quarta-feira, 30 de julho de 2014

O NEGÓCIO É POLEMIZAR. E NÃO AGRADAR!

UM BLOG MUITO BONITO, MAS SEM UM BOM TEXTO E NENHUM CONTEÚDO,
VAI SERVIR APENAS PARA SER VISTO E LOGO ESQUECIDO.
SIMPLESMENTE PORQUE TODO MUNDO NÃO VAI ENCONTRAR NELE
NADA DE BOM PARA SER SEMPRE LIDO.



"POR INVEJAR, AS PESSOAS
CRIAM MITOS E LENDAS
QUE NUNCA IRÃO SE CONFIRMAR".





LÍLIA CABRAL.
"A BELEZA DESPERTA A ALMA PARA AGIR".
Dante Alighieri (1265 - 1321)



     Com a transformação que o mundo está passando -e, infelizmente, a troca de valores morais e éticos - o que está na moda, "é da hora", "está na onda", são as pessoas que fazem qualquer coisa para se dar bem, chegar em algum lugar, ter seu espaço, visibilidade, reconhecimento e admiração pelo seu trabalho. Mas, novamente infelizmente, somente poucos o conseguem; simplesmente porque nem todos fazem um trabalho que mereça visibilidade, reconhecimento... (Verdade ou mentira?). A maioria das pessoas são (apenas) empregadas, funcionários. Mas, felizmente, nem todos pensam -e agem - assim, querendo se dar bem a qualquer preço. Hoje em dia - será mesmo? - o errado é que está certo, e o (antes) politicamente correto, é que está errado. (Meu Deus! Aonde vamos parar com tanta distorção moral?)... O ser humano está mais preocupado, e focado, em olhar os erros alheios e não virar para trás para enxergar o próprio rabo. "Faça o que eu mando, mas não faça o que eu faço", virou a frase do século XXI. Todos criticam os outros; mas não se autocriticam. E, sendo assim, o meu (se é que me entendem!) erro é desculpável, o erro dos outros não... (?)... E pensar que todos nós - senhores certinhos (?) de plantão - somos criados para errar. A moral do outro está na berlinda. E a nossa? Aliás - a pergunta que não quer calar - o que é moral? O que é ética? O que é caráter?... Na sociedade atual, quem tem mais valor? O todo poderoso imoral,  antiético, sem caráter? Ou o "joão ninguém" - que não pode bebericar uma dose de whisque com os poderosos, não são convidados para a casa deles - que é coroado e abençoado pelo caráter, idoneidade e dignidade? Para qual dos dois as portas se abrem, os joelhos se dobram e os sinos tocam?... E quando esta - insuportável, nefasta e hedionda - falta de moral e ética vem coroada, então, com a beleza!... A desgraça da imoralidade, e do mau-caratismo, está feita.
     Longe estão os tempos que dava-se  valor ao homem íntegro e honesto. (Verdade ou mentira?). Observem. Na mídia, por exemplo, o que é mais comentado? O cidadão que fáz a coisa errada, ou o homem que age certo? Infelizmente - Deus que nos proteja - este último não está dando ibope. Aos olhos da sociedade, o bom virou lobo mau e o mau virou cordeiro. E é assim que a nova novela "Império" está mostrando a fragilidade da vida, a verdade sempre dura e cruel, com o personagem Maria Marta, interpretado (brilhantemente) pela excelente atriz Lília Cabral. Aliás, só o sobrenome - tão pomposo como pernicioso, moralmente falando - da criatura imaginada pela mente genial de Aguinaldo Silva, já é um perdão à todos os seus erros, pecados e crimes. Passados, presentes e futuros. Ou quem já viu quem tem sobrenome bonito e pomposo ficar muito tempo à mercê da Justiça dos homens?  Vai lá - por conta dos seus feitos e ações delituosas - e, antes que o depoimento comece, já vai ter uma absolvição quando se diz quem é quem, dá-se "nome aos bois". E a imprensa ainda perde tempo - voz e papel - em denunciar e a prisão (?) anunciar. Se - não demora muito - os poderosos (a turma do whisque, amigos do "deixa pra lá") vão logo soltar?... Hoje - nem todos, vejam bem!, por que tem muita gente direita, honrada e decente no poder - o homem certo toma guaraná. E o errado é na base do champagne e caviar. Reitero: a moral independe de classe social. Tem certos lá, como errados cá... O que tem de pessoas erradas no meio do povão; e gente boa, correta, no grande salão!...
     Lília Cabral está acima do bem e do mal. Mas, o seu personagem na novela Império não nos disse ainda em qual lado está. O certo é que o errado de Maria Marta pode ser o certo mesmo. Dona de uma pseudo-verdade, a realidade das outras pessoas para ela tem a conotação de mentira; ela tem o seu próprio código, ela mesma fáz as suas próprias regras e, ao seu modo, tem leis que não poderão jamais serem desobedecidas. Enfim, neste personagem, podemos vislumbrar todas as nuances da falta de ética e de moral; do "faça o que eu mando, mas não faça o que eu faço"..E, o pior de tudo, é que - com o excepcional talento e brilhantismo de Lília Cabral em cena - estamos simpatizando com o mau-caratismo desta nova vilã global e torcendo para que ela consiga mudar o mundo ao seu redor. (Se é que me entendem!). Também! Uma atriz como Lília é para mil papéis, cem mil interpretações. Uma intérprete como ela não precisa de fala, texto; o olhar, a respiração exata no momento certo, diz tudo e podemos, como telespectador, advinhar qual será a sua ação seguinte.
     Lília nasceu em São Paulo, a 13.07.1957. Assim como Maria Marta, seu atual personagem, o sobrenome também é pomposo, quatrocentão: Cabral Bertolli Figueiredo. Foi indicada, por duas novelas, ao Emmy International Award.
     Império, em alguns momentos, me lembrou a saga de uma família de imigrantes , no filme Almanya, da diretora alemã (e filha de turcos) Yasemin Sanderelli. (Só em algumas passagens. Não que uma estória tenha algo a ver com a outra, vejam bem!). Aguinaldo Silva é mestre em criar sagas e suas novelas deveriam, se fosse o caso, receber o Oscar; como tem filmes que não. Tanto que o autor brasileiro nos presenteou agora com um personagem-protagonista crossdresser. Ou vão me dizer que Maria Marta não é, na essência, um homem vestido de saia, usando salto alto e batom?... Ela é que toma a atitude na família; é ela quem tem a postura de macho, mesmo com toda a pose, arrogância e macheza do Comendador (Alexandre Nero), sendo relegado a segundo plano, a um reles coadjuvante, quando a esposa está diante dele.
     Como cinéfilo, gosto de comparar atores brasileiros com os estrangeiros. E o olhar de Lília (nesta novela; querida, aprofunde-se nos olhares e o diretor, certamente, abusará nos CLOSES)  - em algumas cenas - me lembra o de Audrey Dana, em "Esses Amores", de Claude Lelouch. (Ao olhar para o marido!). O trabalho - não só este em Império, como em todos os outros - de Lília Cabral, é uma expansão interdisciplinar, didática e intelecto-cultural de todas as artes. O côncavo e o convexo da interpretação. Mesmo com toda pompa, arrogãncia e circunstância de Maria Marta, a postura de Lília em cena nos encanta; a atriz, com a sua entonação de má disfarçada de boa, está fazendo mudanças históricas na teledramaturgia brasileira. Coisa antes só (quase) conseguida por Beatriz Segall (Odete Roitmann) e Glória Pires (Maria de Fátima) em Vale Tudo, de Gilberto Braga e (também) Aguinaldo Silva. "Quase" porque - desde àquela época - uma vilã tão fascinante nunca mais foi criada. Sem exagero algum, eu diria que Maria Marta poderia ter sido (que tal?) inventada pela mente genial do saudoso Machado de Assis, e incluída na sua galeria de personagens inesquecíveis que estão nas páginas do livro "Papéis Avulsos". (De 1882 para o atual 2014, poucas mudanças aconteceram no perfil e, principalmente, na conduta , na ética e no caráter dos personagens folhetinescos). Qual a diferença - moral e emocionalmente falando - do caráter de uma "Dona Benedita", de Assis, para esta Maria Marta, de Silva?... Esmiuçando, fazendo uma autópsia nestes personagens, quase nenhuma. O texto machadiano e o roteiro de Aguinaldo Silva nos leva a crê que a moral e ética de ontem pode ser (ou não! se você quizer!) a falta de moral e de ética dos dias atuais. (E o que vai ter de gente discordando deste meu ponto de vista). Os tempos são outros? A moral e a falta de caráter também!...
     Enfim, temos um grande personagem nas mãos de uma excelente atriz. Uma atriz de dignidade; e um personagem adepto da imoralidade, do mau-caratismo que impera e reina nos dias contemporâneos... Maria Marta é capáz de fazer qualquer coisa para "se dar bem". É amoral; é perigosa e maliciosamente ambiciosa. (Diferentemente da ambição saudável que qualquer um de nós tem em subir por nossos próprios feitos e méritos). Maria Marta olha - como muitos por aí - os erros dos demais e esquece os seus; critica, mas não se autocritica. E, ainda por cima, é bonita. Sendo assim, sua maldade e falta de caráter, encanta à todos que dela se aproxima, fazendo-a uma Medusa pós-moderna. Seus olhos atraem, fascinam, mas o que tem na sua cabeça é que envenena o ambiente ao redor dela. Aliás, as serpentes que moram na cabeça deste belo personagem é que, certamente, dará o tom desta vilã-mór...
     Lília Cabral, acredito, foi a inspiração do autor. O ator-guia para Maria Marta. (Merecidamente). Seria também para o cineasta francês de origem grega Constantin Costa-Gavras, Sophia Coppola, Jean-Luc Godard, Aleksei Fedorchenko, e tantos outros diretores de cinema estrangeiros que dariam a vida - assim como Maria Marta - para tê-la em seus elencos. E, com o seu talento, vai fazer de Império - nas cenas (poucas, aliás) do garimpo, eu me  lembro do filmE "Bruma Seca", de Mario Civelli - um sucesso sem precedentes nos últimos tempos do horário global das nove. A trama criada por Aguinaldo Silva está começando. Mas já deu para perceber que a Maria Marta sem caráter, sem moral e, muito menos, ética, é quem vai "dar as cartas" em todos os capítulos.
     Boa sorte para Lília Cabral, já que o talento, competência e capacidade dela é descomunal. E fenomenal.
     Au-revoir para todos que me criticam ou aplaudem. Na próxima semana, se Deus quizer (vou voltar ao dia original, quinta-feira, á qualquer momento), se Deus quizer, aqui estarei. Eu aqui e vocês daí. C'est la vie!

RENÉ SANFERR, 30.07.2014

a ESFINGE:
(UMA CITAÇÃO É APENAS A OBSERVAÇÃO DO PENSADOR
SOBRE FATOS, PESSOAS E ACONTECIMENTOS.
E, NA MAIORIA DAS VEZES, O AUTOR NÃO COMPARTILHA DA MESMA OPINIÃO
SOBRE O QUE FOI POR ELE OBSERVADO, ESCRITO E PUBLICADO)
"O talento é a maior riqueza dada ao homem, porque, quando se descobre um, se achou uma mina de conhecimento".

RENÉ SANFERR, 26.09.2004


OPORTUNIDADE É O QUE PRECISA QUEM TEM TALENTO DE VERDADE
PARA MOSTRAR TODO SEU CONHECIMENTO E CAPACIDADE.



"SINAL VERDE,
 sinal vermelho".


..... recebi - como inúmeros que são enviados para meu blog - dois e-mails, os quais decidi não responder diretamente, mas sim publicamente, por um simples motivo: aproveitar para "dar o recado" a quem pensa a mesma coisa. No primeiro, de um leitor de Santa Maria (RS), que dizia não acreditar que eu não tenho o curso superior de Comunicação, já que tenho um texto, segundo ele, "de primeira, envolvente, instrutivo". Ora, meu querido! Eu escrevo desde a adolescência e é a única coisa que sei fazer. São anos e anos de experiência e - dado por Deus - talento, competência e capacidade. Sem falsa modéstia, porque sei do que sou capaz. Ler muito, assistir telejornais, bons programas de televisão, revistas, estudar  e pesquisar sobre o que vou falar. Gostar de boa música - graças à Deus, apesar de baianíssimo (amo a minha terra), já joguei no lixo, na privada e nos esgotos da vida, tudo que possa "pagodear" e "atochar" a minha cultura e intelectualidade - bons livros e, sobretudo, conversar com gente de nível altíssimo, cultural e intelectualmente falando. Aonde eu moro mesmo - salvo raríssimas, uma ou duas excessões - não tenho prazer (e muito menos interesse) de travar conversa, estabelecer diálogos, com o pessoal do "óia", "trabaiá", "comer água". Amo as pessoas "simplórias", do povo; e ojerizo as pessoas que são burras, incompetentes e, culturalmente, medíocres... E por aí vai. (Talvez seja por esta razão que  muitos morram de inveja e raiva de mim, segundo soube! Como se isto estivesse me incomodando!)... Admiro a genialidade e desprezo, quero distância, da vulgaridade corriqueira, do mesmismo e da burrice "maria vai com as outras". (Se é que me entendem!). Não quero generalizar; mas, no contexto geral, no frigir dos ovos, no resumo da ópera... o "balaio é de gato mesmo". (Claro, reitero, tem excessões! Poucas, mas tem!). O que vou aprender de bom, captar para me aprimorar como intelectual? Nada! Trato todos bem, mas - literalmente - vivo recluso, lendo e escrevendo, falando, trocando mensagens com os amigos e leitores do blog, sem procurar macular o pouco de conhecimento que Deus me deu. E, com relação ao outro e-mail, de uma leitora de Guanambi (Ba), a qual dizia que sou arrogante, metido a "sabe-tudo" e que me acho o dono da verdade... Não, chérri! Não sou o dono da verdade. Eu falo e escrevo sobre ela. Tanto que tudo que coloco nos meus artigos sobre as personalidades retratadas, pode ser fácilmente confirmado se "a senhora" procurar ler, pesquisar e se aculturar. Ficar nas portas e esquinas à falar sobre o que "a senhora" não está qualificada para discutir, comentar, é que cultura não vai lhe dar.  Não, darling!  Não sou arrogante. Sou realista, e nada adepto da falsidade e hipocrisia - como "a senhora" deve ser para agradar e ser popular - mas da sinceridade. Por que será que o que eu escrevo, os meus pensamentos lhe incomodam, atingem tanto? Carapuça?... Toquei nas suas feridas escondidas? Sou um observador das pessoas, da vida e escrevo, falo, sobre acertos e erros. Também os meus. Deus não vai aprovar quem é extremamente simpático e falso, sorrindo pela frente e desejando o mal pelas costas. Sou autêntico, tenho personalidade e caráter para dizer "na cara", doa a quem doer, o que precisa ser dito; e. porisso, sou odiado e amado, antipatizo e angario (também) simpatias. Se eu fosse falso, diria que votei e vou votar na presidenta Dilma Rousseff. No entanto, eu a critico (e elogio!), de público aqui no blog. O blog está sendo visto e lido em todo país e vários países do mundo. "Eu sou o que sou e está para nascer quem vai mudar o meu jeito de ser", já escrevi em 1992. Não, mrs! Não sou "sabe-tudo". O pouco que sei - mostro escrevendo e esfregando na sua cara de invejosa, despeitada e incapacitada - me foi dado por Deus. Se sou escritor, poeta, colunista, blogueiro, pensador, dramaturgo, letrista, roteirista - um décimo dos meus trabalhos estão no blog SANFERRARTSCRIPT - é porque Deus quer assim. Mesmo inédito. (Por enquanto! Me aguarde!). Estou começando agora e reconhecimento não é de "uma hora para outra". Dou conta do recado como escritor, homem das letras, palavras. Não precisei ser "diplomado" para ter capacidade de formatar um texto altamente qualificado. Sendo assim, "a senhora"  pode se morder de raiva, por que - enquanto Deus quizer - vai ter de engolir todo meu talento, competência e capacidade. Estou cagando (me perdoem as pessoas "de bem" pelo linguajar chulo, mas certas pessoas, de baixíssimo nível, só escutam quando falamos assim) e pouco ligando para o que pessoinhas medíocres, insignificantes  e sem valor como "a senhora" pensam (e comentam) de mim. Vá se fuder e de inveja do meu TALENTO morrer!. (SINAL VERMELHO)

..... FELIPÃO, o próximo jogo, contra o Esporte Clube (merdinha) VITORINHA, vai ser - olhe bem! - a sua REDENÇÃO depois da Copa (fatalidade!) do Mundo. Vai ser a hora do senhor mostrar serviço, calar a boca dos detratores de plantão e SAIR da crucificação... dentro do "barracão". Mostre que é grande, competente, já que a sua redenção como treinador é URGENTE. Ou vai deixar - mesmo, em futebol, tudo sendo possível, a "dança das cadeiras" - o leão rugir e o GRÊMIO engolir?... Estamos de olho no seu retorno. Que eu - acredito e confio! - será gloriosooooooooooooooooooooooooooo!!!!!!!!!!!!!! (SINAL VERDE)

..... e a MERDA provou que tem o seu dia (e não o Campeonato!) de valor: o Esporte Clube (merdinha) VITORINHA foi lá "na casinha" e (ops! não é o que você está pensando para rimar)... goleou. Teve um momento de diarréia e "para fora" o gol botou. Encheu o pinico. (SINAL VERDE)

..... já o "VAMBORA, BAÊA" ficou no... "VERGONHA, BAÊA". Que horror! Eu falei - na coluna publicada quarta passada (dia 23) - que estava beirando a zona do rebaixamento. Não deu outra. No mesmo dia, o CORINTHIANS "abriu os trabalhos" na Copa do Brasil. Depois, no sábado, já no Brasileirão, foi a vez do Internacional. Às vezes, o técnico não tem culpa do que acontece em campo. Mas, se o povo - que NÃO É, NUNCA FOI e JAMAIS SERÁ a voz de Deus, senão não estenderiam os seus mantos para JESUS pisar no domingo e, na sexta-feira, pediria para O crucificar - pediu, a direção do ESPORTE CLUBE BAHIA   não podia esperar para MARQUINHOS SANTOS tirar. Agora, taí!!  Na zona do rebaixamento. E... c'est la vie! Fazendo o torcedor - nao eu, que sei que futebol ganha-se hoje, perde-se amanhã - chorar. E QUAL VAI SER O SANTO MILAGREIRO que vai do inferno o timão salvar? CHARLES FABIAN!? Tomara! Ao menos, quem não é estrela, quer mostrar TALENTO para ser colocado na constelação. Acho que - se não me engano - este ex-jogador do timão vai ter um trabalhão para reverter a situação. Deixem ele. Para que gastar muito com técnicos que não dão resultado, só um exorbitante salário? (SINAL VERMELHO)

... obrigado, AGUINALDO SILVA, pela homenagem em "Império" com a profissão do FUTURO mais presente que pode existir. Nós, BLOGUEIROS, estamos lisonjeados com o personagem Téo, de Paulo Betti. 

..... fiquei sabendo que na Bahia - e com o ESPORTE CLUBE BAHIA - o bicho pegou na última segunda-feira. Também!! Não fizeram gol! Mas nada vai justificar a torcida no jogador (ex-VITORINHA e que no BAHIA está mostrando ser um jogador merdinha) querer atirar e o seu automóvel apedrejar. Que é isto? Coisa feia! Sabemos que - infelizmente, a verdade é esta e, como todos sabem, "dou a César o que é de César" - o Esporte Clube Bahia está se afundando na areia... Nadou, nadou, e na praia se danou, já que não goleou!! A verdade - sempre dura e cruel - é que o timão está uma MERDA. Merdinha é o outro que não tem nenhuma estrelinha!!  Mas, fazer o que?! Se o jogador só quer saber de receber e a camisa do clube não defender? Sabem o que deveria ser feito? Deveria ter um mecanismo - não sei qual - que pudesse RASTREAR, AVERIGUAR, as contas bancárias da equipe técnica, dos jogadores, ANTES e DEPOIS dos jogos. (Se é que me entendem!). Depois disto, acredito que "o NÃO DITO... FICARIA DITO". Preciso desenhar?  Para o meu raciocínio você acompanhar? Enfim, tem muitos coelhos, literalmente, escondidos nos bastidores. É só vasculhar que compras e vendas, em todos os setores dos mais variados esportes, vão encontrar. Olho vivo, torcedor! E deixe de ser BURRO SOFREDOR! Vai chorar por àquilo que você não pôde embolsar? Sem falar nos jogadores que, no gramado, estão provando que não estão preparados. (SINAL VERMELHO)

..... SECRETÁRIO e uma VEREADORA - que farra, hein! - envolvidos no roubo da MERENDA ESCOLAR. Crime de peculato! Aonde? BATATAIS, em SÃO PAULO. Estão levando da COZINHA-PILOTO a carne e, para os alunos, só estão deixando as batatas. Claro! A cidade não é BATATAIS? Para que mais? Carne somente para os maiorais. Os alunos, além de levar pau, também - na comida - vai ao fundo. Do poço. (SINAL VERMELHO)

RENÉ SANFERR, 30.07.2014


EU MOSTRO A VIDA COMO ELA É.
E NÃO COMO VOCÊ OLHA E ELA NÃO É.



"Em um mesmo lugar tem gente que prova ter talento e, com sua genialidade, vai ser admirado em todo mundo, da mesma forma que tem pessoas que com a sua mediocridade, e sem talento nenhum, nunca vão ser valorizadas em canto algum". - SANFERR, 10.06.2014

"O trabalho do escritor é lido no mundo inteiro, porque ele é visto por todo mundo como um trabalhador de extremo valor". - SANFERR, 23.10.2001

"E a vida - para tantas pessoas tão ridicularmente engraçadas como moralmente desvalorizadas - continuava para o Nêgo Fulêro e sua companheira mais do que traída e nigrinha, Marriete corneteira e Dodora falsa... O tempo, a cada dia que passava, só comprovava o que Salázar dizia, escrevia e provava; a verdade era mais dura do que o pedaço de nervo que João Deodato colocava ana boca murcha de Leuza, a puta-velha safada e desavergonhada, que só saía toda arrumada para, em outras "paradas", na rola dos homens dar uma chupada. Mesmo se Nêgo Fulêro lá não se encontrasse. Uma vergonha"  Uma indecência e falta de vergonha na cara para uma velha  que não esquecera os seus tempos de puta nova e  continuava, na velhice, a ser descarada. Sem moral nenhuma já que, dentro de casa, vivia pelo homem que lhe sustentava, arrasada e humilhada; e, como um tapete velho, sujo e rasgado, na cozinha como graxeira explorada. Sem falar em Tércio que - além de uma merda como homem, nada como gente e ninguém como profissional era, para completar, medíocre no falar, insignificante no seu comportar, despersonificado por nada de importante na vida significar, além de sem valor para algo de relevante realizar - já se acostumara com a idéia que se casara com uma puta por todos os homens da rua usada, passada e arrombada. Antes dele, Tônia, de quatro ficava para, um na frente e outro atrás, a comida do dia ser assegurada. Era conhecida como a  mulher casada, na qual todos os homens com a rola a boca dela escovava, pagando ou de graça; por trás era arrombada e pela frente lascada... (?)... Que pessoa infeliz o seu marido-palhaço com cara de otário! Que viado-corno disfarçado de macho, Tércio - por com ela ter se casado - tinha se transformado. Ria para disfarçar a vontade de chorar todo dia. E a pobreza de palavras - era só o escutar falar para observar como era fraco e ignorante o seu vocabulário, rico de frases feitas e vulgares, monossilábicas, repetidas corriqueiramente - lhe assemlehava a um ridículo, desprezível , deplorável e constrangedor homem burro. Claro! Não tinha tido estudo. E - como filho de chocadeira, sem pai presente - sem talento e cultura, pouco sabia o que ele próprio dizia. Sempre, coitado, repetia as mesmas besteiras e asneiras, como se fosse - no seu egocentrismo risível - a própria imagem da sabedoria. Triste - e digna de pena, comiseração - a figura daquele homem. Ria para disfarçar, com uma boca murcha, a fragilidade intelcto-cultural. Uma boca de "chupa-buceta". (Diziam até, as más línguaas, de Leuza e outras fofoqueiras, que era somente isto que com Tônia ele ainda fazia, dando aos outros, inclusive ao próprio chefe - em troca de favores - a bundinha!)... Falar mais o que?... Tinha argumento, moral, honra e dignidade para falar o que, de quem?... Se até João Deodato do interio para Salvador vinha para as putas da sua mulher e de sua filha fuder?... Se ele fosse homem de verdade, e honrado, uma bala nos cornos já teria enfiado. Para deixar de ser tão enganado e humilhado enquanto dava um duro danado no seu empregozinho de funcionário desqualificado: àquele que qualquer outro homem pode ocupar no mercado de trabalho, sem a necessidade de nenhum profissional qualificado... Enfim, só havia uma maneira dele fingir que era feliz. Quando, na verdade, era o protótipo do homem radicalmente infeliz: encher a cara, virar na boca o gargalo da garrafa, para esquecer a sua realidade tão desgraçada... Marido de puta dadivosa e pai de filha gilete, que um dia era dos homens e no outro das mulheres. Leuza, de um lado, a cada dia mais "trabalhada" na falta de dignidade, pelo homem dono da casa onde morava, desprezada e esculhambada, ridicularizada publicamente. Tércio e Tônia, a cada dia, dando provas, à torto e a direito, da total falta de moralidade e excesso de vulgaridade. E, no meio deles todos - de tantos personagens tão bizarros, como baixos, vulgares e safados - claro, João Deodato. O qual por dinheiro, comia todos os rabos como o pior dos nêgos fulêros... Êta, lelê!! Era baixaria para cornos-viados, putas descaradas e velhas safadas praticar todo dia (e noite) no meio da cervejada..."
                  (EXTRAÍDO DO ROMANCE "NÊGO FULÊRO...", de minha autoria, 1983)

"O que hoje NADA é, amanhã pode TUDO ser". - SANFERR, 16.01.2001

"Se, no meio dos ignorantes você é o intelectual, é claro que vai ser o diferencial, e não vai querer se juntar com os burros que com você não podem se comparar". - SANFERR, 21.04.2014

"Selecionar com quem vai se relacionar é o único e importante passo para você se valorizar". - SANFERR, 26.07.2014

"Falar ou, nem que seja, tentar algo explicar para uma pessoa burra, completamente inculta, é a mesma coisa que procurar flores em terreno onde foi jogado veneno". - SANFERR, 20.09.1999

"Eu sou o que sou e está para nascer quem vai mudar o meu jeito de ser". - SANFERR, 09.04.1992

"Não precisei ser diplomado para ter capacidade de formatar um texto altamente qualificado". - SANFERR, 14.05.2014

"Empregozinho de funcionário desqualificado é àquele que qualquer outro homem pode ocupar no mercado de trabalho, sem a necessidade de nenhum profissional capacitado". - SANFERR, 04.11.2000

"Procure  estudar, ler e pesquisar. Por que, quando com o homem culto for conversar, você, burro não vai se mostrar, ao duvidar do que ele lhe falar. Ou, o que é pior: com ele não ter como dialogar". - SANFERR, 23.12.2012

"Eu já estou, com meus textos, criando escola para todo mundo". - SANFERR, 28.07.2014

"Antes de escrever, eu peço a Deus que Êle me mostre o que eu devo fazer, já que, sem Êle, eu nada vou puder escrever". - SANFERR, 26.07.2014

"Se todo mundo pudesse escrever e ser escritor, não sobraria ninguém para conhecer a estória como leitor". - SANFERR, 25.07.2005

"Talento não foi dado à todo mundo. O que foi doado para todo mundo foi conhecimento para reconhecer quem tem talento". - SANFERR, 25.07.2013 (DIA DO ESCRITOR)

"Arrogante não é você saber e mostrar que sabe. Você não saber e querer provar que sabe, isto que é humilhante". - SANFERR, 09.03.2014

"Não adianta querer negar. O escritor é um trabalhador superior, um semi-deus, pelo que ele é capaz de criar e os textos que nos deu". - SANFERR, 25.07.2014

"Sabem porque algumas pessoas não gostam do que escrevo? Por que mostro como elas são por inteiro". - SANFERR, 29.07.2014

"Eu não gosto de ser igual à todo mundo por que não sou igual a todo mundo". - SANFERR, 07.10.2013

"Se você parar de ficar nas portas para, como uma nigrinha, a vida de todos fofocar e mentiras criar, dentro de casa vai procurar estar para se aculturar, de tudo um pouco saber, e não se envergonhar quando for conversar, para provar que sabe mais do que somente fofocar". - SANFERR, 10.02.2012

"Uma palavra só vai lhe humilhar se, ao menos cinco palavras, você não conseguir juntar para formar uma frase que vai lhe orgulhar". - SANFERR, 23.01.2011

"O elogio só fáz você se orgulhar. E a crítica fáz você melhorar". - SANFERR, 20.12.2011

"É para se morrer de gargalhar com o homem medíocre que quer derrubar o talento do outro que é um gênio, e o mundo todo deste homem talentoso está à comentar". - SANFERR, 29.05.2014


RENÉ SANFERR, 30.07.2014
ATENÇÃO
 AGRADEÇO AS CONTRIBUIÇÕES E PEÇO QUE CONTINUEM FAZENDO DOAÇÕES AO BLOG.
                  ASSIM COMO O JORNALISTA FUNCIONÁRIO DE JORNAL, O BLOGUEIRO-COLUNISTA, EM TODAS AS PARTES DO MUNDO,
                     EM VÁRIOS SITES E BLOGS, VIVE DO QUE ESCREVE, O SEU TRABALHO VIRTUAL É O SEU GANHA-PÃO.
   SEM NENHUM VÍNCULO EMPREGATÍCIO.
 DEPOSITE NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL.
CONTA O1:
Caixa Econômica Federal                                   -               Av. Estados Unidos, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    0063                                                            Conta: 023-00012630-9
CONTA 02:
Caixa Econômica Federal                                   -               Relógio de São Pedro, SALVADOR-BAHIA
Agência    -    1416                                                             Conta: 013-00099159-3
CONTATOS:
e-mail: rsanferr@globomail.com
fone  : (71) 82659332
home-page: HTTP://SANFERRPRESS.BLOGSPOT.COM
novo blog  :  HTTP://SANFERRARTSCRIPT.BLOGSPOT.COM

  P    A     T     R     O     C     Í     N     I    O


8 comentários:

  1. LILIA CABRAL É UMA GRANDE ATRIZ. BJS, BJS, VI

    ResponderExcluir
  2. Sanferr continua dando um show. Toninho

    ResponderExcluir
  3. Não sou de ver novela, não, mas esta tá o bicho. "Alê"

    ResponderExcluir
  4. TUDO DE BOM ESTA NOVELA. KK. de Ilheus.

    ResponderExcluir
  5. Assisto a novela todos os dias e está muito boa. Malu de Castro

    ResponderExcluir
  6. Assisto esta novela todos os dias e está muito boa. Malu de Castro

    ResponderExcluir
  7. Lilia é uma grande atriz e promete dar um show nesta novela. "CY"

    ResponderExcluir