quinta-feira, 14 de abril de 2011

EM BUSCA DO TEMPO PERDIDO



                                 FERNANDO HENRIQUE CARDOSO,
                   Um expert na vida, um sábio (e visionário) na política.


     O título que ilustra o artigo de hoje é de um livro de Marcel Proust do início do século passado, mas, tratando-se do ex-presidente Fernando Henrique, está mais atual do que nunca. Não que ele não tenha dado conta do recado no comando da nação, maior da América Latina, só que temos a nítida impressão de um leve (e saudosista!) sabor de "quero mais", de que oito anos não foram - e nunca serão para nenhum presidente - suficientes para FHC fazer o que gostaria de ter feito. (Ou não). Todos sabem que ele abriu as portas, deu o pontapé inicial num jogo vitorioso, onde a partida continuou sendo apitada logo a seguir por Lula e agora sob o domínio (feminino e feminista) de uma mulher inteligente e perspicáz que está surpreendendo a nação à cada gol marcado na rede da presidência. Poliglote - talvez o único senão no histórico intelectual de Lula - FHC sempre teve uma oratória culta e inteligentemente construída nos moldes do legendário e (quase) inimitável Winston Leonard Spencer-Churchill (1874-1965), o britânico que até hoje é considerado o maior estadista do século XX. (E o nosso Getúlio Vargas?). Mas, tanto FHC como Lula - que conseguiu com seu carisma e "faro" de técnico de futebol nos últimos minutos do segundo tempo (ou turno) eleger a primeira mulher presidente na história do país - continuam vivos na memória (e no coração) de milhões de brasileiros e, sem dúvida alguma, foram chefes-de-Estado que deixaram marcas indeléveis na atual conjuntura política brasileira. (Boas ou ruins, dependendo do ponto de vista político-ideológico de cada um, of course!). Mas deixaram.
     Com relação a Fernando, a  mais memorável delas foi, certamente, o Plano Real criado quando ainda era Ministro da Fazenda do governo Itamar Franco. O mesmo plano que serviu como trampolim, como passaporte diplomático para o seu ingresso no seleto clube dos grandes estadistas, quer queiram ou não seus oposicionistas. A prova é que ficou na história como o primeiro presidente a ser eleito duas vezes (consecutivas) pelo voto direto no Brasil, além de ter colocado o país num patamar de respeitabilidade econômica e social nunca antes imaginado. Hoje, naturalmente (e infelizmente), está afastado dos holofotes do poder, apesar de continuar brilhando nos bastidores como um dos caciques do PSDB, partido que ajudou a fundar em 1988, atuando agora como discreto comentarista e conselheiro nas importantes decisões tomadas pelos tucanos.
     Ao contrário de Lula, que caiu de pára-quedas na política depois de ser líder sindical no ABC paulista e não possuir em seu histórico familiar nomes relevantes, FHC era filho, neto e sobrinho de militares, numa época em que bastava tais "credenciais" para ser alguém de renome, de destaque na vida. Nascido em 18 de junho de 1931, filho do general Leônidas Fernandes Cardoso e d. Nayde, quando garoto adorava brincar de mocinho e bandido nos terrenos baldios de Vila Pompéia, em São Paulo. Um belo dia esta fantasia se tornou realidade quando, aos 10 anos, ele teve de pular no lado do Parque da Água Branca para salvar o irmão caçula, Antonio Geraldo, de 4 anos, que estava se afogando. (Terá sido este um anúncio emblemático, talvez profético, de que ele viria a ser futuramente o "salvador da pátria", já que tirou o país das garras de uma inflação monstruosa e voraz ao criar o Plano Real?). Sua educação - não poderia ser diferente sendo filho de quem era - foi rigorosa e, já aos três anos de idade, era alfabetizado em casa, além de ter também aprendido precocemente o francês com uma professora particular. Esperto, ladino, curioso, acompanhava pelos jornais as notícias provenientes da Segunda Guerra Mundial. Com a mudança da família para a capital na adolescência, Fernando desenvolveu seu lado cultural devorando clássicos mundiais, como, por exemplo, as obras imortais de Emile Zola, o que foi bastante providencial para sua entrada na Faculdade de Filosofia da USP, em 1948, quando conheceu áquela que seria o grande amor de sua vida (e parceira). FHC viu, logo de cara, que d. Ruth era destas mulheres que tem condições intelectuais para levantar um homem, fazer com que ele chegue ao fim-da-vida sendo alguém, um nome, e não apenas mais um homem casado, pai de família, medíocre e insignificante, que poderia ter sido tudo na vida se escolhesse a companhia certa. Casaram-se quatro anos depois e tiveram três filhos: Beatriz, Paulo Henrique e Luciana.
     FHC foi secretário da revista Problemas, do partido comunista, lutando incansávelmente em prol das escolas públicas. E, como todo bom comunista, não poderia deixar de sofrer dissabores - lembrando que dissabor e vergonha são coisas completamente diferentes - em sua vida. Em 1964 teve sua prisão preventiva decretada por "atividades subversivas". (É impressionante como, em todo o mundo, todas as grandes personalidades experimentaram o terrível gosto do cárcere!). O que fazer, então? "Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come"- diz o velho ditado popular. Fernando correu. Para o Chile, onde trabalhou no Instituto Latino-Americano de Planificação Econômica e Social. Em seu exílio, ele também lecionou, em 1967, na França e, já no ano seguinte, devidamente "perdoado" (?) retornou ao Brasil para dar aulas de Ciência Política na USP. Doce ilusão! Seu calvário de peregrino (forçado) internacional ainda não tinha acabado e foi cassado pelo AI-5, tendo, desta vez, de fixar residência nos EUA. Antes deixou sua poderosa marca intelectual - para total humilhação e desagrado de seus desafetos - ao fundar o CEBRAP (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento). Décadas mais tarde, o economista Paul Singer, amigo pessoal e ex-colega do CEBRAP, comentaria: "Cardoso é uma pessoa generosa, cordata e de extremo bom humor".
     FHC voltou dos EUA mais maduro, óbviamente, física e culturalmente falando, engajando-se em 1973 na anti-candidatura de Ulysses Guimarães à presidência. Em 1982 foi senador na vaga de Franco Montoro, perdeu em 85 a prefeitura de São Paulo para Jãnio Quadros - talvez por ter se declarado, num país católico como o nosso, ateu - mas a vida voltaria a lhe sorrir e deu a volta por cima em 1986 elegendo-se senador constituinte pelo PMDB. Depois, como um "cala a boca", um "chega pra lá" em seus detratores e inimigos, tão obtusos e medíocres como a falta de humanidade deles próprios, chegou - carregado nos braços do povo no andor do reconhecimento e da santa notoriedade - ao altar do poder supremo: a presidência da República. FHC é um lutador, um bravo guerreiro que - depois de muito tempo sofrendo as adversidades da vida - escreveu seu nome, com inteligência, talento e superioridade, com letras de prata no livro de ouro das grandes personalidades brasileiras do século XX. Que bofetada com luva de pelica na face (ou cara mesmo) de tantos cretinos, patéticos e insignificantes que, em algum momento, desejaram (e lutaram para conseguir) seu mal, sua derrocada.
     Ainda é muito cedo para afirmar, mas, particularmente, acredito que, além do seu criador (Lula), a presidente Dilma Rousseff deve estar se espelhando bastante nas boas idéias do governo FHC, já que, sábia e humilde como vem demonstrando ser, ela sabe que uma nação deve ser governada por bons projetos sem procurar sabem quem (ou que partido) os criou. (Se é que me entendem!)...
     Au-revoir para todos que me criticam ou aplaudem. Na próxima quinta-feira, se Deus quizer, aqui estarei. Eu aqui e vocês daí. C'est la vie!

SANFERR, 14.04.2011
                                                                 

CONTATOS:
e-mail: rsanferr@hotmail.com
           rsanferr@globomail.com
fone(71) 8265.9332
home-pageHTTP://SANFERRPRESS.BLOGSPOT.COM
novo blog:   HTTP://SANFERRARTSCRIPT.BLOGSPOT.COM
                                                         
DOAÇÃO PARA O BLOG
BANCOCAIXA ECONÔMICA FEDERAL (CEF)
AGÊNCIA: 1416 - Relógio de São Pedro (Salvador - Bahia)
CONTA POUPANÇA: 01300099159-3

 



                                               P    A     T     R     O     C     Í     N     I     O

22 comentários:

  1. Fui vizinha de Sanferr, hoje somos amigos, aqui em casa todos adoram ele, admiramos como pessoa que é e o profissional que tá se mostrando aqui na internet. Porisso não canso de dizer toda semana que ele tá dando na cara de quem tem inveja, despeito do talento e da capacidade dele, porque sabem, e nós também, que, se Deus quizer, ele vai chegar aonde quer e tá batalhando pra isso. Despeitados, continuem se mordendo. Talento, capacidade e competência é como fortuna, dinheiro: poucos tem, são os previlegiados.E hoje em dia o que conta é isso para se ter sucesso, fazer um futuro. Sanferr está começando a conquistar seu espaço e, tenho certeza disso, se tornará um dos maiores colunistas deste país. Te amamos, amado. Domênica.

    ResponderExcluir
  2. Dizem que na vida o melhor é o fator surpreza e é verdade. Quando eu estava deprimido, abatido, sentindo bastante a perda de minha mãe, eis que, de repente, a salvação bate na minha porta, inesperadamente, sem aviso prévio, dizendo: cheguei. Passei um fim-de-semana agradável, numa companhia ótima, a cada dia acredito mais na capacidade que certas pessoas tem de serem bondosas, de se doarem por inteiro ao outro, sofrendo com as nossas tristezas, gargalhando com nossa alegria e sorrindo com as nossas conquistas. Isto é uma verdadeira amizade, sem inveja, traição, falsidade e interesse. Esta visita inesperada pegou minha agenda, o telefone e quando eu dei por mim, à noite, a casa tava cheia de amigos para um jantar. Até minha ex-esposa veio. Foi legal, bacana. Por três dias voltei a sorrir, sentir que sou amado, desejado, querido. Até agora aqui no trabalho os amigos estão me vendo bem melhor do que antes. Não estou feliz, claro, mas estou resignado. Toninho., SP.

    ResponderExcluir
  3. Vou fazer esse relato para vcs verem a grandeza que esse meu amigo Sanferr tem dentro de si. Estava com uma pessoa bem mal hospitalizada no Português, aqui em Salvador, Bahia, e ele me ligava todos os dias para saber notícias, acompanhar o quadro. Um dia, quando a pessoa piorou e foi para a UTI em estado bem grave, Sanferr me liga e ao saber do agravamento, deixou o curso de inglês que está tomando 2 vezes por semana e veio ficar comigo lá no hospital. Passou o dia inteiro. Só foi pra casa á noite. Precisa dizer mais? Sei que ele não vai gostar que eu tenha falado isso, mas é para que todos vcs saibam quem é esse cara. Um amigo pra lá do que um irmão. Eu te adoro, Sanferr. Deus te abençõe cada vez mais. Seu eterno amigo, Urso.

    ResponderExcluir
  4. Sanferr continua pedindo pra não falar tanto dele aqui nos comentários e sim dos artigos. Mas, como não falar, meus amigos, se ele é o nosso referencial de bom texto, tem conteúdo e nos tráz cultura, informação a toda semana? Os artigos dele comprovam a cada semana o que nós, seus amigos, já sabíamos. Talento não se conquista, se nasce com ele. Siga seu caminho, amigo, e vai se dar muito bem na vida. Chico.

    ResponderExcluir
  5. Li o comentário da leitora Domênica e concordo com ele em parte quando afirma que Sanferr é talentoso e competente. Mas, por outro lado, pra que ofender os demais? Nem todo mundo tem esse dom, de escrever muito bem como Sanferr. Eu observei, quando eu e meu marido o conhecemos na viagem que fizemos no ano passado, que ele é modesto, simples e, falando agora com ele por telefone, ele me disse que não está nada satisfeito por estarem dando mais atenção a pessoa dele do que os artigos. Débora, Fortaleza.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia para todos e Paz! Sanferr está mesmo se superando a cada semana. Os últimos artigos publicados tem provado que ele está se aprimorando cada vez mais. É a experiência do dia após dia, ou seja, subindo um degrau a cada vez. E eu antevejo, lá no alto da escada, não sei quando, mas sei que esse dia está bem próximo, o nome de Sanferr sendo considerado um dos melhores colunistas do país. O leitor quer ter prazer com a matéria, um texto de fácil entendimento, com conteúdo e qualidade, sem a chatica de quem escreve parecendo que está defendendo uma tese. Que o Senhor abençõe seus caminhos, meu jovem e te faça cada vez mais feliz, como eu sei que está sendo atualmente. Bençãos, PastoraTT.

    ResponderExcluir
  7. Estou satisfeito com a repercussão dos textos de Sanferr aqui no nosso jornal. As pessoas tem entrado em contato pedindo para a coluna SANFERRPRESS ser publicada diáriamente e no dia que é publicada as vendas sobem vertiginosamente. Eu sabia que isso ia acontecer desde que tomei conhecimento desse blog e comecei a ler o texto de Sanferr. Ele tem estilo próprio e conteúdo. Parabéns, Sanferr. Francisco.

    ResponderExcluir
  8. Discordo da leitora Débora, de Fortaleza. Sou amigo de Sanferr desde a adolescência quando estudamos juntos no mesmo colégio e por ele ser assim tão modesto, simples, humilde, não se auto-valorizar, é que alguns gostam de criticar. Ele tem mais é que se dar valor mesmo, se mostrar, exibir o talento que Deus lhe deu, porque muita gente por aí se acha o tal por ter isso e aquilo e não passam de merdinhas. Nunca vão ser nada na vida, porque dinheiro dá statis, mas reconhecimento, fama e sucesso são consequências de quem tem talento. E isso Sanferr tem de sobra. Te adoro, brother, eu e a patroa estamos sentindo sua falta aqui. KK, Ilhéus.

    ResponderExcluir
  9. Recebi ontem um postal lindo de Sanferr. Fico feliz pela felicidade dele, o amor, o sucesso desta coluna, o curso que está tomando e vai ser de grande valia nesta profissão. Moro, como todos sabem, aqui em Manaus e não deixo de ler a coluna todas as quintas-feira. Tudo de bom que ele está vivenciando é merecido. O resto é o resto e Deus no meio para apoiar quem realmente merece. Marcela, Manaus.

    ResponderExcluir
  10. A repercussão da coluna SANFERRPRESS aqui em Lisboa, onde moro, e em todas as comunidades brasileiras da Europa, está sendo muito boa. Vários barsileiros lêem a coluna e é unanimidade que estamos satisfeitos por ter um colunista desta qualidade, com talento, escrevendo aqui na internet, uma mídia, com raras excessões, que não tem muita coisa deste porte. É gratificante ver um blog com tanto conteúdo assim se superando a cada semana. Parabéns, Sanferr. Vou repetir o que já disseram aqui: o céu será o limite pra vc. Brevemente, num futuro próximo, seu nome estará brilhando como um dos melhores colunistas deste país que eu amo, é meu, apesar de estar agora morando tão distante. Fabricio, Lisboa.

    ResponderExcluir
  11. Disse anteontem por telefone a Sanferr e agora vou dizer pra todo mundo: esse cara é demais, incrível, surpreendente. Como pessoa e como escritor. Coisa que eu já sabia há muitos anos, desde que conheço ele. Agora, aqui na internet, ele cresce vertiginosamente a cada semana como colunista, a cada texto publicado. Ele fica chateado com nossos comentários elogiosos, mas só se fossemos cegos pra não ver o óbvio, não é? Quer queiram ou não, Sanferr tá dando um show com seus artigos. Te adoro. Bjs, Bjs, Vi.

    ResponderExcluir
  12. Não tenho mais palavras para dizer como nós estamos felizes pelo seu sucesso, mano. Agora, então, com a reprodução da coluna dele num jornal aqui do sul, tá mais do que comprovado que a escada pode ser grande, mas os primeiros degraus ele já galgou. Rafa.

    ResponderExcluir
  13. Não tem jeito, não tem mesmo pra ninguém. Sanferr tá mostrando a quem gosta de falar, criticar, principalmente por causa da inveja, despeito, por não ter como brilhar como ele tá brilhando aqui na internet. Toda semana meu primo tá calando a boca de muita gente, dando uma bofetada com talento, muito talento. Preciso dizer mais? Ah, outro dia liguei e ele já sabe quem é essa prima que assina aqui na coluna dele como DONA POSITIVA. Beijos, querido. Aqui estamos todos torcendo por vc. Sucesso.

    ResponderExcluir
  14. Tô cada vez mais orgulhoso de ser amigo de um cara como Sanferr. Espero que nossa amizade não se acabe jamais. Valeu, brother, por vc existir e se considerar meu amigo. Tenho maior orgulho de vc. Valeu, "A"

    ResponderExcluir
  15. Outro dia aproveitei uma folga e acessei o blog de Sanferr pra uns brothers e todos gostaram, falaram da qualidade do texto. é isso aí, cara, vc é dez mesmo. Só tá faltando aparecer aqui na cidade mais vezes, ok? AlÊ.

    ResponderExcluir
  16. FHC foi um grande homem, culto e inteligente, que chegou a presidência na hora certa. Sanferr´está coberto de razão quando diz que ele abriu as portas para Lula e agora a presidente Dilma. Genial o artigo. Coisas que eu não sabia da vidas dele, soube hoje.Maria Eduarda.

    ResponderExcluir
  17. Tava sem tempo de acessar, mas tô gostando de ver que Sanferr tá mostrando todo seu talento, esse cara veio pra ficar, galera. Ele pode não gostar de pagode, mas eu tô vidrado no que ele escreve. Beijos a todos. Valeu pelo carnaval que tivemos.

    ResponderExcluir
  18. Excelente! Fenomenal! Quem foi que disse que o autodidatismo não nos proporciona gratas surpresas no jornalismo? Esse cara é demais. Tem um texto primoroso, dinâmico e com uma qualidade técnica que não fica devendo nadica de nada a qualquer profissional formado na Faculdade de Jornalismo, assim como eu. Parabéns mais uma vez, Sanferr. Solange.

    ResponderExcluir
  19. Eu não estou acreditando que este rapaz seja autodidata como estou lendo aqui nos comentários postados nesta home-page. Um dos jornais aqui de minha região, no sul do Brasil, está publicando também semanalmente, como aqui na internet, os artigos de SANFERRPRESS e estou impressionado com a qualidade dos textos. Soube do blog e vim acessar. Sou empresário do ramo calçadista, viúvo, e, desde que minha esposa faleceu, a leitura tem sido minha companhia mais agradável, depois do trabalho, é claro. Parabéns, Sanferrpress. Vou recomendar sua coluna aos meus funcionários através do boletim informativo aqui da empresa.

    ResponderExcluir
  20. Apesar do fuso horário, fico sempre aguardando Sanferr publicar o artigo semanal dele. Realmente, como alguns tem escrito, ele se supera a cada semana. FHC foi um grande presidente e aqui na Europa ele é muito respeitado. Acredito que fez escola e a atual presidenta, Dilma Rousseff, como Sanferr disse no artigo, tem se espelhado bastante nele. Estou fazendo marketing da coluna por aqui. Sanferr merece. AURORA, Nice (FRANCE).

    ResponderExcluir
  21. Sanferr já sabe, mas eu tenho que avisar que não vou postar muita coisa hj, não, galera. Tô dengoso, sacaram, né? Rarará!!!!!!!!!!!!!!!! Beijos. Djean Brunisissimo. Abaleiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!

    ResponderExcluir
  22. Estou fora de casa,participando de um Seminário aqui nos EUA, mas não poderia deixar de acessar meu blog e meu colunista principal. Parabéns, Sanferr, por tanto sucesso assim. Você merece como profissional e como pessoa. Malu de Castro.

    ResponderExcluir