quinta-feira, 22 de agosto de 2013

NÃO EXISTE PRECONCEITO QUANDO SE ESCREVE UM NOME DIREITO.



ZEZÉ MOTTA.
NÃO SE PODE JULGAR PELA COR,
QUANDO NÃO SE SABE
A COR QUE A VIDA NO FUTURO VAI NOS DAR.




     Tem pessoas que, por serem pobres e negras, nascem estigmatizadas a serem NADA, continuarem a vida inteira sendo NINGUÉM, sem chance de NUNCA na vida serem ALGUÉM, amargando e penando num emprego medíocre, subserviente, sem oportunidade de fazer um trabalho superior, genial, que as coloque num patamar de reconhecimento e admiração. (Verdade ou mentira?). Mas, aos poucos, este cenário está mudando e não são poucos àqueles que estão transformando a história e escrevendo a sua própria estória numa sociedade aonde se valoriza um sobrenome de peso e não (apenas) mais um nome qualquer, sem valor, no registro civil. Infelizmente é assim que o mundo vê - e trata - as pessoas: pelo que são e fazem, não pelo caráter. (Ou vão me dizer - apesar de ser errado, moral e socialmente falando - que Ronald Biggs (o assalto ao trem pagador), os políticos do mensalão, Lampião, etc e "mais tais", não fazem parte da história, da memória popular para todo o sempre, e o honestíssimo "cidadão incorruptível", mas desconhecido, o ilustre "senhor NINGUÉM", o fará?...
     E com o negro pobre não é diferente, já que ele, duplamente, tem de provar o seu valor. Assim como fizeram Pelé, Joaquim Barbosa, Milton Nascimento, Milton Gonçalves, Glória Maria, Heraldo Pereira, Luislinda Valois, Rute de Sousa, Daisy Nunes (miss Brasil), Gilberto Gil, monsenhor Gaspar Sadoc, Neuza Borges, Daiane dos Santos, Djavan no Brasil e, dentre dezenas de tantos outros no exterior, Nélson Mandela, Oprah Winfrey, Barack Obama, Louis Armstrong, Eddy Murphy , estão deixando - ou deixaram - os seus nomes (marcas) para a posteridade.. (Já não era sem tempo, já que fáz anos da abolição da escravatura - apesar de haver controvérsias sobre esta VERDADE inverídica - ter sido anunciada). Num universo de centenas de milhões que habitam a terra, ainda, óbviamente, é um número insignificante. Mas - ao contrário da irrealidade, da falsidade que existe por aí sobre o assunto - principalmente quando sabemos que o preconceito continua (e sempre continuará, não se enganem!), sendo a maior forma de agressão contra o homem.
     Temos de fazer tudo para sermos ALGUÉM e não NINGUÉM.
     Mas, e isto é relevante? Lógico que não aos olhos de Deus, já que, para Êle, somos todos iguais: uns com os mesmos erros e defeitos que os outros. Mas, perante o mundo, não é assim que "a banda toca". E quem disser o contrário é um utópico, visionário, mentiroso, ou "caiu de pára-quedas" vindo de um planeta distante, de um mundo irreal, de um outro tempo. Por que, aqui na terra, no mundo real (será mesmo?), infelizmente (ou felizmente, vai-se saber) as coisas são bem diferentes, não é, nunca é o que pensamos que são. (Ou, ao menos, deveriam ser). Ou vão me dizer que o "zé mané" sem nome, valor, que não fáz nada de importante - o tal "honestíssimo cidadão incorruptível", que citei anteriormente - vira estátua em praça, nome de rua ou colégio, é convidado de honra para grandes eventos, tem seu nome citado como diferencial entre todos os demais?... Enfim, é lembrado, elogiado, admirado e será homenageado pela história?... Esta é a verdade - sempre dura e cruel, mas é a verdade da vida - do nosso cotidiano, do mundo falso e hipócrita que fazemos parte. 
     E (também) não venham dizer - "conversa mole pra boi dormir" - que o emprego dignifica, honra o honra. (Deveria ser, mas, na verdade, observe, não o é). Quem dignifica, honra, é o trabalho, a obra "diferente" que ele cria, fáz, tornando-se assim também "diferente" de todos os demais. Se não fosse assim - se esta VERDADE fosse uma MENTIRA na vida - não existiriam os " senhores doutores" e os "comuns trabalhadores". (C'est la vie!). Isto desde a escravidão, passando pela pseudo-abolição e vai se perpetuar, nunca vai acabar. A não ser para àqueles que apresentem um trabalho com sua marca, se é que me entendem!... A escravidão dos empregados ainda não acabou e o ser humano - em sua grande maioria - ainda continua na "cozinha", bem distante da "sala". Mesmo com toda as vantagens e (falsas) conquistas que pensamos ter adquirido. (Por estas e outras, enganando o eleitorado com este discurso furado, é que muitos conseguem se eleger; burro  é quem se deixa pela conversa deles se envolver). A escravidão maldita perpetua-se desde o antigo Egito dos faraós. (Mesmo depois de Deus ter libertado o povo hebreu). Sempre - e erradamente - vai existir os GRANDES e os pequenos aos olhos do mundo que valoriza quem consegue ter um NOME, subir mais alto na escada e tornar-se imortal, acima de todos, no alto de um pedestal. (Reitero: para Deus isto não vale nada). Os GRANDES que marcam seu território e são alguma coisa; e os pequenos que não fazem nada para ter um histórico de vida e nada nunca serão. (Se é que me entendem!). E sabem por que nunca na vida nada serão? Porque se contentam em TER (apenas) para sobreviver, aparentando o que não SÃO, comendo ovo para ter uma casa bem arrumada e um carro na porta, achando-se assim "marajás" ou "etc. e mais tais"... (?) ... Sem saber eles que não adianta ter carro e casa - comprados em prestações à perder de vista, muitas vezes até o final de suas insignificantes e medíocres vidas - para ser alguém. E se o sujeito tiver a vida curta? Do que vai adiantar passar a vida inteira a se sacrificar para adquirir bens que NADA o fará ser?...
     Enfim, o homem - principalmente o pobre e negro - tem de fazer alguma coisa para deixar a sua marca. Se valorizar para ser valorizado e não passar a vida sendo mais um abacaxi podre no mercado. (Não sou eu que digo, a vida é que é assim). E ter uma marca foi o que fez todos estes nomes citados no início do artigo. Como o fez a nossa homenageada de hoje, a qual, muitos dos seus contemporâneos, acharam que teria o futuro mais negro que as asas de graúna, limpando privada de branco ou, então, no melhor dos casos, trabalhando duro de sol à sol para ganhar uma miséria de salário num emprego subalterno, subserviente. (E, a quem Deus deu o talento, Êle nunca vai deixar ao relento; sempre, mesmo depois dos piores momentos, Êle vai dar um alento com o reconhecimento do seu talento). Não é este o inglório destino de quem não fáz por merecer ter um nome importante,  um trabalho que deixe uma marca relevante. (Verdade ou mentira?). A homenageada de hoje veio ao mundo para ser uma GRANDE MULHER e - menos do que isso - ela não aceitaria ser diferente, apenas mais uma mulher na estatística de milhões de tantas outras por aí. Como seria se tivesse ficado (simplesmente) como Maria José Motta de Oliveira. Só que ela quis deixar o seu nome (marca) na história como Zezé Motta. Não uma Zezé qualquer, mas a Zezé que sabe no mundo o seu lugar qual é.
     Nascida em 27.06.1948 em Campos dos Goytacazes, no Estado do Rio de Janeiro, atriz e cantora brasileira, respeitada no país e no exterior. Pouco? Muito para uma mulher que veio ao mundo negra e pobre. Só que hoje a sua trajetória de vida e a carreira que fez mostra que Zezé não era mesmo para ser uma qualquer, um rosto anônimo, perdido na multidão. Estreou em 1967 na peça "Roda Viva", de Chico (genial) Buarque, e não parou desde então a "matar por dia um leão" para ser respeitada, admirada - criticada também fáz parte do show - e elogiada como negra. E - diga-se de passagem - uma negra que deveria servir de exemplo (ou carapuça) para muitos brancos preconceituosos que não tem talento, competência e capacidade para chegar aonde ela chegou. Zezé "comeu o pão que o diabo amassou" no início, nas casas noturna paulistas, até que - depois de anos batalhando, focando em seu objetivo de ser ALGUÉM e não apenas mais uma "ilustríssima senhora NINGUÉM", pois não se consegue passar do NADA para o TUDO da noite para o dia - gravou três LPs, entre os anos de 1975 a 79. E aí o seu esforço foi recompensado. Ela se tornou conhecida em todo o país. Estourou em todas as "salas", desde àquelas dos imortais da Academia de Letras - muitos são seus fãs - até o mais simples cidadão de bom gosto musical; e não "estourada", como uns e outros por aí - sem vergonha na cara e talento na vida que se dizem cantores - na privada da falta de talento e que estão levando a MPB (Música Popular Baiana) para os esgotos da esculhambação  da musicalidade da terra de Gil, Caetano, Gal, Betânia...
     "Muito prazer, eu sou Zezé" tornou-se hino nos bons ouvidos e não o "desprazer" de ouvirmos certas músicas baianas (?) que enchem os nossos pinicos. (Se é que me entendem!). Flávio Cavalcanti, se vivo fosse - ao contrário do que faria com outros que "arrochariam" a sua musicalidade apurada - jamais quebraria AO VIVO um cd seu. José Messias, um dos maiores experts do país em MPB (Música Popular Brasileira), certamente não a "detonaria", mas, sim, a elogiaria se, porventura, ela tivesse a sorte, a honra de passar por seu refinado julgamento de quem sabe o que é boa música e não merda. Zezé Motta - muito prazer, nós sabemos que você é Zezé Motta - é do tempo (bons tempos!) que ainda se fazia música de qualidade e não as porcarias que "arrocham" a nossa inteligência e estão, repito, levando a música baiana ao esgoto da vergonha nacional, tratando-a como uma merda instantânea que fede nos palcos e exala mal cheiro nas rádios de todo o país.
     E depois, Zezé, do "muito prazer por ter nos dado a honra de lhe conhecer" - nossa deusa do ébano - ainda lhe agradecemos por ter nos presenteado (quanta coisa!) com discos do nível de "A Chave dos Segredos", "Negra Melodia", "Negritude", "Dengo", "La Femme Enchantée", e por aí vai. E, com o sucesso, Zezé deixou de ser negra e tornou-se branca aos olhos dos preconceituosos... (?)... Como se ela quizesse - e nunca vai querer - deixar de ser a negra atriz e cantora. Ainda mais sendo a eterna "Xica da Silva" do cinema nacional.
     Eis aí uma história de vida que prova o que a sociedade - falsa, hipócrita - pode fazer com quem passa do NADA para o TUDO, quem se transforma com seu talento (e merecimento) de NINGUÉM em ALGUÉM. Então? Estou errado quando afirmo que as pessoas, o mundo aplaude, gosta de marcas?... Nomes todos sempre vão ter; uma marca poucos deixarão. Mais uma vez esta é a verdade, dura e cruel, que Zezé Motta aprendeu desde cedo. A negra pobre e feia - segundo os padrões (errados) de atributos físicos - tinha de se valorizar, chegar em algum lugar, para ser valorizada. E o seu dia chegou. Custou, mas chegou. E ela - para provar seu talento e valor - muito lutou. Depois de um longo caminho percorrido, sofrido, muito tempo de espera, muitas portas fechadas e NÃOs ditos na sua cara. 
     Zezé Motta venceu o preconceito ao escrever seu nome (marca) direito.
     E não na cozinha, servindo; mas, na sala, sendo servida. Aonde todos os negros deveriam estar, sendo "paparicados" pelos brancos preconceituosos.
     Au-revoir para todos que me criticam ou aplaudem. Na próxima quinta-feira, se Deus quizer, aqui estarei. Eu aqui e vocês daí. C'est la vie!


                                                                                                                                                                      RENÉ SANFERR, 22.08.2013

a ESFINGE:
     "Se você nasceu para ser ninguém por nada na vida ter feito de relevante, nem tente se comparar com quem vai morrer sendo alguém por ter deixado uma obra importante".

                                                                                                                                                                       RENÉ SANFERR, 11.08.2013




"SINAL VERDE,
 sinal vermelho".


..... óleo de peroba e vassoura é a compra astronômica da CÂMARA de VEREADORES de Juazeiro do Norte, no Ceará. E o povo ainda está a criticar? Devia elogiar a iniciativa do governo local, isso sim... para varrer a sujeira para debaixo do rico tapete do gabinete e passar o óleo (hidratante) na cara-de-pau de todos os edis. Isso é o que eu chamo de uma faxina geral. Literalmente falando. Só que nos cofres públicos. (SINAL VERMELHO).

..... e o problema do tráfego brasileiro? Sabe aonde pode se resolver? Pasmem! Nos consultórios dos psicólogos. Claro! Enquanto o trauma do pobre - para fingir que é rico, se iludir que é importante, poderoso - não for sanado, as ruas de todas as grandes cidades vão ficar abarrotadas de automóveis. Sem ter o que fazer para aparecer e merecer prestígio, a única coisa que certas pessoas podem fazer para aparentar poder, é ter um carro para o trânsito tumultuar e nossas vidas, com o excesso de veículos, colocar em risco. Olé! Chegamos lá. Agora somos importantes... temos carro. (Comprado em mil prestações, popular, passando fome para pagar a prestação, mas temos!). E ainda dizem que somos um país, um povo de "primeiro mundo". Claro! Pobre é que anda de buzú. Mas é fácil de entender. Com o carro para pagar e sem puder viajar, sair da mesma cidade e do mesmo lugar - dia e noite, mês atrás de mês, ano após ano - não puder sair, não vai ter como ver que, em países civilizados, realmente de "primeiro mundo", quem é importante, rico, também (e muito!) se desloca de ônibus, metrô e trem. Então, eles são pobres? A Europa é pobre? Se for, o que somos então? (SINAL VERMELHO).

..... PROGRAMA de RESIDÊNCIA ESCOLAR. Boa idéia! Louvável! Magnífica! Mas, tomara que apareça alguém que queira seguir esta carreira: de professor. Que ganha pouco para ensinar, enquanto tem outros profissionais que ganha pouco para ensinar nada, a não ser... deixa pra lá! Esta rima a muitos não vai agradar. Principalmente aqueles que "fingem" legislar. (SINAL VERMELHO).

..... e o corpo do ex-presidente JOÃO GOULART vai ser exumado no Rio Grande do Sul. O objetivo vai ser descobrir se ele foi assasinado. Da morte, em 1976, na Argentina, até hoje o presidente descansou em paz. E agora? Será que o seu corpo vai ter paz? (SINAL VERMELHO).

..... o escritor ARIANO SUASSUNA nos deu um susto ontem, mas, ao que parece, graças à Deus, está tudo bem. Ariano é uma das maiores mentes brasileiras. Brilhante, ouro, rubi, pérola, diamante... tudo numa única cabeça. (SINAL VERDE).

..... terça-feira, Porto Alegre (RS), uma capital que - diferentemente do restante do país, principalmente o nosso esquecido nordeste - dá a impressão de ser de primeiro mundo. Nem tanto. Um idoso morreu à espera da ambulância que demorou a chegar por que um médico não a quis mandar. Será que este médico é dono, sócio, de alguma funerária?... É para se pensar. Mas, certamente, a tal funerária - para os donos encherem "as burras" - chegou rápidinho. A vítima morreu no centro da capital e a RBS (TV daquele Estado) registrou toda a ação, já que estava por perto fazendo uma reportagem. ORLANDO FRANCISCO da SILVA RODRIGUES morreu, infelizmente, e, felizmente, deve ter chegado lá no céu num excelente transporte celeste. Porque o daqui - o terrestre que o matou porque não chegou - vai de mal à pior. (SINAL VERMELHO).

..... sucesso de público e de crítica nos anos 70/80, os CASOS ESPECIAIS (QUARTA NOBRE, da TV GLOBO) deveriam retornar a grade de programação da emissora. Uma oportunidade se descobrir novos autores/roteiristas. GILBERTO BRAGA, e ttantos outros, foram lançados neste programa. (SINAL VERDE).

.....  discute-se muito atualmente a "política da boa vizinhança" nos condomínios, mas este problema é antigo - desde quando não havia condomínios - e fácil de resolver. Se a vizinhança (condomínio ou rua) lhe incomoda, não é um ambiente adequado ao seu nível intelecto, social e cultural, tem um comportamento inadequado que afronta e agride a sua integridade moral, "bom dia, boa tarde, boa noite, como vai?", está de bom tamanho para o seu convívio (?) social na área. Isole-se, não se mistrue, e, quando achar um lugar melhor, voe deste ninho para outro bem longe. E isto não se aplica somente a quem mora de aluguel; é um conselho do "bem viver" para todos. Ou - só porque o imóvel é próprio - você vai querer VIVER MAL, cheio de problemas diários, pro resto da vida, convivendo ao lado de pessoas que não tem nada à ver com você? A vida é uma só e dela só levamos os bons momentos que temos. (SINAL VERMELHO).

..... "a mãe dos senhores vai visitar os senhores lá no IML"... (?)... Frase que diz a VERDADE que acontece por trás dos muros das instituições que "cuidam" (?) dos menores de nosso país. E foi dita pelo diretor de uma delas, em São Paulo, esta semana. Mas acontece em todo país. Não se enganem. (SINAL VERMELHO).

..... DAVID MIRANDA, o companheiro (marido) brasileiro do jornalista que denunciou a espionagem eletrônica do governo dos Estados Unidos, desembarcou na manhã da última segunda-feira no aeroporto Antonio Carlos Jobim (Galeão), no Rio de Janeiro, depois de ter sido retido por nove horas no aeroporto de Londres. Segundo as agências de notícias internacionais, uma forte "desestabilização diplomática" foi abafada pelo Brasil. Claro! DILMA ROUSSEFF ia querer - por causa de um simples trabalhador brasileiro - se desentender com a corte da rainha Elisabeth? (SINAL VERMELHO)

..... na BAHIA, quando o sujeito sem talento e cheio de problemas, aborrecimentos, quer deixar a vida de miséria, não joga mais na loteria. Sabe o que o baiano desprovido de canto fáz? Cria uma música que é uma porcaria. Vai feder tanto pelo país afora que - para se ver logo livre do cabra que não tem vergonha na cara - as TVs e rádios tocam a merda dele para, num futuro não muito distante, nem se lembrar que ele cantou (?) por um instante. (SINAL VERMELHO).




EU MOSTRO A VIDA COMO ELA É.
E NÃO COMO VOCÊ OLHA E ELA NÃO É.




"Ao lugar aonde vou chegar, você nunca vai estar, porque, por causa da minha obra, a história vai ter de mim o que lembrar e comentar. E de você, por nada significar na história por não ter uma obra para deixar, até da sua existência a história não vai recordar". SANFERR, 11.09.2012

"Não deseje ver o outro morrer, senão você vai penar e sofrer até o diabo querer lhe ver e no inferno lhe receber". - SANFERR, 11.09.2000

"Mulher é para dar carinho. Só que tem algumas que gosta de apanhar  com um pau de espinho". - SANFERR, 23.09.1998

"A quem Deus deu o talento, Êle nunca vai deixar ao relento; sempre, mesmo depois dos piores momentos, Êle vai dar um alento com o reconhecimento do seu talento". - SANFERR, 10.04.2013

"O pensador na vida é um eterno observador e, porisso, da vida é um profundo conhecedor". - SANFERR, 12.09.1985

"Antes pouco dinheiro no bolso, do que se enganar pensando que muito vai ganhar e depois ficar com cara de bobo por, nem pouco e nem muito, ter no bolso para gastar". - SANFERR, 09.12.2001

"Prefira ter sempre o pouco como certo do que sempre o muito como incerto". - SANFERR, 10.02.1985

"Quem se choca com o que digo sobre a realidade da vida é por que ainda não chegou a hora de parar de sonhar e acordar para o verdadeiro sentido da realidade da vida". - SANFERR, 09.01.2013

"O mundo vê - e trata - as pessoas pelo que são e fazem e não pelo caráter". - SANFERR, 21.06.1994

"Se você nasceu para ser ninguém por nada na vida ter feito de relevante, nem tente se comparar com quem vai morrer sendo alguém por ter deixado uma obra importante". - SANFERR. 11.08.2013

"Dê sempre o endereço trocado para o falso amigo que com você é bem "mal" intencionado e não passa de um bandido". - SANFERR, 09.07.2008

"Mulher casada quando sai sem o marido para bailar, ele pode ter certeza que ela é uma vagabunda que não se assunta e vai para nos bailes da vida outro caçar, levar para a cama e pagar para se vingar do corno do marido que também vive a lhe cornear". - SANFERR, 04.09.1997

"Mulher humilhada e desprezada pelo marido, é uma pessoa sem dignidade e, por falta de personalidade, pela sociedade ela é menosprezada e arrasada". - SANFERR,

"Tudo que você pensa que eu não sei, é tudo o que eu mais sei". - SANFERR, 16.08.2013

"Não queira ser uma rica pelo marido humilhada e ridicularizada. Prefira ser uma pobre pelo marido amada e respeitada". - SANFERR, 24.09.2001

"Uma pergunta que todo marido rico deve fazer para se questionar: se eu não tivesse o que tenho, será que de mim ela iria gostar e comigo se casar?". - SANFERR, 20.05.1982

"Quem procura cedo o médico para se precaver, tão cedo não vai falecer". - SANFERR, 21.09.1999

"Se riqueza fosse benção de Deus, para ela os Santos não dariam adeus e viveriam na pobreza". - SANFERR, 01.11.1996

"Se você só tem competência para mostrar pouco serviço, como pode querer ganhar muito no serviço?". - SANFERR, 11.08.1990

"Um nome não se fáz do dia para a noite. Mas o homem se destrói da noite para o dia. Basta trocar a noite pelo dia". - SANFERR, 23.08.1987

"Se for para conviver com a mediocridade, prefira viver sózinho com a sua genialidade". - SANFERR, 29.12.2011

"A língua maldita é o grande mal de pessoas bandidas que só a usam para do outro falar mal". - SANFERR, 09.08.2013

"Se você paga para ver, cuidado com o que pode lhe acontecer". - SANFERR, 21.09.2001

"Mulher velha, feia e burra com qualquer homem se junta, porque não se respeita e muito menos se assunta". - SANFERR, 26.07.2013

"Mulher casada que sai sem o marido para ir dançar, na verdade o que ela quer é para o marido das outras se dar, e fazê-las dançar, depois que o homem delas roubar". - SANFERR, 26.03.2013

"Vagabunda que não se respeita é aquela que no baile vive a espreita de um homem que lhe tire para dançar. Mas, como ele não a respeita e a vê como uma gueixa, dela só quer se aproveitar, beber, comer e nada pagar". - SANFERR, 16.06.2013

"Antes você saber o que está por dentro de você, do que ficar ao Deus dará e não saber o que poderá lhe acontecer se não tiver tempo de se tratar". - SANFERR, 19.03.2001

"Como na vida o que vale são os momentos de conforto, evite o desconforto de comprar e morar num apertamento". - SANFERR, 19.03.2010

"Não queira colher a fruta antes do tempo e dela estar madura". - SANFERR, 07.08.2013

"Mãos calejadas não fazem você ser nada. A não ser provar que teve uma vida ingrata". - SANFERR, 10.10.1989

"Se carregar peso fosse sinal de honra, burro viveria sendo homenageado e não açoitado". - SANFERR, 26.08.1987

"Se tudo o que você fáz é o que qualquer um pode fazer, pode ter certeza que não vai chegar a lugar nenhum. A única coisa que você vai ser, é ser tratado como apenas mais um". - SANFERR, 21.04.1997

"O dinheiro podem da carteira lhe roubar, mas o talento que você tráz na cabeça nem se lhe matar de você não vão conseguir tomar, já que o seu trabalho o mundo inteiro irá exaltar". - SANFERR, 12.05.1983

"O emprego é amaldiçoado porque fáz de você um trabalhador escravo. E o trabalho é abençoado por que fáz de você um criador admirado". - SANFERR, 27.11.2000

"Usando a cabeça pouco você vai se cansar e muito ganhar. E usando apenas os braços pouco vai ganhar e muito se cansar". - SANFERR, 11.12.2011

"Muitos que se sentam na cadeira de juiz nas esquinas, devem nas portas se calar e no banco dos réus se sentar". - SANFERR, 05.12.2003

"Não são poucos os que se ajoelham para Deus nas igrejas e nas ruas o próximo esbofeteiam". - SANFERR, 15.08.2000

"Um homem que passa pelo mundo e não fáz nada de útil para marcar a sua passagem pelo mundo, seria melhor que não tivesse vindo ao mundo, já que para o mundo foi um inútil por nada ter feito para melhorar o mundo e a vida de todo mundo". - SANFERR, 19.04.1994

"Se por despeito você diz que o homem talentoso com tanto trabalho de valor demonstrado não vai ficar na historia, então é você que a história vai vir à conhecer e falar a respeito, por ter marcado a sua estória todo orgulhoso, já que foi capáz de algo de valor ter roubado ou alguém importante ter matado"; - SANFERR, 06.05.2012

"A mente genial do homem imortal jamais pode ser alcançada pela cabeça bestial do homem mortal, o qual vive e morre sem dizer de valor uma única palavra". - SANFERR, 12.01.2002

"Quem não tem talento para plantar, nunca vai ter o fruto do reconhecimento para saborear". - SANFERR, 09.12.2010

"Bem ou mal, elogiado ou criticado, o importante é sermos falado; pois, pior do que ser mal falado, é não sermos notados". - SANFERR, 25.11.1985

"Se você é culturalmente incapacitado, eu não me importo de diáriamente por você ser copiado e, mesmo sem você querer, me posicionar acima de você". -SANFERR, 10.07.2013

"Sem ter o que fazer para aparecer e merecer prestigio, a única coisa que certas pessoas podem fazer para aparentar poder, é ter um carro para o trânsito tumultuar e nossas vidas, com o excesso de veículos, colocar em risco". - SANFERR, 23.07.2013

"Melhor não se separar da mãe, do que se juntar com uma filha da mãe". - SANFERR, 10.08.2010

"Quando um homem contra você como um cão ladra, faça que não está vendo nada. Ou, então, ele vai chegar até você para lhe dar uma dentada". - SANFERR, 06.07.2005

"Não perca tempo em desmerecer o que você não é capáz de escrever. Ganhe tempo em escrever, se for capáz de pensar e no papel, se tiver, as suas idéias colocar". - SANFERR, 18.04.2011

"Do que adianta você não falar com a boca se, com a cabeça, está a pensar e com os olhos está a demonstrar?". - SANFERR, 18.12.2011

"Um passado sofrido pode se transformar num futuro vingativo". - SANFERR, 29.03.1990

"Não existe preconceito quando se escreve um nome direito". - SANFERR, 21.09.1999

"Perfume típico de mulher rameira em porta de lupanar é àquele do tipo que se sente na feira e em todo lugar". - SANFERR, 18.01.2002

"Quem quer muito receber, depois, além de tudo perder, vai ter muito do que se arrepender pelo que tem a esconder e, com àquele que tudo sabe, não saber por viver". - SANFERR, 15.08.2013

"Se você ouve muito um do outro falar mal, é neste que você deve pouco confiar, pois, lá na frente, às suas costas, de você ele também vai detratar". - SANFERR, 09.08.2013

"Uma mulher casada e bandida é mil vezes pior do que àquela que ela chama de rameira e perdida". - SANFERR, 09.08.2013

"Quando se prova o que se pode ser, quem nada nunca vai puder ser, vai fazer e inventar tudo para a outra pessoa desmerecer". - SANFERR, 12.06.1999

"Esqueça que por poucos você é criticado e lembre que por muitos você é elogiado". - SANFERR, 06.02.2012


                                                                                                                RENÉ SANFERR, 22.08.2013
ATENÇÃO
 AGRADEÇO AS CONTRIBUIÇÕES E PEÇO QUE CONTINUEM FAZENDO DOAÇÕES AO BLOG.
                  ASSIM COMO O JORNALISTA FUNCIONÁRIO DE JORNAL, O BLOGUEIRO-COLUNISTA, EM TODAS AS PARTES DO MUNDO,
                     EM VÁRIOS SITES E BLOGS, VIVE DO QUE ESCREVE, O SEU TRABALHO VIRTUAL É O SEU GANHA-PÃO.
   SEM NENHUM VÍNCULO EMPREGATÍCIO.
 DEPOSITE NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL.
CONTA O1:
Caixa Econômica Federal                                   -               Av. Estados Unidos, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    0063                                                            Conta: 023-00012630-9
CONTA 02:
Caixa Econômica Federal                                   -               Relógio de São Pedro, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    1416                                                             Conta: 013-00099159-3
CONTATOS:
e-mail: rsanferr@globomail.com
fone  : (71) 82659332
home-page: HTTP://SANFERRPRESS.BLOGSPOT.COM
novo blog  :  HTTP://SANFERRARTSCRIPT.BLOGSPOT.COM




  P    A     T     R     O     C     Í     N     I    O

14 comentários:

  1. Maravilhosa, genial, bela negra e autêntica representante da nossa raça brasileira. TONINHO, Sampa.

    ResponderExcluir
  2. O negro tem seu espaço e nós não temos o direito de termos preconceito. Quem, no Brasil de tantas raças, pode se dizer desta ou daquela? "Wallace".

    ResponderExcluir
  3. Grande mulher, excelente artista e que merece estar aonde está no cenário artístico nacional, pois tem muito talento e batalhou muito para conquistar um lugar. Quero dizer que sou seu fã e toda vez que ela vem a São Paulo fazer um show estou nas primeiras fileiras. Amo de paixão esta negra linda. ROGÉRIO.

    ResponderExcluir
  4. SANFERR FICOU CHATEADO COMIGO PORQUE NÃO GOSTEI DELE ESCREVER SOBRE O DONO DO EX-BANCO ECONÔMICO. TÔ FALANDO AQUI DE PÚBLICO QUE TEM GENTE MAIS IMPORTANTE PARA ELE PERDER TEMPO E QUEIMAR OS NEURÔNIOS ESCREVENDO. KK, de ILHÉUS.

    ResponderExcluir
  5. Sanferr, gosto de vc demais, brother, e tu sabe disso. Mas, mano, já tá demais. E o povo tá começando a falar mal, dizer que vc tá esculhambando com o arrocha. Manera, brother. "A", da ilha de Itaprica.

    ResponderExcluir
  6. Saudades desta atriz e cantora. Tem de voltar logo a mídia, linda. Bjs, Bjs, Vi.

    ResponderExcluir
  7. A nossa eterna XIXA DA SILVA. Quem é da minha geração, da minha época, sabe o sucesso que este filme fez na história do cinema nacional. PP, da Nova DD.

    ResponderExcluir
  8. Caro leitor "A", da ilha de, acredito ser, Itaparica, não é isso? Discordo de você. Essa porcaria que está inundando o país, o tal do arrocha, é uma merda mesmo. Concordo plenamente com a opinião de Sanferr. E não estamos sózinhos, não. O que tem de gente de bom gosto que está virando a cara para esta dança de prostituta no brega da mais baixa classificação, não ta no gibi. É só ir a um destes shows e ver o tipo de público. Da pior qualidade, meninas novas sem noção de nada e que estão ali para ficar, como dizem, com o primeiro malandão que aparecer. Em nenhuma casa de família, de respeito, esta música vai ser tocada, porque os pais e as mães devem proteger suas filhas desta indecência, imoralidade. E os cantores não são e nen nunca foram músicos mesmos. Pelo que já li a respeito, vieram de baixo e estão fazendo o seu pé de meia iludindo o público com uma musicalidade de baixa categoria e envergonhando a música brasileira. Sanferr tem razão quando diz que vão feder, feder e logo desaparecer. Futuramente nem deles iremos nos lembrar. Estão, sim, enchendo os shows em todo país, mas, no meio culto e que sabe o que é música, estão sendo desprezados, ridicularizados e achincalhados. Graças a Deus que a homenageada de hj da coluna deste blog está além, anos-luz, da mediocridade de tais ritmos. Uma lástima, tristeza para a MPB. MARCELA, de Manaus.

    ResponderExcluir
  9. Já li o texto e é verdade pura. A realidade da vida, nua e crua. Parabéns como sempre, Sanferr. Magistral. Sublime. Cornostibia.

    ResponderExcluir
  10. Assisti o filme Xica da Silva e desde então passei a admirar o trabalho de Zezé. Ela é ótima, uma grande atriz, maravilhosa. Pena estar afastada das telas. Maria Eduarda.

    ResponderExcluir
  11. Esta negra é muito bela, gostosa, assumidamente tudo de bom. Beijos, galera! Sandra.

    ResponderExcluir
  12. Conheço SANFERR fáz um tempão, anos mesmo, e estou chateado com os comentários que tenho ouvido a respeito dele. Não é nada disso, meu povo. Para se julgar uma pessoa, tem de conviver, ser íntimo. Ele, apesar do que está postando aqui no seu blog, opiniões, pensamentos, está sendo mal interpretado. Só é um escritor passando para o papel as observações que fáz da vida. Aqui mesmo na faculdade, algumas pessoas que já leram a coluna dele, muitas disseram que ele parece ser metido, arrogante e que se acha dono da verdade. Não é nada disso. A família o adora, é um grande amigo dos que são realmente amigos, mas, por outro lado, afasta-se para sempre de quem o trai, pois não suporta traição. Eu digo porque sei que ele é assim. E, ao contrário do que disseram, que ele quer aparecer, mas não é verdade. Por acaso ele já postou a foto dele, o perfil, aqui no blog. O que ele quer é mostrar ao mundo o trabalho dele. E tá conseguindo. Ele costuma dizer uma frase que eu nunca me esqueço e também falo pras outras pessoas sobre o falso julgamento que fazemos uma das outras: não acredite no que dizem, pois pode ser um amigo escondendo os defeitos ou um inimigo colocando defeitos. E é isso mesmo, galera. Temos de conviver, conhecer a pessoa, para saber quem ela é e não ir julgando e falando mal só porque o outro não gosta dela e quer detonar. Se todo mundo tivesse um amigo como ele... Pelo blog vcs podem ver. Ele diz o que pensa e goste quem quizer. Não tá nem ai. ANTONIO, de SALVADOR.

    ResponderExcluir
  13. Hj o texto tá mesmo um pouco pesado. Mesmo sendo a realidade da vida. Só que ninguém gosta de ouvir a verdade. As pessoas querem ser enganadas, contanto que o que leem e escutem seja agradável, favorável a elas. Porisso acredito que, por conta do texto de hoje, Sanferr vai ser ainda mas mal interpretado. "URSO"

    ResponderExcluir
  14. Que texto maravilhoso! A síntese do que é a vida real. Solange, da Redação.

    ResponderExcluir