quarta-feira, 21 de maio de 2014

O DONO DA ESTÓRIA.


UM BLOG MUITO BONITO, MAS SEM UM BOM TEXTO E NENHUM CONTEÚDO,
VAI SERVIR APENAS PARA SER VISTO E LOGO ESQUECIDO.
SIMPLESMENTE PORQUE TODO MUNDO NÃO VAI ENCONTRAR NELE
NADA DE BOM PARA SER SEMPRE LIDO.





MANOEL CARLOS.
O TALENTO NÃO DEPENDE DA FAMA.
MAS A FAMA DEPENDE DO TALENTO.



     Escrever novela é "coisa de maluco". Se o escritor não quizer desistir por mais de hum ano e meio, dois - desde que escreve a sinopse, até dar o ponto final do último capítulo - de sua vida pessoal (sair, ter fins de semana, falar ao telefone, assistir filmes, etc.) não queira ser novelista. Prefira escrever um romance, livro de poesias, contos, artigos, ou, até mesmo, teses acadêmicas. (Um saco, certamente!). Mas que não lhe tome doze horas por dia de intenso trabalho como é escrever novela. Óbviamente - a não ser que seja um autor renomado, que tenha escrito um livro de grande sucesso editorial - não vai receber um salário de hum milhão de reais, como Aguinaldo Silva (foi este, segundo sites especializados, o valor da renovação do seu contrato com a TV Globo), autor da próxima novela das 21 hs.
     A vida do novelista é tumultuada (entendam!) dentro do que podemos classificar de "sombra e água fresca": trabalhar dentro de casa, sózinho, com o fone (se tiver e quizer) no ouvido escutando sua música preferida (ajuda a nos dar a emoção na "confecção" das cenas, num ambiente climatizado. Sonho de consumo de milhões de pessoas). Só levanta dali para comer, ir ao toillete e, ao final do dia, dormir. Diáriamente, de segunda à sábado. Domingo de folga? Nem pensar! É o dia para preparar a escaleta - vou explicar o que é depois - dos próximos seis capítulos. Que tumultuada "vida mole", dirão alguns. Vejamos se a vida do autor de novela é fácil ou difícil... Tudo começa com - num prazo de poucas semanas - ele escrevendo a sinopse para entregar a emissora: story-line, perfil dos personagens (dependendo da trama, até sessenta, setenta), e, por último, a estória. Depois que a sinopse é aprovada - e nem todas são, precisa escrever outra, e mais outra, por melhor que todas sejam, às vezes o novelista é ótimo, mas a sua estória espera de dois a três anos para ser produzida - começa a fase de pré-produção. (Isto hum ano e meio antes da estréia). Intensas reuniões com o diretor-geral para escolha do elenco, locações externas (cidade ou país onde serão gravadas as cenas que a sinopse pede), equipes de direção e co-autores, número de cenários de estúdio, figurinos, etc. Depois de várias semanas, vem a redação dos 10 capítulos iniciais: para se dar o tom da novela. (E aí, se o autor não for bom, "a porca torce o rabo"). Escrever sinopse é fácil. (Como também, para quem sabe, é fácil escrever os capítulos). Mas, dar coerência, vida, aos personagens nas cenas é mais trabalhoso, cuidadoso. Qualquer deslize e... pimba! Lá se foi o perfil, a estória do personagem pras cucuias. Um capítulo de novela - todo dia o autor escreve um - tem entre 38 a 42 laudas, em espaço dois. De 45 a 50 cenas, dependendo da ação dramática. E tem de fazer o telespectador ficar preso ao sofá, só levantando nos 4 intervalos comerciais. Dar audiência, Ibope. É mole? Não! É dura... a novela para escrever, of course! O cara tem de ser muito macho para ser autor de novela. (E, irônicamente, os GRANDES NOVELISTAS, ao menos da TV Globo, são assumidamente gays, como, por exemplo, Aguinaldo Silva, Gilberto Braga, Walcyr Carrasco). O novelista - além de toda sua complexidade cultural (tem de ler muito, pesquisar) e intelectual - é um trabalhador braçal. Tem de - literalmente falando - comer muito feijão com arroz para escrever novela. E as idéias, fantasias, tramas e enredos? Tem de brotar da cabeça toda hora, todos os dias. A mentira - perdão, digo, ficção - é a sua bandeira de trabalho.
     O autor de novela (com excessão de Glória Perez, que escreve sózinha todos os capítulos, mais de 200) tem à seu dispor (e comando) uma equipe de cinco a seis roteiristas. E, muitas vezes, ele - o novelista - só escreve a escaleta dos capítulos. E o que vem a ser isto? É o resumo do que acontece em cada cena. E com esta descrição feita pelo autor, os seus roteiristas escrevem as cenas, os diálogos. 
     Vida de glamour, convivendo diáriamente (sendo amigo íntimo) de pessoas bonitas, cultas e interessantes? Talvez, até certo ponto. É óbvio que um autor de novela, além do salário excelente, tem sobre si as luzes dos holofotes que nenhum outro título de "doutor" lhe daria. (Com raras excessões, é claro!). E o que é melhor: não tem curso, escola ou faculdade para o cara saber escrever uma novela. Ele sabe ou não sabe e pt. Ele pode aprimorar a técnica, termos específicos de ROTEIRO como PAN, TRAVELLING, SLOW-MOTION, ZOON, etc... Mas, o necessário é ter talento, competência e capacidade; saber contar uma boa estória. (Não deixar a "peteca" cair em nenhuma cena, nenhum capítulo. É uma questão de honra para ele chamar a atenção do telespectador). Criar ganchos ao final de cada intervalo, cada capítulo e bloco - seis capítulos - semanal.  Aí, pronto. É só escrever a novela e esperar ir ao ar. (Muitas vezes, anos depois. Haja paciência!).  Óbvio que - o sucesso ou fracasso - vários outros fatores (toda a equipe, elenco) irão contribuir para o resultado final. O trabalho do autor de novela - além da fama, notoriedade e glamour - é um trabalho como outro qualquer. Com uma pequena - ou não será grande? - diferença: nem todos podem escrever uma novela. Trabalhar todos devem. Mas, o dever de trabalhar é muito mais prazeroso quando o homem é talentoso o suficiente para saber o que criar e, no papel, a sua idéia colocar.
     Então? Escrever novela é fácil ou coisa de maluco?... Fácil é assistir. Difícil é criar do NADA, preencher laudas e laudas. Comandar uma equipe com mais de 400 profissionais envolvidos na produção, onde a sua PALAVRA ESCRITA (O ROTEIRO) vai se transformar em "vida". (Se é que me entendem!). Não! Não é fácil - mesmo para os autores mais experientes - escrever uma novela. Que o diga MANOEL CARLOS. Depois de anos de estrada, com obras memoráveis, dentre tantas outras, como Maria, Maria (sua primeira novela), A Sucessora, Baila Comigo, Sol de Verão, hoje ele se vê às voltas com as críticas sobre "Em Família"... É o estilo dele. (E cada autor tem o seu). E o estilo de Manoel Carlos é falar sobre os problemas sociais, psicológicos e existenciais que todos nós temos em casa. Assim como Gilberto Braga escreve sobre o high-society carioca e Benedito Ruy Barbosa é conhecido por suas tramas rurais. Manoel Carlos retrata, "pincela" no papel as nossas próprias estórias cotidianas, os nossos conflitos diários.
     Manoel Carlos nasceu em São Paulo, capital, a 14 de março de 1933. Tem 81 anos. Desde 1991 está - entre idas e voltas - definitivamente na Rede Globo. Fáz parte do seleto e exclusivíssimo grupo - o ouro, a prata e o diamante da casa - de autores de "primeira linha". (Aqueles que, à cada sinopse apresentada, os diretores da emissora pulam de alegria, pois sabem que, naquela estória, vem um futuro sucesso). E agora - por que na novela "Em Família" não alcançou o Ibope esperado, por motivos que, talvez, fujam ao seu controle - caem em cima dele com paus e pedras? Sentem e vão escrever novela. Fácil - com relação a pergunta aí de cima - é criticar àquilo que não temos competência para criar. Enfim, no resumo da ópera, escrever novela não é mesmo para qualquer um. Poucos tem o dom. Sabem como escrever uma (boa) sinopse, redigir os capítulos, entrelaçando todas as tramas. As emissora precisam "abrir os olhos" para os novos profissionais. (A sinopse apresentada é a prova máxima do talento, do potencial, da capacidade do novelista). Tem muitos Lauro César Muniz e Mário Prata espalhados por aí. João Emanuel Carneiro tem "sósias" - com o mesmo talento - aos montes, capazes de criar novelas iguais (ou até melhores) do que Avenida Brasil. Janete Clair, Ivany Ribeiro e Cassiano Gabus Mendes devem estar "influenciando" (e "instruindo") muitos, lá do além... Nas emissoras chegam, todos os dias, projetos de autores desconhecidos com a mesma qualidade destes mestres citados. É só ter oportunidade que estes novatos vão "dar e deixar"... Dar o melhor de si para se firmar; e deixar a marca do seu talento na novela que criar. E com uma grande diferença do autor (já) consagrado: ganhando menos do que o salário de Aguinaldo Silva.
     Tem talento para escrever? Comece com o conto, romance, artigos, poesias, peças. É assim que se mostra o trabalho competente, qualificado. Quer escrever uma novela de televisão? (Mas de sucesso, que deixe o povão falando nela até quando dorme!). Escreva - uma atrás da outra, até ser aprovada (e tenha paciência que, se for bom, vai atrair a atenção sobre seu trabalho), quantas vezes for necessário, para mostrar o que sabe e pode fazer - uma sinopse que seja o "Guerra e Paz", romance de Liev Tolstói, da teledramaturgia. Uma boa novela - além dos personagens bem delineados e enredos envolventes, do tipo que se começa a ler a sinopse e não se pára nem para ir ao toillete - precisa "da alma!" do autor. Tem de ter o seu estilo, a sua cara. O estilo do escritor é inconfundível, único e ninguém pode imitar com perfeição. Os profissionais da área - televisão - reconhecem de imediato quem escreveu esta ou àquela sinopse. Portanto, nem tente roubar a idéia do outro. Pois, quem sabe fazer (o verdadeiro autor) fáz quantas sinopses quiser. (É tão fácil, parece brincadeira de criança!). Uma em cima da outra. A qualquer momento.
     Não tem talento para escrever novela, ou seja lá o que for? Vá ser "doutor". Fique com a universidade, o doutorado. Os fóruns, escritórios de arquitetura e engenharia, consultórios médico-odontológicos, irão lhe agradecer pelo seu talento para a carreira. Mesmo não dando fama e glamour, o  espirro que você deu saindo em todas as revistas e jornais - além de um salário milionário - vai lhe dar o título de DOUTOR.
     Au-revoir para todos que me criticam ou aplaudem. Na próxima semana (não mudei o dia, é temporário), se Deus quiser, aqui estarei. Eu aqui e vocês daí. C'est la vie!

                                                                                                                                                                  RENÉ SANFERR, 21.05.2014

a ESFINGE:
(UMA CITAÇÃO É APENAS A OBSERVAÇÃO DO PENSADOR
SOBRE FATOS, PESSOAS E ACONTECIMENTOS.
E, NA MAIORIA DAS VEZES, O AUTOR NÃO COMPARTILHA DA MESMA OPINIÃO
SOBRE O QUE FOI POR ELE OBSERVADO, ESCRITO E PUBLICADO)
"Se todo mundo nascesse para com o trabalho que fáz brilhar, certamente o mundo não teria mais lugar para colocar todas as obras que todo mundo fosse capáz de criar para com o seu trabalho se destacar".

                                                                                                                                                                   RENÉ SANFERR, 01.06.2013


OPORTUNIDADE É O QUE PRECISA QUEM TEM TALENTO DE VERDADE
PARA MOSTRAR TODO SEU CONHECIMENTO E CAPACIDADE.


"SINAL VERDE,
 sinal vermelho"


..... AGUINALDO SILVA, autor da próxima novela das 21 hs., pode - segundo alguns - ter uma língua ferina, maldosa e perigosa. Mas, DUVIDO que ele não tenha apresentado à TV Globo uma sinopse poderosa e, com a nova novela, não vá deixar a cúpula da Lopes Quintas, no Jardim Botãnico, orgulhosa. (SINAL VERDE)

..... me respondam, pelo amor de Deus, me digam, me contem, me falem... era a gloriosa, estonteante, maravilhosa, incomparável, inigualável, única e sem cópias fajutas, MARIA BETHÂNIA que estava no Santuário de Nossa Senhora Aparecida (SP) no último sábado, na Missa da Acolhida de Nossa Senhora de Fátima? Ou eu VI DEMAIS?... Tive uma ALUCINAÇÃO?... De tanto desejar que a cantora das cantoras - e pensar que os(as) despeitados(as) de Santo Amaro, no início de sua carreira, disseram que ela não tinha voz para fazer parte do coral da igreja-matriz de Nossa Senhora da Purificação - estivesse ali, no altar, à CANTAR (e encantar) ao lado de Sérgio Reis, pe. Antonio Maria, Joanna e Fafá de Belém? A Virgem Maria deve ter ficado zangada: não chamaram BETÂNIA para mais Êla ser louvada. (SINAL VERDE)

..... agradeço á todos os AMIGOS (leitores) que - além de atenderem o meu pedido de só comentarem meus artigos no dia da publicação, para dar "frescor" ao comentário - estão nas redes sociais, vez ou outra, o meu blog citar, comentar e elogiar. E - aos inimigos (despeitados e incapacitados), do mesmo jeito, citar e, invejosamente, criticar - eu também quero agradecer. De TANTO MAL FALAR, vocês estão ajudando ao meu nome CELEBRIZAR. Grato!! Tkank you!! Merci!! (SINAL VERDE)

..... o SAMBA está chorando desde a semana passada: perdemos um dos nossos maiores representantes. JAIR RODRIGUES foi chamado, às pressas, para abrilhantar a festa (lá no Céu) de Nossa Senhora com a chegada da Sua imagem - aqui na Terra, denominada Fátima - no Santuário Nacional, em Aparecida, São Paulo. Claro! A Virgem gosta de boa música. E com o elenco que já está por lá, o espetáculo celeste é mesmo com um "coral angelical". (SINAL VERDE)

..... já não está na hora do ESPORTE CLUBE VITORINHA (Ba.) deixar de mostrar que é uma MERDA e provar que voltou a ser um pinico cheio... do que não presta? Talvez seja amanhã que o timinho dê o ar da graça... para deixar de dar á sua torcida tanta desgraça. Uma sugestão aos dirigentes do leãozinho que está mais parecendo rugidozinho (ou miado?) de gato escaldado: vão pagar caro por um técnico renomado para não dar resultado? Deixem o desconhecido Carlos Amadeu que poderá deixar, TALVEZ, menos envergonhados os torcedores. (SINAL VERMELHO)

..... uma festa para celebrar a Mãe de Deus aconteceu no último fim-de-semana, em Aparecida do Norte, São Paulo, no Santuário Nacional da Rainha e Padroeira do Brasil. Milhares de fiéis anônimos e famosos - como, por exemplo, além dos artistas citados aí em cima, estava também Ana Maria Braga - estiveram aos pés de Nossa Senhora, louvando-a. Porque ADORAMOS somente a Deus. Na noite de sábado foi celebrada a Missa de Acolhida da imagem que veio de Portugal. Logo depois, rezamos - o Brasil cristão - o TERÇO. E, na manhã de domingo, a Missa de Entronização. Cerimônias tocantes, emocionantes. Vi muitos homens chorando. Oração não é "coisa de beata", não. É para quem tem muita devoção no coração. Rezar - como diz uma de minhas citações - é plantar para, depois, a árvore de Deus, com a Sua sombra, da luz forte do pecado nos abrigar. No próximo ano, se Deus quiser, será a imagem de Nossa Senhora Aparecida que irá para Portugal e, em Fátima, para sempre ficar. (SINAL VERDE)

..... a CAMPANHA DO GOVERNO contra a exploração sexual do menor - principalmente agora, na Copa do Mundo - é bastante salutar. Mas, vejamos: que menor? O menor mesmo, criança indefesa, que é abusada sexualmente? Ou - e vemos isto em todas as esquinas, estradas e postos de gasolina - o "menor" (de idade e adulto na sacanagem) que se oferece para o sexo diáriamente? SEXO COM CRIANÇA é uma aberração, coisa de doente, psicopata mesmo. Mas, e a "criança" (?) que quer fazer sexo por uns míseros trocados ("por dez eu faço isso", "por cinquenta paus eu faço àquilo"), um par de tênis ou uma roupa de marca? Quantos adultos já não passaram e ouviram isto, estas "cantadas" feitas pela garotada? E não são só as necessitadas, não; são (também) as de famílias decentes, as quais, por este ou aquele motivo, os pais não deram o par de tênis. Meninas e meninas, verdadeiros - infelizmente, a verdade é dura e cruel - prostitutas e prostitutos-mirins que sabem fazer barganha (com estes "doentes" que aceitam) com o próprio corpo. Turistas vem para cá com esta finalidade, porque sabem que temos, aos montes, estes menores safados, mal educados (pelos pais) e mal influenciados pelo consumismo. EU NÃO ENTENDO COMO ALGUÉM POSSA FAZER SEXO COM UMA CRIANÇA, ADOLESCENTE. Mas, por outro lado, não COMPREENDO porque os pais não educam, não ficam "de olho" no comportamento deles. (Não precisa "ir longe" para se ver tais abominações, não. Observe ao seu redor). CADEIA PARA QUEM SE METER COM O MENOR. E - deveria ser LEI - cadeia para os pais que não cuidam deles. Escola para estes (pobres) adolescentes safados que não foram BEM educados. É como diz uma citação minha:" Hoje em dia é a gurizada que se oferece (quase) de graça para fazer sexo com a rapaziada, em troca de um par de tênis ou uma roupa de marca". (Verdade ou mentira?). Pais, seus filhos estão "se dando" a preço de banana. Adultos, TOMEM VERGONHA NA CARA e procurem alguém do seu porte, à sua altura. (SINAL VERMELHO)

..... ler o LIVRO SAGRADO, a Bíblia, não é - como estes que vão pelas portas, se dizendo salvos, falsamente (não é julgamento, são fatos vivenciados que conhecemos nas nossas comunidades) moralistas - para ser decorado. Mas compreendido em todos os seus mistérios linguísticos, ou, então, nas metáforas, as quais, no livro de Atos (18, 30-35) não foram entendidas pelo eunuco. Existe - quem é dado à leitura bíblica (e todas as outras, inclusive as mundanas), a estudar (ler) e pesquisar (buscar) - um abismo entre ler e compreender. (O eunuco lia e não compreendia). Embora no grego neotestamentário as duas palavras sejam etimológicamente representadas. Pois bem. Estes que vão "pelas portas se dizendo salvos" - os nossos irmãos protestantes, discipulos do protesto gerado por Martinho Lutero - deveriam saber disto, para somente depois, ter a ousadia de abrir a boca para DUVIDAR da Virgindade de Maria. Quando o Anjo, na Anunciação, lhe revela os desígnios de Deus, Maria pergunta: "Como será isso possível, pois não conheço homem?" (Lc 1,34). E a resposta do Anjo Gabriel: "O Espirito Santo virá sobre Ti, e o poder do Altíssimo Te envolverá com a Sua sombra". (Lc 1,35). No Concílio de Trento - na mesma época que a Santa Madre Igreja estava assustada com "a loucura" de Lutero, a Reforma Protestante - deu-se uma resposta a esta questão, quando se afirmou que "o Salvador saiu do ventre de Maria, sem macular a virgindade d'Êla"... É para se compreender este mistério. E os protestantes - muitos nem sabem quem foi Lutero, Catarina de Bora e a Reforma - teimam em dizer que Ela, Maria, teve outros filhos. Vamos passar para a questão - dogmática, mas cremos que real, por que Jesus não deixaria o ventre que lhe abrigou apodrecer num túmulo mundano - de Maria estar no Céu de corpo e alma. Ora, incrédulos e ignorantes, que não sabem nada de nada, muito menos estudam, lêem, pesquisam, para saber o que falar: se Elias foi ELEVADO (II Rs 2, 1-18) ao Céu numa carruagem de fogo abaixo do Jordão, por que Maria (a Bendita entre todas as mulheres) não iria?... (SINAL VERDE)

                                                                                                                                                            RENÉ SANFERR, 21.05.2014

EU MOSTRO A VIDA COMO ELA É.
E NÃO COMO VOCÊ OLHA E ELA NÃO É.



"O dever de trabalhar é muito mais prazeroso quando o homem é talentoso o suficiente para saber o que criar e, no papel, a sua idéia colocar". - SANFERR, 26.10.2007

"Um passo que você der para se vingar e ver o outro em aflição, vão ser dez, depois, à chorar, para visitar o seu filho no cemitério ou na prisão". - SANFERR, 29.09.2002

"O talento não depende da fama. Mas a fama depende do talento". - SANFERR, O7.08.1998

"Prefira se humilhar ao pedir, do que roubar para se exibir". - SANFERR, 20.04.2010

"Todo novelista novo vai dar e deixar. Dar o melhor de si para se firmar. E deixar a marca do seu talento na novela que criar". - SANFERR, 25.10.2004

"Mostre o valor do seu trabalho e, só assim, conseguirá um emprego valorizado". - SANFERR, 01.05.1993

"Se na sua casa só se reúne o que não tem valor e não presta, é porque você é uma merda e a sua sala se transformou numa privada". - SANFERR, 18.05.2014

"O meu talento é um poço sem fundo. E quanto mais eu mergulho, mais talento eu descubro". - SANFERR, 09.05.2014

"Uma pessoa que sabe tudo em determinada profissão não precisa de mais nada para assegurar sua vaga e provar que para o cargo está capacitada". - SANFERR, 20.05.2010

"Trabalhar para criar é um emprego que só poucos estão capacitados para este cargo ocupar". - SANFERR, 29.10.2012

"Quando se é o melhor naquilo que se fáz, um simplesolhar de paisagem basta para massacrar quem é  o pior e sem capacidade". - SANFERR, 11.08.2012

"A palavra escrita do autor de novela precisa da voz do ator para lhe dar vida na tela". - SANFERR, 07.12.2002

"Se você é um bom escritor não precisa do QI, de quem indicou. Basta apenas o indicador que um excelente trabalho criou e para quem o apresentou". - SANFERR, 26.06.2013

"O trabalho do escritor, por mais que os menos talentosos digam que não é, é um emprego de GENTE superior. A prova está no número de PESSOAS que sabe o que ele criou. E o emprego do simples trabalhador? Por mais que digam que tem o mesmo valor, sim, conte quantas pessoas ele deixou orgulhosas pelo que, em toda sua vida, ele trabalhou? - SANFERR, 29.07.2004
     (ATT: COMO AFIRMA O TÍTULO - "EU MOSTRO A VIDA COMO ELA É..." - DA APRESENTAÇÃO DAS MINHAS CITAÇÕES, ESTA É A REALIDADE DO MUNDO. A MINHA VERDADE É QUE, PESSOALMENTE, PARTICULARMENTE, RENÉ SANFERR - A PESSOA, O SER-HUMANO, E NÃO O AUTOR-OBSERVADOR - TEM CERTEZA QUE TODOS, NO TRABALHO, TEM O SEU DEVIDO VALOR)

"Cada pessoa tem a sua própria estória, escrita ou contada. Cabe a cada pessoa saber o que fazer pare ela ser muito contada por ter sido uma estória bem escrita". - SANFERR, 20.08.1990

"O sangue de Cristo tem todo o poder. E cabe a você não deixar que, o mal que queiram lhe fazer, lhe vencer". - SANFERR, 09.01.2000

"Deus é Pai e está comigo, me protegendo como filho, dos meus inimigos". - SANFERR, 05.05.2010

"Talento e competência não se fala aos quatro ventos. Se prova e esfrega na cara de quem não tem a cada momento". - SANFERR, 08.01.2012

"Se você for um GRANDE HOMEM é claro que vai fazer um trabalho importante". - SANFERR, 09.03.2013

"Eu sei que estou incomodando. Estão me julgando e comentando. Amando ou odiando. E nem imaginam o quanto estão me agradando. Era isto que eu estava buscando. Ser comentado, bem ou mal falado, em todos os cantos e buracos". - SANFERR, 02.04.2014

"Conheça uma pessoa falsa quando ela diz que gosta de você com um sorriso sem graça". - SANFERR, 18.04.2010

"Fazer sucesso não é aparecer. É todo mundo falar de você sem nem lhe conhecer". - SANFERR, 17.05.2014

"Não subestime a minha inteligência se para me enganar você não tem competência". - SANFERR, 10.05.2010

"Eu vim ao mundo para de mim todo mundo falar. E não passar pelo mundo e morrer sem me fazer notar". - SANFERR, 06.10.2011

"Olhe o que eu sou capáz de escrever e o que você é incapáz até de dizer. E veja quem de nós dois alguma coisa vai ser". - SANFERR, 10.01.2014

"Se o seu nome não chega antes de você, quem é você que nem um sobrenome tem para se fazer conhecer?" - SANFERR, 08.01.2013

"Se você tem um salário de merda, procure fazer um trabalho que presta". - SANFERR, 20.09.2000

"Se você tem certeza que pode conseguir, para que ouvir quem, com incerteza, diz para você desistir?" - SANFERR, 21.06.2008

"Quem é bom já nasce feito e vai morrer fazendo um trabalho perfeito". - SANFERR, 01.05.2014

"A competência antipática é mais salutar do que a incompetência simpática. Qual das duas fáz a empresa ganhar?" - SANFERR, 08.09.1988

"Quando os burros e ignorantes começam a conversar sem saber o que estão á falar, é melhor o culto se afastar e fita isolante nos ouvidos colocar". - SANFERR, 20.05.2005

                                                                                                                                                          RENÉ SANFERR, 21.05.2014
ATENÇÃO
 AGRADEÇO AS CONTRIBUIÇÕES E PEÇO QUE CONTINUEM FAZENDO DOAÇÕES AO BLOG.
                  ASSIM COMO O JORNALISTA FUNCIONÁRIO DE JORNAL, O BLOGUEIRO-COLUNISTA, EM TODAS AS PARTES DO MUNDO,
                     EM VÁRIOS SITES E BLOGS, VIVE DO QUE ESCREVE, O SEU TRABALHO VIRTUAL É O SEU GANHA-PÃO.
   SEM NENHUM VÍNCULO EMPREGATÍCIO.
 DEPOSITE NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL.
CONTA O1:
Caixa Econômica Federal                                   -               Av. Estados Unidos, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    0063                                                            Conta: 023-00012630-9
CONTA 02:
Caixa Econômica Federal                                   -               Relógio de São Pedro, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    1416                                                             Conta: 013-00099159-3
CONTATOS:
e-mail: rsanferr@globomail.com
fone  : (71) 82659332
home-page: HTTP://SANFERRPRESS.BLOGSPOT.COM
novo blog  :  HTTP://SANFERRARTSCRIPT.BLOGSPOT.COM

  P    A     T     R     O     C     Í     N     I    O

15 comentários:

  1. Manoel Carlos é um grande novelista e estão sendo injustos por esta trama que está no ar, EM FAMÍLIA, não estar agradando. É uma estória para se entender. Solange, da Redação.

    ResponderExcluir
  2. NOSSA!!!!!! SANFERR É MESMO UMA FERA. ENTENDE DE TUDO. DEU UMA AULA DO QUE É FAZER NOVELA. IH! ATÉ RIMEI. COMO ELE.

    ResponderExcluir
  3. Assito todo dia e gosto da novela. mARIA L´cia

    ResponderExcluir
  4. Todas as novelas dele são ótimas.
    Débora, de Fortaleza.

    ResponderExcluir
  5. Mel. Sanferr saca tudo mesmo. Bjs, Bjs, Vi.

    ResponderExcluir
  6. Valeu, brother. Tu é mesmo bom, hein! "Alê".

    ResponderExcluir
  7. Queria ser Luisa só pra beijar aquele lindo do Laerte. Rarará! DB.

    ResponderExcluir
  8. Novela é assim mesmo, uns gostam e outros não. Mas eu tô gostando. "URSO"

    ResponderExcluir
  9. A novela deste autor é muito bem escrita, produzida e tem um elenco de primeira linha. Para mim, é sucesso certo e estou gostando do que está sendo abordado. Rogério, São Paulo.

    ResponderExcluir
  10. As novelas de Manoel Carlos tem uma temática social de grande relevância nos dias atuais. Acho pertinente que ele fale sobre temas tão polêmicos. Francisco, Editor-Chefe

    ResponderExcluir
  11. Tu é o cara mesmo, brother. Sabe de tudo. Rafa, do Paraná.

    ResponderExcluir
  12. Só não precisava colocar a Bruna Marquezine para ser a namorada do tal coroa. Não gostei. "CY", diretamente de Maringá.

    ResponderExcluir
  13. Toda e qualquer novela com cunho social é bem vinda. Ainda mais quando um grande autor assina o texto.

    ResponderExcluir
  14. Para que assistir se não gosta de ver os nossos problemas sociais retratados? GERUSA

    ResponderExcluir
  15. SANFERR é um expert nestes assuntos. Conhece tudo e não é de hj não. "Zorro"

    ResponderExcluir