quinta-feira, 18 de outubro de 2012

WE'RE WALKING ON THE STONES.




JOHN LENNON.
           NUMA INTERMINÁVEL LISTA DE NOMES FAMOSOS DA MÚSICA,
        ESTE FOI O MAIS PODEROSO DE TODOS.



     A tradução para o título do artigo de hoje é "estamos caminhando sobre pedras", e deve ser o que está pensando - no além, desolado e envergonhadamente, à beira de um ataque de nervos - o homenageado de hoje, observando de lá (ao lado de outros mestres que já partiram para o mundo onde os anjos sabem o que é boa música, tocando suas afinadíssimas harpas) o que está acontecendo últimamente no meio musical de cá. (Cá de baixo, literalmente falando!). E não é de se estranhar, visto que de uns anos pra cá - coincidentemente depois da sua morte - estamos vivenciando a era de uma, digamos, "difícil" produção musical. (Ou vão me dizer que não?). Eu nasci e cresci ouvindo boa música, mesmo por que, sendo uma família pobre, sempre tivemos um "faro" apurado para todo tipo de arte. A minha geração (previlegiadíssima) sabe e conhece o que é (excelente) música, tanto nacional como internacional. As décadas de 70/80 nos proporcionaram momentos sublimes, memoráveis no mundo das sete notas musicais. Tanto aqui como lá fora, canções marcaram àquela época e nunca mais saíram de nossa lembrança, tal a quantidade de letras e acordes - em todos os gêneros musicais - que fizeram sucesso em todas as classes sociais.
     Infelizmente, hoje em dia, temos a impressão que colocaram uma ponte entre a boa canção e a péssima música; entre quem fáz sucesso com talento (merecidamente) e quem fáz sucesso sem talento (constrangedoramente); entre quem tem gosto musical e aqueles que não tem. Não se ouve mais (boa) música em todos os lugares ao mesmo tempo. De um lado da ponte temos a elite (não financeira, mas musicalmente falando) refinada do bom gosto, do ouvido apurado e seletivo; do outro a mediocridade onde se ouve (quem não pode se dar ao luxo de trancar-se numa casa à prova de som e bem distante dos medíocres e ignorantes musicais) nos meios mais baixos (não econômicamente, mas intelecto e culturalmente falando) o que de pior o "artista" (?) pode "criar" (?) em termos de composição, usando apenas uma nota e a repetição insuportável e culturalmente emburrecedora, pobre e miserável, do teclado eletrônico. (Se é que se pode dar o nome de composição a merdas que transformam nossos ouvidos em pinicos). E não estou sendo duro, preconceituoso, elitista. Estou sendo realista. E vocês também podem ser duros (realistas) comigo quando eu fizer alguma merda artística, quando eu ousar não ter vergonha (e desconfiômetro) na cara e pegar o pincel para pintar uma tela, o martelo para esculpir, uma partitura para compôr, a pá de cal para caiar, o microfone para cantar, enfim, fazer àquilo que não estou capacitado, não tenho competência (e muito menos talento), já que só me atrevo a "meter o bedelho", "enfiar o nariz", aonde sei que vou fazer bem aquilo que tenho condições: escrever. Seja lá o que for, em qual linguagem for. Ao contrário de muitos por aí, eu tenho dois críticos cruéis sempre ao meu lado: o desconfiômetro e o espelho.
     A situação - principalmente aqui na Bahia - está tão (inconcebivelmente) fora do controle artístico-cultural que o que é bom é impopular e o popular está (cada vez mais) ruim. Como disse recentemente Maria Bethânia, "os nomes dos nossos poetas populares deveriam estar na boca do povo"... Mas se o povo não gosta de poesia... Eu me atrevo a dizer - sem medo de estar cometendo alguma blasfêmia, heresia musical - que no reino do dó-ré-mi-fá-sol-lá-si existem os deuses, semi-deuses e os pagãos hereges; os reis, princípes e os súditos não batizados. (Se é que me entendem!)... Deuses (reis) como Georg Friedrich Haendel, Charles Gounod, Jules Massenet, Claude Debussy, Richard Wagner, Gaetano Donizetti, Wolfgang Amadeus Mozart, Tchaikovski, Vicenzo Bellini, Vivaldi, Richard Strauss... Semi-deuses (princípes) - de todas as épocas e lugares - como Chico Buarque, Charles Aznavour, Dalva de Oliveira, Caetano, Gil, João Gilberto, Pixinguinha, Cartola, Dolores Duran, Maysa, Betânia, Simone, Milton Nascimento, Tom Zé, Gal Costa, Chiquinha Gonzaga, Ray Charles, Elton John, Madonna, Frank Sinatra, Paul Anka... Mas com relação aos pagãos hereges (súditos não batizados com o dom das sete notas musicais) eu prefiro não perder tempo em citar nomes. Mesmo porque não tem nomes. Tem, sim, a marca da falta de vergonha na cara, da falta de talento, do falso conhecimento (e entendimento) artístico-musical. Se fosse na China... Lá, por muito menos - e lidando com verdadeiros expoentes da música mundial - o Ministério da Cultura, em 2011, proibiu músicas de Lady Gaga, Backstreet Boys, Beyoncé e outros em sites de música para, segundo o Governo, "pôr ordem no mercado musical e eliminar canções que prejudiquem a segurança da cultura do Estado"... Já por aqui, a cultura é repetir refrão indecente, de duplo sentido, rebolando indecorosamente como prostitutas (nem elas!) desclassificadas - aquelas bem ralé - nas portas dos bordéis "pés sujos".
     Mas, enfim, por outro lado - o lado bom da ponte - a lista dos (bons) intérpretes é interminável. Sempre vamos ter marcas de altíssimo nível a representar a musicalidade universal. (Mesmo que tenhamos de procurar "agulha num palheiro"). Marcas como Jorge Aragão, Iron Maiden, Titãs, Capital Inicial, Biquini Cavadão, Blitz, Batatinha, Nélson Rufino, Zeca Pagodinho, Emílio Santiago, Mariene de Castro, Lulu Santos, Kate Berry, Rolling Stones, Adele, Beyoncé, Lady Gaga, Agnaldo Timóteo, Jerry Adriani, Erasmo Carlos, Martinho da Vila, Bete Carvalho, Bruno Mars, Mick Jagger, Sidnei Magal, Bob Dylan, Isabela Tavianni, Ana Carolina, Paula Fernandes, Rita Lee, Bebel Gilberto, Diana Ross, Tina Turner, Daniela Mercury, Ella Fitzgerald, e por aí vai... E reinando absoluto no topo desta lista, sentado (eternamente) no trono de glória e poder, temos o mestre dos mestres da música do séc. XX, sua Majestade John Lennon. O "Garoto de Liverpool" - se vivo fosse - completaria 72 anos no último dia 09, mas um fã tresloucado (Mark Chapman) o matou com cinco tiros à queima-roupa no dia 8 de dezembro de 1980, em Nova Iorque (EUA).
     O shor-business está acostumado com a morte trágica de seus ídolos. Foi assim com Jimi Hendrix, Jin Morrison (The Doors), Janes Joplin, Kurt Cobain (Nirvana) e, mais recentemente, a "maluca" (que enlouqueceu o mundo) Amy Winehouse, morta por overdose em julho do ano passado, a qual dizia "o tempo que as pessoas da minha idade gastam pensando sobre a vida, eu gasto bebendo". E ela só tinha - assim como Hendrix, Morrison, Joplin e Cobain - 27 anos quando morreu. Mas, of course, o show não pode parar e não parou quando Elvis Presley e John Lennon - os deuses da música pop de todos os tempos - calaram suas vozes e the end, pt, aplausos e saudações. A vida pessoal de Lennon foi marcada pela dualidade emocional e uma forte ligação com os fãs, apesar da presença de Yoko Ono, não muito bem vista pelos beatlemaníacos, tida como antipática, esnobe. Aliás, as mulheres - de um jeito ou de outro - foram o porto seguro na vida do mestre da canção pop mundial. Yoko como mulher-amante-parceira, sua tia Mimi (que o criou) e a mãe Julie, a qual o apresentou ao rock n'roll, ensinando-lhe os primeiros acordes. A primeira banda de Lennon - The Quarttymen - não vingou e vieram tempos difíceis, até que ele se uniu a Paul McCartney, George Harrison e Ringo Star, dando origem a maior banda que o mundo já conheceu, The Beatles.
     Natural de Liverpool (Inglaterra), filho de um ex-marinheiro daquele país que tinha um relacionamento difícil com sua mãe, Lennon teve uma vida de súdito antes de ser coroado como rei da música. Sua discografia é rica em todos os sentidos e temos de relembrar Imagine (1971), Some Time in New York City (1972), Mind Games (1973), Rock n'Roll (1975)... Não se pode dizer mais nada sobre John Lennon - pai de Sean, filho dele com Yoko - a não ser que ele foi um artista de múltiplas facetas e apaixonado por um único rosto: a face de uma mulher oriental que abalou as estruturas da sociedade americana e do meio artístico mundial, até mesmo poucas horas antes do beatle ser assasinado, quando se deixou fotografar com John totalmente despido deitado sobre ela, beijando-a, numa das fotografias mais famosas de todos os tempos, retratados neste momento íntimo e sensual por Annie Leibovitz.
     Podemos estar num dos piores intervalos da criatividade musical, principalmente aqui na Bahia, salvo raríssimas excessões. Mas se os (bons) compositores - e cantores também - "beberem" na fonte de John Lennon, a lista de deuses e semi-deuses da arte que encanta nossos ouvidos, vai crescer ainda mais. Tanto lá como cá. E cá, esperamos, não mais por baixo... (?) ...
     Au-revoir para todos que me criticam ou aplaudem. Na próxima quinta-feira, se Deus quizer, aqui estarei. Eu aqui e vocês daí. C'est la vie!

                                                                                                                                                                                  RENÉ SANFERR, 18.10.2012

a ESFINGE:
     "Na hipocrisia do dia a dia, quem tiver um inimigo é um felizardo e nunca vai ser enganado, justamente por saber quem nunca vai lhe fazer um falso agrado".


                                                                                                                                                                                  RENÉ SANFERR, 20.07.2005


"Marido corno, palhaço e presepeiro, fáz da rua o seu picadeiro quando chega chamando a atenção com suas palhaçadas. Mal sabendo o chifrudo que às suas costas os falsos amigos dão risada por usarem a sua mulher safada no recinto de sua vida privada enfeitando a sua testa de galhadas". - SANFERR, 18.06.2002

"Por mais que se vista bem, não se encontra elegância em quem é bem vulgar". - SANFERR, 24.05.1989

"Nada melhor do que ficar em casa fazendo coisa boa, do que ir para a rua ver coisa ruim". - SANFERR, 30.06.2012

"Bobagem nunca é àquilo que se escreve. Mas burrada é tudo aquilo que se comete". - SANFERR, 18.09.2011

"Não importa todo mundo falando. Importa sim todo o mundo comentando". - SANFERR, 20.08.2012

"Quem fáz algo de criativo para o mundo, sabe como criar o seu lugar no mundo". - SANFERR, 12.10.2011

"Quando o homem não fáz nada para ter valor e importância, sente-se humilhado com o viado que fáz tudo para ser valorizado e importante". - SANFERR, 09.06.2003

"Você pode ser TUDO ou NADA. Dependendo se o TUDO que puder fazer não for NADA". - SANFERR, 16.04.2009

"A maldade é a pior das ingenuidades". - SANFERR, 18.09.2000

"O homem casa com quem não devia casar e vai para a casa de quem com ele deve estar". - SANFERR, 02.12.2001

"Certos homens fardados dão a impressão que vão para a guerra quando saem abraçados com um velho canhão cansado de guerra". - SANFERR, 30.07.2012

"Não procure ensinar a quem não sabe o que não pôde aprender, se você não procurou saber o que era preciso estudar". SANFERR, 12.09.2012

"Homem presepeiro que chega na rua fazendo palhaçada é para disfarçar a galhada quem em casa a sua mulher safada lhe botou com o vizinho corneteiro". - SANFERR, 10.01.2006

"Quem diz que o outro é mentiroso é o mais mentiroso de todos, pois se finge de moralista dando uma de orgulhoso da sua falsa moral, mentindo quando diz que não é um mentiroso". - SANFERR, 20.02.1997

"Não é por que você aparece que tem o que mostrar. Muitos não aparecem e tem muito o que mostrar". - SANFERR, 30.01.2012

"Não queira ser um ser superior inteligente, se já é um ser inferior como burro". - SANFERR, 01.12.2000

"Tem pessoas que mostram aonda vão chegar e outras que provam aonda vão continuar". - SANFERR, 07.03.2012

"Não adianta você com despeito dizer que não me viu para não me valorizar, se o mundo já me enxergou e como melhor do que você já me valorizou". - SANFERR, 17.01.2011

"Se você não sabe o que quer, como pode querer saber?". - SANFERR, 19.01.2002

"Nunca mais dê às caras para quem lá atrás lhe deu as costas". - SANFERR, 09.09.2012

"Se até os 50 anos a porta ainda não se abriu para você, a vida não lhe viu como alguém, dê uma de zé ninguém, arrombe a janela e faça a vida lhe ver". - SANFERR, 23.09.2012

"Eu prefiro sofrer à distância pelo que não estou vendo, do que sofrer perto por aquilo que estou vendo". - SANFERR, 02.06.2010

"O pensador é um expectador do teatro da vida. E quem lê o ator que interpretou e fez o pensador escritor das cenas assistidas". - SANFERR, 20.02.1997

"Nada espere saber de bom de quem fez tudo para lhe fazer mal". - SANFERR, 10.06.2010

"Quem mostra que sabe, diz muitas verdades ao mundo. E quem não prova nada que diz saber, fala muitas mentiras nas esquinas". - SANFERR, 18.12.2011

"Quem se aconchega em sujas camas plebéias, no meu limpo leito real não se deita mais". - SANFERR, 09.08.2010

"Dê as costas para sempre para quem traiçoeiramente lhe apunhalou pela frente". - SANFERR, 03.07.2012

"Se todos dizem amém e apenas um aleluia, amém para este único que contra todos soube dizer aleluia". - SANFERR, 09.01.2006

"Quem não tem vergonha na cara é por que só tem a cara e nada mais para mostrar, a não ser a falta de vergonha por não puder provar que tem o que mostrar". - SANFERR, 19.12.1999

"Seja lá o que você fizer, faça para empregar seu nome, sua marca. E não para ser marcado por não ter um nome para ser empregado". - SANFERR, 12.05.2012

"Quando uma pessoa disser que o outro não tem moral, pode ter certeza que sabe o que está dizendo, já que está satisfazendo a sua falsa moral com a verdade que roubou do seu igual". - SANFERR, 19.08.2004

"Pessoa com comportamento desclassificado é classificado como não sendo gente de classe". - SANFERR, 09.12.2007

"Enquanto algumas mulheres são como corrimão de escada alisadas e bem seguradas, outras são a própria escada que depois de usadas são no lixo jogadas". - SANFERR, 31.05.2012




"Gentinha ri muito ao difamar por que se pensar que não é gente grande para amar vai chorar". - SANFERR, 13.08.1992

"Ler um pensamento sobre a realidade da vida não é duro. Duro é não ter conhecimento para entender a vida real que vai além dos seus pensamentos". - SANFERR, 14.09.1990

"Filha sem mãe e pai, é saco de porrada para quem chegar e quizer dar mais". - SANFERR, 14.10.2012

"Se o seu coração manda você tomar uma decisão, não siga a razão dos outros, pois os outros não tem o seu coração". - SANFERR, 17.10.2012

"No circo da vida, se o inteligente mágico é o palhaço, você que não passa de um asno, entra no picadeiro como o burro do espetáculo". - SANFERR, 09.12.2003

"Deseje o bem a quem lhe fez o mal, mas agora bem longe de quem pode lhe fazer ainda mais mal". - SANFERR, 30.07.2010

"Tudo que lhe contam que falam de você, serve para você aprender que deles não deve mais procurar saber". - SANFERR, 10.06.2010

"Quem fica mudando de religião, não tem fé. Tem religião e a fé conforme muda de opinião". - SANFERR, 01.08.2012

"Se fazer tudo igual aos outros é o melhor que você pode fazer, triste de você que não pode fazer o melhor para ser diferente". - SANFERR, 31.12.1991

"Se perde a confiança quando se acha a desconfiança". SANFERR, 10.09.1994

"Tem pessoas que dão orgulho e prazer quando estão deitadas falando besteiras. E desprazer, vergonha, quando estão de pé e falando asneiras". - SANFERR, 20.06.1989

"Não se misture a turma do "óia", se você gosta de olhar com quem se mistura". - SANFERR, 20.06.2012

"Se você não direcionar sua vida para algum destino, vai ficar como um motorista qualquer que dirige para todos os lados e nunca chega ao destino sonhado". - SANFERR, 03.10.1995

"Falta de pensamento é não ter conhecimento para entender um pensamento e querer questionar o conhecimento do autor do pensamento". - SANFERR, 16.07.2012

"Casa por muitos homens de copo na mão frequentada, pelos demais com juízo na cabeça é desprezada". - SANFERR, 27.10.1997

"A mulher digna olha enojada de cima para baixo para o homem que a quer comprar. E a indigna querendo se vender olha ajoelhada de baixo para cima". SANFERR, 08.03.1990

"Tem homem que gosta de se sujar na cama e rastejar na lama ao se relacionar com mulher feia e de má fama". - SANFERR, 18.07.2010

"Quando um por inveja inventa e dois por má querência aumenta, é que se percebe que com a língua dos malditos ninguém aguenta". - SANFERR, 18.10.2010

"Enquanto a língua de todos é uma arma afiada, a palavra de apenas um é uma bomba prestes a ser detonada". - SANFERR, 20.11.2010

"O que o homem sábio escreve fica para sempre na cabeça dos inteligentes. E o que o burro fala se perde rápido até nos ouvidos dos dementes". - SANFERR, 20.02.1992

"Tem pessoas que o limite justo para SER é o que já são. E outras que não tem limite para o que serão justamente por já SER". - SANFERR, 16.01.2012

"Seja inteligente alugando a genialidade. Mas jamais burro comprando a mediocridade". - SANFERR, 24.09.2007

"Certas mulheres que são boas para deitar com o homem na cama, ao mesmo tempo são ótimas para os fazer levantar e jogar na lama". - SANFERR, 23.03.2012

"Quando a maré de azar passa, nada como comemorar o oceano de sorte". - SANFERR, 21.09.2011

"Observe o companheiro que você tem ao lado e descubra se é um homem às claras ou uma mulher às escondidas". - SANFERR, 28.06.1989

"Esconda hoje o seu cofre para amanhã mostrar o seu Banco forte". - SANFERR, 21.05.2012

"Peça como mendigo para que não descubram e venha a ser obrigado a dar como rico". - SANFERR, 01.01.2001

"Apague da memória quem nunca deveria ter entrado na sua história". - SANFERR, 21.10.2010

"Tem pessoas que voam sem pilotar e outras que não saem do lugar dirigindo". - SANFERR, 06.09.1995

"Não se faça de desentendido diante das mulheres, se você é um grande entendido diante dos homens". - SANFERR, 07.12.2006

"A elegância pode exigir um vestido longo, mas a falta de classe pode exigir um bem curto". - SANFERR, 08.12.2003

"Quem desmoraliza o outro por não ter mulher, não passa de um zé mané que em casa já é um corno alegre e abestalhado, servindo na rua de palhaço desmoralizado pela própria mulher que se oferece para quem quer e quem não quer. E como o bom corno que é, ainda fáz piada para todos rir, não da sua falta de graça, mas da sua testa enfeitada de galhas". - SANFERR, 04.07.2012

"Quem quizer ser um mestre em asneriologia, pare para ouvir papo cabeça na academia dos cachaceirólogos, na reunião dos doutores do copo". - SANFERR, 09.01.2000

"No farto banquete das relações amorosas, quem chega por último senta para aproveitar os restos e as sobras". - SANFERR, 21.09.2012

"Infeliz é quem chupa os ossos, se antes teve alguém feliz por comer a carne". - SANFERR, 26.08.2012

"Não faça do seu corpo uma academia de musculação e ficar de boca fechada, se pode soltar a língua e mostrar que a cabeça frequenta a academia da criação". - SANFERR, 19.06.1999

"Se você não gosta do meio que vive, prefira viver isolado do que morrer misturado". - SANFERR, 29.07.2009

"Quando se tem a infelicidade de morar ao lado de pessoa baixa, vulgar e escandalosa, a maior felicidade é manter-se distante desta vizinhança vergonhosa". - SANFERR, 04.03.2009

"Nunca mostre o que você tem para quem está de olho no que você pode dar". - SANFERR, 09.02.2012

"O que pode parecer dependência morar junto com os pais, pode não ser independência morar longe deles". - SANFERR, 03.12.2011

"Lembre que a mulher que você escolheu como a mulher de sua vida, nunca vai ser a  MULHER que lhe deu a vida". - SANFERR, 08.03.1996

"Quando uma pessoa disser que o outro não tem moral, pode ter certeza que sabe o que está dizendo, já que está satisfazendo a sua falsa moral com a verdade que roubou do seu igual". - SANFERR, 19.08.2004

"Pessoa com comportamento desclassificado é classificado como não sendo gente de classe". - SANFERR, 09.12.2007

"Enquanto algumas mulheres são como corrimão de escada alisadas e bem seguradas, outras são a própria escada que depois de usadas são no lixo jogadas". - SANFERR, 31.05.2012

"Homem que não dá valor à mulher não sabe nem o seu próprio valor". - SANFERR, 26.10.2001

"Um bom escritor pode misturar a realidade com a ficção, mas vai se tornar um péssimo criador se misturar a ficção com a sua realidade". - SANFERR, 21.10.2009

"Puta velha com rapaz novo, pensa que o novo gosta de putaria velha". - SANFERR, 03.10.2012

"Se todos falassem a verdade o mundo seria uma grande mentira, pois a mentira é que fáz o mundo de todos parecer uma verdade". - SANFERR, 10.06.1994

"Quem tem a cara limpa para dizer que não mente, tem a cara-de-pau para dizer que fala a verdade". - SANFERR, 28.03.1993

"A mentira todos usam quando querem agradar. E a verdade quando querem brigar". - SANFERR, 24.12.2003

"Não queira chegar aos pés do homem talentoso, se você não tem braços para alcançar a cabeça dele". - SANFERR, 24.04.2001

"Você pode não ter nada e saber tudo. E pode ter tudo e não saber nada". - SANFERR, 20.11.2011

"Assim como existem Academias de Letras para os letrados, deveria existir academias sem letras para os burros embriagados". - SANFERR, 21.09.2005

"Mentira é falta de vergonha na cara. Mas como em todos não falta a cara e tem de sobra a falta de vergonha...". - SANFERR, 26.09.2004

"Você pode fazer tudo para me derrubar, mas como Deus não quer, tudo que você fizer só vai me ajudar a me levantar". - SANFERR, 20.04.2010

"De todos os defeitos que você aponta no outro, só esqueceu de ver o mais poderoso de todos que são as suas calúnias, mentiroso". - SANFERR, 29.09.2010

"A granbde MULHER de moral que de pé, digna e altiva se valoriza, não tem nada a ver com a mulherzinha que nem moral tinha, a qual, nem deitada, ridícula e submissa, não consegue ser valorizada". - SANFERR, 04.10.2003

"A mulher é tão importante em nossas vidas que delas nasce o homem para a vida. O mesmo que, sem lhes dar a devida importância, leva algumas para fazer vida". - SANFERR, 20.09.2012


                                                                                                                                                                           RENÉ SANFERR, 18.10.2012




ATENÇÃO
 AGRADEÇO AS CONTRIBUIÇÕES E PEÇO QUE CONTINUEM FAZENDO DOAÇÕES AO BLOG.
                  ASSIM COMO O JORNALISTA FUNCIONÁRIO DE JORNAL, O BLOGUEIRO-COLUNISTA, EM TODAS AS PARTES DO MUNDO,
                     EM VÁRIOS SITES E BLOGS, VIVE DO QUE ESCREVE, O SEU TRABALHO VIRTUAL É O SEU GANHA-PÃO.
   SEM NENHUM VÍNCULO EMPREGATÍCIO.
 DEPOSITE NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL.
CONTA O1:
Caixa Econômica Federal                                   -               Av. Estados Unidos, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    0063                                                            Conta: 023-00012630-9
CONTA 02:
Caixa Econômica Federal                                   -               Relógio de São Pedro, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    1416                                                             Conta: 013-00099159-3
CONTATOS:
e-mail: rsanferr@globomail.com
fone  : (71) 82659332
home-page: HTTP://SANFERRPRESS.BLOGSPOT.COM
novo blog  :  HTTP://SANFERRARTSCRIPT.BLOGSPOT.COM




                                                                      P    A     T     R     O     C     Í     N     I     O                                                   







8 comentários:

  1. JOHN LENNON FOI O MÁXIMO. PRECISA DIZER MAIS? FRANCISCO.

    ResponderExcluir
  2. Adoroooooooooo todas as músicas dos beatles e vivo mil emoções quando escuto ao lado de uma pessoa que amo. É o fundo musical ideal para quem gosta de rock. Quem não já amou ao som de Womam, Imagine? Bjs, Bjs, Vi.

    ResponderExcluir
  3. Estou entre um cliente e outro, aproveitei para acessar o blog de Sanferr e tive a grata surpreza de me deparar com John Lenon. O rei do rock, do roamntismo... Imagine... Bons tempos, realmente, para quem teve a sorte de viver naqueles dias. César.

    ResponderExcluir
  4. As redes sociais foram criadas para dar voz ao povo e o povo está sabendo usá-las, com raras excessões. Comentários maldosos é o que mais se vê, só que ninguém critica, fala mal, de que não está chamando a atenção. E o blog sanferrpress está chamando sim a atenção pela qualidade, conteúdo e bom gosto. Cada um tem a sua opinião. Alessandra M.

    ResponderExcluir
  5. Ler é sempre bom, principalmente quando lemos um texto de altíssimo nível como a coluna do blog Sanferrpress. Se é de ficar nas portas e nas esquinas conversando o que não se deve, vendo a vida dos outros, falando abobrinhas e envergonhando-se com o que se fala, procurem ter informação, cultura e aprender a falar direito lendo o que quem sabe fazer tudo isso tem pra ensinar. Débora, de Fortaleza.

    ResponderExcluir
  6. A maioria de todos nós viemos ao mundo para trabalhar e passar despercebidos. Mas outras vem para fazer um trabalho que os torna o diferencial de todos os iguais, justamente por serem diferentes do mesmismo do dia a dia, do tudo ter e não ser nada, do viver e morrer sem fazer nada de importante que marque a sua passagem pela terra, para quando, daqui a muitos anos, o seu nome, a sua marca, como diz Sanferr em seus textos, fique para sempre na história da humanidade. Todos nós, seja em que trabalho for, temos a chance, ou a obrigação, de nos tornamos gente e não passarmos a vida inteira sendo apenas pessoas. O trabalho, o talentto, a competência de cada um de nós, é que nos torna gente grande, novamente citando o exemplo tão falado nos textos de Sanferr e tão mal compreendido. Quando ele fala em gente grande e gentinha, eu o entendo, é incentivando as pessoas a fazerem do seu trabalho, da sua ocupação, algo grandioso, único, ímpar, inesquecível, e não um trabalho comum, que todos possam fazer. Existem, sem mesmo ainda terem se transformado em gente de fama, renomadas, pessoas comuns, do povo, que fazem toda a diferença, que olhamos e dizemos "este veio para ser alguém", pois percebemos que é tudo de bom naquilo que se propõe a fazer, dando um toque todo especial ao seu trabalho. Acordar cedo, sair para trabalhar, gaanhar um salário no final do mês, todo mundo fáz isto. Até eu. Mas, e depois? A importância, o valor daquilo que fizemos durante o mês? Não fica, ninguém sabe, ninguém viu, ninguém comenta. Não temos uma memória, um histórico do nosso trabalho, do tempo que empregamos para fazer um trabalho comum, que qualquer outro, qualquer pessoa pode fazer. Ganhar dinheiro é bom, necessário para a sobrevivência do dia a dia, claro. Mas, ganhar dinheiro e fazer um trabalho especial, ser reconhecido por ele, deixar um nome para as gerações futuras saberem que existimos, dizerem "pô, foi ele ou ela que fez isso?", aí é que está a diferença entre ser gente grande e gentinha. Todos nós somos gente grande, se quizermos ser, sair da mediocridade e partirmos para a genialidade, sermos os melhores. John Lennon foi um destes. Sanferr, aos poucos, escrevendo aqui na internet está mostrando que o povo, as pessoas anônimas também podem ser, mostrando um trabalho especial, diferente, qualitativo e quantitativo. Ser alguém é a nossa obrigação e deixar de ser ninguém é o nosso dever. Sanferr é o autor deste pensamento e me deu a pouco tempo num cartão lindo. Ainda não publicou, mas eu me atrevi a citar e creio que ele, como meu grande amigo que é, não vai se importar. Vamos ser gente grande, mas modestamente, sem ostentação, compreendo as limitações de quem não pode ser e vai passar a vida no mesmismo do dia a dia, do salário no fim do mês, de um carrinho, um teto alugado ou próprio para se abrigar durante todos os verões e invernos da vida, e... mais nada. Apenas isto. Assim como eu e milhões de pessoas. Um forte abraço, Toninho, de São Paulo.

    ResponderExcluir
  7. Eu me lembro que nos anos 80, tempo de adolescentes aqui no interior, não aqui em Ilhéus onde hj moro já casado, com família, mas lá no nosso interior, eu ia na casa de Sanferr e ele tinha um disco de vinil dos beatles que tocava a não mais poder. Não sei como não arranhou. Será que ele ainda tem? Como é um cara, quem o conhece sabe disso, que guarda tudo, eu não duvido. John Lennon e Woman, Imagine, era o hit dos nossos bailes de adolescentes, das festas nos clubes. Li o texto e Sanferr tem toda razão quando diz que as boas músicas pararam naquela época. Claro que hj tem, mas tudo naquela epoca era bom demais. KK, de Ilhéus.

    ResponderExcluir
  8. Sanferr já nos orientou, todos os seus fiéis comentaristas, através de email, que postemos nossos comentários no dia, quando o texto, segundo ele, está novo. E hoje eu não poderia. Mas quando acessei o blog e vi de quem se tratava, como não comentar que já chorei muito ouvindo as músicas de John Lennon? Que já dancei muito ao som dos Betales. Cornostíbia. Minas Gerais.

    ResponderExcluir