quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

VOLTE A ABRIR A RODINHA, RAINHA!




     SARAJANE.
                   O CARNAVAL PRECISA DOS VELHOS TALENTOS PARA
           NOS ORGULHAR. E NÃO DOS NOVOS PARA
       NOS ENVERGONHAR.



      Estamos às vésperas da folia momesca e todos - ricos e pobres, homens e mulheres - os baianos se preparando, em tantos bons (e outros péssimos) ensaios, para "abrir a rodinha" nos seis dias de folia. (Ah! Como o folião mais apaixonado pelo melhor carnaval do mundo, que é o da Bahia, já abri tanto a rodinha por aí, desde os áureos tempos da minha adolescência). Mas hoje o real significado para abrir a roda na avenida mudou da "água pro vinho", da inocência para a maledicência, da sensualidade para a vulgaridade. (Já não se abre mais a rodinha como antigamente!). Nos benditos anos 80, ia-se para a avenida abrir a roda com elegância e hoje o que vemos é a total deselegância até para isso, já que a coreografia (?) - baixa, vulgar e indecorosa de certos ritmos e músicas que "tomaram de assalto" o bom carnaval, o transformaram em péssimo e imoral - não condiz mais com a folia momesca, mas folia bregueira. (E isto também é deselegante, mas não existe outro termo a se dar para o que se vê nas ruas). Quem gosta de brincar vdeve se lembrar - e como! - de comparar os "avanços", a modernidade do pernicioso carnaval de hoje para o (quase) çúdico carnaval de trinta, vinte anos atrás. Não sou saudosista - ou sou mesmo? - sou realista e - como já devem saber - não sou (também) de "dourar a pílula" para agradar quem quer que seja, fingir que o carnaval da Bahia é só a alegria dos blocos e dos camarotes luxuosos, escondendo a baixaria que está por trás de toda a festa. E pela frente também, nas músicas (?) de baixo duplo sentido e nas danças (?) dignas, à altura, da infeliz MPB - Música para Puta Baixa. A vergonha para tantos compositores e cantores - os bons, de talento verdadeiro, nato, e não fabricado por produtores mercenários - que orgulham a MPB, Música Popular Baiana.
     Os novos ritmos e "certas músicas"... Eis aí o diferencial entre o inocente  (nem tanto assim, mas comparado ao atual) carnaval da alegria dos anos 80 e o imoral carnaval da putaria de hoje. (Outro termo ultra-deselegante, mas não existe outro. (E como turista, especialmente os gringos, adoram vir para a terra alheia atrás da safadeza, turismo sexual, sacanagem, a festa, óbviamente, toma proporções de festim de Calígula e, infelizmente, a belíssima e amada Salvador transforma-se numa réplica a céu aberto de Sodoma e Gomorra. Prato cheio para os safados e libertinos. Nativos ou não). Não se olha mais com os olhos da inocente alegria a magia (de ontem) de Daniela Mercury na Cia. Clic, Márcia Freire no Cheiro de Amor, Ivete Sangalo na Banda Eva... Claro que são novos tempos e elas - dentre vários outros - melhoraram bastante e (até agora) não se deixaram render (e vender) aos milhões do mercado da baixaria que se transformou as atuais composições musicais (?) do carnaval da putaria (ops, perdão!) digo, da Bahia. O antes carnaval da família, virou o carnaval das periguetes; o antes carnaval das fantasias, virou o carnaval dos milionários (e ridículos, paupérrimos) abadás. Nunca se pagou tão caro pra se vestir trapos!
     Fala-se muito em praias poluídas. E a poluição imoral do carnaval?... Os tempos mudam. Para pior? Para transformar a antes bela coreografia de moças de família em feias danças de putas?... Isto não é modernidade. É vulgaridade. Que, infelizmente - por querer aparecer simpático na foto (segundo informações colhidas diretamente de Brasília - será mesmo? - até Dilma vai aparecer no carnaval este ano) e não perder os eleitores, além dos milhões que abarrotam os cofres públicos deixados pelos foliões depois da festa - as autoridades compactuam. Os tais "péssimos ensaios" - destes tais péssimos cantores (?) e suas péssimas músicas (?) que me referi no início do artigo - são a prévia de tudo isto, um verdadeiro "esculhambacion, cion, cion"... Cantores e cantoras (?) que interpreta, (literalmente, olhem a cara deles) com o útero (inflamado) ou com o intestino (acometido por uma forte diarréia); mas se bem que, de vez em quando, uma diarréia é boa para limpar, jogar fora - especialmente no caso destess cantores  (?) - o que não preetsa, mandar para o esgoto, as merdas que saem das suas privadas (ops, perdão!), digo, microfones. (Se é que me entendem!)... Não se fáz mais verdadeiros artistas como antes. Artistas que faziam do carnaval o orgulho da Bahia, como dois mestres da percussão mundial, que foram Valter França Aragão (Mestre Prego) e Antonio Luís Alves de Souza (Neguinho do Samba). Com certeza devem ter ficado tão envergonhados com o que viam nas ruas que decidiram ir logo embora, fazer a folia momesca no céu, bem longe da folia bregueira aqui da (boa) terra. Porisso foram homenageados no carnaval de 2011. Merecidamente. (Quem ousa discordar?). Deveriam ressuscitar para uma aula dar a estes dementes que fazem barulho e pensam tocar; para ensinar o que é um bom som e a diferença da boa merda que praticam aos berros e gritos... Ô raça sem talento e descompreendida! Que fazem do nosso tormento o "seu momento" de músicos pé de chinelo e oportunistas.
     Verdadeiros artistas, graças à Deus, ainda temos - poucos, mas temos - por aqui (e Deus queira que por muitos carnavais ainda), como o criador da "nêga do cabelo duro", o gernial Luís Caldas, pai do axé, um movimento extraordinário  surgido nos benditos anos 80. E, obviamente, a "rainha da lambada", a (sempre) maravilhosa Sarajane. "Quem é rei nunca perde a majestade!". E ela, a rainha (destronada por Daniela Mercury?), provou isto - segundo li na imprensa - no ensaio de uma atração local, na semana passada, quando botou todos para (novamente) "abrir a rodinha"... (E tem certos colegas - mesmo sendo autodidata, não tendo feito o curso de Comunicação, não tenho a falsa modéstia de dizer que não sou melhor do que muitos deles, porque não sou hipócrita, sei que sou mesmo - que criticvaram). Mas, Sarajane de Mendonça Tude deu conta do recado. (Dá-lhe, sempre menina, mostre seu talento até a quem não queira; esfregue na cara deles que você veio ao mundo para SER e não simplesmente TER "não sei o que"). Nascida em 18.03.1968, dessde cedo, aos 15 anos, Sarajane já cantava na Banda Novos Bárbaros. Até 1985 ali era a sua casa, o seu point. Carnavalesco ou não. E não foi à toa que - durante uma apresentação na cidade de Nazaré das Farinhas - o Velho Guerreiro (Chaccrinha) a conheceu e, como num passe de mágica, através do seu Cassino (programa de grande sucesso nas tardes de sábado na TV Globo, nos benditos anos 80) a lançou no cenário artístico musical. A música "A Roda" vendeu 600 mil cópias. Em 1987 o Fantástico (TV Globo) fez o Brasil conhecer a música que ordenava - sem o excesso da vulgaridade e maldade de hoje - "abrir a rodinha, por favor!"... (E como eu, dançando feito um louco alucinado, abri!...)  Depois vieram "Vale", "Venha me Amar", até que, inesperadamente - depois de ter dado "o ar da graça" em blocos como Camaleão, Corujas, Papa-Léguas, Internacionais e posado nua (1990) para a revista Playboy - a irmã de (outra cantora boa que está fazendo falta para dar "moral" ao recente carnaval) Simone Moreno... saiu de cena. A cortina se fechou para a artista (espero que não para sempre) e abriu-se para a empresária, com o excelente projeto ACASA (Associação Criança na Arte Sarajane). Projeto este que sobrevive hoje, passando por sérias dificuldaades, no bairro de Santo Antonio, na capital baiana.
     Hoje o carnaval - sinal dos tempos - de Sarajane e Luís Caldas, da "nêga do cabelo duro" que gostava de "abrir a rodinha", já não existe mais e a nova geração - a famosa "Geração Y", àqueles nascidos nos anos 80, os benditos!... não sabe o que é um (bom) carnaval... "Azaração" que, nos anos 80, era falta de sorte, hoje é a "ferveção" destes jovens no meio do salão. (Haja falta de imaginação!). O bom carnaval de Pepeu Gomes, Baby Consuelo, Armandinho (Dodô e Osmar), Moraes Moreira e ele - o mestre dos mestres - sendo, muitas vezes, visto aplaudindo no chão da praça Castro Alves seus colegas "levantando o chão da praça" do alto do trio elétrico: Caetano Veloso. Como um folião qualquer, ao pé da estátua do poeta, nas famosas barracas que faziam o "burburinho" naqueles idos...
     O verdadeiro artista de carnaval hoje está fora da mídia. Não vendem - a realidade é esta - porque não são baixos, vulgares, não criam músicas que são um atentado à moral, a família, aos bons costumes. Não fazem parte do "esculhambacion, cion, cion" geral... E o povo - me perdoem, mas é a verdade, apesar de nem todos - gosta é de baixaria, vulgaridade e esculhambação nestes poleiros (ops, perdão!), digo, "xôs" que se proliferam por aí. Vão para as ruas e constatem esta verdade. Estamos nós, seres humanos (e principalmente baianos), nos tornando cada vez mais gentinha. (Cultural e musicalmente falando, vejam bem!). A roda que hoje em dia vemos se abrir nos becos, ruas e avenidas durante a folia bregueira, é outra, mais embaixo, que a moral, o pudor, o "bom tom", juntamente com a elegância, não me permite explicitar aqui qual é. Ao contrário deles - certos marombeiros desclassificados, com voz de gralha rouca, corpo de deus grego e suas "galinhas" (ops, perdão!), digo, dançarinas, que fazem do palco um verdadeiro puteiro (ops, perdão), digo, poleiro - que sabem compor (?), cantar(?) e ensinar como "abrir a tal rodinha" como ninguém.
     Pobre (nem tanto!) e infeliz (não é pra ser!) carnaval destes novos dias! Até quando iremos sobreviver a baixaria, vulgaridade e indecência, vistos à olho nú (e bota nú nisso!) nos seis dias de folia? Só nos resta rezar no sétimo - a Quarta-Feira de Cinzas - enquantos os hereges (não sabem nem se benzer) e degenerados continuam "abrindo a tal rodinha" já com saudade dela (será?) ficar fechada o resto do ano esperando a próxima putaria. Digo, folia.
     Au-revoir para todos que me criticam ou aplaudem. Na próxima quinta-feira, se Deus quizer, aqui estarei. Eu aqui e vocês daí. C'est la vie!

                                                                                                                                      RENÉ SANFERR. 17.01.2013

a ESFINGE:
     "Se a inveja fáz você duvidar de tudo que eu tenho escrito, para isto existe o perito para confirmar o meu estilo inconfundível e lhe envergonhar por você nada saber criar".

                                                                                                                                      RENÉ SANFERR, 21.02.1985

"Eu sei que não posso alcançar as estrelas no firmamento, mas o bom é eu saber que posso chegar, abraçar e estar com a maior de todas elas, a estrela Dalva, minha amiga de todos os momentos". - SANFERR, 31.10.2009

"Aquela que ontem você acreditou ser uma boa amiga, como a pior bandida pelas costas lhe apunhalou e hoje provou que sempre foi a sua pior inimiga". - SANFERR, 21.07.2010

"Não tente mostrar a arrogância do outro, se você próprio não dá importância nem a sua falsa humildade, senão não seria arrogante para mostrar-se mais humilde que o outro". - SANFERR, 16.08.1997

"Compare tudo que eu tenho escrito com tudo que você apenas tem dito, deixe de ser invejoso e ridículo, e veja qual dos dois pode vir a se imortalizar num livro". - SANFERR, 17.07.2012

"De todos os dedos de uma só mão, a vida nos ensina que poucos são nossos amigos-irmãos e a maioria são amigos da traição". - SANFERR, 14.06.2010

"Chato deve ser todo aquele que é falso". - SANFERR, 31.12.199O

"O que um dia só foi tristeza na minha vida, hoje a vida só está me dando dias de extrema alegria". - SANFERR, 24.09.2012

"O futuro é uma fantasia que pode se tornar uma alegre realidade, se você tiver força de vontade para no presente lutar contra a triste realidade". - SANFERR, 20.12.1996

"A língua ferina do maldito que fica na esquina ou na porta difamando quem passa, é uma desgraça para este criminoso que se comporta como um bandido, pior até do que o odioso que mata ou rouba". - SANFERR, 09.12.1984

"É no silêncio do cemitério que a voz do medíocre para sempre vai se calar, enquanto a do gênio por toda a eternidade irá ecoar". - SANFERR, 02.11.1993

"Se o mundo inteiro se juntar para dizer que meu texto é ruim, não vai adiantar por que EU SEI que é bom e estão querendo para baixo me colocar. O que também não vai adiantar, por que EU SEI o lugar que eu mereço estar por muito saber criar, mesmo que a inveja tente querer me derrubar". - SANFERR, 09.03.2012

"Todo dia quando você acordar, logo após rezar, nunca esqueça de sua auto-estima homenagear". - SANFERR, 06.12.2012

"Se a primeira impressão é a que fica, apartir de agora a falsidade vai fazer cartão de visita e a sinceridade continuar escondida". - SANFERR, 08.09.1989

"Ser humilde é uma falsa virtude em muitas pessoas que tem atitude para esconder sua verdadeira arrogãncia". - SANFERR, 10.04.1989

"Aquele que fala muito em humildade é porque não consegue aceitar a sua realidade e precisa esconder a inaceitável falta de capacidade". - SANFERR, 29.04.2012

"Não existe volta no presente para quem lhe deu uma volta no passado". - SANFERR, 11.01.2013

"Não olhe para o que você não pode fazer. Veja o que você quer fazer". - SANFERR, 24.09.2011

"Não queira saber o que vai acontecer amanhã à sua frente, se AINDA nem sabe o que aconteceu hoje às suas costas". - SANFERR, 12.02.2012

"Falsa amiga quando aos dois quer agradar, ela escuta de um e leva para o outro fazendo a fofoca aumentar, sem a sua falsidade nenhum dos dois desconfiar". - SANFERR, 25.04.2010

"Não diga o que não quer dizer, pelo simples prazer de apenas ofender". - SANFERR, 18.01.2012

"Quando um casal se separar e a falsa amiga a um dos dois se juntar para do outro falar, desconfie de tudo que ela lhe contar, pois, sem você nem desconfiar, com aquele que ela diz não querer mais se encontrar, é mais com quem a falsa se une para tudo de você ao outro relatar". - SANFERR, 29.07.2010

"O idiota corre atrás do tempo perdido. E o esperto corre atrás do objetivo que vai tomar o seu tempo". - SANFERR, 20.03.1987

"Todas as pulgas que colocarem atrás de sua orelha, você pode matar uma a uma, não dando ouvido para aquele que quer que você faça lá na frente uma asneira". - SANFERR, 08.03.2010

"Não fale de quem você nada pode provar, se esta pessoas pode mostrar que de você tem tudo para falar". - SANFERR, 27.06.2010

"Mulher casada que pede para ver o amigo de cueca, alisa o umbigo, é porque é uma safada e o marido ela não considera". - SANFERR, 25.04.2010

"Ninguém pode ser feliz, se não for feliz com alguém". - SANFERR, 03.12.2009

"Não procure agradar quem não sabe o que é amar. Primeiro procure amar e só assim a outra pessoa vai saber o que é agradar". - SANFERR, 10.12.2009

"A vida dá voltas. Mas não arrisque a jogar com ela como se fosse uma bola". - SANFERR, 16.02.1994

"A indiferença é a maior prova que você fáz a diferença na vida daquele que se mostra indiferente a você". - SANFERR, 31.05.1985

"Dinheiro providencia o que você quer ter. Mas jamais vai conquistar o que você quer ser". - SANFERR, 22.08.1997

"Mulher coberta de jóias não é rica. É pobre vesstida com a falta de bom gosto". - SANFERR, 23.01.1982

"Não transforme sua vida num mar de dificuldades. Transforme num rio de facilidades". - SANFERR, 08.09.2010

"Quem constrói um sonho sózinho é porque destruiu um pesadelo à dois". - SANFERR, 25.10.1986

"Prefira morar bem no alugado, do que mal no comprado, pois da vida você só vai levat, alugado ou comprado, é um túmulo bem fechado, dentro do qual, nada confortável, você não vai puder abrir a boca para dizer se é alugado ou comprado". - SANFERR, 02.11.1984

"Por mais que seja gostoso, o carnaval se tornou bastante perigoso. Então, o melhor é aproveitar sem se arriscar". - SANFERR, 02.02.1988

"Com sabedoria, o feio se torna belo, o impossível se torna possível e o pouco se torna muito". - SANFERR, 16.09.2000

"Previlegiada é a família com um úncio filho gay, mas sábio. E humilhada é aquela com muitos, tão arrogantes na sua masculinidade como ignorantes na intelectualidade". - SANFERR, 21.03.1986

"Qual a moral que pode ter o homem que só veio ao mundo para procriar como um animal, diante do homossexual que veio para pensar como um intelectual?". - SANFERR, 18.02.2002

"Não é porque eu sou alto que vou querer andar e me misturar com quem é baixo". - SANFERR, 26.02.1997

"Se não deu para estar ao lado de quem ficou no primeiro lugar, não se deixe accompanhar com quem ficou no segundo, só para mostrar que pôde mesmo com o pior se casar". - SANFERR, 20.08.1985

"Ninguém é melhor do que ninguém. Mas, é sempre melhor quando se acha alguém bem melhor do que o pior que se encontrou". - SANFERR, 17.05.1999

"Não se venda como um profissional barato e incapacitado, se você pode ser valorizado e comprado como um autodidata caro e capacitado". - SANFERR, 25.10.2012

"Tem homem que só percebe a burrada que fez na vida, quando olha para o lado e vê a égua que vai ter de sustentar pelo resto de sua vida". - SANFERR, 19.07.1997

"Tem mulher que só descobre que é burra, quando olha para o lado e vê o asno que escolheu para ser seu macho". - SANFERR, 19.07.1997

"Nunca vá a todas as festas sem importância para as quais for convidado. Senão vai se tornar bastante conhecido, desvalorizado e para as mais importantes não será mais convidado". - SANFERR, 26.06.2012

"Durma sózinho sonhando com a coisa boa que vem pela frente, mas não acompanhado tendo pesadelo com a coisa ruim que está ao seu lado". - SANFERR, 21.09.1986

"Se todos nós temos o nosso valor, não se esqueça de cobrar caro pelo seu próprio valor e vender barato àquele que não se valorizou". - SANFERR, 30.05.2010

"Durma agradecido por estar só, do que arrependido por estar acompanhado". - SANFERR, 30.06.2007

"Não se sinta vitorioso por ter se juntado com quem nunca prestou, se depois vai olhar para com quem se juntou e sentir-se um fracassado". SANFERR, 20.07.2010

"Quando se é traído por um falso amigo que, com todo carinho, se chamava de NÊGO, é melhor dar as costas para esta cobra e mostrar-lhe todo o desprezo". - SANFERR, 17.05.2005

"A mulher, quando gosta de ser enganada, basta o homem tapear com 7 palavras: você é a única da minha vida. Sem saber a otária que lá na frente ele a mata quando diz mais 7 para outra abestalhada: sou viúvo a procura de um novo amor". - SANFERR, 21.03.2012

"Se não apareceu um princípe para no trono sentar, prefira ficar coroa, de cetro na mão, mas não arranje um sapo para casar e no trono do brejo ir morar". - SANFERR, 18.05.1988

"A maledicência nasce com a inveja e a inveja se cria com o ódio". - SANFERR, 17.01.1983

"Amo a boa música da minha terra, mas não posso gostar dos novos ritmos que são uma merda". - SANFERR, 26.09.2012

"Se todos são iguais e sabem que não vão chegar a lugar algum, se juntam para invejar e saber porque quem é diferente vai chegar em algum lugar". - SANFERR, 10.02.2012

"Pense bem quando você for escolher alguém para viver a sua vida, porque, dependendo de sua escolha, o resto de sua vida você pode viver se sentindo um ninguém". - SANFERR, 28.07.1996

"Tem pessoa que parece prato de arroz doce. Comparece até nas pequenas festas para as quais é convidado e nem se preocupa em disfarçar sua cara azêda, insatisfeita, falando de tudo e todos, provando ser uma grande mal educada". - SANFERR, 04.06.1989

"O autodidata ensina em uma única aula àquilo que os diplomados precisaram aprender em várias aulas". - SANFERR, 20.04.2011

"Se você não veio ao mundo para fazer nada de relevante, nem tente se comparar com quem veio para criar tudo de importante". - SANFERR, 21.01.2012

"Tudo que você pede para quem você não gosta, é tudo àquilo que você vai receber e não vai gostar". - SANFERR, 12.05.2005

"Se a inveja fáz você duvidar de tudo que eu tenho escrito, para isto existe o perito para confirmar o meu estilo inconfundível e lhe envergonhar por você nada saber criar". - SANFERR, 21.02.1985

"Prefira ter apenas um saco de farinha para comer no dia a dia, do que uma mulherzinha para ter de engolir no resto dos seus dias". - SANFERR, 21.07.2010

"Pessoa baixa continuará baixa até quando see torna gente grande". - SANFERR, 21.08.1999

"Você é quem vai determinar se, como pessoa ou gente, pelo mundo vai passar e que marca vai deixar". - SANFERR, 29.08.2011

"Quero dar tudo de mim para você e receber tudo de você para mim". - SANFERR, 12.10.2009

"Perdoar sempre, esquecer jamais e, para sempre, nunca mais voltar atrás". - SANFERR, 01.07.2010

"O chic é não estar em todos os eventos só porque recebeu convite". - SANFERR, 20.08.1985

"Prefira ser rico de NADA do que pobre de TUDO". - SANFERR, 08.12.2001

"Quem gosta de ser visto em todo lugar, não vai ser visto no único que gostaria de estar". - SANFERR, 20.12.2012

"Todos irão morrer. Mas apenas poucos irão sobreviver sem deixar o nome falecer com o trabalho importante que irão fazer". - SANFERR, 21.07.2011

"Se envergonhe do seu emprego se não estiver capacitado para fazer um bom trabalho e provar que é melhor do que todos os outros empregados". - SANFERR, 01.05.1987

"A mulher nunca sabe o que quer. A não ser que o homem diga o que quer dela". - SANFERR, 26.04.2010

"Quem ajuda ao próximo com pouco, ajuda a si próprio com muito". - SANFERR, 11.01.2013

"O perdão tem de vir do coração e não de um gesto de exibição para conquistar admiração". - SANFERR, 21.12.2012

"É com a emoção visível no olhar que nos tornamos mais irmãos do que já somos do outro para lhe pedir perdão". - SANFERR, 15.07.2012

"Como você pode acusar o outro de miserável, se é a própria miséria que fáz a sua língua o chamar de miserável?". - SANFERR, 27.08.2012

"De todos os defeitos que você acusa o outro, sempre vai sobrar um pouco para você também ser acusado e muito criticado". - SANFERR, 21.02.1997

"Se todos se recusam a ver a sua verdade, deixe-os continuar enxergando a sua mentira". - SANFERR, 16.08.1995

"Muitos preferem se iludir e ouvir a mentira que querem ouvir. E não a verdade que precisam ouvir para não se deixar iludir e enganar". - SANFERR, 30.12.2012

"É no papel que escondo os meus melhores e piores sentimentos, pois cofio no silêncio do caderno. Como ele não fala, nunca ninguém deles irá tomar conhecimento e de mim ficar com mágoa ou algum tipo de ressentimento por eu me expressar em forma de pensamento". - SANFERR, 14.06.1985

"Se olhe no espelho e vai descobrir se a vida um dia irá lhe enxergar e para você sorrir". - SANFERR, 26.03.2012

"Uns poucos provam que sabem. Alguns outros precisam aprender para mostrar que sabem". - SANFERR, 17.12.1995

"Enquanto a verdade escrita lhe deixa humilhado, a mentira dita o fáz sentir-se exaltado". - SANFERR, 17.02.1986

"Quem se desespera quando cai, não se alegra quando levanta". - SANFERR, 01.02.2011

"Por que será que muitos profissionais que tem o nível superior estão sendo classificados como profissionais de baixo nível?". - SANFERR, 19.11.2012

"A escada que o talentoso pode subir a qualquer momento, é a mesma escada que o invejoso tem de olhar sem puder subir em todos os momentos". - SANFERR, 10.03.2009

"O gênio esfrega sua genialidade na cara do medíocre, enquanto o medíocre esfrega o chão com a sua incapacidade onde os pés do gênio pisarão". - SANFERR, 15.02.1986

"Não critique o outro por estar sendo revoltante, se você mesmo é quem dá motivos para toda esta revolta". - SANFERR, 16.04.2000

"Viúva alegre devia continuar a chorar, já que triste ela vai ficar ao ficar a par que o rapaz novo tudo aos outros vai contar, chamando de velha aquela que ele tem de aturar". - SANFERR, 20.09.2012

"Se presenteie e seja feliz hoje, já que amanhã você pode estar infeliz por não ter com o que se presentear". - SANFERR, 29.03.2002

"Se alguém quer lhe homenagear, mesmo você não tendo feito nada para ser homenageado, aceite esta homenagem em forma de presente, o qual não passa de um ato de generosidade". - SANFERR, 31.05.1987

"O pouco de hoje pode se transformar em muito amanhã se você souber aproveitar tudo que ontem Deus quis lhe ensinar". - SANFERR, 20.01.1996

"Só se descobre quando uma pessoa venceu na vida, quando ela morre e seu nome vence até a morte". - SANFERR, 02.11.1998

"Como a vida dá voltas, nunca se sabe o que iremos encontrar na próxima". - SANFERR, 15.06.2010

"Beije muito. Mas cuidado para não se contaminar, por não saber aonde essa língua esteve a se enfiar". - SANFERR, 29.07.2010

"Se sonhar acordado é coisa de maluco, acordar para trabalhar e muito se cansar para ganhar pouco, é coisa de quem não tem todos os neurônios juntos". - SANFERR, 01.05.1983

"A fama chega suada, cansada e sedenta por um copo de reconhecimento, depois de trilhar por muito tempo a estrada do talento". - SANFERR, 09.12.1999

"A fama e a solidão são irmãs-gêmeas e brigam muito". - SANFERR, 08.09.2000

"Sinta-se orgulhoso por ser criticado e envergonhado por não ser invejado". - SANFERR, 20.03.1987

"Plante no anonimato para colher com o sucesso". - SANFERR, 07.09.2011

"Mulher que se deixa ser enganada pelo marido, em casa é beijada e com outra na rua ela a deixa ridicularizada". - SANFERR, 27.07.2010


                                                                                                        RENÉ SANFERR, 17.01.2013


ATENÇÃO
 AGRADEÇO AS CONTRIBUIÇÕES E PEÇO QUE CONTINUEM FAZENDO DOAÇÕES AO BLOG.
                  ASSIM COMO O JORNALISTA FUNCIONÁRIO DE JORNAL, O BLOGUEIRO-COLUNISTA, EM TODAS AS PARTES DO MUNDO,
                     EM VÁRIOS SITES E BLOGS, VIVE DO QUE ESCREVE, O SEU TRABALHO VIRTUAL É O SEU GANHA-PÃO.
   SEM NENHUM VÍNCULO EMPREGATÍCIO.
 DEPOSITE NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL.
CONTA O1:
Caixa Econômica Federal                                   -               Av. Estados Unidos, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    0063                                                            Conta: 023-00012630-9
CONTA 02:
Caixa Econômica Federal                                   -               Relógio de São Pedro, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    1416                                                             Conta: 013-00099159-3
CONTATOS:
e-mail: rsanferr@globomail.com
fone  : (71) 82659332
home-page: HTTP://SANFERRPRESS.BLOGSPOT.COM
novo blog  :  HTTP://SANFERRARTSCRIPT.BLOGSPOT.COM




                                                                      P    A     T     R     O     C     Í     N     I     O                                                   




                                                             


3 comentários:

  1. Como boa baiana, e quem é da nossa geração, gostamos muito do talento desta menina que encantou o Brasil. Saudades dos velhos carnavais. Sanferr tem razão... hoje, com esta novas músicas, só tem nos envergonhado. Um abraço à todos, "Wallace".

    ResponderExcluir
  2. Ontem, hoje e sempre abri a rodinha no carnaval é a melhor delícia, dentro ou fora da folia. Bjs, Bjs, Vi.

    ResponderExcluir
  3. Sou do tempo dos bons carnavais na praça Castro Alves e naquela época eu e Sanferr brincamos muito ao som de Sarajane, Luís Caldas, Pepeu e Baby Consuelo... Bons carnavais e esperamos que aquela época volte logo. Chico.

    ResponderExcluir