quarta-feira, 14 de maio de 2014

CABECITA NEGRA!!

UM BLOG MUITO BONITO, MAS SEM UM BOM TEXTO E NENHUM CONTEÚDO,
VAI SERVIR APENAS PARA SER VISTO E LOGO ESQUECIDO.
SIMPLESMENTE PORQUE TODO MUNDO NÃO VAI ENCONTRAR NELE
NADA DE BOM PARA SER SEMPRE LIDO.






FEIJÃO.
É DO INTERIOR DO PAÍS, DE ORIGEM POBRE,
COM POUCOS RECURSOS ECONÔMICOS, 
QUE APARECEM OS GRANDES HOMENS.




     Ontem, dia 13, comemoramos - será que, realmente, temos o que comemorar ou ainda estamos vivendo uma ilusão, a mentira do "que foi sem nunca ter sido?" - a Abolição da Escravatura. Tantas décadas (mais de hum século) se passaram desde àquele feliz (?) dia e, até hoje, infelizmente, tudo "continua como dantes no quartel de Abrantes". O megro se livrou dos castigos desumanos mas, nos dias atuais, sofre na pele a pior agressão e dor - que é a moral - de todas: o preconceito. (E, recentemente, o país se chocou, todos ficaram indignados, revoltados, com o povo europeu que humilhou um de nossos maiores jogadores de futebol ao insinuar que Daniel Alves é "macaco"). Esquecemos que estamos carecas de falar (e ouvir) "pérolas" do vocabulário popular, como, por exemplo, "cada macaco no seu galho?"... E, no resumo da ópera, dizemos isto com brancos, pardos, negros, roxos, azuis... Sem distinção de cor, raça ou posição social. E a frase significa: "Fique na sua, não se meta no assunto que não lhe diz respeito, que você não entende". (Ou não é isto?). Enfim, estamos - como nos dias da Princesa Isabel - sofrendo as mesmas humilhações, discriminações; só que agora com mais diplomacia, nada acintosamente. (Claro! Existe a lei.). Ou não seria - ao invés de diplomacia - hipocrisia? Falsidade? O negro que hoje é bem aceito, respeitado, é o "negro celebridade", o "negro autoridade"; ou, então, o negro que tem um certo poder financeiro. Mas, o negro povão, pobre e trabalhador? Mudou apenas - da época do Império para nestes dias da República - a forma do negro que não é celebridade, autoridade ou "rico", ganhar a vida. Antes era burro de carga e sem salário. Hoje é o "estudado" que carrega (continua) carga oito horas por dia, em troca de um salário nada digno, humilhante e desinteressante. Que o diga os empregados domésticos, auxiliar de serviços gerais, garis, e tantas outras ocupações que são feitas por, na sua maioria, pessoas negras ou afrodescendentes. Raros são os negros que tem vez e voz na sociedade atual.
     O negro de ontem vivia na senzala; o de hoje, nos guetos, comunidades, favelas. (E dizemos, na maior cara de pau, que tivemos, um dia, a Abolição da Escravatura?)... E como é que o negro de hoje fáz para sair de lá, ter um lugar no mundo, a famosa vez e voz? Vai ser sambista ou, então, jogador de futebol. O caminho mais fácil (?) já que o estudo neste país está para rico; apesar das cotas estar dando "vez e voz" para um ou outro (não todos, vejam bem!) negro sortista seguir uma carreira acadêmica. O esporte, principalmente, virou o sonho de consumo, o "eldorado" da vida de todo garoto pobre, negro e que não vê nenhuma luz no fim do túnel de sua experiência educacional, muitas vezes nem experimentada. (Uma vergonha para um país como o Brasil, onde a grande maioria de sua população é negra ou afrodescendete). E vem de lá - dos guetos, das comunidades e favelas - marcas (nomes) que são (ou poderão vir à ser) grandes promessas do esporte defendido por Pele, um dos primeiros negros que "deu certo" neste país de tantas misturas raciais e sempre racista ... (?) ... Uma destas marcas está, atualmente, no Esporte Clube Bahia, à espera de uma oportunidade para mostrar à todos que tem talento, competência e capacidade para, um dia, ser considerado um dos melhores jogadores do país. Talvez - por culpa dele próprio, sua pouca idade, o deslumbramento de estar no elenco de um time do nível do "rei do futebol baiano", o único vencedor do Campeonato Brasileiro - este menino ainda não se encontrou. Só precisa focar e dar o melhor de si. Força de vontade para provar que é tão capáz como as estrelas do timão baiano, é o que não lhe falta. Especialmente quando ele olha para trás e vê, na sua trajetória, que a Abolição da Escravatura ainda está bem longe de acontecer na vida do negro brasileiro. Fala-se tanto nela, mas vê, ninguém ainda não conseguiu...
     A marca Feijão nasceu em 08 de abril de 1994, na cidade de Salvador, na Bahia, com o nome de Antonio Felipe Gonzaga de Aquino. Assim como existe o funcionário numa empresa que só precisa de uma chance dada pelo chefe para "deslanchar", Feijão está - fáz algum tempo - buscando seu lugar ao sol; assim como tantos outros, nos times de primeira, segunda e terceira divisão. (Tudo bem que, por enquanto, Feijão ainda não conseguiu provar para o que veio ao mundo). Mesmo com as pessoas já sabendo que ele tem todo um diferencial entre os demais jogadores. Mas, agora - nesta excelente fase que o Esporte Clube Bahia está atravessando - ele merece ir para o campo e juntar todo o seu talento aos demais, para somar vitórias à cada jogo. Jovem e cheio de gás, disposto a provar que tem capacidade e criatividade de jogadas sensacionais, o garoto Feijão precisa ganhar espaço, ter a credibilidade do técnico; pois, quando se é iniciante e se quer ganhar notoriedade - seja lá em que profissão for - o cara fáz tudo, dá até o seu sangue para que seu trabalho seja reconhecido. Ainda mais quando - infelizmente a verdade, sempre dura, cruel, é esta - se é negrome pobre. A vontade de fazer o melhor é tão grande que - no caso do menino Feijão - se torna o seu "sonho de consumo" entrar em campo, jogar, arrasar e ser O CARA do time.
     Pelé, no início da carreira - isto é História - foi considerado (e criticado) por muitos como um péssimo jogador, "sem chances", recebeu muitos NÃOs pela cara. (E hoje ele é O CARA do futebol mundial). E depois de muita persistência, foco e determinação, sabemos - o mundo todo sabe - para que o menino Édson Arantes do Nascimento veio ao mundo. "Alguém" confiou, acreditou nele, "viu" o seu talento escondido, mal aproveitado e lhe deu a primeira oportunidade. E hoje este anônimo "alguém" deve estar satisfeito pela carreira brilhante do famoso Pelé. Todo técnico, claro, tem as suas simpatias e preferências com relação aos jogadores; mas, se ele for profissional, tem de honrar a camisa do time que está treinando e colocar em campo para jogar o melhor elenco que tem em mãos. E, muitas vezes, o melhor elenco não é composto somente de estrelas; tem os desconhecidos, iniciantes, que estão sentados ali no banco de reserva esperando sua vez de "mostrar para o que veio". Aqui e acolá, em todo canto e lugar, todo profissional que está começando vai dar o melhor que sabe fazer para se destacar. E é disto - deste incentivo, deste "empurrãozinho" - que o menino Feijão está precisando. Ou, então, ele desista desta profissão e vá se revelar como modelo fotográfico, já que o mercado está carente de autênticos representantes de negros genuínamente brasileiros, de nariz de panela e sorriso largo, sensual. Por que - o que temos demais - são falsos negros, de aparência (quase) européia, nas campanhas publicitárias.
     Enfim, Feijão, eu torço por você; tanto como jogador de futebol ou posando diante das câmeras. (A sua beleza negra e exótica, naturalíssima, é uma das mais convincentes que eu conheço, mesmo que digam que eu estou exagerando). Você, Feijão, tem potencial nos pés (é só se acertar com a bola) e carisma neste sorrisão - de negro verdadeiro, do jeito que eu gosto - que encanta e enfeitiça. Mas, espero, que seja nos campos que você consiga chamar a atenção e tornar-se uma futura marca (nome) de grande valor no futebol; porque jogar, todos nós sabemos disto, é o que você gosta de fazer. E no dia que lhe derem esta oportunidade - de jogar, seja pelo Bahia hoje ou qualquer outro time amanhã - MATE, ANIQUILE, esfregue na cara de quem duvidou do seu talento, que você tem competência e capacidade para dar ( não apenas) o melhor de si. Mas TUDO - até a vida, se for necessário - que estiver ao seu alcance para brilhar mais que todas as outras estrelas do firmamento futebolístico. Sei que você vai chegar lá.
     Au-revoir para todos que me criticam ou aplaudem. Na próxima semana (não mudei o dia, é temporário), se Deus quizer, aqui estarei. Eu aqui e vocês daí. C'est la vie!

                                                                                                                                                                 RENÉ SANFERR, 14.05.2014

a ESFINGE:
(UMA CITAÇÃO É APENAS A OBSERVAÇÃO DO PENSADOR
SOBRE FATOS, PESSOAS E ACONTECIMENTOS.
E, NA MAIORIA DAS VEZES, O AUTOR NÃO COMPARTILHA DA MESMA OPINIÃO
SOBRE O QUE FOI POR ELE OBSERVADO, ESCRITO E PUBLICADO)
"Talento e competência não se fala aos quatro ventos. Se prova e esfrega na cara de quem não tem a cada momento"

                                                                                                                                                                  RENÉ SANFERR, 08.01.2012


OPORTUNIDADE É O QUE PRECISA QUEM TEM TALENTO DE VERDADE
PARA MOSTRAR TODO SEU CONHECIMENTO E CAPACIDADE.



"SINAL VERDE,
 sinal vermelho".


..... "CABECITA NEGRA" - antes que os burros, ignorantes e energúmenos de plantão, que não sabem NADA de NADA, e só vivem para morrer com a cultura, inteligência e sabedoria (além do talento para segurar, sic!) do "copo na mão" digam que é uma frase pejorativa - é uma expressão (quem é dado à leitura sabe disto, e muito mais coisas, pois o livro torna o homem o "rei do conhecimento") popular - verbete - tipo "gíria", da Argentina, que significa: pessoa - como coloquei no subtitulo aí em cima - de escassos recursos econômicos e que, geralmente, provém do interior do país. Depois dizem, uns e outros por aí - como se eu tivesse me importando com isto - que "sou metido à sabe tudo". Não! Eu sou é "entendido" em várias coisas para provar e esfregar na cara de quem não sabe coisa alguma e se ACHA (sem ser) que sabe. Não sou político para agradar a gregos e troianos. Portanto, o que tenho de dizer, digo (e escrevo no meu estilo), doa a quem doer. E pt. (SINAL VERDE).

..... ontem, 13 de maio, o mundo cristão comemorou 97 anos - na diocese de Leiria, na Serra d'Aire, Fátima foi o local escolhido por Êla - das aparições da Virgem Maria (Nossa Senhora), a Mãe de Deus, as crianças, Jacinta, Francisco e Lúcia, pastorinhos daquela região. Não é uma festa somente da Igreja Católica. É fato historico da HUMANIDADE. Para os ignorantes que - ao invés de ler para saber o que vai falar - dizem que temos várias (na Santa Madre Igreja) "Mães de Deus" é bom que seja dito para estes energúmenos que as denominações e títulos da Bem-Aventurada Virgem Maria, se deve ao local ou, então, a honraria que lhe demos. Como, por exemplo, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora da Assunção, e por aí vai. Maria, a Mãe de Deus, é Única. A primeira aparição aconteceu em maio e a última em outubro, sempre no dia 13 de cada mês. É o que sempre digo: se - muitos por aí - procurassem ler, se informar, pesquizar, não ficariam indo, de porta em porta, Bíblia debaixo do braço como acessório de sovaco, falando o que não tem capacidade de entender, para "catequizar" (e enganar) os burros que ouvem sem nenhuma competência para compreender; já que são preparados, isto sim, para falar de comida, vida alheia e o que só conseguem enxergar a meio-palmo do nariz. (Se é que me entendem!). Está explicado ou quer que eu desenhe? (SINAL VERDE).

..... "VAMBORA, BAÊA!!". Este grito está sendo ouvido nos quatro cantos da Bahia, pelos tricolores - torcedores do Esporte Clube Bahia - desde que os jogadores decidiram GUERREAR para uma excelente classificação CONQUISTAR no final do Campeonato Brasileiro. Tem sido assim a cada semana, cada jogo que o time da terra do Senhor do Bonfim está participando. É uma vitória atrás da outra. Que maravilha! Mesmo quando é um empate, o resultado é satisfatório, válido, por que - apenas por uma questão de SORTE, naquela partida, e nada mais - os jogadores estão se portando como GLADIADORES no COLISEU que o campo de futebol se transforma, quando eles decidem ENFRENTAR e LUTAR contra as feras do time rival. A cada semana está sendo uma SUPERAÇÃO e - tenho absoluta certeza disso - que não vão nos dar em nenhum momento, daqui por diante, nenhuma DECEPÇÃO. As batalhas, meus queridos jogadores do Esporte Clube Bahia, estão sendo vencidas, por que vocês estão provando que são GRANDES HOMENS. E com isto toda a torcida orgulhando. Mas, vamos FOCAR bem lá na frente, no último jogo, na decisão do Campeonato. Não sonhem com o "SE"... Realizem o "EU POSSO FAZER"... Realizem o "Nós vamos fazer o impossível para estar na grande final". Já pensou? Desde 1988 que a Bahia não tem esta honra. Que tal este ano? Impossível é não TENTAR. E sabem como vocês vão conseguir isto? Mostrando a cada jogo que não são bons; são ótimos. Provando a cada jogo que tem capacidade para enfrentar os famosos times do sul do país e "esfregar na cara deles" que o Essporte Clube Bahia tem os melhores jogadores do país. Ou vocês vão treinar a semana toda, se cansar, para depois, no jogo, receber a vaia da torcida por não chegar lá? Vocês podem e vocês vão fazer, neste ano, conseguir colocar o Esporte Clube Bahia entre - no mínimo - os três melhores do Campeonato Brasileiro. E quem sabe, sempre fáz; hoje, amanhã e sempre. Ao contrário de quem NADA SABE - que precisa roubar, copiar a idéia - de quem TUDO SABE FAZER e nunca vai conseguir FAZER igual, por que não tem capacidade para NADA MOSTRAR. (Se é que me entendem!). Neste caso do Bahia, jogar e ganhar sempre, para depois, quem não conseguir lhe acompanhar, para trás o timão deixar. Talento não é dado à todo mundo. E quem o tem, sempre terá. É uma questão de moral, de honra para vocês. Não somente para o time; mas para a carreira de vocês. Em qualquer área, profissão, ser igual aos demais é coisa para qualquer um. E vocês, jogadores do Bahia, não são "qualquer um". São o diferencial, os melhores, àqueles que tem TALENTO, COMPETÊNCIA e CAPACIDADE para destruir todas as feras que se colocarem na frente de vocês. O leão já foi derrotado várias vezes. Já colocaram o rugidozinho dele para parecer miado de gato escaldado. Então? Vai ser com os outros "monstros" do futebol nacional que vocês vão AMARELAR, se deixar derrotar? Não! TALENTO NÃO SE ROUBA. E VOCÊS, JOGADORES DO BAHIA, tem de sobra. MOSTREM A CADA JOGO. PROVEM A CADA JOGADA. Agora, é GUERREAR, suar a camisa, o SANGUE DERRAMAR, mas... GANHAR!!! A carreira de vocês, o reconhecimento e o sucesso de todos vocês, meus queridos, vai depender de toda bola que na rede do outro time vocês fizerem entrar. Força. Coragem. Foco. Determinação. E o resultado final vai no Olimpo do Futebol Brasileiro lhes colocar. Reitero: não vale SONHAR se o jogo vai GANHAR. Tem que REALIZAR E JOGAR PARA este SONHO PROVAR que é possível. Escrevam - como eu faço aqui no blog semanalmente - a cada jogo disputado, a HISTÓRIA e SUPERAÇÃO de quem tem TALENTO para esfregar na cara de quem não tem. (SINAL VERDE)

..... e o ESPORTE CLUBE (MERDINHA) VITORINHA, hein? Tá "destronado". O seu miado, realmente, está de gato escaldado... de tão desclassificado que está quando se mete, OUSA, tem a AUDÁCIA de cruzar o caminho e ENFRENTAR o Esporte Clube Bahia. É a mesma coisa que uma pessoa que não saiba escrever três linhas, tentar enfrentar, "bater de frente", com quem escreve um romance, artigo, peça, livro, novela.... Deu sorte no ano passado, mas agora, infelizmente, queridos torcedores rubro-negros baianos, a maré de falta de sorte se instalou no Barradão... Ou não será Barracão dos desvalidos? Pelo amor de Deus! Cadê a voz da torcida que não se fáz ouvir? Pode ser - eu disse PODE SER - que agora, com o novo técnico, TALVEZ se ouça novamente o rugidozinho aqui e acolá, neste e naquele jogo. Mas, até agora, a FERA, o leão, vestiu saiote e está rebolando de graça diante do timão que é o Esporte Clube Bahia. (SINAL VERMELHO).

..... enquanto isso, a MPB (Música Popular Baiana) - por conta destes "novos ritmos" - está TAMBÉM uma desgraça. Esse povo, essa ralé desclassificada, não tem vergonha na cara? É um horror!! Uma merda a cada "XÔ". A privada deles deve estar cheia... de tanta falta de capacidade, competência. Será que não tem noção da podridão que fazem quando estão com o microfone na mão? Será que não percebem que, quando vão para outros Estados se apresentar, é para o nome da verdadeira MÚSICA BAIANA sujar?... Que o povo de lá - porisso que chamam, contratam tanto - quer se distrair com toda a palhaçada que eles fazem sobre o palco com cara de presepada?... Marombeiro (bonito, tá certo!, mas vá desfilar nas passarelas, posar para as revistas, mas tomem vergonha na cara e deixem de desafinar, digo, cantar) sem a menor harmonia, de roupa justa, sobrando músculos e faltando talento, desconfiômetro. O espelho da casa de vocês tá quebrado e vocês não conseguem se enxergar? Só pode ser isto. A única explicação plausível. E as piriguetes (é assim que se escreve?) semi-nuas? Dançando como verdadeiras... sem nenhuma classificação, sussurrando ao microfone como se estivessem em pleno ato sexual com "alguma coisa" que gostam de colocar na boca?... A boa terra, a nossa querida Bahia, não merece mais isto, esta decadência artístico-musical. Talento não se compra na feira de São Joaquim (feira livre famosa em Salvador) para revender, a preço de banana, no prrimeiro poleiro que chamam de palco. Por falar em BANANA, INADMISSÍVEL jogar tais deliciosas frutas nos jogadores, chamando-os de macacos. Mas, na música que "pagodeia" (não me refiro ao bom e autêntico SAMBA paulista, carioca, vejam bem!) a cultura e "atocha" a merda nas rádios, casas... É BOM QUE SE COMECE A JOGAR BANANAS sobre estes pobres coitados, infelizes e desprovidos de TALENTO, que não sabem CANTAR, apenas BERRAR e, no palco, PRESEPADAS aprontar dizendo que estão à dançar... (?)... Eles vão lá para fora se denegrir como artistas marombeiros e a Bahia desmoralizar. O que é que vão pensar? Que por aqui não tem nenhum cantor que saiba cantar. É o Apocalipse Musical Baiano.  O inferno astral da música (ridicularmente) popular que - dizem eles - a Bahia vai lá para fora mostrar. Axé Music, cuidado com os respingos!! Forró "pé-de-serra", autêntico, cuidado com a merda que pode lhe sujar!! E, para completar, MPB (baiana) fuja correndo desta podridão que está FEDENDO a mil quilômetros de distância. (SINAL VERMELHO)

..... o SENADOR PEDRO SIMON (PMDB-RS) era chamado a todo instante no discurso, ontem à tarde, na Sessão Plenária do Senado Federal, pelo orador do momento, o SENADOR MÁRIO COUTO (PSDB-PA). Foi uma fala - como sempre, típica do nobre homem público - dura, cruel (como é a VERDADE), ou, então, acintosamente PROVOCATIVA. Frases - assistam a TV Senado, especialmente quando vamos ter DISCURSO de MÁRIO COUTO na pauta do DIA - do tipo: "NADA ACONTECE COM ESTES LADRÕES!" (referindo-se aos envolvidos no escândalo da Petrobrás), "PONHO TODOS OS CONCEITOS JURÍDICOS PARA O AFASTAMENTO DE GRAÇA FOSTER". "E se ela não for afastada, tem o dedo de d. DILMA". "Dona Graça é mentirosa!". (COMO SE A MODA ATUAL, EM TODOS OS SETORES DA SOCIEDADE, NÃO FOSSE O USO, POR TODOS, POLÍTICOS OU NÃO, DA MENTIRA). "TENHO CONFIANÇA NO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PARA TOMAR PROVIDÊNCIAS CONTRA DILMA"... e por aí FOI as "carinhosas" palavras do Senador, discurso afora. (Ou não teria sido ADENTRO?). O PT, os escândalos da PETROBRÁS e os personagens desta trama que mais parece uma comédia de costumes, vaudeville, estão se vendo na "boca do Senador Couto". (SINAL VERMELHO)

..... conversando com uma certa pessoa, sobre o que são MÚMIAS, eu citei o exemplo da rainha egípcia mais poderosa da História, que foi Hatshepsut, a madrasta de Moiséis, da Bíblia. Mas - burra, ignorante e energúmena, ao ponto de não ter competência para pegar um livro de História e saber o que aconteceu no Antigo Egito, a não ser falar (e ouvir) as merdas que costuma com os seus iguais - eu acredito que esta pessoa achou que eu estava querendo "me mostrar". Mas, darling, é só você pesquizar, ler e se aculturar, burra na hora que acorda e ignorante na hora que vai dormir. Vou explicar, agora de público, desinformada: Hatshepsut foi, no tempo dos faraós, mais poderosa que Cleópatra e Nefertiti. Ela governou o Egito no período entre 1502 a 1482 aC. O seu corpo MUMIFICADO - daí vem a palavra MÚMIA, sábia do copo e da vida alheia - foi encontrado em 1903, em uma sepultura comum, no Vale dos Reis, no Egito (claro!), e constatou-se, então, que ela faleceu aos 50 anos de idade. Ela foi mesmo madrasta de Moiséis. O Antigo Testamento diz que Moiséis tinha a idade de 80 anos pouco antes do Êxodo (Ex, 7-7) e 120 anos na sua morte (Dt 34.7). Moiséis nasceu no mesmo ano da morte do faraó AMENOTEPE. E ele foi sucedido por Tutmose 1 (1526-1512 aC), um plebeu que se casou com a irmã do rei. Neste caso, a História nos leva a acreditar que Tutmose I foi pai de Hatshepsut. (Que era sua meio-irmã!). E Hatshepsut, ousada, atrevida, foi a única capáz de ir contra as leis do faraó e, ainda adolescente, criar Moiséis como seu filho. Moiséis - graças à Deus - só não foi faraó por conta de sua origem semítica. Depois da múmia de Hatshepsut ter sido avaliada - através de ressonância magnética - descobriu-se que a rainha sofria de diabetes e a causa de sua morte foi câncer. E o seu corpo (mumificado) foi descoberto 3,5 mil anos depois de sua morte. Eis aí a resposta sobre o que é uma MÚMIA. (SINAL VERDE)

RENÉ SANFERR, 14.05.2014

EU MOSTRO A VIDA COMO ELA É.
E NÃO COMO VOCÊ OLHA E ELA NÃO É.


"Morar ao lado de pessoas ignorantes é um exercício de paciência constante, para escutar tanta burrice que vivem, uns com os outros, à diariámente conversar". - SANFERR, 12.09.2001

"Podem me copiar à vontade, porque, na hora do pega pra capar, vocês NADA vão conseguir mostrar e provar para me SUPERAR, a não ser que as minhas obras foram capazes de roubar". - SANFERR, 20.03.2014

"A cada trabalho que você tiver que apresentar, empregue todo o talento que você puder mostrar". - SANFERR, 09.05.2014

"Todo escritor tem um estilo. E este estilo é inconfundível". - SANFERR, 20.08.1982

"Não adianta você se dizer homem, se não tem um emprego de destaque e, muito menos, fáz um trabalho relevante, para que o seu nome em algum lugar se ache, além de mostrar que é importante e provar que tem um sobrenome". - SANFERR, 09.09.2013

"Nem Jesus escapou da cruz que o homem gosta do outro crucificar". - SANFERR, 20.03.1978

"A cabeça de um homem talentoso vai lhe abrir todas as portas, um dia. E a língua de um homem invejoso, fecha portas e janelas todos os dias". - SANFERR, 23.08.1997

"Vá se fuder, que eu não preciso, e nem quero ser, um burro e ignorante como você!". - fala do personagem RAMON SALÁZAR.
               (EXTRAÍDO DO ROMANCE "NÊGO FULÊRO...",. de minha autoria, 1983)

"Se você não sabe redigir meio-texto e sequer falar direito, como quer competir comigo, que posso escrever um romance inteiro?"

"Eu não me importo de ser prolixo, se tem sabedoria em tudo que digo". - SANFERR, 08.02.2013


RENÉ SANFERR, 14.05.2014
ATENÇÃO
 AGRADEÇO AS CONTRIBUIÇÕES E PEÇO QUE CONTINUEM FAZENDO DOAÇÕES AO BLOG.
                  ASSIM COMO O JORNALISTA FUNCIONÁRIO DE JORNAL, O BLOGUEIRO-COLUNISTA, EM TODAS AS PARTES DO MUNDO,
                     EM VÁRIOS SITES E BLOGS, VIVE DO QUE ESCREVE, O SEU TRABALHO VIRTUAL É O SEU GANHA-PÃO.
   SEM NENHUM VÍNCULO EMPREGATÍCIO.
 DEPOSITE NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL.
CONTA O1:
Caixa Econômica Federal                                   -               Av. Estados Unidos, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    0063                                                            Conta: 023-00012630-9
CONTA 02:
Caixa Econômica Federal                                   -               Relógio de São Pedro, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    1416                                                             Conta: 013-00099159-3
CONTATOS:
e-mail: rsanferr@globomail.com
fone  : (71) 82659332
home-page: HTTP://SANFERRPRESS.BLOGSPOT.COM
novo blog  :  HTTP://SANFERRARTSCRIPT.BLOGSPOT.COM

  P    A     T     R     O     C     Í     N     I    O

4 comentários:

  1. Nossa, quando Sanferr gosta de uma pessoa, ele tira até leite de pedra.
    "CY"

    ResponderExcluir
  2. Tambem gosto do feijão com arroz do Bahia. Bjs, Bjs, Vi

    ResponderExcluir
  3. CONCORDO COM O TEXTO. QUEM TEM TALENTO, PRECISA APENAS SER DESCOBERTO. E QUEM NÃO TEM? VAI SER DESCOBERTO NO QUE? EM NADA. VIVER SUA VIDA E CONTINUAR OLHANDO QUEM TEM TALENTO PARA, UM DIA, APARECER. COMO ESTE MENINO DO TIME DO BAHIA. ELE PRECISA MESMO DE UMA CHANCE.
    KK, de ILHÉUS.

    ResponderExcluir