quinta-feira, 21 de abril de 2011

DEUS CARITAS EST




                                        DOM MURILO KRIEGER,
                      ENTRE A CRUZ E A ESPADA, UMA GUERRA SANTA.


     Assim como aconteceu com dom Lucas Moreira Neves e dom Geraldo Majella Agnelo, seus antecessores, a tarefa de dom Murilo Krieger à frente da Santa Madre Igreja na terra abençoada pelo Senhor do Bonfim e "batizada" pelos deuses-orixás (pagãos) do culto afro, não será das mais fáceis como arcebispo de Salvador e primáz do Brasil, incumbência que recebeu do papa Bento XVI em 12.01 pp. ao ser nomeado para tal cargo. Isto porque - e não é novidade para ninguém, portanto não estou sendo leviano - todos sabem que oito em cada dez baianos tem um pé (ou os dois) no ecumenismo mais exicial que já se ouviu falar na história das religiões: a liturgia eucarística X os atabaques dos terreiros de camdomblé. Por aqui confunde-se tudo:  oferendas com despachos nas encruzilhadas, celebrações com rituais muitas vezes macabros (temos visto muitos exemplos na mídia), a depender da necessidade  "espiritual" do freguês. (Tem padres por aí - é só percorrer algumas igrejas, em pontos estratégicos da cidade, para saber de quem se trata - que estão transformando suas Missas em verdadeiros cultos ao camdomblé, com danças, cânticos em iorubá e indumentária típicos desses centros religiosos). Enfim, é uma verdadeira torre de Babel com pseudo-religiosos (de ocasião) falando as mais diversas línguas, do latim ao iorubá, sem o menor comprometimento com a máxima "não servireis dois senhores ao mesmo tempo". A maioria das pessoas estão com o leme do barco de suas vidas quebrados à mercê dos ventos, pra lá e pra cá, sem saber aonde aportar, acendendo um pacote de velas pra um santo e um charuto pra "outros" (?),em meio a um banquete de frutas e comidas típicamente de origem africana (como se santo tivesse fome, não um corpo glorioso), dependendo da situação que se apresente mais favorável a resolução de seus problemas mais prementes. Esses "outros santos" são na verdade deuses-orixás de uma seita (ou religião, como queiram) afro surgida bem lá atrás em terras místicas supersticiosamente influenciadas pelo ocultismo (contra todas as leis de Deus), onde o som dos atabaques, agogôs e xequerês são mais valorizados pelos "fiéis" que o repique dos sinos das igrejas milenares. (Esses tais "fiéis" estão mais interessados no possuir, no TER, do que o SER verdadeiramente cristão, temente a Deus, e são capazes de vender a alma ao diabo por poder, sucesso e dinheiro, esquecendo-se do "que adianta ganhar o mundo, se vier a perder sua alma").
     Não estou - e nem poderia, por minha formação moral e cristã, meu caráter - fazendo apologia a qualquer tipo de preconceito e, pelo amor de Deus (Êle mesmo, não outro) não me confundam como adepto da intolerância religiosa. Só que o óbvio é mais que ululante e não vê quem não quer esse tal de sincretismo religioso, assustadoramente pernicioso, afrontando a igreja católica. Quem não quer separa "o alho dos bugalhos", "o joio do trigo" é que aplaude, acha certíssimo (completamente ignorantes dos assuntos teológicos, filosofais), fáz vista grossa para esse grave problema social e religioso. Mesmo tendo frequentado cursos de espiritualidade (não confundir com espiritismo) em Universidades pontificiais de Roma, em 1980 - e pelo que se pôde observar na entrevista coletiva após sua chegada no aeroporto no dia 22.03 pp - dom Murilo deverá ter paciência (muita paciência!), mas, certamente, também ressalvas com relação ao exagero das comparações dos santos católicos com os orixás. Da mesma forma que Pedro é Pedro e João é João, devemos ser coerentes e não comparar Jesus e Maria Santíssima com divindades profanas, por mais que certos intelectuais, sociólogos, filósofos e até mesmo (alguns, uma minoria fanática) padres oriundos dos terreiros tentem explicar o inexplicável, imponderável. (São Cosme e São Damião, Santa Bárbara e outros mais ficarão eternamente - e santamente! - agradecidos). Devemos - como cidadãos e, principalmente, cristãos - respeitar, sim, as diferenças, as crenças e devoções de cada um, mas contanto que "cada macaco continue no seu galho", sem ridicularizar os símbolos máximos de uma fé professada pelo próprio Jesus Cristo há mais de dois mil anos quando Êle afirmou categóricamente: "Tu és Pedro (não orixá) e sobre esta pedra edificareis a  Minha igreja" - Mateus 16, vs. 18. (Se é que me entendem!)...
     Murilo Sebastião Ramos Krieger nasceu em 19.09.1943 na cidade de Brusque (SC), o sexto filho de uma família de nove irmãos, de Oscar Gustavo Krieger e Olga Teresa de C. Ramos Krieger. Além do Seminário da Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus (1956 a 62), ele estudou Filosofia (!964 a 65) e depois Teologia em Taubaté, São Paulo, no período de 1966 a 69. Fez Licenciatura em Letras (Português) na Faculdade de Filosofia N. Sra. Medianeira, também em São Paulo, em 1972. Além da inteligência demonstrada desde a mais tenra idade, o tempo transformou dom Murilo num homem culto fazendo com que publicasse livros de profundo teor filosófico e espiritual, tais como: "Shalom, a Paz ao Alcance da Juventude", "Deixa meu Povo Ir", "Peregrinos do Reino - Cidadãos do Mundo", "Apascenta minhas Ovelhas", "Alegre-se: Deus é Amor", "Com Maria, a Mãe de Jesus", "Um Mês com Maria" e "Maria na Piedade Popular", sendo esses três últimos uma homenagem Àquela que é a sua grande paixão depois, lógicamente, da Santíssima Trindade. Escreve para as revistas Mensageiro do Coração de Jesus, Brasil Cristão e o Jornal da Arquidiocese, de Florianopólis. Seu lema episcopal é "Deus caritas est", ou seja, "Deus é amor". O mesmo amor que tem feito maravilhas na vida de dom Murilo, espera-se que seja retribuído à altura por nós baianos não assustando o arcebispo com nossas "indecisões" religiosas, fazendo-o pensar que deveria ter trazido também um exorcista em sua bagagem na mudança para a terra do axé. (Ou não!).
     Com a sua larga experiência episcopal adquirida nos cargos de Reitor do Instituto Teológico (SCJ), até Superior Provençal - antes de ser nomeado bispo auxiliar de Florianopólis em 1985, depois bispo de fato em 28.04 do mesmo ano e arcebispo de Florianopólis em 2002 - dom Murilo deverá ter muito jogo de cintura para agradar a "gregos e troianos".
     Au-revoir para todos que me criticam ou aplaudem. Na próxima quinta-feira, se Deus quizer, aqui estarei. Eu aqui e vocês daí. C'est la vie!

                                                                                                                                                                                            SANFERR, 21.04.2011

A ESFINGE (apartir de hoje publicarei pensamentos meus e de outros autores):

     "O sábio e a fênix tem muito em comum. O sábio guarda seu tesouro à sete chaves, discretamente, longe dos olhos até dos mais íntimos e queridos, se fazendo de pobre para, de repente, ressurgir das cinzas, emergir do buraco onde todos pensavam que ele estava".

                                                                                                                                                                                     AUTOR DESCONHECIDO

de SANFERRPRESS para todos os leitores e colaboradores (patrocínios, doações):

     Agradeço, mais uma vez sensibilizado, as demonstrações de apreço, afeto e carinho de pessoas que vem demonstrando ter por mim uma amizade verdadeira, profunda lealdade e admiração comovente, nos comentários postados todas às quintas-feira aqui na coluna ou através de emails, SMS, telefonemas. Fico grato e realmente comovido com as palavras sinceras, ditadas pelo coração de pessoas que conheço de hoje, ontem ou sempre, ou, então, desconhecidos que estão se tornando "novos velhos amigos" de tanto lerem meus textos. Muito obrigado. Sem vocês eu não teria motivação para dar continuidade a esta luta que é manter semanalmente uma coluna como SANFERRPRESS. Sei que, como autodidata, não tenho a qualificação técnica dos profissionais de Jornalismo, mas tento dar o melhor de mim - e vocês é que julgarão se estou ou não me saindo bem - levando um pouco de cultura e informação aos meus milhares de leitores.
     Quando criei o HTTP://SANFERRPRESS.BLOGSPOT.COM, em outubro pp., não queria que aparecesse o número de acessos, mas como trata-se de uma regra geral, chegou-se ao consenso que esses acessoas seriam publicados mensalmente pelo blog como uma espécie de relatório do mês anterior. Infelizmente, não tive como fugir desta, digamos, "exposição numérica". Mas, por outro lado, gostaria de fugir da "exposição pessoal", já que os comentários postados por vocês, queridos amigos e leitores, estão mais focados na minha pessoa do que nos artigos. Vocês já são tão gentis nos telefonemas, emails e SMS...
     Estamos no auge de uma Semana Santa e precisamos dar atenção aos reias valores de nossa existência, os quais para mim, particularmente, são: AMOR, PAZ, AMIZADE e SOLIDARIEDADE. Sem amor ao próximo não teremos a paz necessária para solidificar uma verdadeira amizade e sermos solidários uns com os outros, respeitando-nos nas nossas diferenças, principalmente aceitando-nos com todos os nossos defeitos e qualidades, erros e acertos. Só assim, partindo deste princípio, construiremos uma sociedade melhor, onde o desamor, intrigas, inveja, a hipocrisia e a calúnia, além da terrível (e temível) maledicência não terão vez.
     Deus proteja a todos nós. Sejamos irmãos e não inimigos, por que um dia, diante d'Êle, ouviremos: "Como você quer ser perdoado, se não foi capaz de perdoar seu igual?"...(?)...
     Feliz Páscoa e Feliz todos os dias, meses e anos do resto de nossas vidas.

                                                                                                                                                                                                                  SANFERR


CONTATOS:
e-mail: rsanferr@hotmail.com
           rsanferr@globomail.com
fone(71) 8265.9332
home-pageHTTP://SANFERRPRESS.BLOGSPOT.COM
novo blog:   HTTP://SANFERRARTSCRIPT.BLOGSPOT.COM
                                                         
DOAÇÃO PARA O BLOG
BANCOCAIXA ECONÔMICA FEDERAL (CEF)
AGÊNCIA: 1416 - Relógio de São Pedro (Salvador - Bahia)
CONTA POUPANÇA: 01300099159-3

 



                                               P    A     T     R     O     C     Í     N     I     O

25 comentários:

  1. Fui a capital (Salvador) e depois de algumas semana sem o ver desde que esteve aqui na cidade pela última vez, me encontrei com Sanferr. Fiquei satisfeito de ver a felicidade dele, tá estampada na cara, ele radiante, iluminado, bem disposto, charmoso como sempre. Nos conhecemos há muitos anos e nunca o vi tão bem. Tá realizado, com a auto-estima lá em cima, contente com a repercussão da coluna dele e o sucesso nos dois jornais do sul do pais, amando e sendo amado. E não posso contar o que é, mas ele me disse que está se privando de muita coisa para fazer daqui há algum tempo uma grande surpresa para d. Amélia e d. Daisy. É por essas e outras que gosto, admiro a capacidade dele se reerguer depois de algum tropeço, alguma fase ruim e dar a volta por cima. Torço pra que tudo dê certo, pois depois da tempestade vem a bonança, né? Em breve todos verão o que eu já tô sabendo. Senti firmeza e determinação nos ideais dele. Isso é que mata os invejosos, despeitados. A força que ele tem de se reinventar e não ficar abatido com uma queda. Além do mais, este fim de semana ele tá mais do que nunca feliz, nas nuvens. S´poucas pessoas sabem o motivo. Chico.

    ResponderExcluir
  2. Além dos artigos e dos comentários postados aqui na coluna, queria conhecer um pouco Sanferr e liguei para ele no último domingo (de Ramos) logo após receber um email sobre amizade veradeira, leal, transparente. Fiquei sabendo sua trajetória, que ele tem quase a minha idade e está lutando para se firmar num mercado onde as pessoas querem derrubar quem se mostra mais competentes que eles. Falei também com a mãe dele. Simpaticissima! Porisso resolvi que vou colaborar mensalmente com a coluna SANFERRPRESS e incentivarei meus amigos, parentes e funcionários da minha empresa a fazerem o mesmo. Quem trabalha de graça é relógio e Sanferr está trazendo cultura e informação a todos nós semanalmente. Parabéns, Sanferr. Conte conosco. Washington.

    ResponderExcluir
  3. Tive a grata satisfação de receber em meu escritório a visita de Sanferr e o Chico, meu vizinho lá na cidade onde resido, aqui na região metropolitana de Salvador. SANFERR veio trazer uma cx de chocolates da Páscoa e o abraço de um amigo verdadeiro. Um cara como Sanferr é amizade pura, verdadeira e necessária para o resto de nossas vidas. Deus abençõe a todos. PP, da Nova.

    ResponderExcluir
  4. Vou relatar um absurdo digno de reprovação por quem tem bom senso e discernimento. Por conta dos meus comentários postados aqui na coluna e favoráveis a Sanferr, ouvi outro dia aqui na redação uma colega me criticar, recriminar. Mas, por que? Porque o colunista é autodidata, não fez a faculdade de Jornalismo como nós. Pode? Se o cara está demonstrando que é super capaz, talento pra dar e vender, um texto de primeira qualidade, com conteúdo, eu só posso assinar embaixo e elogiar. É só acessar o blog dele e todos verão que não estou fazendo nenhum favor a Sanferr. Ele é bom naquilo que fáz, ao contrário de muitos colegas meus que nem quero saber como conseguiram o diploma. Feliz Páscoa para todos. Solange, jornalista.

    ResponderExcluir
  5. Sanferr cresce a cada semana, PT. Meu velho amigo é um grande colunista e escritor, PT. Está dando um show, uma aula de colunismo na internet, PT. Muitos merdinhas que escrevem textos iguais a eles próprios (merdas) estão aprendendo o que é escrever bem com SANFERR, PT. Eles queriam ter o mínimo do MÁXIMO de talento de Sanferr, PT. Tenho dito. "Urso".

    ResponderExcluir
  6. Concordo plenamente com o leitor Washington. Se pagamos para comprar besteiras por aí, porque não pagar, ou, melhor dizendo, ajudar fazendo doações pra uma coluna que está nos trazendo tanta informação? Como já disse, sou engenheira, moro aqui no Amazonas e já recomendei a coluna Sanferrpress para todos meus parentes, amigos e colegas de trabalho. Feliz Páscoa. Marcela, Manaus.

    ResponderExcluir
  7. Um lado que poucas pessoas conhecem de meu primo é esse: a religiosidade. Nossa família sempre foi muito católica, fervorosa, de assistir a Missa quase todos os dias. Desde os nossos avós. Sanferr é um profundo conhecedor da religião, devoto de Nossa Senhora. Basta conversar com ele sobre o assunto e logo se percebe. A sua força vem daí. Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Recebi domingo uma mensagem bacana do brother Sanferr falando sobre amizade verdadeira, transparente, que me fez pensar. A gente conhece tanta gente, mas no fundo são falsos, interesseiros, amigos de bar, baba, farra, da zoeira, né? E as vezes até de olho na nossa companhia tão. Amizade sincera se conta nos dedos de uma única mão. "Alê".

    ResponderExcluir
  9. Esse rapaz é um doce de criatura, um verdadeiro gentlemann. Se lembra dos amigos, telefona, passa email com palavras doces, gentis, que nos fáz acreditar que ainda existem amizades verdadeiras no mundo. Aproveitando a ocasião, gostaria de desejar também à todos que acompanham a coluna uma Páscoa de paz, saúde e bons fluidos. Deus nos proteja de todo mal.

    ResponderExcluir
  10. Ainda tô meio de molho, mas apimentadissimo como sempre. O mosquito dengoso miserável me pegou de jeito, deixou mer corpito paracendo mala velha depois de uma surra em véspera de viagem. Semana passada foi pior, só escrevi o comentário pra não perder a oportunidade de dar apoio a esse amigo muito querido e talentosissimo que é Sanferr, esse Ás do colunismo virtual. Aqui na city tem gente querendo saber que é o BOOOOOOOM que se apelidou de Djean Bruno. Rarará! Galera, nestes dias comam e bebam menos, porque papai do céu vai gostar. Reflitam sobre suas vidas. DB.

    ResponderExcluir
  11. Estou fora da Bahia desde ontem. Vim com toda a família conhecer as maravilhas do agreste pernambucano, mais precisamente em Nova Jerusalém onde acontece a Paixão de Cristo. Vamos assistir o espetáculo hoje e estou ansioso. Desejo à todos uma Feliz Páscoa e muita paz. Antonio.

    ResponderExcluir
  12. Que a Páscoa não seja apenas sinônimo de comilança e farra, bebedeira, amigos. Vc comemora a lembrança da morte de um ente querido com bebida? Então? Pensem nisso. A alegria de hj pode se transformar no desespero de amanhã por causa do excesso de extravgância. Já li o artigo de hj e assino embaixo nas palavras de Sanferr. Decida, pô, que religião vc quer seguir. Paulo Ricardo.

    ResponderExcluir
  13. A religião é coisa séria e não podemos ficar trocando como quem troca de roupa. Isso é coisa de quem não tem fé, acredita que os santos do camdomblé vão solucionar seus problemas. Aonde? Somente Deus pode. Jesus disse "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida". Acreditem nisso. Não tenha uma fé vacilante, pois vc poderá desagradar Deus. E Ele quer saber se temos fé ou não é nas dificuldades, nos momentos ruins. Ou vc segue o camdomblé, dança nos terreiros, ou segue os ritos da Igreja. Maria Lúcia.

    ResponderExcluir
  14. A Igreja católica aqui na Europa, principalmente em Portugal, onde moro, por causa de Fátima, tem um poder enorme na vida de todos. É cultura, história. Espero que o novo arcebispo lá da Bahia possa trazer um novo ânimo pra Igreja, já que muitos estão sem rumo definido, não sabe o que quer. Li o artigo de hoje e concordo plenamente com as´palavras de Sanferr. Igreja católica é uma coisa e o culto afro, com suas magias, ocultismo e celebrações pagãs, outra. Fabricio, LISBOA.

    ResponderExcluir
  15. Aqui na ilha de Itaparica, Bahia, o movimento já é grande, apesar do tempo ruim. Gente pra tudo que é lado, azaração total, mas eu vou seguir o conselho de Sanferr e vou tirar um tempinho para refletir sobre o significado do feriado. É porisso que amo de paixão esse brother. Ele sabe das coisas e diz pra gente na hora certa. Eu tava precisando desse alerta. Tava mais voltando pra vida de namoro, praia, ficar com as gatas, e me esquecendo de Deus. "A", da ilha de Itaparica.

    ResponderExcluir
  16. Há duas semanas atrás fui um dos convidados para o jantar na casa de Toninho, aqui em SP, e gostei de ver como ele está resignado, confortado, apesar de ainda bastante triste com a morte da mãe dele. É natural. Aquela reunião de amigos e parentes não foi uma desonra, um desrespeito à dor dele: mas, sim, a celebração da vida, dos amigos que estavam ali para apoiar, dar força, animar. Esse é o espirito da Páscoa, do Natal, de todos os dias. Aproveite se tem um amigo que gosta de vc, te ama. Este é seu maior tesouro, meu amigo e leitor da coluna SANFERRPRESS. Rogério, SP.

    ResponderExcluir
  17. Recebi um email tão carinhoso e comovente do meu querido e inesquecível amigo de muitos anos no último domingo. Ontem nos falamos pelo telefone e fiquei feliz com a felicidade dele. Este fim-de-semana ele tá que tá, mas não posso falar. Sanferr, aproveite a vida com sua chiquérrima taça de vinho francês na mão, que eu sei quem te deu de presente!... Vc merece isso e muito mais. O futuro será brindado com champangne, lembra quando sonhavámos na adolescência aqui no interior? Sei que tem gente por aqui doido pra saber quem é favo de mel, mas se voltarem no tempo e lembrarem quem foi sua grande amiga de todos os momentos... Gente, leitores de Sanferrpress, esse cara é demais. Apesar daquele jeitão de difícil, inacessível, durão, é um querido, um amigo de ontem, hoje e sempre. Bençãos.

    ResponderExcluir
  18. Tô aqui no ferry acessando do lap a caminho da ilha de Itaprica e aproveitei pra escrever logo meu comentário porque sei que lá não vai ter como, é babado puro. Aqui no carro tá eu, meu bofe (Djean Bruno, lembra?, fofa?) minha mãe e duas amigas. Vamos ficar na mesma casa que ficamos no final do ano. Pena que Sanferr não venha. Mas ele tem um importante compromisso lá em Salvador. Nós amamos esse cara querido, desejado, bonito por dentro e por fora, gostoso (apesar que nunca provei, mas já me disseram). Chega. Tô parecendo vc, DB. Rararáaaaaaaaaaaaa!! Chove pacas, mas espero que melhore porque eu tô que tô, hein! Bjs, Bjs, Vi.

    ResponderExcluir
  19. Tô postando o comentário em nome de minha mãe que foi vizinha de Sanferr por um bom tempo e admira muito ele. Ela me pediu e estou fazendo. Também estou lendo toda semana as crônicas publicadas aqui na coluna e só posso dizer que esse cara é bom mesmo. Parabéns, Sanferr. No nome de mãe, meu e toda família.

    ResponderExcluir
  20. Estamos hoje aqui na Cidade Eterna (Roma) para participar amanhã da Via Sacra com o Santo Padre. Li o artigo e concordo que a Igreja tem de tomar uma posição com relação ao povo misturar os santos católicos com os orixás. Nada contra, respeito a fé deles, mas, como Sanferr disse, cada macaco no seu galho. AURORA, de Nice (hj na ITália)

    ResponderExcluir
  21. A boa repercussão da coluna SANFERRPRESS cresce à cada semana nas páginas do nosso jornal. Como disse semana passada, os pedidos para publicarmos os artigos dele diáriamente chegam às centenas a nossa redação. É a prova que estavámos certos quando decidimos dar uma oportunidade a este novo colunista que está se revelando na internet e agora, pra nossa felicidade, aqui no jornal. Estamos satisfeitos. Feliz Páscoa a todos. Francisco.

    ResponderExcluir
  22. Já estamos aqui na ilha de Itaparica. Chove que é uma belez, ou tristeza. Aproveitei o tempo, cervejinha na mão, vinho na mesa, enfim, tomando todas com a turma, pra postar meu comentário de toda quinta. Paz, gente. Sem ela não chegaremos a lugar algum. Queria, até convidei, que Sanferr viesse, mas ele tem compromisso em Salvador e eu entendi. Tá mais voltado para a família, se preparando pra o futuro brilhante que ele terá, se Deus quizer, como colunista, escritor. Desejo a todos os leitores e parceiros deste blog um bom feriadão. Domênica.

    ResponderExcluir
  23. Pessoal, vamos moderar no feriadão, hein. O menos pode se transformar em muito mais se vc não tomar cuidado com a bebida... Ela pode se transformar no seu passaporte para três lugares: cadeia, cemitério ou cama de hospital. Três C que ninguém deseja, né? KK, Ilhéus.

    ResponderExcluir
  24. Feliz Páscoa à todos! Estou viajando. Semana que vem escreverei com mais tempo.

    ResponderExcluir
  25. Apesar da morte de minha mãe há quase hum mês, hj estou FELIZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ!!
    E tudo de bom pra todos vcs. Vou passar um feriadão em pleno amor. Abraços, Toninho. P.S.: estou me sentindo um rei.

    ResponderExcluir