quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

O TALENTO DE POUCOS PARA O DELEITE DE TODOS.


WALCYR CARRASCO.
SE VOCÊ SOUBER PENSAR E ESCREVER,
O MUNDO TODO AO SEU TALENTO VAI SE RENDER
E TODO MUNDO O SEU NOME VAI CONHECER.


     Da mesma forma que o grande compositor americano (século XIX) Louis Gottschalk - que morreu no Brasil em 1869 e tinha, entre seus admiradores, Chopin, Liszt e Berlioz - considerava o Hino Nacional Brasileiro como uma grande criação musical de sua época, por que, então, não considerarmos a nossa telenovela como uma das expressões de arte mais popular dos dias atuais? Altamente democrática, a telenovela alcança altos índices de audiência entre o seleto grupo dos intelectuais e o popular número de pessoas que não gostam (ou não querem conhecer) o que é a sofisticação de uma cultura erudita... (?)... Para quem não gosta de ler um bom romance, mas gosta de ver uma boa novela, a palavra erudito pode soar, ter uma conotação errônea como elitista, "metido à besta". Se o hino, composto em 1822 por Francisco Manuel da Silva é - lógicamente - um patrimônio cultural do nosso país, mesmo sem (quase) ninguém saber de cor e salteado a sua letra, o que dizer, então, da novela? A não ser que ela é um patrimônio artístico da mais alta relevância em nossa sociedade comtemporânea, já que todo mundo sabe de cor e salteado as suas tramas. Antigamente, no "tempo da vovó", já houve caso até de casamento ter o seu horário adiado ou antecipado para se assistir o último capítulo da literatura da era tecnológica. Isto quando o Brasil parava para assistir Nino, O italianinho, Sangue do Meu Sangue, A cabana do Pai Tomás, e, mais recentemente, Vale Tudo, Pai Herói, Duas Vidas, A Escrava Isaura... Da mesma forma que o futebol - na Copa do Mundo - a nação sentava diante da telinha para assistir o último capítulo das tramas criadas por mentes brilhantes como Ivani Ribeiro, Janete Clair, Manoel Carlos, Benedito Ruy Barbosa, Sílvio de Abreu... A lista é enorme.
     Claro que - para quem nunca leu um roteiro de televisão - os termos técnicos do script são incompreensíveis. E somente o autor tem a competência necessária para colocá-los na hora certa, no exato momento que é exigido na cena. Comparando o autor de novela com o romancista (livro), a cada 10 capítulos da telenovela temos um livro; sendo assim, imaginem quantos romances o novelista não escreveria com os mais de 200 capítulos da novela. É um trabalho cansativo, massacrante. Mas - depois de meses vivendo (apenas) para escrever, comer e dormir, sem sair de casa, atender o telefone e se desligar totalmente do mundo real para se dedicar ao ficcional - o autor de novela tem hum ou dois anos de férias para passear, "vagabundear", à vontade. A não ser que o "bichinho da criação" corroa demais a sua fértil imaginação e ele queime novamente os neurônios escrevendo uma peça,. um roteiro de cinema, contos, etc... É uma vida magnifica que somente poucos previlegiados e donos de um talento excepcional tem. O romancista vende os direitos autorais para produtores de cinema, editoras e, até mesmo, a própria televisão. Para que sua obra seja transformada em novela, minissérie ou Especial. (E vende caro!). Já o novelista - além de ganhar um fabuloso salário da emissora - recebe pela sinopse quando ela é aprovada. (Uma espécie de "luvas" do esporte!). A arte de escrever roteiro - como qualquer outro tipo de literatura - requer muita competência e cultura. (Não é mesmo para qualquer um). Só quem tem "bala na agulha" pode colocar "o preto no branco"... Enfim, tudo àquilo que um simples trabalhador passa toda uma vida para conseguir depois de anos de trabalho, o escritor pode obter com apenas um trabalho. Basta (apenas) escrever um bom livro, romance. E bom livro ou romance é aquele que se pega na hora de dormir para chamar o sono e só vamos dormir quando a estória chega a última página; lemos direto, sem pestanejar. E se, por algum motivo, a obra for interrompida - como, propositalmente, eu fiz hoje com o roteiro do ESPECIAL para TV "BAHIA DE TODOS OS PECADOS", no blog SANFERRARTSCRIPT - ficamos loucos querendo saber o que iremos ler depois. Portanto, a vida de um (bom) escritor pode mudar a qualquer momento depois dele assinar um bom trabalho, quiçá uma obra-prima. E não após anos e anos assinando o livro de ponto num emprego comum... (?)...
     E foi isto que aconteceu com o nosso homenageado de hoje. A sua marca é sinal de sucesso, principalmente depois de obras como Chocolate com Pimenta, Caras e Bocas, o remake de Gabriela - aliás, nesta produção, ele ousou e arriscou (e se deu bem!) ao escalar Ivete Sangalo para integrar o elenco - e mais recentemente Amor à Vida. (Ainda estamos na fase do "quero mais"). Ele é Walcyr Carrasco, o mestre, o gênio dos "ganchos" nas novelas. O "tapa na cara" para muitos machos (?) que não podem colocar a ponta do nariz aonde ele arrasta a sola do sapato, se é que me entendem!... E sua trajetória não começou na ficção; mas escrevendo artigos para jornais e revistas - naquela época não tinha internet para ele se exibir, mostrar-se como autor e, consequentemente, "fazer" o seu futuro através desta vitrine virtual - que fizeram seu nome conhecido antes do seu rosto nas ruas ser reconhecido. De lá pra cá - a TV, claro, fica sempre de olho nas mentes geniais, que tem um texto brilhante - o seu histórico incluiu (também) a passagem pela extinta TV Manchete. Mas foi no SBT que Carrasco teve a primeira oportunidade como roteirista, ao assinar (e com um roteiro à altura dos famosos) o crédito de autor da novela Cortina de Vidro, em 1989. Xica da Silva - um marco da TV brasileira -quem diria?, foi escrita e roteirizada por um novato chamado Adamo Angel. E quem é este "ilustre desconhecido"? O próprio Walcyr Carrasco que - como os gênios temperamentais e acima das convenções - decidiu assinar a novela com outro pseudônimo. Coisa de gênio que os medíocres não entendem; sabem apenas criticar.
     Uma mente criativa, genial, tem seu lugar na sociedade atual.Estamos cansados de tanto sucesso efêmero, medíocre - principalmente na música (baixa) popular baiana, que tantas merdas nos apresenta - que não vão se perpetuar. São fogos de artifício; explodem, para logo a seguir apagar. (Graças à Deus! ). É só esperar. Tivemos -e ainda vamos ter, é só olhar (e escutar) as porcarias que estão sendo criadas por aí - muitos exemplos assim. São as mentes menores que só visam os seus interesse pessoais e financeiros, sair do burralho para o palácio; as mentes maiores são diferentes. Já nasceram altamente capacitadas e irão se perpetuar para na história ter o seu lugar. (De destaque!). Tudo que esta mente diz, escreve ou pensa, é genial, diferente. E, sendo assim, é tão criticada por quem, infelizmente, tem uma mente pequena, igual e comum à todos na essência da palavra mediocridade. E Walcyr Carrasco, com toda sua genialidade, acabou de nos dar uma aula no roteiro magistral de uma trama que a cada final dos capítulos, a cada "gancho", nos transformava de telespectadores em leitores daquele romance que se espera o próximo capítulo para saber o que vai acontecer. A descrição técnica das cenas, os diálogos que ele escreve para os atores falar, as estórias, são de uma sofisticação literária sem precedentes na atual teledramaturgia brasileira. Somente raríssimos roteiristas a tem. Disseram - várias vezes - os atores (e até mesmo os diretores) que Carrasco esvreve um script tão completo, rico de detalhes, para o ator interpretar e o diretor orquestrar a cena, que já chegam ao estúdio sabendo exatamente o que fazer. Escritor bom é assim: entrega o roteiro pronto com os personagens "vivos". E não com os personagens "mortos". Como "mortos" estão quem não sabe escrever um romance, conto, poesia, letra de música, roteiro. Ao menos para a posteridade. Por falta - absoluta - de criatividade e genialidade.
     Au-revoir para todos que me criticam ou aplaudem. Na próxima semana (não mudei o dia, é temporário), se Deus quizer, aqui estarei. Eu aqui e vocês daí. C'est la vie!

RENÉ SANFERR, 12.02.2014

a ESFINGE:
(UM CITAÇÃO É APENAS A OBSERVAÇÃO DO PENSADOR
SOBRE FATOS, PESSOAS E ACONTECIMENTOS.
E, NA MAIORIA DAS VEZES, O AUTOR NÃO COMPARTILHA DA MESMA OPINIÃO
SOBRE O QUE FOI POR ELE OBSERVADO, ESCRITO E PUBLICADO).
"O escritor é um semi-deus da criação, pois, da cabeça dele, surgem pessoas criadas pela sua ficção".

RENÉ SANFERR, 26.06.2004



HOJE, NO BLOG SANFERRARTSCRIPT, VOU POSTAR
O ROTEIRO DO CASO ESPECIAL
(PARA TV)
"BAHIA DE TODOS OS PECADOS"
Transito, com a maior facilidade, por todos os formatos 
e linguagens da literatura.
Desde o romance, passando pela poesia, e 
aterrisando no roteiro.
Quem nunca leu um roteiro de TV,
é uma boa oportunidade.


"SINAL VERDE
 sinal vermelho".


..... as pernas de ouro e a menina prodígio. Duas perdas (quase) no mesmo dia. Uma no Brasil e outra nos EUA. Virgínia Lane - um abraço de conforto para sua filha Márcia - e Shirley Temple. Marcas que vão se perpetuar na memória dos brasileiros e dos americanos. (SINAL VERDE)

.....  EM FAMÍLIA 1: parabéns ao autor MANOEL CARLOS - brilhante escritor e roteirista, à frente de sua equipe - ao falar, logo nas primeiras cenas da nova novela global das 21 hs., na Virgem Maria, milagres. Mostra que é católico, temente a Deus. (SINAL VERDE)

..... EM FAMÍLIA 2: parabéns ao autor MANOEL CARLOS e a direção musical pela trilha excelente. Bom gosto é apelido. Sofisticação é o nome. O Brasil, numa novela global, tem de conhecer os bons compositores e cantores. Uma pergunta se fáz necessária e não quer calar: cadê, na trilha sonora, estas porcarias que são criadas aqui na Bahia, pagodeando e atochando a música popular brasileira? A não ser que Manoel crie um núcleo, uma trama baixa, à altura destas músicas (?) serem tocadas. (SINAL VERDE)

....."ave Maria, cheia de graça" ... Ontem foi o dia de Nossa Senhora de Lurdes. (Para os irmãos protestantes que não sabem, é a mesma Virgem Maria, a Mãe de Deus). De "Lurdes" porque, em 1858, ela apareceu 18 vezes para a jovem (hoje santa ) BERNADETE SOUBIROUS. (SINAL VERDE).

.....  e, nos CAMPEONATOS REGIONAIS, a merdinha do VITORINHA (ESPORTE CLUBE VITÓRIA), da Bahia, está cantando de galo. Tomara que - quando chegar o Campeonato Brasileiro - ELE NÃO CANTE COMO GALINHA. Co-VI-Co-TO-co-RIN-co-HA...cocorococó!!! Estamos, por outro lado, querendo ver o TALENTO (tem?) do técnico do ESPORTE CLUBE BAHIA. Criatura, quando se é bom naquilo que se fáz, não se dá entrevista dizendo. Mostra-se. Prova-se. Esfrega-se na cara de quem não acreditava que somos capazes. MOSTRE GOOOOOOOOOLL, rapaz! Com este treinador, ele vai apanhar da torcida tricolor. (SINAL VERMELHO).

RENÉ SANFERR, 12.02.2014


EU MOSTRO A VIDA COMO ELA É.
E NÃO COMO VOCÊ OLHA E ELA NÃO É.



"Quando o intelectual mora ao lado de gente normal, ele se sente até mal por ser uma pessoa especial e, por estar culturalmente acima de todos, à todos não ser igual". - SANFERR, 23.09.2013

"É tanta gente burra entrando na universidade hoje em dia, que está faltando fundar a faculdade de Burrologia". - SANFERR, 20.11.2010

"Erudito é o HOMEM que sabe criar. E popular é o homenzinho que só sabe vaiar por invejar quem sabe criar". - SANFERR, 10.09.2003

"Uma mente nada inteligente, mas muito invejosa, mente descaradamente. Ao contrário da mente competente, e muito talentosa, que fala a verdade impiedosamente". - SANFERR, 21.01.2014

"Quando a pessoa é uma merda só se mistura com quem não presta, porque quem presta não se mistura com quem é merda". - SANFERR, 11.02.2014

"Filho de mulher puta preferia ter morrido, ao invés de ter nascido de uma mulher vagabunda". - SANFERR, 12.09.2013

"A pior prostituta é a puta casada que não se assunta e, no meio de todo tipo de homem, se junta como a melhor das vagabundas". - SANFERR, 03.02.2014

"Não há vergonha pior para um filho do que saber que o homem que se diz seu pai é fora de casa por outro homem fudido". - SANFERR, 04.11.2013

"Uma pessoa baixa e desclassificada se conhece quando ela se embriaga com outras igual a ela tão desvalorizada e desqualificada". - SANFERR, 18.05.2013

"A  nossa cultura é a maior afronta quando moramos ao lado de quem não está à nossa altura" - SANFERR, 03.02.2014

"Quem vai dizer o quanto você vai ganhar é o trabalho que você vai ter competência para fazer e mostrar". - SANFERR, 01.05.2013

"Coitado é o homem quando é considerado altamente incapacitado por ser intelectualmente despreparado". - SANFERR, 30.12.2013

"Quem não tem o que falar não pode conversar com quem tem o que contar". - SANFERR, 04.12.2002

"O suicídio intelectual é pior do que o suicídio corporal". - SANFERR, 02.09.2003

"O que todo mundo fala nunca vai ter a menor credibilidade se, de quem todo mundo fala, o mundo todo falar com a maior respeitabilidade". - SANFERR, 29.09.2000

"Culto dando atenção a burro somente se o burro for um mudo culto". - SANFERR, 29.07.2009

"É no meio da cachaçada, olhando para todos os lados e só vendo pessoas baixas e desclassifcadas, que todas se olham e se sentem desvalorizadas, por não saber fazer mais nada, a não ser encher a cara de cachaça". - SANFERR, 16.11.2010

"Não existe melhor lugar para o homem perceber o quanto ele para o mundo todo é desvalorizado,do que a porta do pior bar depois de com todo mundo beber e ficar embriagado". - SANFERR, 20.11.1988

"Quando o macho é desmascarado e para todos como o viado que é mostrado, para não ficar desmoralizado, a única saída é dizer que tudo que falaram é mentira, foi inventado para lhe deixar esculhambado"
        (EXTRAÍDO DO ROMANCE "NÊGO FULERO...", de minha autoria, 1983)

"A Academia de Letras é para HOMENS que tem vergonha na cara e são altamente qualificados. E a academia da cerveja é para homens que não tem vergonha na cara e totalmente incapacitados". - SANFERR, 5.09.2001

RENÉ SANFERR, 12.02.2014
ATENÇÃO
 AGRADEÇO AS CONTRIBUIÇÕES E PEÇO QUE CONTINUEM FAZENDO DOAÇÕES AO BLOG.
                  ASSIM COMO O JORNALISTA FUNCIONÁRIO DE JORNAL, O BLOGUEIRO-COLUNISTA, EM TODAS AS PARTES DO MUNDO,
                     EM VÁRIOS SITES E BLOGS, VIVE DO QUE ESCREVE, O SEU TRABALHO VIRTUAL É O SEU GANHA-PÃO.
   SEM NENHUM VÍNCULO EMPREGATÍCIO.
 DEPOSITE NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL.
CONTA O1:
Caixa Econômica Federal                                   -               Av. Estados Unidos, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    0063                                                            Conta: 023-00012630-9
CONTA 02:
Caixa Econômica Federal                                   -               Relógio de São Pedro, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    1416                                                             Conta: 013-00099159-3
CONTATOS:
e-mail: rsanferr@globomail.com
fone  : (71) 82659332
home-page: HTTP://SANFERRPRESS.BLOGSPOT.COM
novo blog  :  HTTP://SANFERRARTSCRIPT.BLOGSPOT.COM

  P    A     T     R     O     C     Í     N     I    O

Um comentário: