quinta-feira, 21 de outubro de 2010

CHEGOU A HORA (E A VEZ!) DE UM GRANDE LÍDER.

  JOSÉ SERRA

   CHEGOU A HORA (E A VEZ!) DE UM GRANDE LÍDER.


     A fotografia que ilustra o alto deste artigo pode ser profética. Observem a postura, a dignidade e lesura de caráter (estampada na face) de um autêntico chefe de Estado. Os que não são da área podem dizer que não tem importância, mas isto é relevante, sim, pois - na eleição presidencial americana de 60, nos EUA - Richard Nixon, por estar mal iluminado, péssimamente maquiado (ou sem), perdeu a eleição num debate da TV para o representante da tradicionalíssima família Kennedy - John Fitzgérald - o qual se elegeu novo inquilino da Casa Branca.
     O segundo turno se aproxima. Brasil, 2010. Estamos curiosos diante de uma pergunta que não quer calar desde o último dia 03: se o presidente Lula tem 82% de aprovação popular, como se explica os 46% de Dilma Rousseff - sua aluna e afilhada - no primeiro turno? Estou ficando burro (matemáticamente falando) ou, então, é verdadeira a minha tese que as pesquisas não condiz com a realidade e são manipuladas para "fantasiar", forjar um cenário político que não existe, é utópico, apenas para dar como certa a preferência do eleitorado pela candidata petista. Tal situação repercute negativamente na cabeça dos menos esclarecidos (que se deixam enganar com as mentiras do PT), dos jovens (que se deixam seduzir pelas orientações tendenciosas de certos "educadores" comunistas nos cursinhos pré-vestibulares), daqueles que não tem maturidade política (e se deixam enganar por um falso progresso, a falsa promessa que o PT vai tirar o país da pobreza - ou não seria tirar eles próprios?) e, portanto, não sabem votar com consciência. E o que é pior: repercute drásticamente na mentalidade (ou falta dela) de outros que pensam errôneamente "se Dilma vai ganhar, meu voto é que não vou perder". (E depois, nos quatro anos vindouros, vão chorar pelo leite derramado!). E é aí que os idosos devem fazer o máximo de esforço para ir às urnas para defender a aposentadoria que Serra quer aumentar (e não deixar o PT fazer "graça" com seus projetos "engana tolos" retirando dinheiro para sustentá-los justamente dos nossos velhinhos); é aí que os cristãos, católicos e evangélicos, devem deixar suas diferenças religiosas de lado e se unirem para retirar os votos de uma mulher (?) que é a favor do aborto; é aí que as famílias decentes, de bem, que tem a ética e a moral como bandeira, não permitir que a vergonheira dos escândalos petistas perpetuem-se por mais quatro anos. 
     Brasil, somos uma nação de homens ou um covil de ratos?
     A coordenação de campanha, os marqueteiros de Dilma Rousseff, estão apresentando a candidata como uma deusa, a "salvadora da pátria", a super-mulher, ou melhor, a própria Diana Prince (a Mulher Maravilha, lembram?). Só que àquela do seriado americano da década de 70 tinha poderes e brilho próprios. Não era influenciada, comandada por terceiros, não era uma marionete. Dilma Rousseff pode ser simpática, boa de conversa (orientada, claro), levar o povo "no gogó", mas não é - e nem nunca será - uma líder nata (tanto que na única oportunidade que teve na vida de gerenciar um negócio, faliu sua loja - e o Brasil não pode ir à falência! - uma fada madrinha com sua vara de condão prestes, a um simples toque, resolver nossos problemas. Falta-lhe, ao contrário de José Serra (PSDB), experiência política e administrativa, competência e estrada, anos e anos à frente de um governo. Uma coisa é chefiar - e deu no que deu - a Casa Civil. Outra, completamente diferente, é comandar uma nação. (Corre em São Paulo uma piada pronta na boca do povo: Casa Civil? Você não viu? Boca piu!... E agora, como se não bastasse, a PF (e olhem que a sigla não significa prato feito na mesa dos "bolsistas") anuncia para todo o país que descobriu os autores - e mandantes - da quebra de sigilo fiscal na Receita Federal contra os familiares de José Serra e integrantes da alta cúpula do PSDB. E o presidente Lula, numa tentativa desesperadora - e revoltante! - de encobrir, mais uma vez, os erros do PT e, consequentemente, dos responsáveis pela campanha de Dilma Rousseff, tenta amenizar esta situação gravíssima, jogar para debaixo do tapete (desta vez da Polícia Federal), os podres de pessoas que querem, a qualquer preço, imortalizar-se no poder. Brasileiro, abra o olho. Só não vê quem não quer. Quem vai causar mal, arruinar, destruir o Brasil? Dilma ou Serra? Quem passa tranquilamente pela PF no setor de embarque de qualquer aeroporto sem receio do bip-bip? O partido dos escândalos que envergonha o país diante do mundo ou o PSDB que sempre foi respeitado internacionalmente por sua integridade moral e política?
     Outro tópico interessante que temos de observar e refletir, é o seguinte: quem votou em Dilma ou Serra no primeiro turno vai honrar o compromisso no segundo, claro! Salvo raríssimas excessões, a depender do posicionamento de cada um deles sobre diversos temas (aborto, Correios, Eletrobrás, Casa Civil, Erenice e seus filhos, meias e cuecas recheadas de dinheiro) nestes dias que antecedem o pleito eleitoral. Sabe-se que Dilma perdeu, e muito, com relação a polêmica instalada pela discussão sobre a legalização do aborto, já que os cristãos jamais votarão numa mulher que se diz a favor desta barbaridade. (E Dilma não tem como negar que é a favor da abortagem generalizada, porque deu entrevista a revista Marie Claire em 2007. É só pesquisar os arquivos). O importante agora são os votos dos indecisos. E, principalmente, dos simpatizantes de Marina Silva (PV), a qual, sábiamente ou não, decidiu ficar "em cima do muro", não se comprometer, vislumbrando com esta atitude uma possível candidatura em 2014. Tal posicionamento da representante ecológica não me surpreendeu nem um pouco. Eu já dizia, em bate-papos com políticos, família e amigos, que ela ia se fazer de cega, surda e muda para não desagradar ninguém. Aliás, já observaram que as mulheres de valor, as "cabeças pensantes" (intelectuais) que um dia fizeram parte do PT, a exemplo de Marina e Heloísa Helena, abandonaram o barco? Coincidência? É óbvio que não. Está mais para revolta e indignação com este lamaçal, essa onda de escândalos. É para se pensar, pois nem todas as mulheres são iguais, são comprometidas - a exemplo de Marina e Heloisa - com a ética e a moral. Sabendo-se disso, temos de ser coerentes. Marina Silva rompeu com o PT por discordar sobre diversos temas e a ideologia do partido, provando assim não ter vínculo algum com o lulismo, dilmismo ou "trezismo". Ela pulou do barco (batizado como PT) antes desse mar de lama, da corrupção, do favorecimento ilícito (quem não se recorda do mensalão, das meias e cuecas?), do nepotismo (Erenice e seus rebentos), levar para o fundo do lago Paranoá em forma de uma tsunami maldita, os Correios, a Casa Civil e a Eletrobrás. Marina sentiu, de longe, o mau-cheiro de um bolo petista estragado, azedo, fartamente recheado com ingredientes podres, ou seja, os "fichas sujas". E agora, para piorar ainda mais a situação do PT, Dilma diz no programa eleitoral do rádio/TV que "o homem em si é mais sintético(?) e a mulher sabe cuidar melhor das coisas"... (?)... Esta frase infeliz da presidenciável colocou numa tremenda saia justa os homens do PT e das coligações que lhe dão suporte, a exemplo dos governadores Jacques Wagner (BA), Sérgio Cabral (RJ), dentre outros. O que, afinal, ela quis insinuar com isso? Que eles não vão cuidar bem de seus governos? Então é esse o grupo dela? Dos incompetentes? Olhe só, eleitor, em que barca furada você vai embarcar.
     Com o PSDB e, por conseguinte José Serra, não teremos "bagaceira no pé da ladeira". O affair de Marina Silva não passou do "olá, como vai?" e um simples beijinho de cortesia, respeito, para depois não saírem por aí dizendo - os petistas despeitados,  ex-parceiros - que ela é traidora.
     Muitos alardearam, levianamente, por aí que o PSDB, José Serra, FHC, Aécio Neves, Geraldo Alckmim, etc., são da velha guarda, fazem a velha política. Inconcebível! Então, neste caso, qual é a nova? A política da utopia, do ilusionismo, do hipnotismo? Será que o maior estado do país (São Paulo) está iludido, hipnotizado? Certamente que não. Os paulistas, e paulistanos, sabem o que é ter um governo competente, transparente, verdadeiro e que não ilude, hipnotiza, como o PT fáz em determinadas regiões do país, principalmente o norte/nordeste. O PSDB é um partido como outro qualquer, sujeito a erros e acertos. O diferencial - e todos sabem disso, mesmo àqueles que não vão votar em Serra - é que apresentou como candidato à presidência um homem decente, íntegro, capaz de governar com dignidade. Já o PT, escândalos e corrupção vem de décadas, de geração em geração, não se passando um dia que não fiquemos constrangidos - diante do mundo - com o aparecimento de um novo tititi envolvendo seus representantes. E com o Serra? Cadê as baixarias, a não ser aquelas produzidas, inventadas com o intuito de desestabilizar sua candidatura, por pessoas mentirosas, invejosas, que não admitem seu talento político. (Agora, num ato tresloucado, militantes petistas - industriados, claro! - tentaram bagunçar a passeata de José Serra na zona oeste do Rio de Janeiro, e a notícia chegou a São Paulo, ao Brasil e ao mundo, causando-nos revolta e indignação). 
     Ao contrário de Dilma Rousseff, Serra não pergunta a "seu chefe": o que é que eu faço, falo? Ter sido presa e torturada pelo regime militar não é pré-requisito para assumir o governo de uma nação. Serra foi obrigado a deixar o país. Isto - ter vivenciado na própria pele esta fase negra, vergonhosa, de recente história do Brasil - não é credencial para subir a rampa do Planalto. Se fosse asim, seria incalculável o número de possíveis futuros candidatos... Caetano Veloso viveu anos no exílio. Precisou até que a cantora Maria Bethânia, sua irmã, num gesto audacioso, batesse à porta do presidente Ernesto Geisel ou Emílio Garrastazu Médici (não me recordo) implorando que fosse concedido ao compositor o direito de vir ao Brasil participar das bodas de ouro de d. Canô e seo Zezinho. Mas, nem porisso, Caetano jamais se candidatou ao cargo máximo do poder executivo federal. Porque, inteligente e culto, ele sabe que governar um país não é "brincar de bonecas", gerenciar uma lojinha de brinquedos; é complexo, precisa-se saber onde "tem o nariz", conhecimento de causa. Governar um país não é brincadeira de "Alice no país das maravilhas". 
     Enfim, o Brasil vive nestes últimos dias, seus terríveis momentos de paciente terminal na UTI. Poderá vir a sobreviver ou falecer dependendo da medicação (o voto) que seus milhões de médicos (os eleitores) irão injetar na veia (a urna) durante o procedimento cirúrgico (a eleição) do próximo dia 31. O roupão verde (e aqui recordamos mais uma vez o PV) não pode ser maculado com o vermelho-sangue (a bandeira do PT) num corte brusco na veia aorta (o palácio do Planalto) que levrá o paciente (Brasil) a uma morte lenta e dolorosa. O padre, ou o pastor, poderão ser chamados e aí... lembrar-se-ão da polêmica (bastante pertinente) sobre a mortandade dos "anjinhos": o aborto.
     José Serra tem como aliados homens e mulheres que não se agridem, se ofendem mútuamente, como fez Ciro Gomes - antes de ser chamado para coordenar a campanha petista - com o vice de Dilma, Michel Temer, chamando-o de "chefe de um ajuntamento de assaltantes". (Sem comentários, of course").
     Com esta eu deixo você, leitor, a pensar com "seus botões", botando a cachola para funcionar e a ponta do dedo - nos dígitos da urna eletrônica - para decidir o futuro do país.
     Au-revoir para todos que me criticam ou aplaudem e, na próxima quinta-feira, se Deus quiser, aqui estarei. Eu aqui e vocês daí. C'est la vie!

                                                                                                                                                                  SANFERR, 21.10.2010

CONTATOS:
e-mail: rsanferr@hotmail.com
fone: (71)81545380
home-page: http://sanferrpress.blogspot.com

8 comentários:

  1. SANFERR, vc. tá escrevendo cada vez melhor. Sua coluna na internet é demais. Todas as quintas tô ligadaço no que vai falar. Concordo em tudo que vc. tem escrito no item política, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. SANFERRPRESS é tudo de bom na internet. E o colunista, que conheço desde fevereiro deste ano, merece todo esse sucesso. Bom amigo, legal paca, gente fina, gente fina, inteligente, culto. Sao Paulo/Rio fica triste sem vc. Volte logo. Aqui não é o mesmo sem vc, Sanferr. E é modesto: bloqueou o blogspot para não editar os números de acessos que SANFERRPRESS tá tendo. Breve vai ser a revelação de algum grande jornal.

    ResponderExcluir
  3. SANFERR, o incrível colunista e criador do SANFERRPRESS foi meu colega de segundo grau e fáz algum tempo que não o vejo. Soube de seu blog e corri para acessar. Tá o maior sucesso aqui, Sanferr. Continue. Todos sabiam que um dia você ia chegar lá. Quem nasceu pra rei jamais perde a majestade.

    ResponderExcluir
  4. Galera do blog, internautas, acessem SANFERRPRESS. O melhor blog da atualidade. Toda a turma aqui do Rio G. do Sul tá ligada nesta maravilha. E tamos mandando e-mail para todo mundo se ligar nesta maravilha. Os colunistas de jornais e revistas devem tá se revirando querendo saber quem é SANFERRPRESS. Faço Comunicação e este blog é o mestre dos mestres. Dez! Dez! Dezzzzzzzzzzzzzzzz!!! Talento à toda prova. O Brasil tem realmente gente que sabe onde tem o nariz.

    ResponderExcluir
  5. SANFERR, já tá fazendo falta. Sampa não é a mesma qdo tu não tá aqui. Zeca, Paulinho, Soraya, Antunes, Marcão, toda a turma aqui de Cumbica, gostou paca de vc. Não demore a voltar. Sua determinação para eleger Serra é impressionante. Tomara que ele vença, mas, se não vencer, tu vai esperar daqui a 4 anos, que eu sei. O importante é saber o que quer. E é como vc. me disse: não tem nada contra Dilma, acha ela legal, mas para presidente... é mesmo Serra. Bjs. nos seus familiares e amigos. Saudades. Sucesso sempre. Do amigão paulistano, MAntonio. O gatão!

    ResponderExcluir
  6. Sanferr, obrigado por ter falado comigo, além do e-mail, pelo telefone. Eu sei que não deve ser fácil você atender todo mundo pelo celular, mas valeu, cara. Gostei de sua voz. Além de escrever pra caralho, é bom também no gogó. Sua namorada, namorado, sei lá, deve ter maior orgulho de você. Como já disse, tô ligadaço todas as quintas. SANFERRPRESS, diante do que tão postando por aí, é o JN da internet. Quer ser meu amigo? Por favorrrrrrrrr!! Guardou meu e-mail, fone? Me ligue. Sou também aqui da área.

    ResponderExcluir
  7. Cara, SANFERRPRESS tá com tudo, hã? Qualquer dia desse vc. nem vai mais precisar de avião pra voar. São Paulo/Rio já tá com saudade, amigo. Volte logo. A cidade não é a mesma sem vc por aqui. Sou seu fã numero 01 e não tem outro. Já tô contando as horas pra ler o artigo de quinta.

    ResponderExcluir
  8. Genteeeeeeeeeee, acabei de telefonar para SANFERRPRESS e ele me ATENDEUUUUUUUU!!!!!!! É a segunda vez que nos falamos e tô doido pela voz desse cara, desse blogueiro-colunista que é o orgulho do Brasil na internet. Vcs precisam ouvir a voz de locutor do cara. Pelo menos uma coisa já se sabe: é homem, bofe, o criador desta página maravilhosa da internet. Fico a assistir certos comentaristas na tv e rádio e me pergunto: tem gente muito melhor, né? DSC, SANFERR, mas eu tinha de postar esse comentário. Todo mundo precisa saber.Moramos no mesmo estado e pq não marcamos pra nos conhecer? Falo aqui mesmo pq vc. não respondeu meu e-mail com esta proposta QUASE indecente. Quero te ver de perto.

    ResponderExcluir