quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

PARA QUEM TEM O DOM DO TALENTO, NÃO EXISTE TEMPO.




CORA CORALINA.
             ESTA PROVOU QUE NUNCA É TARDE PARA SONHAR E REALIZAR.


     O que seria da humanidade sem as (sábias) palavras dos filosófos, pensadores, poetas e escritores? A impressão que temos é que são seres predestinados, abençoadíssimos por Deus, que, lá do alto, Lhes diz: "Vão e façam a cabeça dos outros seres humanos com este dom que Eu estou lhes dando e com o poder de semi-deuses que Lhes confio"...(?)... O dom - e o poder - da palavra não é para qualquer um; não é um trabalho comum, normal,que se fáz e daí à pouco ninguém se lembra, ninguém comenta. A palavra é imortal. Morre o autor, mas o seu pensamento, o seu texto, os seus ensinamentos perpetuam-se. Apesar que - sem desmerecer ninguém, vejam bem! - quem vai se lembrar daqui a mil anos do que disse o advogado no tribunal do júri (a não ser que gravem, reproduzam em texto) na defesa de um réu? (Claro que existe o processo, mas a palavra dele, ips literis, perde-se no tempo). Ou o que fez o bom motorista, o guarda de trânsito, o padeiro, o taxista, o auxiliar de escritório, a assistente social, o psicólogo, o balconista, o policial, a manicure, etc e tal?... São trabalhos (ocupações) reconhecidamente mortais. De extremo valor e importância, óbviamente; mas sem nenhum valor e importância para a posteridade. (Verdade ou mentira?). Já o escritor - e ainda tem invejosos e ignorantes que diz que escritor, por que trabalha em casa, não tem emprego na rua, é vagabundo - é eterno, o que ele escrever hoje vai ser lido, comentado, criticado, elogiado e reproduzido (total ou parcialmente) daqui a cinco, dez, vinte, cem gerações... Todos sabem quem foi William Shakespeare, Pero Vaz de Caminha, Oscar Wilde, Simone de Beauvoir... Mas sabem - ficaram na história - seus contemporâneos alfaiates, barbeiros, donos de tabernas, carroceiros, etc e mais tais?... Infelizmente, esta é a diferença entre genialidade e mediocridade. O mundo é assim.
     "Um passo à frente e você não está mais no mesmo lugar", diz o pensamento de Chico Science (1966 - 1997). E ele tem tudo a ver com quem escreve, fáz do papel passaporte para a imortalidade. Basta-se dar um passo à frente dos demais e não seremos mais iguais, seremos imortais, ficando para sempre num outro lugar, em outro patamar. Foi o que aconteceu com a homenageada de hoje. Com sua coragem, determinação e, principalmente, ousadia, esta mulher (simples, do povo, dona de casa) acreditou, mesmo tardiamente, no seu poder de criação, no dom de semi-deusa (das palavras) que Deus lhe deu, tornando-se, apenas com um passo, numa grande, genial e excepcional mulher. (Como, se eu pudesse, todas seriam, já que são "diferentes" nem que saiba por nos dar a vida). A mediocridade - ou seja, o mesmismo do dia a dia - lhe acompanhou durante toda sua vida (incoerentemente!), mas a genialidade (a prova definitiva que Deus não dá talento a ninguém à toa), transformou-a no final da vida numa inesquecível doutora, mesmo sem jamais ter pisado numa faculdade. Doutora da arte, da cultura, da poesia.
     Ah, a poesia! A poesia que transformou súditos em reis, ignorantes em literatos. E homens (aparentemente) sérios em (notadamente) safados. Charles Bukowski (1920 - 1994) - considerado (deselegantemente por todos aqueles que se dizem elegantes ao ponto de não ler e muito menos escrever textos ousados, "degenerativos", pornográficos) como o poeta das putas e dos bêbados - foi taxado de "velho safado e louco" (por seus vizinhos, tão ignorantes como despeitados e gentinha, intelectualmente falando) quando morava em East Hollywood. Foi ali que o "maluco" (afinal de contas, maluco é ser importante para a história ou não ter estória nenhuma importante?) escreveu os poemas (marginais?) de "O Amor é um Cão dos Diabos" durante madrugadas inteiras batendo nas teclas com uma certa violência, ouvindo o rádio. Um estilo próprio que o poeta - baixo?ousado?depravado? - apelidou de machine gun action; ou seja, traduzindo literalmente, "ação da metralhadora". Bukowski foi considerado um dos autores mais obscuros dos EUA, mas a sua coleção (obra) chegou a ser avaliada em mais de US$ 1 milhão. Ficou famoso já um pouco maduro, aos 50 anos, mas a tempo de causar uma reviravolta daquelas no meio literário mundial. (Começou tarde, mas valeu a pena, deixou sua marca, seu nome). Má fama ele as teve demais - muitas delas inventadas para lhe denegrir como pessoa, mas surtiu efeito contrário, pois, quanto mais se falava mal dele, mas curiosidade atraíam para seu trabalho, dando-lhe reconhecimento, notoriedade - e pode-se observar isto com um bilhete de uma de suas (milhares) fãs: "Caro Sr. Bukowski, você é o único poeta do séc. XX cujos livros eu consigo ler com prazer. Eu já vi suas fotos e não acredito em uma só palavra sobre sua vida sexual"... (?)... Isto que é fã ardorosa. Confiar, plena e absolutamente, num poeta tido como "avançadinho" para sua época, autor de textos "inadequados"... Mas a lição (de moral) que Charles Bukowski deixou para a posteridade foi a de ser um autor (e pensador) verdadeiro, sem "papas na língua", que atingia a ferida (verdade) de todos sem dó e nem piedade, sem "dourar a pílula", sem enganar com um "falso céu azul"... Sua poesia é fácil de se ler, de se entender. Maldito para uns, orgulho para milhões!...
     Como é fácil (também) de se ler uma das maiores poetisas e escritoras brasileiras do século passado, vindo do povão. A "quituteira das palavras". Seu trabalho não fica devendo nada a Charles Bukowski, Elisabeth Bishop, Antoine de Saint-Exupéry, e tantos outros mestres internacionais. Mesmo se tratando de uma mulher comum, do tipo daquelas que - quem a conheceu de perto, à fundo - não daria nada por ela. ("Quem vê cara... não vê talento!"). Simplesmente por ser do povo, mais uma "mariazinha" (não no sentido pejorativo da palavra" e não uma "grande mulher", de berço, estudo, de grandes feitos, comentários bombásticos ou beleza surpreendente. Muito ao contrário, Ana Luísa dos Guimarães Peixoto, mais conhecida como Cora Coralina, nascida em 20.08.1889 e falecida em 10.04.1985, timidamente, começou escrevendo poemas aos 15 anos, mas (pasmem!) só publicou seu primeiro livro - "Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais" - aos 75 anos, depois da morte do marido. Setenco e cinco anos!... E tem pessoas que pensam que nesta idade não se pode ser mais nada. Principalmente uma mulher que trabalhou a vida inteira como doceira (daí o termo "quituteira" que usei) e nas horas vagas - mas brilhantemente ocupadas por seu maior talento, o dom de escrever - escreveu muitos livros na casa onde hoje é um museu. Os "vinhos" ( não dizem que quanto mais velha, a bebida mais famosa de todos os tempos fica mais saborosa, melhor, de excelente qualidade!) da autora foram batizados como "Estórias da Casa Velha da Ponte", "Meninos Verdes" (infantil), "Meu Livro de Cordel", "O Tesouro da Casa Velha", "Vintém de Cobre" e "A Moeda de Ouro que o Pato Engoliu" (infantil). Setenta e cinco anos!... Uma vida que teria sido melhor aproveitada se o sucesso tivesse batido à sua porta um pouco mais cedo. Mas, como dizem por aí, "antes tarde do que nunca", pois tem pessoas - uma grande maioria, infelizmente - que passa pela vida, vive anos e anos, e nem "nunca"... (Se é que me entendem!)... Enfim, o importante é que Cora Coralina não morreu apenas Ana Luísa dos Guimarães Peixoto. Ousou dar um passo à frente e hoje sua marca (nome) não está no mesmo lugar das outras pessoas: o anonimato, o ostracismo. Hoje ela é reverenciada como Cora Coralina, a velha quituteira dos deliciosos doces, que, ao final da vida, deixou suas letras impressas nas artes brasileiras.
     Dois pensamentos - um de Saint-Exupéry (1900-1944) e outro de Auguste Rodin (1840-1917) - nos fáz pensar sobre a vida, a pessoa pública e a quituteira anônima que foi Cora Coralina. Diz o primeiro: "È o espirito que conduz o mundo e não a inteligência". E o outro: "O espirito esboça, mas é o coração que modela"... Quem não entendeu o que eu - simples mortal e pensador das coisas vãs do dia a dia - quis dizer com esta comparação, é porque AINDA não se deu o prazer de conhecer, ler e entender a fácil poesia de uma mulher que tinha tudo para ser ninguém, mas, com um simples passo mais à frente, saiu do lugar e tornou-se alguém, da maior importância para a cultura de um povo que, infelizmente, está desaprendendo a ser culto.
     Cora Coralina não morreu, simplesmente porque sua obra fáz parte do museu da história da poesia brasileira. E mundial.
     Au-revoir para todos que me criticam ou aplaudem. Na próxima quinta-feira, se Deus quizer, aqui estarei. Eu aqui e vocês daí. C'est la vie!

                                                                                                         RENÉ SANFERR, 10.01.2013
a ESFINGE:
     "É no papel que escondo os meus melhores e piores sentimentos, pois confio no silêncio do caderno. Como ele não fala, nunca ninguém deles irá tomar conhecimento e de mim ficar com mágoa ou algum tipo de ressentimento por eu me expressar em forma de pensamento".
                                                                                                         RENÉ SANFERR, 14.06.1985

de SANFERRPRESS para todos os leitores e colaboradores (patrocínios, doações):
     Patético, humilhante e constrangedor a presença de um certo cantor (?) baiano no programa "Encontro com Fátima Bernardes", na última segunda-feira (dia 07) ao lado de outros músicos de verdade, os quais devem ter ficado se benzendo de mão esquerda - mas, óbviamente (e educadamente, como até eu, que não tenho "papa na língua", o seria) souberam se comportar, mesmo o telespectador observando em determinados momentos quando ele falou (milagre!) que os demais estavam claramente (e literalmente) "engolindo um sapo". O tema do programa era os bairros boêmios de Sampa, Rio e Salvador. A Lapa da cantora Teresa Cristina - maravilhosa! - deve ter estremecido os alicerces dos arcos, ao ouvir o baiano. Que vergonha para a Bahia, para a terra de tantos compositores e cantores que tanto nos orgulha e ao Brasil engrandece.  Verdadeiramente. Até hoje não ficou claro para o telespectador a verdadeira intenção de Fátima (se bem que, ao que parece, ela gostou do espetáculo de horror e, certamente, vai convocar mais "atrações bizarras" para os próximos programas) e sua equipe de produção de produção: se "dar uma chance" ao pobre coitado (pobre de talento e cultura, c'est la vie!), ou mostrar a ele como, diante de tantos bons e verdadeiros artistas, ele é um "peixe fora d'água" na MPB (a boa, verdadeira), colocando-o numa tremenda saia tão justa como o cabelo alisado na chapinha. Deve ter sido isto que queimou os neurônios artísticos e pessoais dele. 
     É como disse BONI (José Bonifácio de Oliveira Sobrinho)  num recente programa de Raul Gil (Para Quem Você Tira o Chapéu?): "Eu tiro o chapéu para Caetano, Tom Jobim, Gil, mas não tiro para certas músicas que estão aparecendo por aí"... (Será que se fosse na ERA Boni a produção teria chamado o tal cantor?). Realmente, a vergonha das vergonhas da MPB. (OU não seria MÚSICA para PUTA BAIXA?).
     O "tal cantor" baiano (parvo, sem trocadilho, literalmente falando, em todos os sentidos), deveria ter, nos intervalos comerciais, pedido para Teresa Cristina lhe dar umas aulas sobre as sete notas musicais, cultura, inteligência e talento, além de, se for o caso, convocar, quem sabe, Ana Botafogo para ensinar coreografias dignas e decentes para aquele seu corpo de baile (eles sabem o que é isso?) com jeito, aparência e comportamento das tais da MPB que citei à pouco. Ademã, como diria o mestre Sued. 
     Deplorável, deprimente e desagradável é nos, baianos - com tantos bons artistas, mestres da boêmia - sabermos que a MPB (MÚSICA POPULAR BRASILEIRA, e baiana), nos próximos anos (quem viver, infelizmente verá!) e o Brasil, de norte a sul, de leste a oeste, vai ser impregnado pela nossa (não MINHA e de todas as pessoas que tem bom gosto, sabem o que é música) música baiana com todo mal cheiro destes novos ritmos. A Bahia no verão é só alegria. Mas certas músicas é só porcaria.
     Mas, calma! Nada como "um dia após o outro". Daqui a alguns anos, o tempo - senhor absoluto da razão e fã da MPB - vai tomar a (sábia) decisão de puxar a descarga e mandar essas merdas para o esgoto do esquecimento total. Futuramente. Mas, antes tarde do que nunca, a nossa moral artística será salva.
                                                                                                                 RENÉ SANFERR, 10.01.2013

"Quando todos só querem de você tirar, dê corda suficiente para todos nela se enforcar e, na hora certa, vá embora e no cadafalso deixe todos os falsos ao Deus dará". - SANFERR, 19.05.2010
"Para qualquer lugar que eu olhe, aonde quer que eu vá, mesmo que os invejosos não aceitem e custem a acreditar, os inimigos nele não querer falar, eu vejo e sinto sinais do meu blog". - SANFERR, 05.01.2013
"Tem o homem que fáz, dia após dia, um trabalho sempre comum, normal, que logo será esquecido. E o homem especial, que fáz um trabalho incomum que, para sempre, por todos os dias, será lembrado". - SANFERR, 31.05.2010
"Olhe para o sol e veja como você é pequeno. Fique só e observa como você se torna grande". - SANFERR, 18.06.1982
"O tempo para o homem inteligente pode demorar a chegar. Mas para o burro ele nunca nem por perto vai querer passar". - SANFERR, 19.06.1982
"Se o sábio é criticado, está claro que entre os ignorantes que o criticam, não foi achado nenhum para ser elogiado". - SANFERR, 20.05.2012
"A sua inveja lhe transforma num ser tão ridículo, que chega a lhe cegar e não deixar enxergar o que o seu inimigo tem talento para deixar escrito e bem explícito". - SANFERR, 21.08.2011
"O que eu escrevi ontem, está escrito. Mas não significa que vai ser hoje o que penso e digo". - SANFERR, 20.11.2012
"Olhe a data que ontem escrevi um pensamento e não me julgue, condene, por eu ter hoje mudado de pensamento". - SANFERR, 21.07.2012
"Todos criticam, mas gostam da descaração. Mesmo porque, se não fosse a descaração, não existiria civilização". - SANFERR, 09.01.1981
"Quando alguém ama de verdade, do fundo do coração e quer ser fiel ao outro, não existe ninguém que o faça cometer o pecado da traição". - SANFERR, 18.02.2010
"A  história nos conta que grandes amores já sobreviveram um longe do outro e pequenos amores nem chegaram a ter uma estória,justamente por um viver ao lado do outro". - SANFERR, 29.09.2012
"Mesmo separados por uma distância enorme, quando estamos apaixonados e com o coração do outro compromissado, a distância entre dois Estados se torna pequena e não existe espaço neste estrada para a traição pegar um atalho". - SANFERR, 12.05.2012
"Quando o amor é verdadeiro, baseado numa relação de confiança e respeito, porque não confiar, respeitar e acreditar no amado que, mesmo estando ausente, morando em outro Estado, para você se diz um apaixonado distante e não um safado presente?". - SANFERR, 26.11.2011
"Prefira amar de verdade quem está longe, do que amar (?) de mentira quem está perto". - SANFERR, 28.07.1991
"A pior das mulheres é aquela que aceita em sua cama um homem que se deita com outros jogando seu nome na lama". - SANFERR, 21.05.2010
"Mulher, teu sobrenome é poder. A não ser que você não possa ter por simplesmente uma MULHER não vir a ser". - SANFERR, 20.12.2012
"É aos Vossos pés, ó Mãe do Céu, e perto do seu coração que, ajoelhado, eu me rendo a toda emoção". - SANFERR, 31.12.2012
"Jorge Amado não é um autor imoral. Ele é um escritor imortal por escrachar com a falsa moral". - SANFERR, 21.03.1981
"Só escrevo pensamento para saber até onde vai o meu talento, já que nunca os mostrarei e o mundo deles nunca irá tomar conhecimento". - SANFERR, 20.02.1985.
"Se o meu pensamento é a imortal obra de arte de um gênio, porque então, este mundo mortal dele não tomar conhecimento?". - SANFERR, 20.11.2011
"Um livro para ser bem vendido e lido não precisa ser bem escrito, senão os de baixo nível não alcançariam o patamar de bem vendidos". - SANFERR, 31.05.2005
"A nádega de uns e a bunda de outros, mas o certo é que na hora do prazer, a danada que sabe remexer recebe uns tapas e nela todo mundo se afunda".
            (Extraído de um de meus contos - SANFERR, 18.08.1993)
"O fingido alardeia que seu coração é bom e limpo, mas o seu verdadeiro sentido está em espalhar com sua boca suja que o irmão é um perdido, querendo assim a falsa simpatia de todos conquistar". - SANFERR, 28.03.2012
"Amigo verdadeiro é como agulha no palheiro e falso amigo é o que mais tem aquele que tem dinheiro". - SANFERR, 09.02.2010
"Hoje eu gosto de fazer o bem a quem me fáz tanto mal para amanhã receber o bem até daquele que gosta de fazer o mal". - SANFERR, 21.04.2005
"Não vá para a casa de um falso amigo e o chame de NÊGO, meu irmão querido, pois depois, quando a outro quizer agradar, ele vai mostrar sua verdadeiro cara, lhe caluniar e, como o pior bandido, com a faca da maldade pelas costas lhe apunhalar". - SANFERR, 22.05.2005
"Se a casa que vive somente dançando conforme a música de Deus já tem tanta dificuldade, imagine como não vive a casa que só dança conforme a maldade da música do diabo?". - SANFERR, 02.03.2000
"O homem sincero, falando a verdade, não presta e desagrada. O falso, dizendo mentira, é o que presta e agrada. Este é o conceito de bom e ruim da humanidade". - SANFERR, 07.04.1987
"Se amar uns aos outros é a certeza de ser falso para agradar, então àquele que é sincero, só fáz desagradar e o ódio de um e outro com certeza vai angariar". - SANFERR, 20.01.1992
"Além de ter nascido para ser desejada e querida, a mulher precisa ser amada e saber que veio ao mundo para ser ousada, audaciosa e destemida". - SANFERR, 08.03.2001
"A sua inveja só se apresenta quando o outro apresenta mais do que você ter valor, presença e competência". - SANFERR, 22.02.1996
"A Bahia no verão é só alegria. Mas certas músicas é só porcaria". - SANFERR, 20.01.2010
"O monstro que você diz ser o outro, nem se compara ao diabo que se esconde dentro de você". - SANFERR, 29.04.1980
"O futuro você pode fazer. Mas, se vai ou não acontecer, só Deus pode saber". - SANFERR, 17.09.2012
"O prazer que hoje você tem dado por alguém, é o mesmo que eu senti ontem e, junto com este alguém, gozamos como ninguém".  - SANFERR, 14.07.2010
"É das migalhas da mesa do meu prazer, que você durante o dia se satisfáz com estes restos que eu não quero mais e mando ele dar um pouco para você". - SANFERR, 17.05.2010
"O viado é criticao, mas não existe ninguém mais humilhado do que certas mulheres que dele aproveita os restos do homem que para eles pelo viado é mandado". - SANFERR, 13.05.2010
"Hoje eu sou gente e superior. E não a pessoa inferior que com vocês, falsas, ontem se misturou". - SANFERR, 27.03.2012
"Não pode existir elegância numa pessoa, se a hipocrisia, falsidade e a falta de verade, dão o tom da falta de caráter, tornando esta pessoa um exemplo de falta de decência e completa deselegância". - SANFERR, 30.12.2012
"Escrevi e disse muita coisa que não deveria ter dito e escrito. Mas quem não conviveu aqueles momentos comigo, não pode imaginar o quanto eu devo ter sofrido". - SANFERR, 20.12.2010
"Antes eu andei por uma estrada esburacada e me perdi. Agora estou seguindo por uma rodovia asfaltada e estão me achando". - SANFERR, 09.11.2012
"Homem que é homem não precisa bater em mulher para provar que é homem. E mulher que é mulher precisa ter vergonha para não apanhar de homem e provar que não é mulher". - SANFERR, 20.09.2010
"Se alguma coisa você pode querer saber e aprender, é só ler e entender o que eu tenho a dizer".  SANFERR, 26.05.2012
"O verão na Bahia é só alegria, emoção à flor da pele e paixão brotando no coração". - SANFERR, 04.01.2013
"Para ganhar dinheiro tem homem que perde tudo, até a dignidade e respeito, fazendo ás escondidas o que às claras ele mesmo condena e coloca defeito". - SANFERR, 20.06.2010
"A minha forma de perdoar a quem me fez tanto mal é desejar todo o bem, mas que jamais volte a me procurar, já que com esta pessoa eu nunca  mais vou querer estar". - SANFERR, 20.09.2010
"Se durante o dia é para a casa dela que, infeliz, você corre para dar uma de macho, por que ela não descobre que à noite é para cá que você foge para com seu amado dormir feliz e abraçado?" - SANFERR, 14.05.2010
"Os iguais nunca serão imortais, porque nada fizeram de diferente para serem tudo no mundo dos mortais". - SANFERR, 18.07.1999
"A história só dá lugar para quem sabe criar e contar a sua própria estória". - SANFERR, 24.09.2012
"Quando eu viro as costas para uma pessoa é sinal que nunca mais eu quero que ela me veja pela frente". - SANFERR, 01.06.2010
"Deixar esquecido no passado o que não vale a pena, é a prova que você vale tudo para ser lembrado no futuro". - SANFERR, 31.05.2010
"Se alguém vem tudo lhe contar, pode ter certeza que para o outro alguém tudo de você também irá levar". - SANFERR, 27.06.2010
"Aquele que hoje está ao seu lado, com vários outros já esteve em cima e embaixo". - SANFERR, 28.07.2010
"Observe como só existe uma pessoa vingativa se com ela a outra agiu como traíra e bandida". - SANFERR, 26.02.1983
"O meu fim não é no final, mas sim logo no início da estória, para comigo você não escrever nenhuma estória". - SANFERR, 29.01.2010
"Nunca é tarde para sonhar e realizar. Quando se tem o que mostrar". - SANFERR, 20.08.1989
"Porque será que aconselhar é um direito e ajudar não é um dever?". - SANFERR, 30.12.1978
"O homem vive um para imitar o outro. Mas quando aparece um que é melhor que todos e não quer imitar nenhum, este é chamado de louco". - SANFERR, 27.04.2002
"Chamar o outro de mentiroso é a arma do invejoso que, por ser burro e incompetente, não pode criar nada inteligente para deixar o outro dele orgulhoso". - SANFERR, 21.09.2001
"Vagabundear não é deixar de trabalhar, já que muitos trabalham e são os piores vagabundos por não saber empregar algo de útil para com seu trabalho sua marca no mundo deixar". - SANFERR, 01.05.1995
"Quem se acha muito importante por TER, só vai descobrir que não é quando estiver para morrer e nenhuma homenagem receber por nada SER de importante". - SANFERR, 20.12.1989
"É na relevância de um nome que se vê a importância de um homem". - SANFERR, 20.04.2012
"É revoltante o homem que se permite ser tratado como pequeno por àqueles que se acham grandes". - SANFERR, 21.12.2012
"Que mulher nenhuma se iluda com o macho que durante o dia com ela está agarrado, se durante à noite o que ele quer mesmo é com outro macho dormir abraçado e dizer que está apaixonado". - SANFERR, 09.01.2010
"O máximo da falsidade é perder e dizer que o importante é competir, sem se ter o prazer de o troféu na mão sentir, provando assim o mínimo da sua capacidade e não superioridade". - SANFERR, 22.06.1997
"É desumano o que o sistema de saúde brasileiro fáz com o ser humano que não tem dinheiro". - SANFERR, 08.01.2013
"Dinheiro não é tudo. Mas sem ele você não fáz nada e não é tudo para quem dá tudo para ter o dinheiro". - SANFERR, 06.07.1996
"Se eu não gostar você vai logo notar, porque eu não sou de dizer que gostei para agradar". - SANFERR, 21.03.1989
"Nem tente criticar meu pensamento pois, talento e conhecimento, não pode ser criticado por quem por eles não foi agraciado". - SANFERR, 01.08.2012
"O verão na Bahia é a melhor coisa do mundo e nos dá muito orgulho. Só nos envergonha quando somos obrigados a aturar algumas das piores músicas do mundo". - SANFERR, 09.02.2011
"Viado feio, burro e enfermeiro, só sendo mesmo motorizado para ter um bofe novo, bonito, inteligente e que dele só quer o dinheiro, para levar para casa e dizer que é seu caso, apesar do viado o ter como filho criado". - SANFERR, 02.02.2010
"Quando o homem deixa uma mulher e assume seu amor por um viado, qual o pecado que pode haver nesta relação, se a emoção que ele dizia sentir por ela era uma mentira e a verdade mora agora no seu coração?" - SANFERR, 20.01.2010
"A sapiência daquilo que escrevemos pode significar tudo hoje. Mas será demais esperar que amanhã ela continue a ter a mesma coerência". - SANFERR, 08.04.2001
"A sabedoria que temos hoje não é a mesma que tivemos ontem e nem será a que teremos amanhã". - SANFERR, 04.01.2012
"O brega e a dança dos prostíbulos está chegando aos palcos com todo estímulo de produtores mercenários aos xôs (?) de certos músicos degenerados". - SANFERR, 04.02.2012
"Uns dão e outros recebem. E quem não dá e recebe, fáz o que para ter que dar e receber?". - SANFERR, 22.09.1989
"Sonhar é melhor que trabalhar. Sabe porque? Sonhando você pode trabalhar e trabalhar não é sonhar. É penar sonhando em parar de trabalhar". - SANFERR, 01.05.1996
"O seu caixão vai ter gaveta? Então porque você não pára de guardar e ser careta e começa a ter paixão por gastar e ser porreta?". - SANFERR, 20.09.2012
"Jantar romântico de pobre é o pânico por um dos dois comer e nada sobrar para o outro ter o que jantar".  - SANFERR, 17.05.1979
"É melhor ser um amigo sempre ausente, mas verdadeiro, do que aquele sempre presente e falso". - SANFERR, 21.10.1989
"Lugar de mulher é aonde ela quizer. Basta ela sonhar e desejar se mostrar". - SANFERR, 18.04.2005
"Mulher sem atitude para mim é como uma fêmea, apenas fêmea e mais nada, sem nenhuma virtude". - SANFERR, 08.03.2009
"Nada pior do que um homem em sua casa ficar só com uma amiga casada e se dizendo ela mal amada, com ele se insinuando bastante ousada". - SANFERR, 16.01.2010
"Certos maridos deviam ficar de olho bem aberto com as mulheres que só vivem na casa de homem que dizem elas ser apenas um amigo". - SANFERR, 18.01.2010
"Casa de viado muito frequentada por mulher, com ele alguma coisa ela quer, além de pouco bate-papo". - SANFERR, 21.02.2010
"Nada melhor do que observar que seu homem, cada vez que volta da casa de outra mulher, vem sempre pior e na sua casa quer a noite passar". - SANFERR, 13.04.2010
"O verão com bons amigos é só emoção, paixão e boa distração". - SANFERR, 23.02.2008
"Muita coisa ruim que aconteceu no passado, pode ter certeza que não passa de uma triste lembrança. E alguma coisa boa que está acontecendo no presente com certeza é uma alegre esperança". - SANFERR, 10.12.2012
"O sofrimento do outro devia nos incomodar, pois não podemos saber o que irá nos acontecer depois deste exato momento e muito menos como amanhã iremos estar". - SANFERR, O8.01.2013
"Eu sou o que estou mostrando ser com a minha verdade e não a mentira que os outros gostariam de ver". - SANFERR, 09.01.2010
"Nada mais educacional do que a verdadeira simplicidade do homem do campo. E nada mais superficial do que a falsa superioridade do homem da cidade". - SANFERR, 06.09.2001
"Eu não tenho medo de sua inveja incompetente. Tenho pena de você, que não presta nem para ser invejado por ser incompetente até como gente". - SANFERR, 10.04.2012
"A crítica só existe para quem fáz alguma coisa que por todos está sendo notado e comentado". - SANFERR, 09.05.2012
"A fama para mim nunca será o meu rosto aparecer. Sempre será com o meu trabalho vir a fazer e acontecer. Para todos de mim falar, comentar, elogiar e criticar, sem quem eu sou nunca vir a saber". - SANFERR, 06.09.2012
"Por mais que você tente disfarçar e finja me ignorar, não vai conseguir me enganar, pois, como sou bem mais inteligente que você, logo vou sacar que meu trabalho consegue a sua atenção chamar e muito lhe incomodar por, diferente de mim, você não saber escrever e criar". - SANFERR, 21.10.2011
"Eu gosto de ter apenas um amigo confiável. E não vários que venham comigo a ser falsos e ter um comportamento execrável". - SANFERR, 29.01.2010
"Não existe pior dor para um padrinho do que saber que sua afilhada pelas costas está lhe dando uma punhalada". - SANFERR, 02.02.2010
"Hoje a razão me fáz pedir perdão por tudo que no papel em forma de pensamento escrevi expondo assim meus verdadeiros sentimentos. Mas, em contrapartida, não posso exigir do meu coração que esqueça tudo de ruim que me fizeram sentir ao tomar conhecimento da traição, o que culminou com a minha para sempre despedida". - SANFERR, 24.12.2010
"Não pense duas vezes nos dois passos que vai dar para se afastar daqueles que precisaram de apenas um para de você se aproximar, lhe enganar, usar e pelas costas não pensaram duas vezes em lhe trair e apunhalar". - SANFERR, 31.05.2010
"Se ainda não achou um bom lugar para morar, é melhor se afastar deste ambiente baixo aonde agora precisa estar, até um bom lugar para morar você vir finalmente a encontrar". - SANFERR, 30.05.2010
"Viver em comunidade não significa dar ao outro o direito de invadir nossa intimidade, abusando da nossa boa vontade, quando mostramos não querer nenhum tipo de proximidade". - SANFERR, 21.01.2009
"Conversa que o burro não pode ter é papo cabeça". - SANFERR, 21.03.1985
"É olhando quem está na sua festa que vamos saber se você presta ou não presta". - SANFERR, 25.12.2012
"Nunca faça o que seu orgulho burro manda fazer. Mas sim o que o seu coração inteligente pede para ser feito". - SANFERR, 02.05.1982
"Nem com todo mundo você pode se misturar, senão a todo mundo você vai se igualar". - SANFERR, 27.06.2008
"Procure para sempre se afastar de um ambiente baixo, sem valor e vulgar, senão vai se vulgarizar e rebaixar por conviver num meio de pessoas que com você não tem como se comparar". - SANFERR, 01.06.2010
"A discussão é a arma das pessoas sem noção e sem razão". - SANFERR, 20.01.1986
"Viva mil anos sózinho em sua boa e genial companhia, do que apenas um dia com uma falsa, péssima e medíocre vizinha". - SANFERR, 04.03.2012
"Se o sábio você chama de maluco e inconsequente, na sua ignorância você é completamente doido e demente". - SANFERR, 17.09.1994
"Tem homem que, para gastar apenas dez reais com uma mulher e com ela fazer tudo sem muito prazer, ganha cem com outro macho fazendo tudo que o outro quer, de bom agrado e com muito prazer". - SANFERR, 23.06.2010
"No meio da multidão, ou você se destaca sendo nem que saiba criticado, ou passa a decepção de sequer ser criticado por nada fazer para ser destacado". - SANFERR, 17.07.1996
"Viúva burra, feia e puta, pinta o cabelo de loiro para pagar pau e o macho lhe enganar, dizendo que é inteligente, bonita e, por estar com ele, sortuda, se achando a maioral". - SANFERR, 06.12.2012
"Se com todas você me traiu, da mesma forma com todos eu também lhe traí, lhe mandando pra puta que te pariu". - SANFERR, 24.03.2008
"Se ontem eu só servia para suas contas pagar e pelas costas você me apunhalar, pode continuar a aprontar, pois será com outra que você o que me deve vai pagar". - SANFERR, 21.07.2010
"Apartir de hoje de você eu só vou querer distância, mesmo que a pouca distância não seja o suficiente para o mais distante de você que eu quero ficar". - SANFERR, 01.06.2010
"Hoje para mim tudo é alegria e felicidade, pois, graças à Deus, eu não estou mais misturado com quem só me deu tristeza, infelicidade e da maldade deles vou estar bem afastado". - SANFERR, 30.12.2010
"Se Deus me ama, quem é você para me odiar?". - SANFERR, 24.12.2011
"Se há uma coisa que me irrita profundamente, é a verdade quando não é dita diretamente". - SANFERR, 29.10.2012
"Eu só não sou amigo daqueles que são falsos comigo". - SANFERR, 26.09.2011
"Quando a morte chegar, eu quero ir e aonde chegar, guardar um lugar para esperar aqueles que conseguiram me entender e suportar". - SANFERR, 02.11.1997
"Não sou carismático porque não sei ser falso". - SANFERR, 09.04.2010
"Eu prefiro uma boa música de enterro do que ouvir uma música ruim de carnaval". - SANFERR, 07.02.2002
"Antes um inimigo me criticar do que um falso amigo me elogiar". - SANFERR, 27.04.2005
"Como você quer que o outro seja seu amigo, se ele dá as costas e você o trata como o pior dos seus inimigos?". - SANFERR, 17.09.1998
"Pode me apedrejar por eu falar o que verdadeiramente sinto, mas jamais me beijar se algum dia eu mentirosamente falar o que não sinto". - SANFERR, 21.04.2007
"Se Deus quizer, é com Êle que um dia quero estar e nunca mais, nem por um dia, quero com você me encontrar".- SANFERR, 02.06.2010
"No meu perdão, dado de coração, eu só quero que, bem distante de mim, você ganhe na loteria. Mas, como não posso apagar a sua traição, na minha total razão de você eu quero ficar bem distante pelo resto dos meus dias". - SANFERR, 20.06.2010
"Esqueçam, falsas amigas, que um dia eu lembrei de ser um verdadeiro amigo de vocês". - SANFERR, 10.06.2010
"Hoje, do alto de tudo de bom que está me acontecendo, é que eu vejo como ontem fui baixo ao me misturar com amigas (?) que não prestam e permitir tudo de ruim que elas acabaram comigo fazendo". - SANFERR, 06.11.2012
"O bem elegante, quando sente a dor do calo pisado e maltratado, se torna o maior deselegante". - SANFERR, 07.06.2010
"Casa cheia no verão, vazia no inverno e no outono o dono a se perguntar onde todos estarão, já que os falsos estão à esperar a primavera novamente chegar". - SANFERR, 10.02.1994
"Depois de tempos morando com um gay para o qual dizia estar apaixonado e para não ficar aonde mora desmoralizado, só resta ao homem com uma mulher fazer um caso para enganar a todos dizendo que é macho. E a mulher continuar com outros lhe enchendo de galho.". - SANFERR, 22.07.2010
"Enquanto a raiva fáz dizer muita besteira, o amor impede que façamos alguma asneira". - SANFERR, 19.07.2010
"Quer de você mesmo se sentir orgulhoso? Chegue diante do espelho, observe-se e pergunte-se: sou inteligente, culto e talentoso?". - SANFERR, 02.02.1999
"No corpo da mulher, o homem se perde. E para o bolso do homem é que muitas se acham quando se oferecem". - SANFERR, 08.04.2002
"Quando o homem é um zero à esquerda, não adianta ele ter muitos à direita". - SANFERR, 19.09.1996
"Hoje, ao olhar para trás, é que euvejo que estar ontem ao lado de certas pessoas, que nada fazem para ir amanhã para a frente, só me fazia caminhar para trás". - SANFERR, 13.09.2004
"Tudo que escrevo é com muito talento e não me arrependo. Mas alguns pensamentos ontem eu deveria ter dado mais tempo ao tempo e não imortalizar no papel o que hoje já não me provoca nenhum sentimento". - SANFERR, 26.11.2012
"O que ontem me provocou raiva, hoje me provoca graça. Ao invés da raiva, eu deveria ter dado uma boa risada, já que não valeu a pena eu ter dado tanto valor ao que hoje não tem o menor valor". - SANFERR, 16.05.2011
"Do passado tudo é risível para quem no presente vê que não deveria por nada ter sofrido". - SANFERR, 16.02.2011
"Quando o homem não sabe em que cama quer ficar deitado, da mulher ou do viado, não pode dormir de olho fechado. Ele tem de cochilar de olho bem aberto com medo de nú, na cama do seu caso, pela mulher ser descoberto e seu outro lado ser revelado". - SANFERR, 11.05.2010
"É preferível esperar para ser, do que morrer sem nada fazer". - SANFERR, 22.04.1997

                                                                                                    RENÉ SANFERR, 10.01.2013

ATENÇÃO
 AGRADEÇO AS CONTRIBUIÇÕES E PEÇO QUE CONTINUEM FAZENDO DOAÇÕES AO BLOG.
                  ASSIM COMO O JORNALISTA FUNCIONÁRIO DE JORNAL, O BLOGUEIRO-COLUNISTA, EM TODAS AS PARTES DO MUNDO,
                     EM VÁRIOS SITES E BLOGS, VIVE DO QUE ESCREVE, O SEU TRABALHO VIRTUAL É O SEU GANHA-PÃO.
   SEM NENHUM VÍNCULO EMPREGATÍCIO.
 DEPOSITE NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL.
CONTA O1:
Caixa Econômica Federal                                   -               Av. Estados Unidos, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    0063                                                            Conta: 023-00012630-9
CONTA 02:
Caixa Econômica Federal                                   -               Relógio de São Pedro, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    1416                                                             Conta: 013-00099159-3
CONTATOS:
e-mail: rsanferr@globomail.com
fone  : (71) 82659332
home-page: HTTP://SANFERRPRESS.BLOGSPOT.COM
novo blog  :  HTTP://SANFERRARTSCRIPT.BLOGSPOT.COM




                                                                      P    A     T     R     O     C     Í     N     I     O                                                   






3 comentários:

  1. Realmente, para o talento não existe mesmo idade. Já li o artigo, que me é sempre enviado antecipadamente para apreciação, e garanto que está muito bom. TONINHO, de São Paulo.

    ResponderExcluir
  2. Já tive oportunidade de ler alguns livros da poetisa e escritora Cora Coralina e são mesmo muito bons. PASTORATT.

    ResponderExcluir
  3. Uma grande mulher que consegui no final da vida mostrar que valeu a pena a vida ter vivido. Corajosa, muito corajosa. Li alguns textos dela e gostei. PP, da Nova DD.

    ResponderExcluir