quinta-feira, 19 de setembro de 2013

LONG WALK TO FREEDOM.

l
NÉLSON MANDELA.
UM HOMEM SÓ É IMPORTANTE PARA A HISTÓRIA
QUANDO ELE DEIXA RASTROS DE UMA ESTÓRIA DE VIDA
CONSTRUÍDA PARA SER POR TODOS  SEGUIDA.






     Tem GENTE que, pelo que são e fazem, vão ter futuramente sua vida biografada e outras - infelizmente a maioria das pessoas - que, por passarem a vida sem ser ou fazer nada de relevante, apenas o comum e normal que todos vivem para SER ou FAZER, nem serão na posteridade lembradas. Isto é fato. Verdade ou mentira?... Um dos maiores personagens da história e biografado por seus méritos, o escritor e poeta inglês Oscar Wilde, dizia que "a biografia empresta um novo terror à morte"... (?)... Uma frase emblemática e de "efeito" (ele adorava estas "tiradas")  que - por quem tem cultura, talento e inteligência, como Wilde - não é difícil de entender. (Ou é?)... Pelo sim ou pelo não, vou citar exemplos de grandes personalidades da história - de ontem e de hoje - que merecem (ou não!) serem biografados. (Pode parecer estória, mas é história; quem estudou ou pesquizou, quem gosta de ler e aprender, conhece estas passagens históricas e antológicas). Vejamos: Cristina Kirchner, presidente(a) da Argentina, em fevereiro de 2011, lançou o "Milanesa Para Todos" para melhorar o programa alimentar daquele país. Na época, Cristina disse que comeu na residência oficial de Olivos o kit (bife de carne ou frango, mais ovos batidos, farinha de rosca e trigo, temperado com sal, pimenta e alho) com os filhos, gostou, dizendo para as donas de casa: "Meninas, quando vocês não quizerem cozinhar, larguem a milanesa numa vasilha ou no forno"... Tiradentes, o herói brasileiro, mártir da Inconfidência, o qual - é o que a história nos conta nos autos da devassa - foi esperto, sábio, e respondeu à altura para quem lhe preparava uma cilada, para que ficasse provado que ele conspirava contra o rei. Mandaram um espião para lhe dizer: " Estou aqui para trabalhar para ti". Ao que Tiradentes - percebendo nele toda a falsidade que o ser humano é capáz de ter quando quer prejudicar a outra pessoa - respondeu: "E eu para trabalhar para todos"... (?) ... Cristina, o espião e Tiradentes. Três biografias. (Merecidas ou não!). Cristina será "biografada" e esta passagem - apesar da boa intenção da presidente(A) - vai ser esquecida, apenas falada como mais uma estória, entre tantas outras. O espião foi "biografado" por ter participado - a troco, lógicamente, de algumas moedas pagas pelos "puxa-saco" do rei - inconscientemente de um momento importante na vida do mártir brasileiro. (Um mero coadjuvante na vida do herói da história). E, finalmente, Tiradentes. Este, sim, merecedor de ser "biografado" - como tem sido ao longo dos anos - e lembrado para sempre, por todas as gerações.
     Como o é - e sempre será - merecedor de todas as biografias, o homenageado de hoje, o mártir (mesmo ainda em vida) de um dos piores erros da humanidade: o preconceito. Nélson Mandela é a sua marca. Um nome que a história não quer (e não deve) jamais esquecer. Afinal, depois de 27 anos preso, tornou-se o primeiro presidente negro da Àfrica do Sul, uma nação marcada pela segregação racial. Mandela é um ícone antiapartheid. Barack Obama  - outro que vai, óbviamente, ter sua vida biografada, não somente por ser o primeiro presidente negro, mas por sua postura e atitude à frente do governo dos EUA - disse que Mandela "é um personagem inspirador, mesmo não sendo um santo"...
     O título do artigo de hoje foi tomado "emprestado" da autobiografia, de 1995, e quer dizer, "longo caminho para a liberdade"... Pois é. E, mesmo depois dos 27 longos anos de prisão lutando pela liberdade do seu povo com o seu próprio sacrifício, ainda (infelizmente) vemos que teremos um caminho muito mais longo do que pensamos. Quando Obama disse que Mandela não é um santo - apesar dos seus seguidores e admiradores "quase" o adorar, colocar num altar - foi se referindo a acusação dele ter cometido um ato de violência contra sua primeira mulher, Evelyn Mase, quando dizem que ele tentou estrangulá-la, depois dela o ter atingido com um ferro em brasa. Nélson Mandela fáz parte da história por seu ativismo contra o preconceito e (também) por suas estórias, as quais precisam ser contadas de qualquer jeito. Depois de Mase, ele casou com Winnie Madizikela e se divorciou. Acusado (por muitos, os invejosos, detratores e caluniadores, é a "sina" de quem nasceu para ter um lugar no mundo só seu) de sacrificar a família pela política, o político foi mais forte e "tocou a vida" até hoje, doente num leito de hospital.
     Mandela se tornou presidente pressionado por líderes do Congresso Nacional Africano. E, voltando ao assunto da sua (pseudo) "santidade", ele disse que "... nunca fui um (santo), mesmo com base em uma definição terrena de santo como um pecador que continua tentando"... (?)...
     A biografia de Nélson Mandela é riquíssima, mesmo ele tendo nascido pobre, ter vivido a pobreza e, principalmente, estar morrendo na pobreza. A sua riqueza é a sua marca, o seu nome, a sua obra, os seus feitos e escritos, a sua atitude. (Mesmo sendo ele, reconhecida e orgulhosamente, um egocêntrico). A biografia de Mandela é a história de vida de um GRANDE HOMEM, cheio de estórias verdadeiras e estórias inventadas. (As calúnias e difamações que são criadas quando se quer destruir um HOMEM de nome). Como todo GRANDE que incomoda e provoca - inconscientemente - a inveja dos pequenos. Pequenos que jamais terão sua infrutífera e irrelevante passagem pelo mundo como mottivo de importância para ter a sua vida relembrada, biografada. Porisso, infelizmente - outra verdade, dura, cruel, mas é a verdade - temos pessoas e GENTE. E a diferença entre uma e outra é o que são para a sociedade e fazem para o mundo, tanto de bom como de ruim. (Adolph Hitler não é biografado? Bashar al-Assad e Mahmoud Ahmadinejad não vão ser?)... A biografia é uma riqueza que poucos terão. (E não adianta ser rico, TER, para ser biografado; muitos pobres, por SER, serão)... Há biografias felizes e outras infelizes. Quer comparar e julgar o que é bom ou ruim? Leia a história de, dentre tantos outros, Hosni Mubarack, Herodes, João XXIII, Martinho Lutero, Fidel Castro, Zilda Arns, dom Avelar Brandão Vilella, Jorge Amado, Luís Carlos Prestes, Lampião, Gandhi, ACM, e julguem se merecem (ou mereceram pelos seus feitos) ser biografados. Kosntantin Gavrilovich merece - como é - ser biografado, por ser considerado (ate hoje) uma das grandes personalidades (ou não seria personagem?) trágicas do teatro. O "biografado" de ontem, hoje e sempre, espera (ou não) ver nos outros - e receber do outro - o que ele não vê em si próprio. Porisso, meu caro amigo leitor, você pode estar vivendo - e convivendo ao lado, intimamente - com um personagem que (hoje) parece ser igual a você, não ter nenhum valor, mas (amanhã) terá muito valor para a história. E será, certamente, "biografado", lembrado e reverenciado. Como dizem os argentinos, de uma hora para outra você pode descobrir no outro "la verdad de la milanesa"... Ou seja, descobrir a verdade ou o conteúdo oculto de algo que nunca antes havia percebido. Hoje o "rosto na multidão" pode se transformar amanhã numa marca (nome) formadora de opinião", bastante relevante na hostória da civilização.
      Você é o único responsável - ou culpado! - por continuar todos os dias de sua vida como um ninguém ou vir, um dia na vida, a se tornar um alguém. Tariq Ramadam, professor de Estudos Islâmicos Contemporâneos, neto do fundador da Irmandade Muçulmana - Hassan al-Bana - disse que "... por trás da fachada de unidade e da hierarquia, operam influências contraditórias"... (?) ... Observe, sinta o poder desta frase emblemática no seu dia-a-dia, na sua vida, nas pessoas que você vê ou conhece. É isto que acontece com o merecedor - ou não - de uma biografia. E as influências contraditórias, as opiniões diversas (e, muitas vezes, adversas) são relevantíssimas para a estória de uma pessoa passar a fazer parte da história. E qualquer um pode fazer parte da história. Basta ter competência, talento e foco para criar em cima de sua própria estória. Boa ou ruim. Mas, preferencialmente, a boa.
     Nélson Mandela é um "biografado" que merece ser sempre lembrado, não somente por sua vida que muito nos honrou, como pelo legado que nos deixou.
     Au-revoir para todos que me criticam ou aplaudem. Na próxima quinta-feira, se Deus quizer, aqui estarei. Eu aqui e vocês daí. C'est la vie!

                                                                                                                                               RENÉ SANFERR, 19.09.2013


a ESFINGE:
     "Quando uma pessoa começa à todos incomodar com a verdade que ela tem coragem de falar, com medo de se prejudicar, todos contra esta pessoa começam a se juntar para com a mentira lhe desmoralizar".

                                                                                                                                               RENÉ SANFERR, 07.05.2013


"SINAL VERDE,
 sinal vermelho".


..... FRANKLIN MENEZES é um ator baiano que merece um maior reconhecimento no cenário nacional. Uma das boas coisas que a "boa terra" mostra para todo o país. (SINAL VERDE).

..... MARCELO ADNET poderia ser a reencarnação de CHICO ANISIO que o Brasil precisa ver para prestigiar e do mestre se lembrar. (SINAL VERDE).

..... a imprensa baiana e a internet divulgaram que os trroféus do ESPORTE CLUBE BAHIA foram largados à toa - e achados (pasmem!) - num saco de lixo. Irresponsabilidade! Descaso! Desrespeito! Falta de noção do que o BAHIA significa para a HISTÓRIA do FUTEBOL BRASILEIRO. E - os colunistas e jornalistas - alguns "rivais" do ÚNICO TIME BAIANO a fazer parte da constelação estelar da história do Brasileirão, deitaram e rolaram. Mas, ainda bem que acharam as taças. E o merdinha do VITORINHA (sem nenhuma estrelinha) que não perdeu nada para se achar?... Nem no lixo! É para os torcedores chorar e não festejar por uma única partida. Antes da final!! Até lá muita coisa pode mudar. Festejar é coisa para se praticar quando se ganhar... a final do campeonato. É melhor achar  em algum lugar do que procurar, até mesmo no pior lugar, e nunca encontrar... Vambora, Baêa!!! Hoje à noite é matar ou assasinar. E se, porventura, o elenco que precisa mudar, vacilar... ainda dá TEMPO DESTA TRISTE ESTÓRIA (com E mesmo) MUDAR e voltar a lutar para nos quatro primeiros lugares se instalar. Tomara! Deus queira! Oxalá! (Até mesmo dos orixás!). É só vergonha na cara tomar e a capacidade, talento e competência na cara dos detratores esfregar. (SINAL VERMELHO).

..... sábado, RIO DE JANEIRO (uma pequena "cidade" deslumbrante, frenética, féerica, estridente, dentro da cidade maravilhosa), ROCH IN RIO, com direito a roch mundial, já que a noite quente ficou mais quente ainda com as atrações internacionais. Apesar  do brilho todo especial das estrelas do CAPITAL INICIAL, nosso representante numa noite que vai ficar na memória de todas as milhares de pessoas que se espremiam, se acotovelavam e gritavam a cada passagem, naquele corredor humano, seguidos por truculentos (e belíssimos) seguranças, dos astros e estrelas. Vez ou outra, um ou outro, descia do palco e saía correndo, dando uma volta olímpica (e o ar da graça) bem pertinho do público. Um público "de todos os sete dias" do espetáculo, ou - melhor uma única noite do que nenhuma - de dezenas de fãs que, num cansativo "bate-volta", foram ao Rio num dia e voltaram no outro, únicamente para assistir de perto o show (e não "xô") de quem sabe o que é fazer música. Muitos fizeram isso. Pegaram o avião no sábado e voltaram para sua terra no domingo. Cansados, mas satisfeitos, inebriados. Valeu a pena assistir o show de THIRTY SECONDS TO MARS, FLORENCE AND THE MACHING, MUSE... (SINAL VERDE).

..... a que ponto chegou a música. Uma merda - nas paradas de sucesso das latrinas à caminho dos esgotos - sendo disputada por... deixa pra lá! Seria ridículo, se não fosse risível! Também! Uma "música" sofrível que é tocada para um público que não tem o menor sentido do que é música...
(SINAL VERMELHO).

..... governar uma nação não é fácil. (E mais difícil ainda é ter de aturar - e se calar - a opinião de quem não sabe como é complicado governar). Não votei em DILMA "la" ROUSSEFF, mas ela tem dado conta do recado, mesmo em alguns momentos tendo errado. E assim, de pecado em pecado, a nossa presidente(a) procura se penitenciar diante do eleitorado. Só que - tenho sempre dito - governar não é a gregos e troianos agradar; é se posicionar e as suas idéias, certas ou erradas, mostrar. E não ficar em cima do muro com medo do povo antipatizar e na próxima eleição não votar. (SINAL VERMELHO).

..... exemplo de transporte público urbano de qualidade são os ônibus da empresa ROTA, que trafegam entre Ilhéus e Itabuna, na Bahia. Ar refrigerado, cortina nas janelas, bancos confortáveis. E tudo isto - lógico que por conta da distância - custando R$ 5,00. Já pensou estes coletivos trafegando nas ruas das grandes cidades? (SINAL VERDE).

..... polêmica em Salvador (Bahia). Dizem - eu disse DIZEM - que um coronel da reserva do Exército agrediu um bebê de nove meses, por que a criança tirou um documento do seu bolso na fila de uma instituição. Absurdo dos absurdos! Mas, e se não for assim? Se, realmente, a mão dele - ao tomar de volta o documento - resvalou no rosto da criança?... É para investigar. E não acusar sem nada provar. Tem pessoas que - para ganhar "um a mais" - acusa de agressão e muito mais, seja lá quem for. Se ele for culpado, penalização. Se não for, consideração. (SINAL VERMELHO).

..... a empresa que analisa profissionais e (talvez) futuros empregados pela internet, redes sociais, é totalmente irresponsável, incompetente e anti-profissional. Aonde já se viu ANALISAR e JULGAR o talento, a capacidade e a competência pelas mentiras que dizem na internet? O baixo é sempre alto, o gordo é magro, o feio é belo, o azul é verde, e por aí vai. Sempre o ensino médio é o Superior. E, na maioria das vezes, nem a fotografia é da pessoa. Esses gerentes de RH são o que? Malucos ou incompetentes? Devem estar precisando se profissionalizar e não julgar o que, verdadeiramente, está longe do seu olhar. (SINAL VERMELHO).

..... em TRANCOSO, no extremo sul da Bahia, uma idiota (pasmem!) chorou... ao ver a cantora BEYONCÉE no meio do povão, jogando bola com a meninada e tocando com um grupo musical de artistas locais. Achou o máximo da simpatia! Claro! Se ela resolveu descer do pedestal, sair do casulo - ou seja, da mansão de muitos 0 à direita - para se mostrar, ia ser antipática?... Uma perguntinha a esta cidadã que chorou ao ver a star: você, querida, CHORA e AJUDA os pobres nas esquinas, quem lhe procura pedindo algum tipo de apoio, ou diz, "vai trabalhar, vagabundo!"... (?)... É um ninguém. Só se chora - não é?, de hipocrisia e não de emoção - quando ALGUÉM se mistura com quem é NINGUÉM. E depois se diz cristã, humana, e vai para a igreja rezar. Reconhecer o talento é uma coisa. Idolatrar é outra. (SINAL VERMELHO).

..... o adiamento da visita de DILMA ROUSSEFF aos EUA é mais um jogo político. (Eu não digo que, como todo mundo, ela erra e acerta em muitas coisas?). Dentro de alguns dias vai ficar - e quem viver, verá - o dito pelo não dito. A eleição vem aí e - com o eleitorado, que ela precisa para se reeleger - ela precisa tomar cuidado. O Brasil pode ser - diante dos EUA - pobre; mas a presidente(a) tem de mostrar que é forte. (SINAL VERMELHO).

..... ELISABETH SAVALLA (MÁRCIA) e SUZANA VIEIRA (PILAR) não estão mais "rasgando seda", "tricotando", não? É o que se comenta nos bastidores de "AMOR À VIDA" (TV Globo) e nos quatro cantos do PROJAC. Se esta fofoca for real, deve ser por este motivo que WALCYR CARRASCO não escreve (quase) nenhuma cena com as duas estrelas contracenando. Mas - e sempre tem o famoso "mas" - as atrizes vão ter de se enfrentar. Quando o passado de CÉSAR CURY (ANTONIO FAGUNDES)  - e as duas - em cena entrar. Dizem que tem um "mistério cabeludo" envolvendo Tetê Pára-Lama-Pára-Choque. Será? Os próximos capítulos a nossa curiosidade vai aguçar. Mas, como todo bom autor, novelista, CARRASCO pode tudo mudar e as duas "feras da representação" no mesmo núcleo não atuar. (SINAL VERDE).

..... e a dança das cadeiras continua no BRASILEIRÃO. (Cada dia um infarto novo!). O sobe e desce. Mas, ainda é cedo para comemorar, festejar migalhas ganhas hoje numa partida e amanhã em outra perdida, já que, vence-se (repito!) pequenas batalhas e, no final, perde-se a guerra. No front do futebol, é assim; atira-se para todos os lados, atinge-se um ou outro, derruba, mas depois, quando só existem apenas alguns soldados lutando, o inesperado acontece e quem derrubou no início, no final é derrubado. "Comemorar a vitória antes da hora pode custar ter de depois chorar na hora certa por fracassar", diz uma das minhas milhares de citações. Que se aplica bem ao futebol. Na dança das cadeiras, time que comemora antes da hora, fáz besteira. (SINAL VERMELHO).

..... última FRASE, da última CENA, no capítulo de ontem de "AMOR À VIDA" (TV Globo).

PALOMA (REVOLTADA, INDIGNADA): - Pai... Como você pôde ser tão baixo?

     CÉSAR CURY (ANTONIO FAGUNDES), sem resposta, a olha envergonhado.
     FIM do CAPÍTULO.
     Pois é. César está fazendo o papel de otário-mór ao abandonar uma GRANDE MULHER como PILAR (SUZANA VIEIRA), trocando-a por uma periguete, uma vagabunda como ALINE (VANESSA GIÁCOMO). Otário como todos os velhos são ao trocar a esposa que foi capás de lhe perdoar depois de uma traição, o flagrar com a amante, a "novinha" com ares de "donzela desprotegida". (Perigosa!). Nos próximos capítulos, o amor da esposa humilhada - pelo marido traidor, falso e dissimulado - vai se transformar em ódio. E o otário do marido nem percebe que está começando a "rolar" ladeira abaixo... baixo como a filha o chamou. (SINAL VERDE).


                                                                                                                                 RENÉ SANFERR, 19.09.2013



EU MOSTRO A VIDA COMO ELA É.
E NÃO COMO VOCÊ OLHA E ELA NÃO É.



"Não existe ninguém perdido quando existe um caminho a ser achado ou construído". - SANFERR, 6.12.1994

"Eu assino embaixo o que acho que deve ser lido e comentado, sem me preocupar se estou sendo admirado, criticado ou questionado". - SANFERR, 03.02.2013

"Pouco se me dá se de mim você vai antipatizar. O que eu não vou deixar é de a VERDADE escrever e falar". - SANFERR, 29.09.2013

"Quando o homem já foi caso de outro macho no passado, a mulher que no presente abra o olho, pois, mesmo quando não quer, o homem que ela pensa que é macho e esqueceu, segundo ela, a vida de pecado, se sente atraído a reviver o passado". - SANFERR, 14.09.2013

"Pessoa burra só não entende um recado quando não é inteligente para ler e compreender o recado que lhe foi dado". - SANFERR, 20.06.1999

"Não queira destruir com um falso argumento o que você não foi capáz de construir por falta de talento e conhecimento". - SANFERR, 29.11.2011

"O crítico, com toda sua capacidade, ao contrário do que se pensa, é o melhor amigo e não o pior inimigo, pois sempre fala a verdade". - SANFERR, 18.08.2013

"Quem mostra logo o que é tem mais personalidade do que aquele que se demora a descobrir quem é por se esconder atrás da falsidade". - SANFERR, 22.02.2013

"Quem se junta com você para falar dos defeitos do outro, vai sentar com o outro para criticar todos os seus defeitos e ainda inventar mais outros". - SANFERR, 08.05.2010

"Quando uma pessoa começa à todos incomodar com a verdade que ela tem coragem de falar, com medo de se prejudicar, todos contra esta pessoa começam a se juntar para com a mentira lhe desmoralizar". - SANFERR, 07.05.2013

"Se você nada de ruim contra o outro vê acontecer, duvide de quem diz que viu tudo de mal o outro fazer". - SANFERR, 19.09.2010

"Enquanto o verdadeiro amigo se distancia de quem tem dinheiro demais, o falso amigo se aproxima com algum interesse por trás". - SANFERR, 08.05.2013

"Quem mais fala em punição é quem não tem noção que, por isto ou aquilo, também merece punição". - SANFERR, 26.06.2010

"A mentira que hoje você sai a espalhar para o outro prejudicar, vai ser a verdade que seu filho amanhã irá enfrentar quando alguém o denunciar". - SANFERR, 16.07.2000

"Se ninguém pode ser capáz para NADA provar, como você pode acreditar no que alguém pode ser capáz de inventar para de TUDO o outro alguém acusar?". - SANFERR, 07.03.2010

"Não adianta ser rico, TER, para ser biografado. Muitos pobres, por SER, serão". - SANFERR, 23.01.2004

"Defender o pecador é o dever de todo homem que é pecador". - SANFERR, 23.12.1997

"Não se pode criticar, julgar e condenar, se também vamos errar e vão nos criticar, julgar e condenar". - SANFERR, 10.11.1999

"Quando um diz que o outro vai ignorar e desprestigiar, este outro não deve se preocupar, se muitos vão dele se lembrar e o homenagear". - SANFERR, 10.06.1991

"Precisar de uma pessoa não é vergonha para você. Vergonha é você saber que uma pessoa precisa, não ajudar e para outras pessoas falar". - SANFERR, 09.05.2011

"Se eu não preciso de você para nada na vida, tome vergonha na cara, pois, com a minha vida, você não tem nada a ver". - SANFERR, 26.08.1989

"Hoje o rosto na multidão pode se transformar amanhã numa marca (nome) formadora de opinião, bastante relevante na história da civilização". - SANFERR, 15.10.2010

"Na idade da loba, da razzão, não seja boba. Homem novo é azaração". - SANFERR, 09.04.2005

"Homens pequenos jamais terão sua infrutífera e irrelevante passagem pelo mundo como motivo de importância para ter a sua vida relembrada, biografada". - SANFERR, 13.12.2001

"Faxina no país com o sapato quem fez foi Carlota Joaquina". - SANFERR, 05.02.1981

"Pense bem antes de fazer, por que senão você vai ter muito tempo para viver e se arrepender por ter feito o que não era para fazer". - SANFERR, 11.06.1992

"Não tire com orgulho a falsa máscara de ninguém. Vai aparecer alguém para, com vergonha, mostrar a sua verdadeira cara". - SANFERR, 11.12.1984

"Uma pessoa frustrada é aquela que fez a maior burrada ao se juntar com a pessoa errada". - SANFERR, 14.07.2004

"Fracassado é o homem que, por mais que trabalhe e seja empregado, não deixa de ser um miserável por não ter seu trabalho reconhecido e reverenciado, sendo apenas mais um simples operário no mercado dos desvalorizados". - SANFERR, 09.12.2012

"Quando uma pessoa não sabe qual é o seu lugar, é necessário que a outra que sabe lhe mostrar aonde ela não pode sentar". - SANFERR, 26.05.1988

"Uma mulher por todos pelas costas ridicularizada, é aquela que dá casa e comida a um homem que, pelas suas costas, sai com outros lhe fazendo de palhaça na cara de todos". - SANFERR, 07.04.2013

"Marido que se droga só serve para a mulher que não se importa de por todos ser vista como uma droga". - SANFERR, 18.06.1987

"Agradeça ao bom Deus por ter acabado com um caso que nada de bom lhe rendeu e, na sua vida, ainda foi um atraso de vida". - SANFERR, 30.11.2010

"Se aproveita de apenas um abestalhado metido à macho, quando todos PENSAM que estão lhe fazendo de otário". - SANFERR, 26.04.2010

"Use e abuse fazendo isto e àquilo com o viado disfarçado de macho, depois jogue no lixo para a mulher que gosta de pegar homem que adora dar o rabo". - SANFERR, 20.06.2010

"Quem quer alguém ajudar, não chega a ninguém para falar". - SANFERR, 26.04.2010

"Só se une conosco quem com a gente se sente como carne e osso". - SANFERR, 07.02.1986

"Mulher que é a favor do aborto só serve para deixar o homem no sufoco". - SANFERR, 21.09.1984

"Antes de errar, pare para pensar e certo votar". - SANFERR, 10.10.1988

"Se a bolsa do governo virou um sacolão de corrupção, o seu bolso se transformou em porta-níquel da indignação". - SANFERR, 20.01.2012

"Você tem poucos segundos para votar. E quatro anos para chorar". - SANFERR, 21.10.2002

"Para não brincar na dança das cadeiras, time que se preza não fáz besteira e não sai de onde está". - SANFERR, 16.09.2013

"O país está à beira de um grande buraco. Mas, com um grande governo, ele pode dar um salto e escapar do atoleiro". - SANFERR, 10.02.1990

"Nem todas as mulheres são iguais. Escolha a diferente que, quase sempre, é demais. E das iguais, nunca vá atrás". - SANFERR, 08.03.2008

"Dê tudo que você puder a quem nunca pôde lhe dar nada". - SANFERR, 08.02.2010

"A biografia é uma riqueza que poucos terão". - SANFERR, 31.12.1986

"Marido muito preso ao telefone, a mulher que abra o olho antes que ele a engane". - SANFERR, 03.05.2013

"Abra os olhos para uma falsa amizade  não conseguir lhe enganar e quem é o seu verdadeiro amigo dele não conseguir lhe afastar". - SANFERR, 20.04.2010

"Tem pessoas capazes de as mãos sujar para o inimigo incriminar e todas as outras pessoas o acusar". - SANFERR, 20.09.2010

"Se liberte do mal que umas pessoas lhe fizeram e só assim vai se prender ao bem que a outras pessoas quer fazer". - SANFERR, 24.09.2010

"Na dança das cadeiras, time que comemora antes da hora fáz besteira". - SANFERR, 16.09.2013

"Comemorar a vitória antes da hora pode custar ter de depois chorar na hora certa por fracassar". - SANFERR, 18.10.1990

"Quem não tem cultura e não sabe dar o seu recado, é claro que vai ter uma vida dura e pegar no pesado". - SANFERR, 16.04.2000

"Deixe os cães ladrar. Você sabendo se expressar...". - SANFERR, 18.09.2012

"Não existe ninguém com a vida arrumada, por que a desgraça pode chegar sem ser anunciada e transformar a sua vida numa casa bagunçada". - SANFERR, 25.06.1997

"Uma pessoa muito querida (quase) sempre é muito fingida. Por que, se não for fingida, ela não vai ser querida, já que vai dizer o que não queremos saber". - SANFERR, 23.11.1996

"Quem gosta de cultura, me escuta. E quem quer saber, me lê". - SANFERR, 11.09.2013

"Antes do homem lhe enganar, seja mulher para no lixo o jogar". - SANFERR, 10.02.20134

"Mesmo não sendo macho, não há necessidade do viado ser afetado, pois a única coisa que ele vai ser é ridicularizado e nenhum macho vai querer ficar ao seu lado". - SANFERR, 20.01.2010

"O homem que se veste de mulher não pode dizer que não gosta de mulher, já que ele se veste e quer ser como ela é". - SANFERR, 31.01.2010

"Incoerente é aquele que nunca pensa diferente". - SANFERR, O9.09.2013

"O ser humano só enxerga do outro o ponto negativo, porque, de si próprio, não consegue ver nenhum ponto positivo". - SANFERR, 03.11.2009

"Quando seu homem sair para espairecer, é melhor você fingir que não sabe o que ele vai fazer". - SANFERR, 09.02.2013

"Marido que sai muito com os amigos para tomar cachaça, a mulher que abra o olho, pois ele pode estar lhe fazendo de palhaça". - SANFERR, 05.05.2013

"Falar bem não é para qualquer um. Principalmente quando não se quer falar bem de ninguém". - SANFERR, 10.10.2001

"O que parece ser o castigo de um, pode ter certeza que do outro vai ser o suplício". - SANFERR, 11.01.1989

"Ser simpático não fáz o profissional apresentar nenhum bom trabalho, já que, o visto pelos colegas como antipático, é por ser justamente o mais qualificado". - SANFERR, 21.06.1987

"Numa casa não pode haver moral se o dono da casa é um imoral". - SANFERR, 15.09.2013

"Homossexual de personalidade tem mais qualidades do que o homem que, na falsidade, esconde da mulher a sua homossexualidade". - SANFERR, 18.07.2010

"Homossexual também com mulher, se quizer, transa. Porisso, se quizer, a mulher também finge que se engana". - SANFERR, 19.07.2010

"Não existe bobo e nem otário. Existe ser humano generoso e bem intencionado". SANFERR, 14.05.2010



                                                                                                                        RENÉ SANFERR, 19.09.2013
ATENÇÃO
 AGRADEÇO AS CONTRIBUIÇÕES E PEÇO QUE CONTINUEM FAZENDO DOAÇÕES AO BLOG.
                  ASSIM COMO O JORNALISTA FUNCIONÁRIO DE JORNAL, O BLOGUEIRO-COLUNISTA, EM TODAS AS PARTES DO MUNDO,
                     EM VÁRIOS SITES E BLOGS, VIVE DO QUE ESCREVE, O SEU TRABALHO VIRTUAL É O SEU GANHA-PÃO.
   SEM NENHUM VÍNCULO EMPREGATÍCIO.
 DEPOSITE NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL.
CONTA O1:
Caixa Econômica Federal                                   -               Av. Estados Unidos, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    0063                                                            Conta: 023-00012630-9
CONTA 02:
Caixa Econômica Federal                                   -               Relógio de São Pedro, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    1416                                                             Conta: 013-00099159-3
CONTATOS:
e-mail: rsanferr@globomail.com
fone  : (71) 82659332
home-page: HTTP://SANFERRPRESS.BLOGSPOT.COM
novo blog  :  HTTP://SANFERRARTSCRIPT.BLOGSPOT.COM




  P    A     T     R     O     C     Í     N     I    O

4 comentários:

  1. Mandela é um exemplo de homem para todos aqueles que se dizem homens e não fazem nada de nada para mudar a estória de suas vidas, do seu país, do seu povo. TONINHO.

    ResponderExcluir
  2. Se o Brasil tivesse negros assim de coragem pra defender os negros de todo tipo de perseguição...
    Rogério, de São Paulo.

    ResponderExcluir
  3. Este é negão mesmo! Da raça, da cor, do povão. "Alê".

    ResponderExcluir
  4. Cultura pouca é bobagem. Sanferr, a cada semana, dá um show de competência e profissionalismo. KK, de Ilhéus.

    ResponderExcluir