quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

SE ELE FOSSE PRESIDENTE, TERÍAMOS UMA NAÇÃO EFICIENTE.


CRISTOVAM BUARQUE.
SEM EDUCAÇÃO, O BRASIL ESTÁ SE TORNANDO
UMA NAÇÃO SEM NOÇÃO.



     Neste ano de eleição - mais uma vez - é que veremos o que o Governo é capáz de fazer para proporcionar distração ao povão e esquecer (?) - ou não seria desmerecer, subestimar a inteligência do eleitor - que sem educação as pessoas vão às urnas para eleger sem saber quem escolher. (Se é que me entendem!). E - cada vez mais iludido, enganado com uma prosperidade (?) às custas de uma educação deficitária e (cada vez mais) irrelevante nos planos do Governo - o eleitor vota naqueles que fazem uma verdadeira "lavagem cerebral" em suas mentes, dando-lhe como "cala a boca" uma vida melhor ... (?) ... E o que vem, então, a ser esta "tal" vida melhor? A possibilidade de aquisição de bens materiais, em detrimento da construção do maior bem que o eleitor possa vir a desejar que é o intelectual. Bem este que o Governo não quer que o povo tenha. Senão vai se tornar inteligente demais. Pensar mais e, consequentemente, observar que o Governo gosta é de eleitor burro para votar naqueles que promovem a "tal" distração... (?) ... Os marxistas vêem na atividade cultural um instrumento de conscientização política... Distração esta que não passa de enrolação, de "ouro de tolo" no bolso (e na bolsa) furado da população que se deixa ludibriar com o tal "cala a boca" da aquisição de bens materiais... Bens estes que, se duvidar - e muitos são mesmo! - tem os juros menores que o material escolar. (Pode isto num país que engana o povo dizendo que quer educar?)... Em época de eleição, como neste ano - ou, até mesmo antes, pensando nela - o Governo "benfeitor" se torna (estranhamente) "generoso" e facilita o bem material que é sonho de consumo para todo eleitor que nele deve votar: a casa própria. Própria quando? Depois de vinte, trinta anos? Enfim, o Governo rouba o bem intelectual e dá de sobra o bem material.
     Se o Governo se preocupasse, realmente, com o futuro do seu povo, da população, investiria mais em educação. Mas, claro!, que não dá para investir na cultura do povão; dá, sim, para incentivar o povão a ir às urnas no dia da eleição... (?)... Eleitor que sabe o que quer, vai votar em candidato que o Governo não quer.
     Como toda regra tem excessão, existem políticos preocupados com a educação do seu povo e não apenas com a eleição. Raros, como, por exemplo, Cristovam Buarque. Um homem que se tornou referência nacional quando o assunto é o sistema educacional em nosso país. Suas brilhantes idéias, claro!, não são aceitas e colocadas em prática por que - mesmo ele sendo um dos políticos mais notáveis e influentes do Brasil - transformariam o estudante ignorante em intelectual. O sonho de Cristovam - melhorar o ensino (principalmente o público) brasileiro - é para o Governo o pior pesadelo. Entra Governo, sai Governo, e todos "fingem" que estão preocupados com a Educação, mas na verdade o que vemos acontecer no ensino deste país - a cada ano, a cada década - é a total degradação e incapacitação do mesmo.
     Cristovam "Ricardo Cavalcanti" Buarque. Decidido como o rei Ricardo III da Inglaterra e polêmico como o apresentador Flávio Cavalcanti, ele nasceu no Recife em 20.02.1944. Senador, antes foi Ministro da Educação entre 2003 e 2004, no primeiro mandato de Lula. Vai permanecer - se Deus quizer - no cargo que (honrosamente) ocupa  até 2018, defendendo (como sempre o fez) a Educação brasileira, sabendo ele que, muitas vezes, vai ou "nadar de contra a maré" ou "dar murro em ponta de faca", já que neste país a cultura do povo é irrelevante. Relevante por aqui é - principalmente nesta época política - dar "pérolas aos porcos", ou seja, muita festa e baderna, para disfarçar a real péssima administração dos Governos. Enganar para não ter que educar, senão o eleitor vai gostar de saber certo votar e, no político que não sabe governar, não mais votar.
     Cristovam Buarque é tido como um visionário, sonhador. (Os menos intelectualmente capazes, certamente o chamam de "maluco"). Claro! Um político preocupado ao extremo com a Educação!... E quando ele fala sobre o assunto, não se refere APENAS ao curso superior, o universitário. Ele se refere ao início (também) - bem lá atrás - quando ainda estamos querendo aprender o be a bá. O mesmo be a bá - que se não for bem ensinado e estudado - a nossa vida futura irá complicar. (Uma casa nunca poderá estar bem fortificada, se não for bem edificada). E para "infernizar" ainda mais a vida do estudante - como se não bastasse os inúmeros problemas que ele enfrenta muito antes - quando consegue chegar ao nível superior, tem de assistir de camarote (impotente e sem puder fazer nada) tantos vergonhosos escândalos, nas mais diversas instituições educacionais, como a Gama Filho e a Univer Cidade, no Rio de Janeiro, sendo estes os mais atuais. Mas não é só jogar pedra nos cursos superiores - descredenciados por má qualidade acadêmica - que vamos esquecer que nos faltou "juntar as pedras do saber" desde o ensino básico e fundamental. Estas duas universidades - que são a bola da vez atualmente - são apenas a ponta de um imenso iceberg, um gigantesco bloco que só fáz gelar a Educação no país, transformando-o verdadeiramente numa nação sem noção. E, certamente, também o Governo tem (mais uma) grande parcela de culpa na pseudo-educação dos nossos futuros profissionais com a versão atual (e perigosamente indecorosa) do vestibular-loteria. A prova do unidunitê para quem não sabe e, com sorte, consegue entrar na faculdade. (Porisso tantos profissionais hoje em dia incompetentes). Este famigerado vestibular que já deveria ter sido modificado e assim teríamos profissionais bem formados e muito qualificados. Gabarito não prova a cultura - e o saber - de ninguém. O que mostra a cultura e o saber é a resposta que o vestibulando dá com as próprias palavras, respondendo as perguntas formuladas. Enquanto este vestibular não acabar, a universidade muitos vai diplomar para como profissionais nos envergonhar.
     O ponto de partida, a pedra fundamental de qualquer país que queira ser considerado intelectual, está - repito - no ensino básico e fundamental. E, principalmente, retirando de cena, fazendo uma varredura nestas "tais escolas de portinha" que proliferam em todos os cantos, ruas e esquinas, como erva daninha: as "bancas", os cursos - tão altamente desqualificados, como são extraordináriamente incapacitados (não todos, vejam bem!, pois tem muitos por aí que provam saber onde "meter" o nariz) os seus "educadores" - que vemos surgindo aos montes por aí. E, neste caso da "escola de portinha", os culpados são os pais, por colocar ali quem precisa (o filho) o estudo reforçar. (Reforçar de que? Da ignorância daquele com quem vai aprender?). E a única coisa que vão posteriormente "atestar" é a falta de capacitação destes "professores", os quais - para não morrer de fome - saciam o estômago da ignorância alheia, enchendo-lhe de tudo àquilo que não sabe para si, quanto mais para ao outro "alimentar". De grão em grão a galinha enche o papo... Mas, neste caso, quando o estudante voltar à escola, a sala de aula, o único saco que ele vai encher é do professor, por ter ido com o "educador da banca" (?) desaprender. Como é que os pais colocam os filhos para tomar (como dizem ) "banca" com uma pessoa que - em apenas dois minutos de conversação - logo no primeiro instante se percebe a sua ineficiência cultural? Como pode uma pessoa desta passar (ou corrigir) uma redação se dela não tem a menor noção de como começa, se desenvolve e termina?... É deprimente, deplorável...
     Os graves problemas da Educação no Brasil começam, sim, no ensino básico, continuam no ensino fundamental e, no curso superior - depois de entrar na faculdade "pela janela" através do famigerado vestibular-loteria - se acentua na falta do poder intelectual. O ensino  fundamental - que é vizinho do vestibular - é culpado, sim, pelos altos índices de reprovação na prova de Redação. Claro! Se - eu disse SE - o aluno fosse preparado (como deveria ser) para estimular os seus neurônios com muita escrita, desenvolvendo desta maneira a sua intelectualidade, buscando um estilo próprio, não teríamos vários profissionais (depois) saindo das universidades escrevendo tão mal. Se o Governo não fosse tão omisso com a Educação, não veríamos tantos profissionais sem nenhuma noção de sua profissão. É por estas e outras que - na falta de um Governo com políticos como Cristovam Buarque, interessados na cultura e intelectualidade do seu povo - o Brasil, em termos de Educação, está metendo vergonha a qualquer outra nação. Já não nos reconhecem mais como a pátria de Ruy Barbosa; e, sim, como o país com uma Educação das mais vergonhosas (e esculhambadas) do mundo. (O Brasil devia se espelhar no Chile!). Se não fosse assim, haveria necessidade de se enviar tantos estudantes para fora, atestando a nossa falta de eficência em nossas universidades? Só não vê este grave problema cultural, intelectual e, principalmente social, quem quer (futuramente) dizer aos filhos e netos: "Estudei no exterior". Mas, como!?... Pobre, estudando fora do país? "Como é que foi isso?". Foi por que o Brasil nunca teve isto: educação. Os nossos próprios filhos e netos, um dia - não orgulhosos da nossa (boa) instrução no exterior, mas envergonhados da nossa (péssima) educação aqui dentro - responderão, complementando: "Porque na nossa nação nunca houve um Governo que se importasse com a Educação. Só se preocupavam com a má qualificação do ensino, por que eleitor burro é melhor de enrolar com distração na época da eleição"...
     Esta é a verdade de nosso país. Infelizmente. Uma triste e dolorosa realidade que - políticos com noção como Cristovam Buarque - não gostaria de ver. E saber que é mais rentável - para o Governo - o povo enganar que vai educar, fingir que está ensinando. O Governo é bom quando - para votos nas urnas ganhar - ajuda o povo ignorante a o carro e outros bens materiais comprar. E não ajudar a bens culturais e intelectuais lhe proporcionar. Bom mesmo é ter um carro para passear. Passear e não pensar. Se pensar, o povo vai saber votar e no Governo colocar áquele que merece, sim, no poder estar. Como Cristovam Buarque. Ele quer o povo educar e ensinar para - sabendo pensar - votar no político que a Educação no país irá priorizar.
     Se fosse necessário se sacrificar, o político Cristovam Buarque certamente se sacrificaria em benefício da Educação do indivíduo, já que - ao longo de sua carreira - tem provado que antes de ser um político preocupado com a própria eleição, é um cidadão obstinado pela instrução do povão. E ele sabe que a nação só tem a perder com a falta de Educação, a qual está levando - através da falta do ensino desde o be a bá, até o fundamental - nossos estudantes a passar no vestibular sem a menor capacitação. Tem consci~encia que enquantto toda a estrutura educacional do nosso país não mudar - e com o (bom) ensino o Governo verdadeiramente não se interessar - muitos jovens (despreparados, desqualificados e incapacitados) nas universidades vão ingressar. E - num futuro não muito distante, hoje já assistimos os ensaios - vão no palco da incompetência profissional atuar.
     Universidade é para quem sabe responder uma questão sem duvidar. E não para quem, se duvidar, ter um X para riscar e na sorte apostar. O mesmo X que aprova quem sabe e também - com a sorte á favor - aprova quem não sabe. (Uma vergonha! Orgulho seria o vestibulando provar que sabe respondendo as questões com suas próprias palavras, não riscando o X ). Eis aí, então, o X da questão numa nação que fáz da Educação um grande (e grave) problema para a população. Cristovam Buarque (muitos certamente dirão) pode não ser a solução - apesar de, particularmente, pelo seu histórico de vida, eu (e muitos outros) achar que é - para a Educação deste país; mas quele ele é um político que - para se eleger numa eleição - não compra o povão com distração para com esta enganação distrair a nação pela falta de Educação, isto todos nós sabemos.
     Au-revoir para todos que me criticam ou aplaudem. Na próxima quinta-feira (não mudei o dia, é apenas temporário), se Deus quizer, aqui estarei. Eu aqui e vocês daí. C'est la vie!

                                                                                                                                                              RENÉ SANFERR, 22.01.2014

a ESFINGE:
(UMA CITAÇÃO É APENAS A OBSERVAÇÃO DO PENSADOR
SOBRE FATOS, PESSOAS E ACONTECIMENTOS.
E, NA MAIORIA DAS VEZES, O AUTOR NÃO COMPARTILHA DA MESMA OPINIÃO
SOBRE O QUE FOI POR ELE OBSERVADO, ESCRITO E PUBLICADO)
"Um país nunca vai se tornar uma grande nação enquanto o povão não se conscientizar que somente lendo vai ter instrução".

                                                                                                                                                               RENÉ SANFERR, 19.02.2000


"SINAL VERDE, 
 sinal vermelho".


..... HUMAN RIGHTS WATCH criticou duramente a situação prisional das penitenciárias brasileiras. A instituição é uma organização não governamental. É o sistema carcecário inadequado do BRASIL chamando a atenção do mundo. Pra pior e ser achincalhado, óbviamente! PEDRINHAS, no Maranhão, é a bola da vez. E querem culpar a governadora (belíssima e competentíssima) ROSEANA SARNEY. Por acaso é ela que está lá dentro dirigindo a instituição? Agora, claro, com a desmoralização mundial, óbviamente ela vai tomar uma nova decisão com relação a quem manda dentro da prisão. Ou não? (SINAL VERMELHO).

..... "SERRA PELADA, a SAGA do OURO". Será que estou maluco ou essa minissérie - que estreou ontem á noite na telinha global - deveria ser estrelada por Val? (Devidamente, of course, agenciada por Tetê Pára-Lama, Pára-Choque).  Quem? Valdirene, a querida ValDelícia (Tatá Werneck), de "Amor á Vida". Val não quer ficar pelada pra ficar rica? Então? Era só transferir ela de produção - passar da novela pra minissérie - e, ao invés do salário... quebrar o galho dela pagando com ouro. Pra mostrar suas delícias e tesouros.  Só resta saber se seria ouro de verdade ou "ouro de tolo". Aliás, de tola Valdirene não é nada boba. (SINAL VERDE).

..... falando na nova minissérie global, que maravilha! Uma obra-prima de texto, direção e uma obra-de-arte da imagem! "Serra PELADA" é cinema puro. Hollywoodiano. Apesar da linguagem televisiva, o formato é cinematográfico, o enquadramento, a iluminação, locações, figurinos e, principalmente, a montagem. Cinema na tela pequena.  Tela Quente perde feio! É disso que o cinema nacional está precisando: de estória de TV filmada como cinema. Nota? Não! É hours-concours. (SINAL VERDE).

..... LÍDIA BRONDI, cadê você? Estou aqui loucoooo pra te rever na tela da TV. Abandone, linda, a deprê. (SINAL VERDE)

..... funkeiros ou baderneiros? O tempo responderá. Deus queira que a Justiça não tenha que nestes bailes atuar. Deveriam - acho o funk uma coreografia interessante, lasciva e sexualmente falando - dançar, mas estão querendo é bagunçar. Pensem: confraternizar não é BAGUNÇAR. Fazer festa não é promover BADERNA. Soltem as frangas, bonecas, e escondam a zanga!! (SINAL VERMELHO).

..... e as prais da CIDADE MARAVILHOSA, hein? Cruzes!! Aliás, Cristos, Corcovados!! Estão sujas um bocado!... Estão se transformando em águas bem perigosas. Parece que colocaram sabão em pó no mar. Não entre nele para se banhar, a não ser que queira com as algas nadar; prefira a companhia na areia do sol para se bronzear. ( SINAL VERMELHO).

..... 202 milhões de desempregados no MUNDO!?... E, é claro, muitos qualificados e capacitados entre tantos sem trabalho. O que está acontecendo de errado? Respondo: é que o mercado só está empregando quem - por mais que seja qualificado - se troca por qualquer salário miserável. (SINAL VERMELHO).

..... repercutiu - bem ou mal? - a declaração no último programa FANTÁSTICO (TV Globo), domingo á noite, da boa (em todos os sentidos) atriz DIRA PAES sobre o tapa que recebeu em cena do ator CAUÃ REYMOND, na minissérie (excelente texto literário transformando em maravilhoso roteiro cinematográfico) "AMORES ROUBADOS" (da mesma TV Globo). Fica aqui a pergunta que não quer calar: até que ponto o ator tem de suportar os arroubos do companheiro de cena ao interpretar o que o AUTOR (muito menos o DIRETOR) não escreveu no roteiro ou não dirigiu?... Se fosse o caso, qualquer outra atriz tinha todo o direito de reclamar, já que DIRA PAES falou que não estava esperando aquele "tapinha de amor" que o personagem de CAUÃ quis na sua carinha dar. O certo seria na leitura da cena, no ensaio antes de gravar, ele ter dito ao diretor que iria a atriz de verdade esbofetear. Mas, no caso dela - em nome da boa atuação e qualidade da cena - DIRA PAES gostou e aguenta. Já pensou se a fúria de PALOMA (PAOLA OLIVEIRA) naquela - já clássica - cena de estúdio (mansão Cury), quando descobriu todos os podres de FÉLIX (MATEUS SOLANO) tivesse sido mais real? O pobre do MATEUS teria voltado para o camarim todo roxo. Tudo em nome da arte. Não dizem que a arte imita a vida?Só DEUS sabe o que foi - de sua vida pessoal e íntima, sexualmente falando - que Cauã se lembrou para ser tão convincente na interpretação? (SINAL VERMELHO).

..... não precisa me xingar, nem o mal me desejar, pois, se eu tenho DEUS para me apoiar e salvar, sua praga em mim não pegará. Portanto, perderam - e estão perdendo! - seu tempo os meus (e nossos!) irmãos que vão para as esquinas e encruzilhadas "despachos" colocar ou "comida" para o santo (?) - como se ele comesse alguma coisa - ofertar. DEUS está comigo, me protegendo. E, se vocês O quizer aceitar, também lhes protegerá. Em RESPOSTA ao que tive de ler desde que postei, semana passada aqui na coluna, sobre a fé em DEUS ou no diabo. (SINAL VERMELHO)

..... no dia que o GOVERNO - seja ele qual for - pensar, realmente, no bem estar do povo e não no eleitor nele votar, vai com a ESTABILIDADE do FUNCIONÁRIO PÚBLICO acabar. Vai ser uma decisão anti-popular que, inicialmente, o povo não gostará. Mas, com o passar do tempo, o próprio povo vai gostar, já que todos os setores do GOVERNO BEM IRÁ FUNCIONAR. E só assim tantas coisas erradas que vemos acontecer no atendimento e, consequentemente, nas soluções dos problemas, irá terminar. O mal é o trabalhador público pensar: "EU FAÇO O QUE QUERO, NÃO VOU MESMO PERDER O EMPREGO". No dia - como o funcionário de empresa privada - que ele tiver medo de conhecer o desemprego, o GOVERNO VAI FUNCIONAR DIREITO. (SINAL VERMELHO)


RENÉ SANFERR, 22.01.2014


EU MOSTRO A VIDA COMO ELA É.
E NÃO COMO VOCÊ OLHA E ELA NÃO É.


"Com este vestibular, gato sem nenhuma competência para latir e cachorro sem nenhuma inteligência para miar, está entrando na universidade e escolhendo um canto para se instalar". - SANFERR, 27.11.2012

"Se pensar, o povo vai saber votar e no Governo colocar àquele que merece, sim, no poder estar". - SANFERR, 16.09.1994

"O Brasil, em termos de Educação, está metendo vergonha a qualquer outra nação". - SANFERR, 01.12.2013

"Enquanto o atual vestibular não acabar, a universidade muitos vai diplomar para como profissionais nos envergonhar". - SANFERR, 07.09.2013

"O saber todas as portas lhe abrirá, enquanto somente beber todas as portas lhe fechará". - SANFERR,  12.06.2001

"Quem tem cultura e talento não precisa de conhecido para lhe abrir as portas. Vai ser reconhecido por seu talento e cultura". - SANFERR, 18.09.2013

"Enganar para não ter que educar, senão o eleitor vai gostar de saber certo votar e, no político que não sabe governar, não mais votará". - SANFERR, 24.01.1995

"No dia que o homem culturalmente procurar se educar, o bar ele deixará de frequentar para ignorantemente se embriagar". - SANFERR, 20.10.1996

"Se o Governo não fosse tão omisso com a Educação, não veríamos tantos profissionais sem nenhuma noção de sua profissão". - SANFERR, 10.09.2013

"Quando o estudante voltar á escola, o único saco que ele vai encher é do professor, por ter ido com o educador da banca desaprender". - SANFERR, 15.02.2003

"O be a bá, se não for bem ensinado e estudado, a nossa vida futura irá complicar". - SANFERR, 09.03.1989

"O Governo rouba o bem intelectual e dá de sobra o bem material". - SANFERR, 24.01.2011

"Se o Governo se preocupasse, realmente, com o futuro do seu povo, da população, investiria mais em Educação". - SANFERR, 30.11.2008

"Eleitor que sabe o que quer, vai votar em candidato que o Governo não quer". - SANFERR, 04.10.2010

"Existe político preocupado com a educação do seu povo e não apenas com a eleição". - SANFERR, 21.12.1990

"Uma casa nunca poderá estar bem fortificada, se não for bem edificada". - SANFERR, 07.08.1992

"O Governo só quer bem material lhe dar para enganar e nele você votar. Por que, se for lhe dar o bem intelectual para num homem culto você se transformar, nele você não votará". - SANFERR, 14.09.2007

"O vestibular-loteria só aprova o aluno que é uma porcaria". - SANFERR, 29.11.1999

"Se o aluno não se conscientizar que precisa ler para aprender, ele só vai estudar para se formar e nunca num mestre na sua área será". - SANFERR, 09.12.2003

"Um país nunca vai se tornar uma grande nação enquanto o povão não se conscientizar que somente lendo vai ter instrução". - SANFERR, 19.02.2000

"Se este vestibular-loteria burros para dentro do pasto da universidade continuar a colocar, um dia o que veremos serão cavalos no campus diplomados no relinchar". - SANFERR, 10.01.2010

"Tem curso sem nenhum conceito que está distribuindo diplomas até para quem não sabe escrever direito". - SANFERR, 26.05.2010

"Se o menino for acostumado a sentar para ler e escrever, mais tarde o homem não vai se acostumar a sentar no bar para beber e ficar embriagado". - SANFERR, 17.08.1999

"Universidade é para quem sabe responder uma questão sem duvidar. E não para quem, se duvidar, ter um X para riscar e na sorte apostar". - SANFERR, 08.08.2007

"O homem que procura ler e tudo sabe, vai ter no mundo um lugar de destaque. E o homem que não lê e nada procura saber, vai ter no mundo um lugar para beber". - SANFERR, 10.01.2013


RENÉ SANFERR, 22.01.2014
ATENÇÃO
 AGRADEÇO AS CONTRIBUIÇÕES E PEÇO QUE CONTINUEM FAZENDO DOAÇÕES AO BLOG.
                  ASSIM COMO O JORNALISTA FUNCIONÁRIO DE JORNAL, O BLOGUEIRO-COLUNISTA, EM TODAS AS PARTES DO MUNDO,
                     EM VÁRIOS SITES E BLOGS, VIVE DO QUE ESCREVE, O SEU TRABALHO VIRTUAL É O SEU GANHA-PÃO.
   SEM NENHUM VÍNCULO EMPREGATÍCIO.
 DEPOSITE NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL.
CONTA O1:
Caixa Econômica Federal                                   -               Av. Estados Unidos, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    0063                                                            Conta: 023-00012630-9
CONTA 02:
Caixa Econômica Federal                                   -               Relógio de São Pedro, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    1416                                                             Conta: 013-00099159-3
CONTATOS:
e-mail: rsanferr@globomail.com
fone  : (71) 82659332
home-page: HTTP://SANFERRPRESS.BLOGSPOT.COM
novo blog  :  HTTP://SANFERRARTSCRIPT.BLOGSPOT.COM

  P    A     T     R     O     C     Í     N     I    O

Nenhum comentário:

Postar um comentário