quinta-feira, 5 de julho de 2012

o santo sem altar.

ACESSOS
BALANCETE MENSAL
(MÊS 21 - PERÍODO)
01.06.2012  a 01.07.2012
home-page:
HTTP://SANFERRPRESS.BLOGSPOT.COM
(621.083)
(NÚMERO OFICIAL ACESSOS AO BLOG)
Parabéns, SANFERRPRESS!!



  

CHICO XAVIER.
POR SUA VIDA E OBRAS, ELE DEIXOU UMA MARCA QUE O TEMPO
NÃO VAI APAGAR. NEM AQUI E NEM NO ALÉM.



     "Há mais mistério entre o céu e a terra..." Quem nunca ouviu esta frase (ou ditado popular), pensamento, filosofia, crença religiosa - seja lá o que for - em algum momento sobrenaturalmente misterioso de sua existência? Quem não fez dela o slogan de sua vida? Ou, então, quem não se apegou a ela para explicar o inexplicável? O sobrenatural que não é, nunca foi ou jamais será materialmente explicado? Vida e morte (quer queiram ou não) se confundem diária (e eternamente) e uma não pode viver (ou morrer) sem a outra, já que nasceram (e vão morrer) interligadas filosóficamente, materialmente, espiritualmente, religiosamente... O único MENTE que não as liga em nenhum momento da vida - e da morte, óbviamente! - é o seu próprio e verdadeiro significado: a mentira. (Apesar de ser um paradoxo, pois o ser humano vive mentindo em vida e morre na sua única e intransferível verdade, que é a morte). Aliás, nada mais verdadeiro do que a morte na nossa atual vida terrena, mesmo sendo ela a maior inverdade, o maior embuste em nossa futura vida etérea, espiritual. Mas, cedo ou tarde, lá está ela à espreita nos observando, esperando o momento certo de atacar impiedosamente. (Não disse que tem vários MENTEs ligados diretamente a estas duas verdades máximas de nossa existência física, corpórea?). Tudo bem que uma (a morte) só existe (?) quando a outra (vida) deixa, por si só, de viver...(?)... É ou não é realmente confuzo, misterioso demais para conseguirmos entender e muito menos explicar - quando? nunca! - o que não poderá jamais ser entenbdido e muito menos explicado? Cedo ou tarde vamos ter um encontro marcado com ela. A única "ela" que ninguém quer se encontrar nem tarde, quanto mais cedo. A única verdade é que todos nós gostaríamos que fosse mentira: a morte.
     Um pensamento de minha autoria - dentre os milhares que escrevi (e continuo escrevendo) ao longo da vida - diz o seguinte: " o homem nasce, vive e morre sem saber explicar porque nasceu, viveu e está morrendo"... A verdade da vida e da morte (ou entre a vida e a morte) tem significados que não se pode entender - nem que seja apenas um - tornando a existência de todo ser vivo, racional e irracional, uma fonte inesgotável de falta de significação... (?)... Por mais que tenhamos um lenitivo bíblico, sempre iremos - na nossa vã filosofia - deturpar o precípuo das palavras vida e morte. E tudo nos leva a tentar (em vão) compreender, continuando a praticar os mesmos e seculares erros... O relativismo moral é que domina, infelizmente, o pensamento pós-moderno. Em nome de um falso pluralismo, o diabo (que adora nos confundir usando sua maléfica presença neste tema tão controverso) vem, ao longo dos tempos, envenenando os incrédulos de que nada é errado. "A imaginação do coração do homem é má" (Gn, 8-21). E numa malignidade - não tão demoníaca, mas humana - a imaginação nos leva a pensar no impossível; a imaginar o inimaginável. Enfim, a acreditar naquilo que humana (e racionalmente) não teríamos capacidade de crer... (?)... Mas precisamos, como humanos, pensar e imaginar (acreditar, principalmente) que tudo não é em vão - nosso nascimento e vida - e que a morte não é o fim, mas apenas o recomeço. (Do que e aonde, nunca saberemos ao certo). Mas, confiando sempre às escuras, se não tivermos esta possibilidade de conceber o inconcebível, seremos tomados como materialistas, ateus, agnósticos, representantes de "todas as nações que se esquecem de Deus" (Sl, 9,17; 50,22). Enfim, trocando em miúdos (as bases intelectuais, teológicas e filosóficas), ninguém - ao menos que tenha um argumento forte para convencer a gregos e troianos - vai conseguir definir o que, realmente, é a vida e muito menos a morte. Por mais que tenhamos nossas ideologias, crenças, religiões (e opiniões difusas) este tema nunca será explicado. Jamais conseguiremos unanimidade sobre esta realidade tão polêmica, discursiva e mórbida.
     "A vida nos assusta e a morte aterroriza". Mas, por outro lado - olhando com os olhos da fé e não da ciência, tão exata em todos os assuntos, menos neste - que graça teria se soubessemos decifrar os enigmas de nossa existência? O que somos, por que somos e, especialmente, para onde iremos?... O bom - e ao mesmo tempo assustador - é saber que não sabemos nada; que a menor certeza é a maior incerteza. Que o passado nos trouxe, o presente nos acolhe e o futuro nos encaminhará.
     Mas, como toda regra tem excessão, tivemos neste tema - vida e morte - duas importantes excessões, que (ao menos) tentaram o possível dentro do impossível. Um aqui (Uberaba, Minas Gerais) e o outro acolá (Paris França). Um mais atual e que atendia pelo nome de Francisco de Paula Cândido Xavier e o outro, em pleno séc. XIX, batizado como Hippolyte Léon Denizard Rivail (Allan Kardec). Duas marcas poderosas e de credibilidade, mestres nos mistérios insondáveis (será que para eles?) entre a vida e a morte. Cada um a seu modo lutaram - com todas as forças materiais e principalmente espirituais - para que a crença, seita ou religião (como queiram) se tornasse compreendida, respeitada e divulgada mundo afora.Segundo a Federação Espirita Brasileira (FEB), Uberaba, distante 480 quilômetros de Belo Horizonte, é considerada a capital mundial do espiritismo e Chico Xavier, desencarnado (expressão tipicamente espirita) em 30.06.2002, tido como o maior representante brasileiro da "comunicação" entre os vivos e os mortos. Chico nos deixou um legado de fé - mesmo para quem não acredita - além de uma obra literária com mais de 412 livros (psiocografados) que vendeu mais de 30 milhões de exemplares. No inicio psicografando poemas de Olavo Bilac e Augusto dos Anjos, mestres do parnasianismo e naturalismo, respectivamente. Com os direitos autorais, Chico conseguiu sustentar inúmeras obras assistenciais. E assim, aos poucos, foi-se tornando conhecido e logo estava "incorporando" o espirito do médico cearense Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti, famoso no Rio de Janeiro no séc. XIX. Através do médium, Bezerra continuou prescrevendo remédios. Mesmo que fitoterápicos, para que Chico não fosse acusado de charlatanismo. Enquanto vivo, e mesmo doente, Chico nunca deixou de receber as caravanas que chegavam de todo país. Hoje, Uberaba continua sendo referência para quem acredita nos discípulos do mestre. O Grupo Espirita da Prece, centro fundado por Chico em 1975 e onde ele trabalhou até o fim de seus dias, não realiza mais sessões de psicografia. Mas, enquanto isto, às quintas-feira, a Casa Assistencial Chico Xavier oferece jantar a mais de 1000 pessoas, doando também pão, leite, enxoval para crianças, além de dar orientação médica e odontológica gratuita.
     No "Livro dos Médiuns", de Allan Kardec, o autor afirma que os (bons) espiritos se manifestam pela superioridade de suas idéias. Crença, seita ou religião? Independente de credo, todos nós temos de reconhecer que Chico Xavier foi um homem "de luz", um ser que veio ao mundo para fazer o bem, sem olhar a quem, sem criticar, julgar e condenar. (Como "certas religiões" que se auto-proclamam as únicas de Deus). Sou católico apostólico romano, mas respeito o espiritismo, pois - ao menos isto - não suja as esquinas, polui os rios, lagos e mares... O verdadeiro espirita não diz (hipócritamente) "sim" nos templos e "não" (verdadeiramente) nas ruas ao pobre, marginalizado e doente. Do corpo e da alma. O espiritismo abraça com o coração; não com a teatralização de uma (falsa) benfeitoria ao próximo. (Se é que me entendem!). Chico Xavier na sua fé e em obras, foi um verdadeiro homem de Deus, um santo. Sem altar, mas santo.
     Au-revoir para todos que me criticam ou aplaudem. Na próxima quinta-feira, se Deus quizer, aqui estarei. Eu aqui e vocês daí. C'est la vie!

                                                                                                                                                             RENÉ SANFERR, 05.07.2012

a ESFINGE:
     "Adquira mil bens e nunca será homenageado por ninguém, será um perdedor, um homem sem valor, esquecido e no cemitério caído em desgraça. Use o saber que tem e sempre será homenageado como alguém, será um vencedor, um homem de valor, lembrado na estátua levantada na praça".

                                                                                                                                                             RENÉ SANFERR, 02.11.2010

de SANFERRPRESS para todos os leitores e colaboradores (patrocínios, doações):

     Hoje no blog (mensal) SANFERRARTSCRIPT vou publicar - dando continuidade a pequena mostra das minhas múltiplas facetas - conto, além dos roteiros, peça teatral e sinopses, que já postei. São inúmeros trabalhos inéditos.
     Obrigado pelos elogios que tenho recebido por conta dos pensamentos. Muitos dizem que estão observando a vida, as pessoas, as relações, enfim, o dia-a-dia, com um novo olhar. Se Deus permitir, publicarei todos que escrevi.
     Mas, trocando de assunto, com tantos desastres, aliás, verdadeiras tragédias acontecendo por conta destes caminhões (carretas), será que não tem algum deputado - se a Lei existe eu não sei - que crie um projeto-de-Lei definindo o horário destes caminhões (principalmente com containers e cargas pesadas, perigosas) na área urbana e nas vias de acesso (rodovias) metropolitanas entre às 0 hs. e às 6 hs. da manhã?
     Fica aqui minha sugestão a tantos parlamentares e autoridades que acompanham meu blog e sempre se manifestam carinhosamente ao meu trabalho. Muitas vidas serão poupadas e menos gastos para a nação.

                                                                                                                                                                 RENÉ SANFERR, 05.07.2012

"O meu fogo de palha com excesso de talento e competência, é a sua incompetência para provar talento para acender o fogo e queimar a palha". - SANFERR, 29.06.2012

"Aparência com certeza vale a pena. Ao menos disfarça a realidade que é uma temeridade". - SANFERR, 23.12.2001

"Não precisa você ter para despertar a Inveja. Basta você saber para fazer nascer a Calúnia". - SANFERR, 30.07.2010

"O certo seria sorrir quando a morte chega, pois ela nos leva ao Único e verdadeiro Amigo. E chorar com a vida, que nos aproxima dos inimigos". - SANFERR, 02.11.1987

"A mágoa passa, o perdão chega, mas a lembrança não quer ir embora". - SANFERR, 13.12.2011

"O dinheiro pode terminar, mas a pose, o orgulho e o nariz empinado nem o caixão consegue acabar". - SANFERR, 20.08.1990

"Não dê bolas a quem não fáz parte do seu jogo". - SANFERR, 12.01.1988

"È no colo da mãe que se aconchega quando o problema chega". - SANFERR, 30.12.2010

"Marque seu aprendizado na vida com uma caneta e não com uma borracha". - SANFERR, 22.05.1985

"De estória em estória, o escritor escreve a sua história, fazendo-se criatura e criador". - SANFERR, 18.04.2007

"O homem que escreve mil pensamentos já expôs todos os seus sentimentos". - SANFERR, 08.12.1986

"Não tenha medo de se expôr, se o que você fizer tiver muito valor". - SANFERR, 23.09.2011

"Não discrimine ninguém pelos erros, se você é um poço de defeitos". - SANFERR, 06.12.1984

"Vizinhas nigrinhas tomando cachaça na praça, se esquecem da panela na cozinha e provam que não passam de zinhas, farinhas do mesmo saco, arrastando as asas para outros machos". - SANFERR, 10.09.2010 (extraído de um conto de minha autoria).

"Não se importe com o que a plebe fala, se você é rei e seu reinado é surdo". - SANFERR, 30.07.2010

"O amor de ontem se transformou no ódio de hoje e vai morrer no desprezo amanhã, sendo sepultado para sempre no túmulo do esquecimento". - SANFERR, 10.09.2010

"Cada um recebe o que merece ser recebido e sofre o que merece ser sofrido. Tudo na medida exata e no tempo devido". - SANFERR, 10.04.2012

"Maluco é quem se mistura com os idiotas que não sabem o que fazem, dizem ou sentem, doidos o suficiente para se misturar com os dementes". - SANFERR, 31.05.1996

"Seja solidário com seu inimigo na hora da doença apenas para dar um comprimido, mas não seja otário de voltar a ser amigo". - SANFERR, 16.04.2004

"Nunca diga Deus é mais com quem você não gosta, pois, ao contrário de você, Êle pode gostar demais do seu inimigo e mostrar que ele é muito mais que você". - SANFERR, 24.06.2010

"Se for conveniente, se finja de idiota, já que o esperto nunca é conveniente". - SANFERR, 01.03.2010

"Não seja burro de atrelar sua carroça com o cavalo que se uniu com uma égua". - SANFERR, 25.05.2012

"A felicidade de seu amor vale muito mais do que a felicidade do seu amor próprio". - SANFERR, 15.05.2010

"Não diga que o outro é um gay safado, se você não passa de um corno descarado". - SANFERR, 20.04.1994

"Use o telefone para denunciar suas mentiras e não espalhar as verdades alheias". - SANFERR, 10.06.2012

"Venda na praça suas bugigangas de muleta na mão e sua mulher vai estar em casa com o vizinho se doando na cama segurando na bengala". - SANFERR, 29.07.2010

"Homem dando duro no trabalho e mulher safada recebendo o duro na academia". - SANFERR, 18.09.2000

"Coma feitiçaria e vomite bruxaria". - SANFERR, 13.05.2012

"Fique de varanda falando mal de quem passa e quem passa depois vai passar a mão e falar mal de sua filha descarada, que diz que a fila anda". - SANFERR, 23.04.1989

"Se não quer saber, por que procura saber daquele que não quer saber do que você finge não saber?". - SANFERR, 02.07.2012

"Não ocupe quem está ocupado para ouvir sua conversa de desocupada". - SANFERR, 02.07.2012

"Não dê ouvido ao que o povo fala contra você, pois Deus fala mais alto à seu favor". - SANFERR, 18.07.2010

"Tem pessoa que é tão infernal por viver fazendo o mal, que o próprio ar que respira lhe fáz mal". - SANFERR, 03.08.2010

"Conviva em casa do mal e o mal vai se instalar em sua residência espiritual: sua alma". - SANFERR, 14.05.2012

"Fé é não ter dinheiro e gastar a torto e a direito". - SANFERR, 24.12.2001

"Eu sou feliz por que tenho a inteligência como parceira e Deus para aturar minhas besteiras". - SANFERR, 18.01.2011

"Amo as mulheres até o ponto que elas não desejem me amar como eu não quero ser amado". - SANFERR, 10.02.2002

"O homem come por trás e pela frente. O que e aonde só ele sabe". - SANFERR, 02.03.2012

"Não tente esquecer quem é inesquecível". - SANFERR, 10.03.2001

"Muitos casam por imposição e poucos com satisfação". - SANFERR, 06.07.2000

"Se falam mal de alguém, bem ou mal, é porque este alguém tem muito para ser lembrado e falado". - SANFERR, 18.02.2000

"Sua vida pode ser um arrasta-pé ou uma ópera. Depende da companhia que você escolher". - SANFERR, 03.12.1988

"A falsidade do riso não é benéfica se está camuflando a sinceridade do choro". - SANFERR, 09.04.1987

"Uma pessoa é melhor que a outra quando não se mistura com quem se acha melhor do que ela". - SANFERR, 27.08.2010

"Enquanto você fala mal da vida do outro, o outro está aproveitando bem a vida dele". - SANFERR, 02.07.2012

"O conto é um bate-papo e o romance um papo-cabeça". - SANFERR, 20.05.1999

"O pensamento pode ser elitista ou popular, sofisticado ou vulgar. Depende da cultura e da postura de quem lê". - SANFERR, 18.09.1989

"Eu escrevo sobre gente talentosa e não pessoas que correm atrás da fama, deixando o talento para trás". - SANFERR, 08.02.2012

"Doméstica de corpo bonito e a esposa de cara feia no lixo". - SANFERR, 07.09.2004

"O gay é a mulher que deu errado e a mulher é o gay que deu certo. Mas todos estão felizes dando". - SANFERR, 20.01.1986

"O corpo da mulher bonita é o mapa da mina. E a cabeça de muitas delas uma mina desativada". - SANFERR, 10.04.2011

"Aquele que você detrata, está bebendo champanhe e você cachaça". - SANFERR, 02.07.2012

"Quem não é, não quer que o outro seja". - SANFERR, 23.04.2007

"Respeito as prostitutas que fazem às claras. E desconsidero certas casadas que praticam às escondidas". - SANFERR, 13.04.2012

"O passado nos trouxe, o presente nos acolhe e o futuro nos encaminhará". - SANFERR, 18.09.2003

"A vida nos assusta e a morte aterroriza". - SANFERR, 19.05.1985

"Não sou duro. Sou realista. A realidade é que muitas vezes é dura". - SANFERR, 30.12.2002

"Nós somos o que queremos ser. Basta para isto ter coragem de mostrar o que somos". - SANFERR, 20.02.1999

"Pai não é só para dar. É para avisar e salvar". - SANFERR, 18.09.2000

"Amanhã quero ser para você o amigo que sou hoje e não lhe esquecer, isolar, por você hoje não ter sabido me aproveitar". - SANFERR, 21.03.2010

"Não chegue perto demais e nem me abrace. Não quero sentir o cheiro de falsidade". - SANFERR, 21.09.1998

"Não deixe que esfreguem na sua cara o TER, que não vale nada. Esfregue antes o seu SER, que tem muito valor". - SANFERR, 09.12.1985

"Fingir que o outro não existe, é a maior prova que ele incomoda por existir". - SANFERR, 03.08.1991

"Não sinta vergonha da cor da pele. Mas do seu péssimo caráter, o qual é negro". - SANFERR, 13.05.1985

"Todos amam eternamente. Mas, à beira do túmulo, ninguém quer acompanhar o amado". - SANFERR, 25.04.1980

"Se existir (e sobrar) apenas um amigo que eu ame e me ame de verdade na multidão, já vai ter valido a pena eu ter amado todos os amigos e ter sido traído pelos demais". - SANFERR, 30.12.2010

"A verdade de um amigo se descobre num olhar sincero e nunca na mentira de vários abraços e sorrisos falsos". - SANFERR, 20.08.1989

"Todos bebem juntos e quando se separam, destilam seus venenos um contra o outro afastados, vomitando a ressaca por terem se aturado". - SANFERR, 13.03.2012

"O homem que bebe com outras mulheres, mesmo à sua frente, pode ter certeza que, às suas costas, com uma ele vai se embriagar e lhe trairá". - SANFERR, 28.06.20                                                                                                                                                                    


               RENÉ SANFERR, 05.07.2012



ATENÇÃO
 AGRADEÇO AS CONTRIBUIÇÕES E PEÇO QUE CONTINUEM FAZENDO DOAÇÕES AO BLOG.
                  ASSIM COMO O JORNALISTA FUNCIONÁRIO DE JORNAL, O BLOGUEIRO-COLUNISTA, EM TODAS AS PARTES DO MUNDO,
                     EM VÁRIOS SITES E BLOGS, VIVE DO QUE ESCREVE, O SEU TRABALHO VIRTUAL É O SEU GANHA-PÃO.
   SEM NENHUM VÍNCULO EMPREGATÍCIO.
 DEPOSITE NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL.
CONTA O1:
Caixa Econômica Federal                                   -               Av. Estados Unidos, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    0063                                                            Conta: 023-00012630-9
CONTA 02:
Caixa Econômica Federal                                   -               Relógio de São Pedro, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    1416                                                             Conta: 013-00099159-3
CONTATOS:
e-mail: rsanferr@globomail.com
fone  : (71) 82659332
home-page: HTTP://SANFERRPRESS.BLOGSPOT.COM
novo blog  :  HTTP://SANFERRARTSCRIPT.BLOGSPOT.COM




                                                                      P    A     T     R     O     C     Í     N     I     O                                                   



3 comentários:

  1. O espiritismo tem dado muitas respostas a questionamentos de vida de nós, seres humanos. Coisas que as religiões não conseguem explicar, o espiritismo sempre nos diz o porque de tudo estar acontecendo.
    Por sinal, lendo rápidamente o blog SANFERRARTSCRIPT, o que é isso? SANFERR nos mostra um lado, como contista, que me surpreendeu. Li rápidamente, pois só com calma para apreciar esta obra literária. Ele está preparando para qualquer coisa que seja ligado às palavras. Não nasceu para outro tipo de trabalho, o comum à todos nós. É um grande colunista, pensador, escritor, roteirista... etc e tal. Uma assumidade. Vai me telefonar reclamando, mas não posso ficar calado. Não falta mais nada para ele provar do que é capas. É porisso que desperta tanta admiração, inveja e despeito. Siga, SANFERR. Seus amigos estão lhe apoiando e você não é um ser humano igual a todos nós. Você é DEZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ em tudo que escreve. Maria Lúcia.

    ResponderExcluir
  2. Tive algumas experiências que, aos olhos da ciência e da religião, ou de várias religiões, não poderiam jamais ser explicadas, Não sabemos o que vem depois da morte, mas uma coisa é certa: o sofrimento humano em vida, tem fundamentos em ações passadas. Então, se não for assim, como explicar as crianças nascerem com tantos problemas inexplicáveis? César, de São Paulo.

    ResponderExcluir
  3. Não sei o que dizer, a não ser... não sei, não sabemos nada. Somos ignorantes no assunto. E um assunto que está aí para ser respondido desde que o mundo é mundo e até hoje... nada. Mas, respeito todas as religiões, crenças e, sem fé, não temos condições de ir a canto algum.
    Lya, do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir