quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

A PORTA QUE DEU PASSAGEM AO SALVADOR DO MUNDO.


 



 

MARIA SANTISSIMA,
  A PORTA QUE DEU PASSAGEM AO SALVADOR DO MUNDO.
(A maior personalidade que a raça humana já produziu!)

     O Natal chegou. Amanhã é a grande noite da maior festa cristã de todos os tempos, já que comemoramos a vinda, a chegada entre nós - através do abençoado ventre da sempre Virgem Maria - há dois milênios do Messias, d'O Salvador, d'O Filho de Deus. E Êle veio com uma missão -e em condição - bastante peculiar. Tudo começou com o ato de desobediência de Adão e Eva, o pecado original que desencadeou vários outros na história da humanidade, a exemplo do segundo (pecado) e o primeiro (crime) homicídio que se tem notícia: o fratricídio de Caim. De lá para cá, Deus tem sido tão ofendido, magoado e (porque não?) zombado em seus objetivos - principalmente nesta data, quando o natalício d'O Seu Filho é festejado tão diferentemente do que  O agradaria - que Ele decidiu (naquela época) exterminar os homens da face da terra vendo que "todos os pensamentos de seu coração estavam contínuamente voltados para o mal" (Gn, 6,5). Não foi à toa que Deus enviou o Dilúvio. Até que, se compadecendo dos humanos, prometeu a Noé que nunca mais àquilo se repetiria. E simbolizou Sua palavra com o arco-íris. (Hoje, mais uma vez, o povo está desgostando o Senhor com as danças imorais, a cachaçada, uns falando mal dos outros, caluniando, invejando, atos típicos de pessoas vis, perniciosas, que aproveitam-se da ausência do seu igual para desmoralizá-lo diante dos demais, e por aí vai o rosário de maledicências que os homens são capazes)...
     Mas, óbviamente sendo quem é - Deus - Ele nos deu (e continua dando até hoje) uma nova chance, teve clemência. (Como nós, simples mortais e pecadores, deveríamos fazer com quem nos ofende, humilha e destrata). Eis que "uma virgem concebeu e deu à luz um filho" (cf, Is 7,14). Vejam bem as palavras bíblicas, irmãos protestantes: uma virgem. Naquela época tudo levava ao despotismo, a degradação moral e a idolatria. O império Romano, com toda sua arrogância e crueldade, subjugava as nações com suas legiões. A corte imperial tinha verdadeiro desprezo para com a vida humana e considerava RES (coisa) a infinidade de escravos sujeitando-os a crueldades, experiências indecorosas (incestos, sexo com animais, etc.). Não eram poucas as divindades pagãs - mundanas - que simbolizavam paixões especiais, tais como Mercúrio, Vênus, Marte, Baco... Luxúria, embriaguez, violência e sortilégio - este vê-se até hoje com pessoas ignorantes, descrentes, que procuram os magos, bruxos, camdomblezeiros, videntes, tarólogos e afins, como se eles tivessem capacidade de resolver problemas - eram vícios a serem imitados. Foi aí, então, que houve a separação entre o Povo Eleito, o qual se dividiu em várias seitas: os Saduceus, os quais aceitavam como lei únicamente os cinco livros de Moiséis; os Fariseus que, além do Pentateuco, consideravam válidos outros livros bíblicos e doutrinas recentes, como, por exemplo, a ressurreição dos mortos e a existência dos Anjos; e os Zelotas, que formavam um grupo revolucionário em luta pela independência política de Roma.
     Deus, em toda sua sabedoria e misericórdia, interviu e fez surgir a grande personagem histórica, a maior personalidade humana dentre todas as criaturas, a medianeira, a co-redentora da salvação da humanidade, Àquela que abriu caminho para a vinda do referido Salvador, d'O Messias: Maria, sempre Virgem e Santíssima, "bendita entre todas as mulheres". Com o fiat da futura Mãe de Deus, a justiça divina perdoou, mais uma vez, a raça humana e aconteceu o mistério da Encarnação: nasceu Jesus. Só que hoje, decorridos mais de dois mil anos, o povo - cada vez mais à deriva num mar de egoísmo, consumismo, ódio, vinganças, depravações e traições - continua renegando os ensinamentos do Divino Mestre e Redentor, voltando novamente as costas para Deus, dando sinais de um retrocesso, uma volta (terrível!) ao paganismo de outrora, de nossos antepassados, prostando-se diante de ídolos (falsas seitas e crenças, principalmente as de origem africanas e índigenas), as quais não podem nos oferecer salvação. Atualmente, o povo de Deus - que, infelizmente, assustadoramente, parece ser mais de satã - está voltado para o "sangue, suor e cerveja": angue dos crimes praticados frequentemente, suor dos corpos ávidos por desejos e prazeres carnais, e a cerveja, aqui (no Brasil) muitíssimo bem escolhida como representante da grande culpada por 89% dos males que afligem a humanidade: a bebedeira. (Observem o índice de acidentes e crimes que ocorrerão nestes dias de festas).
     Para acabar com tudo isto, temos a promessa de Nossa Mãe, da Rainha do céu e da terra: "Por fim, o meu Imaculado Coração triunfará!". Este será o triunfo dos triunfos: o triunfo de Jesus, uma nova Epifânia.
     Nos dias de hoje, o Natal virou sinônimo de dar-se (e receber-se) presentes ou simples lembrancinhas, conforme o bolso de cada um; do abraço desejado há muito tempo e adiado por mágoas, ressentimentos, maus-entendidos, fofocarias e calúnias de terceiros, orgulho ou por motivos diversos; do beijo sincero de quem ama verdadeiramente ou, infelizmente, do falso que odeia mas segue à risca o be-a-bá, o roteiro das festas natalinas. Natal para a grande maioria das pessoas é depravação, orgias, o ter, ter,ter e jamais o doar-se,doar-se,doar-se.O consumismo virou, no rigor da expressão, modismo. Os shoppings e os grandes centros comerciais não deixam dúvidas. Agora, e as igrejas? Os templos? A casa de Deus? Os orfanatos, asilos e abrigos, albergues para indigentes? São visitados? Natal para muitos é - e não deveria ser - uma festa do dinheiro, onde o pobre não tem vez, lugar. É a festa - e não deveria ser, repito - da gula e dos vícios, da maioria (quiçá todos!) sete pecados capitais. Amigos, saiam desta enquanto é tempo. Tranquem-se em seus quartos, imolem-se (não no corpo, claro!, mas na alma) diante do Senhor, façam uma reflexão franca e humilde de seus erros perante os irmãos. Eis que chegará, quando você menos esperar, o seu momento de dificuldade, de dor e sofrimento - pois eles chegam para todos - e aí... cadê a resposta de Deus para seus lamentos, seu pranto, se HOJE você não é solidário com quem sofre e pede socorro. O Natal não é para endividar-se até "a raiz dos cabelos", contanto que mostre aos parentes, amigos e vizinhos os móveis novos, a casa pintada, o carro (comprado em prestações que só terminarão quando você estiver estirado no caixão, a viagem dos sonhos, as roupas de "marca" (griffe), a orgia gastronômica, a devassidão dos bares e das praias onde ninguém se lembra do aniversariante, a não ser quando acontece um imprvisto (geralmente provocado pela bebida) e os corredores dos hospitais - e muitas vezes das delegacias, cemitérios - enchem-se de "fervorosos" cristãos (?) de ocasião e seus tradicionais lamentos: "ai, meu Deus!", "ai, minha Nossa Senhora!"... (?)... Pobres descrentes (já que não acreditam no que vê, quando mais Deus, que não vê) que não imaginam que o seu fim, literalmente falando, pode estar ali na esquina, na próxima hora.
     Festejar um evento, aniversário ou casamento, é muito bom. Mas, observem que o menos homenageado...é o próprio homenageado. Façam uma reflexão. Se formos ser sinceros, verdadeiros, querermos estar ao lado de quem realmente gostamos, amamos, nossas festas seriam quaze desérticas, vazias. E sabem por que? Porque na hora da lista de convidados, querendo apenas impressionar, convidamos até quem não queremos. O que não pode é sobrar espaço, sorrisos falsos e comentários mais hipócritas ainda. Vejam o exemplo de Jesus, José e Maria. Uma vida simples, apenas três pessoas, humilde, com amigos que poderia-se contar nos dedos da mão. (Pouquissimos estiveram ao pé da cruz e no enterro!). Bastou o Mestre se fazer notar como, digamos assim, "milagreiro", e o que aconteceu? O povo cercou-o de todos os lados visando únicamente benefícios para si. Depois, quando a situação se inverteu - para o lado d'Ele - todos fugiram, se esconderam, viraram as costas. Crucificaram. É como as nossas festas. Muita gente, muitos "amigos" (?) até a bebida, a comida acabar. Depois, byebye. Cadê a amizade, a (hipócrita) alegria, gargalhadas, o oba-oba? O importante é a qualidade de um verdadeiro amigo. Aquele que a gente não liga, não procura, mas ele insiste, se fáz presente não para comemorar seja lá o que for, mas participar de nossos momentos, principalmente os ruins. E não aqueles falsos, oportunistas, que só aparecem para abocanhar uma "fatia do nosso bolo". (Se é que me entendem!)...
     "Amai-vos uns aos outros como eu vos amei!"...
     Hoje em dia, reitero, dois mil anos depois destas sábias palavras terem sido proferidas, temos a nitida impressão que foram outras ditas por Jesus. Um Homem que amou o seu próximo intensamente, fervorosamente, mais que a si próprio, que deu tudo de Si para agradar; um Homem, o maior deles, que se deu em holocausto, se entregou à fúria insana dos amigos-inimigos para redimir... o que? Os pecados da própria (e miserável) raça que o traiu. E o que nós estamos dando a Ele nesta data? Simplesmente traições, desamor, ódio, calúnias, vingança como resposta aos seus mandamentos. Basta abrir e ler os jornais, acessar aqui (a internet), assistir os telejornais. São crimes de toda ordem ocorrendo em todo lugar por uma única causa: dinheiro. Isto, certamente, não é a noite feliz que Jesus Cristo queria ter. Esquecemos completamente - com a euforia passageira do 13 salário, a conta bancária recheada de reais e o falso votos de Boas Festas, como se o restante do ano não existisse, não tivesse mais nenhuma importância - o aniversariante. Pai, Filho e Espirito Santo, a Santíssima Trindade, tornou-se coisa de beatas e dos protestantes, na maioria das vezes preconceituosos, recriminadores, que se auto-proclamam salvos, donos da verdade e das chaves dos céus. Coitados! "Não julgueis e não serás julgados!".
     Jesus Cristo veio ao mundo, se tornou Homem, através de Maria, por obra e graça do Espirito Santo. Nasceu paupérrimo numa manjedoura e dentro de um estábulo, sobre as palhas (e não num colchão ortopédico!), cercado por animais. Nasceu no chão, na maior expressão de humildade. Será que vocês já pararam para analisar o recado que o Todo-Poedroso quis nos dar com esse momento ímpar na história da humanidade? Será que foi coincidência todas as estalagens estarem lotadas, obrigando José e Maria a se refugiarem num lugar como àquele? Por que será que Deus não quis que Seu Filho nascesse entre os homens, mas, sim, entre os animais? A resposta pode ser dada com uma simples palavra: irracionalidade. Os animais são a mais pura expressão da inocência, não conhecem as maldades que o homem pode guardar dentro de si. José e Maria não tiveram acolhida, acesso a nenhuma casa porque era uma família pobre, sem recursos materiais. E hoje, se viessem na mesma situação, se não soubéssemos quem eram -os pais de Jesus - novamente seriam barrados, marginalizados. Imagine se alguém iria querer em plena noite de festa, de (falsas) alegrias e exibicionismo, dar abrigo para um carpinteiro e sua esposa grávida.
     Porisso o Natal, apezar de ser uma data memorável, é também símbolo da total hipocrisia humana. Um trecho bíblico nos fáz refletir sobre a nossa crueldade: "infeliz do homem que confia no próprio homem". E sabem por que? Porque o ser-humano é capaz de abraçar ao raiar do sol e apunhalar pelas costas com as trevas da noite; somos capazes de trair quem nos deu a mão, tirou do sufoco, matou a nossa fome e sede, enxugou as nossas lágrimas e curou nossas feridas;capazes de virar o rosto, dar as costas a quem sorriu para nós, enfeitiçados por outros que querem destruir uma boa amizade. O Natal perdeu - se é que algum dia teve - a sua essência: o amor. Amor puro, desinteressado, jamais egoísta.
     Maria Santíssima, a Mãe de Deus, Virgem antes, durante e depois do parto, nos deu, juntamente com seu castíssimo (Eles nunca tiveram outros filhos) esposo José, o maior exemplo de amor: entregou-se completamente nas mãos de Deus e confiou que Ele faria o melhor em suas vidas. E Ele fez: enviou Seu Único Filho para nos salvar. De nossos pecados, de nós mesmos.
     Au-revoir para todos que me criticam ou aplaudem. Na próxima quinta-feira, se Deus quizer, aqui estarei. Eu aqui e vocês daí. C'est la vie!
                                                        
                                                                                                            
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                          SANFERR, 23.12.2010.



de SANFERRPRESS para todos os leitores e colaboradores(doações) da coluna:


                                                                             NOITE        FELIZ!!!

     Boas Festas é o que desejo, em nome de minha família, à todos. Que esta noite feliz, mágica, não seja apenas do vinho, da champagne (francesa ou uma simples sidra), da cerveja, das nozes, figos, avelãs, passas e uvas, do perú e do tender ostensivamente decorados. Lembrem-se que o que menos a Sagrada Família e, principalmente Jesus, o aniversariante, quer é justamente isso: ostentação. Certamente é bonito - uma tentação aos olhos, ao estômago - admirar-se uma mesa bem arrumada e farta, com todas estas delícias (aqui em casa minha mãe e tia não dispensam a ceia logo após chegarem da Missa), mas parem e pensem no real significado deste aniversário, no que Ele, o dono da festa, quer receber de nós: fraternidade, solidarieade, amor e caridade. Comemore, beba e coma à vontade, deixe a alegria tomar conta do seu ser. Mas, lembre-se do irmão, do pobre que, em sérias dificuldades, sem dinheiro no bolso e, consequentemente, pouca coisa (ou coisa nenhuma) à mesa, também é filho de Deus, irmão de Jesus e TAMBÉM está festejando o aniversário d"Ele. Sabem o meu sonho de consumo nesta época? Ter dinheiro suficiente para nesta noite sair por aí, à toa, chamando os infortunados da vida, os marginalizados pela sociedade jogados nas sarjetas da vida, para ceiarem junto comigo e minha família. Infelizmente, Deus AINDA não me deu esta graça, pois tal gesto requer boas condições financeiras, uma casa enorme. Não é demagogia movida pelo espirito natalino. Quem me conhece de perto sabe, pois há anos  venho dizendo isto. Agora que tenho um blog e milhares de pessoas lêem o que escrevo, deixo registrado aqui o meu antigo desejo natalino.
     Deus abençõe à todos e dê a cada um de vocês um Natal auspicioso, repleto de bençãos e misericórdias divinas, farto não somente de dinheiro, mas de SAÚDE, PAZ e AMOR ao PRÓXIMO. Eu queria que todos vocês, meus amigos, estivessem vivenciando a mesma felicidade que Deus está me proporcionando, mas tenham fé. Acreditem que o perdão é a palavra-chave para se conseguir do aniversariante o maior dos presentes: o carinho, a defesa, o amor d'Ele.
     Lembrem-se também, irmãos de outras religiões, que Maria não salva. Mas, como a Mãe de Deus, ela intercede continuamente, sem descanso, até o final dos tempos, por todos nós. Ela pede ao Filho o perdão para nossos pecados. O mesmo perdão que devemos dar ao próximo que nos fez mal, praticou crimes para nos condenar aos olhos de outras pessoas, não somente hoje porque é Natal, mas durante toda a nossa vida.
     Aos amigos de ontem e hoje, não se esqueçam de mim. Se magoei, perdão.
     Salve Maria! Glória a Deus nas alturas!
     Parabéns, meu irmão, meu Pai, meu tudo: Jesus Cristo. Eu não mereço tudo o que Vós tem feito por mim!
                                                                                                                                                                                                                     
 
                                                                                                                                                                                                                       SANFERR


CONTATOS:
e-mail: rsanferr@hotmail.com
            rsanferr@globomail.com
fone: (71) 81545380 ATT: Brevemente este número será mudado. Grato!
home-page: HTTP://SANFERRPRESS. BLOGSPOT.COM


ATENDENDO À SUGESTÃO DOS LEITORES:
DOAÇÃO PARA O BLOG
BANCO: CAIXA ECONÔMICA FEDERAL (CEF)
AGÊNCIA: 1416      -      RELÓGIO de SÃO PEDRO  (SALVADOR-BAHIA)
CONTA POUPANÇA: 013/00099159-3


P     A     T     R     O     C     Í     N     I     O 


10 comentários:

  1. Ainda não tinha me manifestado sobre o último artigo, que fala sobre a freira baiana, Irmã Dulce, por absoluta falta de tempo. Mas, acredito, realmente, que não falta muito para ela ser declarada Santa pelo Vaticano. Sanferr soube descrever com maestria a verdadeira fé que deve reger toda e qualquer religião: a fé da solidariedade, da caridade. Não adianta ter fé, se não houver em nossos corações o amor ao próximo. A Bahia é um Estado invejável. Tem nos dado, a cada dia, gratas surprezas. Agora, de onde menos se espera, a internet, aparece um blog com uma coluna de meter inveja a qualquer jornalista de renome. Como editor-chefe estou acompanhando a trajetória de Sanferr e brevemente teremos novidades. A coluna SANFERRPRESS, apezar do pouco tempo, tem se mostrado muito madura, oportuna e competente nos temas apresentados. Francisco.P.S: Gostaria de dizer aos leitores de Sanferr que, conversando com ele, sugeri criar outro blog com os textos, peças e roteiros que ele tem escrito. Ele ficou de analisar a idéia, conversar com o leitor Marco Antonio, Toninho, de SP, e pedir a opinião. Francisco

    ResponderExcluir
  2. Estou num corre-corre danado, natural num dia como hoje, mas não podia deixar de acessar e ver se o artigo já tinha sido postado. Gostei do título. Mesmo sem ler, acredito que mais uma vez Sanferr irá nos proporcionar uma excelente leitura com todo seu conhecimento e cultura. Feliz Natal do tamanho das Minas Gerais para todos vocês.

    ResponderExcluir
  3. Fazia tempos, desde que me separei de minha esposa, que o Natal não se apresentava tão promissor e feliz para mim. Este ano eu tenho o que comemorar, não somente com a promoção na PF, mas também porque estou me realizando afetivamente, apezar da distância. O que importa é a sintonia, a amizade, a confiança um no outro. E também porque encontrei a razão da minha vida e espero que vocês, leitores da coluna, tenham um Natal e revéillon como o meu. Toninho.

    ResponderExcluir
  4. Achei ótimo a idéia das doações. Só espero que meu amigo e ex-colega Sanferr não se esqueça de mim quando estiver rico, porque é o que vai acontecer. Seguindo o exemplo dos Eua e da Europa, hein, amigão? Tá certo. Brincadeiras a parte, eu e a patroa vamos colaborar também e já avisei a todos da turma antiga. Sanferr publica textos de escelente qualidade e é normal fazer doações para sites e blogs em qualquer lugar do mundo. KK, Ilhéus.

    ResponderExcluir
  5. Meu circulo de contatos fashion tá aumentando, genteeeee!! Vou abalar geral nesse fim de ano. Meu amigo muy querido telefona pra mim dizendo que eu não poste certos comentários, mas eu vou falar, vou falar, vou falarrrrrrrrrrrrrrrr!! Rarará! Daqui a pouco quem vai tá lançando um blog vai ser moir. Só que o meu vai ser de fofocas. Da city, de Pojuca e arredores. Meninas, botem seus podres debaixo da cama, hein! Me aguardem. O negócio que quero dizer é o seguinte: eu e o leitor Alexander de Mata (Ba) marcamos um dia desse agora no fim do ano para se encontrar, advinhem com quem? Quem? Quemmmmmmmmmmmmm???? Com minha amiga Vi, Sanferr e Toninho, o famoso Marco Antonio, que todos vcs. já conhecem daqui dos comentários. Gentee!! Vi disse que o bofe é um bofão de arrasar quarteirão. Uiuuuuuuuuuuuuuu!! vOU MANERAR nesse dia, beber de menos, pra olhar direito pra oitava maravilha da natureza!! Sanferr, me desculpe, mas eu tinha, tinha, tinha, de postar isso. É pra todo mundo saber que já estamos mais do que intimos. As bibas despeitadas aqui de Pojuca (ba) e de Mata vão se cortar todas. Mãe vai preparar aquela feijoada de arrepiar... você sabe. Afinal, são convidados chics de doer. DB, da Pojuca. Rarará! Feliz Natallllllllllllllllllllllllll!!

    ResponderExcluir
  6. Ainda não li o artigo desta semana, mas pelo título vejo que deve ser bastante coerente com a data festiva que estamos vivenciando. Parabéns mais uma vez, Sanferr. Obrigado pelas palavras carinhosas enviadas pelo email. Já tem um bando de gente aqui acessando, lendo e que vai colaborar com as doações. Para voc~e e todos que estão lendo esta coluna, Feliz Natal e um ano novo cheio de graças, vitórias e saúde. Ah! antes que eu me esquçea: esse Djean BrunO é uma pandega. Rarara! Malu de Castro!

    ResponderExcluir
  7. Quero dizer ao leitor DB (Dijean Bruno) da cidade de Pojuca que ele conheceu Sanferr agora e eu conheço ele há muitos anos. Conheço o cara a fundo, somos amigos - irmãos e me considero o melhor amigo dele. Também recebi um cartão lindo. Não sei escrver, mas a amizade verdadeira que sinto por esse cara é grande demais. Eu, minha família e toda a turma aqui da ilha, Mar Grande, tamos torcendo para que quando 2011 começar, meu amigo comece também uma nova fase em sua vida. Boas Festas pra todo mundo e continuem prestigiando a página dele porque tamos cansados de ver merda coisa sem importãncia que não é legal na net. O cara é brother, legal pra cacete, de tirar a camisa pra dar a quem precisa, e me ajudou muito quando fiquei no apartamento dele, com a mãe dele e a tia, em 2008. Ninguém tira onda com ele, não. Primeiro proque vai ter de morrer e nascer de novo pra chegar aos pés dele, comer muito feijão. Se alguém tem raiva, não gosta dele, é porque não conhece o cara como eu e todos outros conhece. Valeu, A.

    ResponderExcluir
  8. 2010 foi um ano marcante para todos que acessam a internet. Geralmente eu entro por conta do meu trabalho no Ministério Público, pesquizas, algo assim. Mas, depois da coluna SanferrPress, confesso que tenho acessado com mais assiduidade. Os últimos artigos tem sido bastante pertinentes e só provam, além do talento e qualidade do texto primoroso demonstrados semanalmente, a preocupação com os temas abordados. Gostei muitisssimo do que fala sobre o eminente Ministro do Superior Tribunal Federal, dr. Gilmar Mendes. Também acho que, claro!, a faculdade é extremamente necessária, mas o dom da escrita, a arte de se expressar através das palavras não é, infelizmente, para todos. Eu convivo diáriamente com escrivãos e sei da dificuldade que temos para captar pessoas gabaritadas. E Sanferr tem este dom nato. Quer queiram ou não. Boas Festas para todos.

    ResponderExcluir
  9. Hoje, por força da agitação natural da época, vou simplesmente marcar presença aqui nos comentários. Feliz Natal, Boas Festas, bjs, bjs, bjs. Vi270.

    ResponderExcluir
  10. Comovente o voto de Feliz Natal do colunista Sanferr logo após este artigo. É impressionante a forma com que esta coluna tráz informação e cultura, de uma maneira despretenciosa, com uma linguagem ágil, de fácil entendimento. Num dia que a maioria das pessoas estão mais preocupadas com o TER e EXIBIR para os parentes, amigos e vizinhos, como o artigo fala, Sanferr se preocupou em alertar todos sobre a verdadeira razão da vinda de Jesus ao nosso meio. Pode ter exagerado ao dizer que Maria foi a grande personalidade neste evento histórico para a humanidade cristã, pois ela não passou de mero instrumento nas mãos de Deus. O grande personagem foi o próprio Cristo. Ele, seim, foi a porta que nos levou e continua levando até hoje ao caminho da salvação eterna. PastoraTT.

    ResponderExcluir