quinta-feira, 30 de maio de 2013

A VOZ DO HOMEM À SERVIÇO DO CORPO DE DEUS.






DOM DARCI JOSÉ NICIOLI.
QUEM É PROTEGIDO OU DE DEUS UM FILHO QUERIDO,
HOJE, AMANHÃ OU DEPOIS VAI TOMAR O LUGAR
NO MUNDO QUE É SEU.




     "Quem reza se salva, quem não reza se condena", já dizia Santo Afonso Maria de Ligório, bispo e doutor da Igreja - "doutor" por sabedoria e cultura teológica dada por Deus, não apenas um título "escrito" no papel - fundador da Congregação do Santíssimo Redentor, padroeiro dos estudantes de Teologia Moral e dos Confessores. E acrescentou: "... é muito difícil, até mesmo impossível, salvar-se sem oração". E as pessoas - tão preocupadas em TER e despreocupadas com o SER - estão esquecidas de falar com Deus, de rezar. O dia amanhece, abre-se o olho, fáz-se APENAS o sinal da cruz - se duvidar (será?) muitos até com a mão esquerda - e já se acham íntimos de Deus. Coitados! É a mesma coisa que o filho acordar, "bença, pai", "bença, mãe", e sem procurar conversar (orar com o pai), como dizem por aí, "sair batido"... (?)... Tem-se tempo para tudo: trabalhar, namorar, fuxicar, passear, desmoralizar, caluniar, criticar... Menos para FALAR com que, verdadeiramente, nos dá todos estes direitos. (Os defeitos somos nós mesmos que buscamos). Direitos de ser pessoa, humano, gente. Mas, e os deveres com Deus? O respeitar, O procurar?... "Ah! Quando eu tiver um tempinho..." Pois é. Para Deus só restou ESPERAR o "sujeito" - que Êle fez à Sua imagem e semelhança - ter um "tempinho"...
     Hoje é feriado. Vá perguntar do que. Vá perguntar se sabem que o homenageado é o Corpo de Deus?... Sabem, sim - verdade ou mentira? - que é feriado para DESCANSAR o seu corpo e OLHAR o corpo dos outros na praia, da vizinha safada e desavergonhada que sai mostrando todo o corpo que Deus lhe deu, maculando a Sua imagem e semelhança, parecendo a pior das mulherzinhas; envergonhando Messalina e Lady Godiva. (Se é que me entendem!). Sabem que é dia de transformar as suas casas em verdadeiros prostíbulos - infelizmente não tem outro termo - ao som destes "novos ritmos" dançantes (?) que tocam tudo de imoral, abalando perniciosamente a moral das famílias. (E os hipócritas - com tantas "p... de família" ao invés de "moças de família" em casa - ainda criticam os gays). Tais músicas estão "atochando" (entendeu?) a moral e os bons costumes. Também! Música de corno conformado no brega... Antigamente estas "músicas" só eram tocadas para as "moças de vida nada fácil" dançarem estas pérolas da vulgaridade, indecência e baixaria, nos rendez-vous altamente desclassificados bem distantes do centro das cidades, da vizinhança das famílias dignas, honestas e decentes. Hoje os pais de família - dizendo-se eles - pouco estão se lixando se as suas esposas e filhas se comportam como "p... de família". É o cenário perfeito de prostíbulo de baixa classificação o que se vê nos dias santos - feriados - por aí afora. E aí todos sabem que é feriado. 
      Enfim, feriado - e todos sabem disso - é um dia de "encher a cara" e nunca, jamais, "satisfazer o espírito". Feriado santo virou sinônimo de feriado para agradar ao diabo. Fazer tudo que ele adora e nada que Deus gosta. (Verdade ou mentira?). Deus, realmente, só depois - quando acabar todos os tipos de orgias - na hora da delegacia, do hospital ou do cemitério, já que é para lá que muitos depois do feriado vão se parar.
     A oração está em desuso. Falta oração e porisso tanta aflição, diz um de meus pensamentos. E é por falta de oração - de ESTAR, de PROCURAR Deus - e se deixar enganar pelos benefícios e prazeres mundanos que o diabo oferece, que o homem, o ser humano está uma merda. (Não todos, vejam bem, pois tem muitos filhos de Deus, muitos cristãos, gente boa - olhe aí, meu bispo intelectual - no mundo). Tem outro nome para quem queima uma pessoa viva para roubar trinta reais? Para quem estupra um bebê?...  Esta pessoa - pessoa? - nunca ouviu falar em Deus, quanto mais perder tempo em rezar. Para ela - e tantos outros que pensam e agem assim - "perder tempo apenas para ganhar"... Dinheiro, casa, carro, roupas bonitas, companhias interessadas apenas no que se tem, não no que se é. Deus é Pai. Mas não é cego, não é surdo e nem mudo. Vai chegar a hora que Êle vai gritar para você - que não O conhece, não O procura - O ouvir. E, se não O ouvir, tudo de você Ele vai tomar para d'Êle você se lembrar de procurar. Lembram-se de Jó? (E Jó O conhecia, O procurava). De repente - do nada - perde-se fortunas, empresas, saúde, carros, mansões, empregos (aparentemente) seguros, estáveis. Perde-se tudo. E por que? Para aprender a conhecer Àquele que dá a vida. E, simplesmente, você O esqueceu durante toda a sua vida.
     Deus é oração. Ele gosta de oração, de quem fala com Êle. Principalmente de quem PENSA que está por cima - aqui na terra  com os bens materiais "emprestados" temporáriamente pelo diabo - por ter tudo e fáz, ao próximo, uma pequena e falsa doação; de exibição e não do coração. E Deus gosta mais ainda do filho que não Lhe esquece no sofrimento. Deus gosta do homem que sabe rezar, sem se envergonhar por dizer aos demais que tem "todo o tempo do mundo" - e não um tempinho - para orar. Como o homenageado de hoje. Um homem que ao se olhar para ele na celebração da Santa Missa das dezoito horas na Matriz Basílica de Aparecida do Norte (São Paulo), vê-se a presença viva de Deus. Especialmente nas suas palavras , sábiamente proferidas em homilias "ditadas" pelo Pai ao ouvido do seu filho preferido. E assim - de oração em oração, de homilia em homilia - dom Darci fáz-se mais que um padre, um bispo. Ele torna-se pai que dá exemplo para todos os outros sacerdotes - jovens e ainda "verdes" na verdadeira fé - que falam, falam, e não nos conquistam, não nos entusiasmam, por que (também a eles) falta-lhes a verdadeira oração, a verdadeira profissão de fé. "Qual a sua profissão?", certamente alguém deve perguntar, já que hoje - por falta da batina - está difícil de se identificar. "Sou padre". Pois é. Profissão... (?)... E - aquele que pensa e age PROFISSIONALMENTE assim - nunca foi, não é e nunca será o padre desejado, querido e sonhado pelo falecido Santo Padre João XXIII (como é bom ler, pesquisar e estudar), o qual disse "que a santificação pessoal do padre deve modelar-se sobre o Sacrifício que ele celebra, segundo o incitamento do Pontifical Romano", ou seja, " sêde conscientes do que fazeis, imitai o que tratais" (Sacerdotti Nostri Primordia). Será que - ao contrário de dom Darci - todos os padres estão conscientes do que tratam, ou (não estou julgando, apenas constatando o que vemos em muitas paróquias por aí) estão fazendo do sacerdócio um meio de vida, uma profissão mesmo?... Não de fé - como deveria ser - mas de ascensão social. É que vê-se muitos - principalmente entre os jovens - religiosos de ocasião e sem nenhuma devoção, comprometimento com a oração, com uma vida tão irresponsável como a de qualquer cidadão. (Infelizmente, é mais uma dura e cruel verdade. Como tem também pastores "de fachada" nas demais religiões). Claro que a messe é grande e poucos são os operários... Mas, daí a termos verdadeiros "operários do trabalho" e não "trabalhadores do Sacrário"...
     Dom Darci José Nicioli nasceu em 01.05.1959, em Jacutinga, e desde sempre mostrou tendências para o ministério de Deus. Em 1977, depois de ter passado pelo Seminário Redentorista Santo Afonso de Aparecida, cursou Filosofia na PUC de Campinas. Em 1985 foi ordenado diácono por dom Claúdio Hummes e, em 1986, sacerdote por dom Pedro Fré. E seguiu para a "cidade santa" (Roma), onde fez mestrado em Teologia Dogmática no Pontíficio Ateneu Santo Anselmo. Para completar as datas importantes em sua vida de homem de fé e escravo da oração - sempre ela, importantíssima! - dom Darci, em 2008, foi eleito reitor do Santuário Nacional de Aparecida. E - antes de se tornar Arcebispo e Cardeal, pois é isto que, certamente, vai acontecer - em 14.11.2012, o Papa Bento XVI o nomeou Bispo-auxiliar da mesma arquidiocese. A missa de posse - belíssima, tocante - foi em 03.02.2013.
     Participar de uma Missa celebrada por dom Darci e ouví-lo na homilia, é uma aula de fé, de cristandade. Suas sábias - e profundas - palavras são uma oração. De amor e intensa doação à vida que Deus quer que tenhamos. A oração que - como falei no início do artigo - está faltando a humanidade. A oração que é feita para alertar os fiéis que precisam de um pai - Padre - que sabe o que é ser padre.
     Dom Darci sempre fala que o mundo precisa de oração. (Não foi este o objetivo da Virgem Maria ao descer do céu e pedir aos pastorinhos para rezar o Rosário?). E enquanto o ser humano não voltar a rezar - redescobrir o Deus dos bens celestiais e não o deus (diabo) dos bens materiais - o mundo vai continuar caindo, caindo, até... só Deus sabe aonde. O padre é responsável pela oração dos fiéis da sua paróquia, a qual - nem todas, vejam bem, mas uma grande maioria - está à caminho de esculhambação moral e social. E o pai da família?... (E tudo começa no lar, na casa, na família). Tudo mesmo. (De bom ou de ruim). E se o pai da família não procurar Deus, ao invés de encher a casa de bebidas, imoralidades... Tudo vai estar perdido. E nem a Virgem intercedendo vai ter jeito. "Se o pai da terra não ensinar a sua família a procurar o Pai do céu através da oração, com o passar do tempo a sua casa vai ser só desolação". (Verdade ou mentira?). As suas filhas deixarão de ser "moças de família" para ser... deixa pra lá". O mundo está mudando. (Para pior). Os tempos são outros. (Da devassidão e vulgaridade). A tecnologia - inclusive aqui mesmo, a internet - avançou em direção aos malefícios e retrocedeu com relação aos benefícios. "A oração para falar com Deus é a única opção de salvação".
     Au-revoir para todos que me criticam ou aplaudem. Na próxima quinta-feira (se eu não resolver "tirar" as tais férias) aqui estarei. Eu aqui e vocês daí. C'est la vie!

                                                                                                               RENÉ SANFERR, 30.05.2013

a ESFINGE:
     "Falta oração e porisso tanta aflição".

                                                                                                                RENÉ SANFERR, 14.07.2002


Apartir de hoje vou escrever neste espaço a coluna "SINAL VERDE, SINAL VERMELHO" fazendo elogios, comentários e críticas sobre o que foi dito - e vimos acontecer na mídia - durante a semana. Espero que gostem desta nova linguagem de colunismo.

                                                                                                               RENÉ SANFERR,30.05.2013




"SINAL VERDE,
 sinal vermelho".




..... a Bahia, últimamente após cada partida de futebol, já tem frases na boca do povão, do tipo: "tal time perdeu de quanto?". E lá vai goleada. "E tal time comprou os jogadores do outro time por quanto?". E lá vem roubada. (SINAL VERMELHO).

..... o Papa FRANCISCO, enquanto Cardeal, andava em Buenos Aires (e olha que o cargo lhe dava carro) de metrô, ônibus ou táxi. Ele, o Cardeal. Um homem importante, brilhante, um alguém. E não um "zé ninguém" sem nome, valor e importância, que acha (?) que tais meios de transporte são vergonhosos. Enquanto isso, o povo do Brasil , diga-se de passagem, está superlotando as ruas e avenidas com automóveis para mostrar que pode. (Coisa de terceiro mundo). Na Europa - segundo se sabe - muitas celebridades são vistas, de vez em quando, usando os meios de transporte público. Será que não é por "essas e outras" que os europeus são considerados de primeiro mundo, o berço da civilização, gênios da criatividade? (SINAL VERDE).

..... o ator MATEUS SOLANO está dando um show de interpretação - e composição - com o personagem Félix, da novela global das nove, "Amor à Vida". Certamente , no proximo ano - se não aparecer outro para lhe superar - ele vai ganhar todos os prêmios. Além do típico "pseudo" homem casado, mas bissexual (quase) assumido que todos nós conhecemos no trabalho ou na vizinhança, Félix é a encarnação do mal e um cara totalmente imoral e amoral. (SINAL VERDE).

..... quem procura o médico para se precaver, tão cedo não vai morrer, já que os três piores males da saúde (o câncer, aneurisma e problemas cardíacos) se escondem - sem serem descobertos até causar um mal maior - nos corpos (aparentemente) mais saudáveis. (SINAL VERDE).

.....o AUTODIDATISMO somente é válido - e aceito - para os profissionais da escrita, da palavra, pois, desde junho de 2009. o STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu que não é mais necessário diploma para provar que se escreve bem. E o que tem de profissionais "diplomados" que não chegam aos pés dos "autodidatas"... Já não era sem tempo, já que diploma só é imprescindível para os doutores. (SINAL VERDE).

.....o MINISTÉRIO da EDUCAÇÃO vai ser mais rigoroso nas provas de redação. (Os nossos bons redatores agradecem!). Chega de burros escrevendo trivial com "u". (SINAL VERDE).

..... e o METRÔ de Salvador (Bahia) já tem data para ser inaugurado. Anotem na agenda a data do milagre que precisou de todos os santos (não da baía) se juntar para pedir: no dia do Juízo Final, com o próprio Jesus presente. (SINAL VERMELHO)

..... certos "NOVOS RITMOS" da MPB (Música Popular Baiana) está transformando as "moças de família" em "p... de família dançando na esquina". (Se é que me entendem!). Com estas coreografias e músicas (?) de brega à beira da estrada - cantadas pelos "parvos" sem desconfiômetro, falta de talento e vergonha na cara, que só quer a fortuna angariar - as "meninas" estão se diplomando em prostituição e os homens se tornando "cornos conformados". Escutem as "pérolas" que estão fazendo Tom Jobim revirar no túmulo e Flávio Cavalcanti pedir lá em cima para ressuscitar; só para descer e "de novo" as merdas (hoje em forma de CD) quebrar. Será que Messalina, Lady Godiva, Calígula, etc e "mais tais" vão dançar em seus túmulos com a mão direita na testa? Iam adorar. (SINAL VERMELHO).

..... erros de PORTUGUÊS no vestibular é inadmissível. E o pior é que estes alunos-porcaria estão passando com facilidade no vestibular-loteria. Outro dia, no ônibus, um estudante de JORNALISMO disse com a maior cara-de-pau: "ÒIA, tá na hora de eu ir... tenho que TRABAIÁ". Sem comentários, já que a vergonha está grande demais. (SINAL VERMELHO).

..... a super-star international ANGELINA JOLIE provou ter bastante personalidade - e coragem - ao decidir retirar os dois seios para evitar um futuro câncer. Sábia decisão! Ela cortou, literalmente, "o mal pela raiz. (SINAL VERDE).

..... o programa de FÁTIMA BERNARDES (bom) deveria ser rebatizado como "ENCONTRO COM O SORRISO COLGATE". Riem até das adversidades, da falta de sorte dos outros. Mas, apesar da alegria fora de (várias) hora, está dando para se assistir. A produção só precisa novos quadros inserir. (SINAL VERDE).

                                                                                                                                                                  RENÉ SANFERR, 30.05.2013


"Falta oração e porisso tanta aflição". - SANFERR, 14.07.2002

"Se o pai da terra não ensinar a sua família a procurar o PAI do céu através da oração, com o passar do tempo a sua casa vai ser só desolação". SANFERR, 16.08.2007

"A oração para falar com Deus é a única opção de salvação". - SANFERR, 10.05.2013

"Prefiro com Deus eu não SER nada do que com o diabo eu TER tudo". - SANFERR, 17.01.2011

"Falar de Deus é fácil. Difícil é a Êle se juntar". - SANFERR, 20.12.1989

"Deus é Pai de todos, mas apenas poucos são Seus filhos previlegiados, por que no sofrimento não O abandonaram". - SANFERR, 19.11.2010

"Quem é verdadeiramente cristão, tem que ter na cruz de Jesus a sua cota de participação. Nem que saiba como uma pequena provação". SANFERR, 06.04.2002

"Aceitar o que Deus quer, é padecer, não reclamar e saber esperar a hora de parar de sofrer". - SANFERR, 04.08.2000

"O diabo dá tudo para agradar àquele que não fez nada para Deus procurar". - SANFERR, 15.05.1983

"Uma pessoa pequena que não tem valor para ser grande, só tem à seu favor as pessoas pequenas que não são, nunca foram e jamais serão grandes". - SANFERR, 16.04.2011

"A mulher foi feita para o homem. Mas somente quando o homem fáz o que ela quer". - SANFERR, 08.03.2006

"Homem palhaço constrói para a mulher um palácio, enquanto com outro a sua honra ela destrói lhe enchendo de galho". - SANFERR, 06.04.2013

"Vestir-se bem não é luxo. É uma arte que atualmente está em desuso". - SANFERR, 05.09.1999

"Não existe ex. Existe quem antes de você com o outro tudo fez". - SANFERR, 23.11.1979

"Saber pensar dá menos trabalho do que querer falar àquilo que você não vai saber como se expressar". - SANFERR, 02.12.1996

"Se você é tão burro e incompetente assim para uma única frase não conseguir rimar, como pode criticar aquele com quem nunca vai puder se comparar, por ser inteligente e competente para milhares de frases criar?". - SANFERR, 07.12.2012

"Se o grupo da mediocridade não reconhece o seu valor, esta é a prova que eles não estão à altura da sua intelectualidade, a qual o grupo da genialidade conhece e dá valor". - SANFERR, 12.09.2012

"A pior vergonha para alguém sem valor é se olhar no espelho e não enxergar ninguém de valor". - SANFERR, 27.06.2011

"De nível superior é quem prova pelo seu trabalho ser superior àquele que precisou de uma prova para mostrar que tem nível superior". - SANFERR, 26.01.2012

"O homem burro que não sabe pensar, não sabe falar e muito menos algo de relevante inventar, tem de se curvar para o inteligente que soube pensar, falar e criar o emprego aonde ele vai se matar de trabalhar". - SANFERR, 01.05.1991

"Mulher que não se assunta e em sua casa todo dia recebe homens em festa, nem percebe que como puta está transformando a sua casa num brega". - SANFERR, 16.02.2000

"Num lar frequentado por pessoas desclassificadas, não se pode encontrar gente à nossa altura, já que é uma casa de pessoas baixas". - SANFERR, 23.12.2012

"Tem macho que vive com a mulher que não gosta para manter a aparência, mas morre de saudades do viado que gosta e que está bem vivo na sua memória". - SANFERR, 27.03.1982

"Uma pessoa não pode ser boa, quando as pessoas com ela são ruins". - SANFERR, 12.09.1978

"Se você é um grande pensador, pode ter a maior dó de quem não tem a menor noção do que é ser, ao menos, um pequeno leitor". - SANFERR, 09.09.2012

"É no bar chamado academia da cachaça que o zé mané se acha um doutor honoris causa discutindo com o outro acadêmico de desgraça, conhecido como zé ninguém, aquilo que alguém nunca vai achar graça: ser taxado como mestre, profundo conhecedor da cachaça". - SANFERR, 20.08.1988

"O homem sem valor, ignorante e que nada na vida vai ser, só entende se sentar  no bar e beber. Ele é tão burro que não compreende que se pegar um livro para ler, um homem de valor e inteligente vai ser". - SANFERR, 20.05.2013

"Quando o homem é uma merda e sabe que NADA na vida ele vai ser por nada de valor saber fazer, TUDO que ele pode fazer é ser um pinico cheio para a mulher que não se importa de com uma merda conviver". - SANFERR, 26.04.2013

"O homem só deve se orgulhar do seu saber, pois, isto sim, o fará um homem de valor ser e com certeza também o fará chegar em algum lugar'". - SANFERR, 17.07.1981

"Quem conheceu hoje um cara de talento, conheceu a cara do conhecimento que amanhã vai ser a cara do enriquecimento". - SANFERR, 20.01.2010

"Se você é inteligente para uma boa casa alugar para viver confortávelmente, não queira provar que é burro para comprar um apartamento ruim e viver desconfortávelmente. Da vida só se leva os bons momentos que se tem para gargalhar e não os ruins para chorar, já que, tanto para comprar ou alugar, você tem vontade de chorar por se matar de trabalhar e em nenhum lugar chegar". SANFERR, 19.03.2010

"Ter um emprego não fáz o homem ser melhor e deixar de ser vagabundo. Se fosse assim, todo mundo trataria o pior dos empregos com todo o respeito e o melhor do mundo. O que não acontece em nenhuma parte do mundo. O que fáz o homem ser melhor é se empregar e bons resultados conquistar com o trabalho que tem para mostrar". - SANFERR, 01.05.1985

"De dez pensamentos que você ler, pense que nem que saiba apenas um você foi capáz de sequer pensar em escrever". - SANFERR, 06.05.2012

"Só descobrimos o valor que temos no mundo, quando somos elogiados, criticados, admirados e caluniados por todo mundo". - SANFERR, 22.02.2013

"Nada pior do que observar que quem é pior está a  nos imitar". - SANFERR, 17.05.2013

"Poucas palavras escritas por um escritor de talento, formam muitas frases de muito conhecimento". - SANFERR, 03.10.2000

"Deus só oferece o cálice do Sacrifício para os filhos queridos". - SANFERR, 13.08.2001

"Jogo de dominó e um copo de cerveja, é a parceria perfeita para o corno que olha para si e para os outros e não vê nenhum consolo". - SANFERR, 07.02.1987

"O salário de hoje nada mais é do que agrado para otário". - SANFERR, 01.05.2012

"Eu sempre vou acreditar e defender tudo que sou capáz de escrever. Mesmo que aquele que é incapáz de compreender sempre vá me criticar por invejar o que não foi capáz de criar". - SANFERR, 11.05.2013

"Para ser doutor, é preciso o banco da ciência alisar. Mas, para ser escritor, é preciso apenas no banco do talento sentar". - SANFERR, 20.04.2005

"A gente dá a vida por quem ama, mas, quando a traição aparece e a relação desanda, não queremos nem saber por onde a pessoa anda". - SANFERR, 06.06.2010

"Tem mulher que não se importa de beijar a boca do homem que, para um trocado a mais ganhar, não se importou de em outro lugar a língua enfiar". - SANFERR, 27.09.2012

"Antes ter o talento valorizado para ser alguém por um único dia na vida, do que não ter talento algum para ser divulgado e passar todos os dias da vida como um ninguém desvalorizado". - SANFERR, 13.01.2012

"Tem mulher tão feia que o homem acha que ela não merece ser nunca bancada, mas para sempre ser usada de cara tapada". - SANFERR, 20.11.2005

"Quem ontem para nós foi muito importante, hoje até saber aonde se encontra para nós é irrelevante". - SANFERR, 23.06.2010

"Não procure mais quem você não quer que lhe procure nunca mais". - SANFERR, 18.02.2013

"Você percebe que é um ninguém sem importância, quando reconhece o trabalho de valor que alguém criou e a sua marca na história ele deixou com esta obra de grande relevância". - SANFERR, 20.09.2012

"A vida que se quer, é bem diferente da vida como ela é". - SANFERR, 21.09.1989

"O homem hoje pode NADA TER, mas o seu saber o fáz ser e amanhã TUDO TER". - SANFERR, 21.07.2001

"A merda que você ontem jogou na privada como ninguém hoje deve estar sendo aproveitada por alguém que gosta de ter em casa a merda do esgoto resgatada". - SANFERR, 19.06;2001

"Não pode ter bondade e generosidade que consiga se calar diante de tanta maldade e falsidade, a ponto de nada falar para denunciar quem fez tudo para nos prejudicar". - SANFERR, 21.11.2007

"Se ontem me apunhalaram pelas costas, por que hoje eu não posso desmascará-los corajosamente pela frente?". - SANFERR, 07.01.2013

"Quem não tem talento para escrever algo que presta, tem que viver no esquecimento cultural e morrer se roendo de inveja por não ser alguém especial". - SANFERR, 10.01.2013

"Tem pessoas que são a fantasia do bloco da mediocridade e outras que são destaque como alegoria no bloco da genialidade". - SANFERR, 04.11.1987

"Passe uma borracha para apagar para sempre do livro da sua história as pessoas falsas que transformaram a sua vida numa (quase) desgraça". - SANFERR, 26.09.2010

"Não queira mais ver a pessoa que lhe fez tanto mal sem você saber, enquanto você só fazia o bem e queria a pessoa ver". - SANFERR, 17.06.2010


                                                                                                                RENÉ SANFERR, 30.05.2013



                                                                   ATENÇÃO
 AGRADEÇO AS CONTRIBUIÇÕES E PEÇO QUE CONTINUEM FAZENDO DOAÇÕES AO BLOG.
                  ASSIM COMO O JORNALISTA FUNCIONÁRIO DE JORNAL, O BLOGUEIRO-COLUNISTA, EM TODAS AS PARTES DO MUNDO,
                     EM VÁRIOS SITES E BLOGS, VIVE DO QUE ESCREVE, O SEU TRABALHO VIRTUAL É O SEU GANHA-PÃO.
   SEM NENHUM VÍNCULO EMPREGATÍCIO.
 DEPOSITE NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL.
CONTA O1:
Caixa Econômica Federal                                   -               Av. Estados Unidos, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    0063                                                            Conta: 023-00012630-9
CONTA 02:
Caixa Econômica Federal                                   -               Relógio de São Pedro, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    1416                                                             Conta: 013-00099159-3
CONTATOS:
e-mail: rsanferr@globomail.com
fone  : (71) 82659332
home-page: HTTP://SANFERRPRESS.BLOGSPOT.COM
novo blog  :  HTTP://SANFERRARTSCRIPT.BLOGSPOT.COM




  P    A     T     R     O     C     Í     N     I    O
  
   


         
                                                      


                                                                                    

quinta-feira, 23 de maio de 2013

"EU NÃO SEI SE GOSTAM DE MIM COMO XUXA OU MARIA DA GRAÇA".

XUXA MENEGHEL.
FALEM BEM OU FALEM MAL, MAS FALEM DE QUEM SABE FAZER
ALGUMA COISA PARA SER COMENTADO, ADMIRADO E RECONHECIDO
COMO O MELHOR NAQUILO QUE FÁZ.




     O artigo de hoje não foi escrito para chocar todas as pessoas, mas para "alertar" algumas sobre o que são, realmente, outras poucas - graças à Deus -  pessoas. Portanto, quem não quizer "conhecer" - e prefere continuar se "iludindo" que todo mundo é bom, incapáz de não prejudicar o próximo - o que "uns" podem fazer com "outros" não o leiam, já que se defrontarão com a pior "face" do caráter malévolo, pernicioso e, consequentemente, venenoso de certas pessoas. (Não todas, vejam bem, pois existe muita gente boa, filhos de Deus e não - é o que dá para se pensar - "enteados" do diabo, na face da terra). Para começar, faça uma análise, uma observação sincera e honesta sobre alguém quando a conhecer e não "por ouvir dizer"; já que pode ser um amigo escondendo os defeitos ou um inimigo colocando defeitos... (?)...
     Infelizmente - e esta é mais uma dura verdade, como sempre cruel, mas é a verdade - o mundo é feito de pessoas capazes e outras incapazes. Seja lá no que for, aonde for, por que não quizeram (ou não tiveram oportunidade, apesar que eu, particularmente, acredito que quando queremos, nós mesmos fazemos as oportunidades; olhem meu exemplo aqui na internet - com o blog - que mesmo sem querer aparecer, mostrar meu rosto, já estou "acontecendo" e todo o país está lendo minha coluna e pensamentos semanais) "batalhar" por um lugar ao sol. Digno e valorizado, já que "um lugar qualquer", qualquer um pode ter. E (também) se tornar capáz. O famoso conhecimento - por estudo, extremamente necessário para os "doutores" e, se for o caso, nem tanto, como é o caso do autodidatismo, para quem já nasceu com o dom das letras, se é que me entendem - que leva ao talento... O (famoso) talento dos capazes que gera - inconscientemente -   a inveja dos incapazes que gera, consequentemente, as "invenções", maledicências, as mentiras que acabam o verdadeiro caráter de uma pessoa; enfim, a difamação, a calúnia. E quando não se gosta, não se simpatiza - basta apenas ISTO e só ISSO - com a outra pessoa, meu Deus do céu, salve-se, literalmente com a ajuda dos céus, quem puder da língua desgraçada destas pessoas que são a personificação humana do mal, a desgraça em forma de mau-caratismo, a "imagem e semelhança" do diabo, que só querem detratar, derrubar, difamar e caluniar para o seu inimigo desmoralIzar. (Sem perceber que o desmoralizado fica ele, quando a pessoa que ele contou a "mentira" sobre o outro, perceber que o tempo passa, passa, e nada se vê acontecer com o "caluniado" para ele ser acusado e, como o caluniador queria, seu "erro" ser comprovado). Vemos isTo acontecer diáriamente nas mais diversas esferas da sociedade: no trabalho, na vizinhança, nas relações afetivas... É uma praga a língua desta pessoa desgraçada!. (Existe, infelizmente, outro termo que se possa usar para falar sobre alguém que "vive" para o outro difamar, desmoralizar?). Eu já deixei bem claro - em quase três anos de blog - que não sou de "dourar a pílula" para agradar e ser simpático. Eu falo o que tem de ser dito e escutado, doa a quem doer, dou "nome aos bois", falo a verdade e não mentiras, portanto... Leiam tudo que já escrevi e vejam se não é assim... Eu desafio qualquer um a provar que tem alguma palavra - em todos estes artigos, desde o primeiro, com o ex-Governador da Bahia Paulo Souto, em outubro de 2010 - que não seja verdadeira.
     A verdade é esta: "uns" falando bem mal dos "outros", e nós - todos nós mesmo, parece ser uma cultura (?) maldita - dando mais atenção ao "ouvir dizer" do que ao "procurar conhecer". Fazemos um julgamento tão injusto quanto desonesto do outro "emprenhados" pelo ouvido... (?)... E, por conta disto, nos acostumamos, desde sempre, a "rotular" as pessoas sem antes conhecer o verdadeiro produto: a própria pessoa.
     E esta triste realidade acontece tanto no universo dos anônimos como no mundo "estelar" das celebridades. (O mundo dos capazes de serem notados, reconhecidos por seu talento, seus dons especiais). E é aí que entra em cena a inveja dos, digamos assim, "incapazes". (Incapazes de não serem reconhecidos nos seus mais diversos ofícios). Temos vários exemplos no show-business de personalidades, tanto em nível nacional como internacional, que "comeram o pão que o diabo amassou" na boca dos caluniadores de plantão, capazes - nisto, nesta tarefa infame, estas pessoas (pessoas?) são altamente qualificadas- de inventar estórias para (tentar) destruir a imagem do outro. E a nossa homenageada de hoje não foi uma excessão à regra. Até alcançar o patamar de grande estrela, Xuxa Meneghel teve de amargar no início de sua carreira - e enfrentar - várias situações difamatórias, diz-que-diz, desmoralizações.
     Mas, Maria da Graça "Xuxa" Meneghel, nascida em Santa Rosa, no Rio Grande do Sul em 27.03.1963, como boa guerreira, soube "tapar" a boca daqueles que, desde o tempo do anonimato, pobre e suburbana em Bento Ribeiro no Rio de Janeiro, queriam - por ela já se mostrar diferente, belíssima e ter sido descoberta por um "olheiro" numa prosaica viagem de trem até a Central do Brasil - interromper com suas invenções, mentiras a respeito de sua vida particular, a carreira promissora que ela tem. Apresentadora e eterna "rainha dos baixinhos", atriz, modelo, compositora de músicas infantis, escritora (colega?), cineasta e empresária, com todo este talento e potencial artístico, é óbvio que iria despertar a inveja dos incapazes que tentaram lhe derrubar, desmoralizar. Sua vitoriosa carreira - acho que não estou errado - começou aos 16 anos quando posou para a capa da revista "Carinho". (O que os vizinhos invejosos devem ter - não todos, óbviamente, pois sempre tem um ou outro que quer ver o próximo na melhor, é do bem - se "mordido" de raiva por ver que ela chegaria, um dia, aonde eles nunca chegaram). Mas a estrela, literalmente falando, de quem tem talento não se apaga e, mais cedo ou mais tarde, brilha intensamente. E a de Xuxa - eu, particularmente, acredito que é o "astro" rei-sol - brilhou ainda mais ao posar nua, em 1982, para a Playboy. Em 1984 - e aí, neste período, ela "amargou" mesmo as estórias que inventaram sobre ela - Xuxa namorou Pelé. Por baixo - na melhor das hipóteses - o que se dizia sobre ela na época (dentre tantas outras invencionices) era que ela se uniu a ele para ter as "portas abertas"... Principalmente na Ford Models (EUA), na qual se tornou uma das maiores tops. A biografia de Xuxa é rica em todos os sentidos. (Não é à toa que ela tem uma ilha em Fortaleza, apartamento em Nova Iorque, casa em Orlando e mora numa mansão de 15 milhões num exclusivíssimo condomínio no Rio de Janeiro). Tão rica que não dá para falar de tudo em poucas linhas. Mas, nestas poucas linhas, dá para falar - e quem ler entender - que, apesar de ser criticada, julgada e condenada "sem crime algum" naquela época - Xuxa mostrou que quem tem talento, sobrevive a todas as estórias "inventadas" para criar a sua própria história. E ficar - o que é mais difícil - na história.
     Xuxa passou por cima da desgraça que é a língua de certas pessoas (gentinha, gentalha, isto sim) na vida das outras. Para tal situação - rica em pobreza, se é que me entendem! - eu tenho vários pensamentos que são a síntese dela, como, por exemplo, "a moral de uma pessoa só é abalada quando a deficiência de caráter é comprovada e não apenas falada, divulgada"; "as palavras do invejoso são tão sem fundamento que perdem-se ao vento", ou, então, "a inveja é ótima para criar, mas péssima para provar"...
     Todo trabalho é importante, digno. Só que - não todas, vejam bem! - tem pessoas que não se acostumam com o próprio anonimato e se incomodam com quem pode chegar ao estrelato. (Ah! Se eu não vou chegar lá, vou fazer tudo para sicrano, que pode chegar, eu derrubar com o que vou inventar). Verdade ou mentira?... Quem não conhece uma pessoa assim? E não é difícil reconhecer este - triste, ridículo e "incapáz"  - personagem. Basta olhar para alguém quando se "dá ao trabalho" de falar mal de outra pessoa, caluniando; é só - apenas isto - observar a raiva com que ela destila o seu veneno. Apenas palavras infundadas; nada de provas fundamentadas, comprovadas. Assim como tem pessoas desgraçadas - não tem outro termo para as classificar - tem, por outro lado, outras que gostam, ficam satisfeitas ao ver o próximo "se dar bem". Estas são os filhos de Deus que falei no início do artigo. Enfim, quem não se conforma - outra triste verdade dura e cruel - com a sua própria mediocridade, inveja a genialidade do outro. A idéia de passar toda uma vida se "matando de trabalhar" e não ser reconhecido, notado, é inaceitável para muitos por aí, enquanto quem ele não gosta, não simpatiza, é admirado e tem o trabalho valorizado.
     O talento - como não é para todos - vem sempre acompanhado, lado a lado, da inveja, da raiva e da calúnia. De quem não o tem. Xuxa - e tantos outros - sabem bem o que é isso.
     Se o próprio Jesus - num trecho do Evangelho de Marcos (cap.09, vs. 14-29) não suportou o que a língua humana pode falar, e disse: "... até quando estarei convosco? Até quando vos hei de aturar?"... Cristo estava cansado de aturar certas coisas. Certas coisas de "certas" pessoas. Até Êle!... E, certamente, devia estar mais cansado ainda daquelas que são capazes de mentir, difamar e caluniar com sua língua desgraçada para a outra ver desmoralizada.
     "Qualquer um pode ser capáz, se quizer. Só não pode continuar sendo incapáz e invejoso com quem é talentoso", diz um de meus pensamentos... (?)... Se dizemos que somos cristãos, por que não ficar feliz com o sucesso do irmão?... Ser GENTE? E não gentinha, mostrando que NADA - a não ser a inveja - de bom possuía?... A pessoa má, invejosa, se "mata espiritualmente" toda vez que usa a língua desgraçada para "matar moralmente" a outra. Desejar, fazer o bem sempre; mesmo quando nos fazem e desejam o mal. Senão - podem observar - um dia, quando menos esperar, a desgraça vai lhe abraçar. (E tem muitas pessoas por aí que não entendem quando as coisas lhes acontece. E não conseguem sair delas por falta de merecimento junto de Deus). Crime não é só matar, estuprar e roubar. Para Deus, o pior é o outro difamar, caluniar. "Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei"...
     Au-revoir para todos que me criticam ou aplaudem. Na próxima quinta-feira, se Deus quizer, aqui estarei. Eu aqui e vocês daí. C'est la vie!

                                                                                                                                                                       RENÉ SANFERR, 23.05.2013

a ESFINGE:
     "Se por despeito você diz que o homem talentoso, com tanto trabalho de valor demonstrado, não vai ficar na história, então é você que a história vai vir à conhecer e falar a respeito, por ter marcado a sua estória todo orgulhoso, já que foi capáz de algo de valor ter roubado ou alguém importante ter matado".

                                                                                                                                                                         RENÉ SANFERR, 06.05.2012

de SANFERRPRESS para todos os leitores e colaboradores (patrocínios, doações):

     Força ao povo americano, que sempre se mostra capáz de superar as intempéries, ressurgir das cinzas como a fênix.
     A novela "Sangue Bom", exibida na TV GLOBO às 19 hs, está retratando o mundo dos famosos, com todo glamour e realidade. E o povão está tendo a oportunidade de desfazer certos mitos, de saber o que certas pessoas são capazes de fazer para se manter na mídia. É por estas e outras que eu sempre cito João Gilberto, Greta Garbo e Maria Bethânia como autênticos representantes do, digamos, "não tô nem aí" para estar ou não na imprensa, manchetes. Discretíssimos, acima do bem e do mal, caseiros, nunca se preocuparam em "dar o ar da graça" em qualquer lugar. Quem tem talento (como muitos por aí) não precisa pagar para ser convidado para se apresentar nos mais diversos programas televisivos. Coisa de quem muito quer aparecer e pouco tem para oferecer. (Se é que "uns e outros" me entendem!). Quem, realmente, tem talento e valor artístico, se for o caso, até cobra para se fazer presente em qualquer evento e programa. E não pagar. Na Bahia - terra de muitos artistas verdadeiros e outros nem tanto assim, falsos, que se acham, se "dizem" artistas (?) - vários estão em muitos programas. (Ah, se fosse no tempo de Flávio Cavalcanti! O que teria de CDs quebrados). Fazem o impossível, o inacreditável para serem "aturados" neles; quando não assinam um gordo cheque. E o que a Bahia ainda vai se envergonhar com estes "tais" artistas que não sabem falar, abrindo a latrina para dizer merda, já que talento... escorreu pelo esgoto em direção a Bahia de Todos os santos. C'est la vie!

                                                                                                                                                                           RENÉ SANFERR, 23.05.2013


"Sem Deus nos dar, a Sabedoria não poderíamos abraçar e à todos mostrar para conosco compartilhar". - SANFERR, 07.02.2013

"Se você sabe que é o melhor, para que dar atenção a quem AINDA não sabe que é o pior?" - SANFERR, 22.05.2013

"Quem num dia é exaltado, no outro é vaiado". - SANFERR, 22.05.2013

"O que é humildade? É não reconhecer a sua melhor qualidade?" - SANFERR, 17.09.1993

"Não existe pressão de ninguém se você for alguém de opinião". - SANFERR, 26.12.2009

"O homem só fica cabisbaixo, quando ele não tem postura para se manter no alto e provar que o outro é baixo e não está à sua altura". - SANFERR, 27.10.2012

"Quem se diz nosso amigo, mas se junta com nossos inimigos, é para nós o pior dos bandidos". - SANFERR, 26.07.2010

"Estar bem e feliz dói mais que estar mal e infeliz... para quem nos vê assim e o nosso bem nunca quis". - SANFERR, 12.05.2013

"Se o ensino não mudar hoje, amanhã no profissional vai ser difícil acreditar, por que nele não vamos confiar, já que a profissão não vai puder honrar". - SANFERR, 05.09.1989

"Como em segundos ele tem a nossa vida nas mãos, por que demora anos para o médico botar o seu próprio destino nos bolsos?" - SANFERR, 12.09.1979

"Quem critica o melhor, é por que está cansado de ser criticado como o pior". - SANFERR, 10.07.2012

"Enquanto não houver trabalho para os jovens, os jovens vão continuar a dar trabalho". - SANFERR, 01.05.2013

"Pais preocupados hoje apenas com o TER, esquecem o que os filhos desajustados amanhã possam vir à SER". - SANFERR, 10.09.1985

"Pais omissos, filhos bandidos". -SANFERR, 12.05.2013

"A alfazema pode ser considerado um perfume barato, mas se torna caro para espantar o mau olhado dos invejosos e despeitados" - SANFERR, 13.01.1988

"A Mãe não tem dia. Todos os dias é que são das Mães". - SANFERR, 12.05.2013

"Só vive na boca do povo, quem é importante e melhor. Por que quem é pior e não fáz nada de importante, já está morto na língua do povo". - SANFERR, 21.04.2013

"O comum e igual todos fazem. O que poucos fazem é o diferente e especial". - SANFERR, 07.08.1984

"O preconceito é o maior defeito do invejoso que como o outro não sabe fazer nada direito para deixar todos dele orgulhoso" - SANFERR, 21.04.1994

"Faça o mundo o seu trabalho conhecer. E não de você todo mundo tudo saber". - SANFERR, 08.08.2012

"Se você é um intelectual que o mundo está à admirar por todo o talento que está à mostrar, para que dar atenção a quem com você não pode como igual se comparar? E como eles não tem talento algum para o mundo notar, elogiar e reverenciar, mostram toda sua falta de conhecimento ao criticar quem eles não podem imitar".; - SANFERR, 02.05.2013

"Não é por durante o dia trabalhar, a noite uma mulher ter para deitar, filhos para criar e depois no bar sentar para se embriagar, olhar para o mundo e ver a vida passar, que um homem vai provar que no mundo tem um lugar. O mundo só DÁ lugar para o HOMEM que se tornar GRANDE, não por nele simplesmente ser mais um a morar. Mas justamente por o ajudar a se transformar num mundo melhor pelas obras que o GRANDE HOMEM com seu trabalho vai deixar, para no futuro todo mundo dele se lembrar e se orgulhar". - SANFERR, 29.12.2010

"Quando a vida melhora financeiramente, piora emocionalmente, porque você nunca vai saber se as pessoas de verdade de você gosta". - SANFERR, 09.03.2001

"A violência nunca vai acabar, enquanto o jovem não tomar consciência que o caminho da escola tudo vai lhe dar e o das drogas tudo vai lhe tirar". - SANFERR, 07.10.2007

"Quando um timinho é medíocre e incapáz para conquistar grandes títulos nacionais, o máximo que ele pode festejar é a vitória, literalmente falando, da sua própria capacidade para ter apenas títulos estaduais". - SANFERR, 12.05.2013

"É pelo lixo que se descobre se o dono da casa é mocinho ou bandido". - SANFERR, 28.03.2003

"Quem sabe escrever, tem o poder de fazer o impossível se tornar possível e tudo acontecer". SANFERR, 02.02.2011

"Safada é o mínimo que se pode dizer de uma pessoa desgraçada que fáz o máximo para a moral da outra ser desmoralizada". - SANFERR, 17.08.2010

"Tem pessoas tão mentirosas que são capazes de convencer as outras que são verdadeiras". - SANFERR, 11.05.1985

"Poucos podem dar lição de moral, já que a maioria, em alguma coisa, provou que é imoral e a todos se comporta como igual". - SANFERR, 10.07.1999

"O princípe só sobe ao trono quando o rei desce". - SANFERR, 12.05.2013

"Desperte um dia a genialidade que tem dentro de você. Não durma todos os dias com a mediocridade". - SANFERR, 11.09.1984

"A vida só é uma grande dificuldade, para quem não sabe encarar a realidade e a transformar em pequenas facilidades". - SANFERR, 18.08.2012

"Não se deixe derrotar se você é capáz de tudo enfrentar e o impossível encarar". - SANFERR, 14.05.2013

"Se empregar não significa que você é capáz de um bom trabalho apresentar". - SANFERR, 01.05.1984

"Felizmente temos dia para comemorar tudo. Mas, infelizmente, não o DIA para certas pessoas comemorar quando se tornar GENTE". - SANFERR, 09.07.2004

"Se você quer ser simpático e agradável, tem de falar as mentiras que as pessoas querem ouvir. E não as verdades que elas precisam ouvir, senão será antipático e desagradável". - SANFERR, 17.01.2013

"Ninguém é bom ou mau-caráter para sempre, a não ser que sempre tenha alguém que lhe dê o exemplo para que o que é mau ou bom ele ache". - SANFERR, 03.12.1991

"Corno alegre fáz presepada na rua para disfarçar a vida amargurada que tem dentro de casa com a descarada da mulher que se dá para quem quer". - SANFERR, 16.12.2012

"Se você é inocente e está sendo acusado, deixe que o tempo vai mostrar quem é o culpado e merece ser desmoralizado". SANFERR, 27.09.2010

"Quem errou um dia, vai continuar a errar por todos os dias, se não tiver a chance de acertar nem que saiba por um único dia". - SANFERR, 28.10.1994

"Deus prova o seu merecimento, quando você passa por um sofrimento e sai dele vitorioso e orgulhoso por ver que mereceu d'Êle reconhecimento". SANFERR, 18.05.2013

"Tem pessoas que são capazes de mentir, difamar e caluniar com sua língua desgraçada para a outra ver desmoralizada". - SANFERR, 09.08.2010

"A felicidade se pode alcançar, quando a felicidade se quer conquistar". - SANFERR, 11.05.2013

"Com tanto aluno porcaria que está passando com facilidade no vestibular-loteria, daqui á poucos dias a universidade vai se transformar em laboratório da mediocridade e castelo mal assombrado pelos fantasmas da genialidade". - SANFERR, 19.10.2012

"Entre a paixão de ontem e o esquecimento de hoje, tem no meio a traição como a grande acusada pelo afastamento". - SANFERR, 13.01.2011

"Se sacrificar por amor na hora não dói. Mas depois deixa marcas dolorosas dificeis de apagar. - SANFERR, 16.05.2010

"É escolhendo o melhor ou o pior para ficar ao seu lado, que você pode saber se, como melhor ou pior, está valorizado no mercado". - SANFERR, 21.06.1997

"Nem todo mundo precisa trabalhar, pois tem do que se sustentar. E não é porque você precisa batalhar, que vai o outro invejar e o chamar de vagabundo". - SANFERR, 23.02,2010

"Quer queiram, quer não, no livro da História da humanidade, mais cedo ou mais tarde, o homem de talento vai escrever com a própria mão a genialidade da sua própria estória". - SANFERR, 12.12.2012

"A mediocridade que não tem competência para escrever nada de importante, só sabe ler e criticar o que a genialidade é competente para criar, justamente por invejar". - SANFERR, 21.09.1996

"Qualquer um pode ser capáz, se quizer. Só não pode continuar sendo incapáz e invejoso com quem é talentoso". - SANFERR, 08.02.2000

"Se dizemos que somos cristãos, por que não ficar feliz com o sucesso do irmão?". - SANFERR, 21.10.2002

"Desejar fazer o bem sempre. Mesmo quando nos fazem e se prestam a comemorar o nosso mal". - SANFERR, 17.04.2000

"Um pedaço de papel não precisa lhe diplomar, se Deus lhe fez um autodidata e lhe mostrou o papel para nele o que Ele lhe ensinou colocar e os demais ensinar". - SANFERR, 12.05.2013

"Vergonha sente quem não tem orgulho para saber que caiu e não soube se levantar". - SANFERR, 21.10.2011

"Se as pessoas mais importantes da minha vida fossem as mais importantes da sua vida, todos nós seríamos relevantes uns para os outros e ninguém se sentiria mais importante que todos". - SANFERR, 16.07.2011

"A macheza é o único orgulho de muitos homens que se deixam envergonhar por saber pensar com uma única cabeça". - SANFERR, 11.09.1982

"A GRANDE MULHER elogia os homossexuais pois os dois, na cultura, podem ser comparados como iguais". - SANFERR, 26.04.2013

"O que todo mundo fala como a mais pura verdade, pode ser a mais pura mentira inventada por uma língua desgraçada". SANFERR, 09.09.1989

"Nada um homem solteiro pode fazer, quando uma mulher casada na cozinha vive a lhe dizer com ele tudo querer, enquanto o corno do marido com os amigos na varanda estão à beber". - SANFERR, 15.02.2010

"Coma para o seu belo corpo alimentar e nunca deixe de comer para uma bela casa mostrar, pois, na hora que a doença chegar, seu corpo a morte vai levar e a bela casa deixar". - SANFERR, 23.09.1987

"Quem se acha importante apenas por dinheiro TER e nada de relevante fazer, pode um dia deixar de se achar, quando o dinheiro perder e perceber que é irrelevante por não SER". - SANFERR, 16,06.1987

"Antes a mulher feia que tenha o que falar, do que a bonita que só tem o que mostrar". - SANFERR, 10.07.1997

"A oração do irmão é muito boa. Mas a benção do PAI, que é Deus, é muito melhor". - SANFERR, 23.12.2010

"O pensador é um pequeno observador da vida como ela, realmente, é. E não, salsamente, apenas um grande conhecedor como todo mundo pensa que é". - SANFERR, 20.01.2013

"Eu fico à observar como é que pode quem não sabe falar e muito menos se expressar, juntar um grupo de alunos (?) para dizer que vai ensinar e dos pais deles cobrar". - SANFERR, 02.05.2011

"O corno recebe da mulher o que não quer. A puta casada dá para quem a quizer chamar de safada. E o filho viadinho chama o vizinho para sózinhos, escondidinhos, lhe fazer um carinho". - SANFERR, 23.09.1991

"Se o seu EMPREGO não lhe fáz uma pessoa importante, faça um TRABALHO relevante que vai lhe fazer ser importante". - SANFERR, 01.05.2003

"A moral de uma pessoa só é abalada, quando a deficiência de caráter é comprovada e não apenas falada, divulgada". - SANFERR, 06.10.2010

"As palavras do invejoso são tão sem fundamento que perdem-se ao vento". - SANFERR, 20.02.2013

"A inveja é ótima para criar, mas péssima para provar". - SANFERR, 19.01.2007

"Uma pessoa só desaparece quando é menor para ser roubada ou adulta para ser tão safada ao ponto de não se importar em deixar sua família desesperada".
                                                 (O DIA DO DESAPARECIDO FOI CRIADO PELO EX-PRESIDENTE RONALD REAGAN, NOS EUA).
                                                                                           SANFERR, 25.05.2012

"Uma guerra vencida, esqueça as várias batalhas perdidas e volte à luta para enfrentar e ganhar a maior delas que é a guerra da sua própria vida". - SANFERR, 23.09.1985


                                                                                                                                                                    RENÉ SANFERR, 23.05.2013

ATENÇÃO
 AGRADEÇO AS CONTRIBUIÇÕES E PEÇO QUE CONTINUEM FAZENDO DOAÇÕES AO BLOG.
                  ASSIM COMO O JORNALISTA FUNCIONÁRIO DE JORNAL, O BLOGUEIRO-COLUNISTA, EM TODAS AS PARTES DO MUNDO,
                     EM VÁRIOS SITES E BLOGS, VIVE DO QUE ESCREVE, O SEU TRABALHO VIRTUAL É O SEU GANHA-PÃO.
   SEM NENHUM VÍNCULO EMPREGATÍCIO.
 DEPOSITE NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL.
CONTA O1:
Caixa Econômica Federal                                   -               Av. Estados Unidos, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    0063                                                            Conta: 023-00012630-9
CONTA 02:
Caixa Econômica Federal                                   -               Relógio de São Pedro, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    1416                                                             Conta: 013-00099159-3
CONTATOS:
e-mail: rsanferr@globomail.com
fone  : (71) 82659332
home-page: HTTP://SANFERRPRESS.BLOGSPOT.COM
novo blog  :  HTTP://SANFERRARTSCRIPT.BLOGSPOT.COM




  P    A     T     R     O     C     Í     N     I    O