quinta-feira, 19 de abril de 2012

QUEM É JÁ NASCE PRONTO.




RAUL GIL.
ELE PODE ABRIR AS PORTAS PARA O SUCESSO OU FECHAR.
DEPENDE DO TALENTO.



     O mundo artístico, do brilho fantasioso, das cores e tons circenses (não no sentido pejorativo), das "caras e bocas", da presunção e (saudável) arrogância, das capas de revistas, festas e muito dinheiro (para alguns poucos previlegiados) - ganhos com muito trabalho, foco e determinação - atraiu, continua atraindo e sempre vai atrair a cobiça, além dos mais pueris e utópicos desejos de tornar-se Gente, alguém. E isto vem se repetindo desde que William Shakespeare escreveu seus primeiros clássicos, Chiquinha Gonzaga começou a compôr, Sarah Bernhart foi apaludida de pé encenando o clássico "Salomé", peça teatral do gênio (incompreendido) Oscar Wilde 0 o gay que humilhou muitos homens por seu talento, competência e autenticidade, colocando-os sob seus pés - na Paris aristocrática de 1896, além dos irmãos Lumiére que criaram o que hoje nos fascina e encanta, o cinema. O narcisismo fáz com que todos queiram criar, deixar uma obra relevante para a posteridade para ser lembrado, admirado e reverenciado; não apenas ser mais um "rosto na multidão", simplesmente morrer esquecido no anonimato, caindo na real que emprego bom, carro, casa e dinheiro não lhe serviu de nada, pois não lhe deram nenhum valor. A honra eterna que o espera é a lápide num cemitério qualquer como "aqui jáz o excelentíssimo senhor ninguém". (Nada criou, nada fez de útil para a sociedade lembrar-se dele. a não ser enaltecendo-se como EU TENHO e jamais tendo condições de orgular-se dizendo EU SOU). O problema da vida não é QUERER, é TER competência para fazer algo de valor. A maioria - olhando para os lados e vendo que não tem meios intelectuais e culturais para ser "alguém", deixar sua marca (nome) na história - recolhe-se decepcionado a sua insignificância e acomoda-se (arrogantemente) no trono da mediocridade, achando que (já que não vai SER) TER casa, carro e dinheiro irá lhe transformar de homem para um Grande Homem, uma criatura inesquecível pelos seus feitos valorosos e imortais. Não aceitam o fato que nada disto irá lhe tornar Grande, com um papel relevante na história, se não deixar para as gerações futuras uma obra que vai dar o devido valor ao nome deixado por ele. Todos (ou quase todos) pensam e sonham (erradamente) assim. Desejam ardentemente, a qualquer custo - nem que saiba fazendo presepada (como muitos aspirantes a candidatos a candidatos a cantores) em cima dos palcos para os presepeiros iguais a eles aplaudir embaixo - os famosos quinze minutos de fama, como previu o maluquèrrimo Andy Warhol.
     Para sair do anonimato e brilhar eternamente no céu das vaidades terrenas indo ao encontro - planejado, mas sem hora para acontecer - do reconhecimento de seu trabalho e endeusamento do seu nome, certos "artistas" (?) de ocasião fazem loucuras, são capazes de vender a alma ao diabo. Os terreiros que o digam, entre uma baforada ou outra de cachimbo e uma "sambada" de saia-rodada. (Se é que me entendem!). Tô fora, como diz o populacho por aí. Preciso morrer anônimo, mas adepto dAquele que disse: "Eu Sou o Caminho, a Verdade e a Vida"... Daí se ver - e ter de aturar nas rádios, nos bares, nos carros dos (quem nunca comeu melado quando come se lambuza) exibicionistas motorizados que pensam que dirigir é a mesma coisa que pilotar, nos "xôs" de poleiro cheio - muitos despreparados, desprovidos de talento (e, o que é pior, mais degradante para eles) de inteligência até para falar o básico, desamparados pela competência (já que a mesma foge deles como o diabo foge da cruz), pulando feito palhaços no picadeiro, sussurrando, desafinando (e arrochando a nossa paciência) para dizer que cantam, usando instrumentos musicais de ponta, com o talento (de última) ridículo de quem fáz baticum... E fazem o maior sucesso em determinados programas de rádio e televisão de audiência duvidosa... (Ainda bem que o sucesso dele chega como metero e desaparece como cometa). Quem não tem talento de verdade, nato, fáz um barulhinho, incomoda e agrada mais aos  gregos do que aos troianos,e,graças à Deus, a Mãe Posteridade nem vai lembrar que um dia gerou (e abandonou) estes filhos que nascem simplesmente para denegrir a imagem e envergonhar a arte milenar defendida magistralmente por compositores e cantores, de todas as épocas e nacionalidades, que vieram para engrandecer, enaltecer a música.
     Parece uma obsessão coletiva (e doentia) nacional - e mundial, por que não? - uma febre que fáz as pessoas delirar. E, o que é pior, sem um motivo aparente para este estado febril, já que, na maioria das vezes, este motivo (talento) não existe. Um delírio que leva jovens, adultos e até mesmo os mais irreverentes representantes da (boa, em todos os sentidos) terceira idade a serem contaminados por este vírus perigoso chamado sucesso. Sucesso este que, quando atingido, provoca um efeito catastrófico em determinadas pessoas alterando-lhes (assustadoramente) o ego, lenta e dolorosamente, até conseguir a realização plena de seus reais (às vezes) e mais secretos objetivos. Alguns sonham com seus rostos e nomes nas fachadas dos teatros, nas telas de cinema e TV, ou então a voz gravada em CDs. Mas, sem o famoso e necessário talento, o sonho não se realiza, tornando-se pesadelo. (E talento não é pra quem quer, mas pra quem tem). Apesar que - vemos isto acontecer frequentemente - a mídia permissiva, protecionista (e oportunista) "apadrinha" certos dessprovidos deste dom realizando um pouco do sonho deles - olhe Andy Warhol aí, gente! - fazendo-os, algum tempo depois, despertar (e desesperar) por não poder fazer nada contra sua inutilidade artística. E, sem sonho, vão fazer baticum e requebrar atrás de um balcão, carregando peso - e não pegando pesado para prostituir nossos ouvidos - para engordar seus musculos (já que os neurônios são magros), despachando numa repartição pública ou (quase sempre) nas esquinas (...?...) em busca de uma nova chance.
     Agora mesmo, em exibição no horário das sete na TV Globo, a novela "Cheias de Charme" aborda este tema tão interessante quanto polêmico: a inversão de valores artísticos, intelecto-culturais, a invasão musical (?) do brega, a popularização dos cantores de duas notas e um refrão baixo e vulgar, a ânsia incontrolável das pessoas para (em todas as classes) conseguir um "lugar ao sol", o talento que não existe... Todos nós, talentosos ou não, temos o direito deste lugar sob o sol; mas saiba escolher o guarda-sol adequado a sua competência. O que vemos hoje são artistas (?) com sorte demais e talento de menos enganando os idiotas que tapam os ouvidos para o bom gosto e pagam caro para assistir de camarote a "queda do Império Romano", digo, a (suposta) queda da MPB (como se um dia fossem conseguir isto) nas produções que fazem de tudo para disfarçar a precariedade artística do astro ou estrela que ocupa (desavergonhadamente) o palco como retirante da seca diante da primeira visão do mar.
     A culpa pela divulgação (dos bons e maus) artística de quem quer fazer sucesso, sem dúvida alguma é dos programas de auditório. Desde sempre assistimos o nascimento de uma estrela e o aparecimento (também) de um pinico cheio de merda. (Perdoem-me a expressão chula, deselegante). Flávio Cavalcanti, ousada e acertadamente, quebrou na década de 70 muitos discos, fazendo-0s descer pelo esgoto do extremo mau gosto. (Se vivo fosse, faria a festa hoje aqui no nordeste, pagodeando e arrochando, cheio de CDs nas mãos, ao lado de uma latrina). Chacrinha dava o troféu abacaxi. Devia ser um urinol. E o único que sobreviveu a esta avalanche de "artistas" (?), esta tsunami de coisas ruins, continua de pé até hoje sem escorregar neste atoleiro fétido, sabendo homenagear quem tem valor e aconselhar quem não o tem a "pegar o banquinho", voltar para o anonimato de sua vida medíocre e SER o melhor numa profissão, digamos, com menos visibilidade. Aguardar (dignamente) a aposentadoria chegar, sem se desesperar por a vida não ter lhe dado talento para se perpetuar na história da humanidade.
     O nome do sobrevivente desta turma de apresentadores é Raul Gil, nascido em São Paulo no dia 27.01.1938, filho de imigrantes espanhóis, com mais de cinquenta anos de carreira. Já viu muito talento nascer e outros serem abortados antes (sequer) de serem gerados (...?...). Raul Gil conhece muito bem o que é correr atrás do sucesso, já que foi calouro de rádio e TV, "gongado" dezessete vezes. Pois é. Recusado dezessete vezes. Mas "quem nasceu rei jamais perde a majestade" e o trono do sucesso estava reservado, lhe esperando chegar. Raul focou, batalhou e chegou no seu lugar de direito. (E assim é com todos que tem talento, pois Deus não o dá à toa). Hoje, anos depois, Raul Gil apresenta um programa semanal de sucesso do Oiapoque ao Chuí, continua casado com Carmem Sanchez Gil desde 1960, tem dois filhos (Nanci Gil e Raul Gil Jr.) e, do alto de sua experiência, pode olhar para trás e pensar: sonhei, lutei e venci. A batalha não foi fácil, mas hoje ele vive das glórias conquistadas com a guerra vencida.
     Estamos vivendo a época, os "anos dourados" da fama, do sucesso fácil e rápido. Os realitys-shows estão aí para acalentar os "sonhos de uma noite de verão" daqueles que Morfeu só deu até hoje pesadelos. O pesadelo de não ter talento, trabalhar muito para ganhar pouco, querer SER o que não TEm competência para conquistar. No Olimpo dos notáveis só chega quem tem o precioso talento. Seja ele qual for, em que área for. E estudando, pesquisando e "correndo atrás", pode-se não encontrar, óbviamente, o talento, mas as portas serão abertas para uma vida melhor, mais confortável e digna. Não vai deixar de ser um rosto na multidão, mas vai ter cara para peitar o mundo de cabeça erguida, sem atolar o carro de sua vida na estrada esburacada da total inutilidade. (Se é que me entendem!).
     Au-revoir para todos que me criticam ou aplaudem. Na próxima quinta-feira, se Deus quizer, aqui estarei. Eu aqui e vocês daí. C'est la vie!

                                                                                                                                                                       RENÉ SANFERR, 19.04.2012

a ESFINGE:
     "Não dê atenção ao que ouve, pois uma língua afiada e perigosa pode estar caluniando e desmoralizando. Observe e dê atenção ao que vê, pois os seus olhos não são tão perigosos assim, ao ponto de caluniar e desmoralizar quem quer que seja por aquilo que não viu".

                                                                                                                                                                       RENÉ SANFERR, 17.08.1982

de SANFERRPRESS para todos os leitores e colaboradores (patrocínios, doações):

     Me criticam quando coloco em dúvida a capacidade e competência intelecto-cultural de muitos (não todos, vejam bem!) universitários. Ontem (dia 18.04) foi matéria no BOM DIA BRASIL (TV Globo) - o único telejornal matutino que assisto - sobre a incapacidade destes futuros "doutores". (Cruz-Credo!) Na língua mater, o que é pior! (E depois querem aprender outras línguas, sem dominar a sua!). Não fiz faculdade de Jornalismo e nunca escondi. Meu currículo é verdadeiro, não fake. Eu não falo que sei. Eu escrevo para provar. Sou transparente até no escuro, portanto, falo e continuarei falando. E, como AUTODIDATA - sem falsa modéstia - lavo semanalmente, até o dia que Deus quizer, meu trabalho aqui na internet, esfregando na cara de quem gosta de falar mal. Lavar a alma, isso sim! Me perdoem - não estou sendo grosseiro - mas a Verdade sempre tem de ser dita. Critico o ensino para que seja melhorado, para que acabem com o famigerado vestibular-loteria, onde, com sorte, quem não sabe passa ao lado de quem realmente sabe onde tem o nariz. E os neurônios. Coisa que só poucos tem. Então? Não está, a cada dia que passa, ficando provado que certos diploma não tem valor algum diante do AUTODIDATISMO competente, qualificado? (Ao contrário de muitos diplomas assinados e altamente desqualificados pela assinatura da competência). Do que adinta tê-lo na parede, emoldurado, debaixo do braço, fazendo "abre alas" para o currículo, e não PROVAR COM O PRETO NO BRANCO seu valor? Em certos casos, o AUTODIDATA está se tornando um "divisor de águas". É vergonhoso, humilhante, degradante, um formando em Jornalismo escrever ASSESSORIA com C. (Eu não quero nem imaginar o que este cidadão (ã) vai escrever futuramente).
     Gostaria também de responder as SMs, e-mails e alguns telefonemas que recebi por conta deste pensamento: "Todos são ladrões e assasinos diante de Deus, pois roubam e matam diáriamente a honra e moral alheia". Quem não leu nas entrelinhas, não entendeu, é só pedir que eu desenho. Até algumas pessoas, dizendo-se de Igrejas, criticaram. Se criticou, falou mal, é por que incomodou; então, "pra um bom entendedor, meia palavra basta". Ora! "Roubar" e "Matar" a honra e moral alheia diáriamente, significa falar mal, denergrir a imagem, destruir a dignidade (principalmente de quem não se conhece) alheia, caluniar, perseguir. O que vocês acham que Deus pensa desta pessoa? Ela não está matando, roubando a vida do outro?
     Faça-me o favor! Pensamento é para ser lido e entendido nas entrelinhas. São escritos - ao menos no meu caso - sobre a observação das mais diversas situações e atitudes humanas.
     Não tenho medo, nunca tive, de expôr minhas idéias, os meus pensamentos. Senão não teria este blog.
     Exponho, sim, a VERDADE e não a MENTIRA que agrada a maioria que se sente incomodada - e envergonhada - com a VERDADE nua e crua. É fácil falar para agradar, ser simpático. E falso as suas próprias ideologias. Comigo isto não cola. Não estou aqui para agradar ninguém. Quero, sim, informar. Não tenho duas caras e já deixei isto bastante claro nos meus artigos publicados. No artigo, por exemplo, sobre Dilma Rousseff, o último, eu disse que não tinha votado nela, mas estava arrependido por conta do bom governo que ela fáz. No entanto, a Casa Civil da Presidência, o blog do Planalto, o PSDB e vários outros partidos, acessam o blog SANFERRPRESS. Caráter é ter personalidade para ser autêntico. "Não sou o dono da verdade, mas a VERDADE é dona de mim", diz um dos meus pensamentos. Aliás, estão contando? São centenas deles.
     Au-revoir"

                                                                                                                                                                       RENÉ SANFERR, 19.04.2012


"Nao sou dono da verdade, mas a VERDADE é dona de mim". - SANFERR, 18.09.2001

"No pódium da vida não há lugar para dois vencedores. Ou você escolhe o sucesso profissional ou o sucesso amoroso". - SANFERR, 20.08.2010

"Àquele no qual você confia e com quem pensa estar fazendo as coisas na surdina e com discrição, certamente está lhe traindo e sendo indiscreto o suficiente para espalhar seus segredos". - SANFERR, 17.04.2012

"Lixo não é o que se coloca na porta depois de ter sido usado por várias pessoas. É o que se coloca na cama depois de ter sido aproveitado por outra pessoa". - SANFERR, 16.01.2012

"Não adianta ter todo um suporte tecnológico às suas mãos, se a competência não está na sua cabeça e não lhe dá campo de atuação". SANFERR, 04.12.2009

"Prefira viver com os cães do que ser mordido pelos cachorros dos falsos amigos". - SANFERR, 20.10.1983

"Não vim para agradar, mas sim fazer pensar, criar e ser imitado". - SANFERR, 12.09.2010

"Não confie em quem você esconde dentro de casa, pois, quando sair, a primeira coisa que irá fazer é relatar tudo que você fáz escondido". - SANFERR, 17.04.2012

"Quem gosta do trabalho fáz brincando. E quem não gosta fáz obrigado e chorando". - SANFERR, 17.12.1983

"Não seja humilde quando querem lhe humilhar. Seja humilde quando querem lhe exaltar". - SANFERR, 17.07.2010

"Quem diz que um ex-amor é falso e mentiroso, certamente vai dizer o mesmo de você ao próximo, já que nunca foi sincero e muito menos verdadeiro". - SANFERR, 16.10.2004

"Não viva para agradar, mas para fazer algo de útil que ninguém consiga apagar". - SANFERR, 10.04.2002

"Não dê atenção ao que ouve, pois uma língua afiada e perigosa pode estar caluniando e desmoralizando. Observe e dê atenção ao que vê, pois os seus olhos não são tão perigosos assim, ao ponto de caluniar e desmoralizar quem quer que seja por aquilo que não viu". - SANFERR, 17.08.1982

"O intelectual tem o dom, mesmo sem ele saber, de afugentar as pessoas. Todos tem receio de se aproximar, medo de conversar com ele, discutir qualquer assunto, pois sabem que o pouco que ele disser será muito para se entender". - SANFERR, 24.05.1989

"Deus não vem ao mundo, mas envia alguém para mudar o seu mundo". - SANFERR, 09.12.2009

"Todo ser humano tem sua importância, quando decide se dar importância". - SANFERR, 10.05.2004

"Pense no buraco para onde você vai no final da vida e não enterre em vida o próximo no buraco da calúnia. Ele poderá sair, mas com certeza do seu buraco você não sairá". - SANFERR, 21.01.1999

"A igreja é a casa do Senhor. Pena que muitos estejam fazendo dela mercado". - SANFERR, 17.04.1989

"Melhor satisfação não pode haver do que saber que seus inimigos estão incomodados e despeitados com seu trabalho". - SANFERR, 20.11.2011

"O bom profissional não é caro. Barato é o profissional que não é bom". - SANFERR, 18.12.2011

"O sucesso é uma árvore que só cresce se for adubada dia após dia, ano após ano, até que se torne frondosa e se possa colher os doces frutos do reconhecimento". - SANFERR, 30.12.2011

"Não tenha pressa de chegar, pois, se você tiver de chegar, não tem nada que consiga impedir a sua chegada". - SANFERR, 18.01.2012

"Se tem talento, sonhe alto e voará. Se não tem, sonhe baixo por que da cama certamente não cairá". - SANFERR, 10.02.2012

"Abraçar, beijar e amar quem se gosta é comportamento típico do ser humano. Mais típico ainda é desmoralizar, desprezar e odiar quem não se gosta". - SANFERR, 17.02.1999

"Não diga que pratica o bem, se a língua fala mal. Dar a mão ao amigo e chutar quem não o é, não é comportamento de quem se diz do bem". - SANFERR, 18.01.1988

"Todos são bons e honestos enquanto a vida não lhes mostra que podem se tornar ruins e desonestos". - SANFERR, 03.03.1984

"Não passe sua vida à limpo. Esfregue na cara de quem quer sujá-la". - SANFERR, 12.05.2011

"Um homem de futuro se reconhece no presente, já que aquele que não tem futuro não é reconhecido no presente". - SANFERR, 26.02.2011

"Quando você conversa com alguém especial, o passado você percebe, o presente você vê e o futuro você advinha, pois, sendo uma pessoa especial, nada nele é comum e igual". - SANFERR, 16.08.1995

"Se você se junta a uma mulher e fala, expõe seus sentimentos mais secretos a ela, cuidado. A bandida poderá estar, sem nenhum constrangimento, passando adiante e divulgando ao público tudo que você sente e fala". - SANFERR, 10.04.2002

"Não gaste o que tem e o que não tem, com quem tem nojo e nunca teve amor por você, só tendo interesse nos presentes que você tem para dar". - SANFERR, 17.04.2012

"Dinheiro não tráz felicidade. Tráz falta de paz, insônia e uma corja de falsos amigos". - SANFERR, 20.03.2010

"Não sinta vergonha do que fez. Sinta vergonha de não ter ouvido o conselho para não fazer". - SANFERR, 09.02.2007

"Uma fofoca não tem vida longa se for morta à tempo". - SANFERR, 11.08.2011

"Mulher que é mulher não precisa conseguir marido para se manter. Precisa, sim, conseguir que ele se mantenha ao seu lado". SANFERR, 17.04.1998

"O diploma não fala. Mas o talento berra". - SANFERR, 20.02.1982

"Você pode terminar seus dias deixando de ser ninguém, se hoje criar para ser alguém". - SANFERR, 09.02.2009

"Não escreva para burros, pois no pasto não tem tradutor e eles nunca vão entender". - SANFERR, 21.10.1984

"Algumas mulheres humilham os gays, esquecendo-se que vivem humilhadas por ficar com o resto deixado por eles". - SANFERR, 24.11.1989

"O homem inteligente não espera o dia de amanhã chegar para ver o que vai dar. Ele age hoje mesmo para não ter que sentar, esperar e depois se arrepender por não ter tido a coragem de lutar". - SANFERR, 16.09.2003

"Vagabundo é aquele que trabalha, trabalha e quando senta para descansar, olha para trás e percebe decepcionado que não trabalhou o suficiente para seu trabalho ser reconhecido e admirado". - SANFERR, 16.10.2007

"Não julgue e condene quem não conhece. A vida, que lhe conhece, já lhe julgou e condenou". - SANFERR, 16.01.2007

"O Natal deve ser uma festa feliz, mas sem a alegria desnecessárias dos excessos e vícios que deixam O aniversariante completamente infeliz". - SANFERR, 21.12.1987

"Certos jovens são maduros e responsáveis, ao passo que alguns adultos seguem na contramão". - SANFERR, 06.06.2007

"A eternidade é um lugar que desperta curiosidade, mas ninguém quer ir para conhecer". - SANFERR, 01.12.2006

"Abra o livro com prazer e não como dever". - SANFERR, 17.02.2004

"É possível encontrar rosas nas dificuldades do caminho. Basta arrancar os espinhos e construir uma nova e florida estrada". - SANFERR, 31.05.1987

"Uma boa música embala o sono de Deus. A ruim anima o carnaval do capeta". - SANFERR, 21.03.1980

"Dinheiro é tudo na hora do TER, nada na hora do SER e menos ainda na hora do SABER". - SANFERR, 17.01.2001

"A mentira repetida mil vezes torna-se uma verdade difícil de se entender". - SANFERR, 11.01.2009

"A ignorância é um mal, a inteligência um bem e quem tem a inteligência de entender a ignorância do outro, está acima do bem e do mal". - SANFERR, 11.09.2001

"Pessoa presepeira com um copo na mão é forte candidato a se tornar desordeira". - SANFERR, 20.01.1989

"O homem não é inteligente como se pensa. Senão todos teriam inteligência para pensar". - SANFERR, 23.11.2011

"Sou capaz de fazer o máximo, enquanto outros são incapazes de fazer o mínimo". - SANFERR, 13.04.1999

"Se falta de talento fosse crime, as cadeias estariam cheias". - SANFERR, 07.01.2007

"O homem antipático e sincero aos olhos dos demais é benquisto por Deus, ao contrário do simpático e falso". - SANFERR, 04.07.2000

"A inveja inventa, a ignorância acredita, a maldade acusa e a irresponsabilidade condena àquele que nada fez, foi desacreditado, acusado e condenado". - SANFERR, 17.07.2010

"O que é mentira, se a verdade que você pensa viver é a maior mentira que sua vida já contou". - SANFERR, 02.02.1988

"Procure estudar sempre para sempre provar que tem capacidade para pensar e competência para ensinar". - SANFERR, 08.09.2009

"Se certas mulheres pudessem sonhar o passado, não beijariam seus homens com tanto prazer, já que não podem advinhar aonde eles vão enfiar suas línguas no presente, transformando assim seu futuro no pior pesadelo". - SANFERR, 18.11.1999

"Não acuse o outro de orgulhoso, se o seu maior orgulho é enaltecer o que você fáz e não dá orgulho em ninguém". - SANFERR, 21.08.2006

"Todos caminham para a frente e poucos para o futuro". - SANFERR, 06.06.2000

"Os pensamentos do homem inteligente ganham os livros e de quem não o é perdem-se ao vento". - SANFERR, 19.01.2012

"Na história da humanidade, o autodidatismo vem provando estar mais qualificado que a falta de qualificação de muitos diplomas". - SANFERR, 08.09.1989

"Tem pessoas que são tão pequenas em seus objetivos, que grandioso e importante para elas é ter apenas uma casa e um carro comprados em mil prestações, sem saber que vão perder de vista a vida importante que pensam ter, na falta de importância do seu visível e inexpressivo viver". - SANFERR, 28.01.1987

"Se a mulher hoje está merecidamente em todas as frentes, porque algumas teimam em permanecer vergonhosamente atrás dos homens?" - SANFERR, 19.10.1999

"Certos diplomas hoje são distribuídos à quilo, quando a competência de muitos diplomados não vale uma grama". - SANFERR, 16.07.2004

"Vergonhoso é o diplomado ser rebaixado por quem ele diz não estar qualificado com o diploma". - SANFERR, 19.02.2007

"Não mande o outro procurar o que fazer, se a sua vida é o maior e pior exemplo que você passou por ela, não fez nada e quando se olha no espelho só vê a vergonha da falta de competência para criar e fazer". - SANFERR, 10.01.2000

"A faculdade de hoje não tem mais o valor que demorou décadas para conquistar, por aceitar muitos estudantes desvalorizados que não merecem lá estar". - SANFERR, 08.01.1999


                                                                                                                                                     
 RENÉ SANFERR, 19.04.2012
                                                                          

 ATENÇÃO

 AGRADEÇO AS CONTRIBUIÇÕES E PEÇO QUE CONTINUEM FAZENDO DOAÇÕES AO BLOG.
                  ASSIM COMO O JORNALISTA FUNCIONÁRIO DE JORNAL, O BLOGUEIRO-COLUNISTA, EM TODAS AS PARTES DO MUNDO,
                     EM VÁRIOS SITES E BLOGS, VIVE DO QUE ESCREVE, O SEU TRABALHO VIRTUAL É O SEU GANHA-PÃO.
   SEM NENHUM VÍNCULO EMPREGATÍCIO.
 DEPOSITE NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL.

CONTA O1:
Caixa Econômica Federal                                   -               Av. Estados Unidos, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    0063                                                            Conta: 023-00012630-9


CONTA 02:
Caixa Econômica Federal                                   -               Relógio de São Pedro, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    1416                                                             Conta: 013-00099159-3


CONTATOS:

e-mail: rsanferr@globomail.com
fone  : (71) 82659332
home-page: HTTP://SANFERRPRESS.BLOGSPOT.COM
novo blog  :  HTTP://SANFERRARTSCRIPT.BLOGSPOT.COM





                                                                      P    A     T     R     O     C     Í     N     I     O                                                   


5 comentários:

  1. Raul Gil é um conterrâneo que muito nos orgulha. Abraços, Toninho. São Paulo

    ResponderExcluir
  2. aIIIIIIIIIIIIII, como euzinha queria cantar, pegar no MICROFONEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE lá no programa do Raul Gil. Este coroa é demais. Bom em tudo, né, galera? Rarará!!!!! Da Bahia pro mundo, Djean b., a boa. Não esqueci meu blog, não, hein. Só tô adiando com medo de passar vergonha diante do blog do SANFERR. rarará!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Um grande comunicador e no programa dele não tem protecionismo, apadrinhamento. A gente percebe isso. Maria Lúcia.

    ResponderExcluir
  4. Raul Gil é, além de um excelente apresentador de programa de auditório, um homem excepcional, um ser humano como poucos. Todos o respeita e admira no meio artístico. Uma pessoa iluminada, não só pelo talento, como pelo que é. Lya, Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  5. Hj vou criticar SANFERR. Não pelo texto, mas pelo trabalho de digitação, querido. Vou ligar pra ele depois e comentar. Percebi, lendo o artigo de hoje, que vc, por pressa ou não, displicência, errou algumas letras. Acontece nos melhores jornais e revistas. No mais, maravilhoso, como sempre, o artigo sobre RAUL GIL. Fique atento, querido, na passagem do texto digitado para a postagem no blog. Beijos à todos. ANINHA.

    ResponderExcluir