quinta-feira, 7 de julho de 2011

AVE-CESAR!?



    ACESSOS
    BALANCETE MENSAL
  (MÊS 09 - PERÍODO)
     01.06.2011 a 01.07.2011
        home-page:
   HTTP://SANFERRPRESS.BLOGSPOT.COM
   (654.821)
           (NÙMERO OFICIAL ACESSOS AO BLOG)
          Parabéns, SANFERRPRESS!!


                                                      HUGO CHÁVEZ,
                    UM DEUS (?) FRÁGIL E HUMANO. ATÉ OS FORTES SUCUBEM.


     Todos sabem - principalmente por conta de suas atitudes nada populares e cruelmente anti-democráticas - que o temido e respeitado (nem que saiba por medo de represálias, por uma obediência imposta à milhares de seus "súditos") presidente da Venezuela Hugo Chávez é um político - se é que ele dá o direito de fazer-se (boa) politica em seu país - polêmico, truculento (física e verbalmente falando), além de presunçoso, causando reações adversas, desde a mais simples antipatia e simpatia - vai-se entender o que se passa na cabeça de certas pessoas - escárnio ou, o que é quase unanimidade, até mesmo o ódio "hitleriano" (inconcebível imaginar-se alguém igualmente desumano, oportunista, perigoso e desprezível quanto o alemão) em todas as esferas da sociedade civil e militar (por "debaixo dos panos", of course!) venezuelna, sociais e econômicas do mundo inteiro. Arrogante, destemido (como todos aqueles que se acham), Chávez não tem "papas na língua" e, muitas vezes, "mete os pés pelas mãos" nos seus comentários e pronunciamentos, exibindo-se e achando-se como um verdadeiro deus - ou não seria o anti-profeta? - idolatrado por alguns e execrado, menosprezado por tantos outros que o chamam de megalomaníaco, insano e, consequentemente, imprudente em suas decisões governamentais as quais levam o país a inúmeras e constrangedoras "saias justas", isolando-o (e também a nação) do resto do mundo.
     Na recente história da humanidade, líderes (?) se tornaram - e muitos ainda o são, infelizmente - ditadores, usando e abusando da repressão, cleptocracia e poder militar, levando-os ao final de sua triste trajetória como chefes de um povo que não gostaria de ser comandado por eles, posteriormente a rejeição (e a reação) das massas ensandecidas que promovem atos revoltosos em forma de greves, passeatas, protestos, ou, o que é pior, guerras civis incontroláveis e duradouras, além do repúdio de outras nações (e povos) que anseiam pelo pleno exercício da democracia. Nomes famosos nesta lista negra não faltam, como, por exemplo, dentre vários outros, Muammar Gaddafi (que ainda resiste como pode, e quer, na Líbia) e Hosni Mubarack, o qual, mesmo não tendo sido um ditador com histórico próprio - já que foi sucessor de Gamal Abdel Nasser (1918-1970) - foi deposto no início deste ano depois de ter iniciado sua carreira na Aeronáutica e se manter por 30 (terríveis!) anos no poder graças ao militarismo que ele mesmo montou no Egito. Outro que vem perpetuando-se no governo - nem que saiba agindo nos bastidores, já que delegou ao irmão suas funções "oficiais" ´é Fidel Castro, de Cuba, a ilha onde Hugo Chávez buscou refúgio no último mês para tratar um tumor maligno. Aliás, a amizade entre os dois governantes, de Cuba e da Venezuela, vem de longas datas. Em 2009, Fidel Castro e Chávez assinaram um acordo - para a entrada de Cuba no bloco da ALBA (Alternativa Bolivariana para as Américas) - sem saber que o texto final havia sido redigido por Washington, agenciado pelo então (na época) presidente de Honduras, Manoel Zelaya. Este, mesmo pertencendo ao grupo dos presidentes Daniel Ortega (Nicarágua), Rafael Correa (Equador) e Evo Morales (Bolívia) continuava sendo um fiel aliado dos EUA. Mas, o acordo exigia uma condição para a entrada de Cuba no bloco: Fidel deveria aderir aos princípios da OEA (Organização dos Estados Americanos) para ser aceito pela ALBA. O desfecho dessa "historieta" - mistura de história política com (quase) mutreta - todos conhecem. (Coisas da politica e politicagem!)...
     Dono de terras, fábricas e supermercados, o ambicioso governo Chávez quer cada vez mais o controle total. De tudo e de todos, se possível, como aconteceu em maio de 2010 com a nova lei de terras, a qual proíbe os arrendamentos. Trocando em miúdos, o plano de desenvolvimento socialista (2007-2013) prevê que a Venezuela terá controle absoluto das atividades produtivas estratégicas, mesmo com o governo já controlando 75% da produção de café, 42% da farinha de milho e 47,5% da produção de leite.
     Ditadores são ditadores em qualquer época e lugar, desde o tempo dos césares e faraós; jamais serão bem aceitos, respeitados - a não ser pela hipocrisia de subalternos que carregam na alma (e no corpo) marcas indeléveis do medo, da crueldade imposta por eles - e a única coisa que sabem fazer é deixar seu povo à deriva (no mar do caos, da miséria) sem saber como agir, para onde ir e muito menos o que pensar, tornando-se alienados, culturalmente falando - totalmente dependentes de seus atos irresponsáveis. Por tal razão, em muitos países acontece cada vez com mais frequência os famosos "golpes de Estado". Geralmente sem sucesso, como aconteceu recentemente com o próprio Chávez. Em 2002 ele foi deposto e 48 horas depois conseguiu retornar ao poder, tornando-se ainda mais poderoso, quando todos pensavam (errôneamente) que ele estava por baixo, destruído. Dentro e fora do país (acreditem se quizer). O jornalista norte-americano Brian Nelson escreveu no livro "O Silêncio e o Escorpião" (uma verdadeira aula de política internacional) que a breve saída de Hugo Chávez do poder não obedeceu a um golpe de Estado premeditado. Os EUA não estava envolvido (na trama) e as milícias armadas controladas por Chávez foram as principais causadoras das mortes que ocorreram naquele dia. Em resumo, tirar Chávez do poder não é tarefa das mais fáceis, pois a cada dia - com ou sem doença - ele se julga mais onipotente, oniciente e onipresente. (Deus que me perdoe por essa comparação absurda, essa heresia, esse pecado mortal!)...
     Os próprios governos, consequentemente o povo (tão massacrado em alguns países pela tiranis de certos malucos) e as "cabeças pensantes" - intelectuais que tem algo a dizer e fazer de relevante - são prejudicados em igual intensidade pelo regime maldito, a ditadura. Não fáz tanto tempo assim, a blogueira Yoani Sánchez teve seu blog bloqueado pelo (inconsciente) governo cubano, dos Castro. Graças à Deus, em 9 de fevereiro deste ano, ainda exilada num quarto de hotel em Havana, Yoani pôde, finalmente, acessar o "Geração Y". Outros sites também foram perseguidos, a exemplo do portal "Desde Cuba" e a página "Vocês de Cuba". (Ainda bem que sou blogueiro/colunista brasileiro, um país livre!). Por essas e outras que a relação afetiva entre o governo cubano e Chávez se estreita cada vez mais, já que são simpatizantes (e adeptos) dos mesmos métodos de coação política, intelectual, social, econômica e (até!) psicológicas...(?)... O todo-poderoso chefe supremo do PSUV (Partido Socialista Unido da Venezuela) não poderia ter escolhido país melhor para se tratar e repousar - como vimos na edição desta última segunda-feira (dia 04) do Bom Dia Brasil (TV Globo), ele passeando com as duas filhas antes de voltar para seu país para reassumir o cargo com festança popular na véspera dos festejos de 200 anos da independência da Venezuela - pois para os dois caciques (Chávez e Fidel) democracia é palavra perigosa que não existe (no dicionário deles) e nem deveria existir (nos outros países).
     Mesmo sofrendo derrotas fenomenais nas urnas - e foram três  nos últimos quatro anos, apesar do chavismo (com toda sua malandragem) ter eleito mais deputados que a oposição - Chávez não perde (e pelo visto jamais perderá) a pose. Ele cai (?), mas cai "de pé" com toda elegância, pompa e circunstância que só os poderosos (?) conseguem ter, negando até o último instante que foi derrotado, usando logo a seguir certos "mecanismos" para reverter a situação e prejudicar seus desafetos, saindo-se sem pre bem, numa boa de qualquer situação embaraçosa, deixando seus inimigos "à ver navios". Foi assim em 2007 quando os venezuelanos não apoiaram "o seu sonho" de reeleição ilimitada (pelos séculos dos séculos, amém!). Em retaliação, ele suspendeu o repasse de verbas federais para as administrações regionais que estavam nas mãos de seus opositores. Só que - com o referendo de 2009 - ele viu o "seu sonho" tornar-se realidade. (Depois de dois anos de muita angústia e uma espera inquietante que martelava em sua cabeça como a "pior derrota de sua vida"). Agora, só Deus - o verdadeiro - poderá decidir se o povo venezuelano irá continuar sorrindo ou chorando. Se, enfim, o "presidente (quase) emérito" tomará noção de sua real (sem duplo sentido) responsabilidade como chefe-de-Estado e agirá como um verdadeiro rei, que governa olhando os interesses do seu povo e não para o seu próprio umbigo.
     Au-revoir para todos que me criticam ou aplaudem. Na próxima quinta-feira, se Deus quizer, aqui estarei. Eu aqui e vocês daí. C'est la vie!

                                                                                                                                                                          SANFERR, 07.07.2011

a ESFINGE:
     "A insignificância, mediocridade e falta de valor de um homem se mede pelo trabalho comum que ele exerce".

                                                                                    Vitorino Martins Ferreira (1895-1973) professor e poeta.

CONTATOS:
e-mail: rsanferr@hotmail.com
           rsanferr@globomail.com
fone(71) 8265.9332
home-pageHTTP://SANFERRPRESS.BLOGSPOT.COM
novo blog:   HTTP://SANFERRARTSCRIPT.BLOGSPOT.COM
                                                         
DOAÇÃO PARA O BLOG
BANCOCAIXA ECONÔMICA FEDERAL (CEF)
AGÊNCIA: 1416 - Relógio de São Pedro (Salvador - Bahia)
CONTA POUPANÇA: 01300099159-3




                                                        P    A     T     R     O     C     Í     N     I     O

26 comentários:

  1. Hugo Chávez é um ditador que, da mesma forma que Fidel Castro, quer ficar no trono da ditadura por muitos anos. Tomara que esse sonho dele não dure, pois o povo, tanto venezuelnao, como qualquer outro, merece ser livre. Paulo Ricardo, Brasília.

    ResponderExcluir
  2. Sanferr é mesmo uma assumidade, um talento indiscutível, quando prova, a cada semana, que sabe falar sobre qualquer assunto. Semana passada, uma artista e hj um político. O trabalho dele é primoroso, de primeirissima, seja em que assunto for. Como pessoa, então, sem comentários. Estamos com saudades dele, pois quando não aparece por aqui, sinto que estou meio perdida com os conselhos do meu mais "novo velho amigo" que conheci através do meu ex-marido Toninho. Ariane, hj de Mexico City.

    ResponderExcluir
  3. Hugo Chávez é um ditador assumido e o que tem de políticos que também são e não assumem suas posturas e ideologias com medo das urnas. O importante é ser o que se é, e não fingir, mascarar, camuflar, para ser simpático, agradável e, no caso dos políticos, ganhar votos. Isso, sim, pode-se chamar de hipocrisia, falsidade, enganar o eleitorado. Junior.

    ResponderExcluir
  4. A cada dia que passa sinto mais orgulho de Sanferr. Não por ele ser esse ser-humano maravilhoso, amigo, bom filho, cidadão de comportamento irreprovável, mas pelo talento que ele não precisa mais provar que tem à ninguém. Como já postei aqui, ele envia pra mim por email antes de mandar pros jornais daqui do sul do país que publicam a coluna dele às quartas-feira e postar na internet toda quinta, pra que eu dê minha opinião, conserte alguma coisa. Consertar o que, meu querido? Vc é que tem capacidade de consertar alguma coisa que eu diga, escreva, pois o grande artista das palavras aqui é vc e mais ninguém. O Brasil tem excelentes jornalistas, cronistas e colunistas diplomados nas maiores e melhores faculdades e vc... VOCÊ é o máximo, pois não cursou a faculdade de Jornalismo e tá provando, a cada semana, que quem sabe, sabe, quem é bom, não precisa de diploma embaixo do braço. Vc, se fosse o caso, mas não o fará que eu sei por ética e modéstia, claro, publicar as palavras carinhosas e elogiosas que tem recebido de várias personalidades do Brasil e do exterior, nas artes, política e sociedade. Gente, toda vez que eu estou com SANFERR e ele me mostra, fico impressionado. Pessoas gabaritadas do Jornalismo enviando email com mensagens super-incentivadoras ao meu querido amigo. E ele, claro, fica envaidecido com isso, mas não orgulhoso. É diferente. Ele fica satisfeito por ver seu trabalho reconhecido, valorizado, por pessoas do meio, famosas nos jornais, revistas e TVs. Esse é o meu SANFERR, essa pessoa que eu não vou querer perder nunca, pois não sou idiota. O amigo que muitos gostariam de ter na vida. TONINHO, SP.

    ResponderExcluir
  5. Concordo em número, gênero e grau, Toninho. Sanferr é hours-concours, justamente por não ter tido as aulas universitárias que muitos tiveram e dá um show de colunismo aqui na internet. Débora, Fortaleza.

    ResponderExcluir
  6. Esse homem já não deveria tá mais no poder lá na Venezuela. Infelizmente, parece que o povo venezuelano tem medo dele. É o que parece, não é? Malu de Castro.

    ResponderExcluir
  7. SANFERR disse que recebeu emails, SMS e até alguns telefonemas criticando ele por que disse que as faculdades estão jogando novos profissionais no mercado de trabalho sem a menor condição de exercer suas profissões. E agora, com as denúncias do Bom Dia Brasil outro dia falando sobre as provas da OAB. Tem muitos advogados competentíssimos, mas outros, humm!!!... Maria Lúcia.

    ResponderExcluir
  8. O texto de hj sobre o ditador Hugo Chávez é digno dos melhores profissionais do mercado. Não digo que estou pasma, porque já tive provas suficientes do talento e capacidade de SANFERR, mas estou admirada por esse trabalho de pesquisar a vida do HOMEM e fazer um artigo maravilhoso como esse. Um abraço. Solange.

    ResponderExcluir
  9. Toninho já disse tudo que eu gostaria de falar sobre o nosso e, principalmente, dele querido Sanferr e sobre a amizade que nos tem unido desde que conheci essa figura extraordinária, um amigo como não existe mais hj em dia. Saulo, São Paulo.

    ResponderExcluir
  10. Hugo Chávez... a chave da discórdia mundial? Antonio.

    ResponderExcluir
  11. Sanferr vc é demais mesmo. Parabéns por esse artigo excepcional, maravilhoso, essa verdadeira aula de conhecimentos gerais que vc nos proporcionou. Imagino o trabalho de pesquisa que não deve ter tido, já que, óbviamente, não tem acesso ao ditador venezuelano, mas o produto final, o texto, e o título que deu, então?, fala por si. Vc é grande, meu amigo. Que seus desafetos, já que TODO MUNDO OS TEM, mirem-se em seu exemplo e, ao invés de ficar falando mal, tentando inventar inverdades, aprendam que talento e competência não é pra todo mundo, não. "Urso".

    ResponderExcluir
  12. Bravo, bravo, bravissimo. Arrasou, meu amigo, meu irmão de fé e camarada. Te amo cada vez mais, viu, por ser essa pessoa que é, que todos nós, seus amigos sabemos e o profissional de primeira que tá provando a cada semana. Bjs, Bjs, Vi.

    ResponderExcluir
  13. Porque será que a maioria dos homens tem inveja, despeito e gostam de depreciar, falar mal do gay? Principalmente quando é um gay que está acima deles em todos os sentidos. Fazer filhos, plantar uma árvore, é facilimo. E mostrar-se talento, competente e capaz na sua profissão? Ser o diferencial entre HOMEM e homens, apesar de sua sexualidade ser orientada para outro caminho? Pessoas-gays que são o que são na sociedade cultural, social e eonômicamente falando, fazem com que certos HOMENS se sintam pequenos, diminuídos, sem valor algum, apenas coçando o saco, a única coisa que eles tem talento pra fazer e contando aos demais, tão insignificantes como eles, suas bravatas mentirosas e egocêntistas sobre as mulheres que pegaram. Se é que elas foram tão burras assim para se deixar levar pelo papo de quem só tem merda na boca e rebolado num corpo bonito e vazio.

    ResponderExcluir
  14. SEM COMENTÁRIOS!! SanferrPress é a melhor coluna do momento na internet. Não tenho palavras depois de hoje. Fabricio, Lisboa (Portugal).

    ResponderExcluir
  15. Realmente,tenho de concordar com a leitora dona positiva, mesmo sem saber quem ela é, apenas usando sempre esse pseudônimo. Acho babaquice os caras ficarem criticando certos gays, já que muitos deles, uma grande maioria, são capazes, inteligentes e talentosos nas profissões que escolheram. Não é a minha praia, sou casado, mas tenho vários amigos homossexuais e se gostasse, assumia numa boa diante da sociedade e principalmente da família, ainda mais nos dias de hj, com todo o mundo jurídico, social e político apoiando. Jamais iria me esconder, ficar com mulher porque disso ou daquilo, porque homem tem que gostar de mulher. Aonde tá escrito isso? Homem tem de amar e ser amado e se for feliz sendo marido de um gay, porque não? KK, Ilhéus.

    ResponderExcluir
  16. Hugo Chávez já deveria ter desistido de ser o político mais odiado das Américas na atualidade, entenderam o que quis dizer? Infelizmente, mesmo indo de encontro a fé cristã, que pede que sejamos generosos, perdoemos, mas esse cidadão extrapola e muito. Errar é humano, claro. Mas, continuar no erro por conta de sua megalomania, acabando com a vida de milhões de pessoas? PastoraTT.

    ResponderExcluir
  17. Estou aqui na redação e já li os comentários. O artigo foi publicado ontem pelo nosso jornal e hj publicamos também as opiniões dos leitores sobre o mesmo. Muita contradição, polêmica. Aliás, Chávez é um personagem nada comum, ímpar, singular. Parabéns de público a Sanferr pelo excelente artigo, como todos os outros. Ontem nos falamos pelo telefone e já disse isso a ele. Francisco, editor-chefe.

    ResponderExcluir
  18. Não tenho nada a falar sobre uma pessoa que se acha acima do bem e do mal, coloca-se no trono como um deus e massacra com toda uma nação, social, financeira e politicamente falando. Maria Eduarda, Porto Alegre.

    ResponderExcluir
  19. Sanferr me cativa a cada semana, além do trabalho dele aqui na internet como o melhor colunista da mídia virtual, a qual, certamente, será a de um futuro próximo, como amigo também. Liga, passa email, procura saber como eu e minha família estamos. Merece tudo de bom, a escada que está começando a subir em rumo ao sucesso, a glória das letras. Deus o abençõe e proteja sempre.

    ResponderExcluir
  20. HUGO CHÁVEZ E A DITADURA. A ditadura e Hugo Chávez, irmãos-gêmeos. Sem mais nada a declarar. Ou precisa? AURORA, Nice (France)

    ResponderExcluir
  21. Eu não sei como a pastoraTT não reclamou sobre vc, Sanferr, mesmo com ironia, ter comparado esse ditador com Deus ao dizer que ele se acha onipotente, oniciente e onipresente. Vc exagerou desta vez, meu querido. Me desculpe. Rogério, Sampa.

    ResponderExcluir
  22. Sanferr tem mesmo o dom de conquistar, cativar as pessoas. Minha mãe ontem telefonou me pedindo pra eu hj postar um comentário sobre a coluna dele e frisou que eu não esquecesse. Eles foram vizinhos aqui na cidade e ela gosta muito dele. Sanferr é bom colunista e isso basta. Um abraço.

    ResponderExcluir
  23. Dá-lhe, Sanferr! Botou pra quebrar com o texto de hj, hein. Uma aula de política internacional para quem não conhece nada de nada e só vive de janela falando e criticano a vida alheia. Vc é demais mesmo. Não tem pra ninguém. Quem disser que vc não é bo, é por dor de cotovelo e das fortes, por não ter um décimo do seu talento e competência. Domênica.

    ResponderExcluir
  24. Realmente, Sanferr, hj, pela primeira vez, eu tenho uma ressalva a fazer em seu artigo. Vc exagerou ao falar sobre Hugo Chávez como onipotente, oniciente e onipresente. Mesmo que irônicamente, com um humor mordáz. Cornostibia.

    ResponderExcluir
  25. Sanferr não quis comparar o famigerado Chávez com Deus, lógicamente. Religioso como ele e toda sua família, d. Maria Amélia e d. Daisy, o são, jamais a intenção dele seria essa. Está explicito no texto que foi uma gostosa e ao mesmo tempo cruel ironia. No mais, um artigo excepcional, brilhante, como todos que ele escreve aqui em sua coluna virtual, uma das melhores que temos lido nos últimos tempos. PP, da Nova DD.

    ResponderExcluir
  26. Com relação ao artigo de hj, nada a declarar, a não ser que Sanferr está s superando a cada semana. Incontestável o talento e competência dele. Vou entrar na conversa do ser gay ou não. E daí, homens de plantão? O que vale mais do que conteúdo intelectual e cultural depois do orgasmo para complementar uma maravilhosa noite de amor? Ser homem, bom de transa, e depois... nada? Eu não quero um HOMEM desse ao meu lado nem coberto de ouro e fama. Marcela.

    ResponderExcluir