quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

O INSUBSTITUÍVEL.

                                                                            

                                                                                 
                                          DOM GERALDO MAJELLA.
UMA APOSENTADORIA QUE DEIXOU ORFÃOS OS CRISTÃOS BAIANOS.


     Estamos eufóricos (e, naturalmente, mais sensíveis, emotivos), vivenciando a época mais bonita do ano, apesar de, ao longo dos anos, o consumismo ter nos afastado um pouco (muito, para a maioria das pessoas), do verdadeiro sentido do Natal. Enquanto para os homens de fé - e esperança! - o Natal significa confraternização, reflexão e caridade, outros tem nesta festa da cristandade a desculpa para o exibicionismo, tentar se redimir (como se isto fosse possível) num único dia dos erros (e pecados, pecadinhos e pecadões) cometidos ao longo do ano contra seu semelhante. Dar presentes que não significam nada - apenas para agradar e mostrar que pode - desejar votos de uma felicidade (utópica), a mesma que não pôde propiciar durante os outros onze meses, não é uma boa estratégia cristã. Gastar fortunas em bebidas e empanturrar-se numa verdadeira orgia gastronômica, muito menos. Estas demonstrações "festivas" estão anos-luz de distância do "amai-vos uns aos outros como Eu Vos amei" pediro - e de certa forma exigido - por Jesus Cristo, O aniversariante e menos homenageado nestas comemorações. Todos nós, pobres ou ricos, religiosos ou não, esquecemos do real significado dos símbolos do Natal. Vamos à igreja, louvamos e bendizemos ao Senhor, apenas como robôs (?) - uma encenação repetida incansávelmente todos os anos com direito a lágrimas de "crocodilo" e abraço do "amigo urso" (nem todos, vejam bem!) - repetindo máquinalmente tudo que todos fazem ano após ano, décadas após décadas, e por aí vai os "séculos dos séculos, amém!"... Se perguntar quais são estes símbolos - e o significado de cada um deles - muitos de nós (aposto) acertará apenas três e não conseguiremos (sequer) mencionar o mais importante deles, a coroa do advento. Os outros três, óbviamente, são Papai Noel, o presépio e os presentes. Me perdoem - os sábios da Santa Madre Igreja - a ignorância, mas vou (tentar) explicar o que significa cada um deles. Vejamos:
Papai Noel - ou São Nicolau, bispo de Mira, na Ásia Menor, no século IV. O "bom velhinho" tinha por hábito distribuir o pouco que tinha com os mais necessitados e as crianças. Naturalmente, por este grande gesto de generosidade e caridade cristã, o povo gostava muito dele. Tanto que, mesmo depois de sua morte, continuou-se a tradição, o que se vê até os dias atuais.
O presépio - inventado por São Francisco de Assis no ano de 1223, quando ele encontrou uma gruta nos arredores de Greccio. Viu ali a imitação da gruta de Belém e visualizou o nascimento d'O Menino Jesus, colocando diversos animais, figurantes, com direito até a manjedoura.
Os presentes - no Evangelho de Mateus, os reis magos, visitando o Menino Jesus, levaram-Lhe presentes: ouro, incenso e mirra. Mas, também na Antiguidade, trocava-se presentes, sobretudo nas festividades do sol, cultuado como deus pelos pagãos. Daí, então, os cristãos iniciarem a tradição da troca de presentes comemorando o nascimento de Jesus.
     E, finalmente, a coroa do Advento, feita com ramos verdes de pinheiro ou cipreste, enfeitada por laços de fita vermelha e quatro velas. O que é o Advento? Nas quatro semanas que antecedem o Natal, é costume da Igreja acender uma vela a cada domingo, aguardando a chegada do Messias (Jesus). Acreditamos, todos nós (de qualquer religião), que no Natal as trevas de nossos pecados se dissipam e as pessoas tornam-se mais carinhosas, amáveis, perdoando com mais facilidade. (Pena que o Natal não se estenda por todo o ano, não é mesmo?). Por muitos séculos, de Abraão a Maria, o povo não se cansou de esperar ansiosamente pela vinda de Jesus... "Todas as promessas de Deus encontraram n'Ele o seu sim" (2Cor, 1-20). Reflitamos sobre estas palavras - não da Igreja, desta ou daquela religião, mas de Deus - e esqueçamos as (falsas) mensagens nada edificantes que a mídia (movida pelo incentivo do consumismo) nos fás "engolir" dia após dia, semana após semana, com a ilusória idéia do TER e PODER, do egoísmo, do exibicionismo.
     Graças à Deus, na igreja Católica aqui da Bahia, mesmo estando "aposentado", digamos assim, temos a figura de um homem de fé inabalável, caridoso e generoso o suficiente para nos orientar a seguir o caminho certo dos valores cristãos. Diz-se (e é!) que o Natal é a festa da família, da paz e da confraternização. Mas, segundo as homílias de dom Geraldo Majella Agnello, é a festa da doação, do abraço fraterno no irmão necessitado, doente. É fácil e cômodo abraçarmos, acolhermos em nossa casa, em nossa ceia (farta, nababesca!) os parentes. Só que para o Natal ser mesmo Natal, ter o valor que lhe é devido, o ideal seria abraçarmos, perdoarmos e acolhermos - espiritual e materialmente falando - quem não tem nada (de nada) nesta noite Feliz (para alguns) e triste, infeliz, para os (vários) Cristos das ruas, dos hospitais, das penitenciárias, do submundo... da sarjeta! Seria sorrir para este Cristo prostrado à nossa porta e não batê-la na frente dele com desprezo, descaso, preconceito, por não ser "ninguém", estar sujo e fétido, cheio de chagas. (Cuidado, irmão! Nunca se sabe o dia de amanhã. O Natal alegre deste ano, pode não o ser no próximo para qualquer um de nós. Alertai-vos!). Por este Cristo não fazer parte do nosso meio social, profissional, por não ter uma boa conta bancária, por não ser nosso amigo... (?) ... (Aí está o famoso e execrável egoísmo, exibicionismo).
     Dom Geraldo Majella Agnello, me perdoe a ousadia, é O CARA. Nascido em 19.10.1933 em Juiz de Fora (MG), é cardeal e Arcebispo Emérito da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, antigo Primáz do Brasil. Infelizmente - deveria ser como o Papa, "saindo de cena" apenas com a morte - em 2008, aos 75 anos, pediu renúncia à Santa Sé alegando idade avançada. Ora, dom Geraldo! Esqueceu de Izabel que, mesmo em "idade avançada", deu continuidade à vida com outra vida? Sua palavra, orientações e decisões eclesiásticas estão fazendo falta numa terra onde a fé oscila, vacila de um lado ao outro, não sabe-se separar o "joio do trigo", com o tal sincretismo religioso. Não sou preconceituoso, mas, "cada macaco em seu galho". (Vê se tem demonstrações de "sincretismo" na porta das igrejas protestantes?). Do jeito que as coisas estão, pelo "andar da carruagem"...
     Sucedido em janeiro de 2011 por dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, dom Geraldo tornou-se, digamos, coadjuvante no controle das decisões de nossa Arquidiocese. Que pena! Com sua sapiência!... Homem culto, escreveu "Liturgia, Serviço Cultural do Povo de Deus" (tese de doutorado) e "Pastoral dos Sacramentos" (ed. Paulinas). Além de mestre, "doutor nas palavras", dom Geraldo também tem o dom da oratória, orientando seu "rebanho" todos os finais de tarde na Rádio Excélsior da Bahia na oração do Angelus. Ele estudou em Roma no Pontificio Ateneu Santo Anselmo, formando-se em Teologia, especializando-se em Liturgia, além de ter graduação em Filosofia pelo Seminário Central Ipiranga, em São Paulo, entre 1951 e 53. Como homem de Deus, devoto fervoroso de Maria Santíssima, dom Geraldo foi ordenado presbítero aos 23 anos, em São Paulo, exerceu o cargo de assistente da Juventude Estudantil Católica, docente no Seminário Cura d'Arns, no Seminário Filosófico de Aparecida e também no Seminário Teológico (SP). O extenso currículo inclui ainda outros títulos e cargos como, por exemplo, cônego Catedrático da Arquidiocese de São Paulo e diretor da Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção. Foi bispo de Toledo e Arcebispo de Londrina, no Paraná. Em 16.09.1991, aos 57 anos, foi designado Secretário da Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos na Cúria Romana. Óbviamente, algumas datas são inesquecíveis para dom Geraldo, como o dia que foi ordenado sacerdote, em 29.06.1957, a consagração como bispo por dom Paulo Evaristo Arns (06.08.1978), Arcebispo (04.10.1982) e, finalmente, proclamado Cardeal por João Paulo II em 21.02.2001. Em 13.01.1999, aos 65 anos, foi designado Arcebispo Metropolitano de São Salvador da Bahia (nossa querida boa terra) e Primáz do Brasil.
     Au-revoir para todos que me criticam ou aplaudem. Na próxima quinta-feira, se Deus quizer, aqui estarei. Eu aqui e vocês daí. C'est la vie!

                                                                                                                                                                                  SANFERR, 22.12.2011

a ESFINGE:
     "No Natal todos são cristãos, piedosos, sentam-se sobre a falsa moralidade para fazer alarde da caridade praticada, mas na hora que se deparam com o infortúnio alheio no resto do ano, diz que está sem tempo".

                                                                                                                                                                                   SANFERR, 16.07.1994

de SANFERRPRESS para todos os leitores e colaboradores (patrocínios, doações);

MENSAGEM ESPECIAL

     Enfim, chegou o Natal!!
     Não o Natal da mesa farta e das orgias gastronômicas, enquanto o Cristo-irmão padece a dor de estômago nas calçadas por não ter com o que saciar sua fome; não o Natal da bebedeira presente nas casas, das orgias (de todas as espécies!) nos bares, com total esquecimento de Jesus, O aniversariante, O qual somente será lembrado se esta "comemoração" não terminar bem. (Ai, Jesus! Ai, meu Deus! Ai, Minha Nossa Senhora!). Não o Natal das roupas novas, presentes (?) para quem não está aniversariando, enquanto O próprio aniversariante é esquecido de ser agradado; muito ao contrário, o desagrado parte de todos os lados, pois é o dia - observem bem - no qual a maioria dos sete pecados capitais são cometidos. Utopia! Irracionalidade humana!
     "Sêde Santo com O Pai O é" - e nada fazemos para melhorar nosso espirito; queremos, no Natal, demonstrar poder e status com coisas materiais (banquetes, presentes dados sem o menor afeto, sinceridade) e as coisas que Ele nos ensinou... ao Deus dará. Ou, melhor dizendo, daria. Se fossemos merecedores. Mas, como Ele é misericordioso e se compadece da nossa insignificância moral e espiritual...
     Achamos nesta época do ano - motivados pelo consumismo - que se PODE e TEM. Mas, PODE e TEM, o que? Amigos, irmãos em Cristo, acordem desta ilusão, pois não se PODE nem dispôr e muito menos TEMOS a própria vida nas mãos. Quem PODE e TEM é O aniversariante, Àquele que ofendemos, principalmente nestes dias, fazendo tudo que Ele não quer. "Amai-vos uns aos outros como Eu Vos amei"... Aonde? Quando? O que mais se tem é ódio, insulto, calúnia, desamor, críticas, julgamentos, egoísmo e exibicionismo. Egoísmo para doar apenas o superflúo, as sobras que não nos interessa e exibicionismo para demonstrar o falso "poder", nossos "talentos abundantes" em festas e danças imorais, despudoradas (nada a ver com o Natal), nas quais se bebe, se discute, se embriaga de tudo que está agradando a única criatura que Jesus não quer batendo palmas, dando-Lhe Parabéns: o inimigo. Observem o final, o resultado destas festas "natalícias" e reflitam: quem foi mesmo o rei, o homenageado? Tem um pensamento de minha autoria, datado de 20.12.1984, que diz o seguinte: "A extravagância material do Natal não condiz com a miséria afetiva do resto do ano".
     A ceia é bonita (e quem não gosta?), a comunhão com O aniversariante melhor ainda e o afeto, o carinho aos pobres necessitados uma dádiva Divina, um dom que somente poucos tem. Não para aparecer (Oh, como é bonzinho!), mas fazer bem, agradar O Senhor sem o espocar dos flashes. Façam isto de coração e bençãos receberão dos céus. Façam, promovam eventos que exaltem o vicios mundanos e não vai demorar muito as consequências surgirão em forma de problemas, dificuldades. (E já os temos de sobra!). Gosto, e muito, de festas, comemorações, mas na hora e no devido lugar. Natal é partilha, amor, doação, estar com a família, as pessoas queridas (apesar que nesta noite todos estão em suas casas, não é verdade?), orando, homenageando verdadeiramente O dono da festa. Deixem as orgias, a bebedeira sem controle e perniciosa, para a época certa, o carnaval, por exemplo, que, como o nome diz, "e a festa da carne, permitida por Deus e patrocinada pelo diabo" - como diz outro ditado meu (29.01.1982). Não que eu não goste ou seja contra o carnaval. Mas sei que o reinado nunca foi de Momo e vou, ao contrário de uns e outros por ai, despido de maldade e vestido (apenas) com a fantasia da diversão. (Se é que me entendem!).
     Muitos dirão: por que dizer isto nos dias que estamos vivenciando de alegria, paz? (Alegria de todos, menos d'O aniversariante cruelmente ultrajado e a total falta de paz, diga-se de passagem, segundo as estatísticas policiais e médicas depois da festa). Enfim, isto é dito para os incrédulos, de pouca fé, que acham que igreja (de qualquer religião) é lugar de "carolas", bobos e otários.
     Bom, mas seguindo as "regras" da humanidade (temos de entrar na dança), gostaria de agradecer aos amigos, leitores e comentaristas (pouquissimos, visto o número que, graças à Deus, admiram meus textos, segundo dados postados mensalmente e emails, SMS, telefonemas que recebo), à família, especialmente meus dois únicos e verdadeiros TESOUROS, Maria Amélia (mãe) e Daisy (tia-mãe).
     2011 foi um ano de bençãos para mim, já que dei continuidade ao blog, graças à Deus, e por conta dele, a maior benção que Deus me deu está sendo reconhecida: o dom de escrever. Agradeço as centenas de mensagens de Boas Festas, via SMS, telefonemas, e-mails, etc. Muitissimo obrigado!
     E, finalmente, obrigado, Senhor! Obrigado, Jesus, meu tudo, no pouco que sou. Com Vós, Senhor, tudo posso e tenho no nada mundano que possuo. E sem Vós nada faço.
     Obrigado, Maria Santíssima! Por Vossa providencial intercessão em todos os momentos de minha vida. Muitos obstáculos terei de enfrentar, em muitas pedras ainda irei tropeçar, mas não irei cair. Estarei sendo amparado por Vossa maternal misericórdia, segurando firme no Vosso manto protetor.
     Um Feliz Natal à todos, sem deixar de mencionar que a cultura barsileira ficou mais pobre com a perda de duas "marcas" inesquecíveis: Joãozinho Trinta e Sérgio Brito.
                                                                                                                                                                           SANFERR, 22.12.2011

Dando prosseguimento (à pedidos), mais um lote de meus pensamentos. Lembro que todos estão devidamente registrados.


"O futuro brilhante de uma pessoa se reconhece pelo trabalho que ela realiza". - SANFERR, 06.06.1984

"Dinheiro apreendido do tráfico de drogas e jogo do bicho pela Justiça, deveria ser doado a instituições de caridade e não ficar com o Governo". - SANFERR, 20.12.2011

"A consciência dita as regras, mas às vezes o caráter não aceita". - SANFERR, 18.11.1979

"Sair da vida de alguém, mas esquecer de avisar ao coração que acabou, é sofrer duas vezes". - SANFERR, 03.01.1982

"Usar quem nos ama para melhorar de vida, é desumano e cruel. Logo, logo, quando a máscara cair, o oportunismo dará lugar a necessidade, ao procurar e não encontrar". - SANFERR, 03.01.2010

"Fique esperto com quem lhe diz: se afaste de sicrano, não deixe saber mais nada de sua vida e você vai ver como tudo vai dar certo. Cuidado, idiota. Este é o seu falso amigo, está lhe prejudicando em tudo e jogando a culpa no sicrano, o qual não sabe de nada e não pode se defender". - SANFERR, 06.08.2010

"Mulher perigosa vigia seus passos, sabe tudo de você, é venenosa como falsa amiga e ardilosa como o diabo para tramar, caluniar e lhe denunciar. Depois, cínica como satanás, chora junto com você quando o infortúnio acontecer, dá conselhos e diz que está sofrendo com o seu padecer". - SANFERR, 18.09.2010

"Não adianta ter orgulho e cabeça erguida, quando o estômago ronca e o bolso está vazio para saciar esta fome que corrói o orgulho e fáz a cabeça delirar". - SANFERR, 17.05.1984

"Devagar e sempre, carregando com sabedoria as pedras do talento e da competência, o homem constrói um poderoso castelo cercado pelas muralhas da persistência. Aprisiona definitivamente a mediocridade na masmorra da incompetência e do alto da torre observa entediado, dia após dia, os detratores derrotados sem terem em mãos armas que o vença". - SANFERR, 12.06.1990

"Jesus, Maria e José. Eis aí a prova definitiva, e Divina, que a simplicidade é soberana". - SANFERR, 23.12.1980

"A vingança não vale a pena e quando você pensa que derrotou o inimigo, ele reaparece do nada, mais poderoso que antes, para provar que seu esforço foi inútil, em vão". - SANFERR, 05.06.2004

"Não alimente ódio comendo farinha seca e sem dinheiro no bolso, de uma pessoa que nem lembra que você existe, vive muito bem, feliz, na fartura, sem esses tipos de problemas que afligem o seu dia-a-dia". - SANFERR, 06.11.1990

"Desista de detratar uma pessoa, se cada vez que você fala mal, está remoendo o ódio que envenena sua alma e dando forças para o outro se tornar vítima de sua língua ferina". - SANFERR, 16.08.2010

"Esperto é quem deixa de lutar contra o inimigo, se torna amigo para desfrutar de tudo de bom que o desafeto possui, saindo da miséria espiritual e material, enterrando de vez as necessidades do corpo e a mágoa do coração". - SANFERR, 08.10.1990

"Quem doura a pílula é porque quer ser agradável, simpático e um grande mentiroso. Eu prefiro ser sincero e realista, mesmo que me achem antipático". - SANFERR, 18.07.2010

"Seja solidário na hora da dificuldade e prove que seu coração não é tão duro como as ofensas de seu inimigo". - SANFERR, 03.01.2001

"Um livro não é apenas para ser lido, mas compreendido e assumido como lição de vida. Boa ou ruim, dependendo de quem escreveu e quem está lendo". - SANFERR, 16.12.1983

"A felicidade não precisa de demonstrações extravagantes, fogos de artificio e gargalhadas. Ela se contenta com a discrição". - SANFERR, 27.06.2000

"Todos riem muito, mas não sabem permanecer na sabedoria do silêncio e produzir algo de útilo, aproveitável, que justifique a vida que Deus lhe deu". - SANFERR, 17.10.1980

"Seja superior, mostre que não guarda rancor e dê provas que só é movido pelo amor". - SANFERR, 11.08.2000

"Por onde você andar, no mato ou na metropóle, com ou sem dinheiro, bebendo cachça ou tomando champanhe, a face do amor deixado para trás lhe acompanhará". - SANFERR, 05.03.1988

"Dizem que a lente do fotógrafo capta a essência de sua alma. E o olho do invejoso a verdade exposta na sua imagem fotografada". - SANFERR, 11.05.1999

"O novo amor, aquele que embriaga e enche os olhos do homem, vai se tornar velho quando a ressaca passar e não tiver nada mais interessante para ser visto" - SANFERR, 27.08.2002

"Nada mais forte do que o espirito de Natal para assombrar antigas mágoas e ressentimentos". - SANFERR, 21.12.1989

"Não pode existir diferenças sociais, raciais e preconceitos. Muito menos desvio de conduta". - SANFERR, 15.05.1986

"Não durma abraçado com quem não gosta, sonhando com quem você ama  e deseja. Acorde deste pesadelo e transforme o sonho em realidade". - SANFERR, 18.12.1981

"Tome uma atitude pensada e repensada, mas jamais impulsiva e errada". - SANFERR, 29.05.1988

"Não sinta saudade se o orgulho é mais forte e quer manter distância". - SANFERR, 18.01.1979

"Os idosos são como vinho de boa safra: cada vez melhores". - SANFERR, 04.12.1997

"Idiota é quem carrega peso para sustentar mulher que carrega o peso de outro homem". - SANFERR, 23.03.2011

"Estar ao lado de alguém diáriamente e pensar eternamente em outra, é sinal que deve repensar sua vida, tomar coragem e procurar ser feliz verdadeiramente". - SANFERR, 01.01.1983

"Não inveje a boa vida de ninguém, pois as aparências enganam e nem tudo que reluz é ouro". - SANFERR, 11.05.1985

"Sexo à noite, discussão pela manhã e briga à tarde, não é casamento. É falta de vergonha na cara". - SANFERR, 21.11.2010

"Qual das duas mulheres tem mais dignidade? A prostituta ou a esposa adúltera?". - SANFERR, 16.12.2010

"Lágrimas nos olhos são passageiras; mas a mágoa no coração pode ser eterna". - SANFERR, 22.03.2010

"O grande amor de sua vida não se perdeu nos atalhos da vida. Certamente ele está lhe esperando no final da estrada". - SANFERR, 06.08.1983

"Não prove e nem dê satisfação de nada a quem quer que seja. Mostre do que você é capaz e a carapuça vai pegar em quem interessar possa". - SANFERR, 17.01.1984

"A vida pode ser madrasta, se você não for um bom filho". - SANFERR, 16.09.2010

"Não se sinta por baixo se existir alguém que pode lhe colocar pra cima". - SANFERR, 11.12.1982

"Não deixe um verdadeiro amor adormecer no coração. Ele pode ter sono profundo e demorar a despertar". - SANFERR, 11.03.1987

"Uma dívida não paga a quem caluniou e difamou, não é calote. É acerto de contas". - SANFERR, 03.08.2010

"Seja o que você é, não o que os ouutros querem que você seja ou muito menos o que pensam que você é". - SANFERR, 13.12.2002

"Lembre que você era feliz e não sabia. Hoje tem certeza absoluta que é infeliz e não fáz nada para mudar". - SANFERR, 18.03.2000

"O destino é um roteiro-final no qual ninguém consegue mudar uma cena sequer". - SANFERR, 07.08.2009

"Com Vós, Senhor, tudo posso e tenho no nada mundano que possuo; e sem Vós nada faço ou significo". - SANFERR, 16.08.1990

"A mágoa é filha da traição, a traição da falta de respeito e o respeito... Ah! Este só existe quando a traição não está por perto". - SANFERR, 13.05.2010

"Se for para ir às igrejas, louvar O Senhor e, ao chegar em casa, maldizer e criticar seu próximo, fique em casa e faça logo o que faria mais tarde". - SANFERR, 12.10.1989

"Mãe é o maior tesouro do mundo. E quem tem duas, como eu, é mil vezes abençoado por Deus". - SANFERR, 24.09.2011

"Quando morre a paixão, nasce o amor". - SANFERR, 24.09.2009

"Coloque uma placa de aluguel no seu coração. E não de venda". - SANFERR, 29.04.1985

"A mente vazia não pensa: conspira". - SANFERR, 27.07.2010

"Seja coerente nos seus julgamentos para não se arrepender de suas decisões". - SANFERR, 18.07.2001

"O amigo não parte. Ele viaja". - SANFERR, 23.07.2006

"Batize pela manhã e receba o pedido de ajuda à tarde". - SANFERR, 24.04.1994

"Ato solidário não significa o melhor para mim e o que sobrar para você". - SANFERR, 16.01.2010

"As vezes a boca fala o que o orgulho manda, sem ouvir os conselhos do coração". - SANFERR, 09.02.2010

"Perdoe. Dê o primeiro passo. Mas seja prudente para não tropeçar e cair nas mesmas armadilhas". - SANFERR, 25.03.2011

"A vida lhe dá inúmeras chances de recomeçar. Agora ela não tem culpa se você é cego". - SANFERR, 10.06.1981

"A paz está dentro de cada um de nós. Basta deixar ela sair para dar um passeio e abraçar todos os demais". - SANFERR, 07.11.2007

"O orgulho é arrogante e nada esperto". - SANFERR, 22.12.1989

"Faça de sua vida uma estrada reta e asfaltada; não um caminho sinuoso e esburacado". - SANFERR, 09.06.2010

"Suicidio é pegar a faca do orgulho e cravar na felicidade". - SANFERR, 24.09.1984

"Mostre que conheceu o verdadeiro significado do Natal. Chame seu inimigo, quem lhe caluniou e humilhou, dê um abraço e diga que gostaria de ser amigo dele". - SANFERR, 10.11.2000

"As dificuldades da vida começam quando se pensa muito nos problemas causados pelo casamento". - SANFERR, 07.09.2006

"Sorrir ou chorar é consequência do que dizemos ou fazemos a quem amamos". - SANFERR, 17.10.2001

"Use o talento a seu favor, construindo um castelo de admiração e credibilidade, pedra por pedra. Não irá demorar muito e você estará reinando neste castelo, no reino da fama, sendo reconhecido pelos relevantes serviços prestados". - SANFERR, 07.02.1988

"O editor vive de olho no bom escritor, o escritor no leitor e o leitor no bom projeto que os dois irão apresentar". - SANFERR, 05.10.2011

"Não tenha medo de bater asas em busca de um novo ninho. Mas cuidado para a asa não quebrar e quando voltar encontrar o ninho já ocupado". - SANFERR, 01.08.1980

"A sua casa, grannde ou pequena, feia ou bonita, é o cenário que lhe coube no espetáculo da vida". - SANFERR, 13.12.2009

"Abrace o irmão pobre e será beijado por Deus". - SANFERR, 18.12.2010

"Os meus e os seus de hoje são as sobras do nosso de ontem". - SANFERR, 07.04.1984

"A dor da morte é curada com o tempo, mas da saudade piora a cada dia". - SANFERR, 17.01.2009

"Dar sobras da mesa não é caridade. É fazer do outro lata de lixo". - SANFERR, 05.05.1985

"Todos os hipócritas admiram a pobreza... quando ela não olha na sua cara". - SANFERR, 16.03.1988

"Se a vida que você tem é a vida que você não quer, saia de cena, esconda-se nos bastidores e aguarde o novo espetáculo começar". - SANFERR, 30.05.2010

"Não despreze hoje o amigo que ontem se jogou na lama para lhe tirar da areia movediça". - SANFERR, 13.03.2004

"Estar de mal com a vida, é sorrir quando se quer chorar, é saudade que não quer passar e beijar um falso amor com quem não se quer estar". - SANFERR, 18.07.1990

"Olhe em torne de si, admire o que conquistou na vida e a morte vai mandar deixar para trás". - SANFERR, 17.01.1988

"Se a morte é descanso, por que não decretaram a sua aposentadoria?" - SANFERR, 02.11.2009

"Descubra seu verdadeiro talento e não passe pelo constrangimento de dizerem que você não tem talento para o que fáz" . - SANFERR, 04.09.1981

                                                             SANFERR,22.12.2011




 CONTATOS:

e-mail: rsanferr@hotmail.com
           rsanferr@globomail.com
fone(71) 8265.9332
home-pageHTTP://SANFERRPRESS.BLOGSPOT.COM
novo blog:   HTTP://SANFERRARTSCRIPT.BLOGSPOT.COM
                                                         
DOAÇÃO PARA O BLOG
BANCOCAIXA ECONÔMICA FEDERAL (CEF)
AGÊNCIA: 1416 - Relógio de São Pedro (Salvador - Bahia)
CONTA POUPANÇA: 01300099159-3



                                                      P    A     T     R     O     C     Í     N     I     O                                                   


19 comentários:

  1. Todas as religiões devem se dar as mãos e comemorar, homenagear a paz entre os homens de todas as raças, credos, sem preconceito nenhum. O importante é o amor e sem ele não somos nada. Paulo Ricardo.

    ResponderExcluir
  2. O natal deve existir dentro de cada um de nós e não nas vitrines dos shoppings, nas prateleiras dos supermercados, na mesa farta. O Natal deve servir como reflexão, senão todos os anos continuaremos com a mesma encenação, o teatro de 24 hs e depois acaba. Pensem nisso. JUNIOR CORREIA.

    ResponderExcluir
  3. Dizer o que? Desejar o que? Somos todos presenteador por Deus: tivemos mais hum ano de vida. Mesmo com a tristeza de ser o primeiro sem minha velha. Deus abençõe a todos. TONINHO.

    ResponderExcluir
  4. Outro dia SANFERR estava comigo na cerimônia do MP as personalidades baianas e quando eu o apresentava aos colegas promotores, desembargadores, todos se encantavam com a elegância, cultura e inteligência dele. O BLOG SANFERRPRESS, como dizem, é INN. Feliz Natal! "Wallace".

    ResponderExcluir
  5. Que todos, quem me conhece ou não, amigos de todas as partes do mundo, sintam o meu abraço carinhoso. Não porque é Natal. Porque é melhor amar, do que odiar. KK, de Ilhéus.

    ResponderExcluir
  6. As palavras fogem nesta época do ano. Incompreensível, para quem vive delas, não é verdade? Deve ser a emoção, o famoso espirito natalino. Francisco.

    ResponderExcluir
  7. Jesus nasceu para todos, independente desta ou daquela religião. Somos filhos do Senhor e, portanto, irmãos do Cristo. Principalmente o Cristo doente, marginalizado, necessitado. Abraçar o sucesso é fácil, a beleza. Agora, abraçar a miséria, a feiúra... è que são elas. PastoraTT.

    ResponderExcluir
  8. Que em 2012 tudo de bom aconteça para todos nós,com menos doenças, menos desamor e muito, muito mais paz, saúde, sorte e felicidade. DOMÊNICA.

    ResponderExcluir
  9. As ruas e casas iluminadas, arrumadas. Precisamos do que para iluminar e arrumar os nossos corações? É tão fácil, não custa nada e fáz um bem amar, perdoar e procurar abraçar quem se esqueceu da gente. O lucro será nosso. Dado por Deus. Rogério, SP.

    ResponderExcluir
  10. Mesmo distante, vendo pouco, amigos tem de ser como SANFERR. Que email maravilhoso, com a mensagem de NATAL para os amigos, ele me enviou. E, claro, deve ter enviado pra todos. Isto é ser amigo. Isto é o NATAL!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Que a Sagrada Família, a de Cristo e a nossa, nos cubram de bençãos. Deus abençõe lá de cima. E os nossos pais aqui de baixo mesmo. Marcela, Manaus.

    ResponderExcluir
  12. Feliz Natal e que no Ano Novo renasça todas as esperanças, projetos de vida e principalmente força para realizar. "Favo de Mel".

    ResponderExcluir
  13. Adoro o Natal, a passagem de ano, as festas, os telefonemas, emails, SMS trocados com quem gostamos, amamos. Amigo, esqueça a mágoa, a decepção, o rancor. Perdoe. Você vai tá fazendo um bem enorme a vc mesmo. Abra o coração. E não escancare a falsidade, hipocrisia. Bjs, Bjs, VI.

    ResponderExcluir
  14. Não sou bom de palavras como o brother SANFERR, mas tudo que me desejarem, eu espero que aconteça em dobro com vcs. Feliz Natal. Rafa, Paraná.

    ResponderExcluir
  15. Um grand abraço aos amigos e conterrâneos daí do Brasil. Tudo que se diz no Natal é mesmismo, mas, no meu caso, é de coração. Que no próximo ano possamos estar novamente aqui repetindo as mesmas coisas. FABRICIO, Portugal.

    ResponderExcluir
  16. Papai Noel existe pra todas as idades, raças e class sociais. Sabem onde ele mora? Na felicidade, na emoção dos nossos corações. Malu de Castro.

    ResponderExcluir
  17. Pra mim, Natal é o ano todo. Sabem porque? Sou feliz com o que tenho, com a família que Deus me deu e os amnigos que, perto ou distantes, lembram que existo, conquistei ao longo da vida, em momentos que nunca vão sair de minha lembrança; "Alê".

    ResponderExcluir
  18. Desejo a todos os leitores deste blog, desta coluna que tanto tem nos informado desde que foi lançada, Boas Festas e um 2012 de saúde, paz, realizações e companheirismo. Aninha.

    ResponderExcluir
  19. Que Deus proteja e abençõe a todos nós durante todos os diuas de nossa vida. Um Feliz Natal. Um bom 2012. Alessandra.

    ResponderExcluir