quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

DAS LETRAS A PRESIDÊNCIA.


JOSÉ SARNEY.
O NORDESTINO QUE COM A FORÇA DAS PALAVRAS
TRANSFORMOU O VELHO NUM NOVO PAÍS.



     O ano está chegando ao fim, sobrevivendo na UTI nos últimos instantes de uma lenta e dolorosa agonia que durou exatos doze meses, chegando a apoteose de bons e maus momentos. Estamos, todos nós, vivenciando momentos de reflexão e recordações de tudo que foi feito ou não, computando erros e acertos, lembrando - ou esquecendo, se possível! -  de pessoas que passaram ou ficaram para sempre em nossas vidas, marcando nossa biografia.
     Muitas personalidades foram homenageadas aqui na coluna e, espero em Deus, outras tantas virão por aí. Mas, para encerrar o ano de 2011, o primeiro da primeira mulher a sentar-se na cadeira presidencial do palácio do Planalto, nada como retratar um político. E não um politicozinho de ocasião, oportunista, mas O POLITICO. Uma das figuras mais emblemáticas da velha e da nova República: José Sarney. Um cidadão que - como tantos outros - tem sido ao longo de sua carreira como homem público, criticado, perseguido e (cruelmente) ridicularizado por programas humorísticos, os quais (temos esta impressão) perderam a noção do respeito aos cidadãos que prestaram - e continuam prestando - relevantes serviços à sociedade. No caso de Sarney, não apenas política, mas também culturalmente falando. Escritor do primeiro escalão do time de intelectuais do país, ex-presidente da República (e que República, pós-ditadura!) e atual presente do Congresso Nacional. Precisa mais? Não seria necessário se o mundo cão (e, diga-se de passagem, comandado pelo próprio "dito cujo", carcará, sanguinolento, é só observar as modas, danças, comportamento do povo, palavreado) - com ou sem pedigree político - que vivemos não tivesse a falta de decoro (não parlamentar, óbviamente!) de creditar péssimas qualificações a pessoas renomadas de valor, que possuem - ao contrário do que alardeiam zombeteiramente por aí - características morais suficientes para dignificar e honrar a nação com seus textos e méritos.
     Vivemos numa época que é crime hediondo e inafiançável SER ou TER algo a mais que os demais... (?)... Inconcebível! Se assim for, logo estas "pobres" (?) criaturas viram motivo de piadas de extremo mau gosto e os olhares invejosos, críticos e depreciativos que caem sobre elas, promovem os mais variados tipos de difamações, descrédito, retaliações e perseguições de toda ordem, tanto na esfera profissional, social e até mesmo econômica, dependendo do caso. A história da humanidade - ou não seria desumanidade? - tem vários destes casos absurdos, abomináveis. Temos a nítida impressão que cultura, inteligência e o talento de alguns (poucos) previlegiados são um insulto, uma agressão moral aos demais, os quais não tiveram a mesma sorte de serem agraciados por Deus com tais dons. Infelizmente no Brasil o intelectual é taxado de maluco, o político de corrupto - sem a menor preocupação em separar "o joio do trigo" - o artista de libertino, o rico de miserável, e por aí vai... Nestas classes "previlegiadas", para alguns detratores nada bem com a própria vida, não tem inocentes e nem decentes. Todos são "farinha do mesmo saco". Incompreensível! E inadmissível essa "caça às bruxas". Irracional este tipo de julgamento, de preconceito, já que tem muitas pessoas dignas, honradas e íntegras, decentes e ajuizadas em todos os setores da sociedade, nas mais adversas situações. Do pobre assalariado ao empresário milionário, do anônimo ao famoso, do imbecil ao culto... Tornou-se lugar comum perseguir, detratar e colocar na berlinda quem PODE e TEM. (Materialmente falando, of course!).
     Não é por que não temos e muito menos podemos, por não termos feito por merecer, mostrado nossa competência e valor, que vamos generalizar, apertar o gatilho e detonar quem está numa situação mais cômoda, acima de nós. Ridicularizar políticos, criticar ricos e poderosos, julgar o comportamento de artistas e intelectuais... Todos nós somos iguais, mas tem pessoas, que por seu trabalho, tem mais responsabilidades sociais, culturais e políticas. (Se é que me entendem!). Cada macaco no seu galho. Quem somos nós para ter o direito de tomar esta atitude desumana e cruel, se nenhum de nós fica em cima do muro, quando não tomba para um lado, tomba-se para o outro? Todos nós erramos, temos nossos pecados, pecadinhos ou pecadões.
     José Sarneu tem sido alvo preferido nos últimos tempos de comentários maledicentes e agressões morais. Um homem público - e históricamente uma figura lendária relevantíssima no cenário cultural e político brasileiro - que possui uma trajetória de vida honrada, invejável, acima de qualquer suspeita. Tanto o político José Sarney como o cidadão José Ribamar Ferreira Araújo da Costa Sarney, nascido em 24.04.1930 em Pinheiro (MA), possui uma biografia que é uma honra para o país que tanto ama e defende com "unhas e dentes". Formou-se em Direito em 1953, mesmo ano que ingressou na Academia Maranhense de Letras, ao lado de "marcas" consagradas como Bandeira Tribuzzi e Ferreira Goulart. Logo foi contagiado pela verve política e, em 1954, entrou para o PSD (Partido Social Democrático). Depois de uma trajetória de sucesso, governou o Maranhão entre 1966 a 71 e, com a morte de Tancredo Neves, assumiu a presidência da República, tornando-se em 1985 o trigésimo-primeiro presidente do Brasil, cargo que exerceu até 1990. Membro da Academia Brasileira de Letras desde 06.11.1980 quando foi recebido por Josué Montello, sucedendo José Américo de Almeida na cadeira 38, escreveu verdadeiras obras-primas da literatura nacional como, por exemplo, "Noite das Águas", "Marimbomdos de Fogo", "Falas do Bem Querer", "20 Anos de Democracia" (discursos), "A Duquesa Vale Uma Missa", dentre dezenas de outros textos memoráveis. Como se não bastasse, Portugal se rendeu ao seu talento e o elegeu membro da Academia das Ciências de Lisboa. Casado com d. Marly, é pai de Roseana, Fernando e Sarney Filho.
     José Sarney, quer queiram ou não seus detratores, sempre lutou pelo bem-estar do povo brasileiro. Num artigo publicado e assinado por ele em sua coluna semanal no jornal Folha de São Paulo (11.02.2011), ele disse o seguinte: "... Espero que o país cultive seus heróis, os que lhe deram glória e os que honraram a pátria. Nossos heróis devem ser lembrados. Seus descendentes devem ser ajudados pela nação. É uma obrigação com o passado". Sabem por que ele escreveu isto naquele conceituado - que leio e admiro bastante - jornal? Para, de acordo com o projeto 7377/2010, encaminhado pelo (então) presidente Lula, os jogadores das seleções campeãs do mundo de 1958, 62 e 70, tivessem direito a um prêmio de R$ 100 mil e uma pensão no valor de R$ 3.500. Então? É ou não é um homem íntegro, do bem, que se preocupa com o próximo, que deseja o melhor para todos nós?
     A pergunta se fáz necessária e não quer calar: por que o sr. José Sarney incomoda tanto? Por não compactuar com o mesmismo, a mediocridade da falta de ideais para o engrandecimento da nação? Por não ser um "maria vai com as outras", ter opinião própria e falar o que pensa, mesmo se tornando antipático, polêmico?
     O Brasil deve, e muito, ao político e escritor José Sarney. Honradamente, dia após dia, pedra sobre pedra, ele foi construindo sua história e juntamente com ela a história da nação, abrindo caminho para FHC, Lula e Dilma Rousseff.
     Au-revoir para todos que me criticam ou aplaudem. Na próxima quinta-feira, se Deus quizer, aqui estarei. Eu aqui e vocês daí. C'est la vie!

                                                                                                                                                                        SANFERR, 29.12.2011

a ESFINGE:
     "As simpatias do revéillon são a prova definitiva da falta de fé em Deus e uma crença enorme no diabo e tudo de oculto que ele representa".

                                                                                                                                                                        SANFERR, 31.12.2009

de SANFERRPRESS para todos os leitores e colaboradores (patrocínios, doações):

     Que em 2012 não chegue como mais um ano de esperança simplesmente, mas, ao contrário, de força e coragem para transformar esta esperança em realidades.
     Busquem Deus em todos os momentos de suas vidas dentro de vocês. Confiem, acreditem somente n'Ele. Em nada mais. Respeitem as seitas e crenças alheias, mas não percam tempo sendo "maria vai com as outras" e ofertando coisas materiais a falsos ídolos (marítimos e terrestres) que não existem, não podem resolver nenhum problema, a não ser sujar os mares e matas. Só Deus Pai, Filho e Espirito Santo é a Verdade. Por mais difícil que as coisas estejam, não vacilem na fé, nunca duvidem que Ele está esperando a hora certa para lhe cobrir de glória.
     Acreditem no futuro e façam dele a esperança de dignidade e bençãos Divinas, as quais já estão à caminho.

                                                                                                                                                                        SANFERR, 29.12.2011

    Mais uma vez, publico meus pensamentos à pedidos. Todos estão devidamente registrados.


"Tem homens que nasceram para ser nada e provam isto quando se unem com mulheres que nada são ou significam". - SANFERR, 01.07.1993

"Não estou nem um pouco preocupado com o que acham ou falam sobre mim. O importante é que sei quem sou e o que sou capaz de fazer". - SANFERR, 16.09.1987

"Por que o ppreconceito, se alguns homens levam para casa o sustento adquirido com alguns homossexuais?" - SANFERR, 25.03.1989

"Se o convite que você receber não for acrescentar nada de interessante, agradável e útil ao seu objetivo de vida, acrescente o não comparecimento e não compartilhe de companhias nada interessantes, ambiente nem um pouco agradável e conversas inúteis que não acrescentam nada. Fique só com tudo de interessante, agradável e útil que Deus lhe deu: você mesmo". - SANFERR, 20.01.2011

"O espelho foi inventado para todos usarem, se olhar e se enxergar. Pena que nem todos conseguem se ver como são, apenas se olhando e admirando com o pouco que tem para mostrar". - SANFERR, 16.03.2002

"Por que será que a fortuna só cai em mãos dos desafortunados pela vida?" - SANFERR, 04.08.1989

"Quem tem talento, possui um bilhete de loteria premiado e acumulado ao longo dos anos, prestes a qualquer momento ser pago, mudando a vida da água pro vinho". - SANFERR, 03.02.2001

"A vida é estranha, protecionista. Dá pouco para quem muito labutou durante toda a vida e muito para quem pouco trabalhou. Para os primeiros ela é madrasta e para os outros uma mãezona protetora". - SANFERR, 11.01.1987

"O revéillon nada mais é do que a passagem de ida sem volta dos sonhos e esperanças que ficaram parados na estação do ano anterior esperando o próximo trem chegar". - SANFERR, 30.12.2009

"O invejoso cava sua própria sepultura e nem desconfia que o invejado irá jogar terra sobre ela". - SANFERR, 02.08.1987

"Marido, fique de olho na esposa que lhe cobra atitudes, esforço na vida. Geralmente é ela quem está lhe devendo atitudes mais leais, quando não se esforça nem um pouco para lhe dar paz, fidelidade e amor verdadeiro". - SANFERR, 19.03.2011

"O intelectual vive recluso na solidão de seus pensamentos e criatividade, buscando as palavras certas que farão as multidões refletir, levando conhecimento, cultura e fantasia". - SANFERR, 18.02.1999

"Hipocrisia e simpatia são amigas inseparáveis. Uma não vive sem agradar a outra". - SANFERR, 06.06.2010

"Quem magoa, despreza ou agride é porque quer perdoar, beijar e amar". - SANFERR, 18.02.1980

"Enganar e trair um verdadeiro amor deveria ser crime hediondo e sem direito a fiança". - SANFERR, 10.08.1990

"Dizer adeus é uma dor suportável. O insuportável é manter essa palavra". - SANFERR, 16.10.2001

"Se você precisa sair para se divertir, é sinal que a sua casa é um tédio e sua família não tem graça nenhuma". - SANFERR, 06.05.2010

"A dor e o sofrimento chega para todos, mas a dignidade para suportar para poucos". - SANFERR, 26.12.2009

"Tem estudantes que colocam os livros debaixo do braço, quando deveriam colocar na cabeça". - SANFERR, 01.02.2002

"Trabalhe muito para SER e um pouco menos para TER". - SANFERR, 24.01.2000

"Tem pessoas que vão teatro assistir um drama, sem dar-se conta que a sua vida já é uma tragédia". - SANFERR, 17.11.2006

"Perdoe uma palavra maldita com uma ação bendita". - SANFERR, 10.02.2010

"Rico de sabedoria e pobre de generosidade, é um culto sem alma". - SANFERR, 14.8.1999

"Ame quem lhe dá a mão, mas não odeie quem lhe persegue. Este último precisa mais do seu abraço que o primeiro, já que é um infeliz". - SANFERR, 15.08.2002

"A maior desonra para um homem imbecil, medíocre e sem idéias, é ser humilhado pela superioridade do homossexual talentoso. culto e competente". - SANFERR, 12.12.1987

"Não procure criticar o outro se você não é crítico de si próprio". - SANFERR, 06.12.1987

"Como um idiota pode criticar e zombar o trabalho do gênio, se toda sua genialidade baseia-se na sua completa idiotice?" - SANFERR, 05.10.2007

"Tem homens que nasceram predestinados a ser grande, deixar seu nome na história. Enquanto outros amargarão eternamente no anonimato como pequeninos que são". - SANFERR, 11.09.1979

"Fale mal, difame uma pessoa pelas costas por não simpatizar e querer desmoralizar... Depois não se queixe das dores que irá sentir e no inferno que irá penar". - SANFERR, 03.06.2000

"Sabedoria é plantar e esperar que a árvore dê bons frutos. Burrice é cortar a árvore para ganhar dinheiro". - SANFERR, 22.03.2011

"Não se empanturre de comida, a qual vai acabar logo. Sacie sua fome de sabedoria, pois esta é eterna". - SANFERR, 24.04.1988

"Pegue os remos de sua vida e lute contra a correnteza". - SANFERR, 17.07.2010

"Um homem louco de raiva pelas mentiras contadas contra seu amor, deixa a razão de lado, segue a emoção e só depois vai se dar conta do erro". - SANFERR, 18.08.1987

"O sol nasce para todos, mas só brilha para poucos". - SANFERR, 04.11.1998

"A profundeza de um olhar é mais perigoso que as profundezas do mar". - SANFERR, 14.10.1996

"Tatear no escuro da paixão é não tomar cuidado com o que vai encontrar". - SANFERR, 07.05.2000

""Orientação sexual não é determinar a opção". - SANFERR, 17.07.1996

"Certas pessoas deveriam ter conhecimento da Bíblia; não ler e decorar". - SANFERR, 14.09.1984

"Se afaste rápido de quem se aproxima devagarinho, como quem não quer nada e querendo tudo". - SANFERR, 02.06.2010

"Ser pobre não é a imagem de Deus, é a cara dos problemas. E rico não passa pelo fundo da agulha, mas por todas as portas que se abrem para ele". - SANFERR, 18.06.1998

"Quem tem o trio do sucesso, talento, inteligência e competência, não precisa dar duro. Tudo lhe chegará às mãos na hora certa e na maior facilidade... Basta lutar". - SANFERR, 06.12.1989

"Estar entre amigos não significa estar entre pessoas verdadeiramente amigas". - SANFERR, 13.12.1990

"Todos deviam imitar a sinceridade inocente de uma criança; não a sinceridade maldosa e destrutiva do adulto". - SANFERR, 13.04.2000

"Assim como o inverno, frias são as intenções de uma mulher magoada por uma traição". - SANFERR, 20.09.1997

"Mulher que se expõe demais ao ridículo, só quer uma coisa: derrubar a imagem ridícula do marido". - SANFERR, 22.07.2010

"A Bahia é o berço do Brasil, mas últimamente esqueceram de arrumar a cama". - SANFERR, 10.10.2000

"Um profissional não deve desmerecer o trabalho do outro, principalmente quando este outro for bem mais competente". - SANFERR, 20.06.1995

"Elogiar as virtudes de um inimigo é um gesto que poucos nobres conseguem ter". - SANFERR, 17.09.1987

"O preconceito é grande, as críticas desanimam, mas o amor supera tudo e corre ao encontro da felicidade". - SANFERR, 01.01.2010

"Não dê atenção às críticas, agradeça os elogios, mas não fique deslumbrado e continue dando o melhor de si com humildade". - SANFERR, 13.11.2010

"A curiosidade matou o gato, mas lhe deixou bem vivo para querer saber os motivos desta morte". - SANFERR, 13.02.2000

"Quando o amor é grande, deixa o orgulho de lado, esquece a traição, diz adeus a saudade e estende a mão para o perdão". - SANFERR, 19.09.1999

"Um talento jamais poderá ser calado, nem aqui e nem em Marte, debaixo de sete palmos de terra, no meio do furacão, no fundo dos sete mares ou anos e anos aprisionado no cárcere. E sabe por que? Porque ele é soberano e resiste a todas as intempéries". - SANFERR, 16.10.1987

"A sorte é cega, mas escuta muito bem e a sabedoria veio lhe fazer uma visita". - SANFERR, 13.09.1995

"Nunca diga nunca, pois o seu nunca hoje será o meu jamais amanhã". - SANFERR, 13.04.2008

"Orgulho ferido é como areia movediça: quanto mais se mexe, mais se afunda nele". - SANFERR, 11.05.1985

"A oportunidade é uma amiga insistente que não se cansa de nos visitar. Mesmo quando não abrimos a porta para ela". - SANFERR, 19.02.1989

"Tem pessoas previlegiadas, imortais, que ficarão para sempre na terra através de suas obras." - SANFERR, 01.01.1985

"Acorde para a vida. Não durma para a morte antes da hora. Seja feliz". - SANFERR, 07.10.1989

"Dois cegos de ilusão e paixão, pouca sabedoria e nenhum futuro, caminham de mãos dadas para lugar nenhum". - SANFERR, 06.06.1983

"Acredite no que fáz, lute para realizar seus objetivos e no final da vida, quando olhar para trás, verá que conseguiu muito mais do que o banco da praça para chorar a mísera aposentadoria". - SANFERR, 08.08.2001

"Quando se casa, o homem só pensa em duas coisas: ser feliz e se dar bem. Geralmente não consegue nem uma coisa e nem outra, tornando-se infeliz por ter feito a escolha errada, terminando o casamento com mais problemas que quando entrou". - SANFERR, 05.05.2008

"A vida difícil pode ser transformada em fácil se o ser humano aprender que orgulho não leva ninguém a canto algum, não mata a fome e não enche o bolso". - SANFERR, 03.12.1989

"Quero ser grande diante de Deus pelas boas ações que pratico e não diante dos homens como àqueles que fazem esperando a simpatia, agradecimentos e aplausos". - SANFERR, 11.10.2009

"Ás vezes você erra ao escolher pessoas erradas para chamar erradamente de amigos, já que tais pessoas não são tão amigas assim e são tão erradas que só enxergam os seus erros". - SANFERR, 30.01.2010

"O homem é cego, burro e interesseiro. Não consegue enxergar o futuro e ver que poderia ser feliz se hoje fosse inteligente para acreditar numa relação que mais tarde lhe trará bons lucros". - SANFERR, 01.11.2003

"O oportunismo e imediatismo de hoje, pode ser o arrependimento nos dias de serenidade, fartura e felicidade amanhã". - SANFERR, 18.06.1987

"Quem acha que está fazendo uma boa escolha afastando-se do nada de hoje, certamente vai se arrepender do muito que irá perder por não ter firmado parceria e juntos um bom futuro empreender". - SANFERR, 24.08.1982

"Se a voz do povo é a voz de Deus (?), o que aconteceu naquela Sexta-Feira quando o povo ensandecido, traidor, gritava: crucifica-O, crucifica-O?" - SANFERR, 04.12.1981

"Amigo não é aquele que elogia suas virtudes. É quem reconhece seus defeitos, mas continua lhe amando do mesmo jeito". - SANFERR, 16.05.2010

"As simpatias do revéillon são a prova definitiva da falta de fé em Deus e uma crença enorme no diabo e tudo de oculto que ele representa". - SANFERR, 31.12.2009

"Tem certas mulheres que não tem vergonha, noção e desconfiômetro. São verdadeiras prostitutas na calada da noite e dão lição de moral durante o dias aos filhos, os quais aprenderam delas tudo que não presta". - SANFERR, 17.06.2003

"Sem um paladar refinado para saber o que é bom, o homem come o que não gosta, vomita o que não presta e diz que está feliz com o prato feito que encontra em casa todos os dias". - SANFERR, 06.10.2007

"Saiba hoje o que está fazendo, para amanhã não se arrepender e perguntar por que fez tanta coisa errada". - SANFERR, 17.03.2010

"Voltar atrás não é nada fácil. O pior é ficar para trás, sem ter a menor chance de ir para a frente". - SANFERR, 17.02.2007

"Se tem um sonho, o objetivo de crescer e ser alguém na vida, deixe as festas hoje e lute bastante para amanhã sua vida ser uma eterna comemoração". - SANFERR, 09.12.1989

"Desista de lutar se você age com a força bruta e seu inimigo com a inteligência". - SANFERR, 01.12.1989

"A esperança diz sábiamente que você aguarde, a prudência que saiba onde pisa e a tolerância que perdoe, antes que a vingança lhe torne impulsivo e cometa um desatino". - SANFERR, 04.10.1999

"Se caráter fosse dívida, muitos por aí estariam sem crédito". - SANFERR, 04.12.1998

"Não cobre verdades nos outros se o débito com suas mentiras você ainda não conseguiu pagar". - SANFERR, 13.08.2007

"Escrever é um dom para poucos e entender o que está escrito é um milagre para muitos". - SANFERR, 10.12.2010

"Muitos se vendem, prostituindo suas verdades e ideologias por um convite para estar aonde não gostaria, apenas para ser visto, agradar e ser simpático. Eu prefiro a antipatia da minha verdade e da minha personalidade". - SANFERR, 06.06.2011

"A beleza feminina abre portas rápidamente. Mas a ignorância fecha mais rápido ainda". - SANFERR, 03.10.1980

"Sorrir na rua de mãos dadas com a mulher por aparência e chorar em casa por viver ao lado dela, é sinal de que sua vida está toda errada". - SANFERR, 08.04.2002


                                                                                                                                                                                  
SANFERR, 29.12.2011  






 CONTATOS:

e-mail: rsanferr@hotmail.com
           rsanferr@globomail.com
fone(71) 8265.9332
home-pageHTTP://SANFERRPRESS.BLOGSPOT.COM
novo blog:   HTTP://SANFERRARTSCRIPT.BLOGSPOT.COM
                                                         
DOAÇÃO PARA O BLOG
BANCOCAIXA ECONÔMICA FEDERAL (CEF)
AGÊNCIA: 1416 - Relógio de São Pedro (Salvador - Bahia)
CONTA POUPANÇA: 01300099159-3

                                                      P    A     T     R     O     C     Í     N     I     O                                                   


8 comentários:

  1. Tudo de bom para todos, que em 2012 todos tenham força e coragem para realizar seus sonhos, transformando objetivos em realidade, não esquecendo-se do que se prometeram na passagem de ano. TONINHO.

    ResponderExcluir
  2. Além de bons textos, SANFERR está nos presenteando com pensamentos que nos fáz pensar e repensar as nossas vidas. Desejo um Bom ANO NOVO para todos que acompanharam este blog durante todo o ano e os novos que estão começando agora. KK, Ilhéus.

    ResponderExcluir
  3. O assunto de hj é, realmente, um tanto quanto polêmico. Prefiro me abster de comentários. Feliz 2012 para todos. Rogério, Sampa.

    ResponderExcluir
  4. Que maravilha!!!!!!!!!!!!!!!! Não vai demorar muito e algum editor vai lançar os artigos deste blog e os pensamentos em dois livros sensacionais. Quem viver, verá!!!!!!!!!!!!!!! É só uma questão de tempo. SANFERR TÁ BOMBANDO, GENTE. Bjs, Bjs, VI.

    ResponderExcluir
  5. O que dizer de 2011. Sonhos realizados, alguns, felicidade na medida certa e necessária, saúde, etc. Paz, Paz, Paz. Que tudo isto se repita e em dobro.Pra todos. Um abração no meu nome e de Márcio, pessoal. Débora, Fortaleza

    ResponderExcluir
  6. Todos os anos pensamos e desejamos as mesmas coisas. É idéia geral. A diferença é que uns levam a capricho, focam seus ideais, e realizam. Os demais esquecem dos sonhos e desejos no apagar dos fogos depois da passagem de ano. Maria Lúcia.

    ResponderExcluir
  7. UM BOM ANO NOVO PARA TODOS QUE ACOMPANHAM ESTE BLOG. OS QUE COMENTAM E OS MILHARES QUE LEEM, MAS NÃO TEM CORAGEM DE POSTAR. FELIZ 2012.
    "URSO"

    ResponderExcluir
  8. Foi um ano bom porque tive o prazer de conhecer este excelente blog, com uma qualidade digna dos melhores jornais, das melhores colunas. Sou, como todos sabem, editora-chefe de um jornal e falo com conhecimento de causa. Pena que alguns colegas, os diplomados como SANNFERR fala, fiquem um pouco ressentidos por um autodidata está mostrando tanta competência semanalmente aqui na internet. Todos tem direito de fazer o que sabem. Uns melhor que os outros. FELIZ 2012. Solange.

    ResponderExcluir