quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

A MALDADE COM CARA DE BONDADE

ACESSOS
BALANCETE MENSAL
(MÊS 38 - PERÍODO)
01.11.2013 a 01.12.2013
home-page:
HTTP://SANFERRPRESS.BLOGSPOT.COM
(724.192)
(NÚMERO OFICIAL ACESSOS AO BLOG)
Parabéns, SANFERRPRESS!!





ANTONIO FAGUNDES.
UM GALÃ SEM DATA E NEM PRAZO
DE VALIDADE PARA DEIXAR DE SER.




     O preconceito, o ódio, a mentira e a vingança. Quatro terríveis sentimentos que tem um poder devastador sobre a criatura humana; e o homem - consciente ou inconscientemente - ainda, infelizmente, os alimenta. E esta sucessão de erros não é de hoje e nem de ontem, é de sempre, desde que Deus criou o homem "a Sua imagem e semelhança"... (?)... À Sua imagem e semelhança!? Então, sendo assim, O Todo Poderoso é preconceituoso, nutre o ódio, mente e se vinga?... (Talvez seja porisso que muitos - erradamente, ignorantemente - dizem por aí que "aqui se fáz, aqui se paga", "é castigo"...). Estão vendo como nós, criaturas, filhos do Criador, somos (apenas) "parecidos" com Ele (única e exclusivamente) corporalmente?... Mesmo que - no final de nossa vida terrena - o nosso corpo corruptível e humano se transforme em incorruptível e espiritual, verdadeiramente semelhante ao d'Êle. O homem não foi inventado para ter sentimentos baixos, indignos. O (pre) conceito - o nome já diz tudo - é a fonte do mal que nunca seca; fazendo uso dele, julgamos os demais pelas aparências, atos e palavras, sem dó e nem piedade. Gostamos de apontar o dedo, esquecendo que (também) muitas mãos poderão ser apontadas contra nós. E, com o preconceito, chega até os nossos corações o ódio. O ódio contra o negro, o pobre, o homossexual, enfim, o ódio com tudo àquilo que é diferente, que não fáz parte do mesmismo, do lugar comum. Quem não é igual à todos, é tido como anormal.
     E quando o preconceito e o ódio já nos foram apresentados e estão devidamente instalados dentro do nosso EU, eis que chega o mal, batendo à nossa porta como uma visita indesejada; o mesmo mal que todos - sem excessão - temos dentro de nós, mas juramos que não gostamos, que não aprovamos e muito menos praticamos: a mentira. Da boca pra fora todos - sem excessão - a rejeita, mas dentro de si, rotineiramente e (muitas vezes) prazerosamente, a pratica. Em grau maior ou menor, mentiras são contadas pela humanidade à todo instante no meio familiar, social ou profissional. No familiar para se desculpar; no meio social para agradar e no meio profissional para uma melhor colocação conquistar. E alguém - com ela, a mentira - derrubar, desempregar.
     Mas - tanto neste meio ou naquele - a mentira pode ser contada para prejudicar, desmoralizar, desacreditar o outro. E ela - ao contrário do preconceito e do ódio que são sentimentos totalmente pessoais - é um mal coletivo. Um a inventa e todos os demais a aumenta, passando adiante com detalhes. E requinte de crueldade. A mentira é obra de satanás; então, sendo assim, todos nós, humanos, temos o nosso lado demoníaco. Claro! Que nome pode se dar a uma pessoa que por não simpatizar e querer difamar para prejudicar - na maioria das vezes sem ter nada para provar e assim justificar o que falou - sai por aí a caluniar?... E todos - que ouve a "tal mentira" criada por um - a repete, fazendo-a se transformar numa bola de neve. A mentira nunca se confirma. (Observem!). Quando se fala, por exemplo, coisas ruins de uma pessoa e você não vê nada de nada de mal e errado acontecer com ela (processo, detenção), então é óbvio que àquilo que se fala, que se espalha aos "quatro ventos", é invencionice de quem não gosta da pessoa e a quer desmoralizar. Um exemplo famoso na Bahia de uma pessoa - pública, importante - que foi caluniada, perseguida moralmente por quem o odiava, foi o ex-Senador, ex-Governador e ex-Ministro de Estado Antonio (ACM) Carlos Magalhães, morto em 2007. Inocente, o mito da política baiana, sempre ouviu por todos os confins da boa terra - que ele amou verdadeiramente até o último dos seus dias - uma frase que se tornou (pode uma coisa dessa?) slogan: "ACM rouba, mas fáz"... (?)... Ele viveu, comeu e bebeu, riu e chorou, ficou e viajou, subiu e desceu... e NUNCA foi preso; NUNCA esteve na delegacia acusado disto ou daquilo: NUNCA respondeu um processo por roubo. Enfim, morreu e quem o difamava, falava mal dele, nunca provou NADA. Então? A mentira se espalhou, mas a verdade a derrubou. Duvidem - observem - daqueles que falam demais e nada tem em mãos para comprovar; deveriam - se fosse o caso - falar de menos e ter provas para mostrar. Resultado: ficam desmentidos e desacreditados até por quem os ouviu e a mentira deles repetiu. "Cadê, fulano? Você não disse que sicrano é isso e aquilo? Cadê que o cara não vai preso, não responde a nenhum processo?"... ACM passou por tudo isso e sobreviveu as más línguas.
     Na novela das nove da TV Globo "Amor á Vida", de Walcyr Carrasco, o preconceito, o ódio e a mentira, já nos foram apresentados desde o início da trama em sequências e cenas de complexa intensidade dramatúrgica por quase todos os personagens. Principalmente César Cury (Antonio Fagundes), o vilão disfarçado de bom moço, de caráter (?) e moral (?) inquestionável, inabalável... (?) ... Caráter e moral que - agora, nestes últimos episódios - estão caindo por terra. Preconceitusoso ao extremo, César nutre um ódio desumano contra o próprio filho por ele ser gay. E - mentiroso - foi capáz de enganar à todos, lesar a consciência da própria mulher para ficar ao lado de uma mulherzinha-puta, disfarçada de boa moça que deseja... vingança. Preconceito, ódio, mentira e vingança. O personagem de Antonio Fagundes conhece (muito bem) todos eles. Se vingou do filho Félix (Mateus Solano), o filho se vingou dele... Agora vai provar do seu próprio veneno nas mãos maquiavélicasde Aline (Vanessa Giácomo).
      César Cury não é o primeiro vilão - todo ator que se preza deve ter por obrigação colecionar vários em sua carreira - da trajetória de sucesso do eterno galã. No início dos anos 90, na novela O Dono do Mundo (de Gilberto Braga, TV Globo), Fagundes deu vida ao (talvez) pior de todos, que foi o cirurgião plástico Felipe Barreto. César Cury é "café pequeno" diante daquele monstro de crueldade. Nascido em 18.04.1949, Antonio Fagundes é um dos grandes atores da TV, teatro e cinema, fazendo parte de uma previlegiada geração, na qual se inclui nomes como Tony Ramos, José Wilker, José de Abreu, e tantos outros. Começou em 1969 na novela Nenhum Homem é Deus, da TV Tupi. E foi na Globo que o Brasil o descobriu. Não se tem muito o que falar de quem a obra fala por si. Dancing Days, Carga Pesada, Vale Tudo, Rainha da Sucata, Saramandaia, O Rei do Gado, Renascer... e isto e aquilo...
     César Cury - com todo o preconceito, ódio e mentindo, se vingando - é o típico vilão que passa despercebido no cenário do hospital San Magno. Com uma frieza desconcertante, o personagem de Fagundes - da mesma forma que muitos César da vida real - poderia matar o paciente que não gostasse (por preconceito ou ódio) ouvindo tranquilamente "Aquarela do Brasil" na voz de Francisco Alves, acompanhado pela orquestra de Radamés Gnattali. (Duvidam?). Sofisticação, cultura, bom gosto e inteligência para tal gesto monstruoso, ele tem de sobra. (A "crista" dele só vai baixar depois da decepção com Aline). Claro que o personagem ficcional de Walcyr Carrasco não tem a mesma "vilania disfarçada como feitos históricos" de um Pancho Villa (1878 - 1923) ou Simón Bolívar (1783 - 1830). O primeiro durante os anos de Revolução Mexicana, confiscou muitas terras e nada deu aos mais necessitados; já o segundo, morria de medo que negros, índios e mestiços tomassem o poder e instalassem assim o governo dos pardos. Falsos heróis latino-americanos! (È só pesquizar e se "aculturar"). Já percebemos que o preconceito, o ódio, a mentira e vingança, foram o leme na vida destes personagens reais. E César Cury, na novela, agiu da mesma forma. Posando de mocinho e nos bastidores agindo como vilão. Será que o César de Antonio Fagundes, no final da telenovela, vai descer ao inferno e enfrentar um enxame de demônios como um dos heróis mais persistentes do cinema, que foi Maciste, na excelente obra de Guido Brignone "Maciste no Inferno"... (?)...
     A bondade ou vilania do personagem de Fagundes é uma verdadeira caixa de pandora. (Observem!). Assim como na realidade - dizem que a ficção imita a vida - o que estamos assistindo é uma avalanche de preconceitos, um maremoto de ódio, um terremoto de mentiras e, para completar o coquetel de coisas más, nocivas e execráveis - que nós, seres humanos de verdade, de carne e osso, devemos repudiar - a tsunami vingativa que vai se voltar contra o próprio vingador, batizada como Aline. Com todo o ódio e usando de toda mentira, a personagem de Vanessa Giácomo vai utilizar a vingança contra César, para ele "comer o pão que o diabo amassou", por ter sido tão diabólicamente preconceituoso em toda sua vida.
     Au-revoir para todos que me criticam ou aplaudem. Na próxima quinta-feira, se Deus quizer, aqui estarei. Eu aqui e vocês daí. C'est la vie!

                                                                                                                                                            RENÉ SANFERR, 05.12.2013

a ESFINGE:
(UMA CITAÇÃO É APENAS A OBSERVAÇÃO DO PENSADOR
SOBRE FATOS, PESSOAS E ACONTECIMENTOS.
E, NA MAIORIA DAS VEZES, O AUTOR NÃO COMPARTILHA DA MESMA OPINIÃO
SOBRE O QUE FOI POR ELE OBSERVADO, ESCRITO E PUBLICADO).
"Sempre existirá uma chance e oportunidade para quem tem capacidade e uma mente brilhante".

                                                                                                                                                             RENÉ SANFERR, 18.01.2011

HOJE NO OUTRO BLOG - ACESSE GOOGLE (SANFERRARTSCRIPT) - VOU POSTAR O CAPÍTULO II (DOS DEZ) DO ROMANCE "NÊGO FULÊRO..."

"SINAL VERDE,
 sinal vermelho".


"NESTE NATAL, FAÇA À SUA PARTE"

..... mesa farta, alegria, presentes, bebedeira... TUDO isto apenas por uma noite - duas, no máximo, com o ano-bom - e depois? No que isso vai lhe fazer melhor, se sentir melhor, lhe tornar um ser superior, GENTE? Se não der - do pouco que tem - o MUITO para quem não tem NADA? A não ser mesa pobre, tristeza, falta de presentes e apenas água para beber? Pense no próximo que não vai ter nada na NOITE FELIZ... para você... e INFELIZ para ele. Pense que se você der, eu der, o outro der... todos terão e ninguém vai sentir falta de nada. Pense em ir aos asilos, orfanatos, hospitais, presídios, às ruas... dar o seu abraço a quem, possívelmente, não vai ter nem um aperto de mão. Leia para eles, converse com eles. E ajude, sim, materialmente. Porque "saco vazio não fica em pé". E se amanhã - a vida dá voltas - você se encontrar na situação deles? Perder o emprego, o dinheiro acabar, os filhos lhe virar a cara? Aí você verá que a NOITE FELIZ de uns pode se transformar na NOITE INFELIZ de outros. A sua. (SINAL VERDE)

..... show de bola - e que deu ao ESPORTE CLUBE BAHIA a vitória - foi TALISCA, o mafrelo salvador da pátria do ameaçado TIMÃO para cair para a segunda divisão. Criticado e desacreditado, é o exemplo que - quando se tem talento, força de vontade e gosta do que fáz - sempre vai haver um dia para ser ovacionado, aplaudido e admirado. Se não fosse o gol dele na partida do último domingo, em Minas Gerais, contra o CRUZEIRO, o BAÊA tinha descido ladeira abaixo. Parabéns! (SINAL VERDE)

..... é isso aí, ESPORTE CLUBE BAHIA!! "Quem é rei jamais perde a majestade!" A vitória em cima do CRUZEIRO - o campeão deste ano do Brasileirão - no último domingo foi esmagadora. E consagradora. Vou mudar o "ACORDA, BAÊA" para o "AVANTE, BAÊA". No próximo ano nós, torcedores do ÚNICO TIME baiano com estrelas do CAMPEONATO BRASILEIRO na camisa, esperamos dar folga para os cardiologistas de plantão; pois este ano de 2013, haja coração! Foram tantas emoções! Altose baixos e, por pouco, o timão não fica por baixo. Talento, jogadores, se mostra sempre, com salários pagos ou atrasados. (Se é que me entendem!). Jogador tem de ter amor à camisa. E não a conta bancária. Dinheiro é consequência para quem tem talento para mostrar e, na cara dos rivais e inimigos, esfregar. Em 2014, BAÊA, desde as primeiras rodadas é melhor tomar vergonha na cara para não chegar ao final com "o de todos" na reta. (SINAL VERDE).

.....ontem à tarde, no excelente JORNAL HOJE (TV GLOBO) - com a belíssima SANDRA ANNENBERG e o charmosésimo EVARISTO COSTA - a melhor atração do horário de todas as emissoras (eu não deixo de assistir e recomendo emendar com o VÍDEO SHOW), o bate-papo de EVARISTO como os jovens foi sobre a mentira em todos os meios, especialmente nas redes sociais. A rede é importantíssima e deve (sempre!) ser usada para divulgação de coisas boas. Seja autêntico, tenha personalidade, mesmo que a todos não agrade. (SINAL VERDE)

                                                                                                          RENÉ SANFERR, 05.12.2013



EU MOSTRO A VIDA COMO ELA É.
E NÃO COMO VOCÊ OLHA E ELA NÃO É.



"Hoje o outro chora e você comemora. Amanhã o outro comemora e você chora". - SANFERR, 02.11.1987

"Velho você só não vai ficar se tiver o azar de antes morrer e não tiver a sorte de chegar lá". - SAMFERR, 18.08.1996

"Quem pode escrever um livro, pode ficar rico". - SANFERR, 09.06.2013

"Com um bom livro publicado, o escritor fica milionário e passa a ter valor". - SANFERR, 03.09.2013

"A nossa bondade termina quando conosco o outro começa a agir com maldade". - SANFERR, 16.05.2010

"Aquilo que do seu amigo de todos ontem você procurou esconder, hoje, já que ele ficou seu inimigo, é disso que todos precisam saber". - SANFERR, 21.10.2010



                                                                                                                                                          RENÉ SANFERR, 05.12.2013

ATENÇÃO
 AGRADEÇO AS CONTRIBUIÇÕES E PEÇO QUE CONTINUEM FAZENDO DOAÇÕES AO BLOG.
                  ASSIM COMO O JORNALISTA FUNCIONÁRIO DE JORNAL, O BLOGUEIRO-COLUNISTA, EM TODAS AS PARTES DO MUNDO,
                     EM VÁRIOS SITES E BLOGS, VIVE DO QUE ESCREVE, O SEU TRABALHO VIRTUAL É O SEU GANHA-PÃO.
   SEM NENHUM VÍNCULO EMPREGATÍCIO.
 DEPOSITE NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL.
CONTA O1:
Caixa Econômica Federal                                   -               Av. Estados Unidos, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    0063                                                            Conta: 023-00012630-9
CONTA 02:
Caixa Econômica Federal                                   -               Relógio de São Pedro, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    1416                                                             Conta: 013-00099159-3
CONTATOS:
e-mail: rsanferr@globomail.com
fone  : (71) 82659332
home-page: HTTP://SANFERRPRESS.BLOGSPOT.COM
novo blog  :  HTTP://SANFERRARTSCRIPT.BLOGSPOT.COM




  P    A     T     R     O     C     Í     N     I    O

2 comentários: