quinta-feira, 24 de março de 2011

UM PAÍS NA EMERGENCIA UM LOUCO NA UTI


GADDAFI,
O ditador bem que poderia (vestido assim) estar num bloco afro.


"Os fracos nunca perdoam. O perdão é um atributo dos fortes", disse Ganhi (1869-1948). Esta frase, sábiamente proferida pelo maior pacifista da história da humanidade depois de Jesus Cristo, deveria estar em moda nos aflitivos (e sem fé) dias de suspense e temor que o mundo está vivenciando, em todos os sentidos e lugares, especialmente na Líbia, onde os fatos recentes dão provas concretas que o homem está cada vez mais distante dos objetivos de paz do indiano. Por causa de um único homem, centenas, talvez milhares de vidas inocentes estão sendo ceifadas na Líbia. Este homem, ou melhor dizendo, esse ser-humano megalomaníaco, tirano é, consequentemente, como todos os tiranos, louco. O "cachorro louco", expressão usada nos anos 80 pelo (então) presidente Ronald Reagan para definir o "dog" líbio Muammar Gaddafi, depois do atentado ao avião da PAM AM que vitimou 270 pessoas, em 1988. O mundo nunca esteve tão assustado com os latidos de um cão que luta desesperadamente para não largar o osso, ou seja, o poder. Um poder que, à custa de um verdadeiro banho de angue, está perpetuando-se há mais de quarenta longos (e atrozes) anos. Chefes-de-Estado de todo o planeta estão se manifestando contra o líbio e algumas nações, a exemplo dos EUA, França, Inglaterra, dentre outras, uniram-se contra do ditador, bombardeando - com o apoio logístico da ONU e da OTAN - as instalações militares de Gaddafi desde sábado. Hoje está agendada uma reunião do Conselho de Segurança da ONU, mesmo com Barack Obama sendo duramente criticado por estar pedindo (por demais) a opinião da ONU e da Liga Árabe. Até mesmo antigos aliados (e amigos) como o premier Silvio Berlusconi, da Itália, estão tomando posição, depois dele ter dito no final de fevereiro que "parece que Gaddafi não contêm mais a situação na Líbia". Todos (por mais minimamente informado que seja) sabem que Berlusconi era (?) um parceiro fiel do ditador e o recebeu com honras miliates em Roma, em agosto de 2010. Sem falar no (polêmico) presidente da Venezuela, Hugo Chavez, outro forte aliado, o qual - colocando-se em cima do muro - disse diplomaticamente: "Não posso dizer que poio suas decisões, mas, sim, apoiamos o governo"... (?)... Vai-se entender o que se passa nessas mentes dominadas pela "liturgia" de cargos poderosos.
Gaddafi tem o perfil de um verdadeiro tirano, obcecado, apaixonado pelo controle absoluto - como um Deus - do seu país. Em 1969, aos 27 anos, derrubou o rei Idris e assumiu o poder na Líbia. Foi casado com Fathia, com quem teve um único filho (Mohamad), separando-se dela seis meses depois para unir-se, então, a Safia, com a qual teve sete filhos: Saif al Islam, Saadi, Mutassim, Hannibal, Ayesla (única mulher da prole), Saif Al Arab e Klamis, além dos adotados Milad e Hanna, esta morta no ataque dos EUA a Tripoli, em 1986. Realmente, um perfil interessante que fascina qualquer um que queira se aprofundar nas pesquisas sobre sua trajetória de vilania, poder e sangue. A relação dos seus "feitos" é longa e assustadora: financiou o terrorismo (apoiando o IRA), atacou uma discoteca em Berlim, fora o boeing da PAM AM explodiu outro avião (francês) no deserto do Saara, assasinou presos de Abu Salim e, agora, depois de quatro décadas de horrores, luta bravamente para perpetuar-se no cargo, deixando atrás de si milhares de cadáveres. Um homem (?) assim é uma lenda viva. Da truculência, ferocidade e bestialidade. Um psicopata, um pária que fáz tremer a terra e revoltar o povo líbio; um povo que não tem Constituição, sendo que a força de Muammar vem das tribos que compõem a base do regime. E, diga-se de passagem, uma força relevante, já que a Líbia possui mais de cem tribos. (Não é à toa a sua ridícula - e deselegante - indumentária, um verdadeiro "atentado terrorista" ao bom gosto de Valentino, Lacroix, Liberace ou Dior). Um exército disposto a doar a própria vida para defender esse descompensado, sem noção, de todos (os países) que possam ameaçar seu reinado. Um reinado de poder (quase) utópico, inconsequente, mas que se auto-proclama acima do bem e do mal, capaz de jogar (Gaddafi) seus próprios filhos uns contra os outros. Então? É ou não, apesar de nefasto, terrível e temível, um personagem sui generis, merecedor de toda atenção e preocupação?
A fortuna de Muammar Gaddafi vem do petróleo, o qual "deu" ao ditador uma injeção de bilhões de dólares nas contas secretas (dele e dos filhos) nos bancos de Dubai e outros países do Golfo Pérsico. Uma injeção nada dolorosa se levarmos em consideração que US$ 100 bilhões não dói no bolso de ninguém.
Ao longo da história, revoluções - como esta que está acontecendo agora na Líbia - promovem grandes mudanças na vida de um povo, a exemplo do que aconteceu com a Revolução Francesa em 1789 e a Revolução Russa de 1917. Todos os povos e países tem o direito de serem livres, contanto que tal liberdade não seja conquistada a base de baixas na população civil, principalmente entre idosos, mulheres e crianças indefesas. Até quando teremos de suportar tantas atrocidades em nome de uma paz que pode nascer dentro de nós mesmos, apenas com a aceitação de uma simples palavra: perdão? Jesus Cristo, Gandhi, Martin Luther King, madre Tereza de Calcutá, João Paulo II e tantos outros renomados, ou anônimos, não lutaram em vão pelo lema "paz e amor". Ou lutaram? O tempo - senhor absoluto de toda razão - e a história, certamente, responderá à altura ao choro de quem enterra seus mortos.
Au-revoir para todos que me criticam ou aplaudem. Na próxima quinta-feira, se Deus quizer, aqui estarei. Eu aqui e vocês daí. C'est la vie!

SANFERR, 24.03.2011

de SANFERRPRESS para todos os leitores e colaboradores (patrocínios e doações):

O mundo amanheceu de luto. Morreu Elisabeth Taylor, ou, para os íntimos, Liz Taylor, a dama dos olhos cor de violeta.
Assim como Jacqueline Bouvier Kennedy Onassis, Evita Peron, Diana Spencer (Lady Di) e tantas outras celebridades-eternas, Liz marcou toda uma época. Época essa que irá perpetuar-se na memória de todos nós. Mulheres, mirem-se no exemplo desta que foi - e sempre será - uma MULHER de verdade. Digna, e não do tipo de mulherzinha que mete vergonha às demais, mulheres sem valor, importância, medíocres, que vivem por que vêem os outros viverem. Mulher de verdade é aquela que cria, produz, deixa seu nome para a posteridade. A mulher não começa e termina com uma aliança no dedo. É muito mais do que isso. É Taylor, Lady Di, Evita, Jacqueline.
La Taylor, descanse em paz.


SANFERR



CONTATOS:
e-mail: rsanferr@hotmail.com
rsanferr@globomail.com
fone: (71) 8265.9332
home-page: HTTP://SANFERRPRESS.BLOGSPOT.COM
novo blog: HTTP://SANFERRARTSCRIPT.BLOGSPOT.COM
DOAÇÃO PARA O BLOG
BANCO: CAIXA ECONÔMICA FEDERAL (CEF)
AGÊNCIA: 1416 - Relógio de São Pedro (Salvador - Bahia)
CONTA POUPANÇA: 01300099159-3






P A T R O C Í N I O

14 comentários:

  1. Os artigos estão cada vez melhores. Parabéns, Sanferr. Talento e competência não lhe faltam. E vamos colaborar, já que recebemos tantas informações excelentes a cada semana. Sanferr é um colunismo virtual e, além dos patrocinadores, precisa das doações, como vários sites e blogs em todo mundo.

    ResponderExcluir
  2. Estou feliz e satisfeito com o desenvolvimento do meu querido Sanferr aqui nesta coluna e no blog dos roteiros também. Sanferr já deveria ter feito isso há muito tempo, pois ninguém corre atrás de ninguém para saber se tem ou não talento. A pessoa tem de se mostrar, se fazer conhecer. Agora, não duvidem, dentro de pouco tempo, Sanferr será um nome, uma marca no colunismo e também como escritor, dramaturgo, roteirista, etc. bagagem boa pra isso ele já tem. Aliás, uma babagem enorme. Só precisa de divulgação. E agora com os blogs exposição é o que não falta. Sei que o futuro dele será brilhante, de muito sucesso, realizações. Toninho, SP.

    ResponderExcluir
  3. Há poucos dias foi o aniversário de minha mãe e tivemos o prazer de receber vários parentes e amigos, dentre eles meu querido Sanferr, que causou excelente impressão pelo talento, cultura e e simpatia. Até com uma amiga do meu irmão ele trocou algumas frases em inglês. A vontade dele em aprender não tem limites.

    ResponderExcluir
  4. Valeu, brother. Tá cada vez melhor seu blog. Tamos contando com sua presença aqui na ilha logo, hein! Valeu, amigão. Sucessão, cara. "A"

    ResponderExcluir
  5. Parabéns, Sanferr. Tava esperando o artigo de hj ser postado pra ler. Depois comento com mais calma. Rogério, São Paulo.

    ResponderExcluir
  6. Sanferr esteve outro dia, por duas vezes, aqui na área e não me procurou. Será que o sucesso da internet tá subindo a cabeça dele? Brincadeira, gente. Sanferr está acima dessas besteiras, o cara é super gente fina, amigo até debaixo dágua. "Alê".

    ResponderExcluir
  7. Aqui em Brasília estamos ansiosos para saber como esse cara vai terminar. Na cadeia, espero, depois de ter mandado matar tanta gente. É um monstro, um psicopata mesmo. Acabei de ler o artigo e não sabia que ele mandou matar os presos na cadeia. É um diabo e não louco, Sanferr. Vc foi generoso demais com ele chamando-o assim. Paulo Ricardo, Brasília.

    ResponderExcluir
  8. Sanferr, ontem vc passou email avisando que a personalidade de hj causaria polêmica. Discordo. Causou nojo, repulsa. Este cara é da corja de Hitler, Nero, um diabo em forma de gente. Malu de Castro.

    ResponderExcluir
  9. Concordo com a leitora Malu. Também recebi o email e sms. Sanferr, sem comentários. Hj não gostei da sua "personalidade", aliás, desse criminoso. Bjs, Bjs, Vi.

    ResponderExcluir
  10. Estamos com novidades, leitores e amigos de Sanferr. Ele me pediu pra não postar aqui, mas acho que todos precisam saber que, finalmente, o jornal do qual sou editor-chefe se rendeu ao talento e competência de SANFERR. Ele é a mais nova aquisição da empresa. Sua coluna postada aqui às quintas-feira será publicada em nossas páginas às terças-feira. Parabéns, amigo. Já não era sem tempo.Sua coluna será bem lida aqui no sul do país, já que temos um grande público. Francisco.

    ResponderExcluir
  11. Pô, brother, qual é? Falar desse monstro na sua coluna.Perda de tempo, talento e competência. Hj vc sujou sua coluna com essa cara horrorosa, de cachorro mesmo. O cara matou gente pra cacete. Rafa. P.S.: Valeu pelo jornal que vai publicar aqui no sul sua coluna antes da internet. Deus te abençõe. Sucesso sempre.

    ResponderExcluir
  12. Concordo com a opinião dos demais. Hj me recuso a fazer qualquer tipo de comentário sobre o artigo. Com relação ao jornal que vai publicar seus excelentes artigos, Sanferr, parabéns. É o coemço. Como vc mesmo diz, o primeiro degrau. uMA ESCADA QUE VC VAI SUBIR COM MUITO TALENTO E COMPETÊNCIA. Deus te abençõe. "Urso".

    ResponderExcluir
  13. Sanferr e Vi quando saíram de Catu passaram por aqui e foi um auê, genteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee!! Abalei geral com meus amigos vips de Salvador. É claro que eles não iam passar por aqui e não dar uma chegadinha pra me ver, né? A futura blogueira number one da city. Rarará! Djean Bruno, esse nome tá causando o maior su aqui. Tão querendo saber quem é. Rarará!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  14. Não vou fazer também nenhum comentário sobre esse louco assasino. Bom texto, como sempre, amigo, mas o tema de hj ... nada a ver. Marcela.

    ResponderExcluir