quarta-feira, 26 de março de 2014

O VALOR NÃO ESTÁ NA COR...


UM BLOG MUITO BONITO, MAS SEM UM BOM TEXTO E NENHUM CONTEÚDO
VAI SERVIR APENAS PARA SER VISTO E LOGO ESQUECIDO.
SIMPLESMENTE PORQUE TODO MUNDO NÃO VAI ENCONTRAR NELE
NADA DE BOM PARA SER SEMPRE LIDO.




NEUSA BORGES.
... MAS NA COR QUE MOSTRA O SEU VALOR.



     Para encerrar o mês dedicado à homenagear as mulheres - importantes ou não - nada melhor do que reverenciar uma GRANDE MULHER, a qual tem uma grande participação nas artes cênicas brasileiras. E uma mulher negra. O que, por si só, já nos dá uma idéia do quanto foi difícil para esta valente guerreira lutar para ter "um lugar ao sol" (e provar seu talento) no meio de tantas mulheres lindas e deslumbrantes. Brancas - da cor do papel - como a maioria das atrizes. (Como se a cor da pele fosse relevante, o diferencial, num país mestiço como o nosso). Mas, infelizmente, temos de abrir os olhos para a realidade, o dia-a-dia de nossa nação, nossa cultura - ou, neste caso específico, não seria contracultura? - e sermos coerentes com o preconceito que nós, afrodescendentes, sofremos diáriamente em todas as áreas. Históricamente, o negro é aquele cidadão que sempre está presente, mas todos fingem não ver, não notar; desde a escravidão - a qual, diga-se de passagem, ainda não acabou e, para mim, esta "liberdade negra social" é uma piada negra - até os dias de hoje, a cor da pele é quem define em que posição da casa o ser humano vai estar. Se na sala ou na cozinha. José de Alencar - um autor indianista, todos sabem disso, que (para defender os seus) discursou contra a Lei do Ventre Livre (1871), quando deputado - retratou muito bem a situação dos negros na peça teatral "O Demônio Familiar". Pedro, o escravo adolescente, filho de uma família comum naquela época (século XIX) e sonhava em se tornar palafreneiro... (?)... Para quem não sabe - não procura ler e se "aculturar", preferindo viver nas portas se especializando na vida alheia, ou se instruindo de coisas que não presta, como a "moderníssima" MPB baiana, que "pagodeia" a cultura e "atocha" a intelectualidade de qualquer um - isto, naqueles idos, significava abrir porta de carruagem fardado com libré de botões doirados. (O nosso chauffer de hoje, de muitas madames). Como a família dele era pobre, sem dinheiro para carruagens, o que fez o inteligente personagem criado pela mente genial de um dos maiores autores mundiais? (Ou vão me dizer que Alencar não é?). Ele arma um plano diabólico, de anunciar "aos quatro ventos" o namoro dos dois jovens amos com um rapaz e uma moça ricos, respectivamente. Pedro - analfabeto das letras, mas inteligente de esperteza - consegue manipular os amos, troca as cartas enviadas e sugere gestos ousados (mas aparentemente inocentes) que, depois, óbviamente, os vai comprometer.Só que seu plano falha e os amos sentem-se traídos por Pedro, já que o paternalizavam. Quando o rapaz, falando em nome da família, vai dar "o castigo" ao escravo sonhador - e maquiavélico - todos se surpreendem. Lhe dá a carta de alforria... (?)... Moral da peça: José de Alencar alertava contra o perigo de se ter negros dentro de casa, já que - segundo ele (vejam bem!) - eram demônios destruindo a moral das famílias. Enfim, naquela época, dar a liberdade para um escravo era um perigo iminente.
     Nesta peça - leiam - José de Alencar criou o negro como um estereótipo do que o ator de pele mais escura sempre (com raríssimas excessões) significou nas artes brasileiras: servil, imoral, sensual (a escrava servindo ao patrão), esperto, malandro. E é assim no cinema, nas novelas. E a peça de Alencar - apesar de tantas décadas (e bota tempo nisso!) - não é diferente do que acontece hoje em dia nos palcos, nas telas ou na telinha. Por exemplo...
     Quem se lembra de já ter visto Neusa Borges no papel de madame, sentando (em cena) no banco traseiro do automóvel, com o motorista lhe abrindo (uniformizado) a porta? (Cena típica do núcleo rico de novela, onde - errôneamente - os autores escrevem tais cenas somente para as atrizes brancas). O talento não tem cor; ou, melhor dizendo, talvez até tenha um colorido mais específico, pois, para mostrar e provar o seu valor, o artista tenha que matar cinco, dez leões por dia para subir ao palco ou se assistir numa telenovela. Qual a diferença entre Tônia Carrero e Fernanda Montenegro com o mesmo talento de Rute de Souza e Neusa Borges? Nenhum. A não ser que as duas primeiras sempre (infelizmente, até aparecer um novelista que mude isto) vão estar sentadas em cena sendo servidas pelas outras duas. Chega do mesmismo preconceituoso, emburrecedor. Estamos em pleno século XXI. Apesar de sua obra ser imortal, José de Alencar - abolicionista ou não? - polemizou na Corte, no ano de 1851. Hoje vivemos a era do abaixo o preconceito: contra o negro, o pobre, o gay.... Se Fernanda Montenegro pôde interpretar a cafetina Jacutinga na novela Renascer, por que Neusa Borges não poderá atuar como "madame" numa futura novela que algum autor inovador venha a escrever?
     O talento desta grande atriz já foi mostrado - e comprovado - em vários trabalhos. Sua história de vida (e artística) é um orgulho para todos nós, brasileiros; negros ou brancos, mulatos ou não. Ela nasceu em Florianopólis (o8.03.1941) e começou sua carreira como crooner de orquestra. Uma de suas atuações mais marcantes foi, sem dúvida, na novela Carmem (TV Manchete, 1987) como a Pomba-Gira. Dizem as más línguas que ela implora por papéis na Globo. E daí? Ela é ótima atriz. Tem que se mostrar mesmo. Se formos olhar para certos "participantes" de alguns programas da mesma emissora que estão ali e nem sabemos o "porque", completamente deslocados em falta de talento e competência, tomando o espaço de quem poderia estar lá... É o famoso protecionismo (Quem Indicou) contra o talento e profissionalismo. Mas, c'est la vie!...
     O poeta Augusto dos Anjos (1884 - 1914), em seus Versos Íntimos, escreveu que "a mão que afaga é a mesma que apedreja" e o beijo se torna "a véspera do escarro"... (?) ... Difícil de entender para quem cultura procura não ter. Muito menos ler. Mas, trocando em miúdos... Depois da Abolição da Escravatura que - ilusóriamente, com a Princesa Isabel libertando (?) o povo negro - afagou o ego dos afrodescendentes, hoje continuamos nos sentindo apedrejados nos mínimos desejos de liberdade e conquistas. O que nos resta, então, senão acreditar que o afago, o beijo de hoje, não irá se transformar na cusparada de amanhã?...  Exagero de minha parte? Não! Realidade. A sociedade é dura, com - ontem, hoje e, espero, não sempre - as pessoas que tem o tom negro na cútis. Beija-se, afaga-se e abraça-se Pelé, Louislinda Vallois, Glória Maria, Gilberto Gil, Margarete Menezes, Heraldo Pereira, Rute de Souza, Joaquim Barbosa, Milton Nascimento, Barack Obama, Oprah Winfrey, e tantos outros, por que são famosos, celebridades. E se eles não fossem? E se Emílio Santiago não tivesse sido quem foi? Ele estaria hoje sendo lembrado, famoso, fazendo parte de nossa história?...
     Deus é branco, mulato ou negro? Quem já o viu? Colocar Jesus e Maria como loiros, de olhos azuis, nas pinturas e gravuras, é não conhecer o tipo de pessoas daquela região onde eles viviam. Da mesma forma que é utopia - e ignorância! - os retratar como negros nas encenações. Cada um é o que é. E a cor da pele nada mais é do que um mero (e insignificante!) detalhe na pintura do caráter de uma pessoa.
     Au-revoir para todos que me criticam ou aplaudem. Na próxima semana (não mudei o dia, é temporário), se Deus quizer, aqui estarei. Eu aqui e vocês daí. C'est la vie!

                                                                                                                                                                  RENÉ SANFERR, 26.03.2014

a ESFINGE:
(UMA CITAÇÃO É APENAS A OBSERVAÇÃO DO PENSADOR
SOBRE FATOS, PESSOAS E ACONTECIMENTOS.
E, NA MAIORIA DAS VEZES, O AUTOR NÃO COMPARTILHA DA MESMA OPINIÃO
SOBRE O QUE FOI POR ELE OBSERVADO, ESCRITO E PUBLICADO).
"Para que o preconceito se muitos, que se dizem brancos, pelo que fazem se tornam incapazes e nem são vistos direito?"

                                                                                                                                                                  RENÉ SANFERR, 13.05.1990


NA QUARESMA
É PARA SE PENSAR E REFLETIR NO DEUS QUE INTERESSA.
E NÃO SEGUIR E REPETIR
O QUE FÁZ O DIABO QUE NÃO PRESTA.
"SE A VOZ DE MUITA GENTE NÃO FOSSE A VOZ DO DIABO,
DEUS NÃO TERIA OUVIDO MUITA GENTE
MANDAR QUE NA MÃO d'O SEU FILHO PRENDESSEM UM CRAVO".



"SINAL VERDE,
 sinal vermelho".


....."Para se ter um país melhor, precisamos de criança com Educação e Cultura", frase sábia de uma atriz jovem. (Mesmo tão criticada!). LUANA PIOVANI, ontem, no Vídeo Show. Belíssima!! Inteligentíssima!! (SINAL VERDE)

..... um alerta para os pensionistas e aposentados do INSS: cuidado com "certas" (muitas, não todas!) instituições financeiras que emprestam dinheiro CONSIGNADO... é UMA GRANA DO DIABO!! Fiquem atentos. Elas ficam com seus dados (documentos, conta bancária) e - ao assinar vários papéis, os quais, no corre-corre não se tem tempo de ler atentamente - depois, colocam mais DINHEIRO na sua conta DIZENDO ESTES EMBUSTEIROS  que você foi lá pedir dinheiro NOVAMENTE. Cuidado com o que assina! Eles usam estes documentos, seus dados, duas, três vezes... (SINAL VERMELHO).

..... até quando vamos ter de assistir reportagens sobre atos criminosos, nos tais TROTES nas universidades? Trote, até o ponto que sei, é de cavalo. Aliás, o que estes estudantes estão se tornando: em animais ao praticar - contra os outros - tais gestos irracionais. Segundo o Bom Dia Brasil (TV Globo), de ontem, na Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (SP), até mijar (?) no outro é normal. Coisa de animal!! (SINAL VERMELHO)

..... se fala tanto na falta de água... e os Oceanos cheios dela. Então, uma perguntinha básica: por que os cientistas não criam um mecanismo para TIRAR O SAL da água do mar e, através de aparelhos, fazer esta água purificada vir para tanques nas grandes cidades? Não já chegamos - dizem - a Lua? Não já inventamos a anestesia, o antibiótico? Antigamente, a DOR e a INFECÇÃO matava milhões. Amanhã, quem sabe?... E com criatividade... Não vamos falar sobre a falta d'água como coisa do passado? Não é fácil, claro! Mas, se é de gastar milhões de dólares para descobrir - que POVO TÃO INTELIGENTE e TÃO BURRO é esse, meu Deus? - se tem água em MARTE, porque não TRANSFORMAR a água da TERRA (que temos em abundância!) em água purificada para matar a sede dos terráqueos? Deixem os marcianos com a vida deles! Com ou sem água!!!!!!!!!!!!!!! (SINAL VERMELHO)

..... PATRÍCIA ABRAVANEL - na Escolinha do Professor SS - está sendo uma aluna aplicada. Claro! Ela quer ter os seus $$ duplicados. (SINAL VERDE)

..... "Meu Pedacinho de Chão" - pela estória e autor vai ser sucesso certo - novela de BENEDITO RUY BARBOSA, com direção de Luis Fernando Carvalho, no horário das seis, na TV Globo, vai nos fazer imaginar que estamos assistindo uma produção de Walt Disney. Cenários, figurinos e iluminação dignos das melhores fábulas infantis. Depois de Ernest, Manfredi e Guertrude (Jóia Rara), nada como novos personagens irreais, lúdicos. (SINAL VERDE)

....  falando em TV GLOBO, acho - minha opinião! - que não foi uma boa idéia colocar os filmes da Sessão da Tarde logo após o Vídeo Show. Por mais que digam que foi melhor, o povo fala nas ruas que foi pior. Se ainda fossem filmes inéditos! Você quer ver a novela depois do almoço no Vale a Pena Ver de Novo e desiste. Tem mil coisas para fazer e, quando voltar a ligar a TV, já está no início da noite. Foi uma mudança nada feliz. (SINAL VERMELHO)

..... as tardes globais poderiam ser melhores, aos sábados. Depois do Caldeirão do Huck e antes da novela das seis, criar um programa para XUXA apresentar no formato do antigo (e excelente) CASSINO do CHACRINHA. Com artistas no júri, calouros, dançarinas (os), cantores no palco, platéia, ao VIVO. Seria uma atração e tanto! Não gostam de números no Ibope? Com Xuxa apresentando, e este formato, haja números para se colocar no Ibope. Sugestão. (SINAL VERDE)

..... em ano de ELEIÇÃO porque não se aplicar o teste de Redação para os novos (e futuros) políticos? O trabalho deles não é criar projetos-de-Lei? Então? (SINAL VERDE)


                                                                                                                                                               RENÉ SANFERR, 26.03.2014

EU MOSTRO A VIDA COMO ELA É.
E NÃO COMO VOCÊ OLHA E ELA NÃO É.



"Quando se é um bom inquilino e locatário correto, não podemos arcar com os erros do proprietário que não age certo e pagar novamente o que já foi pago ao locador que age errado. Principalmente quando não somos devedor e temos guardados os recibos assinados de que tudo por nós foi pago". - SANFERR, 10.10.2000

"Nunca mande o outro nada para você resolver, senão de tudo da sua vida ele vai saber". - SANFERR, 10.06.2010

"Violação de correspondência, receber para a vida do outro saber e não entregar para em tudo ficar á par, é crime e dá prisão". - SANFERR, 25.03.2014

"Quem lê e entende o recado, não precisa escrever de volta perguntando o que se quis dizer". - SANFERR, 25.03.2014

"Quem não deve e não tem nada a esconder, vive á subir e descer, por que sabe que nada vai lhe acontecer por nada dever". - SANFERR, 17.09.2010

"No trabalho, tem o protecionismo e o profissionalismo. O funcionário apadrinhado e o profissional capacitado". - SANFERR, 01.05.2013

"Quando se é um intelectual capacitado e admirado, é mais do que certo que àquele que não fáz um trabalho qualificado e comentado, vai sempre fazer um comentário mal intencionado e errado sobre o outro com quem não pode ser comparado apenas para o ver desmoralizado". - SANFERR, 31.12.2010

"A cor da pele nada mais é do que um mero e insignificante detalhe na pintura do caráter de uma pessoa". - SANFERR, 04.12.1982

"Morar em casa cheia de coisa errada, nem de graça". - SANFERR, 23.10.2000

"O difícil é chegar lá. Mas, quando chegar, o homem só não se fáz se for besta para não mostrar do que é capáz". - SANFERR, 09.10.2010

"Talento de verdade é aquele que sente necessidade de mostrar toda sua capacidade e conhecimento". - SANFERR, 23.01.2014

"Quem dorme até tarde para os problemas resolver, só vai abrir os olhos quando tudo acontecer e for bem tarde". - SANFERR, 24.03.2013

"Se o vestibular não mudar, depois a universidade vai se envergonhar do diploma que para muitos vai dar". - SANFERR, 13.10.2010

"Se hoje o que faço é admirado é porque desde ontem me preparei para ser capacitado". - SANFERR, 09.10.2013

"Uma pessoa de grande talento e valor profissional é claro que vai ser o diferencial e aumentar o potencial no trabalho de gente de muito valor e talento". - SANFERR, 06.01.1993

"Dá oportunidade ao novo que tem capacidade é para empresário que não quer ser considerado velho e antiquado por não dar uma chance ao novo que é qualificado". - SANFERR, 27.05.2012

"O máximo para uns com a cultura é o mínimo para outros com a falta de leitura". - SANFERR, 04.01.2014

"A pessoa que não desagrada é sempre a mais falsa". - SANFERR, 09.08.2013

"Ter o talento reconhecido é o que consegue o homem que tem muito conhecimento". - SANFERR, 29.12.2011

"Se você não tem talento para ser escritor, ao menos mostre que quer ter conhecimento ao ser um leitor". - SANFERR, 06.12.1994

"Abrir a boca para falar todos sabem. O que nem todos sabem é a boca calar por não saber sobre o que vai falar". - SANFERR, 14.03.2014

"Homem burro sem assunto para falar é o homem que sabe tudo ao pegar o copo para se embriagar". - SANFERR, 15.03.2014

"A grande praga da humanbidade é o preconceito, o qual fáz da vida do ser humano um eterno desespero". - SANFERR, 17.02.2010

"Muitos gays capacitados colocam muitos machos desqualificados para ficar por baixo". - SANFERR, 11.01.2014

"Nem todos são criticados, já que nem todos são lembrados". - SANFERR, 27.05.2007

"Se você não sentar para assistir televisão para estar á par do que se passa no mundo, você só vai estar à par e dar informação ao sentar na porta para falar da vida de todo mundo". - SANFERR, 09.03.2014

"Homem sem futuro é o homem que não é culto". - SANFERR, 15.03.2014

"Quem não procura o que ler para se informar, nas portas vive á fofocar sobre tudo àquilo que não procurou se informar para saber o que vai falar". - SANFERR, 15.03.2014

"Tem homem com o comportamento de nigrinha que o seu sobrenome deveria ser baixaria". - SANFERR, 08.02.2014

"OU o homem morre sendo um nome no meio das personalidades ou morre sendo apenas um homem a mais no meio da mediocridade". - SANFERR, 07.06.1999

"Quem se ajoelha para o diabo com Deus não se aconselha". - SANFERR, 31.10.2001

"Mãe de filho hetero, mas burro e desvalorizado, preferia que ele fosse gay, mas culto e admirado". - SANFERR, 26.11.2010

"O papel serve para o intelectual mostrar o que sabe fazer e presta. Ou, então, para o ignorante mostrar o que pode fazer e limpar o que não presta". - SANFERR, 09.02.1989

"Se alguém dá provas que é muito bom no que fáz, a única coisa que você pode fazer é dar chance desta pessoa mostrar que pode ser muito melhor no que você pedir para ela fazer". - SANFERR, 08.02.1986

"Quem só sabe viver para beber é porque nada quis aprender para saber fazer a não ser o copo encher". - SANFERR, 21.09.2001

RENÉ SANFERR, 26.03.2014
ATENÇÃO
 AGRADEÇO AS CONTRIBUIÇÕES E PEÇO QUE CONTINUEM FAZENDO DOAÇÕES AO BLOG.
                  ASSIM COMO O JORNALISTA FUNCIONÁRIO DE JORNAL, O BLOGUEIRO-COLUNISTA, EM TODAS AS PARTES DO MUNDO,
                     EM VÁRIOS SITES E BLOGS, VIVE DO QUE ESCREVE, O SEU TRABALHO VIRTUAL É O SEU GANHA-PÃO.
   SEM NENHUM VÍNCULO EMPREGATÍCIO.
 DEPOSITE NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL.
CONTA O1:
Caixa Econômica Federal                                   -               Av. Estados Unidos, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    0063                                                            Conta: 023-00012630-9
CONTA 02:
Caixa Econômica Federal                                   -               Relógio de São Pedro, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    1416                                                             Conta: 013-00099159-3
CONTATOS:
e-mail: rsanferr@globomail.com
fone  : (71) 82659332
home-page: HTTP://SANFERRPRESS.BLOGSPOT.COM
novo blog  :  HTTP://SANFERRARTSCRIPT.BLOGSPOT.COM

  P    A     T     R     O     C     Í     N     I    O

12 comentários:

  1. FÁZ TEMPO QUE NÃO FAÇO NENHUM COMENTÁRIO, MAS SEMPRE ESTOU LENDO OS TEXTOS DESTE BLOG. JANETE, Toronto (Canadá).

    ResponderExcluir
  2. Demorou para a grande atriz brasileira Neusa Borges ser homenageada neste blog. "Um bacho" Joira

    ResponderExcluir
  3. Deviam dar mais espaço para esta atriz. Beijajão da Nathy.

    ResponderExcluir
  4. Ela deve ser chamada para grandes papéis, à sua altura. Marcos, do Pará.

    ResponderExcluir
  5. Citar a obra imortal de José de Alencar para justificar o seu texto sobre uma personalidade negra, só coisa mesmo de quem sabe onde tem o nariz e tem muita cultura. Carlos Mario, São Paulo.

    ResponderExcluir
  6. Vou ler, mas já gostei do título do texto. Gerusa (Brasília)

    ResponderExcluir
  7. GLÓRIA PEREZ É A AUTORA DE NOVELA QUE SEMPRE A COLOCA EM CENA. PORQUE ISSO? NEUSA É UMA GRANDE ATRIZ E MERECE ESTA OPORTUNIDADE. PORQUE A TELEVISÃO TEM DESTAS COISAS? DEVERIAM, OS AUTORES E DIRETORES, CHAMAR OS ATORES PELO TALENTO E NÃO PELA AMIZADE. VEMOS ISTO CLARAMENTE. DETERMINADOS ARTISTAS TRABALHANDO SOMENTE EM NOVELAS DE UM AUTOR. LARISSA, BH

    ResponderExcluir
  8. Realmente, o preconceito não tem nada à ver com os tempos modernos que estamos vivendo. MARCO ANTONIO (TONINHO)

    ResponderExcluir
  9. No texto da semana passada, sobre o valor de um homem, ouví muitos comentários contrários, dizendo ser um artigo preconceituoso, arrogante, ofensivo. Leiam, se não leram e me digam se o que o blogueiro escreveu não é a mais pura verdade. Quanto ao tema de hoje, vão dizer que o preconceito contra o negro também não existe?

    ResponderExcluir
  10. Fiquei sabendo do blog e adorei.
    SÔNIA

    ResponderExcluir