então Jesus viveu a Sua vida para perder, já que Êle só tinha os bens espirituais". - SANFERR, 24.12.1988

"Não desista por NADA se você sabe que pode fazer TUDO". - SANFERR, 08.02.2011

"Quem acha que o outro na vida já perdeu, é porque nunca ouviu do outro você já venceu". - SANFERR, 17.04.2005

"Vencer na vida não é viver para tudo TER. É fazer tudo em vida para, quando morrer, continuar a viver por tudo SER". - SANFERR, 23.01.1997

"Enquanto uma GRANDE MULHER lhe deu a vida, a mulherzinha pode tirar tudo que você tem na vida". - SANFERR, 08.04.2001

"O escritor não precisa se empregar como um trabalhador comum para SONHAR. Ele vai ganhar por trabalhar no que para o trabalhador comum é SONHAR". - SANFERR, 22.05.2010

"Tem gente que nem precisa provar que tem muitos neurônios na cabeça e tem pessoas que precisam ter cabeça para mostrar que tem poucos neurônios". - SANFERR, 09.11.2010

"O que hoje foi falado daqui há hum ano não será lembrado". - SANFERR, 20.02.2012

"O que hoje foi escrito daqui a cem anos vai ser lido". - SANFERR, 20.10.2010

"Querer é poder quando sabemos o que podemos fazer e sabemos o que queremos ser". - SANFERR, 10.10.2010

"Quem sabe aonde pode meter a mão, é porque sabe ontem tem o nariz e sabe o que tem dentro da cabeça". - SANFERR, 02.03.2014

"Quem tem uma família jamais vai ter uma vida bandida". - SANFERR, 19.07.2010

"Esperar para sonhar é coisa de quem não sabe um sonho criar". - SANFERR, 07.12.2002

"Eu não gosto de ser popular. Gosto de selecionar o que está inserido dentro do popular". - SANFERR, 21.09.2013

"Quem não está ao lado hoje, amanhã é melhor ficar bem afastado". - SANFERR, 20.12.2013

"Fazer o que se você não tem capacidade para mostrar a sua criatividade e vai morrer atestando a sua mediocridade e não comprovando sua genialidade?". - SANFERR, 23.11.2014


LEIA , NO BLOG SANFERRARTSCRIPT,
A SINOPSE DE "CABARET" PARA
NOVELA DE TELEVISÃO.
ENTRE OUTROS TEXTOS.

RENÉ SANFERR, 12.03.2014

ATENÇÃO
 AGRADEÇO AS CONTRIBUIÇÕES E PEÇO QUE CONTINUEM FAZENDO DOAÇÕES AO BLOG.
                  ASSIM COMO O JORNALISTA FUNCIONÁRIO DE JORNAL, O BLOGUEIRO-COLUNISTA, EM TODAS AS PARTES DO MUNDO,
                     EM VÁRIOS SITES E BLOGS, VIVE DO QUE ESCREVE, O SEU TRABALHO VIRTUAL É O SEU GANHA-PÃO.
   SEM NENHUM VÍNCULO EMPREGATÍCIO.
 DEPOSITE NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL.
CONTA O1:
Caixa Econômica Federal                                   -               Av. Estados Unidos, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    0063                                                            Conta: 023-00012630-9
CONTA 02:
Caixa Econômica Federal                                   -               Relógio de São Pedro, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    1416                                                             Conta: 013-00099159-3
CONTATOS:
e-mail: rsanferr@globomail.com
fone  : (71) 82659332
home-page: HTTP://SANFERRPRESS.BLOGSPOT.COM
novo blog  :  HTTP://SANFERRARTSCRIPT.BLOGSPOT.COM

  P    A     T     R     O     C     Í     N     I    O