quarta-feira, 12 de março de 2014

UMA MULHER NADA NORMAL E UM TEXTO EXCEPCIONAL





UM BLOG MUITO BONITO, MAS SEM UM BOM TEXTO E NENHUM CONTEÚDO,
VAI SERVIR APENAS PARA SER VISTO E LOGO ESQUECIDO.
SIMPLESMENTE PORQUE TODO MUNDO NÃO VAI ENCONTRAR NELE
NADA DE BOM PARA SER SEMPRE LIDO.


ADRIANA LISBOA.
VENCER NA VIDA É MORRER E O SEU NOME SOBREVIVER.
POR TUDO QUE TEVE CAPACIDADE PARA FAZER.




     "Se eu fechar os olhos agora" - e eu, simples e modesto trabalhador das letras e palavras, complementaria: "... posso sonhar e esperar". A primeira parte da frase é o título de um (famoso) livro de um dos maiores jornalistas do país, Edney Silvestre, o qual - quando correspondente da TV Globo, nos EUA - cobriu os atentados às torres do World Trade Center. E a segunda parte da frase - de minha autoria - pode sugerir o que todo escritor (dramatirgo, contista ou romancista) pensa - e fáz - quando senta para "colocar o preto no branco". Tarefa nada fácil, ingrata, massacrante. (E quem lê pensa que o autor tem o dom da mágica, de fazer surgir flores nas pedras). Talvez - eu disse talvez, vejam bem! - seja assim; mas que precisamos "suar os neurônios" (?) isto lá é verdade. Suar os neurônios!... Frase pequena, emblemática e, de certa forma, instigante e arrogante. (Ou não?). Enquanto a maioria - e muitos, por tabela, são leitores - estão por aí "suando a camisa". Para ganhar a vida comum e rotineira de todos os simples mortais. Não ganhar prêmio como Silvestre que - por "Se eu Fechar os Olhos Agora" - faturou o prêmio São Paulo de Autor Estreante, juntamente com um gordo cheque de 200 mil reais. E quem - respondam francamente - ganha tanto dinheiro assim suando a camisa diáriamente, ralando num emprego por anos à fio, aguardando (apenas) a premiação da aposentadoria? A qual, a bem da verdade, últimamente está mais para castigo e não condecoração pelos serviços prestados numa determinada área. Prêmios disto e daquilo, gordos cheques - mesmo, ás vezes, demorando toda uma vida - só aparece na "aposentadoria" (precoce ou tardia, mas chega) àqueles que suam os neurônios. Ou, então - se não tiver neurônios para pensar, trabalhar e criar - vai ter que, da vida, tirar flores das pedras mesmo e SONHAR, no máximo, com a casinha construída tijolo por tijolo, ou o carro popular comprado em mil prestações. À perder de vista e sem nenhuma perspectiva de futuro melhor, mais auspicioso, brilhante e condecorado.
     Autores - semi deuses da criação - ou leitores - súditos da criação alheia. Em qual dos dois lados você quer ficar para esperar o futuro (que a Deus pertence) chegar? Ou, para um bom entendedor, em qual dos dois (autor ou leitor) vai se classificar? Escrevendo ou lendo? Fazendo parte da história ou lendo apenas uma estória? Pode parecer arrogante, antipático, mas é o que sempre - e nenhuma pessoa, em sã consciência, pode contestar este fato, esta verdade sempre dura e cruel - digo: escrever não é para qualquer um. Não é, nunca foi e jamais será. E escrever um bom texto transforma o homem medíocre e comum num homem genial e raro. (A depender, lógicamente, se ele vai ser um grande romancista ou um, talvez, pichador de frases que chamam a atenção num minuto e são esquecidas logo depois, após serem lidas nos muros da cidade). Se bem que, Eduardo Galeano, renomado escritor uruguaio, já disse certa vez: "Existe uma tradição que vê o jornalismo como algo exercido nos porões da literatura. Creio que toda mensagem escrita seja parte da literatura, o que inclui as pichações"... (?) ... De certa forma, concordo.
     Como concordo também com a frase de mestre Jorge Amado (1912-2001), que sintetiza, em poucas palavras, o trabalho literário de nossa homenageada de hoje e o que disseram por aí, contra ou á favor, sobre suas obras: "Nenhum crítico ensina ninguém a fazer romance".
     Romance, conto ou poesia. Tudo é arte literária. E Adriana Lisboa "viaja na maionese" quando se senta - com toda genialidade e criatividade - para colocar o preto no branco. E ela, surpreendentemente, tira flores das pedras. O seu texto - poético e sintético (se é que me entendem!) - fáz nascer um oásis em pleno deserto. Oásis de palavras que nos levam a sonhar e esperar, "querendo ou não fechar os olhos", agora ou depois. Sonhar é o verbo que queremos conjugar ao ler um texto desta mulher que nos brindou com obras-primas como Azul Corvo, Rakushinha", Um Beijo de Colombina, e por aí vai. (Ou, melhor dizendo, ainda virão). Bons e excelentes textos. Textos de uma moça que nasceu no Rio de Janeiro e hoje mora nos EUA. Foi laureada com o prêmio José Saramago, Moinho Santista, entre outros. Está na estrada já fáz algum tempo e teve sua vida retratada no curta "Lisboa". 
     Lendo um texto com total despojamento clássico, na verdade um desdobramento temporal, como é o caso da escrita casual de miss Lisboa, ou os verdadeiros clássicos, é que nos fáz - como leitores - sentir como somos pequenoas diante da magnitude, da grandiosidade (e superioridade) de quem sabe pegar o branco e colocar nele o preto. Ou seja, botar no papel as suas idéias e experiências (reais ou ficcionais) de vida. "Sonhar e delirar" é a frase obrigatória num texto de um estreante como Edney Silvestre ou numa (não tão nova na literatura assim) escritora de talento como Adriana Lisboa. Óbviamente que as obras dela não são tão clássicas como as de J. M. Coetzee (Mecanismos Internos), William Faulkner (Sartoris), Per Petterson (Cavalos Roubados), J. D. Salinger (O Apanhador no Campo de Centeio), Justin Cronin (A Passagem), e por aí vai. Muitos eruditos das letras - devoradores de livros - dirão que não consideram este ou àquele citado aí acima como "clássico". Mas, para mim, clássico é tudo áquilo que não é popular e vulgar; e popular e vulgar, para mim, é tudo áquilo que fáz um sucesso meteórico e vai se finar no crepúsculo da mediocridade, no ostracismo da falta de genialidade.
     E - "se eu fechar os olhos agora" - certamente (como todos vocês que gostam de ler bons livros, clássicos ou não) verei no fim do túnel do mundo dos escritores, um lugar para "sonhar e esperar". Como Adriana Lisboa, lógicamente, deve ter sonhado e esperado a sua hora chegar. Para ela e todos os criadores (semi-deuses que "viajam na maionese")  vencer na vida é muito mais do que uma aposentadoria depois de 30 anos, um carro comprado em mil prestações ou uma casa  construída tijolo por tijolo. Isto é o sonho "máximo" daquele que só lhe foi permitido a realidade "mínima" da vida. O TER e nunca SER. Adriana Lisboa, Edney Silvestre, Jorge Amado, Eduardo Galeano, J. D. Salinger, Justin Cronin, Per Petterson, William Faulkner, J. M. Coetzee, e dezenas, centenas de outros - renomados ou não - poetas, contistas e romancistas, souberam (ou sabem) que vencer na vida é criar vidas; fazer parte da história e não ler uma estória. Ser alguém de sucesso é ser comentado, admirado ou (até) criticado pelas suas obras. e não elogiado por ter feito obras na vida, as quais - com muito ou pouco dinheiro - qualquer um pode fazer.
     Adriana Lisboa - e todos que colocam os neurônios para suar - sabe que vencer na vida é passar por ela, morrer e a sua marca (nome) sobreviver. Pela obra que soube escrever.
     Au-revoir para todos que me criticam ou aplaudem. Na próxima sema (não mudei o dia, é temporário), se Deus quizer, aqui estarei. Eu aqui e vocês daí. C'est la vie!

RENÉ SANFERR, 12.03.2014

a ESFINGE:
(UMA CITAÇÃO É APENAS A OBSERVAÇÃO DO PENSADOR
SOBRE FATOS, PESSOAS E ACONTECIMENTOS.
E, NA MAIORIA DAS VEZES, O AUTOR NÃO COMPARTILHA DA MESMA OPINIÃO
SOBRE O QUE FOI POR ELE OBSERVADO, ESCRITO E PUBLICADO).
"O escritor vive criando a VERDADE por ser talentoso. Mentiroso é quem vive inventando o que não é verdade por não ser talentoso, mas, sim, um grande invejoso de quem é escritor".

RENÉ SANFERR, 29.06.2011


NA QUARESMA
É PARA SE PENSAR E REFLETIR NO DEUS QUE INTERESSA.
E NÃO SEGUIR E REPETIR
O QUE FÁZ O DIABO QUE NÃO PRESTA.
"SE A VOZ DE MUITA GENTE NÃO FOSSE A VOZ DO DIABO,
DEUS NÃO TERIA OUVIDO MUITA GENTE
MANDAR QUE NA MÃO d'O SEU FILHO PRENDESSEM UM CRAVO".



"SINAL VERDE,
 sinal vermelho".


.....  porque a TV GLOBO não escala ANA MARIA MORETZSOHN (escrevi certo, darling?) para escrever uma sinopse para o horário das 21 hs.? Certamente, pela densidade que ela dá ao perfil dos personagens de MALHAÇÃO - e no horário das 17 hs., imaginem! - a estória seria aprovada para o horário noturno, nobre. Talento e competência para segurar o horário das grandes estórias ela tem de sobra. Cada capítulo seria um espetáculo. E os altos índices do Ibope iriam pra cima logo no início. (SINAL VERDE)

..... ALINE ROSAS e BELL MARQUES são dois artistas baianos que, com certeza, farão sucesso em carreira-solo. Tem bagagem e sabem (também) onde tem o nariz, artísticamente falando. A Bahia - com talentos natos, e não fabricados, como CERTOS - só tem a ganhar. (SINAL VERDE)

..... apesar de não ser da SEITA (e não é religião!) camdomblé, tenho de render homenagens - nunca é demais - a beleza do branco da paz dos Filhos de Gandhy no carnaval eclético de Salvador, na Bahia. (SINAL VERDE)

..... a novela JÓIA RARA, de Telma Guedes e Duca Rachid, além de uma estória (sinopse) envolvente, tem um conjunto de personagens com um perfil bem definido, harmonizado. (Claro! Não poderia ser diferente, tratando-se de duas escritoras talentosíssimas). Mas, um detalhe chama a atenção de todos nós, telespectadores: a DIREÇÃO DE ARTE e a CARACTERIZAÇÃO. É óbvio que todas as novelas da GLOBO tem uma produção cuidadosa, primam pela realidade nos mínimos detalhes, mas ontem, assistindo a sequência de cenas do baile de carnaval, observei até as unhas das atrizes. Coisa de época mesmo. E nas unhas! Coisa que o telespectador jamais iria notar. (SINAL VERDE)

..... NEY LATORRACA, no Vídeo Show, é pauta para toda semana e não (apenas) um programa. (SINAL VERDE)

.....um espetáculo da boa música baiana - a carnavalesca - nos foi dado no último domingo com BELL MARQUES no Domingão do Faustão. Roubou a cena de todo programa, quase - eu disse quase, vejam bem! - deixando como "coadjuvante ilustre" a belíssima BRUNA MARQUEZINE. Além de excelente cantor, fala bem, sem presepada e (falsa) encenação de pseudo candidato a ator-canastrão fingindo lágrimas que não se viu rolar. A sua música - verdadeira - tem letra, conteúdo e fáz sucesso por merecimento. E não o adocicado pieguismo do tipo "sou pobre, vim de comunidade, gosto de feijoada"... (Até Popó deixou esta frase pra lá!)... A maioria do povo que assiste FAUSTÃO é pobre, de bairro simples e come feijoada aos domingos. Só não fáz música-presepada para garantir o feijão da parentada. (SINAL VERDE)

..... matéria de abertura do programa MAIS VOCÊ (TV Globo) na última segunda-feira, anteontem: o preço da venda dos imóveis. Um absurdo pelo valor para morar tão mal!! É o que sempre digo: que sonho absurdo é este de sacrificar a própria vida, o bem estar, a diversão, os momentos felizes, se privar de tudo e juntar dinheiro para COMPRAR? E se a vida não der tempo? Se morrer antes? E aí? Do que adiantou tanto sacrifício, passar necessidade por um sonho que pode ou não se realizar? É melhor ALUGAR e o que sobrar curtir a vida. Nunca se sabe se vai ter o DIA de AMANHÃ. Se puder comprar, ótimo. Se não puder, ALUGUE e COMPRE os seus momentos felizes. E eles não tem preço. Vão e não voltam mais. Quem é dono de imóvel, não mora? E quem aluga também não mora? Então, idiota? Pra que juntar se nem sabe se vai ter o dia de amanhã para aproveitar? O único teto certo é o teto da sepultura. (SINAL VERMELHO)

..... SAULO FERNANDES, cantor baiano - observem! - é uma versão pós-moderna de CAETANO VELLOSO. Só falta filosofar!! (SINAL VERDE)

..... prefeito preso, administradores trapaceiros... e a cidade pode sumir do mapa. Matéria (ontem) do JH e JN, TV Globo. Que municipio, hein? E para completar o espanto... não é aqui no Brasil, não, como muitos devem estar pensando. É lá... no país da pena de morte... nos EUA!! Pode? Tanto pode que a cidade está ameaçada de morte. Me perdoem a indiscrição: vai ser implodida ou vão jogar uma bomba-atômica? (SINAL VERMELHO)

..... "O SÉCULO DO BRASIL E O SÉCULO DA MULHER", foi a frase dita por DILMA ROUSSEFF ontem na posse para o Segundo Mandato de MICHELLE BACHELET para o governo do Chile. E quem há de discordar quando temos por aí GRANDES MULHERES mostrando seu valor em todas as áreas? (SINAL VERDE)

..... 18.500 pessoas mortas no terremoto e tsunami que devastou há três anos o Japão. Ontem, durante hum minuto, o país parou para homenagear os mortos deste acidente natural que, infelizmente, ficará marcado para sempre na memória de todos. (SINAL VERMELHO)

..... o ano letivo já começou - e, mais uma vez , como em todos os anos - o MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO fáz vista grossa para um dos mais sérios problemas educacionais do país: os cursos clandestinos, as famosas "bancas". Fala-se muito da deficiência do ensino, principalmente o público, mas um item está passando despercebido. Estas pessoas - que se dizem professores autônomos, mas na verdade sem nenhuma qualificação comprovada - não sabem sequer falar direito, se expressar, escrever bem o que quer que seja, e estão... ENSINANDO!? Dando aulas suporte para tudo áquilo que os verdadeiros professores lecionam nas salas de aula. Se os pais não estão nem aí - já que, na maioria das vezes são tão ou mais intelectualmente incapacitados que os donos das "bancas" - não se preocupam com a instrução dos filhos, está na hora do Governo tomar uma providência. Sair por aí fazendo uma varredura nos bairros, cidades, criar (sei lá!) um 0800 DENÚNCIA para se apontar estas fábricas de burros e ignorantes que proliferam por aí como erva-daninha em todo Brasil. Só assim - depois deste passo fundamental - poderemos pensar nos outros problemas do ensino para, então, tornar nossos alunos em intelectuais. (SINAL VERMELHO)

                                                                                                                                                           RENÉ SANFERR, 12.03.2014

EU MOSTRO A VIDA COMO ELA É.
E NÃO COMO VOCÊ OLHA E ELA NÃO É.


"Um bom profissional só vai ficar fora do mercado se você for um empresário pouco capacitado para conhecer quem é muito qualificado". - SANFERR, 31.10.1997

"Escrever mil frases é para quem tem capacidade. E não para quem tem vontade". - SANFERR, 18.02.2012

"Não queira criticar um grande gesto desonesto, se você é capáz de praticar um pequeno gesto nada honesto". SANFERR, 08.03.1990

"Colocar o preto no branco é a mesma coisa que semear no campo. Sabemos o que hoje escrevemos e ficamos à espera do que futuramente colheremos". - SANFERR, 04.12.2013

"Não faça um juízo errado de quem você não conhece e foram lhe falar mal. Faça um juízo certo de quem você sabe que gosta de falar mal até de quem não conhece". - SANFERR, 04.08.1983

"Se você não viu acontecer, como vai saber se é verdade o que vieram lhe dizer? Se tudo que foram lhe falar é para na outra pessoa você desacreditar e com ódio dela ficar?" - SANFERR, 28.01.2014

"O comentário que chega aos nossos ouvidos é bem diferente da VERDADE que nossos olhos deveriam ter visto". - SANFERR, 28.01.2014

"Quem julga por ouvir falar, no seu julgamento vai errar e vai falar sobre um fato ou uma pessoa que não deveria julgar". - SANFERR. 02.12.1994

"Se vencer na vida é ter bens materiais, então Jesus viveu a Sua vida para perder, já que Êle só tinha os bens espirituais". - SANFERR, 24.12.1988

"Não desista por NADA se você sabe que pode fazer TUDO". - SANFERR, 08.02.2011

"Quem acha que o outro na vida já perdeu, é porque nunca ouviu do outro você já venceu". - SANFERR, 17.04.2005

"Vencer na vida não é viver para tudo TER. É fazer tudo em vida para, quando morrer, continuar a viver por tudo SER". - SANFERR, 23.01.1997

"Enquanto uma GRANDE MULHER lhe deu a vida, a mulherzinha pode tirar tudo que você tem na vida". - SANFERR, 08.04.2001

"O escritor não precisa se empregar como um trabalhador comum para SONHAR. Ele vai ganhar por trabalhar no que para o trabalhador comum é SONHAR". - SANFERR, 22.05.2010

"Tem gente que nem precisa provar que tem muitos neurônios na cabeça e tem pessoas que precisam ter cabeça para mostrar que tem poucos neurônios". - SANFERR, 09.11.2010

"O que hoje foi falado daqui há hum ano não será lembrado". - SANFERR, 20.02.2012

"O que hoje foi escrito daqui a cem anos vai ser lido". - SANFERR, 20.10.2010

"Querer é poder quando sabemos o que podemos fazer e sabemos o que queremos ser". - SANFERR, 10.10.2010

"Quem sabe aonde pode meter a mão, é porque sabe ontem tem o nariz e sabe o que tem dentro da cabeça". - SANFERR, 02.03.2014

"Quem tem uma família jamais vai ter uma vida bandida". - SANFERR, 19.07.2010

"Esperar para sonhar é coisa de quem não sabe um sonho criar". - SANFERR, 07.12.2002

"Eu não gosto de ser popular. Gosto de selecionar o que está inserido dentro do popular". - SANFERR, 21.09.2013

"Quem não está ao lado hoje, amanhã é melhor ficar bem afastado". - SANFERR, 20.12.2013

"Fazer o que se você não tem capacidade para mostrar a sua criatividade e vai morrer atestando a sua mediocridade e não comprovando sua genialidade?". - SANFERR, 23.11.2014


LEIA , NO BLOG SANFERRARTSCRIPT,
A SINOPSE DE "CABARET" PARA
NOVELA DE TELEVISÃO.
ENTRE OUTROS TEXTOS.

RENÉ SANFERR, 12.03.2014

ATENÇÃO
 AGRADEÇO AS CONTRIBUIÇÕES E PEÇO QUE CONTINUEM FAZENDO DOAÇÕES AO BLOG.
                  ASSIM COMO O JORNALISTA FUNCIONÁRIO DE JORNAL, O BLOGUEIRO-COLUNISTA, EM TODAS AS PARTES DO MUNDO,
                     EM VÁRIOS SITES E BLOGS, VIVE DO QUE ESCREVE, O SEU TRABALHO VIRTUAL É O SEU GANHA-PÃO.
   SEM NENHUM VÍNCULO EMPREGATÍCIO.
 DEPOSITE NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL.
CONTA O1:
Caixa Econômica Federal                                   -               Av. Estados Unidos, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    0063                                                            Conta: 023-00012630-9
CONTA 02:
Caixa Econômica Federal                                   -               Relógio de São Pedro, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    1416                                                             Conta: 013-00099159-3
CONTATOS:
e-mail: rsanferr@globomail.com
fone  : (71) 82659332
home-page: HTTP://SANFERRPRESS.BLOGSPOT.COM
novo blog  :  HTTP://SANFERRARTSCRIPT.BLOGSPOT.COM

  P    A     T     R     O     C     Í     N     I    O

5 comentários:

  1. pouco conhecida pelo grande público, é, realmente, uma grande escritora.gerusa

    ResponderExcluir
  2. Já li alguns livros dela
    MARCO ANTONIO

    ResponderExcluir
  3. Tô aqui, gente. Não sumi depois do carnaval, não. Bjs, Bjs, Vi.

    ResponderExcluir
  4. Abaleiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii no carnaval, meu povo. E hj tô aqui batendo pt no blog do meu querido amigo. Rararáaaaaaaaaaaa!! DB, da Bahia. Breve lanço o meu blog. Não é enrolação, não, só tô com medo de competir com o texto de Sanferr. É suicidio tentar se comparar com este monstro das palavras. Rararaaaaaaaaaaaaaá!!

    ResponderExcluir
  5. Li um dos livros dela e gostei muito. Não é tão conhecida assim, mas, para quem gosta de uma boa leitura poética, eu recomendo. Excelente.

    ResponderExcluir