quinta-feira, 17 de maio de 2012

O PRECONCEITO TEM COR, MAS O TALENTO NÃO.




RUTH DE SOUZA.
MARAVILHOSA!! APLAUSOS PARA A DEUSA E MESTRA.


     Salve 12 de maio de 1921! Esta data tornou-se mais do que especial, memorável (e sem exagero!), na história das artes cênicas brasileiras, pois foi neste dia que nasceu uma verdadeira estrela, um ícone da representação, uma diva dos palcos, uma deusa de pele da cor do ébano, que muito nos orgulha desde que decidiu brilhar no escuro do vazio de nossos sentimentos e emoções vivenciados à flor da pele em forma de drama ou comédia. Eu não vou repetir aqui - como se costuma dizer por aí - que é uma estrela negra, pois sempre achei extremamente deselegante, preconceituoso (e, em alguns casos, até depreciativo) quando leio em alguns textos e reportagens este termo. O ser humano - apesar da sociedade dizer (e praticar ações) o contrário - não pode ser classificado como branco, negro, rosa, lilás ou azul. (A não ser, óbviamente, os de sangue realmente azul, of course!). Na sua essência, qual é a cor do espírito, da alma?... Principalmente se levarmos em consideração que nosso povo é formado por diversas etnias, raças. Também é bastante constrangedor quando se diz: "... mas é negro!..." (?). (Sem comentários). E quando se trata, então, de uma pessoa pública, um artista... Eu li um texto publicado numa revista que começava assim: "... primeira atriz brasileira negra a pisar no palco do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Ruth de Souza"... (Como se os negros não fossem dignos de estar no Municipal). Eu não me recordo - e acredito que vocês também não - de já ter lido: "... primeira atriz brasileira branca"... Então, isto é preconceito ou não? (E observem - quem mais critica o preconceito reinante em nosso país antes, durante e depois da Abolição da Escravatura, é quem mais escreve e se posiciona desta maneira revoltante). Ruth de Souza é uma atriz negra da mesma forma que Marilia Pêra é uma atriz branca. Mas, elas são - independente de raça - atrizes e ponto. Final nas atitudes preconceituosas.
     Ruth de Souza, Léa Garcia, Neusa Borges, Zezé Mota, Thaís Araújo, Dhu Moraes, Isabel Fillardis, Glória Maria, Thalma de Freitas, Margarete Menezes, Virginia Rodrigues, Daisy Nunes, Daiane dos Santos, Cléa Simões, Chica Xavier (no Brasil) e Oprah Winfrey, Whitney Houston, Whoopi Goldeberg, Michelle Obama, Naomi Campbel (no exterior) - além de tantas outras relevantes na sociedade de ontem e hoje - são Mulheres que vieram para colocar mais cores e não descolorir como tantas outras mulherzinhas ( não no sentido pejorativo, mas como incentivo a se mexerem, fazer algo para deixar de serem pequenas e tornarem-se grandes ) que estão por aqui (ou estiveram) sem competência para pegar no pincel e pintar o quadro de suas vidas, mostrando que sabem como fazer para criar, ser e acontecer. Ruth de Souza soube pintar (e muito bem) com tintas fortes, de talento e muita determinação, a aquarela de sua vida. Uma Mulher inteligente e com um caráter acima de qualquer "apagão" moral, se tornou uma das melhores atrizes da vida cênica desde o séc. XX.
     Temos, todos nós - eu sou pardo, descendente de negro com branca - muitos preconceitos escondidos no fundo do baú, nos bastidores de nossas representações tão sentimentais como falsas. Preconceitos estes que estão camuflados nas mais diversas áreas: social, sexual, racial, intelectual, e por aí vai... No social, é histórico - desde que (dizem, eu não vi) os portugueses chegaram por estas plagas para nos colonizar (?) - que ser pobre é vergonhoso, desabonador (?) e só resta a nós, menos favorecidos econômicamente, conviver junto aos nossos pares nos guetos, favelas e comunidades (coisa melhor para se conviver não pode haver), enfim, no submundo da sociedade capitalista e consumista. No sexual, o cidadão é rotulado (criticado, discriminado, aceito ou não) pela sua opção, da pessoa que leva para a cama, se um gay ou heterossexual; se vive normalmente (?) dentro dos padrões da sociedade - homem X mulher - ou excepcionalmente na marginalidade (?) das posturas e escolhas politicamente (e socialmente) incorretas (?), homem X homem, mulher X mulher. (Ou não é assim?). E, finalmente, o peconceito (talvez o mais gritante e desigual) intelelectual, quando a cultura - ou a falta dela - determina a ascensão ou queda de cada um de nós no mundo globalizado que vivemos.
     O preconceito intelectual é um capítulo à parte e temos, todos nós, afro descendentes, uma certa cota (literalmente falando) de culpa. Como? Praticando o preconceito de se achar menos capáz. As famosas (e polêmicas) cotas universitárias são o maior exemplo disso, apesar do STF (Supremo Tribunal Federal) ter decidido que são justas. (E que seja feita a vontade suprema do Supremo). Particularmente - mesmo sendo pardo, e vão dizer que estou atirando no próprio pé, mas é a minha opinião, independente de tirar proveito ou não - eu sou contra as cotas, pois (discretamente) o mundo está afirmando que os negros são menos competentes, culturalmente falando, necessitando de protecionismo. Será que a nossa capacidade intelectual é menor que a dos brancos? Me respondam: tem cotas para estudantes brancos, com menos melanina na pele?... Pra mim - mesmo respeitando a opinião alheia - estas cotas são mesmo um preconceito camuflado. O que deve ser feito é melhorar o sistema público para os que estão na pindaíba financeira, sem condições de ir para a escola particular. Será que nós temos neurônios a menos, não somos suficientemente inteligentes para disputar de igual para igual com os brancos (e ricos) uma vaga na universidade?
     Ruth de Souza não fez faculdade, não se aproveitou de cotas (já que não tinha e não tem) para entrar no teatro e provar que é tão talentosa e competente como qualquer outra que fez balé clássico, estudou inglês, artes cênicas nas universidades. Mas, c'est la vie! Enfim, vivemos num país extremamente (e visivelmente) preconceituoso. Ou vão dizer que não? O preconceito - seja ele qual for - fáz parte do nosso dia-a-dia, da nossa cultura.
     Ruth de Souza - como já disse no início do artigo - veio ao mundo para brilhar (e clarear nossas escuras e apagadas vidas) no dia 12.05.1921, no Rio de Janeiro. Atriz que - sofrendo todo tipo de preconceito - teve de "matar um leão por dia" para mostrar seu valor desde que começou, em 1945, no TEN (Teatro Experimental do Negro). Olha o preconceito aí! Teve em algum lugar o TEB (Teatro Experimental do Branco)?. Logo a sociedade elitizada que pode frequentar (pagar) as salas de espetáculos começou a notar o talento excepcional "daquela negra" (como diziam) que caiu nas graças do povão depois que apareceu no filme "Sinhá Moça" (1953). Anos mais tarde - e muitos leões mortos - Ruth foi convidada para desempenhar um importante papel na novela A Deusa Vencida, de Ivani Ribeiro (TV Excelsior, 1965). A TV Globo, iniciando nas telenovelas, reconheceu o talento da atriz (e não da negra) Ruth de Souza, abrindo-lhe as portas em 1968. Daí para o reconhecimento popular foi uma questão de (pouco) tempo em produções como Sinhá Moça (novela), Duas Caras, Amazônia, de Galvez a Chico Mendes, Senhora do Destino, O Clone, Quem é Você?, Memorial de Maria Moura, Rainha da Sucata, Mandala, Corpo a Corpo... O cinema, outra de suas paixões, ganhou mais cor (sem trocadilho) quando Ruth iluminou ainda mais o escurinho das salas de projeção. Títulos como AS Filhas do Vento, Aleijadinho, A Grande Arte, Jubiabá, Ladrões de Cinema, Pureza Proibida, O Homem Nu, As Cariocas, Favela, O Assalto ao Trem Pagador... Desde os tempos da Vera Cruz, Atlãntida e Maristela, Ruth de Souza vem provando ser uma das maiores estrelas brasileiras, premiada inúmeras vezes, tanto que eu me atrevo a perguntar: por que AINDA não foi criado o troféu Ruth de Souza para o teatro?
     Ruth de Souza é negra, com muito orgulho. Mas não tem orgulho de ser (pejorativamente) chamada de negra. Ela é apenas uma Mulher. Sem cor, sem idade, sem discriminações. Uma Mulher  relevante na sociedade, nas artes, para o povo, pois soube - como a maioria não sabe, infelizmente - escrever seu nome na história. Ela não veio ao mundo para passear, mas deixar sua marca (nome). Ela é Mulher que orgulha a todos nós; não uma mulherzinha como algumas por aí que vivem de porta em porta, achando-se o que não é só porque usa saia, atrás de homens, bancando as zinhas mesmo para os espertalhões que só querem se aproveitar e enganar, justamente por elas não se valorizar, por não serem capazes de criar, fazer e acontecer para SER alguém na vida - relevante - e não apenas mais outra qualquer sem eira e nem beira, que só veio ao mundo para TER homem, quando não é seu, dos outros, abrir as pernas, parir, e acham que são as tais. Ruth de Souza é o diferencial - como milhares de outras - que dão orgulho a todos nós e não nos envergonha. Mulher é Mulher, com M maisculo mesmo, e não mulherzinhas de correr atrás de homem, o único talento que possuem, encontrar-se com eles às escondidas por, muitas vezes, terem idade de ser seus filhos (não que eu ache errado o fator idade, mas desde quando elas se façam, e não queiram se fazer atrás deles); enfim, Mulher é Mulher. E sabem por que? Ela não se deixou intimidar com preconceitos medíocres e infelizes, que só tem um objetivo: transformar as Mulheres em mulherZINHAS, (Isto é, àquelas que acabei de me referir, que não criam, não fazem, não são). O maldito preconceito que afirma que a mulher é menos capáz e deve ganhar menos ainda; o preconceito que as rotulam como "Amélias" (as quais sempre foram verdadeiramente Mulheres) e "Ofélias" (as que querem ser burras, ridicularizadas e menosprezadas, quando não pela frente - já que só sabem agradar os homens para conseguir estar ao lado deles - pelas costas).
     Mulheres, ergam a cabeça. Mostrem seu valor, vão à luta, briguem por seu espaço. Não estou detratando nenhuma de vocês. Estou incentivando a tomarem o lugar REAL, de FATO e de VALOR que vocês tem na socidade. Cuidado! Daí a pouco, e não vai demorar, vocês vão perder o lugar para os Gays de VALOR REAL e de FATO que estão sendo valorizados em todo mundo, hein! A briga é boa e vocês tem a melhor arma que poderiam desejar: o veneno feminino.
     A mulher - negra ou branca - é a maior dádiva que Deus nos deu, pois delas viemos e para elas (muitos) vamos ao encontro para perpetuar a raça. "A mulher veio para SER alguém e não TER alguém que a faça SER", diz um de meus pensamentos. Então? A hora é agora. Lutem. Mostrem seu valor e não se depreciem, deixem-se ridicularizar às escondidas por àqueles que vocês teimam em esconder da sociedade, do mundo. (Se é que me entendem!).
     Au-revoir para todos que me criticam ou aplaudem. Na próxima quinta-feira, se Deus quizer, aqui estarei. Eu aqui e vocês daí. C'est la vie!

                                                                                                                                                                       RENÉ SANFERR, 17.05.2012

a ESFINGE:
     "Tem pessoas que gostam tanto de um circo que pagam o que for preciso, e exigido, por um único escpectador para serem palhaças no picadeiro do ridículo e no suicídio da sua total ausência de sentido, achando-se isto e àquilo, sem nem perceber que estão, pelo único presente ao seu triste espetáculo, sendo ridicularizadas e não admiradas, como pobres coitadas que são no teatro da enrolação".

                                                                                                                                                                        RENÉ SANFERR. 12.05.2012


"O ideal para um escritor é divulgar seu trabalho, seu nome e preservar sua imagem, não se deixar focalizar". - SANFERR, 27.08.2011

"Amo as mulheres como minhas melhores amigas, já que não quero amar nenhuma delas para casar e torná-las as minhas piores inimigas". - SANFERR, 06.10.2011

"A mãe é a rainha do lar, mas Maria Santíssima é a matriarca, soberana de todas as famílias". - SANFERR, 13.05.2012

"Jogue fora de casa o que cansou de usar por estar ruim, não prestar, e saberá que bem perto de si alguém está usando dentro de casa, dizendo que é bom e ainda presta". - SANFERR, 15.05.2012

"Não diga que o outro se acha, se não é capáz de achar alguma coisa em você". - SANFERR, 29.01.2012

"Não me chame para onde eu não quero ir, pensando que quero ir, por que se eu quizesse já estaria lá, sem precisar você me convidar para ir aonde quero estar". - SANFERR, 10.04.2012

"Eu conheço os prazeres que sentes em teu corpo e os segredos da tua alma, por você se entregar e confiar a quem não merece a tua confiança e entrega". - SANFERR, 14.05.2012

"Dê as costas para quem lhe deu as costas. Antes que lhe dê uma punhalada pela frente". - SANFERR, 17.09.2010

"Não olhe para trás para sentir nada, nem ódio ou indiferença, para àqueles que nunca irão para a frente". - SANFERR, 21.07.2010

"A falsidade e hipocrisia de certos que se dizem religiosos é tão cínicamente grande que eles nem notam quando se tornam pequenos ao proclamar que Cristo, verdadeiramente, de boca grande não escluiu, criticou e marginalizou ninguém. Ao contrário deles que vivem, mentirosamente, criticando, excluindo e marginalizando à boca pequena". - SANFERR, 08.01.1987

"Perdoar é fácil. Mais fácil ainda é manter-se bem distante e afastado". - SANFERR, 29.09.2010

"Deixe os cães latir, enquanto o leão, que é você, ruge". - SANFERR, 10.06.2010

"Perdoar e esquecer. Mas sem jamais rever. É o melhor remédio contra quem nos fez sofrer". - 18.04.2011

"Os burros são tão bons para descobrirem-se uns aos outros e unirem-se para demonstrar o quanto são bons na sua ruindade". - SANFERR, 09.04.2012

"Se me esqueceu ontem, não me procure amanhã, pois hoje eu nem me lembro que você existe". - SANFERR, 16.09.2004

"Aquela que gosta de pegar homem dos outros, não deve querer que os outros pague a dívida, pois o débito já foi pago pelo homem". - SANFERR, 22.07.2010

"Quem acolhe em casa a amiga casad e seu garotão, não passa de uma reles cafetina safada, sem valor e altamente desclassificada, que se vende por qualquer agrado ou tostão esperando a outra virar as costas para ele também lhe passar a mão". - SANFERR, 07.05.2012

"Pague para seu amante estudar e, enquanto isso, ele está estudando uma maneira de lhe ridicularizar". - SANFERR, 14.05.2012

"Os porcos celebram unidos no chiqueiro que é as suas vidas, bebendo em copos enlameados pela sujeira que os fez tão iguais e camaradas". - SANFERR, 30.12.2010

"Tudo que você fáz com seu amante está sendo transmitido adiante pelo próprio que ridiculariza tudo que com você é obrigado a fazer sem nenhum prazer". - SANFERR, 13.05.2012

"Não esconda em sua casa o que você não quer que seja visto, pois depois o próprio escondido irá lhe entregar assim que for possível e lhe ridicularizar por você se enganar achando que ele é seu parceiro e amigo querido". - SANFERR, 17.04.2012

"Não perca tempo em convidar o homem inteligente e sábio para nada, pois com os burros e incompetentes ele não vai aceitar se juntar nem para beber água". - SANFERR, 17.07.2002

"Não existe sentimento mais sincero que o amor por um amigo que consideramos como irmão. Até que chega a desilusão que cai sobre nós como a mais terrível e inesperada traição". - SANFERR, 20.08.2010

"Nunca mais frequente o ninho das serpentes, fuja para sempre do convívio pernicioso que tinha com esse tipo de pessoas que nunca foram gente e falsamente lhe envolveram num círculo vicioso, perigoso e venenoso". - SANFERR, 22.07.2010

"Do que adianta ter amigos para encher velório, se eles só estão lá por que sabem que você deles não mais irá precisar, para com pedidos abusar e incomodar". - SANFERR, 18.02.2002

"Boas cantoras cantam com o gogó. E as ruins com o útero... inflamado". - SANFERR, 11.07.2008

"O meu tempo não é o seu tempo, se o tempo não quizer que tenhamos o mesmo tempo juntos". - SANFERR, 19.08.1997

"Certas pessoas enganam com a sinceridade de sua total falsidade". - SANFERR, 27.01.2012

"Todo rico para o mundo é gente boa e o pobre não vale nada, mesmo que para Deus alguns sejam ruins e certos pobres tudo valha". - SANFERR, 20.09.1988

"Amigo é para tirar do sufoco. E não colocar na boca do povo contando que lhe tirou do sufoco". - SANFERR, 06.12.1989

"O dinheiro não chega na hora certa e vai embora sim na hora errada". - SANFERR, 06.09.2004

"Dedetize o iate, para os ratos que pularam da canoa furada quando ela estava afundando, não embarquem neste cruzeiro". - SANFERR, 20.11.2010

"Prefiro amar os homens, por que mulher é complicada nestas coisas do amor". - SANFERR, 02.01.2010

"Meu melhor amigo é o guarda-chuva. Ele me protege no bom e mau tempo, nunca fala aonde fui, com quem estive e o que fiz". - SANFERR, 13.02.2012

"Sou gay por que quero ser alegre. Nunca quis ser homem, para ser triste por não ter a alegria do gay". - SANFERR, 08.05.2006

"A mulher e o gay devem ser amigos. Eles não procuram a mesma coisa? A não ser que a coisa seja a mesma coisa para os dois". - SANFERR, 11.02.1999

"O casamento não foi feito para todos. Mas todos foram feitos para a separação". - SANFERR, 13.02.2002

"Mande seu bofe embora e diga que hoje não quer comer xinxim". - SANFERR, 28.11.2000

"Você se acha e se diz tão importante, mas eu não dei a menor importância para o que você falou sobre mim". - SANFERR, 06.01.1984

"Antes ser um gay realizado do que um homem frustrado". - SANFERR, 04.03.1987

"Eu sou o que sou, quero ser e amo ser, que não estou nem aí para o que pensam e falam que sou". - SANFERR, 16.01.2010

"Enquanto você dorme lembrando do dia passado com seu amor, pensando que é mesmo amada, o seu amor está bem acordado no meio da madrugada, lembrando às gargalhadas do momento infeliz que passou ao lado da pobre coitada que é por ele enganada, roubada e ridicularizada". - SANFERR, 14.03.2012

"Não quero ter muitos amigos sem valor. Quero o valor de apenas um amigo".SANFERR, 20.07.2007

"O talento fáz a pessoa mudar de vida, crescer, se transformar do nada em tudo, como num passe de mágica, quando menos se espera. E a falta dele fáz a pessoa sempre esperar pela mágica de mudar de vida, o que nunca acontecerá, pois é tudo no nada que sempre foi". - SANFERR, 13.04.2011

"Comemoração em birosca é o que a falta de dignidade mais gosta". - SANFERR, 14.05.2012

"Enterre o passado, mas não se esqueça de escrever na lápide: aqui jáz o que não merece ser lembrado". - SANFERR, 17.12.2010

"Esqueça quem não merece ser lembrado, ao contrário de você, que é inesquecível, e sempre será, bem ou mal, mas falado". - SANFERR, 21.09.1981

"Não tente ser perfeito, por que aí é que vai estar o seu maior erro ao descobrir que não passa de um ser imperfeito". - SANFERR, 10.06.2003

"O dono da verdade é quem mais conta mentiras". - SANFERR, 07.07.2007

"O ser humano sorri quando conta a falta de sorte do outro, esquecendo-se que o outro também irá contar seu azar muitas vezes gargalhando". - SANFERR, 20.05.1989

"Aquele que diz que esqueceu um grande amor é um grande mentiroso, já que está tentando tornar pequeno um amor que é verdadeiro demais para ser esquecido". - SANFERR, 18.12.2001

"Se o amigo que você considerava como um irmão lhe traiu como o pior dos inimigos, esqueça esse falso parentesco e procure ser bem verdadeiro quando disser ao mau companheiro que só quer distância de um ser que só merece desprezo". - SANFERR, 19.08.2010

"Sacuda a poeira da terra maldita, na qual você só semeou sementes benditas, plantou boas ações e só colheu traições". - SANFERR, 21.07.2010

"Certos gays só não formam uma família, pois eles se formaram em não parecer família". - SANFERR, 20.02.2010

"Sem chance de trabalho, ninguém terá chance de pagar o que deve no mercado". - SANFERR, 02.02.1981

"O dinheiro pode ser gasto agora com o extremamente desnecessário ou guardado para ser gasto depois no que for realmente necessário". - SANFERR, 06.02.2012

"O amor é para ser sentido e não compreendido na essência daquilo que não tem como não se sentir quando se vive amando". - SANFERR, 11.05.2010

"A mulher veio para SER alguém e não TER alguém que a faça ser". - SANFERR, 18.02.1997

"Gay dá o que quer e corno recebe o que não quer, machista e preconceituoso". - SANFERR, 24.06.1987

"Não pense que o outro vai cair e você subir, se o outro é extremamente talentoso e você estupidamente apenas mais um curioso". - SANFERR, 18.05.2001

"Mesmo longe o amor verdadeiro fáz a distância se tornar pequena no coração que está sempre perto". - SANFERR, 23.09.2009

"INgrato é quem recebe favores e não fáz o favor de agradecer nem que saiba um". - SANFERR, 17.05.2010

"Os néscios tem a honra de conviver e aprender com o sábio por algum tempo na vida, mas passam o resto do tempo de suas medíocres vidas desonrando a convivência e tudo que aprenderam de sabedoria". - SANFERR, 17.08.2010

"Se você persegue o outro por ter agido mal, vai ter alguém que vai agir bem perseguindo você também". - SANFERR, 22.03.2005

"Não faço questão que você goste de mim. A questão é se gosta de você próprio antes de procurar gostar do outro". - SANFERR, 13.12.2001

"A modéstia é uma qualidade, o talento um dom e a humildade por não se achar bom, o que é? Burrice". - SANFERR, 13.05.2000

"Nas amizades mais simples é que encontramos a sofisticação da sinceridade". - SANFERR, 10.12.2009

"Quando o burro junta os arreios com a energumena, imagina a cangalha que não vai dar". - SANFERR, 24.07.2004

"Se una com o trapo e vai sentir-se esfarrapado". - SANFERR, 23.04.1989

"Se você vale milhão, não se misture com quem vale tostão, senão a sua cotação ficará tão desvalorizada na praça que jamais podera colocar em leilão o real valor de sua capacitação". - SANFERR, 10.12.2010

"Quem chama o outro de esperto e safado, é o professor que lhe deu todas as aulas de safadezas e espertezas". - SANFERR, 25.06.1986

"No canil da vida de certas pessoas, se você entrar vão confundir o seu latim com o latir deles". - SANFERR, 19.04.2012

"Dê atenção aos latidos de um cachorro amigo, mas não dê ouvidos aos pedidos de um amigo cachorro". - SANFERR, 13.05.2012

"Não dê valor a quem diz óia, se você olha para esta pessoa e não consegue ver valor algum". - SANFERR, 18.07.2008

"As prostitutas são criticadas, quando certos pais esquecem que suas filhas lembram de imitá-las". - SANFERR, 10.05.2012

"Alguns religiosos dão lição de moral nas igrejas à frente dos fiéis e praticam a imoralidade nas ruas junto com os infiéis". - SANFERR, 20.07.1983

"Certas mulheres se comportam como mariazinhas ninguém, procurando alguém que lhes trate como Maria". - SANFERR, 28.08.1996

"Devemos honrar as Mulheres, mesmo que algumas mulheres não queiram ter honra alguma". - SANFERR, 10.09.2003

"Quando você fala o que as pessoas querem ouvir, você é ótimo. E quando fala o que elas não querem, você é péssimo". - SANFERR, 13.12.1983

"Tem pessoas que acham que estão sendo escandalosamente desejadas, quando na verdade estão sendo cruelmente ridicularizadas, ao ponto deste falso desejo tornar-se um escândalo para estas pessoas que não percebem o ridículo que estão passando por serem humilhantemente enganadas". - SANFERR, 03.05.2012

"Com uma boa ação se junta um tijolo no céu. E com o péssimo hábito da desmoralização do outro, perde-se o mesmo tijolo. Sendo assim, quando morrer, ninguém vai achar uma parede construída no céu, quanto mais a casa". - SANFERR, 17.08.1999

"Ser chique é ser simples na sofisticação e discrição". - SANFERR, 18.06.2007

"Se o alvo é sinal da pureza de Maria Santíssima, como a maioria das noivas se atrevem a casar de branco? Depois querem ser felizes, as hereges". - SANFERR, 25.05.2010

"Mulher que se preza não se menospreza como mulher". - SANFERR, 20.09.1988

"Brigue com todos por causa de um amigo, mesmo que ele não brigue com apenas um com medo de se tornar inimigo de todos". - SANFERR, 20.04.2010

"Aproveite os restos deixados para você, pois, daqui a pouco, quando se satisfazer com os frutos que quer colher, nem as sobras vão querer mais lhe ver". - SANFERR, 14.05.2012

"Certos homens da Igreja são a vergonha da Igreja, pois a Igreja não sabe o que fazem fora das igrejas". - SANFERR, 15.10.2007

"Não se misture hoje com o que não é bom, já que vai ser ruim se estiver misturado amanhã". - SANFERR, 17.01.2004


                                                                                                                                                                    RENÉ SANFERR, 17.05.2012



ATENÇÃO

 AGRADEÇO AS CONTRIBUIÇÕES E PEÇO QUE CONTINUEM FAZENDO DOAÇÕES AO BLOG.
                  ASSIM COMO O JORNALISTA FUNCIONÁRIO DE JORNAL, O BLOGUEIRO-COLUNISTA, EM TODAS AS PARTES DO MUNDO,
                     EM VÁRIOS SITES E BLOGS, VIVE DO QUE ESCREVE, O SEU TRABALHO VIRTUAL É O SEU GANHA-PÃO.
   SEM NENHUM VÍNCULO EMPREGATÍCIO.
 DEPOSITE NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL.

CONTA O1:
Caixa Econômica Federal                                   -               Av. Estados Unidos, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    0063                                                            Conta: 023-00012630-9


CONTA 02:
Caixa Econômica Federal                                   -               Relógio de São Pedro, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    1416                                                             Conta: 013-00099159-3


CONTATOS:

e-mail: rsanferr@globomail.com
fone  : (71) 82659332
home-page: HTTP://SANFERRPRESS.BLOGSPOT.COM
novo blog  :  HTTP://SANFERRARTSCRIPT.BLOGSPOT.COM




                                                                      P    A     T     R     O     C     Í     N     I     O                                                   



2 comentários:

  1. UMA GRANDE ATRIZ MESMO. O BRASIL TEM O MAIOR ORGULHO DESTA MULHER QUE HONRA TODAS AS OUTRAS POR SABER, SEMPRE SOUBE, O QUE QUIS. ELA É EXEMPLO PARA SEMPRE. Toninho, São Paulo.

    ResponderExcluir
  2. Vou contar o que poucos sabem. Este artigo era pra ser publicado semana passada, antevéspera do aniver´sario da atria Ruth de Souza, mas, por causa de um atrito verbal que SANFERR teve com uma pessoa sobre ASSIS CHATEUBRIAND, ele resolveu antecipar e colocar o grande empresário naquele dia. Era pra outubro, mas ele antecipou. Esta atriz brasileira é uma mulher que val além de qualquer discriminação. O que tem de novinhas por aí brancas e lindas que não chegam aos pés do talento dela. Uma aula de interpretação mesmo. SANFERR, como sempre, só colocando a nata da nata em sua coluna. E vem mais por aí. Sei porque ele me conta tudo. Bjs, Bjs, Vi.

    ResponderExcluir